segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Essa e boa...

http://blogs.lancenet.com.br/charges/

Parou, parou, parou…

 

por Mario Alberto em 28.nov.2011 às 5:23h
 
 
 

Quase lá?…

por Mario Alberto em 27.nov.2011 às 14:59h
 

Botafogo entra com pedido no STJD para jogar no Engenhão

Clube entra com ação para fazer valer seu mando de campo no clássico com o Fluminense, que está marcado para Volta Redonda

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Botafogo entrou nesta segunda-feira com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para garantir a realização do clássico com o Fluminense, domingo, às 17h (de Brasília), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, o jogo está marcado para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O advogado Aníbal Rouxinol foi o responsável por entrar com a ação no STJD. Agora, a expectativa é pela decisão do presidente da entidade, Rubens Approbato. A alegação é de que o mando de campo é do Botafogo, dono do Engenhão. Segundo a CBF, o estádio será palco do clássico entre Vasco, que briga pelo título, e Flamengo, que luta por vaga na Copa Libertadores, no mesmo dia e horário.
Torcida Botafogo Engenhão (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Torcida do Botafogo no Engenhão (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O Botafogo havia publicado uma nota oficial antes da decisão da CBF, informando que não abriria mão do Engenhão caso chegasse ao último jogo com chances de classificação para a Copa Libertadores. O Fluminense já está garantido na competição, mas precisa confirmar a participação diretamente na fase de grupos.
A CBF também anunciou os locais dos clássicos paulistas na última rodada, quando todos os jogos serão no domingo, às 17h (de Brasília). O líder Corinthians vai encarar o Palmeiras no Pacaembu, enquanto São Paulo x Santos, por questão de segurança, sairá da capital paulista e será disputado em Mogi Mirim (SP), no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira.

Bolívar leva pena pesada e só volta quando Dodô também retornar

Zagueiro do Inter só deve voltar a jogar na metade de 2012, quando Dodô retornar, após passar por cirurgia. Cabe recurso

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
O tempo em que Dodô, do Bahia, ficará em recuperação de cirurgia para correção dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo é o mesmo período em que Bolívar, do Inter, ficará sem poder pisar em um campo de futebol, decidiu nesta segunda-feira o STJD. O tribunal aplicou pena inédita ao zagueiro do Inter, envolvido no choque que causou a lesão do lateral-esquerdo. Denunciado no artigo 254, que trata de jogada violenta, o capitão colorado pegou quatro jogos de gancho, mas também foi punido pelo parágrafo terceiro, que prevê a equivalência de tempo entre um atleta inativo e o suposto responsável por sua lesão.
Bolívar foi ao julgamento. Ao dar sua versão para o lance, disse que não quis machucar o adversário, alegou que foi um lance de jogo, argumentou que raras vezes foi expulso na carreira. Mas não adiantou. Os auditores não foram sensibilizados. Com isso, se não houver reviravolta na decisão, o zagueiro só deve voltar a jogar no fim do primeiro semestre de 2012.
A decisão surpreendeu o advogado Rogério Pastl, responsável pela defesa de Bolívar. O Inter entrará com recurso. Até sexta-feira, buscará efeito suspensivo, para que ele possa enfrentar o Grêmio no domingo.
O Inter tentou criar uma imagem de lealdade em torno de seu jogador. Usou depoimentos de Rodrigo Moledo, companheiro de zaga, e de um jornalista. O árbitro Paulo César Oliveira, apitador do jogo entre Inter e Bahia, também foi julgado - e absolvido. Disse que jamais viu violência nos jogos de Bolívar em que ele trabalhou, mas também afirmou que deveria ter dado o cartão vermelho para o atleta. Admitiu o erro (só deu amarelo) depois de ver o lance pela TV.
Nos dias posteriores ao jogo, Bolívar se defendeu. Chegou a dizer que Dodô foi afoito na jogada. Até telefonou para o jogador do Bahia, que declarou ter perdoado o zagueiro. Mas o STJD pensou diferente.

Muito além do estadual: relembre duelos de Fla e Vasco em Brasileiros

Na semana do clássico decisivo, GLOBOESPORTE.COM resgata encontros marcantes entre os rivais na principal competição nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Clássico dos Milhões terá neste domingo sua edição mais importante na história dos Brasileiros por pontos corridos. O Vasco luta pelo título, e o Flamengo busca uma vaga na Libertadores. No embalo da decisão da última rodada, o GLOBOESPORTE.COM lembra outros duelos marcantes entre os rivais na competição nacional. Alguns acabaram não valendo nada em termos de título ou classificação para a competição internacional, mas são guardados com carinho na lembrança dos torcedores, seja por placar elástico ou pela demonstração de força em ano de uma conquista rival. Confira cinco vitórias de cada um.
Fla vence pelas quartas em 1983
Em 1983, Flamengo e Vasco se enfrentaram nas quartas de final do Brasileirão. Na primeira partida, os rubro-negros venceram por 2 a 1, gols de Adílio e Julio Cesar. No jogo de volta, o empate por 1 a 1 levou o time do técnico Carlos Alberto Torres à semifinal contra o Atlético-PR. Na final, o Flamengo de Zico bateu o Santos e conquistou o Brasileiro pela terceira vez (veja o vídeo com o primeiro confronto das quartas).
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

O domingo de Bujica
Na primeira eleição direta para a presidência do Brasil, em 1989, o candidato Fernando Collor, com seu discurso contra a corrupção e a favor dos descamisados, foi chamado de "Caçador de Marajás". O slogan virou apelido de Bujica: no primeiro clássico do vascaíno Bebeto contra o Flamengo, o novato camisa 9 brilhou marcando os dois da vitória do Fla sobre o time que viria a ser o campeão brasileiro daquele ano.  E Bebeto ainda foi expulso.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

Primeiro baile de Edmundo
No Brasileirão de 1992, o Vasco teve a melhor campanha da primeira fase. O ponto alto daquela trajetória foi a goleada por 4 a 2 sobre o Flamengo. Foi o sexto jogo seguido dos rubro-negros sem vitória naquela competição. O clássico entrou para a história como o primeiro de uma sequência de goleadas vascaínas com Edmundo como protagonista. Nesse jogo, ele marcou um. Seu substituto, Flávio, foi autor de outro, e Bebeto fez dois.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

O troco rubro-negro
No mesmo Brasileiro de 1992, Flamengo e Vasco caíram no mesmo grupo na  semifinal - depois do começo ruim, os rubro-negros terminaram a primeira fase em quarto lugar. No primeiro clássico da chave, houve empate por 1 a 1. O duelo seguinte foi vencido pelos rubro-negros: 2 a 0, gols de Júnior e Nélio. Na sequência do campeonato, o Flamengo se classificou para a final com uma ajuda do Vasco: na rodada derradeira, os rubro-negros venceram o Santos no Maracanã, enquanto os cruz-maltinos bateram o São Paulo. Na final, deu Flamengo em cima do Botafogo.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

Animal sem piedade
O Brasileiro de 1996 marcou a volta de Edmundo ao Vasco depois de uma passagem sem brilho no "ataque dos sonhos", quando jogou ao lado de Romário e Sávio com a camisa do Flamengo. Bebeto também voltava a vestir a camisa rubro-negra naquele campeonato. No duelo entre os ídolos, o Animal levou a melhor: depois de ser provocado pela torcida rival, marcou três na vitória por 4 a 1 e ainda viu Bebeto perder um pênalti.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

Nova goleada, agora com título
Em 1997, mais uma goleada de Edmundo, desta vez num jogo decisivo, pela fase semifinal. O primeiro duelo terminou com empate por 1 a 1. Os rubro-negros se lembraram de 1992 e sonharam com um repeteco rumo ao título. Mas o ano era do Vasco. O time venceu por 4 a 1 e arrancou para bater o Palmeiras na decisão. Edmundo fez três, alcançando o que naquele ano era o recorde de gols em uma edição (29). Maricá fechou a goleada do time de Antônio Lopes.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

Clássico dos milhões na arquibancada e no campo
Em 2000, Vasco e Flamengo tinham dois dos times mais caros do país. Do lado cruz-maltino, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Romário e Euller. Pelo Fla, Edilson, Petkovic, Denilson e Alex. A diferença é que o Vasco empolgava. O Flamengo sofria. Carlinhos caiu, e Zagallo chegou convocando a torcida. O público rubro-negro deu a resposta, e o time venceu por 4 a 0 aquele que viria a ser o campeão brasileiro.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

A reposta do Vasco pós-tri
Depois de conquistar o título estadual com o gol de Pet, em 2001, o Flamengo despencou no Campeonato Brasileiro e lutou para não cair. Com Romário, ausente na decisão do Carioca devido a uma lesão, o Vasco goleou o rival por 5 a 1. O Baixinho marcou três vezes. Gilberto abriu o placar. Euller completou. O gol rubro-negro foi de Bruno Carvalho, ex-Vasco, já nos acréscimos. A defesa do time de Zagallo tinha André Bahia e Anderson Luiz.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

'Tô doido'
Em 2006, o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil sobre o Vasco. Com a derrota engasgada, os cruz-maltinos venceram os rubro-negros no segundo turno do Brasileiro com uma grande atuação. Abedi, Leandro Amaral e Jean fizeram os gols da vitória por 3 a 1 (Obina descontou). O ex-rubro-negro Jean fez o terceiro e comemorou pulando como o personagem Jajá, que dizia "Tô doido" no programa humorístico "Zorra Total", da TV Globo.
Clique e veja a ficha da partida na Futpédia

Arrancada de Joel
Em 2007, o Flamengo saiu da zona de rebaixamento no Brasileiro rumo à zona de classificação para a Libertadores do ano seguinte. Uma das vitórias marcantes daquela arrancada foi contra o Vasco. Com gols de Toró e Ibson, o time bateu o rival por 2 a 1 - Andrade descontou. A vitória foi a segunda de uma sequência de cinco seguidas (Paraná, Vasco, Grêmio, América-RN e Corinthians). O time terminou o Brasileiro na terceira colocação.

Rainha de bateria da Beija-Flor será 'ring girl' de evento de MMA da escola

Raíssa Oliveira, de 21 anos, estreará na nova função no próximo sábado. Evento acontece na quadra da agremiação, e tem 12 lutas no card principal

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Raíssa Oliveira como Ring Girl da Beija-Flor (Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)Raíssa Oliveira como Ring Girl do Beija-Flor Fight
Combat (Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)
A rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa de Oliveira, de 21 anos, estreará em nova função no próximo sábado. Aos 21 anos, a sambista será "ring girl" do Beija-Flor Fight Combat, que acontece na quadra da escola de samba carioca, em Nilópolis. O convite foi feito pelo vice-presidente da Beija-Flor, Paulo Roberto Moraes.
Dona do posto de destaque da escola de samba desde os 12 anos, Raíssa disse estar ansiosa em entrar no octógono para anunciar os rounds das lutas do evento.
- Sabia que a escola iria promover o evento, já tinha dito que ia assistir, porque nunca vi uma luta de perto. Nem passou pela minha cabeça que eles me chamariam para entrar no octógono. Estou ansiosa com a nova experiência - disse a passista em entrevista a site "Tudo de samba". Raíssa dividirá a função de "ring girl"com outras passistas da escola.
A pesagem dos atletas para o evento acontece nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, ao meio-dia, na Praça dos Estudantes, ao lado da Prefeitura de Nilópolis. Os ingressos custarão R$ 15 (pista) e R$ 30 (cadeira). O Beija-Flor Fight Combat acontece no dia 3 de dezembro, às 21h, na quadra da Beija-Flor.
Raíssa Oliveira como Ring Girl (Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)Raíssa já treina para fazer bonito como ring girl do Beija-Flor Fight Combat(Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)
Confira o card completo do BFFC:
José Maria “Sem Chance” x Alex “Pardal”
Bete Tavares x Jennifer Araújo
Jorge “Blade” x Nelson Velasques
Carlston Lindsay x  Bruno “Renascer"
Henrique Alves x Sidney Lessa
“Wall” do Santos x Jonas Alves
Bruno “Carioca” x Bruno “Cro Cop”
Adriano Sargento x Jonas “Cyborg”
Gelson dos Anjos x Silvio José
Antonio Junior x Marcus “Raposa” Vinícius

Rainha de bateria da Beija-Flor será 'ring girl' de evento de MMA da escola

Raíssa Oliveira, de 21 anos, estreará na nova função no próximo sábado. Evento acontece na quadra da agremiação, e tem 12 lutas no card principal

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Raíssa Oliveira como Ring Girl da Beija-Flor (Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)Raíssa Oliveira como Ring Girl do Beija-Flor Fight
Combat (Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)
A rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa de Oliveira, de 21 anos, estreará em nova função no próximo sábado. Aos 21 anos, a sambista será "ring girl" do Beija-Flor Fight Combat, que acontece na quadra da escola de samba carioca, em Nilópolis. O convite foi feito pelo vice-presidente da Beija-Flor, Paulo Roberto Moraes.
Dona do posto de destaque da escola de samba desde os 12 anos, Raíssa disse estar ansiosa em entrar no octógono para anunciar os rounds das lutas do evento.
- Sabia que a escola iria promover o evento, já tinha dito que ia assistir, porque nunca vi uma luta de perto. Nem passou pela minha cabeça que eles me chamariam para entrar no octógono. Estou ansiosa com a nova experiência - disse a passista em entrevista a site "Tudo de samba". Raíssa dividirá a função de "ring girl"com outras passistas da escola.
A pesagem dos atletas para o evento acontece nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, ao meio-dia, na Praça dos Estudantes, ao lado da Prefeitura de Nilópolis. Os ingressos custarão R$ 15 (pista) e R$ 30 (cadeira). O Beija-Flor Fight Combat acontece no dia 3 de dezembro, às 21h, na quadra da Beija-Flor.
Raíssa Oliveira como Ring Girl (Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)Raíssa já treina para fazer bonito como ring girl do Beija-Flor Fight Combat(Foto: Irapuã Jeferson / Divulgação)
Confira o card completo do BFFC:
José Maria “Sem Chance” x Alex “Pardal”
Bete Tavares x Jennifer Araújo
Jorge “Blade” x Nelson Velasques
Carlston Lindsay x  Bruno “Renascer"
Henrique Alves x Sidney Lessa
“Wall” do Santos x Jonas Alves
Bruno “Carioca” x Bruno “Cro Cop”
Adriano Sargento x Jonas “Cyborg”
Gelson dos Anjos x Silvio José
Antonio Junior x Marcus “Raposa” Vinícius

Fisioterapeuta define recuperação de Ricardo Gomes: 'Força e raça'

Treinador já fez mais de 300 sessões de fisioterapia e atingiu nível máximo de força. Natália Runco considera o técnico um verdadeiro guerreiro

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
No último dia 28 de agosto, Ricardo Gomes sofria um grave AVC (acidente vascular cerebral) no Engenhão, no decorrer do clássico contra o Flamengo, 0 a 0, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Foram dias de extrema apreensão, com o técnico correndo risco de morte. Nas semanas seguintes, porém, o quadro evoluiu gradativamente, e a dúvida era se ele teria ou não sequelas. Nesta segunda-feira, exatos três meses depois, nenhuma destas preocupações existe mais. Pelo contrário. Hoje em dia, Ricardo Gomes recuperou totalmente a força no lado direito do corpo, o mais afetado pela doença.

Desde o início do tratamento, Ricardo realizou mais de 300 sessões de fisioterapia com a equipe do Hospital Pasteur, onde ficou internado ao longo de 21 dias após a cirurgia. Pela primeira vez desde o início do tratamento, o treinador atingiu o grau 5, nível máximo de recuperação em uma escala que vai de 1 a 5. No dia da alta hospitalar, por exemplo, ele estava no grau 3.
Ricardo Gomes com a equipe de fisioterapeutas (Foto: Divulgação)Ricardo Gomes com a equipe de fisioterapeutas (Foto: Divulgação)
A fisioterapeuta Natália Runco, filha do médico do Flamengo e da Seleção Brasileira, José Luiz Runco, comanda as sessões ao lado do marido e também fisioterapeuta Luiz Tiago Santos de Carvalho. A médica não esconde a felicidade pelo sucesso e pela recuperação de Ricardo Gomes. Ela elogiou a força e a determinação do treinador, que ainda realiza exercícios complementares.
- Atualmente, além das sessões de fisioterapia em domicilio, Gomes também faz um tratamento de reabilitação e musculação, num centro especializado. Duas palavras simplificam a surpreendente recuperação dele: força e raça. Ele é um paciente extremamente dedicado e empenhado - afirmou Natália Runco.
Clique e veja vídeos do Vasco

Vasco viaja rumo a Santiago nos braços da galera

Cerca de 50 torcedores vão ao aeroporto do Galeão para assistir ao embarque dos atletas, que jogam quarta-feira, contra La U, pela Copa Sul-Americana

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
O clima no Vasco após a épica vitória sobre o Fluminense, por 2 a 1, neste domingo, pela penúltima rodada do Brasileirão, é de pura confiança. Cerca de 50 torcedores foram nesta segunda ao Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão para acompanhar o embarque da delegação vascaína rumo a Santiago.
bernardo embarque vasco (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Bernardo posa junto dos torcedores vascaínos (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
Na quarta-feira, o Vasco joga sua vida na Copa Sul-Americana. O time encara a Universidad de Chile precisando de uma vitória simples para avançar à final do torneio. Como empatou por 1 a 1 em São Januário, o Vasco será eliminado caso empate por 0 a 0 em Santiago. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis, e igualdades por dois ou mais gols favorecem o time carioca.
Para o atacante Alecsandro, um dos destaques da vitória do Vasco sobre o Fluminense, a energia passada pelos torcedores é fundamental para o bom desempenho da equipe.
- É fantástico o que a torcida vem fazendo com a gente, não so em São Januário, no Engenhão, mas aqui no aeroporto agora também. A gente leva essa energia para dentro de campo e vai fazer de tudo para conseguir esta classificação para a final - disse Alecsandro.

vasco_vasco.flv

Sem surpresas, Santos divulga lista de convocados para o Mundial

Técnico Muricy Ramalho mantém time que já vinha disputando o Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
muricy ramalho (Foto: Agência Estado)Muricy definiu os seus 23 (Foto: Agência Estado)
O Santos anunciou nesta segunda-feira a lista dos 23 jogadores convocados para o Mundial de Clubes da Fifa. O técnico Muricy Ramalho não quis saber de surpresas na relação. Ele disse que até estudou levar um garoto de apenas 16 anos da categoria de base do Peixe, cujo nome não foi revelado, mas o time que buscará o tricampeonato mundial para o Peixe será basicamente o mesmo que vinha jogando no Brasileirão.
Dos 30 pré-selecionados, foram cortados Adriano - lesionado -, Crystian, Eder Lima, Leandro Silva, Possebon, Breitner e Tiago Alves.
O elenco viaja para o Japão na próxima segunda, com embarque agendado para as 19h45m (horário de Brasília), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A delegação faz escala em Frankfurt, na Alemanha, e segue viagem para Nagoya, no Japão, no dia 7 de dezembro. A estreia do Peixe na competição está programada para o dia 14, em Toyota, às 19h30m (horário local).
Confira a lista de convocados abaixo
Goleiros
1 - Rafael
12 - Aranha
23 - Vladimir
Zagueiros
13 - Bruno Aguiar
14 - Bruno Rodrigo
6 - Durval
2 - Edu Dracena
16 - Vinicius Simon
Laterais
4 - Danilo
3 - Léo
21 - Pará
Volantes
15 - Anderson Carvalho
5 - Arouca
7 - Henrique
Meias
8 - Elano
17 - Felipe Anderson
18 - Ibson
10 - Paulo Henrique Ganso
Atacantes
19 - Alan Kardec
9 - Borges
22 - Diogo
11 - Neymar
20 - Renteria

Andrés Sanches: ‘Vencer o Palmeiras é a melhor coisa para o corintiano’

Na contramão de Tite, que acha ‘pobre’ o desejo do Verdão de melar o título alvinegro, presidente afirma que teria o mesmo sentimento

Por Leandro Canônico São Paulo
Andrés Sanchez no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Para Andrés, vencer o Palmeiras é a melhor coisa
do mundo para o corintiano (Foto: Ag. Estado)
Andrés Sanches discorda de Tite. No último domingo, o técnico do Corinthians afirmou que a vontade de o Palmeiras tirar o título do Brasileirão do Timão, no próximo dia 4, é algo “pobre”. Mas o presidente alvinegro acha isso normal, parte da rivalidade. E teria a mesma vontade dos alviverdes se estivesse nessa situação.
- Não tem nada disso (de ser pobre a vontade de o Palmeiras vencer o Corinthians). Isso faz parte da rivalidade. Se fosse o contrário, o Corinthians iria querer vencer de qualquer jeito. Até porque vencer o Palmeiras é a melhor coisa do mundo para o corintiano – declarou o mandatário corintiano.
Na tarde desta segunda-feira, Andrés Sanches esteve presente em um seminário sobre a Copa do Mundo de 2014, no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo. Em conversa antes de entrar no evento, o presidente do Timão defendeu a renovação do contrato de Tite. Sendo campeão ou não.
- Por mim o Tite continua no ano que vem, independentemente de título ou não. Apesar de tudo e contra todos, nós conseguimos mantê-lo este ano. A minha vontade é que ele siga na próxima temporada – falou Sanches, que no dia 15 de dezembro deixa de ser presidente. Tite tem contrato até 31 de dezembro.
Confira no simulador o caminho do Timão rumo ao título
Decepcionado com o fato de o Corinthians não ter levado o título do Campeonato Brasileiro no último domingo, Andrés Sanches confia que no domingo, contra o Palmeiras, no Pacaembu, o pentacampeonato será confirmado.
- O Corinthians fez a parte dele. O time está muito focado e não tem dois ou três jogadores de destaque, tem uma equipe. Isso é muito difícil. Fora a ansiedade pela partida, a minha semana vai ser normal – acrescentou o presidente.
No domingo, o Corinthians pode se sagrar campeão se empatar ou vencer o rival Palmeiras. Se perder, o time alvinegro tem de torcer para que o Vasco empate ou perca do Flamengo no clássico do Engenhão, no Rio de Janeiro.

Guia da Libertadores: Fla atinge 90% de chances, e Coritiba passa rivais

Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo ainda estão na briga, mas queda de aproveitamento do Alvinegro é destacada por matemático

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Montagem - Ronaldinho e Jéci (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Flamengo e Coritiba são os vencedores da rodada
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A 37ª rodada do Brasileirão deixou apenas dois times com chance de soltar o grito de campeão. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Corinthians tem 88% de possibilidades de levantar o caneco, contra 12% do Vasco. Já as duas vagas que restam para a Libertadores ainda têm seis concorrentes numa acirrada disputa. Nos números, Flamengo e Coritiba aparecem como favoritos, somando 90% e 37% de chances de classificação, respectivamente. Mas Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo também estão na briga, segundo cálculos do matemático.
- Coritiba e Flamengo foram os vencedores da rodada. Ganharam seus confrontos e foram beneficiados por resultados paralelos. Melhor situação não haveria para eles – garantiu.
Time Pontos Aproveitamento Próximo adversário Chances
Flamengo 60 54,1% Vasco 90%
Coritiba 57 51,4% Atlético-PR 37%
Internacional 57 51,4% Grêmio 33%
Figueirense 57 51,4% Avaí 20%
São Paulo 56 50,5% Santos 14%
Botafogo 55 49,5% Fluminense 6%
Antes de entrar em campo para enfrentar o Internacional em Macaé, o Rubro-Negro tinha 43% de chances de garantir uma vaga na Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 deste domingo, esse número saltou para 90%. Para Tristão, a equipe está bem perto da meta.
- Posição confortável, só tem o Flamengo, que está se fazendo valer dos pontos que conquistou ao longo do campeonato. A média do time nos últimos jogos era de rebaixamento. O clima na semana não foi bom. Mas ganhou na hora que tinha que ganhar, no confronto direto. E agora tem o jogo contra o Vasco, em que precisa de só um empate. Mas não duvido nem que vença. Na maioria dos clássicos do Rio, dá empate. Mas quando tem um vencedor, é o Flamengo - afirmou.
O Flamengo pode ter aumentado bastante suas chances de classificação, mas quem brincou com a matemática na rodada foi o Coritiba. Antes deste domingo, o Coxa tinha 9% de chances de disputar a Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, e as derrotas de Figueirense, Internacional, São Paulo e Botafogo, o time disparou na tabela e subiu quatro posições, chegando a 37% de probabilidade de permanecer no G-5 ao final do campeonato, dependendo apenas de uma vitória. Tristão, porém, não vê a evolução da equipe com surpresa.
- Há doze jogos, o Coritiba está com um desempenho de quem disputa o título. Nos primeiros seis, teve média de 1,83 ponto por jogo. Agora, nos últimos seis, subiu para 2,5 pontos por jogo. Uma arrancada muito boa, só igualada à do Corinthians. Não foi uma surpresa. O Coxa estava escondido, mas pontuando, construindo. Apenas se consolidou, com a ajuda de um pouco de sorte dos resultados dos adversários - lembrou.
Botafogo tem segunda pior média de pontos na reta final
Ainda na disputa pela vaga na Libertadores, o Figueirense ficou um pouco mais longe de seu objetivo com a derrota para o Corinthians. Antes com 50%, agora soma 20% de chances. Precisa vencer e torcer contra Coritiba e Internacional. Para Tristão, o time foi o mais prejudicado pela rodada.

- O Figueirense foi para definir em casa, para ser feliz, mas saiu como o grande derrotado. Cometeu uma sucessão de perversidades ao longo do campeonato, como essa derrota - afirmou.
O Botafogo teve uma média de 0,5% de ponto conquistado nas últimas seis rodadas. Horrorosa, atrás apenas do Avaí "
Tristão Garcia
O matemático também comentou as situações de Internacional e São Paulo, que também saíram derrotados neste domingo e agora precisam vencer e contar com tropeços de Coritiba e Figueirense. As chances do Colorado caíram de 57% para 33%, e as do Tricolor, de 28% para 14%.
- O Inter está nos seus famosos 50% de aproveitamento. Não consegue fazer o diferencial. Colocou em risco a vaga na Libertadores. O São Paulo também precisa vencer. Com o empate, está fora.
Um dos desempenhos mais negativos na reta final do campeonato foi o do Botafogo. O Alvinegro, que brigava por título até a 34ª rodada, agora é a equipe com menos chances de conquistar a vaga na Libertadores (6%) entre as que ainda estão na disputa. Precisa de uma vitória e de tropeços de Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo.
- O Botafogo teve uma média de 0,5 ponto conquistado nas últimas seis rodadas. Horrorosa, atrás apenas do Avaí - afirmou Tristão.
A última rodada do Brasileirão será realizada neste domingo, com todos os jogos às 19h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real.

Pedidos de impedimento marcam os extremos da tabela na rodada#37

Vasco, Inter, São Paulo e Cruzeiro reclamam dos auxiliares. Figueirense também lamenta, mas Liedson tinha posição legal no gol da vitória do Timão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Cinco dos 24 gols da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro estiveram cercados de dúvida, quatro deles com pedidos de impedimento. Decisões que levantaram discussão em Florianópolis, no Rio de Janeiro, em Macaé, em Fortaleza e em São Paulo. Marcações que envolveram times que estão na briga pelo título, por uma vaga na Libertadores e contra o rebaixamento. Vasco, Internacional, Figueirense, São Paulo e Cruzeiro reclamam - colorados e catarinenses sem razão, segundo Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem do SporTV.

Quem mais ficou na bronca foram os cruzeirenses, que cederam o empate ao Ceará em um lance controverso, que manteve o time sob ameaça de rebaixamento para a Série B em 2012. Assista a todos os vídeos e tire suas dúvidas.
Figueirense 0 x 1 Corinthians
Houve quem reclamasse que Liedson estava em posição irregular no lance do gol da vitória corintiana sobre o Figueirense, em Florianópolis. O jogador, entretanto, estava na mesma linha do penúltimo defensor, conforme atesta o comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba.


Fluminense 1 x 2 Vasco
Logo no início do clássico carioca, Diego Souza recebeu lançamento longo e saiu na cara de Diego Cavalieri, goleiro do Fluminense. A arbitragem anulou a jogada por impedimento. Para José Roberto Wright (veja o vídeo ao lado), a arbitragem errou, uma vez que Diego Souza estava na mesma linha do penúltimo marcador. A opinião de Leonardo Gaciba é a mesma.

Outro lance que gerou polêmica no clássico entre Fluminense e Vasco foi o gol de Fred. Os vascaínos reclamaram que houve falta do atacante tricolor no zagueiro Renato Silva. Em sua análise, Leonardo Gaciba explica que Fred de fato toca no rival, mas não o suficiente para deslocá-lo. Para José Roberto Wright, no entanto, a tática de Fred para tirar Renato Silva foi irregular.

Flamengo 1 x 0 Inter
O gol que decidiu a partida em Macaé foi alvo de polêmica. Thiago Neves faz o lançamento e Thomás, aberto pela direita, está em posição irregular. A bola, entretanto, bate em Rodrigo Moledo no meio do caminho e sobra limpa para Ronaldinho, em posição legal, mandar para a rede. Para Gaciba, Thomás não participa da jogada. O erro de Moledo inicia novo lance, que foi corretamente considerado legal pela arbitragem.
No mesmo jogo, o Colorado por pouco não empatou em chute de Leandro Damião defendido por Felipe. No rebote, o atacante do Inter partiu atrás da bola junto de Fierro. O flamenguista deu um carrinho, viu o colorado se chocar com ele e cair na área. Na opinião de Gaciba, não houve pênalti no lance. Para o comentarista, Damião é quem procura o choque com Fierro na jogada.

Ceará 2 x 2 Cruzeiro
O gol de empate no fim da partida manteve as esperanças do Ceará de continuar na elite em 2012. O lance, porém, foi irregular. Após lançamento longo, a bola é cabeceada para trás por Naldo, do Cruzeiro. Ela, entretanto, bate nas costas de Washington, do Vozão, antes de chegar a Daniel Marques que, impedido, manda para a rede. Gaciba explica que o desvio no atacante do Ceará torna o lance irregular, mas absolve a arbitragem pelo grau de dificuldade da jogada.

Palmeiras 1 x 0 São Paulo
Na cobrança de falta de Marcos Assunção, três jogadores do Palmeiras fecham na área para tentar um desvio e atrapalham o goleiro Rogério Ceni. Um deles, o zagueiro Henrique, estaria em posição de impedimento e, mesmo não tocando na bola, teria interferido no lance. Gaciba ressalta que os jogadores que pulam para tentar o cabeceio de fato participam da jogada. Mas ele considera que  o ângulo das imagens não permitem conclusão a respeito do impedimento.

Brasil Afora: 'Canário', de Irmã Dulce e Jorge Amado, sonha voar em 2014

Aurinegro, Ypiranga, o 'Mais Querido', é o terceiro clube da Bahia em títulos estaduais e quer aproveitar escolha de CT para Copa para renascer

Por Eric Luis Carvalho Salvador
As palavras foram escritas por ninguém menos do que o saudoso Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos: "Outros clubes do futebol baiano podem ser mais ricos, mais prósperos, mais badalados pela imprensa, donos até de maior torcida e de maior número de títulos recentes. Nenhum de tão gloriosa tradição quanto o Esporte Clube Ypiranga. Se o visitante tiver de escolher um clube de futebol, escolha o Ypiranga."
Jorge foi, sem dúvida, ao lado da saudosa Irmã Dulce, o mais ilustre torcedor do Ypiranga, um dos clubes mais tradicionais do futebol baiano. O “Mais Querido” (ou "Canário"), como se tornou carinhosamente conhecido, foi fundado em 1906 e, em pouco tempo, tornou-se a maior força do futebol da Bahia. Com espírito de revolucionário, o Ypiranga foi o primeiro clube baiano a aceitar negros e pobres em seu elenco. Desta forma, logo ganhou o status de time do povo e passou a ter uma legião de torcedores. Nos anos de 1920 e 1930, o time amarelo e preto virou a maior força do futebol da Bahia.
No entanto, depois de amargar resultados ruins na maior parte do século 20, o Ypiranga viu a dupla Ba-Vi assumir o posto de protagonistas no futebol do estado. Ainda assim, o Mais Querido é o terceiro com mais títulos estaduais na Bahia. Para se ter uma ideia da força do Ypiranga em solo baiano, apenas em 1989, quando chegou ao jejum de 38 anos sem levantar uma taça, o Canário, com dez conquistas em estaduais, foi passado pelo Vitória em número de títulos.
homenagem do Ypiranga a irmã dulce (Foto: Reprodução / TV Bahia)Neste ano, time entrou em campo com faixa em homenagem a Irmã Dulce (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Copa de 2014: chance de voos altos para o Canário
Quase cem anos após a sua fundação, o Ypiranga tenta ressurgir das cinzas, após anos agonizando, e vê na Copa do Mundo de 2014 uma chance de recuperar as glórias de outrora. A Vila Canária foi o único centro de treinamento de Salvador selecionado para a segunda etapa da análise feita pela Fifa para a escolha de CTs para o Mundial.
- Nós nos inscrevemos na primeira janela para ser um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) e fomos selecionados para a segunda fase, como único CTS de Salvador. O CTS é diferente dos COT, que são os Centros Oficiais de Treinamento - neste caso os de Salvador são o Barradão e Pituaçu. Os CTS são os locais que as seleções usam para ambientação, chegando praticamente um mês antes do Mundial. No entanto, sabemos que, para isso, nosso CT precisa ser reformado e estamos em busca dessas obras, até porque temos interesse em participar da Copa. E o clube ainda será beneficiado com as melhorias – afirmou Emerson Ferretti, vice-presidente do clube.
Ex-goleiro, Ferretti é gaúcho de Porto Alegre. Ele começou a carreira no Grêmio, passou pelo Flamengo, Seleção Brasileira sub-20 e foi campeão da Copa do Brasil de 1999 pelo Juventude. No ano de 2000 chegou ao Bahia, time do qual virou ídolo. Após seis anos e títulos estaduais e regionais no clube tricolor, Ferretti se tornou o goleiro que mais vezes vestiu a camisa 1 do Bahia.
Quando assumimos o Ypiranga, em 2009, o clube estava perdendo o maior bem, que é a Vila Canária"
Emerson Ferreti
Em 2006, o goleiro se transferiu para o Vitória e teve participação decisiva no acesso do clube para a Série B. No ano seguinte, Ferretti encerrou a carreira depois de conquistar o título baiano pelo Rubro-Negro. Fora dos campos, o goleiro se tornou comentarista de uma rádio local e decidiu abraçar o projeto de ressurgimento do Ypiranga.
- Este processo de reerguer o clube começou em 2009, no início da gestão do presidente Valdemar Filho. No segundo semestre daquele ano, o presidente foi na rádio e falou sobre o projeto. Eu me coloquei à disposição para ajudar de forma informal. Assim eu comecei a ajudar o clube e, no fim daquele ano, fui eleito vice-presidente.
Em busca da reconstrução
Nos anos 1990, o Ypiranga viveu o seu pior momento. A década perdida foi coroada com o rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 1999. De lá para cá, o clube não conseguiu voltar à elite.
- Quando assumimos o Ypiranga (em 2009), o clube estava perdendo o seu maior bem material, que é a Vila Canária, um centro de treinamento de 63 mil metros quadrados. A Vila estava arrematada. Se a entrega fosse confirmada, com certeza, o clube acabaria. Conseguimos suspender a entrega e começamos a mudar a situação do Ypiranga. Fizemos um mapeamento dos problemas para saber o que tínhamos, a começar pela estrutura – disse Ferretti.
De acordo com o vice-presidente do clube, depois de encaradas as dificuldades, a principal meta foi colocar o time novamente sob os holofotes. Para a diretoria, fazer a equipe profissional entrar em campo era mostrar que o Ypiranga estava vivo.
- A partir de 2010, formamos um time para disputar a Segunda Divisão. O objetivo era botar a cara, porque, quando as pessoas viam a equipe em campo, viam também a materialização do nosso trabalho. Fomos mal, mas mostramos que o Ypiranga estava renascendo. Enquanto isso, continuamos trabalhando nas divisões de base e com o futebol feminino. Mostramos que o Ypiranga estava vivo, tinha atividades e razão em existir. Fora de campo, continuamos a busca por recursos.
No futebol baiano não há nenhum clube de tão gloriosa tradição quanto o Ypiranga, o time de Popó"
Jorge Amado, no fim dos anos 1940
A iniciativa, em parte, deu certo. Em 2011, o Aurinegro voltou a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Baiano, mas com um marketing mais agressivo. Camisas do clube voltaram a ser comercializadas, e a torcida do Ypiranga ganhou as ruas. Torcedores de Bahia e Vitória também abraçaram a causa e adotaram o Canário como segundo time. Como há muitos anos não se via, as ruas de Salvador ganharam um colorido amarelo e preto.
Mas nem tudo foi sucesso. O clube decidiu mandar seus jogos no estádio de Pituaçu e, na prática, pagou para jogar. Além disso, o acesso para a elite do futebol baiano bateu na trave.
- Neste ano, investimos mais e montamos o melhor elenco da Segundinha. Jogamos cinco jogos em Pituaçu e tivemos prejuízo em todos, mas mostramos o time no maior estádio do estado. Isso foi ótimo para o conhecimento e para mobilizarmos mais gente. Dentro de campo, o time correspondeu, e, apesar de não ter subido, o sentimento foi positivo. Não subimos por um gol (o Ypiranga ficou em terceiro). E, ainda que tivéssemos subido, ainda não teríamos estrutura para uma Primeira Divisão – admitiu o vice-presidente.
Retorno à essência: o time do povo
Nos seus mais de 100 anos de história, o Ypiranga sempre cultivou a máxima de ser um time popular. O clube, criado por jovens operários no começo do século passado e estabelecido em um bairro distante da área nobre de Salvador, viu diminuir os laços com a sociedade, e agora, no processo de renascimento, tenta refazer os nós com a sua maior razão de existência: o povo.
- Fora de campo, buscamos recursos para não deixar o clube parado. Estamos disputando campeonatos de divisões de base e o até o campeonato estadual de boliche. Além disso, procuramos divulgar o trabalho que estamos fazendo. A missão é fazer abrir o clube à comunidade. Queremos fazer com que o Ypiranga atenda à população. Nosso desejo é reativar esse histórico de clube do povo – contou Ferretti.
De Popó, o craque do povo, a Jorge, Dulce e Pastinha, ilustres torcedores
popó, um dos maiores jogadores do futebol baiano - para especial irmã dulce (Foto: Reprodução/TV Bahia)Popó é, ainda hoje, considerado o maior jogador do
futebol baiano (Foto: Reprodução/TV Bahia)
O maior jogador da história do futebol baiano, não por acaso, vestiu a camisa do Mais Querido. Popó é um dos poucos jogadores de futebol do início do século passado ainda lembrados de forma marcante na Bahia. Os baianos que acompanham o esporte há muito tempo não têm dúvidas quando perguntados sobre quem foi Popó. Não há relação com o pugilista Acelino Popó de Freitas. Todos sabem que Apolinário Santana foi o “Craque do Povo”. O Terrível, como também era conhecido, é nome de rua em Salvador e, em 2002, deu nome ao troféu do campeão baiano de futebol.
Bicampeão estadual pelo Ypiranga, Popó via sua fama ultrapassar as fronteiras da Bahia em 1923. Em uma partida épica contra o Fluminense, no Campo da Graça, antiga praça esportiva de Salvador, o maior jogador do futebol baiano marcou todos os gols da vitória do Ypiranga por 5 a 4 sobre Tricolor do Rio de Janeiro, que, no ano seguinte, seria campeão carioca com expressivos números.
No dia seguinte, jornais cariocas estamparam a manchete: "Popó 5 x 4 Fluminense." Anos depois, qualquer jogador visitante que se destacasse contra o Flu era chamado de Popó nas Laranjeiras. Onze anos depois, em 1934, Popó comandou a Seleção Baiana que conquistou o título nacional ao vencer a Seleção Paulista.
Popó era meu jogador preferido. Ele era danado na bola"
Irmã Dulce, no fim dos anos 1980
Os feitos de Popó foram eternizados de uma vez por todas nas páginas de um dos livros do mais ilustre torcedor do Ypiranga, Jorge Amado. O escritor nunca escondeu sua paixão pelo Aurinegro de Salvador. No livro "Bahia de Todos os Santos", cujo trecho abre este texto, o escritor fala de sua paixão pelo clube e não se esquece de citar o ídolo. No livro que retrata os costumes da Bahia e o caráter do povo baiano, Jorge diz aos visitantes que escolham o Ypiranga para torcer.
- No futebol baiano não há nenhum clube de tão gloriosa tradição quanto o Ypiranga, o time de Popó, antigamente poderoso, milionário, invencível, supercampeão, hoje pobre e batido, mas, em glórias, quem se compara a ele? Nem o Bahia, nem o Vitória, nem o Galícia, nem o Leônico (cito o Leônico sob violenta pressão familiar: minha mulher é torcedora do Leônico, creio que a única, apesar das afirmações em contrário). Sou torcedor do Ypiranga há mais de 50 anos. O Ypiranga pode perder à vontade porque já ganhou demais, já deu muita alegria aos seus fiéis torcedores – contou Jorge nas páginas do livro lançado no final dos anos 1940.
Em 2012, Jorge Amado completaria 100 se estivesse vivo. A data não deve passar sem homenagens do time do coração do escritor.
escritor jorge amado (Foto: Agência Estado)Torcedor do Canário, Jorge Amado citou Ypiranga no
livro  'Bahia de Todos os Santos' (Foto: Agência Estado)
- No ano que vem, teremos muitas ações no nosso marketing, que deverá ser mais agressivo. Temos boas ideias, como o lançamento do plano de sócios e o novo site, além das comemorações do centenário de Jorge Amado. Não tenha dúvidas de que vamos trabalhar em cima disso - garantiu Emerson Ferreti.
Em 2011, o Ypiranga fez homenagens a uma outra torcedora ilustre do clube. Irmã Dulce, a religiosa baiana que foi beatificada pelo Vaticano em maio deste ano, foi homenageada durante as partidas da Segunda Divisão do Campeonato Baiano. Apaixonada por futebol, Irmã Dulce frequentou, durante toda a infância, o campo da Graça, e sempre fez questão de se mostrar uma torcedora fiel do Aurinegro e apaixonada pelo futebol de Popó.
- Eu era fã do Ypiranga! Popó era o meu jogador preferido. Era um escuro com as pernas tortas. Se ele estivesse vivo hoje, ele seria Pelé. Ele era danado na bola – revelou a beata, em entrevista à TV Bahia, afiliada da Rede Globo em Salvador, no fim dos anos 1980.
Outro ilustre fã do time canário foi Vicente Ferreira Pastinha, o mestre Pastinha, um dos maiores mestres de capoeira da história. Baiano de Salvador, Mestre Pastinha levou o estilo capoeira de Angola para o mundo. Sua escola era frequentada por personalidades como Jorge Amado, Mário Cravo e Carybé. Seus feitos na capoeira foram eternizados por Caetano Veloso na canção "Triste Bahia", de 1972. Apesar da relação com a capoeira, Pastinha sempre foi um apaixonado por futebol. Além da disciplina e da organização, na escola de Pastinha, uma terceira regra era obrigatória: seus alunos sempre usavam calças pretas e camisas amarelas, cores do Ypiranga.
No gingado de Pastinha, nos escritos de Jorge, na fé de Dulce e na memória apaixonada do povo, o Ypiranga, mais do que vivo, mostra força e esperança de que em breve estará novamente a colorir as arquibancadas baianas de amarelo e preto, sempre carregado de orgulho por um passado de glórias.

Sonnen arranja outro desafeto e troca provocações até com ring girl do UFC

'Arianny meio que desfila e segura o seu último resultado de QI na placa',
diz ele, logo rebatido: 'Depois que o Anderson Silva chutar seu traseiro...'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Chael Sonnen não para. Depois de muito importunar a vida de Anderson Silva e provocar Vítor Belfort, Junior Cigano e os lutadores brasileiros em geral, o falastrão arranjou mais um desafeto no mundo das lutas. Desta vez, sobrou até para Arianny Celeste, a ring girl mais famosa do UFC. O americano será o apresentador do "MMA Awards" e, perguntado sobre quem seria a favorita ao prêmio de ring girl do ano, ele disparou:
Chael Sonnen e Anderson Silva em cena de "Como Água" (Foto: Divulgação)Chael Sonnen e Anderson Silva em cena do documentário 'Como Água' (Foto: Divulgação)
- Só temos uma, e é a Chandella (Powell). A outra é a garota da placa do QI (teste de inteligência). Arianny (Celeste) meio que desfila e segura o seu último resultado de QI na placa. Uma vez houve uma luta de título, ela chegou a 5 e ficamos muito orgulhosos dela - disse em entrevista à "Las Vegas Weekly Review", fazendo referência ao fato de uma luta de cinturão ter cinco rounds.
Arianny Celeste não se intimidou e devolveu a provocação ao lutador por meio de sua conta no Twitter, dizendo que ele será novamente derrotado pelo "Spider":
Arianny Celeste Ring Girls (Foto: Reprodução/Twitter)Arianny Celeste é a favorita para vencer o prêmio
de ring girl do ano (Foto: Reprodução/Twitter)
- Ei, qual é o seu nome... Depois que o Anderson Silva chutar seu traseiro você nem vai conseguir contar até cinco. Prepare-se para beijar o traseiro dele do Brasil.
Logo após a resposta, Sonnen também recorreu ao microblog para ironizar a função desempenhada pela ring girl:
- Parece fácil vestir um biquíni e andar em um círculo, mas tente andar no círculo enquanto está vestida com um biquíni. Garota talentosa.

Juninho pede e viaja com a delegação do Vasco para o Chile

'É um momento especial', diz o meia, que sente dores no ombro direito

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Fora da lista inicial do Vasco para o jogo contra o Universidad de Chile, nesta quarta, às 21h50m, Juninho Pernambucano pediu para viajar com o grupo para Santiago, mesmo com dores no ombro direito. O departamento médico do clube entendia que as chances de o meia jogar eram remotas. Mas o jogador entendeu que era o momento de arriscar e tentar entrar em campo até o último instante.
- De fato, inicialmente eu não estava relacionado. Se fosse uma sequência normal, eu seria poupado. Mas é uma semifinal. O Vasco e eu estamos vivendo um momento especial. Mesmo não estando 100%, quero aproveitar esse momento e fazer de tudo para ajudar o clube - disse Juninho no embarque.
juninho pernambucano embarque vasco (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Juninho Pernambucano posa junto a torcedor no aeroporto (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
Antes de ir para o aeroporto, o jogador esteve em São Januário para fazer tratamento. Como levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, Juninho não enfrenta o Flamengo no próximo domingo, às 17h, no Engenhão (veja o vídeo do Globo Esporte sobre o jogo do último domingo).

Mancini é condenado a dois anos
e oito meses de prisão, diz jornal

'Gazzetta Dello Sport' afirma que jogador é considerado culpado em caso de estupro na Itália, em 2010. Jogador se defende e diz ser vítima de extorsão

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Mancini, atacante do Atlético-MG (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Mancini é acusado de violência sexual na Itália
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
O jornal italiano “Gazzetta Dello Sport” publicou, nesta segunda-feira, que o meia Mancini, do Atlético-MG, foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por uma acusação de estupro e lesão corporal. O incidente teria ocorrido no dia 9 de dezembro de 2010, numa festa promovida por Ronaldinho Gaúcho, então jogador do Milan, em Milão, na Itália. Na época, o meia do Galo ainda defendia o Inter, também de Milão.
De acordo com a publicação, o julgamento foi abreviado já que a acusação pediu redução da pena em um ano. Mas a decisão não é final e deverá ser julgada numa instância superior do tribunal italiano.
Mancini foi procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, mas não foi encontrado para falar sobre o assunto. A diretoria do Atlético-MG entrou em contato com o jogador e informou que os advogados de Mancini recorrerão da decisão. O jogador ainda disse que é vítima de extorsão no caso.

Gustavo, zagueiro do Bragantino, morre de câncer aos 22 anos

Atleta já lutava contra a doença há dois anos. Presidente ressalta tristeza

Por GLOBOESPORTE.COM Bragança Paulista, SP
Gustavo Valezi do Bragantino (Foto: Divulgação / Site oficial do Bragantino)Gustavo Valezi, do Bragantino, morte aos 22 anos
(Foto: Divulgação / Site oficial do Bragantino)
O Bragantino divulgou uma notícia triste nesta segunda-feira: o zagueiro Gustavo morreu de câncer. O atleta, de 22 anos, já estava afastado do time por conta do tratamento desde o início do ano. Ele estava internado no Hospital do Câncer, na capital paulista.
- Perdemos um ótimo menino e um grande jogador. Apostávamos muito no seu talento, e a notícia me pegou de surpresa, me deixando muito triste. Agora temos que dar conforto espiritual para seus familiares e rezar para que ele descanse em paz - declarou o presidente do Bragantino, Marco Chedid, ao site oficial do clube.
Gustavo estava em tratamento há dois anos e chegou a sofrer duas cirurgias, uma na cabeça. Já havia perdido a capacidade de andar. Adriano Spadoto, amigo do zagueiro, falou sobre os últimos momentos do atleta.
- A mãe dele me disse que ontem ele pediu para agradecer o apoio que o presidente Marco Chedid, do Bragantino, deu a ele durante todo este período que a doença o pegou. Outra pessoa que foi lembrada com carinho pelo Gustavo, foi o Juninho, diretor de futebol do Mirassol, clube onde o atleta começou a carreira, em 2007.

Reginaldo&Rondinely

Brasil vence Argentina na abertura da fase final do Sul-Americano Sub-15

Após segundo tempo movimentado, brasileiros conseguem derrotar rivais argentinos no primeiro jogo do quadrangular de encerramento do torneio

Por SporTV.com Trinidad, Uruguai
 O Brasil estreou bem no quadrangular final do Sul-Americano Sub-15, no Uruguai. Em um jogo movimentado apenas no segundo tempo, os meninos da seleção canarinho venceram os arquirrivais argentinos por 4 a 2. A equipe volta a jogar na próxima quinta-feira, quando encara a Colômbia.
Os brasileiros foram melhores no primeiro tempo, embora não tenham conseguido abrir o placar. Com uma marcação adiantada, a equipe permanecia boa parte do tempo no campo de ataque. Apesar do predomínio, a seleção só foi criar a primeira grande chance aos 27 minutos, quando Danilo recebeu na área, driblou um marcador e chutou na trave.
Seis minutos depois, Foguete avançou pela direita e cruzou. Yan Peter dominou no peito, deu um chapéu em um adversário, mas chutou para fora. A partir de então, os times deram uma cadenciada, indo para o intervalo com um 0 a 0.
Segundo tempo é marcado por muitos gols
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Caio driblou dois argentinos, mas chutou fraco, bem fácil para a defesa do goleiro argentino. No lance seguinte, Foguete teve outra boa chance, mas chutou por cima do travessão.
Aos quatro minutos do jogo, Mosquito encontrou mais uma boa chance boa. Após um belo passe de Indio, o artilheiro acabou mandando para fora. A  rival Argentina, por sua vez, encontrava bem menos espaço para atacar, sendo encurralada no seu campo de defesa.
Com 10 minutos do segundo tempo, os brasileiros perderam mais uma excelente chance. Após uma boa troca de passes com Robert, Caio ficou livre na cara do goleiro, mas chutou fraco.
Somente aos 12 minutos, o Brasil enfim conseguiu balançar a rede. Depois de receber um cruzamento preciso de Mosquito, Robert encobriu o goleiro argentino e abriu o marcador do jogo.
A alegria brasileira acabou durando pouco. Com 17 minutos de jogo, o argentino Cañete soube se aproveitar bem da cochilada da defesa brasileira e empatou.
No entanto, no lance seguinte, Mosquito tratou de colocar o Brasil novamente na frente no placar. Após boa tabela entre Caio e Foguete, o artilheiro recebeu um belo cruzamento e mandou para o fundo do gol: 2 a 1.
Aos 25 minutos, Mosquito recebeu livre dentro da área e, sem muita opção, o goleiro Battaglia acabou cometendo pênalti. O próprio Mosquito cobrou com perfeição e ampliou o placar.
Mas a Argentina não quis saber de jogar a toalha. Após um contra-ataque veloz, Driussi tabelou com Cañete e ficou sozinho diante do goleiro brasileiro, que nada pôde fazer:
Nos minutos finais, o Brasil ainda encontrou o quarto gol e enterrou qualquer chance dos ''hermanos''. Após Lucas dividir com o goleiro argentino, Caio pegou a sombra e fechou o placar da partida: 4 a 2

Barrichello descarta equipes menores em 2012: 'Não quero correr por correr'

Em busca de 20ª temporada na Fórmula 1, Rubinho quer carro competitivo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Barrichello nos boxes do GP do Brasil (Foto: EFE)Barrichello não quer dar adeus a F-1 (Foto: EFE)
De olho em uma vaga para permanecer na Fórmula 1 em 2012, Rubens Barrichello sugeriu que não deseja correr em uma das três equipes menores - Lotus (futura Caterham), MVR e Hispania - apenas para completar 20 anos na categoria. O brasileiro de 39 anos disse que não precisa de um contrato que lhe renda grandes somas de dinheiro, mas ressaltou que quer um carro competitivo.
- Eu não preciso de um grande contrato, preciso somente de algo que me garanta pilotar no próximo ano em um carro competitivo. Só quero isso. Não quero favor de ninguém. Não quero correr apenas por correr – afirmou o piloto que disputou a temporada 2011 pela Williams.
Evitar correr em equipes menores foi um dos motivos para seu compatriota, Felipe Massa, sugerir que Barrichello encerrasse a carreira na F-1. Mas Rubinho mostrou confiança de que permanecerá na principal categoria do automobilismo na temporada e garantiu que os acenos para o público após o GP do Brasil não foram de adeus.
- A única coisa que pensei quando eu estava na volta de desaceleração é que eu poderia estar dando adeus para eles (torcedores), mas eu estava apenas acenando. Eu sei que estarei de volta. Eu mereço correr no próximo ano – disse o piloto, confiante.
Há 19 anos na Fórmula 1, Barrichello destacou sua longevidade em uma categoria onde os pilotos são muito pressionados. Bem-humorado, afirmou até que já tem um modelo de capacete para 2012, desenhado pelo filho Fernando.
- Na F-1, muitas pessoas entram e saem porque a pressão envolvida é muito grande. Você tem situações que não existem na F-3, F-300 ou GP2. Vários pilotos rápidos saíram porque não se sentiam feliz na F-1. Quando (Juan Pablo) Montoya saiu da F-1 vocês ouviram que a F-1 é uma porcaria, mas eu amo isso – completou, referindo-se ao piloto colombiano que deixou a categoria em 2006 para seguir para a Nascar.

vasco

CELULAR - do Vasco chega sexta às lojas
O Club de Regatas Vasco da Gama e a ZTE lançam, na próxima sexta feira (2/12), o celular do Vasco. O aparelho, que vem com três capas diferentes, todas com motivos vascaínos exclusivos, custa R$ 299,00, já é desbloqueado e pode ser comprados nas lojas oficiais do clube. O celular, que tem um ano de garantia, ainda conta com dual chip, câmera fotográfica de 1.3 megapixels, Bluetooth, MP3 player, rádio FM e lanterna. Quem adquirir o celular ainda leva inteiramente um grátis um squizz com o escudo do clube.