sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Guia do título: nove pontos à frente, Fluminense tem 90% de chances

Somente Grêmio (6%) e Atlético-MG (4%) alimentam esperança de derrubar o líder. Na luta pela Libertadores, vitória do São Paulo altera o panorama

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
210 comentários
O Fluminense consolida a cada jogo sua posição de líder do Campeonato Brasileiro de 2012. Após vencer o Bahia por 2 a 0, na quarta-feira, e ver o Atlético-MG perder para o Inter, no mesmo dia (3 a 0), o Tricolor abriu nove pontos de folga na ponta da tabela. A nove rodadas do fim do campeonato, o time caminha tranquilamente em direção ao título. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola, o Flu tem 90% de chances de se sagrar campeão.
Apenas dois times ainda alimentam a esperança de destronar a equipe carioca até o fim do campeonato. Novo vice líder, o Grêmio soma 56 pontos, nove a menos que o Fluminense, e tem 6% de chance. O Galo tem os mesmos 56 pontos, porém com uma vitória a menos, e aparece com 4%. O Vasco, que antes da rodada ainda tinha 1% de chance, agora já aparece com traço, após perder para o São Paulo em São Januário.
Desde 2007 a vantagem do líder não era tão grande ao fim da 29ª rodada. Na ocasião, o São Paulo tinha 63 pontos, 12 a mais que o Cruzeiro, então segundo colocado.
- A gente estipula antes do campeonato a média de dois pontos por jogo para o campeão. É uma média muito dura de se manter. O Fluminense, se perder os três próximos jogos, vai ficar um ponto acima da média. Já o Grêmio precisa ganhar os três próximos para subir e ultrapassar a média em um ponto - explica Tristão Garcia, que mantém em 81 pontos a meta mínima para que um clube seja campeão em 2012 sem correr qualquer risco.
info classificação G4 - 29 (Foto: arte esporte)
Libertadores
Quanto às vagas na Libertadores, a vitória do São Paulo em São Januário deu uma guinada no panorama. O Tricolor, apesar de estar em quinto lugar, um ponto atrás do Vasco (quarto), aparece com chances bem maiores de terminar o campeonato dentro do G-4 do que os cariocas: 56% a 44%.
- Este jogo em São Januário mudou tudo. Se o Vasco tivesse ao menos empatado, seguiria com mais chance. Nos últimos 12 jogos, o São Paulo ganhou uma média de dois a cada três pontos, um desempenho de campeão. O Vasco, por sua vez, ganhou 1,25 a cada três. O Vasco ainda joga cinco partidas em casa (dois clássicos, contra Fla e Flu), mas o desempenho não vem sendo bom. Eles podem desmentir isto em campo, mas no momento as chances maiores são do São Paulo - explica Tristão.
Os três primeiros colocados estão muito perto de se garantirem na Libertadores: Flu tem 99%, Grêmio e Atlético-MG, 97%. Mais abaixo, com chances bem menores, fecham a lista Inter (6%) e Botafogo (1%). Segundo Tristão, a meta de pontos para que um time termine entre os quatro primeiros sem correr qualquer risco é de 67 pontos.
Vale lembrar que as chances descritas na arte acima são para o caso de os quatro primeiros colocados do Brasileiro (exceto o Corinthians, já classificado) se classifiquem para a Libertadores. Há a possibilidade de o campeão da Copa Sul-Americana ser um time brasileiro que não figure no quarteto de cima e o G-4 vire G-3. Grêmio, São Paulo, Atlético-GO e Palmeiras são os brasileiros ainda vivos no torneio, mas o Verdão não conta, porque já tem sua vaga na Libertadores por ter conquistado a Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário