segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Torcida do São Paulo cria campanha e pede para time 'entregar' para o Flu

Enquete feita na internet por um site de torcedores mostrou que 82% dos participantes querem que o time perca no domingo para prejudicar o Timão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O empate com o Vasco por 1 a 1, no último domingo, em São Januário, deixou o São Paulo ainda mais longe da Taça Libertadores da América. E, por isso, cresceu ainda mais o movimento na internet de torcedores pedindo que o time entregue o jogo para o Fluminense, rival do próximo domingo, na partida que será realizada na Arena Barueri. Se o time carioca vencer e o Corinthians não ganhar do Vitória, em Salvador, a equipe comandada por Muricy Ramalho reassumirá a liderança isolada do Campeonato Brasileiro.
charge entrega são pauloCharge mostra o goleiro e capitão Rogério Ceni com a camisa do Fluminense (Foto: Divulgação)
O movimento foi criado pelo site SPFC Digital e mostra uma charge do goleiro e capitão são-paulino Rogério Ceni com a camisa do Fluminense. Ainda foi feita uma enquete perguntando qual deveria ser o comportamento da equipe paulista na partida de domingo. O resultado foi esmagador: 82% dos torcedores acham que o time deve facilitar a vida do rival carioca.
Isso, no entanto, não irá acontecer. O técnico Paulo César Carpegiani já deixou claro que escalará o que tiver de melhor à disposição no próximo final de semana.
- Ainda temos chances de buscar a vaga na Libertadores e temos de pensar em três vitórias nas próximas três partidas – disse o treinador.

Essa não é a primeira campanha do gênero


Na semana passada, são-paulinos e palmeirenses usaram um site de relacionamentos e também pediram que seus times entregassem seus jogos contra o Fluminense. Confira aqui!

O Que é Hóquei em linha

O Hóquei sobre patins em linha (Hockey in-line em inglês) é um desporto de equipa. É jogado em quadras de cimento ou madeira, de forma análoga aos do Hóquei no gelo, mas menores. Os jogadores usam patins em linha e podem alcançar velocidades significativas.

O Jogo

O objetivo do jogo é fazer mais gols jogando um disco de plástico de 2,5cm de grossura e 10 de diâmetro, e de cerca de 100g de peso chamado de "puck". Um gol é obtido quando o "puck" entra dentro das balizas situadas nas extremidades da quadra. Os jogadores podem controlar o "puck" usando o "stick" e também podem voltar a bater o "puck" com o patim (mas não fazer gol com o patim) ou jogar o "puck" com a mão (só é permitido usar a mão para cortar passes aéreos) e sem criar uma oportunidade clara de gol.
São jogados 4 tempos de 12 minutos(varia de país para país). Cada equipa tem direito a um Tempo Morto (timeout em inglês) de um minuto a cada dois.
No caso de morte-súbita (sudden death), assim como todos os desportos, com cinco minutos, se mesmo assim persistir o empate, são realizadas cobranças de pénaltis.

Equipe

Cada equipa poderá obrigatoriamente incorporar um mínimo de 6 jogadores de linha e 2 goleiros e um máximo de 14 jogadores e obrigatoriamente 2 goleiros (não 15 jogadores e 1 goleiro). (Estas regras variam de país para país)

Diferenças

O hóquei em linha se difere do hóquei no gelo por vários motivos:
  • É geralmente jogado como um desporto sem contato (é permitido, mas só com o jogador que controla o "puck", e é jogado num espírito diferente e pequeno do que no hóquei no gelo. Os jogadores tendem a ter mais tempo com o "puck" e o jogo às vezes é mais livre e corrido.
  • Não há impedimentos nos EUA [Os impedimentos no hóquei em linha são os mesmos do que no futebol de campo [1]] (regras de campeonato; isso varia de país a país).
  • O Icing (quando o jogador chuta o "puck" entre as duas linhas vermelhas no campo de ataque [2]) não é permitido (passes longos são permitidos) (regras de campeonato; isso varia de país para país).
  • Não possui zona neutra.
  • É geralmente jogado com 4 jogadores (em vez dos 5 no gelo) e um goleiro em campo. O jogo é jogado com um "puck" de plástico (mais fino do que no hóquei no gelo) ou com uma bola. A bola pode ser oca ou ser enchida com um líquido.

Campo

Desenho de uma quadra e suas medidas:

FOTOS: Fúria ganha brasão da Fifa e exibe nova camisa vermelha

Blatter entrega símbolo de campeã do mundo à seleção espanhola

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Blatter entrega prêmio da FIFA para a seleção da Espanha Com a presença de Joseph Blatter, a federação espanhola homenageou nesta segunda-feira vários jogadores que já defenderam a seleção local e também recebeu um 'presente' do presidente da Fifa: o brasão de campeão do mundo para ser usado na camisa da Fúria. Nomes como Di Stéfano, Fran, Michel e Manolo estavam na cerimônia, assim como campeões mundiais como Xabi Alonso, Puyol, Sergio Ramos, Piqué  e o técnico Vicente del Bosque.  (Foto: AFP)
nova camisa espanhaTambém nesta segunda, a patrocinadora da Fúria apresentou a nova camisa vermelha da seleção campeã do mundo: o modelo tem o brasão da Fifa , a estrela em cima do escudo da federação e detalhes azuis.(Foto: divulgação)

Disputa pelo Estádio Olímpico fica apenas entre West Ham e Tottenham

Decisão de quem será o responsável por administrar o principal palco dos Jogos de Londres sairá em março de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
West Ham e Tottenham foram anunciados, nesta sexta-feira, como os dois únicos candidatos com chances de administrar o Estádio Olímpico de Londres após os Jogos de 2012. Agora, a organização responsável por administrar o legado das Olimpíadas deve indicar a sua preferência em dezembro, mas a escolha oficial só deve ser divulgada em março de 2011.
estádio olímpico londres 2012West Ham e Tottenham estão na disputa para administrar o Estádio Olímpico (Foto: agência Getty Images)
Ainda em obras, o local, que terá capacidade para 80 mil torcedores, vai receber, além das competições, a festa de abertura e o encerramento das Olimpíadas de Londres. A organização que cuida do legado das construções elogiou as duas propostas restantes e se mostrou confiante que o estádio ficará guardado em boas mãos após a decisão final.
- Estamos muito satisfeitos com o interesse extenso e sério mostrado pelo estádio. Começamos esse processo para garantir o melhor destino para o estádio, e agora estamos em uma situação em que as duas propostas mais fortes foram selecionadas - disse Magaret Ford, responsável pela organização que cuida do legado dos Jogos.
A proposta do Tottenham, porém, pode ter um empecilho na decisão final. Os Spurs, que atualmente mandam seus jogos no acanhado White Hart Lane, pretendem retirar a pista de atletismo após os Jogos, o que vai contra os planos iniciais da organização.

Troca de e-mails entre Dinamite e Cabral mantém rúgbi em São Janu

Presidente cruzmaltino antecipou seu retorno de Miami para resolver a pendência. Em acordo com governador, Vasco ganhará terreno para CT

 

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O presidente Roberto Dinamite estava em Miami curtindo alguns dias de descanso na casa de parentes, mas resolveu antecipar sua volta ao Rio de Janeiro para a noite desta quinta-feira por conta das notícias de que São Januário poderia não ser mais a sede do rúgbi nas Olimpíadas de 2016 (inicialmente, Dinamite ficaria nos Estados Unidos até o dia 22). Preocupado com o que leu, o mandatário vascaíno entrou em contato com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito Eduardo Paes. Por e-mail, os dois garantiram que o estádio cruzmaltino fará parte do projeto olímpico. A assessoria do Governo do Estado confirmou que o estádio estará nos Jogos.
Para não dar mais brechas a especulações, Roberto quer agilizar a aprovação do estádio. Para isso, irá enviar muito em breve o projeto de adaptação de São Januário para o Conselho de Beneméritos. Como é uma obra que mexe com o patrimônio do clube, o órgão precisa dar seu aval. O problema é que o presidente do Conselho de Beneméritos é Eurico Miranda, adversário político de Dinamite. O ex-presidente do clube já afirmou que faria de tudo para impedir que o projeto fosse aprovado, mas mesmo assim a atual diretoria acredita que a maioria dos conselheiros votará a favor da inclusão de São Januário no projeto olímpico.
Outra questão que Roberto pretende definir é a cessão de um terreno do estado para o Vasco construir seu centro de treinamento. Já ficou acordado entre as partes que um grande espaço em Vargem Grande será doado ao Gigante da Colina. Segundo fontes ligadas à diretoria cruzmaltina, só falta assinar o acordo.

China inova com abertura dos Jogos Asiáticos fora de instalação esportiva

Praça da cidade de Guangzhou é palco da cerimônia da competição

Em Guangzhou, China
Dois anos depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, a China volta a receber uma grande competição esportiva. E, desta vez, com uma inovação. A cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos não foi dentro de um instalação esportiva, e sim em uma praça: Haixinsha Square, na cidade de Guangzhou.
Quarenta e cinco países lutarão, até o dia 27, por medalhas nos Jogos Asiáticos, competição disputada de quatro em quatro anos. A China tinha sido sede em 1990. Além de Guangzhou, Foshan, Dongguan e Shanwei receberão eventos esportivos nesta edição.
cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos Haixinsha Square, palco da cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos (Foto: Getty Images)

Esposa, pais, irmão e amigos jogam cinzas de Andy Irons no mar do Havaí

Cerimônia foi na baía de Hanalei, onde morava o surfista tricampeão mundial

No Kauai, Havaí
Dentro de uma canoa, Lyndie Irons, grávida de oito meses. Bruce, o irmão caçula, era quem remava. Eles iam à frente, comandando os surfistas - familiares e amigos - até o centro da praia de Hanalei para jogar ao mar as cinzas de Andy Irons, tricampeão mundial, morto no dia 2. Centenas de pessoas participaram do tributo, na Ilha de Kauai, onde o surfista morava. Um helicóptero sobrevoou o local, jogando flores. Veja o vídeo.
Tributo a Andy Irons no HavaíTributo a Andy Irons, no Havaí (Foto: Reprodução)
Andy Irons morreu, supostamente, em consequência da dengue. Ele teria sido picado pelo mosquito da dengue em Portugal, etapa do Circuito Mundial que antecedeu a de Porto Rico. Chegou ao Caribe doente e não chegou a competir. Foi analisado por um médico, que o recomendou a ir a um hospital. O surfista, porém, decidiu voltar para o Havaí. Ao chegar a Dallas, foi impedido de embarcar por estar doente. No dia seguinte, foi encontrado morto, em um quarto de hotel localizado no aeroporto.

De malas prontas para a Seleção, Thiago Silva vibra com o líder Milan

Jogador exalta postura da equipe rossonera na vitória sobre o Inter de Milão no último domingo. Nesta segunda-feira, zagueiro segue para o Qatar

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
Thiago Silva na partida do Milan contra o Inter de MilãoThiago Silva tem sido um dos destaques do Milan
e da Seleção Brasileira nesta temporada (EFE)
Um dos destaques da vitória do Milan sobre o Inter de Milão por 1 a 0, no último domingo, no Giussepe Meazza, o zagueiro Thiago Silva vibrou com o resultado e com a manutenção da liderança do time rossonero, que chegou aos 26 pontos e ultrapassou o Lazio na classificação do Campeonato Italiano. Na opinião do defensor, a equipe mostrou a sua força.
- Espero que a torcida do Milan passe a confiar ainda mais na equipe. Ganhamos de um time entrosado, que ganhou muitos títulos nos últimos anos e praticamente não deixamos eles terem chances de gol dentro da grande área. Precisávamos disso para embalar e ganharmos confiança para o restante da temporada - afirmou o zagueiro.
Para o zagueiro, a equipe teve uma virtude durante os 90 minutos.
- Estou muito feliz e satisfeito por hoje, tenho certeza de que tomaremos esta partida como exemplo daqui para frente. Fomos firmes na defesa, sem esquecer do ataque, que incomodou eles o tempo todo. O mais importante foi o equilíbrio do time durabte todo o jogo - disse.
Nesta segunda-feira, ao lado de Robinho e Ronaldinho Gaúcho, o zagueiro vai se apresentar à Seleção Brasileira. Thiago Silva também tem sido um dos destaques da renovada equipe comandada por Mano Menezes e será titular na partida de quarta-feira, às 15h30m (de Brasília), contra a Argentina, em Doha, no Qatar.

Alonso chora, mas tenta diminuir o tamanho da perda do título: ‘É natural’

Espanhol admite erro de se preocupar mais com Webber do que com Petrov

Fernando Alonso chegou à corrida deste domingo em Abu Dhabi com a mão na taça. Com a vitória de Sebastian Vettel, só precisaria chegar em quinto para ser campeão. O sétimo lugar foi um duro golpe para o espanhol da Ferrari. Após a prova, ele chorou com os funcionários da equipe. Em seguida, tentou diminuir o tamanho da perda.
- Eu já perdi título mundial com o melhor carro em 2007, então encaro de forma natural o fato de perder agora. A gente tinha o terceiro melhor carro do grid, tanto que ficamos em terceiro lugar no Mundial de Construtores – explicou Alonso.
O espanhol da Ferrari admitiu um erro na estratégia na corrida. Preocupado com Mark Webber, que vinha atrás dele, Alonso acabou penando com Vitaly Petrov à sua frente.
- Ou a gente marcava o Webber, ou a gente marcava Rosberg e Petrov. Fizemos a opção errada, porque achamos que Webber tinha um carro mais perigoso. Agora é pensar no próximo ano – afirmou o espanhol, que prometeu um rendimento melhor em sua segunda temporada na equipe.
Alonso GP AbudhabiAlonso não escondeu a decepção após a corrida deste domingo em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

No retorno à Fórmula 1, Schumi vive primeira temporada fora dos holofotes

Heptacampeão anda sozinho pelos paddocks, sem ser incomodado. Ele faltou à foto oficial da temporada 2010 e deixou o chefão Bernie Ecclestone irritado

Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes
Schumacher nos boxes do GP de Abu DhabiSchumacher caminha pelo circuito de Abu Dhabi
(Foto: Rafael Lopes / GLOBOESPORTE.COM)
Acostumado às câmeras e aos microfones, Michael Schumacher pouco tem visto o mar de repórteres que antes sempre se formava ao seu redor. Consegue andar sozinho pelos paddocks, sem ser incomodado. No retorno à Fórmula 1, após três anos de aposentadoria, o alemão é apenas mais um no grid. A temporada do heptacampeão, que agora corre pela Mercedes, não foi das mais louváveis. Amplamente superado pelo companheiro de equipe, Nico Rosberg, fechou o ano com um erro primário, no GP de Abu Dhabi. Rodou sozinho na primeira volta e acabou atingido por Vitantonio Liuzzi. Esta, aliás, foi sua única entrevista concorrida no fim de semana.
Schumacher teve de explicar o acidente para um batalhão de repórteres, todos eles montados na parte de trás dos boxes da Mercedes. Após a rápida entrevista, os jornalistas saíram, e o alemão ficou livre novamente, em seu incômodo anonimato. Passava quase despercebido no paddock do circuito da Yas Marina. Alguns poucos torcedores da área VIP o paravam para fotos, mas só em poucos momentos.
O alemão chegava ao autódromo todos os dias por volta das 10h, no horário local. No domingo, apareceu um pouco mais tarde, já que a corrida começaria às 17h. Mesmo assim, o heptacampeão não atraía grande atenção. Ficava horas sem ser abordado por ninguém, sozinho, sentado nas mesinhas colocadas na parte de fora do escritório da Mercedes no paddock de Abu Dhabi. A partir de um certo momento, optou por se esconder mais. Raramente saía de sua salinha.
Schumacher assistindo ao GP de Abu DhabiSchumi assistindo ao GP de Abu Dhabi
(Foto: Getty Images)
A postura "low profile" de Schumacher incomodou até Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1. Avisado, o alemão não apareceu na foto oficial da "turma de 2010" da categoria - feita na sexta-feira, após os treinos livres - e não deu justificativa - além dele, Bruno Senna e Timo Glock não foram, mas explicaram. O dirigente ficou bastante irritado, e a foto teve de ser feita novamente antes da corrida, neste domingo. A impressão é de que ele quer ser notado de alguma forma.
Michael Schumacher não passou por esta situação apenas em Abu Dhabi. O alemão está neste processo há algumas corridas. No Brasil, por exemplo, há uma semana, o enredo foi parecido. O alemão desfilava pelo paddock sem ser incomodado. Depois de um certo tempo, se recolhia ao paddock da Mercedes e mudava de atitude: passava a aparecer pouco, esporadicamente. Consequência do mau desempenho na temporada 2010? O piloto voltou após três anos, mas o gênio ainda está aposentado.
Schumacher no GP de Abu DhabiNo anoitecer, Schumacher pilota na pista de Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Após temporada 'sofrida', Felipe Massa já volta atenções para 2011

Equipes testam novos pneus no próximo fim de semana, e piloto da Ferrari espera um ano diferente desde o início do campeonato

Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes
Felipe MassaFelipe Massa quer deixar a temporada para trás e
já pensa no próximo ano (Foto: AFP)
Mal acabou a última prova de 2010 da Fórmula 1 e Felipe Massa já pensa na próxima temporada. O piloto da Ferrari terminou o ano na sexta posição no Mundial de Pilotos, sem nenhuma vitória e mais de 100 pontos atrás do campeão Sebastian Vettel e de seu companheiro Fernando Alonso.
E realmente não há tempo a perder. Nos dias 19 e 20, as equipes participam de um teste com os novos pneus da categoria – fornecidos agora pela Pirelli. A atividade acontece em Abu Dhabi.
- Foi um ano em que sofri muito, mas, a partir de agora, é se concentrar totalmente em 2011. Precisamos voltar a brigar por vitórias e tentar fazer isso logo de cara, na primeira corrida – afirmou o piloto.
Em Abu Dhabi, o brasileiro teve mais um fim de semana ruim. Largou na sexta posição e chegou em décimo na corrida que sagrou Vettel como campeão. Alonso também não teve muito sucesso com o outro carro da Ferrari. Apesar de ter saído na terceira posição, o espanhol deixou o título escapar chegando apenas no sétimo lugar.
- É lógico que tive anos melhores, 2010 não foi muito bom para mim. Sofri para conseguir aquecer os pneus nos treinos classificatórios. Na corrida, o ritmo era bom, mas largando atrás era mais difícil avançar. Vimos aqui em Abu Dhabi que, em algumas pistas, é bem difícil de superar outros

Após o título de Vettel, saiba quem sobe e quem desce na Fórmula 1

Temporada 2010 viu o crescimento da RBR e o retorno frustrante de Schumi

Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes
A temporada da Fórmula 1 chegou ao fim no domingo com um desfecho surpreendente: título para Sebastian Vettel, o garoto de 23 anos que se torna o mais jovem campeão da história da categoria. Mas o roteiro do campeonato não se resume ao piloto alemão. Ao longo das 19 etapas, teve gente subindo e gente descendo. Do crescimento da RBR à decepção com Michael Schumacher, saiba quem se deu bem e quem se deu mal em 2010.
QUEM SOBE:
Vettel GP Abudhabi
Sebastian Vettel (RBR)
Após um início irregular, o jovem alemão cresceu na reta final do campeonato e foi decisivo nas últimas corridas, com vitórias em Interlagos e Abu Dhabi. Acbou se tornando o campeão mais jovem da história da F-1.
Mark Webber no GP da Coréia de F1
Mark Webber (RBR)
Não ganhou a taça, mas provou que tem condições de disputar o título mundial. Aos 34 anos, pode ter perdido a chance de sua vida, mas foi o piloto que menos errou ao longo da temporada 2010 da Fórmula 1.
Alonso nos boxes do treino da F1 em Abu Dhabi
Fernando Alonso (Ferrari)
Apesar do polêmico episódio do GP da Alemanha, quando fez pressão para que a equipe fizesse Massa lhe ceder a liderança, também andou bem na reta final. Levou o carro nas costas em várias ocasiões.
Vettel no treino em Abu Dhabi
RBR
Construiu o melhor carro do ano e deu igualdades de condições a seus dois pilotos ao longo de toda a temporada (à exceção do lapso no GP da Inglaterra). No fim das contas, foi a vitória do time que foi mais esportivo.
fórmula 1 kobayashi saiuber gp da coreia do sul Yeongam
Kamui Kobayashi (Sauber)
O japonês surpreendeu e se destacou com suas ultrapassagens ousadas, que lhe renderam muitos fãs na F-1. Vale destacar também sua habilidade em andar rápido com os pneus duros no início das corridas.
QUEM DESCE:
Michael Schumacher em Suzuka, GP do Japão
Michael Schumacher (Mercedes)
No retorno após três anos afastado, atravessou uma temporada para esquecer. O alemão teve um desempenho pífio e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, Nico Rosberg. Não conseguiu um pódio sequer.
Felipe Massa
Felipe Massa (Ferrari)
Não se entendeu com os pneus deste ano e acabou amplamente superado por Fernando Alonso, que acaba de chegar à Ferrari e já tomou sua frente. Não correspondeu às expectativas depositadas nele.
Jarno Trulli nos boxes da Lotus
Jarno Trulli (Lotus)
Veterano, o italiano foi amplamente superado pelo companheiro Heikki Kovalainen, que não é nenhum espetáculo. Desmotivado, parece estar nos últimos capítulos de sua carreira na Fórmula 1.
Massa no treino da F1 em Abu Dhabi
Ferrari
Ao contrário da RBR, a equipe italiana sai marcada pelo incidente do GP da Alemanha, quando cedeu aos apelos de Alonso e mandou Massa dar passagem. Na última prova do ano, acabou castigada com a perda do título.
Bruno Senna Hispania treino livre GP do Japão Suzuka
Hispania
Há muito tempo não se via uma equipe tão ruim na Fórmula 1. Bruno Senna, Karun Chandhok, Sakon Yamamoto e Christian Klien sofream ao volante do péssimo carro da equipe espanhola.

Williams confirma Rubens Barrichello para próxima temporada na F-1

Piloto brasileiro, recordista em número de GPs, terá seu 19º ano na categoria

Em Abu Dhabi, Emirados Árabes
Rubens Barrichello no treino classificatório do GP do Brasil de f-1Barrichello renova com a Williams (Foto: Reuters)
Depois de anunciar a saída do alemão Nico Hulkenberg, a Williams confirmou a renovação do contrato de Rubens Barrichello com a equipe para a próxima temporada.O brasileiro, que fará 39 anos em 2011, terminou o campeonato na décima colocação, com 47 pontos. Ele é recordista de número de GPs na Fórmula 1, com 304 corridas.
- Estou extremamente feliz por continuar na Williams em 2011, onde eu encontrei um ambiente incrível. Fizemos um trabalho de grande progresso nesse ano e estamos trabalhando muito no carro do ano que vem. São razões que me deixam muito entusiasmado. Tenho que agradecer a todo empenho do time e por compartilharem a paixão pelo automobilismo comigo.
O chefe da equipe, Frank Williams, acredita que Barrichello, que fará sua 19ª temporada na categoria, cumpriu todas as suas expectatvas para 2010.
- Nós contratamos Rubens sabendo que ele traria conhecimento técnico, experiência e paixão. Ele nos deu tudo o que esperávamos para esta temporada e estamos felizes por confirmar que ele vai dirigir para nós novamente em 2011.
Barrichello, no entanto, ainda não conhece o seu companheiro de equipe para a próxima temporada. O alemão Nico Hulkenberg, que correu ao seu lado em 2010, não renovou com a equipe. O subsitituto, segundo a Williams, será divulgado até o fim do ano.
- Na Williams, nós tentamos por muitos anos trazer novos talentos para o esporte e estamos convencidos de que Nico conseguirá ótimas coisas. Nós desejamos o seu bem e esperamos que nossos caminhos se cruzem novamente no futuro.
 

Antes de Brasil x Argentina, Messi destaca amizade com Ronaldinho

Craque do Barcelona se diz incomodado com retrospecto negativo contra
a Seleção Brasileira e elogia jogador do Milan: 'Ele é um autêntico irmão'

Em Zurique, Suíça
Ronaldinho Gaucho e Messi no BarcelonaMessi  e Gaúcho na época de Barcelona
(Foto: Reuters)
Brasil e Argentina se enfrentam nesta quarta-feira, em Doha, no Qatar, às 15h (de Brasília), e o amistoso marcará o encontro de duas grandes estrelas do futebol mundial. Em entrevista ao site oficial da Fifa, o craque do Barcelona Lionel Messi destacou a sua amizade com Ronaldinho Gaúcho, do Milan, além do brasileiro naturalizado português Deco, atualmente no Fluminense. O meia do time catalão também falou de Maradona e fez uma autoanálise de seu desempenho na última Copa do Mundo, na África do Sul. Porém, quando perguntado  sobre o confronto entre brasileiros e argentinos, o craque não admite ser derrotado pelo time de Mano Menezes. E a razão, claro, é a velha rivalidade. O camisa 10 revelou que, como profissional, se sente incomodado com o retrospecto negativo de seu país contra a Seleção Brasileira.
- Para mim é especial jogar essa partida. Já nos enfrentamos nas Olimpíadas de Pequim e ganhamos por 3 a 0. Será especial pelo rival e por estar frente a frente com uma pessoa de quem gosto muito: o Ronaldinho. Ele é um autêntico irmão, que, junto com o Deco, me ajudou muito em meu início no Barça. Tenho um apreço muito grande por eles. Desejo sempre o melhor. E sabem de uma coisa? Nunca venci o Brasil com a seleção principal. Perdi a final da Copa América na Venezuela. Acho que já é hora da primeira vez. É hora de vencer o Brasil  - disse
Apesar do otimismo, Messi reclamou da pressão que sofre quando veste a camisa da seleção argentina.
- Parece que querem colocar a culpa de tudo em mim. Em qualquer confusão que aconteça, me colocam no meio mesmo que eu não tenha nada a ver com ela. Por isso sempre me dedico ao que sei fazer, que é jogar futebol. Tenho muito cuidado com o que digo, porque sempre distorcem tudo. Tentam buscar interpretações que não existem, e isso simplesmente me chateia. Quero o melhor para a Argentina em todos os níveis - comentou.
Amizade com Maradona continua
Maradona beijando Messi vitória ArgentinaMaradona beija Messi depois da vitória
Argentina na Copa (Foto: AP)
O craque revelou que segue mantendo contato com Maradona, ex-técnico da seleção argentina. Segundo ele, o relacionamento com o Pibe é muito bom.
- Conversamos não faz muito tempo. Estive muito bem com o Diego, da mesma forma que estou agora com o Batista. Sou um jogador como os outros na seleção. O que faço é jogar, sou um simples jogador. Quem cuida dos assuntos da federação são outras pessoas. Eles são os responsáveis pelas decisões, nada depende de mim. Nossa relação fora de campo foi e continua sendo muito boa. Na África do Sul, a convivência com ele foi espetacular - explicou.
Messi também falou da eliminação da Argentina no Mundial e da Copa América de 2011, na Argentina:
- Já cumpri todos os objetivos que tinha, à exceção da Copa do Mundo. Fiquei muito chateado com a forma como fomos eliminados contra a Alemanha (goleada por 4 a 0 nas quartas de final). O golpe foi muito duro porque esperávamos mais. Achava que poderíamos chegar longe. Foi uma pena. A Copa América vai ser muito importante para nós porque vai ser em casa, o que nos obriga a entrar com tudo, a entrar para conquistar o título. Precisamos fazer muito bem as coisas e ganhar - revelou.
Por fim, o argentino comentou sobre os prêmios da Bola de Ouro da Fifa para o melhor jogador e treinador da temporada.
- Tenho certeza de que neste ano a Copa do Mundo terá muito peso sobre a decisão final. Se eu não ganhar, desejo de coração que vença um companheiro do Barça. O Xavi e o Iniesta aparecem em todas as previsões e são dois caras maravilhosos, grandes jogadores que merecem o prêmio mais do que ninguém. Para técnico, volto a defender a minha casa, as minhas cores. Votaria no Pep Guardiola, não apenas pelo que ganhamos, mas pela sua proposta e filosofia de jogo. Também não me esqueço do José Mourinho, que, além da tríplice coroa com o Inter, mudou um pouco a cara do Real Madrid. Mas volto ao meu discurso sobre a Copa do Mundo. Ela vai ser decisiva, e daí aparecem Vicente del Bosque ou Joachim Löw - finalizou

Sandro e André: jogo contra Argentina será grande teste para os jovens

‘Tenho certeza que vai ser um jogo muito disputado, mas estamos prontos para corresponder’, afirma o ex-colorado

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
Sandro no embarque para a seleção brasileiraSandro no embarque para Doha (Foto: Divulgação)
Um dos primeiros jogadores a se apresentar em Doha, no Qatar, o volante Sandro acredita que o amistoso contra a Argentina na próxima quarta-feira será importante para a nova safra da Seleção Brasileira.
- Nosso time tem muita qualidade e conseguiu demonstrar isso sob o comando do Mano. Lógico que enfrentar a Argentina sempre é diferente, primeiro pela capacidade dos jogadores deles, e especialmente pela rivalidade. O nosso grupo é jovem, então não deixa de ser um desafio para todos. Tenho certeza que vai ser um jogo muito disputado, mas estamos prontos para corresponder - destacou o jogador do Tottenham.
Opinião parecida tem o atacante André, ex-Santos e atualmente no Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
- É um grande clássico e a gente quer mostrar serviço para o professor. Isso acaba nos motivando mais - disse.
O primeiro treinamento em Doha ocorre nesta segunda-feira, às 15h, de Brasília. A partida contra os argentinos será na quarta, no mesmo horário.

Guia do título: a três rodadas do fim, Corinthians duplica suas chances

Time paulista aumenta probabilidade de ser campeão de 31% para 62% após bater o Cruzeiro. Vice-líder, Fluminense agora tem 26%

 

No Rio de Janeiro
O Corinthians está de volta à liderança do Campeonato Brasileiro depois de 11 rodadas. Bateu o Cruzeiro por 1 a 0, abriu um ponto de vantagem sobre o Fluminense e viu suas chances de título aumentarem de 31% para 62%. O time carioca, que tropeçou diante do Goiás (1 a 1) no Engenhão, perdeu a primeira colocação e boa parte da probabilidade de conquistar o caneco - caiu de 44% para 26%. O Cruzeiro completa o trio de concorrentes, com 12%.
A equipe mineira é a única que faz em casa dois dos três jogos finais: recebe o Vasco no próximo domingo e o Palmeiras na última rodada. Entre os dois adversários, encara o Flamengo no Engenhão. O Corinthians sairá de São Paulo para enfrentar Vitória e Goiás, jogando contra o Vasco em seus domínios. E o Fluminense viajará para as partidas contra São Paulo e Palmeiras, terminando sua participação contra o Guarani diante de sua torcida.