segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Thiago Neves: ‘Se Flamengo e Santos fosse no Engenhão, seria horrível’

Meia faz duras críticas ao gramado do estádio: ‘É uma vergonha jogar lá’

Por Ricard Souza Rio de Janeiro
Thiago Neves treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Thiago Neves critica o gramado do Engenhão
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Por Ronaldinho, o gramado do Engenhão foi chamado de horrível após a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Grêmio, sábado passado. Para o camisa 10, por mais que os jogadores se empenhem fica difícil jogar bonito no campo.
Nesta segunda-feira, Thiago Neves ratificou a opinião do companheiro e foi além. Segundo o meia, o espetáculo dado por Santos e Flamengo na quarta-feira passada, na Vila Belmiro, jamais ocorreria no Engenhão.
- Jogar no Engenhão ultimamente está sendo horrível. Temos de falar mesmo, pois dá vergonha jogar naquele campo. Se Flamengo e Santos fosse no Engenhão, seria um jogo horrível, com chutão, jogadas feias. O campo da Vila parece um tapete, parece grama sintética. Por isso o jogo foi daquela qualidade (5 a 4 para o Fla). Se jogarmos contra o Santos lá (no Engenhão), vai ser completamente diferente.
Além da qualidade dos jogos, Thiago reclama dos riscos que os jogadores correm.
- Está ruim para todo mundo. O Botafogo (concessionário do estádio) tem que reclamar também. Desse jeito está complicado. Alguém pode se machucar, pode prender o pé na grama.
O Flamengo volta a jogar no Engenhão no próximo sábado, contra o Coritiba, às 18h30m. Nesta edição do Brasileiro, o time mandou dois jogos em Macaé, no Norte Fluminense. As partidas contra Avaí e Ceará foram no Moacyrzão. O estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, seria outra alternativa. Porém, o gramado por lá também está em péssimas condições. Na semana passada, o meia Marquinho, do Fluminense, reclamou do Engenhão, mas não fez críticas direcionadas ao estado do campo.

Entenda como funciona o processo eleitoral do Vasco

Sócios votam em chapa que formará o Conselho Deliberativo. Em seguida, conselheiros elegem presidente que comandará o clube por três anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após inúmeras polêmicas e algumas intervenções judiciais que geraram adiamento na data original (28 de junho), os 11.181 sócios aptos ao voto vão finalmente poder comparecer a São Januário nesta terça-feira, entre 9h e 22h, para eleger de maneira indireta o presidente que vai comandar o clube pelos próximos três anos (entenda os detalhes do processo no infográfico abaixo). A apuração acontece momentos depois de a votação se encerrar. Após a definição dos integrantes do Conselho Deliberativo, a eleição para o cargo maior do clube ainda não está com data marcada, mas deve ocorrer na próxima sexta-feira. O vencedor tomaria posse no início da semana seguinte.
Votação Vasco Dinamite Pedro Valente, Leonardo Gonçalves e Jayme Lisboa (Foto: Globoesporte.com)Na disputa: Roberto Dinamite, Pedro Valente, Leonardo Gonçalves e Jayme Lisboa (Foto: Globoesporte.com)

A lista de sócios foi apresentada nas últimas semanas e se tornou a peça central das seguidas polêmicas judiciais. Estão aptos apenas quem tem ao menos um ano no clube e está em dia com todas as mensalidades. A outra polêmica teve relação com a prorrogação do mandato do atual presidente, Roberto Dinamite. Oficialmente, o período terminou no dia 30 de junho, mas ele foi mantido pela Justiça até que a nova data fosse marcada, evitando que o clube ficasse sem um mandatário ou nas mãos de um interventor, que também seria nomeado por um juiz.
Originalmente, cinco chapas foram inscritas. Mas na noite da última segunda-feira, José Henrique Coelho decidiu retirar a candidatura. Já Pedro Valente manteve a chapa no pleito, mas não vai comparecer. Ambos alegaram discordâncias em relação justamente à lista de sócios. Restam, de fato, três concorrentes: o atual presidente, Roberto Dinamite, tenta a reeleição. Seus adversários são Leonardo Gonçalves e Jayme Lisboa Alves.
INFO Eleições Vasco 4 chapas CORRIGIDO (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Associação de Futebol Argentino volta atrás e desiste de unir Séries A e B

Presidente da AFA, Julio Grondona emite comunicado em que 'suspende proposta' e condena 'falsas acusações, absurdas e irresponsáveis'

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
julio grondona presidente da AFA (Foto: Agência AFP)Grondona: presidente da AFA decidiu suspender
proposta para novo campeonato(Foto:Agência AFP)
No dia 25 de julho, membros da Associação de Futebol Argentino se reuniram para discutir o futuro do futebol no país. Em pauta, o nome do novo treinador da seleção era discutido. No entanto, o que mais chamou a atenção foi uma proposta apresentada para unir times das Série A e B em um único campeonato, o que facilitaria a volta do River Plate à elite, além de proteger outros "grandes" do rebaixamento. Depois de toda polêmica em torno do novo torneio, a AFA emitiu comunicado nesta segunda-feira suspendendo o campeonato.
Assinado por Grondona, o informe critica a "enorme confusão" criada depois da proposta e condena as "falsas acusações, absurdas e irresponsáveis" de que a entidade tivesse interesse na polêmica mudança.
Blog Futebol Argentino: Grondona derruba o novo campeonato argentino e confirma Sabella
Desta maneira, o River, que precisaria apenas não cair para a Terceira Divisão para voltar à elite, terá que fazer muito mais para retornar a um lugar de prestígio no futebol do país.

Convocados por Mano Menezes se apresentam no domingo à noite

Victor (Grêmio), Dedé (Vasco), Ralf (Corinthians), Lucas (São Paulo), Fred (Flu), Neymar e Ganso (Santos) liberados para jogar no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Mano Menezes desembarque (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Mano só comandará um treino na Alemanha antes
do amistoso (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Os clubes com jogadores convocados para o amistoso entre Brasil e Alemanha, dia 10, poderão contar com os atletas na rodada do próximo final de semana do Brasileirão: o técnico Mano Menezes marcou a apresentação para o domingo à noite no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Assim, Victor (Grêmio), Dedé (Vasco), Ralf (Corinthians), Lucas (São Paulo), Fred (Fluminense), Neymar e Ganso (Santos) estão liberados para defender suas equipes no sábado e domingo, pela 15ª rodada da competição.
O voo no aeroporto Galeão, no Rio, está marcado para as 21h48 (de Brasília). Em São Paulo, o avião sairá às 23h55 (de Brasília). A delegação segue para Frankfurt, onde fará escala antes de chegar a Stuttgart, local dos amistosos. Os atletas que atuam no exterior se apresentarão a Mano já na Alemanha.
Dos clubes brasileiros com jogadores na Seleção, o único a jogar no sábado é o Grêmio, que pega o Palmeiras às 18h30m (de Brasília), no Canindé. No domingo, cinco partidas: às 16h, o Santos entra em campo contra o Ceará, no Pacaembu, enquanto o Corinthians visita o Atlético-PR e o Fluminense pega o América-MG em Sete Lagoas; às 18h30m (de Brasília), o Vasco faz clássico com o Botafogo no Engenhão, e o São Paulo vai a Florianópolis encarar o Avaí.
A passagem de volta da Seleção está marcada para o dia 11 à noite, com chegada prevista para 5h10m (de Brasília) em São Paulo e 6h08m (de Brasília)  no Rio de Janeiro. O único treino de Mano antes do amistoso será na véspera da partida, no estádio Arena Mercedes Benz.
Confira abaixo a lista dos convocados por Mano Menezes:
GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)
LATERAIS
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
MEIO-CAMPISTAS
Ramires (Chelsea)
Elias (Atlético de Madri)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakthar Donetsk)
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan)
Fred (Fluminense)
Neymar (Santos)
Robinho (Milan)
Jonas (Valencia)

Em súmula, Felipão é acusado de incitar violência e xingar auxiliar

Expulso na vitória sobre o Atlético-MG, técnico do Palmeiras é alvo de Sandro Meira Ricci. Segundo ele, Roberto Braatz foi chamado de 'safado'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O técnico Luiz Felipe Scolari pode se complicar na sequência do Campeonato Brasileiro. Expulso da vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, sábado, no Canindé, Felipão foi citado na súmula pelo árbitro Sandro Meira Ricci, com quem discutiu durante todo o segundo tempo da partida. Depois de uma advertência, Sandro resolveu tirar Felipão de campo aos 37 minutos da etapa final.
O comandante do Palmeiras pode ser denunciado no STJD nos próximos dias. Além da expulsão, são agravantes o fato de ter xingado o auxiliar Roberto Braatz de “safado” e supostamente incitado a violência depois de deixar o campo. Na súmula, Sandro Meira Ricci diz que Felipão gritou para seus jogadores “Podem chegar o pau, eles não dão nada mesmo”. O técnico retrucou em entrevista depois do jogo.
súmula palmeiras x atlético-mg expulsão luiz felipe scolari  felipão  (Foto: Reprodução )Súmula de Palmeiras x Atlético-MG relata incidente da arbitragem com Felipão (Foto: Reprodução )
- Quem me expulsou foi o bandeirinha, meu amigo gaúcho. Os caras quase arrancaram a cabeça do Dinei e fui perguntar se aquilo não era falta. Se isso não era falta, então meu time também podia atropelar o adversário – justificou.
Confira a íntegra do texto na súmula de Sandro Meira Ricci
“Aos 37 minutos do segundo tempo, expulsei o técnico do Palmeiras, sr. Luiz Felipe Scolari, por, após já ter sido advertido por mim de forma verbal anteriormente, ter se manifestado, em razão de discordância da decisão da arbitragem, com as seguintes palavras: "Isso não foi falta? Isso não foi falta?"
Então gritou para seus jogadores, batendo o dorso de uma mão contra a palma da outra mão: "Podem chegar o pau. Cheguem o pau! Eles não dão nada mesmo!"
Após a expulsão, enquanto se dirigia ao vestiário, parou atrás do árbitro assistente número 1 (Roberto Braatz) e disse a ele: "Além de ser gaúcho, você é safado!" Todas essas palavras foram ouvidas em alto e bom tom pelo árbitro assistente número 1 (Roberto Braatz) e o quarto árbitro (Rodrigo Guarizo do Amaral)".”

Álbum de figurinhas do Brasileirão 2011 ganha versão virtual

Colecionadores podem completar o livro ilustrado e trocar cromos online

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Album virtual Brasileirão 2011 SporTV 1 (Foto: Divulgação)Álbum físico ganha versão virtual (Foto: Divulgação)
Lançado no último fim de semana, o álbum do Brasileirão 2011 costuma virar uma febre entre os colecionadores. Este ano, além da edição tradicional, os amantes das figurinhas têm mais uma atração neste ano: o álbum virtual.
O livro online apresenta 300 figurinhas e conta com todos os times das Séries A e B. As equipes da elite participam com 11 jogadores, além do mascote e do escudo. Já os clubes que lutam para subir à primeira divisão são representados pelo mascote e escudo.
Ao iniciar a coleção, os fãs ganham dois pacotes, com três figurinhas cada, para poder estrear o álbum com o pé direito. Para garantir mais cromos e completar o livro virtual, cada pacote de cromos do álbum real vem com um código para a versão online.
Além disso, as figurinhas virtuais repetidas podem ser trocadas com outros usuários cadastrados.
Album virtual Brasileirão 2011 SporTV 2 (Foto: Divulgação)Dividido em seis partes, o álbum virtual permite interação e troca de figurinhas com outros internautas

O site é dividido em seis partes: novo envelope, meus cromos, cromos repetidos, área de troca, status e extras.
Na área 'Novo envelope', coloca-se o código que vem nas figurinhas físicas para abrir um novo pacote. Em 'Meus cromos', visualiza-se as figurinhas adquiridas. Os 'Cromos repetidos' ficam na último box à esquerda e podem ser trocados na 'Área de Troca'. Em 'Status', é possível gerenciar amigos, montar grupos e acompanhar o andamento do seu álbum. Já em 'Extras', pode-se conferir a tabela, atualizar o perfil e conferir as regras.

キムジンヒョン キタ━(゚∀゚)━!!!!!

Mundial consagra Lochte, derruba marcas e vê Brasil forte e polêmico

País leva quatro ouros e faz sua melhor campanha, mas encara resistência fora d'água; Lochte e Sun batem primeiros recordes desde o fim dos supermaiôs

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
Foi apenas uma semana de natação em Xangai, mas muita água correu nas piscinas. Apesar das polêmicas fora d'água, o Brasil cravou sua melhor participação em Mundiais, com quatro ouros. Michael Phelps deu lugar a Ryan Lochte como melhor nadador do planeta, um jovem astro chinês surgiu, e até o que parecia impossível aconteceu: dois recordes mundiais caíram, mesmo com a proibição dos supermaiôs. Confira abaixo os fatos mais relevantes do Mundial de Esportes Aquáticos, que chegou ao fim neste domingo.
natação cesar Cielo Ryan Lochte  Yang Sun (Foto: Getty Images)Cielo, Lochte e Sun: personagens do Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai (Foto: Getty Images)
mundial de natação header o brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
O Mundial de 2009, em Roma, foi um divisor de águas para o Brasil. Com um campeão olímpico no elenco, o país entrou definitivamente na elite da natação ao conquistar dois ouros, uma prata e um bronze, além de estar presente em 18 disputas de medalhas. Em Xangai, os brasileiros reduziram em um terço o número de finais, mas carregaram na tinta dourada: foram quatro subidas ao degrau mais alto do pódio, garantindo pela segunda edição seguida a melhor marca do país na história. Todas as medalhas brasileiras foram de ouro: Ana Marcela Cunha na maratona aquática de 25km, Felipe França nos 50m peito e Cesar Cielo nos 50m borboleta e 50m livre.
mundial de natação header superação (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Três dias antes do início das disputas da natação em Xangai, Cesar Cielo não sabia se poderia competir. Absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) na acusação de doping, o brasileiro foi liberado para competir. E fez bonito na piscina do Centro Esportivo Oriental. Venceu as provas de 50m livre e 50m borboleta e ficou em quarto lugar nos 100m livre.
natação jason dunford 50m borboleta (Foto: agência AFP)Jason Dunford: protesto após o ouro conquistado por Cesar Cielo nos 50m borboleta (Foto: agência AFP)
mundial de natação header polêmica (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Ao se tornar campeão mundial nos 50m borboleta, Cielo teve de enfrentar a resistência de alguns adversários, que não concordaram com a decisão do TAS de manter apenas a advertência imposta pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Logo após a prova, o queniano Jason Dunford fez sinal de negativo enquanto o brasileiro chorava com a conquista do ouro. Dunford logo ganhou apoio do sul-africano Roland Schoeman, campeão olímpico em Atenas-2004, que também esteve no Mundial. No twitter, Schoeman criticou a decisão do TAS e elogiou a reação do queniano. O francês Alain Bernard e o americano Jason Lezak também criticaram o tribunal. O ouro de Felipe França nos 50m peito também foi contestado. Sites americanos acusaram o brasileiro de fazer um movimento de perna ilegal na hora da chegada. Como nenhum adversário protestou e a Fina não aceita recursos em vídeo, o resultado foi mantido.
mundial de natação header novo astro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Quem pensou que o desempenho no Pan-Pacífico era apenas fogo de palha se decepcionou. Após superar Michael Phelps na competição do ano passado, o americano Ryan Lochte comprovou no Mundial de Xangai o posto de novo astro da natação mundial. Na piscina do Centro Esportivo, não viu Phelps ou qualquer outro nadador à sua frente. Faturou cinco ouros, sendo quatro individuais, e um bronze no revezamento 4x100m livre. Tudo isso sem sequer vibrar, como se fosse apenas uma prévia do que vem por aí em Londres-2012.
Ryan Lochte 200m costas Mundial de Xangai natação (Foto: Reuters)Ryan Lochte: quatro ouros individuais e um surpreendente recorde mundial em Xangai (Foto: Reuters)
mundial de natação header recordes (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Coube também a Ryan Lochte a missão de tirar os recordes mundiais da geladeira. Desde a proibição dos supermaiôs, em 2009, as marcas estavam congeladas, mas o americano brilhou nos 200m medley e conseguiu o que parecia impossível. No último dia de competição, outro recorde mundial foi quebrado: o chinês Yang Sun, de apenas 19 anos, baixou a marca dos 1.500m, que por sinal era a única a ter sobrevivido à era dos trajes tecnológicos.
mundial de natação header donos da casa (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Embalada pelo sucesso das Olimpíadas de Pequim-2008, a equipe chinesa fez bonito em casa e, por pouco, não tirou o título das mãos dos americanos. A disputa pela liderança no quadro de medalhas se arrastou até o último dia da competição em Xangai, mas os americanos acabaram levando a melhor, por apenas dois ouros. Yang Sun, xodó da torcida, garantiu dois ouros, uma prata e um bronze, para delírio da torcida.

Top 5: Stevie Wonder é o músico nota 10 do tri mundial Tom Curren

Americano, que lançou dois álbuns, vai do soul americano ao balanço africano. Aretha Franklin também entra no grupo dos artistas preferidos

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Top 5 Tom Curren  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Tom Curren é fã de Stevie Wonder
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
A relação de Tom Curren com a música é tão intensa quanto com o surfe. O surfista americano tem três títulos mundiais - 1985, 1986 e 1990 - e dois álbuns - "Ocean Surf Aces", em 1995, e "Curren", em 2003. Nas viagens, carrega sempre as pranchas, claro, e, quando pode, o violão. O estilo musical reflete sua personalidade. As músicas são instrumentais, do folk ao blues.
Antes de vir ao Brasil para o Mundial Master, Curren fez um show em Nova York. No terraço de um hotel no Rio de Janeiro, quando ia começar a falar sobre seus artistas preferidos, a música “Boa sorte”, de Vanessa da Mata e Ben Harper, começou a tocar na caixa de som do bar.
- Eu gosto dessa música. Sei tocá-la - contou.
A “música da vida” do surfista também é romântica, bem romântica: “Send one your love”, de Stevie Wonder. O cantor, que em setembro vai se apresentar no Rock in Rio, é o líder do ranking.

Top 5 musical de Tom Curren:
Tom Curren tocando violão arquivo (Foto: Arquivo Pessoal)Curren leva sempre o violão (Foto: Rip Curl)
1 ) Stevie Wonder - "Estou aprendendo a tocar “Send one your love”, minha música preferida"

2) Mahlathini and the Mahotella Queens – Dez minutos depois de ter fechado a lista, Curren se lembrou de Mahlathini e pediu para excluir Van Morrison. A banda sul-africana fez sucesso nos anos 90.

3) Aretha Franklin - Ícone da música negra americana e rainha do soul, Aretha foi considerada a melhor cantora do música pela revista "Rolling Stone". Entre seus maiores sucessos está "Respect", de 1967.

4) Bob Dylan -
O poeta e músico americano completou 70 anos em 2011. Desde a década de 60 acumula clássicos do rock, com base no folk. Entre eles, "Blowin' in the wind", "Like a Rolling Stone" e "Knockin' On heaven's door".

5) Sam Cooke - Pai do soul, o cantor e compositor americano liderou as paradas de sucesso nos Estados Unidos no fim dos anos 50 e início dos 60. Morreu em 1964, aos 33 anos, assassinado por um gerente de hotel.
 

'Quem é Conca?': torcida rival provoca argentino em segundo jogo

Ex-jogador do Flu joga partida inteira pela primeira vez pelo Evergrande na China: 1 a 1 com Beijing Guoan. Próximo adversário será o Real Madrid

Por GLOBOESPORTE.COM Guangzhou, China
Conca em ação pelo Guangzhou Evergrande (Foto: Reprodução)Conca em ação pelo Guangzhou Evergrande
contra o Beijing Guona(Foto: Reprodução)
O Guangzhou Evergrande, time do meia Darío Conca, empatou nesta segunda-feira com o Beijing Guoan, por 1 a 1, pela 17ª rodada do Campeonato Chinês e permaneceu na liderança da competição. O resultado foi obtido na casa do adversário, em Pequim, diante de mais de 45 mil torcedores que não deram moleza para o ex-jogador do Fluminense: uma faixa na arquibancada provocaca o atleta e perguntava "Quem é Conca?", em inglês.
Esta foi a primeira partida completa de Conca pelo Evergrande. No último dia 14, antes de uma pausa no campeonato, ele entrou no segundo tempo contra o Nanchang Bayi e fez um gol na goleada de 5 a 0.
Conca é uma das maiores contratações da história do futebol chinês: custou cerca de R$ 15 milhões ao Evergrande e recebe quase R$ 2 milhões por mês. O argentino chegou com festa ao clube, mas não escapou da provocação dos rivais, já que era pouco conhecido na China antes de ser contratado.
Após 17 rodadas, o Guangzhou lidera com folga o Campeonato Chinês. O clube soma 41 pontos e o Beijing Guoan aparece na segunda colocação com 32. A próxima partida do Guangzhou será contra o Qingdao Jonoon, no dia 06 de agosto, em casa. Antes disso, o time de Conca receberá o Real Madrid, na próxima quarta, para a realização de um amistoso.
- Jogamos contra o vice-líder, na casa deles e conseguimos um bom resultado. Apesar de termos aberto o placar, temos que valorizar o empate pela manutenção da diferença de pontos sobre o Beijing Guoan. Também fico feliz por ter atuado a partida inteira, já me sinto totalmente adaptado à equipe. Não foi fácil jogar diante do estádio lotado, sofremos muita pressão durante todo o jogo. Mas o importante foi que o time mostrou que está seguro em campo e pronto para conquistar este titulo - declarou Conca.
Torcida do Beijing Guoan provoca Conca, do Guangzhou Evergrande (Foto: Reprodução)Torcida do Beijing Guoan provoca Conca, do Guangzhou Evergrande (Foto: Reprodução)

No mercadão da bola, investir em destaques da Série B é uma boa saída

GLOBOESPORTE.COM faz lista com nomes que têm se destacado
na segunda divisão e podem ser apostas dos clubes da Série A

Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro
Ricardo de Jesus da Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ricardo de Jesus é o artilheiro da Série B, com 11
gols (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Na linha do bom, bonito e barato, investir em jogadores da Série B pode ser uma boa aposta para os times da Série A, ainda mais agora que a janela de transferências do exterior para o Brasil está fechada. Entre as revelações e os atletas que tentam dar a volta por cima na carreira, a segunda divisão é uma vitrine interessante para os clubes da elite.
Entre os jovens que têm se destacado na Série B, dois já receberam várias propostas: o zagueiro Rafael Toloi, do Goiás, e o meia Roni, do Criciúma. No caso do defensor, times como Fluminense, São Paulo e Inter sinalizaram com o interesse, mas o clube goiano faz jogo duro para liberar o jogador de 20 anos. Alguns meses mais novo, o apoiador também desperta a atenção e já teve seu nome ventilado por Bayer Leverkusen-ALE e Palmeiras.
Dar um passo atrás para depois dar dois na frente. Com esse pensamento, alguns jogadores rodados em clubes da Série A apostam na B como uma retomada na carreira. É o caso de Edno, por exemplo. Sem conseguir brilhar por Botafogo e Corinthians, o jogador da Portuguesa agora é o destaque da competição, segundo o comentarista Luiz Ademar, do SporTV.
- Além de ter qualidade técnica, ele tem jogado em posições diferentes, confundindo a marcação e se tornando ótima opção para a Portuguesa. Às vezes, o Edno começa como centroavante, depois recua um pouco e vira o quarto homem de meio de campo, para logo após assumir a função de segundo atacante. Dinâmico, o Edno é o cara da Série B até agora - considera.
Ponte dá aumento para tentar segurar os destaques
 O que tem ajudado Edno é o bom time da Portuguesa, líder da competição. Mas, por incrível que pareça, na outra ponta da tabela um artilheiro também tem conseguido se destacar. Somália, ex-Fluminense, supera a péssima fase do Duque de Caxias. Dos 13 gols da equipe, sete foram dele. Antes da Série B, o atacante já havia brilhado nesta temporada, marcando nove gols no Campeonato Carioca, sendo o terceiro jogador com mais gols.
No sábado, observei pela TV um jogador interessante na Série B. Pedi maiores informações"
Abel Braga, técnico do Fluminense
No entanto, quem manda no quesito gols é Ricardo de Jesus. O jogador da Ponte Preta já balançou a rede 11 vezes e tem recebido sondagens de alguns clubes, como Cruzeiro e Atlético-PR. O goleador tem seus direitos ligados ao CSKA, da Rússia, e pode deixar a Macaca em breve junto com outro jogador que tem chamado a atenção: o meia Renatinho, que pertence ao Coritiba e está emprestado. Os dois atletas receberam aumento salarial numa tentativa do clube de Campinas de segurá-los pelo menos até o fim da Série B.
Opções não faltam na segunda divisão e muita gente está de olho, como revelou dias atrás o técnico do Fluminense, Abel Braga.
- No sábado, observei pela TV um jogador interessante na Série B. Pedi maiores informações - declarou.
Entre os atacantes mais badalados da competição até agora está um ex-jogador do Corinthians, que se destacou no Campeonato Paulista pelo Mirassol e hoje veste a camisa do Barueri. O gol mais bonito da competição até agora foi de Marcelinho, de 21 anos, ao arrancar do meio de campo, deixar quatro adversários para trás e balançar a rede no melhor estilo Messi na vitória sobre o ASA. (Veja no vídeo ao lado) As inscrições de novos jogadores da Série A estão liberadas até o dia 23 de setembro, véspera da 26ª rodada.
Confira alguns destaques da Série B, que surgem como boas apostas para clubes da A:
INFO Jogadores Série B CORRIGIDO 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)


*Colaborou Felipe Ribbe

Inter reencontra antigos ídolos em jogo contra o Fluminense

Tricolor tem volante Edinho e técnico Abel Braga, fundamentais no título mundial do Inter, e Rafael Sobis, bicampeão da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Será um jogo de reencontros. Ao ir a campo contra o Fluminense, na quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Inter estará diante de três ídolos recentes de sua história. O clube tricolor é treinado por Abel Braga, campeão do mundo com o Colorado em 2006. Ele comanda o volante Edinho, uma das peças da vitória sobre o Barcelona em 2006, e também o atacante Rafael Sobis, bicampeão da Libertadores da América com os gaúchos.
rafael sobis abel braga edinho fluminense montagem (Foto: Editoria de Arte)Abel Braga, Rafael Sobis e Edinho: ex-colorados hoje no Flu (Foto: Editoria de Arte)
Desde aquele 17 de dezembro histórico para os colorados, o Inter jamais enfrentou Abel Braga. O treinador deixou o clube em 2007, não treinou ninguém e retornou ao Beira-Rio meses depois. Voltou a sair em 2008, e ficou no Al-Jazira, dos Emirados Árabes, até voltar ao Brasil para treinar o Fluminense. Com o Inter, ele também ganhou o Gauchão e a Copa Dubai de 2008 e a Libertadores de 2006.
Com Edinho, o reencontro não será novidade. No ano passado, o volante enfrentou o Inter pelo Palmeiras, para onde rumou depois de deixar o Lecce, da Itália. E ele não perdeu. No Beira-Rio, houve empate por 1 a 1. Em São Paulo, Edinho ajudou sua equipe a vencer por 2 a 0.
Mas a maior curiosidade reside no reencontro com Rafael Sobis. O atacante estava no Inter até um mês atrás. O clube gaúcho não demonstrou grande interesse em renovar com o jogador depois de ele não apresentar o mesmo rendimento de sua primeira passagem pelo Beira-Rio. Sobis acabou rumando para o Flu e já avisou que vai ajudar Abelão com informações sobre o Colorado.
- Vou, claro. Estava ali até agora, sei muito bem como funciona o grupo de jogadores, o modo de jogar. O mínimo que eu fale já pode ajudar, e vamos tentar a vitória. É uma data especial, nunca joguei contra o Inter, mas vai ser meu adversário. Vou fazer de tudo para vencê-lo, e assim que as coisas têm que ser. Agora espero ser feliz com as cores do Fluminense - disse à Rádio Brasil.
Inter e Fluminense estão próximos na tabela do Brasileirão. Os colorados estão no sétimo lugar, com 19 pontos - um a mais do que os tricolores, em oitavo, mas com um jogo a menos.

Pelaipe: 'O Grêmio não tem zaga, não tem meio e não tem ataque'

Novo diretor-executivo do Grêmio fez duras críticas ao grupo há dois dias

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
eder luis lins grêmio x vasco (Foto: Agência Estado)Para Pelaipe, Lins não pode jogar no Grêmio
(Foto: Agência Estado)
Após a derrota para o Flamengo, no sábado à noite, o apresentador Silvio Benfica - do programa Balanço Final, da Rádio Gaúcha - conversou ao vivo com ex-dirigentes do Grêmio para colher opiniões sobre o momento crítico da equipe no Campeonato Brasileiro.
E um dos entrevistados foi Paulo Pelaipe, anunciado nesta tarde de segunda-feira como novo diretor-executivo do Grêmio.
Sem saber que seria, dois dias depois, contratado para cargo remunerado no Grêmio, Paulo Pelaipe fez duras críticas ao elenco tricolor, durante 4m35seg de entrevista. Ele chegou a citar os nomes de Marquinhos e Lins na avaliação negativa sobre o grupo do Grêmio.
- Hoje eu vi o jogador Marquinhos caminhando em campo. E assim tem outros atletas. Esse jogador, o Lins, não tem nenhuma condição de jogar no Grêmio, com todo o respeito - disse, para completar:
- As contratações foram equivocadas. O Grêmio não tem zaga, não tem meio e não tem ataque. Está na hora de mudar. O Renato era o menos culpado de tudo. Na hora que saiu o Renato era para ter saído todo o departamento de futebol.
Pelaipe, companheiro de Odone no retorno da Série B em 2005, também é um entusiasta do discurso da imortalidade do Grêmio - como o presidente que reencontra - e das imagens 'míticas' como a raça, a força e a pegada.
- O Grêmio perdeu uma das suas principais características, que é a força. Os jogadores que foram contratados não têm o perfil mais técnico para jogar. O Grêmio está sem força. Não tem mais aquele abafa, aquela pressão, não é mais respeitado dentro da sua casa. E isso está muito na relação de jogadores que estão no Grêmio. Eles têm outra característica, tem um ou dois jogadores de pegada, e a maioria são fracos. A história do Grêmio mostra que esses jogadores não se adaptam a uma filosofia que o Grêmio tem de jogo.
Agora dirigente do Grêmio, ele demonstrou medo de retornar à Segundona:
- A torcida do Grêmio está traumatizada com a segunda divisão. O torcedor do Grêmio não merece mais este castigo.
Pelaipe será apresentado oficialmente no final da manhã de terça-feira, após conhecer os jogadores no vestiário.

Santos envia documento ao Real recusando proposta de R$ 99 milhões

Espanhois poderiam usar dinheiro para convencer Neymar a rescindir seu contrato. Mas craque não quer sair da Vila pela porta dos fundos

Por Adilson Barros Santos, SP
Neymar no jogo do Santos contra o Flamengo (Foto: Ricardo Saubin / Site Oficial do Santos)Neymar tem contrato com o Peixe até fevereiro de
2015 (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
O Santos enviou nesta segunda-feira ao Real Madrid um documento oficial recusando oferta de € 45 milhões (R$ 99 milhões) pelo atacante Neymar feita pelo clube espanhol há duas semanas. Até então, houve conversas, sondagens, encontros de dirigentes, mas o Real ainda não havia apresentado uma proposta oficial. O Peixe tinha de dar resposta até o primeiro dia de agosto.

O presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, explicou que o Peixe apenas manifestou no papel o que já vinha falando há tempos.

- Nós não temos, absolutamente, nenhum interesse em nos desfazer do Neymar. Estamos mostrando que o Santos não é um mero formador de matéria-prima para o futebol europeu. O Neymar está feliz aqui, tem o sonho de ser campeão do Mundo.

O valor oferecido pelo Real é o da multa rescisória do contrato de Neymar com o Santos. No entanto, seria feita uma venda simples, atendendo a um desejo do jogador. Os espanhois até poderiam depositar esse valor na conta do atacante e ele rescindiria o vínculo, que vai até fevereiro de 2015. No entanto, Neymar não quer isso. Só quer deixar a Vila Belmiro em comum acordo com o clube que o formou.

Vagner Benazzi é anunciado como novo técnico do Vitória

Treinador que já conquistou três acessos à Série A terá a missão de arrumar a casa na Toca do Leão

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
Vagner Benazzi (Foto: Divulgação)Vagner Benazzi volta à Bahia após quatro meses
(Foto: Divulgação)
Vagner Benazzi é o novo técnico do Vitória para a disputa da Série B. O treinador que comandou o maior rival rubro-negro, o Bahia, no primeiro semestre deste ano, está de volta às terras baianas. O treinador não figurava na lista de favoritos para assumir o Vitória.
O nome de PC Gusmão era o mais forte na Toca do Leão. No entanto, o executivo de futebol do clube, Newton Drumond, entrou em contato com o treinador e rapidamente fechou a negociação. O treinador chega a Salvador nesta terça-feira. Ele será apresentado na próxima quarta-feira na Toca do Leão. Experiente na “missão Série B”, Benazzi é chamado de “Rei do acesso” por diversos acessos em divisões estaduais e nacionais.

Na carreira de treinador, Benazzi levou três times à Série A. Em 1998, o treinador subiu com Gama-DF, quando conquistou o título da competição. Em 2001 ele conquistou o acesso com o Figueirense, e em 2007 com a Portuguesa.  Vagner Benazzi tem 57 anos e 22 anos de carreira como treinador.

Benazzi na Bahia

Vagner Benazzi foi demitido do comando técnico do Bahia em 11 de abril com 69% de aproveitamento. Benazzi dirigiu o tricolor em 13 jogos. Ele conquistou oito vitórias, três empates e duas derrotas. Apesar do bom aproveitamento, o baixo rendimento da equipe tricolor em campo foi fundamental para a demissão de Benazzi.

Exame detecta estiramento, e Xandão desfalcará Tricolor por duas semanas

Contra o Bahia, Rhodolfo e Luiz Eduardo formarão a zaga. Se algum deles se machucar ou ficar suspenso, Adilson Batista terá de improvisar contra o Avaí

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Xandão (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Xandão deverá perder as seis próximas partidas do
Tricolor em 2011 (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
A situação da zaga do São Paulo, que já era complicada, se tornará ainda mais difícil pelas próximas duas semanas. Esse é o prazo estimado para a recuperação de Xandão, que sofreu um estiramento na coxa direita no primeiro tempo da partida contra o Vasco, realizada no último domingo, e que terminou com a vitória carioca por 2 a 0.
Se a previsão dos médicos se concretizar, o camisa 13 ficará fora de seis partidas. Ele perderá os duelos contra Bahia (04/8), Avaí (07/8), Atlético-PR (13/08) e América-MG (19/8), pelo Campeonato Brasileiro, além dos dois jogos contra o Ceará (dias 10/8 e 17/8), pela Copa Sul-Americana.
Sem Xandão, o técnico Adilson Batista terá apenas Rhodolfo e Luiz Eduardo como opções para o setor. Quinta-feira, contra o Bahia, no Morumbi, o primeiro entrará em campo pendurado com dois cartões amarelos. Se for advertido novamente, o treinador não terá outro zagueiro para escalar no final de semana, contra o Avaí. A alternativa, então, será improvisar o volante Rodrigo Caio na posição.

Diretoria do América-MG aguarda
a chegada de Givanildo de Oliveira

Técnico deve ser o novo comandante do Coelho no Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Givanildo de Oliveira como técnico do Sport (Foto: Alexandre Guzanshe / Agência Estado)Givanildo de Oliveira deve ser o técnico do Coelho
(Foto: Alexandre Guzanshe / Agência Estado)
O provável novo treinador do América-MG está a caminho de Belo Horizonte. O técnico Givanildo de Oliveira, que, por duas vezes, já comandou o Coelho, é esperado ainda nesta segunda-feira, no CT Lanna Drummond. O diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, confirmou a negociação para o possível substituto de Antônio Lopes, que pediu demissão nessa manhã.
- O Givanildo está chegando a Belo Horizonte, vamos conversar com ele e ver se acertamos.
Com a possibilidade de fechar com o novo treinador, o técnico interino Milagres possivelmente não comandará a equipe diante do Corinthians, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Pacaembu.
- Vamos aguardar o treinador primeiro. Se for o Givanildo ou um outro treinador, se ele quiser, vai assumir. Se não der tempo, o Milagres comanda.
Broncas
O treinamento do América-MG na tarde desta terça-feira começou com um bate-papo. Ou melhor, com cobranças. Alexandre Mattos reuniu o grupo na lateral do gramado e foi bastante duro com os jogadores.

Em ritmo de treino, Brasil dá um novo show e goleia o Peru: 13 a 1

Mesmo sem Benjamin e Betinho, lesionados, seleção brasileira atropela outra vez e faz a festa da torcida verde-amarela na Arena Copacabana

Por Igor Christ Rio de Janeiro
Mais um massacre da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo de futebol de areia. Assim como na goleada por 14 a 1 sobre o Paraguai no domingo, o Brasil voltou a dar show e, em ritmo de treino, goleou o Peru por 13 a 1, pelo Grupo A, na Arena Copacabana, no Rio de Janeiro. Bruno Malias (4), Sidney, Anderson, Fred, Buru, André (3), Jorginho e Daniel marcaram os gols do time canarinho. Castro fez o gol de honra dos peruanos.
bruno malias seleção brasileira futebol de areia (Foto: Diego Mendes/CBBS)Bruno Malias, artilheiro das eliminatórias, arma o chute contra o Peru (Foto: Diego Mendes/CBBS)
O capitão Benjamin, com dores no pé esquerdo, e o defensor Betinho, com lesão na coxa direita, foram os desfalques do time brasileiro. Benjamin não será problema para o próximo jogo da equipe, contra o Chile, na quarta-feira, às 15h45m. Betinho, por sua vez, fará um exame ainda nesta segunda para saber a gravidade da lesão.
- Entramos em quadra com o objetivo de sufocar o adversário e conseguimos fazer isso muito bem. Soubemos marcar a saída de bola e os gols saíram com naturalidade. Nosso time é muito técnico e tem mostrado essa qualidade. Por isso, as goleadas e as jogadas bonitas - disse o atacante Jorginho.
A seleção brasileira começou de forma arrasadora e abriu o placar logo no primeiro minuto do jogo. Bruno Malias recebeu na direita e bateu cruzado no canto. Aos seis, mais um gol de Bruno, desta vez em cobrança de falta que entrou no cantinho direito do goleiro. Dois minutos depois, Sidney ampliou em cobrança de pênalti.
fred seleção brasileira futebol de areia (Foto: Diego Mendes/CBBS)Fred, que não jogou na estreia, comemora o primeiro
gol dele na competição (Foto: Diego Mendes/CBBS)
No segundo período, o Brasil fez o quarto com menos de um minuto. Anderson bateu falta de longe e contou com o quique da bola para marcar. Aos dois minutos, Fred dominou, girou rápido e chutou no canto para fazer 5 a 0. À essa altura, a equipe peruana tinha finalizado apenas duas vezes. Aos quatro, Buru recebeu pela esquerda e chutou colocado, no alto, para marcar o sexto.
Na sequência, André encobriu o goleiro e fez o sétimo, arrancando aplausos da torcida. No minuto final da etapa, Bruno Malias aproveitou passe açucarado de André para pegar de primeira no canto: 8 a 0.
No último período, mais gols e bonitas jogadas. Jorginho, de pênalti, e Daniel, após rápida troca de passes, ampliaram a goleada para 10 a 0. No lance seguinte, Castro, de pênalti, fez o gol de honra dos peruanos. Mas André estava inspirado e marcou mais duas vezes. Primeiro de falta e depois com um chute de primeira, completando passe de peito de Bruno Malias. No minuto final, Fred cobrou escanteio e Bruno, sempre ele e garantiu o 13 a 1 no placar. O atacante chegou ao oitavo gol em dois jogos e se isolou na artilharia das eliminatórias.
Argentina e Chile vencem; Uruguai tropeça
Antes de o Brasil entrar em quadra, mais três jogos. Pelo Grupo B, a Argentina estreou com vitória. Os hermanos tiveram dificuldades, mas bateram o Equador por 4 a 3. Leguizamon, Vivas, Dallera e Franceschini marcaram para os argentinos, enquanto Gallegos e Bailon (2) anotaram para os equatorianos.
Já os Uruguaios foram surpreendidos pela Colômbia e perderam nos pênaltis por 1 a 0, depois de empate por 3 a 3 no tempo normal. Perez, Fabian e Parrillo fizeram para a celeste. Vasquez anotou os três gols colombianos. Pelo Grupo A, o mesmo do Brasil, o Chile venceu o Paraguai por 6 a 3. Mena (2), Medina (2), Gonzalez e Sanhueza marcaram para os chilenos, e Barrientos, Pereira e Zayas descontaram para os paraguaios.
Na terça-feira, a Argentina encara a Colômbia, às 12h; o Peru enfrenta o Paraguai, às 13h15m; o Uruguai pega o Equador, às 14h30m; e a Venezuela duela com o Chile, às 15h45m. O Brasil folga na rodada.

Sharapova é a atleta mais bem paga do mundo em lista da revista 'Forbes'

Tênis lidera lista com sete mulheres no top 10 da revista especializada

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York
sharapova durante a premiação do oscar do esporte 2011 (Foto: Agência Reuters)Maria Sharapova ganhou US$ 25 milhões nos
últimos 12 meses (Foto: Agência Reuters)
Maria Sharapova é, com grande folga, a atleta que mais ganhou dinheiro nos últimos 12 meses. A tenista russa encabeça a lista divulgada pelo site da revista americana "Forbes" nesta segunda-feira. De julho de 2010 a junho de 2011, a ex-número 1 do mundo abocanhou US$ 25 milhões (cerca de R$ 38 milhões).
O tênis domina a lista da Forbes, ocupando sete dos dez primeiros postos. Entre as representantes da modalidade estão a atual número 1, Caroline Wozniacki, e outras ex-líderes do ranking, como as americanas Venus e Serena Williams e a belga Kim Clijsters. Danica Patrick, piloto da Fórmula Indy e da Nascar, é a não-tenista mais bem cotada na lista. Ela ocupa a terceira posição, logo atrás de Caroline Wozniacki.
O ranking da "Forbes" leva em conta prêmios em dinheiro conquistados em competições, cachês, contratos de publicidade e patrocínio e porcentagens de licenciamento. A publicação aponta ainda uma grande diferença entre homens e mulheres. Enquanto o top 10 masculino somou US$ 449 milhões, o top 10 das mulheres ficou em US$ 113 milhões.
Confira as dez atletas que mais ganharam dinheiro em 2010/11:
1. Maria Sharapova (tênis) - US$ 25 milhões
2. Caroline Wozniacki (tênis) - US$ 12,5 milhões
3. Danica Patrick (automobilismo) - US$ 12 milhões
4. Venus Williams (tênis) - US$ 11,5 milhões
5. Kim Clijsters (tênis) - US$ 11 milhões
6. Kim Yu-na (patinação no gelo) - US$ US$ 11 milhões
7. Serena Williams (tênis) - US$ 10,5 milhões
8. Na Li (tênis) - US$ 8 milhões
9. Ana Ivanovic (tênis) - US$ 6 milhões
10. Paula Creamer (golfe) - US$ 5,5 milhões

'Alonso merece ser o melhor piloto da história', diz ex-chefe da Renault

Empresário da Fórmula 1 lembra dos títulos mundiais do amigo espanhol pela escuderia e diz que piloto é 'um pouco melhor' que Michael Schumacher

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Flavio Briatore, ex-chefe da Renault (Foto: Getty Images)Flavio Briatore, ex-chefe da Renault, fala
(Foto: Getty Images)
Com admiração, respeito e um pouco mais de admiração. É assim que Flavio Briatore, ex-chefe da Renault, fala de Fernando Alonso. Foi na escuderia francesa que o espanhol conquistou seus dois títulos mundiais na Fórmula 1. O empresário italiano não poupa elogios ao piloto da Ferrari e afirma que gostaria de voltar a trabalhar com ele.
- Fernando merece ser o melhor piloto da história. Espero que ele decida ficar na Ferrari até o fim de sua carreira e espero que a escuderia lhe dê um carro para que possa ganhar mais títulos do que (Michael) Schumacher - declarou Briatore.
O italiano disse também que Alonso é o melhor de cinco ou seis bons pilotos que existem atualmente. Além disso, revelou o desejo de ver o bicampeão mundial pilotando pela RBR.
- Se Fernando pilotasse um carro da RBR venceria com uma enorme diferença - explicou, segundo nformações do jornal espanhol "Marca".
Com um carinho enorme pelo piloto espanhol, Briatore destacou a amizade que ficou desde os tempos em que trabalharam juntos e lembrou da primeira vitória de Alonso no Mundial.
- Alonso, acima de tudo, é um amigo, e já nos conhecemos há dez ou 12 anos. Trabalhamos juntos muito tempo e ainda tenho um bom relacionamento com ele. É uma pessoa especial, porque não é só um grande piloto, mas um cara normal, muito modesto, muito sincero, de verdade... A primeira vez foi muito emocionante, porque Fernando era muito jovem. Tínhamos apostado tanto para ele, eu senti que era grande, especial. Foi uma grande temporada... incrível, porque todas as corridas sempre poderia competir. É uma lembrança única - relembrou Briatore.
O empresário, no fim, ainda comparou Alonso ao heptacampeão Michael Schumacher.
- São dois pilotos totalmente diferentes. Fernando é um pouco melhor, porque quando Michael fica pressionado, falha muito, enquanto Fernando, na mesma situação, aumenta sua concentração. Mas seria maravilhoso tê-los na mesma equipe.

Temporada 2012 deve ser a última de Webber, afirma consultor da RBR

Helmut Marko diz, durante o GP da Hungria, que é grande a probabilidade do piloto australiano se aposentar no final do ano que vem, pela RBR

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria
Helmut Marko RBR fórmula 1 mark webber (Foto: Getty Images)Helmut Marko e Mark Webber (Foto: Getty Images)
O consultor da RBR, Helmut Marko, revelou no domingo, durante o GP da Hungria, que Mark Webber deve se aposentar no final da temporada 2012. Piloto de Fórmula 1 desde 2002, o australiano está prestes a renovar seu contrato com a escuderia austríaca para o próximo ano. Além de sinalizar a provável aposentadoria do segundo piloto da RBR, o dirigente declarou que um dos pilotos de base da equipe deverá ser o substituto do veterano. O favorito, segundo Marko, é o também australiano Daniel Ricciardo, de 22 anos, que atualmente já ganha experiência no cockpit da Hispania, substituindo Narain Karthikeyan.
- Precisamos buscar em um dos nossos juniores quem possa substituir Mark Webber. Primeiro de tudo, ele (Ricciardo) tem de bater seu companheiro de equipe (Liuzzi) e tem de progredir. Ele tem perdido muito tempo nos pitstops. Queremos que ele lute com as pessoas que estão próximas dele - afirmou Marko em entrevista à emissora de TV "One".
Outros nomes já citados por Helmut Marko, em junho, são os da dupla da STR, o espanhol Jaime Alguersuari e o suíço Sebastien Buemi.
Mark Webber ainda não venceu uma corrida na temporada 2011. Mesmo insatisfeito com a RBR nas últimas provas e com uma relação nada amigável com Sebastian Vettel, Mark Webber já disse ser improvável mudar para outra equipe após o fim do contrato deste ano. Quem também garantiu o australiano na equipe em 2012 é o dono do time austríaco, Dietrich Mateschitz.
Mark webber rbr gp da Inglaterra (Foto: agência Getty Images)Mark Mark Webber no GP da Inglaterra (Foto: agência Getty Images)

Meninas do Brasil conquistam bronze histórico no Mundial Sub-19 no Chile

Brasil bate Austrália na disputa do terceiro lugar e sobe ao pódio pela primeira vez; pivô e capitã Damiris é escolhida como a melhor jogadora da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Puerto Montt, Chile
Até na base a história se repete: em termos de resultados, são as meninas que carregam nas costas o basquete brasileiro. A seleção feminina sub-19 conquistou neste domingo uma inédita medalha de bronze no Mundial Sub-19, em Puerto Montt, no Chile. A equipe treinada por Luiz Cláudio Tarallo bateu a Austrália por 70 a 67. Para completar, a pivô e capitã Damiris do Amaral foi eleita a melhor jogadora da competição. O ouro ficou com os Estados Unidos, que bateram as brasileiras na semifinal e passaram pela Espanha (69 a 46) na decisão.
Damiris, pivô da seleção sub-19 Brasil de basquete (Foto: Divulgação/Fiba)Damiris vibra durante o Mundial: a pivô foi eleita a melhor jogadora da competição (Foto: Divulgação/Fiba)
Cestinha do campeonato com média de 20,9 pontos, Damiris festejou a medalha e o prêmio individual.
- Desde que ganhei a minha primeira bola de basquete e comecei a jogar, meu sonho sempre foi defender uma seleção brasileira. Sempre que eu e as meninas defendemos uma seleção de base ganhamos medalha. Estou muito contente em ser a MVP, a cestinha e ficar na seleção do campeonato. Isso tudo é resultado de muito trabalho, treino, dedicação e vontade de sempre buscar mais. Claro que não conseguiria nada disso sem o grupo – comemorou Damiris, de 18 anos, que jogou o último Mundial adulto pelo Brasil, na República Tcheca.
Damiris brilhou novamente na disputa do bronze, com 26 pontos, 13 rebotes e quatro roubadas. Mariana Lambert saiu do banco e contribuiu com 14 pontos, enquanto Tássia fez 13. As cestinhas australianas foram Nadeen Payne e Rebecca Allen, com 16 pontos cada.
Após um bom primeiro quarto, o Brasil permitiu a reação da equipe da Oceania no segundo e foi para o intervalo perdendo por 35 a 33. A conversa no vestiário deu certo, e a parcial de 18 a 10 no terceiro quarto garantiu um certo conforto para os dez minutos finais. No último período, a equipe verde-amarela segurou a vitória e garantiu o pódio.
- Estou muito feliz porque entramos para a história do basquete brasileiro. Trabalhamos muito forte durante cinco meses e algumas de nossas jogadoras farão parte da seleção adulta nacional. Esse é o objetivo do técnico que trabalha com base. É a formação de novos talentos. Estou muito feliz – afirmou o técnico Tarallo.
No torneio masculino, na Letônia, a seleção comandada por José Neto caiu nas oitavas de final, em jogo dramático contra a Argentina, na prorrogação.