quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Torcida protesta no Engenhão: 'Loco é quem troca Abreu por Oswaldo'

Revoltados com o setor ofensivo da equipe após a saída de Loco Abreu para o Figueirense, botafoguenses usam faixa para criticar: 'Time de sobras'

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
7 comentários
Depois de dois jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Botafogo voltou ao Engenhão e encontrou protestos por parte da torcida. Na noite desta quarta-feira, durante a partida contra o Sport, uma faixa foi pendurada na arquibancada do estádio com a crítica: 'Loco é quem troca Abreu por Oswaldo. Time de sobras'.
Faixa de protesto para o Botafogo, Egenhão, Botafogo e Sport (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)Faixa no Engenhão pede a saída do técnico Oswaldod e Oliveira (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)
O comandante alvinegro é considerado culpado pelos botafoguenses, que consideram o setor ofensivo da equipe fragilizado. Antes de perder o atacante Herrera para os Emirados Árabes, o treinador barrou o ídolo alvinegroLoco Abreu. Insatisfeito com a reserva, ele pediu para ser negociado com o Figueirense. Desde então, o clube contratou Rafael Marques para a posição, mas o centroavante não agradou a torcida. Nas últimas partidas, o time tem atuado com Elkeson improvisado no ataque.

Wanderlei Silva planeja futuro como executivo do Ultimate: 'Estou pronto'

Lutador quer dar chance no MMA aos mais necessitados: 'O meu negócio
não é fazer dinheiro'. Ele diz que subiria de peso para pegar Chael Sonnen

Por SporTV.comRio de Janeiro
23 comentários
Wanderlei Silva diz que ainda se sente bem para lutar e nunca deu uma previsão de quantos combates mais fará na carreira, mas ele já tem uma boa ideia do que vai fazer quando se aposentar. O "Cachorro Louco" afirmou que pretende trabalhar nos bastidores do UFC, trocando o calção e as luvas que usa no octógono por terno e gravata.
- Todo dia penso no que vou fazer. Talvez eu esteja perto de passar para o outro lado da mesa, não sei quando. O MMA nos abriu muitas portas, temos muitos amigos pelo mundo e podemos usar isso para ajudar as pessoas. Estou pronto para ser um executivo. Comecei pela meia (risos, mostrando o par de meias pretas que vestia). Estou pronto para o próximo passo. Em breve vocês poderão ver Wanderlei Silva na área de negócios também - disse ao programa "UFC Tonight".
Wanderlei Silva lutador (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva de terno e gravata durante premiação: futuro como executivo (Foto: Getty Images)
Wand enfrentou dificuldades financeiras na infância e ganhou a oportunidade de treinar de graça em uma academia. Foi o início de uma carreira de sucesso no MMA. Aos 36 anos, ele agora quer ser o cara que vai dar essa oportunidade aos que não desfrutam das melhores condições.
- O meu negócio não é fazer dinheiro, é ajudar as pessoas. Quero dar oportunidade de treinar MMA aos caras que não têm dinheiro, assim como (Renan) Barão, que é um cara que dormia na academia porque não tinha dinheiro para pagar o café da manhã. Imagine quantos caras assim existem no mundo, que não têm dinheiro para pagar o ônibus para ir ao treino. Eu era assim e recebi oportunidade, agora quero dar a oportunidade para outros - declarou o lutador.
O peso-médio brasileiro já tem luta marcada no UFC, mas nem o evento nem o adversário foram revelados ainda. Especula-se que Wand enfrente o canadense Patrick Côté na China, em 10 de novembro. A vontade dele, no entanto, é encarar o americano Chael Sonnen, mesmo que seja na categoria de peso acima da atual.
- Talvez. É uma luta interessante. Ele (Sonnen) está subindo de categoria para os meio-pesados, eu lutaria com ele nos meio-pesados. Sem problema, porque perder peso é terrível. É a pior parte. Você começa a dieta dois meses antes (da luta), não pode comer, dorme faminto, é horrível.

Dana White vai dar bônus a atleta que rompeu tendão e continuou lutando

Jared Hamman se machucou no primeiro round, não desistiu do combate e foi nocauteado no segundo. Dirigente quer premiar raça demonstrada pelo lutador

Por SporTV.comRio de Janeiro
47 comentários
Jared Hamman lutou no último sábado, no UFC 150, em Denver (EUA), e perdeu a terceira luta das últimas quatro que fez no Ultimate. Quem analisa friamente os números pode achar que o americano está perto de ser demitido pelo desempenho ruim. Entretanto, a situação é completamente oposta. Hamman será premiado por Dana White por romper um tendão da coxa direita no primeiro round diante de Michael Kuiper e mesmo assim não desistir do combate.
- Eu sabia que o cara se machucou e continuou lutando. Hamman é resistente como pregos. Ele vai ter um bom bônus. Eu vi uma foto dele e foi desagradável. Não podia imaginar como aquilo ficaria no dia seguinte - disse o presidente do UFC, segundo o site "MMAjunkie".
Jared Hamman lesão MMA (Foto: Reprodução / Twitter)Fotos mostram como ficou a perna direita de Jared Hamman (Foto: Reprodução / Twitter)
A foto mencionada por Dana White foi postada pelo próprio Jared Hamman no Twitter. O lutador postou outras duas: uma com a perna enfaixada, mostrando que a coxa direita estava mais grossa que a esquerda; e outra com ele usando muletas (confira na montagem acima).
Hamman explicou que a lesão não foi ocasionada por um chute baixo do holandês e sim logo após ter sofrido uma tentativa de queda.
- Meu plano era cansá-lo na primeira parte da luta. No round inicial, Michael me pegou e quando coloquei a minha perna direita para baixo, senti algo romper. Depois disso, eu não poderia colocar qualquer peso sobre esse lado, o que tornou muito difícil fazer qualquer coisa. Sabia que tinha rompido, mas você nunca pode desistir. Tenho excelentes treinadores no meu córner, e a equipe sabe como eu penso. É uma luta, (você) não para.
Michael Kuiper vence Jared Hamman no UFC 150 (Foto: Getty Images)Michael Kuiper (de vermelho) venceu Jared Hamman no segundo round (Foto: Getty Images)
Dana White não revelou o valor do bônus que Hamman ganhará. No evento, os lutadores que faturaram os prêmios da noite foram agraciados com US$ 60 mil (cerca de R$120 mil).

Bendo recebe suspensão médica por tempo indeterminado após UFC 150

Lutador só pode voltar a treinar depois de ser examinado e liberado por 
um médico. Ele já tem luta marcada para o dia 8 de dezembro

Por SporTV.comRio de Janeiro
Comente agora
Ben Henderson UFC 150 (Foto: Associated Press AP)Ben Henderson terminou o UFC 150 sem
lesão aparente (Foto: Associated Press AP)
Ben Henderson está impedido de treinar por tempo indeterminado. Autoridades do Colorado, estado americano onde o UFC 150 foi realizado no último sábado, divulgaram nesta quarta-feira as suspensões médicas dos lutadores que participaram do evento, e o campeão dos leves foi quem recebeu o maior "gancho". De acordo com o site "MMAjunkie", a lesão de Bendo não foi divulgada.
No evento de sábado, em Denver, Ben Henderson enfrentou Frankie Edgar na última luta da noite. Bendo venceu após cinco rounds e decisão dividida dos jurados. O campeão terminou o combate sem nenhuma lesão aparente.
Curiosamente, nesta quarta-feira o UFC já anunciou a próxima luta de Ben Henderson. Será no dia 8 de dezembro, contra Nate Diaz, em local a ser divulgado. Se Bendo demorar a conseguir a liberação do médico para começar a treinar, a preparação para a sua próxima defesa de cinturão pode ser prejudicada.
Na lista de suspensos, surpresa para o tempo em que Jared Hamman ficará parado de forma obrigatória. O lutador, que rompeu um ligamento da coxa direita, está impedido de treinar por apenas 60 dias. Melvin Guillard e Justin Lawrence pegaram o mesmo tempo de gancho.
Completam a lista os seguintes lutadores: Dustin Pague e Eiji Mitsuika (45 dias); além de Buddy Roberts e Ken Sonte (30 dias).

SOUZA VOLTA EM GRANDE ESTILO, BAHIA VENCE A PONTE FORA E DEIXA O Z-4
Com um gol e uma assistência, atacante é o nome da vitória por 2 a 0 do Tricolor sobre a Macaca, que sofre a segunda derrota consecutiva

DESTAQUES DO JOGO
  • Inacreditável
    Roger
    Em seu 100º jogo pela Ponte, o atacante desperdiçou uma chance incrível, ao cabecear para fora da entrada da pequena área, com o gol livre.
  • nome do jogo
    Souza
    Foi só o atacante retornar para o Bahia voltar a vencer. Após quatro jogos, ele decidiu para o Tricolor, com uma bela assistência e um gol de matador.
  • como fica?
    fator campo
    O Majestoso é a casa da Ponte, mas os últimos visitantes não ficaram incomodados com isso. São quatro jogos seguidos sem vitória como mandante.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
12 comentários
Apostas de Ponte Preta e Bahia para o duelo da noite desta quarta-feira, os artilheiros Roger e Souza foram decisivos. Para o mal e para o bem, respectivamente. Enquanto Roger, apesar de muita luta, desperdiçou uma chance incrível para a Macaca, Souza foi o nome da vitória por 2 a 0 do Tricolor, com uma assistência e um gol, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Primeiro, Souza deixou Gabriel na cara de Edson Bastos para abrir o placar. Depois, nos acréscimos do primeiro tempo, Roger subiu livre, com Marcelo Lomba já batido, mas errou a cabeçada. Era para ser uma noite especial para o atacante pontepretano, mas acabou em tristeza. Em seu 100º jogo com a camisa da Macaca, ele ainda acertou a trave na etapa final e viu Souza sacramentar a segunda derrota consecutiva da Ponte, no fim.
Sem vencer há três partidas, a Macaca fica em alerta e aparece na 13ª colocação, com 20 pontos. Também foi o quarto jogo consecutivo em casa sem triunfo para a Ponte. Antes, havia empatado com Grêmio e Sport e perdido para o Fluminense. Para o Bahia, o resultado representou a reabilitação após um jejum de quatro rodadas. Mais do que isso, tirou a equipe da zona de rebaixamento. Com 16 pontos, subiu para o 15º lugar.
Coincidência ou não, a última vitória do Bahia havia sido antes de Souza desfalcar a equipe por quatro jogos devido a uma suspensão do STJD. Nos 2 a 0 sobre o Palmeiras, ele fez dois gols. Agora, voltou a resolver para o Tricolor e colocou o então pior ataque do Brasileirão para funcionar.
Os dois times voltam a campo sábado. A Ponte enfrenta o São Paulo, às 21h no Morumbi. Mais cedo, às 18h30, o Bahia encara o Náutico, nos Aflitos.
Souza comemora gol do Bahia contra o Atlético-mg (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)Bahia foi o nome do jogo, com uma assistência e um gol (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Eficiência dá a vantagem para o Bahia

Com as atenções voltadas para Roger e Souza, foi o atacante da Ponte quem levou perigo primeiro. Logo no minuto inicial, ele dividiu com Marcelo Lomba, que evitou a abertura do placar. Mas quando apareceu, Souza foi mais eficiente e decisivo. Se a expectativa de Caio Júnior era que Gabriel abastecesse o camisa 9, os papéis se inverteram aos dez minutos. E deu certo.
Da intermediária, Souza acertou um lindo lançamento para Gabriel. Uendel tentou cortar, mas furou. A bola sobrou limpa para o atacante tocar na saída de Edson Bastos e colocar os visitantes na frente. Foi a senha para o Bahia se fechar de vez. A estratégia chamou a Macaca para cima. Em nova dividida, Marcelo Lomba saiu nos pés de Roger e levou a melhor novamente. O goleiro voltou a trabalhar em finalização de Caio, da entrada da área.
Aos 21 e 25 minutos, Marcinho teve duas chances em cobranças de falta. Na primeira, na entrada da área, ele caprichou, mas mandou por cima. Depois, dentro da meia lua, trocou a classe pela força e bateu rasteiro. Acertou o gol, mas Lomba defendeu.
O resultado negativo fez Gilson Kleina mexer ainda no primeiro tempo. O atacante André Luis entrou no lugar do lateral-direito Gerônimo para aumentar o poderio ofensivo da Macaca e diminuir o isolamento de Roger. Com a mudança, Cicinho passou para a lateral, sua posição de origem. Logo depois de entrar, André Luis chegou a marcar, mas a arbitragem assinalou falta de Roger no início do lance.
A obediência tática do Bahia levava até Souza a marcar no campo de defesa, que foi alugado pela Macaca nos minutos finais. A pressão só não culminou com o empate antes do intervalo porque Roger desperdiçou uma oportunidade incrível: Uendel recebeu bom passe de Somália, chegou à linha de fundo e colocou na cabeça de Roger. Estava desenhado o empate, mas Roger fez o mais difícil. O atacante até subiu com estilo, mas, com o gol livre, na entrada da pequena área, fez o mais difícil e desviou à esquerda de Marcelo Lomba, em jogada digna do Inacreditável Futebol Clube.
Roger e Fabinho, Ponte Preta e Bahia (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)Roger decepecionou em seu 100º jogo pela
Macaca (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Souza volta a ser decisivo para o Bahia
A Macaca voltou do vestiário com mais uma mudança. A aposta da vez de Kleina foi em Nikão. Marcinho, pouco participativo no primeiro tempo, deixou o campo. Nikão deu mais movimentação à equipe. Em jogada individual, deixou Roger em condições de marcar, mas Lucas Fonseca travou.
O Bahia continuava com a estratégia de marcar e depois atacar. Com a bola no pé, o Tricolor mostrava tranquilidade. Os experientes Mancini e Fabinho ditavam o ritmo da equipe. Foi assim, na base da troca de passes, que o Bahia quase marcou aos 12 minutos. Após Gabriel arrancar pela direita, Souza dominou na entrada da área, limpou o lance e soltou a bomba. A bola subiu muito e saiu.
Com o passar do tempo, a Ponte se lançou ainda mais ao ataque. Aos 17 minutos, Uendel disparou e levou perigo. Depois, Roger fez jogada de ponta direita, passou por Alysson e cruzou. A bola passou por Marcelo Lomba, mas não por Diones, que tirou do jeito que deu quase em cima da linha.
A última tentativa de Kleina para mudar o placar foi com o estreante Giancarlo. Com o atacante no lugar de Somália, o técnico foi para o tudo ou nada. Do lado do Bahia, entraram Caio César e Lulinha para dar novo gás. Giancarlo ainda teve a chance de empatar, aos 39 minutos. Após Roger acertar a trave em um toque por cima de Lomba, o atacante pegou o rebote e chutou em cima de Fabinho.
Mas coube a Souza enterrar de vez as esperanças da Ponte. Lulinha aproveitou erro de Diego Sacoman na saída de bola e deixou Souza livre. Aí o artilheiro não desperdiçou e tocou na saída de Bastos para fazer seu quarto gol no Brasileirão, aos 44 minutos: 2 a 0. Protestos da torcida da Ponte, festa dos torcedores do Bahia no Majestoso.

HEROICO, DRAGÃO SEGURA 1 A 1 COM O LÍDER GALO, QUE PERDE VÁRIOS GOLS
Com um a menos, Atlético-GO mantém bom futebol dos últimos jogos e passa a noite fora da lanterna. Mineiros seguem a três pontos do Flu
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    21 minutos
    A expulsão de Joilson, no meio do primeiro tempo, mudou a dinâmica da partida. O Dragão, que vencia por 1 a 0, estava melhor em campo.
  • nome do jogo
    Jairo Araújo
    Pelo terceiro jogo seguido, o Atlético-GO arranca um empate. E de novo, com boa atuação. Nesta noite, arrancou um ponto com o líder do Brasileirão
  • deu errado
    chutes a gol
    Mesmo com um homem a mais, o Galo não soube tirar vantagem da situação. Perdeu inúmeras chances de virar o jogo, principalmente com Jô. 
A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
42 comentários

Um ponto para o time da casa, algo a se lamentar. Um ponto fora de casa poderia muito bem ser um bom resultado. Mas não foi o caso de Atlético-GO e Atlético-MG, que ficaram no 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. Para o Dragão, o pontinho conquistado em Goiânia pode ter tido um gosto de vitória. Afinal, jogou boa parte da partida com um a menos. Além disso, enfrentou nada menos que o líder do Brasileirão e confirmou a fase de maior regularidade, após dois empates fora de casa. O atacante Patric se disse feliz com o resultado.
- Se a gente quiser dessa situação tem que jogar desse jeito, infelizmente perdemos um jogo, o jogo estava ao nosso favor, fomos para o sacrifício, tivemos chance no contra-ataque, mas a equipe está de parabéns pelo empate.
Para o Galo, o placar no Serra Dourada teve um gosto amargo. Com um caminhão de gols perdidos, deixa o estado de Goiás ainda líder, mas sem a chance de abrir vantagem para o Flu, vice-líder, que também empatou nesta quarta, pelo mesmo placar, com o Cruzeiro. O meia Ronaldinho Gaúcho reconhece: não se pode perder tantos gols.
- A lição que deixa (com o empate) é que a gente tem que treinar mais, não é nem treinar mais, é aproveitar mais as oportunidades, tivemos várias chances, temos que continuar fazendo o de sempre, não é esse empate de hoje que vai abaixar a nossa cabeça 
Os gols da partida foram todos no primeiro tempo. Ernandes abriu o marcador para os donos da casa. O meia Bernard, um dos destaques do time, deixou tudo igual.
O próximo compromisso do Atlético-GO será novamente em casa, contra o Palmeiras. A partida é neste domingo, às 18h30m (de Brasília). O Atlético-MG volta para o Independência, onde pega o Botafogo, também no domingo, às 16h. 
Susto e chuva de gols... perdidos!
O Atlético que tinha a maioria no Serra Dourada não era o Goiano. A liderança e o bom momento do Alvinegro mineiro fez com que as arquibancadas do estádio tivessem o preto e o branco como cores predominantes.
Joílson Atlético-MG e Júnior Cesar Atlético-GO (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)Atléticos ficaram no 1 a 1 no Serra Dourada (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)
Mas o time que entrou em campo lanterna da competição resolveu complicar a vida do líder do Campeonato Brasileiro. O meia Ernandes recebeu livre na intermediária e soltou uma bomba, aos nove minutos, que foi aceita pelo goleiro Victor, depois de quatro jogos sem sofrer gols.
O jogo pegou fogo. No lance seguinte, o Galo quase deu o troco com Guilherme, que driblou o zagueiro e tocou na saída de Márcio, mas a bola caprichosamente raspou a trave. E quase o Dragão ampliou ao sair na cara de Victor após furada de Rafael Marques e tocar para fora.
Quando a partida estava favorável aos donos da casa, o volante Joilson complicou a vida do Dragão. Em lance fora da disputa da bola, deixou a mão no rosto de Leandro Donizete e foi expulso. E não demorou muito para o Galo empatar com o pequenino Bernard, de cabeça, no meio da defesa goiana. Alívio alvinegro no Serra Dourada, depois de Jô ter perdido chance incrível no lance anterior ao chutar em cima de Márcio na pequena área.
Com um a menos, o Dragão passou a ser sufocado pelo Galo. E Jô cansou de perder gols. Colocou na trave de pé, de cabeça, chutou de bico livre na pequena área e mandou fora, cabeceou por cima cruzamento de Bernard e não conseguiu mudar o placar no primeiro tempo.
E segue a seca...
No segundo tempo, o Atlético-MG passou a ter um adversário a mais: o tempo. Com amplo domínio e posse de bola, tinha dificuldades de furar o bloqueio do Dragão, que adotou a postura do contra-ataque e se limitava a roubar a bola no meio-campo para pegar defesa alvinegra desprotegida.
Ronaldinho seguia na proposta de deixar os companheiros na cara do gol e deu passes precisos para Guilherme e Bernard, que não conseguiam aproveitar. E o técnico Cuca resolveu colocar o meia Escudero na vaga do volante Leandro Donizete.
A pressão do Galo era imensa. Chances eram perdidas sucessivamente. A trave ajudou novamente o goleiro Márcio após chute de Pierre da intermediária. O tempo foi passando e mostrando que era o inimigo do líder, que esbarrava na própria incompetência para perder tantas chances. Com bolas na trave, por cima do gol e para fora, o Galo, pelo menos, saiu de campo ainda líder, com mais um pontinho somado.

Entre Felipe e Barbio, Cristóvão
pensa em mudanças para quinta

Com desfalques, treinador considera alterar esquema para vencer o Coxa

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
48 comentários
Felipe no treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Felipe em treino desta quarta: provável titular
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
As lesões de Eder Luis e Carlos Tenorio reduziram as já poucas opções de Cristóvão Borges para o ataque. O treinador garante ainda não ter decidido quem vai entrar na equipe titular para enfrentar o Coritiba, nesta quinta-feira, às 21h. Mas admite que Felipe e Wiliam Barbio são os candidatos.
Com Barbio, o Vasco manteria seu esquema de três homens de frente. Caso a opção seja por Felipe, a entrada de um homem no meio-campo deslocaria Carlos Alberto para atuar ainda mais perto de Alecsandro no ataque. Cristóvão procurou não dar pistas, mas mostrou o benefício de uma possível mudança numa equipe visada pelos adversários.
- Tenho essas duas alternativas, e com o Felipe realmente o posicionamento do time muda. Mas também é importante contar com opções diferentes. Nesse campeonato todo mundo se conhece muito bem, então às vezes se faz necessário mudar para vencer uma forte marcação. Mas ainda preciso observar mais o time do Coritiba - avaliou o treinador vascaíno.
Dessa forma, o Vasco deve enfrentar o Coritiba com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Felipe (Wiliam Barbio); Carlos Alberto e Alecsandro. O lateral Jonas, de 25 anos, está regularizado e deverá ficar no banco de reservas. A estreia, portanto, pode acontecer justamente contra seu ex-clube.
Embora não concorde com o termo recuperação, o elenco parece disposto a encarar a pressão para voltar à liderança, após somente uma vitória nos últimos quatro compromissos. O revés para o Atlético-MG, domingo passado, afastou o Vasco do Galo por quatro pontos. E o Fluminense também ultrapassou o rival carioca, colocando um à frente.