terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

UFC anuncia mais um ex-Strikeforce para o seu plantel: Quinn Mulhern

Americano substitui Sean Pierson e enfrenta Rick Story no UFC 158

Por SporTV.com Rio de Janeiro
2 comentários
O UFC anunciou nesta terça-feira que mais lutador que era do Strikeforce passará a lutar pela organização. O peso-meio-médio Quinn Mulhern vai substituir o lesionado Sean Pierson e será o adversário de Rick Strory no UFC 158, no dia 16 de março, em Montreal (CAN).
Quinn Mulhern tem 28 anos e é americano. Ele já disputou 20 lutas na carreira e venceu 18 delas. Das duas derrotas, a última foi em sua estreia no Strikeforce, em junho de 2011, quando perdeu por pontos para Jason High. Desde então, ele superou três adversários, incluindo o brasileiro Yuri Villefort em maio do ano passado.
Quinn Mulhern, do UFC. (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE)Quinn Mulhern teve três vitórias e uma derrota no Strikeforce (Foto: Esther Lin / Strikeforce)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O UFC 158 terá como luta principal a disputa do cinturão da categoria de Mulhern, entre Georges St-Pierre e Nick Diaz. O card conta com apenas um brasileiro: Johnny Eduardo. Ele vai enfrentar o haitiano naturalizado canadense Yves Jabouin.
UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL*
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Rory MacDonald
Johny Hendricks x Jake Ellenberger
Chris Camozzi x Nick Ring
Patrick Cote x Bobby Voelker
CARD PRELIMINAR*
Jordan Mein x Dan Miller
Rick Story x Quinn Mulhern
Daron Cruickshank x John Makdessi
Antonio Carvalho x Darren Elkins
Mitch Gagnon x Issei Tamura
Yves Jabouin x Johnny Eduardo
Mike Ricci x Colin Fletcher
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

Pezão pede revanche com Velásquez: 'A história poderá ser bem diferente'

Brasileiro diz que aprendeu muito com derrota para o atual campeão

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
186 comentários
No dia 26 de maio do ano passado, Antônio Pezão fez sua tão esperada estreia no UFC, mas o resultado foi longe de ser o que ele queria. Levado ao chão por Cain Velásquez no início do primeiro round, o brasileiro sofreu com o forte ground and pound do americano. Levou uma cotovelada no rosto que abriu um corte grande na testa e ficou com a  visão prejudicada por causa do sangue. Sem poder enxergar direito, não conseguiu se defender dos golpes e perdeu por nocaute técnico. Duas vitórias depois - sobre Travis Browne e Alistair Overeem (assista ao lado) -, Pezão quer a revanche e acredita que poder ter melhor sorte desta vez, já que evoluiu desde que enfrentou Velásquez.
- Aprendi muito com aquela derrota. Acredito que me tornei um melhor atleta após esse combate. Acabei cometendo um erro por não seguir a estratégia que os meus treinadores passaram, e paguei por isso. Entrando focado e com a estratégia certinha, a história poderá ser bem diferente em uma possível revanche - disse o paraibano via assessoria de imprensa.
UFC146 Cain Velasquez Antonio Silva (Foto: Agência Getty Images) Antônio Pezão sofreu corte grande no início da luta com Velásquez (Foto: Agência Getty Images)
Mas se Pezão subiu alguns degraus dentro da categoria, Cain Velásquez não ficou para trás. O americano derrotou Junior Cigano em dezembro e retomou o título peso-pesado do UFC. O brasileiro diz que uma negociação para sua próxima luta ainda não foi iniciada, mas ele reforça o desejo de enfrentar Velásquez.
- Ainda não existe nada, só especulação da mídia. Se eu pudesse escolher um adversário, seria o Cain Velasquez. Quando nos enfrentamos, praticamente não consegui lutar e seria ótimo essa revanche, mesmo que não fosse pelo cinturão. Respeito muito o Cain, mas profissionalmente seria um ótimo combate - disse.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Durante entrevista coletiva após o UFC 156, Dana White disse que não teria nada contra uma segunda luta entre Cain Velásquez e Antônio Pezão. O dirigente também revelou que até um combate entre o atual campeão e Daniel Cormier, que é seu companheiro de treino e técnico, é possível.

Além de Couture, reality do Bellator terá outro ex-campeão do Ultimate

Frank Shamrock está entre os treinadores do programa, que terá quatro
ao todo. Os outros são Greg Jackson (técnico de Jon Jones) e Joe Warren

Por SporTV.com Rio de Janeiro
5 comentários
O Bellator surpreendeu o mundo do MMA na semana passada ao anunciar Randy Couture, ex-campeão dos meio-pesados e dos pesados do UFC, como um dos técnicos do seu reality show. Nesta terça, novas surpresas. O programa terá não apenas dois, mas quatro técnicos. Os outros três serão Frank Shamrock, também ex-dono do cinturão meio-pesado do Ultimate, Greg Jackson - técnico de Jon Jones e de outros diversos atletas do UFC - e Joe Warren, campeão peso-pena do Bellator entre 2010 e 2012.
Frank Shamrock MMA UFC (Foto: Getty Images)Frank Shamrock foi campeão do UFC de 1997 a 1999 (Foto: Getty Images)
O programa vai se chamar "Fight Master: Bellator MMA” e tem outras diferenças em relação ao TUF. Os 32 lutadores selecionados vão escolher quem serão seus técnicos e decidirão contra quem vão lutar. O campeão terá como prêmio um contrato de seis lutas com o Bellator.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
"Fight Master: Bellator MMA” ainda não tem data exata para começar a ser gravado, mas os dirigentes do Bellator garantem que será em breve. A estreia no canal americano que será exibido o programa será no verão americano, correspondente ao inverno brasileiro.

Woodley desdenha de Demian e quer Rory MacDonald como próximo rival

Americano, que teve estreia arrasadora com nocaute sobre Jay Hierron
em 36 segundos, descarta o brasileiro: 'Ele não me impressionou muito'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
22 comentários
Tyron Woodley não precisou mais do que 36 segundos para conquistar sua primeira vitória no Ultimate logo na estreia, sábado, no UFC 156. O ex-lutador do Strikeforce encarou Jay Hieron em Las Vegas (EUA) e não tomou conhecimento do adversário. Levou Hieron à lona com um golpe de direita e depois distribuiu grande quantidade de golpes no ground and pound até a interrupção do combate por parte do árbitro, alcançando assim o nocaute técnico. Com 11-1 no cartel, Woodley já se coloca entre os principais nomes do peso-meio-médio do Ultimate. Perguntado se um bom nome para a próxima luta seria o de Demian Maia, o americano de 30 anos desdenhou do brasileiro.
- Estão me mandando mensagens pelo Twitter sobre Demian Maia. Eu não me importo com essa luta. Se ele lutar comigo da mesma forma como lutou com Jon Fitch, então não será tão perigoso. Demian o levou para baixo e pulou em suas costas. Ele realmente não me impressionou muito. Acho que se for marcada, vai ser uma luta chata - disse Woodley ao site "Sherdog".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Tyron Woodley vence luta contra Jay Hieron no UFC 156  (Foto: Getty Images)Tyron Woodley acerta golpe que derrubaria Jay Hieron no UFC 156 (Foto: Getty Images)
Mesmo com Demian Maia vindo de três vitórias nas três lutas que fez na categoria, Tyron Woodley deu a entender que prefere enfrentar atletas que buscam a trocação. Seu alvo preferido é um canadense de apenas 23 anos, mas que também já está entre os melhores do meio-médio.
- Eu quero lutar com Rory MacDonald. Se alguma coisa acontecer com Carlos Condit - Deus nos livre disso - ou acontece alguma coisa com essa luta, eu já avisei a Dana White. Se esperar, você acha que ele vai parar de ficar melhor? Em dois anos, o garoto provavelmente vai ser um dos melhores lutadores. Prefiro chutar sua bunda agora como eu fiz com Tarec Saffiedine pouco antes de ele se tornar o campeão do Strikeforce - brincou o americano.
A luta entre Rory MacDonald e Carlos Condit está marcada para o dia 16 de março, no UFC 158, em Montreal (CAN). Outras cinco lutas da categoria estão marcadas para este evento, incluindo a disputa de cinturão entre Georges St-Pierre e Nick Diaz.
Tyron Woodley tem 12 lutas e 11 vitórias na carreira. Sua única derrota foi na disputa do cinturão meio-médio do Strikeforce, para Nate Marquardt, em julho do ano passado. Em janeiro deste ano, Saffiedine, derrotado por Woodley em janeiro de 2011, bateu Marquardt e se tornou o último campeão da categoria no Strikeforce.

Lesão no olho direito deixa Minotouro suspenso por tempo indeterminado

Brasileiro só poderá lutar ou treinar quando for liberado por um oftalmologista. Mais 12 atletas do UFC 156 recebem 'gancho'

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
20 comentários
O UFC 156 levou Rogério Minotouro de volta aos holofotes entre os meio-pesados com a vitória sobre o ex-campeão Rashad Evans, mas a batalha suada contra o americano também deixou consequências ruins para o brasileiro. A Comissão Atlética de Nevada divulgou nesta segunda-feira as suspensões médicas dos atletas que lutaram no evento de sábado, e o gancho mais pesado foi justamente o do baiano. Minotouro está proibido de treinar ou lutar até ser liberado por um oftalmologista. Tudo isso por causa de uma lesão no olho direito.
Outros dois atletas tiveram lesões no olho e estão suspensos preventivamente até 2 de agosto: Frankie Edgar e Evan Dunham. Ambos têm suspeitas de fratura em ossos da órbita. Alistair Overeem, Antônio Pezão e Gleison Tibau também estão na lista divulgada pela comissão, mas terão de ficar parados por um tempo bem mais curto.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira as 13 suspensões médicas do UFC 156:
Rogerio Minotouro: suspenso por tempo indeterminado ou até ser liberado por um oftalmologista devido a uma lesão no olho direito.
Frankie Edgar: suspenso até 2 de agosto por causa de uma possível fratura orbital no olho esquerdo. Pode ser liberado antes por um médico bucomaxilofacial após uma tomografia computadorizada; suspensão mínima até 4 de abril, sem contato em treinamento até 20 de março.
UFC 156 Jose Aldo e Frankie Edgar (Foto: Agência Getty Images)Golpes de José Aldo vão deixar Frankie Edgar (esq.) suspenso até agosto (Foto: Agência Getty Images)
Francisco Rivera: suspenso até 2 de agosto para devido a uma possível lesão na mão  direita. Pode ser liberado mais cedo por um médico ortopedista após um raio-X; suspensão mínima até 20 de março, sem contato em treinamento até 05 de março.
   
Evan Dunham: suspenso até 2 de agosto por causa de possível fratura na órbita direita. Pode ser liberado antes por um oftalmologista ou cirurgião plástico; suspensão mínima até 24 de fevereiro, sem contato em treinamento até 17 de fevereiro.
Jay Hieron: suspenso até 4 de abril, sem contato em treinamento até 20 de março por motivos de precaução.
Alistair Overeem: suspenso até 20 de março, sem contato em treinamento até 5 de março por motivos de precaução.
Antônio Pezão: suspenso até 5 de março, sem contato em treinamento até 24 de fevereiro devido a uma laceração no queixo.
Jacob Volkmann: suspenso até 5 de março, sem contato em treinamento até 24 de fevereiro devido a uma lesão no olho direito.
Yves Edwards: suspenso até 5 de março, sem contato em treinamento até 24 de fevereiro devido a uma laceração do olho esquerdo.
Joseph Benavidez: suspenso até 24 de fevereiro, sem contato em treinamento até 17 de fevereiro devido a uma laceração na testa.
Gleison Tibau: suspenso até 24 de fevereiro, sem contato em treinamento até 17 de fevereiro por motivos de precaução.
Chico Camus: suspenso até 24 de fevereiro, sem contato em treinamento até 17 de fevereiro por motivos de precaução.
   
Edwin Figueroa: suspenso até 24 de fevereiro, sem contato em treinamento até 17 de fevereiro devido a uma laceração do olho esquerdo.

Phil Davis detona Vinny: 'Não está no meu nível. Não merece me enfrentar'

Americano critica escolha do brasileiro para ser seu próximo oponente, mas não polemiza com Joe Silva: 'Não o questiono, o cara sabe o que está fazendo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
129 comentários
Phil Davis, UFC (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Phil Davis fez sua última luta no Rio, quando bateu
W. Caldeirão(Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Apesar de a luta estar devidamente agendada, Phil Davis não parece muito convencido de ter que enfrentar Vinny Magalhães. O meio-pesado americano não poupou críticas ao brasileiro e disse estar em um nível acima dele. O duelo entre os dois, que será realizado no UFC 159, dia 27 de abril, em Newark (EUA), foi motivado por provocações no Twitter iniciadas por Vinny, pedindo o combate para o presidente do Ultimate, Dana White, e o casador de lutas Joe Silva. Só que, segundo Davis, o rival recusou a oferta para enfrentá-lo no UFC 155, assim que Forrest Griffin se machucou, por causa do pouco tempo de preparação que teria.
- Se eu disser de forma simples, ele não está no meu nível, não merece me enfrentar. Isso parece pior do que realmente é. Parece que estou falando do personagem dele, em vez de suas habilidades como lutador. Então, vou fazer diferente e falar sobre o que ele já fez no UFC, onde tem uma vitória. Você pode contar as duas derrotas antigas dele, elas não garantem a ele uma luta contra mim. Mas não caso lutas, isso é tarefa de Joe Silva, que é um gênio. Vou seguir o que ele diz, não o questiono, o cara sabe o que está fazendo - disse ao programa de rádio "MMA Hour", referindo às três lutas de Vinny no UFC (derrotas para Ryan Bader e Eliot Marshall, e vitória sobre Igor Pokrajac).
Irônico, Phil Davis afirmou que ainda assim está motivado para o combate. O detalhe é que, se vencer, o americano chegará ao seu terceiro triunfo sobre brasileiros no UFC. Ele já derrotou Rogério Minotouro e Wagner Caldeirão, ambos da Team Nogueira.
ufc 152 Vinny Magalhaes e Igor Pokrajac (Foto: Agência Getty Images)Vinny Magalhães (E) voltou ao UFC finalizando o croata Igor Pokrajac (Foto: Agência Getty Images)
- Estou pronto para todas as minhas lutas. Meu único desejo é que, na noite de 27 de abril, quando voltar para seu quarto de hotel, ele não pense: "Por que eu fiz isso? Por que desafiei esse homem? Isso não faz nenhum sentido. Eu poderia ter enfrentado alguém que não fosse top 10, que não fosse top 5, alguém que eu pudesse ter vencido e não voltado para casa com dois olhos roxos e um ego ferido. Porque desafiei esse cara?". Espero que ele não diga isso, mas provavelmente ele vai dizer.

UFC confirma Anthony Pettis como próximo desafiante de José Aldo

Americano baixará para a categoria dos penas e lutará contra o brasileiro no UFC 163, provavelmente no Rio de Janeiro

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
225 comentários
Anthony Pettis UFC MMA (Foto: Reprodução/ Facebook)Anthony Pettis será o próximo desafiante de
José Aldo (Foto: Reprodução/ Facebook)
O UFC confirmou, nesta terça-feira, que Anthony Pettis será o próximo desafiante ao cinturão do brasileiro José Aldo. O americano, que atualmente luta entre os pesos-leves, terá que baixar de categoria, chegando ao limite dos 66kg. O duelo acontecerá no UFC 163, no dia 3 de agosto, e as prováveis cidades-sede são Las Vegas, Chicago, Rio de Janeiro ou Dallas.
O técnico de José Aldo, André Pederneiras, disse que não foi informado oficialmente sobre a luta, mas adiantou que não concorda com ela.
- Não estou sabendo de nada ainda, mas não concordo muito. O Pettis nunca lutou na categoria dos penas, decide descer e já vai disputar o cinturão? Então o ranking oficial do UFC que saiu ontem tem que ser esquecido, né? Ele não existe? Acho que se o UFC quer uma superluta Aldo x Pettis, ok, vamos colocar no peso combinado de 150 lbs, sem valer o cinturão.
Para o treinador, o cinturão deve ser colocado em jogo contra um atleta que já tenha lutado na categoria, e conquistado a chance de disputá-lo.
- Acho que o próximo adversário do Aldo tem que ser alguém dos penas - se não quiserem colocar o Chad Mendes, porque já disputou o cinturão recentemente, então acho que o próximo é o Ricardo Lamas.
Pettis havia pedido a Dana White para enfrentar José Aldo, e o chefão do UFC concordou em realizar a luta entre dois dos lutadores mais agressivos do MMA atual. A confirmação da luta entre Aldo e Pettis frustra os planos de alguns lutadores que já estão na categoria dos penas, como Ricardo Lamas e o Zumbi Coreano, que haviam pedido uma chance de enfrentar o campeão brasileiro.

Irritado em coletiva, Jorginho
fala pouco e ofende jornalistas

Visivelmente chateado, técnico do Bahia se irrita com repórteres depois de
entrevista no Fazendão, nesta terça-feira, e dispara: 'Vão à m... você e ele'

Por Raphael Carneiro Salvador
272 comentários
As coletivas do técnico do Bahia, Jorginho, sempre foram descontraídas e com respostas longas. Invariavelmente simpático e "boa praça", o treinador teve uma mudança repentina de comportamento na manhã desta terça-feira. Com o Tricolor em situação delicada na Copa do Nordeste e os salários atrasados, Jorginho não manteve o controle depois do último treinamento antes do jogo decisivo contra o Itabaiana. O técnico evitou se alongar nas respostas aos jornalistas e, visivelmente chateado, não conseguiu esconder o nervosismo ao fim da coletiva.
Quando acabaram as perguntas na sala de imprensa do Bahia, o treinador lembrou as especulações de sua possível saída para a seleção brasileira sub-20. Jorginho questionou quem teria cravado a sua saída do clube. Acreditando ter sido o GLOBOESPORTE.COM, o técnico equivocou-se e acabou ofendendo um repórter.
- O cara cravou que eu ia sair, não cravou? Você está defendendo seu colega? Então vão à m... você e ele. Eu sempre trato todo mundo bem, com muito respeito. A diferença é essa. Eu não gosto quando o cara mente. E ele mentiu – disse o treinador a um repórter da TV Bahia antes de deixar a sala de imprensa.
As especulações sobre a possível saída de Jorginho do Bahia tiveram início no fim de janeiro. O treinador havia revelado, durante entrevista coletiva, que iria ao Rio de Janeiro para conversar com o presidente da CBF, José Maria Marin, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Após o encontro, ele não entrou em detalhes sobre a conversa.
- Eles não me fizeram convite. Foi uma conversa. Conversamos sobre várias coisas. Sobre meu trabalho na coordenação da base no Palmeiras. Sobre a perda do meu filho. Foram muitos assuntos. Claro que se falou de Seleção, mas não houve convite. Eles queriam me conhecer. Esse tipo de reunião deve acontecer com outros treinadores, e só depois disso deve ser feito o convite – disse o treinador à época.
JOrginho bahia coletiva (Foto: Eric Luis Carvalho)Técnico Jorginho, do Bahia se irrita com jornalistas em coletiva (Foto: Eric Luis Carvalho)
Mistério e poucas palavras
Durante a entrevista coletiva, o treinador do Bahia não falou muito sobre o confronto desta quarta-feira, contra o Itabaiana. Na terceira colocação do Grupo A da Copa do Nordeste, o Tricolor precisa vencer e torcer para que o ABC não supere o Ceará no Rio Grande do Norte. As duas partidas serão realizadas às 21h15m desta quarta (horário local): Itabaiana e Bahia se enfrentam no estádio Presidente Médici, e ABC e Ceará duelam no Frasqueirão.
Com este cenário, Jorginho disse não querer pensar muito no outro duelo do grupo. Para ele, o principal é o Bahia fazer sua parte dentro de campo.
- Se não ganhar, não adianta. Se não fizer o primeiro gol, não consegue fazer nem o segundo nem o terceiro – disse.
O treinador não quis revelar o time que vai entrar em campo nesta quarta. Quando perguntado sobre o motivo de não falar muito na coletiva, ele respondeu mais tranquilo.
- Se falar muito vocês põem fogo. Se falar muito reclamam, se falar pouco reclamam. Não tem jeito – disse descontraído.
Já sobre a permanência no Bahia em caso de não classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste, o treinador foi econômico nas palavras.
- Quando acontecer você vai saber – limitou-se a dizer.

Com 99 jogos pela seleção brasileira,
R10 lembra de show contra Inglaterra

Atacante do Atlético-MG foi destaque nas quartas de final da Copa de 2002, contra o adversário desta quarta-feira. Fez gol e deu assistência

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres, Inglaterra
201 comentários
Dia 21 de junho de 2002. Uma data que jamais será esquecida por Ronaldinho Gaúcho. Naquele dia, em Shizuoka, no Japão, o ainda garoto atacante foi o destaque da vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra e da consequente classificação à semifinal da Copa do Mundo. Ele deu assistência para Rivaldo, fez um gol de falta e ainda foi expulso.
O cartão vermelho, no entanto, foi "relevado" por conta da sua atuação de gala. Afinal, ele assegurou a vitória da Seleção. De volta ao time nacional, novamente com Felipão, o craque do Atlético-MG completará 100 jogos nesta quarta-feira, justamente contra o adversário que lhe traz ótimas recordações: a Inglaterra. O jogo será em Wembley.
- Tenho lembranças maravilhosas daquele jogo, porque foi um dos que marcaram a minha vida. Até hoje me perguntam se eu quis chutar ou cruzar no segundo gol do Brasil. Espero que a Inglaterra continue me dando sorte - declarou o pentacampeão, que deve ser titular nesse retorno à seleção brasileira.
ronaldinho gaucho brasil treino (Foto: Agência EFE)Ronaldinho Gaúcho sorri em seu retorno à Seleção (Foto: Agência EFE)
O lance que todos perguntam se Ronaldinho quis chutar ou não ao gol é realmente duvidoso. A partida estava empatada por 1 a 1 e ele cobrou uma falta de longa distância, da lateral direita. A bola fez uma trajetória sinuosa e enganou o goleiro inglês David Seaman. Mas e aí, você quis mesmo chutar?
- (gargalhada) Sem dúvida alguma - respondeu o jogador do Galo.
Muito embora lembre com carinho dessa partida pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2002, Ronaldinho Gaúcho não quis eleger qual foi o jogo mais importante dos 99 que fez até agora com a camisa verde e amarela. Destacou apenas que as finais e os títulos têm um lugar mais especial em sua galeria.
- Ah, não tem como escolher. Tem jogos marcantes, de título, final de campeonato, Copa América, Copa das Confederações, Copa do Mundo... Todos essas partidas são especiais e marcaram a minha carreira - finalizou Ronaldinho.
O duelo entre Brasil e Inglaterra, nesta quarta-feira, em Wembley, em Londres, é em comemoração aos 150 anos da Federação Inglesa. A partida começa às 17h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

Maracanã terá jogo-teste em abril,
mas apenas operários irão assistir

Trabalhadores da reforma do estádio são convidados para acompanhar o primeiro evento do estádio, que ainda não tem times definidos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
213 comentários
Os operários que atuam na reforma do Maracanã serão os primeiros a assistir a um jogo no local desde que o estádio foi fechado para obras, em 2010. Nesta terça-feira, eles foram convidados para acompanhar o jogo-teste que será realizado no dia 24 de abril. O governo do Rio de Janeiro irá organizar a partida, mas ainda não definiu os times.
visão geral estádio maracanã obras (Foto: Genílson Araújo / O Globo)Maracanã terá jogo-teste no dia 24 de abril (Foto: Genílson Araújo / O Globo)


O jogo-teste será acompanhado apenas pelos operários, de acordo com o consórcio responsável pelas obras no estádio. Não haverá venda de ingressos e nem outros convidados. O convite aos trabalhadores foi feito nesta terça-feira, durante o Treinamento Diálogo Diário de Segurança (TDS) extraordinário. Cerca de 4 mil operários compareceram à reunião, realizada na arquibancada do Maracanã.

Durante o encontro, o diretor do Conselho Executivo do Consórcio Maracanã Rio 2014, Paulo Falcão, adiantou que os funcionários terão um bônus extra nestes três meses finais da obra.
- Eles receberão este bônus a título de premiação pela conclusão do estádio. Além disso, vamos sortear 50 motocicletas entre os trabalhadores - disse Falcão.
Previsto para ser concluído no dia 28 deste mês, o Maracanã só deve ter seu trabalho finalizado em abril, na data-limite imposta pela Fifa. O estádio, no entanto, só será entregue à entidade no final de maio, a 20 dias do início da Copa das Confederações.
maracanã consórcio (Foto: Luiz Guilherme Fernandes/Divulgação)Operários foram convidados nesta terça para o evento (Foto: Luiz Guilherme Fernandes/Divulgação)

Julio César faz apelo a R10 por Copa do Mundo: 'Quero beijar aquela taça'

Goleiro diz que vai falar com o craque do Galo para tentar levantar o caneco no torneio em 2014. Arqueiro já esteve em dois Mundiais e caiu nas quartas

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres, Inglaterra
45 comentários
O goleiro Julio César não esconde de ninguém a obssessão pela conquista da Copa. E o torneio de 2014, no Brasil, poderá ser a última oportunidade para o arqueiro atingir tal feito. Nada melhor do que pedir ajuda para quem já levantou o caneco em um Mundial. E o apelo foi feito em plena coletiva da seleção brasileira, nesta terça-feira, em Wembley, ao atacante Ronaldinho Gaúcho, vencedor em 2002.
- Falei para alguns jornalistas que ia bater um papo com o Ronaldinho pela amizade, pelo fato de ter ganho a Copa do Mundo. Falei que precisaria da ajuda dele para ganhar porque ele já ganhou uma e eu quero ganhar outra também. Na famosa resenha, nós vamos ter essa conversa - disse o goleiro.
julio cesar brasil treino (Foto: Agência Reuters)Julio César está confirmado entre os titulares no seu retorno à Seleção (Foto: Agência Reuters)
Vale lembrar que Julio César já participou de duas Copas do Mundo. Em 2006, ele foi reserva de Dida na competição disputada na Alemanha. Quatro anos depois, o goleiro do Queens Park Rangers foi o titular sob o comando de Dunga. Naquela ocasição, na África do Sul, o Brasil foi eliminado nas quartas de final do torneio.
- Ser campeão do mundo é o que eu quero para mim e para a minha carreira. Espero beijar aquela taça como ele fez. Que ele faça pela segunda vez e eu pela primeira.
Nesta terça-feira, às 17h30m (de Brasília), a Seleção vai enfrentar a Inglaterra, em Wembley. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

Julio César faz apelo a R10 por Copa do Mundo: 'Quero beijar aquela taça'

Goleiro diz que vai falar com o craque do Galo para tentar levantar o caneco no torneio em 2014. Arqueiro já esteve em dois Mundiais e caiu nas quartas

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres, Inglaterra
45 comentários
O goleiro Julio César não esconde de ninguém a obssessão pela conquista da Copa. E o torneio de 2014, no Brasil, poderá ser a última oportunidade para o arqueiro atingir tal feito. Nada melhor do que pedir ajuda para quem já levantou o caneco em um Mundial. E o apelo foi feito em plena coletiva da seleção brasileira, nesta terça-feira, em Wembley, ao atacante Ronaldinho Gaúcho, vencedor em 2002.
- Falei para alguns jornalistas que ia bater um papo com o Ronaldinho pela amizade, pelo fato de ter ganho a Copa do Mundo. Falei que precisaria da ajuda dele para ganhar porque ele já ganhou uma e eu quero ganhar outra também. Na famosa resenha, nós vamos ter essa conversa - disse o goleiro.
julio cesar brasil treino (Foto: Agência Reuters)Julio César está confirmado entre os titulares no seu retorno à Seleção (Foto: Agência Reuters)
Vale lembrar que Julio César já participou de duas Copas do Mundo. Em 2006, ele foi reserva de Dida na competição disputada na Alemanha. Quatro anos depois, o goleiro do Queens Park Rangers foi o titular sob o comando de Dunga. Naquela ocasição, na África do Sul, o Brasil foi eliminado nas quartas de final do torneio.
- Ser campeão do mundo é o que eu quero para mim e para a minha carreira. Espero beijar aquela taça como ele fez. Que ele faça pela segunda vez e eu pela primeira.
Nesta terça-feira, às 17h30m (de Brasília), a Seleção vai enfrentar a Inglaterra, em Wembley. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

David Luiz será o capitão da seleção brasileira diante da Inglaterra

CBF confirma zagueiro do Chelsea como o dono da braçadeira na partida desta quarta. Com Mano Menezes, Thiago Silva ocupava o posto

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres, Inglaterra
51 comentários
O zagueiro David Luiz será o capitão da seleção brasileira na partida desta quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), contra a Inglaterra, em Wembley. A CBF confirmou o nome do atleta em seu site oficial. Não será a primeira vez que o defensor do Chelsea desempenhará a função. Nos dois jogos do time canarinho, em setembro de 2012, no Brasil, o jogador foi escolhido por Mano Menezes para ser o dono do posto.
Com a saída do treinador, em novembro do ano passado, ficou a dúvida de quem seria o capitão com Luiz Felipe Scolari. Vale lembrar que Thiago Silva era o dono do posto com o antigo comandante. Porém, como está machucado e sequer foi convocado para o duelo diante dos ingleses, o atleta viu o companheiro de zaga assumir a função.
David luiz brasil treino (Foto: Agência EFE)Antes dúvida, David Luiz será titular e capitão contra a Inglaterra (Foto: Agência EFE)
Nesta terça-feira, Felipão definiu a equipe titular que vai encarar a Inglaterra em jogo que vai comemorar os 150 anos da Federação Inglesa. O time canarinho vai entrar em campo com a seguinte formação: Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Adriano; Paulinho, Ramires, Ronaldinho Gaúcho e Oscar; Neymar e Luís Fabiano.

O confronto entre Brasil e Inglaterra será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real e terá um pré-jogo, com convidados, a partir das 16h30.

Felipão usa Alemanha e Itália como exemplo e projeta hexa no Brasil

Técnico da seleção brasileira lembra que europeus receberam duas Copas do Mundo, perdendo uma e vencendo outra: 'Já perdemos uma, então...'

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres, Inglaterra
33 comentários
Luiz Felipe Scolari felipão brasil coletiva (Foto: Mowa Press)Luiz Felipe Scolari na coletiva (Foto: Mowa Press)
Desde a sua chegada à seleção brasileira, em novembro do ano passado, Felipão tem batido na tecla que é necessário reforçar o espírito de campeão e ter certeza de que esse o caminho a ser seguido para 2014. Nesta terça-feira, em Londres, onde o Brasil encara a Inglaterra, na quarta-feira, ele usou Alemanha e Itália como exemplo.

As duas seleções, também campeãs do mundo (três e quatro vezes, respectivamente), receberam a Copa do Mundo em seus países por duas vezes cada. Foram campeãs em uma e perderam a outra. Os alemães venceram em 1974 e perderam em 2006. Já os italianos ganharam em 1934 e foram derrotados em 1990.

- É um caminho idêntico, parecido com 2002, mas nós nos impusemos, e fizemos o mesmo à população, que queremos ser campeões no Brasil. A Alemanha foi sede em duas Copas. Perdeu uma e ganhou outra. A Itália também fez duas e perdeu uma e ganhou outra. Nós já perdemos uma (em 1950), então... - falou o treinador.

O pentacampeão do mundo com a seleção brasileira falou também sobre a semelhança do trabalho que fez em Portugal, na Eurocopa de 2004. À época, o comandante verde e amarelo teve de chamar a população portuguesa para torcer pela seleção local. E deu certo. O time foi até a final e perdeu da Grécia.

- Em 2004, eu dirigi o país da Eurocopa. Existem muitas semelhanças com agora, de fazer com que o povo acredite na Seleção. Temos de fazer com que a população se integre. A fase de preparação é similar a que tive em Portugal - finalizou o técnico.

O duelo entre Brasil e Inglaterra será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

Felipão confirma equipe titular com Ronaldinho, Luis Fabiano e Dante

Seleção brasileira faz único treino antes da partida diante da Inglaterra na tarde desta quarta-feira, em Londres

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres, Inglaterra
1469 comentários
Treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari confirmou a equipe para o amistoso diante da Inglaterra na tarde de quarta-feira, no estádio de Wembley, Londres. Durante o único treino no Hive Football Centre, que foi realizado na manhã  desta terça, ele trabalhou com Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano entre os titulares. A outra novidade foi a presença do zagueiro Dante.
O treino começou com trabalhos de bola parada. Depois, Felipão reuniu a equipe titular para mostrar algumas questões técnicas. Assim, o Brasil entrará em campo com a seguinte formação: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Adriano; Ramires, Paulinho, Ronaldinho Gaúcho e Oscar; Neymar e Luis Fabiano.
jogadores brasil treino (Foto: Agência AFP)Jogadores da seleção brasileira treinam no Hive Football Centre (Foto: Agência AFP)
A movimentação também serviu para mostrar David Luiz sem nenhum problema aparente. O jogador chegou a ser colocado como dúvida para a partida durante a apresentação do grupo na última segunda-feira por conta de um incômodo na panturrilha.
dante ramires brasil treino (Foto: Leandro Canônico)Murtosa, Dante e Ramires no treino da Seleção (Foto: Leandro Canônico)
Após o treino, funcionários e frequentadores do clube tiraram fotos e pegaram autógrafos dos jogadores brasileiros.
A partida desta quarta-feira, contra a Inglaterra, em Londres, às 17h30 (de Brasília), será transmitida ao vivo pela TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha os lances em Tempo Real.
ronaldinho gaucho Luiz felipe scolari brasil treino (Foto: Agência EFE)Ronaldinho Gaúcho e Felipão durante treino da Seleção (Foto: Agência EFE)

Bottinelli tem fratura no tornozelo após carrinho de Lincoln em treino

Departamento médico decidiu por cirurgia ainda nesta terça-feira. Ainda não há previsão de retorno do meia aos gramados

Por Gabriel Hamilko Curitiba
518 comentários
O meia argentino Bottinelli fraturou o tornozelo direito e deve realizar uma cirurgia ainda nesta terça-feira. O problema surgiu no treino desta manhã para o jogo contra o Nacional-PR. Após levar um drible, o meia Lincoln deu um carrinho que levou o argentino ao chão gritando de dor (veja o vídeo ao lado).
Assim que o atleta foi retirado do gramado do Estádio Couto Pereira, o departamento médico alviverde já examinou o jogador e diagnosticou a fratura no tornozelo. A urgência pela recuperação se refletiu na rapidez do agendamento da cirurgia. Normalmente, os atletas realizam uma preparação para o procedimento, que pode levar até um mês.
Bottinelli deixa o treino do Coritiba, após carrinho de Lincoln (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Bottinelli fratura o tornozelo, após carrinho de Lincoln (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)
O departamento médico ainda não informou qual será o tempo previsto para o retorno de Bottineli aos gramados, que ainda não atuou pelo Coritiba. A avaliação só será feita após a cirurgia.
Através do site oficial do Coxa, o jogador agradeceu o apoio da torcida do Coritiba e disse estar mais calmo, após conversar com os amigos e familiares.
- Eu já estou bem e mais tranquilo. Tive ajuda dos meus amigos, tive ajuda do clube e também da minha família. Sei que a torcida está  mobilizada para me apoiar e isso me motiva muito. Eu queria estrear na quarta-feira, mas vou ter que adiar um pouco - afirmou.
Bottinelli deixa o treino do Coritiba, após carrinho de Lincoln (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Bottinelli deixa o treino carregado (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)
O técnico Marquinhos Santos minimizou o lance, em entrevista coletiva, e disse que foi um excesso de vontade do meia Lincoln, pois é normal cada um querer mostrar o seu máximo nos treinos.
- No meu ponto de vista de treinamento, é um lance ocasional, pois o pessoal está começando a se soltar da preparação física e aí ficam um pouco mais ansiosos. Isso é normal até pela conquista de espaço. Os dois não se largam durante o treinamento, nem fora, tem até que separar um pouco. É um lance que acontece em treinamento. Aconteceu, infelizmente, com o Bottinelli, mas poderia acontecer com qualquer outro atleta.

Agente vê possibilidade de atacante Welliton se transferir para o Grêmio

Jogador renovou com o Spartak, da Rússia, e será emprestado para um clube brasileiro. Flamengo não aceitou cláusula e desistiu do negócio

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
212 comentários
welliton, spartak x zilina (Foto: Reuters)Welliton atuará no Brasil neste ano (Foto: Reuters)
Atacante de velocidade, Welliton, do Spartak, da Rússia, atuará no Brasil por uma temporada. E o destino do atleta poderá ser o Grêmio. Em entrevista para a Rádio Gaúcha, o empresário Jorge Machado levantou a possibilidade de o jogador se transferir para Porto Alegre. No entanto, há também o interesse de “dois clubes paulistas”.

- Pode ser que venha para o Grêmio, estou aguardando a definição. Também há dois clubes de São Paulo que me procuraram. Sei que ele vem para o Brasil, vai ficar um ano aqui – explicou Machado.

O empresário recebeu do Spartak uma autorização para tratar do destino do jogador de 26 anos em território brasileiro. Machado está servindo de intermediador do agente Eduardo Uram, que cuida dos interesses doa atleta.

- Estou aguardando uma definição do Uran e do jogador. É algo semelhante ao que aconteceu com o Carlos Eduardo. O clube está satisfeito com a situação do Welliton, que renovou por um ano lá – acrescentou.   

Por muito pouco, Welliton não acertou com o Flamengo. Mas nesta terça-feira, o clube informou ao empresário Eduardo Uram que não aceitou algumas cláusulas do contrato de empréstimo por um ano e esfriou a negociação.

Welliton estava em Dubai na intertemporada do clube russo, mas retornou a Moscou nesta terça-feira para tratar de uma lesão.

Flamengo encaminha renovação de Rafinha por cinco anos

Dirigentes do clube já conversaram com os representantes do atacante, e acordo está muito próximo

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
405 comentários
rafinha flamengo gol vasco (Foto: Luciano Belford / Agência Estado)Rafinha comemorando seu gol contra o Vasco
(Foto: Luciano Belford / Agência Estado)
O Flamengo está perto de renovar o contrato de Rafinha por cinco anos. O clube está em conversas avançadas com os empresários do jogador, Vantuil Gonçalves e Gerson Sá, da empresa MFD, que gerencia a carreira do atacante. Segundo Vantuil, restam apenas detalhes para que o novo acordo seja firmado. O vínculo atual termina em março de 2014.
- Já estamos conversando sobre isso e a qualquer momento vamos chegar num entendimento. Antes do jogo contra o Vasco (semana passada), o Flamengo já tinha ligado para marcar para conversarmos. Já sentamos, conversamos, questão de alguns detalhes. Cinco anos de contrato é a proposta do Flamengo – disse Vantuil.
Aos 19 anos, Rafinha tem sido titular do Flamengo no Campeonato Carioca e destaque da equipe. Ele jogou as cinco primeiras partidas da Taça Guanabara e seu principal momento até agora foi a atuação na vitória por 4 a 2 sobre o Vasco. Na ocasião, foi o melhor em campo e fez um gol.
Já sentamos, conversamos, questão de alguns detalhes. Cinco anos de contrato é a proposta do Flamengo"
Vantuil Gonçalves, empresário de Rafinha
Em 2010, Rafinha teve o nome envolvido numa polêmica interna. O presidente do Conselho Fiscal do clube, Leonardo Ribeiro, foi pivô da saída de Zico do cargo de diretor executivo. Ribeiro afirmava que o contrato celebrado entre Flamengo e CFZ - com a cessão de quatro jogadores para as categorias de base da Gávea, incluindo Rafinha - seria lesivo aos interesses do clube rubro-negro.
Segundo ele, jogadores que eram do CFZ - vendido por Zico à empresa MFD - começaram a chegar às categorias de base do Fla, ganhando espaço dos atletas que lá estavam. Os direitos desses jogadores eram repartidos, 50% para a MFD e 50% para o Flamengo, o que, segundo Leonardo Ribeiro, causaria prejuízo ao clube no futuro.
- Nós temos certeza que não vamos ter problema nenhum. Nós demos 50% ao Flamengo. Se ele for vendido por 10 milhões de euros, o Flamengo ganha 5 milhões de euros. O objetivo dele (Leonardo Ribeiro) era o Zico. O Rafinha se preocupou em um curto período. Naquele momento ficou preocupado se aquilo poderia afetá-lo de alguma forma, mas depois ficou tudo bem. O Rafinha está apaixado pelo Flamengo. Quer vestir a camisa do Flamengo a cada dia. Todo mundo no clube está feliz da vida com a atuação dele.
O jogador será titular nesta quarta-feira, na partida contra o Friburguense, em Macaé, pela sexta rodada da Taça Guanabara. As equipes se enfrentam às 22h (de Brasília), no Moacyrzão.

McLaren supera problemas, e Button lidera 1º dia de testes; Massa é o 6º

Único a andar na casa de 1m18s, britânico supera RBR de Webber em Jerez, na primeira exibição dos novos carros de 2013. Grosjean é o terceiro

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
76 comentários
Atual tricampeã mundial de pilotos e construtores, a RBR começou 2013 disposta a mostrar seu favoritismo na disputa pelo tetra. Porém, o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, em Jerez de La Frontera, mostrou que a tarefa não será fácil. Após ver a Force India cravar o melhor tempo pela manhã, o time austríaco liderou boa parte do treino da tarde, com Mark Webber ao volante do novo RB9. Contudo, o austríaco foi surpreendido por uma volta voadora da McLaren de Jenson Button a cerca de dez minutos para o fim das atividades no circuito espanhol.  Único brasileiro na pista, Felipe Massa foi o sexto com a Ferrari, entre os 11 que treinaram.
Jenson Button mclaren testes Jerez de la frontera (Foto: Agência EFE)Jenson Button fez a melhor volta com a McLaren nos testes em Jerez de la Frontera (Foto: Agência EFE)
Depois de ter problemas hidráulicos no período da manhã, quando deu apenas três voltas, a McLaren passou algumas horas trabalhando duro no novo modelo, o MP4-28. Mas conseguiu devolver o inglês à pista em boas condições, tanto que Button conquistou rapidamente o terceiro tempo, atrás de Webber e de Romain Grosjean – que foi o responsável por experimentar a Lotus E21. Afiado, o campeão de 2009 surpreendeu os rivais no fim da sessão, baixando sua marca em cerca de um segundo e meio, de 1m20s372 para 1m18s861. Mais do que suficiente para cortar as asas da RBR e deixar os concorrentes para trás.
Quem mais andou ao longo do dia foi Paul di Resta, único confirmado pela Force India até o momento. Foram 89 voltas no total. Com o tempo marcado durante a manhã, o melhor desta parte do treino, o escocês deixou o modeloVJM06 da Force India em quarto lugar. Logo à frente de Daniel Ricciardo, também garantido com sua melhor marca do período matutino a bordo do STR8. Quem melhorou à tarde foi Felipe Massa, que testou diversos componentes e levou a F138 à sexta posição no geral com o tempo de 1m20s536. O brasileiro ficou à frente do alemão Nico Hulkenberg, primeiro a testar a Sauber C32.
mark webber rbr testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a RBR roxa, Webber liderou boa parte da sessão, mas ficou em segundo (Foto: Agência Getty Images)
Mesmo com os problemas elétricos que provocaram um princípio de incêndio e abortaram o primeiro teste da Mercedes W04 após apenas 11 voltas, Nico Rosberg ficou com a sétima marca, a pouco menos de dois segundos do tempo de Button. Uma prova do potencial do novo modelo do time alemão, que superou a Williams de 2012, vencedora de uma corrida na temporada passada. Com Pastor Maldonado ao volante, a equipe acumulou quilometragem nesta terça-feira. O venezuelano deu 84 voltas pelo traçado de Jerez, circuito onde o time conquistou seu último título mundial, em 1997.
Equipes com menor orçamento e estrutura de todo o grid, Caterham e Marussia fizeram seus lançamentos no próprio autódromo e foram direto para a pista. No duelo particular das “nanicas”, ambas com estreantes ao volante, a Caterham levou vantagem. Foram 64 voltas, com o holandês Giedo van der Garde colocando o modelo CT03 do time verde em vantagem, na décima posição geral. A lanterna ficou com o MR02, da Marussia, que sofreu uma quebra de suspensão e deu apenas 29 voltas com o companheiro do brasileiro Luiz Razia, Max Chilton. O defeito mecânico causou uma rodada do britânico, que parou na caixa de brita após encontrar a barreira de pneus.
felipe massa ferrari testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa levou a Ferrari ao sexto melhor tempo nos primeiros testes (Foto: Agência Getty Images)
Confira os melhores tempos do 1º dia de testes de pré-temporada:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861 (37 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709 - a 0s848 (73)
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796 - a 0s935 (54)
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343 - a 1s482 (89)
5 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401 - a 1s540 (70)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536 - a 1s675 (64)
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699 - a 1s838 (79)
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846 - a 1s985 (11)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864 - a 2s003 (84)
10 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915 - a 3s054 (64)
11 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176 - a 5s315 (29)
Clique na imagem abaixo e veja a galeria de fotos com as melhores imagens desta terça!
formula 1 testes jerez de la frontera (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)formula 1 testes jerez de la frontera (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Nesta quarta-feira, o segundo dia dos testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera marcará também algumas estreias bastante esperadas pelos fãs: a de Lewis Hamilton na Mercedes, no lugar do aposentado Michael Schumacher, e a de Sergio Pérez, que entrou no lugar de Hamilton na McLaren. A composição das demais equipes permanece a mesma, exceto no caso da Force India, onde o escocês Paul di Resta seguirá testando, mas dividirá o carro com o inglês James Rossiter, piloto de testes do time. Veja as escalações dos testes para os próximos três dias:
QUARTA, 6 DE FEVEREIRO
RBR - Mark Webber (AUS)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Romain Grosjean (FRA)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Nico Hulkenberg (ALE)
Force India - Paul di Resta (ESC) e James Rossiter (ING)
Williams - Pastor Maldonado (VEN)
STR - Daniel Ricciardo (AUS)
Caterham - Giedo van der Garde (HOL)
Marussia - Max Chilton (ING)
QUINTA, 7 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Jenson Button (ING)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Nico Rosberg (ALE)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - James Rossiter (ING) e Paul di Resta (ESC)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - a ser anunciado
SEXTA, 8 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Pedro de la Rosa (ESP)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - Jules Bianchi (FRA)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - a ser anunciado
Apesar de não ter anunciado o piloto que fará os testes pela equipe nos dois últimos dias, a Marussia já tem contrato assinado com o brasileiro Luiz Razia, que deverá assumir o cockpit de Max Chilton na quinta e na sexta. A Williams será a única equipe que não testará com o modelo da temporada 2013, indo à pista com o carro do ano passado.

Arquibancada superior da Arena Pernambuco está 100% concluída

Obras no estádio ocorrem até de madrugada para que o local esteja pronto para sediar a Copa das Confederações em junho deste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
53 comentários
O processo de evolução da Arena Pernambuco segue a todo vapor. O estádio, que já está ganhando corpo e tomando forma, está com a arquibancada superior 100% concluída. Segundo o consórcio responsável pela construção, tudo está ocorrendo dentro do cronograma previsto. Assim, a fase de instalação dos pré-moldados, que foram construídos no próprio local da obra - chegou ao fim.
Todas as máquinas que trabalhavam dentro da Arena Pernambuco estão sendo retiradas para que os serviços de preparo de campo sejam iniciados. O próximo passo é a plantação do gramado, além do término de instalação da cobertura e a colocação de assentos no anel superior do estádio.
Ao todo, 4.800 funcionários trabalham no canteiro de obras. Orçada em R$ 532 milhões, a Arena Pernambuco inicia o mês de fevereiro com 90% das obras concluídas.
O estádio sediará três jogos da Copa das Confederações, realizada em junho deste ano: Espanha x Uruguai, Japão x Itália e Uruguai x Taiti (confira a página especial da Copa das Confederações).
Já para a Copa do Mundo, cinco partidas estão agendadas, sendo quatro da primeira fase e uma das oitavas de finais. Depois do Mundial, o Náutico passa a mandar seus jogos na Arena Pernambuco. Os camarotes e assentos especiais do estádio já começaram a ser vendidos.
Embora, oficialmente, a cidade-sede da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, seja considerada o Recife, a Arena Pernambuco está sendo construída em São Lourenço da Mata. O município fica a 19 km de distância da capital pernambucana.
No entorno da Arena Pernambuco, haverá a construção da Cidade da Copa, considerada a primeira smart city da América Latina.
arena pernambuco janeiro 2013 (Foto: Rafael Bandeira / Divulgação)Arena Pernambuco avança nas obras e se prepara para receber Copa das Confederações em junho (Foto: Rafael Bandeira / Divulgação)

Sem vaga como titular na F-1, Senna vai disputar o Mundial de Endurance

Após ser dispensado pela Williams, brasileiro voltará a competir nas provas de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, com um Aston Martin

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
28 comentários
Bruno Senna (Foto: Divulgação)Após três anos na F-1, Bruno Senna vai correr no
Mundial de Endurance em 2013 (Foto: Divulgação)
Dispensado da Williams no fim do ano passado, Bruno Senna parece ter dado por encerrada sua luta por um cockpit na Fórmula 1, pelo menos neste ano. Com apenas uma vaga de titular a ser preenchida na categoria, a do companheiro de Paul di Resta na Force India, o brasileiro buscou uma opção diferente para sua carreira: vai competir no Mundial de Endurance, o WEC, com um Aston Martin na classe GTE Pro. O contrato inclui a participação nas lendárias 24 Horas de Le Mans, prova que o sobrinho de Ayrton Senna já disputou em 2009, um ano antes de ingressar na F-1.
- Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula 1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade. Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de Fórmula 1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria – afirma Senna.
Aos 29 anos, Bruno vai correr com um modelo Vantage WGHE da montadora britânica, que completa 100 anos em 2013 e vai inscrever um time oficial no campeonato de provas longa duração. Além do apoio da fábrica, o pacote para a temporada inclui a participação do brasileiro em provas tradicionais, como as 24 Horas de Le Mans, na França, e as Seis horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Bruno Senna e o Aston Martin com o quel disputará o Mundial de Endurance WEC em 2013 (Foto: Divulgação)Bruno Senna e o Aston Martin com o qual disputará o Mundial de Endurance em 2013 (Foto: Divulgação)
Além disso, o piloto – que já disputou três edições do GP do Brasil de F-1, pelas equipes Hispania, Renault e Williams – vai correr novamente diante de sua torcida, já que as Seis Horas dde São Paulo, também disputadas em Interlagos, fazem parte do calendário do World Endurance Championship.
Ao longo da temporada, Bruno dividirá o cockpit com o francês Frédéric Makowiecki, sendo que a dupla receberá o reforço do britânico Robert Bell nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Como preparação, o time disputará também e as 12 Horas de Sebring, nos EUA, que não fazem parte do calendário do WEC. Nesta prova, o brasileiro formará um trio com o inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mücke. Bruno vai acelerar o Aston Martin pela primeira vez nos testes dos próximos dias 17 e 18 de fevereiro em Portimão, Portugal.
Brasileiros em ação
Bruno não será o único brasileiro no Mundial de Endurance. Além dos que ainda negociam vagas para disputar o campeonato de oito etapas – que começa no dia 14 de abril, com as Seis Horas de Silverstone – Lucas di Grassi já está confirmado pela campeã Audi para guiar um dos modelos de motorização híbrida na principal classe, a LMP1, em Le Mans e Spa. Com a chegada de Senna na GTE Pro, aumentam as chances de haver ao menos um brasileiro no topo do pódio da mais tradicional corrida de longa duração do planeta.
O Audi guiado por Lucas di Grassi, Alan McNish e Tom Kristensen nas Seis Horas de São paulo, etapa brasileira do Mundial de Endurance (Foto: Divulgação)Lucas di Grassi está confirmado na Audi para as 24 Horas de Le Mans (Foto: Divulgação)