quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Após ação contra o UFC, Cung Le anuncia aposentadoria como lutador

Aos 42 anos, vietnamita tem um cartel de nove vitórias e três derrotas no MMA e não pretende voltar a competir nem no kickboxing, onde iniciu sua carreira.

Por Las Vegas
Cung Le ufc (Foto: Divulgação/UFC)Cung Le vai se dedicar apenas à carreira de ator
de agora em diante (Foto: Divulgação/UFC)
Depois de entrar com uma ação conjunta milionária contra a Zuffa LLC, empresa detentora do UFC, alegando que a companhia mantém ilegalmente poder de monopólio no esporte, o vietnamita Cung Le anunciou nesta terça-feira que está se aposentando da carreira de lutador.
Aos 42 anos de idade, o atleta, que iniciou a sua carreira no kickboxing, tem um cartel de nove vitórias e três derrotas no MMA e foi campeão dos médios do extinto Strikeforce. Ele divulgou um comunicado ao site "MMA Junkie" anunciando que estava pendurando as luvas e que pretende seguir apenas na carreira de ator:
"Depois de alguns meses pensando e discutindo com a minha mulher e a minha família, nós chegamos à conclusão de que o nosso futuro inclui muitas coisas, mas que competir ativamente em artes marciais mistas não está nessa lista. Por isso, eu estou anunciando oficialmente a minha aposentadoria de competições ativas. Lutar é algo que nunca vai estar longe do meu coração e as artes marciais vão fazer parte da minha rotina diária, sempre. Eu aproveitei de verdade a carreira abençoada que tive, graças aos meus fãs e às pessoas que me ajudaram nessa jornada.
Quero agradecer pessoalmente a minha esposa, Suzanne, os meus três pequenos ninjas, a minha mãe, minha irmã e o resto da minha família pelo seu apoio, orações e inspiração. Gostaria de aproveitar para agradecer pessoalmente ao Scott Coker pela sua amizade de longa data e pelo apoio ao longo de minha carreira. Gary Ibarra, obrigado por sua tenacidade, Khoa Do, obrigado por tudo, Scott Sheeley, você sabe, Jane Estioko, obrigado por sua lealdade. Também quero agradecer todas as pessoas do meu passado e presente na USH, sou muito grato por cada round.
Gostaria de agradecer pela oportunidade dada pelo UFC, ao esporte das artes marciais mistas e, mais importante, aos fãs que amam esse esporte. Vocês nunca estarão longe do meu coração. Tem sido verdadeiramente uma honra e um privilégio poder entreter vocês" - escreveu.
Logo após o anúncio, o presidente do Ultimate, Dana White, e um dos donos da companhia, Lorenzo Fertitta, comentaram a aposentadoria do lutador em um comunicado divulgado no site oficial da empresa.
- Cung Le foi um grande embaixador do esporte para nós na Ásia e um dos mais empolgantes pesos-médios a pisar no octógono. Nós desejamos tudo de bom a ele em sua aposentadoria e em trabalhos futuros - disse Fertitta.
Já Dana White relembrou o trabalho de Le na primeira edição do TUF China.
- Cung Le foi maravilhoso e aceitaria qualquer luta. Ele é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do "The Ultimate Fighter" na China. Eu adorei trabalhar com ele e desejo tudo de bom no futuro.
A última luta de Cung Le foi em agosto de 2013, quando o vietnamita foi derrotado por Michael Bisping em Macau. Após o duelo, o atleta havia sido suspenso inicialmente por nove meses e, mais tarde, por um ano, por ter apresentado elevados níveis de hormônio do crescimento (GH) em seu exame antidoping pós-luta. Le, no entanto, contestou os resultados do teste realizado pelo UFC, que atuou como órgão regulatório no evento, já que na China não há comissão atlética. Em outubro, o Ultimate reconheceu que não obteve “resultados conclusivos de laboratório” para determinar que o excesso de GH teria sido causado por uso de drogas de melhoria de rendimento e rescindiu a suspensão do atleta. Em janeiro, o presidente do Ultimate, Dana White, afirmou que o episódio foi mal conduzido internamente pela própria organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário