sábado, 13 de agosto de 2011

Jovem amazona chama atenção pela beleza e é esperança de medalha no Pan

Luiza Tavares, 19 anos, conquistou ouro no hipismo dos Jogos Militares e aposta em seu cavalo para disputar Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Por SporTV.com São Paulo
A amazona Luiza Tavares, 19 anos, poderia estar facilmente desfilando pelas passarelas da moda. Mas seu rosto bonito e o empenho foram chamar a atenção em outra área – o do hipismo. Apaixonada por cavalos, a atleta herdou o gosto do esporte da família e já figura como esperança de medalha para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que começam em 14 de outubro (assista ao vídeo).
- Não consigo me ver sem o hipismo na minha vida – declarou ao "SporTV News".
Luiza monta desde os cinco anos de idade. Treina quatro vezes por dia, duas pela manhã e duas à tarde.
- Desde pequena eu tenho esse envolvimento com os cavalos. A família da minha mãe sempre criou cavalos mangalarga. Depois, meu pai começou a criar cavalos de treino, que é a raça do meu. O envolvimento foi crescendo e hoje estou aqui.
Luiza Tavares é promessa do hipismo (Foto: Reprodução SporTV)Luiza Tavares é promessa do hipismo
(Foto: Reprodução SporTV)
Nas Olimpíadas de Pequim, Luiza competiu como a mais jovem atleta do hipismo. Nos Jogos Militares, em julho, conquistou o ouro da prova individual e a prata com a equipe.
Um dos diferenciais de Luiza, segundo ela, é o relacionamento com seu cavalo.
- Estou há pouco tempo com ele, estou tentando criar esse conjunto. Ele é um cavalo que, apesar da altura e do porte que parece agressivo, é super bom.
A amazona conta que os animais recebem tratamento de um grupo de profissionais especializados.
- Eles têm fisioterapeuta, acunpunturista, nutricionista. São acompanhados por diversos médicos porque eles são os atletas de força no adestramento e no hipismo em geral.

Suíço se torna bicampeão da maior corrida de aventura do mundo

Christian Maurer percorre 864km em 11 dias e vence o X-Alps pela segunda vez seguida. Estreante, brasileiro Richard Pethigal termina em 16º lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Mônaco
Christian Maurer no X-Alps (Foto: Jörg Mitter/Red Bull Content Pool)Maurer sobrevoa Mônaco momentos antes da
vitória (Foto: Jörg Mitter/Red Bull Content Pool)
Ao todo foram 864km pelas montanhas dos Alpes, desde a largada em Salzburg, na Áustria, até o Mar Mediterrâneo, em Mônaco. Após 11 dias, quatro horas e 22 minutos, alternando montanhismo e voo livre, o suíço Christian Maurer venceu na última quinta-feira o X-Alps 2011, com 170km de vantagem sobre o segundo colocado, o romeno Toma Coconea. Com a vitória, Maurer se tornou bicampeão do evento, já que também ganhou no ano passado. Quarenta e oito horas depois, o brasileiro Richard Pethigal, que fez sua estreia na competição, terminou na 16ª posição.
- Eu e meu apoio aprendemos muito aqui e espero que possamos fazer melhor na próxima corrida - declarou Pethigal, que sofreu com uma penalidade de 24 horas por ultrapassar o limite de altura em seu primeiro vôo na disputa.
Richard Pethigal no X-Alps (Foto: Jörg Mitter/Red Bull Content Pool)Richard é seguido de perto pelo espanhol Oriol Fernandez na prova (Foto: Jörg Mitter/Red Bull Content Pool)

Eder Luis é ausência no treino do Vasco, mas enfrenta o Palmeiras

Atacante é liberado para resolver problemas particulares, e Juninho Pernambucano é poupado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Eder Luis foi desfalque no treino do Vasco na manhã deste sábado, em São Januário. O atacante foi liberado para resolver problemas particulares, mas está relacionado para se concentrar com a equipe e enfrentar o Palmeiras, domingo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Juninho Pernambucano entrou em campo para fazer o aquecimento e, em seguida, correu em volta no gramado. No entanto, não participou do rachão, mas está na lista de Ricardo Gomes para o jogo deste domingo.
O destaque do rachão foi Alecsandro, que marcou um golaço de meia-bicicleta. Também participaram da atividade Dedé e Diego Souza, que não enfrentam o Palmeiras por cumprirem suspensão automática. Em seguida, os jogadores trabalharam as finalizações.
Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alecsandro é o destaque do último treino antes do jogo com o Palmeiras (Foto: Gustavo Rotstein)

Botafogo leva susto, mas vira para cima do América-MG e dorme no G-4

Alvinegro toma dois gols com oito minutos de jogo, mas mostra força para buscar a vitória por 4 a 2 no Engenhão. Entrada de Alex muda rumo do jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Botafogo conseguiu na noite deste sábado uma virada maiúscula no Engenhão. Depois de levar dois gols no início do jogo contra o América-MG, o Glorioso conseguiu buscar a virada e venceu pelo placar de 4 a 2. Elkeson, Antônio Carlos e o atacante Alex (dois) fizeram os gols botafoguenses, com Alessandro e Rodriguinho anotando para os visitantes.
Com o resultado, o Botafogo assumiu, ainda que de forma provisória, a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, agora com 28 pontos. O time pode ser ultrapassado por Vasco ou Palmeiras, que têm 27 e se enfrentam neste domingo, no complemento da 16ª rodada. O América segue na última posição da tabela, com 11 pontos.
O próximo compromisso do Glorioso é nesta quarta-feira. O time visita o Internacional. O Coelho, por sua vez, recebe o São Paulo, na quinta-feira.
Mattos dá presente ao Coelho
Mal o jogo começou e o América ganhou um presente do Botafogo. Após arremesso lateral cobrado para dentro da área, Marcelo Mattos se enrolou ao tentar cortar e mandou contra a própria meta. Jefferson ainda fez milagre e espalmou a bola no travessão, mas a sobra ficou limpa para Alessandro, que só teve o trabalho para empurrar para a rede.
O gol deu tranquilidade ao Coelho e, de certa forma, afobou o Botafogo. Logo aos 3 minutos, Kempes entrou livre pela esquerda da defesa alvinegra e obrigou Jefferson a fazer grande defesa. Atabalhoado, o Bota, que entrou no jogo com escalação ofensiva (o meio tinha Renato, Elkeson e Maicosuel dando apoio aos atacantes Abreu e Herrera), tentou o ataque de forma desordenada nos primeiros minutos.
herrera botafogo x américa-mg (Foto: Fabio Castro/AGIF)Herrera, do Botafogo, é marcado de perto por William Rocha, do América-MG (Foto: Fabio Castro/AGIF)
Ainda aos 8 minutos, o América ampliou. Novamente deitando e rolando pela esquerda da defesa botafoguense (Cortês pouco atuou como lateral de fato), o Coelho fez 2 a 0 com Rodriguinho. O camisa 10 entrou tabelando com Kempes, saiu cara a cara com Jefferson e bateu rasteiro para estufar a rede.
Golaço de Elkeson
Daí até o intervalo, o que se viu foi o Botafogo atacando, sem muita organização, e o América ameaçando seriamente em contragolpes. Bem postado, num esquema de três zagueiros, o Coelho até que se segurou bem. Em dois lances de Loco Abreu, o goleiro Neneca apareceu bem para salvar. O uruguaio, por sinal, chegou a dar um susto ainda com 12 minutos, quando caiu com a mão na perna, dando a impressão de que não teria condições de continuar. Entretanto, após breve atendimento, Loco levantou e voltou a jogar normalmente. Sua atuação, porém, foi apagada.
O ímpeto do Botafogo acabou premiado aos 31. Elkeson soltou a bomba de fora da área e acertou a gaveta de Neneca. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar, um lindo gol. Antes do fim do primeiro tempo, houve tempo para uma última emoção: Amaral, em chute de fora da área, carimbou o travessão de Jefferson.
Alex incendeia a partida
Na volta para a etapa final, o Botafogo voltou a tomar a iniciativa, mas o América soube se segurar nos primeiros minutos. Aos 9, Herrera saiu para a entrada de Alex no time alvinegro. A torcida chegou a ensaiar uma vaia, mas o argentino apontou a garganta, mostrando que jogava debilitado. Os torcedores (10.290 pagantes, para uma renda de R$ 182.925,00) entenderam.
Alex, por sinal, incendiou a partida. Aos 16, ele esteve perto de marcar em linda jogada pela esquerda. Neneca, entretanto, salvou o América, mandando a escanteio. Na cobrança, Antônio Carlos, de cabeça, empatou a partida.
A partir daí, cresceu o Botafogo, e o Coelho se encolheu. Aos 27, Maicosuel, que correu muito, saiu para a entrada de Cidinho, atacante de 18 anos. Àquela altura, Givanildo Oliveira também já tinha mexido no América, trocando os atacantes Alessandro e Kempes por Fábio Junior e Netinho, sem grandes resultados.
Com um time leve em campo, o Botafogo chegou à virada aos 30. Alex fez grande jogada pela direita e soltou a bomba para fazer 3 a 2. Pouco depois, Cidinho caiu na área e a arbitragem marcou pênalti. Alex se encarregou de bater e assegurou a virada alvinegra. Festa no Engenhão.
Dragão não dá bola para Neymar e afunda o Peixe no Serra Dourada
Santos joga mal e perde para o Atlético-GO, que o ultrapassa na classificação. Estrelas santistas tiveram atuação discreta
A CRÔNICA
por Adilson Barros
Neymar, Ganso? Que nada. O Atlético-GO não deu a menor bola para as estrelas santistas neste sábado, no Serra Dourada, em Goiânia. Comandado por Anselmo, que infernizou a defesa alvinegra no segundo tempo, o Dragão venceu por 2 a 0 e saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão. Vai dormir na 14ª posição. Já o Santos segue como o pior visitante da competição. Tem apenas um ponto dos 24 que disputou longe de seus domínios. O Peixe tem 15 pontos e, por enquanto, está em 15º. Campanha incompatível com um elenco repleto de estrelas e campeão da Libertadores, mas que não consegue se acertar no Brasileiro.
O jogo foi fraco, com um primeiro tempo abaixo da crítica. Tão ruim que contaminou até Neymar: ele chegou a se atrapalhar com a bola em pelo menos dois lances, coisa rara. Num deles, tentou uma arrancada pela esquerda e acabou saindo pela lateral.
O Atlético-GO passou a maior parte do tempo se defendendo e tentando surpreender em algum contra-ataque. Acontece que o Dragão carece de qualidade em seu meio de campo. Seus jogadores erraram passes simples. Com isso, não conseguiu dar sequência às jogadas. O goleiro santista Rafael não fez nenhuma defesa importante.
O Santos tinha a bola, campo para jogar, trocava passes, mas não aprofundava as jogadas. Pará, pela direita, e Léo, pela esquerda, não apareceram, e a equipe acabou insistindo demais nas jogadas pelo meio, sem sucesso. Neymar, mesmo bem marcado (sofreu quatro faltas no primeiro tempo), teve a única chance clara do primeiro tempo, quando se aproveitou de um erro na saída do goleiro Márcio e tentou encobri-lo. A zaga cortou em cima da linha.
neymar santos x atlético-go (Foto: Agência Estado)Neymar teve atuação discreta contra o Atlético-GO no Serra Dourada (Foto: Agência Estado)
A etapa inicial teve um lance polêmico. Neymar ganhou a jogada pela esquerda, arrancou e foi derrubado por Adriano, aparentemente sem querer, na área. O árbitro Sandro Meira Ricci ignorou a penalidade e ainda mostrou o cartão amarelo para o craque santista por simulação. Ricci está processando o jogador porque, durante o Brasileirão do ano passado, num jogo do Peixe contra o Vitória, no Barradão, Neymar, que estava suspenso e assistia ao jogo de casa, teria chamado o juiz de “ladrão” no Twitter. Depois, o jogador disse que sua conta no microblog havia sido invadida e que não ofensa não tinha sido feita por ele. Ao fim da partida deste sábado, Neymar ironizou Ricci e afirmou que o mérito pela vitória do time goiano era dele.
Dragão marca na etapa final
O jogo foi mais franco no segundo tempo, com as duas equipes buscando mais o gol. O crescimento do Atlético-GO foi acentuado. O Dragão passou a acertar os passes e colocou por terra a marcação santista. O goleiro Rafael começou a ser exigido, fazendo defesas importantes. Agora, quem se retraía para tentar o contra-ataque era o Santos. A estratégia quase deu certo, mas Diogo e Neymar erraram o alvo no complemento das jogadas.
O castigo veio rápido. Aos 24 minutos, Anselmo se aproveitou de cochilo da zaga, recebeu a bola no meio da área e tocou na saída de Rafael. O Peixe se desesperou. Tentou abafar, mas deu enormes espaços no para o Dragão responder, sempre pela esquerda, aproveitando-se das falhas do lateral-direito Pará. O segundo gol da equipe goiana não tardou. Aos 34, nova pane da defesa alvinegra. Anselmo cruzou da esquerda e Diogo Campos, sozinho dentro da área, só empurrou para o gol.
O Santos tentou responder rápido, mas confundia velocidade com correria. Errava passes e virava presa fácil para a marcação adversária. Com a desvantagem, o Santos foi para o abafa, acertou duas bolas na trave, mas o Dragão também ameaçou e a três minutos do fim, só não fez o terceiro, com Anselmo novamente, porque Rafael operou um pequeno milagre no Serra Dourada. Coube ao time da casa controlar o ímpeto alvinegro e esperar o tempo passar até o apito final.
 
Gol salvador de Rivaldo dá empate ao São Paulo contra o Atlético-PR
Pentacampeão balança as redes aos 45 minutos do segundo tempo, evita derrota no Morumbi, mas não as vaias dos torcedores ao final da partida
 
A CRÔNICA
por Leandro Canônico
O São Paulo não escapou das vaias da torcida no final da partida, mas Rivaldo salvou o Tricolor de uma cobrança ainda maior. Na noite deste sábado, no Morumbi, o camisa 10 fez o gol salvador no empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, aos 45 minutos da segunda etapa. Justamente quando a torcida pressionava, com gritos de "raça, raça" e "vamos jogar bola, ô, ô, ô".
O gol de empate no final foi apenas um pequeno alívio, já que o Tricolor perdeu uma grande oportunidade de assumir, mesmo que provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro. Se tivesse conseguido o triunfo, o clube paulista ficaria na ponta e pressionaria Corinthians e Flamengo. Com o empate, segue em terceiro, com 32.
Já o Atlético-PR, que foi mais eficiente e objetivo com os gols de Fransérgio e Edigar, continua em situação dramática na zona de rebaixamento. Com 13 pontos, a equipe do técnico Renato Gaúcho aparece na 18ª colocação. O momento é tão ruim que mesmo a vitória não livraria o Furacão da área de risco.
O São Paulo volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira, às 21h, contra o América-MG, em Sete Lagoas, Minas Gerais. Já o Atlético-PR joga na quarta-feira, às 19h30m, com o Cruzeiro, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Ação e reação
ilsinho são paulo x atlético-pr (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)Ilsinho fez um golaço no primeiro tempo do jogo
(Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)
Com Rivaldo no banco e Ilsinho no time titular, o São Paulo tomou a iniciativa e dominou os primeiros minutos da partida. Dominou, no entanto, sem levar perigo ao gol do Atlético-PR. Quando teve uma chance, aos sete minutos, Lucas recebeu na direita da grande área e acertou a rede pelo lado de fora.
Sem muita criatividade e sofrendo para furar a retranca do Furacão, o Tricolor passou a errar passes bobos. E num contra-ataque, aos 20 minutos, os visitantes tiveram uma boa chance na bola parada. Foram eficientes. Aos 21, após a cobrança de Edilson, Fransérgio apareceu para desviar de cabeça e abrir o marcador.
Pouco antes do gol do Furacão, a torcida do clube rubro-negro protagonizou uma cena lamentável no espaço destinado a ela no  Morumbi. Duas torcidas organizadas se desentenderam e a Polícia Militar teve de intervir para conter a confusão. Depois, as duas assistiram ao jogo separadas e protegidas por policiais.
O gol do Atlético-PR poderia ter abalado o São Paulo, que estava melhor em campo. Mas a reação foi tão rápida que não deu tempo para lamentações. Aos 24 minutos, Ilsinho, que está a seis dias do término do contrato, acertou um belo chute de fora da área e empatou o jogo. Ele chegou a gingar na frente do zagueiro.
Com tudo igual no placar novamente, as duas equipes passaram a se arriscar mais e as chances apareceram. Do lado do Tricolor, Ilsinho perdeu um gol incrível da pequena área, aos 40 minutos. Aos 45, pelo Atlético-PR, foi a vez de Morro Garcia desperdiçar uma ótima oportunidade. Também da pequena área.
Furacão sopra no Morumbi
lucas são paulo x atlético-pr (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)Lucas, aniversariante do dia, teve atuação apagada
(Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)
Nada de mudanças para o segundo tempo. Adilson Batista e Renato Gaúcho mantiveram as duas equipes da mesma maneira. E assim como na primeira etapa, o São Paulo tomou a iniciativa e foi para cima do Furacão, bem fechado na defesa. Só que o Tricolor sentia a falta de inspiração do garoto Lucas.
Aniversariante do dia, o garoto de 19 anos, que esteve com a Seleção Brasileira na Alemanha no meio de semana, pouco aparecia para as jogadas. Melhor para o Atlético-PR, explorador de contra-ataques. Aos oito minutos, Madson só não marcou porque Zé Vitor deu um carrinho salvador e cortou o chute.
Com a dificuldade das duas equipes de chegarem à área, os arremates de longa distância foram uma saída. Mas não deu certo para nenhum dos lados. Os dois treinadores, então, resolveram mudar. No Furacão, Edigar entrou no lugar de Morro Garcia. E no Tricolor, Rivaldo ficou com a vaga de Ilsinho, aplaudido na saída.
A entrada de Rivaldo fez bem ao São Paulo. A armação das jogadas ficou mais fácil. E aos 31 minutos, só a trave parou Dagoberto após passe do pentacampeão. Mas a resposta do Atlético-PR, um minuto depois, foi mais eficiente. Edigar, aquele que entrou na vaga de Morro Garcia, fez o segundo gol do Furacão.
O São Paulo, porém, não desistiu. E se apoiou na boa atuação de Rivaldo. Foi do pentacampeão o gol salvador da noite. Aos 45 minutos, após cruzamento de Cícero, o meia desviou de joelho e comemorou efusivamente, ajoelhando-se no gramado. Uma resposta aos torcedores que pediram raça e empenho após o segundo gol do Atlético-PR. A reação, no entanto, parou por aí.
Novos ares dão sorte ao Cruzeiro, que goleia Avaí em Uberlândia: 5 a 0
Resultado elástico da Raposa foi ajudado pela fragilidade do time de Santa Catarina, que atuou boa parte do jogo com um jogador a menos
A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
A mudança para o Parque do Sabiá, em Uberlândia, surtiu efeito, e o Cruzeiro voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de quatro derrotas consecutivas, a Raposa goleou o Avaí, por 5 a 0, e voltou a respirar na competição. Apesar do placar elástico, o Cruzeiro não demonstrou o mesmo futebol vistoso das goleadas na primeira fase da Libertadores desse ano. A equipe de Joel Santana demonstrou agressividade, mas o resultado foi ajudado pela fragilidade do Avaí, que teve Welton Felipe expulso aos 43 minutos do primeiro tempo. Na próxima rodada, o Cruzeiro, que chegou aos 21 pontos (é o 10º colocado) vai a Curitiba encarar o Atlético-PR, na quarta-feira, às 19h30m (de Brasília). Já o Avaí, 19º colocado, com 13 pontos, recebe o Vasco, nos mesmos dia e horário.
Quem achou que o jogo seria morno, por conta das campanhas das duas equipes e pela baixa presença do público, se surpreendeu. Dois lances esquentaram a partida logo nos primeiros minutos. O atacante cruzeirense Anselmo Ramon chegou a driblar o goleiro Felipe e chutou para fora. Na sequência, resposta do Avaí com belo voleio de Rafael Coelho, carimbando a trave.

O técnico Alexandre Gallo optou pela cautela e postou o Avaí no esquema 3-6-1, com apenas Rafael Coelho no ataque. Se no papel a postura demonstrava retranca, o que se viu em campo foi o time catarinense criando chances, já que a Raposa cedia muitos espaços.

O tormento do Cruzeiro terminou aos 27 minutos, quando Fabrício recebeu de Roger pela direita e tocou cruzado para o gol. A bola entrou lentamente, sem chances para Felipe. Festa no Parque do Sabiá.
E não demorou muito para o Cruzeiro dominar a partida. Anselmo Ramon ampliou depois de boa jogada de Roger ao lançar Vítor, que cruzou para o atacante cruzeirense dividir com o zagueiro e balançar as redes.

A noite deveria ser de Wellington Paulista, que retornou ao Cruzeiro após um empréstimo de quatro meses ao Palmeiras. E se não teve grandes chances, pelo menos o camisa 9 contribuiu para o terceiro gol, ao roubar a bola de Welton Felipe e ser derrubado na área. Pênalti que Montillo converteu - sexto gol dele no Brasileirão.

E o argentino poderia ter aumentado seu rendimento na artilharia. Vitor também foi derrubado na área e o árbitro Péricles Bassols, em cima do lance, marcou a penalidade. Mas dessa vez, o goleiro Felipe fez boa defesa no canto esquerdo.
 Mais dois

Com o placar construído na primeira etapa, o Cruzeiro diminuiu o ritmo. Com isso, o jogo perdeu consideravelmente em emoção. O Avaí, com um jogador a menos, não tinha força ofensiva. O goleiro Fábio se tornou um mero espectador em campo.
 
Para ter uma ideia do Avaí no ataque, o volante Acleisson protagonizou uma das piores cobranças de escanteio já vistas, ao mandar a bola na arquibancada atrás do gol. Aos 29 minutos, Wellington Paulista foi substituído por Ortigoza e saiu de campo aplaudido. Ele poderia ter deixado sua marca quando pediu para cobrar o primeiro pênalti. Segundo Wellington, o gol seria uma homenagem para a filha Isabelle, aniversariante do dia. O atacante Thiago Ribeiro, que entrou no lugar de Roger, voltou bem à equipe. Depois de seis rodadas fora por conta de uma tendinite na perna esquerda, ele teve tempo de fazer o quarto. Quando pensava-se que a fatura estava liquidada, Ortigoza fechou a partida com um belo gol de canhota, após um corte seco em cima do zagueiro.
 
 

Lusa vence ‘rugido’ e superstição do Sport e mantém invencibilidade

Com gols de Marco Antônio, Edno e Henrique, Portuguesa cala maior público da Série B e segue na liderança, sem perder há sete rodadas

Por Mariana Kneipp Direto de Recife, PE
A Portuguesa entrou em campo sob vaias e um rugido de leão que saiu dos alto-falantes para tremer a Ilha do Retiro. O clima para o Sport era de guerra, e o locutor no estádio incentivava: “Guerreiros, lutem”. Não seria um jogo fácil para o líder da Série B. Mas a Lusa conseguiu administrar a pressão e segurou o grito dos rubro-negros no estádio. A vitória por 3 x 2 manteve o time paulista em primeiro lugar na tabela, com 36 pontos, e a invencibilidade de sete rodadas. O jogo teve o recorde de público na Série B neste ano: 22.043 pessoas viram a partida na Ilha do Retiro. A marca anterior era 21.754, para Goiás x Paraná.
Com 23 pontos, o Sport caiu para o sétimo lugar, perdendo posição para ASA e Vitória. O Leão volta a jogar na terça-feira, quando vai a Americana (SP) para enfrentar o time da casa, às 21h50m, no Décio Vitta. Já a Lusa receberá o Vila Nova, no mesmo dia, às 19h30m, no Canindé.
Antes do jogo, os torcedores rubro-negros contaram com a superstição. A voz que ecoava na Ilha dizia: “Hoje é dia 13, e Sport na Série A tem 13 letras”. Para um jogo difícil, valia tudo para dar confiança ao time. E os jogadores entraram no clima.
A pressão do Leão surpreendeu a Lusa no início do jogo. Mesmo com a zaga assustando e deixando Ananias na frente de Magrão, que salvou os donos da casa com boa defesa.
Depois do primeiro lance de perigo da Lusa, Magrão pôde descansar. O jogo ficou apenas de um lado. A Lusa jogava no contragolpe, e dava espaço para o ataque rubro-negro. Teve Paulista driblando o goleiro e parando no corte da zaga, Júnior Viçosa cabeceando para bela defesa de Weverton, Marcelinho Paraíba querendo imitar o gol-surpresa que fez contra o Náutico com um cruzamento que foi em direção à meta e até mesmo tentativa de gol olímpico na cobrança de escanteio pela direita do camisa 10.
O melhor ataque do campeonato, com 35 gols até então, estava apagado. A Portuguesa abusou dos contra-ataques e esqueceu de pressionar como líder. Em casa, o Sport tomou conta do jogo, mas ofereceu um festival de gols perdidos.
portuguesa x sport recife (Foto: Agência Estado)Júnior Viçosa, do Sport, disputa a bola com Mateus, da Portuguesa, na Ilha do Retiro (Foto: Agência Estado)
Contra-ataque da Lusa dá resultado
No retorno ao segundo tempo, porém, o ataque da Lusa acordou. Ananias acelerou no contragolpe e Edno tentou um voleio. Em vão. A bola passou muito longe da meta de Magrão. Em resposta, Willians, que entrou no lugar de Paulista, fez fila na zaga paulista e passou para Marcelinho Paraíba, que parou na defesa de Weverton. A torcida pediu Bruno Mineiro.
Do banco, Mazola ouviu, mas não tirou os olhos do campo. Thiaguinho derrubou Ananias no lado esquerdo da entrada da grande área. Na cobrança de falta, Marco Antônio colocou a bola no ângulo direito de Magrão e abriu o placar para a Lusa. Silêncio na Ilha do Retiro aos 12 do segundo tempo.
Gol de Willians acorda o Leão
Mazola, então, atendeu ao pedido dos rubro-negros e chamou Bruno Mineiro para o lugar de Diego Torres. O Sport continuou pressionando, mas, dessa vez, a zaga lusa fechou o caminho. E, aos 24, Edno acelerou pela esquerda para deixar todo mundo para trás. Parou na defesa de Magrão, mas, sozinho, Ananias ficou com a bola e só tocou para as redes.
O segundo gol da Portuguesa entristeceu a Ilha do Retiro. Até a chuva, que caiu durante o dia e tinha parado no início do jogo, fez com que os guarda-chuvas voltassem às arquibancadas. Mazola tirou Marcelinho Paraíba e colocou Maylson. Jorginho respondeu com Ferdinando no lugar de Renato.
O Sport não se rendeu. Após cobrança de escanteio, Bruno Mineiro cabeceou e Willians mandou para as redes aos 27. O clima de guerra voltou à Ilha do Retiro. Os gritos, as palmas. O Leão acordou de novo. Bruno Mineiro tentou duas vezes o empate. Não deu.
Do outro lado, em mais um contra-ataque, Ananias caiu na área, derrubado por Hamilton. Pênalti para a Lusa. Os torcedores rubro-negros gritaram que Magrão é o melhor goleiro do Brasil. Edno ignorou a torcida adversária e mandou direto no canto direito para marcar o terceiro gol dos visitantes.
Aos 46, Bruno Mineiro acelerou e chutou cruzado. Weverton defendeu, mas Maylson mandou a bola para a redes para marcar o segundo gol do Sport.Mas não dava tempo para a reação do Leão. Edno levou o décimo-primeiro cartão amarelo do jogo, e o árbitro deu o apito final que fez o silêncio voltar à Ilha do Retiro.

Dirigente do Inter detona Andrezinho: 'Insubordinação inaceitável'

Com proposta do Fluminense, meia pediu para não jogar nesta rodada. Vice de futebol Luís Anápio Gomes diz que não vai tolerar a postura do jogador

Por ClicRBS Porto Alegre
Andrezinho no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Andrezinho em treino do Internacional
(Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
Foi com surpresa e uma ponta de indignação que o Inter recebeu o pedido de dispensa do meia Andrezinho na manhã deste sábado. O meia tem uma proposta do Fluminense e, apesar de ter treinado normalmente, pediu para ficar fora do jogo contra o Bahia, neste domingo, em Salvador.
Segundo o vice de futebol, Luís Anápio Gomes, a atitude do jogador "é inaceitável e não será tolerada".
- Recebemos esse pedido com muita surpresa. Consideramos uma insubordinação inaceitável e não vamos aceitar isso de jeito nenhum - disse.
Mostrando insatisfação com a atitude do jogador, Anápio deixou claro que o Inter não abrirá mão de Andrezinho por empréstimo.
- Não vamos premiar a insubordinação. Não vamos ceder o Andrezinho. Se quiserem o jogador, vão ter que nos pagar o valor adequado. Não vamos reforçar nenhum adversário - disse Anápio, sem citar o Fluminense, que não se manifestou de maneira oficial.
Por fim, Anápio admitiu que o clima para a permanência de Andrezinho no Beira-Rio fica prejudicado:
- Com certeza a permanência dele se complica. Mas ele não vai sair de graça.
Fernandão lamenta decisão do jogador
O diretor técnico do Inter, Fernandão, lamentou o comunicado feito por Andrezinho três horas antes da viagem do time a Salvador, onde neste domingo o Colorado encara o Bahia pela 16ª rodada do Brasileirão, às 18h30min.
- Joguei com ele, treinei com ele, mas não posso aceitar que um jogador, três horas antes, diga que não tem cabeça para jogar. A gente não libera para nenhuma equipe brasileira. É uma decisão do presidente. O jogador tem que ter prazer de estar aqui dentro. Quando vence, vence todo mundo, vence até o roupeiro. Tem que ter prazer. O André é importante e vamos tentar contornar a situação. É um pouco de cabeça quente. É um ato que não pode ter. Não vou aceitar isso de maneira nenhuma. O Internacional é maior do que todos nós - disse à Rádio Bandeirantes.
Apesar de ter causado insatisfação na direção colorada, Andrezinho está fora da viagem a Salvador. O jogador não enfrenta o Bahia, às 18h30m deste domingo.

Contrato de amistoso da seleção é alvo de investigação policial

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro.
Jogo marcou a reinauguração do estádio Bezerrão, em Brasília.

