sábado, 19 de novembro de 2016

Curtinhas: documentário sobre Ronda Rousey chega às telas em 2017

Ex-campeã peso-galo do UFC terá sua vida contada em película ano que vem

Por Rio de Janeiro
Ronda Rousey  (Foto: AP)Ronda Rousey terá documentário sobre sua vida (Foto: AP)
Maior nome do MMA feminino nos últimos anos, Ronda Rouseyultrapassou as grades do octógono e levou sua fama até Hollywood. Após participação em alguns filmes, como "Os Mercenários 3" (2014) e "Velozes & Furiosos 7" (2015), a lutadora americana terá um documentário produzido sobre sua vida com estreia programada para 2017. Intitulado "Through My Father’s Eyes" ("Através dos olhos do meu pai", em inglês), a produção será feita pelo diretor Gary Stretch e pela Wrekin Hill Entertainment.
Depois de perder a invencibilidade no MMA e o cinturão peso-galo feminino para Holly Holm, em novembro de 2015, Ronda Rousey volta ao octógono no próximo dia 30 de dezembro, quando enfrenta a brasileira Amanda Nunes, tentando retornar o posto de melhor da divisão até 52kg.
CAMPEÃ DO INVICTA QUER "IMITAR" MCGREGOR
No UFC 205, Conor McGregor derrotou Eddie Alvarez e fez história na organização ao se tornar o primeiro lutador a acumular o título em duas categorias diferentes (peso-pena e peso-leve). Mas o inédito feito do irlandês pode ser igualado por Ayaka Hamasaki, campeã peso-átomo (até 48kg) do Invicta FC, e que pretende em breve disputar o cinturão dos palhas (até 52kg) da corporação. O feito, inclusive, seria uma carta na mão da japonesa para tentar ingressar no quadro de atletas do Ultimate. 
- Estou em uma divisão abaixo, mas me tornei campeã no Invicta FC e defendi o título duas vezes. Estão falando em uma transferência para o UFC, mas está difícil. Por isso, acho que o caminho mais curto é subir para o peso-palha e ser campeã lá também - afirmou Hamasaki, lembrando que o Ultimate possui apenas duas categorias no feminino: peso-palha e peso-galo.
O caminho rumo ao UFC para Ayaka Hamasaki pode começar a ser definido no próximo dia 25 de novembro, quando a campeã peso-palha Angela Hill enfrenta a brasileira Kaline Medeiros. 

UFC volta a São Paulo com brasileiros buscando recuperação ou afirmação

Com cinco lutadores vindos de derrotas, cinco vindos de uma vitória e apenas um buscando o terceiro triunfo seguido, atletas buscam a chance de terminar bem o ano

Por Direto de São Paulo
Uma chance de recuperação ou afirmação. Assim pode ser visto o último evento do UFC no Brasil em 2017, que acontece neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com cinco dos 12 brasileiros escalados para o card vindos de derrota (Cláudia GadelhaThomas AlmeidaWarlley Alves, Johnny Eduardo e Francimar Bodão), um vindo de empate (Serginho Moraes) e cinco vindos de uma vitória após derrotas - o único a vir de duas vitórias é Cézar Mutante - o torneio é a chance dos representantes do país encerrarem o ano - e projetarem o seguinte - com saldo positivo.
Combate transmite o UFC São Paulo na íntegra, ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, dia 19 de novembro, a partir de 21h (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e o restante do evento em Tempo Real, também na íntegra.
Expectativa pelas apresentações de Gadelha e Thominhas
As maiores expectativas da noite recaem sobre Cláudia Gadelha e Thomas Almeida,que enfrentam os americanos Cortney Casey e Anthony Morales. Apontados como fortes candidatos aos cinturões de suas categorias, ambos acabaram sendo derrotados em suas últimas lutas. Gadelha chegou à disputa do título, mas não resistiu ao maior volume de jogo da polonesa Joanna Jedrzejczyk. Thominhas enfrentou a revelação americana Cody Garbrandt e foi nocauteado no primeiro round. A forma como os dois se apresentarão no sábado é a grande incógnita do torneio.
Claudia Gadelha, Cortney Casey pesagem UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Cláudia Gadelha busca se recuperar diante de Cortney Casey no UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

- A Cortney Casey é uma adversária dura que anda para a frente e busca a luta o tempo todo. Acho que ela merecia estar ranqueada pelo que mostrou até agora. Mesmo achando que essa luta não me leva muito a lugar nenhum na categoria, vou em busca da vitória sem expectativas - disse a brasileira.
Já Thomas Almeida acredita ter aprendido uma importante lição em sua última luta.
- Vou me movimentar mais para evitar receber tantos golpes de início. Mas a mão continua a mesma, e se ela entrar, o Morales vai cair - garantiu o paulista.
Thomas Almeida, Albert Morales, encarada UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Thomas Almeida encara Albert Morales em São Paulo para superar a derrota para Cody Garbrandt (Foto: Marcos Ribolli)

Minotouro vai atrás da revanche de 2010
Protagonista da luta principal do evento, Rogério Minotouro é um dos cinco lutadores que vêm de uma vitória - os outros são Pedro Munhoz, Luis Henrique KLB, Marcos Pezão e Thales Leites. Confiante na sua trocação, o veterano espera cansar o rival, Ryan Bader, e conseguir o nocaute. Os dois se enfrentaram em 2010 e o americano venceu por decisão unânime. Perguntado sobre a luta, Bader disse que não sentiu muita dificuldade.
Encarada Ryan Bader Minotouro UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Ryan Bader concedeu a revanche a Rogério Minotouro na luta principal do UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
- Não foi uma luta muito difícil. Lembro que o derrubei quando quis. Mas isso faz muito tempo, e acredito que ele tenha evoluído bastante. Eu evoluí. Acho que faremos um bom combate.
Para o brasileiro, a expectativa é evitar o jogo de chão e buscar o nocaute. Na sua opinião, Bader está exagerando na autoconfiança.
- Ele dizer que me derruba a hora que quiser mostra um excesso de autoconfiança. Minha intenção é manter a luta em pé, me movimentar bastante para evitar as tentativas de quedas dele e buscar o nocaute no segundo round. Tenho me preparado melhor para enfrentar wrestlers, venho investindo nessa área e os resultados estão aparecendo - disse o brasileiro.
Warlley Alves faz duelo de campeões do TUF contra Kamaru Usman
Campeão do TUF Brasil 3, o meio-médio Warlley Alves também acredita que a derrota diante de Bryan Barberena lhe ensinou algumas lições. A principal delas: usar seu estilo independente do adversário.
- Aquela derrota doeu, não vou mentir. Mas ela me ensinou muito. Agora o que eu quero é sair na mão. É assim que eu sei lutar e é assim que eu vou fazer no sábado. Sei que meu adversário é forte, foi campeão do TUF como eu, mas estou confiante na vitória, e ela vai vir.
Warlley Alves, Kamaru Usman, encarada UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Campeões do TUF, Warlley Alves e Kamaru Usman se enfrentam no card principal em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
O nigeriano Usman, que arrisca algumas palavras de português por ser casado com uma brasileira, disse acreditar que Alves fará uma luta inteligente, e não partirá com tudo para cima dele no começo.
- Espero que ele pense bem no que vai fazer. Quem vai decidir se a luta será rápida ou não é ele. Eu não canso, tenho fôlego de sobra, e vou fazer o meu jogo. Se ele vier com tudo para cima de mim, será pior para ele.

UFC Fight Night
19 de novembro, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Ryan Bader
Peso-galo: Thomas Almeida x Albert Morales
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Cortney Casey
Peso-médio: Thales Leites x Krzysztof Jotko
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Kamaru Usman
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Zak Ottow
CARD PRELIMINAR (a partir de 21h, horário de Brasília):
Peso-médio: Cézar Mutante x Jack Hermansson
Peso-meio-pesado: Marcos Pezão x Gadzhimurad Antigulov
Peso-galo: Johnny Eduardo x Manny Gamburyan
Peso-pesado Luis Henrique KLB x Christian Colombo
Peso-galo: Pedro Munhoz x Justin Scoggins
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Darren Stewart

Gegard Mousasi obtém vingança e nocauteia Uriah Hall no UFC Belfast

Holandês não dá chance para golpe fulminante do jamaicano e vence com facilidade no primeiro round. McGregor escala grade para celebrar vitória de colega de equipe

Por Belfast, IRN
Gegard Mousasi, Uriah Hall, UFC Belfast, MMA (Foto: Getty Images)Gegard Mousasi tem o braço erguido no anúncio de sua vitória sobre Uriah Hall (Foto: Getty Images)
Mordido com a surpreendente derrota no primeiro combate contra Uriah HallGegard Mousasinão deu nova chance para a "zebra" na revanche, neste sábado, em Belfast, na Irlanda do Norte. O homem de múltiplas nacionalidades - nascido no Irã, descendente de armênios, naturalizado holandês - nocauteou o adversário jamaicano no evento principal do UFC Belfast, aos 4m37s do primeiro round.
A torcida europeia tentou empurrar Mousasi desde o início, mas o armênio naturalizado holandês, como de costume, foi paciente em seu ataque, sempre andando para frente mas controlando a distância com os jabs. Hall tentava manter o adversário longe com chutes baixos; na metade do primeiro round, começou a soltar os chutes rodados de direita, golpe que decidiu a primeira luta entre os dois. Desta vez, porém, o holandês estava ligado. Ele encontrou espaço para aplicar a queda com cerca de um minuto restando para o final, e encaixou um gancho no queixo que abalou Hall. Mousasi não parou de golpear até o árbitro Marc Godard entrar no meio e encerrar a luta, decretando sua vitória por nocaute técnico.
Gegard Mousasi, Uriah Hall, UFC Belfast, MMA (Foto: Getty Images)Desta vez, o chute rodado de Uriah Hall não entrou em cheio para pegar Gegard Mousasi (Foto: Getty Images)
- Quem quer que tenha o cinturão, eu estou chegando. C***, estou chegando - avisou Gegard Mousasi na entrevista pós-luta.
COM MCGREGOR DE PÉ, LOBOV VENCE ISHIHARA

Artem Lobov, Teruto Ishihara, UFC Belfast, MMA (Foto: Getty Images)Artem Lobov castiga Teruto Ishihara no solo nos segundos finais de seu combate no UFC Belfast (Foto: Getty Images)
Companheiro de equipe de Conor McGregor, Artem Lobov colocou o público irlandês de pé, inclusive o atual campeão peso-leve e peso-pena do UFC, logo na abertura do card principal com sua vitória sobre o japonês Teruto Ishihara por decisão unânime (29-28, 30-27, 29-28). A luta foi franca desde o início, e ganhou emoção a partir do segundo round, quando o russo Lobov balançou Ishihara. McGregor e seus amigos assistiram ao terceiro e último assalto de pé enquanto a torcida norte-irlandesa empurrava o "Martelo Russo". Ishihara surpreendeu ao acertar um cruzado de esquerda e obter um knockdown, mas Lobov reagiu, conseguiu duas quedas e terminou a luta batendo na cabeça do adversário. Ele foi ovacionado pelo público e teve o braço erguido pelo amigo "Notório", que vibrou como se fosse ele o vencedor da luta.
- O "Martelo" voltou, não tenho mais nada a dizer! - berrou Lobov no microfone aberto do evento, visivelmente emocionado, erguendo bandeiras da Rússia e da Irlanda.
Conor McGregor, octógono, UFC Belfast, MMA (Foto: Getty Images)Conor McGregor escalou a grade do octógono para comemorar a vitória com seu amigo Lobov (Foto: Getty Images)

EX-CAMPEÃO DO BELLATOR ESTREIA COM VITÓRIA CONTESTÁVEL
Ex-campeão do Bellator, Alexander Volkov estreou no UFC com o pé direito, ao vencer Timothy Johnson em uma polêmica decisão dividida (29-28, 27-30, 29-28).
O russo começou dominando o centro do octógono, e logo encurtou, buscando a trocação franca. Volkov acertou dois bons diretos e abalou Johnson. Ele tentou a queda na grade, mas o americano resistiu e, no contragolpe, acertou um lindo gancho, que levou Alexander a knockdown. Timothy tentou finalizar o serviço no ground and pound, mas o russo se defendeu bem. O americano seguiu amassando o oponente contra a grade, e Volkov conseguiu levantar-se no fim do round.
Alexander Volkov, Timothy Johnson, UFC Belfast, MMA (Foto: Getty Images)Alexander Volkov acerta joelhada no corpo de Timothy Johnson em sua luta no UFC Belfast (Foto: Getty Images)
Logo no início do segundo assalto, em nova troca de socos, Timothy levou a melhor. O americano buscou as pernas de Volkov, não conseguiu quedá-lo, mas aplicou fortes socos contra a grade. O russo apostava nas joelhadas no corpo, porém sempre levava socos no rosto no contra-ataque. Na terceira parcial, o ritmo caiu. Volkov encurtou a distância e colocou Timothy de costas para a grade. Ele tentou quedar, mas o americano fez bem o sprawl. O russo encaixou fortes joelhadas enquanto Johnson apostava nos suingues – sem sucesso. Timothy tentou a queda, e agora foi Volkov que fez bem o sprawl, terminando o assalto por cima, golpeando. 
RAY SURPREENDE E VENCE ROSS PEARSON POR PONTOS
Stevie Ray venceu Ross Pearson por decisão dividida (30-27, 27-30, 30-27) na co-luta principal do UFC Belfast. Os dois fizeram uma luta bastante equilibrada, sem muitos golpes conectados de ambos os lados. Com o resultado, Ray aumentou seu cartel para 19 vitórias e seis derrotas. Pearson, que também tem 19 triunfos, amargou seu 12º revés.
Stevie Ray, Ross Pearson, UFC Belfast, MMA (Foto: Getty Images)Stevie Ray acerta chute alto no rosto de Ross Pearson: escocês aceitou luta em cima da hora (Foto: Getty Images)
O primeiro round foi bem parelho, com Ross Pearson andando para frente e tentando encurralar Stevie Ray, mas sem conseguir entrar na média distância para trocar golpes. O escocês conseguiu acertar bons chutes andando para trás, que interromperam os avanços do inglês. No fim do assalto, Ray aplicou uma bela queda, mas Pearson logo se levantou.
O segundo assalto continuou com Pearson novamente controlando o centro do octógono, e Ray trabalhando os chutes para manter a distância. O round, assim como o terceiro, manteve a mesma tônica do inicial, só que sem quedas. O equilíbrio foi tanto que dois dos juízes laterais deram 30 a 27 para o escocês, enquanto que o outro marcou o mesmo resultado, só que para o inglês.