sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Inspirada na Leoa, Bate-Estaca quer vencer no UFC 203 e desafiar Joanna

Jessica planeja seguir passos de Amanda Nunes e se tornar segunda brasileira campeã do UFC: "Estou aqui há nove anos, já está na hora de disputar um cinturão"

Por Rio de Janeiro
Jessica Andrade; Jessica Bate-Estaca; UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Jessica Andrade vem de boa estreia nos palhas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Há três anos no Ultimate, Jessica Bate-Estaca quer, enfim, ter a chance de disputar um cinturão. No próximo sábado, no UFC 203, em Cleveland (EUA), a brasileira encara Joanne Calderwood em sua segunda luta na categoria dos palhas - ela estreou com um nocaute técnico arrasador sobre Jessica Penne. Originalmente da divisão de cima, a dos galos, Bate-Estaca acredita que, agora, está mais forte e mais rápida.
- Por incrível que pareça, eu não perdi força. Pelo contrário, acho que estou mais forte e mais rápida. E isso me ajudou muito. Fez a diferença na luta contra a Jessica Penne, ela sentiu minha mão. Entrei nessa categoria por cima. Mesmo quando lutava com meninas maiores e mais fortes, da categoria dos galos, eu não sentia muita diferença. E, agora que baixei de peso, senti que deu muita diferença porque minha mão ficou rápida e com mais força. Sinto que sobressaio. As meninas dessa divisão devem olhar as minhas lutas nos galos e falar: "Essa baixinha aí levantava aqueles monstros dos galos?" (risos). Tenho colocado muito medo nas meninas dessa categoria - contou Jessica aoCombate.com.
Bate-Estaca acredita que a luta contra Calderwood é tão importante que a organização está esperando sua realização para anunciar a próxima adversária da campeã peso-palha, Joanna Jedrzejczyk, já que o Ultimate ainda não confirmou a disputa de título de Karolina Kowalkiewicz, que vem de três vitórias.
 - Acho que o UFC está esperando o resultado dessa luta para fechar uma luta para a Joanna. Mesmo com a vitória da Karolina Kowalkiewicz, que também é polonesa, eles não fecharam. A Joanna lutou com quase todas as meninas da categoria. Pode ser que eu ganhe o title shot dependendo do jeito que eu vencer essa luta. Vou vir ainda mais preparada para encarar a Joanna. Ela tem muita força e um trabalho de pernas invejável. Seria uma grande luta, tenho certeza. Eu vou querer ir para a trocação. Seriam cinco rounds, acho que ela não aguentaria. Está na hora de disputar esse cinturão, já estou na minha nona luta no UFC. Respeito muito a Joanna. Ela já me ajudou, fez alguns treininhos comigo nos Estados Unidos. Como temos o mesmo empresário, eu sempre gostei muito dela. O respeito e amizade continuam. Na hora da luta ali é fazer o que você nasceu para fazer, a gente tem que ser profissional. Depois a gente janta juntas.  
Jessica Andrade Jessica Penne UFC 199 (Foto: Getty Images)Jessica Bate-Estaca conseguiu o nocaute técnico sobre Jessica Penne no UFC 199 (Foto: Getty Images)
Uma das inspirações de Jessica para buscar o título dos palhas é Amanda Nunes, que se tornou a primeira campeã brasileira da história do UFC, ao bater Miesha Tate e conquistar o cinturão dos galos. Amanda e Jessica foram as primeiras tupiniquins a assinarem contrato com o Ultimate.
 - Eu, como todo lutador, sempre quero ser a primeira a fazer história. Mas a Amanda teve a oportunidade dela antes. Eu queria ter sido a primeira mas, para mim, é uma honra ver a Amanda lá. Nós fomos as primeiras a serem contratadas pelo UFC. Eu fui a primeira a pisar no octógono e ela foi a primeira a ser contratada. Agora vou correr atrás para ser a segunda campeã brasileira da história do UFC. Sempre juntas, fazendo história juntas (risos). Logo logo eu vou estar com o meu cinturão também pra gente tirar muitas fotos juntas e dar muitas entrevistas juntas. Pode esperar que vai vir mais uma vitória.
Apesar de confiança em alta, tudo indica que a brasileira não terá vida fácil no sábado. Joanne Calderwood tem 11 triunfos e apenas um revés na carreira. Para frear a sequência de duas vitórias da escocesa no UFC, Bate-Estaca elaborou uma estratégia. 
- Gosto da trocação, gosta de cair na pancada. E isso é o que vende, é o show. Gosto de trincar os dentes e ir para cima. A estratégia é encurtar a distância e não dar espaço porque ela cresce na longa distância. Não posso dar brecha para ela usar golpes frontais, como joelhadas e cotoveladas - que ela gosta muito. Como eu sou baixa e gosto de derrubar, a joelhada pode ser bem perigosa. Mas, se eu não conseguir fazer o meu jogo em pé, vou colocar para baixo. Não tem muito segredo essa luta. Vou vencer.  
O UFC 203 tem transmissão ao vivo e exclusiva do Combate no próximo sábado, a partir de 19h (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na véspera, site e canal exibem a pesagem cerimonial do evento ao vivo a partir de 18h50. Confira o card completo:
UFC 203
10 de setembro, em Cleveland (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir das 23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Stipe Miocic x Alistair Overeem
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-meio-médio: CM Punk x Mickey Gall
Peso-galo: Urijah Faber x Jimmie Rivera
Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Joanne Calderwood
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília)
Peso-galo: Jessica Eye x Bethe Correia
Peso-leve: Nik Lentz x Mairbek Taisumov
Peso-médio: Caio Monstro x Brad Tavares
Peso-leve: Yancy Medeiros x Sean Spencer
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x CB Dollaway
Peso-leve: Drew Dober x Jason Gonzalez
Peso-leve: Damir Hadzovic x Yusuke Kasuya

Campeã no UFC 200, Amanda Nunes
afirma: "Estava ali só me divertindo"

Primeira a ser conquistar o título na organização, a baiana de 28 anos relembrou no
programa "Sensei SporTV" sua primeira luta e ascensão até chegar ao cinturão

Por Rio de Janeiro

Primeira brasileira campeã do UFC, Amanda Nunes estreou no MMA perdendo sua primeira luta. Aos 20 anos, a baiana de Salvador foi finalizada logo no primeiro round com uma chave de braço. Em entrevista ao programa "Sensei SporTV", Amanda relembrou como o inicio de sua carreira foi importante para chegar até o título de campeã do peso-galo feminino.
- Ainda bem que começou assim. Eu já estava preparada para as dificuldades que ia encontrar na vida. Eu sei que a derrota faz parte. Claro que nenhum atleta gosta de perder, mas aconteceu. De cada derrota, eu tirei um ponto positivo. E com certeza, me fez evoluir a chegar até o cinturão.
Amanda Nunes, Miesha Tate, UFC 200, MMA (Foto: Getty Images)Amanda Nunes foi campeã no UFC 200
(Foto: Getty Images)
Na sequência, ela venceu cinco lutas seguidas atraindo atenção do Strike Force. Em 2013, fez sua estreia no UFC, só que dessa vez com vitória e autoridade. Nocauteou Sheila Gaff na edição de número 163 ainda no primeiro round e provou que "tinha futuro" dentro do Ultimate.  
- Foi muito bom. Eu estava feliz, né? Primeira luta no UFC, em casa, foi perfeito. E foi uma luta que eu realmente tinha que mostrar que eu tinha algum futuro dentro da organização. Então, aquela luta foi tudo e de uma forma que eu estava treinada para ganhar exatamente daquela forma e tudo aconteceu de maneira perfeita.
Amanda ainda relembrou o momento histórico do primeiro título de uma mulher na organização. Ela também é a primeira atleta gay a ser campeã na franquia, isso com apenas 28 anos. Apesar da dimensão da luta, em pleno UFC 200 com várias disputas de cinturão, a baiana afirmou que estava no octógono para "se divertir".
- Foi um momento histórico pra mim. Foi tudo mudando, eu estava com terceira luta e fui parar no evento. Então, eu tinha que estar bem de cabeça naquele momento para aceitar, e foi por isso que não afetou nada. Eu estava ali me divertindo. Eu falei: "Vou entrar e pegar aquele cinturão". Pensava nisso, positivo, até chegar o dia.

Sensei mostra a história de amor entre Amanda Nunes e lutadora americana

Quadro "Luta Casada" conta a relação da dona do cinturão peso-galo do UFC e primeira campeã abertamente gay da organização no programa inédito deste sábado

Por Rio de Janeiro

“Sensei Combate” deste final de semana conta a história de amor da lutadora brasileira Amanda Nunes, campeã peso-galo do UFC, com a peso-palha Nina Ansaroff. O quadro “Luta Casada” mostra como começou o relacionamento da primeira campeã abertamente homossexual entre os atletas do Ultimate. O programa vai ao ar deste sábado para domingo, logo depois do“SporTV News”, à 0h30 (de Brasília).
- Todo dia depois do treino ela me chamava para sair. Ficava pensando "o que essa menina tanto me chama para sair?". Ela dirigia uma hora também porque morava longe da academia. Fiquei de boa, começamos a sair, almoçar, tomar café todo dia junto. Aí começou o clima – descreve Amanda. 
O “Sensei” também mostra uma entrevista exclusiva com a judoca bicampeã olímpica Kayla Harrison. A americana foi a algoz da brasileira Mayra Aguiar na categoria até 78kg. A lutadora fala sobre o seu segundo ouro olímpico conquistado nos Jogos do Rio, quando bateu mais uma vez Mayra, e sua aposentadoria após o evento. Ela, que deseja reencontrar a gaúcha para "tomar uma cerveja", também comenta o desejo de algumas pessoas em levá-la para o MMA.

+ Campeã no UFC 200, Amanda Nunes
afirma: "Estava ali só me divertindo"
Amanda Nunes entrada UFC 200 (Foto: Getty Images)Amanda Nunes é a primeira brasileira campeã do UFC (Foto: Getty Images)

Curtinhas: tática de Woodley contra jiu-jítsu de Demian? "Vou mordê-lo"

Atual campeão peso-meio-médio garante que não vai deixar brasileiro pegar suas costas em potencial luta pelo cinturão. Ian McCall tem terceira luta seguida cancelada

Por Rio de Janeiro
Montagem-TYRON-WOODLEY-E-DEMIAN-MAIA (Foto: infoesporte)Woodley disse que vai morder Demian, ignorando o fato de que mordidas são ilegais no MMA (Foto: infoesporte)
A impressionante sequência de vitórias de Demian Maia colocou o brasileiro bem próximo de uma disputa de título no UFC. Aos 37 anos, o veterano vem melhorando a cada vez que entra no octógono, e fazendo um show atrás do outro no que diz respeito à luta agarrada. Seu alto nível de jiu-jítsu faria qualquer campeão coçar a cabeça em busca de uma solução para enfrentá-lo - mas não Tyron Woodley. O atual detentor do cinturão dos meio-médios tem na mente uma maneira inusitada de lidar com as habilidades de Maia. Em entrevista ao podcast americano "Morning Wood with Deez Nuts", Woodley revelou seus planos para um possível confronto:

- Eu vou simplesmente mordê-lo. Vou mordê-lo, fazer o árbitro ficar com raiva, me tirar um ponto, e vou dizer "tô nem aí". Depois eu vou levantar e vou dar um knockdown nele, para ficar igual, e depois vou fazer as coisas ficarem feias nos próximos rounds. Vou te dizer uma coisa, Maia: você não vai arrumar nada nas minhas costas quando a gente estiver pronto para brigar - afirmou o campeão, ignorando o fato de que mordidas são ilegais no MMA.
Woodley conquistou o cinturão do peso-meio-médio do UFC em julho, nocauteando Robbie Lawler. Além de Maia, o campeão também vê Stephen Thompson forte na briga por um "title shot". Demian Maia vem de seis triunfos seguidos no Ultimate: o último sobre Carlos Condit, em agosto, quando finalizou o ex-campeão interino em 1m52s.
BORG FICA DOENTE, E LUTA CONTRA MCCALL É CANCELADA
Ian McCall não está mesmo com sorte. O peso-mosca americano viu sua luta ser cancelada às vésperas de sua data programada pela terceira vez consecutiva nesta quinta-feira, quando o Ultimate anunciou que Ray Borg, seu adversário no UFC 203 de sábado, foi forçado a desistir do combate por estar doente. A organização não informou qual doença acometeu Borg.
Com isso, "Uncle Creepy" ("Tio Esquisito", em tradução livre do inglês) segue sem lutar desde janeiro de 2015, quando foi derrotado por John Lineker. Desde então, o americano lidou com lesões que o mantiveram afastado do cage por um longo tempo. Em agosto de 2015, ele foi forçado a desistir do combate contra Dustin Ortiz ao se lesionar poucas semanas antes do evento. Em julho passado, seu duelo contra Justin Sccogins foi cancelado dois dias antes do UFC 201, quando seu adversário reconheceu que não conseguiria bater o peso.
Confira o card atualizado do UFC 203 - o Combate transmite ao vivo neste sábado a partir de 19h (horário de Brasília):
UFC 203
10 de setembro, em Cleveland (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir das 23h, horário de Brasília)
Peso-pesado: Stipe Miocic x Alistair Overeem
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-meio-médio: CM Punk x Mickey Gall
Peso-galo: Urijah Faber x Jimmie Rivera
Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Joanne Calderwood
CARD PRELIMINAR (a partir de 20h, horário de Brasília)
Peso-galo: Jessica Eye x Bethe Correia
Peso-médio: Caio Monstro x Brad Tavares
Peso-leve: Nik Lentz x Michael McBride
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x CB Dollaway
Peso-leve: Yancy Medeiros x Sean Spencer
Peso-leve: Drew Dober x Jason Gonzalez