Henrique e Nicholas perdem índice, e outros dois herdam vaga para Xangai
Tales Cerdeira e Marcos Macedo são convocados de última hora. Etiene Medeiros também entra na lista do Mundial no lugar de Fabíola Molina
Tales Cerdeira herda vaga de Henrique Barbosa evai ao Mundial de Xangai (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Com os resultados adversos para furosemida, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos fez uma reunião nesta segunda-feira e decidiu que Henrique Barbosa e Nicholas Santos perderiam suas vagas para o Mundial de Xangai. Além dos resultados, medalhas e premiações, a entidade também anulou os índices conquistados pelos nadadores no Maria Lenk.
A decisão da CBDA colocou Tales Cerdeira na competição chinesa. Nos 200m peito do Maria Lenk, em maio, ele nadou 0,04s abaixo do índice necessário para disputar o Mundial de Xangai. Mas Henrique Barbosa e Thiago Pereira tinham marcas melhores e, por isso, até então estavam com as duas vagas disponíveis.
Nicholas Santos conseguiu o índice dos 50m borboleta no Pan-Pacífico, no ano passado, mas a prova que "validava" sua vaga era a do revezamento 4 x 100m livre, garantida no Maria Lenk e anulada depois do doping. A CBDA tem regras específicas para provas que não fazem parte do programa olímpico. Para se classificar ao Mundial, o atleta também precisa ter obtido índice em uma prova olímpica. Com isso, Marcos Macedo foi convocado em seu lugar.
Cesar Cielo, que conseguiu índice anteriormente, não perdeu a chance de disputar o Mundial, isso se a Federação Internacional de Natação (Fina) mantiver a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Vinícius Waked, o quarto nadador pego no exame antidoping, não atingiu índice para a competição chinesa em nenhuma seletiva.
Etiene Medeiros substitui Fabíola Molina
A equipe feminina também precisou de uma substituição. Com Fabíola Molina fora da competição, Etiene Medeiros competirá em seu lugar em Xangai, no revezamento 4x100m medley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário