terça-feira, 23 de novembro de 2010

Brasil pode passar 'constrangimento' com aeroportos, diz Orlando Silva

Ministro dos esportes critica lentidão da Infraero no processo de ampliação e modernização dos locais para receber a Copa do Mundo de 2014

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Ministro Orlando Silva e secretária Márcia Lins com a maquete do novo MaracanãMinistro Orlando Silva na inauguração da nova
maquete do Maracanã (GLOBOESPORTE.COM)
O ministro dos esportes, Orlando Silva, fez duras críticas a Infraero nesta segunda-feira durante a Soccerex, convenção de negócios e futebol, realizada em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo ele, o Brasil pode passar por sérios "constrangimentos" se nenhuma medida for tomada para acelerar o processo de ampliação dos aeroportos brasileiros.
- Hoje tem uma preocupação muito forte com aeroportos. É evidente que os aeroportos estão próximos do limite da necessidade do Brasil. Quando pensamos em um evento desse porte e pensamos que o Brasil é quase um continente no qual só se pode circular de avião, percebemos que o aeoporto é o risco principal para a Copa de 2014. Imagino que Infraero terá que alterar totalmente a conduta, o comportamento, a atitude, ter uma atividadade completamente diferente do que teve até aqui sob pena de oferecer constrangimentos a realização do Mundial - criticou Orlando Silva.
De acordo com o ministro, o Governo está fazendo o possível para acelerar o processo para que não tenha problemas durante o Mundial. Segundo ele, até mesmo uma proposta foi encaminhada ao congresso para que os aeroportos sejam reformados e modernizados.
- O governo encaminhou a proposta para fazer as licitações o mais rapidamente possível, permitindo a ampliação dos aeroportos em um prazo menor. Isso pode diminuir o risco do sistema aeroportuário, mas é preciso que a própria infraero tome medidas mais rápidas. Ou anda mais rápido ou o Brasil pode passar constragimentos - repetiu o ministro.
Em relação aos estádios, Orlando Silva admitiu que Natal ainda está atrasado em relação aos outros estados. Por outro lado, segundo o ministro, Manaus avançou na construção de sua arena para a Copa do Mundo de 2014.
- Temos uma certa indefinição em Natal. Estive em Manaus recentemente e já está em um estágio avançado. Em São Paulo tivemos uma novidade, que foi o estádio de Itaquera. Mas acho que na parte de estádios, o Brasil está avançando bem - afirmou o ministro, revelando que cinco dos sete estados que pediram financiamento ao BNDES já conseguiram o incentivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário