sábado, 16 de abril de 2011

Duelo de titãs

McLaren adota macacões vermelhos especiais à la Ferrari no GP da China

Patrocinadora da equipe faz homenagem ao país da corrida deste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
A McLaren apareceu neste sábado com uma surpresa no paddock do GP da China. Lewis Hamilton e Jenson Button, pilotos da equipe inglesa, apareceram com macacões vermelhos e um dragão chinês estilizado nas costas, em um visual bastante parecido com o usado pela Ferrari nas roupas de seus pilotos. A novidade foi incentivada por um dos patrocinadores do time na prova em Xangai.
lewis hamilton jenson button mclaren macacão (Foto: agência Getty Images)Lewis Hamilton e Jenson Button usam os macacões vermelhos da McLaren (Foto: agência Getty Images)

Conca: 'Nunca imaginei amar um clube do jeito que eu amo o Flu'

Meia conversa com internautas em sessão de Twitcam promovida pelo clube e diz crer na classificação na Libertadores: 'A confiança parte do trabalho'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
conca   fluminense twitcam (Foto: Reprodução/Twitter)Conca sorri ao responder uma pergunta
(Foto: Reprodução/Twitter)
Prestes a completar 200 jogos com a camisa do Fluminense (deve fazê-lo na quarta-feira, contra o Argentinos Juniors), o meia Conca conversou com os internautas em sessão de Twitcam promovida pelo Fluminense na noite deste sábado, direto da concentração (o time encara às 16h deste domingo o Nova Iguaçu, pela Taça Rio).
O argentino declarou amor incondicional ao Fluminense, disse por que confia na classificação na Libertadores e falou também sobre amenidades, como seus grandes parceiros no elenco e seu ídolo de infância.
Confira as principais partes da conversa de Conca que, em certo momento, deu mostra de humildade ao falar de si próprio: "Não me sinto craque".
Dos quase 200 jogos, qual mais o marcou?
O mais marcante foi em 2009, contra o Coritiba. Foi um dos jogos mais importantes, por tudo o que a gente passou naquele ano, foi o mais marcante.
Imaginou ser tão querido num clube como o Fluminense?
Nunca imaginei também amar um clube do jeito que eu amo o Fluminense. Agradeço o carinho, estou muito feliz, nunca imaginei viver o momento que estou vivendo no Flu.
Chance de sair?
Sempre falei que queria ficar aqui no Flu por muito tempo, não tenho vontade de sair. Quando vejo o esforço que fez o Fluminense, a Unimed, para que eu ficasse... Celso Barros foi muito importante para eu tomar a decisão de ficar, foi uma pessoa que me ajudou muito. Nos momentos difíceis aqui sempre esteve do meu lado. Por ele e por essa torcida maravilhosa não quero sair, não. Se fosse por mim, eu me aposentaria aqui. Não tenho intenção de sair, fiz contrato de cinco anos. Se escolhi cinco anos é porque estou feliz aqui.
Torcida do Flu
É uma torcida linda, que está sempre com a gente, seja no momento difícil, como na briga contra o rebaixamento, ou para ser campeão. A torcida está ao nosso lado, e isso não tem preço. A torcida do Fluminense é diferenciada.
Sonho no futebol
A gente sempre tem sonho, cada vez que começa um campeonato o sonho é ser campeao. Tenho esse desejo, esse sonho, independentemente de ser Carioca ou Libertadores. Cada jogo para mim é mais uma alegria.
Recuperação
É difícil. Eu não estou acostumado a ficar fora, agora tive que ficar fora e foi difícil para mim. A gente sabe que trabalhando e tendo paciência vou conseguir ter aquele ritmo que eu quero também. Tenho que ter tranquilidade para fazer meu trabalho.
Jogo contra o Argentinos Juniors
A expectativa é de fazer um grande jogo - ganhar é muito importante - e depois esperar o América também ganhar. Mas temos de pensar no nosso jogo, temos pela frente um grande time que vai lutar. A gente sabe que tem muita chance de classificar.
Por que confiar?
A confiança parte do trabalho. O grupo fez uma grande pré-temporda, sabe o que quer, luta e não desiste nunca das coiasas. Sempre falo: não importa como começa, mas como termina.
Time de craques
Não me sinto craque. Eu acho que o Fluminense conta com grandes jogadores. Fred, Emerson, Rafael Moura, Deco... são muitos grandes jogadores. Cada um deles está no Fluminense porque faz diferença, são grandes profissionais. Eu me sinto bem no grupo e espero continuar por muito tempo.
Fred
Sempre me dei muito bem com Fred, tanto nas brincadeiras como no campo. É uma grande pessoa, que ajuda muito Fluminense. O grupo tem uma admiração grande por ele, pela personalidade, porque ele a cada dia demonstra postura de líder. É nosso capitão e a gente o respeita muito. Temos uma grande amizade e espero que a gente fique junto por muito tempo.
Parceiros fora de campo
Eu sempre estou com Marquinho, com o Berna. O Marquinho, a gente vai junto aos treinos. A amizade com ele e o Berna é um pouco maior, mas me dou bem com todo mundo.
Sonho fora do futebol
Meu maior sonho é aproveitar minha mãe, ver minha mãe feliz. Faço tudo para minha família. O sonho deles é o meu também.
Hobby
Não tenho. Vou à praia, mas não tenho nada em especial.
Seleção argentina
Quem vai decidir vai ser o treinador. eu faço meu trabalho. Se a Argentina não me chamou, é porque ainda não está precisando de mim. Estou no Fluminense, feliz, é o que mais me importa.
Ídolo
O jogador que mais admirei e que melhor vi jogar foi Fernando Redondo, da Argentina. Ele era volante, eu sou meia... mas ele jogava no Real Madrid, no Milan, e sempre assistia aos jogos para vê-lo.

Milan goleia, Inter de Milão tropeça
e praticamente se despede do título

Com gols de Seedorf, Cassano e Robinho, rossoneros fazem 3 a 0 sobre o Sampdoria e abrem seis para o Napoli. Nerazzurri perdem para o Parma fora

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
robinho milan x sampdoria (Foto: Agência Reuters)Robinho anotou o terceiro do Milan (Foto: Reuters)
O Milan deu mais um passo neste sábado rumo ao seu 18º título do Campeonato Italiano. Sem encontrar dificuldades, o time rossonero fez 3 a 0 sobre o Sampdoria, no San Siro, em jogo válido pela 33ª rodada, e voltou a abrir boa vantagem na liderança. Seedorf, de falta, Cassano, de pênalti, e Robinho, de cabeça, fizeram os gols da partida e provaram sequer sentir a falta do sueco Ibrahimovic, suspenso após ser expulso contra a Fiorentina, no último fim de semana.
Confira a classificação atualizada e a
tabela de jogos do Campeonato Italiano

O resultado joga a equipe dos também brasileiros Thiago Silva e Alexandre Pato para os 71 pontos, seis à frente do segundo colocado Napoli (65), que enfrenta o Udinese no complemento da rodada neste domingo, no San Paolo. Já o Sampdoria, ex-time de Cassano, continua em má fase (17º, com 32 pontos) e pode entrar na zona de rebaixamento caso Cesena ou Brescia vençam seus jogos.
giovinco parma x internazionale (Foto: Getty Images)Giovinco comemora o primeiro gol do Parma (Getty)
A disputa entre o caneco parece ter sido reduzida somente aos dois, já que o Internazionale de Milão novamente decepcionou. Após ser eliminado das quartas de final da Liga dos Campeões com outra derrota para o Schalke, por 2 a 1, na última quarta-feira, os nerazzurri perderam para o Parma, por 2 a 0, fora de casa, e continuaram na terceira posição, com 63 pontos. Os donos da casa foram aos 35 e afastaram, por ora, a pressão da zona da degola.
O meia Giovinco e o atacante Amauri marcaram os gols do jogo, que não teve os brasileiros Maicon e Thiago Motta do lado interista. Ambos foram barrados pelo técnico Leonardo depois de más exibições. Julio César e Lucio, por sua vez, estiveram em campo.
leonardo parma x internazionale (Foto: Getty Images)Leonardo pede calma ao Inter de Milão: time voltou a jogar mal e perdeu para o Parma (Foto: Getty Images)
Confira a 33ª rodada completa:
Sábado
Roma 2 x 3 Palermo
Parma 2 x 0 Inter de Milão
Milan 3 x 0 Sampdoria
Domingo
Genoa x Brescia
Chievo x Bologna
Lecce x Cagliari
Cesena x Bari
Catania x Lazio
Fiorentina x Juventus
Napoli x Udinese

Real reage com dez, mas empate no Bernabéu deixa Barça perto do título

Em polêmico e primeiro dos quatro jogos de maratona, catalães saem na frente, mas permitem empate dos merengues. Messi e C. Ronaldo marcam

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
José Mourinho abdicou do futebol ofensivo do Real Madrid, mas pode dizer que parou o Barcelona com um jogador a menos. O problema é que só a vitória interessava aos merengues, que empataram por 1 a 1 com os catalães neste sábado, no Santiago Bernabéu, e viram os maiores rivais colocarem as mãos no título do Campeonato Espanhol, em jogo válido pela 32ª rodada. Os respectivos craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ambos de pênalti, anotaram os gols da partida que teve, é claro, muita polêmica.
GALERIA DE FOTOS: veja as imagens do primeiro superclássico da maratona
Real MAdrid x Barcelona xavi iniesta (Foto: EFE)Xavi, Busquets e Iniesta cercam árbitro Muñíz Fernandez: polêmica no empate melhor para o Barça (EFE)
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Espanhol
Agora com 85 pontos, o time do técnico Josep Guardiola manteve os oito de vantagem sobre a equipe de José Mourinho (77) na tabela de classificação. Restam seis rodadas e não há mais confronto direto pelo Espanhol, o que obriga o Real a torcer por ao menos três improváveis derrotas de um time que só perdeu uma vez até então.
Mas ainda há a oportunidade de vingança. Ou melhor: três. Na próxima quarta-feira, pela sequência da maratona de superclássicos, Real Madrid e Barcelona se enfrentam pela final da Copa do Rei, em jogo único no estádio Mestalla, em Valência. Depois, nos dias 27 de abril e 3 de maio, os duelos são pelas semifinais da Liga dos Campeões, que terão transmissão da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM. Os catalães decidem no Camp Nou.
messi gol real madrid x barcelona (Foto: EFE)Lionel Messi abriu o placar para o Barcelona (EFE)
Com o resultado, o Barcelona ainda chegou aos seis jogos sem derrotas no clássico. A última vitória do Real foi quase há três anos, no dia 7 de maio de 2008: 4 a 1 pelo Campeonato Espanhol, futuramente conquistado pelos merengues. Somando os gols das últimas seis partidas, o Barça goleia por 17 a 3.
Real Madrid defensivo segura ímpeto de um Barcelona 'quase ideal'
Ainda com os 5 a 0 do primeiro turno na cabeça, Mourinho entrou em campo com uma escalação mais cautelosa. Sacou Özil e pôs Pepe como volante, liberando os avanços de Marcelo. Porém, ainda mais preocupado com o poderio ofensivo do time de Guardiola, praticamente o mesmo que deu show no Camp Nou – Adriano no lugar de Abidal, que se recupera de uma cirurgia para a retirada de um tumor, foi a única mudança.
E, se não agradou muito a torcida nos 45 minutos iniciais, o Real Madrid foi um adepto do jogo defensivo que não deu errado. A maior pegada, o sangue nos olhos e a vontade exacerbada por uma vitória pôde ser vista logo aos quatro minutos, quando Marcelo entrou de carrinho e acabou levando o árbitro assistente junto.
Antes dos 20 minutos, as estatísticas apontavam 83% da posse de bola para os visitantes. O Real Madrid se satisfazia em não deixar o Barcelona entrar em sua área com facilidade, que teve uma única chance no período, com Messi, ao tentar encobrir Casillas sem sucesso, aos 18.
Os merengues também assustavam vez ou outra. Aos 21, Benzema gingou na grande área e chutou sem muita força. Valdés preferiu jogar para escanteio. Na cobrança, foi Cristiano Ronaldo quem perdeu sua chance, de cabeça.
BLOG OLHO TÁTICO: veja a análise do clássico por André Rocha
cristiano ronaldo real madrid x barcelona (Foto: Agência Reuters)Cristiano Ronaldo marcou seu primeiro gol contra o Barcelona. Faltou o segundo... (Foto: Agência Reuters)
Faltava ao clássico um grande lance acompanhado de polêmica. Aos 25, Messi descolou belo passe para Villa, que adiantou um pouco ao dominar e teve de dividir com Casillas. O goleiro do Real Madrid chegou atrasado e acertou o atacante espanhol, que se desesperou ao ver o árbitro Muñíz Fernandez marcar tiro de meta. Lance duvidoso.
Em seu “jogo feio”, o Real Madrid encontrou mais duas boas chances até o fim do primeiro tempo. Aos 33, Marcelo rolou para Cristiano Ronaldo, que perdeu a passada e viu Adriano cortar na hora do chute. O português e brasileiro foram personagens também aos 44. Sergio Ramos ajeitou, Cristiano Ronaldo cabeceou na pequena área e Adriano salvou em cima da linha. No minuto anterior, Messi também havia incomodado Casillas.
Falha, pênalti, expulsão e gol de Messi: Barcelona domina
mourinho abidal  barcelona x real madrid (Foto: Agência Reuters)Mourinho cumprimenta Abidal, que se recupera de
uma cirurgia de retirada de tumor (Foto: Reuters)
O Real voltou para a etapa final com a mesma postura. Foi na bola parada, inclusive, que os merengues mais assustaram. Aos 4, Cristiano Ronaldo carimbou a trave direita de Valdés em cobrança de falta na entrada da área.
O lance deu a impressão de que o time de José Mourinho estava mais próximo do gol e, encorpado na defesa, poderia finalmente vencer o rival. Mas graças a uma falha grotesca de Albiol, titular por opção do técnico português, o Barcelona abriu o placar. Aos 6, Villa foi lançado, mas mal teve tempo para agir. O zagueiro merengue o puxou até o juiz se convencer de que era pênalti e lance para cartão vermelho. Messi cobrou a penalidade à meia-altura, no canto esquerdo de Casillas, que quase pegou.
Era o início de um segundo tempo dos sonhos para o Barcelona, que teve de substituir Puyol, com dores musculares, aos 12 minutos. O zagueiro atuava pela primeira vez desde o dia 22 de janeiro – desfalcou o Barça por 17 jogos.
À essa altura, perder um zagueiro titular não era motivo para desespero. Guardiola pôs Keita e o time para trocar ainda mais passes. Aos 16, Pedro rolou para Xavi, que acertou o travessão do bico da área.
Pênalti, polêmica e gol de Cristiano Ronaldo: Real reage
Mourinho sabia que o placar ainda era reversível e não desistiu. Adebayor e Özil já estavam em campo e permitiam mais opções ofensivas para Cristiano Ronaldo e, por vezes, Marcelo. Aos 20, Pepe desperdiçou boa chance em falta cruzada para a área. Cristiano também tentou de falta em seguida, mas chutou por cima.
Em lance isolado, o Real também achou seu pênalti. Özil rolou para Marcelo, que chegou antes de Daniel Alves e caiu após carrinho de Daniel Alves. Os catalães se revoltaram com a marcação, mas de nada adiantou. Na cobrança, Cristiano Ronaldo deslocou Valdés e empatou. Foi o seu primeiro gol contra o Barcelona em sete jogos. Faltou tempo para o segundo, o que praticamente garantiu uma das festas para Messi, Xavi, Iniesta & Cia.
Clique aqui e veja os resultados da 32ª rodada do Campeonato Espanhol 2010/2011
daniel alves marcelo madrid x barcelona (Foto: EFE)Lance entre brasileiros: carrinho de Daniel Alves em Marcelo gerou controvérsias e empate do Real (EFE)
real madrid 1 x 1 barcelona
Casillas, Sergio Ramos, Albiol, Carvalho e Marcelo; Pepe, Xabi Alonso (Adebayor) e Khedira; Cristiano Ronaldo, Di Maria (Arbeloa) e Benzema (Özil). Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol (Keita) e Adriano; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro (Afellay), Messi e Villa.
Técnico: José Mourinho. Técnico: Josep Guardiola.
Gols: Messi, aos 7, e Cristiano Ronaldo, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Adriano, Piqué, Valdés, Daniel Alves e Xavi (Barcelona); Marcelo (Real Madrid). Cartão vermelho: Albiol (Real Madrid).
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha). Data: 16/04/2011. Árbitro: Muñíz Fernández (ESP)

Na reestreia de Falcão, Leandro Damião bate as asas e Inter vence

Centroavante marcou o gol colorado no 1 a 0 sobre o Santa Cruz, neste sábado

por Eduardo Cecconi
Com um gol do centroavante Leandro Damião, o Inter venceu o Santa Cruz por 1 a 0, nesta noite de sábado, no Estádio Beira-Rio. A partida marcou a reestreia de Falcão como técnico do Inter, e classificou a equipe à semifinal da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho.
Na comemoração, Leandro Damião bateu asas na direção do novo treinador, que substitui Celso Roth. Para conferir o retorno do grande ídolo da história do clube à própria casa, mais de 18,5 mil colorados se fizeram presentes nas arquibancadas.
Agora, os colorados aguardam pelo adversário. Neste domingo, Juventude e Lajeadense disputam uma vaga para enfrentar o Inter de Falcão. Na outra chave, o Cruzeiro-Poa - que passou pelo São Luiz - espera por Grêmio ou Ypiranga.
leandro damião  internacional x santa cruz (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Leandro Damião recebe o abraço de Andrezinho na comemoração do gol (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
Taticamente britânico
No 4-4-2 em duas linhas, Falcão reestreou como técnico do Inter inspirando-se na tática criada pelo Liverpool nos anos 70. Britânico em todos os seus movimentos, o time contou com o comprometimento dos jogadores em cumprir as atribuições de um sistema pouco usual no futebol brasileiro.
D'Alessandro e Andrezinho jogaram abertos pelos lados do campo, como fazem os 'wingers' do futebol inglês - tomando-se o Manchester United como referência, reprisaram o posicionamento de Giggs e Nani, por exemplo. E as melhores chances de gol acabaram, coincidentemente, partindo do alto, em cabeçadas de Bolívar e Damião. Pelo chão, Rafael Sobis também assustou.
A estratégia defensiva do Santa Cruz foi prejudicada pela impetuosidade de Rodrigo Rizzo. O zagueiro alvinegro conseguiu receber dois cartões amarelos em um intervalo de apenas dois minutos, e foi expulso. Abrir o placar não parecia tardar.
E o gol inicial levou em consideração a procedência do sistema tático do Inter. Aos 32 minutos Andrezinho foi lançado na linha de fundo, como um ponta. De cabeça erguida, cruzou rasteiro para o centroavante Leandro Damião marcar seu 16º gol na temporada. Na comemoração pareceu bater asas com os braços, em analogia, talvez, ao voo dos falcões.
Antes do intervalo, D'Alessandro teve tempo de receber cartão amarelo - foi o terceiro dele, obrigando o argentino a cumprir suspensão na semifinal, e liberando-o para uma eventual decisão do turno.
Pouca emoção
Com um minuto, o segundo tempo teve um lance polêmico. Juari ingressou na área do Inter e foi tocado por Bolívar. Caiu ao chão, pedindo pênalti, mas Vinicius Costa mandou a jogada prosseguir.
Resignado com a derrota parcial, especulando contra-ataques esporádicos, o Santa Cruz bloqueou os espaços do Inter, que trocou passes sem conseguir criar muitas oportunidades - as melhores com Leandro Damião, exigindo boas intervenções do goleiro César, ou em chutes de fora da área.
Mesmo com um jogador a menos, o Santa Cruz conseguiu segurar o 1 a 0 - mesmo que o placar, desfavorável, tenha lhe custado a eliminação. No final, o Inter também pediu um pênaltti, do goleiro César em Zé Roberto, sem sucesso. E o Inter, na reestreia de Falcão, passou às semifinais do segundo turno com sobriedade.
Próximo jogo
Encerrando a fase classificatória da Taça Libertadores, o Inter recebe o equatoriano Emelec às 20h15m da próxima terça-feira, no Estádio Beira-Rio. Com 10 pontos, os colorados lideram o Grupo 6. O Emelec está em terceiro, com 8, um ponto atrás do mexicano Jaguares, que enfrenta o lanterna Jorge Wilstermann na Bolívia.
INTER 1 X O SANTA CRUZ
Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Ricardo Goulart) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Zé Roberto) e Leandro Damião. César; Anelka, Rodrigo Rizzo e Luís Henrique; Régis, Alejandro, Uillian (Maico), Paulo César e Vinícius; Juari (Omar) e Leonardo (Cecel).
Técnico: Falcão. Técnico: Edson Porto.
Data: 16 de abril de 2011. Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Árbitro: Vinícius Costa, auxiliado por Altemir Hausmann e José Javel Silveira.
Gol: Leandro Damião (Inter), aos 32m do primeiro tempo.
Cartões amarelos: D'Alessandro, Guiñazu (Inter) Rodrigo Rizzo, Juari, Alejandro, Paulo César (Santa Cruz). Cartão vermelho: Rodrigo Rizzo (Santa Cruz).
Público: 18.583 torcedores. Renda: R$ 367.605,00.

Diego Forlán: ‘Gostaria muito de jogar no Brasil’

Em entrevista ao repórter Fellipe Awi, do SporTV, uruguaio revela ser torcedor do São Paulo no país e faça de sua idolatria por Ronaldo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Diego Forlan e Fellipe Awi (Foto: Divulgação)Diego Forlan, em entrevista ao repórter Fellipe Awi,
do SporTV (Foto: Divulgação)
Diego Forlán manteve aceso o sonho do torcedor são-paulino de vê-lo atuando pelo clube. Em entrevista exclusiva para o SporTV Repórter, direto de Madri (Espanha), o atacante uruguaio, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, falou de sua ligação com o Brasil.
A infância do jogador foi recheada de histórias sobre os craques brasileiros que jogaram contra seu pai, Pablo Forlán, no São Paulo. E é justamente por esta ligação familiar que o atacante manifesta interesse em jogar no país, mais especificamente no Tricolor paulista.
- Gostaria muito de jogar no Brasil. É um país com tanta história, tantos títulos. Tenho amigos corintianos, palmeirenses, mas claro que sou torcedor do São Paulo porque meu pai jogou lá. Tenho camisa do São Paulo, que é obvamente o time da família.
Mas se engana quem pensa que o jogador só tenha um carinho especial pelo país por causa da passagem de seu pai pelo São Paulo. Forlán também revelou ser fã do Fenômeno.
- Vi o Ronaldo pela primeira vez num jogo entre Cruzeiro e Nacional, no Estádio Montevidéu. Ele era jovem, mas eu era mais jovem ainda. Fiquei impressionando com aquele menino passando pela defesa do Nacional. A partir daí, fiquei acompanhando a carreira dele e queria muito que ele tivesse entrado pelo menos um minuto na Copa de 94.
Amigo de Forlán, Loco Abreu também deu seu depoimento ao programa sobre o compatriota. Como sempre, o botafoguense mostrou bom humor com o fato de ser reserva na Celeste Olímpica.
- Por causa do Diego, eu só conseguia ser titular no time dos casados, mas agora nem isso (Forlán anunciou matrimônio com a modelo argentina Wanda Nara). Ele me ferrou, mas tudo bem, é o maior nome do esporte uruguaio.

Vettel voa na China, arrasa rivais e faz sua terceira pole na temporada 2011

Alemão supera Button, da McLaren, por sete décimos no grid de largada. Em sexto, Massa é o melhor brasileiro, apenas uma posição atrás de Alonso

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
O domínio anunciado nos três treinos livres para o GP da China foi confirmado com muita folga na sessão classificatória disputada neste sábado em Xangai. Quase sem fazer força, Sebastian Vettel voou no circuito, marcou o incrível tempo de 1m33s706 e assegurou sua terceira pole na temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão da RBR confirmou a supremacia da equipe austríaca e colocou 715 milésimos de vantagem sobre Jenson Button, da McLaren, o segundo. Lewis Hamilton, companheiro do inglês, completou a lista dos três primeiros colocados no grid de largada.
Felipe Massa foi mais uma vez o melhor brasileiro do treino classificatório. O brasileiro marcou o sexto tempo, apenas uma posição e 26 milésimos atrás de Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari. Ele e o espanhol, aliás, estiveram no meio de uma polêmica no fim de semana. Tudo porque apenas o bicampeão do mundo recebeu uma nova asa dianteira desenvolvida às pressas pela equipe italiana. Entretanto, a peça não mostrou tanta eficiência assim na pista e Alonso sequer a usou na sessão decisiva.
A dupla da Ferrari ficou atrás do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que superou o companheiro Michael Schumacher com boa folga e vai largar na quarta posição neste domingo. A Rede Globo transmite o GP da China ao vivo na madrugada deste domingo, às 4h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as 56 voltas em Tempo Real com vídeos.
vettel rbr gp da china (Foto: agência Reuters)Pole pela terceira vez no ano, Vettel comemora a conquista ao lado do chefe Christian Horner (Foto: Reuters)
Rubens Barrichello, da Williams, não passou mais uma vez da segunda parte do treino classificatório e sai apenas em 15º pela segunda corrida seguida. Após sair do carro, o brasileiro reclamou do comportamento de Adrian Sutil, da Force India, nos últimos minutos do Q2. Ele acusou o alemão de ter atrapalhado seus rivais de forma deliberada no momento decisivo.
Além da terceira pole em três provas na temporada 2011 e da quarta seguida, Vettel chegou a um número importante em Xangai. É a 18ª vez que o alemão larga em primeiro em uma corrida na Fórmula 1, empatando com Hamilton no ranking. Entre os pilotos que estão em atividade, o piloto da RBR só é superado por Michael Schumacher e Fernando Alonso. De quebra, ele ainda viu o companheiro Mark Webber ter problemas no início do treino e conseguir apenas o 18º tempo.
Sem Kers, Webber é eliminado no Q1 e reclama da equipe
O domínio de Vettel na temporada 2011 não eestá fazendo bem a Mark Webber, companheiro do alemão na RBR. Com um desempenho ruim nas duas primeiras corridas da temporada e com vários problemas no Kers, o australiano sofreu no treino classificatório para o GP da China. Ele entrou tarde na pista na primeira parte do treino (Q1) e ficou sempre muito longe dos primeiros.
Webber entrou na pista no fim do Q1 ainda com os pneus duros e marcou 1m36s468 em sua melhor volta. Em 15º, o australiano ficou aguardando os últimos segundos para saber se avançaria, mas Pastor Maldonado, da Williams, e Michael Schumacher, da Mercedes, melhoraram suas marcas e desbancaram o australiano, que voltou aos boxes reclamando muito da equipe. Ele se queixou do time austríaco, que não colocou os pneus macios em seu carro no Q1.
Problema com carro de Petrov tumultua parte final do Q2
O fim da segunda parte do treino classificatório (Q2) acabou marcada por um inusitado problema com o russo Vitaly Petrov. O piloto da Renault-Lotus completou sua volta rápida, marcou o quarto tempo do trecho, mas o câmbio de seu carro começou a apresentar problemas no contorno da primeira curva. Ele acabou travando no meio da pista, em posição perigosa, provocando a interrupção do treino com a bandeira vermelha, a 2m02s do fim do tempo regulamentar.
O Q2 ficou paralisado durante nove minutos e a maioria dos pilotos foi rapidamente para a pista. Além de Petrov, apenas outros seis carros resolveram não marcar tempo. A volta de saída dos boxes foi uma verdadeira simulação de corrida: Felipe Massa e Sergio Pérez, da Sauber, chegaram a tocar rodas enquanto o brasileiro tentava a ultrapassagem no miolo do circuito. Poucos acabaram conseguindo melhorar o tempo nestes últimos dois minutos do Q2.
Confira o grid de largada para o GP da China:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m33s706
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s421
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s463
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s670
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s119
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m35s1457 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m36s158
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m36s190
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m36s203
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m35s874
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m36s053
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m36s236
14 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s457
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s46516 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m36s611
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m36s956
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:18 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s468
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m37s894
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m38s318
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m39s119
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m39s708
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m40s212
24 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m40s445
 

Por um milésimo, Luciano Burti larga na pole position em Ribeirão Preto

Piloto da Boettger Competições crava volta com 1m08s434; formato do treino classificatório foi diferente: duas voltas cronometradas para cada esportista

Por Rafael Honório Ribeirão Preto, SP
 Stock Car: Luciano Burti comemora a pole (Foto: Fernanda Freixosa) Luciano Burti conquistou a pole position com apenas um
milésimo de segundo para Cacá (Foto: Fernanda Freixosa)
Nada de Thiago Camilo, líder do campeonato, Max Wilson, campeão em 2010, ou Átila Abreu, vencedor da corrida no ano passado. O pole position da etapa de Ribeirão Preto é Luciano Burti. O piloto da Boettger Competições conquistou a primeira posição no grid de largada graças a um milésimo de segundo. O dono do carro 14 completou a melhor volta da sessão classificatória, com o tempo de 1m08s434.
- Quando você está na pole é sempre fácil falar que está tudo bem. Obviamente é bom largar na frente em uma pista de rua e o carro está bom, então isso dá uma confiança para a corrida. Ao mesmo tempo, por ser uma pista de rua, é um desafio a cada curva. Então, aqui largar na frente não é tão meia corrida ganha como eu outros lugares. Temos que manter o pé no chão, trabalhar mais um pouco no carro e encarar que amanhã é outro dia - analisou.
A Stock Car voltou aos seus tempos antigos, pelo menos, nesta etapa, a terceira da temporada 2011. Os treinos classificatórios aconteceram em um formato diferente do usual: foram duas voltas cronometradas individualmente para cada piloto e a entrada na pista foi inversa a tabela de classificação do campeonato. Esse tipo de treino era usado até 2004, porém os atletas tinham apenas uma volta cronometrada.
A briga foi acirrada pela primeira fila da etapa do interior paulista. A pole passou por várias mãos durante todo o treino, que durou cerca de 1m30. Apenas Rodrigo Navarro e Valdeno Brito - que não foram para a pista por problemas com os carros - não tiveram a chance de ficar com a vaga.
O antepenúltimo piloto a entrar na pista foi Cacá Bueno - já que ele é o terceiro na tabela de classificação da temporada - e foi ele quem quase desbancou Burti. A diferença entre os dois foi de apenas um milésimo de segundo e o piloto da Boettger Competições se deu melhor, com a volta de 1m08s434.
Stock Car: Luciano Burti acelera fundo (Foto: Fernanda Freixosa)Dono do carro 14 da Boettger teve maior 'sorte' no formato antigo de treinos(Foto: Fernanda Freixosa)
A etapa de Ribeirão Preto acontece neste domingo, dia 17, e tem largada prevista para às 11h30. O Esporte Espetacular, da TV Globo, transmite ao vivo, e na íntegra, a terceira corrida da temporada 2011.
Confira o grid de largada da etapa de Ribeirão Preto
1 - Luciano Burti
2 - Cacá Bueno
3 - Átila Abreu
4 - Duda Pamplona
5 - Allam Khodair
6 - Max Wilson
7 - Daniel Serra
8 - Marcos Gomes
9 - Ricardo Mauricio
10 - Thiago Camilo
11 - Julio Campos
12 - Nonô Figueiredo
13 - David Muffato
14 - Ricardo Zonta
15 - Rodrigo Sperafico
16 - Popó Bueno
17 - Giuliano Losacco
18 - Denis Navarro
19 - Diego Nunes
20 - Alan Hellmeister
21 - Betinho Valerio
22 - Alceu Feldmann
23 - Xandinho Negrão
24 - Felipe Maluhy
25 - Antonio Pizzonia
26 - Cláudio Ricci
27 - Eduardo Leite
28 - Tuka Rocha
29 - Lico Kaesemodel
30 - Antonio Jorge Neto
31 - Valdeno Brito
32 - Rodrigo Navarro

Esporte que mistura xadrez e boxe ganha adeptos na capital inglesa

Xadrez-boxe vem conquistando vários praticantes em Londres. Disputa alterna rounds das duas modalidades. Vence quem der xeque-mate ou nocautear

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O que boxe e xadrez têm em comum? Para muitos, quase nada. Mas uma nova modalidade esportiva em ascendência na Europa está surpreendendo muita gente. Trata-se do xadrez-boxe, duelo que mistura força e raciocínio.
Os mais desconfiados acham que se trata de uma brincadeira. Mas o negócio é sério. As lutas são disputadas em rounds alternados de xadrez e de boxe. Ganha quem der o xeque-mate, jogada final do tabuleiro, ou nocautear o rival no pugilismo. Já existe até mesmo um Campeonato Mundial organizado anualmente. Para descobrir mais sobre a modalidade, a equipe do Esporte Espetacular esteve em Londres, capital inglesa e um dos principais redutos deste esporte no mundo, para visitar uma academia especializada.
Adepto do xadrez-boxe, Reinaldo Cabrera explica que os dois esportes não são tão distintos como a maioria acredita.
- Eles têm muito em comum, porque o conceito da disputa é o mesmo. Boxe é basicamente proteção e ataque, xadrez é a mesma coisa: proteção e ataque. A diferença é que as batalhas são travadas em locais distintos.
Ele e outros praticantes de xadrez-boxe também falaram sobre a dinâmica da disputa, estratégias e detalhes que tornam a modalidade tão especial. Acompanhe o Esporte Espetacular no domingo e descubra mais sobre esse esporte tão inusitado!

Indiferente às críticas, Emerson diz: 'Não sou respeitado por ser bonito'

Atacante diz que sente falta de balançar a rede com frequência e garante que questionamentos sobre seu futebol apenas lhe dão forças para brilhar

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Emerson Fluminense Entrevista (Foto: Caio Amy/Photocamera)Emerson marcou apenas um gol em 2011
(Foto: Caio Amy/Photocamera)
Autor do gol que garantiu o título brasileiro do Fluminense em 2010, Emerson vive um momento diferente em sua carreira desde que voltou ao Brasil. Ainda em busca de seu melhor futebol, o atacante precisa conviver com as críticas e, até mesmo, com o risco de ser barrado da equipe. Apesar dos problemas, o Sheik garante estar tranquilo para dar a volta por cima.
- Na verdade essa situação não me incomoda em nada. Sei muito bem o meu potencial e o que eu posso fazer. Não sou respeitado no Fluminense porque sou bonito. Até porque não sou. Confio em meu trabalho e isso só me da forças para seguir em frente. Serve de motivação. Se as pessoas comentam é porque não está legal e sabem que eu posso melhorar. Sigo trabalhando e sei que os gols vão aparecer. Quando isso acontecer, as perguntas serão diferentes - previu o jogador.
Desde que voltou ao time, Emerson ainda busca a sua melhor forma física e pede calma ao torcedor tricolor.
- Atacante vive de gols e é claro que isso me faz falta. Mas fico feliz quando o time joga bem e vence. Existe um processo que algumas pessoas não entendem. Perdi etapas da preparação para a temporada por causa da lesão. É preciso ter calma. Com o tempo tudo volta a ser como era antes - explicou o Sheik, que marcou apenas um gol em 2011 (veja o vídeo abaixo).
Neste domingo, o Fluminense recebe o Nova Iguaçu, às 16h (de Brasília), no Engenhão, precisando apenas de um empate para avançar à semifinal da Taça Rio. Na quarta-feira, porém, a situação é um pouco mais complicada. Pela Libertadores, o Tricolor precisará vencer o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, e ainda terá de torcer por um tropeço do Nacional-URU diante do América-MEX, em Montevidéu. Para Emerson, não é momento para se priorizar uma ou outra competição.
- Sou a favor de focar nas duas. Se perde uma, a chance de ir mal na outra é grande. A Libertadores é um sonho e ainda temos chances. Não dá pra esquecer desse jogo. Ele poderá nos manter vivo em uma competição importante e que representa um título inédito para o clube - lembrou Emerson.

Tite relaciona apenas três titulares para jogo contra o Santo André

Alessandro, Fábio Santos e Paulinho ficam como opção para o segundo tempo do jogo de domingo. Time reserva será utilizado no Bruno José Daniel

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Tite no treino do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)Tite relacionou 18 jogadores para jogo contra o
Santo André (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)
Apenas três titulares integram a delegação do Corinthians que enfrentará o Santo André neste domingo, às 16h, no Bruno José Daniel. O técnico Tite relacionou o lateral-direito Alessandro, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o volante Paulinho para o duelo. O trio deve integrar o banco de reservas, já que a equipe está definida desde sexta-feira.
Os outros titulares receberam descanso no fim de semana e se reapresentam junto com o elenco que disputar a partida de domingo. A novidade será a "reestreia" do zagueiro Paulo André, que se recuperou de lesão no joelho esquerdo e treinou bem neste sábado. Ele não joga desde o fim de 2010.
O volante Nenê Bonilha, contratado junto ao Paulista, vai para sua primeira partida como jogador do Corinthians e também é novidade de Tite para o confronto.
Confira a lista dos relacionados:
Goleiros: Rafael Santos e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Fábio Santos, Moacir e Marcelo Oliveira
Zagueiros: Wallace, Paulo André e Diego Sacoman
Volantes: Paulinho, Moradei e Nenê Bonilha
Meias: Bruno César, Ramírez e Danilo
Atacantes: Willian, Edno e Elias Oliveira

Grêmio chega a Erechim com recepção de torcedores no aeroporto

Delegação concentra-se na cidade para enfrentar o Ypiranga às 16h de domingo

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Victor, goleiro do Grêmio, em Erechim (Foto: Divulgação/Site do Grêmio)Gremistas saúdam o goleiro Victor em Erechim
(Foto: Divulgação/Site do Grêmio)
No início da tarde deste sábado o Grêmio chegou a Erechim, na região norte do Rio Grande do Sul, recepcionado por bom número de torcedores no aeroporto da cidade.
A delegação tricolor prepara-se para enfrentar às 16h de domingo o Ypiranga, pelas quartas de final da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho.
Embora não divulgue o número de jogadores convocados, muito menos quais são eles, o técnico Renato Gaúcho separou pela manhã, ainda no Estádio Olímpico, 22 atletas nas atividades dirigidas ao confronto. Desfalcam a equipe os laterais Bruno Collaço e Gilson, e o volante Willian Magrão.
Será escalada a força máxima possível. O time provável tem Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e Borges. Confira a lista de 22 jogadores que treinaram para a partida:
Goleiros: Victor e Marcelo Grohe.
Laterais: Gabriel, Mário Fernandes, Neuton e Dener.
Zagueiros: Rafael Marques, Rodolfo e Vilson.
Volantes: Fábio Rochemback, Adilson, Mateus Magro e Fernando.
Meias: Douglas, Lúcio, Vinicius Pacheco, Pessalli e Carlos Alberto.
Atacantes: Borges, Leandro, Escudero e Lins.

Ídolo de Internacional e Palmeiras, Chinesinho morre aos 75 anos

Ex-jogador das décadas de 50 e 60 sofria do mal de Alzheimer. Clubes prestaram homenagens em suas páginas oficiais

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Chinesinho Palmeiras (Foto: Site Oficial do Clube)Chinesinho em sua passagem pelo Palmeiras
(Foto: Site Oficial do Clube)
O ex-jogador Chinesinho morreu na manhã deste sábado em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, aos 75 anos. Ele foi ídolo de Internacional e Palmeiras nas décadas de 50 e 60, e sofria do mal de Alzheimer. Os dois clubes prestaram homenagens em seus sites oficiais, lamentando a perda de Chinesinho.
O jogador iniciou sua carreira no Colorado, na década de 50. Depois, transferiu-se para o Palmeiras em 1958 e foi o grande maestro do time antes de Ademir da Guia, ídolo máximo do clube alviverde. Chinesinho deixou o Verdão em 1962 para jogar na Itália, onde defendeu Modena, Catania, Juventus e Vicenza.
- O Chinesinho ficará eternizado como um dois maiores nomes que passaram pelo Palmeiras. Isso nunca se apagará. Fica o nosso sentimento de pesar à família e aos amigos - disse o vice-presidente do Alviverde, Roberto Frizzo.
Chinesinho encerrou a carreira em 1971 e chegou a ser técnico. No Palmeiras, treinou a equipe por 14 jogos em 1985: cinco vitórias, seis empates e três derrotas. Como jogador do Verdão, ele jogou 241 vezes e fez 55 gols. O ex-meia também passou pela Seleção Brasileira.

Vettel voa na China, arrasa rivais e faz sua terceira pole na temporada 2011

Alemão supera Button, da McLaren, por sete décimos no grid de largada. Em sexto, Massa é o melhor brasileiro, apenas uma posição atrás de Alonso

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
O domínio anunciado nos três treinos livres para o GP da China foi confirmado com muita folga na sessão classificatória disputada neste sábado em Xangai. Quase sem fazer força, Sebastian Vettel voou no circuito, marcou o incrível tempo de 1m33s706 e assegurou sua terceira pole na temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão da RBR confirmou a supremacia da equipe austríaca e colocou 715 milésimos de vantagem sobre Jenson Button, da McLaren, o segundo. Lewis Hamilton, companheiro do inglês, completou a lista dos três primeiros colocados no grid de largada.
Felipe Massa foi mais uma vez o melhor brasileiro do treino classificatório. O brasileiro marcou o sexto tempo, apenas uma posição e 26 milésimos atrás de Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari. Ele e o espanhol, aliás, estiveram no meio de uma polêmica no fim de semana. Tudo porque apenas o bicampeão do mundo recebeu uma nova asa dianteira desenvolvida às pressas pela equipe italiana. Entretanto, a peça não mostrou tanta eficiência assim na pista e Alonso sequer a usou na sessão decisiva.
A dupla da Ferrari ficou atrás do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que superou o companheiro Michael Schumacher com boa folga e vai largar na quarta posição neste domingo. A Rede Globo transmite o GP da China ao vivo na madrugada deste domingo, às 4h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as 56 voltas em Tempo Real com vídeos.
vettel rbr gp da china (Foto: agência Reuters)Pole pela terceira vez no ano, Vettel comemora a conquista ao lado do chefe Christian Horner (Foto: Reuters)
Rubens Barrichello, da Williams, não passou mais uma vez da segunda parte do treino classificatório e sai apenas em 15º pela segunda corrida seguida. Após sair do carro, o brasileiro reclamou do comportamento de Adrian Sutil, da Force India, nos últimos minutos do Q2. Ele acusou o alemão de ter atrapalhado seus rivais de forma deliberada no momento decisivo.
Além da terceira pole em três provas na temporada 2011 e da quarta seguida, Vettel chegou a um número importante em Xangai. É a 18ª vez que o alemão larga em primeiro em uma corrida na Fórmula 1, empatando com Hamilton no ranking. Entre os pilotos que estão em atividade, o piloto da RBR só é superado por Michael Schumacher e Fernando Alonso. De quebra, ele ainda viu o companheiro Mark Webber ter problemas no início do treino e conseguir apenas o 18º tempo.
Sem Kers, Webber é eliminado no Q1 e reclama da equipe
O domínio de Vettel na temporada 2011 não eestá fazendo bem a Mark Webber, companheiro do alemão na RBR. Com um desempenho ruim nas duas primeiras corridas da temporada e com vários problemas no Kers, o australiano sofreu no treino classificatório para o GP da China. Ele entrou tarde na pista na primeira parte do treino (Q1) e ficou sempre muito longe dos primeiros.
Webber entrou na pista no fim do Q1 ainda com os pneus duros e marcou 1m36s468 em sua melhor volta. Em 15º, o australiano ficou aguardando os últimos segundos para saber se avançaria, mas Pastor Maldonado, da Williams, e Michael Schumacher, da Mercedes, melhoraram suas marcas e desbancaram o australiano, que voltou aos boxes reclamando muito da equipe. Ele se queixou do time austríaco, que não colocou os pneus macios em seu carro no Q1.
Problema com carro de Petrov tumultua parte final do Q2
O fim da segunda parte do treino classificatório (Q2) acabou marcada por um inusitado problema com o russo Vitaly Petrov. O piloto da Renault-Lotus completou sua volta rápida, marcou o quarto tempo do trecho, mas o câmbio de seu carro começou a apresentar problemas no contorno da primeira curva. Ele acabou travando no meio da pista, em posição perigosa, provocando a interrupção do treino com a bandeira vermelha, a 2m02s do fim do tempo regulamentar.
O Q2 ficou paralisado durante nove minutos e a maioria dos pilotos foi rapidamente para a pista. Além de Petrov, apenas outros seis carros resolveram não marcar tempo. A volta de saída dos boxes foi uma verdadeira simulação de corrida: Felipe Massa e Sergio Pérez, da Sauber, chegaram a tocar rodas enquanto o brasileiro tentava a ultrapassagem no miolo do circuito. Poucos acabaram conseguindo melhorar o tempo nestes últimos dois minutos do Q2.
Confira o grid de largada para o GP da China:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m33s706
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s421
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s463
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s670
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s119
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m35s1457 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m36s158
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m36s190
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m36s203
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m35s874
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m36s053
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m36s236
14 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s457
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s46516 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m36s611
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m36s956
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:18 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s468
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m37s894
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m38s318
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m39s119
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m39s708
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m40s212
24 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m40s445

Nadal bate Murray em 2h58m e duela com Ferrer pelo hepta em Monte Carlo

Última derrota do número 1 do mundo no torneio foi há mais de oito anos

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo
Pela primeira vez no Masters 1.000 de Monte Carlo deste ano, Rafael Nadal encontrou resistência. Mesmo assim, o número 1 do mundo derrotou o escocês Andy Murray, quarto colocado na lista da ATP, e avançou mais uma vez à final do torneio monegasco. Por 6/4, 2/6 e 6/1, o atual hexacampeão do evento duelará com o compatriota David Ferrer na decisão.
Rafael Nadal tênis Monte Carlo semifinal (Foto: Getty Images)Enfim, Rafael Nadal encontrou dificuldade no Masters 1.000 de Monte Carlo (Foto: Getty Images)
Nadal, que agora acumula 36 vitórias consecutivas em Monte Carlo, não perde lá há mais de oito anos. Seu último revés veio em 2003, diante do argentino Guillermo Coria, na terceira rodada - em 2004, lesionado, o espanhol não disputou o torneio. No ano passado, Nadal se tornou o primeiro tenista na história a vencer um torneio da ATP seis vezes seguidas.
Fazia tempo que Nadal não tinha dificuldades para vencer em Monte Carlo. O espanhol não perdia um set no Principado desde a final do torneio de 2009. No ano passado, o número 1 do mundo atropelou todos seus adversários, aplicando três pneus e cedendo apenas 14 games em toda a competição.
Escocês ameaça no começo
A partida começou atrasada porque Andy Murray pediu tempo extra para tratar o cotovelo direito, região onde sentia dores. No entanto, se o escocês entrou em quadra com dores, não demonstrou. Com um primeiro game sólido e agressivo na medida certa, o escocês abriu a partida com uma quebra de saque. Nadal reagiu rápido, devolveu a quebra no segundo game e, atacando mais, venceu quatro games seguidos, abrindo 4/1.
Andy Murray tênis Monte Carlo semifinal (Foto: Getty Images)Murray recebe atendimento médico no cotovelo
lesionado no terceiro set (Foto: Getty Images)
Mesmo com o retrospecto negativo, o número 4 do mundo não desanimou. Murray manteve o jogo parelho e com longas trocas de bola até conseguir uma chance de quebrar de volta. Nadal cometeu uma dupla falta no sétimo game, e com mais uma falha do espanhol, o escocês descontou a desvantagem. Em seguida, Murray sacou e empatou o duelo em 4/4.
A última chance do escocês veio no nono game, quando Nadal teve 0/15, e Murray errou uma esquerda fácil, que deixaria o número 1 em posição desconfortável. Dali em diante, o espanhol não vacilou mais. Confirmou seu saque e viu Murray errar seguidas bolas no décimo game. Com uma esquerda na rede, o escocês perdeu o serviço e a parcial: 6/4.
O começo do segundo set foi parecido com o do primeiro, com o número 4 do mundo mais uma vez conseguindo uma quebra. Desta vez, porém, Murray consolidou a vantagem e, depois de salvar seis break points, abriu 3/1. O britânico ganhou confiança, enquanto Nadal cometia mais erros do que de costume. Os dois trocaram quebras no quarto, sexto e sétimo games, e Murray sacou para a parcial em 5/2. Com uma ótima curtinha, ele fechou a parcial e forçou o terceiro set.
Na parcial decisiva, o número 1 do mundo voltou a mostrar seu poder de jogar bem nos momentos importantes. Logo no segundo game, Nadal quebrou o saque de Murray e, em poucos minutos, o espanhol liderava por 3/0. Enquanto isso, o escocês começou a reclamar de dores no cotovelo direito e pediu atendimento médico.
Não adiantou. Nadal começou a atacar o lado direito de Murray e foi com uma bola vencedora ali que o número 1 conseguiu nova quebra, abrindo 4/0. O espanhol ainda jogou um game ruim e deixou o adversário vencer um game, mas Murray não teve forças para iniciar uma reação. O escocês foi quebrado no sexto game e viu Nadal garantir a vaga na final e festejar muito.

Rio repete placar diante do Pinheiros e vai à sétima final seguida da Superliga

Equipe de Bernardinho vence por 3 sets a 0 diante de 6.200 torcedores no Maracanãzinho. Internada desde terça, líbero Stacy Sykora é homenageada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Pinheiros lutou bravamente, mas não foi páreo para o Rio de Janeiro. Embalado pelos 6.200 torcedores presentes no Maracanãzinho, a equipe de Bernardinho repetiu o placar do primeiro jogo, quando venceu por 3 sets a 0 (25/18, 25/19 e 25/19) e se classificou para sua sétima final seguida na Superliga Feminina. Destaque no set decisivo, Juciely anotou 14 pontos e foi a maior pontuadora do jogo ao lado de Ju Costa, do time paulista.
- O time jogou muito bem taticamente. Dani Lins jogou muito bem, nossas centrais... Sabemos que, para chegar forte em uma decisão, o time tem que jogar muito coeso, não depender só de uma ou outra jogadora. Nosso bloqueio funcionou pressionando o time delas - disse Fabi, eleita a melhor em quadra.
Karine, escalada como titular do Pinheiros na vaga de Fabíola, que sofreu uma torção no tornozelo na última terça e assistiu ao jogo da arquibancada, lamentou os erros da equipe.
- Treinamos muito bem o saque durante a semana, mas hoje não entrou. Parar um time como o Rio sem quebrar o passe é muito difícil. Além disso, a nossa defesa poderia ter funcionado um pouco mais, e perdemos momentos cruciais no ataque - avaliou.
O Rio de Janeiro agora aguarda o vencedor do confronto entre Vôlei Futuro e Osasco, que ainda não tem data para ser realizado devido ao acidente de ônibus envolvendo o clube de Araçatuba.
vôlei comemoração rio de janeiro pinheiros (Foto: Fabio Castro / Adorofoto)Destaque no terceiro set, Juciely comemora um de seus 14 pontos no jogo (Foto: Fabio Castro / Adorofoto)

Antes da partida, durante a execução do Hino Nacional, o Pinheiros estendeu uma faixa em homenagem a líbero Stacy Sykora, do Vôlei Futuro, que está internada no hospital Sírio Libanês desde a última terça-feira: “Nós do Pinheiros estamos orando pela sua recuperação. Volta logo, Stacy”.
Saque e bloqueio fazem a diferença no placar
Karine vôlei Pinheiros (Foto: CBV)Karine substituiu Fabíola no Maracanãzinho (CBV)
O saque fez toda a diferença no início da partida. Com a obrigação de vencer, o Pinheiros forçou muito o fundamento. Nos dois primeiros, porém, não teve sucesso e mandou direto para fora. Mas depois de um bom ataque de Ju Costa, aproveitou uma série de erros de recepção do Rio de Janeiro para chegar ao primeiro tempo técnico na frente no placar: 8 a 5.
A bronca de Bernardinho surtiu efeito, e a defesa da equipe carioca melhorou significativamente. Foi a vez do bloqueio ser determinante, sobretudo com Juciely e Valeskinha, e o time da casa retomou a dianteira. Como estava Sheilla muito marcada, Dani Lins explorou bem as jogadas pelo meio ou na ponta com Mari. Desestabilizado pela diferença no marcador e pelas vaias da torcida na arquibancada, o Pinheiros cometeu erros bobos. Após uma grande defesa de Lia, que buscou a bola nas placas de publicidade, uma indefinição sobre quem passaria deu o ponto de graça ao Rio, por exemplo.
A vantagem da equipe carioca, que chegou a ser de nove pontos, caiu para cinco com novas falhas na recepção. Mal no fundamento e mais explorada pelas rivais, Regiane deixou a quadra para a entrada de Suelle. Discreta durante o primeiro set, a maior pontuadora desta edição da Superliga pôs a bola no chão na hora certa: Sheilla fechou a parcial em 25 a 18.

Campeãs olímpicas aparecem

vôlei sheilla rio de janeiro pinheiros (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Sheilla apareceu mais no segundo set da partida
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)
O segundo set começou bastante disputado, com o bloqueio do Pinheiros começando a aparecer. A dianteira paulista, porém, não durou muito. Com uma excelente leitura do jogo, Dani Lins acionou Sheilla e Mari com oportunismo. As campeãs olímpicas se destacaram e viraram bolas importantíssimas. Se a oposta fazia mais pontos, a ponteira aparecia em todos os fundamentos. Na segunda parada técnica, a vantagem era de 16 a 11.
Mesmo atrás, o time paulista não se entregou facilmente. Se Sheilla virava de um lado, Ju Costa cortava do outro. Os acertos, porém, não foram mais numerosos que os erros, e a diferença, ao invés de diminuir, aumentou: 25 a 19.

Juciely chama a responsabilidade

vôlei bloqueio rio de janeiro pinheiros (Foto: Fabio Castro / Adorofoto)Bloqueio triplo: pontos no fundamento fazem a diferença a favor do Rio (Foto: Fabio Castro / Adorofoto)
Na base do tudo ou nada no que seria o set decisivo, o Pinheiros forçou mais o saque do fizera até em tão. Mas o tiro saiu pela culatra. Com Fabi absoluta na defesa, a bola teimava em não cair. E, em meio a tantas jogadoras da seleção brasileira, quem brilhou foi Juciely. A meio de rede foi gigante no bloqueio e ainda melhor quando acionada nas jogadas de velocidade pelo centro, fazendo a vantagem carioca chegar a cinco pontos.
Ainda acreditando na improvável virada, Soninha, Lia e Ju Costa se alternaram em uma grande sequência de pontos no ataque. A diferença no placar caiu para apenas dois pontos, e Bernardinho pediu tempo técnico. Na volta à quadra, as meio de rede brilharam. Primeiro, Juciely fez dois pontos em sequência, um de ataque e outro de bloqueio. Depois, foi a vez de Valeskinha ser decisiva. Um saque para fora selou o destino das equipes na competição: 25 a 19.

Em Wembley, City vence o United e avança à final da Copa da Inglaterra

Gol único de Yaya Touré marca triunfo suado sobre os Diabos Vermelhos. Primeira decisão da FA Cup após 30 anos será contra Bolton ou Stoke City

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Os torcedores do Manchester City que ajudaram a lotar o Wembley pareciam não acreditar. Se na maior parte de sua história viveram à margem do maior rival, o sábado reservava uma conquista especial. Com um gol do volante Yaya Touré, um dos muitos comprados pelo sheik milionário Mansour bin Zayed bin Sultan Al Nahyan no início da temporada, os Citizens não só derrotaram e eliminaram o Manchester United, por simples 1 a 0, na capital Londres, como também avançaram à final da Copa da Inglaterra, única possibilidade de título na temporada, após 30 anos de ausência.
comemoração Manchester City (Foto: Getty Images)Multidão pula e se abraça na comemoração do gol de Yaya Touré contra maior rival: gosto especial (Getty)
Será a nona decisão da FA Cup por parte dos Citizens, que até o momento têm aproveitamento de 50% (venceram quatro e perderam quatro). Todas, no entanto, foram no antigo Wembley – a última conquista foi em 1969 e a presença em 1981, enquanto o estádio só foi reinaugurado em 2007.
Wayne Rooney no banco do Manchester United (Foto: Reuters)Suspenso, Rooney viu derrota do banco (Reuters)
A grande decisão será no dia 14 de maio, também em Wembley, contra o vencedor de Bolton e Stoke City, que duelam neste domingo no mesmo estádio. A eliminação impede os Diabos Vermelhos de sonharem com novo "treble", a tríplice coroa que une Campeonato Inglês, Liga dos Campeões e Copa da Inglaterra. A única vez que ocorreu foi na temporada 1998/1999, com o título europeu histórico nos acréscimos contra o Bayern de Munique, no Camp Nou.
Com o calendário ainda cheio, o United terá pouco tempo de descanso. Na próxima terça-feira, a equipe do técnico Alex Ferguson visita o Newcastle, no St. James Park, pela 33ª rodada do Inglês, competição na qual lidera com sete pontos de vantagem para o vice-líder Arsenal. Já o City, que luta contra o Tottenham por uma vaga na Champions, volta a campo no próximo fim de semana, diante do Blackpool, fora de casa, pela Premier League.
United manda nos primeiros 30 minutos
Apesar do triunfo, a equipe do técnico Roberto Mancini sofreu na primeira metade da etapa inicial. Sem Carlitos Tevez, lesionado, o time recuou e viu somente o goleiro Joe Hart aparecer com boas defesas. Artilheiro do Inglês com 20 gols e substituto do suspenso Wayne Rooney, o búlgaro Berbatov desperdiçou duas importantíssimas chances, aos 14 e 15 minutos. Vidic, aos 24, também viu cabeçada passar perto.
Nani manchester United Joleon Lescott Manchester City (Foto: AP)Lescott desarma Nani: City deu a vida espera Bolton ou Stoke City na decisão da Copa da Inglaterra (Foto: AP)
Aparentemente, o domínio do United, que cozinhava o jogo à espera de um espaço, fez o City acordar. A partir dos 30, David Silva, Balotelli, Adam Johnson e até Lescott tiveram oportunidades para sair na frente, mas esbarraram em Van der Sar ou na própria falta de pontaria.
Yaya aproveita falhas individuais e garante vitória
Coube a Yaya Touré, aos sete minutos do segundo tempo, dar a vitória aos azuis. Carrick pareceu ficar com inveja da saída errada de Van der Sar e entregou a bola nos pés do adversário. O marfinense, avançou, se livrou da marcação e tocou entre as pernas do goleiro holandês. Gol que explodiu as arquibancadas.
Ferguson acordou e pôs Chicharito e sua estrela em campo. Mas, dessa vez, o mexicano não pôde salvar o United, que ainda colocou uma bola no travessão em falta cobrada por Nani, aos 20. Seis minutos depois foi a vez de Paul Scholes exagerar na entrada de sola e acertar Zabaleta em cheio na coxa. Expulsão merecida e que apagou os últimos suspiros dos Diabos Vermelhos. Ao menos neste sábado, foi o City, novo milionário, mas ainda carente de conquistas, que experimentou o sabor da glória.
comemoração Manchester City (Foto: Getty Images)Comemoração vista por outro ângulo: Yaya Touré 'sofre' com abraços dos companheiros (Foto: Getty Images)