quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Musa do judô é convidada para posar nua, mas avisa: "No momento, não"

Luana Pinheiro descarta fazer ensaio por ora, mas deixa o futuro em aberto sobre o assunto. Paraibana espera ser reconhecida não só pela beleza

Por João Pessoa
luana pinheiro, musa do judô,  (Foto: Arquivo Pessoal)Luana Pinheiro já trabalha como modelo, acha engraçado o apelido de "musa do judô", mas prefere ser reconhecida pelo que faz no esporte (Foto: Júlia Bretas)
Nas redes sociais, a judoca paraibana Luana Pinheiro - atleta do Minas Tênis Clube - chama a atenção pela beleza. Principalmente com as fotos de biquíni, por exemplo. Tanto que ganhou até o apelido de "musa do judô". Nesta semana, inclusive, ela recebeu o convite de uma revista masculina para posar nua. Recusou, por enquanto, mas deixou o assunto em aberto para o futuro.
- Fui convidada essa semana para fazer o ensaio para uma revista masculina. Rejeitei. No momento, não. Mas quem sabe daqui para frente - revelou, deixando no ar uma possível aceitação futura.
Em 2006 e 2011, Luana Pinheiro foi campeã sul-americana nas categorias sub-15 e sub-21 respectivamente. Também conquistou ano passado o bronze no Campeonato Brasileiro Sênior e já conseguiu uma vaga na seleção principal em 2013, para disputar o GP de Qingdao, na China. Ficou com o sétimo lugar.
Com um currículo já respeitado, ela espera não ser reconhecida apenas pelo rótulo de "musa". Mas também pelas suas qualidades dentro dos tatames. Mesmo assim, sempre que está lutando no Brasil escuta o apelido ecoar no ginásio.
luana pinheiro, musa do judô,  (Foto: Arquivo Pessoal)Musa do judô, Luana Pinheiro recebe convite para posar nua, mas recusa a proposta por ora
(Foto: Lucas Freitas)
- Acho até engraçado e acredito que não atrapalha. Todo mundo comenta: "você é bonita, porque faz judô?". Mas gente, há muitas meninas bonitas que fazem judô também. Não sou só eu. Acho que isso não é tudo - disse aos risos Luana Pinheiro, de 22 anos.
Quando tinha 15 anos, a lutadora decidiu ter a primeira experiência como modelo. Participou de uma seleção para desfilar em um evento de moda, em João Pessoa. Foi "pressionada" pelas amigas que eram as maiores incentivadores. E acabou não realizado o sonho das meninas, pois foi reprovada por causa da altura.
- Elas sempre falavam que eu era bonita e que tinha porte para isso. Fiz todas as etapas para participar do desfile. Na última, não passei. Fui considerada baixa demais. Só que minhas fotos e o cadastro foram parar nas mãos de uma agência. Eles me ligaram e comecei a fazer fotos para essa empresa. Foi assim que tudo começou - explicou a judoca, que hoje tem 1,63m.
No ano passado, a paraibana foi convidada para fazer o seu primeiro ensaio sensual em dupla. Mesmo com os registros fotográficos, atualmente o maior receio da musa é que este rótulo lhe prejudique seu futuro no esporte.
- Tudo que aparece é porque eu sou bonitinha. Mas eu quero que as pessoas não me reconheçam pela beleza, mas sim pelo meu talento, pelo esporte que eu faço. E não só por ser mais um rostinho bonito - concluiu.
luana pinheiro, musa do judô,  (Foto: Arquivo Pessoal)Primeiro ensaio de Luana Pinheiro foi feito no ano passado e ela virou musa no Brasil quase que instantaneamente
(Foto: Lucas Freitas)

Green se lesiona, e Ben Henderson encara Jorge Masvidal em Fairfax

Ex-campeão dos leves do UFC foi derrotado de forma polêmica por Donald Cerrone em Boston e pediu para ser escalado para lutar logo em seguida

Por Las Vegas, EUA
Uma lesão ainda não especificada do peso-leve Bobby Green deu a Ben Henderson a chance que o ex-campeão havia pedido logo após a polêmica derrota para Donald Cerrone no co-evento principal do "UFC: McGregor x Siver". Após a luta, ainda no octógono, Henderson mostrou-se inconformado com o resultado da luta e pediu um adversário para o mais breve possível. O UFC viu na lesão de Green a chance de satisfazer o ex-campeão, que aceitou prontamente o duelo, que acontece dia 4 de abril, contra Jorge Masvidal, no "UFC: Mendes x Lamas", em Fairfax (EUA).
Montagem Ben Henderson e Jorge Masvidal MMA UFC (Foto: Editoria de Arte)Ben Henderson substitui Bobby Green e encara Jorge Masvidal em Fairfax (Foto: Editoria de Arte)
Vindo de seis vitórias nas suas sete últimas lutas, sendo as três últimas seguidas, Masvidal tem 28 vitórias e oito derotas na carreira, e vem rondando o ranking do UFC há algum tempo. Uma vitória sobre Ben Henderson o colocaria definitivamente na elita da divisão dos pesos-leves.
Já Ben Henderson precisa muito de uma vitória para apagar as derrotas para Rafael dos Anjos e Donald Cerrone. Em ambas o ex-campeão reclamou do resultado - contra Dos Anjos, ele achou que o árbitro John McCarthy parou a luta cedo demais; contra Cerrone, ele discordou do resultado da avaliação dos juízes laterais. Aos 31 anos de idade e com 21 vitórias e cinco derrotas na carreira, o lutador sofreu pela primeira vez na carreira dois reveses consecutivos.
UFC: Mendes x Lamas
4 de abril de 2015, em Fairfax (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-pena: Chad Mendes x Ricardo Lamas
Peso-leve: Ben Henderson x Jorge Masvidal
Peso-leve: Dustin Poirier x Carlos Diego Ferreira
Peso-galo: Liz Carmouche x Lauren Murphy
Peso-leve: Michael Chiesa x Mitch Clark
Peso-pesado: Shamil Abdurahimov x Timothy Johnson

Após luta para "brasileiros loucos", Johnson não teme torcida sueca

Americano demonstra muito respeito por Alexander Gustafsson e diz que combate de sábado servirá para medir onde está na divisão

Por Direto de Estocolmo
Os papéis estão invertidos no UFC em Estocolmo. Se Alexander Gustafsson admite se sentir pressionado para trazer a vitória lutando em casa, seu adversário, o americano Anthony Johnson, está absolutamente tranquilo em encarar mais de 25 mil torcedores suecos gritando por seu oponente. A razão de tanta calma? Ele aprendeu a lutar com uma plateia barulhenta e hostil quando enfrentou Vitor Belfort no UFC Rio 2, em 2012.
Anthony Johnson UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Anthony Johnson quer provar que merece estar na elite dos pesos-meio-pesados (Foto: Adriano Albuquerque)
- Não sinto nenhuma pressão, especialmente depois de lutar no Brasil. Os torcedores brasileiros são loucos, especialmente se você está enfrentando um brasileiro (risos)! Mas não me importo em ser o azarão ou o favorito, vou te golpear da mesma forma, vou tentar arrancar sua cabeça de qualquer jeito - afirmou Johnson, durante o "Media Day" do UFC Suécia, nesta quarta-feira.
Naquela ocasião, "Rumble" saiu derrotado, e foi cortado em seguida pelo UFC após reincidir em não bater o peso contratado para o combate. Desde então, o lutador subiu para o peso-meio-pesado (até 93kg) e se encontrou: venceu suas oito lutas seguintes, incluindo atuações dominantes contra Phil Davis e Rogério Minotouro no ano passado. Atualmente em terceiro lugar no ranking da divisão no Ultimate, Johnson pode garantir uma oportunidade de disputar o cinturão contra Jon Jones se derrotar Gustafsson neste sábado. Porém, o atleta da Blackzilians diz que ainda está se testando e vendo em que nível está na categoria.
- Para mim, vai ser importante, porque vai me mostrar onde estou como um atleta de elite neste esporte. Para mim, não importa se vou conseguir uma chance pelo título, não importa o Jon Jones, mas onde estou perto dos atletas do topo no MMA. Para ele, pode ser sobre ter a revanche contra o Jon Jones, ele tem seus próprios objetivos, mas eu, só estou aqui aproveitando a vida e lutando. Não estou preocupado com uma luta pelo título.
UFC vitor belfort anthony johnson (Foto: Agência Reuters)Anthony Johnson lutou no Brasil contra Vitor Belfort, em 2012 (Foto: Agência Reuters)
Lutando contra o dono da casa, Johnson se manteve extremamente respeitoso durante suas entrevistas. Enquanto Gustafsson dizia que dominaria o combate, que Johnson era unidimensional e que pretendia tornar seus pontos fortes em pontos fracos, o americano só ofereceu elogios ao oponente.
- Tudo bem, é a opinião dele. Veremos durante a luta. Se sou unidimensional, ele terá de comprovar suas palavras. Não tenho nada de mal para falar dele. Ele é um atleta fenomenal, se move bem, é obviamente um golpeador bem certeiro, soca bem, não leva muitos golpes. Ele fez a luta mais difícil da vida do Jon Jones e quase venceu. Espero ver o mesmo Gus que enfrentou o Jon Jones, talvez até melhor. Não posso falar mal dele porque ele fez muito mais do que eu no esporte. Acho que eu sou minha própria kriptonita - analisou.
O Combate transmite o "UFC: Gustafsson x Johnson" ao vivo e com exclusividade a partir de 18h45 (horário de Brasília) no sábado. O Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta, entre Neil Seery e Chris Beal. Na sexta-feira, canal e site transmitem ao vivo a pesagem oficial do evento às 14h55. Confira o card completo:
UFC Suécia
24 de janeiro de 2015, em Estocolmo (SUE)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Alexander Gustafsson x Anthony Johnson
Peso-médio: Dan Henderson x Gegard Mousasi
Peso-meio-pesado: Phil Davis x Ryan Bader
Peso-pena: Akira Corassani x Sam Sicilia
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Albert Tumenov
Peso-meio-médio: Sultan Aliev x Kenny Robertson
Peso-pena: Andy Ogle x Makwan Amirkhani
Peso-meio-pesado: Nikita Krylov x Stanislav Nedkov
Peso-leve: Mairbek Taisumov x Anthony Christodoulou
Peso-pesado: Viktor Pesta x Konstantin Erokhin
Peso-pena: Paul Redmond x Mirsad Bektic
Peso-mosca: Neil Seery x Chris Beal

"McGregor sacaneia, mas não gosta de ser zoado", diz treinador de Lamas

Luiz Cláudio Preto treina americano há dois anos e aparece em vídeo que lutador fez satirizando o polêmico irlandês antes de sua luta contra Siver

Por Rio de Janeiro
Ricardo Lamas e Luiz Cláudio Preto (Foto: Reprodução / Facebook)Ricardo Lamas e Luiz Cláudio Preto na gravação do
vídeo (Foto: Reprodução / Facebook)
Ricardo Lamas conseguiu roubar um pouco da atenção de Conor McGregor na última semana, quando o irlandês estava prestes a enfrentar Dennis Siver. O americano fez um vídeo bem produzido satirizando o falastrão ao criar o personagem Conrad McGillicutty. Um dos treinadores de jiu-jítsu de Lamas, Luiz Cláudio Preto, participou ao ceder sua academia, a LCCT USA, e atuar pedindo para que McGillicutty escolhesse um adversário para treinar sparring. O técnico disse que toda a ideia foi de Lamas junto com alguns amigos dele que produzem filmes. A intenção era chamar a atenção do Ultimate para que o confronto fosse casado, mas a organização colocou o irlandês para disputar o cinturão dos penas contra o brasileiro José Aldo, enquanto Ricardo Lamas terá Chad Mendes pela frente no dia 4 de abril.
Preto contou que na hora da gravação foi difícil manter a seriedade, mas elogiou os dotes artísticos de Lamas, que, de acordo com ele, é um "artista nato" e criticou a reação de McGregor, que o americano "é uma bicha fazendo vídeos".
- A parte do vídeo na academia foi feita na minha, sexta-feira passada. Foi engraçado porque a gente ria mto. Eu repeti umas 10 vezes porque não conseguia ficar sério. Ele é um artista nato. E o McGregor ficou bolado. É maneiro porque ele sacaneia todo mundo, mas não gosta de ser zoado. Quem zoa todo mundo não gosta de ser zoado, é sempre assim mesmo - afirmou o faixa-preta de Rickson Gracie, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Luiz Cláudio aprovou a repercussão que o vídeo teve entre os amigos, mas disse que os irlandeses não engoliram bem as brincadeiras, e Lamas acabou sendo alvo deles nas redes sociais.
- A repercussão foi maneira. Foi legal porque nunca fizeram nada igual, nesse nível. Eu acho que foi uma brincadeira sadia, não foi tão ruim, mesmo que o McGregor não tenha gostado. Foi engraçado. Muita gente entrou em contato falando que foi muito bom. Por outro lado, alguns irlandeses não gostaram da brincadeira né? Mas acho que se ele pode falar besteira dos outros, por que não podemos brincar com ele? Teve muita gente falando para o Lamas que quer que o McGregor lute com ele para dar um pau nele, para ele não falar besteira dos irlandeses. mas isso é normal. O McGregor fala muito, é o famoso fanfarrão. É igual o Chael Sonnen. Ele fala, e o Dana White gosta, porque chama atenção - disparou.
Luiz Cláudio Preto já treinou também nomes como Cat Zingano e Julianna Peña, mas não acompanha os lutadores durante as preparações para os combates, já que prefere cuidar de sua academia nos Estados Unidos, o que, de acordo com ele, compensa mais financeiramente. A única exceção aberta é para o amigo Ben Rothwell, que mora a uma hora e meia de sua casa. No caso de Lamas, ele recebe o peso-pena em sua academia para treinos de jiu-jítsu há quase dois anos, mas a preparação para a luta é feita na MMA Masters, onde ele afia a arte suave com Daniel Valverde. E Luiz Cláudio garante saber como terminaria um eventual duelo entre seu pupilo e Conor McGregor.
- Tenho certeza que o Lamas ganharia. O McGregor ainda não lutou com ninguém top. Agora vai de cara com Aldo, então já vai lutar com o campeão. Acho que antes ele teria que enfrentar o Mendes, Swanson, Lamas, mas é aquilo, ele fez bastante barulho e é uma venda muito boa. Como o Aldo já lutou com todo mundo, o McGregor se tornou a melhor opção para os fãs. Mas lutar com o Lamas não seria bom para o McGrego. Não ganha mesmo. Nem dele e nem do Aldo, tenho certeza. Acho que o Lamas lutaria bem no alto e no chão não daria para o McGregor. Ele ganha em cima e embaixo. O Lamas é duro demais, muito competidor. Não gosta de perder nem brincando. É um faixa-preta legítimo, já treina comigo há quase dois anos, mas treina chão há muito tempo com o Daniel Valverde - concluiu.

Erick Silva encara Ben Saunders no card do Maracanãzinho, 21 de março

Brasileiro vem de triunfo sobre Mike Rhodes, enquanto americano superou seus dois adversários desde que voltou ao UFC. Duelo é pelos meio-médios

Por Rio de Janeiro
Erick Silva vai pisar no octógono do Ultimate pela 10ª vez no card do Rio de Janeiro, dia 21 de março, que será realizado no ginásio do Maracanãzinho. O peso-meio-médio vai enfrentar Ben Saunders, segundo apurou o Combate.com com fontes ligadas à organização, em busca da segunda vitória consecutiva, marca que ainda não atingiu dentro da organização. O evento terá o duelo dos pesos-galos Raphael Assunção e Urijah Faber na luta principal.
Montagem Erick Silva x Ben Saunders (Foto: Editoria de arte)Erick Silva e Ben Saunders se enfrentam no dia 21 de março (Foto: Editoria de arte)
O brasileiro tem um cartel de 15 vitórias, cinco derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado). Pelo UFC, são cinco triunfos e quatro reveses. Em seu último compromisso, ele finalizou Mike Rhodes no primeiro round, em dezembro.
Saunders tem 18 vitórias, seis derrotas e dois empates na carreira e está em sua passagem pelo Ultimate. Na primeira, foi demitido após duas derrotas consecutivas, terminando com quatro triunfos em sete combates. Depois de passar pelo Bellator entre 2011 e 2013, o americano voltou ao UFC e, desde então, bateu os dois oponentes que enfrentou: Chris Heatherly, quando conseguiu a única vitória por omoplata da história da organização, e Joe Riggs, por nocaute técnico.
UFC Fight Night Rio
21 de março de 2015, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-galo: Raphael Assunção x Urijah Faber
Peso-leve: Josh Thomson x Gilbert Durinho
Peso-meio-médio: Erick Silva x Ben Saunders

Demian Maia tem retorno marcado para UFC no Rio, contra Ryan LaFlare

Meio-médio não luta desde maio, quando venceu Alexander Yakovlev por decisão unânime, em São Paulo, e agora enfrenta o 15º do ranking até 77kg

Por Rio de Janeiro
Demian Maia não luta desde o 31 de maio e precisou se recuperar de uma osteomielite, uma infecção óssea no ombro, que o fez inclusive ficar internado, mas já tem data para voltar ao octógono. No dia 21 de março ele vai enfrentar Ryan LaFlare, pelo peso-meio-médio, no UFC Fight Night Rio, que será realizado no Maracanãzinho. A luta, que possivelmente será o co-evento principal do torneio, ainda ainda não foi divulgada oficialmente, mas já existe o acordo verbal entre os atletas, conforme apurou o Combate.com, com fontes próximas à organização.
montagem ufc Demian Maia x Ryan LaFlare (Foto: Editoria de Arte)Demian Maia e Ryan LaFlare lutam no dia 21 de março no Maracanãzinho (Foto: Editoria de Arte)
Demian é o oitavo colocado no ranking da divisão até 77kg do Ultimate e tem um cartel de 19 vitórias e seis derrotas. No último combate, ele venceu Alexander Yakovlev por decisão unânime, em São Paulo. Antes disso, vinha de duas derrotas consecutivas, contra Jake Shields e Rory MacDonald.
LaFlare é invicto em 11 lutas, sendo quatro destas vitórias pelo Ultimate. Sua última luta foi em abril do ano passado, quando superou John Howard por decisão unânime. Inclusive, foi desta forma que ele conseguiu todas os seus triunfos no UFC. Antes disso, ele nunca tinha ido para a decisão dos juízes, tendo quatro nocautes e três finalizações.
UFC Fight Night Rio
21 de março de 2015, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-galo: Raphael Assunção x Urijah Faber
Peso-meio-médio: Demian Maia x Ryan LaFlare
Peso-leve: Josh Thomson x Gilbert Durinho
Peso-meio-médio: Erick Silva x Ben Saunders

Lineker: "Lamento ter assustado tanto McCall que ele até teve diarreia"

Pesos-moscas se enfrentariam em Uberlândia, mas americano se sentiu mal na véspera da luta e duelo foi remarcado para o dia 31 de janeiro

Por Las Vegas, EUA
John Lineker e Ian McCall têm trocado provocações há alguns meses. O combate aconteceria em novembro, em Uberlândia-MG, mas o americano teve uma infecção viral na véspera do evento e o duelo foi remarcado para o dia 31 de janeiro, no UFC 183. O problema que McCall teve serviu para Lineker lançar outra alfinetada no rival que, segundo ele, teve diarreia por ter ficado com medo de entrar no octógono.
- Depois de conhecer Ian, tenho que dizer que eu lamento por ter o assustado tanto que ele até teve diarreia. Ele realmente parece ser um cara legal, então odeio ter deixado ele com medo desse jeito - ironizou, em entrevista ao "MMA Junkie".
Pesagem - Ian McCall x John Lineker ufc (Foto: Jason Silva)McCall e Lineker chegaram a fazer encarada na pesagem do UFC Uberlândia (Foto: Jason Silva)
As farpas lançadas pelo brasileiro não pararam por aí. Lineker também propôs que McCall não o faça "correr por todo o octógono" e prometeu bater no rival apenas até conseguir o nocaute.
- Conheci Ian em Uberlândia e tenho que admitir que na verdade ele é um cara muito legal e engraçado. Então eu faço uma proposta para ele: Não me faça correr atrás de você por todo o octógono, e eu prometo ir facilmente até você. Eu o respeito como lutador e é uma pena que o medo tomou conta dele da última vez. Quero que ele se sinta mais confortável agora. Ian, se você não me fizer correr por todo o octógono, prometo que só vou bater em você o suficiente para nocauteá-lo. Vou pegar leve com você - concluiu.
UFC 183
31 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-médio: Anderson Silva x Nick Diaz
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Tyron Woodley
Peso-galo: Miesha Tate x Sara McMann
Peso-leve: Joe Lauzon x Al Iaquinta
Peso-médio: Thales Leites x Tim Boetsch
Peso-médio: Thiago Marreta x Andy Enz
Peso-meio-médio: Thiago Alves x Jordan Mein
Peso-médio: Ildemar Marajó x Rick Monstro
Peso-pena: Diego Brandão x Jimy Hettes
Peso-médio: Rafael Natal x Tom Watson
Peso-mosca: Ian McCall x John Lineker
Peso-médio: Ed Herman x Derek Brunson

Spider brinca ao falar de Weidman x Vitor: "Seria legal se caíssem os dois"

Ex-campeão dos médios também afirma não ter gostado de declarações de Jacaré e Lyoto, que disseram que lutariam com ele: "Fiquei decepcionado"

Por Rio de Janeiro e Los Angeles
Anderson Silva atendeu a imprensa na noite desta quinta-feira em evento para promover o UFC 183, quando fará a luta principal contra Nick Diaz, no dia 31 de janeiro. Descontraído, o brasileiro afirmou em tom de brincadeira, quando lhe pediram para opinar sobre a próxima disputa de cinturão dos pesos-médios, entre Chris Weidman e Vitor Belfort, que seria legal se os dois caíssem nocauteados ao mesmo tempo. Ao falar sério, garantiu que a torcida é pelo Fenômeno, mas aposta em vitória do campeão caso a luta passe do segundo round, no UFC 184, que acontece no dia 28 de fevereiro.
- Posso brincar primeiro? Seria muito legal se eles dessem um soco um no outro e caíssem os dois. Sério, verdade (risos). Não, estou brincando. Estou torcendo para o Vitor, mas acho que se passar do segundo round o Weidman vence a luta. Não penso nisso (em quem prefiro enfrentar se vencer), meu foco é o Nick Diaz, é voltar alegre, fazendo as mesmas coisas que sempre fiz - afirmou Spider, que recebeu um par de pantufas do Homem Aranha de presente das equipes do Combate.com e Canal Combate.
Anderson Silva (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva brinca com as pantufas que ganhou de presente (Foto: Evelyn Rodrigues)
Mais cedo, ele conversou com a imprensa, em teleconferência, e surpreendeu ao criticar seus amigos Ronaldo Jacaré e Lyoto Machida. Quando foi questionado se lutaria pelo cinturão se tivesse a chance, o ex-campeão dos pesos-médios revelou não ter gostado das declarações de seus compatriotas que já deram entrevistas dizendo que não descartariam um eventual confronto entre eles. Spider se disse decepcionado com os companheiros.
O Jacaré é meu amigo, o Lyoto também, e eu não vou lutar com eles porque eles são meus amigos, mas o Lyoto diz para a imprensa que lutaria comigo porque ele é um lutador, e o Jacaré também disse a mesma coisa. Eu não gosto da posição deles. Eu não vou lutar com esses caras porque treino com eles. Se Dana me der a chance de lutar pelo cinturão, vou lutar, mas não quero lutar contra um brasileiro"
Anderson Silva
- Com certeza não gostei do que eles falaram porque eu treino com esses caras, ajudo eles. Fiquei muito decepcionado com o que eles disseram. Acho que não preciso falar isso para eles porque já respondi essas perguntas para a imprensa, sempre falei a mesma coisa. Eles são meus amigos e eu não gosto de lutar contra brasileiros. É a minha opinião. Sei que somos todos lutadores do UFC, mas não gosto de enfrentar brasileiros - afirmou.
Anderson ainda deixou claro que, caso tenha a oportunidade de disputar o cinturão novamente, como Dana White já disse que acontecerá caso vença, vai aceitar. Em outras entrevistas, Spider disse que a vez de Jacaré, mas parece ter mudado de ideia a respeito disso.
- Eu sou parte da família do UFC. Se o Dana decidir que eu tenho que lutar, eu vou me preparar para lutar. Não é uma boa pergunta para fazer para mim, é uma pergunta para fazer ao Dana. O Jacaré é meu amigo, o Lyoto também, e eu não vou lutar com eles porque eles são meus amigos, mas o Lyoto diz para a imprensa que lutaria comigo porque ele é um lutador, e o Jacaré também disse a mesma coisa. Eu não gosto da posição deles. Eu não vou lutar com esses caras porque treino com eles. Se Dana me der a chance de lutar pelo cinturão, vou lutar, mas não quero lutar contra um brasileiro - disparou.
Anderson Silva (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva (Foto: Evelyn Rodrigues)
O brasileiro também disse que focou em fortalecer suas pernas durante a preparação, já que perdeu força nelas com a lesão sofrida em sua última luta, quando foi superado por Chris Weidman, mas garante que voltará em uma versão ainda melhor para enfrentar Nick Diaz. Ele apenas se negou a comentar mais uma vez a fratura, pois "isso é passado".
- Isso é algo que eu não falo mais porque minhas pernas estão boas agora, estou treinando duro. Não falo mais sobre isso porque isso é passado. Me desculpe. Não é que seja difícil falar sobre isso, mas isso faz parte do passado. Agora estou mais experiente, mais rápido, mais forte e tenho mais técnicas.
Anderson Silva também mostrou felicidade por poder voltar a lutar e disse que a sensação é de que fará seu primeiro combate pelo Ultimate.
- Primeiramente, estou feliz de voltar porque eu não luto há um ano. Estou muito empolgado com o meu legado e meu sonho é mostrar um novo Anderson nesta volta. Mais experiente, técnico, forte e feliz. O UFC me deu outra chance de mostrar meu trabalho e, quando eu vou para o octógono, trabalho e mostro meu talento para os fãs. Isso é como se fosse a minha primeira luta pelo UFC para mim - explicou, ressaltando que a derrota para Weidman lhe deixou ainda mais motivado.
"Não me preocupo com o que falam de mim"
Uma das perguntas direcionadas a Anderson Silva durante a teleconferência foi sobre o quão incômodo é receber críticas do público. Mas o lutador parece não se preocupar com isso e disse que luta por ele e por sua família.
- Não me preocupo com o que as pessoas falam de mim porque amo lutar, amo meu trabalho. Respeito meus fãs, mas, quando começo a treinar, meus fãs não veem. As pessoas falam, criticam, mas não veem meus treinos, o quanto dou duro quando vou treinar, não veem quando deixo minha família no Brasil para vir treinar. Luto porque gosto, luto por meus fãs, mas, acima de tudo, luto por mim e pela minha família.
Anderson x Nick Diaz, Encarada UFC (Foto: Reprodução)Anderson Silva e Nick Diaz vão lutar no dia 31 de janeiro (Foto: Reprodução)
Anderson Silva também salientou que não terá receio de chutar Nick Diaz, mas mostrou preocupação com o boxe do americano.
- É a mesma coisa. Eu vou para as lutas do mesmo jeito, com as minhas técnicas, meu estilo. Não mudei nada. Eu treinei mais, estou mais forte, mais rápido e mais experiente. Vou chutar, boxear, mas não muito, porque o Nick tem um ótimo boxe, mas vou lutar com Nick e dar meu melhor para esta luta porque estou feliz por voltar - finalizou.
UFC 183
31 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-médio: Anderson Silva x Nick Diaz
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Tyron Woodley
Peso-galo: Miesha Tate x Sara McMann
Peso-leve: Joe Lauzon x Al Iaquinta
Peso-médio: Thales Leites x Tim Boetsch
Peso-médio: Thiago Marreta x Andy Enz
Peso-meio-médio: Thiago Alves x Jordan Mein
Peso-médio: Ildemar Marajó x Rick Monstro
Peso-pena: Diego Brandão x Jimy Hettes
Peso-médio: Rafael Natal x Tom Watson
Peso-mosca: Ian McCall x John Lineker
Peso-médio: Ed Herman x Derek Brunson

Corinthians bate o São Paulo e se classifica para a decisão da Copinha

Timão aproveita vacilos da defesa tricolor e chega a uma vitória incontestável em Limeira; final será contra o surpreendente time de Ribeirão Preto

Por Limeira, SP
Maior vencedor da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito conquistas, o Corinthians assegurou em grande estilo, nesta quinta-feira, a vaga na sua 17ª final da competição. No estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, o Timão fez a festa da sua torcida ao vencer o São Paulo por 3 a 0. Houve confusão entre torcidas na saída do estádio.
Na decisão, o Corinthians vai enfrentar o Botafogo-SP, domingo, às 10h45 (de Brasília), no Pacaembu. Na outra semifinal, o time de Ribeirão Preto eliminou o Palmeiras com uma vitória por 2 a 1, em Barueri.
Corinthians X São Paulo - copinha (Foto: Alex Silva / Estadão Conteudo)Corinthians bateu o São Paulo em Limeira (Foto: Alex Silva / Estadão Conteúdo)
O Corinthians abriu 2 a 0 no primeiro tempo (gols de Matheus Vargas e Léo Príncipe) em dois vacilos do São Paulo. O Tricolor foi amplamente superior em vários momentos do jogo, principalmente no início da etapa final. Mas levou um azar incrível, com várias bolas cruzando a pequena área, batendo na trave ou parando no goleiro Caíque França. O Timão, então, achou o terceiro gol e matou o jogo aos 26, com Gabriel Vasconcelos.
A nota triste da partida, além da briga entre torcidas, foi o entrevero entre Matheus Reis, do São Paulo, e Matheus Cassini, do Corinthians. Eles se estranharam ainda no primeiro tempo - o são-paulino acertou uma cusparada no corintiano, que revidou com uma cabeçada.
No fim do jogo, Cassini, que levou o terceiro amarelo e desfalcará a equipe alvinegra na decisão de domingo, disse que foi provocado pelos são-paulinos.
- Eles não vão gritar mais do que nós! Aqui é Corinthians! Muitos davam o São Paulo na final, mas tem de respeitar! Esta camisa vale ouro - disse ele.
O público pagante foi de 10.135 pessoas. Houve confusão entre uma torcida organizada do Corinthians e policiais militares antes do jogo. Ninguém foi preso.
O jogo
O medo de errar brecava o ímpeto ofensivo de são-paulinos e corintianos nos minutos iniciais e deixava o jogo truncado no meio-campo. Porém, aos poucos, as equipes foram se soltando um pouco mais e criando boas oportunidades.
Ao mesmo tempo em que a qualidade da partida melhorava, a violência também crescia em campo. Jogadas fortes e chegadas duras aconteceram dos dois lados, deixando o duelo tenso no Major Levy Sobrinho. Alheio a isso, o Timão partiu para cima do Tricolor e abriu o placar, aos 21 minutos, quando Maycon deu belo lançamento de três dedos e Matheus Vargas completou a jogada com uma batida precisa no canto esquerdo do goleiro Lucas Paes.
Melhor neste início de jogo, o time do Parque São Jorge abafava as investidas rivais e se mostrava mais perto do seu segundo gol do que o São Paulo do empate. Tal percepção acabou sendo confirmada dez minutos após a abertura do placar, quando Marciel cobrou rapidamente uma falta da intermediária, surpreendendo a defesa do São Paulo. Esperto, o lateral-direito Léo Príncipe esperou a saída da zaga e fez o 2 a 0.
Daí até o fim da etapa inicial, o lance que chamou mais a atenção foi a troca de cusparadas e cabeçadas entre Matheus Cassini, do Corinthians, e Matheus Reis, do São Paulo.
Comemoração do Corinthians contra o São Paulo (Foto: Luciano Claudino / Agência estado)Jogadores do Corinthians comemoram classificação contra o São Paulo (Foto: Luciano Claudino / Agência Estado)
O São Paulo voltou do intervalo com tudo e quase diminuiu o placar no seu primeiro ataque. João Paulo caiu pela direita e esperou a saída do goleiro Caíque França, mas a bola acabou acertando a trave direita. O lance não desanimou os tricolores, que criaram seguidas chances de gol, tomando conta da segunda etapa.
Apesar do amplo domínio, o Tricolor pecava nas finalizações e dava o contra-ataque para o Corinthians. O terceiro gol acabou vindo aos 26 minutos, com Gabriel Vasconcelos, aproveitando vacilo da defesa são-paulina. Foi oitavo gol dele na Copinha.
A partir daí, foi só administrar a vantagem.
Formações dos times:
São Paulo: Lucas Paes; Wellington Cabral, Hugo, Vitor Tormena e Matheus Reis; Gustavo Hebling, Lucas Fernandes e Leonardo Prado (David Neres); Luiz Araújo, Inácio (Felipe Herbert) João Paulo. Técnico. Técnico: Menta
Corinthians: Caíque França; Léo Príncipe, Pedro Henrique, Rafael Augusto, Arana, Marciel, Maycon, Matheus Vargas (PC) e Matheus Cassini (Marcinho); Gabriel Vasconcelos e Gustavo Tocantins (Yan). Técnico: Osmar Loss

Ao lado de Eduardo Paes, Romário faz visita e elogia o Parque Olímpico 2016

Aliado político do prefeito do Rio de Janeiro, senador confere andamento das obras do principal complexo dos Jogos e critica organização da Copa do Mundo: "Uma m..."

Por Rio de Janeiro
O deputado federal e senador eleito Romário visitou nesta quinta-feira as obras do Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016. A convite do prefeito Eduardo Paes, o ex-jogador, que toma posse no poder legislativo no dia 1º de fevereiro, conferiu o andamento da construção do principal complexo esportivo das Olimpíadas. Na caminhada, passou pelas Arenas Cariocas (local das disputas de judô, taekwondo, lutas, esgrima e basquete), pela arena de handebol, centro de tênis e estádio aquático. A cada parada, perguntava ao prefeito sobre a rotina e o andamento das obras. Durante o trajeto, despertou a atenção dos operários e atendeu ao pedido de foto de um deles. Ao término da visita, aprovou o que viu, elogiou a organização e fez críticas à Copa do Mundo, realizada no ano passado.
Prefeito Eduardo Paes e Romário no Parque Olímpico (Foto: Beth Santos/ divulgação)Ao lado do prefeito Eduardo Paes, Romário visita o Parque Olímpico dos Jogos de 2016 (Foto: Beth Santos/ divulgação)

- Para falar a verdade, a (organização da) Copa do Mundo foi uma m..., né. Essa é a verdade. O que a gente está vendo aqui é uma coisa totalmente diferente. Planejada, profissional e dentro da realidade do Brasil. A gente está no caminho certo, melhor impossível. O prefeito está de parabéns. Agora eu tive a oportunidade e a honra de ver com os meus próprios olhos e isso é uma coisa de alto nível. Fiquei bastante impressionado. Não foi só falado, porque eu já tenho essa experiência de Copa do Mundo. Tudo o que foi mostrado aqui, foi uma coisa muito profissional, capacitada e eu posso afirmar que a cidade vai fazer uma grande Olimpíada. E vai poder disputar com qualquer cidade do mundo para ser uma das melhores Olimpíadas da história - afirmou Romário, elogiando Eduardo Paes, seu aliado político.
Visita eduardo paes e romario ao parque olimpico rio 2016 (Foto: Danielle Rocha)Eduardo Paes explica os detalhes das obras do complexo esportivo (Foto: Danielle Rocha)
Questionado sobre o campo de golfe e as remoções, Romário disse acreditar na capacidade do prefeito e sua equipe para resolver os problemas. Ele se colocou à disposição para negociar recursos com o Governo Federal para a manutenção do centro olímpico de treinamento depois dos Jogos. A ideia dele é que a população também possa fazer uso da estrutura nos momentos em que o CT não esteja sendo usado pelos atletas de alto rendimento.
Prefeito Eduardo Paes e Romário no Parque Olímpico (Foto: Beth Santos/ divulgação)Eduardo Paes e Romário no Parque Olímpico (Foto: Beth Santos/ divulgação)
- Romário foi fundamental na Copa e apontou um monte de absurdos que aconteceram. Minhas opiniões são parecidas com as dele. Nosso esforço é mostrar que nas Olimpíadas você tem muito mais legado do que estádio. Tem muito mais recurso privado do que público. Como evento, a Copa foi um sucesso, mas como história não acho que foi. Vamos ter o centro olímpico de treinamento como legado esportivo e é importante a ação de Romário para criar um fundo, uma lei que garanta recurso para o esporte de alto rendimento e a sobrevivência desse espaço. E são coisas que têm  que ser decididas no primeiro semestre deste ano, não depois das Olimpíadas. Há uma ideia de universidade do esporte, enfim, temos que pensar nesse pós para ter um espaço de muita qualidade de fato - disse Paes.
O prefeito afirmou que as obras no Parque Olímpico estão dentro do prazo. No entanto, o velódromo continua merecendo atenção especial. Em dezembro, ele revelou que havia um atraso de três semanas, mas garante que a construção teve seu prazo ajustado.
Parque Olímpico Rio 2016 (Foto: Danielle Rocha)Parque Olímpico vai receber 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas (Foto: Danielle Rocha)

Patrocinador do Palmeiras festeja acerto com "clube sem escândalo"

Empresa admite que negociou com o São Paulo, mas preferiu acertar com o Verdão pelos próximos dois anos: "Estamos fazendo um gol hoje", disse Paulo Nobre

Por São Paulo
Palmeiras novo patrocinio (Foto: Felipe Zito)Paulo Nobre exibe a camisa com novo patrocínio
(Foto: Felipe Zito)
A diretoria do Palmeiras apresentou no início da tarde desta quinta-feira seu novo patrocinador. Em entrevista coletiva na Academia de Futebol, o presidente Paulo Nobre, acompanhado pelo dono da Crefisa, José Roberto Lamacchia, e pela presidente do grupo, Leila Pereira, anunciou o acordo do clube com a instituição financeira, válido pelas próximas duas temporadas.

No centro de treinamento, entre aplausos e comemorações de conselheiros presentes no local, todos festejaram o acerto.
Palmeirense fanático, Lamacchia afirmou ter realizado um sonho ao ver sua empresa estampar a marca no espaço mais nobre do uniforme alviverde.

Nos bastidores, outro motivo de empolgação pelo acerto com o novo patrocinador foi uma vitória sobre o São Paulo. O clube do Morumbi chegou a negociar com a Crefisa, mas empresa optou pelo projeto apresentado por Paulo Nobre.
(O Palmeiras) é um time de extrema credibilidade, paga em dia seus compromissos, não atrasa pagamento. Não tem escândalo envolvendo o Palmeiras.
Leila Pereira, presidente da Crefisa
 – O São Paulo fez proposta pra gente, sim. Mas o projeto do Palmeiras era muito melhor. O valor foi até maior (pago ao Verdão), mas o projeto é muito bom – disse Leila Pereira.

– A Crefisa é uma instituição sólida, de credibilidade, tenho orgulho de presidir. E optei por patrocinar o Palmeiras por isso também. Porque é um time de extrema credibilidade, paga em dia seus compromissos, não atrasa pagamento. Não tem escândalo envolvendo o Palmeiras. Há muita coisa em comum com a Crefisa. Estamos juntos por dois anos com possibilidade de ficar mais – explicou a presidente da instituição.
Evitando novas polêmicas, o presidente do Verdão desconversou quando questionado sobre uma nova vitória contra o desafeto Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo.

– Considero uma grande vitória do Palmeiras – disse Paulo Nobre.
– Eu era muito cobrado por não ter um patrocinador máster há quase dois anos. Não adianta ficar olhando para os outros e falarmos que somos os únicos, apesar de ser verdade. Mas o Palmeiras está fazendo um gol hoje. Não considero que estava em disputa com ninguém. Tínhamos de colocar um patrocinador à altura do Palmeiras, e hoje conseguimos – emendou o dirigente.
Palmeiras novo patrocinio (Foto: Felipe Zito)Representantes do novo patrocinador estiveram com Paulo Nobre na Academia de Futebol (Foto: Felipe Zito)
O presidente do Verdão ainda preferiu deixar essa história de "chapéu" para o torcedor:
– Esse lado chapéu ou não é um lado do torcedor. Desde que não tenha violência é uma brincadeira até sadia entre os torcedores. A maneira que eu encaro é que a Crefisa quis entrar no futebol, avaliou o projeto de alguns clubes e optou pelo Palmeiras – concluiu o mandatário.
Apesar de Nobre não revelar os valores do contrato, o clube deve embolsar cerca de R$ 23 milhões por temporada, acordo que é considerado no Palmeiras como o maior da história alviverde, em termos financeiros.
Com o acerto master definido, o Palmeiras agora trabalha para acertar com outros patrocinadores para os demais espaços do uniforme. No clube, há uma expectativa positiva para a concretização de novos acordos em breve.

Douglas Costa admite proposta do Chelsea e diz que quer sair: "Sonho"

Meia diz que vai conversar com dirigentes e que chegou hora de sair do Shakhtar

Por Porto Alegre
Douglas Costa, do Shakhtar, em Porto Alegre (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)Douglas Costa admitiu que sonha em ir para Chelsea (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Na mira do Chelsea segundo a imprensa inglesa, o meia Douglas Costa, do Shakhtar Donetsk, admitiu em Porto Alegre o interesse do clube londrino contratá-lo. Antes do treino de reconhecimento do Beira-Rio, ele e revelou que os ingleses já fizeram uma proposta aos ucranianos, inicialmente rechaçada.
O jogador reconheceu que tem vontade de atuar ao lado de Fàbregas, Drobga, Oscar e companhia e vai tentar sensibilizar os dirigentes e seu treinador para que a negociação ocorra.
Douglas Costa está em Porto Alegre para a disputa de um amistoso com o Inter, nesta sexta-feira, às 20h, no Beira-Rio. Nesta quinta-feira, o interesse do Blues no meia surgiu na imprensa inglesa. E foi confirmado pelo próprio jogador, em conversa rápida no hotel em que o clube está hospedado.
- Estou há cinco anos e acho que já chegou hora. É um sonho jogar no Chelsea, é uma chance única. Vou tentar negociar - disse Douglas Costa ao GloboEsporte.com.
A proposta inicial não agradou aos ucranianos e foi negada, de acordo com o próprio jogador. Douglas terá que falar com o técnico Lucescu e os dirigentes se quiser concretizar seu sonho.
Revelado pelo Grêmio, o meia de 24 anos chegou a estar na mira do próprio Chelsea e do Manchester United antes de sua transferência para o Shakhtar, em 2010. Douglas Costa participou dos dois últimos ami

Laudo confirma que PM suspeito de matar Ricardinho ingeriu álcool

Apesar de uma das versões do crime sustentar que policial estava usando drogas, nenhum entorpecente foi detectado no exame toxicológico do IGP, divulgado na quinta

Por Palhoça, SC
Instagram Jamie O´Brian Ricardo dos Santos (Foto: Reprodução/ Instagram)RIP: homenagens nas redes sociais para Ricardinho (Foto: Reprodução/ Instagram)
O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Florianópolis confirmou nesta quinta-feira que Luis Paulo Mota Brentano, o policial militar de 25 anos suspeito de atirar em Ricardo dos Santos, teria ingerido álcool na segunda-feira, dia do crime. O laudo toxicológico do órgão, no entanto, não detectou a presença de outras drogas. Ricardinho foi atingido por dois tiros, que perfuraram vários órgãos, e morreu na última terça-feira.
Em uma das versões do crime relatada para a Polícia Civil, o PM estaria consumindo drogas em frente à casa do surfista, o que teria causado o desentendimento entre os dois. A tese foi contestada pela defesa do suspeito, que alegou que o cliente não usa tóxicos

- Desde o início, ele se colocou à disposição da Justiça para fazer o exame toxicológico. Ele fez o exame e deixou o veículo dele na delegacia. Foi feito uma perícia em todo o veículo para verificar se foi encontrado algum resquício de droga - afirmou o advogado, Gilson Schelbauer, em entrevista ao G1.
Conforme o diretor-geral de IGP, Miguel Acir Colzane, caso o policial tivesse utilizado outras drogas, haveria vestígios na amostra de sangue coletada. Conforme o IGP, o sangue de Brentano foi coletado às 14h da segunda-feira. O crime aconteceu na frente da casa do atleta por volta das 8h30 do mesmo dia na Guarda do Embaú, em Palhoça, município da Grande Florianópolis.

- A cocaína fica por até três dias presente na corrente sanguínea. Foi constatado apenas alcoolemia no teste -  relatou.
Homenagem Ricardo dos Santos (Foto: Renan Koerich)Ricardinho foi homenageado na quarta, no Rio da Madre, na Guarda do Embaú (Foto: Renan Koerich)
De acordo com informações do IGP, o laudo toxicológico foi entregue na tarde desta quinta ao delegado Marcelo Arruda, responsável pela investigação. Com o laudo cadavérico enviado pelo Instituto Médico Legal (IML) ao delegado na quarta, Arruda deve dar os procedimento ao inquérito policial. Até as 16h30, o G1 não conseguiu contato com o investigador.
Inquérito policial
Segundo o laudo do IML, um dos projéteis atingiu o lado esquerdo do corpo de Ricardo dos Santos, o atravessou e saiu pelo lado direito, perfurando órgãos internos. O outro tiro acertou as costas, e a bala ficou alojada na vértebra lombar.
Com essas informações, segundo a polícia, a versão dada pelo soldado, de legítima defesa, pode ser descartada perante o inquérito. Apesar do laudo, o advogado do policial afirma que vai manter o argumento de legítima defesa, que, segundo ele, independe da posição em que os dois estavam.
Schelbauer alegou que o agente teria efetuado os disparos "simplesmente para assustar, e não para acertar [Ricardo dos Santos]". Segundo o advogado, após uma discussão, a vítima teria voltado com um facão para se defender. "Ele [o PM] já estava indo embora, e a vítima [Ricardinho] teria investido contra ele", argumenta.
Brentano foi preso em flagrante e levado, primeiramente, ao Batalhão da Polícia Militar de Florianópolis. Na noite de terça, ele foi transferido para o 8º Batalhão de Joinville. O agente está detido por tempo indeterminado. O irmão dele, menor de idade, que estava junto no carro, foi liberado e é considerado testemunha do caso.

O policial já respondeu a outros processos criminais – e foi absolvido em todos, segundo a PM. Ele será indiciado pela Polícia Civil por homicídio doloso qualificado. Em paralelo, o PM também responderá a um inquérito militar pelo mesmo crime.

Ricardo dos Santos abaixo-assinado (Foto: Reprodução/Avaaz)Ricardo dos Santos abaixo-assinado (Foto: Reprodução/Avaaz)
Petição
Até as 17h desta quinta-feira, mais de 29 mil pessoas haviam assinado uma petição online para pedir Justiça pelo caso de Ricardo dos Santos. O documento foi criado no dia da morte do surfista.
A estudante de direito Aline Adams Veiga, de 22 anos, é uma das pessoas envolvidas na divulgação da petição. Aline conta que cresceu com Ricardinho, como era conhecido entre os amigos.

- Nosso objetivo é que o maior número de pessoas assinem para que a petição seja entregue diretamente nas mãos do governador Raimundo Colombo. Queremos garantir que ele se envolva pessoalmente no caso, que o policial seja expulso da corporação e pague pelo crime que cometeu - disse.
Segundo a assessoria do governador Raimundo Colombo, é preciso que o inquérito militar e o inquérito policial sejam concluídos para que qualquer decisão seja tomada. O governo esclarece que, como qualquer pessoa suspeita de um crime, o PM precisará ser julgado pela Justiça. A expulsão da corporação militar pode ocorrer após o término do inquérito.
Carro dos suspeitos de atirarem contra o surfista Ricardo dos Santos (Foto: Renan Koerich)Carro dos suspeitos de atirarem contra o surfista Ricardo dos Santos (Foto: Renan Koerich)
Diferentes versões

O crime ocorreu na frente da casa do atleta, na Guarda do Embaú, após um desentendimento com o policial, que estava acompanhado do irmão, menor de idade. Segundo testemunhas, o policial estaria consumindo drogas no momento da discussão. A tese é contestada pelo advogado, que alega que o cliente não usa drogas.

- Desde o início, ele se colocou à disposição da Justiça para fazer o exame toxicológico. Ele fez o exame e deixou o veículo dele na delegacia. Foi feito uma perícia em todo o veículo para verificar se foi encontrado algum resquício de droga - alega.
Outra versão indica que Ricardinho havia pedido para que o suspeito retirasse o automóvel de cima de um cano na frente da casa do surfista. Ele e o avô iriam consertar a tubulação, que leva água para as famílias daquela área. Segundo moradores, o policial teria agido de forma agressiva ao responder o surfista, que retrucou, mas não houve uma discussão forte entre os dois.
Ainda conforme os relatos, quando todos achavam que o motorista estava saindo com o veículo, o policial sacou uma pistola e atirou duas vezes contra Ricardo. O atleta ainda tentou fugir, mas foi atingido por mais um tiro nas costas, conforme testemunhas e laudo. O delegado responsável pela investigação, Marcelo Arruda, informou que deve ser feita uma reconstituição dos fatos para confirmar o que realmente ocorreu.
O jovem passou por quatro cirurgias, três delas na segunda (19), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde de terça (20) no Hospital Regional de São José, também na Grande Florianópolis. O rapaz foi enterrado nesta quarta (21), em Paulo Lopes, cidade vizinha.
Ricardo dos Santos surfista enterro (Foto: Renan Koerich)Ricardo dos Santos é sepultado em Santa Catarina (Foto: Renan Koerich)
Velório e enterro

O corpo do surfista foi enterrado pouco depois das 12h desta quarta (21) no cemitério de Paulo Lopes. O velório começou às 23h de terça (20) no salão da Paróquia Santa Terezinha, na Guarda do Embaú, onde o atleta nasceu e morava. No local, foram colocadas várias fotos do catarinense surfando e pranchas que ele usava para praticar o esporte.
Jacqueline Silva, Mineirinho, Alejo Muniz, Renan Rocha e Luan Wood são alguns dos surfistas que estiveram presentes no adeus a Ricardinho. No local do sepultamento, parentes e amigos do atleta gritaram por justiça.
Por volta das 18h desta quarta, amigos, familiares e moradores do local onde Ricardinho morava fizeram uma homenagem ao rapaz, no Rio da Madre, que fica na frente da praia. Centenas de pessoas participaram do ato, que pediu justiça e contou com a presença de Paul Speaker, presidente da Liga Mundial de Surfe (World League Surf).
Doação
O Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, informou que as córneas de Ricardinho foram retiradas na tarde de terça e doadas. A direção da unidade de saúde esclareceu que, por não ter ocorrido morte encefálica, e sim parada cardíaca, demais tecidos e órgãos não puderam ser aproveitados para doação.

Tardelli é apresentado no Shandong e diz que não será "esquecido" pela CBF

Com garantia de "pessoa importante", atacante ex-Atlético assina por quatro anos, vestirá a camisa 9 e se torna o quarto jogador brasileiro no elenco da equipe chinesa

Por Rio de Janeiro
Apresentação Diego Tardelli Shandong (Foto: Fabio Lima)Apresentação de Diego Tardelli, no Shandong Luneng, da China: atacante vestirá a camisa 9 (Foto: Fabio Lima)
Diego Tardelli foi apresentado oficialmente como jogador do Shandong Luneng nesta quinta-feira. O jogador disse que a questão financeira falou mais alto e que teve a garantia da CBF de que a mudança para a China não vai atrapalhar seu futuro na seleção brasileira.
- Conversei com uma pessoa dentro da CBF, uma pessoa importante e isso me deixou mais tranquilo para uma saída para a China.
O atacante reconheceu que a proposta feita pelos chineses foi irrecusável e o ajudará a ter uma segurança financeira no futuro, o que ajudou a família a aceitar a mudança para a China.
- Resolvi com minha família, é uma proposta que dificilmente apareceria em uma outra oportunidade como essa. Assinamos um contrato de quatro anos. Eu quero ter, daqui a cinco, seis anos, uma condição financeira boa.
Tardelli fez uma declaração de amor ao Atlético-MG, clube pelo qual fez 110 gols em duas passagens. O centroavante garantiu que não vestirá outra camisa no Brasil e que pretende retornar ao Galo.
- Minha relação com o Atlético é muito próxima, com a torcida, o clube, os jogadores. O carinho que eles têm por mim é muito grande.  Não me vejo jogando em outro clube no Brasil que não seja o Atlético-MG. Espero voltar e encerrar minha careira. Tenho 30 anos, e com o Zé Roberto jogando até os cinquenta, dá para segurar por mais uns sete anos.
Apresentação Diego Tardelli Shandong (Foto: Fabio Lima)Ao lado do diretor de futebol, Tardelli concede coletiva como jogador do Shandong, da China (Foto: Fabio Lima)

O jogador foi apresentado pelo diretor de futebol Liu Lin. O dirigente disse que Diego estava no radar do clube há alguns meses e celebrou o fato de ter o camisa 9 da seleção brasileira em seu elenco.
- O Diego Tardelli é o número 9 da seleção brasileira, é um grande jogador. Acredito que ele vai ser muito importante em nosso caminho para ganhar mais títulos.
A vida na China? Tardelli reconheceu que não será fácil e que sentirá falta de muita coisa no Brasil.
- A comida, a nossa culinária sem dúvida é a melhor. Acho que a convivência com os amigos, a resenha, família... são essas coisas que fazem falta. A conversa e sair para jantar à noite com os amigos.

Central do Mercado: dia de despedida de Lucas Silva, Álvaro Pereira e Conca

Brasileiro acerta com Real Madrid, uruguaio troca São Paulo pelo Estudiantes, e argentino deixa Flu para voltar à China. Mena rescinde com Santos na Justiça

Por Rio de Janeiro
Alvaro Pereira se despede do São Paulo (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)A caminho da Argentina, o uruguaio Álvaro Pereira já se despediu dos companheiros e funcionários do São Paulo nesta quinta (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)
Hora de dar tchau a Lucas Silva, Álvaro Pereira e Conca. Numa quinta-feira de poucas contratações dos clubes brasileiros, as vendas da janela de transferências internacionais é que agitaram o mercado do país. O Cruzeiro segurou enquanto pôde, mas aceitou a proposta do Real Madrid, da Espanha, pelo volante de 21 anos. Os valores não foram revelados, mas segundo o GloboEsporte.com apurou será uma quantia menor do que a pedida inicial da Raposa, de 15 milhões de euros (R$ 45 milhões). De acordo com o jornal espanhol "Marca", o jogador assinará por seis anos e meio e será apresentado no Santiago Bernabéu já na próxima semana. No São Paulo, o lateral-esquerdo uruguaio já até se despediu dos companheiros de clube. Após fazer jogo duro, o Tricolor paulista liberou o ala para o Estudiantes, da Argentina, que vai ressarcir o clube do Morumbi, já que o defensor tinha contrato de empréstimo com a equipe até junho - ele ainda pertence ao Inter de Milão, da Itália. E o meia argentino do Fluminense, que vinha sendo cobiçado no país, vai voltar para a China para defender o Shanghai Dongya por dois anos. O Tricolor carioca, que vai dividir com a ex-patrocinadora Unimed os 3 milhões de euros (R$ 9,2 milhões) pela negociação, exigiu ainda uma cláusula de preferência em um possível retorno do atleta ao Brasil.
Entre os principais clubes do país, só o Santos foi às compras. O Peixe confirmou as contratações por empréstimo de Marquinhos Gabriel e Werley, que já estavam até treinando com os novos companheiros desde quarta-feira. O meia do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e o zagueiro do Grêmio assinaram contrato de um ano na Vila Belmiro. Em contrapartida, o time perdeu o chileno Mena. Na mira do Cruzeiro, o lateral rescindiu nesta quinta o seu contrato na Justiça por atrasos de salários. O jogador foi o primeiro a conseguir a liberação - mesmo caminho tentado por Aranha, Arouca e Leandro Damião. Quem também sofre pelo mesmo motivo é o Botafogo. O Alvinegro carioca ficou sem o goleiro Andrey, que se desligou da equipe e já acertou com o xará Botafogo-SP.
O dia também foi de negativas. O Coritiba descartou emprestar o goleiro Vanderlei e o zagueiro Leandro Almeida para o Santos e disse que a dupla só sai em definitivo do Couto Pereira. A Ponte Preta foi outra que não cedeu à nova investida do Vasco e manteve a posição de não liberar o volante Bruno Silva por empréstimo. Já o Danubiu, do Uruguai, preferiu negociar o meia Camilo Mayada, de 23 anos, com o River Plate, da Argentina, ao invés do Fluminense.
Novelas sem fim
Entre as novelas do futebol brasileiro, segue o imbróglio entre Guilherme e Atlético-MG. Com contrato até março, o atacante não aceitou o contrato por produtividade proposto pelo Galo, manteve a pedida alta e permanece com futuro indefinido. E na França, a contratação de Adriano pelo Le Havre pode melar. O negócio está condicionado à entrada do dinheiro prometido por Christophe Maillol, empresário francês que aspira há vários meses comprar o clube da Segunda Divisão do país. Porém, isso ainda não aconteceu, e ele voltou a pedir mais tempo não só ao jogador, mas também à diretoria, que fez um ultimato e não se mostra otimista.

Botafogo-SP bate o Palmeiras e vai à final da Copinha após 32 anos

Pantera derruba o Verdão na semifinal e chega à decisão do torneio pela segunda vez na história. Palmeiras encerra busca por título inédito da competição de base

Por Barueri, SP
Botafogo, Fluminense, Grêmio... e Palmeiras. O Botafogo-SP, que já havia derrubado três gigantes do futebol brasileiro, ampliou seu cartel na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira, ao bater o Verdão por 2 a 1 na Arena Barueri e avançar à final do torneio pela segunda vez em sua história.
O próximo adversário sairá do clássico entre São Paulo e Corinthians, que ocorre nesta noite, em Limeira. A única vez em que o Pantera disputou a decisão foi no ano de 1983, quando perdeu o título para o Atlético-MG.
Mesmo superado na posse de bola durante a maior parte do jogo, o Botafogo soube aproveitar as chances que teve e se valeu de erros defensivos do Palmeiras para resolver a partida a seu favor.
Talles, goleiro reserva, escalado no lugar do lesionado Otávio, teve grande atuação e foi fundamental para conter o poder defensivo alviverde – especialmente no segundo tempo, quando a pressão aumentou. 
Com 19 gols marcados nas seis partidas anteriores, o Palmeiras desta vez foi neutralizado. Gabriel Jesus, maior estrela do time, responsável pelo triunfo sobre o Vitória nas quartas de final, teve atuação discreta. Ele descontou no fim - e o Verdão tentou incendiar a partida com cinco minutos de acréscimo, mas já era tarde. O sonho do título inédito ficou pelo caminho. 
Botafogo-SP X Palmeiras - Copa São Paulo (Foto: Levi Bianco / Agência estado)Jogadores do Botafogo-SP comemoram a classificação sobre o Palmeiras (Foto: Levi Bianco / Agência estado)
O jogo 
Quando o árbitro apitou o início da partida, dezenas de torcedores do Palmeiras continuavam entrando na Arena Barueri. O ambiente dominado pelos alviverdes não intimidou o Botafogo. Rápido, o time do interior não se acanhou e apresentou seu cartão de visitas em um lance de bola parada: Lineker cobrou escanteio pela esquerda do ataque, e Mayc aproveitou vacilo da defesa adversária para cabecear no ângulo e fazer a festa dos torcedores de Ribeirão Preto, localizados atrás da trave oposta. 
Com Flamarion escalado no lugar de Juninho, vetado pelo departamento médico, o Palmeiras encontrou sérios problemas na criação. A bola pouco passava pelo meio-campo, e ficava restrita às laterais – especialmente a esquerda, com Guilherme. Com Gabriel Jesus bem marcado, o Verdão mantinha a vantagem na posse de bola, mas seguia esbarrando na falta de opções, diante de uma torcida ainda bastante animada.
Botafogo-S X Palmeiras - Gabriel Jesus (Foto: Agencia Estado)Gabriel Jesus, bem marcado, só conseguiu descontar já no fim do jogo (Foto: Agencia Estado)
Ciente das falhas na etapa inicial, o técnico Diogo Giacomini sacou Flamarion para a entrada de Lucas Taylor. Já Lucas Rocha saiu, dando lugar a Chistopher. O Palmeiras cresceu e teve duas chances claras de gol, justamente com os jogadores que haviam acabado de entrar, mas ambos mandaram para fora. E o Verdão pagou caro pelos próprios erros: em uma jogada rápida iniciada pelo goleiro Talles, o Botafogo precisou de poucos segundos para invadir a área adversária e, com um chute cruzado de William, ampliar a vantagem. 
O nervosismo tomou conta da partida, e o time de Ribeirão Preto apenas adotou a cautela administrou o resultado. O Palmeiras, dono de um dos melhores ataques da competição, acumulou finalizações longe do gol e descontou com Gabriel Jesus aos 44. Sem desistir, lutou até o fim, mas já era tarde.