segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Apitei! Loebeling admite erro contra a Ponte a favor do São Paulo em 1999

Ex-árbitro aponta falha de colocação como motivo para não ter visto a falta de Wilson em Piá, que depois segurou a bola na área. Tricolor venceu por 3 a 2 e se classificou

Por Campinas, SP
254 comentários
Alfredo Loebeling ex-árbitro de futebol (Foto: Reprodução / Facebook)Alfredo Loebeling deixou de apitar em 2001 (Foto: Reprodução / Facebook)
Um passo. Para a esquerda ou para a direita. Para trás ou para a frente. De tão natural, parece irrelevante. Mas não no esporte, onde um passo pode representar a diferença entre dentro e fora, acertar ou errar, vencer ou perder. Ver ou não ver. Foi um passo que levou o hoje ex-árbitro Alfredo Loebeling a cometer o que agora considera um erro no terceiro jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1999 entre Ponte Preta e São Paulo. Um passo atrás para a Ponte. Um passo à frente para o São Paulo. Os dois clubes estão novamente lado a lado em um confronto mata-mata. Nesta quarta-feira, em Mogi Mirim, definem quem avançará à final Copa Sul-Americana - como venceu o jogo de ida, quarta passada, no Morumbi, por 3 a 1, a Macaca passa mesmo perdendo por 2 a 0. Ao Tricolor resta vencer por três gols ou por dois, desde que marque ao menos quatro.
Dia 24 de novembro de 1999. Moisés Lucarelli, Campinas. O cronômetro marcava 30 minutos do primeiro tempo. Depois de perder por 3 a 2 no Morumbi na abertura da série e dar o troco no segundo duelo ao fazer 2 a 1 em casa, a Macaca vencia o último e decisivo confronto por 1 a 0, gol de pênalti de Régis Pitbull. Um empate bastava para os campineiros avançarem, devido à melhor campanha na primeira fase. Foi quando aconteceu o lance mais polêmico do confronto. Polêmico e decisivo para a classificação do São Paulo e eliminação da Macaca.
No rebote de um escanteio a favor do Tricolor, o meia Piá, da Ponte, tenta dar um drible para trás no zagueiro são-paulino Wilson na entrada da área e é derrubado. Loebeling poderia escolher o toque por baixo ou por cima. Mas não viu. Da meia lua, na diagonal da jogada, foi encoberto por Edmílson e pelo próprio Piá. Só viu o que ocorreu logo a seguir: convicto de que o árbitro marcaria falta para a Ponte, Piá segurou a bola com a mão dentro da área ao cair. Pênalti para o São Paulo. Raí deixou tudo igual. A Ponte ainda ficaria mais uma vez na frente do placar com Luis Fabiano, então apenas Fabiano, e o São Paulo viraria com Wilson, ainda no primeiro tempo, e Edmilson, na etapa final, para ficar com a vaga (assista à reportagem no vídeo abaixo).
A partida teve outros lances polêmicos: um pênalti para a Ponte, expulsão do volante Vágner, do São Paulo, por ofender um gandula, e confusão entre Loebeling e Rogério Ceni. Mas o que marcou mesmo foi o lance entre Piá e Wilson. Quatorze anos depois, Loebeling admite que errou. Errou por estar mal posicionado. Errou por um passo, seja ele para qualquer direção.
- Foi uma partida complicada de apitar. Não tive uma boa atuação. Eu não vi o toque do Wilson, vi apenas a mão na bola do Piá. O meu erro de posicionamento causou a marcação equivocada  do pênalti. Era uma jogada difícil, mas dava para acertar se eu estivesse bem posicionado - lembrou Loebeling, por telefone.
Alfredo Loebeling ex-árbitro de futebol (Foto: Reprodução / SporTV)Alfredo Loebeling na partida entre Ponte e São Paulo, em 99 (Foto: Reprodução / SporTV)
O ex-árbitro não precisou dos recursos da televisão para perceber a falha. A indignação dos jogadores da Ponte na volta do intervalo o deixou com a sensação de que havia errado. Ele também precisou ouvir reclamações dos são-paulinos. Mas, aos tricolores, garante que estava com a razão. O motivo era a expulsão do volante Vágner após o fim do primeiro tempo. O jogador se envolveu em um bate-boca com o gandula e recebeu o cartão vermelho direto. O goleiro Rogério Ceni era o mais exaltado. Com gritos de "O senhor está querendo o quê?", chegou a jogar água no árbitro, mas saiu impune.
- Os jogadores da Ponte vieram falar comigo depois do intervalo. Pela cara deles, logo vi que errei no lance. Ninguém reclama como eles reclamaram se não tiver convicção. Eles devem ter visto algum vídeo no vestiário ou alguém falou para eles. Os jogadores do São Paulo também estavam revoltados por conta do Vágner, mas ali não tive saída. Se eu falar o que ele falou para o gandula vai dar o problema. Sobre o Rogério, estava de costas. Não vi que ele jogou água em mim. Se visse, poderia ter feito algo - comentou.
Um dos protagonistas da polêmica entre Ponte e São Paulo, Piá lembra que o próprio Wilson reconheceu que cometeu a infração. Para o ex-jogador, no entanto, o destino tratou de corrigir a injustiça com a Ponte. Na fase seguinte, o Tricolor caiu diante do Corinthians. Na vitória do Timão por 3 a 2 no primeiro jogo, Raí, que convertera a penalidade diante da Ponte, desperdiçou duas cobranças, ambas defendidas por Dida, uma em cada canto.
 Os jogadores da Ponte vieram falar comigo depois do intervalo. Pela cara deles, logo vi que errei no lance. Ninguém reclama como eles reclamaram se não tem convicção. Eles devem ter visto algum vídeo no vestiário ou alguém falou para eles
Alfredo Loebeling
- A falta foi muito clara. Até o Wilson me falou que esperava a marcação da falta, que ele tinha me chutado. No instinto, eu coloquei a mão na bola. Para mim, era claro que ele marcaria a falta, mas infelizmente fomos prejudicados. A Ponte tinha tudo para ir ainda mais longe. Mas se o São Paulo ganhou com um pênalti roubado, depois foi castigado com duas cobranças desperdiçadas contra o Corinthians.
Para Loebeling, o erro no pênalti para o São Paulo ofuscou os acertos no pênalti para a Macaca e na expulsão de Vágner. Quando o jogo ainda estava 0 a 0, o lateral-direito Daniel invadiu a área e foi derrubado por Nem com um empurrão “indiscutível”, segundo Loebeling. O desempenho em Campinas rendeu uma repreensão do então chefe de arbitragem da CBF, Armando Marques.
- Na semana seguinte, o Armando Marques me chamou no Rio de Janeiro e me cobrou pelo erro. Ele falou que um árbitro com a experiência e a rodagem que eu tinha não poderia cometer um erro infantil de posicionamento. Não chegou a dar nenhuma punição, mas me alertou para a questão do posicionamento. Ele estava certo.
Em 2001, Armando Marques, aliás, foi o responsável pelo fim da carreira de Loebeling. Na final da Série B entre Figueirense e Caxias, em Florianópolis, o ex-árbitro precisou encerrar a partida devido à invasão de torcedores do Figueira ao gramado para comemorar o acesso que estava a um minuto e cinquenta segundos de ser confirmado. Como a torcida levou uniforme, redes e bolas, a partida não pôde ser reiniciada. A súmula, porém, não fez nenhuma menção ao fato. Segundo Loebeling, Marques o pressionou para alterar o relato. Depois daí, ele abandonou a carreira profissional. Atualmente, está no ramo da política.
- O Armando me coagiu a alterar. Me obrigou a colocar que encerrei o jogo e dei dois minutos de acréscimo em vez de três. Fiz porque fui ameaçado, mesmo sabendo que era uma coisa errada – disse o árbitro, sobre mais uma polêmica da sua carreira – talvez a principal, muito maior que o erro no pênalti para o São Paulo contra a Ponte em 1999.

Radar da Copa: Lucas cresce, Oscar e Dante brilham, e Ganso ganha lobby

Com assistência, Neymar também joga bem, assim como Kaká, autor de gol pelo Milan. Paulinho vai mal na vexatória goleada sofrida pelo Tottenham para o City

Por Rio de Janeiro
151 comentários
Cair no esquecimento na última convocação de Luiz Felipe Scolari parece ter feito bem a Lucas. Fora da lista dos amistosos contra Honduras e Chile, o jogador, que andava de mal com as redes, desandou a fazer gols e a jogar bem. No sábado, abriu caminho para a vitória do Paris Saint-Germain com um golaço e foi eleito o melhor em campo contra o Reims (assista no vídeo). As recentes boas atuações voltam a dar esperança ao ex-são-paulino de disputar a Copa do Mundo de 2014.
Radar_EM-ALTA_25-11 (Foto: Infoesporte)
Toda semana o GLOBOESPORTE.COM faz um resumo das atuações dos jogadores convocados por Felipão e daqueles que podem ser lembrados numa futura lista do treinador. Lucas brilhou, mas não foi o único brasileiro a fazer bonito no último fim de semana na Europa. Oscar, por exemplo, assume cada vez mais o papel de protagonista no Chelsea. O camisa 11 da Seleção liderou os Blues à vitória por 3 a 0 sobre o West Ham. Além de um belo gol de fora da área e de um pênalti sofrido, o meia desfilou seu talento no sábado, com dribles, arrancadas e passes.
Quem também teve ótima atuação foi Dante. No clássico contra o Borussia Dortmund, o zagueiro deu a segurança necessária na defesa para o Bayern de Munique golear o rival por 3 a 0. Muito seguro, levou a melhor no duelo com Lewandowski, artilheiro do Campeonato Alemão.
Não foram todos os brasileiros, porém, que foram bem na rodada. Em grande forma, Paulinho teve um sábado para esquecer na goleada sofrida por seu time, o Tottenham, por 6 a 0 para o Manchester City. Assim como todos seus companheiros, o volante jogou mal e pouco lembrou o jogador participativo e decisivo dos últimos tempos.
Destaque na partida da Seleção contra o Chile, na última semana, Robinho voltou a esquentar o banco de reservas do Milan no empate com o Genoa por 1 a 1. O atacante entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo, pouco fez e não conseguiu levar os rubro-negros à vitória, mesmo com um jogador a mais desde os 35 de partida. Enquanto isso, Kaká voltou a jogar bem e fez um gol. Aos poucos, o brasileiro vai reencontrando o bom futebol na Itália.
Radar_EM-BAIXA_25-11b (Foto: Infoesporte)
Principal jogador da seleção brasileira, Neymar não chegou a brilhar, mas foi bem na goleada do Barcelona sobre o Granada. Deu uma assistência para Alexis Sánchez e chegou ao oitavo passe para gol no Campeonato Espanhol. O brasileiro ganhou destaque na capa desta segunda-feira do diário catalão "Mundo Deportivo", que, entre outros elogios, chamou Neymar de "generoso e fantástico".
No Campeonato Brasileiro, nenhum selecionável brilhou na rodada. Quem mereceu destaque foi Paulo Henrique Ganso, nunca chamado por Scolari para a Seleção. Com grande atuação e um lance de rara beleza no empate do São Paulo com o Botafogo, o meia recebeu elogios de torcedores, jornalistas e de Muricy Ramalho, que fez lobby pelo jogador com a camisa canarinho. Nesta segunda, porém, em evento de um patrocinador, Felipão não gostou do comentário do treinador do São Paulo e deixou claro que é ele quem escolhe seu time.
– Eu não escalo o time dos outros – cutucou Scolari.
Radar_MACHUCADOS_25-11 (Foto: Infoesporte)
Alguns jogadores considerados titulares de Felipão estão no estaleiro. Lesionado desde o fim de agosto, Fred está na reta da recuperação, mas dificilmente poderá ajudar o Fluminense na luta contra o rebaixamento, nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. É provável que o atacante só volte a campo em 2014.
Por outro lado, Marcelo, que ficou fora dos amistosos da Seleção por causa de uma lesão no joelho, voltou a treinar nesta segunda-feira e deve voltar em breve a jogar pelo Real Madrid. A próxima partida do time é na quarta-feira, contra o Galatasaray, pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.
A novidade no plantão médico é David Luiz. O zagueiro sofreu uma pancada no amistoso contra o Chile, desfalcou o Chelsea no fim de semana e nem viajou com o time inglês para enfrentar o Basel, na Suíça, nesta terça-feira.

Adriano Martins vibra com luta contra Cerrone: 'Fiquei bastante animado'

Após vencer Daron Cruickshank, na estreia, amazonense foi confirmado
no card principal do UFC: Henderson x Thomson, no dia 25 de janeiro

Por Manaus
Comente agora
Duas semanas foi tempo suficiente para que o Adriano Martins descansasse. Após estrear bem - com direito a bônus de finalização da noite sobre Daron Cruickshank - no último dia 9 de novembro, o amazonense já tem sua próxima luta marcada. Adriano volta ao octógono no próximo dia 25 de janeiro para enfrentar Donald Cerrone, Top 10 da categoria dos leves, no UFC: Henderson x Thomson, em Chicago.
Em junho deste ano, logo depois de se recuperar de uma lesão no joelho e retomando os treinos, Adriano citou, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM, que Cerrone era um dos lutadores da divisão que mais gostaria de enfrentar. Depois de estrear e com boa fama nos bastidores da franquia, o amazonense falou sobre a próxima luta.
- Fiquei bastante animado com a luta. O Cerrone é um cara forte, que eu sempre tive vontade de enfrentar. Essa luta vai ser um divisor de águas e eu vou estar pronto para apresentar bem tudo que eu tenho – ressaltou o amazonense.
Adriano Martins UFC Goiânia (Foto: Rodrigo Malinverni)Adriano Martins venceu sua luta de estreia no UFC contra Daron Cruickshank (Foto: Rodrigo Malinverni)
A surpresa, não só por enfrentar um lutador do porte de Cerrone, é também por integrar – em sua segunda luta no UFC – o card principal. Adriano festejou a ‘velocidade’ de seu avanço e confessou: ‘Não imaginei que fosse ser tão rápido’. Quem imaginou, no entanto, foi o empresário do lutador, Samir Nadaf.
- O Joe Silva (casador de lutas da franquia) ligou para o Alex Davis (também empresário de Adriano) interessado em fazer essa luta. Na tarde desta sexta (22) reunimos toda a equipe de técnicos e o Adriano para decidir sobre a luta. Na hora ele não deu uma resposta, ficou de definir no dia seguinte de manhã. Mas todos sabíamos, inclusive ele, que seria sim. Ele está bem preparado, tem uma ótima equipe, e vai ser muito importante para a carreira dele lutar novamente – comentou Samir.
Se Adriano pensou que ficaria de férias por alguns dias, já se despede da ideia e volta à rotina de treinos para o dia 25 de janeiro. Animado, ele limita-se a afirmar que o trabalho será feito da mesma forma que foi feito para a estreia.
- Agora vou voltar para o trabalho. Passar o natal e ano novo sem comer... Mas a gente supera! (Risos). Nosso trabalho foi muito bem feito para a última luta e vamos seguir a mesma linha. Sem nervosismo, vou com calma e fazer o meu melhor, pois sei que será importante – disse Adriano.
Confira o card atualizado do evento:
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD DO EVENTO
Ben Henderson x Josh Thomson
Jeremy Stephens x Darren Elkins
Chico Camus x Yaotzin Meza
Donald Cerrone x Adriano Martins

Adriano Martins vibra com luta contra Cerrone: 'Fiquei bastante animado'

Após vencer Daron Cruickshank, na estreia, amazonense foi confirmado
no card principal do UFC: Henderson x Thomson, no dia 25 de janeiro

Por Manaus
Comente agora
Duas semanas foi tempo suficiente para que o Adriano Martins descansasse. Após estrear bem - com direito a bônus de finalização da noite sobre Daron Cruickshank - no último dia 9 de novembro, o amazonense já tem sua próxima luta marcada. Adriano volta ao octógono no próximo dia 25 de janeiro para enfrentar Donald Cerrone, Top 10 da categoria dos leves, no UFC: Henderson x Thomson, em Chicago.
Em junho deste ano, logo depois de se recuperar de uma lesão no joelho e retomando os treinos, Adriano citou, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM, que Cerrone era um dos lutadores da divisão que mais gostaria de enfrentar. Depois de estrear e com boa fama nos bastidores da franquia, o amazonense falou sobre a próxima luta.
- Fiquei bastante animado com a luta. O Cerrone é um cara forte, que eu sempre tive vontade de enfrentar. Essa luta vai ser um divisor de águas e eu vou estar pronto para apresentar bem tudo que eu tenho – ressaltou o amazonense.
Adriano Martins UFC Goiânia (Foto: Rodrigo Malinverni)Adriano Martins venceu sua luta de estreia no UFC contra Daron Cruickshank (Foto: Rodrigo Malinverni)
A surpresa, não só por enfrentar um lutador do porte de Cerrone, é também por integrar – em sua segunda luta no UFC – o card principal. Adriano festejou a ‘velocidade’ de seu avanço e confessou: ‘Não imaginei que fosse ser tão rápido’. Quem imaginou, no entanto, foi o empresário do lutador, Samir Nadaf.
- O Joe Silva (casador de lutas da franquia) ligou para o Alex Davis (também empresário de Adriano) interessado em fazer essa luta. Na tarde desta sexta (22) reunimos toda a equipe de técnicos e o Adriano para decidir sobre a luta. Na hora ele não deu uma resposta, ficou de definir no dia seguinte de manhã. Mas todos sabíamos, inclusive ele, que seria sim. Ele está bem preparado, tem uma ótima equipe, e vai ser muito importante para a carreira dele lutar novamente – comentou Samir.
Se Adriano pensou que ficaria de férias por alguns dias, já se despede da ideia e volta à rotina de treinos para o dia 25 de janeiro. Animado, ele limita-se a afirmar que o trabalho será feito da mesma forma que foi feito para a estreia.
- Agora vou voltar para o trabalho. Passar o natal e ano novo sem comer... Mas a gente supera! (Risos). Nosso trabalho foi muito bem feito para a última luta e vamos seguir a mesma linha. Sem nervosismo, vou com calma e fazer o meu melhor, pois sei que será importante – disse Adriano.
Confira o card atualizado do evento:
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD DO EVENTO
Ben Henderson x Josh Thomson
Jeremy Stephens x Darren Elkins
Chico Camus x Yaotzin Meza
Donald Cerrone x Adriano Martins

Médica e musa sul-africana decide se dedicar à carreira de atleta de MMA

Santa-Marié Venter adotou o apelido de 'cirurgiã' e fará sua estreia no circuito americano contra a americana Maddy 'Mad Hatter' Simmons no peso-palha

Por Minnesota, EUA
53 comentários
O dia 18 de janeiro de 2014 marcará a estreia da primeira lutadora sul-africana de MMA a competir nos EUA. A médica Santa-Marié Venter, que tem o apelido de "cirurgiã", lutará no evento Ground & Pound, no Shooting Star Casino em Mahnomen, no estado de Minnesota. Venter, que é conhecida também por sua beleza, enfrentará Maddy Simmons, conhecida como "Mad Hatter", ou "Chapeleira Louca". As duas atletas atuarão no peso-palha, até 52,1kg, ou 115 libras. Esta será a estreia das duas no MMA profissional. O evento terá duelos entre lutadores americanos e sul-africanos.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Santa-Marié Venter mma (Foto: Reprodução )Santa-Marié Venter como cirurgiã e após o treino de MMA na África do Sul (Foto: Reprodução / Facebook)

Carina Damm vence Roberta 'Marreta' por TKO no MMA Super Heroes 2

Capixaba derrotou adversária paulista logo no início do primeiro round, por nocaute técnico, com menos de um minuto e dedicou vitória a Gabriel Diniz

Por São Paulo, SP
2 comentários
Novamente atuando de forma agressiva e em uma luta rápida, a capixaba Carina Damm venceu a paulista Roberta "Marreta" por nocaute técnico, logo aos 58s do primeiro round, no evento MMA Super Heroes 2, que aconteceu na noite deste sábado, na casa de shows Via Marquês, em São Paulo.
Essa foi a vitória de número 20 na carreira de Carina Damm no MMA, que também tem 10 derrotas em seu cartel. Este também foi o segundo trinunfo em sequência da "Barbie" do MMA. Já Roberta Marreta acumula a sua segunda derrota em duas lutas no mixed martial arts e ainda não venceu no esporte.
Luta rápida e super nocaute técnico com menos de um minuto
A luta começou com as duas atletas tomando a iniciativa. Roberta "Marreta" até chegou a acertar alguns golpes, mas foi Carina Damm que conseguiu ser mais efetiva. Experiente, a capixaba consequiu a queda, passou pelas costas e caiu na montada. Aí foi só aplicar o 'ground and pound' e dar uma sequência de socos arrasadora, até o árbitro interromper o combate, ao perceber que a paulista não se defendia mais.
Carina Damm comemora nocaute técnico sobre Roberta Marreta (Foto: Ramon Junior/MMA Super Heroes)Carina Damm comemora nocaute técnico sobre Roberta Marreta (Foto: Ramon Junior/MMA Super Heroes)
Na entrevista pós-luta,a vencedora deu um exemplo de solidariedade. Engajada na campanha para ajudar na recuperação do menino capixaba Gabriel Diniz, que sofreu um acidente numa luta de jiu-jítsu e se recupera do quadro de tetraplegia, Carina Damm dedicou a vitória ao jovem, que luta para voltar a andar.
- Eu vim aqui lutar hoje não foi por mim, foi por um menino lutador que sofreu um acidente e ficou paraplégico. Tudo que estou ganhando, estou usando para ajudar ele. Respeito muito a minha adversária, a Marreta, mas eu não vim aqui lutar com ela hoje, eu vim pelo Gabriel (Diniz). Quero pedir que todos ajudem o Gabriel para ele voltar a andar.
Logo após o combate, a capixaba reiterou o desejo de uma terceira luta contra a atleta paulista Kalindra Faria, para desempatar o duelo entre as duas, que conta uma vitória para cada lutadora e fez um desafio ao vivo, em cima do cage. Um novo encontro entre elas também é o desejo do manager do MMA Super Heroes, André Barbosa.
- Estamos em um a um Kalindra. Vence hoje pra me enfrentar novamente na próxima edição do Super Heroes. Estou te desafiando, quero ver se você vai vir.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Circuito Talent: Leandro Buscapé vence segunda luta após deixar UFC

Paulista da Team Nogueira derrota Carlos Leal por decisão unânime em noite de finalizações. Ricardo Carcacinha mantém invencibilidade no MMA

Por Campinas (SP)
1 comentário
O paulista Leandro Buscapé conquistou sua segunda vitória consecutiva desde que deixou o UFC neste sábado, ao superar Carlos Leal por decisão unânime dos jurados no Circuito Talent de MMA 5, em Campinas-SP. O torneio teve 13 lutas, sete delas vencidas através de finalizações.
Leandro Buscapé MMA Circuito Talent (Foto: Welington Borges/Divulgação)Leandro Buscapé em ação contra Carlos Leal: segunda vitória desde UFC (Foto: Welington Borges/Divulgação)
Faixa-preta de jiu-jítsu, Buscapé não conseguiu finalizar Leal, mas dominou seu adversário em todos os aspectos do combate. Foi sua primeira luta desde que se transferiu para a equipe Team Nogueira - quando assinou com o Ultimate, treinava com a Chute Boxe em São Paulo. Sua passagem pelo evento americano durou apenas uma luta, no peso-meio-médio, na qual foi derrotado por Ildemar Marajó. De volta ao peso-leve, Buscapé venceu seus dois combates seguintes.
- Passei por um momento difícil quando deixei o UFC, só tive uma chance lá, mas já superei. Estou bem comigo mesmo, treinando, me dedicando muito, e já consegui boas vitórias depois disso. O ano de 2014 será excelente para mim, podem esperar - prometeu Buscapé após sua vitória.
Hérica Tibúrcio MMA Circuito Talent (Foto: Welington Borges/Divulgação)Hérica Tibúrcio recebeu a faixa marrom após vencer
Chayen Gaspar (Foto: Welington Borges/Divulgação)
No coevento principal, Ricardo "Carcacinha" manteve sua invencibilidade no MMA com uma vitória sobre Lucas Baiano, uma das sete por finalização e uma de três através da chave de braço. Carcacinha, de 18 anos de idade, venceu suas quatro lutas profissionais até aqui. As três lutas femininas do card também terminaram em finalizações: Hérica Tibúrcio derrotou Chayen Gaspar com uma chave de braço no primeiro round, Camilinha Pitbull venceu Bianca Reis com um kata-gatame no segundo round e Vanessa Melo bateu Suellen Pereira com um mata-leão no primeiro round.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira os resultados completos do Circuito Talent de MMA 5:
Circuito Talent de MMA 5
23 de novembro de 2013, em Campinas (SP)
CARD DO EVENTO
Leandro Buscapé venceu Carlos Leal por decisão unânime
Ricardo Carcacinha venceu Lucas Baiano com finalização (chave de braço) a 1m59s do primeiro round
Fernando Tréssino venceu Carlos Augusto por nocaute técnico aos 2m24s do primeiro round
Edvaldo Gameth venceu Junior Beltrão por nocaute técnico aos 2m11s do primeiro round
Arthur Oliveira venceu Thiago Samurai por decisão unânime
Guilherme DMenor venceu Guilherme Popó por nocaute aos 56s do primeiro round
Hérica Tibúrcio venceu Chayen Gaspar por finalização (chave de braço) a 1m57s do primeiro round
Camilinha Pitbull venceu Bianca Reis por finalização (kata-gatame) aos 4m36s do segundo round
Alexandre Turquinho venceu Ewerton Ferreira por finalização (mata-leão) aos 2m45s do segundo round
Vanessa Mello venceu Suellen Pereira por finalização (mata-leão) aos 3m47s do primeiro round
Ney Farias venceu Alexandre Amaro por finalização (mata-leão) aos 2m38s do primeiro round
Bruno Ferreira venceu Edson Jabá por finalização (chave de braço) aos 2m33s do primeiro round
Wesley Branco venceu Fabiano Jack por nocaute técnico a 1m51s do segundo round

Allan Miguel finaliza Patrick Tavares no evento principal do Jungle Fight 61

Jack Godzilla consegue nocaute devastador em Anderson Fala Mansa e é outro destaque do evento com casa cheia em Campos dos Goytacazes

Por Campos dos Goytacazes, RJ
3 comentários
O potiguar Allan Miguel, da equipe Fight Club - BFC, não deu chances ao carioca Patrick Tavares, da equipe Nova União, e venceu por finalização aos 3m28s do primeiro round, no evento principal do Jungle Fight 61, neste sábado. O combate foi um dos destaques do torneio com casa lotada em Campos dos Goytacazes-RJ, junto ao rápido nocaute de Jack "Godzilla" Fernandes contra Anderson "Fala Mansa" Queiroz no coevento principal.
Allan Miguel Finaliza Patrick Tavares Jungle Figth 61 (Foto: Fernando Azevedo / Divulgação)Allan Miguel Finaliza Patrick Tavares no Jungle Figth 61 (Foto: Fernando Azevedo / Divulgação)
Na atração principal, Patrick Tavares iniciou fintando um chute rodado e acabou levando golpes retos de Allan Miguel, que partiu para um single leg. O carioca aceitou a queda e tentou uma guilhotina, mas seu adversário estava em outro ritmo. Miguel defendeu as posições, atacou com tudo por cima e, quando se levantou, deu joelhadas no corpo. O lutador da casa passou a buscar a queda e, no chão, buscou um triângulo, mas não conseguia nada. O potiguar continuava por cima e, após aplicar uma derrubada, montou. Seu oponente girou e deu as costas. Ele conseguiu fechar um mata-leão, deixou o oponente de barriga para cima e forçou a batida em desistência, com apenas 3m28s.
Antes dele, Jack Godzilla também "passou o carro" contra Anderson Fala Mansa. O pernambucano começou com bons golpes em pé, mas seu adversário o cinturou rapidamente para travar seu ímpeto. Fala Mansa, porém, não conseguiu a queda, e o árbitro Douglas Ayres separou os dois. Não demorou muito e o potiguar estava no chão, nocauteado, quando Fernandes marcou a distância e conectou um direto de direita certeiro no queixo. Queiroz caiu já desacordado e o lutador da equipe "Clube da Luta" foi anunciado vencedor em apenas 1m25s de combate.
Confira outros destaques do evento deste sábado:
Otto Rodrigues x Luan Carvalho
Numa das melhores lutas da noite, Otto Rodrigues, da XGym, foi mais eficiente tanto na luta em pé quanto no chão e saiu vencedor por decisão unânime. Luan Carvalho, porém, vendeu caro a derrota, e teve bons momentos, principalmente no primeiro e terceiro round, quando ameaçou com posições perigosas no chão. No último assalto, o atleta da Nova União teve bom momento em pé e pareceu machucar seu adversário, mas quedou e atacou uma chave de braço. Porém, Rodrigues se defendeu bem, passou à posição de domínio no solo e puniu seu adversário com golpes. Ele terminou a luta com seguidas quedas para garantir a decisão unânime.
  Max Alves x Thiago “Sagat”
A luta mais equilibrada e interessante do card terminou em vitória por decisão dividida a favor de Thiago Sagat, da De La Riva Campos/Leandro Ribeiro, e uma promessa do presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, que ambos os lutadores teriam novas chances no evento. Apesar de mais baixo e com menor envergadura, Max Alves mostrou personalidade e acertou bons golpes em Sagat no início do combate. O atleta da Nova União insistiu nas quedas para levar o combate ao solo, mas Sagat mostrou não ser bobo na luta agarrada e inverteu a posição várias vezes. Ele encaixou uma chave de calcanhar e uma guilhotina no segundo round e chegou a montar sobre o adversário no terceiro, mas Alves também mostrou boas raspagens e acabou atrapalhado pelo árbitro, que o recolocou de pé uma vez quando passou à meia-guarda e outra vez quando estava em vantagem na posição norte-sul, golpeando o corpo do adversário. Sagat foi melhor no combate em pé e acabou apontado vencedor do duelo.
Rogerio “Karranca”  x Magno “Magu”
Karranca precisou de pouco tempo para derrotar o campista Magno Magu. O lutador da Hikari/Eclipse aproveitou sua maior envergadura para levar vantagem na trocação. Um pontapé na linha de cintura mandou Magu para longe e, quando o atleta da Nova União tentou acertar socos, Karranca fechou um clinche do muay thai e acertou uma joelhada no queixo. Magu caiu, e seu adversário não desperdiçou a oportunidade: desferiu uma série de ganchos de direita até o árbitro encerrar o combate, com apenas 39s de luta.
  Alcides "Pirata" x Jorginho Filho
Alcides Pirata e Jorginho Filho protagonizaram o pior combate do evento deste sábado. O primeiro round foi movimentado, com muitas quedas e raspagens de ambos os lados. Os dois lutadores tiveram montadas, e Pirata, da XGym, encaixou duas guilhotinas - uma delas, muito apertada, mas que não conseguiu finalizar a luta. A partir do segundo round, porém, os dois lutadores sentiram a falta de gás e passaram a gastar muito tempo agarrados na grade, forçando inúmeros reinícios por parte do árbitro Flávio Almendra. Filho, do time Crazy Fight, parecia um pouco menos exausto que Pirata e acertou alguns golpes, como chutes baixos e joelhadas no corpo, e isso foi suficiente para lhe garantir a vitória por decisão dividida dos juízes laterais.
Leandro "Broquinha" Enoque x Ramon "Ramonstro" Barzete
Na primeira luta da noite, "Ramonstro" Barzete, lutador local, tomou o centro do ringue e atacou com chutes baixos. "Broquinha" tentou derrubar Enoque, mas o campista manteve-se por cima. No meio de um ataque de cima para baixo, porém, Barzete deu um chute ilegal no adversário caído e recebeu um cartão amarelo, o que constitui dedução de um ponto. No reinício do combate, Enoque tentou uma chave de calcanhar, mas não teve sucesso. Barzete parecia ter a vantagem na trocação, graças à sua maior envergadura, mas levou um direto de esquerda que o derrubou. No chão, todavia, o campista rapidamente se recuperou e finalizou o adversário com uma guilhotina, aos 3m53s do primeiro round, para festa da torcida.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jungle Fight 61
Sábado, 23 de novembro de 2013
Ginásio Waldir Pereira (Didi), Campos dos Goytacazes (RJ)
Card do Evento
Allan Miguel venceu Patrick Tavares por finalização (mata-leão) aos 3m28s do primeiro round
Jack Fernandes venceu Anderson “Fala Mansa” Queiroz por nocaute a 1m25s do primeiro round
Otto Rodrigues venceu Luan Carvalho por decisão unânime
Thiago “Sagat” venceu Max Alves por decisão dividida
Rogerio “Karranca” venceu Magno “Magu” por nocaute técnico aos 39s do primeiro round
Jorginho Filho venceu Alcides “Pirata” Sena por decisão dividida
Ramon Barzete venceu Leandro Enoque por finalização (guilhotina) aos 3m53s do primeiro round

Johny Hendricks revela que ataduras atrapalharam os golpes em St-Pierre

Lutador torce para que revanche seja marcada para o UFC 171, em Dallas, e diz que quer vencer rival por nocaute, para não deixar dúvidas

Por Dallas, EUA
40 comentários
A declaração de Johny Hendricks de que havia usado apenas 70% da sua força nos golpes contra Georges St-Pierre na luta principal do UFC 167 gerou uma reprimenda de Dana White durante a coletiva de imprensa após o evento. Segundo o presidente do UFC, ele deveria ter usado 100% da força e finalizado a luta, para não correr o risco de deixar a decisão nas mãos dos juízes. O lutador se desculpou no momento, mas somente neste sábado ele revelou o real sentido das suas palavras. em entrevista ao site "Dallas News", o lutador disse que as ataduras em suas mãos não estavam do jeito que ele costuma usar, e isso o prejudicou.
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Agência Getty Images)Johny Hendricks disse que ataduras o fizeram golpear Georges St-Pierre com 70% da força (Foto: Getty Images)
- Normalmente eu peço para que as ataduras sejam feitas bem apertadas, e dessa vez eu não pedi. Fiquei calado. É culpa minha, problema meu. Mas foi isso que causou as lesões nas minhas mãos. Não conseguia bater tão forte quanto estou acostumado. Quanto mais elas se lesionavam, mais me incomodavam e melhor ele se sentia. Então tive que controlar a força, mas mesmo atacando com 70% da minha força, as mãos ainda doiam. Espere quando eu estiver com as ataduras feitas corretamente. Isso só aumenta a minha confiança, porque mesmo do jeito que eu estava, venci o melhor lutador peso por peso do mundo. Eu vou voltar ainda mais forte.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Hendricks ainda explicou a razão de ter desistirdo de enfrentar GSP no solo durante o quarto round, quando estava por cima e dominando o combate, preferindo voltar para a luta de pé.
- Eu o deixei levantar. Estava vencendo-o aonde quer que a luta acontecesse. Ele não estava me machucando em pé. Quando fomos para o chão, fiz um pouco de ground and pound para mostrar ao mundo que eu podia vencê-lo ali também. Mas eu queria vencer por nocaute. Não quero ser como aqueles caras que o derrubam e lutam com cautela. Quero deixar os fãs felizes. A verdade é que eu fui melhor que ele nos jabs, no wrestling e em pé. Só preciso melhorar nos chutes, mas mesmo assim, sempre que o acertei com eles, fui efetivo. Há algumas coisas que preciso trabalhar para que uma luta entre nós seja ainda mais dominada por mim. Na minha opinião, ganhei calaramente os rounds 1, 2 e 4. Meu córner me disse, após o terceiro round, que eu estava vencendo por 2 a 1, ou até por 3 a 0. Eles me informavam round a round o que achavam. Achamos que a vitória estava garantida.
Perguntado se estaria disposto a fazer a revanche contra Georges St-Pierre no UFC 171, que acontedce dia 15 de março em Dallas, Hendricks disse que vê grandes chances de atuar no evento.
- Acho que tenho boas chances de lutar no UFC 171. Seria ótimo para o estado do Texas e para muita gente em Oklahoma. Meu objetivo é estar nos grandes shows. Se não puder lutar, ainda assim vou promovê-los. Seria ótimo para o esporte se o UFC vier aqui e lotar o ginásio. Seria impressionante.

John Lineker começa 'Dieta Dolce' e perde cinco quilos em uma semana

Peso-mosca diz que corpo 'parou de suar' durante corte de peso para sua última luta, mas que está confiante que vai bater a marca na próxima chance

Por Rio de Janeiro
16 comentários
John Lineker Ficando acima do Peso UFC RIO 4 (Foto: Andre Durão)John Lineker ficou acima do limite do peso-mosca em
três de cinco lutas no UFC (Foto: Andre Durão)
O peso-mosca John Lineker perdeu a oportunidade de disputar o cinturão do UFC por suas dificuldades em bater o limite de 56,7kg da categoria. Mesmo com a tolerância de 1 libra, ou 455g, em lutas que não valem título, o lutador catarinense falhou em bater a marca de 57,15kg em três de suas cinco lutas pelo Ultimate. Por isso, Lineker e sua equipe buscaram auxílio profissional: contrataram o preparador físico Mike Dolce, cuja "Dieta Dolce" ficou famosa por ajudar lutadores como Vitor Belfort, Chael Sonnen, Thiago "Pitbull" Alves e Johny Hendricks a baterem peso.
O catarinense mal começou a trabalhar com o nutricionista e já está vendo resultado. Ele contou ao site americano "MMA Fighting" que já perdeu cinco quilos em apenas uma semana.
- Eu estava acostumado a comer de tudo, então foi difícil no começo. Mas já estou me acostumando. Sempre pesei mais ou menos 74kg, mas já estou com 69kg depois de uma semana de dieta. Me sinto ótimo. Estou perdendo peso fácil, e não estou nem treinando pesado ainda - comemorou Lineker.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Vitor Belfort, Mike Dolce e Pedro Lima mma ufc (Foto: Marcelo Russio)Mike Dolce (esq.) com Vitor Belfort: nutricionista é
famoso pela 'Dieta Dolce' (Foto: Marcelo Russio)
O peso-mosca disse que adorou a mudança e que parou de consumir "besteiras", como refrigerante, açúcar e massa. As declarações do presidente Dana White, de que o brasileiro já estaria disputando o cinturão não fosse seus problemas com o peso, ajudaram o lutador a mudar de hábitos, mas ele diz que se sentiu decepcionado consigo mesmo independentemente da oportunidade que perdeu.
- É legal que o Dana White disse que estou próximo do título, mas estou triste porque não bati o peso de novo. Não sei o que aconteceu. Tudo estava ótimo, mas meu corpo parou de suar completamente. Mas agora, estou trabalhando com Mike Dolce e tudo vai funcionar. Mais uma vitória, e vou lutar pelo título - afirmou.
John Lineker não tem ainda um próximo desafio agendado, mas está torcendo por uma nova luta em Jaraguá do Sul, no evento de 15 de fevereiro de 2014. Ele também confirmou ao "MMA Fighting" que fará um mês de treinamento na equipe American Top Team, na Flórida, antes da sua próxima luta.

Rich Franklin anuncia que fará apenas mais uma luta antes de se aposentar

Ex-campeão dos pesos-médios do UFC diz saber que já não está na fila para disputar um título, e decide por fim à vitoriosa carreira de lutador profissional

Por Nova York, EUA
34 comentários
Rich Franklin luta UFC pesagem (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)Rich Franklin anunciou que fará apenas mais uma luta
antes de se aposentar (Foto: Reprodução Facebook)
Um dos maiores lutadores da história do UFC, Rich Franklin anunciou no último sábado que pretende fazer apenas mais uma luta antes de se aposentar. Uma das lendas do MMA, o ex-campeão dos pesos-médios do UFC disse, em entrevista ao canal americano AXS, saber que seu tempo chegou ao fim, e que já não está mais entre os prováveis nomes para uma eventual disputa de cinturão.
- Estou com 39 anos, farei 40 ano que vem, e estou ficando velho para um lutador de MMA. E sei que já é tarde para buscar uma disputa de cinturão. Por isso comecei a me questionar sobre o motivo de eu continuar lutando se não vou mais disputar títulos. é assim que as coisas são, e eu sempre soube disso. Perdi a minha última luta, e isso consolidou a minha ideia de fazer apenas mais uma luta antes de me aposentar. Essa derrota me tirou completamente a possibilidade de tentar uma nova disputa de título, pois estar em posição de fazê-lo levaria alguns anos, e esse é um tempo que eu não tenho mais. Só gostaria de lutar com alguém que fizesse sentido, obviamente - disse o lutador.
Rich Franklin conquistou o cinturão dos pesos-médios do UFC na edição de número 53, contra Evan Tanner, e o defendeu contra Nate Quarry e David Loiseau antes de ser derrotado por Anderson Silva no UFC 64, contra quem teve uma revanche no UFC 77, também sem sucesso. Nos últimos cinco anos, Franklin, que tem o apelido de "Ace", ou "Ás" em português, vem alternando vitórias e derrotas, e não conseguiu uma sequência de duas vitórias seguidas desde 2008, quando derrotou Travis Lutter e Matt Hamill nos UFCs 83 e 88, respectivamente. Na carreira, Franklin soma 29 vitórias, sete derrotas e uma luta sem resultado. No UFC, seu cartel é de 14 vitórias e seis derrotas.
O brasileiro Wanderlei Silva sofre na luta contra Rich Franklin (Foto: Getty Images)A última vitória de Rich Franklin foi contra Wanderlei Silva no UFC 147 em Belo Horizonte (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sua última luta foi contra Cung Le, na estreia do UFC em Macau, quando foi derrotado por nocaute no primeiro round. Franklin vinha de vitória contra Wanderlei Silva no UFC 147, disputado em Belo Horizonte. Ao longo da carreira, o ex-professor de matemática enfrentou alguns dos maiores nomes do MMA mundial, como Ken Shamrock, Dan Henderson, Vitor Belfort, Chuck Liddell, Lyoto Machida e Forrest Griffin. O veterano ainda não sabe quando fará sua luta de despedida do MMA.

Vitor Belfort: 'Minha luta pelo título do UFC será em um estádio de futebol'

Desafiante número um ao cinturão dos médios, veterano diz que esgotará a lotação contra qualquer que seja o seu adversário. Até mesmo do Maracanã

Por Rio de Janeiro
174 comentários
Apontado como o próximo desafiante ao cinturão dos pesos-médios do UFC, Vitor Belfort não pretende torcer para Chris Weidman ou Anderson Silva na luta do UFC 168 que definirá seu próximo oponente. O "Fenômeno", que vem de três vitórias espetaculares, curiosamente conquistadas com chutes altos em um tempo somado de apenas 10m16s (6m27s contra Michael Bisping, 2m32s contra Luke Rockhold e 1m17 contra Dan Henderson), garantiu em entrevista ao site "MMA Fighting" que não cria expectativas sobre quem enfrentará, mas acredita que, qualquer que seja o adversário, a luta acontecerá em um estádio de futebol.
FRAME Vitor Belfort igreja (Foto: Reprodução)Vitor Belfort acredita que disputará o cinturão dos médios do UFC em um estádio no Brasil (Foto: Reprodução)
- A luta será em um estádio de futebol. Tenho certeza que podemos lotar o Maracanã ou qualquer outro estádio no Brasil. Seria muito interessante. Sei que o UFC virá com a melhor ideia possível, porque eles estão muito focados no Brasil. Quanto a mim, só estou esperando o vencedor. Não crio expectativas para não me frustrar mais tarde. Conquistei o direito de disputar o cinturão, e lutarei contra quem vencer a luta de dezembro. Só quero entrar lá e ouvir: 'O novo campeão dos pesos-médios...". Eu tenho um objetivo, que é derrotar o campeão e conquistar o título.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para o veterano de 36 anos de idade, Chris Weidman não pode deixar Anderson Silva controlar a luta.
- Weidman não pode deixar Anderson Silva ditar o ritmo da luta. Anderson é o tipo de lutador que leva o adversário a fazer o jogo que ele quer. Weidman tem que fazer a sua luta. Vou assistir à esse combate sem me importar contra qual deles vou lutar. O certo é que estarei ainda melhor quando voltar ao octógono. Sei que é difícil de acreditar que farei mais do que fiz nas últimas lutas, mas eu vou fazer. Venho trabalhando muito, e tem muitas coisas que ainda não executei. Meu melhor ainda está por vir. Meu jogo de chão está melhorando cada vez mais desde que comecei a treinar com Gilbert Durinho, e nem falo mais sobre wrestling, já que trabalho com o Michael Jordan do wrestling, Kenny Monday. O certo é que vou treinar focado tanto no Anderson quanto no Weidman, e concentrado também nas minhas habilidades - finalizou.

Jon Jones quer superluta contra Cain Velásquez até o final do ano que vem

Campeão dos pesos-meio-pesados do UFC afirma que superluta seria 'enorme' para o esporte e que só precisaria ganhar cerca de 4,5kg

Por Toronto
116 comentários
Não é novidade que o campeão dos pesos-meio-pesados do UFC, Jon Jones, pretende subir para o peso-pesado antes do fim de sua carreira. O lutador americano, porém, afirmou neste fim de semana, durante uma aparição na Gentleman's Expo, feira voltada ao público masculino em Toronto, no Canadá, que gostaria de enfrentar o campeão da categoria de cima, seu compatriota Cain Velásquez, antes disso, até o final do ano que vem. Pela declaração de "Bones", fica aparente que o atleta acredita que uma superluta entre dois campeões seria benéfica para o sucesso do MMA. Um combate entre ele e Anderson Silva foi muito especulado no início do ano, mas caiu quando o brasileiro perdeu o título dos pesos-médios para Chris Weidman no UFC 162, em junho.
montagem Jon Jones e Cain Velasquez UFC (Foto: Editoria de Arte)Cain Velásquez x Jon Jones? Superluta está nos planos de Jones para 2014 (Foto: Editoria de Arte)
- Acho que isso vai acontecer dentro dos próximos dois anos, vou subir ao peso-pesado permanentemente. Mas estou buscando uma superluta mais cedo ou mais tarde, dentro do próximo ano. Então, sim, eu estou empolgado. Eu venho pensando sobre eu e Cain Velásquez lutarmos. Seria enorme para nosso esporte. Ele é certamente o cara mais duro daquela divisão, e ele não é tão grande, então acho que seria uma luta muito interessante. Não se surpreenda em ver isso mais cedo ou mais tarde - afirmou Jones em resposta a um fã, que perguntou se ele mudaria de categoria de peso.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para competir no peso-meio-pesado, Jon Jones tem que cortar peso para bater 93kg na véspera das lutas, mas, no peso-pesado, o limite é de 120,2kg. "Bones" disse na feira que não teria de ganhar muito peso para enfrentar Velásquez, que, apesar de mais pesado, é mais baixo que ele (Jones tem 1,93m, Velásquez tem 1,85m).
- Neste momento, estou pesando 104kg. Eu ganharia cerca de 4,5kg de músculo e competiria com cerca de 109kg - disse Jones.
Antes da superluta contra Velásquez, porém, Jon Jones terá de enfrentar o brasileiro Glover Teixeira, em combate especulado para março de 2014. O UFC também pretende dar uma chance de revanche a Alexander Gustafsson, que fez grande combate contra o campeão em setembro, caso ele vença Jimi Manuwa em março, em Londres.

Vettel vence em SP e iguala recordes; Massa é penalizado no adeus à Ferrari

Alemão alcança nove vitórias consecutivas e 13 na temporada. Em dobradinha, Webber se despede da F-1 sem capacete, enquanto brasileiro termina em sétimo

Por São Paulo
Comente agora
a largadaFelipe Massa ganha três posições, e Rosberg passa Vettel
massa é punidoBrasileiro é penalizado com drive-through e perde posições 
despedidaEm seus últimos metros na Fórmula 1, Webber anda sem capacete





Chuva “indecisa”, despedida do companheiro de equipe, problema no pit stop. Nada disso segurou o ímpeto de Sebastian Vettel no GP do Brasil, que encerrou a temporada 2013 da Fórmula 1 como de costume: à frente de todos os seus rivais. Com a 13ª vitória no ano, o alemão igualou dois recordes: o de maior número de vitórias consecutivas (nove), que durava seis décadas em poder do italiano Alberto Ascari, e o de triunfos em uma mesma temporada, chegando à mesma marca alcançada por seu compatriota Michael Schumacher em 2004. Uma festa com direito a dobradinha, já que Mark Webber superou a largada ruim e terminou a prova de Interlagos na segunda posição em seu 215º e último GP na Fórmula 1. O australiano celebrou o fim de sua carreira de forma inusitada, guiando o carro sem capacete em uma imagem antológica. No pódio, cena pastelão com um baita tombo.
- Estou triste que a temporada chegou ao fim. O carro esteve fenomenal e melhorou a cada corrida. Foi muito difícil no fim, hoje, com a chuva, mas estou extremamente orgulhoso e quero dar um grande obrigado ao time. Parabéns também ao Mark. Não temos o melhor relacionamento, mas sempre tivemos muito respeito um pelo outro. E fomos uma dupla de muito sucesso para a equipe - exaltou o tetracampeão Vettel.
E no dia da despedida de Felipe Massa da Ferrari, a equipe italiana voltou ao pódio com Fernando Alonso após cinco corridas de ausência. Antes da prova, o espanhol declarou que gostaria de ajudar o brasileiro. E até certo ponto tinha a oportunidade de brindar o companheiro, que vinha em quarto, com um pódio diante de sua torcida. Porém, Massa foi punido com umdrive through (passagem obrigatória pelo pit lane) por passar com as quatro rodas sobre a linha branca que marca a entrada dos boxes durante uma volta normal. Com a corrida prejudicada, terminou em 7º.
- Estava sendo uma excelente corrida. Uma pena o que aconteceu. Tomar drive drive-through por isso, nunca vi, primeira vez. Uma pena porque o resultado seria bem diferente de um sétimo lugar. Talvez até um pódio. Uma pena - disse Massa.
Penalidade pode ter custado vice à Ferrari

A punição a Massa pode ter custado o vice-campeonato de Construtores à Ferrari, o que renderia muitos milhões de doláres. Caso o brasileiro ficasse entre os quatro primeiros, o time de Maranello poderia descontar a desvantagem de 15 pontos que tinha para a Mercedes. Porém, mesmo com Nico Rosberg e Lewis Hamilton em quinto e nono, respectivamente, o time alemão chegou aos 360 pontos e ficou seis à frente da equipe italiana.
Vettel comemoração GP Brasil (Foto: Reuters)Sebastian Vettel comemora vitória no GP do Brasil e mais dois recordes para a coleção (Foto: Reuters)

a largada
Vettel não tracionou bem na largada e foi surpreendido por Rosberg, que assumiu a ponta. Alonso também tentou dar o bote, mas não conseguiu ganhar posições e ainda perdeu o terceiro lugar para Hamilton, que já tinha deixado Webber para trás. Reconhecidamente bom em largadas, Massa protagonizou mais uma boa partida, sua última pela Ferrari. Deixou Grosjean, Ricciardo e Vergne para trás, pulando de nono para sexto.
Mas Rosberg durou pouco na liderança. Logo no fim da primeira volta, Vettel deu o troco na reta principal e retomou a primeira colocação. Com o outro carro da Mercedes, Hamilton sofria ainda mais, perdendo terreno para Alonso e Webber.
O primeiro abandono veio já na quarta volta. O motor da Lotus de Romain Grosjean estourou e deixou um rastro de fumaça na "Subida do Café", atrapalhando a visão dos demais competidores (confira no vídeo ao lado). Assim como Hamilton, Rosberg sofria para se defender com uma Mercedes não tão veloz na reta. Em três voltas, ele perdeu posições para Alonso e Webber, caindo para quarto.

Enquanto isso, com pista livre, Vettel voava na frente. Em apenas dez voltas, a vantagem dele para o vice-líder Alonso já era de oito segundos. Webber era terceiro, seguido por Rosberg, Hamilton e Massa. Na 11ª volta, Hamilton deixou para trás seu companheiro de Mercedes, Rosberg, e assumiu o quarto lugar. Dois giros depois, foi a vez de Webber tomar a segunda colocação de Alonso. Mais atrás, Pérez e Bottas protagonizavam um bom duelo por uma vaga na zona de pontuação.
massa é punido e perde posições

F1 GP do Brasil Felipe Massa (Foto: EfeServicios)Após ganhar posições na rodada de pit stops, Massa perde colocações ao ser penalizado (Foto: EfeServicios)

Nesta mesma volta, Vergne inaugurou o trabalho nos boxes. O primeiro dos ponteiros a fazer sua parada foi Massa, no 20º giro da prova. O brasileiro retornou à pista em nono e começou a pisar fundo. Vettel fechou a primeira rodada de pit stops na 24ª volta e manteve a ponta com tranquilidade. Alonso recuperou a posição de Webber nos boxes e subiu para segundo. Mas quem mais lucrou foi Massa, que, com a parada precoce, conseguiu ganhar duas colocações, de Hamilton e Rosberg.
Com 30 voltas completadas, Vettel possuía exatos dez segundos de vantagem sobre o segundo colocado Webber. Alonso era o terceiro, logo à frente de Massa. O brasileiro vinha fazendo uma bela prova de despedida pela Ferrari, mas um detalhe o prejudicou consideravelmente. Ele foi penalizado com um drive through por passar sobre a linha branca perto da entrada dos boxes (veja o vídeo ao lado) e precisou cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes.
Ao ser avisado pelo rádio sobre a punição, o piloto reclamou bastante: "Inacreditável". Ao pagar a penalidade, passou pelo pit lane acenando com a mão deixando evidente a sua insatisfação. Massa voltou à pista em oitavo, perdendo colocações para Hamilton, Button, Rosberg e Pérez.
hamilton e bottas tocam rodas
Folgado na liderança, Vettel passou a administrar a ponta e manteve os dez segundos de diferença para Webber até o fim da 40ª volta. Alonso seguia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Button e Rosberg. Com a corrida prejudicada, Massa fez sua segunda troca de pneus, na 20ª volta.
E por falar em pneus, Bottas e Hamilton tocaram rodas e se deram mal. A borracha do pneu traseiro esquerdo do finlandês da Williams se soltou completamente na hora, e ele acabou abandonando. Já o britânico da Mercedes viu seu pneu traseiro direito furar, mas pelo menos conseguiu levar o carro até os boxes. Hamilton foi punido com um drive through pelo incidente.
Nesse mesmo momento, a RBR se enrolava no pit stop do líder Vettel. Os mecânicos demoraram a levar o pneu dianteiro direito fazendo o alemão perder tempo. Webber, que entrara nos boxes logo atrás, teve que ficar esperando no pit lane (veja a trapalhada no vídeo ao lado).
E para adicionar ingredientes a uma corrida que já estava agitada, a chuva começou a dar as caras. Nas represas que cercam o autódromo, era possível ver as nuvens carregadas. Os primeiros pingos começaram a cair, primeiro na entrada da reta oposta e, pouco depois, em todo o circuito.
chuva dá toque de drama
A leve chuva deu contornos dramáticos às últimas voltas. Como o asfalto não estava muito molhado, os pilotos seguiram com pneus para pista seca, mas precisavam segurar seus carros na ponta dos dedos para não escapar. Após a confusão em seu pit stop, Vettel viu o companheiro Webber reduzir a diferença de dez para seis segundos.
Mas o alemão manteve seu costumeiro sangue frio e voltou a abrir vantagem para o australiano. Em terceiro aparecia Alonso, com uma grande margem à frente de um surpreendente Button, que alcançava o melhor resultado da McLaren no ano. Colado no britânico vinha Rosberg, seguido de perto por Pérez e Massa.
A chuva ameaçou, mas não chegou com força. Os pingos ainda caíam, mas não o suficiente para atrapalhar os pilotos. Vettel levou sua RBR com categoria até a bandeirada, para vencer mais uma corrida, alcançando mais dois recordes. Em sua última prova na F-1, Webber completou a dobradinha da RBR. Depois, tirou o capacete e percorreu seus últimos metros na categoria sentindo o vento no rosto. Alonso fechou o pódio, e Massa cruzou em sétimo.
resultados

1) Sebastian Vettel   (ALE/RBR)  - 1h32m36s300
 2) Mark Webber        (AUS/RBR)    + 10s452
 3) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)    +  18s9
 4) Jenson Button      (ING/McLaren)   +   37s3
 5) Nico Rosberg       (ALE/Mercedes   +   39s0
 6) Sergio Pérez       (MEX/McLaren)   +   44s0
 7) Felipe Massa       (BRA/Ferrari)  +  49s1
 8) Nico Hulkenberg    (ALE/Sauber)    + 1m04s2
 9) Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)   +  1m12s9
10) Daniel Ricciardo   (AUS/STR)   + 1 volta
11) Paul di Resta      (ESC/Force India) + 1 volta
12) Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber)  + 1 volta
13) Adrian Sutil       (ALE/Force India) + 1 volta
14) Heikki Kovalainen  (FIN/Lotus)  + 1 volta
15) Jean-Eric Vergne   (FRA/STR)  + 1 volta
16) Pastor Maldonado   (VEN/Williams) + 1 volta
17) Jules Bianchi      (FRAMarussia)   + 2 voltas
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)  +  2 voltas
19) Max Chilton   (ING/Marussia)  +   2 voltas
Abandonaram
20) Charles Pic    (FRA/Caterham)
21) Valtteri Bottas   (FIN/Williams) 
22) Romain Grosjean  (FRA/Lotus)
- Atualizado em

Guia: Flu dobra risco de queda, e Furacão tem 93% de chances de G-4

Seis clubes tentam escapar dos dois lugares que restam no Z-4, enquanto Botafogo e Goiás travam disputa particular por vaga na Taça Libertadores de 2014

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Péssima para alguns, como o Fluminense, ótima para outros, como o Atlético-PR. Assim foi a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, que embolou de vez a dramática briga contra o rebaixamento e deixou menos acirrada a luta por uma vaga na Taça Libertadores de 2014. O Tricolor carioca dobrou seu risco de ser rebaixado ao perder para o Santos, enquanto o Furacão, que na quarta-feira disputa a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, praticamente consolidou seu lugar no G-4 ao golear o Náutico, faltando apenas duas rodadas para o fim do nacional. Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.
Embora não esteja no Z-4, o Fluminense, derrotado por 1 a 0, tem 33% de risco de cair. Na última rodada era de apenas 17% a possibilidade. O time das Laranjeiras está em 16º lugar e tem a mesma pontuação do Coritiba, primeiro da zona do rebaixamento e que pouco alterou sua situação com o empate sem gols diante do Inter. Tem 49% de risco de disputar a Série B no ano que vem.
tabela Chances clubes MATEMÁTICOS 24/11 rodada #36 (Foto: Editoria de Arte)Cálculos de probabilidades para a Série A do Brasileiro feitos pelo matemático Oswald de Souza (Foto: Infoesporte)


O Vasco, 18º, com 41 pontos, melhorou sua possibilidade de escapar da degola ao vencer o Cruzeiro, no Rio de Janeiro. De 80%, o risco agora é de 67%. Na próxima rodada, o duelo será contra o lanterna e já rebaixado Náutico. Continuam ameaçados, em menor escala, o Criciúma (25%), Portuguesa (13%) e o Bahia (12,5%). O Internacional, com 46 pontos, aparece com risco irrisório de 0,5%. O Flamengo, com 48, está salvo, segundo Oswald, embora combinação de resultados improváveis possa rebaixar a equipe da Gávea. A Ponte Preta está virtualmente rebaixada, com 99,9% de risco de queda.
De acordo com Oswald de Souza, o time que chegar a 47 pontos praticamente se livra da queda, com apenas 0,5% de risco de cair com essa pontuação. Quem alcançar 46 pontos tem risco de somente 5%, enquanto com 45 será preciso secar também os adversários, já que a possibilidade de queda é de 34%.
Botafogo e Goiás acirram disputa por vaga no G-4
Na parte de cima da tabela, a rodada foi ótima para o Atlético-PR. A goleada por 6 a 1 diante do Náutico levou o time aos 61 pontos, na vice-liderança e com 93% de chances de disputar a Taça Libertadores em 2014. Antes de a rodada começar, a possibilidade era de 75%. O Furacão enfrenta no domingo o Santos, em São José do Rio Preto-SP.
O Grêmio, que empatou fora de casa por 1 a 1 com a Ponte Preta, não diminuiu as chances de terminar o Brasileiro no G-4. Continua em 92%, na terceira colocação, com os mesmos 61 pontos do Furacão. A última vaga do grupo está sendo disputada por Botafogo e Goiás, que não venceram no fim de semana.
Menos mal para o time alvinegro, que diminuiu a diferença na tabela em um ponto – 59 a 58 - e agora tem 49% de chances de abocanhar uma vaga após empatar no Morumbi com o São Paulo. O time esmeraldino, goleado por 4 a 1 no sábado pelo Atlético-MG, reduziu de 77% para 64% suas possibilidades de terminar no G-4. Na próxima rodada, o Botafogo encara o Coritiba, fora de casa, enquanto o Goiás faz duelo direto contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Vitória ainda aparece com 2% de chances.
Segundo Oswald de Souza, quem chegar a 64 pontos assegura sua vaga na Taça Libertadores de 2014. Com 63 pontos, a chance é excelente, de 97%, caindo para 86% com 62 pontos. Com 61, a possibilidade é de apenas 45%.

BRASILERÃO A

classificação PJ VE DGP GCSG %últimos jogos
1
0
75 36 23 6 7 75 34 41 69.4
2
2
61 36 17 10 9 59 46 13 56.5
3
1
61 36 17 10 9 41 35 6 56.5
4
1
59 36 16 11 9 48 40 8 54.6
5
0
58 36 16 10 10 51 39 12 53.7
6
1
55 36 15 10 11 45 34 11 50.9
7
1
55 36 15 10 11 53 49 4 50.9
8
2
51 36 13 12 11 46 37 9 47.2
9
1
50 36 14 8 14 39 38 1 46.3
10
1
49 36 11 16 9 27 21 6 45.4
11
1
48 36 12 12 12 40 41 -1 44.4
12
1
46 36 11 13 12 51 52 -1 42.6
13
3
45 36 11 12 13 34 42 -8 41.7
14
1
44 36 11 11 14 48 46 2 40.7
15
1
43 36 12 7 17 48 60 -12 39.8
16
1
42 36 11 9 16 39 44 -5 38.9
17
0
42 36 10 12 14 39 44 -5 38.9
18
0
41 36 10 11 15 47 56 -9 38.0
19
0
36 36 9 9 18 37 53 -16 33.3
20
0
17 36 4 5 27 21 77 -56 15.7
  • FLU
    Fluminense
    Atlético-MG
    CAM
    Sab 30/11/2013 - 19:30 Maracanã
  • COR
    Corinthians
    Internacional
    INT
    Sab 30/11/2013 - 21:00 Pacaembu
  • VAS
    Vasco
    Náutico
    NAU
    Dom 01/12/2013 - 17:00 Maracanã
  • VIT
    Vitória
    Flamengo
    FLA
    Dom 01/12/2013 - 17:00 Barradão
  • PON
    Ponte Preta
    Portuguesa
    POR
    Dom 01/12/2013 - 17:00 Moisés Lucarelli
  • CRI
    Criciúma
    São Paulo
    SAO
    Dom 01/12/2013 - 17:00 Heriberto Hülse
  • CRU
    Cruzeiro
    Bahia
    BAH
    Dom 01/12/2013 - 17:00 Mineirão
  • CFC
    Coritiba
    Botafogo
    BOT
    Dom 01/12/2013 - 17:00 Couto Pereira
  • GRE
    Grêmio
    Goiás
    GOI
    Dom 01/12/2013 - 19:30 Arena do Grêmio
  • SAN
    Santos
    Atlético-PR
    CAP
    Dom 01/12/2013 - 19:30 Benedito Teixeira