sexta-feira, 7 de junho de 2013

Conmebol formaliza em site oficial título internacional do Vasco em 1948

Confederação inclui em sua página histórica sobre a Copa Libertadores a conquista cruz-maltina da Copa Sul-Americana dos Campeões

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
878 comentários
Nesta quinta-feira, o site oficial da Conmebol incluiu em sua página da Copa Libertadores uma referência a um título internacional do Vasco conquistado em 1948. A lembrança veio após reivindicação da diretoria durante uma visita na sede da Confederação, em março do ano passado, quando o clube enfrentaria o Libertad, no Paraguai, pela Libertadores. O título já havia sido reconhecido em 1996, mas agora tem registro formal na página da web.
O vice-presidente de relações especializadas do Vasco, João Ernesto, foi o responsável pela criação de um dossiê com imagens e histórico referentes ao campeonato de 1948. O dirigente comemorou a atitude da Conmebol.
- Fico feliz e agradeço muito pela menção na parte mais nobre do site deles. Essa é uma conquista para todos nós vascaínos - disse ao site oficial do clube.
Vasco Libertadores Conmbebol  (Foto: Reprodução / Site Oficial)Título do Vasco é lembrado pela Conmebol na página do site oficial (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Relembre o título de 1948
Na época, a competição se chamava Copa Sul-Americana dos Campeões. O Colo-Colo organizou o torneio em Santiago, disputado por sete equipes em sistema de pontos corridos com turno único. O Vasco, campeão carioca de 1947, levantou a taça ao vencer quatro jogos e empatar outros dois.
Confira a campanha:
Vasco 2 x 1 Litoral-BOL (campeão de La Paz em 1947)
Vasco 4 x 1 Nacional-URU (campeão uruguaio em 1947)
Vasco 4 x 0 Deportivo Municipal-PER (vice-campeão peruano em 1947)
Vasco 1 x 0 Emelec-EQU (campeão de Guayaquil em 1946)
Vasco 1 x 1 Colo-Colo-CHI (campeão chileno de 1947)
Vasco 0 x 0 River Plate-ARG (campeão argentino em 1947)

Erick Silva quer 'nocaute da noite' contra High no TUF Brasil 2 Finale

Capixaba deu ênfase na parte em pé durante treinamentos para o combate no nordeste e está confiante em alcançar o bônus concedido pelo UFC

Por Richard Pinheiro Vitória, ES
1 comentário
Faltando menos de três dias para o TUF Brasil 2 Finale, que acontece neste sábado, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o brasileiro Erick Silva está confiante que os treinos árduos na academia X-GYM, no Rio de Janeiro, darão frutos saborosos na batalha diante do norte-americano Jason High, na segunda luta do card principal do evento que rola no nordeste do Brasil.
 MMA Erick Silva e Ronaldo Jacaré (Foto: Ivan Raupp) Erick Silva treinou na X-GYM com o também capixaba Ronaldo Jacaré (Foto: Ivan Raupp)
O capixaba de 28 anos e que possui um cartel no MMA de 14 vitórias e apenas três derrotas, buscou evoluir ainda mais na trocação, seu carro-chefe, para aniquilar mais um adversário no UFC. Erick Silva esbanjou confiança no resultado positivo e afirmou que buscará  a vitória na luta em pé e que quer o 'nocaute da noite', prêmio concedido pela franquia de lutas ao lutador que conseguir nocautear o oponente da melhor forma possível, na interpretação dos organizadores do evento.
- Estou me sentindo ótimo, com o peso sob controle e foi tudo como planejado, não terei muitos problemas para bater o peso. Os treinos foram excelentes, treinei como nunca e tentei consertar todas as falhas que eu tenho no meu jogo para evoluir cada vez mais. Afiei o meu Jiu Jitsu, Wrestling, Muay Thai e Boxe, mas para essa luta, porém, dei muita ênfase na parte em pé. Quem sabe não consigo o bônus da noite com um nocaute?
Globo Esporte.com Espírito Santo: leia notícias sobre atletas e eventos capixabas de MMA
O canal Combate e o Combate.com transmitem ao vivo a pesagem do TUF Brasil 2 Finale na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), na íntegra. No sábado, o Combate transmite ao vivo e na íntegra, direto de Fortaleza, o TUF Brasil 2 Finale, a partir de 17h. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá ao vivo as duas últimas lutas a partir de 23h20m, após o Zorra Total, com narração de Sérgio Maurício e comentários de Junior Cigano.
Confira o card completo do TUF Brasil 2 Finale:
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Após eliminação no TUF, Buscapé tenta aproveitar chance no Ultimate

Lutador foi contratado pela organização depois de vencer ex-lutador
do UFC em um evento no Brasil. Ele pega Ildemar Marajó no sábado

Por Fortaleza
3 comentários
Leandro Buscapé é o único lutador que saiu do TUF Brasil 2 na primeira eliminatória a ganhar uma chance de lutar no UFC neste evento do próximo sábado, quando será conhecido o campeão desta edição do reality show. O paulista perdeu de cara para David Vieira e sequer entrou na casa. Mas o retrospecto no MMA (invicto como profissional em 12 lutas) e a vitória sobre um ex-lutador do Ultimate, Chris Wilson, em março fizeram com que ele ganhasse nova oportunidade.
Leandro Buscapé, Felipe Sertanejo e Erick Silva MMA UFC (Foto: Divulgação) Buscapé (esq.) com Felipe Sertanejo (segundo da direita para esquerda e Erick Silva (dir.) (Foto: Divulgação)
No dia 24 de abril, Leandro Buscapé, então com luta marcada contra o Eduardo Pamplona pelo Max Sport, em maio, recebeu uma ligação de seu treinador, Diego Lima, com duas notícias: uma ruim e uma boa.
- Eu pedi para saber a notícia ruim antes, porque já estava acostumado a receber notícias ruins na vida. Então o mestre me disse que a luta contra o Eduardo Pamplona  havia caído. Eu fiquei supertriste, mas depois ele falou que eu tinha sido contratado pelo UFC, e isso me deixou muito feliz, contei para os alunos e todos ficaram muito felizes também. Na seletiva não fui bem, todos viram o que aconteceu, mas não me desmotivei. Depois disso venci um cara duro, ex-UFC, e segui meu caminho de forma correta - vibrou o lutador.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Se pudesse escolher, Leandro Buscapé preferia estar no peso-leve. Mas a felicidade de estar na maior organização de MMA do mundo é tanta que ele não titubeou em aceitar o duelo entre os meio-médios.
- Eu peso normalmente 81kg, então não tenho problema nenhum para cortar peso e lutar até 77kg. Lutei minha última fora do UFC no peso-leve, mas nesse momento preciso me concentrar em vencer e ir bem nos meio-médios. É nessa categoria que o UFC me contratou, e se fizeram isso é porque tenho qualidade para estar nela. Mas posso lutar em qualquer uma das duas - declarou.
O canal Combate e o Combate.com transmitem ao vivo a pesagem do TUF Brasil 2 Finale na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), na íntegra. No sábado, o Combate transmite ao vivo e na íntegra, direto de Fortaleza, o TUF Brasil 2 Finale, a partir de 17h. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Treino aberto tem descontração de Werdum e concentração de Minotauro

Patolino e Léo Santos pregam respeito mútuo, e Feijão e Thiago Silva
trocam olhares ameaçadores na encarada pós-treino

Por Fortaleza
23 comentários
O treino aberto para o TUF Brasil 2 Finale, realizado no Centro de Eventos de Fortaleza nesta quinta-feira, mostrou uma diferença clara de comportamento entre os pesos-pesados Fabrício Werdum e Rodrigo Minotauro. Enquanto o gaúcho treinou descontraidamente ao som de Bob Marley, brincando com os jornalistas presentes ao evento, o baiano subiu ao palco com a fisionomia fechada, extremamente concentrado, e treinou ao som da sua música de entrada para as lutas. Os finalistas do TUF, William Patolino e Léo Santos, mostraram claramente seus estilos e pregaram respeito mútuo, enquanto Thiago Silva e Rafael Feijão, que protagonizam a maior rivalidade do torneio, fizeram treinos distintos, e mostraram na encarada que a luta entre eles tem tudo para ser a mais dura do evento.
+ Confira galeria de fotos do treino aberto do TUF Brasil 2 Finale
Confira como foram os treinos dos seis lutadores que farão as três lutas principais do TUF Brasiil 2 Finale no próximo sábado:
FABRÍCIO WERDUM
Descontraído e brincando com os repórteres presentes ao evento, Werdum treinou ao som de Bob Marley e P. Diddy, e realizou um trabalho de socos e chutes com seu técnico, Rafael Cordeiro. Ele não treinou posições de chão. Durante o treino, chegou a fazer piada com o silêncio dos jornalistas.
- Isso aqui está parecendo um funeral, todo mundo quieto, mudo - disse, arrancando risos de todos.
Fabricio Werdum treino aberto UFC  (Foto: Adriano Albuquerque)Fabricio Werdum no treino aberto desta quinta-feira (Foto: Adriano Albuquerque)
Após os 15 minutos de treino, Werdum simulou que se jogaria no chão para executar um passo de dança, mas depois desistiu.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
THIAGO SILVA
Subiu ao palco ao som de Racionais MCs e fez o treino menos movimentado de todos. Com poucos socos e chutes e muito tempo de descanso entre cada sessão, o lutador realizou uma movimentação sozinho logo depois. No fim, posou para as fotos e deixou o palco agradecendo a todos.
Thiago Silva treino aberto UFC  (Foto: Adriano Albuquerque)Thiago Silva mostra o poder de seus chutes (Foto: Adriano Albuquerque)
WILLIAM PATOLINO
Subiu ao palco ao som do Pregador Lou, um de seus músicos favoritos, e treinou muitos chutes e socos. Com seu técnico Pedro Silveira, realizou diversas transições para o chão, mostrando claramente que vem treinando na área de seu adversário, Léo Santos. Surpreendeu a todos ao mostrar seus sparrings e treinadores com a mesma cor de cabelo que a sua. Treinou golpes de boxe com Neilton Nenzão, seu técnico da modalidade, e depois posou para as fotos sozinho e com sua equipe. Também brincou com os jornalistas antes de deixar o palco.
Patolino treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Patolino arrisca uma joelhada voadora (Foto: Adriano Albuquerque)
RAFAEL FEIJÃO
Subiu ao palco ao som de Kanye West e Jay-Z. Mostrou muita concentração, primeiramente fazendo luvas e dispensando o uso das almofadas para chutes. Na segunda sessão, após o primeiro descanso, tirou o protetor bucal, que estava atrapalhando a sua respiração. Fez um treino mais movimentado e mais concentrado que Thiago Silva, seu rival. Após apresentar sua parte de luta em pé, fez treino de chão, alternando ficar com as costas no chão e, depois, por cima de seu treinador. Mostrou muita preocupação em voltar a ficar de pé usando a pedalada para auxiliar seu movimento.
Rafael Feijão treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Rafael Feijão mostra que está com a mão pesada (Foto: Adriano Albuquerque)
LÉO SANTOS
Subiu ao palco ao som da música-tema do Pride. Fez pouco tempo de luta em pé, e dedicou a maior parte dos seus 15 minutos de treino ao jiu-jítsu, sua especialidade. Executou diversos armlocks voadores e movimentos de chão, mostrando claramente que tentará levar o combate para o chão. Suas transições arrancaram aplausos dos jornalistas pela forma como foram executadas.
MMA TUF 2 Media Day Scrums Leo Santos (Foto: Marcelo Russio)Campeão mundial de jiu-jítsu, Léo Santos faz demonstração também de trocação (Foto: Marcelo Russio)
RODRIGO MINOTAURO
Subiu ao palco ao som de sua música de entrada, "Come with me", de P. Diddy. Mostrando a mesma fisionomia fechada que vem apresentando durante toda a semana, o baiano treinou com muita intensidade. Primeiro no boxe com cotoveladas em pé ao lado de Luis Dórea, e depois praticou muito tempo de wrestling, arrancando aplausos dos jornalistas pela forma intensa com que se dedicou à prática. Muito concentrado durante todo o treino, não esboçou nenhum sorriso, apenas ao posar para os fotógrafos para as  fotos junto à sua equipe.
Rodrigo Minotauro treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Rodrigo Minotauro leva o treino a sério (Foto: Adriano Albuquerque)

William Patolino: 'Fortaleza vai pegar fogo na hora da minha luta'

Finalista da segunda temporada do TUF Brasil, lutador prega respeito ao adversário Léo Santos, mas avisa: luta vai ser de MMA, não de jiu-jítsu

Por Adriano Albuquerque e Marcelo Russio Fortaleza
2 comentários
Para William Patolino, o momento é agora. Aos 21 anos, o lutador está a 48 horas de realizar o sonho de conquistar o TUF Brasil 2. Com a irreverência própria dos jovens, mas mostrando muita maturidade no que diz, o carioca garante que respeita o seu adversário, Léo Santos, mas avisa que duelo será uma guerra, e que está pronto para lutar aonde for.
- Posso prometer que Fortaleza vai pegar fogo no dia 8 de junho. Espero que todo mundo fique bem ligado, porque essa luta vai ser "A" luta. Eu vim em uma série muito boa de vitórias no TUF e essa luta é como eu vou fechar com chave de ouro essa história. A única coisa que eu posso prometer para o público é que essa luta vai ser muito boa, com muita movimentação. O Léo com certeza viu minhas lutas no TUF e está ligado que eu sou um cara que luto aonde me der vontade. Aonde eu tiver que lutar, eu luto, não tem problema pra mim. Pode ser em pé, no chão, se tiver que derrubar e trabalhar o ground and pound, eu vou fazer isso. Pra mim não tem tempo ruim. Não importa que ele seja faixa-preta de jiu-jítsu. Isso aqui é MMA, e MMA é a minha praia.
Patolino treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Patolino faz pose de "fortão" no treino aberto desta quinta-feira (Foto: Adriano Albuquerque)
Atuar em um ginásio lotado, para Patolino, é indiferente. O lutador garante que estará concentrado apenas no seu adversário.
- Pra mim não muda lutar com o ginásio lotado, porque eu não me ligo muito no público. Eu entro 100% focado no meu adversário, só vejo ele na minha frente. Nessa luta eu vou entrar totalmente concentrado e só vou prestar atenção nele, vou fazer uma boa luta porque não vou perder meu foco. O público não vai me atrapalhar, só me ajudar. Expectativa é fazer uma grande luta, contra o Léo, que é um grande lutador e que é tão merecedor quanto eu de estar aqui. Quero é ir lá e fazer o que eu vim fazendo na casa, que é lutar onde eu tiver que lutar. O fato do Léo ter perdido a última luta só me motiva mais, por eu saber que ele não vai querer perder duas vezes seguidas. Ele vai vir com muita vontade, e eu tenho que ficar muito ligado com isso. Eu não diminuo o Léo por ele ter perdido a luta contra o Santiago, pelo contrário. Tenho certeza que ele vai vir querendo provar o porquê de estar ali, vai vir com tudo. Na final do TUF, que é a chance da vida dele e da minha, nenhum dos dois vai querer perder.
Eu não diminuo o Léo por ele ter perdido a luta contra o Santiago, pelo contrário. Tenho certeza que ele vai vir querendo provar o porquê de estar ali, vai vir com tudo"
William Patoino, finalista do TUF Brasil 2
Perguntado sobre qual teria sido o maior obstáculo na casa, Patolino garante que foi a constante luta contra a balança. A quatro quilos do limite dos pesos-leves, que é de 77kg, o atleta diz que o corte do excesso será tranquilo.
- Eu costumo dizer que a luta é o dia da festa, quando a gente sai pra poder se divertir. O momento mais difícil da casa foi ter que manter o peso, aquele estresse de ter que lidar coma rapaziada e com os caras do outro time também, mais por questão de adaptação. Mas em um mês todo mundo já estava acostumado com todo mundo. Pra mim o mais difícil foi manter a dieta e seguir as regras da casa. A luta foi só felicidade. Estou tranquilo para bater o peso. A gente dá uma sofrida, fica um pouco desidratado, um tempo sem comer, mas isso é assim mesmo. Faltam quatro quilos, mas isso é rápido de perder. Vou bater o peso tranquilo, e vai ter guerra depois.
Patolino e Leo Santos encarada treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Patolino e Leo Santos: amizade na final do TUF Brasil 2 (Foto: Adriano Albuquerque)
Ainda falando sobre o reality show, Patolino relembra a luta contra Viscardi Andrade, e revela que as palavras do rival tiraram a pressão dos seus ombros.
- O Viscardi levou um golpe muito duro mesmo, e teve aquela polêmica por ele ter jogado a responsabilidade toda pra cima dele mesmo por ter dito que ia me nocautear, que ia ser fácil e rápido pro Dana White. Ele acabou pegando toda a responsabilidade pra ele. Depois de falar aquilo, ele tinha que ir lá e me nocautear. Mas eu fui lá e o nocauteei, e acabou ficando feio pro lado dele.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A distância de apenas 48 horas para mudar a sua vida, em sua opinião, não o afeta, já que ele procura arejar os pensamentos para fugir da tensão.
- Eu não me ligo muito nisso de faltar tão pouco para eu mudar a minha vida, porque sempre estou com a rapaziada descontraindo e batendo papo. Se eu começar a me concentrar nisso, de estar a 48 horas de realizar o meu sonho, isso pode me atrapalhar e tirar o meu foco na luta. Fico inventando o que fazer exatamente para não ficar pensando que a luta que pode mudar a minha vida está chegando. Não esquento com nada disso.
Lutar no mesmo card que o Minotauro tem um significado muito especial pra mim. Ele é o cara que me inspirou no esporte. Ele e o Wanderlei Silva, na época do Pride, me fizeram começar no esporte"
William Patolino, finalista do TUF Brasil 2
Treinado por Rodrigo Minotauro no TUF Brasil 2, Patolino disse que seu respeito e admiração pelo lendário lutador aumentaram ainda mais após o torneio, e revela orgulho de dividir uma edição do UFC com seu ídolo.
- Cara, lutar no mesmo card que o Minotauro tem um significado muito especial pra mim. Ele é o cara que me inspirou no esporte. Ele e o Wanderlei Silva, na época do Pride, me fizeram começar no esporte. Eu assistia às lutas deles quando tinha 11, 12 anos. Foi quando comecei a treinar. Com 13 anos fiz minha primeira competição de muay thai, mas sempre visando o MMA e ser igual ao Minotauro e o Wanderlei Silva. Hoje eu vou dividir o evento com esse cara, no card principal logo antes dele. É uma felicidade muito grande pra mim isso. É uma felicidade dupla. Tive muito contato com o Minotauro, após o TUF fui à academia dele, me passou boas experiências. Isso foi muito importante, aprender sempre um pouco mais. Na equipe dele tem coisas novas e boas para me passar. Tive muito contato com ele, treinei lá e foi muito legal. Não cheguei a ter contato com o Anderson, porque meu treino era o da noite, e começava muito tarde, cerca de 23h, meia-noite. Mas é claro que eu vou tentar pegar alguma dica com ele no sábado. O Anderson é o cara, é o melhor lutador de MMA do mundo. Devo vê-lo por ai, e com certeza vou perturbar ele, pedir uma dica, uns macetinhos. Se ele me passar, eu vou lá, vou fazer e vai pegar (risos).
MMA TUF 2 Media Day Scrums Patolino (Foto: Marcelo Russio)William Patolino mostra todo o seu estilo durante as entrevistas (Foto: Marcelo Russio)
Amigo particular de Glover Teixeira, Patolino elege o meio-pesado como a sua principal referência, ao lado de outros grandes nomes do MMA.
- Minhas referências no mundo da luta são, sem dúvida nenhuma, Glover Teixeira, que é meu irmão, nós treinamos juntos por sete anos. Minotauro, Anderson Silva, Wanderlei Silva, Fabrício Werdum, José Aldo, Erick Silva e meus treinadores que também lutam MMA. Me inspiro muito neles também, e no Jon Jones, que é um cara novo e muito técnico que me inspira muito.
O canal Combate e o Combate.com transmitem ao vivo a pesagem do TUF Brasil 2 Finale na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), na íntegra. No sábado, o Combate transmite ao vivo e na íntegra, direto de Fortaleza, o TUF Brasil 2 Finale, a partir de 17h. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Recado de Minota e Léo a Werdum e Patolino: 'Lá dentro não é brincadeira'

Adversários se destacaram por irreverência no TUF Brasil 2, mas veteranos dizem que seriedade falará mais alto na hora dos combates no sábado

Por Fortaleza
3 comentários
A marca da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões foi a irreverência. As duas equipes trocaram inúmeros trotes por toda a temporada. Treinador de uma das equipes, o peso-pesado Fabricio Werdum puxou a maior parte das brincadeiras e fomentou a rivalidade com o time de seu adversário deste sábado, Rodrigo Minotauro. Um dos lutadores do Time Nogueira, o garoto William Patolino, de 21 anos, também se destacou por seu jeito descontraído, por sua mania de beijar os companheiros vitoriosos e de fazer rimas improvisadas.
Léo Santos final TUF 2 UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Léo Santos chegou à final do TUF Brasil 2 mesmo com derrota na semifinal (Foto: Adriano Albuquerque)
Patolino acabou chegando na final, contra um adversário que é praticamente o oposto: o veterano Léo Santos, de 33 anos, mais sério e quieto. O lutador carioca acredita que, mesmo num estado conhecido pelo bom humor, sua seriedade falará mais alto.
- Lógico que aqui é a terra do humor, tem vários humoristas famosos daqui, mas, lá dentro, não tem brincadeira não, lá dentro a coisa é séria. Vou tentar trazer o público para o meu lado com a minha seriedade de sempre, mostrar que vim aqui para lutar e vencer. Com certeza, ele é um cara carismático e brincalhão, é mais fácil de atrair o público, mas acho que o pessoal vai estar do meu lado. Temos uma equipe muito grande aqui no Ceará que vai me apoiar, tenho certeza que vão torcer por mim - disse Léo Santos após o treino aberto desta quinta-feira.
MMA TUF 2 Media Day Scrums Minotauro (Foto: Marcelo Russio) Minotauro (de preto) durante treino aberto desta quinta-feira (Foto: Marcelo Russio)
Na luta principal da noite, Rodrigo Minotauro enfrenta Fabrício Werdum, e o ex-campeão do Pride e do UFC sabe que seu adversário estará mais focado e sério do que mostrou ser fora do octógono, durante o programa.
- Lá, é bem diferente. No octógono, não tem brincadeira, e ele sabe disso. O Werdum é muito bem-humorado, um lutador brincalhão, mas ele vai com tudo na luta, vai para vencer. Eu vou para vencer, sou um pouco mais sério, e nossa carreira está em jogo. É uma luta muito importante nos pesos-pesados, um passo muito grande, então estamos levando muito a sério - disse Minotauro.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O canal Combate e o Combate.com transmitem ao vivo a pesagem do TUF Brasil 2 Finale na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), na íntegra. No sábado, o Combate transmite ao vivo e na íntegra, direto de Fortaleza, o TUF Brasil 2 Finale, a partir de 17h. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Palmeiras se acerta com Libertad e aguarda Mendieta para exames

Meio-campista paraguaio, de 24 anos, assinará por quatro temporadas com o Verdão; negociação é fechada pelo equivalente a R$ 5,3 milhões

Por Marcelo Prado São Paulo
173 comentários
Mendieta e Wesley, Palmeiras x Libertad (Foto: José Patricio/Agência Estado)Mendieta, em ação pelo Libertad, contra o Verdão
de Wesley, na Libertadores (Foto: Agência Estado)
O Palmeiras acertou, nesta quinta-feira, a contratação do meio-campista paraguaio William Mendieta, do Libertad, por US$ 2,5 milhões, o equivalente a R$ 5,3 milhões - parte do dinheiro será custeada por investidores ligados à diretoria alviverde.
O jogador é aguardado em São Paulo para fazer exames. Só depois da aprovação dos médicos o Verdão confirmará publicamente a contratação. Mendieta assinará um contrato de quatro temporadas.
As negociações entre Palmeiras e Libertad se arrastaram por duas semanas. O Verdão ainda tentou incluir o atacante Velasquez no negócio, mas não houve acerto com o jogador e nem com o clube paraguaio. Mendieta, porém, se mostrou empolgado desde o início em defender o Verdão.
O meio-campista, de 24 anos, chamou a atenção do técnico Gilson Kleina nos duelos válidos pela fase de grupos da Taça Libertadores deste ano. Destro, Mendieta joga como meia e também pode atuar aberto pela direita, na segunda linha de quatro. Seria uma opção importante para acabar com a carência do setor de criação do Verdão em 2013. Com apenas Valdivia, Tiago Real e Ronny com características para assumir a função de armador, o técnico Gilson Kleina já foi obrigado a improvisar o volante Wesley e os laterais Fernandinho, Juninho e Ayrton em alguns jogos desta temporada.
Mendieta Libertad (Foto: Getty Images)Mendieta, em ação pelo Libertad (Foto: Getty Images)

Troca intensa de técnicos marca primeiras rodadas do Brasileirão

Ao contrário de 2012, quando apenas um treinador perdeu emprego após
quatro jogos no campeonato, clubes apostam em mudanças de comando

Por Rodrigo Breves Rio de Janeiro
93 comentários
Jorginho jogo Flamengo contra Náutico (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)Jorginho viu o Fla perder para o Náutico e deixou o
cargo (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)
A tendência no Brasileirão 2012 foi a manutenção dos técnicos, tanto que nove clubes não demitiram seus comandantes do início ao fim da competição, um recorde na era dos pontos corridos. Neste ano, porém, as primeiras rodadas já fizeram quatro vítimas. Comparando com a temporada passada, apenas um técnico havia sido demitido a essa altura: Adilson Batista deixou o Atlético-GO após a segunda rodada. A quarta mudança só aconteceu depois da décima rodada. A julgar pela média de 2013, de uma demissão por rodada, a história deve mesmo ser outra.
Neste ano, o primeiro a cair depois de apenas duas partidas foi Muricy Ramalho, que estava no Santos há pouco mais de dois anos. Ele foi demitido em nome de uma reformulação após a também muito sentida saída do craque Neymar para o Barcelona. A diretoria elegeu o treinador do time sub-20, Claudinei Oliveira, como substituto, garantindo que ele não seria interino, mas já mudou de ideia e está buscando alguém mais experiente no mercado. Na rodada seguinte, foi a vez de Silas perder o emprego no Náutico. Neste meio de semana, Jorginho, do Flamengo, e Guto Ferreira, da Ponte Preta, não resistiram ao início ruim de suas equipes no Brasileiro. Os três clubes optaram momentaneamente por interinos, enquanto negociam com um novo treinador.
Em 2012, ao todo, foram 20 mudanças de comando, a menor também em dez anos de pontos corridos, uma tendência que vem baixando, com exceção de 2010, que teve 31 trocas. Em 2011 foram 22; em 2009, 23; em 2008, 27; em 2007, 24; em 2006, 28; e assim por diante. Além dos quatro que já perderam o emprego, outros técnicos foram ou vêm sendo muito questionados recentemente. Ney Franco teve que ouvir gritos de Muricy na derrota do São Paulo para o Goiás, enquanto Luxemburgo esteve prestes a ser demitido do Grêmio após a eliminação na Libertadores, mas foi mantido, e o time teve uma boa largada no Campeonato Brasileiro.
Na Série B, em que as mudanças de técnicos são bem mais constantes - foram 35 em 2012 -, também ocorreram quatro trocas até o momento. Bragantino, Ceará, Icasa e Paysandu não tiveram paciência com os trabalhos de Mazola Júnior, Leandro Campos, Francisco Diá e Lecheva, respectivamente. Vagner Benazzi assumiu o comando da equipe de Bragança Paulista, enquanto Givanildo Oliveira inicia sua jornada no Papão nesta sexta-feira. As equipes cearenses treinam sob o comando de interinos, por enquanto.

No dilema entre investir ou conter gastos, Fla já admite nome de peso

Mano Menezes lidera a lista, mas não se empolga com ideia. Preferido de Pelaipe, Celso Roth é descartado por resistência interna ao seu nome

Por Cahê Mota Florianópolis
2728 comentários
Mano Menezes entrevista  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mano Menezes é o preferido da diretoria do Fla
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O momento de crise que vive o Flamengo, deflagrado com a demissão de Jorginho, na madrugada de quinta-feira, colocou a diretoria em um dilema: manter a política de redução de despesas ou abrir o cofre para a chegada de um nome de peso? E os dirigentes já admitem buscar um treinador renomado para comandar a equipe no restante do Brasileirão e da Copa do Brasil. O nome de consenso é o de Mano Menezes, e o vice de futebol Wallim Vasconcellos retornou ao Rio de Janeiro disposto a iniciar os contatos. Informações, porém, dão conta de que, em uma primeira sondagem, o ex-comandante da Seleção não é muito entusiasta da ideia. Celso Roth , uma possibilidade mais viável aos cofres rubro-negros, tem a admiração do diretor de futebol Paulo Pelaipe, mas o próprio dirigente procurou a reportagem do GLOBOESPORTE.COM para descartar o nome. O retrospecto em outras passagens pela Gávea pesou contra o gaúcho.
A situação de forte pressão vivida pelo clube faz com que a diretoria ache válido o investimento em um nome de peso para impor respeito. Desempregado desde novembro do ano passado, Mano revelou recentemente em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM que voltaria a trabalhar em junho. Especulado no Porto, de Portugal, ele viu o sonho de ir para o Dragão naufragar com o acerto dos lusos com Paulo Fonseca, ex-Paços Ferreira. O treinador, porém, nunca descartou um acerto com uma equipe brasileira e condicionou apenas a "ter possibilidades de desempenhar um bom trabalho". A realidade atual do Flamengo, diante desse panorama, preocupa.

Diretor executivo, Paulo Pelaipe já demonstrou na ocasião da demissão de Dorival Junior uma preferência por Celso Roth. O nome, entretanto, encontrou resistência na alta cúpula e até mesmo com o torcedor. Em enquete realizada no GLOBOESPORTE.COM, por exemplo, o gaúcho conta com apenas 1% da preferência do torcedor em disputa com o próprio Mano, Muricy Ramalho, Renato Gaúcho e Andrade.

Roth, por outro lado, seria uma solução mais adequada ao discurso de austeridade da nova diretoria. O próprio Jorginho foi escolhido há três meses por esse motivo e, em diálogo com o grupo para justificar as dispensas de Alex Silva e Ibson, admitiu saber que o nome dos sonhos era o de Mano Menezes. O tetracampeão chegou ao clube para substituir Dorival Júnior, outra vítima da política de redução de despesas.
Além de Mano e Roth, outros nomes estão disponíveis no mercado. Muricy Ramalho, demitido recentemente do Santos, se encaixa no mesmo perfil do ex-técnico da Seleção, enquanto Renato Gaúcho, que declarou recentemente o desejo de comandar o clube onde foi campeão brasileiro em 1987, seria um investimento mais barato. Técnico no hexa de 2009, Andrade é outro desempregado, mas não goza de muito prestígio e se recupera de problema de saúde.

Enquanto faz as contas e busca argumentos para convencer Mano Menezes, o Flamengo será comandado pelo ex-zagueiro Jaime de Almeida na partida contra o Criciúma, sábado, às 16h20m (de Brasília), no Heriberto Hulse, pela quinta rodada do Brasileirão. O interino era auxiliar técnico de Jorginho ao lado de Aílton Ferraz, que também deixou o clube.

Felipão convoca Jô às pressas para ter substituto de Fred em amistoso

Como Damião não tem condições de enfrentar a França, técnico quer reserva para poupar seu titular contra a França. Corte será decidido em Porto Alegre

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico Goiânia
1204 comentários
Jô atlético-mg (Foto: Fernando Martins)Jô é escolhiido por Felipão para se juntar ao grupo da
seleção brasileira (Foto: Fernando Martins)
O técnico Luiz Felipe Scolari convocou o atacante , do Atlético Mineiro, antes mesmo que o corte de Leandro Damião fosse decidido pelo departamento médico. O motivo é simples: para o amistoso de domingo, contra a França, Damião não tem condição de jogo. O atacante do Internacional sofreu uma lesão na coxa direita no treino fechado da Seleção desta quinta-feira, e a gravidade será analisada após exame em Porto Alegre, na sexta.
Jô, de folga no Rio após a partida do Galo contra o Vasco, em Volta Redonda, foi pego de surpresa com a convocação - sequer está com seu par de chuteiras. O atacante nem voltou para Belo Horizonte e seguirá para Porto Alegre nesta sexta, onde se juntará à Seleção, que estará concentrada no Hotel Delville e treinará às 15 horas no CT do Internacional.
- Estou muito feliz. Não esperava essa convocação. É uma grande oportunidade  defender a seleção brasileira e uma surpresa muitíssimo agradável. É um sonho que está se realizando e não consigo conter minha alegria - declarou o atacante, via assessoria de imprensa.
Felipão não deseja ir para o jogo sem um substituto imediato para Fred. Seu camisa 9 tem atuado com uma fratura incompleta na costela e sido frequentemente poupado em treinos e amistosos. Contra a Inglaterra, por exemplo, ele deixou o campo na etapa final e deu lugar justamente a Damião. A tendência é que no domingo Fred mais uma vez não dispute os 90 minutos. O técnico quer preservá-lo para a Copa das Confederações.
Se o exame confirmar uma lesão mais grave na coxa do centroavante do Internacional, ele será cortado, e Jô ficará definitivamente na delegação. Será inscrito em seu lugar, com a camisa 21. O Atlético-MG já foi informado da possibilidade. Caso contrário, ele volta ao clube, e Damião permanece no grupo brasileiro.
Jô, atacante do Atlético-MG (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Jô, atacante do Galo, já vestiu a camisa 21 da Seleção, número que voltará a usar (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A lesão de Leandro Damião é o primeiro problema médico da seleção brasileira antes da competição. Ainda no Rio de Janeiro, Fred e o médico José Luiz Runco concederam uma entrevista e anunciaram a fratura na costela do atacante, mas ambos garantiram que isso não o impede de atuar.
Quarta vez
Esta é a quarta convocação de Jô, atacante de 26 anos, para a seleção principal. A primeira foi no amistoso Brasil 0 x 0 Turquia, em 05/06/2007, quando entrou aos 30 minutos do segundo tempo.
A segunda ocorreu nas eliminatórias da Copa de 2010, para a partida Brasil 3 x 0 Chile, em 07/09/2008 , quando entrou aos 41 minutos do segundo tempo.
A terceira foi para mais dois jogos pelas eliminatórias de 2010: Brasil 4 x 0 Venezuela, em 12/10/2008, em que não foi utilizado, e Brasil 0 x 0 Colômbia, três dias depois, quando atuou os 90 minutos como titular. Todas as convocações foram com o técnico Dunga. O atacante ainda não balançou as redes com a amarelinha principal.
Bronze olímpico
Pré-convocado em 2007 por Dunga para a Copa América, acabou ficando de fora do torneio. Em 2008, foi novamente chamado pelo treinador para a disputa das Olimpíadas  de 2008, na China. O Brasil conquistou a medalha de bronze contra a seleção da Bélgica, na disputa de 3° lugar, e Jô marcou dois gols na vitória por 3 a 0 em sua única aparição na competição.

Oruro: com 'felicidade incompleta', corintianos prometem 'beber muito'

Em entrevista por telefone, torcedores comemoram liberdade, mas lamentam que outros cinco permaneçam na cadeia boliviana

Por Rodrigo Faber São Paulo
734 comentários
Sete dos 12 corintianos detidos desde fevereiro na Penitenciária San Pedro, em Oruro, na Bolívia, foram libertados no início da noite desta quinta-feira. O sentimento na saída era de surpresa, mas também de “felicidade incompleta”. Acompanhados do ministro conselheiro da embaixada local, Eduardo Saboia, os torcedores comemoraram a saída da prisão, e ao mesmo tempo lamentaram a permanência de outros cinco companheiros no local. Eles foram liberados porque a justiça boliviana entendeu que não tiveram participação na morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador marítimo durante o jogo entre Corinthians e San José, pela Libertadores, em fevereiro.
presos oruro (Foto: Reprodução)Corintianos libertados em Oruro (Foto: Reprodução)
Entre os libertados estão quatro representantes da Gaviões da Fiel (Danilo Silva de Oliveira, Tadeu Macedo Andrade, Rafael Machado Castilho Araújo e Clever Souza Clous) e três da Pavilhão Nove (Fábio Neves Domingos, Hugo Nonato e Tiago Aurélio dos Santos Ferreira). A previsão é de que os sete cheguem a São Paulo na tarde de sábado.
Essa liberdade é uma felicidade incompleta. Precisamos esperar os outros cinco"
Tadeu Macedo Andrade
Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM por telefone, Tadeu Macedo Andrade, um dos sete libertados, disse se sentir "desorientado" em relação ao que acontecerá nas próximas horas. Os torcedores deverão ser encaminhados à capital La Paz, onde terão passaportes, documentos e passagens providenciadas para o retorno ao Brasil.
– Essa liberdade é uma felicidade incompleta. Precisamos esperar os outros cinco. É lógico que estamos contentes e muito agradecidos a todas as pessoas que nos ajudaram, principalmente o pessoal da Embaixada. Eles acharam o caminho da nossa liberdade. Nas próximas semanas, vamos ajudar os cinco a sair daquele lugar também – afirmou Tadeu, que é diretor-financeiro da Gaviões.
Os libertados ainda se reunirão para traçar uma estratégia em busca da liberdade dos outros cinco: Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros continuam sem previsão de saída da Penitenciária San Pedro. Em nota oficial, o Corinthians prometeu empenho, através do presidente Mário Gobbi, pela saída dos alvinegros em questão.
Penitenciária San Pedro, em Oruro (Foto: Leandro Canônico)Penitenciária San Pedro, em Oruro, onde estão
cinco corintianos (Foto: Leandro Canônico)
– Vamos nos reunir com calma depois para definir como vai ser a ajuda aos cinco. Fomos pegos de surpresa com a notícia hoje. No horário do almoço nos avisaram que iríamos sair, e já fomos atrás dos documentos e de todas as coisas para ir embora. Vamos conversar com calma hoje à noite e amanhã cedo – completou Tadeu.
Acusados de participação na morte do torcedor boliviano Kevin Douglás Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador marítimo no empate por 1 a 1 entre Corinthians e San José, na estreia do Timão na Taça Libertadores da América deste ano, os torcedores permanecem em Oruro desde o dia 20 de fevereiro. Um período que eles acreditavam que nunca terminaria.
Estamos eufóricos sobre a situação. Agora, me desculpe a linguagem, mas vamos beber para c...."
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira
– Buscávamos várias coisas para ocupar todo o tempo de angústia. O relógio não andava, a noite não chegava. Não conseguíamos dormir. Cozinhávamos a nossa comida, ouvíamos música, assistíamos televisão... Cadeia é um inferno, e foram mais de 100 dias de convívio. É complicado ocupar a mente – disse Tadeu.
– Cadeia é ruim todo dia, em qualquer lugar do mundo. Viver lá dentro é horrível. A pior noite é sempre a próxima. O que está por vir agora nós não sabemos – emendou.
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, representante da Pavilhão Nove, revelou que os sete libertados cogitaram permanecer na cidade onde estavam detidos para ajudar os companheiros restantes, mas foram aconselhados a rumar para La Paz o quanto antes. Questionado sobre a primeira coisa que faria como libertado, Tiago adotou o bom humor.
– É uma mistura de emoção e tristeza. Precisamos ir embora, porque não é bom a gente ficar em Oruro. Estamos eufóricos sobre a situação, é até difícil falar. Agora, me desculpe a linguagem, mas vamos beber para c... – afirmou, entre risos.
Caneta, passe e gol: Alex comanda vitória do líder Coritiba sobre o Flu
Após primeira etapa animada, jogo cai muito de nível no segundo tempo, mas meia, que marcou seu 400º gol na carreira, resolve no Couto Pereira 
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Alex
    O belo passe para o gol de Robinho já era digno de destaque, mas o meia queria mais. No fim, soltou a bomba para deixar o Coxa na ponta.
  • deu certo
    Carlinhos
    A jogada ensaida com o lateral pintando no primeiro pau para cabecear nos escanteios vem sendo tentada pelo Flu. Nesta quinta, acabou em gol.
  • estatística
    finalizações
    O Fluminense conseguiu ao longo da partida mais que o dobro de arremates que o Coxa: 13 a 6. Os paranaenses, porém, foram mais precisos.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
467 comentários
A queda de produção no segundo tempo, o princípio de vaias da torcida e o domínio do Fluminense apenas maquiaram o que seria um desfecho mágico de jogo para o Coritiba e para Alex na noite desta quinta-feira, no Couto Pereira. Com um gol de longe do meia aos 42 minutos do segundo tempo, o time alviverde bateu o Tricolor por 2 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na era dos pontos corridos, mantendo a invencibilidade até a quarta rodada. De quebra, ele balançou a rede pela 400ª vez na carreira e festejou muito com a torcida e companheiros antes de sair de campo.
E não foi só isso. O craque de 35 anos deu a assistência para o gol de Robinho e um drible por baixo das pernas de Wellington Silva. Na jogada decisiva, é verdade, contou com a ajuda do goleiro Ricardo Berna, que saltou de forma estranha deixou a bola passar entre seus braços, apesar da força do chute de fora da área. Um público pagante de 15.554 (17.306 presentes) presenciou a vitória coxa-branca, com renda de R$ 223.684,00.

Com o resultado, o Coritiba saltou dez posições e, com oito pontos, se isolou na ponta. Já o Flu é o oitavo colocado, com seis. No entanto, o time das Laranjeiras tem um jogo a menos. No dia 12, enfrenta a Portuguesa, válido pela segunda rodada. Dependendo dos resultados do fim de semana, pode até terminar na liderança antes da parada para a disputa da Copa das Confederações.
Na próxima rodada, o Coxa defende seu posto ilustre contra o Náutico, domingo, às 18h30m (horário de Brasília) também em casa. Já os comandados de Abel Braga pegam o Goiás, no mesmo dia e horário, em Macaé.
Apesar da euforia após o apito final, Alex foi ponderado ao comentar a fase alviverde.
- Pensamos (em título), mas temos muito para melhorar, não adianta se iludir com os bons resultados. Temos que comemorar, pois não é todo dia que você vence dessa forma - disse.
Autor do gol tricolor, o lateral Carlinhos citou a superioridade do time, mas lamentou o golpe.
- O time foi bem, criou jogadas, teve oportunidade de gol, mas não fizemos. Acho até que fomos melhores, mas infelizmente saímos com a derrota. É muito difícil jogar aqui - crê.
Alex comemora, Coritiba x Fluminense (Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)Alex comemora seu gol, o da vitória e o 400º da carreira (Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)
Gols e alternância de domínio
O início do jogo foi marcado pela confusa arbitragem de Elmo Alves Resende, que irritou os dois times com inversões e falta de pulso. Isso não inibiu, porém, a pressão que o Coxa tentou exercer, empurrado por sua torcida. Alex parou em Berna após cobrança de falta, aos dez minutos. A blitz fez efeito logo depois: o próprio Alex, em passe genial, deixou Robinho na cara do gol, e o meia só teve o trabalho de completar para abrir o placar.
A desvantagem fez bem ao Flu, que partiu para cima, encaixou a marcação e cresceu na partida. Em antiga jogada ensaiada, Carlinhos se posicionou no primeiro pau e surpreendeu ao cabecear para o fundo da rede, aos 22. Daí para frente, aliás, o Tricolor foi soberano. Soube controlar o mandante, que perdeu a intensidade. A equipe de Abel Braga mandou na posse de bola e perdeu pelo menos duas chances para virar, com Wagner e Wellington Silva.
Wagner jogo Coritiba Fluminense (Foto: Photocamera)Wagner tenta superar a marcação de Leandro
Almeida ainda na etapa inicial (Foto: Photocamera)
Bola é maltratada. Menos por Alex
Na volta do intervalo, Alex continuou desfilando seu repertório, com dribles e lançamentos. Um deles foi desconcertante: entre as pernas de Wellington Silva. Mas o Fluminense era superior coletivamente e aproveitava as brechas defensivas dadas pelo rival. O duelo, no entanto, era aberto: Rhayner e Alex, mais uma vez, tiveram a possibilidade de movimentar o G-4, mas esbarraram em noite inspirada de Vanderlei e Berna, respectivamente.
Então, o técnico Marquinhos Santos ousou, sacando o volante Gil para aumentar o poderio ofensivo com Bottinelli. Não deu certo. Só serviu mesmo para dar mais espaços aos cariocas, cujo segundo gol amadurecia cada vez mais. Erros, lentidão e insegurança eram as marcas do Coritiba, e os torcedores já vaiavam em meio ao iminente mau resultado. Antes dos 30 minutos, Junior Urso, outro marcador, saiu para a entrada do meia-atacante Everton Costa.
A partida se encaminhava para um fim apático até que Alex chamou a responsabilidade e reapareceu. Ele, que até havia recuado para compor e ajudar na marcação, acertou uma bomba de longe, aos 42, para fazer 2 a 1 e explodir o estádio. Berna, dessa vez, vacilou ao não conseguir tocar na bola, que passou entre seus braços. Não houve tempo para o Flu reagir. Só restou lamentar o castigo.