terça-feira, 23 de novembro de 2010

Handebol O que è Handebol

Handebol (português europeu) ou handebol (português brasileiro) (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.
Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão[carece de fontes?] mesmo nunca tendo conseguido uma medalha olímpica; o esporte já é largamente praticado nas escolas,já que acontece um aproveitamento em larga escala das quadras de futebol de salão para o handebol.
Handebol
Um jogador arremessa à baliza durante uma partida de handebol.
Um jogador arremessa à baliza durante uma partida de handebol.
Olímpico desde: 1936 H / 1976 S
Desporto: Handebol
Praticado por: Ambos os sexos
Recorde mundial


Campeão olímpico
Pequim 2008
Homens
 França
Mulheres
 Noruega
Campeão mundial
Croácia 2009 H
Rússia 2005 S
Homens
 França
Mulheres
 Rússia

História

Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.
Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
A primeira vez que o handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

Jogos Olímpicos

Ver artigo principal: Handebol nos Jogos Olímpicos
Nos Jogos de 1936, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. O desporto voltou a ser olímpico nos Jogos de 1972.

Táticas defensivas


Dimensões de uma quadra de andebol indoor oficial.

Dimensões de um campo de andebol outdoor comparado a um de futebol.
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.
Sistema defensivo 6x0
O Sistema Defensivo 6x0 Este sistema de defesa é a base de todos os demais. Os seis jogadores são distribuídos em torno da linha dos seis metros, sendo que cada defensor é responsável por uma determinada área na zona de defesa.
Sistema defensivo 5x1'O sistema de defesa por zona 5 X 1 é uma variação do 6 X 0. Cinco jogadores ocupam a zona dos seis metros e um é destacado para colocar-se na linha dos nove, para cumprir ações especificas inerentes ao sistema.
Sistema defensivo 4x2
Esse sistema é utilizado contra equipes com dois especialistas de arremessos de meia-distância, cujo jogadores de seis metros são de pouca técnica. Quatro jogadores (defensores laterais e centrais) ocupam a zona dos seis metros e dois jogadores (defesas avançadas) colocam-se na zona dos nove metros.
Sistema defensivo 3x2x1
Para diferenciar dos outros sistemas defensivos por zona, esta defesa tem três linhas defensivas. O defensor lateral direito, esquerdo e central formam a primeira linha defensiva junto à área dos seis metros. O defensor lateral direito e esquerdo formam a segunda linha de defesa, que se situa a cerca de dois passos à frente da linha de seis metros. O defensor avançado forma a terceira linha defensiva, na linha dos nove metros.
Sistema defensivo 5x1
São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário.
Sistema defensivo 4x2
São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.

Ataque


Jogadora de andebol durante seu salto.
Atacando com 1 pivô
A maneira mais comum de se ver uma equipe jogar é representada no esquema acima. O sistema defensivo mais utilizado pelas equipas adversárias é o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o ataque é o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o pivô (4) tenta abrir um espaço (com muito cuidado para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O pivô deve manter também um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste sistema deve-se também haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o armador (2), pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica mais vulnerável no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetração na defesa por isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) são comuns nesse tipo de jogada, aconselha-se então armadores altos com o arremesso fortes. O central deve ser um jogador habilidoso e criativo.
Atacando com 2 pivôs
Atacar com dois pivôs é arriscado, por isso recomendamos essa tática apenas para equipas um bom nível de conhecimento no andebol e esses esquemas devem ser utilizados apenas em ocasiões especiais, geralmente contra equipas inexperientes. As possibilidades de se criar jogadas na linha de passe tornam-se mais difíceis mas a defesa adversária fica mais presa. Um dos recursos utilizados para atrapalhar esse esquema é sistema defensivo 5x1, mas, isso deixa a defesa mais vulnerável, porém as possibilidades de intervir na linha de passe e surgir um contra ataque fatal são muito grandes. O segundo pivô também limita a atuação do jogador adiantado, podendo ser uma boa opção de passe, desta maneira o esquema "pode" também quebrar defesas 5x1 (também se deve ser realizado por equipas experientes). No sistema defensivo 6x0 podem utilizar dois pivôs, apenas quando as jogadas não estão surgindo na linha de passe e quando exista uma certa dificuldade na penetração, por isso a defesa deve se manter de 4 na quadra. Como se pode ver, o ataque com 2 pivôs é muito complexo por isso não é muito recomendável, principalmente para equipas inexperientes. Exige-se muito treino, atenção e habilidade dos jogadores, mas é uma boa opção em situações em que a equipa não possua um bom desempenho com apenas 1 pivô ou com dificuldades de arremessos de fora ( jogadas de suspensão ou por cima das da defesa) são interceptadas pela defesa adversária. Existem várias maneiras de posicionar-se no ataque, dependerá sempre do andamento da partida. As táticas apresentadas acima são as mais utilizadas e comuns no andebol actual. Como existem adversários e sistemas defensivos diferentes a figura do treinador é importantíssima nesse momento.

Regras

A bola

Terá que ser de couro. A duração de cada tempo "neste caso são duas" é de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Uma equipe é composta de 6 jogadores de campo e um guarda-redes.

Manejo de bola

É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido.

Comportamento com o adversário

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É PROIBIDO arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Área do gol

Somente o guarda redes pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nessa área é punido com um remate livre. Os jogadores que invadirem as áreas de gol, depois de ter lançado a bola, estarao sujeitos a uma punição.

Lançamento da lateral

O lançamento da lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo marcar golo.

Tiro de meta

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol.

Canto

O canto é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral.

Tiro Livre

É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

Lance de 7m

Esse lance é ordenado com uma falta grave sobre o adversário.

Bola ao ar

A bola ao ar é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas do goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras.

Os árbitros

O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.

Handebol de Praia

As regras do handebol de praia são em grande parte semelhantes às do andebol praticado em pavilhões, mas há, obviamente outras condições. O jogo é dividido em duas partes de 10 minutos cada uma, havendo um intervalo de 5 minutos entre estas. Apesar de se considerar um jogo a junção das duas partes, o resultado é contabilizado individualmente, isto é, no final da primeira parte, ao vencedor é atribuído um ponto. Caso haja uma equipe que consiga os dois pontos, é declarada vencedora, caso contrário, a decisão é tomada com base nos livres de 6 metros.
O guarda-redes pode jogar como jogador de campo, estando sujeito às mesmas regras que qualquer outro jogador. Dentro da sua área pode jogar com qualquer parte do corpo, fora, tal como os restantes jogadores, só dos joelhos para cima. Gol marcado pelo guarda-redes vale dois pontos.

Dimensões do Campo

O campo é um retângulo de 40m x 20m, tendo em cada uma das extremidades do comprimento, uma área de 6 metros de comprimento reservada para os guarda-redes.
As balizas devem medir 3m x 2m (comprimento x altura) e os postes devem ter 8 cm de espessura.
lado de dentro da baliza, e por isso com maior ângulo para o remate à baliza..

Ligações externas




Por lugar em 2016, Scheidt pede lobby político e aposta na tradição da Star

Velejador afirma que caminho mais fácil para impedir exclusão nos Jogos seria uma volta ao número de 11 classes. Decisão final será em maio de 2011

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
A situação não é das melhores, mas Robert Scheidt aposta na tradição e em muita conversa para conseguir revertê-la. Depois de uma proposta aceita pela Federação Internacional de Vela (Isaf), a classe Star está praticamente excluída dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A decisão final acontecerá em maio do ano que vem, em uma nova reunião, ainda sem local definido. Para o medalhista olímpico, no entanto, a força de ser a classe olímpica mais antiga (é disputada desde 1932) e o fato de o Brasil ter conquistado pódio em cinco das últimas seis edições poderá facilitar uma mudança de planos.
Robert Scheidt velejadorRobert Scheidt ainda acredita na permanência da Star (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
- Foi uma mudança de base política. Para mim, tirar a Star dos Jogos é um erro tremendo. Está nos Jogos há quase cem anos, reúne as maiores estrelas da vela. É o caminho a ser seguido pelos velejadores. Não é nem a questão de permitir mais longevidade, mas é a classe que depende tanto do físico quanto do técnico. Na final olímpica em Pequim, a cada bóia tinha um campeão diferente, só foi definida no fim. Foi a mais disputada. Esse é o principal apelo (para que não fique fora) - disse o velejador, que, ao lado de Bruno Prada, foi prata em Pequim.
Os delegados de confederações que pediram a saída da classe do programa afirmam que a Star é cara, lenta e pouco atrativa para o público. Scheidt diz que a proposta saiu de países da Ásia e da Oceania, com pouca tradição na disputa. Na reunião da Isaf, quatro classes consideradas mais rápidas e de acesso mais fácil para o espectador foram incluídas para serem avaliadas até maio (kiteboard, masculino e feminino; prova mista da 470; Skiff feminino e multicasco) , com dez no total. Para Scheidt, seria difícil tomar de volta o lugar de uma delas. O caminho mais fácil seria a inclusão de uma outra vaga, retornando a 11 classes, como será em Londres, em 2012.
- Um dos caminhos é tirar uma das classes novas, mas é mais fácil incluir mais uma medalha. Se todas diminuírem um pouco o número de participantes, não seria problema. Mas temos que conversar com todas as confederações, ver quem poderia mudar de ideia até maio e tentar convence-los. Não é fácil, mas acho que é o melhor caminho.
Robert Scheidt velejadorO velejador, prata em Pequim, pede apoio do
COB (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
Para Scheidt, as outras classes foram incluídas por terem feito um lobby maior nos bastidores. A hora, então, é de tentar reverter, mas também ceder em alguns pontos, como na revisão dos custos dos barcos da Star.
- A Star sabia dos problemas e tentou argumentar apenas com tradição. O que tem que acontecer é ceder. Nos últimos anos, a classe encareceu muito, aumentou muito o preço. Não acho que isso seja o principal fator, mas também influenciou. A classe teria que coibir isso. Por ter tanta tradição, a classe não gosta de abrir mão – afirmou o velejador, acrescentando que, nos últimos cinco anos, o custo de um barco subiu de 30 mil euros para 50 mil euros.
Scheidt diz que já está havendo uma mobilização entre os velejadores para reverter a situação, mas ele pede a atuação do COI e, principalmente, do COB.
- O COI e o COB podem e devem participar disso. O Brasil, com tanta tradição, perderia muito sendo a sede, o interesse cairia muito. Vela já é um esporte difícil de ser televisionado. No Rio, com as grandes estrelas, com certeza vai chamar a imprensa. Serão atletas consagrados – disse o velejador, que chegou a mandar um e-mail para o presidente da Isaf, o sueco Goran Peterson.
Em 1997, a Star chegou a ser retirada do programa dos Jogos de Sidney. Pouco mais de um ano depois, porém, uma pressão do COI fez com que a classe voltasse aos planos. Scheidt, no entanto, acredita que a decisão em maio será definitiva.
- Depois de maio, dificilmente haverá uma mudança. Antigamente, o planejamento era feito durante o ciclo olímpico. Agora, é feito antes. Mas o COI tem a palavra final.
 

O Que é Hóquei de rua

O hóquei de rua (conhecido em inglês como Street Hockey) é uma das variantes do hóquei no gelo. É bastante popular nas regiões mais quentes da Europa e dos Estados Unidos, e bastante praticado durante o verão no Canadá. Os jogadores escolhem se jogam com ou sem patins, e no lugar do disco, geralmente usa-se uma bola de borracha. Não é controlado por nenhuma federação, e como outros esportes de rua, não existem regras fixas. Cada localidade específica joga da sua forma.


Campanha do tijolinho: Fla arrecada mais de R$ 1 milhão em 15 dias

Clube ultrapassa a marca de quatro mil unidades vendidas em duas semanas do projeto ‘Rubro-negro para sempre’

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Os torcedores do Flamengo têm demonstrado apoio ao projeto “Rubro-negro para sempre”, lançado há duas semanas. Segundo o departamento de marketing do clube, até a tarde desta terça-feira foram vendidas 4.100 unidades (R$ 250 cada) do lote inicial de cinco mil. O número garante ao clube R$ 1,025 milhão.
- Realmente a campanha é um sucesso. Em 15 dias, atingimos esta marca e ainda não realizamos nenhuma campanha na tv, o que deve acontecer a partir do próximo domingo. A expectativa é de que na primeira semana de dezembro o clube consiga atingir a primeira meta de cinco mil tijolos, o chamado primeiro lote - informou o vice de marketing do Flamengo, Henrique Brandão.
A iniciativa, popularmente chamada de “campanha do tijolinho”, marca o início do processo de modernização do CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, ainda com estrutura precária para atender a base e os profissionais. Os tijolos levarão os nomes dos torcedores e ficarão expostos em um dos muros do local, que terá espaço para 15 mil unidades. A obra está orçada em R$ 25 milhões, mas não será custeada apenas com dinheiro arrecadado pela campanha. Os dirigentes buscam novas parcerias. A inauguração do CT está prevista para o fim de 2012.
Para fortalecer a campanha, o Flamengo criou concursos que incentivam embaixadas, torcidas organizadas e escolinhas do clube espalhadas por todo o Brasil a participarem do projeto.
A venda ocorre de três formas: na sede do clube, no site oficial www.flamengo.com.br ou pelo telefone (21) 2125 7001. O pagamento pode ser feito em até cinco vezes no cartão de crédito.

Felipe reconhece pouca motivação: 'Vou correr para ajudar um rival?'

Meia do Vasco acredita que, pelo fato de enfrentar o Palmeiras, que está com cabeça na Sul-Americana, Fluminense está com a mão no título

Por Fred Huber Rio de Janeiro
felipe vasco treinoFelipe admite que a motivação do Vasco para o jogo
contra o Corinthians é 'diferente' (Foto: Fred Huber)
O Vasco já não briga por mais nada no Campeonato Brasileiro, mas, por uma coincidência da tabela, ficou no caminho dos times postulantes ao título nesta reta final. Contra o Fluminense e o Cruzeiro, perdeu. No próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu, o time da Colina vai enfrentar o Corinthians, segundo colocado da competição e um ponto atrás do clube das Laranjeiras.
O meia Felipe reconheceu que é complicado ter uma grande motivação para jogos como este, ainda mais quando uma vitória vascaína seria uma ajuda grande ao rival tricolor.
- Querendo ou não, às vezes no subconsciente você pensa: "Vou correr para ajudar um rival?". Infelizmente isto prejudica o rendimento em campo, não jogamos da mesma maneira. Claro que não vamos entregar, mas a motivação é diferente. É complicado ficar motivado sem brigar por nada - disse o camisa 6.
Além da rivalidade dentro do campo, Vasco e Fluminense protagonizaram casos recentes de disputa fora dele. O Tricolor levou de São Januário jogadores como Conca, Rafael e Leandro Amaral, e recentemente houve notícia sobre o interesse no goleiro Tiago. Em 2009, o Flu entrou como interessado no processo sobre a escalação irregular do meia cruzmaltino Jeferson. No fim das contas, o time da Colina perdeu seis pontos e a vaga na semifinal foi para o rival.
Felipe acredita que o Fluminense se aproximou muito do título brasileiro após os resultados da última rodada. Para ele, o Palmeiras não será um adversário difícil de ser batido porque está totalmente voltado para a Sul-Americana.
- Acho que já está definido o Fluminense como campeão praticamente. Vai jogar contra o Palmeiras, que está disputando o título da Sul-Americana. Normal que coloquem reservas. Não vão arriscar os titulares para beneficiar outra equipe. Cada um tem que pensar em si.
Acho que já está definido o Fluminense como campeão praticamente."
Felipe
O camisa 6 vascaíno disse que com ele não tem mala branca, que admitiu que isto exista no futebol. Felipe acredita que caso algum atleta não se sinta disposto a participar do duelo com o Corinthians, tem que comunicar ao técnico Paulo César Gusmão.
- Mala branca é normal, faz parte, mas eu não dou possibilidade para este tipo de conversa. Sempre jogo para vencer. Mas a partir do momento que a pessoa entrega, é muito ruim. É muito mais digno chegar no professor e dizer que não está com a cabeça legal, que prefere ficar fora. O melhor é jogar aberto, porque quando se entra em campo é sua imagem que está em jogo.
Por todas estas situações que estão ocorrendo neste fim de Brasileiro, Felipe considera que a melhor forma de acabar com este tipo de polêmica seria a volta do sistema mata-mata.
- É uma situação difícil, por isso que eu prefiro o mata-mata. Claro que o primeiro colocado tem que ter vantagem, assim como foi no Brasileiro de 97, com o Vasco. As rendas são maiores, as partidas mais emocionantes e evita este tipo de polêmica.
O Vasco é o 11º colocado no Campeonato Brasileiro com 46 pontos.

Joel admite: futuro do Botafogo no Brasileiro influenciará em renovação

Treinador destaca prazer em trabalhar no Alvinegro e afirma: 'Se estivesse garantido na Libertadores, dava a resposta hoje'

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
joel santana botafogo treinoJoel Santana: à espera do futuro do Botafogo no
Brasileirão (Foto: Photocamera)
O Botafogo já demonstrou formalmente a intenção de renovar o contrato de Joel Santana. O treinador, entretanto, prefere conversar apenas depois do fim do Campeonato Brasileiro. Ele mostrou que sua decisão estará diretamente relacionada à colocação final do Alvinegro na competição. Se o objetivo de chegar à Libertadores for cumprido, é certo que ele será o comandante da equipe em 2011.
- Realmente a vaga terá um peso na decisão de renovar. Se o Botafogo estivesse garantido na Libertadores, eu dava a resposta hoje. Mas é preciso esperar um pouco. Não posso pensar nisso agora, pois vai mexer com meu emocional num momento de decisão - explicou.
Joel Santana deixou claro também que o bom relacionamento com a diretoria e o tempo de casa são aspectos que contam a favor de sua ideia de permanecer. Desde que o Botafogo conquistou o Campeonato Carioca, o treinador foi procurado por clubes como Flamengo, Cruzeiro e Corinthians, além de alguns do Oriente Médio, mas preferiu cumprir seu contrato com o Alvinegro.
- Meu relacionamento com o Maurício (presidente) e com o André (vice de futebol) é o melhor possível. Gostaria de ficar e sei exatamente o que a equipe precisa para o ano que vem. Mas há muitas coisas acontecendo neste momento - frisou.

Atlético-PR renova com Sérgio
Soares por um ano

Dirigente confirma que treinador ficará no Furacão até o fim de 2011

Por Gazeta do Povo Curitba
sergio soares no treino do atlético-prSérgio Soares comandará a montagem do elenco
para 2011 (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
Atlético Paranaense e Sérgio Soares chegaram a um acordo e renovaram contrato até o final de 2011, na tarde desta terça-feira. Chamado para substituir Paulo César Carpegiani - que deixou o Furacão para acertar com o São Paulo - o treinador conseguiu colocar sua filosofia em prática e levou o time à briga direta por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Quem confirmou o acerto foi o diretor de futebol do clube, Valmor Zimerman.
- Chegamos a um acordo há menos de dez minutos. e renovamos por mais um ano - disse o dirigente, ressaltando que o salário do treinador ficou dentro do padrão salarial do clube.
Após a renovação, Sérgio Soares comemorou o acerto com a diretoria do Atlético-PR e prometeu um time forte para a próxima temporada.
- Já vinhamos conversando sobre uma possível extensão do contrato e chegamos a um acordo. Estou feliz e satisfeito com o projeto apresentado. Vamos trabalhar forte para ter uma equipe que brigará por títulos.
A renovação com Sérgio Soares era tida como determinante para a montagem do elenco do Furacão para a próxima temporada, inclusive para acertar possíveis renovações de empréstimos e dispensas.
- Nos próximos dias teremos algumas definições de contratações para 2011 e queríamos a opinião do nosso treinador o quanto antes - disse Valmor Zimerman.
Na última segunda-feira o Atlético-PR confirmou a compra dos direitos federativos do lateral-esquerdo Paulinho.

Douglas escapa de julgamento e está livre para jogar pelo Grêmio

Meia gremista foi ao STJD e viu o advogado de defesa ter sucesso

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
deivid e douglas, grêmio x atlético-prDouglas está pronto para enfrentar o Guarani
(Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Renato Gaúcho recebeu durante a entrevista coletiva concedida no final da tarde desta terça-feira uma boa notícia: Douglas está liberado para jogar pelo Grêmio nas duas rodadas finais do Brasileirão 2010.
O jogador corria o risco de ser punido em julgamento na Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Deportiva (STJD), mas o advogado de defesa do clube conseguiu convencer os auditores a considerar o caso prescrito. Sendo assim, Douglas sequer foi julgado, e está livre.
- Ótimo, foi o que eu falei na semana passada. Se a imagem mostra algo que o árbitro não viu, alguma sacanagem, tudo bem. Mas uma falta que o juiz viu, aí não. Se for julgar toda a jogada que o juiz não expulsar, vai ter de julgar tudo. Não pode abrir esse precedente - disse Renato Gaúcho, aliviado
A Procuradoria denunciou Douglas por um lance que o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não considerou falta. Foi na vitória de 4 a 2 sobre o São Paulo, em 29 de setembro. O meia gremista atingiu Richarlyson, mas Ribeiro nada marcou.
Sem o julgamento, Douglas será titular às 17h de domingo em Campinas, contra o Guarani, pela penúltima rodada do Brasileirão 2010. A Procuradoria do STJD recorreu da decisão.

Walter Montillo é homenageado com hino do Cruzeiro em ritmo de tango

Grupo de amigos promete versão usando a cumbia, estilo preferido do meia

Ao som de um verdadeiro tango argentino, o meia Montillo se sentiu em casa em um estúdio na zona sul de Belo Horizonte. A curiosidade é que a música em questão é o hino do Cruzeiro, só que no ritmo preferido dos 'hermanos'. (Veja no vídeo ao lado a reportagem completa exibida pelo Globo Esporte).
Um grupo de amigos músicos se juntou para homenagear o mais novo ídolo celeste. Sarah Assis, no acordeão, Simone Pazzini, no vocal, Edgard Fernando, no violão, e Ravel Veiga, no baixo acústico, foram os responsáveis por emocionar o camisa 10 celeste.
- Me sinto em casa. Fico muito feliz por ouvir o hino do Cruzeiro na versão argentina. É uma homenagem muito bonita – declarou o jogador que ficou sentado, atento a cada nota tocada pelo grupo.
Montillo revelou uma curiosidade sobre seu gosto musical.
- As pessoas mais velhas ouvem muito tango na Argentina. Costumo ouvir muita cumbia quando estou lá. Mas aqui no Brasil gosto muito de Ivete Sangalo, desde quando vim passar lua de mel com minha mulher, em Búzios.
Logo após a declaração de Montillo, o grupo improvisou o hino do Cruzeiro em ritmo de cumbia, mas ficou combinada uma encomenda para outro encontro.
- Com certeza a gente vai preparar o hino na versão cumbia, que é o que ele gosta – disse Sarah Assis.
Montillo não deixou por menos.
- Na próxima eu trago as camisas – disse o craque, que não escondeu a timidez por ter sido o centro das atenções.

Tite confia em Felipão contra o Flu: 'Dignidade não tem preço'

Técnico do Corinthians acredita que colega palmeirense tem uma imagem a zelar e não vai deixar Palmeiras facilitar as coisas para o líder do Brasileirão

Por Carlos Augusto Ferrari e Diego Ribeiro São Paulo
Tite Coletiva CorinthiansTite: 'Felipão é campeão do mundo, e campeão do
mundo se respeita' (Foto: Ag. Estado)
O caminho do Fluminense até o fim do Campeonato Brasileiro tem um Palmeiras repleto de reservas e um Guarani quase rebaixado para a Série B. Após perder a liderança da competição no último domingo, o Corinthians depende de pelo menos um empate dos cariocas nessas partidas para ainda sonhar com o título.
O caso do Verdão é o mais "preocupante" para os corintianos. Focado na Copa Sul-Americana, o técnico Luiz Felipe Scolari até brincou na última segunda-feira ao indagar se haveria jogo no domingo. Haverá. E contra o Flu. No entanto, Tite minimizou as declarações do comandante alviverde e disse confiar no trabalho de Felipão.
- Luiz Felipe Scolari é campeão do mundo, e campeão do mundo se respeita. Eu respeito. Pescar com meu filho tem um preço, ir ao cinema com minha família tem um preço. Dignidade não tem preço - filosofou o comandante corintiano.
O diretor de futebol do Alvinegro, Mário Gobbi, também evitou polemizar ao saber da entrevista do treinador do Alviverde. Com uma postura defensiva, procurou não atacar Felipão e adiantou que a prioridade, sempre, é pensar no próprio Corinthians.
- Existe uma liberdade de cada um dizer o que pensa. Ele colocou o pensamento dele e não me acrescenta nada. Não tenho nenhuma relação que me faça comentar o comentário dele - resumiu o diretor.
Apesar de confiar no Palmeiras, e também no Guarani, o assunto "mala branca" foi encarado com silêncio por Tite. Perguntado sobre a possibilidade de o Timão dar um incentivo financeiro aos rivais, principalmente ao Bugre, Tite pensou, demorou exatos 24 segundos e soltou a frase.
- Não sei responder.
23/11/2010 21h30 - Atualizado em 23/11/2010 21h30

Fred diz que grupo tricolor torce para o gol do título ser de Washington

Atacante defende companheiro e garante que ele ajuda mesmo sem marcar os gols: 'Se não está fazendo, está levando dois ou três zagueiros'

 

Já são 14 jogos sem marcar. A fase de Washington não está nada boa, mas quem disse que o grupo do Fluminense anda chateado com o atacante? Muito pelo contrário. Fred garante que o elenco tricolor apoia bastante o companheiro. Há, inclusive, uma torcida especial para que o jogador saia do jejum marcando o gol que garantira o título para as Laranjeiras.
- Tenho o Washington como espelho. Quando comecei no América (MG), no cruzeiro, ele foi o recordista de gols do Campeonato Brasileiro. Já foi artilheiro de várias competições, faz gol de tudo que é jeito. É um cara que se não está fazendo, está levando com ele dois ou três zagueiros e deixando espaço para alguém. Tenho conversado com ele, mostrando que estou torcendo e vou torcer muito por ele, assim como a torcida, nosso elenco. Falei: "Washington, pode ficar tranquilo que você vai fazer o gol do título". Tomara que gol saia já na partida contra o Palmeiras, que vai ser melhor ainda para a confiança dele. Então, vamos aguardar que o gol do título saia dos pés, da cabeça, da canela ou da barriga dele - disse Fred, em entrevista ao Globo Esporte.
Fred também tem como profissão o ato de balançar a rede. Atacante como Washington, ele revela que até abriria mão do gol do título em nome do companheiro.
- Se for para o bem do Washington, que seja para ele, porque merece. Assim como o Conca merece, por tudo que fez em todos os jogos. Se eu fizer, que seja um dos, mas que ele (Washington) faça o do título para que seja legal - completou.

Del Bosque revela votos da Bola de Ouro: Messi, CR7 e Schweinsteiger

Por treinar a Espanha, técnico não poderia votar em jogadores da Fúria

Por GLOBOESPORTE.COM Málaga, Espanha
vicente del bosque espanha  embarqueDel Bosque não poderia votar em jogadores
da seleção espanhola (Foto: EFE)
O técnico Vicente del Bosque, campeão mundial com a Espanha na África do Sul, revelou nesta terça-feira seus votos na eleição da Bola de Ouro, o prêmio entregue pela Fifa para o melhor jogador do Mundo: o argentino Lionel Messi (Barcelona), o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e o alemão Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique).
Por ser treinador da Fúria, Del Bosque não poderia indicar nenhum jogador espanhol para o prêmio, que neste ano está unificado entre Fifa e a revista "France Football". O troféu será entregue ao vencedor no dia 10 de janeiro, na Suíça.
- (Messi e Cristiano Ronaldo) São dois grandes jogadores, temos a sorte de contar com eles no na nossa liga e eles representam dois grandes clubes - disse Del Bosque, que participou da abertura da maratona de Málaga.
A Fifa divulgou uma lista com 23 candidatos à Bola de Ouro. A Espanha tem sete candidatos e é o país com o maior número de atletas citados, seguido por Alemanha (cinco). Há ainda três brasileiros, dois holandeses, um argentino, um português, um marfinense, um camaronês, um uruguaio e um ganês (clique aqui e veja a lista completa).
Neste ano, a votação contará com os votos de técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas ouvidos pela "France Football". Cada um vota em três jogadores e três treinadores. Os votos atribuídos ao primeiro têm peso de cinco pontos; ao segundo, três pontos, e ao terceiro, um ponto.

Blatter confirma que América do Sul poderá ter até seis seleções em 2014

Presidente da Fifa frisa que, mesmo com o Brasil como organizador, continente não perderá vaga na próxima Copa

Por Agência de notícias Rio de Janeiro
joseph blatter, presidente da fifajoseph blatter, presidente da fifa (Foto: Reuters)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, ressaltou, nesta segunda-feira, que a América do Sul não deverá perder uma vaga para a Copa de 2014. Apesar de o Brasil ser o anfitrião, o continente poderá ter até seis representantes na competição.
- Para a Copa do Mundo de 2014, minha proposta ao Comitê Executivo será o que fizemos em 2006 e 2010, uma distribuição regional, continental, com o organizador fora desta cota – frisou o dirigente, que deverá formalizar o critério em reunião na Fifa que ocorrerá em março.
Confirmada a proposta, a América do Sul terá, além do organizador Brasil, mais quatro seleções qualificadas diretamente nas Eliminatórias, além da possibilidade de o quinto colocado se classificar, caso vença o duelo de repescagem. Para a Copa de 2010, o Uruguai venceu a Costa Rica, da Concacaf, e carimbou passaporte à África do Sul.
 

Ronaldinho Gaúcho entra no fim e fecha vitória do Milan sobre Auxerre

Ibrahimovic e meia brasileiro decidem classificação do Rubro-Negro para as oitavas de final na França. Italianos ficam com o segundo lugar no Grupo G

Por GLOBOESPORTE.COM Auxerre, França
ibrahimovic milan gol auxerreAbraço coletivo: Robinho, Abate e Seedorf envolvem
Ibrahimovic após o primeiro gol do Milan (Reuters)
A vitória do Milan sobre o Auxerre, nesta terça-feira, no estádio Abbé-Deschamps, estava encaminhada com a cara de Ibrahimovic. Com mais um gol do sueco, o Rubro-Negro vencia pelo placar mínimo pela terceira vez consecutiva. Coube a Ronaldinho Gaúcho sair do banco aos 40 minutos do segundo tempo e, após boa jogada de Robinho, definir o placar e a classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões, pela quinta rodada do Grupo G - Thiago Silva fechou o trio de brasileiros. Foi o primeiro gol do meia, que já soma quatro assistências, na temporada inteira.
Confira a classificação atualizada e a
tabela de jogos da Liga dos Campeões

Mas em segundo. Com a goleada do Real Madrid sobre o Ajax, os merengues foram aos 13 pontos e não podem mais ser alcançados na última rodada. Com oito, o líder do Campeonato Italiano não sai mais do seu lugar.
A última partida, então, caminha somente com a vaga para a Liga Europa em aberto. No dia 8, o Ajax, com quatro pontos, visita o Milan, enquanto o Auxerre, com três, vai até Madri enfrentar o time de melhor campanha da Champions.
Primeiro tempo morno
Nenhum lance de extremo perigo foi visto na primeira etapa. Ou melhor, somente aos 11 minutos, quando Ambrosini entrou com as solas da chuteira em Sammaritano e por muito pouco não quebrou as pernas do francês.
FOTOS: confira as imagens da rodada da Liga dos Campeões
O Milan carecia de criatividade e teve suas melhores jogadas em lances isolados, quando Ibrahimovic era lançado e ajeitava para a conclusão de Robinho, aos 7, ou Seedorf, aos 21. O Auxerre ameaçou aos 12, em cobrança de falta de Dudka. A bola desviou em Gattuso no meio do caminho e forçou Abbiati a espalmar sem muito esforço.
Ibra decide; Ronaldinho completa
O Milan manteve o ritmo pouco entusiasmado na etapa final. Sem forças, o Auxerre também não fazia Abbiati trabalhar. Em uma de suas raras investidas pelo centro, na base do toque, a equipe do técnico Massimiliano Allegri abriu o placar. Aos 19, Ibrahimovic deixou de calcanhar para Seedorf, que alongou a bola na direção de Robinho. A zaga se antecipou e afastou mal de carrinho, para o meio. O atacante sueco aproveitou e soltou a bomba, em chute sem chances para o goleiro Sorin. Golaço.
O Rubro-Negro já sabia da classificação e cozinhou o jogo. Mas no banco havia alguém para mostrar serviço: assim como contra a Fiorentina, no último sábado, Ronaldinho Gaúcho entrou aos 40 minutos. Dessa vez, aproveitou boa jogada de Robinho e deixou o dele, de canhota.
Confira a quinta rodada completa:
Grupo E
Roma 3 x 2 Bayern de Munique
Basel 1 x 0 Cluj
Grupo F
Spartak Moscou 0 x 3 Olympique
Chelsea 2 x 1 Zilina
Grupo G
Ajax 0 x 4 Real Madrid
Auxerre 0 x 2 Milan
Grupo H
Braga 2 x 0 Arsenal
Partizan 0 x 3 Shakhtar Donetsk
Quarta-feira
Grupo A
Tottenham x Werder Bremen
Inter de Milão x Twente
Grupo B
Schalke 04 x Lyon
Hapoel Tel Aviv x Benfica
Grupo C
Valencia x Bursaspor
Rangers x Manchester United
Grupo D
Rubin Kazan x Copenhague
Panathinaikos x Barcelona

Cristiano Ronaldo faz dois, Real
goleia Ajax e embala para clássico

Time de Mourinho vence por 4 a 0 em Amsterdã antes de pegar o Barça

De pontaria calibrada, o Real Madrid espera o Barcelona para o clássico da próxima segunda-feira. Após golear o Athletic Bilbao por 5 a 1 no último sábado, o time de José Mourinho fez 4 a 0 sobre o Ajax nesta quarta, em Amsterdã, e garantiu a liderança do Grupo G da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo novamente foi o destaque: depois dos três gols na partida do Campeonato Espanhol, o craque marcou duas vezes agora. Benzema e Arbeloa completaram o placar.
Com 13 pontos em cinco rodadas, o clube espanhol entrou em campo já classificado e não pode ser mais alcançado pelos rivais na ponta da tabela. O Milan bateu o Auxerre por 2 a 0, na França, e também está classificado, com oito. No dia 8 de dezembro, o Real fecha a primeira fase contra o Auxerre, no Santiago Bernabéu. Com o primeiro lugar, a equipe garante a vantagem de decidir em casa nas oitavas de final.
O próximo compromisso da equipe merengue é contra o maior rival, no Camp Nou, pela 13ª rodada do Espanhol. O Real lidera a liga nacional com 32 pontos, um a mais que o Barça. Nesta quarta, o time treinado por Pep Guardiola visita o Panathinaikos pelo Grupo D da Champions. A vitória sobre o Ajax foi a quinta seguida dos "galácticos", que no último sábado golearam o Athletic Bilbao por 5 a 1 no mesmo dia que o Barça fez 8 a 0 no Almería.
Benzema Arbeloa Real madridArbeloa e Benzema marcaram na vitória do Real Madrid sobre o Ajax na Arena Amsterdã (Foto: Reuters)
Sem Higuaín, Ricardo Carvalho e Khedira, machucados, Mourinho ainda poupou o zagueiro Pepe e o meia Di Maria, que ficaram no banco. O lateral-esquerdo Marcelo foi titular e teve boa atuação. Cristiano Ronaldo formou o setor ofensivo titular com Benzema, Özil e Pedro León.
Cristiano Ronaldo Jan Vertonghen Ajax x Real MadridCristiano Ronaldo fechou a vitória com dois gols
no segundo tempo  (Foto: AFP)
No Ajax, o técnico Martin Jol teve o atacante Luis Suárez como titular. No último sábado, o uruguaio mordeu o pescoço de um rival do PSV e foi punido pelo clube de Amsterdã, mas somente no Campeonato Holandês: dois jogos fora.
O primeiro gol do Real nasceu de bela jogada de ataque. Aos 36, Pedro León deu para Özil na área, e o alemão, na marca do pênalti, tocou de calcanhar para Benzema acertar um forte chute de primeira, no ângulo do goleiro Stekelenburg.
Aos 43, Cristiano Ronaldo cobrou falta na barreira, Arbeloa aproveitou o rebote, bateu bem de fora da área e contou com a ajuda do goleiro, que escorregou e deixou a bola entrar: 2 a 0 para os "galácticos".
Logo no início do segundo tempo, Cristiano Ronaldo quase fez um golaço. Com menos de um minuto, o português arrancou, deu um "drible da zaga" em um zagueiro, entrou cara a cara com Stekelenburg e chutou, a bola bateu no goleiro e no travessão e saiu.
GALERIA DE FOTOS: confira as imagens da rodada da Liga dos Campeões
Aos 25, o camisa 7 não desperdiçou a chance. Após boa jogada de Di Maria, que entrara quatro minutos antes no lugar de Pedro León, Cristiano Ronaldo recebeu na esquerda da área e bateu cruzado para marcar.
Dez minutos depois, Özil foi derrubado na área. Pênalti. Cristiano Ronaldo cobrou no meio do gol e fez o quarto, fechando a goleada em 4 a 0 para o Real. Que venha o Barça.
Confira a quinta rodada completa:
Grupo E
Roma 3 x 2 Bayern de Munique
Basel 1 x 0 Cluj
Grupo F
Spartak Moscou 0 x 3 Olympique
Chelsea 2 x 1 Zilina
Grupo G
Ajax 0 x 4 Real Madrid
Auxerre 0 x 2 Milan
Grupo H
Braga 2 x 0 Arsenal
Partizan 0 x 3 Shakhtar Donetsk
Quarta-feira
Grupo A
Tottenham x Werder Bremen
Inter de Milão x Twente
Grupo B
Schalke 04 x Lyon
Hapoel Tel Aviv x Benfica
Grupo C
Valencia x Bursaspor
Rangers x Manchester United
Grupo D
Rubin Kazan x Copenhague
Panathinaikos x Barcelona

 

Entre histórias e personagens, filme relembra passagens do skate nacional

Com Sandro Dias, Bob Burnquist, Lincoln Ueda e Cristiano Mateus como principais nomes, 'Vida sobre rodas' conta com depoimentos de Tony Hawk

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Em 1988, então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros proibiu o uso de skates pelas ruas da cidade. Sob protesto de jovens – até de crianças -, policiais tomavam o objeto à força, e, quem quisesse precisava ir acompanhado dos pais à delegacia para pegá-lo de volta. A passagem, documentada com vídeos e jornais da época, é uma das pérolas de “Vida sobre rodas”, documentário dirigido por Daniel Baccaro, que conta a história de Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Cristiano Mateus, ícones do esporte nacional, renegado à marginalidade nos anos 80.
Bob Burnquist Sandro Dias Lincoln Ueda filme skateSandro, Daniel, Bob, Lincoln e Cristiano na exibição do filme para jornalistas (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Apresentado em sessão para jornalistas nesta segunda-feira, o documentário resgata também nomes desconhecidos do público, como Mauro Mureta, Digo Menezes e Thronn, além de trazer depoimentos dos astros Tony Hawk, Lance Mountain e Danny Way. O projeto, no entanto, demorou a sair do papel. Foram seis anos até que o filme de Baccaro chegasse às telas.
- É uma felicidade imensa. Foram seis anos. Uma gestação demorada (risos), mas que agora vai nascer. Eu cheguei a achar que não ia para a frente, ligava para o diretor e perguntava se não ia sair. Mas está aí, e estamos todos felizes – afirmou Sandro, o Mineirinho.
O diretor, que chegou a participar de competições (foi vice de Sandro em um torneio para iniciantes), diz que o filme é uma homenagem ao esporte, que perde apenas para o futebol em número de praticantes no país.
cartaz  filme vida sobre rodas skateCartaz do filme, que estreia no dia 26 (Divulgação)
- É um jeito de celebrar o que o skate conquistou. O skate chegou a um outro patamar aqui no Brasil, mas já foi marginalizado nos 80. Sempre houve muito preconceito. Esses caras acreditaram em um sonho e foram atrás.
O preconceito em torno do esporte, aliás, é um dos principais tópicos do filme. Em uma época sem tanta fiscalização, empresas brasileiras copiavam as marcas internacionais, e, por isso, os skatistas chegavam a sofrer boicotes lá fora. Burnquist, no entanto, lembra que os anos eram diferentes e que o skate ainda não era visto como esporte, apenas como prazer.
- É uma evolução muito grande. Andava com a galera pelas ruas e comecei a andar de skate em 1989. Naquele tempo, não imaginava nada disso, nem ouvia falar de skate como esporte. O que eu gostava era do lado rebelde. Falava: “Vou fazer o que não querem que eu faça”. Era o meu protesto.
“Vida sobre rodas” estreia no país no dia 26 de novembro. O orçamento da obra é de R$ 2,7

Havelange faz lobby por Teixeira na Fifa e revela lucro obtido com a Copa

Presidente de honra da entidade abre Soccerex, convenção de negócios e futebol, no Rio, e diz que dirigente da CBF tem perfil para assumir o cargo

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
João Havelange no soccerexJoão Havelange elogia Ricardo Teixeira e o aponta
como futuro presidente da Fifa (Globoesporte.com)
Um novo brasileiro pode assumir a Fifa. Pelo menos foi com esse pensamento que o presidente de honra da entidade, João Havelange, citou o nome de Ricardo Teixeira, mandatário da CBF, como possível candidato em uma eleição para a sucessão de Joseph Blatter. Ao ser questionado se um compatriota teria condições de chegar ao cargo no futuro, o dirigente não pensou duas vezes ao citar o ex-genro e foi só elogios.
- Fico em uma posição difícil com essa pergunta. O Ricardo Teixeira foi o meu genro, foi casado com a minha filha. Eles se desquitaram, tenho três netos e três bisnetos. Jantei com todos eles na sexta-feira e foi uma noite inesquecível. O Ricardo mostrou ser um ótimo administrador. Ele se preparou para tudo isso. Se fosse lançado como candidato seria indiscutívelmente um grande administrador para o futebol mundial - afirmou Havelange.
O presidente de honra da Fifa aproveitou para comentar a preparação de Ricardo Teixeira para assumir a CBF. Segundo Havelange, o dirigente tem sido importante para o futebol brasileiro.
- Já deu duas Copas do Mundo ao Brasil e poderá oferecer mais uma ao nosso povo. O Ricardo fala bem inglês, fala bem francês, fez curso de direito, fez curso finaneiro, esteve em bancos aqui no Brasil, na Suíça. Está muito bem preparado - disse o dirigente.
Ainda durante a entrevista realizada na abertura da Soccerex, Havelange revelou os lucros obtidos pela Fifa no Mundial de 1978 e no de 2010, na África do Sul. A diferença de investimento impressiona.
- A Copa da Argentina representou um lucro bruto de US$ 78 milhões. Dentro do sistema que colocamos em funcionamento e com a continuidade do trabalho com o presidente Blatter,  os lucros na Alemanha e agora na África do Sul passaram de US$ 6 bilhões. Isso, meus caros, é o que eu chamo administrar. Foi isso que eu procurei fazer. Não sou técnico, não sou médico, não sou jogador, sou apenas um administrador - revelou Havelange.
O dirigente preferiu não apontar favoritos para a escolha das sedes da Copas de 2018 e 2022. Os vencedores serão anunciados pela Fifa no dia 2 de dezembro, em Zurique. Segundo Havelange, a escolha deve ser em prol das melhores candidaturas.

Brasil pode passar 'constrangimento' com aeroportos, diz Orlando Silva

Ministro dos esportes critica lentidão da Infraero no processo de ampliação e modernização dos locais para receber a Copa do Mundo de 2014

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Ministro Orlando Silva e secretária Márcia Lins com a maquete do novo MaracanãMinistro Orlando Silva na inauguração da nova
maquete do Maracanã (GLOBOESPORTE.COM)
O ministro dos esportes, Orlando Silva, fez duras críticas a Infraero nesta segunda-feira durante a Soccerex, convenção de negócios e futebol, realizada em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo ele, o Brasil pode passar por sérios "constrangimentos" se nenhuma medida for tomada para acelerar o processo de ampliação dos aeroportos brasileiros.
- Hoje tem uma preocupação muito forte com aeroportos. É evidente que os aeroportos estão próximos do limite da necessidade do Brasil. Quando pensamos em um evento desse porte e pensamos que o Brasil é quase um continente no qual só se pode circular de avião, percebemos que o aeoporto é o risco principal para a Copa de 2014. Imagino que Infraero terá que alterar totalmente a conduta, o comportamento, a atitude, ter uma atividadade completamente diferente do que teve até aqui sob pena de oferecer constrangimentos a realização do Mundial - criticou Orlando Silva.
De acordo com o ministro, o Governo está fazendo o possível para acelerar o processo para que não tenha problemas durante o Mundial. Segundo ele, até mesmo uma proposta foi encaminhada ao congresso para que os aeroportos sejam reformados e modernizados.
- O governo encaminhou a proposta para fazer as licitações o mais rapidamente possível, permitindo a ampliação dos aeroportos em um prazo menor. Isso pode diminuir o risco do sistema aeroportuário, mas é preciso que a própria infraero tome medidas mais rápidas. Ou anda mais rápido ou o Brasil pode passar constragimentos - repetiu o ministro.
Em relação aos estádios, Orlando Silva admitiu que Natal ainda está atrasado em relação aos outros estados. Por outro lado, segundo o ministro, Manaus avançou na construção de sua arena para a Copa do Mundo de 2014.
- Temos uma certa indefinição em Natal. Estive em Manaus recentemente e já está em um estágio avançado. Em São Paulo tivemos uma novidade, que foi o estádio de Itaquera. Mas acho que na parte de estádios, o Brasil está avançando bem - afirmou o ministro, revelando que cinco dos sete estados que pediram financiamento ao BNDES já conseguiram o incentivo.

Após testes em Abu Dhabi, Pirelli fará poucas mudanças nos pneus de 2011

Fábricante fica satisfeito com resultado de primeiras atividades com equipes

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
Massa faz testes com os novos pneus da F1 em Abu DhabiFelipe Massa foi o melhor nos testes coletivos
da Pirelli em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Os primeiros testes coletivos da Fórmula 1 com os pneus Pirelli, na última semana em Abu Dhabi, deram à fábrica italiana uma clara visão dos ajustes que precisam ser feitos para a temporada 2010. Segundo Maurizio Boiocchi, diretor de desenvolvimento e pesquisa da empresa, eles precisarão passar apenas por pequenos ajustes, já que os resultados foram parecidos com as atividades particulares realizadas com o carro da Toyota de 2009.
- Todas as equipes deram as mesmas informações. Trabalharemos nelas nas próximas semanas para melhorar e otimizar os pneus que, para mim, já estão mais do que bons. Estamos muito felizes com o desempenho, especialmente pensando que fizemos nosso primeiro teste em 19 de agosto, em Mugello, e três meses depois andamos com 12 times. Tudo o que fizemos em simulações e no computador ajudou no trabaho e nas soluções que desenvolvemos - diz.
A notícia é muito boa para a Ferrari e Felipe Massa, que foram os melhores nas atividades em Abu Dhabi. Segundo Boiocchi, as mudanças para os carros de 2011 podem afetar o desenvolvimento dos pneus, mas ele está confiante para a reestreia da Pirelli na Fórmula 1, que substitui a japonesa Bridgestone como fornecedora oficial de pneus na categoria a partir do próximo ano.
- Estamos projetando os pneus para 2011, com as novas regras e os diferentes níveis de pressão aerodinâmica na traseira do carro, com a volta do difusor simples. Os testes em Abu Dhabi serviram para analisarmos o que temos, com diferentes graus de desempenho.