quarta-feira, 20 de março de 2013

Belfort compara TRT a tratamento para asma e diz agir de maneira limpa

Adversário do brasileiro no UFC no Combate 2, Luke Rockhold diz aceitar polêmica terapia, mas pede mais consistência na sua regulamentação

Por Ivan Raupp Jaraguá do Sul, SC
9 comentários
Vitor Belfort MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Vitor Belfort fala após o UFC São Paulo
(Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
A isenção de uso terapêutico para tratamento de reposição de testosterona (TRT) tem sido centro de polêmica no UFC nos últimos anos, o que se intensificou quando foi revelado que o brasileiro Vitor Belfort era um dos lutadores com essa permissão. Durante entrevista coletiva para promoção do UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold, o lutador carioca defendeu sua necessidade de usar o tratamento e garantiu não estar "trapaceando" para ficar mais forte.
- Muita gente não sabe o que é isso (TRT). Às vezes, as pessoas acham que é usar esteroide. Na realidade, é um tratamento acompanhado pelo médico. Você tem o exame médico, todo um procedimento. Faço exame de sangue toda semana. É só uma reposição, porque há uma deficiência. O médico encontrou uma coisa, e ele te receita isso. É uma coisa acompanhada pelos médicos e pelo próprio UFC. Eles sabem disso e sempre acompanharam. Nunca burlei nada, sempre agi de maneira limpa. Não pode ser uma coisa injusta. Na realidade, o TRT me traz a um nível de uma pessoa normal da minha idade. É como se você tivesse asma. Tem um spray que ajuda a não ter a asma. Tem gente que acha que é uma coisa para melhorar o rendimento. As pessoas são muito avessas a esse negócio de tratamento. Eu não tenho aversão, me tratei, sou a favor de as pessoas serem abertas, justas naquilo que estão fazendo. Cabe a cada um, e o UFC tem buscado agir de uma maneira correta. O Dana White (presidente do UFC) está certo em verificar quem está fazendo a coisa certa, quem precisa. Isso é muito interessante - defendeu o peso-médio.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
As pessoas acham que é usar esteroide. Na realidade, é um tratamento acompanhado pelo médico. Você tem o exame médico, todo um procedimento. Faço exame de sangue toda semana. É só uma reposição, porque há uma deficiência"
Vitor Belfort
Parte da polêmica pelo uso de TRT é justamente a suspeita, levantada pelo próprio Dana White, de que alguns lutadores estariam a usando para ganhar vantagem na forma física. Adversário de Vitor Belfort na Arena Jaraguá, o americano Luke Rockhold disse já não se importar com a permissão do tratamento, mas reclamou da falta de uniformidade na aplicação das isenções para seu uso. Enquanto a Comissão Atlética Brasileira de MMA, nova responsável pela regulamentação dos eventos do UFC no país, permite que Belfort faça uso da terapia, o diretor executivo da Comissão Atlética do Estado de Nevada, Keith Kizer, declarou recentemente que não concederia a isenção ao brasileiro, pois o regulamento da entidade proíbe que atletas pegos no antidoping por uso de esteroides façam uso do tratamento. O brasileiro foi flagrado por uso de 4-hidroxitestosterona em 2006, após sua derrota para Dan Henderson pelo Pride 32.
- Meu pensamento sobre TRT é que é parte do esporte agora. Há muitos caras usando isso, muitos caras antigos que podem precisar repor para voltar ao nível normal. Eu só gostaria de ver os lutadores testados para ter certeza que estão dentro dos níveis legais. Tenho 28 anos, nunca precisei disso. Eu me sinto mais forte na academia apenas sendo eu mesmo. Só acho que deveria haver uma lei uniforme para o mundo todo. Se não é permitido em um lugar, não deveria ser permitido no mundo todo - argumentou Rockhold.
O UFC no Combate 2 terá transmissão ao vivo e na íntegra com exclusividade pelo canal Combate, no próximo dia 18 de maio. Confira o card completo:
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD DO EVENTO
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Cezar Mutante x CB Dollaway
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Paulo Thiago x Lance Benoist
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Gleison Tibau x John Cholish
Manny Gamburyan x Hacran Dias
Iuri Marajó x Marcos Vina
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett

Nenhum comentário:

Postar um comentário