quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Além de ring girl, Aryane Steinkopf será DJ do MMA Champions League

'Ótima oportunidade de trazer ao evento de MMA algo nunca visto', afirma presidente da organização. Evento será realizado dia 25 de março, no Rio

Por SporTV.com Rio de Janeiro
233 comentários
Aryane Steinkopf vai atuar em duas frentes na primeira edição do MMA Champions League, que será realizada no dia 25 de março, no Teatro dos Grandes Atores, no Rio de Janeiro. Além de ter sido contratada como ring girl, a musa será a DJ oficial do evento, função que ela passou a desempenhar recentemente. O presidente da organização, Leandro Souza, reforçou a importância de criar novos personagens dentro dos eventos brasileiros de artes marciais mistas:
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf, ring girl e DJ, posa em ensaio sensual (Foto: Divulgação)
- Estávamos buscando uma mulher bonita, sensual e que tivesse um grande apelo do público masculino para ser ring girl do evento. Quando descobrimos que a Aryane Steinkopf, além de atuar como ring girl e ter sido eleita a melhor de 2012, havia se lançado na carreira de DJ, enxergamos nisso uma ótima oportunidade de trazer ao evento de MMA algo nunca visto.
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Divulgação)Cartaz do evento com Aryane (Foto: Divulgação)
A ring girl e agora DJ se disse impressionada com o projeto e foi só elogios ao novo evento:
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

- Não se trata somente de um evento de MMA. Quando recebi o convite para estar presente no MMA Champions League e tomei conhecimento do projeto, do card, confesso que fiquei impressionada. Atletas de alto nível, uma mega estrutura. Tenho certeza que esse evento chegou para ficar e sem dúvidas estará entre os melhores eventos do Brasil, sendo uma grande vitrine e o caminho mais próximo para o sonho de todo atleta de MMA hoje, que é ser contratado pelo UFC e representar nosso país contra os melhores lutadores do mundo.
Novidade no mercado, o MMA Champions League reúne apenas lutadores que detenham algum cinturão nacional. A cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, vai receber os treinos abertos e a pesagem oficial do evento, nos dias 23 e 24 de março, respectivamente.
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Divulgação)A musa já foi ring girl de outros eventos de MMA (Foto: Divulgação)
CARD PRINCIPAL - MMA Champions League #1
Ronys Torres x Adversário a definir - disputa do 1º cinturão até 70kg
André Chatuba x Cassiano Tytschyo - disputa do 1º cinturão até 77kg
Raoni Barcelos x Cyderlan Porco Loco - disputa do 1º cinturão até 66kg
Ismael Marmota x Marcelo Barreira - disputa do 1º cinturão até 84kg
Joriedson Fein x Lincoln de Sá - disputa do 1º cinturão até 57kg
CARD PRELIMINAR - Mixed Submission and Strike Arts (MSA) #3
Celson Rolim x Denison Silva - até 57kg
Sergio Bomba x Eliel Topete Dourado - até 61kg
Geraldo Freitas x Gustavo Prado - até 66kg
Ângelo Tilapa x Luiz Henrique KLB - até 93kg

Conheça as finalistas do concurso 'Ring Girl Combate - Jungle Fight'

Votação para selecionar as quatro finalistas está aberta, e vai até 15 de março

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
O concurso "Ring Girl Combate - Jungle Fight" chegou à sua reta final. O grupo de dez beldades semifinalistas foi escolhido, e dele sairão as quatro grandes finalistas. A vencedora terá um dia de ring girl em uma edição do Jungle Fight.
Clique aqui para ver a galeria de fotos das semifinalistas
A votação que define as quatro finalistas do concurso já está aberta, e vai até o dia 15 de março. Não perca tempo. Analise com cuidado e vote na sua favorita clicando aqui.
Montagem - Candidatas do concurso Ring Girl (Foto: Editoria de Arte)Conheça as semifinalistas do concurso Ring Girl Combate - Jungle Fight (Foto: Editoria de Arte)

Modelos sul-coreana e japonesa
serão ring girls do 'UFC: Silva x Stann'

Sul-coreana Su Jung Lee vai estrear na organização, enquanto japonesa Azusa Nishigaki retorna depois de já ter participado do UFC 144, em 2012

Por SporTV.com Saitama, Japão
17 comentários
O Ultimate vai promover mais uma estreia de ring girl. A modelo sul-coreana Su Jung Lee estará encarregada de levantar as plaquinhas entres os rounds das lutas do "UFC: Silva x Stann", neste sábado. Ela é a segunda sul-coreana a ser ring girl na história da organização: a primeira foi Kang Yebin, que atuou no UFC Macau, no ano passado.
Su Jung Lee terá a companhia da japonesa Azusa Nishigaki, que já foi finalista do concurso Miss Japão e havia trabalhado no UFC 144, em Saitama, no primeiro semestre de 2012.
 Su Jung Lee e Azusa Nishigaki UFC Japão  (Foto: Divulgação) A sul-coreana Su Jung Lee (à esquerda) e a japonesa Azusa Nishigaki (Foto: Divulgação)
- É realmente uma pressão, mas estou empolgada por ter sido escolhida como ring girl. Quero mostrar a todos os fãs o charme de uma ring girl sul-coreana - disse Lee, por meio da assessoria de imprensa do UFC.
A sul-coreana é a quarta ring girl a estrear este ano. Antes dela, as brasileiras Camila Oliveira e Aline Franzoi fizeram parte do UFC São Paulo, e a britânica Carly Baker esteve no "UFC: Barão x McDonald", em Londres.
O "UFC: Silva x Stann" acontece no sábado, e o canal Combate transmite o evento a partir de 21h (horário de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real do SPORTV.COM. Antes disso, na madrugada de sexta para sábado, à 1h, os lutadores sobem à balança para a pesagem oficial, e o SPORTV.COM transmite em vídeo ao vivo.

Filho de Ronaldo 'Fenômeno' recebe apoio para buscar carreira no MMA

Ronald, faixa-branca de jiu-jítsu e praticante de lutas, vai assinar com marca de roupas e equipamentos de MMA nesta quinta-feira em São Paulo

Por SporTV.com São Paulo
257 comentários
Ronaldo "Fenômeno" ajudou Anderson Silva e o MMA a explodirem em popularidade no Brasil. Agora, seu filho mais velho, Ronald Domingues Lima, dá os primeiros passos na modalidade. O jovem de 12 anos vai assinar, na noite desta quinta-feira, em São Paulo, um contrato de patrocínio com uma marca de roupas e equipamentos de MMA.
Ronald, filho de Ronaldo Fenômeno (Foto: Iwi Onodera/EGO)Ronald, filho de Ronaldo Fenômeno, treina jiu-jítsu, muay thai e MMA (Foto: Iwi Onodera/EGO)
Blog UltiMMAto: notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
Ronald, filho de Ronaldo com a ex-jogadora de futebol Milene Domingues, estará acompanhado da mãe na assinatura do contrato. Apesar de ser criado por dois "boleiros", se interessou pelas lutas e se aproximou mais das artes marciais quando o Fenômeno passou a agenciar Anderson Silva, através de sua empresa, 9ine. Ronald é faixa-branca no jiu-jítsu e também pratica muay thai e MMA.
A marca de roupas, Naja Extreme, também aproveitará a ocasião para apresentar outros dois atletas patrocinados, Rubens Lopes da Silva e Rodrigo Martins Ribeiro, ambos faixa-preta de jiu-jítsu.

Struve: 'Se fizer meu jogo, luta contra Mark Hunt não deve ser muito difícil'

Em dieta para bater o peso, holandês, que disputa o coevento principal do
UFC Japão 2013, guarda bolo de aniversário no freezer

Por SporTV.com Saitama, Japão
23 comentários
Um confronto de pesos-pesados com diferença de 36cm é uma das atrações do UFC Japão 2013, que será disputado neste sábado, em Saitama (JAP). Stefan Struve, de 2,13m, e Mark Hunt, de 1,77m, se enfrentam no coevento principal. O holandês aposta justamente na grande vantagem de envergadura para poder levar a melhor na trocação, evitando, assim, os potentes golpes do neozelandês. Se por acaso não der certo, usar o jiu-jítsu também é uma opção.
- É muito fácil quando você pensa nisso: se eu lutar na distância e ao alcance dele, vou ter uma longa noite - bem, uma noite curta, na verdade. Ele provavelmente me nocautearia na terceira ou quarta tentativa. Ma,s se eu lutar com ele em minha própria distância, no meu próprio alcance, ele vai estar em uma noite muito ruim. Quando ele tentar encurtar a distância e jogar um daqueles socos fortes, então, também tenho a opção de levar a luta para o chão. Se eu fizer o meu jogo, a luta contra Hunt não deve ser muito difícil na minha opinião - disse Struve ao sote "MMAjunkie".
montagem UFC Stefan Struve e Mark Hunt (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Stefan Struve e Mark Hunt: Golias x Davi no UFC Japão 2013 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
O holandês vai tentar subir mais um degrau na organização enfrentando um veterano que deve ter boa parte da torcida a seu favor. Hunt lutou por muitos anos no Japão, tanto no Pride quanto no K-1, e foi escolhido a dedo pelo UFC para o coevento principal em Saitama.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A diferença de idade entre ambos também pode fazer a diferença. No último dia 18 de fevereiro, o holandês completou apenas 25 anos. No UFC desde os 21, ele tem pela frente um atleta de 38 anos, com experiência de sobra. Na semana do aniversário de Struve, eles trocaram provocações bem-humoradas no Twitter. Struve postou a foto do bolo, e Hunt prometeu um presente para ele no próximo sábado.
- Minha namorada me deu um bolo muito bom, e eu tive que colocá-lo no freezer. Ele estará esperando por mim quando eu voltar do Japão - disse o gigante, que, por conta da altura, não pode ganhar muita massa muscular ou gordura para poder bater o peso da categoria.
O UFC Japão 2013 terá Wanderlei Silva x Brian Stann na luta principal, além de mais três brasileiros em ação. Na madrugada deste sábado, a 1h da manhã, o SPORTV.COM e o canal Combate exibem a pesagem oficial do evento ao vivo. As lutas serão no sábado, e o SPORTV.COM vai acompanhá-las em Tempo Real a partir de 21h. O canal Combate transmite todos os combates.
UFC Japão 2013
2 de março de 2013, em Saitama (JAP)
CARD PRINCIPAL
Wanderlei Silva x Brian Stann
Mark Hunt x Stefan Struve
Takanori Gomi x Diego Sanchez
Yushin Okami x Hector Lombard
Mizuto Hirota x Rani Yahya
Dong Hyun Kim x Siyar Bahadurzada
CARD PRELIMINAR
Riki Fukuda x Brad Tavares
Bryan Caraway x Takeya Mizugaki
Cristiano Marcello x Kazuki Tokudome
Alex Caceres x Kyung Ho Kang
Marcelo Guimarães x Hyun Gyu Lim

Incrédulo, Matthew Riddle desabafa: 'Fui demitido por tomar meu remédio'

Lutador diz que parou de fumar maconha três semanas antes de luta e que usuários da droga são perseguidos no MMA, mas descarta processar UFC

Por SporTV.com Saitama, Japão
8 comentários
ufc154 John Maguire Matthew Riddle (Foto: Agência Reuters)Matthew Riddle (esq.) vem de quatro vitórias
seguidas no UFC (Foto: Reuters)
O americano Matthew Riddle foi demitido do UFC nesta semana por testar positivo para metabólicos de maconha pela segunda vez, em sua vitória sobre Che Mills no UFC: Barão x McDonald no último dia 16 de fevereiro, em Londres, Inglaterra. O lutador, que revelou ao público ter licença para uso de maconha medicinal no estado de Nevada após ser pego pela primeira vez, até agora não consegue entender como foi flagrado no exame antidoping. Ele alega que parou de usar a substância com três semanas de antecedência, e que já passou em testes com menos tempo sem fumar.
- Eles (departamento legal do UFC) me ligaram ontem de manhã (terça-feira) e disseram que eu havia falhado um exame de drogas. Ainda não sei como isso é possível. Eu parei de fumar três semanas antes da luta. Eu já passei em exames antidoping em que parei duas semanas antes. Pedi pelos meus números, e eles me enviaram um documento que apenas dizia que eu testei positivo por maconha. Não dizia quanto, apenas que estava acima do máximo. É o que é, falhei dois exames de drogas em sete meses. Não há muito o que eu possa fazer. Receitaram este remédio, e vou tomar. Eu fui demitido por tomar meu remédio, porque eu não quero tomar drogas farmacêuticas ou testosterona. Isso é o que funciona para mim - afirmou Riddle em entrevista ao site oficial de BJ Penn, ex-campeão dos pesos-leves e pesos-meio-médios do Ultimate.
Blog UltiMMAto: notícias, vídeos e curiosidades do mundo do MMA
O peso-meio-médio vem numa sequência positiva de quatro vitórias, três delas em atuações dominantes, mas duas delas foram revogadas e transformadas em "No Contests" (luta sem resultado) por causa do doping. Participante da sétima temporada do reality show The Ultimate Fighter, ele fez todas suas lutas no MMA até hoje pelo UFC. Segundo Riddle, a direção do Ultimate lhe disse que, se vencesse algumas lutas fora da organização e passasse a limpo por exames antidoping no período, seria trazido de volta. Porém, o americano disse que não vai parar de usar maconha.
- Não me ajuda somente a dormir, ela me relaxa. Também cuida das minhas dores e machucados. Tive quatro cirurgias desde que entrei para o UFC e passei por uma cirurgia no joelho antes de assinar com eles. Até tomar ibuprofen me deixa enjoado, fico com náusea e machuca o meu estômago. Não consigo nem suportar nada mais forte que isso. Não sou alérgico, só não suporto - explicou.
Licença para uso de maconha medicinal do lutador Matt Riddle (Foto: Reprodução/Twitter)A licença para uso de maconha medicinal do lutador Matthew Riddle (Foto: Reprodução/Twitter)
Riddle chegou a considerar a opção de processar o Ultimate por demissão injusta, já que o UFC tem sua base no estado de Nevada, um dos 18 estados americanos que permitem o uso de maconha mediante apresentação de receita médica, e o atleta tem permissão para isso. Porém, o lutador descartou entrar na Justiça e pensa apenas em voltar aos combates. De qualquer forma, ele acha que os usuários de maconha são "perseguidos" no MMA. No ano passado, Riddle foi um dos quatro lutadores pegos em exames antidoping no UFC por uso da substância.
- Isso me incomoda, por alguma razão o UFC odeia pessoas que fumam maconha. A indústria de MMA inteira, por algum motivo, odeia pessoas que fumam maconha. Não sei por que, eu fico na minha na maior parte das vezes. Fumo maconha e luto. Normalmente, eu faço lutas empolgantes ou domino as pessoas, sempre entro lá e luto. É estúpido que eu tenha sido demitido por causa de uma planta, mas outras pessoas acham que é estúpido eu não parar de fumar. Eu parei três semanas antes da minha luta, e é isso que funciona para mim. Se você fosse eu ou se vivesse comigo, entenderia - lamentou.

Com dois de Falcão, Orlândia goleia Lagarto e vence a 1ª na Superliga

Em noite inspirada, craque dá show e comanda vitória da sua equipe sobre rival sergipano. Time orlandiano enfrenta Concórdia nesta sexta-feira às 20h

Por SporTV.com Concórdia, SC
Comente agora
Com dois gols do craque Falcão, o Orlândia conquistou sua primeira vitória na Superliga de Futsal, ao bater o Lagarto (SE) por 5 a 1, na noite desta quinta-feira, em Concórdia (SP) - Cabreúva, Jé e Caio completaram o placar, com Marquinhos descontando. Com o resultado, o time paulista chega aos quatro pontos no grupo A da competição, que tem também Concórdia e AABB-SP.
Orlândia vence Lagarto pela Superliga 2013 (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Falcão comandou a vitória do Orlândia em Concórdia (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
Os comandados do técnico Cidão voltam a jogar nesta sexta-feira, quando enfrentam o Concórdia às 20h, pela última rodada. Os dois primeiros avançam à semifinal. Lanterna da chave com duas derrotas, o Lagarto já está eliminado. Nesta sexta, a equipe sergipana apenas cumpre tabela diante da AABB às 17h.
Mostrando superioridade, o Orlândia dominou desde o início e encontrou pela frente um adversário fechado e bem postado na defesa. De tanto insistir, o campeão da Liga Futsal conseguiu abrir o placar aos 16 minutos, com Cabreúva, em bela triangulação no ataque.
Apesar do domínio, o Orlândia acabou levando o empate aos 18, quando Falcão foi desarmado por Marquinhos, que ganhou na velocidade e tocou na saída de Guitta, deixando tudo igual antes do intervalo.
Orlândia, de Jé, vence Lagarto pela Superliga 2013 (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)O pivô Jé deixou sua marca no início do segundo
tempo (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
O panorama da partida prosseguiu no segundo tempo. Muito fechado, o Lagarto resistiu bravamente até os oito minutos, quando o goleiro Ramon foi expulso, e Jé, na sequência, aproveitou a vantagem numérica para fazer 2 a 1.
Aos 11, começou a brilhar a estrela de Falcão, que recebeu lançamento de longa distância e, mesmo de costas para o gol, desviou com estilo para balançar as redes. O lance empolgou o camisa 12, que passou a mostrar todo o seu repertório de dribles. Aos 13, ele deu uma "caneta" em um marcador e tocou por cima do goleiro Erik para marcar 4 a 1.
O Lagarto ainda assustou em uma cobrança de tiro livre direto de Pita no travessão, mas quem voltou foi a marcar foi o Orlândia. Aproveitando que o adversário jogava com goleiro-linha, Caio bateu da intermediária para fechar o placar.

Arena Fonte Nova será inaugurada com Ba-Vi no dia 7 de abril

Nova data foi confirmada em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. Abertura do estádio ao público ainda vai contar com show antes do jogo

Por Eric Luís Carvalho e Tamires Fukutani Salvador
99 comentários
Chega de polêmica. Está definida a data de inauguração da Arena Fonte Nova. Antes previsto para ser aberto ao público no dia 29 de março, com um show de grandes artistas baianos, o estádio será entregue aos baianos no dia 7 de abril. E o evento da inauguração não poderia ser melhor: o clássico Ba-Vi, primeiro do Campeonato Baiano, vai marcar o primeiro contato dos baianos com a arena que receberá jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
campo da Arena Fonte Nova em 27/02/2013 (Foto: Vagner Casaes / BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação)Fonte Nova será inaugurada no dia 7 de abril (Foto: Vagner Casaes / BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação)
A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira entre representantes do Governo do Estado, da Federação Bahiana de Futebol e do Consórcio Arena Fonte Nova. Nesta tarde, em entrevista coletiva, o secretário de Comunicação do Governo, Robinson Almeida, e os presidentes da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, e da FBF, Ednaldo Rodrigues, confirmaram a nova data.
O clássico não será o único evento no dia da inauguração. Segundo Alcântara, antes da partida, marcada para às 16h, haverá um show na arena para comemorar a data. A abertura da Arena Fonte Nova contará com o evento cultural e com a partida de futebol.

Atrasos e justificativas
coletiva arena fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Coletiva definiu nova data de inauguração do Ba-Vi
(Foto: Eric Luis Carvalho)
O presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, falou sobre o novo prazo. Ele preferiu não usar a palavra “atraso”. Segundo Alcântara, a redefinição do prazo, pela segunda vez, aconteceu em função de problemas de repasse no financiamento e por conta de mudanças no caderno de encargos da Fifa.

- Há uma certa confusão a respeito de datas.  A primeira data de entrega que era 31 de dezembro era uma data estimada quando o contrato foi assinado em 2010. Depois disso, foi divulgado que aconteceria um adiamento por conta dos atrasos no repasse do financiamento. Além disso, a Fifa mudou o caderno de encargos. Algumas coisas como o tipo de gramado, a drenagem a vácuo, e outras mudanças acarretaram nessa remarcação. Mas é importante destacar que não é uma data marco. Essa mudança não é algo que vá afetar nada no legado ou na Copa das Confederações. A primeira data Fifa é 15 de abril. Estamos falando de uma data muito anterior a isso.  Além disso, em dois anos de obra, uma semana de atraso não nos custa. Essa data de entrega não é uma data marco. É um marco de transição. – alegou o presidente da Arena.

De acordo com o secretário de Comunicação do estado, Robinson Almeida, a mudança ocorre muito mais por precaução. Assim como Alcântara, ele lembrou que a data programada pela Fifa para receber o estádio. Com isso, o secretario destacou que a Bahia cumpre o cronograma estipulado pela entidade máxima do futebol.

- O prazo da Fifa é 15 de abril. Tínhamos um pacto interno de antecipar esse prazo para a data de hoje, 28 de fevereiro. No entanto, chegamos à conclusão que precisaríamos adiar em uma semana para fechar esse ciclo, até por prudência. Isso foi decidido em comum acordo e faz com que a gente tenha mais cuidado. Temos os exemplos do que aconteceu nas outras duas arenas (Castelão e Mineirão). Fizemos uma inauguração bem sucedida em 2009, no estádio de Pituaçu. É normal que aconteça um problema ou outro. Além disso, vale destacar que o fim das obras civis e começo de testes obrigatórios é algo que pode acontecer ao mesmo tempo. É uma fase de transição – disse Almeida.
arena fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Entrada da Arena Fonte Nova está quase concluída (Foto: Eric Luis Carvalho)
O presidente do consórcio, entretanto, afirmou que ainda não foram definidas as atrações que irão se apresentar. Ivete Sangalo, Saulo e Carlinhos Brown continuam nos planos para o evento, mas as agendas dos artistas precisam ser consultadas, e uma nova negociação para o show será iniciada.
- A decisão foi tomada hoje, porque esperávamos que Ednaldo [Rodrigues, presidente da FBF] atendesse e pleito da mudança do Ba-Vi. Então não tivemos tempo para ajustar o evento do dia 29. Agora temos uma adequação. Será um evento diurno. Vamos ter que planejar tudo de novo. Não posso garantir que os artistas tenham essa data livre, então vai ter que haver uma nova negociação. Mas vale ressaltar que existem artistas ligando para a gente, querendo participar da festa – afirmou o presidente da Arena Fonte Nova.

Acordo é firmado, e jogo na Arena depende de 21 itens de segurança

Grêmio e OAS se comprometem com correções até segunda, quando prefeitura e MP decidirão por liberação. Confira todas as exigências

Por Hector Werlang Porto Alegre
42 comentários
arena grêmio arena do grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Arena ainda não está liberada para jogo de terça
(Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Enfim, há acordo. O Grêmio, a OAS, a prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na tarde desta quinta-feira, para liberar o funcionamento da Arena. Nele, o clube e a empreiteira se comprometeram a corrigir 21 itens de segurança no novo estádio até a próxima segunda-feira. Será quando, em nova vistoria, a Secretaria de Urbanismo irá decidir se libera a edificação. Só assim a partida contra o Caracas, na terça-feira, pela Libertadores, estará autorizada. Outras três pendências, especialmente de documentos, têm prazo maior para serem atendidas: o dia 30 de abril.

A reunião, na sede do MP, em Porto Alegre, durou três horas. O promotor Fábio Sbardelotto estava decidido a encontrar uma solução definitiva para o caso. O acordo, então, foi priorizar a segurança:

- O primeiro compromisso diz respeito à segurança das pessoas. Essas obras têm de estar prontas até segunda-feira, é o prazo final. Haverá vistoria do município, que decidirá se libera ou não. Todas as correções devem ser feitas, todos os equipamentos de segurança devem estar lá. A OAS e o clube se comprometeram. Se não o fizerem, há o risco de o estádio não ser liberado e, consequentemente, não haver jogo. Para as demais questões, o prazo é de 30 de abril. A partir desta data, todos esperam, o estádio terá a liberação definitiva. Dividimos assim: há uma licença provisória que depende destas correções até o final de abril. É o Habite-se parcial 1, só para o estádio. O Habite-se parcial 2, por exemplo, é para o empreendimento imobiliário que será feito no local.

Os itens de segurança dizem respeito a desníveis em degraus de escadas e instalação de corrimãos contínuos, por exemplo. De acordo com o titular da Secretaria de Urbanismo, Cristiano Tatsch, o município deslocará uma equipe de técnicos assim que for informado de que as correções foram feitas.

- A OAS soube desses termos desde na terça-feira à noite. Já está trabalhando nisso. Assim que nos avisarem, vamos lá avaliar o que foi feito - explicou o secretario.
Termo de conduta é assinado para garantir a segurança da Arena (Foto: Hector Werlang / GLOBOESPORTE.COM)Termo de conduta é assinado por segurança da Arena (Foto: Hector Werlang/GLOBOESPORTE.COM)
O presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto, não soube precisar quantos operários trabalham no local para fazer as correções. Porém, as definiu como 'coisas simples’. Deu a certeza de que o Grêmio poderá mandar a partida no novo estádio:

- Está tudo muito bem encaminhado. Estamos trabalhando em conjunto com as autoridades para solucionar a questão.

O Grêmio foi representado pelo vice-presidente Odorico Roman. Na quarta-feira, após reunião com a OAS, o presidente Fábio Koff havia informado à Conmebol a intenção de usar a Arena na partida. Tudo, porém, depende do cumprimento do acordo firmado nesta tarde.
Confira os 21 itens, de acordo com o documento publicado no site do MP:
CLÁUSULA SEGUNDA: a COMPROMITENTE assume a obrigação de fazer/reparar, até o dia 4 de março de 2013, nos termos do relatório intitulado “Processo de Vistoria Parcial I” (Anexo I), que tem o seguinte conteúdo:

1. Sapata do pilar da passarela sobre diretriz 603 gerou degrau no passeio público, com obstrução do mesmo;

2. Existe desnível acentuado no recuo de jardim sem guarda-corpo (circulação de pedestres);

3. Quanto ao pé direito e altura detalhados nos itens que seguem:
SETOR NORTE
3.1. Escadas do E10 e E11 com diferenças entre alturas de degraus e com alturas de dimensões aquém ou além das permitidas pela legislação (prancha 67).
3.2. Existe vão de alvenaria sobre as portas nível térreo escadas E10 e E11;
3.3. Escadas E40, E41 e E42 sem corrimão intermediário e com diferenças entre alturas de degraus (prancha 84);
3.4.Escadas E38, E39, E43 com diferenças entre alturas de degraus e há pé direito com 2,06m (prancha 12);
3.5. Não há corrimãos nos patamares intermediários das escadas;
3.6. Bocéis incorretos nas escadas sem revestimento de piso;

4. Guarda-corpo das escadas entre campo e arquibancada com espaçamento entre barras superior ao permitido pela legislação;

5. Guarda-corpo nas arquibancadas com espaçamento entre barras superior a 15 cm;
SETOR OESTE

6.Alguns boxes demarcados junto às saídas (nível 3,20);

7. Complementar corrimão externo nos patamares intermediários;

8. Corrigir espaçamento nos vazios e nos guarda-corpos vazados para no máximo 15 cm;

9. Bocéis das escadas estão incorretos e alturas incorretas;

10. Largura dos acessos às cadeiras inferiores reduzida, face guarda-corpo;

11. Portas de acesso ao hall em comunicação com a escada no nível 17,00 com chave no sentido da rota de saída;

12. Escadas E20/E19 sem corrimão nos patamares e com degraus consecutivos com diferenças de até 4cm (PR 23) - nível 21,76m;

13. Escadas E18/E20 com degraus consecutivos de 15,4 cm e 20,8 cm, e bocéis incorretos. Escadas E14/E15 sem compartimentação (sem parede) sobre as portas PFCs no nível 31,28 m (PR 33);

14. Faltam corrimãos nos patamares das escadas E14, E15;
SETOR LESTE

15. Escada 8E06 existe viga a 1,60m, junto à parede no patamar intermediário (nível 37,28); piso em obras para correção de alturas de degraus (nível 37,28), ver prancha * 39;

16. Escada 6E07 sem corrimão externo no nível 26,25, degrau com altura menor (nível 26,25) e fechamento metálico da ventilação à meia altura, prancha 29;

17. Faltam corrimãos externos nos patamares das escadas;

SETOR SUL
18. Escadas sem corrimão intermediário apontado na prancha 20;

19. Escada com degraus divergindo na altura apontada na prancha 10;

20. Escadas em geral sem corrimão contínuo nos patamares e guardas com espaçamento maior que 15cm;

21. Há vãos interrompendo a compartimentação da escada(prancha 65);

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Cabe ao Município de Porto Alegre proceder a vistoria, a fim de verificar o adimplemento das obrigações da Construtora OAS S.A., para o que expedirá Boletim de Vistoria até o dia 05 de março, informando, imediatamente, ao Ministério Público.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Os itens referidos no caput e constantes no Anexo são os itens que, uma vez implementados, preenchem, juntamente com os demais já executados, os requisitos legais para a segurança da circulação das pessoas no Estádio.

PARÁGRAFO TERCEIRO: O cumprimento das condições acima estabelecidas, certificado pelo Município, é condição para a utilização para eventos públicos do Estádio da Arena até o dia trinta de abril de dois mil e treze.

Cobertura cobre 25% do Maracanã, mas estádio segue sem gramado

Foto aérea mostra evolução da obra até esta quinta-feira no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
7 comentários
No dia em que os operários receberam a visita do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, uma foto aérea nesta quinta-feira mostra que a instalação da cobertura já cobre cerca de 25% do Maracanã. Também é possível perceber o avanço da montagem das cadeiras azuis e brancas nas arquibancadas superiores. Porém, o gramado ainda não começou a ser levado para o estádio.
Na semana passada, a instalação da lona, prevista anteriormente para novembro de 2012, começou a ser feita com o auxílio de alpinistas. A cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai proteger cerca de 75 mil dos quase 80 mil lugares.
O início do transporte do gramado, que está sendo plantado em uma fazenda na Região dos Lagos, estava previsto para a última terça. Porém, houve atraso na liberação do espaço para a instalação dos rolos de grama e o processo só deve começar na próxima semana.
O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão de 30 de junho.
obras no Maracnã  Copa 2014  (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)Foto aérea do Maracanã nesta quinta-feira: 25% da cobertura instalada (Foto: Genílson Araújo / Ag. O Globo)

Após ação popular, Justiça suspende
pagamento da Caixa ao Corinthians

Advogado gaúcho entra com ação contestando patrocínio do banco
estatal ao Timão. Clube e empresa ainda podem recorrer ao TRF

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
2506 comentários
camisa corinthians caixa (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Danilo, Romarinho e Zizao, no lançamento da
camisa do Timão com o logotipo da Caixa
(Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)
Baseado numa ação popular, o Juiz Altair Antonio Gregório, da 6ª Vara do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, determinou, por meio de uma liminar, a suspensão do pagamento do patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians.
A ação popular foi ajuizada pelo advogado gaúcho Antônio Beiriz, com a alegação de que o pagamento seria lesivo ao patrimônio público da União. Segundo Beiriz, a Caixa, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, estaria gastando com publicidade inócua e destituída de caráter informativo, em desacordo com o art. 37 da Constituição Federal.
Caixa e Corinthians dizem que ainda não foram notificados. Segundo Beiriz, eles podem recorrer ao TRF. Coincidentemente, representantes do banco e do clube fizeram uma reunião nesta quinta-feira, em São Paulo, mas, segundo dirigentes do Timão, a liminar não foi discutida.
- Estampar o nome da Caixa na camisa de um time não representa nada para o banco. A Caixa não passa a ser conhecida por isso. Ela já é conhecida. Nesse caso do patrocínio, quem ganha é só a instituição privada que visa ao lucro, no caso o Corinthians - disse Beiriz, em entrevista à Rádio Globo. - É um caso para que órgãos públicos, como Caixa e Petrobras, revejam sua estratégia de patrocinar uma instituição privada. A pulicidade feita na mídia é legítima, a Caixa precisa fazer com que as pessoas conheçam seus produtos, mas patrocinar um clube de futebol não dá retorno nenhum. É apenas um ônus ao Tesouro.
Estampar o nome da Caixa na camisa de um time não representa nada para o banco"
Antonio Beiriz, advogado
Beiriz disse que o patrocínio da Caixa ao Corinthians não atende aos preceitos constitucionais que orientam a publicidade de programas e serviços dos órgãos públicos, com caráter educativo, informativo ou de orientação social. O advogado afirmou também que o patrocínio lesa o interesse coletivo do torcedor brasileiro, por, no entender dele, "promover o sensível desequilíbrio econômico entre as agremiações nacionais do futebol profissional" - o valor pago pela Caixa ao Corinthians estaria na casa dos R$ 30 milhões anuais, entre os maiores do Brasil.
Beiriz contou que não sabia que a Caixa patrocinava outros clubes, como Atlético-PR, Figueirense e Avaí, mas disse que pretende cobrar explicações desses times também. Ainda segundo o advogado, foi estipulado uma multa de R$ 150 mil por dia à Caixa, caso o banco não cumpra essa liminar e continue fazendo pagamentos ao Timão.
- O Corinthians pode usar a marca da Caixa no domingo (em jogo contra o Santos, válido pelo Campeonato Paulista). O uso do logotipo não é contestado. O contestado é o pagamento de um banco estatal a um clube de futebol - explicou Beiriz.
O advogado, que é gremista, afirmou que tomaria o mesmo tipo de atitude caso a Caixa resolvesse patrocinar seu time do coração. Lembrado pelo repórter da Rádio Globo de que o Grêmio ostenta a marca do Banrisul, Beiriz contestou.
- Mas o Banrisul é uma sociedade anônima, apesar de ter uma parte do Estado do Rio Grande do Sul, sim.

60 Tons de Zico: genial, disciplinado e simples na visão de outros craques

Colegas, amigos e adversários deixam depoimentos sobre o impacto do Galinho para o futebol brasileiro. Ele completa 60 anos no domingo

Por Alexandre Alliatti e Cassius Leitão Rio de Janeiro
197 comentários
Header-Materia_ZICO-60anos_03 (Foto: Infoesporte)
Era 13 de novembro de 1993. Zico teria não mais do que um punhado de jogos pela frente até encerrar de vez a carreira. Ele jogava pelo Kashima Antlers, do Japão, que naquele dia enfrentava o Yokohama Marinos pelo campeonato local. Do outro lado, estava Ramón Díaz, argentino chato, bom de bola, hoje treinador do River Plate. Mal começou o jogo, o gringo foi lá e fez 1 a 0. Pouco depois, marcou outro. Não ficou satisfeito. Quis provocar. Olhou para Zico e, em espanhol, disse:
- Que foi, velho de merda? Tá na hora de parar...
Zico respirou fundo. Olhou para Alcindo, outro brasileiro do time, e disse que eles virariam o jogo. Passou a destruir em campo. Em instantes, o próprio Alcindo descontou para 2 a 1. Depois, novamente com gol dele, saiu o empate por 2 a 2. Ramón Díaz entrou em apuros. Correu o tempo, seguiu o jogo, e, quando o final se aproximava, uma bola sobrou para Zico, e ele não perdoou: fez o gol da virada. Encerrada a partida, o Galinho procurou o argentino. Olhou para ele e soltou o golpe final:
- Saiba que os velhos também fazem gols...
A história acima, contada pelo próprio Alcindo, é um pequeno retalho da genialidade do camisa 10, que completa 60 anos neste domingo. Não faltam testemunhas oculares do brilho do Galinho. Em mais de duas décadas como jogador, Zico encantou a quem o assistiu das arquibancadas e assombrou aqueles que dividiram a grama com ele. Ex-jogadores, amigos, colegas ou mesmo adversários dele deixaram ao GLOBOESPORTE.COM sua impressão sobre a importância do craque para o futebol brasileiro. Os relatos estão abaixo.

Junior, multicampeão com Zico no Flamengo e colega dele na Seleção
boneco Zico Júnior Flamengo  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Zico e Junior: parceria em campo vira amizade
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Quando falo de Zico, penso no privilégio de ter dividido os momentos mais importantes da história do Flamengo com ele. A amizade extrapolou o lado esportivo. A relação vai para toda vida. É quase parentesco. O comportamento faz diferença. Sempre respeitamos os adversários. Por isso todas as torcidas gostam da figura dele. Isso vem da formação e da educação. É difícil encontrar alguém para falar algo de ruim do Zico. Sempre foi a estrela da companhia e jamais pediu nada só para ele. Por isso tem o reconhecimtno de todos. Espero que ele tenha muito mais anos de vida pelo brilho que tem nos olhos ao ver os netos. E que possa ensinar os truques de futebol para as novas gerações. Gostamos sempre do Zico por perto.
Renato Gaúcho, campeão brasileiro com Zico no Flamengo
Renato Gaúcho entrevista Boleirama (Foto: Cíntia Barlem / Globoesporte.com)Renato Gaúcho tem Zico como grande ídolo
(Foto: Cíntia Barlem / Globoesporte.com)
- Nunca escondi de ninguém que sempre tive o Zico como um ídolo. Tinha o sonho de jogar ao lado dele e sinto muito orgulho de ter conseguido isso no Flamengo e na Seleção. O Zico era uma referência dentro e fora de campo e posso dizer que aprendi muitas coisas com ele. Jogar com ele era fácil. A bola chegava redonda sempre, e ali na frente tudo ficava mais tranquilo. O Zico sempre foi um exemplo para todos da minha geração. Um exemplo de atleta e de homem.  Agradeço por tudo que vivemos juntos, pelos ensinamentos e pela amizade que construímos e que perdura até hoje. Quero desejar a ele toda a felicidade do mundo e muita saúde.
Edinho, companheiro de Zico na Seleção, no Udinese e no Flamengo e adversário dele pelo Fluminense
Edinho troca de passes (Foto: Divulgação/SporTV)Edinho viveu os dois lados: jogou a favor de Zico e
contra ele (Foto: Divulgação/SporTV)
- A gente conviveu muito tempo junto. De 77 a 86 na Seleção e um pouco no Udinese. Depois, no Flamengo. A amizade já existia na Seleção, mas tínhamos a rivalidade dos clubes. Não podia sair abraçando o adversário. Existia uma rivalidade maior. No Udinese, eu falei que seria um jogador interessante para contratar. Ninguém imaginava que uma cidade pequena ia ter o Zico. Indiretamente, dei um empurrãozinho que ajudou na ida dele para a Itália. Lembro que em 81, nas eliminatórias, meu filho nasceu no Brasil e nós estávamos viajando. Criei um Jornal Nacional com uma câmera. O Zico queria ver antes de todo mundo e eu não deixei. E um ficou chateado com o outro. Porém, no voo de volta, ele mandou a aeromoça entregar o guardanapo e pediu desculpas. Outro dia descobri que ainda tenho esse guardanapo guardado.
Reinaldo, parceiro de Zico na Copa de 78 e adversário dele nos duelos entre Flamengo e Atlético-MG
Reinaldo ex-jogador Atlético-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com.)Reinaldo viveu grandes duelos com Zico quando
defendia o Galo (Foto: Globoesporte.com.)
- O Zico foi um dos jogadores mais importantes do futebol mundial. A imagem que tenho dele é como o rei do Rio. Durante muitos anos, o Zico foi quem mais deu alegrias no Rio de Janeiro. Foi um craque genial. Ele reunia todas as qualidades de um craque. Sabia fazer gols, driblar, lançar, cabecear, bater faltas, pênaltis. Reunia todas essas qualidades. Era um jogador completo. E o mais importante era seu profissionalismo, sua liderança. Sempre treinou muito, se dedicou muito. Sempre participou muito ao lado dos jogadores. Em 78, quando jogamos a Copa juntos, ele já era um jogador desenvolvido. Já começava ali a se destacar como uma das figuras principais da Seleção. Sei que ele também tinha admiração por mim, e isso me enche de orgulho. Fico muito honrado, com o ego inflado. Tivemos grandes duelos, grandes jogos. Eram grandes times. O Flamengo era mais técnico. O Atlético-MG era mais pesado. Quando ia jogar contra o Flamengo do Zico, a gente se concentrava mais cedo.
Nunes, campeão brasileiro, da Libertadores e do mundo com Zico no Flamengo
Zico conversa com Nunes na Gávea (Foto: Rodrigo Benchimol  / Globoesporte.com)Nunes foi um dos principais parceiros de Zico
(Foto: Globoesporte.com)
- O Zico foi uma pessoa muito importante no futebol brasileiro, no Flamengo. Nos entrosamos muito bem dentro e fora de campo. Ele fez muita coisa por muitos jogadores. Ajudou muitos jogadores em renovações de contrato. Nosso entrosamento foi desde a base. Nos conhecemos desde pequenos. Já sabíamos o que fazer em campo. Sempre me impressionou a simplicidade dele. Jogava simples. Dava tudo certo. Desde muito novo, dava para ver que tinha uma visão diferente. Mas treinou muito para alcançar o sucesso que teve. Tudo que conquistou de títulos tem um significado muito especial, porque trabalhou para isso.
Éder, colega de Zico na Seleção e adversário dele por clubes como Cruzeiro e Atlético-MG
Éder Aleixo ex-jogador do Atlético-MG (Foto: Marco Antônio Astoni)Éder aprendia com Zico, apesar da diferença de
personalidades (Foto: Marco Antônio Astoni)
- Como pessoa, é um cara sensacional, muito bacana. Tenho um carinho muito grande por ele. Sempre foi muito profissional. Falar sobre como ele jogava é brincadeira. Foi o maior jogador do futebol brasileiro com quem tive a oportunidade de jogar.  Era uma pessoa que eu admirava muito. Um líder na Seleção. Um cara muito respeitado e muito respeitoso. Eu procurava sempre estar do lado dele, para acompanhar os treinamentos. Eu era um cara totalmente diferente, mais arredio. Ele era muito tranquilo. Mas sempre ajudou muito a gente. Sou abençoado por ter jogado com ele, um jogador muito inteligente dentro de campo. Ele já antecipava a jogada. Batia faltas tão bem... Ele gostava muito, treinava muito. É aquilo: quando treina muito, erra menos.

Alcindo, colega de Zico no Flamengo e no Kashima Antlers
Alcindo é agricultor no oeste do Paraná (Foto: reprodução RPCTV)Alcindo acompanhou Zico em experiência no Japão
(Foto: reprodução RPCTV)
- Eu vi o Zico no Flamengo e depois vi o recomeço dele no Japão. Ele lavava a chuteira, lavava roupa. Morava em Tóquio e levava duas horas para ir para o treino. Nunca vi o Zico reclamar de algo em que não tivesse razão. Jogar com ele foi meu maior orgulho. Ele é um deus no Japão. E merece tudo que conquistou. Não foi à toa. Teve paciência, ajudou o clube, criou a liga japonesa. Deixo para ele desejos de muitas felicidades. Que ele continue sendo sempre essa pessoa que é. Que curta bastante os netinhos dele. E continue assim. Que nunca deixe de falar quando vê as coisas erradas. Ele é um cara positivo, as pessoas gostam dele, e as opiniões dele sempre serão ouvidas. Papai do céu deu a ele grandes qualidades. Que ele continue assim.

Lembra Dele? Dono de 12 títulos na Stock Car, Ingo Hoffmann faz 60 anos

Maior vencedor da principal categoria do automobilismo brasileiro, ex-piloto relembra época dos Opalões e fala de sua relação com Interlagos

Por Alexander Grünwald São Paulo
5 comentários
A história da Stock Car e a carreira vitoriosa de Ingo Hoffmann praticamente se confundem. Não é à toa. Entre 1979, quando a categoria organizou seu primeiro campeonato, e 2008, quando o “alemão” se aposentou das pistas, foram disputadas mais de 300 corridas. Ingo esteve presente em todas, menos na primeira. Nestes 30 anos, venceu 76 vezes e conquistou 12 títulos - trajetória que teve início muitos anos antes, quando ele, ainda garoto, pulava a cerca de Interlagos para assistir às corridas da época. O mesmo Interlagos que marcou sua estreia no automobilismo em um Fusca, aos 19 anos, e que quase o viu marcar um ponto guiando o Fórmula 1 brasileiro da Copersucar apenas cinco anos depois. Neste cenário, onde também se despediu das pistas, Ingo Hoffmann conversou com o GLOBOESPORTE.COM. Uma entrevista na qual o ex-piloto, que nesta quinta-feira completa 60 anos de idade, abriu o coração ao falar do circuito.
- Não tenho noção de quantas vezes eu pisei neste autódromo, mas vindo para cá, no trânsito, comecei a pensar na relação que eu tenho com ele. Eu frequento isso aqui desde os meus dez, 12 anos de idade, tenho paixão por essa pista. Mas isso é só de mim para o autódromo, não o contrário, infelizmente. Cheguei na portaria, não sabiam quem eu era. Não guardam a história, não tem a reciprocidade. Mas eu tenho uma ligação muito grande, emocional até, em razão de ter sido aqui que eu fiz a minha primeira corrida, em 1972, por ter sido aqui que eu me aventurei como “rato de box” pulando a cerca para ver corrida... Conheço isso aqui como a palma da mão – analisa Ingo.
Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock Car, correu na categoria de 1979 a 2008 (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)Ingo Hoffmann completa 60 anos: ele é 12 vezes campeão da Stock Car (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)
Com uma relação tão intensa, é até covardia pedir ao ex-piloto que eleja, na semana em que completa 60 anos, qual foi o momento mais especial que viveu na pista mais tradicional do país – inaugurada em 1940, ainda sem asfalto e com um traçado de mais de 8km. Apesar da idade avançada, atualmente Interlagos é um dos autódromos mais modernos do mundo, com um asfalto impecável sobre o traçado de 4,3km que foi implantado após a reforma de 1990, quando o GP do Brasil de F-1 voltou à capital paulista. Etapas que Ingo viu bem de perto, quase sempre em alta velocidade.
- Realmente são muitos momentos. Mas, de bate-pronto, um que me vem à cabeça foi em 1973, quando eu ganhei meu primeiro campeonato brasileiro de turismo, na categoria Divisão 3. Foi bem no início da minha carreira, quando eu estava meio que me localizando no esporte, e estava minha família toda aqui, meu pai, minha mãe, meus irmãos... E pegando essa linha, outro momento que lembro foi justamente minha despedida, em 2008. Fiz minha última corrida profissional aqui em Interlagos, na Stock Car, onde eu terminei na terceira colocação. Ou seja, saí da categoria no pódio, o que foi extremamente gratificante – relata o ex-piloto, lembrando também que na véspera de sua última prova lhe foi prestada uma homenagem nos boxes, na qual ganhou de presente um exemplar restaurado de um dos Opalas que guiou na Stock Car na década de 1980.
A estreia de Ingo Hoffmann no automobilismo foi em 1972, correndo com o Fusca 22 em Interlagos (Foto: Acervo pessoal)Estreia de Ingo no automobilismo foi em 1972, com o Fusca 22 em Interlagos (Foto: Acervo pessoal)
O começo
Ingo Hoffmann conquistou seu primeiro título brasileiro em 1973, com um Fusca preparado na categoria Divisão 3, já usando o clássico 17 (Foto: Acervo pessoal)Ingo conquistou seu primeiro título brasileiro em 73,
com um fusca  (Foto: Acervo pessoal)
Não por acaso, a carreira de Ingo Otto Hoffmann começou na mesma pista que provocou nele o desejo de se tornar piloto. E tudo se deu muito rapidamente. Em 1972, estreou nas competições com um Fusca original, passando no ano seguinte para um modelo com motor preparado e pneus slick. Com ele, veio o primeiro título e também a identificação que levou por toda a carreira: o número 17. Em 1974, passou a competir com uma Brasília, com a qual ganhou mais corridas, antes de enveredar pelos monopostos, na Fórmula SuperVê.
Em 1976, veio a grande chance de sua vida até aquele momento: estrear na Fórmula 1, disputando o GP do Brasil – em Interlagos, claro – com o segundo carro da Copersucar, equipe que tinha Emerson Fittipaldi como piloto e proprietário. Ingo chegou em 11º e ganhou nova chance de participar da prova no ano seguinte, quando esteve muito perto de marcar um ponto. Na época, a F-1 premiava apenas os seis primeiros colocados. Era apenas a terceira corrida de Ingo Hoffmann na categoria, diante de um público caloroso.
- Eu estava na sexta colocação, marcando um ponto, quando o pneu traseiro esquerdo teve um microfuro e foi perdendo ar. Então, nas curvas para o lado direito, o carro ficava muito instável e eu tive que diminuir o ritmo. Faltando duas voltas para o final, outro piloto me ultrapassou e chegou em sexto, e eu terminei na sétima colocação. Tudo foi muito rápido para mim. Estreei no automobilismo em 1972, correndo com um Fusquinha 1500 cc standard, e em 1976 eu estava correndo de Fórmula 1 aqui. Nos dias de hoje isso é inviável. Naquela época o Emerson ainda estava ganhando os campeonatos, era aquela febre toda. Quando eu estava parado no grid, vi a torcida, a arquibancada cheia, foi emocionante – relata o veterano.
Ingo Hoffmann correu três GPs de Fórmula 1 pela Copersucar Fittipaldi (Foto: Reprodução)Ingo Hoffmann correu três GPs de F-1 pela Copersucar Fittipaldi, dois em Interlagos (Foto: Reprodução)
Ingo confessa que, ao retornar de sua experiência no automobilismo internacional, no fim de 1978, queria continuar correndo nos monopostos. Mas as tentativas de fechar um esquema competitivo não deram certo, e ele acabou cedendo ao apelo de um amigo publicitário, que o convenceu a participar de uma categoria que estava sendo criada, a Stock Car. Utilizando os potentes e pesados modelos Opala (praticamente sem qualquer adaptação para as duras exigências das pistas), a categoria não contou com o jovem piloto em sua primeira prova, em Tarumã, por não haver tempo hábil de disponibilizar um carro para ele. Uma semana depois, no entanto, lá estava ele em Guaporé, acelerando entre alguns dos melhores pilotos brasileiros da época.
Para Ingo, o ritual de alinhar no grid da Stock se repetiu em todas as provas que a categoria realizou até o fim de 2008. Foram 332 corridas disputadas, nas quais conquistou 76 vitórias. Um desempenho que rendeu ao competidor o recorde de 12 títulos brasileiros, marca que alcançou ao fim de sua 24ª temporada. O primeiro campeonato que faturou foi em 1980. Depois repetiu a dose em 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002. Um retrospecto respeitável para quem não tinha planos de entrar na categoria. E para quem, mesmo depois de tantos recordes, prefere o caminho da modéstia para justificar tamanho domínio.
A temporada 1979 foi a primeira da Stock Car e também marcou a estreia de Ingo Hoffmann na categoria (Foto: Acervo pessoal)A temporada 1979 foi a primeira da Stock e marcou a estreia de Ingo na categoria (Foto: Acervo pessoal)
- Houve épocas em que tive mais de 50% de vitórias em relação a campeonatos realizados. Isso porque sempre tive equipes muito boas me acompanhando, pois um piloto sozinho não faz milagre. E outro fato importante é que, desses 12 títulos que ganhei, alguns foram em épocas em que a categoria era muito fraca. Nestes 30 anos em que participei, ela teve muitos tempos de alta, com preliminares, mais de 50 inscritos, e tempos de baixa, com sete ou oito carros participando. Sem menosprezar ninguém, ganhei alguns campeonatos em épocas em que a categoria não chegava nem perto da competitividade que tem hoje – explica seu maior campeão.
Décadas de histórias e conquistas nas pistas
As muitas mudanças nos carros servem como uma espécie de linha do tempo na galeria de conquistas do ex-piloto. Mas, da mesma forma que elogia a evolução técnica, Ingo Hoffmann não deixa de criticar o aumento excessivo dos custos e a limitação no número de treinos. Uma realidade bem diferente daquela que ele encontrou em 1979, quando aprendeu rapidamente a domar os Opalões, que foram usados até 1993. Depois veio o Ômega, também um modelo de rua adaptado, antes do primeiro chassi tubular, que entrou em vigor em 2000 e correu até ser substituído por uma nova geração, com mais recursos tecnológicos, em 2009. Este é o carro que é usado nos dias de hoje.
Ingo Hoffmann largou na pole na prova que abriu a temporada 2008 da Stock Car, a última dele na categoria (Foto: Stock Car)Ingo largou na pole na prova que abriu a temporada 2008, a última dele na Stock Car (Foto: Stock Car)
- Não dá para comparar nada, são pilotagens totalmente diferentes, mas isso faz parte da evolução. Naquela época, o Opalão tinha freio a tambor na traseira, os amortecedores acabavam depois de três ou quatro voltas, e às vezes a gente tinha que puxar o freio de mão, porque o carro mudava drasticamente o comportamento durante a prova. Hoje, em nível de pilotos, a Stock está excepcionalmente bem representada. Nem vou começar a citar nomes, porque há muitos, muitos pilotos de primeiríssima linha. A categoria está competitiva, mas por outro lado é muito engessada. Não vejo como novos pilotos podem aparecer no nível dos “top drivers” se não podem treinar. E o maior problema é o custo financeiro, que está muito alto. Sempre brinco com meus amigos, dizendo que eu parei na hora certa – frisa Hoffmann.
Perguntado sobre quem é o Ingo Hoffmann de hoje em dia, o veterano da Stock Car não tem dúvidas em apontar um pentacampeão como seu legítimo sucessor. Não apenas pelo estilo de pilotagem, mas também pela língua afiada na hora de emitir suas opiniões.
Na corrida em que conquistou seu primeiro título, em 2006, Cacá Bueno reverenciou o vencedor, Ingo Hoffmann (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)Na corrida em que conquistou seu primeiro título, em 2006, Cacá Bueno reverenciou Ingo Hoffmann, que foi o vencedor daquela prova. Juntos, eles detêm metade dos títulos da categoria (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)
- O Cacá Bueno, com certeza. Ele é um cara especial, faz uma grande diferença. Já tem cinco títulos e, se bobear, ainda ganha mais alguns e pode me passar.
Mas Cacá não é o único que empolga o multicampeão. Amigo de longa data da família Barrichello, Ingo diz que a chegada de Rubinho é “algo que só tem a agregar para a categoria” e expressa sua felicidade em ver o competidor de 40 anos optar pela Stock Car, trazendo para as pistas brasileiras sua experiência de 19 temporadas e 326 GPs na Fórmula 1. Nas três provas que disputou em 2012, Rubens Barrichello usou o número 17 em seu carro, como forma de homenagem ao ídolo. Em 2008, quando estava na F-1, o piloto competiu no GP do Brasil usando um capacete com a mesma pintura do “casco” de Ingo.
Ingo Hoffmann e Rubens Barrichello em 2008, quando o recordista de GPs na Fórmula 1 usou um capacete igual ao do 12 vezes campeão da Stock Car (Foto: Divulgação)Com Rubens Barrichello em 2008: relação de amizade e admiração (Foto: Carsten Horst/  Divulgação)
Ao contrário dos contemporâneos Chico Serra, Paulão Gomes e Zeca Giaffone, Ingo Hoffmann não tem filhos pilotos. Desde que deixou as pistas, ele cuida de seu instituto, que fica em Campinas e oferece moradia, alimentação, entretenimento e ajuda psicológica a crianças portadoras de câncer, e se dedica a seus familiares. A saudade do acelerador não é problema, já que ele é instrutor de uma montadora e ministra cursos de pilotagem. Há quase cinco anos sem disputar corridas na principal categoria do automobilismo nacional, o “alemão” – apelido que ganhou ainda no início da carreira – não perde a paixão pela velocidade. Desde que seja sem qualquer compromisso com resultados.
- Sou mil por cento realizado, não tenho a mínima vontade de competir. Eu até piloto para uma montadora, participando de testes com novos pilotos, e é isso que me dá prazer: pilotar. Em competição, fiz tudo o que eu tinha que fazer, estou fora. Graças a Deus, sou um sujeito realizado – enfatiza.
Nervoso e sem inspiração, Palmeiras perde para o Libertad no Paraguai
Sem a pegada dos últimos jogos, Verdão é dominado, sofre dois gols de cabeça e cai para a terceira colocação do grupo 2 do torneio
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    9 do 2º tempo

    Benítez faz o segundo gol do time paraguaio e praticamente mata o Palmeiras, que, desordenado, não consegue reagir e sai derrotado.
  • nome do jogo
    Nuñez

    Com suas arrancadas, deu muito trabalho aos defensores do Palmeiras. Deu uma assistência para Velasquez marcar e exigiu grande defesa de Prass.
  • decepção
    M. Ramos

    O zagueiro falhou no primeiro gol do Libertad, levou amarelo por falta violenta e acabou sendo sacado ainda no intervalo. Vilson foi para a zaga.
A CRÔNICA
por Marcelo Prado
221 comentários
Se o primeiro jogo como visitante na Taça Libertadores da América era importante para avaliar as perspectivas do Palmeiras no torneio, o torcedor alviverde voltou a ter motivos para se preocupar. Perdido na grande parte do tempo e muito nervoso, o time de Gilson Kleina mostrou apenas dez minutos de bom futebol e não foi páreo para o Libertad, que venceu com propriedade por 2 a 0, em Assunção, e assumiu a liderança do Grupo 2 do torneio sul-americano. O resultado acabou com uma invencibilidade de sete jogos da equipe do Palestra Itália na temporada.
Foi uma noite em que nada deu certo para o Verdão. A defesa marcou mal; o meio-campo não conseguiu dar proteção e pouco criou; e o ataque levou perigo em apenas duas jogadas. Escalados no segundo tempo, Valdivia e Kleber pouco acrescentaram. O treinador Gilson Kleina tentou de tudo: mexeu no esquema tático, botou o time no ataque, gritou o tempo todo do banco de reservas. Mas nada funcionou.
Com a vitória, os paraguaios chegam a seis pontos, deixando o Verdão com os três da vitória conquistada sobre o Sporting Cristal na estreia, na terceira colocação. Os peruanos, que venceram o Tigre por 2 a 0 nesta quarta-feira, têm a mesma pontuação, mas um saldo de gols melhor (1 contra -1). Os argentinos ocupam a lanterna, zerados.
O Palmeiras folgará no fim de semana. O jogo contra o Paulista de Jundiaí, pelo Paulistão, foi adiado para o dia 14. Assim, o time poderá se preparar melhor para a partida contra o Tigre, quarta-feira, na Argentina. Pelo Paulistão, o próximo compromisso está marcado para o dia 10, contra o São Paulo, no Morumbi.
Weldinho tenta a jogada ofensiva do Palmeiras contra o Libertad (Foto: AFP)Weldinho, em ação pelo Palmeiras contra o Libertad (Foto: AFP)
Libertad começa melhor
O técnico Gilson Kleina havia alertado sua equipe. Para bater o Libertad, o primeiro passo era suportar a pressão inicial dos paraguaios. Foi exatamente o que o Palmeiras não conseguiu fazer. Mesmo com cinco homens no meio-campo, e apenas um atacante, o Verdão foi sufocado pela equipe local nos primeiros 15 minutos.
O rápido atacante Nuñez, com suas arrancadas e dribles curtos pelo lado direito, fez o que quis com Marcelo Oliveira. Em uma das escapadas, aos 11, foi ao fundo e cruzou na medida para Velasquez, que se antecipou a Weldinho e, de cabeça, abriu o placar.
Torcida do Palmeiras no jogo contra o Libertad, em Assunção (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)Torcida do Palmeiras no jogo contra o Libertad, em
Assunção (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)
O Palmeiras continuou perdido após o gol sofrido. Lento e sem criatividade, a equipe foi facilmente marcada. Atrás, o mapa da mina continuava sendo o lado esquerdo da defesa. A todo instante, Kleina gritava com Wesley, pedindo que ele ajudasse o perdido Marcelo Oliveira. No meio-campo paraguaio, Samudio e Guiñazu ditavam o ritmo da equipe. Mendieta, em chute de fora da área, assustou Fernando Prass em lance de perigo. Aos 31, Velasquez marcou novamente, após cobrança de escanteio, mas o juiz anulou corretamente, já que o atacante estava impedido.
Daí para frente, os donos da casa diminuíram o ritmo, trocando a velocidade pela valorização da bola. O Palmeiras, mesmo abaixo do que vinha mostrando nas últimas partidas, conseguiu finalmente trocar passes e chegar ao ataque. Aos 32, Vinícius fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e bateu com o pé direito. Muñoz defendeu. Quatro minutos depois, pela direita, Patrick Vieira acionou Weldinho, que bateu cruzado, com muito perigo. Já nos acréscimos, Souza fez belo passe para Wesley, que concluiu na saída do goleiro. A bola raspou em Muñoz e acertou a trave direita.
Souza, Libertad x Palmeiras (Foto: AP)Souza, no jogo contra o  Libertad, no estádio Nicolas Leoz (Foto: AP)
Kleina põe time no ataque, mas Libertad marca e garante vitória
Insatisfeito com o desempenho da equipe, Gilson Kleina fez duas alterações no intervalo. Sacou Maurício Ramos e Patrick Vieira e colocou Valdivia e Kleber, que vestia a camisa alviverde pela primeira vez. Vilson, que vinha atuando como volante, foi recuado para a zaga. Ao contrário do que havia acontecido na etapa inicial, a partida ficou muito mais movimentada.
Henrique, aos seis, reclamou de ter levado uma cotovelada no nariz. Precisou deixar o gramado para ser atendido. No lance seguinte, Nuñez e Wesley se desentenderam e trocaram empurrões. Novamente aos nove, o Verdão sofreu o segundo gol. De novo de cabeça. Enquanto Henrique trocava o curativo na lateral, Samudio desceu rapidamente pela esquerda e cruzou na medida para Benítez, que testou no canto direito de Prass: 2 a 0.
O Palmeiras se perdeu. Seus jogadores, extremamente nervosos, começaram a discutir em todo lance com o juiz venezuelano Juan Soto. Henrique e Weldinho foram advertidos por reclamação. Taticamente, as mudanças feitas não surtiram o efeito desejado. No lado paraguaio, o time tocava a bola com extrema tranquilidade, aproveitando a festa da pequena torcida nas arquibancadas.
Aos 19, Kleina partiu para o tudo ou nada e abriu sua equipe de vez, sacando Souza e colocando Maikon Leite. O time passou a atuar no 4-3-3. Além de pouco criar, deixou enormes espaços defensivos. O Libertad, com o contra-ataque à disposição, passou a desperdiçar chances seguidas para aumentar sua vantagem. Vargas, aos 28, ficou cara a cara com Prass, mas chutou por cima. No minuto seguinte, o goleiro palmeirense fez grande defesa em lance de Nuñez, o melhor em campo. Satisfeito com o resultado, os mandantes diminuíram o ritmo e só esperaram o tempo passar para festejar a segunda vitória. Impotentes, os alviverdes nada mais conseguiram fazer.
Pedro Benitez comemora o segundo gol do Libertad contra o Palmeiras (Foto: Reuters)Pedro Benitez comemora o segundo gol do Libertad contra o Palmeiras (Foto: Reuters)

Além de ring girl, Aryane Steinkopf será DJ do MMA Champions League

'Ótima oportunidade de trazer ao evento de MMA algo nunca visto', afirma presidente da organização. Evento será realizado dia 25 de março, no Rio

Por SporTV.comRio de Janeiro
228 comentários
Aryane Steinkopf vai atuar em duas frentes na primeira edição do MMA Champions League, que será realizada no dia 25 de março, no Teatro dos Grandes Atores, no Rio de Janeiro. Além de ter sido contratada como ring girl, a musa será a DJ oficial do evento, função que ela passou a desempenhar recentemente. O presidente da organização, Leandro Souza, reforçou a importância de criar novos personagens dentro dos eventos brasileiros de artes marciais mistas:
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf, ring girl e DJ, posa em ensaio sensual (Foto: Divulgação)
- Estávamos buscando uma mulher bonita, sensual e que tivesse um grande apelo do público masculino para ser ring girl do evento. Quando descobrimos que a Aryane Steinkopf, além de atuar como ring girl e ter sido eleita a melhor de 2012, havia se lançado na carreira de DJ, enxergamos nisso uma ótima oportunidade de trazer ao evento de MMA algo nunca visto.
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Divulgação)Cartaz do evento com Aryane (Foto: Divulgação)
A ring girl e agora DJ se disse impressionada com o projeto e foi só elogios ao novo evento:
- Não se trata somente de um evento de MMA. Quando recebi o convite para estar presente no MMA Champions League e tomei conhecimento do projeto, do card, confesso que fiquei impressionada. Atletas de alto nível, uma mega estrutura. Tenho certeza que esse evento chegou para ficar e sem dúvidas estará entre os melhores eventos do Brasil, sendo uma grande vitrine e o caminho mais próximo para o sonho de todo atleta de MMA hoje, que é ser contratado pelo UFC e representar nosso país contra os melhores lutadores do mundo.
Novidade no mercado, o MMA Champions League reúne apenas lutadores que detenham algum cinturão nacional. A cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, vai receber os treinos abertos e a pesagem oficial do evento, nos dias 23 e 24 de março, respectivamente.
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Divulgação)A musa já foi ring girl de outros eventos de MMA (Foto: Divulgação)
CARD PRINCIPAL - MMA Champions League #1
Ronys Torres x Adversário a definir - disputa do 1º cinturão até 70kg
André Chatuba x Cassiano Tytschyo - disputa do 1º cinturão até 77kg
Raoni Barcelos x Cyderlan Porco Loco - disputa do 1º cinturão até 66kg
Ismael Marmota x Marcelo Barreira - disputa do 1º cinturão até 84kg
Joriedson Fein x Lincoln de Sá - disputa do 1º cinturão até 57kg
CARD PRELIMINAR - Mixed Submission and Strike Arts (MSA) #3
Celson Rolim x Denison Silva - até 57kg
Sergio Bomba x Eliel Topete Dourado - até 61kg
Geraldo Freitas x Gustavo Prado - até 66kg
Ângelo Tilapa x Luiz Henrique KLB - até 93kg