quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Recorde! Golpe a dois segundos do fim garante tetra olímpico de japonesa

Ouro em 2004, 2008 e 2012, Kaori Icho conquista o título na Rio 2016 aos 32 anos e se torna a primeira tetracampeã em esportes individuais dos Jogos Olímpicos

Por Rio de Janeiro

Kaori Icho chegou ao Rio disposta a fazer história. Ou continuar fazendo. Ouro na luta olímpica estilo livre feminino em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, a atleta de 32 anos precisava de apenas mais um título para isolar-se como maior campeã olímpica em esportes individuais da história dos Jogos. E a conquista veio de forma tão natural quanto dura, como dita a regra dos grandes deuses do Olimpo. Com vitórias incontestáveis em suas quatro lutas realizadas nesta quarta na Arena Carioca 2, Kaori levou o tetra ao derrotar a russa Valeria Zholobova nos últimos dois segundos da final da categoria até 58kg.
É tetra! Kaori Icho comemora sua quarta medalha de ouro em quatro Olimpíadas (Foto: Toru Hanai / Reuters)É tetra! Kaori Icho comemora sua quarta medalha de ouro em quatro Olimpíadas (Foto: Toru Hanai / Reuters)

O caminho do tetra começou a ser escrito na parte da manhã. Kaori estreou contra a tunisiana Marwa Amri e venceu por superioridade técnica (11 a 0). Na mesma fase, a única lutadora a derrotar a japonesa nos últimos 13 anos dava adeus aos Jogos precocemente. Algoz de Kaori em janeiro deste ano, quando quebrou uma invencibilidade de 189 lutas da multicampeã, Purevdorj Orkhon caiu diante da russa Zholobova com um humilhante 11 a 0.
Kaori Icho vence Yulia Ratkevich (AZE) luta olímpica 58kg (Foto: Reuters)Kaori Icho venceu Yulia Ratkevich, do Azerbaijão, na semifinal (Foto: Reuters)
Nas quartas de final, a japonesa fez a sua luta mais difícil na Rio 2016. A adversária foi a turca Elif Jale Yesilirmak, que conseguiu neutralizar boa parte dos golpes da campeã e perder por "apenas" 3 a 1. Na semi, ainda na parte da manhã, coube a Yuliya Ratkevich, do Azerbaijão, a "honra" de ser derrotada pela japonesa. A vitória mais uma vez foi por superioridade técnica: 11 a 0.
Kaori Icho x Valeria Koblova (Foto: Toru Hanai / Reuters)Kaori Icho leva Valeria Zhobolova ao solo: luta decidida a dois segundos do fim (Foto: Toru Hanai / Reuters)
Faltava apenas a cereja do bolo. Que não veio fácil. A rival russa se mostrou agressiva desde o início do duelo e encerrou o primeiro round na frente (2 a1). Os três minutos finais foram igualmente difíceis, pressão total dos dois lados. Zhobolova não cedia aos ataques, enquanto a japonesa, em desvantagem, tentava de tudo. A dois segundos do fim, Kaori Icho fez o impossível: dois pontos e virada na luta. Vitória por 3 a 2. Estava ali a primeira mulher tetracampeã olímpica. 
- A ficha demorou a cair. Só depois que o árbitro confirmou minha vitória é que eu passei a pensar que sou tetracampeã. Foi uma luta difícil, minha adversária está de parabéns, e estou muito feliz por mais uma medalha - vibrou Kaori, de forma contida. 
Na categoria até 48kg também deu Japão. Com uma virada incrível sobre Mariya Stadnik, do Azerbaijão, Eri Tosaka venceu a decisão por pontos e conquistou o seu primeiro ouro olímpico aos 22 anos. E no fim da noitada de lutas, mais um ouro ficou em mãos japonesas. Na categoria 69kg, Sara Dosho venceu a russa Natalia Vorobeva e conquistou o terceiro título da equipe nipônica nesta quarta-feira.
Eri Tosaka (JPN) medalha de ouro luta olímpica 48kg (Foto: Reuters)Na categoria até 48kg, o ouro ficou com outra japonesa: Eri Tosaka (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário