sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fátima Bernardes tieta Fernando Prass e mostra otimismo pelo seu Vasco: “Libertadores”

Fátima Bernardes e Fernando Prass posam para foto Foto: Reprodução / Twitter Fátima Bernardes
Extra
Tamanho do texto A A A
Sem demonstrar desânimo com a última derrota do time de coração - 2 a 0 para o São Paulo, do marido William Bonner -, a apresentadora e jornalista Fátima Bernardes teve seu momento de tiete na tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Torcedora do Vasco, a ex-âncora do Jornal Nacional tirou uma foto com o goleiro Fernando Prass.
O encontro aconteceu num shopping carioca e serviu de motivo para a jornalista mostrar seu otimismo no time que enfrenta o Santos neste domingo, na Vila Belmiro. Ao publicar a foto no seu Twitter pessoal, Fátima escreveu apenas “Libertadores”. Será que o time consegue atingir a segunda classificação seguida para a competição sul-americana?

Leia mais: http://extra.globo.com/famosos/retratos-da-bola/fatima-bernardes-tieta-fernando-prass-mostra-otimismo-pelo-seu-vasco-libertadores-6386119.html#ixzz298KdOzGo

Aldo admite irresponsabilidade em acidente que o tirou do UFC Rio III

'Eu erro muito ainda, não vou lutar (no Rio) porque errei. Mas é assim
que a gente aprende', diz o campeão do peso-pena

Por Adriano Albuquerque, Amanda Kestelman, Ivan Raupp e Marcelo Russio Rio de Janeiro
Comente agora
O dono da festa do UFC Rio III era para ser José Aldo. Escalado para o evento principal em uma luta que valeria disputa de cinturão, o manauara se viu obrigado a ficar fora do evento depois de sofrer lesões no pé direito ocasionadas por um acidente de moto. Em uma sessão de perguntas e respostas com fãs antes da pesagem desta sexta-feira, Aldo mostrou humildade e reconheceu que errou. Ele até hoje lamenta perder a oportunidade de lutar novamente diante dos fãs brasileiros.
- Foi um pouco de irresponsabilidade minha. Todo mundo queria ver essa luta hoje e ela não vai acontecer por um erro meu. Estou procurando mudar, porque sei que sou um ídolo. Eu erro muito ainda, não estou lutando porque errei. Mas é assim que a gente aprende - disse Aldo.
Lyoto Machida e José Aldo na pesagem do UFC Rio III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Aldo participou da sessão de perguntas e respostas ao lado de Lyoto (Foto: André Durão/ Globoesporte.com)
José Aldo primeiramente enfrentaria Erik Koch na disputa de título. O adversário se machucou, e o UFC escalou o ex-campeão do peso-leve Frankie Edgar para encará-lo. O brasileiro também respondeu sobre a vontade de duelar com Edgar. Confira os principais trechos:
Próxima luta
"Só estou esperando a liberação médica. Espero marcar minha luta o quanto antes. Houve rumores sobre lutar no dia 29 de dezembro, mas ainda não estou 100%. Quero que a luta seja no máximo em janeiro. Para mim vai ser um grande desafio na carreira. Espero que seja com o Frankie mesmo, o quanto antes".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Marias Tatames
"Para mim tanto faz, é fã. Já fui fã de grandes ídolos do Brasil. Vamos separar as coisas".
Espero marcar minha luta o quanto antes. Houve rumores sobre lutar no dia 29 de dezembro, mas ainda não estou 100%. Quero que a luta seja no máximo em janeiro."
José Aldo, campeão peso-pena do UFC
Acidente
"Sobre a moto, já foi. Não penso tão cedo em andar, nem na carona da moto. Morava no Méier e tinha que usar moto. Essa moto arrebentou e vou dar um fim nela. Agora estou na carona (risos). Agora vou andando para a academia. Foi um pouco de irresponsabilidade minha. Todo mundo queria ver essa luta hoje e ela não vai acontecer por um erro meu. Eu estou procurando mudar, porque sei que sou um ídolo. Eu erro muito ainda, não estou lutando porque errei. Mas é assim que a gente aprende".
Uniforme do Flamengo
"Na última vez eu entrei com a camisa, só que a gente jogou para a torcida. Não deu tempo de fazer isso da outra vez. Mas com certeza da próxima o Flamengo estará comigo dentro do cage".
Bolsa de Anderson Silva
"Faz parte, o Anderson está há muito mais tempo do que eu, ele é um fenômeno. Querendo ou não, todo mundo especula se vou bater o recorde dele (de vitórias), mas o Anderson é o Anderson. Procuro fazer minhas coisas. Futuramente as bolsas (pagamentos por lutas) para mim podem aumentar, mas quem manda é o patrão, eu sou funcionário dele. Diferença é diferença, eu cheguei agora vindo do WEC, herdei a bolsa do WEC, mas futuramente pode aumentar isso".
Confronto com colegas de equipe
"Se um dia eu perder o cinturão, espero perder para alguém da Nova União. Não espero enfrentar ninguém da academia, e existe a possibilidade de eu subir de peso. O Hacran Dias é hoje um representante nosso nessa divisão, e espero que futuramente ele possa preencher esse espaço".
pé ferido José Aldo UFC Rio  (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Aldo machucou o pé direito no acidente de moto (Foto: Amanda Kestelman/ Globoesporte.com)
Escolhas de adversários
"Não vejo dessa maneira, cada um tem seu valor, você está ali dentro, é funcionário, o patrão manda e tem que lutar. Todo mundo fala coisas do Anderson que não são verdades. Ganhou do Sonnen duas vezes. Mas sobre isso, não vejo problema. Vou chegar lá, mostrar meu valor e dar o meu melhor.
Palpites para o UFC Rio III
"Vejo um nocaute do Anderson Silva no máximo no segundo round. O Minotauro também finaliza, também no segundo round. O Erick Silva vai ser uma luta boa. O Jon Fitch é um cara muito estrategista, mas estou com o Erick".

No Dia das Crianças, Adriano prestigia garotada em centro de reabilitação


sex, 12/10/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Depois de comparecer ao treino do Flamengo no Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira, o atacante Adriano se dirigiu a um centro de reabilitação de crianças no bairro carioca de Pedra de Guaratiba.
- Levando um pouco de carinho, feliz Dia das Crianças – postou o Imperador em seu Twitter.

Vasco tenta tirar proveito da ausência de Neymar para vencer o Santos

Grupo enxerga adversário enfraquecido sem o seu astro, mas afirma que elenco de Muricy Ramalho é qualificado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
19 comentários
Neymar amistoso Brasil x Iraque (Foto: Mowa Press)A serviço da Seleção, Neymar desfalca o Santos
contra o Vasco (Foto: Mowa Press)
A torcida brasileira comemora a presença de Neymar na Seleção, e os jogadores do Vasco ainda mais. Tudo porque isso significa que o atacante desfalca o Santos neste domingo, em duelo pelo Campeonato Brasileiro. Embora observe muitas qualidades no elenco dirigido por Muricy Ramalho, o grupo cruz-maltino enxerga um adversário menos forte na partida.
- O aproveitamento do Santos com e sem o Neymar são distintos. Se ele é referência na Seleção, imagina no clube. O Santos não tem um substituto à altura. Por isso, é um prejuízo - avaliou o goleiro Fernando Prass.
O Vasco tem em mente a vitória do Santos sobre o Botafogo no Engenhão, na última quarta-feira, também sem Neymar. No entanto, espera que sejam capítulos diferentes. O técnico Marcelo Oliveira lembrou que o elenco do Peixe tem força para superar a ausência de seu astro.
- O Neymar é um atleta que faz falta a qualquer time e à Seleção. Mas o Santos mostra equilíbrio e tem jogadores que formam um grupo competitivo. Precisamos estar preparados para isso - destacou.
Também por estar à disposição do técnico Mano Menezes nos amistosos contra Iraque e Japão, o zagueiro Dedé vai desfalcar a equipe vascaína neste domingo. No Santos, as outras ausências serão o atacante André, que cumpre suspensão automática, e o meia Bernardo, por questões contratuais, já que ele está emprestado pelo Vasco.

Com dores, Juninho passa a ser dúvida contra o Santos

Médico afirma que meio-campo será reavaliado neste sábado. Vasco tem outros três problemas para jogo deste domingo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
O departamento médico do Vasco ganhou mais um reforço que, por consequência, significa preocupação. Juninho Pernambucano reclama de dores musculares e está em observação. Portanto, o capitão ainda é dúvida para a partida contra o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro. Nesta sexta-feira ele foi poupado da atividade com bola e realizou trabalho de fisioterapia.

- O Juninho está dolorido e foi poupado ontem (quinta) e hoje (sexta). Acredito que com essas 72 horas de repouso e atividade controlada ele poderá treinar no sábado, mas será observado. Sua participação vai ser decidida sábado - afirmou Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco.
juninho pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Juninho é poupado de treino com bola nesta sexta-feira (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O técnico Marcelo Oliveira ainda tem outras três dúvidas para o jogo contra o Santos. Nilton foi submetido a um exame após pancada no joelho direito. Renato Silva sente a coxa esquerda e Jonas tem dores na panturrilha direita. Todos serão reavaliados neste sábado.

- O Renato tem a situação mais difícil, porque sentiu o músculo do arranque. É pouco provável que jogue. Nilton e Jonas são casos menos complicados, mas todos dependem de sábado. Se treinarem sem dores, serão liberados - afirmou Clóvis Munhoz.

Eduardo Costa foi outro desfalque do treino desta sexta-feira por causa de dor no pé direito. A expectativa é de que esteja em campo no sábado. No treinamento realizado no campo do CFZ, os jogadores realizaram um trabalho técnico, enquanto Juninho, Eder Luis, Alecsandro, Rodolfo, Wendel e Marlone estiveram na academia.

Guia do título: nove pontos à frente, Fluminense tem 90% de chances

Somente Grêmio (6%) e Atlético-MG (4%) alimentam esperança de derrubar o líder. Na luta pela Libertadores, vitória do São Paulo altera o panorama

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
210 comentários
O Fluminense consolida a cada jogo sua posição de líder do Campeonato Brasileiro de 2012. Após vencer o Bahia por 2 a 0, na quarta-feira, e ver o Atlético-MG perder para o Inter, no mesmo dia (3 a 0), o Tricolor abriu nove pontos de folga na ponta da tabela. A nove rodadas do fim do campeonato, o time caminha tranquilamente em direção ao título. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola, o Flu tem 90% de chances de se sagrar campeão.
Apenas dois times ainda alimentam a esperança de destronar a equipe carioca até o fim do campeonato. Novo vice líder, o Grêmio soma 56 pontos, nove a menos que o Fluminense, e tem 6% de chance. O Galo tem os mesmos 56 pontos, porém com uma vitória a menos, e aparece com 4%. O Vasco, que antes da rodada ainda tinha 1% de chance, agora já aparece com traço, após perder para o São Paulo em São Januário.
Desde 2007 a vantagem do líder não era tão grande ao fim da 29ª rodada. Na ocasião, o São Paulo tinha 63 pontos, 12 a mais que o Cruzeiro, então segundo colocado.
- A gente estipula antes do campeonato a média de dois pontos por jogo para o campeão. É uma média muito dura de se manter. O Fluminense, se perder os três próximos jogos, vai ficar um ponto acima da média. Já o Grêmio precisa ganhar os três próximos para subir e ultrapassar a média em um ponto - explica Tristão Garcia, que mantém em 81 pontos a meta mínima para que um clube seja campeão em 2012 sem correr qualquer risco.
info classificação G4 - 29 (Foto: arte esporte)
Libertadores
Quanto às vagas na Libertadores, a vitória do São Paulo em São Januário deu uma guinada no panorama. O Tricolor, apesar de estar em quinto lugar, um ponto atrás do Vasco (quarto), aparece com chances bem maiores de terminar o campeonato dentro do G-4 do que os cariocas: 56% a 44%.
- Este jogo em São Januário mudou tudo. Se o Vasco tivesse ao menos empatado, seguiria com mais chance. Nos últimos 12 jogos, o São Paulo ganhou uma média de dois a cada três pontos, um desempenho de campeão. O Vasco, por sua vez, ganhou 1,25 a cada três. O Vasco ainda joga cinco partidas em casa (dois clássicos, contra Fla e Flu), mas o desempenho não vem sendo bom. Eles podem desmentir isto em campo, mas no momento as chances maiores são do São Paulo - explica Tristão.
Os três primeiros colocados estão muito perto de se garantirem na Libertadores: Flu tem 99%, Grêmio e Atlético-MG, 97%. Mais abaixo, com chances bem menores, fecham a lista Inter (6%) e Botafogo (1%). Segundo Tristão, a meta de pontos para que um time termine entre os quatro primeiros sem correr qualquer risco é de 67 pontos.
Vale lembrar que as chances descritas na arte acima são para o caso de os quatro primeiros colocados do Brasileiro (exceto o Corinthians, já classificado) se classifiquem para a Libertadores. Há a possibilidade de o campeão da Copa Sul-Americana ser um time brasileiro que não figure no quarteto de cima e o G-4 vire G-3. Grêmio, São Paulo, Atlético-GO e Palmeiras são os brasileiros ainda vivos no torneio, mas o Verdão não conta, porque já tem sua vaga na Libertadores por ter conquistado a Copa do Brasil.

Com a separação marcada, Juliana e Larissa alcançam mil vitórias juntas

Dupla atinge marca ao bater Ângela/Neide e garantir vaga nas quartas em BH

Por Helena Rebello Direto de Belo Horizonte
3 comentários
Pela milésima vez, Juliana e Larissa comemoraram uma vitória juntas. Mesmo com uma semana turbulenta devido ao anúncio da separação da dupla no final deste ano, as atletas não perderam o foco dentro de quadra e alcançaram a marca que antes havia sido batida apenas por Adriana Behar e Shelda no vôlei de praia brasileiro, tanto no masculino quanto no feminino. Além do novo recorde da vitoriosa carreira, os triunfos sobre Luana/Júlia Schmidt e Ângela/Neide, nesta sexta-feira, garantiram a classificação para as quartas de final da etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
- O que falar de mil vitórias? Muito suor, muito esforço, muito treino, muitas conquistas. Queria agradecer a todos que acompanham a gente, que dividiram tudo aquilo que nós passamos. Mil vitórias não é para qualquer um, tem que ralar muito, mas em nove anos de carreira fico super orgulhosa do nosso time. Parabéns Reis (técnico), parabéns Oliveira (preparador físico), parabéns Juliana. Muito obrigada a todos - disse Larissa.
Juliana e Larissa volei de praia belo horizonte (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Juliana e Larissa comemoram mil vitórias juntas na etapa de Belo Horizonte (Foto: Mauricio Kaye / CBV)


584 + 398 + 12 + 6 = 1.000

Juliana e Larissa iniciaram a parceria em 2004. As duas se conheceram em três anos antes, através de um projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para desenvolver novos talentos no vôlei de praia. Mas uma hérnia de disco da capixaba e, depois, uma lesão no joelho esquerdo da santista, adiou a estreia. Quando finalmente puderam atuar juntas, os títulos vieram com velocidade impressionante.
A primeira vitória no Circuito Mundial veio no primeiro jogo, em março de 2004, em Fortaleza. Diante das americanas Jordan e Davis, as brasileiras triunfaram no tie-break, com parciais de 21/19, 10/21 e 15/11. Durante o torneio, perderam para Walsh/Mary e Behar/Shelda, campeã e vice da etapa, respectivamente. Na disputa de terceiro lugar, porém, bateram as chinesas Tian Jia e Wang Fei e ficaram em terceiro lugar. Garantiram o primeiro dos 45 pódios que têm na competição (veja no vídeo ao lado).

O primeiro título no Circuito Mundial veio em julho do mesmo ano, no Open de Mallorca. A regularidade nas etapas garantiu o vice-campeonato no ano, atrás apenas de Behar e Shelda. Em 2005, Juliana e Larissa tomaram a coroa internacional para elas com impressionantes 82 vitórias, recorde da dupla na competição em uma mesma temporada.
Juliana e Larissa Circuito Mundial Acapulco 2005 (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana e Larissa no pódio da etapa de Acapulco: vitória entra para o Livro dos Recordes (Foto: FIVB)


Na lista de triunfos, o destaque foi a final da etapa de Acapulco, no México, em 30 de outubro. A primeira vitória sobre as campeãs olímpicas Walsh e May veio em um jogo de 1h40 de duração, com o maior número de pontos da história do vôlei de praia. O placar de 28/26, 40/42 e 15/13, que deu o título à dupla verde-amarela, ganhou um registro nas páginas 226 e 227 do Guinness Book, edição de 2011.
A supremacia que rendeu o pentacampeonato do Circuito Brasileiro teve 2005 como ano mais vitorioso em números absolutos (relembre a preparação da dupla para o Desafio das Rainhas neste ano), mas outras duas temporadas ressaltaram ainda mais a supremacia da parceria nas areias nacionais. Em 2006, a capixaba e a santista venceram nove das 12 etapas nacionais, ficando em segundo lugar nas outras três ocasiões. Em 2010, venceram 11 das 12 etapas, tendo uma única derrotada em um total de 58 jogos.
Em Jogos Pan-Americanos, Juliana e Larissa não sabem o que é perder jogando juntas - a capixaba foi bronze em Santo Domingo, em 2003, ao lado de Ana Richa. Venceram os seis jogos que disputaram no Pan do Rio sem perder sequer um set, e confirmaram o título diante das cubanas Fernandez e Larrea por (21/15 e 21/17). Quatro anos depois, em Guadalajara, ignoraram a torcida da casa e venceram as anfitriãs Candelas e Garcia no tie-break, com parciais de 21/19/, 22/24 e 22/20.
A vitória mais importante da carreira da dupla em Mundiais veio em 2011, em mais um encontro com Walsh e May. Vice-campeãs em 2005 e 2009 e bronze em 2007, as brasileiras terminaram a competição de 2011 invictas e no lugar mais alto do pódio. Na final, venceram o primeiro set, cederam o empate e salvaram um match point no tie-break e, com dois bloqueios seguidos de Juliana, conquistaram o título inédito no Foro Itálico de Roma.

Separadas às vésperas dos Jogos de 2008 devido a uma lesão no joelho direito de Juliana, a santista e Larissa estrearam juntas em Olimpíadas em Londres. Venceram cinco partidas até cairem nas semifinais diante das americanas Kessy e Ross. Na disputa pelo terceiro lugar, largaram atrás das chinesas Xue e Zhang Xi, mas superaram um segundo set duríssimo para empatar a partida. No tie-break, com parciais de (11/21, 21/19 e 15/12), confirmaram a sexta vitória da dupla na competição. A vitória que lhes rendeu a única medalha olímpica em meio a uma coleção de troféus. Um bronze que brilhou como ouro.

Na categoria de cima, Anderson Silva fica 1,8 kg abaixo do limite de peso

Encarada entre Cristiano Marcello e Reza Madadi é a mais tensa,
enquanto Wagner Caldeirão e Phil Davis fazem a mais bem-humorada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
71 comentários
Todos os lutadores bateram o peso para o UFC Rio III, na tarde desta sexta-feira, na Arena da Barra. Anderson Silva ficou 1,8kg abaixo do limite da categoria, atingindo 91,6kg e ficando com 1,4kg a menos que o rival Stephan Bonnar. O momento mais tenso do dia foi logo na primeira encarada. Cristiano Marcello e Reza Madadi precisaram da intervenção de Dana White. Já Wagner Caldeirão e Phil Davis protagonizaram cena engraçada, com poses em referência ao primeiro duelo entre eles, que foi declarado "no contest" (sem resultado), após o americano atingir o olho do brasileiro com o dedo.
O UFC Rio III será disputado no próximo sábado com transmissão ao vivo do canal Combate a partir de 19h45m. O SPORTV.COM acompanha as lutas em Tempo Real.
Anderson Sivla e Bonnar, Pesagem UFC Rio 3 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson Silva e Stephan Bonnar na encarada após a pesagem (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Da luta principal, Stephan Bonnar foi o primeiro a subir na balança e atingiu a marca de 93kg. Logo depois foi a vez de Anderson Silva entrar com sua equipe e bater o peso com muita facilidade. Diferente da luta contra Chael Sonnen, dessa vez a encarada foi tranquila, em clima amistoso.
- Fiquei devendo isso para vocês. Acho importante retribuir (o apoio dado pelos brasileiros na luta contra Chael Sonnen) e espero fazer uma grande luta para vocês no sábado, tá? - disse Spider, em referência à luta contra Sonnen, que seria no Brasil e passou para os Estados Unidos.
Cristiano Marcello e Wagner Caldeirão roubam a cena nas encaradas
A primeira encarada do dia foi tensa, com Cristiano Marcello e Reza Madadi precisando ser separados por Dana White para não começar a luta antes da hora.
Rodrigo Minotauro e Dave Herman, PEsagem UFC RIo 3 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Rodrigo Minotauro e Dave Herman bateram quase o mesmo peso (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Depois foi a vez de Luiz "Banha" Cané e Chris Camozzi atingirem o peso. Banha bateu 400g a menos do que o rival em sua estreia como peso-médio. No primeiro duelo de brasileiros, Serginho Moraes e Renée Forte pesaram 76,7 kg e fizeram uma encarada sozinha. Serginho foi um dos mais aplaudidos entre os 24 lutadores.
 fã do Rony Jason ufc rio (Foto: Ana Hissa/SporTV) Fãs de Rony com a máscara do Jason
(Foto: Ana Hissa/SporTV)
Primeiro brasileiro a ganhar um TUF americano, Diego Brandão pesou 65,3 kg, pelo peso-pena. Seu adversário, Joey Gambino, bateu o limite da categoria, com 66,2kg. Na sequência, Francisco Massaranduba e Gleison Tibau passaram sem problemas pela balança. Pelo último duelo do card preliminar, Rony Jason, que foi muito aplaudido pelos torcedores - muitos deles com a máscara do Jason -, e Sam Sicilia tiveram um encontro amistoso em cima do palco.
Na luta que vai abrir o card principal, Demian Maia e Rick Story pesaram 77,1 kg, e Dana White se antecipou para evitar confusão quando viu o americano se aproximar demais do brasileiro. Pelos meio-pesados, Wagner Caldeirão e Phil Davis protagonizaram uma encarada engraçada, com o brasileiro fingindo evitar que tomasse uma dedada no olho, e o americano fazendo pose como se fosse repetir o que fez na última luta entre eles. Os dois riram e se cumprimentaram.
Wagner Caldeirão e Phil Davis, Pesagem UFC Rio III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Phil Davis e Wagner Caldeirão se divertem na pesagem do UFC 153 (Foto: André Durão/ Globoesporte.com)
Erick Silva e Jon Fitch também não tiveram problemas para bater o peso, ficando abaixo do limite da categoria (76,7 kg para o brasileiro, e 77,1 kg para o americano). Os dois deram lugar para Glover Teixeira e Fábio Maldonado, que fizeram uma encarada tensa, mas sem qualquer contato.
Rodrigo Minotauro foi o mais aplaudido ao ser chamado para a pesagem, após Dave Herman atingir 110,7 kg. O brasileiro bateu 110,2 kg e fez uma encarada tranquila com o americano.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 153 (UFC Rio III)
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado (até 93,4kg*): Anderson Silva (91,6 kg) x Stephan Bonnar (93 kg)
Peso-pesado (até 120,7kg*): Rodrigo Minotauro (110,2 kg) x Dave Herman (110,7 kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg*): Glover Teixeira (92,5 kg) x Fábio Maldonado (92,1 kg)
Peso-meio-médio (até até 77,6kg*): Jon Fitch (77,1 kg) x Erick Silva (76,7 kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg*): Wagner Caldeirão (92,5 kg) x Phil Davis (93,4 kg)
Peso-meio-médio (até até 77,6kg*): Demian Maia (77,1 kg) x Rick Story (77,1 kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg*): Rony Jason (65,8 kg) x Sam Sicilia (66,2 kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Gleison Tibau (70,3 kg) x Francisco Massaranduba (69,8 kg)
Peso-pena (até 66,2kg*): Diego Brandão (65,3 kg) x Joey Gambino (66,2 kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Serginho Moraes (76,7 kg) x Renée Forte (76,7 kg)
Peso-médio (até 84,4kg*): Luiz "Banha" Cané (83,5 kg) x Chris Camozzi (83,9 kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Cristiano Marcello (70,3 kg) x Reza Madadi (70,3 kg)
* Em lutas que não valem cinturão há uma tolerância de uma libra (454g)

Caetano responde insinuações de Pelaipe, e Abel alfineta o dirigente

Dirigente diz que frase sobre supostos erros de arbitragem foi deselegante e treinador resume: 'Na última vez que ouvi falar desse cara ele estava preso'

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
289 comentários
O Grêmio mal assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e já voltou todas as suas atenções para o Fluminense. Logo após a vitória por 3 a 1 sobre o Sport, na última quinta-feira, que levou o clube gaúcho ao ultrapassar o Atlético-MG na tabela de classificação, o diretor executivo de futebol do Olímpico, Paulo Pelaipe acusou o Tricolor de estar sendo favorecido pela arbitragem. A declaração não repercutiu nada bem nas Laranjeiras e foi prontamente respondida após o treinamento desta sexta-feira.
O primeiro a se pronunciar foi o técnico Abel Braga. Sem querer entrar muito no assunto, o comandante do líder isolado do Brasileirão alfinetou Pelaipe.
Não ouvi coisas boas desse senhor recentemente. Na última vez que ouvi falar desse cara ele estava preso. Tem que perguntar para o delegado então"
Abel Braga sobre Paulo Pelaipe
- Quem falou? Não ouvi coisas boas desse senhor recentemente. Na última vez que ouvi falar desse cara ele estava preso. Tem que perguntar para o delegado então - resumiu o técnico em alusão ao episódio em que Pelaipe xingou um segurança do Engenhão antes da partida entre Flamengo e Grêmio.
Homem forte do futebol do Fluminense, o diretor executivo Rodrigo Caetano foi mais a fundo na questão e classificou como deselegante o comentário do rival. Ele lembrou que o Tricolor incomoda os adversários por estar na liderança isolada do Brasileirão e frisou mais uma vez que seu clube comenta apenas situações que acontecem em seus jogos.
- Essas declarações nos incomodam até porque temos um procedimento aqui no Fluminense de falar sobre supostos erros dos nossos jogos. Se nos sentirmos prejudicados, vamos falar. Mas nunca sobre os adversários. Temos que entender também que um time na liderança incomoda os concorrentes. Acho deselegante creditar uma campanha com números tão expressivos em benefício ou prejuízo da arbitragem. Resume de forma simples todo o nosso trabalho. Da mesma forma como Grêmio, Atlético-MG, São Paulo e Vasco, só para ficar nos times da parte da cima da tabela, no Fluminense também há planejamento, investimento, comprometimento, um patrocínio forte e um elenco qualificado. Somos o alvo por sermos os líderes, mas isso não vai tirar o nosso foco. Seguimos firmes em busca do título brasileiro - explicou Rodrigo.
O dirigente lembrou ainda que é mais ético e elegante reconhecer o trabalho alheio e preferiu acreditar que as declarações surgiram diante de um momento de euforia com a conquista da vice-liderança do Brasileirão.
abel braga fluminense Paulo Pelaipe, diretor do Grêmio (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Pelaipe insinuou favorecimento ao Flu após assumir a vice-liderança do Brasileirão. Rodrigo Caetano e Abel responderam (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
- Infelizmente veio justamente do clube em que tive a oportunidade de trabalhar e iniciar com mais destaque a minha carreira. Mas esse não é o sentimento do Grêmio, um clube que prima por reconhecer seus adversários. Tenho certeza absoluta disso. Prefiro acreditar que tenha sido em um momento de euforia pela segunda colocação e pelo fato de verem mais chances de conquistarem o título. Esse tipo de declaração não vai influenciar as arbitragens. Os holofotes todos já estão no líder. Ano passado era na disputa entre Corinthians e Vasco, da qual também pude participar. Agora é o Fluminense. Mas é preciso respeito. Do mesmo jeito que os adversários, nós também buscamos esse título. É mais elegante e ético reconhecer que também existe um trabalho sendo feito do outro lado. Tenham certeza de que nada disso vai alterar a rotina do nosso trabalho - finalizou.
O Fluminense lidera o Brasileirão de forma isolada com 65 pontos, nove a frente de Grêmio e Atlético-MG, que tem 56.

Preços altos assustam fãs do UFC na Arena da Barra

Torcedor que quiser comprar um item oficial de cada que está à venda desembolsará R$ 1.130 no total

Por Adriano Albuquerque, Amanda Kestelman, Ivan Raupp e Marcelo Russio Rio de Janeiro
10 comentários
Os fãs do UFC que chegam à Arena da Barra para assistir à pesagem oficial do UFC Rio III se mostraram assustados com os preços dos artigos oficiais que estão à venda na loja montada no local. Apesar de serem um pouco mais baixos que os praticados nas duas últimas edições do evento, e também em Belo Horizonte, o custo dos artigos ainda assusta os fãs que desejam levar uma lembrança do UFC para casa.
Loja Ufc, Pesagem UFC Rio III  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Loja do UFC montada na Arena da Barra (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Dois tipos de camisas foram postos à disposição dos fãs, ao custo de R$ 100 cada. Miniaturas de atletas famosos, como Royce Gracie, Minotauro, Wanderlei Silva, Anderson Silva, Maurício Shogun, Vitor Belfort, Júnior Cigano, José Aldo e Lyoto Machida podem ser adquiridos por R$ 80 cada. A de Lyoto, inclusive, é a mais procurada, superando até mesmo Anderson Silva. O programa oficial do evento é vendido por R$ 50, e o pôster oficial, autografado por todos os lutadores, a R$ 240. Se um fã decidir levar para casa um item de cada dos que estão à disposição na loja, ele desembolsará nada menos que R$ 1.130.
De acordo com o vendedor Hans Müller, no total foram vendidos 20 bonecos do Lyoto Machida, quatro do Anderson Silva, dois do Júnior Cigano, Maurício Shogun e José Aldo, um do Wanderlei Silva, e nenhum do Vitor Belfort. Também foram vendidas 20 camisas.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Quem decidir comprar um cachorro-quente e um refrigerante pode se preparar para desembolsar R$ 10 (R$ 6 o sanduíche e R$ 4 a bebida).
Boneco Lyoto Machida, PEsagem UFC 3 Rio (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Boneco de Lyoto Machida é o mais procurado pelos fãs (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Mas nem tudo é pago na pesagem oficial do UFC. José Aldo, Renan Barão, Chris Weidman, Lyoto Machida e Daniel Sarafian distribuíram autógrafos em pôsteres e tiraram fotos com os fãs gratuitamente.
UFC 153 (UFC Rio III)
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Stephan Bonnar
Rodrigo Minotauro x Dave Herman
Glover Teixeira x Fábio Maldonado
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR
Rony Jason x Sam Sicilia
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cané x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi

Georges St-Pierre diz que chegou a perder o amor pelo esporte

Campeão dos meio-médios afirmou que antes de sofrer lesão que o deixou fora do octógono por mais de um ano, mas garantiu que está pronto de novo

Por SporTV.com Rio de Janeiro
10 comentários
Georges St-Pierre ufc 154 mma (Foto: Reprodução)Georges St-Pierre não luta desde abril de 2011
(Foto: Reprodução)
Sem lutar desde 30 de abril de 2011, quando superou Jake Shields, por decisão unânime, Georges St-Pierre está perto de retornar ao octógono do UFC pela unificação do cinturão dos meio-médios, contra o campeão interino Carlos Condit, no UFC 154, dia 17 de novembro. Porém, antes da grave lesão no joelho que o manteve afastado por tanto tempo, o canadense já tinha problemas e revelou inclusive que não sentia mais amor pelo esporte.
- Eu tive muitos problemas pessoais e acabei perdendo o amor pelo esporte. Eu não estava mais fazendo porque eu queria, estava fazendo porque eu tinha que fazer - disse St-Pierre, em entrevista à Fuel TV.
O lutador não quis entrar em detalhes sobre o que o incomodava, mas garantiu que fez as mudanças necessárias e agora está mais feliz e saudável.
- Mudei muitas coisas na minha vida e no meu treinamento e o resultado estará na próxima luta - garantiu o canadense.

Maria de Villota aparece em público pela primeira vez: 'Vou viver a mil'

Piloto espanhola concede entrevista coletiva após se recuperar de grave acidente sofrido durante sessão de testes da equipe Marussia, em julho

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
46 comentários
A piloto Maria de Villota aparece em público pela primeira vez após acidente, durante coletiva de imprensa em Madri (Foto: Reuters)Em coletiva, Maria de Villota aparece pela primeira
vez em público após acidente (Foto: Reuters)
Um dia depois de voltar às manchetes por causa da entrevista concedida à revista “Hola!”, a piloto Maria de Villota fez sua primeira aparição pública após se recuperar do grave acidente sofrido há cerca de três meses, durante uma sessão de testes da equipe Marussia. A espanhola de 32 anos concedeu uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Madri, e aproveitou para explicar a extensão de seus ferimentos. A piloto, que perdeu o olho direito, também revelou que demorou a aceitar as sequelas do acidente, principalmente por causa de sua carreira no automobilismo.
- Os médicos me falaram que estavam felizes por eu ter sobrevivido, e então me contaram que eu havia perdido meu olho. Naquele momento, perguntei ao cirurgião: ‘Você precisa das duas mãos para operar?’. Ele respondeu que sim, e então eu disse: ‘Bem, eu sou uma piloto de Fórmula 1, e preciso dos dois olhos para isso’. Ele me falou que a decisão de remover o olho era minha, como se ele tivesse alguma outra alternativa - lembrou.
Após o acidente, no início de julho, Maria passou por cirurgias de emergência em razão de um traumatismo craniano e permaneceu internada por um mês. A equipe médica responsável pelo tratamento e recuperação da espanhola também prestou esclarecimentos aos jornalistas, e revelou que ela será submetida a novas cirurgias no futuro, uma para corrigir um deslocamento do crânio e outra para reconstruir o olho perdido. Apesar da gravidade do acidente, a piloto se mostrou otimista em relação ao futuro.
- Depois de um tempo, você percebe que o que aconteceu é algo sem precedentes, que você consegue se sentir bem. E, então, você se dá conta de que agora vê mais do que antes. Porque, antes do acidente, eu só via a Fórmula 1, só me preocupava em ficar dentro de um carro, competindo. Agora, eu consigo ver o que é realmente importante na vida. Esse olho que eu perdi me fez encontrar o caminho novamente e, com esta nova oportunidade, eu vou viver a mil - disse.
A piloto Maria de Villota aparece em público pela primeira vez após acidente, durante coletiva de imprensa em Madri (Foto: Reuters)De cabelos curtos, a piloto ainda se recupera após grave acidente sofrido no início de julho (Foto: Reuters)
Durante a coletiva, Maria de Villota manifestou a vontade de continuar envolvida na Fórmula 1, mesmo que não ocupe a função de conduzir um carro. A espanhola, que é filha do ex-piloto da categoria Emilio De Villota, aproveitou para agradecer às mensagens de apoio recebidas de fãs do mundo inteiro. Além de admiradores, a piloto também recebeu demonstrações de carinho de companheiros da Fórmula 1, como Fernando Alonso, Jenson Button e Heikki Kovalainen.
- Quando me vi, pensei: ‘Quem vai me amar desse jeito?’. Mas, então, eu percebi o quanto as pessoas me amavam. É amor suficiente para essa vida e a próxima. Isso me dá forças para me recuperar, estou focada nas cirurgias que me restam, porque eu quero ficar 100%. Gosto da Fórmula 1, mas ainda não consigo saber o que vou fazer depois que estiver recuperada - afirmou.
Com a paixão pelo automobilismo herdada do pai, Maria de Villota começou a correr profissionalmente aos 21 anos, quando disputou categorias do calendário espanhol. A piloto passou por competições internacionais, como a Fórmula Superliga e o Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, até estrear na Fórmula 1 nesta temporada, como reserva dos pilotos Timo Glock e Charles Pic nos treinos livres da equipe britânica Marussia.

Massa acerta renovação com Ferrari, e anúncio será terça, diz comentarista

Segundo Lito Cavalcanti, do SporTV, piloto e time chegaram a acordo para renovação para 2013, e anúncio oficial será divulgado na próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
102 comentários
A maré parece, enfim, ter virado para Felipe Massa. Após encerrar o jejum de pódios no GP do Japão do último domingo, o piloto garantiu sua permanência na Ferrari em 2013, assegurou o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti, durante os treinos livres para o GP da Coreia do Sul deste fim de semana. De acordo com o jornalista, a equipe italiana e o brasileiro entraram em acordo para renovar o vínculo por mais um ano, e o anúncio oficial será feito na próxima terça-feira, após o brasileiro assinar o contrato na sede da escuderia, em Maranello.
Felipe Massa chega em segundo no GP do Japão e encerra jejum de pódios (Foto: EFE)Felipe Massa chegou em segundo no GP do Japão e encerrou jejum de pódios (Foto: EFE)
Confirmado o acerto, Massa disputará no próximo ano sua oitava temporada pela Ferrari, a terceira na companhia de Fernando Alonso. Após um mau início de temporada, Felipe teve sua vaga fortemente ameaçada. Porém, reagiu no campeonato e voltou a ganhar a confiança da equipe. O brasileiro pontuou nos últimos cinco GPs disputados e é o terceiro com mais pontos após a volta das férias de agosto da categoria, atrás de Sebastian Vettel e Jenson Button, e a frente de Alonso. No GP do Japão do domingo passado, Massa chegou em segundo, dando fim a um tabu de quase dois anos (35 corridas) sem subir ao pódio. Ele vinha de uma sequência de boas exibições na Bélgica, na Itália e em Cingapura. Nos últimos tempos, Felipe tem demonstrado bastante confiança na permanência na escuderia mais tradicional da categoria. Depois do pódio em Suzuka, o brasileiro se mostrou mais tranquilo e confiante e afirmou que “tudo está caminhando na direção certa”.
Nos treinos livres desta sexta-feira, na Coreia do Sul, Massa ficou com o sexto melhor tempo do dia. O mais rápido foi o alemão Sebastian Vettel, da RBR. Satisfeito com o desempenho na atividade, Felipe comemorou:
- Eu diria que este fim de semana começou com o pé direito, mas o importante é continuar este caminho até domingo. Nosso carro parece muito bom nesta pista. Vamos nos preparar da melhor forma possível para o treino classificatório, que parece que será muito acirrado.
Longa história com Ferrari
A história de Massa com o time de Maranello começou em 2001, quando o brasileiro teve o passe comprado pela escuderia após o título da F-3000 Europeia, uma das principais divisões de acesso da F-1. Cumpriu uma temporada na Sauber em 2002, mas não caiu nas graças de Peter Sauber e passou o ano seguinte como piloto de testes da Ferrari. Voltou ao time suíço em 2004 e estreou com titular da equipe italiana em 2006, com Michael Schumacher como companheiro. Um ano depois, fez parceria com Kimi Raikkonen, campeão daquele ano.
Em 2008, fez sua melhor temporada, sendo vice-campeão.Venceu seis corridas, mas perdeu o título quando Lewis Hamilton superou Timo Glock na última curva do histórico GP do Brasil. Em 2009, sofreu o mais grave acidente da carreira ao ser atingido por uma mola do carro do amigo Rubens Barrichello nos treinos classificatórios do GP da Hungria. De fora do restante da temporada, retornou às pistas no ano seguinte, já com Alonso como parceiro.
Após um campeonato discreto, enfrentou um jejum de pódios que durou do GP da Coreia de 2010 até a corrida de Suzuka do último domingo. Massa tem 167 GPs disputados,11 vitórias, 34 pódios e 15 pole positions.

Em queda 'boba', campeã olímpica de esqui fratura costelas e lesiona fígado

Americana Hannah Kearney, de 26 anos, se recupera de acidente em montanha na Suíça: 'Difícil acreditar que essa queda me levou ao hospital'

Por GLOBOESPORTE.COM Zermatt, Suíça
Comente agora
esqui Hannah Kearney  (Foto: Reprodução / Facebook.com)Hannah ao ser resgatada (Foto: Facebook.com)
Campeã olímpica em Vancouver 2010, Hannah Kearney, de 26 anos, mal pôde acreditar que uma queda aparentemente boba traria tantos problemas. A esquiadora americana caiu em um treinamento em Zermatt. Teve de ser removida de helicóptero e ficou cinco dias em um hospital suíço: fraturou duas vértebras e lesionou o fígado. Nesta sexta-feira, enfim voltou para casa.
- É difícil acreditar que essa queda me levou ao hospital. Mas, durante 17 anos de esqui, tenho observado que não há necessariamente uma relação direta entre a gravidade aparente da queda e o dano ao corpo.
Kearney e a equipe americana de esqui estilo livre estavam no meio da pré-temporada, em Zermatt. Ela terá dois meses para se recuperar por completo. A primeira competição programada é a etapa de abertura da Copa do Mundo, em Ruka, na Finlândia, no dia 15 de dezembro.
Kearney é a atual bicampeã da Copa do Mundo na monguls. Nessa categoria, as atletas têm de descer uma rampa com ondulações e, após dois saltos, executar acrobacias.
esqui Hannah Kearney  (Foto: Reprodução / Facebook.com)Queda de Hannah Kearney, na Suíça  (Foto: Reprodução / Facebook.com)

Massa acerta renovação com Ferrari, e anúncio será terça, diz comentarista

Segundo Lito Cavalcanti, do SporTV, piloto e time chegaram a acordo para renovação para 2013, e anúncio oficial será divulgado na próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
25 comentários
A maré parece, enfim, ter virado para Felipe Massa. Após encerrar o jejum de pódios no GP do Japão do último domingo, o piloto garantiu sua permanência na Ferrari em 2013, assegurou o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti, durante os treinos livres para o GP da Coreia do Sul deste fim de semana. De acordo com o jornalista, a equipe italiana e o brasileiro entraram em acordo para renovar o vínculo por mais um ano, e o anúncio oficial será feito na próxima terça-feira, após o brasileiro assinar o contrato na sede da escuderia, em Maranello.
Felipe Massa chega em segundo no GP do Japão e encerra jejum de pódios (Foto: EFE)Felipe Massa chegou em segundo no GP do Japão e encerrou jejum de pódios (Foto: EFE)
Confirmado o acerto, Massa disputará no próximo ano sua oitava temporada pela Ferrari, a terceira na companhia de Fernando Alonso. Após um mau início de temporada, Felipe teve sua vaga fortemente ameaçada. Porém, reagiu no campeonato e voltou a ganhar a confiança da equipe. O brasileiro pontuou nos últimos cinco GPs disputados e é o terceiro com mais pontos após a volta das férias de agosto da categoria, atrás de Sebastian Vettel e Jenson Button, e a frente de Alonso. No GP do Japão do domingo passado, Massa chegou em segundo, dando fim a um tabu de quase dois anos (35 corridas) sem subir ao pódio. Ele vinha de uma sequência de boas exibições na Bélgica, na Itália e em Cingapura. Nos últimos tempos, Felipe tem demonstrado bastante confiança na permanência na escuderia mais tradicional da categoria. Depois do pódio em Suzuka, o brasileiro se mostrou mais tranquilo e confiante e afirmou que “tudo está caminhando na direção certa”.
Nos treinos livres desta sexta-feira, na Coreia do Sul, Massa ficou com o sexto melhor tempo do dia. O mais rápido foi o alemão Sebastian Vettel, da RBR. Satisfeito com o desempenho na atividade, Felipe comemorou:
- Eu diria que este fim de semana começou com o pé direito, mas o importante é continuar este caminho até domingo. Nosso carro parece muito bom nesta pista. Vamos nos preparar da melhor forma possível para o treino classificatório, que parece que será muito acirrado.
Longa história com Ferrari
A história de Massa com o time de Maranello começou em 2001, quando o brasileiro teve o passe comprado pela escuderia após o título da F-3000 Europeia, uma das principais divisões de acesso da F-1. Cumpriu uma temporada na Sauber em 2002, mas não caiu nas graças de Peter Sauber e passou o ano seguinte como piloto de testes da Ferrari. Voltou ao time suíço em 2004 e estreou com titular da equipe italiana em 2006, com Michael Schumacher como companheiro. Um ano depois, fez parceria com Kimi Raikkonen, campeão daquele ano.
Em 2008, fez sua melhor temporada, sendo vice-campeão.Venceu seis corridas, mas perdeu o título quando Lewis Hamilton superou Timo Glock na última curva do histórico GP do Brasil. Em 2009, sofreu o mais grave acidente da carreira ao ser atingido por uma mola do carro do amigo Rubens Barrichello nos treinos classificatórios do GP da Hungria. De fora do restante da temporada, retornou às pistas no ano seguinte, já com Alonso como parceiro.
Após um campeonato discreto, enfrentou um jejum de pódios que durou do GP da Coreia de 2010 até a corrida de Suzuka do último domingo. Massa tem 167 GPs disputados,11 vitórias, 34 pódios e 15 pole positions.

Vettel comanda dobradinha da RBR no 2º treino livre para o GP da Coreia

Alemão fecha a sexta-feira com o melhor tempo, logo à frente do parceiro de time, Mark Webber. Alonso fica em terceiro. Massa é sexto, e Bruno, o 12º

Por GLOBOESPORTE.COM Yeongam, Coreia do Sul
7 comentários
Após colar de vez em Fernando Alonso na classificação, Sebastian Vettel tem a oportunidade de assumir a liderança do campeonato neste fim de semana, no GP da Coreia do Sul, 16ª etapa da temporada. E o primeiro passo foi dado. O alemão da RBR fez o melhor tempo da sexta-feira de treinos livres na cidade de Yeongam. Vettel anotou 1m38s832 no segundo treino livre e puxou a dobradinha da RBR no circuito asiático, apenas 32 milésimos à frente do companheiro Mark Webber.
Sebastian Vettel e Mark Webber colocaram a RBR no topo no segundo treino livre para o GP da Coreia do Sul (Foto: Getty Images)Vettel e Webber colocaram a RBR no topo no 2º treino livre para o GP da Coreia do Sul (Foto: Getty Images)
Líder do campeonato, Alonso ficou com na terceira posição, com 1m39s160, enquanto seu parceiro de Ferrari, Felipe Massa, foi o sexto, com 1m39s422. Entre eles, apareceram Jenson Button (McLaren) e Michael Schumacher (Mercedes). Mais veloz do primeiro treino livre, Lewis Hamilton (McLaren) ficou apenas com o oitavo tempo, logo atrás de seu futuro companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. Porém, o britânico utilizou os pneus macios, enquanto os demais rivais anotaram suas melhores voltas com os compostos supermacios. Após ficar de fora da atividade inicial para dar lugar ao reserva da Williams, Valtteri Bottas, Bruno Senna fez o 12º da sessão (1m40s089), batendo o outro piloto da equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, 18º, com 1m41s200.
Os pilotos voltam à pista para o terceiro treino livre na noite desta sexta-feira, às 23h (horário de Brasília), madrugada de sábado na Coreia. O treino conta com transmissão do SporTV. A TV Globo transmite, ao vivo, o treino classificatório (2h de sábado) e a corrida (3h de domingo), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Confira os melhores tempos do segundo treino livre para o GP da Coreia do Sul:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m38s832 (33 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m38s864 + 0s032 (33)
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m39s160 + 0s328 (28)
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m39s219 + 0s387 (29)
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s330 + 0s498 (31)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m39s422 + 0s590 (30)
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m39s584 + 0s752 (36)
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m39s717 + 0s885 (25)
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m39s739 + 0s907 (33)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m39s839 + 1s007 (26)
11 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m39s957 + 1s125 (28)
12 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m40s089 + 1s257 (32)
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m40s112 + 1s280 (34)
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m40s445 + 1s613 (28)
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m40s745 + 1s913 (11)
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m40s789 + 1s957 (31)
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m40s997 + 2s165 (32)
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m41s200 + 2s368 (33)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m41s602 + 2s770 (23)
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m42s596 + 3s764 (28)
21 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m43s066 + 4s234 (21)
22 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m43s067 + 4s235 (22)
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m43s869 + 5s037 (36)
24 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m44s533 + 5s701 (24)

Falta um 6: aos 60 anos, Luxa chega a 600 jogos e mira hexa do Brasileiro

Treinador comanda Grêmio, agora em segundo lugar, nove pontos atrás do líder Fluminense

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
Comente agora
vanderlei luxemburgo GRÊMIO X CRUZEIRO (Foto: Wesley Santos/PressDigital )DNA de campeão: Luxa busca novo título com
Grêmio (Foto: Wesley Santos/PressDigital )
Vanderlei Luxemburgo não esconde que o número seis lhe dá sorte. Em 2012, então, a torcida do Grêmio pode sonhar... o seu técnico completou 60 anos, chegou a 600 jogos pela Série A e entrou de vez na busca do sexto título do Brasileirão.
Esse é o saldo da vitória sobre o Sport, quinta-feira à noite, o que significou o inédito segundo lugar na tabela de classificação, nove pontos atrás do líder Fluminense. Se a desvantagem poderia desanimar, o treinador prefere encarar com bom humor a animadora relação com os números.
- O que isso representa? Velhice (risos). Estou legal, olhando para cima, vivo. É importante estar nessa idade em um grande clube, num estado diferente, numa cultura que nunca tinha trabalhado. São oito meses de um trabalho que está aí. Hoje, a realidade é de Libertadores, mas cabe a nós incomodar o Fluminense - disse o comandante.
Luxa nos pontos corridos
clubes ano  aproveitamento
Cruzeiro 2003 72,4%
Santos 2004 67,4%
Santos 2006 56,1%
Santos 2007 54,3%
Palmeiras 2008 57%
Palmeiras e Santos 2009 47,4%
Atlético-MG e Flamengo 2010 33,3%
Flamengo 2011 53,5%
Luxa tem retrospecto impressionante na Série A do Brasileiro. São: 291 vitórias, 144 empates e 165 derrotas, ou seja, 56,5% de aproveitamento, algo de sobra para vaga à Libertadores. Sem falar nos cinco títulos, independentemente da fórmula. Três foram nos tempos de mata-matas, além de mais dois na nova era dos pontos corridos. Foi o primeiro técnico vencedor com esse regulamento, em 2003, com o Cruzeiro. Na ocasião, alcançou incríveis 72,4% de aproveitamento - desempenho até agora inatingível no país.
É o que tenta aplicar no Olímpico. Depois de um período de adaptação ao novo clube e à nova cidade, de eliminação no Gauchão e na Copa do Brasil, começa a colher frutos no Nacional e na Copa Sul-Americana.
- Posso ser radical ou extremista para fugir de pergunta complicada. É aquela história da banana e da maçã. Pergunta de banana, falo de maçã. Mas nunca minto. Nem para a torcida nem para a imprensa. Ao falar que o time estava em formação, era porque estava mesmo. Contratamos muitos com o campeonato em andamento. Se forma um grupo conhecendo clube, imprensa e torcida - ensina Luxa.
É assim, então, que ele tentará bater mais um recorde. Alguém duvida?
O especialista: Luxemburgo em sete atos na história do Brasileirão

Técnico Vanderlei Luxemburgo contra o Cruzeiro-RS (Foto: Grêmio/Divulgação)
* Tem 600 jogos na Série A:
291 vitórias, 144 empates e 165 derrotas
* Campeão cinco vezes: 1993/94 (Palmeiras), 1998 (Corinthians), 2003 (Cruzeiro) e 2004 (Santos)
* Técnico com maior número de títulos
* Recordista em número de jogos (600)
* Técnico com maior número de vitórias (291) em jogos da Série A do Brasileiro
* Treinador que mais dirigiu o Santos em Brasileiros (174 jogos)
* Segundo técnico em jogos de Brasileiro pelo Corinthians (59) e Palmeiras ( 132)

Tietado, Vagner Love faz a festa de Dia das Crianças no Altas Horas

Atacante é sabatinado na gravação de programa especial, fica em saia justa com pergunta de palmeirense e ganha apoio mirim por vaga na Seleção

Por Marcos Guerra São Paulo
2 comentários
Com a bola no pé, Vagner Love se sente à vontade. E o atacante do Flamengo mostrou que também tem desenvoltura com as crianças. O jogador fez a festa dos meninos e meninas que compuseram a plateia na gravação do programa Altas Horas, na última quinta-feira. Por algumas horas, Love deixou de lado as preocupações com a fase conturbada por que passa o Fla dentro e fora de campo. Tietado e “sabatinado”, ele teve de se virar para responder às perguntas dos meninos. Só quase tropeçou na pergunta de um pequeno palmeirense.
Vagner Love no Altas Horas (Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com)Vagner Love é sabatinado por crianças no Altas Horas (Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com)

As crianças queriam saber de tudo, desde como é a vida de um jogador de futebol ao momento mais marcante da carreira do atacante. Até as características tranças de Vagner Love entraram em pauta. E ele fez questão de não deixar criança desapontada.
- Ainda não ganhei um título pelo Flamengo. Acredito que será muito emocionante. Mas me emocionou muito quando consegui o acesso para a Série A com o Palmeiras (em 2003). Foi uma loucura no Aeroporto quando retornamos de Garanhuns, em Pernambuco - recordou o atacante.
Vagner Love conversa com garotos no Altas Horas (Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com) Love faz a festa dos meninos no Altas Horas
(Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com)
Seu visual também foi alvo de perguntas.
- Quando eu era pequeno eu era careca. Um dia eu deixei o cabelo crescer e fiz essas tranças. Ficou legal, então mantive. Sempre coloco a cor do time que estou. Usava verde quando estava no Palmeiras, azul no CSKA, da Rússia, e vermelho no Flamengo.
Nem todas as perguntas, porém, foram fáceis de serem respondidas. O palmeirense João Gabriel Salomão é jovem, mas tem boa memória. Ele aproveitou a chance de ficar cara a cara com o atacante para questionar o pênalti perdido por Love quando ainda defendia o Palmeiras na reta final do Brasileirão de 2009, justamente diante do Flamengo, time de infância do jogador e que o contratou poucos meses depois. O jogador ficou meio sem jeito, mas deu uma satisfação ao pequeno torcedor.
- Só perde quem bate (risos). Achei que o goleiro iria para um lado, e ele foi para o outro. Acabei mandando a bola lá na piscina do Palestra Itália. Mas saí do Palmeiras porque tive problemas com alguns torcedores.
Vagner Love é tietado no Altas Horas (Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com)Vagner Love também foi tietado pelas crianças
(Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com)
Além de ter sido colocado contra a parede, Vagner Love também ganhou o apoio de algumas crianças no quadro púlpito, em que a plateia ganha voz para reclamar de qualquer coisa.
- Eu protesto contra o Mano Menezes, que não chama o Vagner Love para a Seleção - disse Francisco Lima, que é botafoguense, mas se rende ao futebol do atacante rubro-negro.
O jogador ainda se divertiu com uma foto sua de quando era um bebê gordinho e caiu na gargalhada ao rever a participação do magrelo menino Vagner no programa da Xuxa. Entre lembranças e ensinamentos no Altas Horas, o atacante renovou seu ânimo depois da derrota diante do Corinthians, na última quarta-feira. Ele se prepara para fazer a festa agora dos pequenos rubro-negros, e o presente de Dia das Crianças pode ser dado no sábado, com gols e uma vitória sobre o Cruzeiro, às 18h30m, no Engenhão.

Loira de novo, Xuxa veste camisa do Fla e coruja Sasha em jogo de vôlei

A filha da apresentadora, de 14 anos, defende a categoria mirim do clube rubro-negro em torneio interestadual, em Jambeiro, interior de São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São José dos Campos, SP
1 comentário
Xuxa Jambeiro (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Com a camisa do Flamengo, Xuxa acompanha a
filha em quadra (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
A apresentadora Xuxa esteve nesta quinta-feira, 11, em Jambeiro, no interior de São Paulo, para acompanhar o desempenho da filha Sasha, que é jogadora de vôlei da categoria Mirim do Flamengo e disputa torneio interestadual na cidade.
O campeonato é realizado há cinco anos e Xuxa já esteve em Jambeiro na edição do ano passado. Na ocasião, no entanto, Sasha tinha 13 anos e apenas compôs elenco. Este ano, a expectativa é que a atleta entre em quadra pelo rubro-negro.
Segundo Alessandro Alves Fernandes, secretário de esportes de Jambeiro, a competição segue até domingo e é disputado por 10 equipes, divididas em dois grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo vão às semifinais. A final é disputada no domingo, no ginásio municipal.
- É um campeonato que acontece em nível muito alto. Temos equipes de ponta como Minas Tênis Clube, Osasco e Paraná - explica o secretário.
No ano passado, Flamengo ficou em sétimo lugar. Neste ano, a estreia da equipe foi contra Paraná. As equipes que participam do torneio são: Flamengo, Vasco, Minas Tênis Clube, Barueri, Osasco, Paraná Clube, São José, Pinda, Taubaté e Jambeiro.

Riquelme mantém mistério sobre o futuro: 'Jogo futebol todos os dias'

Quase um mês após deixar o Boca Juniors oficialmente, meia afirma que
irá voltar a atuar 'quando passar um tempo'. Filho influenciará sua decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Comente agora
Juan Román Riquelme Boca Juniors (Foto: Reprodução / Site Oficial)Juan Román Riquelme ainda joga futebol todos os
dias. Com os amigos... (Reprodução / Site Oficial)
Quase um mês após anunciar sua saída do Boca Juniors oficialmente, o meia Juan Román Riquelme ainda mantém mistério sobre o seu futuro. Em entrevista à "Radio Mega", o ídolo xeneize revelou que entra em campo até mais que seus ex-companheiros. A diferença é que não precisa calçar chuteiras e todo o uniforme necessariamente...
- Não sei o que vou fazer. Estou desfrutando dos meus amigos. Jogo futebol todos os dias, de verdade - disse o jogador de 34 anos.
Os planos do camisa 10 não são tão urgentes assim. De acordo com o próprio Riquelme, o seu filho influenciará na decisão sobre quando retornar aos gramados.
- Sentarei com o meu filho e veremos o que ele quer. Se quer me ver jogar, veremos se será assim. Se não há vontade, direi o mesmo. Hoje prefiro aproveitar o tempo com os amigos, sinto que estou muito feliz de fazer as coisas que antes não podia - afirmou.