sábado, 7 de maio de 2011

‘Abusado’, Bruno Fratus dá primeiro passo rumo ao sonho de ser um Cielo

Atleta paulista, que revelou em 2007 o desejo de ser como o ídolo, bate o campeão, mas descarta rivalidade: ‘Tenho mais a ganhar se não peitá-lo’

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
natação bruno fratus mundial de natação (Foto: Satiro Sodré / CBDA)Bruno Fratus vibra com a vitória nos 100m livre,
superando Cesar Cielo (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Bruno Fratus surpreendeu ao alcançar o lugar mais alto do pódio dos 100m livre do Troféu Maria Lenk neste sábado. Mas este é apenas o primeiro passo de um caminho planejado pelo nadador paulista há quatro anos. Quando iniciava sua jornada no clube Pinheiros, em 2007, o “abusado” nadador de 17 anos avisou ao técnico Alberto Silva que seu objetivo era ser igual a Cesar Cielo no futuro. Ao bater o próprio ídolo na final da competição nacional, ele provou que o ousado sonho da adolescência não é tão impossível assim.
GLOBOESPORTE.COM: O técnico Alberto Silva (atual técnico de Cielo) contou que quando você começou a treinar com ele no Pinheiros disse que queria ser como o campeão olímpico e mundial. Você falou isso mesmo?
Bruno: Falei sim,  eu costumava ser um moleque meio abusado (risos). E ainda quero isso. Ganhei uma prova no Troféu Brasil, e o cara ganhou nas Olimpíadas e no Mundial. Ele tem a capacidade de estremecer todo mundo que está ao lado dele.
Após bater Cielo, você falou em vitória mental. O segredo era pensar que é possível superá-lo?
Imagina só estar na posição de desafiante e do seu lado estar Cesar Cielo. As pessoas falam de Popov, de Thorpe. Para mim, Cesar Cielo é o cara da natação nos últimos anos. Ele tem uma mentalidade muito competitiva. Então, imagina como é a pressão de nadar do lado dele. Tem que conseguir manter a calma e ter a frieza necessária para realizar o que pretende.
Em que você procura pensar antes da prova para acreditar que pode vencer até mesmo o recordista mundial?
É segredo, tenho vergonha de contar. Mas sou eu me desafiando. É como se virasse para mim mesmo e desse uns empurrões, uns tapas na cara.
Bruno Fratus natação (Foto: Satiro Sodré / CBDA)Bruno Fratus é só sorrisos após a histórica vitória na competição nacional (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Você vem sendo apontado como o grande rival de Cielo no Brasil. Concorda com isso?
Eu não gosto muito de ser colocado no patamar de rival de um cara como ele. Acho que seria muito mais lucrativo se nós dois fossemos vistos como grandes rivais do resto do mundo. Não acho que deveria ter uma torcida para o Cesar e outra para mim, e sim uma torcida só para o Brasil.
Mas não acredita que, com essa vitória, pode aumentar a pressão sobre você?
Procuro não deixar ter esse tipo de pressão. O Cesar é um cara excepcional. Eu mesmo, quando subi no pódio, agradeci a ele. Acho que se não fosse ele nadando do meu lado, me puxando, talvez não teria conseguido um resultado tão bom. Tenho muito mais a ganhar se não peitá-lo de frente. Tenho muito mais a ganhar se a gente trabalhar junto, se um instigar o outro.
Como é a relação de vocês dois? São amigos?
Eu adoro ele. Já dei muita risada junto dele. Sempre procuro absorver da melhor forma possível tudo o que ele tem para me passar. Tenho muito a aprender com ele. Só tenho mesmo elogios.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário