sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Inspirada na Leoa, Bate-Estaca quer vencer no UFC 203 e desafiar Joanna

Jessica planeja seguir passos de Amanda Nunes e se tornar segunda brasileira campeã do UFC: "Estou aqui há nove anos, já está na hora de disputar um cinturão"

Por Rio de Janeiro
Jessica Andrade; Jessica Bate-Estaca; UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Jessica Andrade vem de boa estreia nos palhas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Há três anos no Ultimate, Jessica Bate-Estaca quer, enfim, ter a chance de disputar um cinturão. No próximo sábado, no UFC 203, em Cleveland (EUA), a brasileira encara Joanne Calderwood em sua segunda luta na categoria dos palhas - ela estreou com um nocaute técnico arrasador sobre Jessica Penne. Originalmente da divisão de cima, a dos galos, Bate-Estaca acredita que, agora, está mais forte e mais rápida.
- Por incrível que pareça, eu não perdi força. Pelo contrário, acho que estou mais forte e mais rápida. E isso me ajudou muito. Fez a diferença na luta contra a Jessica Penne, ela sentiu minha mão. Entrei nessa categoria por cima. Mesmo quando lutava com meninas maiores e mais fortes, da categoria dos galos, eu não sentia muita diferença. E, agora que baixei de peso, senti que deu muita diferença porque minha mão ficou rápida e com mais força. Sinto que sobressaio. As meninas dessa divisão devem olhar as minhas lutas nos galos e falar: "Essa baixinha aí levantava aqueles monstros dos galos?" (risos). Tenho colocado muito medo nas meninas dessa categoria - contou Jessica aoCombate.com.
Bate-Estaca acredita que a luta contra Calderwood é tão importante que a organização está esperando sua realização para anunciar a próxima adversária da campeã peso-palha, Joanna Jedrzejczyk, já que o Ultimate ainda não confirmou a disputa de título de Karolina Kowalkiewicz, que vem de três vitórias.
 - Acho que o UFC está esperando o resultado dessa luta para fechar uma luta para a Joanna. Mesmo com a vitória da Karolina Kowalkiewicz, que também é polonesa, eles não fecharam. A Joanna lutou com quase todas as meninas da categoria. Pode ser que eu ganhe o title shot dependendo do jeito que eu vencer essa luta. Vou vir ainda mais preparada para encarar a Joanna. Ela tem muita força e um trabalho de pernas invejável. Seria uma grande luta, tenho certeza. Eu vou querer ir para a trocação. Seriam cinco rounds, acho que ela não aguentaria. Está na hora de disputar esse cinturão, já estou na minha nona luta no UFC. Respeito muito a Joanna. Ela já me ajudou, fez alguns treininhos comigo nos Estados Unidos. Como temos o mesmo empresário, eu sempre gostei muito dela. O respeito e amizade continuam. Na hora da luta ali é fazer o que você nasceu para fazer, a gente tem que ser profissional. Depois a gente janta juntas.  
Jessica Andrade Jessica Penne UFC 199 (Foto: Getty Images)Jessica Bate-Estaca conseguiu o nocaute técnico sobre Jessica Penne no UFC 199 (Foto: Getty Images)
Uma das inspirações de Jessica para buscar o título dos palhas é Amanda Nunes, que se tornou a primeira campeã brasileira da história do UFC, ao bater Miesha Tate e conquistar o cinturão dos galos. Amanda e Jessica foram as primeiras tupiniquins a assinarem contrato com o Ultimate.
 - Eu, como todo lutador, sempre quero ser a primeira a fazer história. Mas a Amanda teve a oportunidade dela antes. Eu queria ter sido a primeira mas, para mim, é uma honra ver a Amanda lá. Nós fomos as primeiras a serem contratadas pelo UFC. Eu fui a primeira a pisar no octógono e ela foi a primeira a ser contratada. Agora vou correr atrás para ser a segunda campeã brasileira da história do UFC. Sempre juntas, fazendo história juntas (risos). Logo logo eu vou estar com o meu cinturão também pra gente tirar muitas fotos juntas e dar muitas entrevistas juntas. Pode esperar que vai vir mais uma vitória.
Apesar de confiança em alta, tudo indica que a brasileira não terá vida fácil no sábado. Joanne Calderwood tem 11 triunfos e apenas um revés na carreira. Para frear a sequência de duas vitórias da escocesa no UFC, Bate-Estaca elaborou uma estratégia. 
- Gosto da trocação, gosta de cair na pancada. E isso é o que vende, é o show. Gosto de trincar os dentes e ir para cima. A estratégia é encurtar a distância e não dar espaço porque ela cresce na longa distância. Não posso dar brecha para ela usar golpes frontais, como joelhadas e cotoveladas - que ela gosta muito. Como eu sou baixa e gosto de derrubar, a joelhada pode ser bem perigosa. Mas, se eu não conseguir fazer o meu jogo em pé, vou colocar para baixo. Não tem muito segredo essa luta. Vou vencer.  
O UFC 203 tem transmissão ao vivo e exclusiva do Combate no próximo sábado, a partir de 19h (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na véspera, site e canal exibem a pesagem cerimonial do evento ao vivo a partir de 18h50. Confira o card completo:
UFC 203
10 de setembro, em Cleveland (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir das 23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Stipe Miocic x Alistair Overeem
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-meio-médio: CM Punk x Mickey Gall
Peso-galo: Urijah Faber x Jimmie Rivera
Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Joanne Calderwood
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília)
Peso-galo: Jessica Eye x Bethe Correia
Peso-leve: Nik Lentz x Mairbek Taisumov
Peso-médio: Caio Monstro x Brad Tavares
Peso-leve: Yancy Medeiros x Sean Spencer
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x CB Dollaway
Peso-leve: Drew Dober x Jason Gonzalez
Peso-leve: Damir Hadzovic x Yusuke Kasuya

Nenhum comentário:

Postar um comentário