terça-feira, 8 de outubro de 2013

De biquíni, Alex Morgan curte dia de praia no Havaí com colega de seleção

Atacante do Portland Thorns aproveitou o final de semana na ilha americana junto da também atacante Sydney Leroux, do Boston Breakers

Por Havaí, Estados Unidos
100 comentários
As atacantes americanas Alex Morgan, do Portland Thorns, e Sydney Leroux, do Boston Breakers, curtiram suas recentes convocações para a seleção americana de futebol feminino em alto estilo. No final de semana, as atletas curtiram as praias do Havaí. Vestindo biquínis azul e vermelho, respectivamente, as jogadoras mostraram boa forma para encarar as partidas classificatórias para o Mundial de 2015.
Alex Morgan é uma das principais jogadoras da seleção americana atual. Tem 68 partidas no currículo e 44 gols, incluindo um gol na final da Copa do Mundo de 2011 e três nas Olimpíadas de Londres de 2012. Já Leroux soma 39 partidas com a camisa do seu país e 21 gols.
Alex Morgan na praia (Foto: Splash New)Sydney Leroux, de vermelho, e Alex Morgan, de azul (Foto: Splash New)

Alex Morgan na praia (Foto: Splash New)Atacantes relaxam no mar do Havaí (Foto: Splash New)

Alex Morgan na praia (Foto: Splash New)Alex Morgan e Sydney Leroux no Havaí (Foto: Splash New)

José Aldo quer enfrentar Anthony Pettis nos leves: 'Aí não perco peso'

Campeão dos penas diz que está esperando luta contra o americano e acha difícil que seja no TUF: 'Ele não fala português, e eu não falo inglês'

Por Barueri, SP
39 comentários
Anthony Pettis está na mira de José Aldo. O campeão dos penas (até 66kg) do UFC participou de uma sessão de perguntas e respostas com fãs na tarde desta terça-feira, antes da pesagem do evento em Barueri-SP, e deixou claro que quer fazer seu próximo duelo contra o americano, campeão dos leves (até 70kg) da organização. Questionado sobre sua preferência de categoria em que o combate seria realizado, Aldo afirmou que lutaria nas duas, mas o que ele quer mesmo é tentar tomar o cinturão de Pettis:
- Muitos fãs falaram, e a gente está esperando fazer essa superluta. Mas marcaram uma luta para ele (contra Josh Thomson, em dezembro). Por mim já tinha saído, em qualquer peso. Sou funcionário, não vejo problema nenhum. Eu queria nos leves, é lógico. Ele tem o cinturão dele e não pode roubar o meu (risos).
jose aldo mma ufc (Foto: Divulgação/Rodrigo Malinverni)José Aldo prefere lutar com Anthony Pettis na categoria peso-leve (Foto: Divulgação/Rodrigo Malinverni)
Sobre uma mudança definitiva para a categoria dos leves, Aldo disse que essa é a ideia, mas depende dos chefes:
- Muitos falaram em mudança de peso. Eu pedi isso. Mas o Dedé (Pederneiras, seu treinador e empresário) e o Dana (White, presidente do UFC) não acharam que era o momento certo. Cada vez fica mais próxima essa mudança de peso. Quando acharem que devo subir, vou subir sem problema algum.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aldo disse estar 99% e espera voltar ao octógono no começo do ano que vem. O manauara ressaltou que nunca escolheu adversário, mas não resistiu ao falar de Pettis quando um fã lhe perguntou quem ele gostaria de enfrentar:
- Nunca fui de escolher lutador, mas um nome que posso falar agora é o Pettis, por toda a polêmica que rolou. Ele seria a pessoa certa para eu lutar hoje. No peso-leve, melhor ainda, que aí nao perco peso (risos).
O duelo contra Pettis, segundo José Aldo, no entanto, não deve ocorrer pelo The Ultimate Fighter, do qual os dois poderiam ser treinadores.
- Seria interessante, mas pelo TUF acho difícil. Ele não fala português, e eu não falo inglês. Mas se colocarem, não vejo problema algum.

Renan Barão faz dancinha antes da pesagem e Aldo cai na gargalhada

Campeão interino dos pesos-galos diverte e responde perguntas dos fãs presentes à pesagem do UFC em Barueri

Por Barueri, SP
26 comentários
renan barão mma ufc pesagem (Foto: Rodrigo Malinverni)Renan Barão diverte o público de Barueri para a
pesagem do UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
A presença dos dois campeões brasileiros do UFC, Renan Barão e José Aldo, no bate-papo com os fãs antes da pesagem do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, divertiu o público presente ao evento que precedeu a pesagem oficial do torneio. Descontraídos, os lutadores arrancaram aplausos dos torcedores, principalmente quando Barão foi requisitado a repetir no palco a dança que fez após nocautear Eddie Wineland no co-evento principal do UFC 165.
- Essa é uma dança que o Marmota faz na nossa academia, a Nova União, e eu decidi repetir pra descontrair um pouco depois da luta. A galera está pedindo, então tem que fazer, né? - disse Barão antes de repetir os passos, arrancando aplausos do público e gargalhadas de José Aldo, que não conseguia parar de rir diante da performance do companheiro de treinos.
O campeão dos penas e a apresentadora, Paula Sack, também foram solicitados a dançar, mas recusaram-se terminantemente.
  •  
paula sack renan barão mma ufc pesagem (Foto: Rodrigo Malinverni)A apresentadora Paula Sack também foi convidada a dançar, mas fez sinal negativo (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Não, não... pra mim não dá. Quem dança é o Barão. Eu tô me recuperando de lesão, é perigoso... brincou Aldo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
 Barão também falou sobre lutar com companheiros de equipe, e se disse favorável apenas se fosse uma luta beneficente.
- Não acho legal lutar com companheiro de treino, mas se fosse para levanntar fundos para alguma causa, eu acho interessante. No nosso caso, o Marcos Loro e o Dudu Dantas já lutaram, mas o Loro treinava nos EUA e o Dudu treinava no Rio de Janeiro, então não tinha um contato tão frequente entre eles.
jose aldo mma ufc pesagem (Foto: Rodrigo Malinverni)José Aldo cai na gargalhada com a dancinha de Barão, mas se nega a dançar também (Foto: Rodrigo Malinverni)
No fim do bate-papo, Barão disse que seu ídolo no esporte é justamente José Aldo.
- Eu sempre me espelhei no Aldo, sempre o vi treinando e me inspirei nele pra continuar me dedicando e ser quem eu sou hoje - disse Barão.

Carina Damm e Yelka Torres fazem encarada tensa no '300 Sparta IV'

Lutadora capixaba vai enfrentar atleta peruana, conhecida como 'Princesa Inca', no duelo principal do show de lutas, em 10 de outubro, no Peru

Por Lima, Peru
Comente agora
A capixaba Carina Damm participou da pesagem do evento de MMA peruano "300 Sparta IV", que aconteceu nesta segunda-feira, em Lima, no Peru. A "Barbie" fez uma encarada tensa com a adversária, a peruana Yelka Torres, conhecida como a "Princesa Inca". As duas vão estrelar a luta principal do show de artes marciais mistas, que está marcado para esta quinta-feira, dia 10 de outubro, às 20h (horário local), no Surco Rose Garden Coliseum, em Santiago de Surco, Lima, capital do Peru. O duelo acontece na categoria peso-galo feminino (até 61,3 kg).
Encarada tensa de Carina Damm e Yelka Torres, na pesagem do 300 Sparta IV (Foto: InkaFC.com)Encarada tensa de Carina Damm e Yelka Torres, na pesagem do 300 Sparta IV (Foto: InkaFC.com)
Em entrevista ao portal Inkafc.com, a atleta do Espírito Santo, que é irmã mais velha do peso-pena do UFC, Rodrigo Damm, revelou que a estratégia de luta está sendo montada. Além disso, Carina Damm enumerou algumas de suas qualidades dentro do octógono, características essas que pretende utilizar para vencer a peruana.
- Estou muito ansiosa e pronta para ser a vencedora dessa luta. Todas as minhas lutas são muito importantes para mim e lutar no Peru sempre foi um sonho. Dentro do cage eu sou como um monstro, uma gladiadora, sou muito competitiva e agressiva. Ultimamente tenho visto alguns vídeos dela e estou trabalhando com minha equipe uma estratégia para essa luta.
Capixaba Carina Damm na pesagem do 300 Sparta IV (Foto: InkaFC.com)Capixaba Carina Damm na pesagem do 300 Sparta IV (Foto: InkaFC.com)
Focada no objetivo de buscar a sua 19ª vitória na carreira, Carina Damm, que é esposa do também lutador Luís "Sapo" Santos, fez questão de deixar um recado para a adversária, ressaltando que as duas lutadoras 'devem dar um show' para os espectadores.
- Espero que seja uma grande luta para todos os fãs presentes, pois eu vou fazer o meu melhor. Sou uma pessoa que fala muito pouco, mas no cage será apenas nós duas e aí vamos ver quem vai sangrar. Espero que no dia da luta ela esteja pronta, pois nós duas devemos dar um show para toda a plateia.
Com 9 lutas, o evento de MMA peruano "300 Sparta IV" acontece nesta quinta-feira, 10 de outubro, no Surco Rose Garden Coliseum, em Santiago de Surco, Lima, capital do Peru. Outro brasileiro no card do show de lutas, Michel Pereira encara Jaime Cordoba, do Peru, no co-main-event.
Confira o card do evento
300 Sparta IV
10 de outubro de 2013, Surco Rose Garden Coliseum, em Lima (PER)
CARD INTERNACIONAL
Yelka Torres (Peru) x Carina Damm (Brasil)
Jaime Cordoba (Peru) x Michel Pereira (Brasil)
Zaid Rojas (Peru) x Claudio Quintana (Chile)
Bruno Castillo (Peru) x Roger Berger (Suíça)
CARD NACIONAL (PERU)
Enrike Barzola x Jorge Enciso
Claudio Puelles x Manuel Meza
Manuel Guevara x Jesús Pinedo
Juan Carlos Guzman x Arturo Frias
Jimmy Vilela x Diego Leksander
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

UFC vai instituir limite de tempo para retorno de campeões lesionados

Lutadores que passarem do prazo perderão título para o campeão interino. Apesar da mudança, Dana White defende Dominick Cruz, parado há dois anos

Por Rio de Janeiro
33 comentários
A longa ausência do americano Dominick Cruz, campeão linear dos pesos-galos do UFC, fizeram a organização repensar o quanto está disposta a preservar o cinturão de lutadores afastados devido a lesão. Em teleconferência com a imprensa americana nesta segunda-feira, o presidente da companhia, Dana White, afirmou que vai instituir um limite de tempo para que campeões lesionados retornem sem perder o cinturão para o campeão interino da categoria.
- Nós pensamos nisso, e vamos fazê-lo. Provavelmente vamos fazer isso em breve - afirmou White durante a teleconferência.
Dominick Cruz MMA UFC (Foto: agência Getty Images)Cruz não luta desde outubro de 2011 e tem previsão de retorno para fevereiro de 2014 (Foto: Getty Images)
A mudança é motivada pela situação da divisão peso-galo, que tem dois campeões desde o ano passado: Dominick Cruz, parado desde 1º de outubro de 2011 por causa de uma série de lesões, e o brasileiro Renan Barão, que conquistou o cinturão interino em 21 de julho de 2012 ao derrotar o americano Urijah Faber no UFC 149. Desde então, Barão já defendeu o título duas vezes, contra Michael McDonald e Eddie Wineland, o que aumentou as reclamações de que ele deveria ser promovido a campeão linear (da cronologia oficial da categoria).
Antes de Cruz, houve um campeão do UFC que teve seu cinturão retirado em menos tempo de afastamento: Frank Mir, que perdeu o título dos pesos-pesados após 419 dias de inatividade, aproximadamente um ano e dois meses, causada por um acidente de moto que quase encerrou sua carreira. Apesar disso, White defende a postura da companhia com o campeão peso-galo, e deixa aparente que a nova restrição não o afetará ainda.
- Essa é uma daquelas situações em que... Dominick Cruz é um bom garoto. Ele é um grande campeão. Ele deveria lutar com Urijah Faber no final daquela (15ª) temporada do The Ultimate Fighter. Ele é um campeão, ele recebe parte do pay per view. Aquela luta deveria estar no card do Anderson Silva x Chael Sonnen, que era um golaço para ele. Era literalmente um bilhete premiado de loteria. É uma combinação de eu me sentindo muito mal por ele, e ele ser uma pessoa tão boa... Eu sinto que deixamos isso rolar por muito tempo? Talvez. Mas eu vejo quem o campeão é, e digo que não. Eu me sinto mal pelo garoto - disse White.
O dirigente permanece confiante no retorno de Cruz no começo de 2014 para unificar os cinturões contra Barão, mas reiterou que, caso o americano não volte, vai retirar seu título.
- Ele está treinando. Ele está muito confiante de que vai voltar no início do ano. E acho que deixamos bem claro o que vai acontecer se ele não voltar - concluiu o dirigente.

Lutador surdo do UFC desconsidera vitória sobre Jones: 'Ainda é invicto'

Único a bater o campeão, Matt Hamill acha desclassificação justa, mas não triunfo legítimo. Ele recorda tempos de bullying no colégio por não escutar

Por Barueri, SP
171 comentários
Um surdo de nascimento que superou o bullying para se tornar lutador profissional e chegar à maior organização de MMA do mundo. A dramática vida de Matt Hamill daria uma bela história de cinema. E deu, de fato, tanto que o filme "The Hammer" (O Martelo, em português), apelido dele, foi lançado em 2010. Mas as proezas de Hamill não param por aí. Um ano antes, ele passou a ser o único até hoje a vencer Jon Jones, atual campeão meio-pesado (até 93kg) do Ultimate. O lutador, no entanto, não acha que o triunfo foi legítimo por ter ocorrido por desclassificação do adversário:
- Não considero. Não mesmo. Para mim, o Jon Jones ainda está invicto. Espero poder lutar contra ele de novo para termos uma luta limpa - disse em entrevista ao Combate.com.
Matt Hamill UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Matt Hamill é surdo e lutador do UFC (Foto: Ivan Raupp)
Na ocasião, Jon Jones aplicou diversas cotoveladas ilegais em Matt Hamill. O americano de 36 anos acredita que aquela decisão do árbitro foi correta:
- A desclassificação aconteceu de forma muito rápida. O Jon Jones me botou para baixo e meu ombro saiu do lugar, aí fiquei impossibilitado de me defender. Mas eu não iria desistir. Ele tentou achar um meio de me destruir com as cotoveladas e ficava olhando para o árbitro para que encerrasse a luta. Só que o árbitro não concordou e dizia que eu ainda estava vivo. Acho que foi uma decisão justa, porque as cotoveladas foram ilegais.
Eu sofria muito bullying na escola quando era pequeno por não escutar, aí batia nos garotos, então meu padrasto me colocou no wrestling para acalmar meus ânimos. O wrestling me ajudou a ser uma pessoa calma, a ter foco e a aprender sobre mim. Toda vez que lutava eu me transformava"
Matt Hamill
Polêmica com Jones à parte, Matt Hamill é um exemplo de garra e superação. Ele recebeu a reportagem em Barueri-SP, onde enfrenta Thiago Silva nesta quarta, e contou com a ajuda de um intérprete para a linguagem de sinais nas perguntas. Nas respostas, falou em voz alta e com dicção razoável, fácil de entender somente para quem convive com ele.
Surdo de nascimento, Matt aprendeu a ler, escrever e falar quando ainda era garoto, por insistência do avô e da mãe, que não queriam que ele fosse tratado de maneira diferente das demais crianças. Mas sua condição fez com que ele fosse alvo de bullying, e aí que entraram as artes marciais na vida de Hamill, mais precisamente o wrestling (luta olímpica).
- Não teria chegado aqui sem minha família. Eles sempre me apoiaram muito e me ajudaram a me tornar quem eu sou. Sou feliz assim. Meu avô e minha mãe sempre quiseram me tratar como uma pessoa normal. Eu sofria muito bullying na escola quando era pequeno por não escutar, aí batia nos garotos, então meu padrasto me colocou no wrestling para acalmar meus ânimos. O wrestling me ajudou a ser uma pessoa calma, a ter foco e a aprender sobre mim. Toda vez que lutava eu me transformava, porque não via nenhuma desvantagem em relação aos outros nessa hora.
Matt Hamill, tradutor e Bruno Tostes UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Brian Paille faz linguagem de sinais para Hamill (Foto: Ivan Raupp)
Por conta do seu bom desempenho no wrestling, Hamill ganhou bolsa em uma universidade, mas não deu continuidade basicamente por causa da surdez. Para entender o que o professor falava, ele precisava fazer leitura labial detalhada, mas o professor tinha que dividir a atenção com todos os demais alunos da classe. Após tirar notas baixas, o adolescente desistiu. Depois surgiu uma oportunidade em uma universidade especial para surdos, onde Matt se formou em engenharia mecânica. A essa altura ele já havia aprendido a linguagem de sinais.
De lá para cá, Hamill teve uma oportunidade na terceira temporada do reality show The Ultimate Fighter, quando só tinha uma luta profissional, e se saiu bem. Ele não seguiu na casa por motivo de lesão, mas acabou contratado pelo UFC. Casou-se duas vezes, ambas com companheiras também surdas, e teve uma filha normal com cada. Com um cartel de 11 vitórias e quatro derrotas, Matt ficou famoso, o que não é exatamente um problema:
- Você quer ser uma celebridade ou uma pessoa normal? Eu me coloco no meio. Muita gente para na minha casa para tirar foto comigo, por isso não consigo ser um cara normal. Só quero ser eu mesmo e me tornar o melhor lutador do mundo.
Jon Jones na luta do UFC contra Matt Hamill (Foto: Getty Images)Jon Jones acerta cotoveladas ilegais em Matt Hamill (Foto: Getty Images)
Após perder seguidamente em 2011 para Rampage Jackson e Alexander Gustafsson, Hamill anunciou a aposentadoria. Voltou atrás um ano depois, especialmente pela filha mais velha, Tierra:
- Várias coisas aconteceram, mas quem me fez voltar foi minha filha. Ela pedia para eu voltar. Quando resolvi algumas coisas de família, resolvi voltar. Fiquei um pouco enferrujado na luta contra o Roger Hollett, mas posso fazer bem melhor do que aquilo. Pelo menos eu venci. Pretendo continuar subindo na categoria.
Várias coisas aconteceram, mas quem me fez voltar foi minha filha. Ela pedia para eu voltar"
Sobre a volta da aposentadoria
Nesta quarta, Hamill terá pela frente o brasileiro Thiago Silva no UFC em Barueri-SP. Ele acha que ainda está longe de uma disputa cinturão e já traçou seu caminho das pedras:
- Tem que ser uma coisa de cada vez. Nem sou top 10 ainda. Nem o Thiago Silva é. Mas estou pronto para o próximo passo, seja Phil Davis, Shogun, Ryan Bader... Quero enfrentar esses caras para poder escalar rumo ao top 5.
Fã de futebol americano, Hamill está doido para ir a um jogo de futebol no Brasil. Incentivado por seu treinador brasileiro de jiu-jítsu, Bruno Tostes, ele foi "obrigado" a virar torcedor do Atlético-MG:
- A gente ia a Belo Horizonte para ele conhecer minha família, mas ficou muito em cima da luta. Nós decidimos voltar em janeiro para mostrar a cidade a ele e talvez levá-lo ao jogo do Galo (risos). Ele já é atleticano. Não vou dar opção para ele - disse Bruno.
Com Hamill há sete anos, Bruno Tostes ensinou algumas palavras em português a Matt, que agora sabe pronunciar "obrigado", "fome" e "água". Os dois treinam juntos no estado de Nova York e são grandes amigos, o que refletiu em suas famílias:
Matt Hamill e Bruno Tostes UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Matt Hamill com o treinador, amigo e atleticano Bruno Tostes (Foto: Ivan Raupp)
- A gente construiu uma relação muito forte pelo fato de ele ser uma pessoa muito boa. Falo não só como técnico e professor de jiu-jítsu, mas como amigo, família. A gente está criando as filhas juntos, as esposas se conhecem. Nós passamos muito tempo juntos sem ser nos tatames.
Bem-humorado, Hamill brincou com o fato de não poder escutar as vaias do público brasileiro, que certamente torcerá por Thiago Silva. Ao mesmo tempo, existe o lado negativo de não ouvir as instruções do córner. Por isso, Bruno terá de guardar tudo que tem para falar e ser pontual e preciso nos intervalos dos rounds, onde terá a ajuda do intérprete da linguagem de sinais. O brasileiro e Hamill, na verdade, costumam dizer que se comunicam por energia.
Com Matt Hamill no card principal contra Thiago Silva e Bruno Tostes como head coach do americano, o "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields" será realizado nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), em Barueri-SP. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site também transmite ao vivo o primeiro duelo do card, entre os estreantes Alan Nuguette e Garett Witheley.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Vegetariano, Shields corta doces e comidas processadas para bater peso

Americano visita o Mercadão de São Paulo e aprova frutas e queijos

Por Barueri, SP
6 comentários
Para o lutador que é vegetariano, talvez seja um pouco menos complicado na hora de perder peso e ficar dentro do limite de sua categoria. O UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields tem um exemplo de alguém que não come carne justamente na luta principal. Com restrições simples para a dieta, o americano Jake Shields acredita que não terá problemas para a pesagem desta terça-feira.
- Eu nasci vegetariano, então não penso muito nisso. Faço o que sempre fiz. Como as coisas certas, corto comida processada e os doces. Perder peso é não comer muito. Meus pais me ensinaram a ser vegetariano. Então, sempre fui assim - disse Shields nesta segunda-feira, em Barueri.
Ex-campeão dos médios do Strikeforce, o americano teve que mudar um pouco os hábitos para atuar como meio-médio no Ultimate. Ele estreou com vitória na nova organização e na sequência disputou o título, sendo derrotado por Georges St-Pierre em abril de 2011. Mais de dois anos depois, ele espera vencer Demian Maia e ter direito de repetir o prato principal, ou seja, enfrentar novamente o campeão.
- Definitivamente vou estar perto (se vencer na quarta-feira). Demian Maia está numa ótima sequência de vitórias e é um dos oponentes mais tops da categoria até 77kg. Então, uma vitória me coloca numa posição muito boa - analisou o americano.
Jake Shields Treino Aberto UFC Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)Jake Shields no treino aberto do UFC em Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na sua primeira viagem ao Brasil para promover o evento de quarta, Shields foi levado pelo staff do UFC para conhecer o Mercadão de São Paulo e conhecer frutas, queijos e cafés tipicamente brasileiros. Veja como foi a experiência do americano no vídeo acima.
O UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields será realizado nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), em Barueri-SP. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site também transmite ao vivo o primeiro duelo do evento, entre os estreantes Alan Nuguette e Garett Witheley.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Maldonado: 'Beltran é maluco com os outros. Minha mão vai deixá-lo manso'

Meio-pesado fala sobre sua nova fase, acha que tem mais queixo que o
rival e diz que vida está mais difícil após deixar a Team Nogueira

Por Barueri, SP
23 comentários
Se existe um lutador sincero no UFC, ele se chama Fábio Maldonado. O "Caipira de aço", que enfrenta o americano Joey Beltran no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields na próxima quarta-feira, não teve papas na língua ao analisar o seu adversário. Mesmo reconhecendo qualidades de Beltran, Maldonado garantiu que "amansará" o americano quando a sua mão o tocar.
- O resultado ruim do Beltran não é tão ruim assim. Dá pra ver que esse cara é meio malucão. Tem coração, mas é meio maluco. Ele lutava nos pesos-pesados, fez luta dura contra o Stipe Miocic e o Pat Barry, deu trabalho a eles e ganhou de um cara que me ganhou quando desceu para os meio-pesados, que foi o Igor Pokrajac. Só sofreu o nocaute de um cara que tem uma mão que não tem como falar nada, que foi o Lavar Johnson. Eu gosto de encarar esses malucos, porque eles fazem a estratégia deles e dá certo. A minha não é, como no caso do boxe, boxear. Eu gosto de brigar, de ir pra parada pra decidir. Ele pode ser maluco nas outras lutas, mas aqui eu vou pôr a mão nele e ele vai ficar mansinho.
Fábio Maldonado Treino Aberto UFC Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)Fábio Maldonado no treino aberto do UFC em Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)
Para o meio-pesado brasileiro, mesmo com os imprevistos que uma luta pode ter, o seu treinamento e sua resistência são seus trunfos para castigar Beltran no octógono em Barueri.
- Eu estou treinando muito chão, mas luta é luta. A gente vê cada coisa lá em cima. O Napão acertou aquele chute no Cro Cop, né? Pode acontecer de tudo. Mas eu acho que tenho mais trocação, mais chão e mais boxe que o Beltran, e ele tem mais experiência no wrestling. Eu vou querer desenrolar, mas se ele quiser ficar em pé, eu fico em pé. Adoro lutar boxe no MMA, é o que eu mais gosto na vida. Se ele quiser fazer assim, eu vou "cortar" ele. Eu consigo apanhar mais e tenho mais gás que ele. Estou com o jiu-jítsu em dia, estou com meu peso em dia, melhor que antes. Não sei se estava fazendo alguma coisa errada, mas eu não gosto de tirar peso antes. Prefiro deixar pra tirar tudo em cima da hora, pra não perder noites de sono. Estou me sentindo muito bem, e quem vai pagar o pato é esse mexicano aí, que vai ser espancado - disse Maldonado, confundindo-se com a nacionalidade de Beltran, que é americano, apesar de descendente de mexicanos.
A experiência que eu tenho do boxe me acalma. Tem muito garoto que toma um jab no rosto e se apavora. Apanhar na cara pra mim não é nada de mais"
Fábio Maldonado, lutador do UFC
O brasileiro reconheceu que o ritmo mais lento no primeiro round é uma deficiência sua, mas garante que a experiência compensa eventuais desvantagens iniciais.
- Começar devagar no primeiro round é um erro meu, e eu paguei o preço por ele contra o Glover. Aquele primeiro round foi muito difícil pra mim. Depois tava até gostoso no finalzinho (risos). No começo eu senti mesmo. Fazia muitos anos que eu não sentia golpes como aqueles. O negócio não é quando você vai aquecer na luta, mas a concentração, que eu acho que preciso melhorar. Mas a experiência que eu tenho do boxe me acalma. Tem muito garoto que toma um jab no rosto e se apavora. Apanhar na cara pra mim não é nada de mais. No dia que o UFC passar a ter lutas de cinco rounds, com sete rounds para a disputa de cinturão eu vou até tomar uma pra comemorar.
Perguntado sobre como ficou a sua vida após deixar a Team Nogueira, Fábio Maldonando mais uma vez foi sincero, e disse que as dificuldades aumentaram.
- Ficou tudo mais difícil depois que eu saí da Team Nogueira. Lá eu tinha um excelente treino, porque estava tudo na mão. Tinha treino forte de wrestling, treino de jiu-jítsu, boxe com os baianos... agora eu estou com meus amigos, o Patrício Pitbull me ajudou demais, se não fosse por ele eu teria que ir pra outro lugar, porque não ia ter como fazer meu camp sozinho. Aprendi muito com ele. Na minha opinião, se você quer ser bom em alguma coisa, vai ser sempre difícil. Seja repórter, lutador, o que for. E é importante ter ajuda e parceria. Se quiser fazer tudo sozinho, vai sair tudo ruim. Eu precisei dos meus amigos, e o Demian Maia e o Daniel Sarafian me ampararam como se eu fosse da família deles. Sem eles eu não teria como ficar aqui em Sorocaba. Infelizmente, como em todo o interior de São Paulo, os lutadores são bons, mas fazem uma coisa só. Quem é bom no jiu-jítsu é zero de boxe, e quem é bom trocador é zero de jiu-jítsu.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Fábio Maldonado MMA UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Fábio Maldonado vai lutar no card principal na quarta-feira (Foto: Rodrigo Malinverni)
O lutador revelou não ter se encontrado ainda com os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, mas garante que tem pelos dois a maior gratidão possível.
- Só encontrei o Rodrigo (Minotauro) de longe, só de vista, mas nem sei como vai ser a reação quando eu o vir. Mas aqui eu já vi todo mundo, e os lutadores que estão aqui me trataram normal, sem diferença nenhuma. Mas eu devo muito a esses dois irmãos, o Rodrigo e o Rogério Nogueira. Quando meu pai morreu, eu estava na casa do Rogério e ele me mandou de avião direto para a minha cidade, quando ainda havia voo direto do Rio pra Sorocaba. O Rodrigo me colocou no UFC, e eu devo estar aqui a ele, ao Thiago Tavares e ao Alex Davis. Mas eu fiz muito também por ele. Na luta do Rodrigo contra o Randy Couture eu fiquei três meses com ele na Califórnia, como treinador particularzão mesmo. A minha melhora no chão eu devo ao Rodrigo, mas também ao Thiago Tavares, que foi meu treinador particular também.
Maldonando garantiu que não vê como uma superação pessoal a luta contra Joey Beltrán após ter tido de mudar sua vida com a saída da Team Nogueira.
- Não tem nada de superação. Sem drama. É difícil ser lutador? Claro que é. Mas ser qualquer coisa é difícil. O que eu vou fazer é bater no Joey Beltran, vou tentar machucar ele, e ele vai tentar fazer o papel dele. São dois homens ali dentro. Eu sou muito frio pra lutar. Fico mais nervoso dando entrevista e no vestiário do que lutando. Não tem nada de superação, não... tive tudo na mão. Vários amigos meus saíram das cidades deles pra ficar comigo treinando. Eu não faço drama. Já lutei bem com muito menos recursos. Quando eu estreei no UFC, em 2010, eu não tinha nenhum treino em pé. O Kevin e o Thiago Tavares me ajudaram, e tentavam arrumar sparrings em cidades vizinhas.
Fiquei muito insatisfeito coma minha apresentação contra o Roger Hollett. Eu estava nervoso demais, a luta ficou boa para eu nocautear várias vezes, mas eu não nocauteava, e comecei a pensar que vinha de três derrotas, que tenho filhos pra criar. Aí decidi bater só na boa"
Fábio Maldonado, lutador do UFC
O meio-pesado revelou também sua insatisfação com a performance diante de Roger Hollett no UFC em Jaraguá do Sul-SC, e deu sua opinião sobre a perda de peso no MMA.
- Eu fiquei muito insatisfeito coma minha apresentação contra o Roger Hollett. Eu estava nervoso demais, a luta ficou boa para eu nocautear várias vezes, mas eu não nocauteava, e comecei a pensar que vinha de três derrotas, que tenho filhos pra criar. Aí decidi bater só na boa, não arriscar, porque o cara estava dominado. O fato é que sempre tem pressão, mas agora vou tentar desenrolar mais o jogo, porque estou sentindo que tô um pouco melhor, mais magrinho. Eu estava mais gordinho contra o Hollett, e agora eu estou mais forte. Isso de peso é uma coisa maluca. O MMA é um esporte que ainda está sendo descoberto. O Gleison Tibau é um cavalo, ele tira muito peso e, na hora da luta, ele está bem. Mas outros não podem fazer isso. Alguém vai falar que o Lyoto está na categoria errada? Sei lá. Muita gente diz que o Anderson fora de treino pesa 105kg. Isso é a maior mentira que eu já vi. Eu estava com ele duas semanas após a luta contra o Thales Leites, e ele estava pesando 88,5kg. Também já vi o Anderson com 98kg, 100kg, mas em duas semanas sem treinar nada, e com roupa. Eu, hoje, em jejum, pesei 96,8kg. Dá pra perder isso rapidinho até a pesagem - finalizou o lutador.
O UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields será realizado nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), em Barueri-SP. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site também transmite ao vivo o primeiro duelo do evento, entre os estreantes Alan Nuguette e Garett Witheley.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Toquinho e Maldonado roubam show de Demian e Shields na pesagem

Mineiro chora e dispara olhar raivoso contra Mike Pierce em encarada, e sorocabano troca provocações com Beltran. Thiago Silva não bate peso

Por Barueri, SP
162 comentários
Apenas uma surpresa desagradável na pesagem do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, nesta terça-feira: todos os lutadores do card ficaram dentro do limite permitido para suas categorias e confirmaram presença no evento de quarta-feira, menos o peso-meio-pesado brasileiro Thiago Silva, que ficou cerca de 900g acima dos 93,4kg de sua divisão e foi multado em 25% do valor de sua bolsa. Os protagonistas do espetáculo, os pesos-meio-médios Demian Maia e Jake Shields, fizeram encarada respeitosa e morna e foram ofuscados pela emoção presente nos brasileiros Rousimar "Toquinho" Palhares e Fábio Maldonado. Toquinho se emocionou e disparou um olhar cheio de raiva para seu adversário, Mike Pierce, enquanto o "Caipira de Aço" provocou Joey Beltran no palco e chamou a torcida para apoiá-lo.
Rousimar toquinho emocionado (Foto: Sul Nocaute)Rousimar Toquinho enxuga as lágrimas ao bater o peso para o UFC em Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)
O UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields acontece nesta quarta-feira e tem transmissão ao vivo e na íntegra com exclusividade no Combate, a partir de 18h (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real a partir de 17h e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta, entre Alan Nuguette e Garett Whiteley.
Os lutadores do card preliminar passaram sem muito alarde pelo palco da pesagem. Todos ficaram dentro dos limites de suas categorias e fizeram encaradas mornas. O clima esquentou quando subiram os lutadores do card principal. O peso-galo TJ Dillashaw, que abre a parte de cima do evento contra o pernambucano Raphael Assunção, ganhou a torcida ao mostrar uma cueca com o desenho da bandeira do Brasil. Porém, no duelo seguinte, a torcida soltou o famoso grito de "Uh, vai morrer!" para o americano Mike Pierce, que criticou seu adversário, Rousimar Toquinho, na semana passada.
O brasileiro, que desceu para o peso-meio-médio pela primeira vez e volta após uma suspensão de nove meses por causa de doping, foi ovacionado pela torcida e chorou ao subir ao palco. Ele bateu o limite da categoria e, na hora da encarada, quase encostou o rosto em Pierce, demonstrando muita raiva.
Em seguida, o americano de raízes mexicanas Joey Beltran subiu ao palco com uma bandana nas cores da bandeira do México e também ouviu os gritos de "Uh, vai morrer!" Ele incentivou os torcedores a gritarem mais alto, e seu adversário, o sorocabano Fábio Maldonado, gesticulou para a torcida que não deixaria o estrangeiro vencer na quarta-feira. Na encarada, os dois trocaram provocações e sorrisos irônicos, mas se cumprimentaram.
Thiago Silva pesagem UFC (Foto: Reprodução / SporTV)Mesmo nu por trás da toalha, Thiago Silva não bateu
o peso (Foto: Reprodução / SporTV)
O público calou-se em respeito ao peso-meio-pesado Matt Hamill, que é surdo e não poderia escutar suas provocações. Seu oponente, o brasileiro Thiago Silva, também não deu muitas razões para o público se empolgar: mesmo após ficar completamente nu por trás das toalhas do UFC, ficou acima dos 93,4kg permitidos para sua categoria, com 94,3kg. Ele recebeu uma hora para perder o peso extra, mas, segundo o site "MMA Junkie", o lutador paulista tentou fazê-lo por 45 minutos, não conseguiu e desistiu de subir à balança novamente. Ele cedeu 25% de sua bolsa à Hamill e não estará apto a receber nenhum bônus de performance, como os prêmios de "Luta da Noite", "Nocaute da Noite" e "Finalização da Noite".
Tanto no evento principal como no coevento principal, nenhuma surpresa e muito respeito. Erick Silva trajou uma camisa com uma mensagem dedicada a seu filho, Kalléu, e cumprimentou Dong Hyun Kim antes e depois da encarada. Demian Maia e Jake Shields também passaram pela balança sem maiores problemas e se respeitaram no momento de posar juntos para as câmeras.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira os pesos registrados pelos lutadores na pesagem desta terça-feira:
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Demian Maia (77,6kg) x Jake Shields (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Erick Silva (77,1kg) x Dong Hyun Kim (77,6kg)
Peso-casado (94,3kg): Thiago Silva (94,3kg)* x Matt Hamill (93kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Fábio Maldonado (92,5kg) x Joey Beltran (93kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Rousimar Toquinho (77,6kg) x Mike Pierce (77,6kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Raphael Assunção (61,2kg) x TJ Dillashaw (61,7kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Ildemar Marajó (77,6kg) x Igor Araújo (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Yan Cabral (77,1kg) x David Mitchell (77,6kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Iliarde Santos (57,2kg) x Chris Cariaso (56,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Alan Nuguette (70,3kg) x Garett Whiteley (70,8kg)
* Ficou 900g acima do limite dos pesos-meio-pesados (até 93,4kg) e cedeu 25% de sua bolsa ao adversário

De viagem marcada para 2014, Luigi Cani se prepara para voar ao espaço

Convidado por empresa holandesa para ser co-piloto de aeronave espacial, 'homem-pássaro' se tornará o segundo brasileiro a sair da órbita terrestre

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Referência em wingsuit e paraquedismo no Brasil, o “homem-pássaro” Luigi Cani se prepara para o voo mais ousado de sua vida. O céu não será mais o limite desta vez. Com mais de 11 mil saltos e 79 medalhas em competições ao longo de 17 anos de carreira, o curitibano se tornará o segundo brasileiro a conhecer a vastidão do espaço sideral - o primeiro por meio da iniciativa privada.
Em 2014, o curitibano Luigi Cani se tornará o segundo brasileiro a viajar ao espaço sideral (Foto: Reprodução / Facebook)Em 2014, Luigi Cani se tornará o segundo brasileiro a viajar ao espaço sideral (Foto: Reprodução / Facebook)
O voo espacial é um projeto de longa data do paraquedista, que começou a realizar os treinamentos obrigatórios no ano passado. A odisseia de Luigi Cani poderá ser concretizada graças ao convite para assumir o assento de co-piloto da aeronave da empresa holandesa SXC (Space Expedition Corporation), especializada em turismo especial. O voo oficial já foi confirmado para o segundo semestre de 2014.
- É um projeto pelo qual estou batalhando há muito tempo, e agora finalmente poderei concretizar esse grande sonho - comemorou Luigi Cani.
VÍDEO: Confira um pouco da preparação de Luigi Cani para a viagem espacial
Uma das marcas registradas do recordista mundial em queda livre são as imagens espetaculares produzidas por ele durante seus saltos. O curitibano de 42 anos também terá a oportunidade de documentar em material audiovisual toda a preparação para ir ao espaço e os principais acontecimentos de sua viagem. Os vídeos serão transmitidos por meio da produtora fundada por Luigi, a CANI.TV.
O primeiro brasileiro a conhecer o espaço foi o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos Pontes. Em 2006, o paulista de 50 anos integrou a “Missão Centenário”, batizada assim em homenagem aos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. O brasileiro partiu em direção à Estação Espacial Internacional no dia 30 de março, e retornou no dia 8 de abril.

Nas Bahamas, Taça se 'hospeda' em hotel com suíte mais cara do mundo

Troféu desembarca no arquipélago caribenho e fica exposto em local de luxo, onde quarto principal tem diária de R$ 55 mil

Por Direto de Nassau, Bahamas
Mais um país recebeu a visita da Taça da Copa pela primeira vez. Nesta terça-feira, o avião que leva o objeto mais cobiçado pelos amantes do futebol pelo planeta desembarcou nas Bahamas, arquipélago da América Central localizado próximo a Cuba. No país, ganhou tratamento vip e ficou "hospedada" em um hotel com as suítes mais caras do mundo.
O dia do troféu foi corrido. A Taça desceu no aeroporto de Nassau, principal ilha do país, e depois seguiu até a "casa de governo" da cidade, onde foi exposta a autoridades, como o governador geral das Bahamas, sir Athur Folkes, o presidente da Associação de Futebol das Bahamas, Anton Sealey, e convidados.
Tour da Taça Bahamas (Foto: Diogo Venturelli)Hotel Atlantis recebe a Taça durante a passagem pelas Bahamas nesta terça  (Foto: Diogo Venturelli)
Após a pequena cerimônia, o troféu seguiu até a ilha de Atlantis, localizada há poucos quilômetros de Nassau. A Taça ficou hospedada em um hotel que fica dentro de um complexo aquático cercado por praias paradisíacas e famoso por ter uma das suítes mais caras e luxuosas do mundo, com diárias de US$ 25 mil (R$ 55 mil).
Em uma sala do complexo, a Taça recebeu a visita de torcedores locais, times de escolinhas de futebol do país e hóspedes de diferentes partes do mundo. Ainda nesta terça, a Taça volta para o avião e segue seu caminho até a vizinha Bermuda, também na América Central.
Tour da Taça Bahamas (Foto: Diogo Venturelli)Pequenos torcedores aproveitam para tirar foto ao lado da Taça durante a exposição (Foto: Diogo Venturelli)
- Atualizado em

Candidatas do Rio à Musa do Brasileirão param centro comercial

Representantes de Bota, Fla, Flu e Vasco no concurso vão ao Mercadão de Madureira, desfilam pelos corredores e ganham elogios e admiradores

Por Rio de Janeiro
236 comentários
Um senhor parou, olhou e desabafou: “Mata o velho”; funcionários aproveitaram a brecha no horário de almoço e torceram o pescoço; um torcedor ameaçou trocar de time; fotos de celulares, elogios, brincadeiras. A presença das candidatas do Rio de Janeiro à Musa do Brasileirão parou o Mercadão de Madureira (assista ao vídeo). Monaliza Quintes (Botafogo), Larissa Pacífico (Flamengo), Bruna Barreto (Fluminense) e Débora Araújo (Vasco) vestiram as camisas dos seus clubes, capricharam nos modelitos, desfilaram pelos corredores do agitado centro comercial na Zona Norte carioca, bateram bola, receberam elogios e demonstram confiança em conquistar o título.
Aos 28 anos, Monaliza Quintes, moradora de São Gonçalo, representa o Botafogo. De camisa alvinegra amarrada às costas, ela deixou parte de barriguinha à mostra, investiu num short jeans curto e comentou sua participação.
- É muito legal participar do concurso, ainda mais representando o Botafogo, meu time de coração. Claro que quero vencer. Mas o reconhecimento que estou tendo já é muito legal - afirmou Monaliza.
A musa do Botafogo lamentou a má fase de Seedorf, mas classificou o jogador como o “porto seguro do time”. No quesito beleza, ela aponta seu favorito:
- O Lodeiro é o mais bonito.
Enquanto andava pelo Mercadão de Madureira, um torcedor rubro-negro chegou a brincar quando avistou Monaliza:
- Troco até de time.
mosaico Musas brasileirão rio de janeiro (Foto: André Durão)Musas de Bota, Fla, Flu e Vasco roubaram a cena no Mercadão de Madureira (Foto: André Durão)
Mas o Flamengo também estava muito bem representado por Larissa Pacífico. Aos 19 anos, a musa rubro-negra combinou uma calça preta justa com a camisa do seu time e revelou que já é reconhecida nas ruas.
- Muitas pessoas me veem e perguntam se sou a musa do Flamengo. Tudo muito diferente, nunca passei por isso. Nas redes sociais também tem muito retorno - afirmou Larissa.
Muitas pessoas me veem e perguntam se sou a musa do Flamengo. Tudo muito diferente, nunca passei por isso"
Larissa Pacífico
A candidata à Musa do Brasileirão elegeu Elias como o melhor jogador do elenco rubro-negro, apontou Marcelo Moreno como o mais bonito. Mas, para a torcida, Larissa é a “craque” do momento:
- Ouço cantadas engraçadas, me divirto. Mas existe respeito.
Durante o passeio, foi possível ouvir, no mínimo, meia dúzia de marmanjos usarem a expressão “ela bate um bolão”.
Fred perde vaga para candidata tricolor
Bruna Barreto representa o Fluminense. Com camisa tricolor, short jeans e salto alto, a candidata exibiu largo sorriso e encantou outra ala de frequentadores e comerciantes do Mercadão de Madureira. Estudante de Biologia, ela tem apoio até mesmo do namorado, que é torcedor do Flamengo.
- Sempre fui apaixonada por futebol. A torcida já está me reconhecendo quando vou aos jogos. Tinha participado de concurso de miss, porém mais por hobby mesmo. E meu namorado me apoia - afirmou Bruna.
Enquanto caminhava pelos corredores do centro comercial, alguns passantes chegaram a brincar:
- Fred, nada. Ela que é a craque do Fluzão.
Na opinião de Bruna, Fred também perdeu. Para ela, o goleiro Diego Cavalieri é o muso da equipe tricolor. Com a bola rolando, Rafael Sobis foi eleito o jogador de destaque da equipe.
Musa do Vasco deixa vergonha de lado
Ao chegar ao Mercadão, Débora Araújo logo atraiu olhares. Pouco antes de iniciar o desfile pelos corredores a bordo de uma calça justa e camisa do Vasco, ela deixou escapar:
- Estou com vergonha.
Mas logo passou. A candidata vascaína recebeu elogios, parou para fotos, mandou beijinhos,  fez biquinho, conquistou fãs e, em pouco tempo, admitiu, sorrindo:
- Já estou sem vergonha.
Estou adorando participar. No começo, sou meio tímida, travadinha, pensei duas vezes, mas recebi apoio e decidi arriscar"
Débora Araújo
Débora revela que quase não entra na disputa pelo título de Musa do Brasileirão.
- Estou adorando participar. No começo, sou meio tímida, travadinha, pensei duas vezes, mas recebi apoio e decidi arriscar - disse a candidata, que elegeu Juninho Pernambucano como melhor jogador da equipe e Pedro Ken como o destaque no quesito beleza.
Em meio às lojas de brinquedos, frutas, artigos de candomblé, tecidos, pipas e mais uma infinidade de produtos oferecidos no Mercadão de Madureira, as candidatas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco viraram atração principal. Elas foram acompanhadas por olhares curiosos, tiraram fotos com crianças, ouviram galanteios e esquentaram a corrida ao posto de Musa do Brasileirão, concurso que atravessa fronteiras.
Ao cruzar com o quarteto, um senhor de traços orientais e sotaque carregado, deixou escapar:
- Muita mulher bonita, né?!

Começamos o MANTO FC com um furo mundial, perfeito para nossos novos leitores. Hoje, mostramos a estrela principal de um show: a nova camisa amarelinha da Seleção, que será usada na Copa do Mundo de 2014.
 
São imagens exclusivas de como será o modelo da Nike para ser usado por craques como Neymar, Fred, Oscar, Thiago Silva, Daniel Alves, David Luiz, Marcelo e Paulinho no próximo Mundial, em casa.
 
Siga Eleté no Twitter: @eletetsc
 
Há poucas mudanças na nova amarelinha, principalmente com uma gola retrô verde, combinando com o detalhe na manga (agora mais fino). Podemos ver também os novos desenhos dos buracos de laser da Nike para dar ventilação nas laterais, em V.
 
Na parte de dentro, perto da gola, há uma versão diferente do canarinho, que já vem fazendo parte da camisa da Seleção há alguns anos. Com vocês, a nova amarelinha, que será apresentada oficialmente só em novembro:
Nova camisa do Brasil para a Copa de 2014

Nova camisa do Brasil para a Copa de 2014

Temos vagas! Felipão tem sete dúvidas para a lista final da Copa

Terceiro goleiro, dois laterais, um zagueiro, um primeiro volante, um meia e um atacante são as vagas que restam para o grupo que vai disputar o Mundial

Por Seul, Coreia do Sul
45 comentários
Faltam oito meses para a Copa do Mundo. Porém, apenas cinco jogos para Luiz Felipe Scolari definir os 23 jogadores que vão disputar a competição no Brasil. E ainda restam interrogações na cabeça do treinador. Sete vagas seguem em aberto: um goleiro, dois laterais, um zagueiro, um primeiro volante, um apoiador e um atacante. Tudo será definido após o confronto de março, provavelmente contra a África do Sul, em Joanesburgo.
 No gol, a dúvida de Felipão se refere ao terceiro goleiro. Na Copa das Confederações, Diego Cavalieri foi o dono do posto. Para os jogos diante da Coreia do Sul, no sábado, às 8h (de Brasília), em Seul, e diante de Zâmbia, no dia 15, em Pequim, na China, Victor, do Atlético-MG terá o trabalho observado pela comissão técnica da Seleção. No entanto, o arqueiro tricolor leva vantagem na briga. Julio César e Jefferson estão garantidos.
Luiz Felipe Scolari felipão brasil coletiva  (Foto: Mowa Press)Copa à vista: Felipão ainda tem sete dúvidas para a lista final (Foto: Mowa Press)

Na defesa, a lateral direita tem uma lacuna. Daniel Alves é o titular de Felipão. Nas Confederações, Jean, que tem atuado como volante no Fluminense, foi o reserva imediato. No entanto, Felipão quer um especialista no setor. Maicon, hoje no Roma, foi chamado e deu conta do recado. Porém, machucado, está fora dos próximos jogos. Rafinha, do Bayern de Munique, deve ser observado na próxima convocação para que uma decisão seja tomada.
- Temos que cuidar de todos os detalhes porque falta muito pouco. Estamos próximos do Mundial e não podemos vacilar. É importante o que você faz dentro do seu clube para estar na lista final. Esses cuidados nós estamos tendo e esperamos conseguir a vaga no final – afirmou Daniel Alves.
Ainda no setor defensivo, a zaga já tem três nomes certos: Thiago Silva, David Luiz e Dante. Uma vaga está em disputa para o torneio no Brasil. Réver, do Atlético-MG, compôs o quarteto na Copa das Confederações, mas não vem sendo chamado. Por conta disso, nomes como Henrique, do Palmeiras, e Dedé, do Cruzeiro, são os cotados para a Copa do Mundo de 2014.
- Está se aproximando a Copa do Mundo, a convocação final. Eu e outros jogadores que temos sido mais convocados nos sentimos com um pé lá. Mas nada está garantido no futebol. Estamos caminhando, mas tudo muda muito rápido – afirmou o volante Hernanes.
A lateral esquerda também tem uma dúvida. E justamente em quem será o reserva de Marcelo. Filipe Luís ocupou a posto na competição disputada em junho de 2013. Atualmente, Felipão tem chamado Maxwell, do Paris Saint-Germain, e ele tem dado conta do recado. Com boas atuações no PSG e na própria Seleção, o jogador tem conquistado o seu espaço com a comissão técnica.
Julio César prêmio goleiro Brasil final Espanha (Foto: AFP)Julio César já está convocado por Felipão para
defender a Seleção no Mundial (Foto: AFP)
No meio, o reserva de Luiz Gustavo ainda é incerto. Felipão ainda não escolheu outro primeiro volante. Nas Confederações, Fernando, ex-Grêmio e atualmente no Shakhtar Donetsk, foi o escolhido. Para os dois próximos amistosos, Lucas Leiva, do Liverpool, ganhou a primeira oportunidade com a atual comissão técnica. Na chegada a Seul, na Coreia do Sul, ele mandou o recado.
- Voltei na hora certa. Vim para ficar.
A comissão técnica também está à procura de um jogador com as mesmas qualidades de Oscar. Até o momento, o Brasil conta apenas com um jogador para armação das jogadas no meio de campo. No esquema de Felipão, o meia do Chelsea atua mais centralizado na linha de três que fica atrás do centroavante. Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, e Kaká, do Milan, poderiam ser opções, mas estão machucados e não renderam sob a batuta do pentacampeão.
Por último, para a Copa do Mundo, a comissão técnica vai convocar seis atletas para o ataque. Nas Confederações, Neymar, Hulk, Bernard, Jô, Fred e Lucas. Porém, duas situações preocupam o técnico Felipão. As lesões de Fred, que nos últimos anos tem sido perseguido por problemas físicos, e o desempenho irregular de Lucas no Paris Saint-Germain e na própria seleção brasileira.
- Costumo dizer que a vida, no futebol ainda mais, é como uma bola de sabão. Estamos aí e, de repente, ela explode. Temos que fazer o nosso trabalho com cuidado para se firmar todos os dias na Seleção – disse Hernanes.
No próximo sábado, às 8h (de Brasília), os “interessados” nas últimas vagas para a Copa terão que suar a camisa. O Brasil vai enfrentar a Coreia do Sul, no World Cup Stadium, em Seul. No dia 15, o adversário será Zâmbia, em Pequim, na China. Os dois confrontos serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Com festa, Palmeiras se recupera e goleia o Figueirense em Londrina
Na primeira partida como mandante na cidade paranaense, Verdão se sente em casa e volta a vencer no Campeonato Brasileiro da Série B
 
 
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
139 comentários
Se depender da primeira impressão, a relação entre o Palmeiras e a cidade de Londrina será ótima. Longe de São Paulo por conta de uma punição imposta pelo STJD, o Verdão se sentiu em casa no estádio do Café na noite desta terça-feira. Sem dificuldade, venceu o Figueirense por 4 a 0, se recuperou do tropeço diante do ABC, por 3 a 2, no último sábado, em Natal, e manteve a boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B - tem 62 pontos, contra 53 da Chapecoense, segunda colocada. Arquibancadas cheias e uma bela festa da torcida alviverde, que empurrou a equipe em sua "estreia" no Paraná.
A mágoa dos jogadores com a polêmica arbitragem na derrota para o ABC foi clara desde sábado. Mas ao contrário do que aconteceu no fim de semana, os comandados de Gilson Kleina tiveram dois pênaltis marcados a seu favor – ambos convertidos, por Alan Kardec (que também marcou o terceiro, de cabeça) e Mendieta. Serginho completou o placar. Uma atuação consistente.
O atraso de 10 minutos para o início da partida, causado por problemas nas catracas do estádio, nem foi sentido. Diante de um adversário pouco criativo, o Verdão foi inteligente. Desestabilizou o Figueirense com gols no início da partida e logo após o intervalo, fazendo o suficiente para vencer.
A torcida ainda terá de esperar um tempo para ver o Palmeiras de volta ao Pacaembu. O retorno será somente daqui a 17 dias. Mas a promessa é de casa cheia em Londrina, mais uma vez, na próxima sexta-feira, quando a equipe recebe o Guaratinguetá às 21h50m (horário de Brasília). O Figueirense, por sua vez, viaja a São Caetano do Sul, para enfrentar o time da casa no sábado, às 21h.
Palmeiras x Figueirense (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Jogadores do Palmeiras comemoram a vitória em Londrina (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
Pênalti marcado, Verdão na frente
O Palmeiras saiu de campo no último sábado reclamando da arbitragem, que não teria marcado dois pênaltis claros na derrota para o ABC – resultado que quebrou uma série de nove jogos de invencibilidade da equipe na competição. Desta vez, bastaram cinco minutos para que Edivaldo Elias da Silva, responsável pelo apito em Londrina, apontasse penalidade a favor do Alviverde contra o Figueirense.
A jogada de Leandro começou na intermediária. O atacante fez uma fila da defesa catarinense, deixando três jogadores para trás. Quando já se aproximava da pequena área, foi derrubado pelo estabanado zagueiro Douglas Marques, que jogou o próprio corpo para tentar deter o palmeirense. Na cobrança, Alan Kardec, artilheiro da equipe na Série B, com 12 gols, bateu rasteiro no canto esquerdo de Tiago Volpi, que se jogou para o lado oposto.
Imediatamente após o gol, o Figueirense adotou postura mais acelerada. Tentava encontrar espaços no meio-campo para criar as jogadas, mas era atrapalhado pela marcação alviverde, que evitava as chegadas adversárias. Afobado por estar atrás do marcador, o time catarinense tornou a partida mais nervosa. Leandro se estranhou com Arthur, que acertou uma cotovelada e um carrinho por trás no atacante do Palmeiras.
As oportunidades se equilibraram no restante da etapa inicial. Em cobrança de falta do meia Rodrigo, o Figueira chegou a acertar o travessão de Fernando Prass, mas a arbitragem já marcava impedimento de Douglas Marques no lance. O defensor também tentou um voleio após bate-rebate na área do Verdão, mas Prass, bem posicionado, evitou o empate.
Para o líder do Campeonato Brasileiro da Série B, faltava acertar os passes finais no setor ofensivo para ampliar. Mesmo consistente, o Verdão pecava no arremate de suas jogadas. O volume de jogo foi suficiente apenas para manter a vantagem mínima no placar.
Ampliou e fechou
Parecia replay: com apenas dois minutos do segundo tempo, Ananias, que havia entrado no lugar de Wendel pouco antes do intervalo, invadiu a área, escapou a marcação e foi derrubado por Douglas Marques - de novo ele - antes de finalizar. Mais um pênalti para o Palmeiras. Dessa vez, o paraguaio William Mendieta foi o responsável pela cobrança. Com categoria, ele também mandou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro – assim como havia feito Alan Kardec – ampliando o placar a favor de sua equipe e dando tranquilidade ao Verdão para o restante da etapa complementar.
O pouco de equilíbrio que restava ao Figueirense terminou apenas quatro minutos depois. Em boa jogada de Ananias pela esquerda, Alan Kardec aproveitou o cruzamento e cabeceou para fazer o terceiro do Palmeiras. Na jogada, a bola desviou na cabeça do lateral Henrique Miranda e atrapalhou Tiago Volpi, que acabou caindo antes do tempo para tentar a defesa.
Sob olhares de 16.454 pessoas, o Palmeiras se recuperava no tropeço na última rodada. Já o Figueirense esbarrava no mesmo vacilo do primeiro tempo: pouco trabalhava as laterais, insistia pelas jogadas no meio-campo.
Rendidos, os catarinenses até tiveram chances de diminuir a vantagem alviverde, mas passaram longe de incomodar. Em duas chances consecutivas, o Figueira desperdiçou oportunidades, e foi castigado por um golaço, que fechou de maneira perfeita o resultado a favor dos mandantes: após tabela de classe entre Juninho e Alan Kardec, Serginho ficou com o gol vazio para decretar a 19ª vitória do Palmeiras na Série B, com direito a "olé". A elite está cada vez mais próxima do Verdão.