segunda-feira, 15 de novembro de 2010

No retorno à Fórmula 1, Schumi vive primeira temporada fora dos holofotes

Heptacampeão anda sozinho pelos paddocks, sem ser incomodado. Ele faltou à foto oficial da temporada 2010 e deixou o chefão Bernie Ecclestone irritado

Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes
Schumacher nos boxes do GP de Abu DhabiSchumacher caminha pelo circuito de Abu Dhabi
(Foto: Rafael Lopes / GLOBOESPORTE.COM)
Acostumado às câmeras e aos microfones, Michael Schumacher pouco tem visto o mar de repórteres que antes sempre se formava ao seu redor. Consegue andar sozinho pelos paddocks, sem ser incomodado. No retorno à Fórmula 1, após três anos de aposentadoria, o alemão é apenas mais um no grid. A temporada do heptacampeão, que agora corre pela Mercedes, não foi das mais louváveis. Amplamente superado pelo companheiro de equipe, Nico Rosberg, fechou o ano com um erro primário, no GP de Abu Dhabi. Rodou sozinho na primeira volta e acabou atingido por Vitantonio Liuzzi. Esta, aliás, foi sua única entrevista concorrida no fim de semana.
Schumacher teve de explicar o acidente para um batalhão de repórteres, todos eles montados na parte de trás dos boxes da Mercedes. Após a rápida entrevista, os jornalistas saíram, e o alemão ficou livre novamente, em seu incômodo anonimato. Passava quase despercebido no paddock do circuito da Yas Marina. Alguns poucos torcedores da área VIP o paravam para fotos, mas só em poucos momentos.
O alemão chegava ao autódromo todos os dias por volta das 10h, no horário local. No domingo, apareceu um pouco mais tarde, já que a corrida começaria às 17h. Mesmo assim, o heptacampeão não atraía grande atenção. Ficava horas sem ser abordado por ninguém, sozinho, sentado nas mesinhas colocadas na parte de fora do escritório da Mercedes no paddock de Abu Dhabi. A partir de um certo momento, optou por se esconder mais. Raramente saía de sua salinha.
Schumacher assistindo ao GP de Abu DhabiSchumi assistindo ao GP de Abu Dhabi
(Foto: Getty Images)
A postura "low profile" de Schumacher incomodou até Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1. Avisado, o alemão não apareceu na foto oficial da "turma de 2010" da categoria - feita na sexta-feira, após os treinos livres - e não deu justificativa - além dele, Bruno Senna e Timo Glock não foram, mas explicaram. O dirigente ficou bastante irritado, e a foto teve de ser feita novamente antes da corrida, neste domingo. A impressão é de que ele quer ser notado de alguma forma.
Michael Schumacher não passou por esta situação apenas em Abu Dhabi. O alemão está neste processo há algumas corridas. No Brasil, por exemplo, há uma semana, o enredo foi parecido. O alemão desfilava pelo paddock sem ser incomodado. Depois de um certo tempo, se recolhia ao paddock da Mercedes e mudava de atitude: passava a aparecer pouco, esporadicamente. Consequência do mau desempenho na temporada 2010? O piloto voltou após três anos, mas o gênio ainda está aposentado.
Schumacher no GP de Abu DhabiNo anoitecer, Schumacher pilota na pista de Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário