sábado, 7 de maio de 2011

Diogo Silva mal chegou e já recebe elogios de Fernando Prass

Muralha da Colina diz que ainda não teve um contato maior com o novo companheiro, mas que lembra das suas grandes atuações no Carioca

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
O goleiro Diogo Silva chegou ao Vasco nesta semana para ser a sombra de Fernando Prass e disputar com Alessandro o posto de segundo goleiro do time. Ainda tímido, Digo iniciou sem muito alarde os seus trabalhos na Colina. E já recebeu elogios justamente de quem é o dono da camisa 1 do clube. Segundo Prass, o que Diogo mostrou no último Campeonato Carioca vestindo a camisa do Nova Iguaçu já o credencia para brigar por um espaço.
Diogo Silva apresentação Vasco (Foto: Divulgação)Diogo Silva ao lado de Rodrigo Caetano no dia de sua apresentação no Vasco (Foto: Divulgação)
Pessoalmente, Fernando Prass ainda não teve um contato maior com Diogo. Mas como os goleiros vivem rotima diária de treinamentos específicos praticamente diferenciados do restante dos companheiros, a convivência não será um problema.
- Ainda não tive muito contato. Nos dois treinos fiquei fazendo um trabalho separadamente e não conversamos muito. Mas acompanhei o Campeonato Estadual e em termos técnicos sabemos que é um goleiro de muita qualidade. Pessoalmente ainda vou aprender muito sobre ele. Mas com a convivência nos treinamentos vamos nos conhecer muito bem - afirmou.
 

Santos faz 3 a 0 no Tubarão e se mantém na liderança

Alvinegro, que não atuava há um mês na Liga Futsal, não teve dificuldades de vencer o rival catarinense. Peixe volta à quadra na terça-feira

Por SporTV.com Santos, SP
falcão Santos faz 3 a 0 no Tubarão pela Liga Futsal 2011 (Foto: Manolo Quiróz /divulgação ) Falcão fez o seu (Foto: Manolo Quiróz /divulgação)
Depois de mais de um mês sem atuar pela Liga Futsal 2011, o Santos voltou à competição em grande estilo, ao vencer o Tubarão neste sábado, por 3 a 0, na Arena Santos, no litoral paulista. Com a vitória, o time santista chegou aos 25 pontos e manteve a liderança isolada na classificação, com uma campanha impressionante. Em nove jogos, o Peixe tem oito vitórias e um empate.
Leia mais notícias sobre futsal
Já o  Tubarão continua com dificuldades de engrenar na competição. Com a derrota, os catarinenses permanecem com seis pontos, na antepenúltima colocação.
Os dois times voltam a entrar em quadra na terça-feira. O Santos vai ao interior de São Paulo enfrentar o Orlândia, no ginásio Maurício Leite Morais. Já o Tubarão, recebe o Carlos Barbosa no ginásio Salgadão, em Tubarão (SC).
Vitória tranquila
O Santos entrou em quadra pressionando o Tubarão. Aos 2 minutos, o ala Falcão chutou forte e abriu o placar para o alvinegro . Depois de abrir o placar, o Santos continuou em busca de uma vantagem maior e até criou boas chances de marcar, mas sofreu com a falta de pontaria. Assim, o placar de 1 a 0 foi mantido durante toda a primeira etapa.
No segundo tempo, o Santos seguiu dominando. Aos 24, o pivô Deives, ex-jogador do Tubarão, fez boa jogada e aumentou a vantagem. Já administrando o resultado, o alvinegro ampliou novamente aos 30, novamente com Deives, que encerrou a vitória por 3 a 0.
Outros jogos
Jogando em casa, o Carlos Barbosa passou fácil pelo Macaé: 4 a 0. Com a vitória, o time gaúcho chegou aos 22 pontos.  O São Paulo visitou o Suzano e não foi feliz. Em partida movimentada, os donos da casa triunfaram por 3 a 2. Completaram a rodada: Praia Clube 3 x 2 Minas e São José 1 x 2 Joinville.

Por apenas seis centésimos, Miguel Pupo fatura o WQS prime em Trestles

Brasileiro bate americano Gudauskas em final equilibradíssima: 13,63 a 13,57

Por GLOBOESPORTE.COM San Clemente, EUA
Com seis representantes nas quartas de final, o Brasil tinha um caminho promissor pela frente no WQS seis estrelas prime de Trestles, nos Estados Unidos. Mas para trazer o título para o país, foi preciso sobreviver a uma das baterias mais apertadas da história do surfe. O brasileiro Miguel Pupo desbancou o americano Tanner Gudauskas com o incrível placar de 13,63 a 13,57. Por apenas seis centésimos de diferença, conseguiu levantar a taça.
Miguel Pupo - WQS de Trestles (Foto: Divulgação)Miguel Pupo festeja o título em Trestles com o cheque de 40 mil dólares (Foto: Divulgação)
Na semifinal, com um pouco mais de folga, Pupo derrotou o compatriota Thiago Camarão por 16,70 a 12,67. Na outra semi, Gudauskas passou pelo brasileiro Jessé Mendes, em outra disputa equilibrada: 12,03 a 11,33. Os outros três brasucas caíram nas quartas.
Miguel Pupo - WQS de Trestles (Foto: Divulgação)Pupo na água: o brasileiro arrancou uma vitória
apertada na final (Foto: Divulgação)
Jadson André perdeu para Pupo, também em uma bateria de alto nível e muito equilíbrio, por 15,24 a 14,93. Gudauskas despachou Heitor Alves por 16,37 a 11,76. E Junior Faria perdeu para Camarão por 14,50 a 11,47. O outro surfista das quartas era o americano Kolohe Andino, que tombou diante de Jessé por 11,60 a 8,33 – Andino foi o único da fase final do torneio que não conseguiu um somatório maior que 10,00.
Eliminados nas quartas, Jadson e Heitor encararam Trestles como um aquecimento para surfar em seu país. Os dois estarão no Rio Pro, terceira etapa do Circuito Mundial, cuja janela de espera começa nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O SporTV.com transmite o torneio brasileiro ao vivo.
Quartas de final:
1. Tanner Gudauskas EUA 16,37 x 11,76 Heitor Alves BRA
2. Kolohe Andino EUA 8,33 x 11,60 Jessé Mendes BRA
3. Junior Faria BRA 11,47 x 14,50 Thiago Camarão BRA
4. Miguel Pupo BRA 15,24 x 14,93 Jadson André BRA
Semifinais:
1. Tanner Gudauskas EUA 12,03 x 11,33 Jessé Mendes BRA
2. Thiago Camarão BRA 12,67 x 16,70 Miguel Pupo BRA
Final:
1. Tanner Gudauskas EUA 13,57 x 13,63 Miguel Pupo BRA
 

CR7 marca quatro gols, supera Messi e adia a festa do Barcelona

Cristiano Ronaldo vira o artilheiro do Campeonato Espanhol em goleada do Real sobre o Sevilla. Kaká também deixou sua marca na partida

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilla, Espanha
O Real Madrid goleou o Sevilla, fora de casa, por 6 a 2 e adiou a festa do rival Barcelona, que está com as duas mãos no troféu do Campeonato Espanhol. Cristiano Ronaldo foi o destaque da partida marcando quatro gols. O brasileiro Kaká também deixou sua marca. A diferença entre os rivais passou a ser de cinco pontos, mas o Barça tem um jogo a menos - enfrentará o Espanyol neste domingo no clássico catalão.
O primeiro gol merengue foi marcado aos 21 minutos do primeiro tempo. Özil cruzou da direita, e Sérgio Ramos subiu para cabecear a abrir o placar. Dez minutos depois, Ronaldo iniciou sua atuação de gala. O português surgiu livre dentro da área e teve pouco trabalho para ampliar.
cristiano ronaldo real madrid x sevilla (Foto: AP)Cristiano Ronaldo conseguiu superar o argentino Messi na artilharia do Espanhol (Foto: AP)
Parecia que o Real Madrid jogava sozinho. A prova é o gol de Kaká. Aos 41, o brasuca recebeu na entrada da área adversária e teve tempo para pensar no que poderia fazer com a bola. Chutou com calma, colocado, para acertar o canto esquerdo do goleiro rival.
No segundo tempo os donos da casa marcaram aos 15 minutos, indicando que haveria uma pressão na etapa final. Negredo armou o chute, Sérgio Ramos tentou interceptar mas já era tarde. A bola surpreendeu Casillas, que se esticou e não conseguiu evitar o gol. O gol não passou de uma ilusão e a festa madridista não parou.
kaka real madrid x sevilla (Foto: Getty Images)Kaká agradece aos céus: brasileiro vai ganhando confiança e espaço na equipe (Foto: Getty Images)
Achando que a facilidade que o Real Madrid encontrava no jogo não era suficiente, a defesa do Sevilla resolveu dar uma força. Aos 19 minutos, os zagueiros se confundiram e deram a bola de presente para Ronaldo, que se livrou da marcação, ficou de frente para o goleiro e marcou o quarto do Real na partida.
Aos 24 minutos, o camisa 7 marcou o quinto dos merengues e superou o argentino Messi na artilharia do Campeonato Espanhol, chegando a 32 gols. Para não deixar dúvidas sobre quem é o principal goleador da Espanha, o gajo ainda marcaria seu quarto gol, em jogada construída pelo atacante Benzema aos 30 minutos.
Com fôlego de Usain Bolt, o francês correu para evitar que a bola saísse pela linha de fundo e ainda conseguiu cruzar. Adivinha que estava sozinho na área para ampliar? Foi o 33º gol do personagem da partida na competição.
Negredo diminuiu aos 39 minutos. Em outra situação, teria sido visto como um dos destaques. Todavia, uma noite descomunal de Ronaldo apagou qualquer chance de destaque para os gols do espanhol.
Confira todos os jogos da 35ª rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Athletic Bilbao 3 x 2 Levante
Getafe 2 x 0 Almeria
Hércules 2 x 3 Racing Santander
Sporting Gijón 2 x 2 La Coruña
Valencia 3 x 0 Real Sociedad
Atlético de Madri 0 x 2 Málaga
Sevilla 2 x 6 Real Madrid
Domingo
Mallorca x Villarreal
Barcelona x Espanyol
Zaragoza x Osasuna

Pole, Vettel faz apenas uma tentativa, comemora, mas admite: 'É estranho'

Alemão estabeleceu tática para o treino classificatório junto com a RBR

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia
Após marcar a pole position com sobras neste sábado, Sebastian Vettel admitiu que foi estranho fazer apenas uma tentativa na última parte do treino classificatório para o GP da Turquia. O piloto da RBR vai largar pela quarta vez na frente nesta temporada, apesar de ter ficado nos boxes na parte final da superpole para guardar pneus para a corrida. Ele admitiu a estranheza da situação.
- Estou muito feliz com o resultado. Tivemos uma manhã com alguns problemas, por isso tivemos de nos esforçar para recuperar. Gosto do circuito e foi legal ver que, com poucas voltas, fui capaz de achar um ritmo. Foi engraçado porque eu e Mark (Webber) decidimos não dar a segunda volta. A sensação é estranha. Os outros estavam na pista e poderiam me superar. Só pude assistir e não fazer nada. Foi bom economizar um jogo de pneus, mas é estranho - diz Vettel.
O alemão confessou que conversou com a equipe sobre a tática adotada no treino classificatório. Ele ressaltou a importância da questão dos pneus na corrida deste domingo.
- É claro que conversamos sobre a tática antes do treino classificatório, falamos sobre o que poderia acontecer. Mas nunca dá para saber o quão rápido os outros serão. Vimos na última corrida e nas outras que a dinâmica mudou e que a questão dos pneus é importante. Mas é aquela coisa: se funcionar, você é um heroi. Se der errado, não é.
Sebastian Vettel Fórmula 1 F1 GP da Turquia (Foto: Reuters)Sebastian Vettel comemora a pole no GP da Turquia, sua quarta na temporada 2011 (Foto: Reuters)
 

Jogador de 21 anos é morto quando deixava estádio no Panamá

Jovem atacante, que tinha antecedentes criminais, se preparava para comemorar com familiares e amigos quando foi baleado

Por GLOBOESPORTE.COM Cidade do Panamá
O atacante panamenho Javier De La Rosa, de apenas 21 anos, foi morto nesta nesta sexta-feira, após participar da goleada do Chorrillo, que garantiu vaga na final do Campeonato Panamenho, sobre o Tauro por 4 a 0. Segundo informações do jornal "El Siglo", o jogador foi assassinado na saída do Estádio Javier Cruz, na Cidade do Panamá, quando se preparava para festejar a vitória com seus familiares e amigos.
De acordo com a publicação, um homem se aproximou de Javier e realizou disparos, fugindo em seguinda, desaparecendo em meio ao público que deixava o local. Os outros jogadores do Chorrillo permaneceram com o corpo aguardando a chegada dos policiais - que deixaram o estádio antes do término da partida..
Javier tinha antecedentes criminais, sendo preso em 2008 sob acusação de homicídio. Após dois anos de reclusão, voltou a jogar futebol, ajudando a levar o Chorrillo à final do Torneio Clausura marcando um gol no jogo decisivo contra o Tauro. A final será disputada contra o San Francisco.
 

Santos e Corinthians recebem visita de vítimas da tragédia de Realengo

O repórter do Esporte Espetacular Régis Rösing acompanhou o encontro de algumas famílias envolvidas no massacre carioca e seus ídolos no futebol

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Há exatamente um mês, o Brasil se impressionava com o massacre ocorrido em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro. Doze crianças foram mortas por um atirador que acabou se suicidando. A dor da perda continua presente no cotidiano das famílias das vítimas, mas um gesto de solidariedade de Santos e Corinthians trouxe momentos de descontração para quem ainda sofre de saudade. O repórter Regis Rösing, do Esporte Espetacular, acompanhou a visita dos envolvidos na tragédia aos clubes paulistas. (Veja no vídeo ao lado!)
A menina Brenda estava na escola atacada e, ao tomar um tiro, falou para a irmã gêmea, Bianca, que caso morresse gostaria que ela desse um recado para Neymar.
- Eu levei um tiro nas costas, pensei que fosse morrer. Aí, pedi para minha irmã avisar para o Neymar que eu amava muito ele - relatou.
neymar santos brenda realengo (Foto: Divulgação/Esporte Espetacular)Neymar escreve dedicatória para Brenda (Foto: Divulgação/Esporte Espetacular)
Bianca morreu no massacre, mas o recado foi dado. A própria Brenda teve oportunidade de encontrar o ídolo e expressar sua admiração.
No Corinthians, Adriano entregou pessoalmente para as mães Renata, Alessandra e Catia as camisas com os nomes dos filhos, usadas na partida contra o São Caetano. Na ocasião, o Timão fez uma homenagem às vítimas e cada jogador entrou em campo com o nome de uma criança falecida em Realengo estampado no uniforme.

Diego Maurício tem proposta do Shakhtar Donetsk, diz empresário

Orlando Júnior afirma que atacante está feliz com o interesse dos ucranianos e espera resposta do Flamengo até o fim da próxima semana

Por Richard Souza Rio de Janeiro
diego mauricio flamengo troféu  (Foto: Divulgação)Diego Maurício exibe a Taça Rio, que garantiu o
título carioca ao Flamengo (Foto: Divulgação)
Diego Maurício interessa Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Segundo o empresário do atacante, Orlando Júnior, o clube fez uma proposta ao Flamengo na última quarta-feira para contratar o jogador de 19 anos em definitivo. O Rubro-Negro é dono de 80% dos direitos econômicos do atleta, e a Traffic detém o restante.
- O Flamengo está com a proposta em mãos e posso dizer que é algo bom para o clube e para o Diego. A oferta está acima do esperado, e a resposta deve sair até o fim da próxima semana.
Diego tem contrato com o Flamengo até 2015. Recentemente, a presidente Patricia Amorim afirmou que não aceitaria conversar sobre qualquer proposta inferior a € 6 mihões (R$ 13,8 milhões). O procurador do jogador diz que os ucranianos contam com o reforço já para o mês de julho e pretendem firmar um contrato de cinco temporadas.
- O jogador ficou muito feliz. O Shakhtar é um clube de ótima estrutura e esperamos chegar a um acordo bom para todas as partes.
Diego é cria da base do Flamengo e estreou entre os profissionais no Brasileiro do ano passado. Em 2011, foi campeão Sul-Americano sub-20 com a Seleção Brasileira, mas teve poucas chances no time titular do Rubro-Negro. Em 13 partidas disputadas, começou apenas uma. Há 15 dias, foi escalado por Vanderlei Luxemburgo no Fla-Flu da semifinal da Taça Rio no lugar de Ronaldinho Gaúcho, que fora vetado pelo departamento médico. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, cobrou o pênalti que assegurou a vaga na decisão do segundo turno do estadual.

Nesta temporada, o Shakhtar chegou às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa e foi eliminado pelo Barcelona. Neste sábado, conquistou o campeonato local pela sexta vez. O clube ucraniano conta com os brasileiros Jadson, Douglas Costa, Luiz Adriano, Willian, Eduardo da Silva (naturalizado croata) e Alex Teixeira.
O GLOBOESPORTE.COM não conseguiu contato com o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, para falar sobre o assunto.

Tinga quer usar Gre-Nal para virar titular do Inter

Jogador começará clássico deste domingo no lugar de Guiñazu, suspenso, e espera não sair mais

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
tinga internacional   (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Tinga será o substituto de Guiñazu no Gre-Nal de
domingo (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
É a chance de Paulo César Tinga. O volante/meia do Inter começará o Gre-Nal deste domingo, no Beira-Rio, no lugar de Guiñazu, suspenso. E espera transformar a partida em passagem definitiva para o time titular. Recuperado de lesão, o jogador busca o espaço perdido. Ele vem sendo usado sistematicamente por Falcão, mas sem figurar entre os 11 eleitos do técnico.
Tinga concorda que o momento pode beneficiar sua ascensão ao time titular. Afinal, o Inter acaba de sofrer um golpe duro, com a queda nas oitavas de final da Libertadores, o que sempre impulsiona mudanças na equipe.
- Esse ano foi meio complicado para mim. Comecei jogando, tive lesões, acabei saindo, e perdi espaço. Penso nisso. Em primeiro lugar, penso no grupo. Mas é inevitável. É um momento delicado, mas que também pode ser favorável. Posso voltar a ter aquele espaço que costumava ter. É um objetivo pessoal, mas isso passa pelo desempenho do grupo – disse o atleta.
Com Falcão, Tinga foi a campo no decorrer das duas partidas contra o Peñarol e diante do Juventude. E começou o Gre-Nal do último domingo. Ele considerou seu rendimento positivo.
- O momento está sendo positivo para mim, depois de voltar da lesão. Voltei depois de dois meses, entrei contra o Juventude, com um a menos, depois entrei contra o Peñarol lá e aqui, joguei o Gre-Nal, em que a gente foi super bem. Estou muito agradecido de talvez poder iniciar esse jogo – comentou o meia.
O Inter recebe o Grêmio às 16h deste domingo. É o primeiro Gre-Nal da decisão do Campeonato Gaúcho. O segundo será uma semana depois, no Olímpico.

Treino do Palmeiras é cancelado após protesto de torcedores no CT

Jogadores foram avisados por telefone de que teriam folga forçada. Grupo de torcida organizada apareceu no portão no fim da manhã deste sábado

Por Sergio Gandolphi São Paulo
  •  
CT do Palmeiras (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)Após protesto, CT volta a ficar vazio na tarde deste
sábado (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)
O Palmeiras não conseguiu trabalhar neste sábado como estava previsto. A comissão técnica e a diretoria ficaram temerosas após torcedores protestarem na porta da Academia de Futebol, no fim da manhã. O treino, que estava marcado para a parte da tarde, foi cancelado. Todos os jogadores foram avisados por telefone sobre a folga forçada.
A preocupação da comissão era com possíveis ataques aos jogadores na chegada ao CT. Cerca de 30 torcedores estiveram no portão do CT para o protesto, mas não houve violência. Além de não treinar neste sábado, o grupo já tinha uma folga programada para este domingo. O elenco se reapresenta na segunda-feira, ainda sem horário divulgado.
O Palmeiras despertou a insatisfação da torcida após ser goleado pelo Coritiba por 6 a 0, na última quarta-feira, no Couto Pereira, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Para conseguir a classificação, o time paulista precisa vencer por seis gols de diferença, uma tarefa considerada quase impossível até pelos próprios jogadores. Logo após o revés, os muros do Palestra Itália apareceram pichados. A diretoria já acenou com a procura por reforços.

Lídio Toledo morre no Rio de Janeiro

Médico da Seleção Brasileira em seis Copas do Mundo foi internado sexta-feira, mas não resistiu a problemas cardíacos e insuficiência renal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Lídio Toledo médico seleção (Foto: Ag. Estado)Lídio Toledo não resiste a problemas cardíacos e à
insuficiência renal (Foto: Ag. Estado)
Médico da Seleção Brasileira em seis Copas do Mundo - a última foi a de 1998, na França -, Lídio Toledo faleceu na manhã deste sábado, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vítima de problemas cardíacos e insuficiência renal.
Lídio, que estava com 78 anos, foi internado na sexta-feira, porém não resistiu. O velório será às 8h, na sede do Botafogo, em General Severiano. Já o enterro será às 16h, no cemitério São João Batista, também em Botafogo.
Médico ortopedista há cinco décadas, Lídio Toledo ficou conhecido pelo trabalho no Botafogo e na Seleção Brasileira. No entanto, ele permaneceu dando plantões na emergência de um hospital público do Rio de Janeiro por 40 anos. Os três filhos de Lídio também são ortopedistas. Lídio Filho, o mais velho - vítima de um assalto em 2008 que o deixou paraplégico - dividia uma clínica com o pai na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Na Seleção, Lídio Toledo ficou marcado pelo corte de Romário, que se recuperava de lesão na panturrilha, nas vésperas da Copa do Mundo de 1998. Também foi o médico que liberou Ronaldo para a final do mesmo Mundial contra a França após uma convulsão no dia da partida - o episódio até hoje gera polêmica, pois não ficou esclarecido o que aconteceu com o jogador.
Lídio também teve passagem marcante em 1994. O ex-goleiro da Seleção Gilmar Rinaldi lembrou, através do Twitter, que foi ele quem bancou a permanência de Branco, que sentia dores nas costas. Mais tarde, o lateral se tornaria um dos principais jogadores do tetra ao marcar o gol da classificação sobre a Holanda.
- Um abraço à família do Dr. Lídio. Sintam sempre orgulho deste grande homem e grande médico. Descanse em paz, doutor - escreveu Rinaldi.

Liedson treina normalmente e está confirmado para a final do Paulistão

Após ser poupado de treino na sexta-feira, atacante treina normalmente neste sábado e tem presença garantida contra o Santos

Por Leandro Canônico São Paulo
liedson corinthians treino (Foto: Marcio Fernandes / Agência Estado)Liedson está confirmado no jogo deste domingo
(Foto: Marcio Fernandes / Agência Estado)
Poupado do treinamento da última sexta-feira, por conta de dores no joelho esquerdo, Liedson participou normalmente das atividades na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico do Tietê. Portanto, o atacante está confirmado na final do Paulistão, neste domingo, contra o Santos, no Pacaembu.

- Ele treinou normalmente e vai jogar – declarou o médico Joaquim Grava na manhã deste sábado, no CT corintiano.

A escalação para esse jogo, no entanto, não está confirmada. O técnico Tite fez mistério durante a semana e fechou os treinamentos coletivos. Sem o lateral-direito Alessandro, suspenso, ele estuda quatro opções: Moradei, Moacir, Paulinho e Wallace. Mas a tendência é que o primeiro seja improvisado no setor.

Outra dúvida do treinador está no ataque. Dentinho, que não vive um bom momento, pode ser sacado do time para a entrada de Willian, autor dos gols nas quartas de final, contra o Oeste, e também na semifinal, contra o Palmeiras.

Assim, a provável escalação para a decisão contra o Santos ficaria com: Julio Cesar; Moradei, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson.

Léo e Arouca não treinam e estão fora do primeiro jogo da decisão

Com dores musculares, dupla não participa de atividade neste sábado. Muricy testa Pará entre os titulares e saca Zé Eduardo

Por Diego Ribeiro Santos, SP
muricy ramalho santos (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Muricy comanda treino neste sábado
(Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
O Santos terá dois importantes desfalques para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Tratados como dúvidas pelo técnico Muricy Ramalho até sexta-feira, Léo e Arouca não foram a campo neste sábado, no último treino da equipe antes da decisão. Sentindo dores musculares, eles seguiram tratamento médico, não foram relacionados e estão fora.
Sem Léo e Arouca, Muricy optou por Alex Sandro e Adriano como substitutos. Neste sábado, ele comandou um treino "fantasma" - com apenas a equipe titular em campo, sem adversário -, mesmo método que Tite vem utilizando no Corinthians. E a equipe teve mudanças: o técnico testou o esquema 4-5-1, com Pará na lateral esquerda, Alex Sandro no meio-campo e Neymar isolado no ataque. Zé Eduardo ficou fora do time nesse momento.
edu dracena santos (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Edu Dracena treina com proteção no nariz
(Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Antes, o comandante reuniu os prováveis titulares e conversou por cerca de dez minutos. Com a intenção de reforçar o meio-campo, o Santos deste sábado foi testado com Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Pará; Adriano, Alex Sandro, Danilo, Elano e Ganso; Neymar.
Depois, a atividade seguiu com um leve treino técnico. A curiosidade ficou por conta do zagueiro Edu Dracena, que treinou com uma máscara para proteger a região do nariz. Edu se machucou no 0 x 0 contra o América-MEX, em Querétaro, que classificou o Peixe às quartas de final da Taça Libertadores. Na ocasião, o zagueiro saiu com o nariz sangrando muito e por isso precisa da proteção. Apesar disso, o capitão está confirmado como titular no clássico.

‘Abusado’, Bruno Fratus dá primeiro passo rumo ao sonho de ser um Cielo

Atleta paulista, que revelou em 2007 o desejo de ser como o ídolo, bate o campeão, mas descarta rivalidade: ‘Tenho mais a ganhar se não peitá-lo’

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
natação bruno fratus mundial de natação (Foto: Satiro Sodré / CBDA)Bruno Fratus vibra com a vitória nos 100m livre,
superando Cesar Cielo (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Bruno Fratus surpreendeu ao alcançar o lugar mais alto do pódio dos 100m livre do Troféu Maria Lenk neste sábado. Mas este é apenas o primeiro passo de um caminho planejado pelo nadador paulista há quatro anos. Quando iniciava sua jornada no clube Pinheiros, em 2007, o “abusado” nadador de 17 anos avisou ao técnico Alberto Silva que seu objetivo era ser igual a Cesar Cielo no futuro. Ao bater o próprio ídolo na final da competição nacional, ele provou que o ousado sonho da adolescência não é tão impossível assim.
GLOBOESPORTE.COM: O técnico Alberto Silva (atual técnico de Cielo) contou que quando você começou a treinar com ele no Pinheiros disse que queria ser como o campeão olímpico e mundial. Você falou isso mesmo?
Bruno: Falei sim,  eu costumava ser um moleque meio abusado (risos). E ainda quero isso. Ganhei uma prova no Troféu Brasil, e o cara ganhou nas Olimpíadas e no Mundial. Ele tem a capacidade de estremecer todo mundo que está ao lado dele.
Após bater Cielo, você falou em vitória mental. O segredo era pensar que é possível superá-lo?
Imagina só estar na posição de desafiante e do seu lado estar Cesar Cielo. As pessoas falam de Popov, de Thorpe. Para mim, Cesar Cielo é o cara da natação nos últimos anos. Ele tem uma mentalidade muito competitiva. Então, imagina como é a pressão de nadar do lado dele. Tem que conseguir manter a calma e ter a frieza necessária para realizar o que pretende.
Em que você procura pensar antes da prova para acreditar que pode vencer até mesmo o recordista mundial?
É segredo, tenho vergonha de contar. Mas sou eu me desafiando. É como se virasse para mim mesmo e desse uns empurrões, uns tapas na cara.
Bruno Fratus natação (Foto: Satiro Sodré / CBDA)Bruno Fratus é só sorrisos após a histórica vitória na competição nacional (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Você vem sendo apontado como o grande rival de Cielo no Brasil. Concorda com isso?
Eu não gosto muito de ser colocado no patamar de rival de um cara como ele. Acho que seria muito mais lucrativo se nós dois fossemos vistos como grandes rivais do resto do mundo. Não acho que deveria ter uma torcida para o Cesar e outra para mim, e sim uma torcida só para o Brasil.
Mas não acredita que, com essa vitória, pode aumentar a pressão sobre você?
Procuro não deixar ter esse tipo de pressão. O Cesar é um cara excepcional. Eu mesmo, quando subi no pódio, agradeci a ele. Acho que se não fosse ele nadando do meu lado, me puxando, talvez não teria conseguido um resultado tão bom. Tenho muito mais a ganhar se não peitá-lo de frente. Tenho muito mais a ganhar se a gente trabalhar junto, se um instigar o outro.
Como é a relação de vocês dois? São amigos?
Eu adoro ele. Já dei muita risada junto dele. Sempre procuro absorver da melhor forma possível tudo o que ele tem para me passar. Tenho muito a aprender com ele. Só tenho mesmo elogios.
 

Em sua volta, Maicosuel faz golaço e salva o amistoso do Botafogo: 1 a 0

Com menos de um minuto em campo, camisa 7 faz gol de placa e dá o toque de qualidade contra Friburguense, da Série B do futebol carioca

Por Thiago Fernandes Nova Friburgo, RJ
O jogo era ruim, e a torcida estava impaciente. O cenário não era bom para o Botafogo, mas bastaram três toques de Maicosuel para os alvinegros voltarem a ter esperança de um segundo semestre mais digno. Com um golaço (assista ao lance no vídeo ao lado), o camisa 7 garantiu a vitória por 1 a 0  no amistoso contra o Friburguense, na tarde deste sábado, e amenizou o sofrimento de um ataque praticamente nulo sem Loco Abreu e Herrera.
Apesar da abençoada volta do Mago, o jogo no Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, expôs as dificuldades que Caio Júnior terá se não receber até o início do Brasileiro os reforços que pede. O Friburguense,  da Série B do futebol carioca, tinha em campo veteranos como Cadão, Sérgio Gomes e Ziquinha. E o Botafogo sofreu para vencer. A estreia alvinegra na competição nacional será no dia 22 de maio, contra o Palmeiras, fora de casa.
Sofrível, primeiro tempo termina antes dos 45 minutos
Com Abreu e Herrera suspensos pelo STJD (cumprirão cinco e quatro jogos de gancho, respectivamente), o técnico Caio Júnior decidiu testar Caio e Willian na frente. O primeiro até tentou algumas jogadas pelo lado direito, mas pecava na hora de passar ou finalizar. O segundo só foi notado ao levar um chapéu de Bidu.
Sem inspiração alguma, o Botafogo começou a ser vaiado cedo. Aos 20 minutos a torcida já gritava "queremos time". Até ali, a equipe finalizara apenas uma vez, em cobrança de falta de Marcelo Mattos, de longe, por cima do travessão. E não chutou mais até o fim do primeiro tempo. Aos 30, o lance que resumiu a atuação alvinegra na etapa inicial: Cidinho recebeu na área, dominou cheio de estilo e... Caiu sozinho na hora de cruzar.
Do outro lado, dois sustos. Aos 31, Rômulo driblou Fábio Ferreira e foi derrubado pelo zagueiro dentro da área. Pênalti não marcado por Simone Xavier (assista ao lance no vídeo ao lado). Quatro minutos mais tarde, Jefferson não conseguiu alcançar chute cruzado de Ricardinho, e a bola não entrou por muito pouco.
Com apenas três jogadas dignas de nota, o primeiro tempo terminou aos 43 minutos e 50 segundos. Ninguém reclamou.
- Estamos errando alguns passes que não podemos errar. Não foi para ficar feliz - comentou Fábio Ferreira, que voltou ao time após seis meses sem jogar e sentiu bastante a falta de ritmo.
Maicosuel entra e muda o panorama aos 15 da etapa final
Não havia outra coisa a ser feita. Caio Júnior sabia que precisava mexer na equipe. Trocou Bruno Tiago e Willian por Thiago Galhardo e Alex, e o time melhorou um pouco. Aos dez, Cidinho rolou para Alex, obrigando Marcos a sair para abafar o chute do atacante. O goleiro do Friburguense finalmente trabalhava.
Até que chegou o momento mais aguardado pelos alvinegros. Aos 15, Maicosuel entrou no lugar de Cidinho. Era a volta do meia depois de sete meses afastado dos gramados. Cinquenta e cinco segundos depois, a primeira mágica. Alex cruzou da direita. Maicosuel tirou o zagueiro com um giro de direita, driblou o goleiro com o mesmo pé e tocou para o gol vazio de esquerda. A comemoração foi proporcional à beleza do gol. O camisa 7 se ajoelhou no gramado e foi cercado por praticamente todo o grupo, incluindo o técnico Caio Júnior. Os torcedores aplaudiram de pé.
Depois dos gol, foram muitas mudanças nos dois times. O ritmo caiu muito, e o próprio Maicosuel não teve mais outra chance, apesar de muito empenhado.  O camisa 7 terá muito trabalho pela frente. Caio Júnior também.

Friburguense 0 x 1 Botafogo
Marcos, Sergio Gomes, Cadão (Evair), Diego Guerra, Flavinho, Bidu, Lucas (Leomir), Marquinhos (Marcelo), Rômulo, Ricardinho (Ziquinha) e Zambi (Ricardo). Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Arévalo (Gabriel), Marcelo Mattos, Bruno Tiago (Thiago Galhardo) e Cidinho (Maicosuel); Caio (Lucas Zen) e Willian (Alex).
Técnico: George Andreotti Técnico: Caio Júnior
Gol: Maicosuel, aos 15 do segundo tempo
Cartões Amarelos: Bruno Thiago
Data: 7/5/2011. Local: Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
Público: 3.153 pagantes Renda: R$ 20.515,00

Bellucci fica a dois games da final, mas leva virada e perde para Djokovic

Brasileiro faz melhor campanha da carreira e voltará a ficar perto do top 20

Por SporTV.com Madri
Foi bom enquanto durou. E foi bom até na derrota. Thomaz Bellucci voltou a jogar um excelente tênis e esteve a dois games de encerrar a série de vitórias de Novak Djokovic. O brasileiro venceu o primeiro set e teve uma quebra de vantagem na segunda parcial, mas o número 2 do mundo encontrou seu melhor tênis a tempo. Por 4/6, 6/4 e 6/1, em 2h09m, o sérvio saiu com sua 33ª vitória consecutiva (31 em 2011) e a vaga na final do Masters 1.000 de Madri.
thomaz bellucci x Novak Djokovic tênis maters de madri (Foto: Agência Reuters)Novak Djokovic vai à sua terceira final em um Masters 1.000 na temporada de 2011 (Foto: Agência Reuters)
O brasileiro de 23 anos encerra sua participação no torneio espanhol com a melhor campanha de sua carreira, depois de derrotar dois tenistas do top 10 (Andy Murray e Tomas Berdych) em dias consecutivos e voltará a colar no top 20. Atual 36º no ranking mundial, o paulista nascido em Tietê saltará para o 22º posto - sua melhor posição na carreira foi a 21ª.
Djokovic, que manteve sua invencibilidade, enfrentará Rafael Nadal na final, marcada para começar às 13h30m (de Brasília) deste domingo. O SporTV exibirá o duelo ao vivo. Será a terceira final entre eles em 2011. Antes, espanhol e sérvio decidiram os Masters 1.000 de Indian Wells e Miami, ambos em quadra dura, e Djokovic saiu vencedor nas duas.
Para conquistar o título, Djokovic precisará encerrar outra série espetacular. O atual número 1 do mundo não perde um jogo no saibro desde 2009, quando foi eliminado em Roland Garros por Robin Soderling. A partir dali, venceu tudo em 2010: os Masters 1.000 de Monte Carlo, Roma e Madri, além de Roland Garros. Este ano, Nadal já foi campeão em Monte Carlo e no ATP 500 de Barcelona. Ao todo, são 36 jogos sem perder na terra batida.
thomaz bellucci x Novak Djokovic tênis maters de madri (Foto: EFE)Após vencer o primeiro set, Bellucci teve 4/3 de
vantagem na segunda parcial (Foto: EFE)
Consistência e riscos calculados colocam Bellucci na frente
Bellucci entrou em quadra jogando da mesma maneira que atuou nos dias anteriores, quando derrotou Andy Murray (número 4 do mundo) e Tomas Berdych (6): pancadas do fundo de quadra e paciência para esperar a hora certa de atacar. A tática também deu certo contra Djokovic. O sérvio poucas vezes tomou o controle dos pontos e, errando mais que o brasileiro, não confirmava seu serviço com tanta facilidade.
No quinto game, o brasileiro chegou a seu primeiro break point e, assim como fez nos dias anteriores, não vacilou. Tomou conta do ponto, jogou Djokovic de um lado para o outro da quadra até matar o ponto e tomar a dianteira. À frente, Bellucci continuou dominando seus games de serviço até fechar a parcial em 6/4.
Djokovic, que cometeu 19 erros não forçados no primeiro set a parecia não estar totalmente recuperado das 2h27m de jogo contra Ferrer na noite anterior, começou o segundo set assustando, com três break points no segundo game. E foi nesse momento que Bellucci brilhou.
No primeiro break point, depois de uma bela troca de bolas, executou uma curtinha indefensável. No segundo, fez um saque excelente, que Djokovic devolveu para fora. No terceiro, um ace. Com os três break points salvos, Bellucci jogou mais dois pontos perfeitos e confirmou o saque. O brasileiro não pararia por ali. Dali em diante, foram mais quatro pontos e uma quebra de saque sem que o sérvio anotasse um pontinho sequer.
Uma quebra atrás no segundo set, Djokovic encontra seu jogo
O número 2 do mundo só voltou a vencer no quinto game, mas quando voltou à partida, veio com força total. Mostrando sua consistência costumeira - algo que ainda não tinha acontecido na partida -, Djokovic venceu uma série de ralis e devolveu a quebra, empatando a parcial em 3/3.
O jogo foi igual até o 4/4, e Bellucci esteve a dois games da final, mas o momento já havia mudado a favor do sérvio, que ganhou motivação. Djokovic seguiu firme e mostrou todo seu poder de fogo no décimo game. Atacando o backhand do brasileiro, o sérvio chegou a dois set points. Em outro rali, o número 2 do mundo foi forçado a subir à rede. Bellucci tentou um lob no contrapé, mas Djokovic manteve o equilíbrio e fechou a parcial com um smash.
Ainda mais solto, o sérvio tomou logo as rédeas do set decisivo rapidamente. No segundo game, quebrou o saque de Bellucci e no terceiro, depois de salvar um break point, voltou a confirmar o serviço e abriu 3/0. O brasileiro pediu tempo médico e recebeu atendimento na coxa, mas já não havia muito a fazer. A superioridade do adversário era evidente, e Djokovic disparou no placar. Por 6/1, o sérvio comemorou a escapada e a vaga na decisão.

Milan empata com Roma e conquista o seu 18º scudetto por antecipação

Primeiro título da Série A desde 2003/04 vem na 36ª rodada após 0 a 0 no Olímpico. Rossoneros igualam recorde do time de Fabio Capello em 1993/94

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
milan campeão italiano (Foto: AFP)Festa logo após o apito final: 18º título (Foto: AFP)
O Milan não fez um Campeonato Italiano espetacular, mas pode dizer que sobrou. Com o empate por 0 a 0 contra o Roma, neste sábado, no estádio Olímpico, pela 36ª rodada, os rossoneros se sagraram campeões pela 18ª vez em sua história e, melhor ainda, com três jogos de antecipação.
O resultado joga a equipe para os 78 pontos, contra 69 do Inter de Milão, que não pode mais alcançá-la por perder no confronto direto, primeiro critério de desempate. O Roma, com 60, segue na briga por uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada e terá de torcer contra Lazio, Udinese e Juventus.
Brasileiros em alta
Os brasileiros Thiago Silva, Robinho e Alexandre Pato estiveram em campo e puderam comemorar o primeiro título pelo Milan - o ex-Internacional estava no grupo, mas não participou da conquista do Mundial de 2007. Elogiado pela crítica, o zagueiro foi quem mais atuou dentre os brasucas (30 vezes e ainda marcou um gol).
Titular incontestável e nome da goleada sobre o rival Inter de Milão no segundo turno, Alexandre Pato começou no banco após voltar de uma lesão muscular - problema que o perseguiu durante a temporada -, mas terminou a competição como artilheiro do time, com 14 gols em 22 partidas, ao lado do sueco Ibrahimovic. Robinho, também com grande parcela de importância, anotou 12 e ainda deu três assistências em 32 jogos (24 como titular). Já Ronaldinho Gaúcho, que se transferiu para o Flamengo em janeiro, atuou por 11 vezes na Série A e também deu três passes para gol.
BRASIL MUNDIAL F.C.: baixe o wallpaper do Milan campeão italiano 2010/2011
pato thiago silva robinho milan campeão italiano (Foto: AFP)Pato, Thiago Silva e Robinho seguram a bandeira do Brasil durante a comemoração do título (Foto: AFP)
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Italiano
A conquista quebra um jejum do Milan que durava desde a temporada 2003/04, quando o time comandado por Nesta, Maldini, Kaká e Shevchenko levou o caneco. Desde então, o Internazionale faturou todos os cinco títulos – o Juventus perdeu dois no tribunal. Agora, cada clube de Milão soma 18 scudettos, enquanto a Velha Senhora ainda lidera com ampla vantagem (27).
O fato de não ter sofrido gols significa ainda um recorde para a defesa do Milan, liderada pelo brasileiro Thiago Silva, que igualou à equipe do técnico Fabio Capello de 1993/94. Na ocasião, o Rubro-Negro sofreu somente seis gols em todo o segundo turno (que correspondia 17 jogos). O time atual pode superar essa marca caso “passe em branco” também contra o Cagliari, no San Siro, e o Udinese, no Friuli, nos dois próximos fins de semana.
Roma é melhor na etapa inicial
robinho milan x sampdoria fabio simplicio (Foto: EFE)Fabio Simplício e Robinho: atacante acertou a trave
no segundo tempo, mas comemorou ainda assim
Com Gattuso no lugar de Flamini, autor do gol da vitória sobre o Bologna, o Milan entrou em campo ainda mais ligado à defesa. Mas foi quem teve a primeira boa chance, aos oito minutos. Boateng recebeu de Seedorf e arriscou da entrada da área. A bola passou por cima do gol de Doni, com perigo.
O Roma, no entanto, era melhor e marcava presença no campo ofensivo com maior frequência. Aos 13, Cassetti deu uma linda caneta em Zambrota e cruzou da direita. Vucinic dominou, ajeitou com o peito e emendeu forte. Abbiati se antecipou e fez bela defesa.
Apesar do domínio dos mandantes, os goleiros pouco trabalhavam. Até o fim da etapa final o Roma teve apenas outra boa chance, com Rosi, aos 36 minutos. Ele foi lançado por Simplício, puxou para a esquerda e chutou para a defesa do goleiro.
Robinho acerta a trave, mas 0 a 0 dá título ao Milan
O Milan voltou para a etapa final com Ambrosini e também com postura mais ofensiva, que pôde ser comprovada logo a um minuto, com Robinho. O atacante brasileiro recebeu de Abate, puxou para a direita e emendou na trave esquerda de Doni. No rebote, a defesa do Roma afastou o perigo.
Ambrosini era importante na ligação entre os dois campos e também aparecia com perigo. Aos 14, o meio-campista descolou passe espetacular para Boateng. O ganês tirou demais de Doni e viu a bola passar raspando a trave. Três minutos depois, Ibrahimovic soltou a bomba em cobrança de falta e obrigou o braslieiro a espalmar.
Com qualidade no banco, Allegri pôs Alexandre Pato em campo aos 28 minutos no lugar de Robinho. Artilheiro do time ao lado de Ibra, com 14 gols, o brasileiro praticamente não teve chances. Mas a defesa tratou de afastar qualquer ameaça para garantir mais um scudetto.
massimilano allegri milan campeão italiano (Foto: AP)Técnico Massimiliano Allegri conquistou o scudetto em seu primeiro ano de clube (Foto: AP)
Confira a 36ª rodada completa:
* Horários de Brasília
Sábado
Palermo 2 x 1 Bari
Roma 0 x 0 Milan
Domingo
10h – Bologna x Parma
10h – Brescia x Catania
10h – Cagliari x Cesena
10h – Inter de Milão x Fiorentina
10h – Lecce x Napoli
10h – Udinese x Lazio
15h45 – Genoa x Sampdoria