segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ex-pizzaiolo e triatleta, padrasto diz que Medina tem QI de superdotado

Treinador do surfista, primeiro campeão mundial na modalidade, Charles Rodrigues trocou SP pela vida na praia de Maresias. Orgulhoso, elogiou Gabriel: "Um monstro"

Por Direto de Oahu, Havaí
Charles leva prancha para Gabriel Medina em Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)Charles leva prancha para Gabriel Medina em Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)
Eles se conheceram quando Gabriel Medina ainda era um menino de oito anos, mas construíram uma relação de pai e filho como se tivessem se conhecido por toda a vida. Paulistano de Vila Nova Conceição, filho de engenheiro, Charles Rodrigues deixou o curso de arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie para viver perto da praia. Mudou-se para Maresias, trabalhou como ajudante de pizzaiolo e depois virou proprietário de uma loja de produtos de surfe na cidade de São Sebastião (SP), onde conheceu e se apaixonou por Simone. Ela já era mãe do surfista e de Felipe, que sonha em se tornar jogador de futebol. Depois, veio Sophia, a caçula, fruto da união. Charles era triatleta e sempre gostou de surfar, sendo uma das maiores influências do atleta, ao lado da mãe, bodyboarder.
Foi o padrasto quem deu a primeira prancha para Medina, quando ele tinha 10 anos, e ensinou a ele os primeiros passos no esporte. Mas, o paulistano diz que o filho tem um talento nato, como um dom divino, e um QI impressionante para tomar decisões no mar. Em Maresias, eles foram evoluindo juntos e, hoje, chegaram ao auge, com o primeiro título mundial do Brasil no surfe.
- Falando como pai, não sei se estou exagerando, mas eu acho o Gabriel um superdotado. Ele tem um QI esportivo muito alto. Todos têm um dom ou fazem alguma coisa melhor, e o Gabriel tem o dom de surfar. Ele consegue tomar uma decisão diferente dentro da bateria rapidamente. Posso até combinar com ele um negócio, mas lá dentro ele muda a estratégia, percebe algo, é muito inteligente. Desde pequeno, ele é assim. Eu chegava para ele e falava para fazer de tal jeito, que a manobra seria mais bonita. Aí ele fazia o jeito que achava e usava o corpo dele para fazer uma manobra melhor. A inteligência é o ponto forte dele - disse Charles.
Treinador do fenômeno, o padrasto acredita que todo o ser humano tem uma missão nesse mundo e a sua foi cuidar de Gabriel. Para Charles, ainda é difícil de constatar que ele menino que viu crescer é o atual campeão mundial de surfe. Era um sonho que eles tinham desde a infância do surfista, quando selaram um pacto.
Charles Medina, Surfe, Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)Charles Medina levanta voo em aéreo em Pipeline, no Havaí (Foto: Pedro Gomes Photography)
- A ficha não caiu, sei que ele ganhou e fez um campeonato belíssimo, mas este sonho era um que a gente tinha desde que ele era pequenininho. Ele tinha 10 anos quando a gente fez um pacto. Falamos um para o outro que ele seria campeão mundial e que iríamos atrás disso. Eu sempre brincava com ele e falava que a gente podia brigar, mas que eu só iria abandoná-lo depois que ele fosse campeão mundial. Conseguimos concretizar isso, o que acabou ajudando na relação de pai e filho. Foi tudo de bom. A gente fez um negócio ético também, sem prejudicar os outros, através de treinamento, longe de drogas e festas. Tudo o que um ser humano tem de fazer conforme a cartilha da família - contou o padrasto.
Sophia, Gabriel e Charles Medina em Maresias  (Foto: Arquivo Pessoal)Do fundo do baú: Charles, Gabriel e Sophia Medina em foto antiga (Foto: Arquivo Pessoal)
Ninguém foi mais competente do que Medina nesta temporada. Liderou o ranking em 10 de 11 etapas do WCT e foi campeão em Snapper Rocks, na Gold Australiana, nas ilhas Fiji e em Teahupoo, no Taiti, em uma grande final contra o mito Kelly Slater. Na briga pelo título na última parada do WCT, em Pipeline, no Havaí, desbancou o americano e o australiano Mick Fanning. Chegou à final do Pipe Masters, levou uma nota 10 em um tubo impressionante, mas acabou levando uma virada no fim do australiano Julian Wilson. Mas, nada que tirasse o brilho do jovem de 20 anos, que assombrou o mundo do surfe e e escreveu o seu nome na história.
- O Gabriel sempre foi um menino superbom, obediente e consciente. Acho que a gente ajudou um pouquinho ele, mas o Gabriel é realmente é especial e tem uma maturidade incrível. No esporte, ele é um monstro mesmo - finalizou.

D'Ale aprova contratação de Aguirre e prevê "visão nova" no Inter em 2015

De férias em Buenos Aires, D'Alessandro projetou 2015 com novo técnico

Por Buenos Aires
D'Alessandro Internacional Jornal do Almoço (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)D'Alessandro aprovou a contratação de Diego
Aguire (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Capitão colorado e de grande influência no vestiário, D'Alessandro gostou de saber que Diego Aguirre comandará o Inter em 2015. De férias em Buenos Aires, na Argentina, o camisa 10 fez elogios a seu novo comandante. Ficou sabendo sobre o anúncio do clube na tarde desta segunda-feira, e aproveitou para projetar um novo ano melhor que o de 2014, de preferência com um grande título.
Aguirre não se acertou com a direção do Peñarol e decidiu sair do clube e rumar ao Beira-Rio. O fato de o treinador ser uruguaio, para D'Alessandro, é uma vantagem. O técnico estrangeiro dará uma nova visão ao Inter, na opinião do capitão.
- Hoje o futebol evoluiu muito. Um treinador com a experiência dele, que conhece o futebol, é um cara que conhece o clube e essa é uma vantagem. É estrangeiro, pode ter uma visão diferente, uma visão nova, e isso é uma coisa muito importante também - destacou o meia em entrevista à Rádio Guaíba. - Que seja um ano de conquistas, e que possamos conseguir um título importante - completou.
D'Ale era um dos jogadores que mais defendia a permanência de Abel no Inter. Após a vitória sobre o Figueirense aos 50 minutos do segundo tempo, em Florianópolis, na última rodada do Brasileirão, e que garantiu a equipe colorada na fase de grupos da Libertadores do ano que vem, o argentino se declarou ao comandante no vestiário, em vídeo que o Inter publicou em seu site e, depois, tirou do ar.
O meia, entretanto, disse que ainda não conversou com Abel, que não aceitou permanecer no Beira-Rio por não ser a primeira opção da nova direção, sob a presidência de Vitorio Piffero.
- Não conversei com ele. O grupo destacou nesse último jogo com o Figueirense o que o Abel representa par a o Inter, sendo o treinador mais vitorioso do clube, mesmo com dificuldades o ano todo - comentou, na mesma entrevista.
DIEGO AGUIRRE novo tecnico do internacional (Foto: Getty Images)Diego Aguirre é o novo técnico do Inter (Foto: Getty Images)
O Inter anunciou Aguirre nesta segunda, após tentar outros quatro brasileiros sem sucesso: Tite, Mano Menezes, Vanderley Luxemburgo e o próprio Abel.
Aguirre tem 49 anos. Foi atacante e defendeu o Inter entre 1988 e 1989. Na ocasião, foi comandado por Abel Braga, técnico colorado na atual temporada. No Brasil ainda defendeu São Paulo e Portuguesa. Jogou duas vezes pelo Peñarol e ainda passou por clubes como Independiente e River Plate, da Argentina.
Começou a carreira como técnico em 2001 e em 2003 chegou ao Peñarol. Foi campeão uruguaio e passou por Montevideo Wanderers, Alianza Lima, do Peru, Al-Rayyan  e Al-Gharafa, do Catar.
Além de Aguirre, chegam ao Inter o auxiliar Enrique Carreras, o preparador físico Fernando Pignatares e o auxilar da preparação Marcelo Sanchez.

Acordo com Damião fica complicado,
e Cruzeiro admite não ter plano B

Gilvan de Pinho Tavares afirma que novo presidente do Santos não aceita as bases acertados com o ex-mandatário do Peixe e mostra pessimismo com o negócio

Por Belo Horizonte
Leandro Damião comemora gol do Santos contra o Botafogo (Foto: Mauro Horita / Agência estado)Damião está na mira do Cruzeiro para a próxima temporada (Foto: Mauro Horita / Agência estado)
A ida do atacante Leandro Damião, do Santos, para o Cruzeiro, dada como certa nos últimos dias, pode não acontecer. Segundo Gilvan de Pinho Tavares, presidente do clube celeste, a mudança de comando no time da Baixada pode inviabilizar o negócio. O novo presidente do Santos, Modesto Roma, não está aceitando as bases acertadas entre a Raposa e o mandatário antecessor, Odílio Rodrigues, de acordo com Gilvan.

- O Cruzeiro estava perto de fechar o empréstimo do Leandro Damião. Mas o novo presidente do Santos não concorda com as bases do negócio. Se ele não aceitar as mesmas bases, vai ficar difícil fechar o acordo - disse o dirigente por meio da assessoria de comunicação do clube.

Gilvan também admitiu que não há um plano B no caso de o acordo com Leandro Damião falhar. O presidente do Cruzeiro falou sobre as limitações do mercado neste fim de ano.

- Está difícil por causa do mercado, que está bem complicado. Mas estamos trabalhando - garantiu o dirigente, que contratou apenas um jogador para o ataque até agora. Trata-se do
camaronês Joel, que estava no Coritiba.

Atraso, chuva e estilo várzea: time de Neymar vence o de Nenê por 5 a 4

Amigos do capitão da Seleção batem os do meia do Al-Gharafa em Jundiaí. Partida tem gol de Felipe Massa, Caio Castro e clima de muita descontração

Por Jundiaí, SP
Está aberta a temporada de peladas beneficentes! Na tarde desta segunda-feira, o estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, foi palco de um nobre encontro entre os amigos de Neymar, craque do Barcelona e da seleção brasileira, e os de Nenê, jogador do Al-Gharafa, do Qatar. Em evento que arrecadou 24 toneladas de alimentos, o time do atacante do Barça venceu por 5 a 4.
Além dos anfitriões, a festa contou com várias celebridades, jogadores e ex-jogadores. Nem a chuva, que castigou a cidade no interior de São Paulo, interrompeu a brincadeira.
Neymar x Nene - gol Neymar (Foto: Marcos Ribolli)Neymar abre o placar e provoca o cantor João Neto, que acabou chapelado (Foto: Marcos Ribolli)
Atraso, humilhação sertaneja e muita chuva
O jogo começaria às 18h, mas a bola só foi rolar uma hora depois. O motivo? O atraso de um dos donos da festa, Neymar, que chegou quando os convidados todos já estavam no vestiário à espera da divisão dos times. Ao lado do craque do Barcelona, nomes como Kaká, do Orlando City, Taison, do Shakhtar Donetsk, e o ator Caio Castro, da TV Globo. Já no time de Nenê, estrelas do peso de Lucas, do PSG, Falcão, do futsal, e Felipe Massa, piloto da Fórmula 1.
Apesar do atraso, Neymar não demorou a marcar. Com sete minutos, o capitão do time vermelho deu uma lambreta diante do cantor sertanejo João Neto - que faz dupla com Frederico - e marcou com estilo. O ator Caio Castro, logo depois, fez 2 a 0. E Marcos Aurélio, 3 a 0.
O jogo era tão fácil que Neymar foi até o alambrado e recebeu uma lua de pelúcia de um torcedor. Com ela nas mãos, seguiu exibindo seu futebol, tirando onda com os adversários.
O time de Nenê teve a chance de reagir, mas o próprio perdeu um pênalti, parando nas mãos do goleiro Fabiano. Neste momento, a chuva castigava o gramado do estádio Jayme Cintra, do Paulista de Jundiaí. Cheios de habilidade, os jogadores tiravam a bola do chão, e também os torcedores. Nenê, então, se vingou do goleiro, marcando com um belo toque de cobertura, fazendo 3 a 1. O primeiro tempo, porém, acabou em 4 a 1, já que Neymar passou pelo goleiro Neneca e parou a bola em cima da linha. Kaká marcou e depois, como um nadador, mergulhou numa poça d'água.
Por conta da forte chuva, o árbitro Guilherme Ceretta de Lima apitou o fim do primeiro tempo com pouco mais de 30 minutos.
Neymar x Nenê, Jundiaí, fome só de bola (Foto: Marcos Ribolli)Ensopado, Neymar olha para o céu na cidade de Jundiaí (Foto: Marcos Ribolli)
Gol de piloto, de empresário e 26 dentro de campo
Após alguns minutos de pausa, os jogadores voltaram ao gramado, já com menos chuva. O time de Nenê, sempre atrás do marcador, diminuiu para 4 a 2. Cheio de raça e vontade, conseguiu 4 a 3 com um cruzamento supreendente de Felipe Massa e mais um gol de Nenê.
A reação, porém, parou por ali. Empresário de Neymar, Lucas e outros craques, Wagner Ribeiro cobrou um pênalti duvidoso e fez 5 a 3. O árbitro, então, repetiu a marcação para o outro lado e permitiu que Felipe Massa também fizesse de pênalti: 5 a 4.
Com 20 minutos, o jogo foi interrompido, mas rapidamente reiniciado. Com 13 de cada lado, o campo ficou cheio e nenhum gol mais saiu. Aos poucos, os craques foram trocando a bola pela "resenha" no banco de reservas. Neymar foi o primeiro. Kaká, o segundo. Em alguns minutos, o jogo terminou. Festa dos torcedores em Jundiaí. E festa de quem será ajudado pelos quilos de alimento levados pelos cerca de 12 mil torcedores presentes.