Do G1, com informações do Jornal Nacional
A polícia do Distrito Federal investiga fraude na contratação da empresa que promoveu um amistoso entre a seleção brasileira e Portugal, em novembro de 2008. Policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão, neste sábado (13), no Rio de Janeiro.
O jogo terminou com a vitória do Brasil por seis a dois. O amistoso marcou a reinauguração do estádio Bezerrão, no Gama, na Região Metropolitana de Brasília.
A festa, organizada pela empresa Ailanto Marketing, com sede no Rio de Janeiro, custou R$ 9 milhões ao governo do Distrito Federal.
Segundo as investigações, a empresa, de propriedade de Vanessa Almeida Precht e de Alexandre Russel Feliu, iniciou suas atividades pouco mais de um mês antes da realização do amistoso. A polícia diz que a Ailanto Marketing não possuía sequer telefone fixo, e tinha um capital social de apenas R$ 800.
Busca e apreensão
Uma equipe formada por 12 policiais civis do Distrito Federal foram ao Rio de Janeiro para cumprir mandados de busca e apreensão na sede da empresa, no Leblon, na Zona Sul da cidade. A polícia de Brasília afirma que para negociar com o governo do Distrito Federal, a Ailanto obteve do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a cessão de direitos sobre o jogo.
Segundo a investigação, o então governador José Roberto Arruda, ao assinar contrato com a empresa, juntamente com o então secretário de Esportes, Aguinaldo Silva de Oliveira, ignorou a decisão da procuradoria do Distrito Federal, que considerou imprestáveis os motivos que justificavam o valor do espetáculo.
Em fevereiro do ano passado, José Roberto Arruda foi preso sob acusação de tentativa de suborno no escândalo conhecido como “mensalão do DEM de Brasília”. O mandato dele foi cassado em março do mesmo ano pelo TRE por infidelidade partidária.
Rombo ultrapassou R$ 9 milhões, diz políciaA polícia afirma que o rombo nos cofres públicos do Distrito Federal ultrapassou os R$ 9 milhões, uma vez que as despesas com o jogo, que eram de responsabilidade da empresa Ailanto Marketing, foram pagas pela Federação Brasiliense de Futebol, à época presidida por Fábio Simão, que também foi chefe de gabinete do ex-governador Arruda.
O advogado do ex-governador José Roberto Arruda, Edson Smaniotto, disse que há exceções que permitem aos governos fazer contratos sem licitação. Para o advogado, por exemplo, não há como fazer licitação quando se trata de seleção brasileira.
Fábio Simão disse que em nenhum momento os R$ 9 milhões referentes à promoção da partida passaram pela Federação Brasiliense de Futebol.
O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, informou que os jogos da seleção brasileira são vendidos a uma empresa da Arábia Saudita, que detém os direitos de negociação, contratação e produção dos eventos. Segundo o assessor da CBF, deveria ter sido esta empresa a vendedora dos direitos à Ailanto Marketing. Portanto, diz o assessor, a CBF não tem relação com as irregularidades.
Os donos da Ailanto e Aguinaldo de Jesus, ex-secretário de Esportes do Distrito Federal, não foram encontrados para falar do caso.

Veja o site do Jornal Nacional
Em Florianópolis, jogadores do Fla recebem carinho e apoio
Torcedores catarinenses foram ao hotel do time e assistiram ao treino da tarde deste sábado, na Ressacada

Por Richard Souza Direto de Florianópolis
imprimir

Não falta companhia ao Flamengo em Florianópolis. Na porta do hotel que serve de concentração para o grupo e durante o treino na Ressacada, na tarde deste sábado, os jogadores receberam carinho e apoio dos catarinenses.
hotel flamengo florianópolis ronaldinho gaúcho (Foto: Alexandre Vidal / Divulgação)Ronaldinho, sempre o mais assediado, deixa o hotel em Floripa cercado por fãs (Foto: Alexandre Vidal / Divulgação)

Neste domingo, o vice-líder do Brasileirão enfrenta o Figueirense, no Orlando Scarpell, às 16h (de Brasília). Os dois mil ingressos destinados aos rubro-negros foram vendidos na última segunda-feira. A torcida do Figueira respondeu e esgotou os bilhetes na quinta. O clima de casa cheia empolga.

- O Flamengo sempre atrai muitos torcedores por onde passa. Sempre que estive aqui vi muitos flamenguistas. É neste clima que o time gosta de jogar. A torcida do Figueirense vai comparecer em grande número, mas a do Flamengo também. Os torcedores vão nos apoiar e faremos de tudo para sair coma a vitória – disse o lateral-direito Léo Moura, único a conceder entrevista após o rachão.

O Fla tem 33 pontos, a mesma pontuação do Corinthians. O Timão leva vantagem no número de vitórias (10 a 9). O Figueirense tem 22 e está em oitavo. A TV Globo transmite para toda a rede, exceto os estados de RS, PR, SP, MG, GO, TO, CE e DF e a região de Florianópolis. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Após bate-boca, Carlos Alberto e Jobson fazem as pazes no Fazendão

Bahia divulga imagem dos jogadores em clima de paz e amor, no centro de treinamentos do clube

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
Águas passadas não movem moinhos, já diz o ditado. Após a discussão da última quinta-feira protagonizada pelo meia Carlos Alberto e pelo atacante Jobson após um treino do Bahia, parece que o clima esfriou no Fazendão. Pelo menos é o que mostra uma imagem divulgada pelo clube na tarde deste sábado. Sorridentes, os jogadores aparecem juntos, transparecendo tranquilidade. Ao menos pela foto, parece que a terapia do professor René Simões para equalizar as personalidades fortes do elenco tricolor surtiu efeito.
carlos alberto e jobson em treino do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Site Oficial)Pelo menos na foto, Carlos Alberto e Jobson deixam discussão para trás (Foto: Felipe Oliveira/Site Oficial)

Perseguição sadia: Flu chega ao RS,
e Fred é assediado por torcedores

Solícito, atacante, que retorna ao time após polêmica com torcida organizada, aceita todos os pedidos para foto. Martinuccio é novidade na delegação

Por Cahê Mota Porto Alegre
Dessa vez, a perseguição foi bem-vinda. De volta ao Fluminense após duas partidas afastado por falta de condições psicológicas após problema com torcedores, Fred foi “vítima” de uma caça implacável de tricolores na chegada a Porto Alegre, onde enfrenta o Grêmio, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Olímpico, pela 16ª rodada do Brasileirão. A busca pelo atacante, porém, não era para cobranças. Pelo contrário, o objetivo era singelo: fotos e autógrafos.
fred desembarque fluminense (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Fred é assediado por torcedor do Inter no desembarque do Fluminense (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Com a mala carregada por um segurança, Fred surgiu no saguão de desembarque do Aeroporto Salgado Filho no início da noite. De fone no ouvido, ele deu poucos passos até ser assediado por cerca de 15 torcedores presentes no local. Solícito, posou para fotos com todos, o que, inclusive, o fez ser o penúltimo a entrar no ônibus que levou a delegação para a concentração. Em determinado momento, o camisa 9 chegou até mesmo a descer do veículo para atender um torcedor colorado que fez um pedido:
- Mete gol neles (Grêmio).
Com passagens pelos clubes do Rio Grande do Sul, Rafael Sobis, que é gaúcho, e Souza foram os outros assediados na rápida passagem pelo aeroporto. Na delegação tricolor em Porto Alegre, o argentino Martinuccio é outra novidade. Contratado ao Peñarol, ele pode estrear com a camisa do Fluminense.
Com 21 pontos e uma partida a menos que a maioria dos adversários, a equipe ocupa a nona colocação no Campeonato Brasileiro.

Duas duplas brasileiras avançam e duelam em semifinal de evento-teste

Taiana/Vivian e Ângela/Lili decidem, neste domingo, a parceria do país que
irá à final em Londres, na quadra que receberá o torneio olímpico em 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Taiana, vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Taiana, em parceria com Vivian,  está invicta nas
areias londrinas (Foto: Divulgação/FIVB)
Uma dupla do Brasil estará na final do evento-teste olímpico de vôlei de praia em House Guards Parade, tradicional praça de cerimônias militares de Londres. Isso porque as duas parcerias do país se enfrentam numa semifinal: Taiana/Vivian x Ângela/Lili. Neste domingo, serão conhecidas as campeãs.
Neste sábado, a primeira dupla brasileira a entrar em quadra para o duelo pelas quartas de final foi Taiana/Vivian. Diante das australianas Cook - campeã olímpica em Sydney-2000, com Pottharst, batendo Adriana Behar e Shelda na decisão - e Hinchley, as brasileiras tiveram dificuldades. Mas Taiana e Vivian chegaram à vitória por 2 sets a 1 (21/17, 13/21 e 17/15) na quadra central do complexo olímpico.
- Foi um ótimo jogo. Estivemos bem na defesa, no ataque e nos saques. Não conseguimos nos manter concentradas no segundo set, mas recuperamos o foco no terceiro e voltamos a jogar com equilíbrio. Londres é um lugar maravilhoso e estou muito feliz por estamos aqui - declarou Taiana.
Depois, Ângela e Lili encararam Dampney e Mullin, a única dupla feminina do Reino Unido que estaria nas Olimpíadas se os Jogos fossem disputados hoje. E veio nova vitória brasileira: 21/14 e 22/20.
Taiana e Vivian estão invictas no evento-teste, com cinco vitórias. Ângela e Lili somam quatro triunfos e uma derrota - na primeira fase, para as mexicanas Candelas e García, na estreia.
Na outra semifinal, haverá a presença de uma surpresa britânica. Com poucas chances de estar nos Jogos de 2012, Boulton e Johns derrotaram as chinesas Xue e Zhang Xi, medalhistas olímpicas de bronze em Pequim-2008, por 2 a 0 (21/19 e 21/18), e avançaram. As adversárias deste domingo, pela vaga na final, serão as americanas Kessy e Ross, que superaram as mexicanas Candelas e García por 2 a 0 (21/18 e 21/12).
Das 24 duplas que começaram o evento-teste em Londres, apenas três teriam vaga nas Olimpíadas se os Jogos fossem disputados hoje: Xue/Zhang Xi, Kessy/Ross e Dampney/Mullin - as britânicas, apesar do 32º do ranking atualizado do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, se garantem por serem do país-sede.

Portugal vira nos pênaltis contra a Argentina e vai à semifinal do Sub-20

Goleiro Andrada pega duas cobranças, mas argentinos perdem três e estão eliminados. Mika brilha pela seleção lusitana com duas defesas

Por GLOBOESPORTE.COM Cartagena, Colômbia
Portugal é o primeiro semifinalista do Mundial Sub-20. E precisou sofrer para isso. Após empate de 0 a 0 com a Argentina nos primeiros 90 minutos e na prorrogação, a seleção portuguesa venceu nos pênaltis por 5 a 4, de virada, em Cartagena.
O goleiro Andrada começou brilhando na disputa ao defender duas cobranças seguidas (de Danilo e Roderik). Porém, os hermanos acabaram desperdiçando três pênaltis e foram eliminados: Pirez acertou o travessão e Mika pegou duas.
O rival de Portugal será conhecido no domingo na partida entre França e Nigéia, às 17h (de Brasília), em Cali. No mesmo dia, o Brasil encara a Espanha às 20h (de Brasília), em Pereira, com acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. Ainda neste sábado, México e a anfitriã Colômbia decidem uma vaga na semifinal.
A seleção portuguesa já conquistou o Mundial duas vezes, em 1989, quando venceu a Nigéria na final, e 1991, com o Brasil como vice. A Argentina é a maior campeã do torneio com seis taças (1979, 1995, 1997, 2001, 2005 e 2007).
lamela pele argentina x portugal (Foto: EFE)Luque, camisa 20 da Argentina, tenta passar por Cédric, de Portugal  (Foto: EFE)

Barriguinha?

A imprensa inglesa implicou com a forma física de David Beckham na sexta-feira, quando uma foto dava a entender que o meia do Los Angeles Galaxy escondia uma barriguinha saliente por baixo da camisa (veja).
Porém, neste sábado os mesmos tabloides fizeram questão de elogiar o jogador: o atleta aproveitou a praia ao lado dos filhos e foi fotografado sem camisa, na água, para alegria da mulherada.
Confira e compare: