quarta-feira, 20 de março de 2013

Ediane Índia se lesiona, e Cris Cyborg terá nova rival na estreia no Invicta FC

Brasileira terá pela frente a australiana Fiona Muxlow, de 35 anos, especialista no jogo de chão e que, como ela, estreia no torneio exclusivamente feminino

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
Cris Cyborg (Foto: Josh Hedges/Forza LLC)Cris Cyborg enfrentará australiana em sua estreia no
Invicta FC em abril (Foto: Josh Hedges/Forza LLC)
A estreia da brasileira Cris Cyborg no Invicta FC, o maior torneio exclusivamente feminino de MMA, sofreu uma alteração. Escalada incialmente para enfrentar a compatriota Ediane Índia, Cyborg foi informada que a adversária sofreu uma lesão nas costelas, e não poderá enfrentá-la. Em seu lugar, foi escalada a australiana Fiona Muxlow, de 35 anos, que inicialmente enfrentaria a canadense Julia Budd. O torneio acontece dia 5 de abril, em Kansas City, nos EUA.
Blog UltiMMAto: notícias, vídeos e curiosidades do mundo do MMA
Com seis vitórias e duas derrotas na carreira, Fiona Muxlow tem 35 anos de idade, 1,63m de altura e nasceu na cidade de Townsville, no estado de Queensland, na Austrália. Membro da Team Takedown, Muxlow é especialista no jogo de chão, e vinha de três vitórias consecutivas, contra Kyra Purcell, Deney Hayward e Leanne Reid antes de ser derrotada por Marloes Coenen no Dream 18, no Japão. A luta contra Cris Cyborg será a estreia de Muxlow no Invicta FC.
Já Cris Cyborg, que também estreia no torneio contra Muxlow, tem dez vitórias e uma derrota na carreira. Com 27 anos de idade, e vinda de uma suspensão de nove meses por doping, a paranaense conquistou uma sequência de dez vitórias seguidas na carreira, sagrando-se campeã do Strikeforce em uma luta que vinha sendo muito aguardada, contra a musa e campeã Gina Carano, antes de ser flagrada no exame antidoping por uso de esteroides anabolizantes e perder seu cinturão, e também ter sua vitória contra a japonesa Hiroko Yamanaka em luta sem resultado.

UFC está de olho em arena do Palmeiras para evento em 2014

Marshall Zelaznik, diretor internacional de desenvolvimento do UFC, revela que organização queria fazer evento no Engenhão em agosto deste ano

Por Ivan Raupp Jaraguá do Sul, SC
100 comentários
Marshall Zelaznik Vitor Belfort Cezar Mutante UFC Jaraguá do Sul (Foto: Ivan Raupp/SporTV.com)Marshall Zelaznik (dir.) ao lado de Belfort e Mutante
em Jaraguá do Sul (Foto: Ivan Raupp/SporTV.com)
Para o UFC, o mercado brasileiro tem potencial para crescer ainda mais, e os dirigentes seguem fazendo planos para que isso aconteça. Uma das principais metas da organização é realizar um evento em um local com boa capacidade de torcedores. Os estádios de futebol são os principais alvos. O Engenhão chegou a ter uma edição marcada para o dia 23 de junho do ano passado, mas a falta de vagas em hoteis no Rio de Janeiro na época fez o Ultimate transferi-la para Belo Horizonte. O estádio arrendado pelo Botafogo continua na mira, e as novas arenas que estão sendo construídas Brasil afora também passam a ser cogitadas, como a do Palmeiras.
- Procuramos o Engenhão no ano passado, mas não aconteceu. Estávamos tentando fazer no Engenhão em agosto agora, mas a maneira como as lutas têm sido programadas - Anderson vai lutar em julho... Nós temos que trazer grandes nomes do Brasil para carregar 70 mil pessoas. Ainda estamos comprometidos com esse evento em um estádio, mas não estou confiante que aconteça em 2013. Sei que em 2014 o Palmeiras vai ter uma arena em São Paulo, que terá uma cobertura, e esse é um lugar que estamos olhando para trazer um evento - disse Marshall Zelaznik, diretor internacional de desenvolvimento do UFC, nesta quarta-feira.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
arena palestra itália (Foto: Leonardo Bianchi/TV Globo)Maquete da Arena Palestra, que deve ficar pronta entre outubro e dezembro (Foto: Leonardo Bianchi/TV Globo)
Um estádio com cobertura ajudaria o UFC a diminuir a possibilidade de uma chuva inesperada atrapalhar a realização de um evento.
A atual previsão é que a Arena Palestra, como é chamado o novo estádio do Palmeiras, fique pronta entre outubro e dezembro. Problemas na construção do estádio, entretanto, podem atrasar a inauguração para o início de 2014.

Belfort compara TRT a tratamento para asma e diz agir de maneira limpa

Adversário do brasileiro no UFC no Combate 2, Luke Rockhold diz aceitar polêmica terapia, mas pede mais consistência na sua regulamentação

Por Ivan Raupp Jaraguá do Sul, SC
9 comentários
Vitor Belfort MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Vitor Belfort fala após o UFC São Paulo
(Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
A isenção de uso terapêutico para tratamento de reposição de testosterona (TRT) tem sido centro de polêmica no UFC nos últimos anos, o que se intensificou quando foi revelado que o brasileiro Vitor Belfort era um dos lutadores com essa permissão. Durante entrevista coletiva para promoção do UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold, o lutador carioca defendeu sua necessidade de usar o tratamento e garantiu não estar "trapaceando" para ficar mais forte.
- Muita gente não sabe o que é isso (TRT). Às vezes, as pessoas acham que é usar esteroide. Na realidade, é um tratamento acompanhado pelo médico. Você tem o exame médico, todo um procedimento. Faço exame de sangue toda semana. É só uma reposição, porque há uma deficiência. O médico encontrou uma coisa, e ele te receita isso. É uma coisa acompanhada pelos médicos e pelo próprio UFC. Eles sabem disso e sempre acompanharam. Nunca burlei nada, sempre agi de maneira limpa. Não pode ser uma coisa injusta. Na realidade, o TRT me traz a um nível de uma pessoa normal da minha idade. É como se você tivesse asma. Tem um spray que ajuda a não ter a asma. Tem gente que acha que é uma coisa para melhorar o rendimento. As pessoas são muito avessas a esse negócio de tratamento. Eu não tenho aversão, me tratei, sou a favor de as pessoas serem abertas, justas naquilo que estão fazendo. Cabe a cada um, e o UFC tem buscado agir de uma maneira correta. O Dana White (presidente do UFC) está certo em verificar quem está fazendo a coisa certa, quem precisa. Isso é muito interessante - defendeu o peso-médio.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
As pessoas acham que é usar esteroide. Na realidade, é um tratamento acompanhado pelo médico. Você tem o exame médico, todo um procedimento. Faço exame de sangue toda semana. É só uma reposição, porque há uma deficiência"
Vitor Belfort
Parte da polêmica pelo uso de TRT é justamente a suspeita, levantada pelo próprio Dana White, de que alguns lutadores estariam a usando para ganhar vantagem na forma física. Adversário de Vitor Belfort na Arena Jaraguá, o americano Luke Rockhold disse já não se importar com a permissão do tratamento, mas reclamou da falta de uniformidade na aplicação das isenções para seu uso. Enquanto a Comissão Atlética Brasileira de MMA, nova responsável pela regulamentação dos eventos do UFC no país, permite que Belfort faça uso da terapia, o diretor executivo da Comissão Atlética do Estado de Nevada, Keith Kizer, declarou recentemente que não concederia a isenção ao brasileiro, pois o regulamento da entidade proíbe que atletas pegos no antidoping por uso de esteroides façam uso do tratamento. O brasileiro foi flagrado por uso de 4-hidroxitestosterona em 2006, após sua derrota para Dan Henderson pelo Pride 32.
- Meu pensamento sobre TRT é que é parte do esporte agora. Há muitos caras usando isso, muitos caras antigos que podem precisar repor para voltar ao nível normal. Eu só gostaria de ver os lutadores testados para ter certeza que estão dentro dos níveis legais. Tenho 28 anos, nunca precisei disso. Eu me sinto mais forte na academia apenas sendo eu mesmo. Só acho que deveria haver uma lei uniforme para o mundo todo. Se não é permitido em um lugar, não deveria ser permitido no mundo todo - argumentou Rockhold.
O UFC no Combate 2 terá transmissão ao vivo e na íntegra com exclusividade pelo canal Combate, no próximo dia 18 de maio. Confira o card completo:
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD DO EVENTO
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Cezar Mutante x CB Dollaway
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Paulo Thiago x Lance Benoist
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Gleison Tibau x John Cholish
Manny Gamburyan x Hacran Dias
Iuri Marajó x Marcos Vina
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett

Curtinhas: Jones responde Sonnen; Minotauro homenageia Glória Maria

Jornalista dá nome à sala de imprensa da academia de Minotauro e Minotouro. Edson Barboza usa máscara nas cores do Brasil durante treino

Por SporTV.com Rio de Janeiro
4 comentários
Um dia depois de o americano Chael Sonnen criar mais um de seus versos rimados para zombar do compatriota Jon Jones, seu adversário no UFC 159, em 27 de abril. O campeão peso-meio-pesado usou o Twitter para responder o rival, conhecido por suas provocações.
- Em 27 de abril, não haverá mais frases para serem lembradas - escreveu "Bones".
Glória Maria Minotauro Minotouro Team Nogueira (Foto: Reprodução/Facebook)Glória Maria posa com Minotauro e Minotouro na
Team Nogueira (Foto: Reprodução/Facebook)
Homenagem
A jornalista Glória Maria foi homenageada nesta quarta-feira na academia dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A repórter, que fez matéria para o programa "Fantástico", da Rede Globo, apresentando o sucesso de Minotauro e outros lutadores brasileiros no Pride em 2003, virou nome da sala de imprensa da Team Nogueira, e visitou o estabelecimento nesta quarta, onde posou com os lutadores e os alunos da academia.
'Hora do treino'
Edson Barboza segue sem luta marcada no UFC, mas o ritmo de treinos é intenso. Nesta quarta-feira, o peso-leve do UFC postou uma foto de parte da preparação física. Edson usou uma máscara que dificulta a respiração e ajuda a melhorar sua condição aeróbica. Mas o que mais chamou a atenção foram as cores do Brasil no acessório.
Edson Barboza MMA UFC (Foto: Reprodução/ Instagram)Edson com a máscara que lembra a bandeira do Brasil (Foto: Reprodução/ Instagram)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jimy Hettes fora do UFC 159
Sem lutar desde setembro do ano passado, Jimy Hettes vai ficar um longo tempo inativo. O peso-pena anunciou nesta quarta que rompeu um dos ligamentos do joelho e teve que se retirar do card do UFC 159.
- E o azar ataca de novo. Rompi um ligamento do joelho. Vou perder outra grande luta - escreveu Hettes no Facebook.
Jimy Hettes enfrentaria Steven Siler, que agora vai pegar Kurt Holobaugh, conforme anunciou oficialmente o UFC. Holobaugh estava no Strikeforce e vai fazer sua estreia.

Corpo de alpinista brasileiro é achado no Aconcágua após duas semanas

Paraibano Josenildo Correia tentava pela terceira vez escalar o monte. Segundo relatos, ele chegou ao topo, mas se perdeu na descida

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
14 comentários
O Palácio do Itamaraty confirmou na tarde desta quarta-feira que o corpo do paraibano Josenildo Correia da Silva, desaparecido desde o dia 6 de março, foi encontrado pelo grupo de busca da Guarda Florestal do Monte Aconcágua, na Argentina. Alpinista amador, ele estava na sua terceira tentativa de escalar o maior pico do mundo após o Himalaia.
Natural de Guarabira, no Brejo paraibano, Josenildo era casado há 15 anos com Alessandra Pereira, com quem tem uma filha de 15 anos - ele tem mais dois filhos do primeiro casamento. O alpinista trabalhava numa empresa de distribuição de bebidas e praticava as escaladas nas horas vagas. Começou no Parque Pedra da Boca, localizado no interior paraibano, e aos poucos foi enfrentando desafios mais difíceis.
alpinista paraibano Josenildo correia, desaparecido no Aconcágua (Foto: Arquivo Pessoal)Josenildo Correia estava desaparecido no Aconcágua, mas corpo foi encontrado nesta quarta-feira
(Foto: Arquivo Pessoal)
O objetivo da expedição em que estava Josenildo era chegar até o cume do Aconcágua, que tem quase sete mil metros de altitude. Alguns integrantes do grupo foram desistindo no meio do caminho, por causa das condições climáticas adversas, mas Josenildo decidiu continuar. Segundo relatos, ele dissera que daquela vez não estava no monte por brincadeira.
Na época do desaparecimento, sua esposa disse que superar o Aconcágua era o grande sonho do marido, e que, apesar de dizer que nunca mais tentaria escalá-lo, ele sempre acabava querendo voltar. Era a quarta grande escalada que fazia na vida.
Monte Aconcágua  (Foto: Divulgação)Monte Aconcágua: paraibano morreu na terceira tentativa de escalá-lo (Foto: Divulgação)
Chegada ao cume antes de morrer
Com curso de instrutor de paramédico em alta montanha, o paraibano Edmilson Fonseca tentou sem sucesso escalar o Aconcágua entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. De acordo com informações passadas a ele, Josenildo conseguiu chegar ao cume e comemorou o feito, mas depois disso não foi mais visto.
edmilson fonseca, alpinista (Foto: Arquivo Pessoal / Edmilson Fonseca)Edmilson Fonseca já tentou escalar o monte: ele
cita relatos de amigos que confirmam que Josenildo
chegou ao topo do monte antes de desaparecer
(Foto: Arquivo Pessoal / Edmilson Fonseca)
Fonseza afirma que o alpinismo é um esporte seguro desde que os atletas saibam de seus limites, o que talvez não tenha sido o caso do colega (eles se conheceram em treinamentos na Paraíba, mas nunca escalaram juntos).
- Conversei com vários alpinistas do Brasil, muitos que estiveram no monte naquele dia, inclusive. Eles trouxeram relatos de outros atletas que subiram no monte e viram Josenildo no cume, comemorando o feito e tirando fotos de si mesmo. Mas talvez ele tenha chegado ao local tarde demais.

Zagallo ganha ação na Justiça, e Fla tentará parcelar dívida de R$ 627 mil

Rubro-Negro é obrigado a quitar montante até o próximo dia 29 para não sofrer com nova penhora sobre receitas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
111 comentários
encontro Zagallo x Jelinek (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Zagallo tem direito a receber R$ 627 mil por dívida
de 2001 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Principal problema do Flamengo e preocupação da nova diretoria, o caos financeiro detonou recentemente mais uma bomba na Gávea: Zagallo recebeu sentença favorável em ação contra o Rubro-Negro, na 39ª Vara Cível do Rio de Janeiro, e tem direito a receber R$ 627 mil por dívida referente a passagem como treinador entre 2000 e 2001. O valor deve ser depositado na conta da Treze Sports e Marketing LTDA., empresa do Velho Lobo, até o próximo dia 29. O clube, no entanto, informa que tentará um acordo para parcelar o montante.
Caso não solucione o problema até a data prevista, o Fla terá que arcar com multa de 10% sobre o valor da dívida e sofrerá com mais uma penhora nas receitas, questão que assola o clube desde o começo da temporada e impede, por exemplo, o recebimento de cotas integrais de patrocínios.
A passagem que originou a dívida foi a última de Zagallo pelo clube. Na ocasião, ele comandou a equipe no histórico tricampeonato sobre o Vasco, com gol de Petkovic, e na conquista da Copa dos Campeões.

'Caveira' Spider avisa Weidman: 'Missão dada é missão cumprida'

Brasileiro manda recado para seu adversário no UFC 162, em julho

Por SporTV.com Rio de Janeiro
558 comentários
Anderson Silva entrou no clima de sua luta contra o americano Chris Weidman, no UFC 162, e, vestido de "caveira" do Bope, mandou uma recado para o adversário por meio do Twitter. O evento será realizado no dia 6 de julho, em Las Vegas (EUA), e a luta entres eles vai valer o cinturão peso-médio do Ultimate, o qual o Spider já defendeu dez vezes.
- Para mim, missão dada é missão cumprida. Dia 6 de julho em Vegas. Caveira - escreveu, repetindo os dizeres que ele já havia usado anteriormente após vencer suas lutas.
anderson silva mma ufc soldado twitter (Foto: Reprodução)Anderson Silva vestido de 'caveira' do Bope (Foto: Reprodução)

Curtinhas: foto mostra Johny Hendricks sem sua famosa barba

Ultimate anuncia que primeira fase de seleção dos atletas para o TUF 18
será no dia 15 de abril, em Las Vegas (EUA). Riki Fukuda é demitido

Por SporTV.com Rio de Janeiro
7 comentários
Você já viu Johny Hendricks sem barba? Se não, prepare-se para a imagem abaixo. Depois da vitória sobre Carlos Condit no UFC 158, disputado no último sábado em Montreal (CAN), o americano lutador do peso-meio-médio do Ultimate foi clicado com o visual completamente diferente do que vinha apresentando nos últimos anos.
MMA Johny Hendricks (Foto: Reprodução / Instagram)Johny Hendricks aparece sem barba após o UFC 158 (Foto: Reprodução / Instagram)
UFC inicia seleção para o TUF 18
No meio do UFC 158, no último sábado, o presidente do Ultimate, Dana White, anunciou que Ronda Rousey vai ser uma das técnicas do TUF 18. Sua adversária no programa vai sair do confronto entre Miesha Tate e Cat Zingano, que ocorre no dia 13 de abril. Nesta terça-feira, o UFC divulgou que a primeira fase de seleção dos atletas será no dia 15 de abril, em Las Vegas (EUA). O reality show terá oito homens e oito mulheres do peso-galo.
Alguns pré-requisitos são necessários: todos os candidatos devem ter pelo menos 21 anos de idade; devem ter no mínimo três vitórias em lutas profissionais de MMA registradas nos sites "Sherdog" e no "Mixedmartialarts.com"; os candidatos também devem ter estar aptos a viver e trabalhar nos Estados Unidos legalmente.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Luke Rockhold em Jaraguá do Sul MMA UFC (Foto: Reprodução/ Instagram)Luke Rockhold posta foto com vista de
Jaraguá do Sul (Foto: Reprodução/ Instagram)
Luke Rockhold no Brasil
Adversário de Vitor Belfort na luta principal do UFC no Combate 2, no dia 18 de maio, em Jaraguá do Sul (SC), Luke Rockhold chegou ao Brasil para promover o evento. Nesta quarta-feira, o último campeão do peso-médio do Strikeforce postou uma foto da cidade catarinense.
- Visão do alto de Jaraguá do Sul. Sessão de condicionamento físico - postou o lutador no Twitter.
Riki Fukuda é demitido pelo UFC
O lutador japonês Riki Fukuda revelou pelo Twitter que foi demitido pelo UFC nesta semana. O lutador peso-médio de 32 anos foi derrotado pelo americano Brad Tavares no UFC Japão 2013, no início do mês, e chegou a três derrotas e duas vitórias dentro do octógono. Apesar da notícia ruim, o veterano foi gracioso ao comentar a notícia.
- Tive uma experiência especial. Muito obrigado a todos pelo apoio - escreveu Fukuda, que ainda não tem previsão de novo evento para atuar. Seu companheiro de treinos na academia americana AKA e também cortado há pouco tempo, Jon Fitch, prontamente o convidou para se juntar a ele no World Series of Fighting.

Godofredo Pepey e Felipe Sertanejo se enfrentam no 'TUF Brasil 2 Finale'

Atletas da categoria peso-pena farão duelo verde-amarelo em 8 de junho

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
18 comentários
O TUF Brasil 2 Finale, que será realizado no dia 8 de junho, provavelmente em Fortaleza, terá um duelo peso-pena entre brasileiros: Godofredo Pepey x Felipe Sertanejo. O combate ainda não foi anunciado oficialmente pelo Ultimate, mas o SPORTV.COM confirmou a realização do mesmo com fontes próximas à organização.
Montagem UFC - Godofredo Pepey x Felipe Sertanejo (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)Godofredo Pepey x Felipe Sertanejo: duelo ocorre no dia 8 de junho (Foto: Reprodução / Site Oficial do UFC)
Participante da primeira temporada do TUF Brasil, Pepey tem um cartel de nove vitórias e apenas uma derrota, que ocorreu para Rony Jason na final do reality show, no UFC 147. Ele vem de vitória por decisão dividida dos jurados sobre Miltinho Vieira no UFC São Paulo.
Sertanejo, por sua vez, tem 14 vitórias, quatro derrotas, um empate e duas lutas sem resultado (no contest). A última luta dele também foi contra Miltinho, no UFC 147, e o resultado foi um empate por decisão dividida. Ele operou o pé direito recentemente, mas já tirou os pinos e esta semana foi liberado para treinar normalmente.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, provavelmente em Fortaleza (CE)
CARD DO EVENTO (até agora):
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
Erick Silva x John Hathaway
Rony Jason x Mike Wilkinson
Rafael Feijão x Thiago Silva
Godofredo Pepey x Felipe Sertanejo
Ildemar Marajó x Jason High
Karlos Vemola x Caio Monstro

Pôster do UFC 160 destaca Velásquez x Antônio Pezão e Cigano x Hunt

Evento terá duelos entre pesos-pesados nas duas lutas principais

Por SporTV.com Montreal, Canadá
117 comentários
O UFC 160 está marcado para o dia 25 de maio em Las Vegas (EUA) e ainda estava sem pôster oficial. O UFC divulgou nesta terça-feira a imagem que destaca as duas lutas principais do evento: Cain Velásquez x Antônio Pezão e Junior Cigano x Mark Hunt. O duelo entre Valásquez e Pezão vale o título do peso-pesado do Ultimate.
Pôster do UFC 160 (Foto: Reprodução)
Marcado para o MGM Grand Garden Arena, o UFC 160 já tem dez lutas no card. Além de Pezão e Velásquez, o Brasil será representado também por Glover Teixeira. O mineiro vai encarar James Te Huna pelo peso-meio-pesado.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x James Te Huna
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
Gunnar Nelson x Mike Pyle
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Colton Smith x Robert Whittaker
Amir Sadollah x Stephen Thompson
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Thiago Silva admite que defesa ficava mais exposta no esquema de Mano

Zagueiro diz que prefere atuar com o setor mais protegido. Tendência é que Felipão use dois volantes no duelo desta quinta, contra a Itália, em Genebra

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Genebra, Suíça
O zagueiro Thiago Silva comparou nesta terça-feira, em Genebra, pouco antes da atividade da seleção brasileira, os esquemas utilizados por Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes. De acordo com o jogador, enquanto o antecessor era mais ofensivo e apostava em volantes com boa saída de bola, Felipão gosta de ver os defensores muito bem protegidos. Sem correr riscos.
- Cada treinador tem o seu jeito de trabalho. O Felipão gosta de volantes que marcam. No caso do Mano, nós tínhamos dois jogadores (volantes) que saíam muito para o jogo. A nossa parte defensiva ficava um pouco aberta, mas na parte ofensiva, a gente chegava muito bem lá na frente.
thiago silva dante brasil treino (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Thiago Silva (esquerda) durante treino da seleção brasileira (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
Apesar de elogiar o trabalho de Mano e de afirmar que o antecessor de Felipão fez um trabalho importante para a formação do grupo atual, Thiago Silva admitiu que prefere o esquema de Luiz Felipe Scolari.
- Para nós é mais fácil jogar dessa forma, mas depende dos jogadores que você coloca no meio. Temos atletas que apenas marcam e atletas que marcam e conseguem sair jogando. Hoje, nós temos o Fernando, que marca muito e sabe sair. O Luiz Gustavo também é assim. Por isso, eu estou tranquilo para esse jogo de quinta-feira.
No treino desta terça-feira, Felipão testou duas formações. Na primeira, como dois zagueiros, Thiago Silva atuou ao lado de David Luiz e a zaga foi protegida por Luiz Gustavo e Fernando. Na segunda parte do treino, Scolari escalou o time com três defensores (Thiago Silva, Dante e David Luiz). Porém, desta vez, apenas Fernando ficou na proteção aos homens de defesa.
Nesta quinta-feira, às 16h30m (de Brasília), o Brasil vai enfrentar a Itália, no Estádio de Genebra, na Suíça. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

Oposição denuncia suposta fraude nas eleições do Fluminense em 2010

Benemérito acusa o desvio de 36 votos, que tiraram 15 vagas no Conselho da chapa derrotada pelo presidente Peter Siemsen no último pleito do clube

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
86 comentários
A reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense na noite desta terça-feira, no Salão Nobre das Laranjeiras, foi marcada por uma denúncia. Membros da oposição do clube reuniram provas e acusaram a atual diretoria de fraude nas eleições presidenciais de 2010. A acusação é de que 36 votos destinados à chapa derrotada, Transforma Flu, do candidato Julio Bueno, foram repassados para a chapa Novo Fluminense, liderada pelo presidente Peter Siemsen. A consequente diferença de 72 votos na contagem final - que foi acompanhada por três integrantes do Ministério Público justamente para evitar problemas - possibilitou o chamado "capote", que acontece quando a chapa vencedora obtém mais do que o dobro de votos da segunda colocada e fica com todas as 150 vagas no Conselho.
Reunião do Conselho do Fluminense (Foto: Globoesporte.com)Reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense nesta terça-feira (Foto: Globoesporte.com)
Em dezembro de 2010, a chapa Novo Fluminense recebeu 1.726 votos, contra 831 da chapa Transforma Flu. Foram ainda 37 votos nulos e quatro em branco. Segundo o estatuto do clube, para efeito do cálculo de proporção referente à definição das vagas no Conselho, os votos em branco são adicionados à contagem da chapa vencedora. Sendo assim, Peter obteve um total de 1730 votos, contra 831 de Julio Bueno e o "capote" foi oficializado, uma vez que a chapa derrotada acumulou menos de 50% dos votos da chapa vencedora. Sem a suposta fraude, no entanto, a chapa de Julio evitaria o "capote" e teria direito a 15 vagas no Conselho.
Denúncia anônima e conferência de tabelião
Estatuto do Fluminense
 
Seção V - Da Eleição
Art. 23 - § 7º
 
"No caso de duas ou mais chapas concorrerem ao Conselho Deliberativo e os votos atribuídos àquela que obtiver a segunda colocação corresponderem a, no mínimo, 50% dos votos recebidos pela chapa vencedora, estarão eleitos, como Conselheiros Efetivos, os 135 primeiros nomes inscritos na chapa vencedora e os 15 primeiros nomes inscritos na segunda colocada".
A suspeita de fraude nas eleições do Fluminense já era levantada internamente pela oposição tricolor há mais de um ano. Porém, não havia provas. Os mais curioso em toda a história é que as mesmas surgiram de maneira anônima. Recentemente, o benemérito Marcos Furtado recebeu uma encomenda sem remetente em sua casa. Na caixa, estavam todas as cédulas da eleição de 2010. Na mesma hora ele convocou um tabelião, que refez a contagem e atestou a fraude. Antes de levantar a questão na reunião desta terça-feira, Marcos também prestou queixa na 9º DP, no Catete.
- Em 30 anos, é o pior dia da história do clube, Recebi na ultima quinta-feira uma caixa com dois envelopes, neles estavam as cédulas da última eleição presidencial, assinadas e identificadas com os respectivos votos de Peter (Siemsen) e Julio Bueno, além de brancos e nulos. Consultei um advogado, que me indicou procurar um tabelião, e ficou constatado que houve um erro na contagem dos votos, mais precisamente 36. Um número é pequeno em relação a uma vitória expressiva da atual presidência, mas que há dois anos vem prejudicando 15 associados, que deixaram de ter direito a suas vagas no Conselho. Atendendo a orientaçao do advogado, entreguei os votos na 9ª DP para a devida investigação. Faço a convocação desse Conselho para reparar o dano, e estou à disposição para mostar documentos - declarou Marcos Furtado.
Solicitou-se a criação de uma comissão par acompanhar a investigação policial. O presidente do Conselho Deliberativo, Braz Mazullo, disse durante a reunião que seguramente os poderes do clube vão apurar a denúncia, mas que também é preciso esperar o que vai fazer a Polícia, uma vez que ela foi acionada. Por meio de sua assessoria, a diretoria do clube avisou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Se futuramente for comprovado o erro, os 15 conselheiros da oposição devem ser empossados, mesmo faltando pouco menos de nove meses para o fim do primeiro mandato de Peter Siemsen. Entre os que teriam direito ao cargo, estão nomes conhecidos como Ricardo Tenório (vice-presidente de futebol na arrancada de 2009, que impediu o rebaixamento no Campeonato Brasileiro), Julio Domingues e José de Souza (vice-presidentes gerais na primeira e segunda gestões do ex-presidente Roberto Horcades, respectivamente), e ainda o ex-presidente David Fischel, que comandou o clube entre 1999 e 2004. Curiosamente, alguns dos 15 nomes hoje apoiam a gestão de Siemsen.

Diego Costa vira inspiração no pobre e desconhecido Barcelona Capela

Time onde o atacante da Seleção começou no futebol ainda treina em campo de areia e luta para disputar a quarta divisão do Paulistão

Por Alexandre Lozetti e Cassio Barco São Paulo
39 comentários
O cenário é quase cinematográfico. Uma rua isolada da zona sul de São Paulo, um portão modesto, um corredor lavado por um senhor de idade acompanhado de um cachorro, e que leva a um campo de areia enlameado pelas chuvas. Foi lá, em 2004, que Diego Costa se apresentou ao desconhecido Barcelona Capela, e deu o primeiro passo da carreira que, oito anos depois, desponta: agora ele é titular do Atlético de Madri e está convocado por Luiz Felipe Scolari para defender a seleção brasileira nos amistosos contra Itália, nesta quinta-feira, e Rússia, na próxima segunda.
Oito anos depois, o local está mais danificado, já que uma árvore, cortada na direção errada, desabou sobre parte do alambrado atrás de um gol, e do teto do local. Alheios ao visual, dezenas de adolescentes de 11 a 19 anos vestem o uniforme do Barcelona (não o de Messi e cia.) e correm atrás da bola do sonho de se tornarem jogadores de futebol. Agora, inspirados em Diego Costa, que será utilizado como exemplo pelo presidente Paulo Moura, que luta para conseguir disputar a Série B (quarta divisão) do Campeonato Paulista.
Até hoje, o Barcelona Capela recebe garotos de outras regiões do país aos montes. Diego chegou de Lagarto, no Sergipe, a São Paulo para morar com os tios e tentar a sorte no futebol. O dirigente jura que se encantou com a mistura de talento e força do adolescente desde seus primeiros toques na bola. Mesmo assim, não foi nada fácil para Moura convencê-lo a insistir na carreira. Até a Rua 25 de Março se tornou adversária.
mosaico barcelona da capela diego costa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Os primos de Diego Costa, então com 15 anos, trabalhavam no comércio popular da famosa rua da cidade, e faturavam mais do que os R$ 400,00 que o jovem recebia no Barcelona. O presidente do clube revela que seu pupilo sofreu um "bullying familiar".
- A 25 de Março foi uma tentação na vida do Diego. Ele recebeu bullying das pessoas que recebiam salário maior do que ele, e se sentia triste, um pouco preso. Queria poder comprar roupa, ir ao cinema, mas gastava quase tudo que ganhava em condução para vir treinar.
Moura não nega que o atacante recebia atenção especial. Assim como outros jovens, ele chegou a passar mais de uma semana sem aparecer nos treinos, mas o presidente insistia em ir até sua casa para buscá-lo. Quando Diego parecia encaminhado e convencido de que seu futuro seria o futebol, outro incidente quase freou sua trajetória.
diego costa barcelona da capela (Foto: Arquivo pessoal)Diego Costa (em destaque) nos tempos de Barcelona Capela (Foto: Arquivo pessoal)
O presidente do Barcelona havia convidado representantes da Gestifute, empresa que agencia a carreira de profissionais do futebol, para observarem o jovem promissor. Só que poucos jogos antes da chegada dos portugueses, Diego Costa foi expulso e condenado a 120 dias de suspensão pelo Tribunal da Federação Paulista de Futebol. Para evitar a saia-justa, Moura reviu o vídeo da partida, já que gravava todos os jogos, e notou que a expulsão havia sido injusta. Entrou com um recurso e, dois dias antes da partida, conseguiu a absolvição.
Diego Costa estava sem treinar, disposto a desistir após novo baque. Foi chamado na última hora e, sem ritmo, disputou apenas o segundo tempo. O suficiente para fechar um contrato e passar a defender o Braga, de Portugal.
- Tudo era para ter dado errado, mas deu certo. A suspensão foi absurda, mas conseguimos reverter, e quem viu adorou. Levaram direto - lembra o presidente do Barcelona Capela, que aproveita para elogiar o caráter do jogador:
- Apareceu gente querendo cancelar o negócio, o São Caetano procurou, a família questionou, mas ele disse que jogava bola por insistência minha, e bateu o pé. Ele sempre foi um exemplo dentro e fora de campo. Não é de bagunça, adora os pais, e fez o caminho de tantas outras crianças: do nada para o sonho, e do sonho para o tudo - filosofa.
O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo o amistoso entre Brasil e Itália, quinta, às 16h30m
No presente, em 2013, garotos de todas as regiões do país tentam seguir os passos de Diego, mas têm um empecilho. O Barcelona Capela não conseguiu cumprir as exigências da FPF para disputar a Série B estadual. O clube não tem um estádio para mandar os jogos, e reclama. Alega que fez acordos para atuar, por exemplo, na Rua Javari, mas foi impossibilitado pelo fato de duas equipes já utilizarem o local: Juventus e Palmeiras B.
O Barça paulistano também recebeu convites para representar outras cidades, do interior, na Série B, mas não tinha como bancar a transferência de município exigida pela Federação nesses casos: R$ 800 mil. Assim, o clube vive de treinos e amistosos para colocar seus atletas na vitrine. É por uma oportunidade como essa que o volante Denilson, de 15 anos, aguarda. Paraense, ele trocou as categorias de base do Paysandu por ver São Paulo como um cenário mais favorável. Ele deixou pais, amigos e namorada, e mora numa casa só com garotos do clube, numa avenida próxima ao campo de areia.
- O Diego Costa pegou Seleção, só de pensar nisso já é uma boa motivação pra galera. A gente faz um esforço a mais - diz o adolescente, que, apesar de inexperiente, já sabe muito bem como vender seu futebol.
- Uso as duas pernas, bato com a mesma força com ambas, dou dois toques na bola. Gosto de movimentação e de partir pra cima.
Lucas, outro volante, fez o caminho inverso. Saiu do Barcelona Capela rumo ao Paysandu, onde se tornou campeão estadual sub-17. Chamado de Thiaguinho, pela semelhança com o cantor de pagode, voltou a São Paulo para passar férias e mantém a forma graças aos treinos no clube. O campo de areia, que à primeira vista assusta, é motivo de bom debate. O presidente jura que é proposital, desde a época de Diego Costa. Ele rejeita gramado, e acha que a dificuldade pode aprimorar fundamentos dos jovens, como passe e domínio de bola.
Os jogadores reconhecem a dificuldade, admitem que está longe do ideal, mas embarcam no discurso de Paulo Moura. Lucas, que hoje treina e joga no gramado dos campos do Papão, agradece à areia.
- É ótimo ter um campo assim. Você aprende a dominar melhor a bola e tem muito mais facilidade quando joga num gramado bom.
  •  
Diego Costa no treinamento da Seleção (Foto: Mowa Press)Diego Costa, de branco, no treinamento da Seleção nesta terça em Genebra (Foto: Mowa Press)

Ney Franco nega resposta a Lúcio e explica saída: 'Puramente técnica'

Treinador diz que saída do pentacampeão do time não está relacionada com a irritação dele ao ser substituído contra o Arsenal, semana passada

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
198 comentários
Ney Franco entrevista coletiva no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Ney Franco, em entrevista coletiva no São Paulo
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)
A insatisfação de Lúcio ao ser substituído contra o Arsenal, na Argentina, ficou no passado. Pelo menos é assim que o técnico Ney Franco tenta encarar o problema com o pentacampeão, um dos principais reforços do Tricolor para 2013. Após o treino desta terça-feira, no CT da Barra Funda, o técnico garantiu que a saída do zagueiro da equipe não tem qualquer relação com o episódio de Sarandí.
– É (uma decisão) puramente técnica, muito em função do desempenho do Toloi e do Edson Silva. Além de defender, que é a função deles, foram corados com os gols. Ofensivamente, vamos precisar das boladas paradas porque é um campo estreito – afirmou, referindo-se ao estádio Primeiro de Maio, palco do jogo contra o São Bernardo, nesta quarta-feira.
Lúcio também tratou de acabar com a confusão. Antes da atividade, o site oficial do São Paulo publicou uma nota em que o zagueiro se desculpava com o treinador. Eles, aliás, conversaram no fim de semana para amenizar o clima ruim após a derrota por 2 a 1 que complicou a vida do Tricolor no Grupo 3 da Taça Libertadores.
– Conversei com o elenco todo e, com alguns, tive uma conversa individual. Nesse caso, o Lúcio me preocupou e conversamos nesse sentido. Está tudo sanado. Ele não foi relacionado (contra o Oeste) porque estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e agora fica como opção – revelou o treinador.
Sem Lúcio, o treinador aproveitou para exaltar a nova dupla de zagueiros. Edson Silva quase não vinha sendo utilizado na temporada, mas ganhou espaço depois que Rhodolfo sofreu uma torção no tornozelo direito e ainda não foi liberado pelos médicos.
– Foi a dupla que optei também contra o Arsenal na hora de tirar um zagueiro. Eles fizeram uma partida segura no fim de semana. Então, pelos meus critérios, achei interessante mantê-los – concluiu.

Hospedagem de Brasil e Portugal em amistoso foi superfaturada, diz jornal

Reportagem indica gasto a mais de R$ 182 mil em jogo no DF em 2008.
Advogado do ex-governador José Roberto Arruda nega irregularidades.

Do G1 DF
29 comentários
Justiça do DF aceita denúncia contra presidente do Barcelona (Foto: TV Globo/ Reprodução)Jogadores de Brasil e Portugal em amistoso no
Bezerrão, DF(Foto: TV Globo/ Reprodução)
Duas empresas que participaram da organização do amistoso entre Brasil e Portugal, no Distrito Federal em 2008, são investigadas pela polícia do Distrito Federal por suposto superfaturamento na hospedagem das seleções. O inquérito foi encaminhado para a Justiça.
De acordo com reportagem publicada na edição desta terça-feira (19) do jornal “Folha de S.Paulo”, o superfaturamento envolveu as empresas Pallas Turismo, responsável pela hospedagem das seleções, e Ailanto Marketing, que organizou o amistoso. O G1 não conseguiu contato com representantes das duas empresas.
De acordo com o jornal, o gasto com hospedagem e alimentação das seleções foi de R$ 79 mil. No entanto, a Pallas Turismo teria cobrado R$ 261 mil. O gasto do governo do Distrito Federal (GDF) com a realização do amistoso foi de R$ 9 milhões.
Na última quarta-feira (13) o Tribunal de Contas do DF, aceitou a denúncia contra o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, um dos sócios da Ailanto, e mais quatro pessoas, entre elas o ex-governador do DF José Roberto Arruda, por suposta fraude na organização do amistoso.
Sobre Rosell pesa a suspeita de ele ter embolsado R$ 1 milhão da cota de R$ 9 milhões recebida pela empresa Ailanto, contratada pelo GDF sem a realização de licitação. O advogado do presidente do Barcelona no Brasil, Antenor Madruga, disse que a denúncia é “totalmente absurda”.
“O MP fez uma denúncia depois de dois anos de investigação, uma  investigação a que a polícia não havia chegado a nenhuma conclusão, não encontraram nenhum indício de superfaturamento ou corrupção”, afirmou.
O ex-governador Arruda, que deixou o cargo acusado de envolvimento com o suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM, também sempre negou irregularidades.
O advogado dele, Edson Smaniotto, disse o processo de contratação do jogo foi legal. “Havia uma empresa que representava a Confederação Brasileira e a Confederação Portuguesa, então se há uma representante das duas confederações, não há uma outra empresa que pudesse participar da licitação. O governo agiu dentro da regularidade", disse.
O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, informou na  época em que surgiram as primeiras denúncias, que os jogos da seleção brasileira eram vendidos a uma empresa da Arábia Saudita, que detinha os direitos de negociação, contratação e produção dos eventos.
Segundo ele, deveria ter sido esta empresa a vendedora dos direitos à Ailanto Marketing, o que tiraria da CBF qualquer responsabilidade sobre eventuais irregularidades.

Suspeito do caso Priscila Belfort
volta a ser preso, e Vitor pede justiça

Periquito estava evadido desde 2010. 'Que a lei possa trazer essa solução
na terra, para dar um descanso para minha mãe e o meu pai', diz o lutador

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
442 comentários
O misterioso caso do desaparecimento - e suposta morte - de Priscila Belfort, irmã do lutador do UFC Vitor Belfort, ganhou um novo capítulo esta semana. Suspeito de participar do sumiço de Priscila em janeiro de 2004, Leandro Ferreira Fernandes, mais conhecido como "Periquito", foi preso nessa segunda-feira pela Polícia Civil enquanto atuava como manobrista no Centro do Rio de Janeiro, e levado para a 25ª Delegacia de Polícia, no Engenho Novo. Periquito, que já esteve preso anteriormente, ganhou em 2010 o benefício da visita periódica ao lar, mas não retornou à cadeia em uma dessas visitas e, por isso, foi considerado evadido. Ele tinha quatro mandados de prisão pendentes, por homicídio e tráfico.
De acordo com as investigações, Priscila foi sequestrada no dia 9 de janeiro de 2004 quando saía do trabalho e levada ao Morro da Providência, onde teria sido executada e esquertejada por um grupo de traficantes da área. Mas nunca houve uma versão oficial. O inquérito, que está na Divisão Anti-Sequestro, não chegou a ser arquivado e corre em total sigilo. O SPORTV.COM tentou contato a DAS, mas ouviu da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil que eles não poderiam se manifestar sobre o caso. Já Rivaldo Barbosa, delegado titular da Divisão de Homicídios, admitiu a possibilidade de Periquito ser interrogado novamente sobre o desaparecimento de Priscila, uma vez que eles trabalham com a chance de ela ter sido assassinada.
vitor belfort mma irma (Foto: Reprodução/Twitter)Vitor Belfort, ainda adolescente, com a irmã Priscila (Foto: Reprodução / Twitter)
Em conversa por telefone com a reportagem, Vitor Belfort mostrou alívio pela notícia da prisão e contou que Periquito, quando interrogado sobre o desaparecimento da sua irmã há alguns anos, jogou a culpa em Jairo Cesar da Silva Caetano, conhecido como Gerinho. O lutador criticou a Justiça brasileira:
- Existe muita injustiça na nossa Justiça, é por isso que quem não acreditar na justiça de Deus está perdido. Minha mãe tentou reabrir o caso da minha irmã, e a polícia nao sabe nem onde se encontra o caso dela. Precisamos rever nossa Justiça.
Vamos saber o que aconteceu
para enterrar o caso. É muito
ruim ficar imaginando o que
pode ter acontecido"
Vitor Belfort, sobre o desaparecimento da irmã
Vitor afirmou que um esclarecimento vai ser importante principalmente para seus pais, Dona Jovita e Seu Belfort:
- Com certeza, porque a gente vai poder saber o que aconteceu, o cara vai ser interrogado. Vamos saber como foi, quem estava envolvido. Traz a justiça também, o alívio. Vamos saber o que aconteceu para enterrar o caso. É muito ruim ficar imaginando o que pode ter acontecido. É importante principalmente para minha mãe e meu pai, que vão poder decidir isso dentro deles. Imagina não saber o que aconteceu com seu filho...
O peso-médio do UFC afirmou ainda que já resolveu o problema dentro de si próprio há bastante tempo e reforçou sua crença em Deus para que a verdade finalmente apareça:
- Eu creio muito em Deus. Isso foi solucionado dentro de mim desde que aconteceu, foi um processo bem difícil, mas já tinha sido solucionado. Deus está no controle de tudo. Que a lei possa agora trazer essa solução na terra, para dar um descanso para minha mãe e o meu pai, para o Brasil inteiro,  para os meus amigos e os amigos da minha irmã. Foi um caso em que ficamos muito sem saber o que aconteceu. Quando a gente decide dentro da gente, no espiritual, o natural vem depois. Que se faça justiça com o grupo, pois acredito que não foi uma pessoa em si (que cometeu o suposto crime).

Lucas nega críticas a Ibrahimovic e afirma que foi mal interpretado

Meio-campista do PSG diz que tem bom relacionamento com o atacante sueco e ressalta importância do companheiro para a equipe francesa

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França
195 comentários
Depois de chamar Ibrahimovic de arrogante, o meia Lucas se explicou nesta terça-feira no Twitter. Segundo o jogador brasileiro, suas declarações foram mal interpretadas. O ex-meia do São Paulo garantiu ainda que tem ótimo relacionamento com o craque sueco.
- Dei uma entrevista ontem por telefone e acabei sendo mal interpretado sobre o que disse do Ibra. Falei que dentro de campo o Ibra grita bastante, reclama, xinga...Coisa normal de jogo e de um atacante, pois todos querem ganhar e fazer gols.
Lucas e Ibrahimovic no treino do PSG (Foto: Getty Images)Lucas e Ibrahimovic durante treino do PSG (Foto: Getty Images)
Na segunda-feira, Lucas falou ao "Fox Sports Radio" sobre Ibrahimovic e reconheceu o temperamento difícil do companheiro.
- É um grandíssimo jogador. Mas é um pouco arrogante e reclama muito das coisas. Quando grita, se faz entender em qualquer idioma - declarou o atleta.
Nesta terça, porém, o meio-campista minimizou o jeito de Ibra e afirmou que não tem nenhum problema com o artilheiro do PSG.
- É o jeito dele, mas é um grande jogador e é muito importante para o time. Ele me trata muito bem, brinca comigo, conversa. Nós nos damos muito bem - escreveu.

Maracanã: com três dias de atraso, instalação da cobertura chega a 50%

Previsão da Emop era ter metade do teto instalada até o último sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
307 comentários
A instalação da cobertura do Maracanã chegou à metade nesta terça-feira. A previsão da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) era que o novo teto ocupasse 50% do estádio até o último sábado.
A cobertura terá 120 membranas de lona (feita de teflon e fibra de vidro), que ainda serão tensionadas e ocuparação 47 mil metros quadrados. A promessa do projeto é que ela cubra 95% das 78.838 cadeiras. O teto terá 68,4 metros de comprimento, contra 30 metros do antigo antes da reforma.
O governo do Rio garantiu que o estádio estará pronto no dia 27 de abril, quando acontecerá o primeiro evento-teste (uma partida entre ex-atletas, com entrada permitida somente para operários e familiares). O segundo teste será em 8 de maio, também sem venda de entrada. O primeiro jogo aberto ao público será o amistoso entre Brasil e Inglaterra, dia 2 de junho.
  •  
obras cobertura Maracanã Copa 2014 (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)Imagem aérea do Maracanã nesta terça: 50% da cobertura instalada (Foto: Genílson Araújo / Ag. O Globo)
 

Futebol americano de lingerie muda de cara para se tornar um 'esporte global'

Legends Football League troca de nome, slogan e até uniforme para ganhar credibilidade no mundo como modalidade. Brasil está nos planos para 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
28 comentários
Mulheres bonitas, em excelente forma e jogando futebol americano de calcinha e sutiã. Pode parecer apenas uma mera exibição de entretenimento, mas o que a Liga de Futebol Americano de Lingerie almeja é bem mais do que isso a partir deste ano. Recentemente, a organização - que mudou de nome para Legends Football League, mantendo a sigla LFL - não tem medido esforços para se tornar um esporte mundialmente conhecido e, principalmente, reconhecido. Além da mudança de nome, as lingeries foram trocadas por um tipo de ''biquíni'' que melhora o desempenho.
- Esse foi um passo tomado para amadurecer o nosso esporte, que agora é global. Embora o nome ''Lingerie Football League'' tenha atraído a atenção da grande mídia e mostrado o esporte para milhões, chegamos a uma encruzilhada entre ganhar credibilidade como esporte ou ser um chamariz - explicou Mitchell S. Mortaza, fundador da liga, à imprensa americana.
lingerie football league mosaico (Foto: Divulgação/LFL)
A quarta temporada americana inicia no dia 30 de março e, desta vez, o bordão utilizado pela LFL é o de ''esporte global''. A modalidade feminina tem levado uma média de público de 20 mil torcedores aos jogos, sendo transmitido em 90 países. Segundo a estimativa feita pelo site oficial da Liga, a LFL será visto internacionalmente, em 2014, mais do que a própria NFL (Liga de Futebol Americano).
- Começou como um show e agora é um esporte profissional. Estão tentando torná-lo mais popular para quebrar barreiras e assim transformar em algo mais sério - disse a beldade Tammie West, atleta do WA Angels, da Austrália.
A Liga foi fundada nos Estados Unidos. No entanto, hoje já existem franquias em outros países como Austrália e Canadá. Até 2015, a ideia é expandir essas representações para Irlanda, Alemanha e Reino Unido. As partidas são disputadas em um campo de 50 metros, em dois tempos de 17 minutos. Cada time entra em campo com sete atletas. No momento, os representantes comemoram o sucesso do esporte nas quatro primeiras temporadas divulgando que o crescimento foi superior a eventos como UFC e WWE no mesmo período de atividade.
Liga de lingerie de futebol americano (Foto: Divulgação/Facebook)Novo uniforme e novo lema da LFL: esporte global (Foto: Divulgação/Facebook)
O Brasil também está nos planos de expansão da LFL. O que se sabe até agora é que a empresa responsável pela Liga anunciou um acordo com um estádio para disputar três jogos no país em 2014, o último deles na véspera da final da Copa do Mundo de futebol. O evento ganhou o nome de World Bowl e será disputado entre as seleções dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa, locais que já têm ou terão em breve uma liga da modalidade.
A ideia da LFL é que o torneio aconteça de quatro em quatro anos, paralelamente à Copa do Mundo de futebol. México e Argentina também fazem parte dos planos futuros para uma liga sul-americana.