terça-feira, 8 de março de 2011

Alejo leva virada de Jordy Smith no fim, e Brasil dá adeus nas quartas

Estreante brasileiro é superado pelo vice-campeão mundial de 2010

Por GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália
Alejo Muniz Mundial Gold Coast quarta fase (Foto: Divulgação/ASP)Alejo Muniz cai nas quartas (Foto: Divulgação/ASP)
Remando devagar até a beira, Alejo Muniz demorou a retomar as forças para sair da água. Novato na elite, ele sentiu, por 28 minutos, o sabor de deixar para trás um vice-campeão do Circuito Mundial. Nas últimas ondas, porém, Jordy Smith deu o bote de que precisava para virar e se garantiu nas semifinais da etapa de abertura da temporada. Com isso, o Brasil se despede da Gold Coast australiana. E Alejo perde a chance de igualar a melhor estreia de um novato brasileiro - em 2006, Adriano de Souza, Mineirinho, chegou às semis em Snapper Rocks.
Após as quartas, os organizadores consultaram os surfistas e decidiram paralisar o campeonato para esperar que as ondas melhorem. A próxima chamada será à meia-noite (de Brasília).

O adversário de Jordy será Taj Burrow, único australiano  na briga - derrotou o americano Brett Simpson. O americano Kelly Slater e o português Tiago Pires se enfrentam pela outra vaga.
Alejo vinha de uma vitória maiúscula: na quarta fase, mandou os australianos Taj Burrow, atual campeão da etapa, e Joel Parkinson para a repescagem. Na luta para sair da degola, Jordy eliminou Joel da mesma maneira que venceu o brasileiro: com uma virada no fim.
Nesta segunda (hora local), Alejo largou na frente, mas acelerou muito e caiu na espuma da primeira onda. Viu Jordy rasgar uma direita de ponta a ponta e finalizá-la com um floater - nota 5,33. O brasileiro remou atrás de outra. Com força e precisão nas manobras, foi aplaudido pelos brasileiros e ganhou 7,00.
A 17 minutos do fim, Alejo deu belas cavadas, rasgadas, mas perdeu o controle da prancha ao tentar uma manobra na crista da onda. Levou 5,90. Jordy foi em outra e ganhou 4,40. Precisava de 7,57 para virar.
O sul-africano acelerou em uma direita e tentou um aéreo Super-Homem - em que o surfista segura a prancha com as duas mãos e estende os pés -, mas não conseguiu completá-lo. A menos de dois minutos para o fim, rasgou como pôde uma onda, desfechou dois aéreos e conseguiu a virada: 7,70.
Quartas de final:
1. Kelly Slater (EUA) 15,40 x 9,06 Dusty Payne (HAV)
2. Tiago Pires (POR) 14,64 x 14,40 Matt Wilkinson (AUS)
3. Taj Burrow (AUS) 17,30 x 11,60 Brett Simpson (EUA)
4. Jordy Smith (AFS) 13,03 x 9,95 Alejo Muniz (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário