terça-feira, 8 de março de 2011

Roberto Carlos é escolhido por companheiros como capitão do Anzhi

Aos 37 anos, lateral-esquerdo diz que se sente honrado pela confiança

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Roberto Carlos no Anzhi, da Rússia (Foto: Divulgação)Roberto Carlos foi escolhido pelos companheiros
para ser o capitão do Anzhi (Foto: Divulgação)
Principal contratação do futebol russo neste ano, o lateral-esquerdo Roberto Carlos venceu uma eleição realizada entre os jogadores do Anzhi nesta terça-feira e recebeu a braçadeira de capitão da equipe da república do Daguestão.
- É uma grande honra e responsabilidade virar o capitão. Sinceramente, eu não esperava essa confiança da equipe e estou muito grato por isso.
Aos 37 anos, o ex-jogador do Corinthians aceitou trocar o Timão pelo Anzhi por um salário de € 6  milhões (cerca de R$ 14 milhões) por temporada e assinou contrato com dois anos e meio de duração.
Após a chegada do lateral, o Anzhi acertou também com o volante Jucilei, ex-Corinthians, e está perto de anunciar oficialmente a contratação de Diego Tardelli, que foi liberado pelo Atlético-MG para negociar com o clube e já fez até exames médicos no time russo.

Diego Hypolito descarta novo salto no camarote e revela: ‘Levei uma bronca’

Ginasta diz que foi repreendido pelo patrocinador após acrobacia no domingo

Por Luciano Ribeiro Rio de Janeiro
Na noite de domingo, Diego Hypolito mostrou no camarote de uma cervejaria na Marquês de Sapucaí que está recuperado da lesão no tornozelo esquerdo: mesmo de calça, deu um salto de ginástica e, por um instante, transformou a pista de dança em tablado. Nesta segunda-feira, o atleta bateu ponto de novo no Sambódromo, mas descartou a possibilidade de repetir a acrobacia.
- Deus me livre! Levei uma bronca do meu patrocinador! – revelou o ginasta, que costuma desfilar na Portela, mas neste ano decidiu ficar apenas assistindo à festa no camarote. No domingo, ele estava acompanhado da amiga Fabi, líbero do Rio de Janeiro e da seleção brasileira de vôlei.
Diego Hypolito fabi carnaval (Foto: Luciano Ribeiro/Globoesporte.com)Diego Hypolito e Fabi curtem o carnaval na Sapucaí (Foto: Luciano Ribeiro/Globoesporte.com)
Na semana passada, Diego treinou no solo pela primeira vez após cinco meses. Ele se submeteu a uma cirurgia no tornozelo esquerdo e, recuperado, deve competir na etapa de Moscou da Copa do Mundo, em maio. O ginasta tenta voltar à melhor forma física para as duas competições mais importantes do ano: o Mundial de Ginástica, em Tóquio, e o Pan-Americano de Guadalajara, ambos no segundo semestre.

Alejo leva virada de Jordy Smith no fim, e Brasil dá adeus nas quartas

Estreante brasileiro é superado pelo vice-campeão mundial de 2010

Por GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália
Alejo Muniz Mundial Gold Coast quarta fase (Foto: Divulgação/ASP)Alejo Muniz cai nas quartas (Foto: Divulgação/ASP)
Remando devagar até a beira, Alejo Muniz demorou a retomar as forças para sair da água. Novato na elite, ele sentiu, por 28 minutos, o sabor de deixar para trás um vice-campeão do Circuito Mundial. Nas últimas ondas, porém, Jordy Smith deu o bote de que precisava para virar e se garantiu nas semifinais da etapa de abertura da temporada. Com isso, o Brasil se despede da Gold Coast australiana. E Alejo perde a chance de igualar a melhor estreia de um novato brasileiro - em 2006, Adriano de Souza, Mineirinho, chegou às semis em Snapper Rocks.
Após as quartas, os organizadores consultaram os surfistas e decidiram paralisar o campeonato para esperar que as ondas melhorem. A próxima chamada será à meia-noite (de Brasília).

O adversário de Jordy será Taj Burrow, único australiano  na briga - derrotou o americano Brett Simpson. O americano Kelly Slater e o português Tiago Pires se enfrentam pela outra vaga.
Alejo vinha de uma vitória maiúscula: na quarta fase, mandou os australianos Taj Burrow, atual campeão da etapa, e Joel Parkinson para a repescagem. Na luta para sair da degola, Jordy eliminou Joel da mesma maneira que venceu o brasileiro: com uma virada no fim.
Nesta segunda (hora local), Alejo largou na frente, mas acelerou muito e caiu na espuma da primeira onda. Viu Jordy rasgar uma direita de ponta a ponta e finalizá-la com um floater - nota 5,33. O brasileiro remou atrás de outra. Com força e precisão nas manobras, foi aplaudido pelos brasileiros e ganhou 7,00.
A 17 minutos do fim, Alejo deu belas cavadas, rasgadas, mas perdeu o controle da prancha ao tentar uma manobra na crista da onda. Levou 5,90. Jordy foi em outra e ganhou 4,40. Precisava de 7,57 para virar.
O sul-africano acelerou em uma direita e tentou um aéreo Super-Homem - em que o surfista segura a prancha com as duas mãos e estende os pés -, mas não conseguiu completá-lo. A menos de dois minutos para o fim, rasgou como pôde uma onda, desfechou dois aéreos e conseguiu a virada: 7,70.
Quartas de final:
1. Kelly Slater (EUA) 15,40 x 9,06 Dusty Payne (HAV)
2. Tiago Pires (POR) 14,64 x 14,40 Matt Wilkinson (AUS)
3. Taj Burrow (AUS) 17,30 x 11,60 Brett Simpson (EUA)
4. Jordy Smith (AFS) 13,03 x 9,95 Alejo Muniz (BRA)

Slater vai às semis, e português para sensação australiana em Snapper

Americano decacampeão mundial derrota Dusty Payne com facilidade, e Tiago Pires elimina o local Matt Wilkinson com uma virada nos últimos segundos

Por GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália
Kelly Slater quartas Gold Coast (Foto: Divulgação ASP)Slater sai da água após a vitória nas quartas de
final em Snapper Rocks (Foto: Divulgação ASP)
Diferentemente da véspera, quando disse não ter conseguido dormir direito por conta de uma indigestão, Kelly Slater chegou relaxado e bem disposto a Snapper Rocks, na Gold Coast australiana, nesta quarta-feira (hora local). Bastou ficar dois minutos dentro d'água para conseguir uma nota 8,73. E, com um pouco de paciência nas ondas ainda sonolentas, se garantiu nas semifinais da etapa de abertura do Circuito Mundial. O adversário, o havaiano Dusty Payne, de 22 anos - 17 mais jovem que Slater -, só acordou a 4 minutos do fim, mas já era tarde.
- Hoje estou me sentindo um pouco melhor. Meu estômago está bom - disse o americano.

Slater enfrentará Tiago Pires. O português conseguiu parar a sensação australiana Matt Wilkinson em uma bateria polêmica. Na outra semifinal, o australiano Taj Burrow encara o sul-africano Jordy Smith, carrasco do brasileiro Alejo Muniz.

Após as quartas, os organizadores consultaram os surfistas e decidiram paralisar o campeonato para esperar que as ondas melhorem. A próxima chamada será à meia-noite (de Brasília).
Kelly Slater quartas de final Gold Coast (Foto: Divulgação ASP)Kelly Slater encaixa em um tubo nas direitas de Snapper  (Foto: Divulgação ASP)
Quando a buzina soou, anunciando o início das finais, Snapper Rocks ainda estava vazia. Quem estava ali viu, depois de dois minutos, Slater pegar um longo tubo, com duas seções. Continuou calmamente na onda, deu um cutback, voltou a entrar em um pequeno tubo e finalizou com uma manobra. A nota ainda nem tinha saído quando ele remou para outra direita. Deu duas batidas, uma rasgada e entrou no tubo, mas não conseguiu sair.
Os juízes deram 8,73 e 4,33 para as duas ondas do decacampeão mundial. Dusty permanecia remando no outside, à espera de uma boa série. No décimo minuto, entrou em um tubo, mas ficou por ali. Um minuto depois, levou uma "vaca".
Dusty Payne quartas na Gold Coast (Foto: Divulgação/ASP)Dusty Payne só acorda nos últimos minutos e dá
adeus nas quartas (Foto: Divulgação/ASP)
A 12m para o fim, Slater pegou mais um tubo, pequeno, e saiu dele dando um 360 graus na crista da onda. Dusty precisava de duas notas que somassem 13,07 pontos. Deu uma boa rasgada em uma direita, recebeu 3,25 e saiu da combinação. Agora, precisaria de apenas uma onda, mas que lhe rendesse 9,83.
Slater parecia brincar. Descia nas direitas e descartava as notas. Queria trocar a mais baixa delas. A quatro minutos do fim, o havaiano enfim acordou. Entrou atrasado em uma onda, conseguiu um tubo, aplicou uma sequência de manobras e finalizou com dois floaters: 5,83.

O americano viu que a situação corria o risco de mudar, e tratou de brincar de verdade. Aumentou a liderança ao arrancar 6,67 em uma onda bem aproveitada até o inside. Dusty tinha um minuto para tirar 9,57, mas quem remou para a última direita de Snapper foi novamente Kelly. Somente para garantir...
'Saca' vira bateria emocionante
O segundo duelo das semifinais só foi decidido quando os surfistas já haviam saído da água. A sete minutos do fim, uma onda polêmica. Tiago Pires, sem prioridade, encaixou em um longo tubo. Já ia saindo dele quando Matt Wilkinson entrou na frente, usando a regras de prioridade e atrapalhando o português. Nos últimos minutos, Tiago conseguiu a virada.
Quartas de final:
1. Kelly Slater (EUA) 15,40 x 9,06 Dusty Payne (HAV)
2. Tiago Pires (POR) 14,64 x 14,40 Matt Wilkinson (AUS)
3. Taj Burrow (AUS) 17,30 x 11,60 Brett Simpson (EUA)
4. Jordy Smith (AFS) 13,03 x 9,95 Alejo Muniz (BRA)

Ferrari em revista





Teste da Ferrari em Vairano
A revista italiana “Autosprint” fez fotos exclusivas do teste em linha reta realizado pela Ferrari no último domingo. A equipe italiana avaliou novidades aerodinâmicas no 150º Italia pilotado por Davide Rigon, de 25 anos. Os detalhes mostram as novidades na asa traseira, no difusor, na carenagem e nos escapamentos, que agora são semelhantes aos da RBR. Confira as novidades do carro da equipe italiana nas fotos.
Teste da Ferrari em Vairano
Teste da Ferrari em Vairano

Presidente da Chechênia faz dois, mas veteranos da Seleção vencem

Romário, Bebeto, Cafu e Sávio marcam para 'Brazil Stars' contra combinado local, que contou com Gullit: 6 a 4 com temperatura de 2ºC e gelo no campo

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Grozny, Rússia
O presidente da região russa Chechênia investiu alto para enfrentar craques brasileiros nesta terça-feira e terá história para contar: Ramzan Kadyrov marcou duas vezes e perdeu dois pênaltis na derrota do combinado local por 6 a 4 para o "Brazil Stars", grupo de veteranos brasileiros que contou com ídolos como Romário, Bebeto e Dunga em Grosny.
Os gols dos brasileiros, que usaram camisa oficial da Seleção, foram de Bebeto (dois), Sávio (dois), Cafu e Romário. O goleiro Zetti defendeu duas cobranças de pênalti de Kadyrov, que se recuperou marcando duas vezes (uma em outro pênalti) para os donos da casa em Grosny. O holandês Rudd Gullit reforçou o time da Chechênia, mas saiu ainda no primeiro tempo.
Ramzan Kadyrov, presidente da Chechênia, bate pênalti contra o Brasil de Zetti (Foto: Reuters)Ramzan Kadyrov, presidente da Chechênia, bateu três pênaltis contra o Brasil e perdeu dois (Foto: Reuters)
O governo local chegou a divulgar que a partida seria contra a Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 2002, com nomes como Ronaldo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Cartazes foram espalhados por Grosny com fotos do time de Felipão. Até mesmo a identificação do time de veteranos na televisão local, durante a transmissão, era "Brasil 2002".
Romario (Foto: Reprodução)Romário é abraçado por zagueiro do time local:
idolatria em campo (Foto: Reprodução)
Além de campeões de 1994, como Romário, Dunga (capitão do combinado), Ronaldão, Zetti, Raí, Bebeto e Zinho, o time contou com ex-jogadores que nunca disputaram um Mundial com a amarelinha, como Elber, Zé Maria, Sávio e Djalminha. Denilson, Cafu (também campeão em 1994) e Denilson representaram a equipe do penta.
- Sofremos um pouco com o frio, mas conseguimos jogar bem e deu pra matar saudades dos bons tempos em que conquistamos vários títulos, em especial a Copa do Mundo, com a camisa da Seleção Brasileira - disse o penta Denílson.
A partida, que terá parte da renda destinada a ajudar vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi disputada com gelo em algumas partes do campo e sob temperatura de 2ºC. Antes do jogo, Kadyrov afirmou que o grupo de brasileiros viajou para a Chechênia de graça, sem cobrar pela partida:
- Pagamento? Eles que se ofereceram para vir - disse Kadyrov na segunda.
Discurso bem diferente do de Romário. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM no embarque para a Europa, domingo, o Baixinho afirmou que só aceitou a viagem em pleno carnaval por causa do bom cachê.
- Foi feita uma proposta e, dentro do que me ofereceram, achei interessante. Com certeza, se não tivesse uma coisa que não fosse financeiramente boa, eu não perderia meu carnaval. Para falar a verdade, eu nem entendi ainda qual é o objetivo do jogo - disse o deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro.
Presidente checheno é figura polêmica
A partida aconteceu no estádio Sultan Bilimkhanov, que em 2004 foi cenário de um atentado que matou o presidente checheno pró-Moscou Akhmad Kadyrov (pai do atual líder), e teve um forte esquema de segurança.
Polêmico, Ramzan Kadyrov, de 34 anos, está no poder desde 2007 e é acusado pelas ONGs de não respeitar os direitos humanos. A capital Moscou permite ao presidente checheno uma relativa estabilidade e confia nele para conter a rebelião, que superou as fronteiras da Chechênia e em meados da década passada se tornou um movimento islamita armado ativo em todo Cáucaso do Norte.
Apesar da instabilidade e do alto nível de desemprego nas pequenas repúblicas do Cáucaso, os gastos com futebol parecem não ter preço. Em janeiro, o Terek Grozny, quase rebaixado na temporada passada, contratou como técnico o holandês Ruud Gullit. Mês passado, o Anzhi Makhatchkala, do Daguestão, contratou o lateral brasileiro Roberto Carlos com o maior salário de um jogador no futebol russo.

Jorge Henrique desfalca o Timão, e Bruno César segue como titular

Sem poder contar com o retorno do atacante, técnico Tite mantém a equipe que venceu o Linense no fim de semana. Corinthians defende a liderança

Por Leandro Canônico São Paulo
Jorge Henrique (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Jorge Henrique vai descansar mais uma rodada
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Jorge Henrique está fora do duelo do Corinthians com a Ponte Preta nesta quarta-feira, às 21h50m, no estádio do Pacaembu, pela 12ª rodada do Paulistão. O atacante voltou a treinar na segunda-feira, depois de uma lesão muscular na coxa direita, mas ainda não reúne condições de jogo.
Portanto, pela segunda partida consecutiva, Jorge Henrique é baixa – ele já havia ficado fora da vitória por 2 a 0 sobre o Linense. Assim, o meia Bruno César continua na equipe, formando a armação com Morais. Quem também segue fora, recuperando-se de lesão igual à do atacante é o zagueiro Chicão.
A escalação que Tite vai mandar a campo nesta quarta-feira, então, é: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais e Bruno César; Dentinho e Liedson. Esse último é o artilheiro da equipe na temporada, com oito gols marcados em apenas seis jogos. Todos como titular.
Único invicto do Campeonato Paulista, o Corinthians assumiu a liderança na rodada anterior ao vencer o Linense e ver o Mirassol empatar com o Noroeste. A expectativa para o retorno de Jorge Henrique é para o duelo de domingo, contra o Mirassol, no interior paulista.
 

'Vamos, Neymar' é grito habitual nos treinos do Grêmio

Meia-atacante Leandro, 17 anos, é comparado ao craque santista

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Leandro, atacante do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Leandro tem 17 anos e já marcou um gol em 2011
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
À distância, a semelhança física pode até causar alguma confusão. Ambos são franzinos, de porte físico próximo, com penteados moicanos. O mais famoso perfil que encaixa-se nesta descrição é o do santista Neymar, craque da Seleção Brasileira. Mas o assunto também poderia ser Leandro.
Com 17 anos, o jovem meia-atacante do Grêmio é chamado de "Neymar" pelos companheiros. Durante o rachão desta terça-feira, no gramado principal do Estádio Olímpico, as orientações ao garoto formaram a frase mais ouvida:
- Vamos, Neymar - gritavam para Leandro a cada bola dividida, a cada passe recebido ou concluído.
Nos recreativos, os gremistas costumam cobrar os jovens com bom-humor. Antes de Leandro 'Neymar', o alvo principal era o centroavante Bergson, que agora está no futebol coreano.
Leandro foi utilizado por Renato Gaúcho na vitória de 5 a 0 sobre o Ypiranga, pelo Campeonato Gaúcho deste ano. O jogador iniciou na reserva, mas entrou em campo e marcou um dos gols.

Renan volta a treinar no Inter após o falecimento da mãe

Zilá Terezinha de Brito Soares, de 61 anos, morreu em acidente de carro na última sexta-feira. Pai do goleiro continua internado em estado grave

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
O goleiro Renan voltou a treinar no Inter nesta terça-feira, quatro dias após a morte de sua mãe, Zilá Terezinha de Brito Soares, de 61 anos, em um acidente de carro ocorrido em Tapes (RS). Neste acidente o pai do jogador, Alberto Furtado Soares, que dirigia o veículo, feriu-se gravemente. Alberto Soares continua internado num hospital de Porto Alegre em estado grave, desde a última sexta-feira.
renan internacional (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Renan durante o treino desta terça-feira do Inter no Beira-Rio (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Calombo em novo bico da McLaren é atração no primeiro dia em Barcelona

Equipe inglesa faz últimos testes para avaliar flexibilidade de asa dianteira

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
A atração da manhã do primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada foi a McLaren. No circuito de Barcelona, a equipe inglesa usou um bico fora do normal, com um calombo na frente e hastes com um sistema hidráulico presas às extremidades da asa. A novidade é um sensor para simular diferentes graus de flexibilidade da peça e não pode ser usada em corridas, informação confirmada pela equipe inglesa. Jenson Button usa a novidade nesta terça-feira.
novo bico mclaren (Foto: Divulgação)McLaren usa sensor no bico do carro, que se assemelha a um calombo com hastes (Foto: Divulgação)

Meu Jogo Inesquecível: a idolatria de Fátima Bernardes por Dinamite

Apresentadora do 'Jornal Nacional' não se esquece da volta do camisa 10 ao Vasco, quando ele marcou cinco gols num 5 a 2 sobre o Corinthians

Por Fabrício Costa Rio de Janeiro
Uma paixão hereditária. Amor transmitido de pai para filha. Ou corrente que deve ser preservada para o bem-estar da família. Estes são três dos muitos motivos do carinho incondicional de Fátima Bernardes pelo Vasco. Um passatempo da infância, que ganhou corpo na vida adulta e se transformou numa bandeira da apresentadora do "Jornal Nacional".
Fátima Bernardes com monitor do Vasco (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Fátima Bernardes herdou paixão do pai pelo Vasco  (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Escudeira do pai quando criança, a jornalista tinha a missão de escutar os duelos do time cruz-maltino e informá-lo sobre o placar. Não só desenvolveu técnicas para amenizar a ansiedade de um de seus melhores amigos como se encantou pelo Gigante da Colina.

- Sou vascaína por causa do meu pai, que é fanático e fica tão nervoso e desesperado com os jogos a ponto de não conseguir assisti-los. Lembro de ouvir as partidas no radinho desde pequena. Quando o Vasco estava ganhando por três gols de diferença, eu entrava na sala e contava o resultado para ele. Era o jeito de aliviá-lo da tensão. Mas, se a partida estivesse empatada, não podia nem ouvir radinho em casa. O engraçado é que ele conhecia os vizinhos vascaínos. Logo, se ninguém fizesse barulho é porque o nosso time estava perdendo - recordou.
Se faltava algo para fortalecer a paixão pelo Vasco, Fátima Bernardes passou a enxergar Roberto Dinamite como um porto seguro. De ídolo, o camisa 10 virou sinônimo de esperança. E nem quando deixou o clube para atuar no exterior perdeu espaço no coração daquela torcedora. Pelo contrário, o retorno do atacante ao Brasil foi mais do que especial. Tornou-se inesquecível para a apresentadora (assista ao vídeo ao lado dos gols do clássico).

- Sempre fui fã do Roberto Dinamite. Então, meu jogo preferido foi a volta dele ao Vasco, depois de ele ter ido jogar no Barcelona. A partida terminou 5 a 2, com cinco gols do meu ídolo. Não estava preocupava se ele tinha ou não se adaptado lá fora. O importante é que o Roberto havia retornado. Acho que nem ele, na melhor das expectativas, poderia prever que ia marcar tantos gols em um só duelo. Foi inesquecível - afirmou.

Sendo assim, ela isenta o agora presidente vascaíno pela decadência do clube nos últimos anos.

- O Roberto está demorando a colocar o time para frente. Talvez porque falte dinheiro e devido às dificuldades de conseguir patrocinadores. Mas não o culpo pelo fato de o Vasco ter caído. Já era para ter sido rebaixado antes, o time vinha se arrastando e com muitos problemas. Ele recebeu o Vasco falido. O clube não respeitava a imprensa. Era uma dificuldade entrar e trabalhar lá. Isso envergonhava. O Vasco sempre foi um clube que se orgulha de ter colocado pela primeira vez um negro na equipe, com mil histórias no seu passado, mas com um presente de arrogância e intolerância que não combinava com a instituição nem com a torcida. Nesse caso, o fato de ter sido rebaixado não é nada - comparou.
Fátima Bernardes com monitor do Vasco (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Apresentadora do JN idolatra Roberto Dinamite
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Fátima Bernardes lamenta não poder frequentar os estádios. A vida corrida dificulta maior fidelização ao time. No entanto, um dos maiores sonhos dela é ver um título num dia em que esteja presente no Maracanã.

- Nunca vi o Vasco ser campeão no Maracanã. Vai custar, né, amigo? Agora vou ter que esperar até 2014, porque o Maracanã está fechado. Não é nem pela atual fase. Eu já estava querendo ver (esse título) em qualquer lugar. Podia ser lá na Rua Bariri, que estava bom. Não está rolando, mas eu sou otimista - brincou.

Rivalidade com o marido William Bonner

A jornalista conta como é assistir aos jogos ao lado do marido William Bonner. Apesar de ambos se respeitarem, existe uma certa rivalidade, principalmente quando Vasco e São Paulo se enfrentam.

- Cada um torce ferrenhamente para o seu time, só que o William fica mais quieto. Já eu torço mais para fora. Aliás, quando ele tenta se manifestar, eu digo que está secando. No fim levamos tudo na brincadeira. Um respeita o outro. Quando o Vasco não joga, torço para o São Paulo ganhar. Mas quando esses dois times se enfrentam, nada de ficar em cima do muro. Quero que o meu sempre vença - disse.

Preocupada com o desempenho ruim do Gigante da Colina nos últimos dez anos, Fátima Bernardes reconhece que está perdendo terreno em casa. Se antes os três filhos dela eram cruz-maltinos, agora pensam em debandar para o Tricolor paulista.

- Eu estou triste porque as três crianças eram vascaínas, mas parece que o Vinícius não está resistindo à pressão. Estou firme e forte, só que é difícil. Agora ele diz que é são-paulino. Acho que não aguentou essa fase. Os meus filhos nasceram num ano muito legal, em 1997, quando o Vasco foi campeão brasileiro. Na época, até ganharam uma camisa autografada do Juninho Pernambucano.

Por outro lado, a apresentadora do "Jornal Nacional" tenta separar o passado de glórias da história recente vascaína. Motivos não faltam para ela crer que o clube está preto da redenção, a começar por uma das músicas preferidas dos torcedores.

- O fato de o Vasco ser marcado como o time da virada é um conforto para um torcedor que começa a ver um jogo e a equipe dele sai perdendo. Eu sempre tive esse estímulo para acreditar na vitória.

Jornalista se preocupa com a escassez de ídolos em São Januário

No entanto, Fátima lembra que o Vasco precisa se revigorar e, para isso, formar expoentes. Na opinião dela, não basta atrair craques. É necessário encontrar jogadores com a cara da instituição e da torcida.
Tem que ter um ídolo de novo. Não podemos abrir mão de um homem de referência no Vasco.
O último que tinha identidade
com o clube foi o Juninho Pernambucano"
Fátima Bernardes
- Tem que ter um ídolo de novo. Não podemos abrir mão de um homem de referência no Vasco. O último que tinha identidade com o clube foi o Juninho Pernambucano. Nós tivemos grandes nomes, como o Romário, mas que passaram por muitos clubes. Isso dificulta para um garoto, por exemplo, formar opinião. Às vezes, uma criança gosta mais de um determinado jogador que ainda não tem uma ligação forte com o clube - ponderou.

A paixão da apresentadora pelo Vasco é tão grande que contagiou a sua irmã mais nova. Ela conseguiu mudar o time da caçula da família na base da persuasão.
- Tinha uma irmã que era botafoguense por causa da minha mãe. Mas a gente sentiu que ela queria trocar de time. Então, eu disse para ela que naquela idade era comum mudar de clube. E aí ela passou a ser vascaína - recordou.
O jogo inesquecível
O dia 4 de maio de 1980 ficou marcado na memória de Fátima Bernardes e da grande maioria dos vascaínos. Foi quando um dos maiores ídolos do Vasco, o atacante Roberto Dinamite, retornou do Barcelona após três meses longe da Colina. Ele foi o destaque do clássico Vasco x Corinthians, no Maracanã, pelo Brasileirão. Balançou a rede cinco vezes nas seis oportunidades que teve e garantiu o goleada por 5 a 2, numa rodada dupla que antes teve Flamengo 3 x 0 Bangu. Os torcedores do rival que ficaram na arquibancada para secar o Vasco acabaram assistindo a um show de Dinamite.
Aos 11 minutos do primeiro tempo, o volante Caçapava fez 1 a 0 para o Timão, com uma bomba de fora da área. Mas a alegria durou pouco. Dois minutos depois, o artilheiro da noite roubou a bola de Basílio e bateu forte. 1 a 1. Ainda na etapa inicial, Roberto deixou sua marca mais três vezes. O segundo tento saiu em um chute certeiro da entrada da área. No terceiro, ele recebeu um lançamento de Guina e bateu no canto. No quarto, completou uma bola dentro da pequena área, na cara do goleiro Jairo. Com o placar de 4 a 1, Sócrates diminuiu de pênalti para os paulistas. Na volta do intervalo, Dinamite fez o quinto gol daquela tarde inesquecível.
Vasco 5 x 2 Corinthians
Mazarópi; Paulinho, Juan (Ivan), Léo e Paulo César; Carlos Alberto Pintinho, Guina e Edu; Wilsinho (João Luis), Roberto Dinamite e Catinha. Jairo; Zé Maria, Mauro,  Amaral e Wladimir; Caçapava (Djalma), Basílio e Socrates; Piter, Geraldo (Toninho) e Wilsinho.
Técnico: Orlando Fantoni. Técnico: Jorge Vieira.
Gols: no primeiro tempo, Caçapava, aos 11, Roberto Dinamite, aos 13, 27 e 39 minutos. No segundo tempo, Roberto Dinamite, aos 27, e Sócrates (pênalti), aos 42.
Árbitro: Carlos Sérgio Rosas Martins.
Local: Estádio do Maracanã. Data: 4/05/1980. Competição: Campeonato Brasileiro. Público: 107.474 torcedores.

Treino forte no Flu termina com show à parte de Araújo

Muricy Ramalho trabalha cruzamentos, finalizações, cobranças de faltas... Mas cambalhota do atacante vira destaque nas Laranjeiras

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
araujo fluminense (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)Araújo dá um show de piruetas no treino do Flu
(Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)
A terça-feira foi de muito trabalho nas Laranjeiras. Sem tempo para descanso, o técnico Muricy Ramalho aproveitou o treino da tarde para aprimorar fundamentos em todos setores do time. Do ataque à defesa, todos foram observados pelo técnico. No fim, descontração total com um show de piruetas de Araújo.
Depois de um animado rachão, Muricy Ramalho dividiu o time. Atacantes, volantes, meias e laterais de um lado. Do outro, os volantes Edinho e Valencia trabalharam com os zagueiros – os dois vez por outra fazem a função de terceiro beque.
Assim como na segunda-feira, o técnico insistiu nas jogadas pelas laterais. Começou com Souza, Marquinhos e Mariano na direita, e Julio Cesar, Gerson e Carlinhos na esquerda. Os volantes lançavam os laterais, que recebiam de um companheiro na frente e avançavam até a linha de fundo. Na área, os atacantes concluíam para o gol. Os volantes chegavam como elemento-surpresa.
Em seguida, atacantes e meias foram os responsáveis por cruzar. Willians foi quem mais errou no fundamento. Neste tipo de trabalho, os homens de frente tabelavam e apareciam na área para finalizar.
conca muricy ramalho fluminense (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)Muricy se preocupou em aprimorar fundamentos no
treino desta terça (Foto:W. Teixeira/Photocamera)
Muricy ainda fez um trabalho específico. Centralizado próximo à entrada da área, ele orientava os jogadores a passar por ele com um drible e arrematar. Destaque para Souza, que deu um chapéu no técnico, mas finalizou para fora.
No mesmo momento, todos zagueiros e Edinho e Valencia treinavam bolas aéreas. Posicionados na pequena área, afastavam de cabeça os cruzamentos. Conca, Marquinho e Souza ainda cobraram faltas antes do fim da atividade.
Mas estava reservado para os minutos finais no gramado o show. Protoganizado por Araújo. Motivado por Fred, ele fez estripulias. O atacante se levantou do banco e deu uma cambalhota que arrancou gargalhadas de todos que estavam em volta, principalmente Diguinho. Insistentes, os companheiros formaram uma rodinha e bateram palmas. Aos poucos, Araújo se aproximou e iniciou passos de capoeira para, em seguida, finalizar com a cambalhota, novamente causando muitos risos.
- É uma brincadeira que fazemos no vestiário com Araújo. Ele sempre faz isso. Mas é bom para descontrair. Estamos em um momento ruim e serve para dar alegria.
Fominha
Fred ainda está em fase de transição da fisioterapia para a preparação física, mas ele não consegue ficar longe da bola. Com uma lesão na panturrilha esquerda, não pôde participar do treino com o restante do elenco, mas brincou com o roupeiro Denílson, tocando a bola por cima de uma das balizas. Depois, durante treino de cruzamentos, algumas vezes ele tocava a bola para os companheiros seguirem a atividade. Fred ainda faz fisioterapia e ainda vai precisar de mais alguns dias para treinar com bola novamente. E dificilmente será liberado para enfrentar o Flamengo, no próximo domingo.

Ronaldinho Gaúcho dá sinais de cansaço, mas treina bem

Meia do Fla dá arrancadas e participa ativamente do coletivo da equipe

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
"Acabou a folia". Esta frase, segundo o preparador Antônio Mello, foi dita por Ronaldinho Gaúcho antes de começar o treino do Flamengo, nesta terça-feira, no Ninho do Urubu. Apesar de apresentar sinais de cansaço, o meia participou ativamente do coletivo. Em alguns momentos, o jogador chegou a levar as mãos aos joelhos e às costas. Mas as arrancadas em campo mostraram que, ao contrário de segunda-feira, o camisa 10 sentiu menos os efeitos dos festejos do dia anterior.
Treino Flamengo (Foto: Sndre Durão / Globoesporte.com)Ronaldinho carrega a bola no treino do Fla, com Bottinelli ao seu lado (Foto: Andre Durão/Globoesporte.com)
Na segunda, Ronaldinho treinou pela manhã junto com todo o grupo. De tarde, participou do bloco "Samba, Amor e Paixão", que organizou na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para fechar, terminou seu carnaval desfilando pela Grande Rio, na Marquês de Sapucaí.
Segundo o preparador físico, Ronaldinho está em boas condições físicas e não preocupa para o jogo desta quinta-feira, contra o Bangu, às 19h30m (de Brasília), no Moacyrzão, em Macaé.
- Ele está bem. O comprometimento do grupo é muito grande. Não vi nada de anormal hoje (teça-feira). Todos treinaram com afinco, normalmente.
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo tenta na Taça Rio da sequência ao bom momento que atravessa - o time está invicto na temporada (e o único empate foi diante do Botafogo, na semifinal do primeiro turno do estadual (o Rubro-Negro acabou vencendo nos pênaltis). Além disso, garantiu vaga na segunda fase da Copa do Brasil sem precisar do jogo de volta (venceu por 3 a 0 o Murici-AL).

Roma anuncia rescisão de Adriano, que está liberado para voltar ao Brasil

Imperador chega a acordo e deixa o clube italiano. Flamengo, Palmeiras e Corinthians aparecem como candidatos a receber o atacante em 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
adriano roma dellafiore cesena (Foto: agência AFP)Adriano passou em branco pelo Roma: nenhum
gol no retorno ao futebol italiano (Foto: AFP)
Fim de novela: o Roma comunicou em seu site oficial nesta terça-feira que rescindiu o contrato de Adriano após chegar a um acordo com o Imperador. O atacante acertou com o clube italiano em maio do ano passado e tinha compromisso assinado até 30 de junho de 2013. Artilheiro do Brasileirão de 2009, o jogador deixa a Itália sem ter feito um gol sequer e agora tem o caminho livre para voltar ao país natal. Flamengo, Corinthians e Palmeiras aparecem como possibilidades.
Com a camisa do Roma, Adriano, de 29 anos, atuou em apenas cinco partidas no Campeonato Italiano (259 minutos), uma da Liga dos Campeões, uma da Copa da Itália e na Supercopa da Itália. Não balançou a rede em nenhum dos oito jogos e não chegou a ser utilizado pelo novo treinador, Vincenzo Montella, que substituiu Claudio Ranieri, demitido no mês passado.
De acordo com a imprensa italiana, Adriano poderá receber até € 6 milhões (cerca de R$ 14 milhões) pela rescisão. Liberado, o Imperador chega na quinta-feira ao Brasil, onde encontrará três prováveis candidatos a recebê-lo: Flamengo, Corinthians e Palmeiras.
Torcedor declarado e ídolo do clube rubro-negro, Adriano tem como preferência voltar ao time que o revelou. Mas o nome do jogador não é unanimidade na Gávea. Caso a ala a favor do Imperador não consiga trazê-lo para a equipe de Vanderlei Luxemburgo, a diretoria deve partir atrás de outro "camisa 9" para satisfazer a torcida (em enquete do GLOBOESPORTE.COM, 88% de 76.543 rubro-negros aprovariam a contratação do Imperador). Um dos nomes cotados é o de Luis Fabiano, do Sevilla.
O namoro com o Corinthians começou no final do ano passado, intermediado por Ronaldo. Em janeiro, quando veio passar as festas de fim de ano, Adriao negociou com o Timão, mas não foi liberado pelo Roma, frustrando os planos do amigo Fenômeno.
Recentemente, o técnico Luiz Felipe Scolari passou a ligar frequentemente para o empresário Gilmar Rinaldi, que cuida da carreira do Imperador, para tentar convencer o atacante a jogar no Palmeiras e resolver o problema do Verdão no ataque.
Reprodução site roma (Foto: Reprodução)Site oficial do Roma anuncia a rescisão do contrato de Adriano, que valia até 30 de junho de 2013
Retorno à Itália é marcado por lesões e polêmicas
Após ter sido campeão e artilheiro do Brasileirão com o Flamengo em 2009, o Imperador participou da má campanha  do rubro-negro no primeiro semestre de 2010 e decidiu voltar à Itália, onde já havia defendido Inter de Milão, Parma e Fiorentina e ganhou o apelido Imperador. Em sua despedida do clube da Gávea, o atacante prometia recuperar a boa imagem no futebol italiano, pois deixou o Inter em abril 2009 dizendo que queria até abandonar a carreira.
- Faltava alguma coisa para apagar aquilo que eu fiz (na Itália). Devia esse retorno a eles, até como respeito - disse Adriano em seu último dia como jogador do Flamengo.
A passagem pelo Roma foi marcada por polêmicas. Depois da festa no dia 9 de junho, quando ganhou a camisa 8, Adriano nunca se firmou como titular do Roma. O Imperador sofreu com lesões, ficou muito tempo fora de forma e ainda gerou polêmicas por causa de viagens ao Brasil. Para piorar, ainda foi eleito o pior jogador da Itália de 2010 na eleição do "Bidone d'Oro".
No final de 2010, o atacante foi liberado para passar o revéillon no Rio de Janeiro, mas atrasou seu retorno e irritou o clube. Em janeiro, Adriano sofreu uma lesão no ombro direito e teve que passar por operação. Mais uma vez, recebeu autorização para visitar a família na cidade natal. No Rio, foi visto bebendo cerveja, perdeu a carteira de habilitação em uma blitz da Lei Seca e, de novo, demorou mais tempo no Brasil do que o previsto.
Desde sua chegada à Itália, no último dia 24, as especulações sobre o futuro do camisa 8 aumentaram. Após faltar um exame médico, a situação piorou e a diretoria do Roma passou a falar publicamente em punir o brasileiro. Segundo os jornais, a rescisão de contrato era questão de tempo.
Adriano e camisa 8 da Roma (Foto: AFP)Adriano foi apresentado em 9 de junho e recebeu camisa das mãos da presidente Rosella Sensi  (Foto: AFP)

Botafogo anuncia liberação de Renato Cajá para clube chinês

Negociação depende apenas da aprovação do jogador nos exames médicos

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
Renato Cajá na coletiva do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Cajá depende só dos exames para ir jogar na
China (Foto:G.Rotstein/GLOBOESPORTE.COM)
O Botafogo está muito perto de negociar o meia Renato Cajá para o futebol chinês. A diretoria do clube carioca anunciou nesta terça-feira, em nota oficial, que o jogador foi liberado para realizar exames médicos no Guangzhou Evergrande. Caso ele seja aprovado, a transferência será concluída. O valor da negociação não foi divulgado.
Renato Cajá havia se tornado o principal responsável pela armação de jogadas no Alvinegro na atual temporada, com a ausência de Maicosuel (que, machucado, só volta à equipe no Campeonato Brasileiro) e a saída de Lucio Flavio, que se transferiu no fim do ano passado para o Atlas-MEX. Muito criticado por parte da torcida no ano passado, Cajá recuperou a confiança nesta temporada com assistências e quatro gols no Carioca.
A saída do jogador, que já não treinou com o elenco nesta terça-feira, fez o técnico Joel Santana adotar o mistério em relação à escalação para o jogo contra o Nova Iguaçu, nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
- Aceito sugestões dos universitários - brincou o técnico na coletiva de imprensa. - Vou ter que procurar uma solução. Futebol não tem essa de surpresa. Acontece tudo com muita rapidez. Se a proposta for boa para clube e para o jogador, não vou ficar de quero ou não quero. É um mundo de negócios. É bom que haja clubes interessados, alguma coisa boa ele está fazendo.
Se houver necessidade, contrataremos para preencher.
A ideia era ir com esse grupo até
o fim do Carioca, para não ter
uma indefinição de plantel. Mas isso ainda vai ser conversado"
Joel Santana
Joel afirmou ainda que a saída do meia pode fazer com que o clube contrate para recompor o elenco.
- A coisa aconteceu muito rapidamente. Se houver necessidade, contrataremos para preencher. A ideia era ir com esse grupo até o fim do Carioca, para não ter uma indefinição de plantel. Mas isso ainda vai ser conversado - disse o treinador.
Na semana passada, o Guangzhou Evergrande acertou a contratação do zagueiro Paulão, titular do Grêmio. O clube chinês, que pagou € 2 milhões (cerca de R$ 4,6 milhões) pelo defensor, conta no elenco com outro brasileiro: o atacante Muriqui, que deixou o Atlético-MG em junho do ano passado.