terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mano improvisa e surpreende na formação para o duelo em Córdoba

Treinador convoca Danilo como lateral, mas o escala como volante. Mário Fernandes e Renato Abreu são confirmados entre os titulares

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Córdoba, Argentina
Ronaldinho no treino da Seleção em Córdoba (Foto: Mowa Press)Ronaldinho no treino da Seleção em Córdoba
nesta terça-feira (Foto: Mowa Press)
Mano Menezes surpreendeu com a formação que iniciou o treino da Seleção Brasileira desta terça-feira, em Córdoba. Além de improvisar Danilo, convocado como lateral-direito, na posição de volante, o técnico ainda apostou nas entradas de Mário Fernandes, do Grêmio, na lateral direita, e de Renato Abreu, do Flamengo, no meio-campo.
O setor ofensivo da Seleção contra a Argentina, quarta, será o mesmo do triunfo por 1 a 0 sobre Gana, no início do mês, em Londres. Mano vai apostar no bom desempenho de Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião. Este último com 40 gols marcados na temporada.
- Temos que aproveitar esse bom momento após a vitória sobre Gana para conseguirmos mais um bom resultado – afirmou Damião.
A equipe titular iniciou a atividade com a seguinte formação: Jefferson, Mário Fernandes, Réver, Dedé e Kléber; Ralf, Danilo, Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho; Leandro Damião e Neymar. O volante Paulinho, do Corinthians, atuou improvisado na lateral direita no time reserva. Na segunda parte do tático, Mano sacou Mário Fernandes e colocou Paulinho como volante. Danilo retornou para a posição de origem.
O Brasil encara a Argentina no jogo de ida do Superclássico das Américas às 21h50m (de Brasília),  quarta, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV. A volta será no dia 28, em Belém.

Ao lado de Zico, Ronaldo lança rede social para boleiros e promessas

Grande atração da ferramenta é a possibilidade de montar um vídeo de até um minuto e mostrá-lo no site com as principais jogadas de cada um

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Fã assumido de Zico, o fenômeno Ronaldo participou nesta terça-feira do lançamento de uma rede social (Pnera) na internet voltada para jogadores de futebol, profissionais da área e garotos que sonham em ser craques da bola. O principal atrativo da ferramenta é a possibilidade das pessoas colocarem vídeos (de um minuto no máximo) com seus melhores lances jogando futebol.
- Os melhores vídeos serão selecionados e nós vamos indicar o vencedor para fazer peneira no clube que ele escolher - explicou Ronaldo.
Ronaldo e Zico em evento (Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)Ronaldo e Zico se encontram em evento em São Paulo (Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)
O Fenômeno garante que não há parceria com nenhum clube neste novo projeto e que o trabalho não está vinculado com a 9ine, empresa que cuida do marketing de alguns atletas, como Neymar, do Santos, e Lucas, do São Paulo.
A rede social também terá um espaço para que jogadores de futebol montem suas páginas pessoais, além de outros profissionais da área esportiva, como preparadores físicos e até olheiros.
- Hoje em dia, percebo que as peneiras são menores, os clubes às vezes não possuem nem campo para observar alguns garotos. Acho que isso vai contribuir. Na minha época, via peneira em vários lugares, diferente de hoje - completou Zico, que assumiu a seleção do Iraque há um mês.
Os dois garantiram que vão participar ativamente da ferramenta virtual.
- Gosto muito de redes sociais. Sou um cara ligado em tecnologia e vou participar. Quem sabem não convido o Neymar para mandar um vídeo, acho que ele pode ser selecionado - brincou Ronaldo.

No Palmeiras, Pedro Carmona faz exames na quarta e pode pegar o Avaí

Meia conseguiu liberação judicial na segunda e será oficializado como reforço do Verdão. Sem opções, Felipão pode relacioná-lo para domingo

Por Diego Ribeiro São Paulo
pedro carmona  criciúma (Foto: Fernando Ribeiro/Futura Press)O meia Pedro Carmona estava no Criciúma
(Foto: Fernando Ribeiro/Futura Press)
O meia Pedro Carmona é esperado no CT do Palmeiras na manhã desta quarta-feira para fazer exames médicos e assinar contrato com o clube. Após a liminar que o liberou do vínculo com o Criciúma, o jogador de 23 anos já viajou para São Paulo e deve ser oficializado nesta quarta-feira como reforço do Verdão.
Sem Valdivia, machucado, nem Patrik, suspenso, o técnico Luiz Felipe Scolari pode até relacioná-lo para o duelo contra o Avaí, domingo, na Ressacada. Basta o nome de Carmona aparecer no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até sexta-feira. Diretoria e comissão técnica já trabalham com essa possibilidade. O atacante Fernandão, por exemplo, chegou em uma quinta-feira e no domingo seguinte estreou com gol no clássico contra o Corinthians.
Pedro Carmona vinha treinando no São José-RS, clube dono de seus direitos econômicos. Ele estava emprestado ao Criciúma até novembro, e o clube catarinense não queria abrir mão do jogador. No entanto, a liminar concedida pela Justiça obrigou o Criciúma a rescindir o vínculo do meia.

Meu Jogo Inesquecível: tricolor Dado Villa-Lobos vê gol de 'escudo' no Fla

'O gol do Renato não foi de barriga', diz músico, ex-Legião Urbana, que ainda vibra ao recordar título carioca sobre o Fla em 95 na vitória por 3 a 2

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A música “Será”, da extinta banda Legião Urbana, foi lançada em 1984, mas não seria de se estranhar se os versos de seu refrão tivessem sido elaborados 11 anos depois. Na decisão do Campeonato Carioca de 1995, Dado Villa-Lobos, um dos compositores da canção ao lado do também tricolor Renato Russo e de Marcelo Bonfá, estava no Maracanã torcendo pelo Fluminense, que sonhava conquistar o título e frustrar os planos do rival Flamengo no ano de seu centenário. E um gol de barriga de Renato Gaúcho, assinalado a três minutos do fim, fechou o placar em 3 a 2 e deu a taça ao Tricolor, sanando qualquer dúvida existente na letra do músico: “Será que vamos conseguir vencer?”
jogo inesquecível Dado villa lobos ex-legião urbana fluminense (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Dado beija o escudo da camisa, "autor" do gol do título de 1995 (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
- Eu estava atrás do gol, à esquerda das cabines de rádio, e lembro de cada segundo. O time jogando bem, dominando a partida debaixo de um temporal, mas o empate era deles, e a torcida (rubro-negra) começou a gritar “é campeão”. Eu já estava sentado na cadeira quando olhei a jogada do Ailton pela direita. Ele chega, dá um come seco no Charles Guerreiro, cruza e sai o gol. Numa fração de segundo, tudo ficou em silêncio, não se ouvia nada. Eu vi a rede balançando e o Renato (Gaúcho) saindo correndo. Falei: “Não acredito.” Demorou um certo tempo até cair a ficha. É campeão. Adeus Flamengo no ano do “cem ter nada” - relembra Dado, com direito a cutucada no rival.
O gol não foi de barriga, foi de escudo. Se você perceber, ele (Renato Gaúcho) faz o movimento, a bola pega no escudo (da camisa) e entra"
Dado Villa-Lobos
Naquele domingo, o Flamengo, com Sávio e Romário, jogava pelo empate para conquistar o campeonato, mas foi o Fluminense, de Renato Gaúcho, Ailton e Djair, que comemorou. Com gols de Renato Gaúcho, aos 30 minutos, e Leonardo, aos 42, o Tricolor saiu com boa vantagem para o intervalo. O time da Gávea só conseguiu reagir e diminuir o marcador com Romário, aos 26 do segundo tempo. Seis minutos depois, uma finalização de Fabinho deixou tudo igual no Maracanã. Só que, enquanto a torcida rubro-negra comemorava o título, um chute cruzado de Ailton, que não tinha a direção do gol, aos 42 minutos de jogo, desviou em Renato Gaúcho e entrou.
jogo inesquecível Dado villa lobos ex-legião urbana fluminense (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Nascido na Bélgica, músico virou tricolor antes de viver no Brasil (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
O gol, que deu a taça ao Fluminense, para muitos foi de barriga, para outros foi de peito, para o árbitro nem foi de Renato Gaúcho, mas sim de Ailton, como relatou na súmula... Mas Dado deu uma nova interpretação ao lance.
- O gol não foi de barriga, foi de escudo. Se você perceber, ele (Renato Gaúcho) faz o movimento, a bola pega no escudo (da camisa) e entra.
Torcedor tipo importação
jogo inesquecível Dado villa lobos ex-legião urbana fluminense (Foto: Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Dado e a camisa 7 do Saint-Étienne, seu ex-time na
França (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
Filho de brasileiro, Dado nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1965, e desde cedo despertou em si duas paixões: a música e o futebol, sendo a segunda mais especificamente a partir da Copa do Mundo de 1970, quando ganhou admiração pelo Fluminense através do goleiro Félix, da Seleção, que era jogador do clube.
E antes mesmo de vir em definitivo para o Brasil, o músico pôde conhecer de perto o Tricolor das Laranjeiras e o seu ídolo da infância, Rivelino. Em julho de 1976, enquanto residia na França, o time carioca excursionou pelo país e disputou, em Paris, um amistoso contra o Paris Saint-Germain, que terminou empatado em 1 a 1.
- Meu pai não gostava de futebol, mas tenho um irmão mais velho que gostava, e o Fluminense era o time da época. Eu estava em Paris e vi o Rivelino jogar contra o Paris Saint-Germain. Ele acabou saindo machucado da partida e passou do meu lado na maca. Foi o meu primeiro jogo do Fluminense no estádio - recordou o músico, que na época chegou a torcer para o Saint-Étienne, da França.
Linha tênue entre música e futebol
Aos 14 anos, Dado desembarcou no Brasil com o objetivo de seguir a mesma profissão do pai: diplomata. Mas, em 1983, um convite para ser guitarrista da banda Legião Urbana o fez mudar os planos. Passando a se dedicar à carreira musical, sem deixar a paixão pelo futebol de lado, ele se mostrou surpreso com as coincidências envolvendo o sucesso do grupo e as campanhas do Fluminense.
jogo inesquecível Dado villa lobos ex-legião urbana fluminense (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Com o Legião Urbana ou o Flu, Dado viveu momentos parecidos (Foto:Alexandre Durão/Globoesporte.com)
(1996) Foi um dos piores anos da minha vida, talvez o pior. O Renato se foi em outubro, o Flu caiu. Dali para frente foi lamentável"
Autor
No período de 1983 a 1985, anos da última formação da banda e do lançamento do primeiro disco, o Tricolor foi tricampeão estadual. Além disso, em 1984, conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Porém, a fórmula foi invertida: em 1996, ano em que morreu o vocalista Renato Russo e houve o fim do Legião Urbana, a equipe das Laranjeiras começou a viver sua pior fase em 94 anos de história.
- Foi um dos piores anos da minha vida, talvez o pior. O Renato se foi em outubro, o Fluminense caiu para a segunda divisão (terminou em penúltimo lugar e só não foi rebaixado por intervenção da CBF. Porém, no ano seguinte, o time voltou a ficar em penúltimo, teve de disputar a Série B em 1998 e a Série C em 1999). Dali para frente foi lamentável, para apagar. Mas agora estamos em 2011 - afirmou Dado.
Colecionador de camisas
Há 25 anos vivendo no Rio de Janeiro, o músico se tornou um torcedor ilustre do Fluminense e já foi até homenageado pelo clube com uma camisa personalizada. E, quase sem querer, adquiriu o hobby de colecionar camisas do Tricolor.
Dado villa lobos recebe homenagem do Fluminense (Foto: Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Músico foi homenageado na comemoração dos 109 anos do Fluminense (Foto:Nelson Perez / Divulgação)
- A primeira que comprei quando cheguei ao Rio era aquela (com patrocínio) da Penalty e da Coca-Cola. Eu ganho muitas camisas, então tenho algumas. Devo ter umas dez. Imagina, tenho até uma assinada por aquele time campeão da Série C (risos).
Fluminense 3 x 2 Flamengo
Welerson; Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho (Ézio); Renato Gaúcho e Leonardo (Cadu) Roger, Marcos Adriano (Rodrigo), Gelson, Jorge Luiz e Branco; Charles Guerreiro, Fabinho, Marquinhos e William (Mazinho); Romário e Sávio
Técnico: Joel Santana Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: no primeiro tempo, Renato Gaúcho aos 30 minutos e Leonardo aos 42. No segundo tempo, Romário aos 26 minutos, Fabinho aos 32 e Aílton aos 42'
Cartões amarelos: Rogerinho e Renato Gaúcho (Flu); Marcos Adriano, Jorge Luiz,
Branco e Charles Guerreiro (Fla). Cartões Vermelhos: Sorlei, Lima e Lira (Flu); Marquinhos (Fla)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro. Data: 25/06/1995. Competição: Campeonato Carioca.
Árbitro: Léo Feldman. Renda: R$ 1.621.850,00. Público: 120.418 torcedores

Ronaldo se coloca à disposição para jogo de despedida no Corinthians

Ex-jogador, no entanto, ainda desconhece qualquer informação sobre o tema. Ele diz que gostaria de ter uma despedida ao lado da nação corintiana

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Ronaldo e Zico em evento (Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)Ronaldo esteve com Zico no Museu do Futebol
(Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)
Oito meses após encerrar sua carreira como jogador profissional, Ronaldo mostrou-se disposto a realizar um jogo de despedida pelo Corinthians, conforme manifestou o presidente do clube, Andrés Sanches, na semana passada.
Durante um evento nesta terça-feira em São Paulo, em que lançou uma rede social para boleiros, o Fenômeno ficou entusiasmado com a possibilidade, mesmo estando muito longe da forma física ideal. Vale lembrar que sua última partida pelo alvinegro foi no início deste ano, na traumática derrota por 2 a 0 para o Tolima, na Colômbia, que custou a eliminação do Timão na Libertadores.
- Não tenho nada programado, mas não tenho problema em fazer mais um jogo de despedida. Ter a chance de me despedir da nação corintiana seria fantástico  - comentou o ex-jogador, ao lado do ídolo Zico.
Zico e Ronaldo em evento (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)O Fenômeno lançou uma rede social para boleiros em São Paulo (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)
A última partida oficial do Fenômeno foi no dia 7 de junho, vestindo a camisa da Seleção Brasileira, no Pacaembu, em amistoso contra a Romênia (vitória por 1 a 0). Desde então, o ex-jogador tem dado mais atenção para outro esporte: o golfe.
- Já corri muito na minha vida, agora estou cansado. Tenho jogado bastante golfe aos domingos, na hora da rodada do Campeonato Brasileiro. Fico sabendo dos resultados e das coisas que acontecem pelas redes sociais.
No próximo fim de semana, o ex-clube vai enfrentar o Santos, de Neymar. E foi contra o Peixe que o ele viveu um dos melhores momentos no Corinthians, nos quase dois anos em que atuou pela equipe.
- Sem dúvida, uma das grandes partidas que fiz com a camisa do Corinthians foi aquela na Vila (final do Campeonato Paulista, vitória por 3 a 1). Marquei dois gols, sendo que um foi por cobertura.

Roth prevê mais marcação contra o Grêmio e volta a alfinetar o São Paulo

Técnico do Grêmio utilizou o time paulista como exemplo mais uma vez

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Celso Roth em coletiva no Gremio (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)Celso Roth fala à imprensa na coletiva do Grêmio
nesta terça-feira (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)
No último domingo o Grêmio venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Olímpico. Após a partida, na sala de conferências, o técnico Celso Roth surpreendeu ao criticar o adversário por duas vezes - declarações que foram imediatamente rebatidas pelo colega de profissão Adilson Batista.
Curiosamente, dois dias após o confronto, mais uma vez de maneira espontânea Roth trouxe o São Paulo à pauta de uma entrevista coletiva, e com a mesma agenda negativa demonstrada no final de semana.
Perguntado sobre a boa fase do Grêmio - vitorioso nos últimos três jogos - projetou dificuldades, e aproveitou para dizer o que não deve ser feito. E reiterou o pensamento, referindo-se a uma suposta 'soberba' do São Paulo.
- As equipes vão nos marcar agora. O São Paulo veio aqui com a soberba do São Paulo. O que aconteceu? Perdeu. Agora tem o Vasco. E eles vão nos marcar. Agora, com estas três vitórias seguidas, as coisas vão mudar de figura, a marcação vai ser diferente. (...) O São Paulo saiu daqui com a cara baixa, todo desanimado...
Tanta animosidade com o São Paulo motivou uma pergunta direta a Roth: o que ele tem contra o São Paulo?
- Não tem nada não. Disse que o São Paulo não vinha de atuações que representavam a pontuação que ele tinha, e fiz uma referência ao técnico anterior. Quem viu os últimos dois jogos do São Paulo? Fez jogos bons, ganhou do Figueirense mas merecia perder. Contra o Atlético-MG, uma jogada individual do Dagoberto decidiu a partida. Mas, no coletivo, o São Paulo não vem enchendo os olhos. O que eu disse foi exatamente isso, não tenho nada contra o São Paulo nem contra o colega de profissão, o Adilson, que não citei e nem vou citar. O que eu disse é que eles vieram, tomaram o gol, e ficaram surpresos.
Sobre o Grêmio, Roth foi mais breve. Prevendo tais dificuldades - com vitórias atrai mais atenção dos adversários - é preciso melhorar.
- Se não continuarmos a melhorar, vamos encontrar dificuldades logo ali. (...) O time do Grêmio está mais equilibrado. Isso faz com que todos os setores se equilibrem.

Pato e Thiago Silva garantem empate heroico para o Milan diante do Barça

Milan sai na frente, cede virada, é dominado, mas consegue o pontinho fora de casa nos acréscimos do segundo tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Com um gol no início e outro no final, o Milan arrancou um empate heroico diante do Barcelona, por 2 a 2, nesta terça-feira, na estreia de ambos no Grupo H da Liga dos Campeões. Após abrir o placar com 24 segundos de jogo graças a um golaço de Pato, o clube rossonero cedeu a virada e foi completamente dominado pelo rival que nem teve um Messi brilhante. Mas, aos 47 do segundo tempo, quando tudo caminhava para uma vitória apertada, mas não difícil, do clube catalão, o zagueiro Thiago Silva evitou o revés dos italianos e calou a torcida adversária no Camp Nou (assista no vídeo ao lado).
No outro jogo do grupo, o Viktoria Plzen, da República Tcheca, recebeu o BATE Borisov, da Bielorrússia, e ficou no empate: 1 a 1. Bakos, aos 46 do primeiro tempo, abriu o placar para os anfitriões, enquanto o brasileiro naturalizado russo Renan Bressan igualou para os visitantes aos 24 do segundo tempo.
David Villa e Thiago Silva no jogo entre Barcelona e Milan (Foto: Reuters)David Villa, que marcou o segundo gol do Barça, disputa jogada com Thiago Silva (Foto: Reuters)
Gol relâmpago de Pato
Com dez jogadores que foram titulares na final da Liga dos Campeões da última temporada (Piqué, machucado, deu vaga a Keita, que começou a partida diante do Manchester United no banco), o Barcelona mal teve tempo para mostrar seu toque e controle de bola único.
Alexandre Pato iniciou jogada no meio de campo, passou por dois marcadores, abriu a defesa catalã – que atuou com dois zagueiros improvisados (Busquets e Mascherano) – e, na saída do goleiro Victor Valdés, bateu de chapa rasteiro no canto. Golaço com apenas 23 segundos de partida.
Com a desvantagem precoce, o técnico Pep Guardiola desmontou o esquema 4-3-3, deslocando Abidal para zaga e adiantando Daniel Alves para o meio de campo. Ofensivo em “condições normais”, o Barcelona atrás do placar foi mais incisivo ainda. Abidal e David Villa, aos nove e 11 minutos, respectivamente, quase igualaram o marcador.
Pato comemora gol do Milan contra o Barcelona (Foto: EFE)Pato comemora primeiro gol do Milan contra o Barcelona (Foto: EFE)
Messi entra no jogo
Aos 13, Lionel Messi começou a trabalhar e, após passar por dois rivais, chutou forte no canto e obrigou o goleiro Abbiati se esticar todo e colocar para escanteio. Explorando os contra-ataques, o Milan quase ampliou aos 16. Pato colocou no meio das pernas de Busquets e rolou para Boateng. O ganês, entretanto, não caprichou no arremate e mandou na arquibancada.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Liga dos Campeões 2011/2012
O ritmo intenso não parava. Dois minutos depois, Messi foi derrubado pelo volante Van Bommel, que ganhou cartão amarelo pela falta. Na cobrança, o camisa 10 bateu com esmero, mas a bola explodiu na trave para sorte de Abbiati.
Jogada ‘raio-x’ e gol do Barça
Melhor na partida e diante de um Milan que, apesar da raça, tecnicamente só conseguia ameaçar com Pato e Seedorf, o Barcelona conseguiu o empate aos 36. Com pouquíssimo espaço, Lionel Messi passou por três marcadores com se fosse um raio-x e cruzou na medida para Pedro só ter o trabalho de empurrar para os fundo das redes
Messi e Nocerino, Barcelona x Milan (Foto: Reuters)Messi disputa jogada com Nocerino. Argentino deu
passe para o 1º gol, mas não brilhou (Reuters)
Na volta do intervalo, após um primeiro tempo no qual o Barça teve 70% de posse de bola, o time anfitrião tratou de evitar qualquer surpresa do Milan e, logo aos quatro, virou o placar. Em cobrança de uma falta sofrida por Busquets, o atacante David Villa colocou a bola no ângulo de Abbiati e fez a festa.
Finalmente à frente do marcador, o Barcelona diminuiu um pouco o ritmo que havia imposto quando estava em desvantagem, mas, mesmo assim, seguiu dono do jogo. Assustado, o Milan se limitava a conter as investidas rivais, muitas vezes apelando para faltas, e só conseguiu aos 26 sua primeira finalização no segundo tempo. Pato cabeceou para tranquila defesa de Valdés.
Aos 30, o técnico rossonero Massimiliano Allegri sacou o volante Van Bommel e colocou o meia Aquilani, jogador com características mais ofensivas e recém-contratado junto ao Liverpool.
Thiago Silva garante a "vitória"
No entanto, nada mudou na partida e o Barcelona, sossegado, parecia que iria assegurar os três pontos na estreia. Parecia. Aos 47 minutos, Seedorf cobrou escanteio e o zagueiro brasileiro Thiago Silva subiu mais alto que toda defesa catalã, que já contava com Puyol que entrara no segundo tempo, e cabeceou sem chances para Valdés. Festa total do ex-jogador do Fluminense que até sambou na comemoração com Alexandre Pato para comemorar o vitorioso empate.
Confira a rodada desta terça-feira completa:
Grupo E
Chelsea 2 x 0 Bayer Leverkusen
Genk 0 x 0 Valencia
Grupo F
Borussia Dortmund 1 x 1 Arsenal
Olympiacos 0 x 1 Olympique de Marselha
Grupo G
Porto 2 x 1 Shakhtar Donetsk
Apoel 2 x 1 Zenit St. Petersburg
Grupo H
Barcelona 2 x 2 Milan
Viktoria Plzen 1 x 1 BATE Borisov
Thiago Silva comemora gol do Milan contra o Barcelona (Foto: AP)Thiago Silva comemora gol salvador do Milan contra o Barcelona (Foto: AP)

Exame na sexta vai definir se Luis Fabiano jogará contra o Corinthians

Fora do jogo com o Ceará, atacante tem chance de jogar na próxima quarta se a avaliação mostrar que já existe equilíbrio muscular nas duas pernas

Por Marcelo Prado São Paulo
A reestreia de Luis Fabiano com a camisa do São Paulo pode ocorrer na quarta-feira da semana que vem (dia 21), no clássico contra o Corinthians, no Morumbi, pela 25ª rodada do Brasileirão. O atacante será submetido a um exame na manhã da próxima sexta-feira no CT da Barra Funda para determinar quando poderá voltar a jogar. Já é certo que o camisa 9 não atuará contra o Ceará neste sábado, como ele mesmo havia cogitado.
O retorno de Luis Fabiano no jogo contra o rival Corinthians faria com que o Morumbi vivesse um segundo dia de apoteose em menos de duas semanas. Na quarta-feira passada (dia 7), o estádio foi palco do milésimo jogo de Rogério Ceni pelo Tricolor - o time venceu o Atlético-MG por 2 a 1. Agora, além de rever Luis Fabiano em campo, o torcedor são-paulino sentiria o gosto de revanche contra os corintianos, que vinham ironizando a demora na recuperação do atacante, afirmando que Adriano voltaria a jogar antes. O próprio presidente do Corinthians, Andrés Sanches, tratou de colocar lenha nessa fogueira. Adriano, porém, ainda não voltou a treinar com bola e segue sem data para estrear pelo time alvinegro.
Luis Fabiano, do São Paulo, treina com bola (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Luis Fabiano, do São Paulo, treina com bola no CT, nesta terça (Foto: Divulgação / São Paulo FC)
Luis Fabiano será submetido a uma avaliação isocinética. Esse exame mede o equilíbrio muscular do jogador. Como ele não disputa uma partida oficial desde o dia 6 de março (quando ainda atuava pelo Sevilla-ESP) e teve de enfrentar duas cirurgias no seu período de recuperação já no São Paulo, o exame detectará se está com a mesma força nas duas pernas. Se o resultado estiver dentro do esperado, ele iniciará o trabalho de campo mais forte com os preparadores físicos Zé Mário Campeiz e Sérgio Rocha. Nesse caso, como seriam cinco dias até o jogo contra o Corinthians, o Fabuloso poderia até disputar alguns minutos do clássico.
Na avaliação isocinética, um aparelho fica ligado a um computador que registra todo o esforço feito pelo atleta durante os exercícios. Neste exame, são testados os seguintes itens: força, potência, amplitude de movimento, resistência à fadiga e trabalho muscular. Com base nesses resultados, será traçado um plano sobre a reestreia do jogador, que está cada vez mais próxima.
Nesta terça, o jogador trabalhou novamente em dois períodos. Pela manhã, fez exercícios de fortalecimento muscular no Reffis. À tarde, foi a campo e treinou finalizações com os goleiros. Mostrou estar à vontade. Nesta quarta, ele seguirá o trabalho no Reffis do CT da Barra Funda, enquanto o restante do elenco treinará pela manhã no estádio do Morumbi.

Mano improvisa e surpreende na formação para o duelo em Córdoba

Treinador convoca Danilo como lateral, mas o escala como volante. Mário Fernandes e Renato Abreu são confirmados entre os titulares

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Córdoba, Argentina
Ronaldinho no treino da Seleção em Córdoba (Foto: Mowa Press)Ronaldinho no treino da Seleção em Córdoba
nesta terça-feira (Foto: Mowa Press)
Mano Menezes surpreendeu com a formação que iniciou o treino da Seleção Brasileira desta terça-feira, em Córdoba. Além de improvisar Danilo, convocado como lateral-direito, na posição de volante, o técnico ainda apostou nas entradas de Mário Fernandes, do Grêmio, na lateral direita, e de Renato Abreu, do Flamengo, no meio-campo.
O setor ofensivo da Seleção contra a Argentina, quarta, será o mesmo do triunfo por 1 a 0 sobre Gana, no início do mês, em Londres. Mano vai apostar no bom desempenho de Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião. Este último com 40 gols marcados na temporada.
- Temos que aproveitar esse bom momento após a vitória sobre Gana para conseguirmos mais um bom resultado – afirmou Damião.
A equipe titular iniciou a atividade com a seguinte formação: Jefferson, Mário Fernandes, Réver, Dedé e Kléber; Ralf, Danilo, Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho; Leandro Damião e Neymar. O volante Paulinho, do Corinthians, atuou improvisado na lateral direita no time reserva. Na segunda parte do tático, Mano sacou Mário Fernandes e colocou Paulinho como volante. Danilo retornou para a posição de origem.
O Brasil encara a Argentina no jogo de ida do Superclássico das Américas às 21h50m (de Brasília),  quarta, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV. A volta será no dia 28, em Belém.

CBF convoca Seleção feminina para o Pan sem Marta e Cristiane

Técnico Kleiton Lima explica que muitas atletas não foram liberadas por seus clubes e outras estão cuidando de transferências

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Marta com time feminino em Serra Leoa (Foto: Tommy Trenchard / UNPD)Destaque do Pan de 2007, Marta está fora do
torneio no México (Foto: Tommy Trenchard / UNPD)
A CBF anunciou nesta terça-feira a lista das 22 jogadoras convocadas para defender a Seleção Brasileira feminina no Pan-Americano deste ano, que será realizado em Guadalajara (México). Melhor jogadora do mundo nas últimas cinco temporadas, Marta está fora.
Somente uma jogadora da relação atua no exterior: Rafaelle, da Universidade do Mississppi, nos Estados Unidos. Outra estrela da Seleção, a  atacante Cristiane, que acabou de acertar com o time russo Rossiyanka, também não estará no torneio no México.
- O que foi colocado pelo empresário da Marta é que ela está negociando com um clube da Europa e isso está impedindo que ela esteja disponível no momento. A Cristiane também. Ela está indo para a Rússia. Na verdade dez atletas que estavam na Copa do Mundo não poderão disputar o Pan - disse o técnico Kleiton Lima.
Como o Pan não faz parte do calendário oficial da Fifa, a CBF depende da liberação dos clubes para contar com as atletas nos torneios. Marta acabou de ser campeã da liga americana Western New York Flash e está de férias.
- O clube não é obrigado a liberar. Inclusive nos contratos existem cláusulas que determinam a liberação somente nas datas Fifa. Mas todas convocadas são meninas jovens com grandes performances. Ano que vem teremos os Jogos Olímpicos e estamos pensando nisso também - comentou o treinador.
A Seleção feminina foi medalha de ouro no Pan de 2007, disputado no Rio de Janeiro. Lideradas por Marta, as mulheres fizeram a festa da torcida no Maracanã e foram um dos destaques da delegação brasileira em casa.
Sob o comando do técnico Kleiton Lima, a Seleção foi eliminada pelos Estados Unidos nas quartas de final do último Mundial, neste ano, na Alemanha. A apresentação do grupo convocado está marcada para o dia 26 deste mês na Granja Comary, em Teresópolis (Rio de Janeiro).
A viagem para o México será em 11 de outubro. A equipe brasileira estreia contra a Argentina, sete dias depois. Em seguida, pega o Canadá (20) e Costa Rica (22).
Confira a lista divulgada pela CBF:
Barbara Micheline - Foz Cataratas/PR
Thaís Picarte - Vitória/PE
Renata Costa - Assaí/PR
Tânia - Vasco/RJ
Karen - Duque de Caxias/RJ
Renata Diniz - Duque de Caxias/RJ
Juliana - Botucatu/SP
Daiane Menezes - São José/SP
Rosana - Centro Olímpíco/SP
Rafaelle - University of Mississppi/USA
Maurine - Santos/SP
Andreia - Vasco/RJ
Grazielle - América/SP
Francielle - São José dos Campos/SP
Formiga - CBF
Beatriz - Vitória/PE
Michele - Vasco/RJ
Daniele - Vasco/RJ
Debora - Centro Olímpico/SP
Larissa - Vasco/RJ
Ketlen - Vitória/PE
Thaís Guedes - Vitória/PE

O ranking de média de público do Brasileirão após 23 rodadas


ter, 13/09/11
por bernardo.pombo |
categoria Rankings
Depois de 23 rodadas, o ranking de média de público do Campeonato Brasileiro apresenta algumas mudanças consideráveis. O Flamengo caiu para a quinta colocação, muito por conta das bilheterias abaixo do esperado contra Atlético-PR, Bahia e Atlético-GO. O Corinthians segue isolado na ponta, seguido pelo Bahia, que mais uma vez mostra que tem uma torcida pra lá de apaixonada, já que o time está na zona do rebaixamento, mas mesmo assim conta com a segunda maior média da competição.
Fluminense e Vasco, integrantes do G5 da classificação, mostram números ruins na média de público. O jogo com maior público na competição foi São Paulo 2 x 1 Atlético-MG – 60.514 pagantes. Já a partida de menor público foi América/MG 1 X  3 Coritiba/PR: 732.
O ranking de média de público após 23 rodadas:
1   26.715         Corinthians/SP
2   22.333         Bahia/BA
3   19.277         São Paulo/SP
4   18.748         Coritiba/PR
5   16.094         Flamengo/RJ
6   15.341         Grêmio/RS
7   15.305         Palmeiras/SP
8   15.275         Internacional/RS
9  14.788         Atlético/PR
10  13.151         Atlético/MG
11  12.143         Ceará/CE
12  12.107         Botafogo/RJ
13  11.336         Figueirense/SC
14  9.065         Vasco/RJ
15  8.866          Cruzeiro/MG
16  8.421         Fluminense/RJ
17  7.835          Santos/SP
18  6.617          Atlético/GO
19  6.455          Avaí­/SC
20  2.493          América/MG
OBS: Lembrando que a lista é feita com os públicos pagantes e sempre levando em conta os mandantes. Não há, no Brasil, a contabilização de torcedores visitantes.
OBS 2: Os jogos pendentes são Santos x Botafogo e Grêmio x Santos.
OBS 3: Nos próximos dias, em matéria aqui no Globoesporte.com, vocês poderão conferir a lista de arrecadação.

Magno Alves sofre estiramento na coxa e pode desfalcar o Galo sábado

Atacante passou por um exame de ressonância magnética nesta segunda-feira

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
Magno Alves no treino do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Magno Alves é dúvida para jogo contra o Atlético-GO
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
O Atlético-MG ganhou uma dúvida para o jogo contra o Atlético-GO, no próximo sábado, às 18h (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia. Magno Alves sofreu um estiramento na coxa direita e pode ficar fora da partida, válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O atacante sentiu dores na coxa após a partida contra o Bahia, no último domingo, e um exame de ressonância magnética, feito nesta segunda, em Belo Horizonte, confirmou a lesão. O Magnata já iniciou o tratamento e ainda tem esperanças de atuar em Goiânia.
O Atlético-MG treina na tarde desta terça-feira, em dois períodos na quarta, novamente à tarde na quinta. O embarque para Goiânia está previsto para a noite de quinta. Sexta-feira, o Galo faz o último treinamento na capital goiana e inicia a concentração para o jogo de sábado.

Rentería chega nesta quarta-feira para assinar com o Santos

Jogador colombiano, de 26 anos, vem recomendado pelo técnico Muricy Ramalho, com quem trabalhou no Internacional, em 2005

Por Adilson Barros Santos, SP
Renteria gol Once Caldas (Foto: EFE)Rentería é velho conhecido de Muricy (Foto: EFE)
O Santos está acertando a contratação do atacante colombiano Rentería, que disputou a Taça Libertadores pelo Once Caldas-COL. O jogador chega à Vila Belmiro nesta quarta-feira para fazer exames médicos e assinar contrato com o Peixe, por empréstimo. Assessorado pelo agente gaúcho Jorge Machado, o jogador é vinculado ao Caxias-RS, clube com o qual o empresário tem estreitas relações. Ainda não foi definido se Rentería ficará na Vila até dezembro ou até o fim da Libertadores (julho de 2012), desejo do Santos.
Rentería tem 26 anos e trabalhou com o técnico Muricy Ramalho, no Internacional, em 2005. O treinador recomendou a sua contratação, já que vem reclamando da escassez de jogadores do elenco. Atualmente, ele estava no Cruz Azul, do México.
- É uma negociação que está em andamento, mas ainda não foi concluída – afirmou o diretor de futebol, Pedro Luiz Nunes Conceição.
Apesar de o jogador ter vindo de dois contratos seguidos com clubes estrangeiros, a negociação não precisa obedecer às janelas para transferências internacionais, pois Rentería tem contrato com o Caxias, explicou Conceição.

Após batida forte em Salvador, Lico Kaesemodel correrá em Santa Cruz

Mesmo na briga pelo título com Thiago Camilo, equipe trabalha 14 horas por dia durante uma semana para colocar o carro do paranaense na pista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
batida de Lico Kaesemodel  (Foto: Luca Bassani / Stock Cac) Carro 63 de Lico Kaesemodel ficou destruído após
a batida na pista de Salvador (Foto: Luca Bassani)
Na Stock Car, o trabalho em equipe é fundamental. Prova disso é que a equipe RCM, que está disputando o título da temporada 2011 com Thiago Camilo, dedicou grande parte de seus esforços para deixar o carro de seu companheiro, Lico Kaesemodel, em condições de disputar a etapa de Santa Cruz do Sul, no próximo fim de semana. O chassi do carro 63, que não se classificou para a SuperFinal, ficou praticamente destruído após um acidente nos treinos livres para a corrida de Salvador. A pancada forçou o paranaense a ficar de fora da prova baiana, já que os danos não poderiam ser consertados a tempo.
Em função do curto espaço de tempo entre as etapas – apenas duas semanas – e das distâncias a serem percorridas pela carreta do time, do nordeste brasileiro até a região sul do país, a RCM teria apenas seis dias para reconstruir o carro. O chassi chegou à sede da equipe, em Curitiba, quase três dias após a prova de Salvador, e foi aí que começou o trabalho liderado pelo engenheiro Rosinei Campos, o Meinha. O grupo de mecânicos trabalhou todos os dias, das 8h às 22h, para deixar a máquina em condições de disputar uma prova.
- Na hora, quando vimos o estrago, pensamos que seria melhor alugar um carro para o Lico em função do pouco tempo entre uma etapa e outra. Por causa dos danos causados no carro, só foram aproveitados o tanque de combustível, banco, volante, carcaça do câmbio e toda parte elétrica – admitiu o chefe do time, que também comanda a equipe RC, com os pilotos Ricardo Maurício e Max Wilson, ambos classificados para a SuperFinal.
batida de Lico Kaesemodel  (Foto: Luca Bassani / Stock Cac)A defensa de concreto de 3,5 toneladas ficou destruída com o impacto em Salvador (Foto: Luca Bassani)
O acidente aconteceu sob chuva, logo na primeira sessão de treinos, e o impacto a quase 130 km/h rachou ao meio uma defensa de concreto que pesa 3,5 toneladas. O piloto não sofreu ferimentos, apenas dores musculares. Já recuperado, ele está animado com a oportunidade de voltar às pistas.
- Estou muito feliz em poder voltar em Santa Cruz do Sul de carro novo e muito grato a toda a equipe, que tornou isso possível. Realmente essa equipe é demais! Santa Cruz é uma pista que gosto muito e espero sinceramente apagar a má fase e começar uma nova temporada – torce o piloto, que corre com o escudo do Atlético Paranaense pintado em seu carro.
A programação da nona etapa da Stock Car 2011 terá início nesta sexta feira, com a realização dos treinos livres no traçado de 3.530 metros. A corrida está prevista para as 11h30 de domingo.