segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uruguai repete Argentina e Brasil e só fica no empate em estreia com Peru

Celeste cria poucas oportunidades e faz por merecer pelo 1 a 1 em San Juan

Por João Paulo Garschagen Direto de San Juan, Argentina
Melhor colocado sul-americano na última Copa do Mundo, o Uruguai não fez uma estreia muito diferente de Argentina e Brasil. Com volume de jogo, mas nem tantas chances criadas, a Celeste apenas empatou por 1 a 1 com o Peru, nesta segunda-feira, no Estádio Bicentenário, em San Juan, em jogo válido pelo Grupo C, e repetiu o resultado dos outros grandes favoritos ao título da Copa América.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Copa América-2011
Paolo Guerrero abriu o placar aos 23 minutos para os peruanos, que enfrentaram os muitos desfalques (entre eles das estrelas Pizarro e Farfán) com alguma organização aplicada pelo técnico Sergio Markarián. No lado uruguaio, Luis Suárez igualou no último suspiro da primeira etapa e ainda viu Diego Forlán desperdiçar ótima oportunidade no segundo tempo. O botafoguense Loco Abreu ficou no banco de reservas, enquanto Victorino atuou em toda a partida. Ainda nesta segunda, Chile e México completam a chave.
Ambas as seleções voltam a campo na próxima sexta-feira. O Peru abre nova rodada dupla em Mendoza, contra o México, às 19h15m (de Brasília). O Uruguai pega o Chile em seguida, às 21h45m.
Santiago Acasiete Diego Forlan (Foto: Reuters)Diego Forlán teve uma noite bem diferente das que o fizeram ser eleito o melhor da última Copa (Reuters)
Guerrero, um guerreiro
Os 45 primeiros minutos no Bicentenário sugeriram um trocadilho para José Paolo Guerrero. O atacante do Peru e do Hamburgo, da Alemanha, atuou completamente isolado, em uma linha muito à frente de seus companheiros. Era sua tarefa dar o primeiro combate, lá na frente, voltar para cercar a saída de bola uruguaia e, claro, atacar. E não é que a tática chegou a dar certo?
Se o primeiro lance de perigo veio do lado celeste, com Forlán cruzando rasteiro para a zaga afastar, Guerrero deu trabalho. Muito. Principalmente para o ex-são-paulino Lugano, que o derrubou na risca da grande área aos 14 minutos.
Coletivamente, a seleção peruana não sabia muito o que fazer com a bola nos pés. O lateral-ponta canhoto Vargas, um de seus destaques que não foi cortado, estava no banco de reservas, ainda se recuperando de uma lesão. Manter a posse de bola por mais de 15 segundos era, portanto, um desafio.
Por sorte, os alvirrubros precisaram de muito menos para abrir o placar. Aos 23, Guevara descolou lindo lançamento do campo defensivo. Guerrero, colocado entre os zagueiros uruguaios, disparou em condição legal e ainda driblou Muslera até tocar para o fundo das redes. Nas arquibancadas, delírio da torcida chilena, imensa maioria no Bicentenário pela proximidade ao país.
Edinson Cavani Uruguai Walter Vilchez Perú (Foto: Reuters)Vice-artilheiro do Campeonato Italiano, com 26 gols, Cavani não rendeu afastado da área (Foto: Reuters)
Suárez empata, Forlán
O Uruguai, que já não era uma seleção apática, lançou-se ao ataque e criou oportunidades, quase sempre nas bolas paradas. O goleiro peruano Raúl Fernandez fez duas boas defesas em finalizações de Diego Forlán. Na terceira, rezou para que o desvio da zaga saísse por cima.
No último lance do primeiro tempo, no entanto, não houve jeito. Depois de Yotún perder do lado de lá, Suárez não perdoou: Lodeiro recebeu de costas e, com um giro, deixou o atacante do Liverpool na boa para empatar.
O ritmo seguiu intenso na etapa final. Agora com o Uruguai comandando as ações, ainda que com dificuldades para transformar o volume de jogo em perigo. Organizado, o Peru mexeu duas vezes antes dos 15 minutos e pôs Vargas em campo. Antes de o jogador da Fiorentina ameaçar o gol de Muslera, aos 26, e ver Cruzado também quase marcar dois minutos depois, o Uruguai desperdiçou a grande chance do jogo. Aos 24, a zaga peruana cochilou e Forlán tabelou com Suárez para entrar livre na grande área. O melhor da última Copa do Mundo pegou muito embaixo da bola e mandou por cima em lance que o faria comemorar há um ano. Foi a cena de uma estreia decepcionante para os uruguaios. Chilenos, mexicanos e peruanos, satisfeitos, comemoraram.
uruguai 1 x 1 peru
Muslera, Rodríguez, Victorino, Lugano e Cáceres; Pérez, Arévalo Ríos e Lodeiro (Cristian Rodríguez); Suárez, Forlán e Cavani (Abel Hernández). Raúl Fernandez, Revoredo, Acasiete, Alberto Rodríguez e Vilchez; Balbín, Ballón, Guevara (Lobatón), Yotún (Vargas) e Advíncula (Chiroque); Guerrero.
Técnico: Oscar Tabárez Técnico: Sergio Markarián.
Gols: Guerrero, aos 23, e Suárez, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Acasiete, Guerrero, Cruzado e Vargas (Peru); Cáceres (Uruguai).
Estádio Bicentenário (San Juan, Argentina). Data: 04/07/2011. Árbitro: Wilmar Roldán.

Churrasco, descanso e passeios... Seleção se reapresenta após folga

Atletas foram liberados para passar noite fora. De volta à concentração, bate-papo e carne. Neymar aproveitou para almoçar com o pai

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina
Apesar do tropeço na estreia da Copa América com um empate por 0 a 0 com a Venezuela, no último domingo, em La Plata, os jogadores da Seleção Brasileira ganharam um dia de folga. Liberados para dormir fora do hotel de domingo para segunda-feira, os jogadores curtiram Buenos Aires com os familiares e amigos, entre eles o técnico Mano Menezes e o atacante Neymar.
Neymar Fã (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Neymar tira foto com fã na chegada ao hotel, em Campana (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Mesmo com a reapresentação marcada para as 19h desta segunda-feira, a maioria preferiu retornar ao hotel na manhã desta segunda-feira. Já no complexo, que conta com vários apartamentos e casas de luxo, alguns atletas relaxaram fazendo churrasco e batendo papo com amigos. Outros, como os goleiros Victor e Jefferson, foram ao shopping fazer compras.
Mano Menezes dormiu em Buenos Aires para curtir a família, que está hospedada na capital argentina. O mesmo aconteceu com Neymar.
O atacante procurou curtir a segunda-feira com o pai, Neymar da Silva Santos, em Buenos Aires. A dupla se encontrou ainda na noite de domingo, depois do jantar da Seleção Brasileira, e logo seguiu para a capital argentina.
Segundo o pai do atleta, o dia serviu para eles matarem a saudade, conversar um pouco e praticarem hábitos comuns na casa da família, como o café da manhã.
- Foi bom para matar a saudade. Acordamos juntos, tomamos café, depois almoçamos. Não conversamos sobre o jogo porque isso é para ser falado entre jogadores e comissão técnica. Só perguntei se ele precisava de algo e ele disse que queria chocolate - disse Neymar pai, aos risos.
Durante o almoço, no restaurante “Cabana de las Lilas”, na badalada região de Puerto Madero, Neymar chegou a tirar fotos com alguns torcedores brasileiros e até argentinos.
Depois de deixar o filho no hotel em Campana, onde o atleta está hospedado com a Seleção Brasileira, Neymar pai se esquivou de fazer alguma crítica ao desempenho do jogador na partida com a Venezuela.
- Sou o pai, então sou coruja. Para mim, ele foi bem. Ele está feliz e a sua felicidade chega a incomodar os adversários.

Fluminense dá prazo de dez dias para empresário resolver o futuro de Sobis

Jorge Machado tenta contato com o dono do Al Jazira, dos Emirados Árabes, para viabilizar o empréstimo do atacante para o Tricolor por uma temporada

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
rafael sobis internacional   (Foto:  Lucas Uebel/VIPCOMM)Próximos dez dias definirão se Rafael Sobis será
ou não do Tricolor (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
Dez dias. Esse é o prazo que a diretoria do Fluminense deu ao empresário Jorge Machado para conseguir a liberação do atacante Rafael Sobis junto ao Al Jazira, dos Emirados Árabes. O Tricolor já conseguiu o aval do presidente Hamdan Al Nahyan. Falta agora a confirmação por parte do dono do clube, o milionário Mansour Al Nahyan, que passa férias na Europa.

A operação consiste em renovar o contrato do jogador com o clube árabe por mais uma temporada para que ele fique emprestado ao clube das Laranjeiras pelo mesmo período. Se não receber uma resposta positiva dentro do prazo, o Fluminense passará a buscar alternativas para reforçar o seu ataque. Mas após se reunir com Machado nesta segunda-feira, o vice-presidente de futebol tricolor, Sandro Lima, mostrou-se otimista quanto ao futuro da negociação.

- Sobis está muito a fim de jogar no Fluminense. Ele me disse que nunca se sentiu tão bem e não vê a hora de entrar em campo - disse Sandrão.
Após o fim de seu empréstimo ao Internacional no último dia 30, Sobis está ansioso para voltar a jogar futebol. Sem atuar desde o dia 8 de maio, quando foi titular na primeira partida da final do Campeonato Gaúcho, o atacante está no Rio de Janeiro para resolver problemas particulares. Com mais dois anos de contrato com o Al Jazira, ele não faz parte dos planos do técnico argentino Alejandro Sabella, que substituiu Abel Braga no posto, e já preencheu as cinco vagas para jogadores estrangeiros para a próxima temporada.

Ney Franco libera atletas para clubes em dois dos três próximos jogos

Técnico da Seleção Sub-20 dá às equipes a opção de utilizar os seus jogadores convocados em duas rodadas do Brasileirão entre a 8ª e a 10ª

Por Victor Canedo Rio de Janeiro
seleção brasileira sub 20 ney franco (Foto: Victor Canedo/Globoesporte.com)Ney Franco havia prometido não prejudicar os
clubes (Foto: Victor Canedo/Globoesporte.com)
Os clubes com jogadores convocados para a Seleção Brasileira Sub-20, que disputará o Mundial da categoria na Colômbia, tiveram sua reivindicação atendida e seus jogadores serão liberados para atuarem no Campeonato Brasileiro desta quarta-feira até o dia 17. O técnico Ney Franco anunciou a decisão nesta segunda-feira.
A partir desta terça os atletas poderão ser liberados para os clubes em duas das três próximas rodadas do Brasileirão.
- Desde quando fizemos a convocação temos recebido algumas solicitações de alguns clubes. Já tivemos por exemplo pedidos de desconvocação de atleta. No meio desse processo chegamos a uma defiinição hoje que temos três datas de Campeonato Brasileiro, 6 e 7, 10 e 11, e 16 e 17, para disponibilizar para os clubes que quiserem utilizar os jogadores em duas dessas rodadas. O clube escolhe. Se quiser todos, ou um ou dois, tanto faz - afirmou Ney Franco, que no dia da convocação, em 16 de junho, havia prometido usar o bom senso para não prejudicar os clubes.
De acordo com o treinador, a apresentação nesta segunda teve de ser confirmada porque nesta terça-feira os jogadores serão submetidos aos exames médicos exigidos pela Fifa:
- Nós temos a importância dessa apresentação hoje (segunda), para o primeiro contato do grupo, e porque precisamos mandar para a Fifa os exames médicos. E isso vai ser realizado tudo nesta terça. Por isso a apresentação hoje. E estamos usando de um bom senso porque sabemos que o Campeonato Brasileiro é muito importante, e dentro disso percebemos que é uma decisão que não atrapalha a nossa preparação. Vamos ficar privados de alguns jogadores naturalmente, mas não será nada grave. Por isso que colocamos só até o dia 17, pois bate com a data limite do envio para a Fifa dos cortes. E depois, mais à frente, queremos dar aquela mobilizada, com os 21 atletas. Vamos ter tempo suficiente para fazer isso até a viagem do dia 24 e a estreia no dia 29 (contra o Egito).
O treinador ainda explicou como será o procedimento para a liberação dos jogadores:
- O atleta vai ser liberado um dia antes, após a atividade da manhã, e volta no dia seguinte ao jogo, à tarde. Está valendo somente para as equipes profissionais, pois se abrirmos espaço para a base a gente também fica sem jogador. Temos alguns compromissos, jogo-treino no dia 12 contra a Arábia Saudita, não podemos abrir muito para não perder o controle.
Ao todo são 26 convocados, mas cinco serão cortados para o Mundial, que será disputado de 29 de julho a 20 de agosto.
Confira a lista dos 26 convocados:
Goleiros: Aleks (Avaí), Cesar (Flamengo) e Gabriel (Cruzeiro)
Laterais: Alex Sandro (Santos), Danilo (Santos), Gabriel Silva (Palmeiras) e Galhardo (Flamengo)
Zagueiros: Bruno Uvini (São Paulo), Frauches (Flamengo), Juan (Internacional) e Romário (Internacional)
Volantes: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo) e Fernando (Grêmio)
Meias: Alan Patrick (Shakhtar Donetsk-UCR), Dudu (Cruzeiro), Felipe Anderson (Santos), Oscar (Internacional), Philippe Coutinho (Inter de Milão) e Roni (Criciúma)
Atacantes: Diego Maurício (Flamengo), Henrique (São Paulo), Negueba (Flamengo), Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE), Willian José (São Paulo) e Sebá (Cruzeiro).

Chateado no Vasco, Ramon pode se transferir para o Corinthians

Lateral-esquerdo não é titular há duas rodadas do Campeonato Brasileiro, desde que viajou para a festa de seu casamento, no Espírito Santo

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Ramon no desembarque do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Ramon está insatisfeito com sua condição no Vasco
(Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
Ausente do time titular do Vasco há duas partidas, desde que viajou para seu casamento, no Espírito Santo, o lateral-esquerdo Ramon está com os dias contados na Colina. Chateado, o jogador pode se transferir para o Corinthians, que está de olho em um jogador para esta posição. O clube paulista é justamente o rival da equipe cruz-maltina nesta quarta-feira, no Pacaembu.
O diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, confirmou que o lateral-esquerdo manifestou desejo de deixar o clube e disse que não vai criar barreiras por não querer ter ninguém insatisfeito no elenco.  No entanto, ainda não teve conhecimento de nenhuma proposta oficial por Ramon.
- Ele nos procurou há alguns dias e manifestou o desejo de sair. Se for o caso, ele segue a vida e nós a nossa. Não queremos ninguém insatisfeito e vamos correr atrás de um substituto caso a saída se concretize - afirmou Rodrigo Caetano.
No ano passado, o empresário Carlos Leite se juntou a um grupo para comprar os direitos econômicos e tirá-lo do Internacional. Na ocasião, ele entrou em litígio com o clube e acabou treinando em separado. Após a negociação, Carlos Leite repassou Ramon ao Vasco, clube no qual tinha caído nas graças da torcida após o título da Série B de 2009. Foi assinado um contrato de quatro anos. Como não tem qualquer porcentagem nos direitos econômicos do lateral, o Vasco receberia apenas o valor da rescisão, que não foi revelado.
Ramon atuou em apenas três jogos deste Campeonato Brasileiro e pode jogar ainda nesta edição por outra equipe. Nesta terça-feira, a tendência é de que ele não viaje para São Paulo com o restante da delegação na noite desta terça-feira. Marcio Careca será o titular novamente.
 

Com pré-contrato assinado, Palmeiras aguarda por Martinuccio

Vínculo tem validade por três anos e multa milionária em caso de rescisão. Presidente aguarda chegada do argentino para selar acordo definitivo

Por Diego Ribeiro São Paulo
adriano Martinuccio penarol santos (Foto: AP)Martinuccio, do Peñarol, tenta sair da marcação do
santista Adriano, na final da Libertadores (AP)
O atacante argentino Alejandro Martinuccio, do Peñarol-URU, está muito próximo de ser anunciado como novo reforço do Palmeiras. Um pré-contrato assinado pelo jogador já está nas mãos do clube e é válido por três anos. Seu atual vínculo com o Peñarol termina em 31 de julho, mas o Verdão espera contar com ele antes do fechamento da janela de transferências, no próximo dia 20. Para se proteger, o clube utilizou a mesma medida da contratação de Maikon Leite: uma multa altíssima para evitar problemas. No caso de Martinuccio, tal multa está na casa dos R$ 50 milhões.
- Existe isso, sim (pré-contrato e multa), então vamos aguardar. Sempre sou otimista, mas vamos esperar o jogador chegar aqui antes de confirmar qualquer coisa – afirmou o presidente Arnaldo Tirone, ao Globoesporte.com.
O clube já se acertou com o grupo de empresários que é dono dos direitos econômicos de Martinuccio. O Peñarol diz que tem prioridade na aquisição de tais direitos, mas já não conta mais com ele para a sequência da temporada. O argentino deixou o Uruguai nos últimos dias e não foi mais encontrado. Por lá, a notícia é de que o atacante se apresenta no dia 2 de agosto ao Verdão.
O Palmeiras crê que não terá problemas em apresentar o atacante em agosto, após o fechamento da janela, pois Martinuccio estaria sem contrato com o Peñarol e a transferência não seria considerada internacional. Para que ele venha antes, o Verdão teria de pagar uma compensação ao clube uruguaio.
O fato é que o acordo existe e só será quebrado mediante pagamento da multa. Outros clubes interessados, como o Fluminense, ainda acreditam na contratação de Martinuccio. Italianos, como o Catania, viram o negócio esfriar. A tendência é que o destaque do Peñarol na Libertadores vista mesmo a camisa alviverde.
Maikon Leite, apresentado há cerca de dez dias, assinou pré-contrato semelhante no início do ano. O valor para a quebra do acordo chegava aos R$ 136 milhões para o mercado internacional.

Elano anuncia fim do namoro com Nívea Stelmann

Elano anunciou em seu Twitter. O jogador, que está com a seleção brasileira na Copa América, disse que não está mais namorando com Nivea Stelmann. A atriz global ‘anunciou’ também retuitando a frase do jogador no microblog.  O casal era só amores no twitter desde o início do relacionamento em março. Sempre quando tinham folga viajam para se encontrar.  No título santista da Libertadores, Nívea foi à comemoração com o jogador. Fez questão de ressaltar a boa fase do atleta depois do início da relação dos dois em tweet no dia 23 de junho:
- Verdade gente!!! Desde que comecei a namorar o Elano, ele foi artilheiro do Paulista, melhor meio campista, campeão Paulista e Campeão da Libertadores.

O que teria provocado esse término tão repentino? Agendas? Mistério….





Casal na comemoração do Santos pelo título da América

 

mundial feminino

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
França
6
2
2
0
0
5
0
5
100
2
Alemanha
6
2
2
0
0
3
1
2
100
3
Nigéria
0
2
0
0
2
0
2
-2
0
4
Canadá
0
2
0
0
2
1
6
-5
0
  • Ter 05/07/2011 - 15h45 Monchengladbach
    FRA
    ALE
  • Ter 05/07/2011 - 15h45 Dresden
    CAN
    NIG

Grupo B
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Japão
6
2
2
0
0
6
1
5
100
2
Inglaterra
4
2
1
1
0
3
2
1
66.7
3
México
1
2
0
1
1
1
5
-4
16.7
4
Nova Zelândia
0
2
0
0
2
2
4
-2
0
  • Ter 05/07/2011 - 13h15 Augsburgo
    ING
    JAP
  • Ter 05/07/2011 - 13h15 Sinsheim
    NZL
    MEX

Grupo C
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Estados Unidos
6
2
2
0
0
5
0
5
100
2
Suécia
6
2
2
0
0
2
0
2
100
3
Coreia do Norte
0
2
0
0
2
0
3
-3
0
4
Colômbia
0
2
0
0
2
0
4
-4
0
  • Qua 06/07/2011 - 15h45 Wolfsburgo
    SUE
    EUA
  • Qua 06/07/2011 - 15h45 Bochum
    CNO
    COL

Grupo D
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Brasil
6
2
2
0
0
4
0
4
100
2
Austrália
3
2
1
0
1
3
3
0
50
3
Noruega
3
2
1
0
1
1
3
-2
50
4
Guiné Equatorial
0
2
0
0
2
2
4
-2
0
  • Qua 06/07/2011 - 13h00 Frankfurt/Main
    GEQ
    BRA
  • Qua 06/07/2011 - 13h00 Leverkusen
    AUS
    NOR
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Renato Gaúcho é confirmado como o novo técnico do Atlético-PR

Menos de cinco dias depois de deixar o Grêmio, treinador foi confirmado como o substituto de Adilson Batista. Ele estreia contra o Avaí, na Arena

Por Fernando Freire Curitiba
Renato Gaúcho não ficou desempregado nem cinco dias. Depois de deixar o Grêmio, na madrugada da quinta-feira, ele foi confirmado, nesta segunda-feira, como o novo técnico do Atlético-PR. O treinador substitui Adilson Batista, que pediu demissão no sábado passado, e assume a equipe em crise. Após sete rodadas, o Furacão marcou apenas dois gols e conquistou um ponto no Campeonato Brasileiro. Com isso, é o lanterna, seis pontos atrás do Atlético-GO, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
- Sei que a situação do clube não é fácil, mas gosto de desafios e vou me esforçar para ajudar o Atlético na recuperação no Brasileiro. A torcida pode ficar tranquila que vou procurar ao máximo tirar o Atlético desta situação - disse ao site oficial do Atlético-PR.
Segundo o clube, Renato chega a Curitiba na quinta-feira. Pela manhã, ele será apresentado oficialmente à imprensa. De tarde, comanda os primeiros treinamentos do time rubro-negro. A estreia do treinador será na partida do próximo sábado, contra o Avaí, na Arena da Baixada. Antes, na quarta-feira, o Furacão visita o Internacional, sob o comando do interino Leandro Niehues.
No Tricolor gaúcho, Renato comandou a equipe em 66 partidas, com 59,6% de aproveitamento: 34 vitórias, 16 empates e 16 derrotas. No ano passado, ele levou o Grêmio da lanterna à quarta posição do Campeonato Brasileiro e, com isso, à vaga na pré-Libertadores de 2011. Na atual temporada, o time foi eliminado pelo Universidad Católica nas oitavas de final da competição continental e perdeu para o Internacional na decisão do estadual. No Brasileirão, o clube gaúcho ocupa a 12ª posição, com oito pontos em sete rodadas.
CHAMADA CARROSSEL - Renato Gaucho (Foto: EFE)Renato: aproveitamento de 59,6% no Grêmio, seu último clube antes do Atlético-PR (Foto: EFE)
Trabalhos no Rio e na Bahia
Antes de assumir o Grêmio, Renato Gaúcho trabalhou no Bahia, onde chegou a liderar a Série B de 2010, mas caiu de produção. O técnico deixou o time de Salvador na sétima posição, a três pontos do G-4. No fim do ano, o Bahia conseguiu o acesso à primeira divisão.
Além de Grêmio e Bahia, Renato Gaúcho também passou pelo futebol carioca. No Rio, ele comandou três clubes: Fluminense, Vasco e Madureira. Pelo Tricolor, conquistou a Copa do Brasil de 2007, mas quase foi rebaixado dois anos mais tarde - foi substituído por Cuca durante o Brasileirão. Pelo Gigante da Colina, caiu para a Série B em 2008.
Antes, Renato era o 'Homem Gol'
Renato Gaucho Grêmio 1983 (Foto: Site Oficial do Clube)Em 1983, Renato conquistou a Libertadores e o
Mundial pelo Grêmio (Foto: Divulgação)
Antes de se tornar treinador, Renato foi atacante. Revelado pelo Esportivo-RS, ele se destacou no próprio Grêmio, onde conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1983. Nas duas competições, ele foi o artilheiro. Renato - apelidado de o "Homem Gol" - também foi campeão estadual em 1985 e 1986 pelo Tricolor. O atacante ainda passou por Flamengo, Roma-ITA, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Bangu, além de ter disputado a Copa de 90 pela Seleção Brasileira.

Com lágrimas nos olhos, Conca dá adeus e se declara: ‘Amo este clube’

De saída para China, ele não esconde a emoção ao interromper casamento de três anos e meio, mas garante: ‘Volto para o Flu. Não tem jeito’

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Conca se despede do Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Em coletiva, Conca se despede do Fluminense
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
Uma vírgula, não um ponto final. Fazendo questão de frisar a todo instante que retornará ao Fluminense e agradecendo inúmeras vezes pelos momentos que viveu no Brasil, Darío Conca se despediu oficialmente nesta segunda-feira do Tricolor. Visivelmente emocionado e com os olhos cheio d'água, o argentino, que está de saída para Guangzhou Evergrande, da China, concedeu entrevista coletiva, em hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, para explicar os motivos que o fizeram deixar as Laranjeiras após três anos e meio.

Ao lado do presidente Peter Siemsen, Conca evitou falar sobre as cifras milionárias que vai receber em dois anos e meio no futebol chinês e reforçou que optou pelo melhor para sua família. O apoiador ressaltou ainda a importância de deixar o clube pela porta da frente e sem polêmicas - como foram os casos das conturbadas saídas de Muricy Ramalho e Emerson -, às quais, no entanto, Conca não se referiu diretamente.

Em seu discurso inicial, o jogador se declarou apaixonado pelo Flu:

- Estou muito emocionado e feliz por ter recebido uma proposta tão importante. Mas fico triste porque todo mundo sabe o que sinto pelo Fluminense. Foi difícil tomar essa decisão, mas acho que é um momento importante para minha vida. Pensei muito e acho que é o melhor para mim, para minha família... Todos sabem que amo este clube. Agradeço ao Fluminense por ter feito tudo o que fez por mim, por ter ajudado na minha educação, no meu caráter, e sempre tentei respeitar todo mundo. Peço desculpas se um dia fiz alguma coisa errada e só quero agradecer. Um dia vou voltar a vestir essa camisa tão bonita e importante. Agradeço a torcedores, companheiros, diretorias, treinadores.... todo mundo. Todos os empregados que estão ou passaram pelo clube e me ajudaram muito para eu ser a pessoa que sou hoje. Na China, confio no meu trabalho e espero desempenhar um grande futebol para o pessoal que confiou em mim.

Quem abriu a entrevista, entretanto, foi Peter Siemsen. Dizendo-se com o coração esfacelado, o presidente lembrou a importância do Fluminense para o crescimento e a valorização de Conca, um ídolo que ele considera insubstituível.

- Como torcedor, estou com o coração machucado. Não só pelo que o Conca construiu como atleta, mas também suas atitudes com a instituição. É algo praticamente insubstituível. Qualquer vinda de jogador será uma mera aposta. Estou machucado, triste. Mas o Fluminense se orgulha por ter participação para que ele tivesse recebido uma proposta deste valor. Fomos uma porta para o mundo. O coração está esfacelado, mas fico feliz pelo ídolo Conca.

Confira toda a entrevista de Conca


Seleção

Não aconteceu de ser convocado, mas não fiquei no Fluminense pela seleção. Fiquei muito tempo aqui por me sentir feliz. Todo mundo sabe a importância de jogar em um time tão grande. E, como já falei, foi uma decisão importante. Tive que pensar muito e optei pelo melhor para minha família, para minha carreira. Muita gente pode pensar que o mais importante era a seleção, e sempre falei que o mais importante era o Fluminense. Na China, vou continuar fazendo o meu trabalho. Não estou indo só por ser uma oferta boa. Confio que posso ajudar.

Retorno


É difícil pensar em encerrar a carreira agora. Falei com o presidente, com o Sandro (Lima, vice de futebol), com o Celso (Barros, presidente do patrocinador), que gostaria de ficar dois anos e meio lá e voltar. Vou fazer de tudo para isso. Será bom por ser o clube onde me sinto bem, onde sou querido e espero poder voltar para encerrar a carreira. Mas tenho dois anos e meio para desempenhar um grande trabalho.

Silêncio recente

Decidi não falar porque não tinha nada concreto, nada assinado, e o futebol ensina. Já vi negociações 99% certas e no último minuto não acontecerem. Seria uma falta de respeito falar algo ou pensar em outro clube antes de encerrar meu contrato.

Recado para a torcida


Agradeço muito ao torcedor (pausa emocionada). Sempre tentei respeitar, honrar a camisa e peço desculpas se um dia não fiz alguma coisa certa. Sempre vou ser agradecido. Todos me trataram muito bem. Levo comigo aquele carinho, aquele amor. Um dia vou voltar. Tenham certeza de que sempre vou levar o Fluminense e a torcida no coração.

Despedida

De quinta-feira para cá foi muito duro. No dia do jogo (contra o Atlético-PR), acordei cedo, fiquei muito triste e comecei a pensar no que poderia acontecer. Fiquei mal no quarto, preferi ficar sozinho. Comecei a chorar um pouco. É triste sair de um lugar onde me sinto muito bem e fui tratado com respeito. Fico feliz por sair do jeito que estou saindo, agradecendo ao Fluminense. Ultimamente, algumas saídas foram difíceis para o clube e isso não faz bem para ninguém. Posso sair de bem com diretoria, jogadores, torcida, e fico feliz.

Esquecimento na China

Vou para um futebol diferente, mas não vou ficar sumido, não. Só vou fazer meu trabalho em outro país. Não tenho que pensar que vou para lá para sofrer ou sumir. Tenho que ter o respeito. Vou lá para fazer um trabalho e devolver a confiança das pessoas. Não quero mídia, quero ajudar o clube e fazer um bom trabalho. Fico triste por deixar pessoas que me ajudaram muito, mas é como falei na reunião para fechar contrato: vou para lá com muita vontade e felicidade. E não é o clube que vai me levar para seleção. O Marcelo joga no Real Madrid e não está na Seleção.

Diferenças culturais

Perguntei um pouco sobre a comida e disseram que tem muito restaurante italiano, brasileiro... Acho que isso não vai ser problema. Depende da força de vontade de cada um. Vai ser um país totalmente diferente, e tenho que me acostumar. É um desafio na minha vida e espero cumprir bem. Quando cheguei ao Brasil, também foi difícil e consegui. Quatro anos e meio depois, estou triste porque vou sair.

Salário milionário

Sobre o salário, o dinheiro, acertei com o pessoal e prefiro não comentar. Não é o momento de falar sobre isso.

Idioma

No contato que tive com eles (dirigentes chineses), não consegui aprender nenhuma palavra (risos). Mas vou procurar na internet para chegar lá ao menos falando bom dia.

Importância do Flu

O Fluminense foi mais importante na minha vida do que eu para o clube. Jogadores passam, o clube fica. Só tenho motivos para agradecer. Não tenho palavras para o que fizeram por mim, tanto torcedores como companheiros. O Fluminense é muito grande e não merece que falem dele como já falaram.

Ida para China


Vou ficar no Brasil até sexta-feira resolvendo alguns assuntos e depois viajo para China. Minha família está agilizando os papéis para ir comigo. Enquanto isso, vou com minha namorada acertar algumas coisas para quando meus familiares chegarem.

Pior e melhor momento no Flu


Tive algumas tristezas, mas nada grande. Até quando perdemos a Libertadores, a Sul-Americana, todo mundo ficou triste. Só que o torcedor entendeu e sempre deu apoio. Todos os meus dias no Fluminense foram felizes.

Gol mais marcante

Lembro-me de todos os gols que fiz pelo Fluminense, mas alguns foram mais importantes, como os da Libertadores de 2008 e do Campeonato Brasileiro do ano passado. Não teve um principal. Fazer um gol com essa camisa é uma honra sempre.

O que sabe do clube chinês


Tem um estádio grande, bonito, com média de público de 30 mil, lidera o campeonato... O pessoal que está agora pegou o clube na Segunda Divisão e já está na liderança.

Amistoso com o Real Madrid em agosto

É algo importante. Nossa equipe está evoluindo, tem marcado jogos importantes, e essa vai ser uma oportunidade bonita para aproveitar.

Vida na China

Já me mostraram algumas coisas da cidade, algumas praias, que eu gosto muito. Quero conhecer. Gosto muito de viajar nas férias, mas o mais importante vai ser fazer um bom trabalho. Dizem que a China é um país muito bonito.

Distância da família

Saí de casa com 21 anos (para defender o Universidad Católica, do Chile). Acho que estou acostumado a viver longe da minha família de um lado para o outro.

Lembranças do Rio

O Rio é uma cidade maravilhosa. Minha família gosta muito, todas as pessoas, independentemente do clube, me tratam bem aqui e em todo Brasil. Fico feliz pela cidade ter me homenageado há pouco tempo (recebeu o título de cidadão carioca). Foi algo muito bonito. Uma cidade tão importante fazer isso por mim eu nunca esperei. Apesar de não ter demonstrado muita alegria no momento, que é algo meu, fiquei muito feliz. Agradeço a todo o povo.

Retorno para outro clube brasileiro


Vou voltar para o Fluminense. Não tem jeito. Meu coração é tricolor. Sou um profissional, todo mundo sabe que tem que ser assim, mas já falei com o presidente que quero voltar para cá.

Últimos momentos no Flu


Aquele jogo contra o Atlético-PR foi complicado. Ouvir aquela torcida maravilhosa pedindo para eu ficar foi difícil e bonito. Sempre demonstraram caminho por mim, mas nunca pensei que gostariam tanto. Tenho que pedir desculpas por não ter me despedido. Não tinha nada assinado. Agora, sei que o povo chinês vai me esperar de braços abertos. Me despedi dos jogadores hoje (segunda-feira). Depois do jogo, todo mundo perguntava, e eu dizia que ainda não estava acertado. Só pude agradecer por me tratarem sempre como mais um, apesar da rivalidade com a Argentina. Todos me ajudavam nos piores momentos. Pude dar um abraço em um por um para agradecer por tudo.

Com o Paraguai da Copa do Mundo na cabeça, Mano espera por espaços

Segundo o treinador da Seleção Brasileira, o adversário do próximo sábado vai sair mais para o jogo e deixar brecha para a qualidade canarinho

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de La Plata, Argentina
O empate por 0 a 0 com a Venezuela, na estreia da Copa América, foi frustrante para a Seleção Brasileira (confira no vídeo ao lado). Mas depois que Paraguai e Equador empataram pelo mesmo placar, a lamentação foi menor. Afinal, tudo continua igual no Grupo B. Só que no próximo jogo, dia 9, contra o Paraguai, em Córdoba, o técnico Mano Menezes espera que a história seja outra e que os espaços apareçam mais.
A teoria do treinador é de que o Paraguai, por ter chegado às quartas de final da Copa do Mundo de 2010 (foi eliminado pela campeã Espanha) e ser um dos principais times sul-americanos do momento, vai propor um jogo mais interessante para a Seleção Brasileira. Diferentemente da Venezuela, que se concentrou no campo de defesa, diminuiu os espaços e tentou sair no contra-ataque.
- Penso o jogo com o Paraguai um pouco diferente. Uma seleção que esteve no Mundial e foi bem traz com ela mais responsabilidades e precisa sair mais para o jogo, propor mais. E quando dois grandes jogam de igual para igual os espaços são maiores. Você corre mais riscos, sim, mas em contrapartida tem mais chances – analisou o comandante da Seleção Brasileira.
Mano Menezes, no entanto, acredita que o Brasil teve mais dificuldades para furar o bloqueio venezuelano por conta do desentrosamento. Até a estreia, ele teve apenas 13 dias para preparar a equipe, incluindo período de preparação física.
- A dificuldade é sempre essa quando você enfrenta um adversário que te respeita muito, principalmente quando sua equipe não está totalmente ajustada – declarou.
De folga nesta segunda-feira, a Seleção Brasileira volta a trabalhar na terça-feira, já pensando no duelo de sábado, contra o Paraguai, em Córdoba. Mano Menezes pretende manter o time, mas já avisou que se necessário fará uma mudança no setor ofensivo para ganhar mais mobilidade.

Inspirado no 'Trem-Bala da Colina', Vasco lança novos uniformes

Camisas já serão utilizadas nesta quarta-feira, contra o Corinthians, no Pacaembu, na partida que também marca a estreia de Juninho

Por Fred Huber Rio de Janeiro
O Vasco apresentou nesta segunda-feira, na Central do Brasil, sua nova linha de uniformes. E o local escolhido para o evento não foi por acaso. Os jogadores que desfilaram chegaram ao evento em um "Trem-Bala da Colina", em alusão ao apelido que o time campeão da Copa do Brasil ganhou. Os torcedores já poderão ver as novas camisas no jogo desta quarta-feira, contra o Corinthians, no Pacaembu. O lançamento foi antecipado porque esta partida tem um apelo especial, a estreia de Juninho.
Clique e confira mais imagens do evento na Central do Brasil
Alguns dos "jogadores-modelos", como Eder Luis e Anderson Martins, nunca haviam tido a oportunidade de andar em um trem. As responsáveis por apresentar o evento foram as gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres, que são torcedores do Vasco.
apresentação do novo uniforme do Vasco (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Anderson Martins, Dedé, o goleiro Alessandro, Bernardo, Fernando Prass, Eder Luis, Allan e Romulo: 'modelos' posam ao lado do presidente Roberto Dinamite (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
O diretor de marketing do clube, Marcos Blanco, disse que os uniformes foram confeccionados com um tecido mais moderno e terão o símbolo da CBF para lembrar a conquista da Copa do Brasil. As camisas custarão R$ 189,90 e estarão à venda a partir desta terça com os números 8 e 10 ou sem qualquer numeração.

- O tecido vai ficar mais colado ao corpo, o que pode ajudar os árbitros na hora de ver um jogador nosso ser puxado pela camisa. Teremos o escudo da CBF, que é uma coisa que o torcedor gosta e valoriza. Estará em todas as lojas espalhadas pelo Brasil a partir desta terça-feira. É muito importante que a torcida compre os produtos oficiais - afirmou Blanco.
As camisas, além da tradicional cruz de malta, apresentaram o escudo da CBF para lembrar a conquista da Copa do Brasil. Também estiveram presentes as oito estrelas, que representam as vitórias nos Brasileiros de 1974, 1989, 1997 e 2000; no Campeonato Sul-Americano de 1948; a Taça Libertadores de 1998; a Copa Mercosul de 2000 e o Campeonato de Terra-e-Mar em 1945, quando o Vasco ganhou os torneios estaduais de futebol e de remo.
Bia e Branca na apresentação do uniforme do Vasco (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Bia e Branca na apresentação do uniforme do Vasco (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)

Henrique e Nicholas perdem índice, e outros dois herdam vaga para Xangai

Tales Cerdeira e Marcos Macedo são convocados de última hora. Etiene Medeiros também entra na lista do Mundial no lugar de Fabíola Molina

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Tales Cerdeira na eliminatória dos 200 m peito em Irvine (Foto: Satiro Sodré / CBDA)Tales Cerdeira herda vaga de Henrique Barbosa e
vai ao Mundial de Xangai (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Sem vaga para o Mundial de Xangai, Tales Cerdeira estava se preparando para representar o país nos Jogos Mundiais Militares, de 16 a 24 de julho. O resultado adverso de Henrique Barbosa em exame antidoping, no entanto, mudou os rumos do nadador do P.R.O 16, projeto liderado por Cesar Cielo. Tales, que tinha o índice nos 200m peito, vai herdar o lugar de Henrique e se juntará a Thiago Pereira nesta prova da China. Já Nicholas Santos, também punido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), perde posição no 4x100m livre e é substituído por Marcos Macedo.
Com os resultados adversos para furosemida, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos fez uma reunião nesta segunda-feira e decidiu que Henrique Barbosa e Nicholas Santos perderiam suas vagas para o Mundial de Xangai. Além dos resultados, medalhas e premiações, a entidade também anulou os índices conquistados pelos nadadores no Maria Lenk.
A decisão da CBDA colocou Tales Cerdeira na competição chinesa. Nos 200m peito do Maria Lenk, em maio, ele nadou 0,04s abaixo do índice necessário para disputar o Mundial de Xangai. Mas Henrique Barbosa e Thiago Pereira tinham marcas melhores e, por isso, até então estavam com as duas vagas disponíveis.
Nicholas Santos conseguiu o índice dos 50m borboleta no Pan-Pacífico, no ano passado, mas a prova que "validava" sua vaga era a do revezamento 4 x 100m livre, garantida no Maria Lenk e anulada depois do doping. A CBDA tem regras específicas para provas que não fazem parte do programa olímpico. Para se classificar ao Mundial, o atleta também precisa ter obtido índice em uma prova olímpica. Com isso, Marcos Macedo foi convocado em seu lugar.
Cesar Cielo, que conseguiu índice anteriormente, não perdeu a chance de disputar o Mundial, isso se a Federação Internacional de Natação (Fina) mantiver a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Vinícius Waked, o quarto nadador pego no exame antidoping, não atingiu índice para a competição chinesa em nenhuma seletiva.
Etiene Medeiros substitui Fabíola Molina
A equipe feminina também precisou de uma substituição. Com Fabíola Molina fora da competição, Etiene Medeiros competirá em seu lugar em Xangai, no revezamento 4x100m medley.

Flu teria tentado atravessar acordo entre Marcelo Mattos e Botafogo

Informação é de uma pessoa ligada à diretoria alvinegra que, mesmo assim, espera anunciar o acerto com o volante até quarta. Tricolor nega interesse

Por Edgar Maciel de Sá, Fábio Leme e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O Botafogo espera anunciar oficialmente nesta terça-feira ou, no mais tardar, até quarta, a contratação em definitivo do volante Marcelo Mattos. Entretanto, o Glorioso não seria o único clube que deseja o jogador do Panathinaikos, da Grécia. Segundo uma pessoa ligada à diretoria alvinegra, o Fluminense tentou atravessar a negociação.
Marcelo Mattos comemora gol do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Mesmo com assédio do Flu, diretoria do Bota confia no acerto com Mattos (Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O Fluminense, por sua vez, nega o interesse em Marcelo Mattos. O presidente do clube, Peter Siemsen, afirmou que o volante alvinegro nunca esteve nos planos.
- Nunca tivemos interesse algum no Marcelo Mattos. Temos seis volantes no elenco (Diguinho, Edinho, Diogo, Fernando Bob, Valencia e Rodrigo) e estamos satisfeitos com eles
Mesmo com a suposta investida do clube das Laranjeiras, a diretoria do Botafogo não está preocupada, pois já tem a palavra de Marcelo Mattos e de seu empresário, Carlos Leite, de que, no Brasil, o atleta só atuará pelo clube da estrela solitária.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou entrar em contato com Carlos Leite, mas seu celular estava desligado.
Para concretizar a negociação, o Botafogo precisa pagar ao Panathinaikos 900 mil euros (cerca de R$ 2 milhões). O jogador assinará o contrato por três temporadas. Mattos, entretanto, não deve ter condições de enfrentar o Atlético-GO, nesta quinta.

Kleber volta a treinar com bola e pode pegar o América-MG

Gladiador se recupera de lesão na coxa e tem chances de jogar na quinta. Se entrar em campo, frustra as intenções do Flamengo em contratá-lo

Por Diego Ribeiro São Paulo
kleber palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Kleber treina na Academia de Futebol
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
Já recuperado de um edema na coxa esquerda, o atacante Kleber voltou a treinar com bola nesta segunda-feira e pode ser a novidade no duelo contra o América-MG, na quinta-feira, às 21h, em Sete Lagoas. O Gladiador participou normalmente da atividade técnica comandada por Luiz Felipe Scolari e mostrou não sentir mais dores no local. Ele ficou fora da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO por conta dessa lesão.
Se for confirmado para pegar o América-MG, Kleber completará seu sétimo jogo no Campeonato Brasileiro – o que o impede de disputar a competição por outra equipe da Série A. O Flamengo ainda tem esperanças na contratação do jogador e prepara nova proposta para contar com ele, por cerca de R$ 14 milhões. O Verdão rebate e diz que a multa rescisória de Kleber é de R$ 143,6 milhões, e que ele não sai abaixo desse valor.
Felipão dividiu o elenco em três grupos, que se enfrentaram em uma disputa de posse de bola. Kleber apresentou boa movimentação e buscou o jogo, mostrando que está mesmo recuperado. João Vitor e Patrik, que também se recuperavam de lesões, participaram normalmente. A escalação do Gladiador só será definida após o treino de quarta-feira, véspera do jogo. Ele não participou da parte final do treinamento desta segunda - saiu antes do trabalho de finalizações, poupado.

Fla tenta liberar Negueba e Galhardo para jogos contra São Paulo e Flu

Clube faz pedido à CBF. Diego Maurício, outro convocado para a Seleção sub-20, fica fora dos planos por não ter enfrentado o Botafogo nos juniores

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Galhardo e Negueba do Flamengo (Foto: Globoesporte.com)Galhardo e Negueba não foram ao CT nesta
segunda-feira (Foto: Globoesporte.com)
Sem um substituto para Léo Moura e com escassez de opções no ataque (só tem Deivid e Wanderley), o técnico Vanderlei Luxemburgo vai pedir a liberação do lateral-direito Galhardo e do atacante Negueba para os jogos contra São Paulo e Fluminense (quarta-feira e domingo, respectivamente) pelo Campeonato Brasileiro. A solicitação será enviada para a CBF no máximo até esta terça. A dupla foi convocada por Ney Franco para a Seleção Brasileira que vai disputar o Mundial sub-20 na Colômbia.
O Flamengo foi o clube que mais cedeu jogadores. Além de Galhardo e Negueba, Ney Franco convocou o goleiro César, o zagueiro Frauches e o atacante Diego Maurício. A competição será disputada entre 29 de julho e 20 de agosto. O lateral e os dois atacantes fazem parte do grupo de profissionais e não participaram do treino desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, data do início da preparação na Granja Comary, em Teresópolis.
Diego Maurício não está nos planos de Luxa para as duas partidas. Não caiu bem a justificativa do atacante para não participar do primeiro jogo da final do Carioca de juniores, domingo passado, contra o Botafogo. Ele alegou questões particulares e não reforçou a equipe, que teve Galhardo, Negueba e Luiz Antonio (Muralha também foi relacionado, mas acabou cortado por se atrasar para o treino de sábado).
Clube quer César e Frauches na decisão do estadual
Derrotado por 2 a 0 na primeira partida, o Flamengo também tenta conseguir a liberação de César e Frauches para o jogo de volta do estadual da categoria. O Rubro-Negro precisa vencer por três gols de vantagem para ficar com o título ou por dois para levar aos pênaltis. O clássico será no sábado, às 15h (de Brasília), na Rua Bariri, em Olaria.
A convocação de Ney Franco apontou 26 jogadores. A viagem para a competição será no próximo dia 24. Na véspera, cinco atletas serão cortados. Por determinação da Fifa, a lista definitiva terá 21 nomes (sendo três goleiros). Ainda que não entrem nela, os rubro-negros ficariam fora de quatro jogos do nacional: São Paulo, Fluminense, Palmeiras e Ceará. Se forem ao Mundial e o Brasil chegar à decisão, também desfalcarão a equipe contra Santos, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, Figueirense, Atlético-GO e Inter.

De surpresa, Bahia anuncia e apresenta volante Fabinho

Jogador, que estava no futebol japonês, diz que deve estar à disposição do técnico René Simões em uma semana

Por Eric Luis Carvalho e Tamires Fukutani Salvador
fabinho volante bahia (Foto: Felipe Oliveira/Site oficial)Fabinho chega para reforçar o Bahia na Série A
(Foto: Felipe Oliveira/Site oficial)
Jornalistas a postos na sala de imprensa, aguardando a coletiva do Bahia, no Fazendão. Eis que surge o assessor de imprensa do clube com a boa nova: o Tricolor contratou o volante Fabinho, que estava no Yokohama, no Japão. E não era só isso: o jogador de 31 anos já estava no CT e seria apresentado em seguida.
- O Bahia fez o que todo grande time deve fazer. Manteve a negociação em segredo até que eles souberam do meu retorno, mas já estávamos conversando havia umas duas semanas. O convite foi feito e eu estou muito feliz por estar aqui – contou Fabinho.
Depois de elogiar a organização e estrutura do clube, o volante revelou como surgiu o convite para integrar o elenco tricolor. Segundo ele, outros clubes nem tiveram chance de tentar tirá-lo do caminho do Fazendão.
- Fui chamado através de um grande amigo, o Paulo Angioni, que está à frente do Bahia, trouxe a organização de volta, com uma grande parceria. É amigo meu, que trabalhou comigo no Corinthians. Quando ele soube do meu retorno, já tomou a frente. Tanto que a gente não chegou a conversar com nenhum outro clube.
No Japão, Fabinho estava há duas semanas sem disputar uma partida oficial. Por isso, o volante ressaltou que ainda precisará de um pouco de tempo para entrar em forma e ser relacionado pelo técnico René Simões.
- Tem alguns cuidados que precisamos tomar, até porque eu estava em outra cultura, que não tem o rigor que o futebol brasileiro tem. Acho que, com um trabalho bem feito, e pela vontade e disposição que eu tenho, em uma semana já dá para ficar à disposição.
Fabinho foi revelado pelo São Caetano, em 1999, quando o time foi vice-campeão da Copa João Havelange. Em 2001, o volante foi transferido para o Corinthians e, em seguida, teve sua primeira passagem pelo futebol japonês. Em 2006, o jogador teve um breve retorno ao Brasil, quando defendeu o Santos para, depois, ir para o Toulouse, clube francês. Em 2008, Fabinho voltou a jogar pelo Corinthians para, no ano seguinte, integrar o elenco do Cruzeiro. No início de 2011, o volante foi transferido para o Yokohama.
Ficha técnica
Nome: Fábio Alves Félix
Naturalidade: São Bernardo do Campo - SP
Nascimento: 10/01/1980
Peso: 72kg
Altura: 1,86m
Clubes: São Caetano-SP, Corinthians, Cerezo Osaka (Japão), Santos, Toulose (França), Cruzeiro e Yokohama (Japão).
Títulos: Vice-campeão Brasileiro (2000), Copa do Brasil (2002), Torneio Rio-São Paulo (2002), Campeonato Paulista (2003, 2006 e 2009), Campeão Brasileiro Série B (2008) , Vice-campeão da Libertadores (2009) e Vice-campeão Brasileiro (2010).

Europeus voltam a falar de Adryan no Manchester United

Destaque do Brasil no Mundial Sub-17, apoiador do Flamengo interessa a Sir Alex Ferguson desde abril

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester
Convidado por Sir Alex Ferguson para treinar em Old Trafford em abril, o apoiador Adryan, destaque da Seleção Brasileilra sub-17 e do Flamengo, segue em pauta no Manchester United, mesmo após o Rubro-negro ter renovado o contrato do jogador. Segundo a imprensa europeia, os 12 milhões de libras que o clube poderia ter que pagar não assustam e, encantados com a campanha do jogador no Mundial Sub-17, os britânicos estariam dispostos a abrir os cofres para tirarem o jogador do Brasil.
De acordo com informações do site inglês do canal "Setanta Sports", Adryan segue sendo visto pelos Diabos Vermelhos como uma grande joia a ser lapidada e a ideia é fazer justamente o que o clube fez com Anderson, que jogava no Grêmio quando, em 2005, foi eleito o melhor jogador do Mundial e acabou contratado pelo Manchester.
A exemplo dos gêmeos Rafael e Fábio, gêmeos que jogavam no Fluminense, Adryan pode acertar com o clube inglês sem mesmo atuar pelo time principal do Flamengo. Campeão da Copa São Paulo e do Sul-Americano Sub-17, Adryan, de 16 anos,tem contrato com o Rubro-negro até 2014. A multa rescisória para transferências nacionais subiu de R$ 2,1 milhões para R$ 20 milhões. Para o mercado internacional, o valor passa de R$ 30 milhões.

Técnico do City: 'É claro que o Tevez vai ficar, ele é um jogador fantástico'

Roberto Mancini recusa troca com o Inter de Milão por Eto'o e assegura permanência do argentino no clube inglês, apesar das especulações

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester
Tevez na partida do Manchester City (Foto: Getty Images)Tevez deve ficar no City , apesar das especulações
sobre seu futuro (Foto: Getty Images)
Mesmo sendo um dos artilheiros do Campeonato Inglês, destaque no título da Copa da Inglaterra e capitão do Manchester City, o argentino Carlos Tevez deu a entender, mais de uma vez, que estava próximo de deixar o clube em breve, especialmente ao final da temporada. No entanto, a situação vem mudando aos poucos e, agora, o técnico da equipe, Roberto Mancini, já acredita na permanência do argentino.
Em entrevista ao jornal "The Guardian", Mancini admitiu que alguns clubes fizeram investidas pelo jogador, inclusive o Inter de Milão, que tentou oferecer Eto'o por Carlitos mas teve a proposta recusada.
- É claro que o Tevez vai ficar, ele é um jogador fantástico. Houve uma proposta do Inter de Milão, cedendo o Eto'o por ele, mas recusamos - disse o treinador, que falou também sobre os alvos dos Citizens na janela de transferências.
- Gosto muito do Ezequiel Lavezzi, Marek Hamsik e Edinson Cavani. O Pastore um pouco menos. Pablo Armero e Mauricio Isla do Udinese também são bons jogadores, assim como o Di Natale. Já fechamos com o Savic também, mas com o Nasri ainda não - completou.

Alvo do Manchester, Sneijder poderia ser substituído por Banega no Inter

Equipe italiana mira apoiador do Valencia caso perca sua estrela holandesa

Por GLOBOESPORTE.COM Milão
Pastore e Banega em entrevista coletiva na Argentina (Foto: Marcos Felipe / GLOBOESPORTE.COM)Pastore e Banega em entrevista coletiva (Foto:
Marcos Felipe / GLOBOESPORTE.COM)
O apoiador argentino Éver Banega, do Valencia, é a opção desejada pelo Inter de Milão para o caso do holandês Wesley Sneijder deixar o clube. Convocado para a disputa da Copa América com a seleção de seu país, o meio-campista é visto por sua atual equipe como uma ótima forma de conseguir uma verba a mais para tentar reconstruiur o elenco na próxima temporada.
Na mira do Manchester United, o atual camisa 10 da equipe italiana, Sneijder, estaria próximo de acertar sua transferência e, por isso o argentino é visto como o principal substituto.
As informações são do "Gazzetta dello Sport", que garante que o meio-campista pode trocar de clube por cerca de € 9 milhões. Além dele, Javier Pastore, do Palermo, um dos jogadores mais desejados do futebol europeu, também estaria sendo observado pelo clube nerazzurri.

Alvo do Manchester, Sneijder poderia ser substituído por Banega no Inter

Equipe italiana mira apoiador do Valencia caso perca sua estrela holandesa

Por GLOBOESPORTE.COM Milão
Pastore e Banega em entrevista coletiva na Argentina (Foto: Marcos Felipe / GLOBOESPORTE.COM)Pastore e Banega em entrevista coletiva (Foto:
Marcos Felipe / GLOBOESPORTE.COM)
O apoiador argentino Éver Banega, do Valencia, é a opção desejada pelo Inter de Milão para o caso do holandês Wesley Sneijder deixar o clube. Convocado para a disputa da Copa América com a seleção de seu país, o meio-campista é visto por sua atual equipe como uma ótima forma de conseguir uma verba a mais para tentar reconstruiur o elenco na próxima temporada.
Na mira do Manchester United, o atual camisa 10 da equipe italiana, Sneijder, estaria próximo de acertar sua transferência e, por isso o argentino é visto como o principal substituto.
As informações são do "Gazzetta dello Sport", que garante que o meio-campista pode trocar de clube por cerca de € 9 milhões. Além dele, Javier Pastore, do Palermo, um dos jogadores mais desejados do futebol europeu, também estaria sendo observado pelo clube nerazzurri.