terça-feira, 8 de agosto de 2017

Homem desafia seguranças e faz salto arriscadíssimo

POR FERNANDO MOREIRA
Greg Ennis salta sobre vão que separa duas calçadas em Londres
Greg Ennis é praticante do parkour (arte de se deslocar de um ponto a outro rapidamente, utilizando o próprio corpo para vencer obstáculos impostos pelo ambiente ou pela arquitetura). Recentemente, ele foi filmado fazendo um número arriscadíssimo. Desafiando os seguranças, ele fez um salto - com direito a um giro de 360 graus - de uma calçada até uma passagem na Somerset House, prédio icônico em Londres (Inglaterra).
Harry Gallagher, especialista em atividades radicais, filmou o movimento acrobático com um drone.
Assista (o salto começa a 19m30s):

TUF 26, com peso-mosca feminino, anuncia lista de lutadoras escaladas

Programa estreia dia 30, e terá comando dos treinadores pesos-leves Eddie Alvarez
e Justin Gaethje. Veteranas como Barb Honchak e Lauren Murphy estão na lista

Por Rio de Janeiro
Lauren Murphy; TUF Tryouts (Foto: Evelyn Rodrigues)Lauren Murphy durante o processo de seleção para o TUF 26, com peso-mosca para as mulheres (Foto: Evelyn Rodrigues)
O elenco com as 16 lutadoras escaladas para a temporada 26 do reality show "The Ultimate Fighter" foi anunciado na noite deste último sábado. Elas lutarão, no final, pelo título da divisão inaugural feminina do peso-mosca (até 56,7kg). O programa estreia no próximo dia 30, e terá o comando dos treinadores pesos-leves Eddie Alvarez e Justin Gaethje.
Entre os destaques da lista revelada está a ex-campeã peso-mosca do Invicta Barb Honchak, com um cartel de dez vitórias e duas derrotas. Aos 37 anos, ela não luta desde novembro de 2014. A também americana Roxanne Modafferi, de 34 anos, já passou pelo TUF 18 no peso-galo, e venceu em maio no Invicta. Lauren Murphy, também de 34 anos, lutou no peso-galo do UFC até julho do ano passado.
Confira a lista de lutadoras escaladas para o TUF 26:
- Ariel Beck (4-4)
- DeAnna Bennett (8-3)
- Shana Dobson (2-1)
- Sijara Eubanks (2-2)
- Melinda Fabian (4-3-1)
- Karine Gevorgyan (3-2)
- Barb Honchak (10-2)
- Christina Marks (8-8)
- Roxanne Modafferi
- Nicco Montano (3-2)
- Lauren Murphy (9-3)
- Rachael Ostovich (3-3)
- Gillian Robertson (3-2)
- Maia Stevenson (6-4)
- Montana Stewart (7-4)
- Emily Whitmire (2-1)
*Entre parênteses está, primeiro, o número de vitórias, e depois o número de derrotas

Joanna defende cinturão contra Rose Namajunas no UFC 217, em Nova York

Polonesa é escalada para o mesmo card que deve receber o retorno de Georges St-Pierre ao Ultimate, pelo título dos pesos-médios, contra o inglês Michael Bisping

Por Rio de Janeiro
Joanna Jedrzejczyk x Rose Namajunas (Foto: Getty)Joanna Jedrzejczyk x Rose Namajunas acontecerá no UFC 217, em Nova York (Foto: Getty)
O pedido de Joanna Jedrzejczyk para Dana White foi atendido e a polonesa está escalada para lutar no UFC 217, dia 4 de novembro, em Nova York (EUA), contra Rose Namajunas, pelo título do peso-palha (até 52kg). A informação foi publicada primeiramente pelo "MMA Today" e confirmada nesta segunda-feira pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate. O card do Madison Square Garden também deve receber o retorno de Georges St-Pierre à companhia. De acordo com o campeão dos pesos-médios (até 84kg), Michael Bisping, ele enfrentará o canadense na luta principal do evento.
Joanna está invicta na carreira com 14 vitórias. Está será sua sexta defesa de cinturão. Na últimas delas, a polonesa de 29 anos bateu a brasileira Jéssica Andrade por decisão unânime, em maio deste ano.
Namajunas, de 25 anos, tem cartel mais modesto, com seis vitórias e três derrotas. Número 3 da categoria até 52kg, a americana venceu quatro de seus últimos cinco compromissos, sendo o último deles contra Michelle Waterson por finalização, em abril deste ano.
UFC 217
4 de novembro, em Nova York (EUA)
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-médio: Michael Bisping x Georges St-Pierre
Peso-palha: Joanna Jedrzejczyk x Rose Namajunas

Curtinhas: VanZant encara Eye no UFC 216 pelos pesos-moscas, diz site

Lutadoras vão entrar em ação pela nova categoria peso-mosca feminino do Ultimate, no UFC 216, no dia 7 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos

Por Las Vegas, EUA
Montagem Jessica Eye x Paige_690 (Foto: Esporte Arte)Jessica Eye (esq.) desce ao peso-mosca, e Paige VanZant sobe para a nova categoria (Foto: Esporte Arte)
Depois do anúncio da nova divisão peso-mosca feminino no TUF 26, já começa uma movimentação para preencher a categoria. De acordo com o site "FloCombat.com", Paige VanZant e Jessica Eye têm um acordo verbal e vão se enfrentar na divisão até 56,7 kg no UFC 216, no dia 7 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A peso-palha Paige VanZant tem sete vitórias e três derrotas no cartel. Na última vez em que esteve no octógono, a lutadora foi superada por Michelle Waterson, no UFC Sacramento, em dezembro de 2016. VanZant  já vinha mostrando o desejo de subir de categoria após um desgastante processo de corte de peso para o confronto com "Karate Hottie".
Dona de um cartel de 11 triunfos, seis reveses e um "no contest", Jessica Eye pode enxergar com bons olhos uma mudança dos pesos-galos para os moscas. Das sete lutas que disputou no UFC, cinco terminaram em derrota, uma sem resultado e apenas uma em vitória, sobre Leslie Smith, em novembro de 2014. Em meio a um momento complicado na carreira, a lutadora foi superada nos últimos quatro duelos, diante de Miesha Tate, Julianna Pena, Sara McMann e Bethe Correia, respectivamente.
SERGIO PETTIS ULTRAPASSA JUSSIER FORMIGA NO RANKING DO UFC
A vitória sobre Brandon Moreno no UFC México do último sábado colocou o lutador americano Sergio Pettis no top 5 dos pesos-moscas da organização. O "Fenômeno" de 23 anos de idade subiu duas posições e colou em Wilson Reis na quarta colocação da categoria, deixando para trás outro brasileiro, Jussier Formiga, na atualização divulgada nesta segunda-feira. Moreno não caiu por causa da derrota e permanece na sétima posição. Outro lutador que esteve em ação no evento, o americano Dustin Ortiz, subiu para a 11ª posição após nocautear Hector Sandoval. A mexicana Alexa Grasso, por sua vez, estreou no ranking do peso-palha na 13ª posição, após derrotar Randa Markos, que caiu cinco posições e agora é a 14ª colocada.

Gadelha não era próximo passo, mas será uma "luta incrível", diz Bate-Estaca

Jéssica ressalta que enfrentar compatriota não era seu primeiro desejo, e espera que possível vitória no Japão, em setembro, a coloque perto de nova chance pelo título

Por Rio de Janeiro
Jéssica Bate-Estaca UFC 212 (Foto: André Durão)Jéssica Bate-Estaca vem de derrota para Joanna Jedrzejczyk, em maio, no UFC 211 (André Durão)
No dia 23 de setembro, o Japão será palco de um dos duelos mais aguardados do peso-palha no UFC: Cláudia Gadelha, principal desafiante da divisão até 52kg, enfrenta a número 4 do ranking, Jéssica Bate-Estaca. A luta pode colocar a vencedora na porta para enfrentar a campeã da categoria, hoje a polonesa Joanna Jedrzejczyk. A lutadora paranaense lembra que uma entrevista mal interpretada culminou no fechamento do combate. Jéssica admite que era natural enfrentar Gadelha, mas não esperava que fosse seu próximo passo.
- Vim para o Gracie Pro (em julho) e fizeram uma entrevista comigo, e perguntaram quem poderiam ser as minhas próximas adversárias, e citei que a Claudinha poderia ser uma delas. Ela logo viu a matéria e colocou: “Fiquei sabendo que Jéssica quer lutar comigo”. Na verdade, não era o que eu queria não, mas era uma possibilidade (risos). Falei: “Poxa, Claudinha, você está sem luta, eu também estou, então vamos fechar”. E logo ela colocou na rede social dela, foi dando mídia, e o UFC já viu e já se interessou. É uma luta interessante para eles, e colocaram logo no Japão, que é o berço do MMA, onde tudo começou com o Pride. Acho que vai ser uma luta incrível - afirmou a lutadora com exclusividade ao Combate.com, durante evento social no Parque Olímpico.
Apesar de admitir que não era a rival que esperava enfrentar na luta seguinte à disputa de cinturão, depois de perder para Joanna em maio, no UFC 211, Bate-Estaca destacou que nem ela e nem Gadelha têm costume de fugir de adversárias.
- Não era a (adversária) que eu estava imaginando, mas estava entre as possibilidades. Imaginava que ia pegar alguma melhor ranqueada que eu, e aconteceu que deu certo. A Joanna marcou a luta dela com Rose Namajunas, e no caso ia acabar sobrando a Gadelha, com quem ninguém quer lutar. E comigo ninguém quer lutar também. Vamos lutar então, uma hora a gente ia ter que lutar. Antes cedo do que tarde.
Mesmo com uma luta tão recente com a atual campeã, Jéssica acredita que terá uma nova oportunidade muito em breve, ainda mais se vencer Cláudia Gadelha, que vem de duas vitórias seguidas e só perdeu duas vezes na carreira, ambas para Joanna.
- Ouvi alguns comentários de que quem ganhasse essa luta teria a oportunidade de lutar pelo cinturão. A Joanna vai lutar agora e quem vencer na nossa luta, com certeza pode ter uma oportunidade novamente, ainda mais a Claudinha, que vem de duas vitórias seguidas. E quem sabe ganhando da top 1 eu ganhe o lugar dela para disputar o cinturão.
Jéssica Bate-Estaca, que antes da derrota na luta pelo título tinha uma sequência de quatro vitórias, acredita que o espírito japonês vai incorporá-la na cidade de Saitama, onde acontecerá o evento.
- Vai ser a minha primeira vez (no Japão). Acho que vou chegar lá e vai vir aquele espírito de samurai, aquela vontade de ser um guerreiro. Com certeza vai vir a vitória. Vou dar meu máximo, assim como acho que a Claudinha vai dar o dela.
Montagem - Claudia Gadelha e Jéssica Bate-Estaca (Foto: Infografia )Cláudia Gadelha e Jéssica Bate-Estaca ficarão frente a frente no UFC Japão, no próximo mês (Foto: Infografia )
Enfrentar uma compatriota nunca é o melhor dos cenários, mas Jéssica lembra que não pode ter compaixão por Cláudia Gadelha quando estiverem frente a frente no octógono.
- Mesmo a gente sendo do mesmo país, acho que na hora que entra no octógono é profissionalismo, a gente tem que dar o nosso melhor. E sempre pensar: se eu não bater nela, ela vai me bater. Tem que entrar consciente e bem treinada para fazer uma grande luta.
A lutadora de 25 anos, dona de um cartel de 16 vitórias e seis derrotas, disse estar preparada para encarar o chão com a adversária faixa-preta. No Gracie Pro, Jéssica levou a medalha de prata em sua categoria.
- Gosto muito da trocação, mas também tenho um jiu-jítsu bom. A Claudinha é mais graduada que eu, é faixa-preta, e acabei de pegar a faixa-marrom, mas todas as lutas dela conseguimos ver a estratégia que sempre coloca. Ela é muito boa na parte de chão, então com certeza ela vai tentar trocar, e se ela ver que não dá vai tentar colocar para baixo, e é estar bem treinada nas esgrimas e a trocação estar bem afiada - completou.