sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Análise Econômico-Financeira Individual de 24 Clubes Brasileiros – Introdução


qua, 04/12/13
por Emerson Gonçalves |
Esse estudo elaborado por profissionais do Banco Itaú BBA ganhou uma nova importância nos últimos dias, a partir da divulgação feita pela Comissão Especial de Clubes da CBF sobre o Fair Play Financeiro e Trabalhista (FPF e Tr). Isso porque os representantes dos clubes tomaram por base os números apresentados por esse trabalho, que já teve suas principais conclusões coletivas divulgadas numa série de cinco posts, todos publicados no dia 4 de novembro, disponíveis aqui.
O assunto Fair Play Financeiro ainda não ganhou um bom volume de discussões, algo que faz falta. O Bom Senso FC, que já havia se manifestado favoravelmente à sua implantação, reviu sua posição inicial e acrescenta um dado novo, recomendado por especialistas da área: o FPF e Tr precisa ter como parâmetro a linha final dos balanços, o bottom line: os resultados. Sem essa medida de caráter final, é muito possível, na verdade é muito provável que os clubes encontrem saídas para driblar o controle de gastos e dívidas. É, por exemplo, o que preconiza a UEFA.
Antes de tocar nesse ponto, porém, esse OCE apresenta as conclusões individuais do estudo Itaú BBA para os 24 clubes analisados. Para facilitar aos interessados, cada clube terá um post exclusivo, com fácil acesso pelo menu.
Cada post apresentará alguns gráficos e tabelas básicos, acompanhados pela transcrição do texto respectivo. Algumas tabelas de caráter mais técnico, que exigem no mínimo algum conhecimento de contabilidade e administração, não serão colocadas.
Infelizmente, como vocês poderão reparar com facilidade, são muitas as lacunas em grande número de clubes, dificultando a análise pelos especialistas e frustrando o torcedor.
Vamos aos posts, então, colocados em ordem alfabética pelos nomes dos clubes.
Abaixo os links para cada um dos doze primeiros clubes. Amanhã, sexta-feira, os outros doze:
Atlético Goianiense
Atlético Mineiro
Atlético Paranaense
Bahia
Botafogo
Corinthians
Coritiba
Criciúma
Cruzeiro
Figueirense
Flamengo
Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário