sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

No Jungle Fight 62, ex-BBB Jake Leal fará companhia a Syllvia e Geisa

Luta principal do evento conta com disputa de cinturão dos penas entre Rafael Gogó e Alexandre Capitão. Pesagem acontece nesta sexta-feira

Por Rio de Janeiro
13 comentários
  •  
ex-bbb Jake Leal como ring girl do Jungle fight (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)Ex-BBB Jake Leal se junta a Geisa Vitorino e Syllvia
Andrade (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)
Participante do Big Brother Brasil 12, em 2012, Jake Leal será uma atração a mais no Jungle Fight 62, no próximo sábado, em São Paulo, e se junta a Geisa Vitorino e Syllvia Andrade como ring girl. Esta será a segunda participação da baiana entre as beldades da organização, já que na edição 58, também em São Paulo, ela esteve como companheira das ring girls permanentes. Nesta sexta-feira, no entanto, no Hotel Caesar Business, as atenções estarão voltadas para os lutadores do evento, que têm o compromisso de bater o peso necessário para ficarem aptos a competir.
A atração principal desta edição fica por conta da primeira defesa do cinturão dos pesos-penas (até 66kg) de Rafael Gogó contra Alexandre Capitão. Prestes a disputar sua décima luta no evento, o desafiante ao cinturão dos penas afirmou estar em busca de uma melhor posição no cenário nacional de sua categoria e garantiu estar focado na luta pelo título.
- Estou treinando bastante, focado e querendo muito esse cinturão. Essa vitória significa bastante para mim, já que vai ser a consolidação da minha carreira. Venho batalhando por uma oportunidade como essa há muito tempo e quero retribuir a confiança do evento em mim, fazendo uma boa luta e mantendo essa trajetória de vitórias que tenho dentro do Jungle Fight -  disse Alexandre Capitão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
ex-bbb Jake Leal como ring girl do Jungle fight (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)Esta será a segunda participação de Jake Leal como ring girl de uma edição do Jungle Fight (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)
O coevento principal da noite terá o experiente Edson “Conterrâneo” contra Douglas Simões pelos pesos-pesados. Na categoria até 70kg, a atração fica por parte do ex-campeão peso-leve Lúcio Curado diante de Erick "Parrudo".
Venda de ingressos:
- Lojas Ortobom (Shopping Higienópolis, Shopping Eldorado e Shopping Vila Lobos);
- Teodoro II - Av. Teodoro Sampaio, 2.070
- Pacaembu III - Av. Pacaembu, 1.849
Jungle Fight 62
7 de dezembro de 2013 - Ginásio Pelezão, São Paulo
CARD OFICIAL
Rafael Miranda “Gogó” x Alexandre Campos “Capitão”
Edson “Conterrâneo” x Douglas Simões
Lúcio Curado x Erick “Parrudo”
Rafael Nunes x Paulo Panthro
José Alexandre “Zé Reborn” x Angelo Lopes
Jesus "Chochuy" Sanchez x Douglas Bertazini(
Alberto “Striker” Pantoja x Davi "Tatá" Silva
Elton “Viper” x Patrick Silva
Ismael Bonfim “Marreta” x Denis "Alagoas" Silva
Guilherme Matos "Kyoto" x João Picirillo

Curtinhas: UFC anuncia Ross Pearson contra Guillard para Londres em 2014

Após primeira luta entre os pesos-leves ter terminado sem resultado, devido a joelhada ilegal, Ultimate casa novo duelo para 8 de março na capital inglesa

Por Rio de Janeiro
15 comentários
Montagem Melvin Guillard e Ross Pearson (Foto: Editoria de Arte)Melvin Guillard e Ross Pearson se encontram de
novo em 8 de março de 2014 (Foto: Editoria de Arte)
De forma oficial, o UFC anunciou em sua conta no Twitter nova luta entre o inglês Ross Pearson e o americano Melvin Guillard para o dia 8 de março de 2014, em Londres, Inglaterra. O reencontro entre os lutadores no octógono era aguardado após o primeiro combate dos pesos-leves, em 26 de outubro de 2013, em Manchester, ter terminado sem resultado ( No Contest), já que Guillard desferiu joelhadas ilegais de forma acidental em Ross Pearson.
Aos 29 anos, Ross Pearson tem um cartel de 15 vitórias, seis derrotas e um No Contest (Luta em Resultado). Antes do primeiro confronto contra Guillard, em outubro, o inglês venceu Randy Couture em abril desse ano por nocaute técnico, no segundo round.
Já Melvin Guillard, de 30 anos, possui mais lutas como atleta de MMA profissional: 31 vitórias, 12 derrotas, dois empates e dois No Contes (Luta sem Resultado). Sua última vitória no UFC foi em julho de 2013, quando derrotou Mac Danzig por nocaute, no segundo round.
UFC Ross Pearson e Melvin Guillard (Foto: Agência Getty Images)Primeiro confronto entre Ross Pearson e Melvin Guillard, dia 26 de outubro, em Manchester, terminou sem resultado, já que o americano desferiu joelhadas ilegais no inglês (Foto: Agência Getty Images)
UFC: Gustafsson x Manuwa
8 de março de 2014, em Londres
CARD DO EVENTO
Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa
Ross Pearson x Melvin Guillard
Cyrille Diabate x Ilir Latifi
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
pôster em português do KSW (Foto: Divulgação)Pôster em português do KSW (Foto: Divulgação)
KSW em português

De olho no mercado brasileiro, o KSW, principal organização de MMA da Polônia e uma das mais importantes da Europa, desenvolveu pela primeira vez um pôster em português, com destaque, claro, para os lutadores da última atração da noite, Mamed Khalidov x Ryuta Sakurai.
Além do fato de o esporte está em alta em terras tupiniquins, dois atletas brasileiros estão no card: Daniel Acácio, que enfrenta Aslambek Saidov pelo título dos meio-médios, e
Luiz Ricardo Simon, o Cado, adversário de Rafal Moks.
Confira o card completo do evento, que será disputado em Wroclaw, na Polônia, no próximo sábado:
Peso-médio: Mamed Khalidov x Ryuta Sakurai
Peso-meio-médio: Daniel Acácio x Aslambek Saidov
Peso-meio-médio: Rafal Moks x Luiz Ricardo "Cado" Simon
Peso-médio: Krzysztof Kulak x Abu Azaitar
Peso-meio-pesado: Mike Hayes x Virgil Zwicker
Peso-pesado: Kamil Walus vs Oli Thompson
Peso-médio: Matt Horwich vs Piotr Strus

Luiz Besouro anuncia que vai baixar para os leves após luta em Cingapura

'Considero que nessa nova categoria eu serei ainda mais forte', diz ele, que se despede dos meio-médios contra o japonês Kiichi Kunimoto no dia 4 de janeiro

Por Rio de Janeiro
16 comentários
A estreia de Luiz Besouro no UFC será também a última luta dele como peso-meio-médio (até 77kg), pelo menos por agora. O ex-participante do TUF Brasil 2 vai enfrentar o japonês Kiichi Kunimoto no dia 4 de fevereiro, no card que será realizado em Cingapura, e deixou anunciado desde já que vai baixar para a categoria dos leves (até 70kg) em seguida:
- Essa minha luta vai ser (na categoria até) 77kg, mas será a última. Ano que vem, depois de estrear, vou baixar para os leves, e considero que nessa nova categoria eu serei ainda mais forte. Mas agora meu foco é fazer a melhor luta do evento e começar minha carreira no UFC com o pé direito, retribuindo a confiança de me colocarem no card principal.
Luiz Besouro (Foto: Divulgação)Luiz Besouro posa para foto na academia RFT, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
O adversário de Besouro tem 32 anos e um cartel de 15 vitórias, cinco derrotas, dois empates e um "no contest" (luta sem resultado). E o japonês não era desconhecido para o atleta da RFT (Renovação Fight Team).
- Eu já o conhecia, sei que ele é oriundo do chão. Geralmente japonês luta com o coração, é duro, mas espero fazer uma grande luta. Acredito que ele troque um pouco e tente me derrubar. Ele não tem a mão alinhada, não é tão mais alto do que eu e considero um bom combate para mim. Quero ser o primeiro representante da luta livre a ganhar no UFC e realizar esse antigo sonho. A hora é essa e vou com tudo para cima.
A estreia de Besouro estava programada para Jaraguá do Sul-SC, dia 15 de fevereiro, mas foi antecipada em mais de um mês para atender a um pedido do Ultimate.
- Estava esperando essa oportunidade ansiosamente. Achei que fosse estrear em Jaraguá do Sul-SC, em fevereiro, mas o Cromado (Marcio, líder da RFT, academia de Besouro) me ligou perguntando sobre adiantar minha estreia contra esse japonês. Como estou me sentindo bem, treinando firme desde que me recuperei da lesão na mão, atendi a um pedido do UFC e vejo que essa chance chegou na hora certa - declarou.
UFC: Saffiedine x Lim
4* de janeiro de 2014, em Cingapura
* No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 3 de janeiro
CARD DO EVENTO (até agora):
Tarec Saffiedine x Hyun Gyu Lim
Kiichi Kunimoto x Luiz Besouro
Kyung Ho Kang x Shunichi Shimizu
Katsunori Kikuno x Quinn Mulhern
Dustin Kimura x Jon de los Reyes
Max Holloway x Will Chope
Royston Wee x David Galera
Tatsuya Kawajiri x Sean Soriano
Mairbek Taisumov x Tae Hyun Bang
Leandro Issa x Russell Doane

Curtinhas: Gesias se lesiona e está fora de disputa de cinturão do WSOF

Dana White ganha prêmio de revista especializada em negócios esportivos, e UFC anuncia lutas para eventos em janeiro e fevereiro de 2014

Por Rio de Janeiro
1 comentário
MMA Gesias Cavalcante (Foto: Getty Images)Gesias Cavalcante não poderá enfrentar Gaethje em
18 de janeiro (Foto: Getty Images)
Um dia depois de ser anunciado como postulante ao primeiro cinturão dos pesos-leves do World Series of Fighting (WSOF), o brasileiro Gesias "JZ" Cavalcante sofreu uma lesão nos treinos. O lutador da equipe Blackzilians foi forçado a desistir de seu combate contra Justin Gaethje, que agora enfrenta o compatriota Lewis Gonzalez no evento principal do WSOF 8, em Hollywood, Flórida, nos EUA, em 18 de janeiro de 2014. Gonzalez está invicto em nove lutas profissionais de MMA na carreira e estreou no WSOF com vitória sobre Antonio McKee em agosto passado.
"Inovador do Ano no Esporte"
Dana White foi escolhido pela revista "SportBusiness International" o "Inovador do Ano no Esporte". Presidente do Ultimate, ele foi eleito por uma comissão julgadora por causa dos planos agressivos de expansão global da principal organização de MMA do mundo do dirigente para o UFC ganhou força de verdade em 2013.
- Se os executivos de esportes querem olhar para formas diferentes em termos comercialmente, devem dar uma olhada no que Dana alcançou neste ano - disse Matt Cutler, editor da revista.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Levinhos em ação
Com 2014 se aproximando, mais três lutas foram marcadas pelo Ultimate para janeiro, todas elas das categorias mais leves da organização. O UFC anunciou John Moraga x Dustin Ortiz para o dia 15, em Atlanta (EUA), no UFC: Rockhold x Philippou, pelo peso-mosca. Para dez dias depois, em Chicago (EUA), "Chicago Sun-Times" informou que os galos Eddie Wineland e Yves Jabouin vão se enfrentar no UFC: Henderson x Thomson. E no primeiro evento do ano, em Cingapura, no dia 4, Tasuya Kawajiri ganhou um novo oponente depois da lesão do brasileiro Hacran Dias. De acordo com o site do canal americano "Fox Sports", o peso-pena japonês terá pela frente Sean Soriano no UFC: Saffiedine x Lim.
E os pesadinhos também
Outras lutas anunciadas pelo UFC nesta quinta-feira incluem um combate peso-pesado e outro entre pesos-médios. No evento de 25 de janeiro, em Chicago, o peso-pesado americano Walt Harris encara o ucraniano Nikita Krylov. Já no UFC 169, em Newark, no dia 1º de fevereiro, o peso-médio americano Nick Catone enfrenta o britânico Tom Watson.

No Jungle Fight 62, ex-BBB Jake Leal fará companhia a Syllvia e Geisa

Luta principal do evento conta com disputa de cinturão dos penas entre Rafael Gogó e Alexandre Capitão. Pesagem acontece nesta sexta-feira

Por Rio de Janeiro
13 comentários
  •  
ex-bbb Jake Leal como ring girl do Jungle fight (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)Ex-BBB Jake Leal se junta a Geisa Vitorino e Syllvia
Andrade (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)
Participante do Big Brother Brasil 12, em 2012, Jake Leal será uma atração a mais no Jungle Fight 62, no próximo sábado, em São Paulo, e se junta a Geisa Vitorino e Syllvia Andrade como ring girl. Esta será a segunda participação da baiana entre as beldades da organização, já que na edição 58, também em São Paulo, ela esteve como companheira das ring girls permanentes. Nesta sexta-feira, no entanto, no Hotel Caesar Business, as atenções estarão voltadas para os lutadores do evento, que têm o compromisso de bater o peso necessário para ficarem aptos a competir.
A atração principal desta edição fica por conta da primeira defesa do cinturão dos pesos-penas (até 66kg) de Rafael Gogó contra Alexandre Capitão. Prestes a disputar sua décima luta no evento, o desafiante ao cinturão dos penas afirmou estar em busca de uma melhor posição no cenário nacional de sua categoria e garantiu estar focado na luta pelo título.
- Estou treinando bastante, focado e querendo muito esse cinturão. Essa vitória significa bastante para mim, já que vai ser a consolidação da minha carreira. Venho batalhando por uma oportunidade como essa há muito tempo e quero retribuir a confiança do evento em mim, fazendo uma boa luta e mantendo essa trajetória de vitórias que tenho dentro do Jungle Fight -  disse Alexandre Capitão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
ex-bbb Jake Leal como ring girl do Jungle fight (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)Esta será a segunda participação de Jake Leal como ring girl de uma edição do Jungle Fight (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)
O coevento principal da noite terá o experiente Edson “Conterrâneo” contra Douglas Simões pelos pesos-pesados. Na categoria até 70kg, a atração fica por parte do ex-campeão peso-leve Lúcio Curado diante de Erick "Parrudo".
Venda de ingressos:
- Lojas Ortobom (Shopping Higienópolis, Shopping Eldorado e Shopping Vila Lobos);
- Teodoro II - Av. Teodoro Sampaio, 2.070
- Pacaembu III - Av. Pacaembu, 1.849
Jungle Fight 62
7 de dezembro de 2013 - Ginásio Pelezão, São Paulo
CARD OFICIAL
Rafael Miranda “Gogó” x Alexandre Campos “Capitão”
Edson “Conterrâneo” x Douglas Simões
Lúcio Curado x Erick “Parrudo”
Rafael Nunes x Paulo Panthro
José Alexandre “Zé Reborn” x Angelo Lopes
Jesus "Chochuy" Sanchez x Douglas Bertazini(
Alberto “Striker” Pantoja x Davi "Tatá" Silva
Elton “Viper” x Patrick Silva
Ismael Bonfim “Marreta” x Denis "Alagoas" Silva
Guilherme Matos "Kyoto" x João Picirillo

Durinho surpreende e aplica nocaute em Paulo Bananada no Coliseu EF 8

Técnico de Vitor Belfort aplica um duro golpe de direita e apaga o pupilo de Anderson Silva na luta principal do evento, que foi realizado em Maceió

Por Maceió
3 comentários
Após muita provocação e declarações fortes de ambas as partes, finalmente Gilbert Durinho e Paulo Bananada se enfrentaram, fazendo a luta principal do Coliseu Extreme Fight 8 em Maceió. E o técnico de jiu-jítsu de Vitor Belfort levou a melhor, vencendo o atleta da Team Nogueira e pupilo de Anderson Silva surpreendentemente por nocaute aos 4m57s do primeiro round. Membro da equipe Blackzilians, na Flórida, Durinho - que entrou para a luta acompanhado por Cézar Mutante - mostrou que os duros treinos no time de Belfort surtiram efeito. Após não bater o peso na primeira vez em que deveriam ter se enfrentado, Durinho conseguiu atingir a marca de 73kg que havia sido combinada para o combate, e teve condições de enfrentar Bananada, que não perdeu a chance de provocá-lo durante a pesagem do evento na última quarta-feira. Para Durinho, que aumentou a sua série invicta no MMA para seis vitórias, a resposta foi dada no octógono.
- Sei que o Paulo é um cara muito duro. Teve muita polêmica, nós falamos muito um do outro, mas aqui dentro vemos que ele é um guerreiro. Obrigado a todos os meus companheiros de equipe, que são fundamentais para os meus treinos. Eu sempre treinei muito e tenho um bom condicionamento. Temos que sonhar alto. Quis ser campeão mundial de jiu-jítsu e fui. Agora quero ser campeão mundial de MMA, e sonho todos os dias estar no UFC e vencer lá - disse Durinho.
Decepcionado, Paulo Bananada - que sofreu sua décima derrota em 29 lutas como profissional - não escondeu a tristeza pelo resultado.
- A graça desse esporte é essa. Acabou. Agora vamos para a próxima guerra - disse o veterano logo após a luta.
A luta
O duelo começou com os dois lutadores se estudando muito e aplicando poucos golpes. Durinho tomava as maiores iniciativas, soltando chues e socos rodados, tentando surpreender Bananada, que mantinha o posicionamento defensivo. A 1m30s do fim do round, os dois trocaram socos fortes, mas nenhum mostrou sentir o impacto dos golpes. No fim do round, no entanto, quando Bananada buscou a trocação, Durinho pendulou perfeitamente e acertou um belo golpe de direita que derrubou o adversário e o levou a nocaute faltando apenas três segundos para o intervalo.
Confira os demais resultados do evento:
Alexandre Leão venceu Armênio Neto por nocaute aos 4m17s do segundo round
Paullemir da Silva Alves venceu Luiz Bruno "Babu" por finalização aos 4m04s do primeiro round
João Prudêncio venceu Edcarlos Lima por finalização aos 4m08s do primeiro round
Eduardo "Máquina da Dor” venceu Alexandre Lima por decisão dividida dos juízes
Fabrício Alagoinhas venceu Nilton Cachorrão por decisão unânime dos juízes
Ricardo Rodrigues venceu Ivo Bezerra por finalização aos 4m40s do primeiro round
Edcarlos Peixe venceu Rogério Souza por nocaute técnico aos 43s do primeiro round

Miesha Tate mostra beleza e força em capa de revista especializada em lutas


qua, 04/12/13
por ultimmato |
categoria Miesha Tate
Campeã peso-galo feminino do UFC, Ronda Rousey é ainda considerada uma das atletas mais bonitas do MMA mundial. Apesar disso, sua arquirrival, Miesha Tate, vem mostrando que também não fica atrás nesse quesito. A lutadora, que tentará tomar o cinturão da categoria no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA), foi capa da última edição da revista “Fight” e presenteou seu seguidores no Twitter com a foto escolhida para ilustrar a revista. Nela, Miesha Tate apresenta um abdômen definido e o “muque”, evidenciando que além de bela, pode ser uma fera também.

Sul-coreano de 32 anos recusa o UFC por achar que ainda não é a hora

Campeão peso-leve do Road FC, Nam Yui Chul diz que ainda pretende lutar por mais oito anos. Ele venceu sete de seus últimos oito combates

Por Rio de Janeiro
51 comentários
Lutar pela principal organização de MMA do mundo pode ser o sonho de praticamente todo atleta do esporte, mas pelo menos por enquanto isso não se aplica a Nam Yui Chul. Campeão do peso-leve do Road FC, o sul-coreano recusou uma proposta de Dana White e companhia, mesmo estando com mais de 30 anos e já com 22 combates de experiência.
- Não fiquei animado tanto quanto eu esperava. Achei que esta não é a hora de ir para o UFC. Tenho muitas vantagens no Road FC. Sou reconhecido como um campeão e tenho uma condição estável. Certamente não desisti do UFC, mas simplesmente ampliei meus horizontes não levando em conta os ganhos a curto prazo - disse o sul-coreano em comunicado divulgado pelo Road FC.
nam Yui Chul   (Foto: Divulgação/Road FC)Nam Yui Chul venceu sete de suas últimas oito lutas (Foto: Divulgação/Road FC)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Nam Yui Chul vai completar 33 anos em julho. Ele tem atualmente um cartel com 17 vitórias, quatro derrotas e um empate e foi o único que conseguiu vencer Hacran Dias (21-2-1), um dos brasileiros com melhor cartel no Ultimate, antes de o atleta da Nova União ser contratado pela organização americana.
- Eu poderia continuar como lutador até os 40 anos. Tenho 32 agora, então ainda restam oito anos para eu parar. Ninguém sabe o que poderia acontecer. Vou tentar o meu melhor sempre. E neste momento eu tento o meu melhor como um lutador do Road FC - finalizou.

UFC descarta Askren, mas contrata ex-campeão dispensado pelo Bellator

Zach Makovsky vem de duas derrotas nas últimas quatro lutas. Ele perdeu
o título dos galos para Dudu Dantas e agora tenta a sorte entre os moscas

Por Rio de Janeiro
17 comentários
Campeão com 12-0 na carreira e cinco vitórias em disputas de título no Bellator, Ben Askren foi descartado nesta semana pelo Ultimate. Segundo o presidente da principal organização de MMA do mundo, Dana White, Askren não tinha muitos desafios no concorrente. Na madrugada desta quinta, entretanto, o UFC anunciou a contratação de Zach Makovsky, dispensado pelo próprio Bellator no fim do ano passado. Ele vai estrear contra Scott Jorgensen no dia 14 de dezembro.
Zach Makovsky tem 16-4 na carreira e também foi campeão no Bellator. O americano conquistou o título dos galos em outubro de 2010 e foi derrotado em sua primeira defesa de cinturão, em abril de 2012, quando enfrentou o brasileiro Dudu Dantas - entre esses dois combates ele participou de outras duas lutas que não valeram título.
MMA Zach Makovsky (Foto: Reprodução / Facebook)Zach Makovsky com o cinturão do peso-galo do Bellator (Foto: Reprodução / Facebook)
Depois de ser derrotado por Dudu Dantas, Makovsky perdeu mais uma luta no Bellator - para Anthony Leone - e então foi liberado do contrato. Desde então, tentou a sorte na categoria de baixo e venceu seus dois últimos combates no peso-mosca, tornando-se, inclusive, campeão do RFA.
Ben Askren já fala como lutador do One FC
Após ser rejeitado pelo UFC, o campeão peso-meio-médio do Bellator, Ben Askren, surpreendeu e decidiu assinar com o One FC, organização asiática de MMA. A notícia foi publicada primeiro pelo site americano "Bloody Elbow", e Askren já fala como lutador da companhia nas redes sociais.
- Como você poderia dizer algo de ruim sobre o One FC pagar um salário justo e dar oportunidade a um lutador? - escreveu Askren no Twitter em resposta a um fã pouco antes de repassar um texto de Sakuraba lhe desejando boa sorte no One FC.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ben Askren Bellator (Foto: Reprodução / Facebook )Também campeão no Bellator, Ben Askren deve
lutar no One FC (Foto: Reprodução / Facebook )
Askren se reuniu com o UFC no fim de semana passado, mas o presidente da companhia, Dana White, rejeitou contratá-lo. O dirigente aconselhou o ex-wrestler olímpico a buscar mais experiência em outras organizações.
- A reunião foi bem. Ele é um bom garoto, não temos nada contra ele, (mas) não vamos assinar com ele agora. Acho que é loucura ele estar rankeado no top 10 (dos pesos-meio-médios), ele não lutou contra ninguém. Ele não tem desafios (no Bellator). A melhor coisa que podia acontecer com esse garoto é sair do Bellator. Agora ele tem a oportunidade de ir para o World Series of Fighting e mostrar o que ele tem - afirmou White, em entrevista ao site "MMA Junkie".
Em vez de optar pelo WSOF, porém, Askren apostou no One FC, maior organização de MMA na Ásia atualmente, que realiza eventos em Cingapura, Filipinas, Malásia e Indonésia desde 2011. No ano passado, o brasileiro Bibiano Fernandes rejeitou um acordo verbal com o UFC para assinar com a companhia asiática, e desde então se tornou o campeão peso-galo da franquia.

UFC anuncia Jon Jones contra Glover Teixeira no UFC 171, em Dallas

Luta entre os meio-pesados acontece dia 15 de março e foi revelada durante programa de TV oficial do Ultimate. Vendas de ingressos em janeiro

Por Rio de Janeiro
172 comentários
Dessa vez, finalmente o combate entre o campeão meio-pesado do UFC, Jon Jones, e o brasileiro Glover Teixeira pode sair do papel. Durante o programa de TV oficial da organização, "UFC Tonight", a sétima defesa de título do americano foi anunciada para Dallas (EUA), dia 15 de março de 2014, no UFC 171. As vendas de ingressos para o evento, que tem somente o confronto entre os meio-pesados confirmado, começam dia 17 de janeiro.
Essa é a terceira tentativa do Ultimate em marcar o confronto. Inicialmente anunciado para o UFC 169, em fevereiro, e depois para o UFC 170, Dana White e Jon Jones vieram a público revelar que ainda não seria possível marcar nova luta para o americano, que ainda se recuperava do duelo contra o sueco Alexander Gustafsson, no UFC 165, em setembro desse ano.
MONTAGEM - Glover Teixeira e Jon Jones (Foto: Agência Getty Images)Glover Teixeira e Jon Jones se enfrentam no UFC 171, em Dallas, dia 15 de março (Foto: Agência Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jon Jones se tornou o recordista de defesas de cinturão bem sucedidas na categoria peso-meio-pesado do UFC, com seis, ao derrotar o sueco Alexander Gustafsson por decisão unânime em setembro passado, no UFC 165, em Toronto. O americano tem 19 vitórias e apenas uma derrota, por desclassificação, em seu cartel, e defende sequência de 10 vitórias consecutivas.
Glover Teixeira, por sua vez, não perde há 20 lutas, desde 2005, e tem um cartel de 22 vitórias e duas derrotas. Desde que estreou no UFC, venceu cinco vezes, duas delas por nocaute e duas por finalização. O mineiro de Sobrália está atualmente treinando na Black House e na American Top Team.
UFC 171
15 de março de 2014, em Dallas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Glover Teixeira

'Veloz e Furioso', Antonio Pezão busca recuperação contra Mark Hunt

Apaixonado por carros e velocidade, peso-pesado almeja contra neozelandês voltar aos caminhos da vitória. Para 2014, o sonho é voltar a lutar no Brasil

Por Rio de Janeiro
53 comentários
Poster UFC Hunt x Pezão (Foto: Divulgação)Antonio Pezão quer voltar aos trilhos da vitória contra
Mark Hunt, na Austrália (Foto: Divulgação)
Grande apreciador de carros e velocidade desde o "primeiro emprego", Antônio Pezão não tem pressa por uma nova disputa de cinturão dos pesos-pesados do UFC. Entretanto, para o brasileiro, as chances para buscar o título do Ultimate aumentam a medida em que os triunfos retornarem de forma ainda mais impactantes. E o primeiro passo para retomar o caminho das vitórias pode ser dado no próximo dia 6 de dezembro, em Brisbaine, na Austrália, na luta principal do evento diante do neozelandês Mark Hunt.
Em conversa por telefone com o Combate.com, Pezão comentou sobre a origem da paixão pelos carros, como foi a preparação para a luta "do outro lado do mundo" e sobre a expectativa de voltar a se apresentar em território nacional, algo que não acontece a mais de oito anos. Motivado e precisando perder ainda 5kg na véspera da pesagem oficial do evento, Antonio Pezão comentou sobre o camp realizado em três lugares diferentes para a próxima luta.
- Foram sete semanas de preparação intensa para essa luta. Estou bem preparado, motivado e agora resta me manter ligado, suando, porque faltam 5kg. Foram duas semanas na Team Nogueira, no Rio de Janeiro, treinando jiu-jítsu e boxe. Depois mais uma semana em Curitiba, com o Mestre Fabio Noguchi, e por fim, quatro semanas na American Top Team, na Flórida. Geralmente, eu sempre começo com uma semana mesmo no Rio de Janeiro e termino nos Estados Unidos. Gosto de ficar perto da família, não me atrapalha e prefiro ficar as últimas 4 semanas perto da família - explicou Pezão.
Eu realmente gosto muito de velocidade. Sempre gostei de carros e, às vezes, eu mudava de carro pelo mesmo valor só para ter a sensação de algo novo"
Antonio Pezão
E é na Flórida, nos Estados Unidos, que o lutador conseguiu realizar o maior sonho fora do octógono: comprar uma Ferrari vermelha. Segundo Pezão, o desejo de adquirir um carro da marca italiana vinha desde os tempos em que ter um fusquinha era a maior realização possível.
- Eu realmente gosto muito de velocidade, mas com segurança. Até mesmo porque onde moro, há uma grande fiscalização e também pela minha integridade física, já que eu dependo do meu corpo saudável para viver. Mas eu sempre gostei de carros e no meu primeiro emprego eu já juntei um dinheiro para comprar um Fusca. Às vezes, eu mudava de carro, mesmo que fosse pelo mesmo valor, só para ter a experiência de ter um carro diferente, pela sensação de algo novo. E graças a Deus, consegui realizar esse sonho de ter minha Ferrari - contou o peso-pesado.
Pezão ferrari MMA (Foto: Reprodução / Facebook)Pezão realiza sonho com sua Ferrari vermelha (Foto: Reprodução / Facebook)
Mesmo morando fora do país, Antonio Pezão não esquece de suas origens em Campina Grande, Paraíba. Determinado a retribuir para a sua terra natal um pouco do que o MMA lhe proporcionou, o lutador revela planos para um projeto social na cidade, em parceria com o jogador de futebol Hulk.
- Tenho muita vontade em fazer algo por Campina Grande. Fiquei muito feliz de saber que o Wanderlei Silva, que é um ídolo do MMA no mundo, está com um projeto social na minha cidade. Não penso em um CT (Centro de Treinamento), mas sim, um projeto social. Inclusive, estive recentemente com o Hulk, conversamos, e quem sabe um dia podemos fazer algo juntos pela Paraíba - revelou Pezão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Hulk e Antônio Pezão (Foto: Reprodução/Instagram)Com o conterrâneo Hulk, Pezão pensa em criar um
projeto social na Paraíba (Foto: Reprodução)
O estado da Paraíba, por sinal, foi o único lugar no país em que Pezão lutou. Contudo, com os planos do UFC em realizar até 13 edições no Brasil, o peso-pesado espera com ansiedade pela oportunidade de sentir o calor da torcida brasileira, a quem ele considera "sem igual".
- Tenho muita vontade de lutar no Brasil. Aliás, preferia lutar no Brasil do que na Austrália. Lá eu teria a torcida toda para mim, a presença, força e energia dos brasileiros, que não tem igual em nenhum lugar do mundo. Mas isso fica a critério do UFC. Eu, como brasileiro, espero ansiosamente pela chance de lutar no Brasil e de preferência, contra um estrangeiro- disse o lutador, de 34 anos.
Sem o costume de pedir adversários, Antonio Pezão está atento as mudanças que podem acontecer na categoria até 120kg com a próxima disputa de título entre o brasileiro Fabricio Werdum e o americano Cain Velásquez, além da possível troca de divisão entre Daniel Cormier e o campeão meio-pesado Jon Jones.
- Eu não costumo e não gosto muito de especular oponentes. Tenho que estar bem preparado sempre e meu foco agora é único e excluivo no Mark Hunt. Lógico que vou torcer para o Werdum, por ele ser brasileiro, mesmo já tendo perdido para ele. Independentemente de uma vitória ou não do Werdum, as chances de título aparecem conforme você vai ganhando e causando mais impacto. Mesmo já tendo perdido duas vezes para o Velásquez, eu jamais iria torcer para o Werdum com um interesse de voltar a disputar o cinturão. Torcerei pela pátria e tenho certeza que o Werdum vai vencer - falou Pezão.
Montagem UFC Mark Hunt e Antônio Pezão (Foto: Editoria de Arte)Antônio Pezão afirma estar focado somente em Mark Hunt e não pensa em futuros adversários para 2014. Entretanto, peso-pesado revela torcida por Fabricio Werdum contra Velásquez (Foto: Editoria de Arte)
Com a paixão pela velocidade no sangue, Antonio Pezão promete levar a rapidez e a potência do motor de sua recém adquirida Ferrari para dentro do octógono diante de Mark Hunt. O brasileiro promete se movimentar bastante para entrar e sair do alcance do neozelandês e assim, conseguir mais um nocaute devastador na carreira.
- Mark Hunt é um striker nato, muito periogoso e continua com seu jogo de cruzados, que é muito forte. Então tenho que me movimentar bastante, manter a distância, entrar e sair, para se possível conseguir um nocaute ou levar para o chão, onde ele não é muito bom - finalizou Antonio Pezão.
UFC Fight Night no Combate: Hunt x Pezão
7* de dezembro de 2013, em Brisbane (Austrália)
* No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 6 de dezembro
CARD PRINCIPAL
Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna
Ryan Bader x Anthony Perosh
Pat Barry x Soa Palelei
Dylan Andrews x Clint Hester
Julie Kedzie x Bethe Pitbull
CARD PRELIMINAR
Takeya Mizugaki x Nam Phan
Nick Ring x Caio Monstro
Richie Vaculik x Justin Scoggins
Bruno Carioca x Krzysztof Jotko
Ben Wall x Alex Garcia

Paulo Bananada empurra Gilbert Durinho na pesagem do Coliseu EF

Pupilos de Spider e Vitor se provocam antes do duelo desta quinta. Durinho assume erro por não bater peso da 1ª vez, e Bananada o acusa de má fé

Por Rio de Janeiro
22 comentários
Antes de se enfrentarem na noite desta quinta, Paulo Bananada e Gilbert Durinho promoveram uma encarada tensa na pesagem do Coliseu Extreme Fight 8, realizada na quarta-feira, em um shopping de Maceió. Com a rivalidade à flor da pele, os dois encostaram os bonés, e Bananada botou a mão na boca de Durinho, que tirou e em seguida levou um empurrão. O pupilo de Vitor Belfort, então, fez o gesto de cortar a garganta para dizer que o adversário estava acabado (veja o vídeo aqui).
Paulo x Gilbert (Foto: Diogo Rocha / Divulgação)Organizadores do Coliseu EF separam Bananada e Durinho (Foto: Diogo Rocha / Divulgação)
A polêmica entre eles começou em setembro, quando deveriam ter duelado no mesmo Coliseu. O combate foi cancelado após Durinho não bater o peso. Ele ficou cerca de 2,5kg acima do limite dos leves (70kg) e chegou a oferecer 100% de sua bolsa para o adversário aceitar a luta, mas não houve acordo. No dia do evento, os dois subiram no cage para explicar ao público o que houve e acabaram trocando provocações. Depois, trocaram mais farpas no Twitter.
Eu acho que ele já tinha feito pensado, sendo que ele nunca bateu 70kg, sempre deu dinheiro para os caras aceitarem as lutas,
e eu sabia que ele estava
fazendo isso"
Bananada, sobre a luta que foi cancelada
- Acho que há males que vêm para o bem. Fiquei desapontado comigo mesmo. Eu tinha acabado de me mudar para os EUA. Fiz todo um investimento nessa mudança, não foi nada tão barato. E onde eu consigo fazer uma grana boa é nas lutas. Com o cancelamento dessa luta, foi aquele desapontamento de não ter o dinheiro e de não dar aquele passo a mais na carreira. E além disso, quando voltei para os EUA todo mundo me perguntou: "Como foi a luta?". Eu disse que não teve, e me perguntaram: "Por que não teve?". Respondi: "Porque não bati o peso". Não tem como mentir, eu que dei bobeira mesmo. Deixei muito peso para perder em cima da hora. Foi uma falha minha. Assumi a culpa, e desde então, procurei a solução. Por isso busquei profissionais e mudei minha alimentação. Antes eu pesava 87kg "em off". Agora peso no máximo 80kg. Foi bom ter acontecido isso, porque foi um aprendizado. Agora qualquer evento pode me ligar, que em dez dias consigo chegar ao peso - disse Durinho em entrevista ao Combate.com.
Enquanto o atleta da Blackzilians reconheceu o erro, Bananada o acusou de má fé e explicou o porquê de a luta desta vez ser no peso combinado até 73kg - Durinho peso 72,8kg, e Bananada marcou 72,9kg na balança do Coliseu EF:
- Eu acho que ele já tinha feito pensado, sendo que ele nunca bateu 70kg, sempre deu dinheiro para os caras aceitarem as lutas, e eu sabia que ele estava fazendo isso. Eu avisei ao pessoal do evento que ele não iria bater o peso. Eu já estava preparado psicologicamente para isso e que essa vantagem ele não ia levar. No dia lá que fomos dentro do octógono, ele disse que eu que não aceitei a luta, que ele teve problema, que o médico disse que não poderia perder mais peso. Mas nenhum médico vai aprovar isso mesmo, porque a gente fica muito debilitado. Nenhum médico jamais aprovou o que eu faço, mas a gente é profissional e tem que bater o peso. Eu fiquei indignado e falei com ele que o caso não era esse, tinha aquilo no contrato. Eu falei para ele ver qual peso que ele poderia, e ele aceitou 73kg.
Paulo x Gilbert (Foto: Diogo Rocha / Divulgação)Paulo Bananada e Gilbert Durinho encostam os bonés na encarada (Foto: Diogo Rocha / Divulgação)
A tensão e as provocações também serviram para tirar Durinho e Bananada da sombra da rivalidade que existe entre seus mentores, Vitor Belfort e Anderson Silva, respectivamente.
- Para mim foi positivo. Depois fica tudo bem, todos se cumprimentam, mas agora quero levar isso até o fim, até resolvermos lá dentro do octógono. Não tem nada a ver com Anderson Silva e Vitor Belfort, eles estão em outro nível. Somos só iniciantes. É entre mim e ele - disse Paulo.
Da outra vez ele estava na razão dele de não aceitar (a luta),
mas agora está vindo treinado
e preparado, buscou mais motivação. Quero lutar
contra esse Bananada"
Gilbert Durinho
Já Durinho destacou o "tempero a mais" por conta da rivalidade que foi construída com Bananada e ganho que ambos tiveram na mídia com isso:
O canal Combate transmite o Coliseu
8 ao vivo, às 21h ( horário de Brasília)

- Foi uma coisa que surgiu de forma natural. Existe essa rivalidade, Eu quero lutar contra ele, e ele quer lutar contra mim. Vamos tirar isso a limpo. Foi uma coisa boa para a gente e para o evento em termos de mídia. Vim bem preparado, e gosto de falar que vim para ganhar. Mesmo se não tivesse rivalidade, minha vontade de ganhar seria a mesma. Mas deu um tempero a mais. É uma rivalidade que vai fazer bem para a luta. Da outra vez ele estava na razão dele de não aceitar, mas agora está vindo treinado e preparado, buscou mais motivação. Quero lutar contra esse Bananada, o Bananada mais forte, mais duro e que vem para definir a luta.
O Coliseu Extreme Fight 8 será realizado no ginásio do Sesi, em Maceió, na noite desta quinta-feira. O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h (de Brasília). A baixa do card ficou por conta de Leandro Higo x Leandro Naja, que valeria o cinturão dos galos. O duelo foi cancelado após Naja ficar 8kg acima do limite da categoria (61kg).
Coliseu Extreme Fight 8
05 de dezembro de 2013, em Maceió
CARD DO EVENTO
Paulo Bananada x Gilbert Durinho - peso combinado até 73kg
Armênio Neto x Alexandre Leão - meio-médios (até 77kg)
Paullemir da Silva Alves x Luiz Bruno Oliveira - leves (até 70kg)
João Prudêncio x Edcarlos Lima - penas (até 66kg)
Eduardo "Máquina da Dor” x Alexandre Oliver - galos (até 61kg)
Nilton Cachorrão x JP Moura - meio-médios (até 77kg)
Ivo Bezerra x Ricardo Gomes - leves (até 70kg)
Edcarlos Peixe x Rogério Pereira - penas (até 66kg)

Pettis se sente provocado por Nate
e quer enfrentá-lo após recuperação

Campeão dos leves não gosta de ver o compatriota dizer que é o número 2 do mundo e que Gilbert Melendez é o 1º. Ele espera lutar em julho de 2014

Por Rio de Janeiro
66 comentários
Anthony Pettis UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Anthony Pettis espera retornar ao octógono em
julho do ano que vem (Foto: Ivan Raupp)
Anthony Pettis surpreendeu nesta quarta-feira à noite ao dizer que considera Nate Diaz o seu desafiante preferido para a primeira defesa de cinturão no peso-leve do Ultimate. Em entrevista ao programa oficial da organização na TV americana, o "UFC Tonight", Pettis revelou que não gostou muito das declarações que Nate Diaz fez após derrotar Gray Maynard, no sábado passado.
Na ocasião, Nate disse que ele e Gilbert Melendez são respectivamente números 2 e 1 do mundo na categoria, deixando o campeão, Anthony Pettis, de lado.
- Nate Diaz tem falado muito. Em sua última luta, ele realmente parecia bem, mas é difícil julgar contra Gray Maynard. Espero que ele trabalhe o seu caminho para cima, e vamos lutar. Depois de sua última luta, Nate disse que ele e Melendez estão no topo do peso-leve. Parece que está mandando um recado diretamente para mim. Esse cinturão está na minha sala e é por alguma razão - disse Pettis.
As últimas três disputas de cinturão da categoria envolveram exatamente esses três lutadores, além de Ben Henderson. Bendo, então campeão, derrotou Nate Diaz em dezembro e depois superou Gilbert Melendez em abril. Quatro meses depois, Anthony Pettis desbancou o dono do título para chegar ao topo no peso-leve.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Nate Diaz vence Gray Maynard TUF 18 (Foto: Getty Images)Nate Diaz derrota Gray Maynard no TUF 18 Finale (Foto: Getty Images)
Uma lesão no joelho vai deixar Anthony Pettis sem lutar até meados de 2014. Ele vai passar por uma cirurgia no ligamento posterior cruzado no dia 12 de dezembro.
- O médico disse que (vou ficar parado) de seis a oito meses, por isso estou esperando seis meses. Quero estar de volta no verão (dos Estados Unidos). A esperança é ter uma luta de julho - declarou.

Dana cogita 'aposentar' Shogun ou mudança de peso em caso de revés

Se brasileiro cair para Te Huna, presidente diz que deve ter conversa com ele sobre pendurar as luvas. Descida para os médios também é possibilidade

Por Rio de Janeiro
123 comentários
Quando seu amigo Chuck Liddell perdeu lutas em sequência e mostrou que não era mais o mesmo de anos antes, Dana White tomou coragem e, com o coração partido, disse a ele que gostaria de vê-lo aposentado. O "Iceman" entendeu e de fato pendurou as luvas. Alguns anos depois, quem pode passar por situação semelhante é Maurício Shogun. O brasileiro, que tem cartel negativo no UFC (seis derrotas e cinco vitórias) e vem de dois reveses consecutivos, vai enfrentar o neozelandês James Te Huna no coevento principal do card desta sexta-feira, na Austrália. Para o caso de nova derrota de Shogun, o presidente da maior organização de MMA do planeta planeja repetir a conversa sobre aposentadoria que teve com Liddell:
Carrossel Shogun UFC (Foto: Getty Images)Maurício Shogun após a derrota para Chael Sonnen na última luta (Foto: Getty Images)
- É uma grande luta para ambos os lutadores. Obviamente para o Shogun, por estar nessa posição (ruim) e enfrentar um cara como o Te Huna. Essa é a luta da vida do Te Huna. Se ele vencer, vai entrar de vez no top 10, todo mundo saberá o nome dele e vai querer saber qual o próximo passo dele. E, sim, se o Shogun perder, eu provavelmente terei aquela conversa (sobre aposentadoria) com ele - disse ele em entrevista ao canal de TV americano Fox Sports.
Mas Dana também pensa em dar nova oportunidade a Shogun, só que em outra categoria. Perguntado se já havia conversado com ele sobre descer dos meio-pesados (até 93kg) para os médios (até 84kg), o chefão disse gostar da ideia:
- Não conversei com ele, mas não é má ideia. Se ele perder essa luta, eu me interessaria em dar uma sequência e ele nos médios.
O Combate transmite o "UFC: Hunt x Pezão" ao vivo e com exclusividade nesta sexta-feira, a partir de 21h20m (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta, entre os meio-médios Ben Wall x Alex Garcia.
UFC Fight Night no Combate: Hunt x Pezão
7* de dezembro de 2013, em Brisbane (Austrália)
* No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 6 de dezembro
CARD PRINCIPAL
Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna
Ryan Bader x Anthony Perosh
Pat Barry x Soa Palelei
Dylan Andrews x Clint Hester
Julie Kedzie x Bethe Pitbull
CARD PRELIMINAR
Takeya Mizugaki x Nam Phan
Nick Ring x Caio Monstro
Richie Vaculik x Justin Scoggins
Bruno Carioca x Krzysztof Jotko
Ben Wall x Alex Garcia

Novo prazo para entrega da Arena Corinthians: 15 de abril

Reunião entre clube, construtora, COL e Fifa fixa nova data para conclusão dos trabalhos, atrasados por causa do acidente que matou dois operários

Por São Paulo
179 comentários
Arena Corinthians (Foto: David Abramvezt)Arena Corinthians deverá ser entregue no dia 15 de abril (Foto: David Abramvezt)
Após o acidente que causou a morte de dois operários, a Arena Corinthians sofre nova prorrogação no prazo de conclusão dos trabalhos. Após reunião entre clube, construtora, Comitê Organizador Local da Copa do Mundo e Fifa, ficou estabelecido que o estádio será entregue em 15 de abril.
 Essa é a segunda prorrogação. A princípio, o estádio seria concluído neste mês. Em seguida, o prazo foi esticado e a previsão passou a ser fevereiro. Agora, abril.

A Arena Corinthians será palco da abertura da Copa, em 12 de julho. A Fifa afirma não ter plano B.
Confira nota oficial divulgada pelo Corinthians:
A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista confirmam que, conforme discutido em conjunto com o COL e a FIFA, o prazo meta para a entrega da Arena Corinthians é 15 de abril de 2014.

Análise Econômico-Financeira Individual de 24 Clubes Brasileiros – Introdução


qua, 04/12/13
por Emerson Gonçalves |
Esse estudo elaborado por profissionais do Banco Itaú BBA ganhou uma nova importância nos últimos dias, a partir da divulgação feita pela Comissão Especial de Clubes da CBF sobre o Fair Play Financeiro e Trabalhista (FPF e Tr). Isso porque os representantes dos clubes tomaram por base os números apresentados por esse trabalho, que já teve suas principais conclusões coletivas divulgadas numa série de cinco posts, todos publicados no dia 4 de novembro, disponíveis aqui.
O assunto Fair Play Financeiro ainda não ganhou um bom volume de discussões, algo que faz falta. O Bom Senso FC, que já havia se manifestado favoravelmente à sua implantação, reviu sua posição inicial e acrescenta um dado novo, recomendado por especialistas da área: o FPF e Tr precisa ter como parâmetro a linha final dos balanços, o bottom line: os resultados. Sem essa medida de caráter final, é muito possível, na verdade é muito provável que os clubes encontrem saídas para driblar o controle de gastos e dívidas. É, por exemplo, o que preconiza a UEFA.
Antes de tocar nesse ponto, porém, esse OCE apresenta as conclusões individuais do estudo Itaú BBA para os 24 clubes analisados. Para facilitar aos interessados, cada clube terá um post exclusivo, com fácil acesso pelo menu.
Cada post apresentará alguns gráficos e tabelas básicos, acompanhados pela transcrição do texto respectivo. Algumas tabelas de caráter mais técnico, que exigem no mínimo algum conhecimento de contabilidade e administração, não serão colocadas.
Infelizmente, como vocês poderão reparar com facilidade, são muitas as lacunas em grande número de clubes, dificultando a análise pelos especialistas e frustrando o torcedor.
Vamos aos posts, então, colocados em ordem alfabética pelos nomes dos clubes.
Abaixo os links para cada um dos doze primeiros clubes. Amanhã, sexta-feira, os outros doze:
Atlético Goianiense
Atlético Mineiro
Atlético Paranaense
Bahia
Botafogo
Corinthians
Coritiba
Criciúma
Cruzeiro
Figueirense
Flamengo
Fluminense

Santos aguarda fim do Brasileiro para sacramentar contratação de Oswaldo

Técnico do Botafogo tem acordo com Peixe. Diretoria espera última rodada para colocar no papel. Único temor dos santistas é eventual oferta milionária do exterior

Por Santos e São Paulo
73 comentários
Oswaldo de Oliveira  treino Botafogo engenhão (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Oswaldo está muito perto de trocar o Botafogo pelo Santos (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
A diretoria do Santos aguarda apenas o fim do Campeonato Brasileiro para sacramentar a contratação do técnico Oswaldo de Oliveira para a próxima temporada. Nesta quinta-feira, membros do Comitê de Gestão se reuniram por cerca de nove horas para tratar desse e de outros assuntos referentes ao planejamento para 2014.

O acordo verbal com Oswaldo de Oliveira já está acertado. Os dirigentes santistas esperam a última rodada do Brasileirão para colocar no papel o que foi acordado previamente entre o presidente interino Odílio Rodrigues e o treinador. Com o Botafogo na briga por uma vaga na Libertadores, o técnico concentra todas suas atenções no campeonato nacional, mas o Peixe está confiante na contratação mesmo em caso de classificação.
O negócio só não é dado como certo pelos membros do Comitê de Gestão por temor de que surja na última hora uma proposta milionária do exterior, possivelmente da Ásia - Oswaldo já trabalhou no Japão, onde dirigiu o Kashima Antlers e foi tricampeão nacional. O consenso é de que a decisão está na mão do treinador.

A proposta salarial do Peixe é de R$ 400 mil, valor próximo ao que Oswaldo de Oliveira recebe no Botafogo e colocado como limite pela diretoria santista para acertar com qualquer nome.
O custo-benefício, o sucesso no Botafogo, onde trabalhou com garotos, e a experiência adquirida desde que deixou a Vila Belmiro, em 2005, são as principais virtudes citadas pela diretoria para querer Oswaldo. Há também o desejo por uma equipe montada ofensivamente, seguindo a tradição santista.
Apesar de ter Oswaldo como nome favorito, o Santos também tem planos B e C alinhados. Caso a contratação não dê certo, o clube já sabe as condições para acertar com Ney Franco, do Vitória, ou Enderson Moreira, do Goiás.

Se confirmada, esta será a terceira passagem de Oswaldo de Oliveira pelo Peixe. Em 1997, ele trabalhou como auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo e conquistou o título do Torneio Rio-São Paulo. Em 2005, já como treinador, ficou na Vila Belmiro apenas entre janeiro e março.

'Uma das maiores influências na minha vida', diz Pelé sobre Mandela

Rei do Futebol publica foto beijando o sul-africano após saber da morte do amigo

Por Rio de Janeiro
14 comentários

pelé e mandela (Foto: Reprodução/Twitter)Pelé beija Mandela durante encontro na África do Sul: 'Um herói para mim' (Foto: Reprodução/Twitter)
Na Costa do Sauípe para participar do sorteio da Copa do Mundo de 2014, sexta-feira, Pelé ficou emocionado ao saber da morte de Nelson Mandela. Após receber a notícia, o Rei do Futebol usou as redes sociais para deixar uma mensagem lamentando a perda do amigo.
- Hoje estou entristecido demais. Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida. Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo. Vamos todos nós continuar seu legado com propósito e paixão - escreveu o ex-camisa 10 em sua conta oficial no Twitter.
Pelé e Mandela são dois dos nomes mais conhecidos da história e participaram de vários eventos juntos. Na rede social, o Rei publicou ainda uma foto beijando o ex-presidente da África do Sul.
Outros ídolos do esporte também usaram as redes sociais para dar adeus a Mandela, que morreu aos 95 anos. Nomes como Usain Bolt e Cristiano Ronaldo publicaram mensagens homenageando o sul-africano. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, decretou luto na entidade e anunciou que as próximas partidas internacionais terão um minuto de silêncio.

Joel Santana comenta morte de Nelson Mandela: 'Estou emocionado'

Técnico conviveu com ex-presidente da África do Sul quando comandou equipe local

Por Rio de Janeiro
21 comentários
O técnico Joel Santana se emocionou ao receber a notícia da morte do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. Aos 95 anos, o líder sul-africano não resistiu a uma infecção pulmonar. Com um misto de idolatria e tristeza, Joel atendeu o telefone com a voz mansa, nitidamente sentido com a situação, e falou sobre a perda daquele que chama de ‘herói’ e teve a oportunidade de encontrar durante o período em que comandou a seleção da África do Sul entre 2008 e 2009 (relembre o encontro de Joel com Mandela no vídeo ao lado).

- Fiquei surpreso com o falecimento do Mandela. Eu falar dele é muito fácil, é um ídolo, um líder, e fez coisas que jamais a gente pode esquecer. O que esse cara fez é impressionante, e eu, graças a Deus, tive a oportunidade de conhecê-lo e encontrá-lo algumas vezes. É uma vida, e eu estou emocionado porque consegui vê-lo e ter a felicidade de conviver com um herói.
Um dos encontros de Joel Santana com Mandela foi antes da partida semifinal da Copa das Confederações de 2009 contra o Brasil, que acabou com a vitória brasileira.  

- Ele tinha o olhar sublime, de liderança, aquele tipo de líder que você acha que jamais vai morrer. Jamais você o via reclamando, era só sorrindo. Ele defendeu uma causa que defendemos até hoje, essa causa contra o racismo, que é um absurdo.
Mandela e Joel Santana (Foto: AFP)Nelson Mandela e Joel Santana se encontram antes de jogo contra o Brasil, em 2009 (Foto: AFP)
Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. A causa emociona Joel, que lamenta os recentes episódios de racismo no futebol.
Na semana passada o zagueiro brasileiro Paulão, do Bétis, viu a sua própria torcida imitar um macaco e fazer gestos obscenos quando deixava o campo após a expulsão pelo Campeonato Espanhol, contra o Sevilla. O zagueiro chorou à beira do campo.

- Eu soube que há 10 dias atrás, na Europa, pegaram um jogador brasileiro com racismo. Até onde vai isso? - indagou Joel Santana.

Atualmente Joel Santana aguarda uma resposta da Federação Angolana de Futebol para saber se comandará a seleção do país. O prazo para uma definição é de 15 dias, e se não houver o acordo o técnico ficará disponível no mercado.

Lembra Dele? Aldo vê Flu só com 1% de chance de escapar da B: 'Mas dá'

Campeão brasileiro em 1984 com Branco e Ricardo Gomes, ex-lateral, hoje técnico no Amapá, treina sub-17 do Santos-AP e critica jogadores do Tricolor

Por Macapá-AP
76 comentários
Na esquina da Rua Leopoldo Machado com Avenida Diógenes Silva, no bairro Trem, Zona Sul de Macapá, quase todos os fins de semana é possível encontrar com um ex-campeão brasileiro. Aos 50 anos, o amapaense Aldo do Espírito Santo, ou simplesmente Aldo como ficou mais conhecido, tem o local como um de seus preferidos. É lá que o ex-lateral-direito, com o nome na história do Fluminense após a conquista do segundo título brasileiro do Tricolor das Laranjeiras, em 1984, reforça a torcida pela permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro, embora admita: a situação é bastante complicada, sobretudo pelo fato de o clube depender de outros resultados.
- Acho que o Fluminense vai ter muita dificuldade para permanecer na Primeira Divisão. Diria que tem apenas 1% de chance de escapar. Além de fazer a sua parte (vencer o Bahia), ainda vai ter que torcer por outros resultados. Quando você depende de terceiros, é complicado. Mesmo assim, com este 1% de chance, continuo acreditando e torcendo. Basta o time ter união, espírito de vitória, além do apoio total dos seus torcedores.
Ciente de que defendeu e honrou a camisa tricolor com a toda a dignidade durante a sua passagem pelo Flu, Aldo vê a atual situação como consequência de sucessão de erros.
- Muitos jogadores que estão lá só pensam em dinheiro, enquanto outros foram vendidos e o time ficou sem entrosamento. Isso sem falar na troca de técnicos e na contusão do Fred. A equipe desandou - ponderou.
Ex-jogador Aldo, campeão brasileiro pelo Fluminense em 1984, agora é técnico de time Sub-20 no Amapá (Foto: Gabriel Penha/GE-AP)Perfil do jogador em publicação histórica do Flu
(Foto: Gabriel Penha/GE-AP)
Em seu auge, Aldo era um jogador que dificilmente errava um cruzamento. Hoje, o ex-atleta determinado deu lugar a um senhor gentil, de sorriso fácil e palavras comedidas. Dono de uma história de brilho no clube e ao mesmo tempo frustrante por não ter sido chamado para a Seleção, Aldo teve uma carreira meteórica, mas que marcou uma geração inteira no Tricolor carioca. Atualmente, o futebol continua fazendo parte de sua vida: ele é técnico do time Sub-17 do Santos-AP.
 O começo de tudo
Nascido no próprio bairro Trem, Aldo começou a carreira aos 17 anos no clube União. Pouco tempo depois se transferiu para o Esporte Clube Macapá para ficar junto dos irmãos, que também jogavam no Azulino - entre eles, Bira, também campeão brasileiro pelo Internacional, em 1979.
- Foi uma época de dificuldades, quando o esporte ainda era amador. Para poder jogar tinha de pedir aos pais todo o material - relembrou.
Ex-jogador Aldo, campeão brasileiro pelo Fluminense em 1984, agora é técnico de time Sub-20 no Amapá (Foto: Gabriel Penha/GE-AP)Amapaense figura no livro que mostra as grandes conquistas do Tricolor carioca (Foto: Gabriel Penha/GE-AP)
O primeiro título foi o de campeão do Copão da Amazônia, em 1975, em Rondônia. Na final, ele começou a partida no banco de reservas, mas acabou fazendo o terceiro gol da vitória por 3 a 0 do Macapá sobre o Ferroviário. Dois anos depois foi para Belém, onde ficou um ano só fazendo testes no Paysandu até ser aprovado. Tanto esforço acabou dando resultado, já que foi bicampeão estadual  em 1980 e 1981 pelo 'Papão' da Curuzu.
Ser convidado para integrar um time de ponta como era o Fluminense era demais para um jogador do Amapá"
Aldo, sobre o convite para o Flu em 1982
Mas foi no ano seguinte, em 1982, que a carreira do jogador começou realmente a deslanchar justamente após uma derrota do Paysandu para o Fluminense por 4 a 1, no Maracanã. Apesar do resultado negativo, Aldo se destacou naquele jogo e acabou recebendo o convite para compor o elenco do Tricolor carioca.
- Eu tremi. Ser convidado para integrar um time de ponta como o Fluminense era demais para um jogador do Amapá. Confesso que fiquei muito nervoso, tinha aquela coisa de mudar para uma cidade grande, mas não podia desperdiçar a oportunidade - recordou.
Título brasileiro e sonho interrompido
Pouco depois de chegar ao clube, o Fluminense dispensou grande parte do elenco, mas o ex-lateral permaneceu e ajudou o clube a conquistar o tricampeonato estadual nos anos de 1983, 1984 e 1985, além de duas Taças Guanabara (1983 e 1985). Nesse período, ele também conquistou o maior título da carreira: o de campeão brasileiro em 1984. Aldo brilhou num time que tinha estrelas como Branco, Ricardo Gomes, Deley, Assis, Washington, Paulo Vítor e Romerito, além do técnico Carlos Alberto Parreira. Ao todo, foram 211 partidas pelo clube das Laranjeiras.
fluminense 1984 campeão (Foto: Agência Globo)Amapaense Aldo (1º em pé da esquerda para a direita) no Flu que ganhou Brasil em 84 (Foto: Agência Globo)
Em 1985, ele foi pré-convocado para a seleção brasileira que iria disputar a Copa do Mundo no ano seguinte no México. No entanto, uma fratura na perna direita tirou-lhe o sonho de vestir a camisa amarelinha.
- Tudo estava encaminhado, até mesmo o passaporte. Infelizmente, o sonho de defender a camisa do Brasil acabou com aquela lesão - emocionou-se Aldo ao falar sobre o assunto.
Após um ano parado, o jogador voltou aos gramados para atuar em clubes como Vitória e Sport. Coincidência ou não, Aldo encerrou a carreira no Paysandu em 1996, onde tudo começou. Hoje, mesmo quase 30 anos depois do título brasileiro, ainda é respeitado e homenageado pelo Fluminense.
- Sempre recebo passagens para ir ao Rio. O clube festeja seus ex-atletas. É muito bom saber que eu, um jogador do Amapá, estou entre os 100 melhores jogadores da história do clube - disse o ex-jogador.
Categorias de base
Para Aldo, um bom futebol depende do investimento nas categorias de base. Atual treinador do time sub-17 do Santos-AP, ele acredita que só investindo em novos talentos é possível fortalecer as competições locais, como o Campeonato Amapaense, e ascender para o cenário nacional.
Ex-jogador Aldo, campeão brasileiro pelo Fluminense em 1984, agora é técnico de time Sub-20 no Amapá (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)O técnico Aldo numa das partidas pelo estadual da categoria, em Macapá (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- O time que eu treino foi disputar a Copa Norte este ano (2013) e fizemos uma campanha memorável. Perdemos nos pênaltis nas quartas de final. Mesmo assim, o trabalho rendeu frutos, já que emprestamos jogadores para o Remo, do Pará. No caso do Amapá, falta os clubes criarem identidade, ter seu seus próprios CT´s - avaliou.
Tem que ser profissional, mostrar a importância de seu trabalho, mas com vida regrada, disciplina e responsabilidade"
Aldo, campeão brasileiro pelo Flu em 1984, sobre a postura do jogador profissional
Defensor da profissionalização do futebol no Amapá. Aldo afirmou que a falta de postura dos próprios atletas não incentiva os clubes a respeitarem os direitos dos jogadores.
-  Quando começarmos a valorizar nossos jogadores, a torcida voltará ao estádio. Jogador profissional não tem de jogar pelada, pois o torcedor não vai pagar para ver jogar o atleta que já viu na pelada. Tem que ser profissional, mostrar a importância de seu trabalho, mas com vida regrada, disciplina e responsabilidade - reiterou.
Nos treinos do Sub-17 do Santos, essa cobrança com a garotada fica evidente. Mal sabem os jovens que são privilegiados por serem treinados por um jogador que levou o nome do Amapá para o futebol nacional.

Rotina de troca de técnicos volta
a todo vapor no Brasileirão 2013

Apenas seis treinadores mantêm emprego do início ao fim do campeonato, deixando para trás tendência da última temporada, quando nove continuaram em seus cargos

Por Rio de Janeiro
76 comentários

Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com)Marcelo Oliveira dirige o campeão Cruzeiro na atual temporada (Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com)
O ano de 2012 marcou um recorde de nove técnicos mantidos no cargo na Série A do Brasileirão do começo ao fim da disputa, tendência esta que não se confirmou na atual edição da competição nacional. Foram 14 os clubes que optaram por não seguir trabalhos iniciados na primeira rodada do campeonato ou mesmo antes. E essa é justamente a média de equipes que decidem pela mudança, desde 2006 até hoje com a fórmula de pontos corridos e 20 times.

Dos seis que mantiveram o emprego, um já sabe que não fica: Tite, do Corinthians. Oswaldo de Oliveira, do Botafogo, vem sendo especulado como novo treinador do Santos. Às vésperas da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, Cuca estendeu seu compromisso com o Atlético-MG até o fim de 2014; Marcelo Oliveira renovou contrato com o Cruzeiro; enquanto Enderson Moreira, do Goiás, e Cristóvão Borges, do Bahia, ainda negociam a permanência com suas respectivas diretorias. Destes, se nem todos foram brilhantes como a campeã Raposa, nenhum vai ser rebaixado para a Série B.
dança dos técnicos da Série A numerologos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Confira acima todas as mudanças de técnicos no Brasileirão Série A em 2013 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)




01
Mudanças: o que deu certo e o que deu errado

Só não dá para dizer que trocar de técnico é mau negócio. Afinal, Grêmio e Atlético-PR mudaram e se deram bem. No Tricolor, Luxemburgo dirigiu o time em cinco rodadas, com aproveitamento de 53,3%. Com Renato Gaúcho à beira do campo, esse percentual subiu para 58,3% e a vaga na Taça Libertadores 2014 foi assegurada. Os números do Furacão são ainda mais significativos. Ricardo Drubscky deixou a equipe na zona de rebaixamento após seis jogos e 33,3% dos pontos conquistados. Após mais uma derrota com o interino Alberto Valentim, Vagner Mancini assumiu o posto na oitava rodada para colocar a equipe rubro-negra nas cabeças graças a um impressionante aproveitamento de 61,1% desde que assumiu o cargo. Os paranaenses ainda não se garantiram na competição sul-americana, mas só dependem do próprio resultado para alcançar a meta.
Vanderlei Luxemburgo Corinthians e  Fluminense (Foto: José Patrício / Agência estado)Luxemburgo teve dificuldades comandando Grêmio e Fluminense (Foto: José Patrício / Agência estado)
Luxa, por sinal, além de decepcionar no Grêmio, também teve passagem frustrante pelo Fluminense com aproveitamento de 37,5%, o que colocou o Tricolor como sério candidato ao rebaixamento. O substituto dele, Dorival Júnior, pode se envolver na queda de dois clubes cariocas. Ele dirigiu o Vasco por 25 rodadas com um aproveitamento ruim, de 33,3%, que manteve o Cruz-Maltino como integrante constante do Z-4 em 2013. O treinador chegou ao Flu para comandar a equipe por cinco jogos e conquistou 58,3% dos pontos disputados em quatro partidas, o que nem seria tão mau se o Tricolor não estivesse desesperado.

Quem mais usou e abusou do troca-troca foi justamente o lanterna Náutico, que foi dirigido por cinco técnicos diferentes até se conformar com o descenso. Silas, Zé Teodoro, Jorginho, Levi Gomes e Marcelo Martelotte se alternaram sem conseguir fazer o Timbu render o suficiente para se manter na elite. Coritiba, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Ponte Preta, São Paulo e Vasco tiveram três comandantes. No geral, foram 24 mudanças de comando, quatro a mais que 2012, mas seguindo a média desde 2006.
iNFO - vai e vem dos técnicos (Foto: Editoria de Arte)Tabela mostra total das trocas de treinador ano a ano no Campeonato Brasileiro de pontos corridos (Foto: Editoria de Arte)







02
Série B: só três técnicos do início ao fim

Como é de praxe, as trocas de técnico na Série B foram muito mais intensas. No total, 35 passagens de bastão entre os "professores" movimentaram a Segundona. Apenas três equipes mantiveram os técnicos desde o início: o campeão Palmeiras de Gilson Kleina, o vice Chapecoense de Gilmar Dal Pozzo, e o Paraná de Dado Cavalcanti, que integrou o G-4 durante boa parte do campeonato, mas caiu de rendimento na reta final e perdeu a chance de retornar à Primeira Divisão. Sport e Figueirense, que também subiram, fizeram apenas uma troca.

Os times que caíram para a Série C mexeram bastante, especialmente o Paysandu, recordista no quesito. O trabalho começou com Lecheva, seguiu com Givanildo Oliveira, depois com Arturzinho e Vagner Benazzi, e na última rodada foi a vez do interino Rogerinho tentar em vão promover um milagre, mas já era tarde demais. Outro rebaixado, o Guaratinguetá, após passagem de três treinadores, inovou com um revezamento de interinos, culminando com a queda para a Terceirona. Fechando os integrantes do Z-4 final, o ASA mudou três vezes, e o São Caetano, duas.
dança dos técnicos da Série B numerologos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Veja também que técnicos entraram e saíram dos clubes ao longo da Série B (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)