terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Política do Vasco se agita com nova chapa, críticas e até abaixo-assinado

Correntes ajudam a diretoria de modos distintos, mas se movimentam nos bastidores em meio à crise financeira pela renúncia de Roberto Dinamite

Por André CasadoRio de Janeiro
133 comentários
Avião Renuncie Dinamite Vasco praia faixa (Foto: Fabio Penna / Globoesporte.com)Avião carrega pedido de renúncia de Dinamite
(Foto: Fabio Penna / Globoesporte.com)
O ano virou, mas as páginas escritas recentemente pela gestão de Roberto Dinamite não foram apagadas. O ambiente político já se movimenta intensamente com críticas públicas, nova chapa lançada há um ano e meio da eleição, aproveitadores de plantão e até um abaixo-assinado que sugere a renúncia do presidente ganhando força nos cantos de São Januário. Em meio à grave crise, porém, há quem estenda a mão para tentar ajudar o clube a sair do buraco.
O momento delicado fez com que o torcedores ilustres se reunissem para colocar a mão no bolso e investir enquanto o bloqueio judicial das receitas engessa a saúde financeira. Neste grupo, também existem empresários que não estão ligados à diretoria e vão integrar outras correntes em 2014. A esperança é de que o panorama melhore até fevereiro, caso os advogados consigam reverter o quadro. O atraso de salários chegoua quatro meses.
Presidente do Conselho Deliberativo em exercício, Roberto Monteiro deixou a parceria que estabeleceu com Dinamite e se candidatou ao cargo. Ao mesmo tempo, Pedro Valente, derrotado no pleito passado se afastou de Eurico Miranda. O ex-mandatário, aliás, deu declarações em novembro de que estaria sendo "forçado a voltar ao Vasco" diante das circunstâncias. Ninguém nos bastidores, no entanto, crê que a possibilidade do retorno exista. Já são até sete alianças políticas, criando um cenário inédito na história do clube.
Líder da Cruzada Vascaína, Leonardo Gonçalves confirma a tentativa de atrair conselheiros insatisfeitos para forçar a troca no comando. Ir atrás de um impeachment, no entanto, é algo descartado por ora.
- Poderia haver um interventor pelos próximos meses, seria a melhor saída. Alguém que não se candidatasse na próxima eleição. Estamos colhendo assinaturas, isso serve como um alerta, mas sabemos que é difícil conseguirmos o que queremos agora. Se houver um movimento dos grupos, pode ser. Mas há muito interesse envolvido. Fica complicado - opinou.
O amistoso com o Ajax marcado para o dia 13, em São Januário, começou a ser organizado por Leonardo Gonçalves, que apresentou o vice de marketing Eduardo Machado aos representantes da equipe holandesa que buscavam um adversário no Brasil. A partida também servirá como despedida oficial do ex-meia Pedrinho, revelado na Colina, dos gramados.

Joia 2013: precoce, Marquinhos tenta honrar status de 'The Flash da Colina'

Após 'voar' com Sorato, atacante de 18 anos se orgulha de trajetória recheada de gols e ignora crise financeira: 'Estou no Vasco por amor'

Por André CasadoRio de Janeiro
105 comentários
Marquinhos joia Vasco  (Foto: Reprodução)Marquinhos virou titular há pouco tempo e encantou
todos na base do Vasco (Foto: Reprodução)
Em época de vacas magras, as categorias de base do Vasco devem ser observadas cada vez com mais carinho para cobrir certas lacunas deixadas pela debandada causada pela crise financeira. Um dos nomes cotados para serem promovidos logo após a Copa São Paulo de Futebol Júnior (que começa no dia 4) é Marquinhos, atacante de 18 anos que se destacou no segundo semestre, desde que Sorato assumiu o comando da equipe. Apelidado de "The Flash da Colina", a joia não teme a falta de maturidade. Ansioso por se firmar, diz que desde as primeiras categorias era precoce nos campos de pelada e lembra que, pela baixa estatura (1,67m), costumava enfrentar garotos muito maiores.
Nascido em Campinho, na Zona Oeste da capital carioca, e criado em Bento Ribeiro, bairro em que Ronaldo Fenômeno marcou seus primeiros gols, o garoto se diverte contando que se dividia entre a chupeta, a mamadeira e a bola ainda com quatro anos. O início foi na escolinha de futsal do Madureira, com cinco, na categoria de seis e sete anos. A velocidade sempre foi sua principal característica, mas os gols a cada temporada (fez oito em um só jogo mais de uma vez) é que chamaram a atenção de um olheiro do futsal do Vasco, que o levou aos 13 anos. Daí em diante, novos recordes até ir para o campo. Marquinhos garante que o amor pelo clube supera as dificuldades e pede passagem para as promessas em 2013.
- Eu me sinto bem no Vasco, que sempre apostou em mim e me deu valor. Se espero três meses para receber, por que não esperar quatro ou cinco? O que investiram é muito maior. Estou por amor ao clube, não por dinheiro. Nós ficamos um pouco preocupados com a família, mas não atrapalha em nada no campo. Defendo a camisa do Vasco com o maior orgulho e fico ainda mais motivado porque os caras estão dando oportunidade. Não podemos reclamar disso. Vai depender da gente se firmar e provar o valor para a torcida - disse.
Estou por amor ao clube, não por dinheiro. Nós ficamos um pouco preocupados com a família, mas não atrapalha em nada no campo. Defendo a camisa do Vasco com o maior orgulho e fico ainda mais motivado porque os caras estão dando oportunidade. Não podemos reclamar disso. Vai depender da gente se firmar e provar o valor para a torcida"
Marquinhos, sobre a crise financeira do clube
Articulado, o atacante não gosta de enumerar ídolos na atualidade. Diz que prefere o futebol "à moda antiga", com esquemas ofensivos e correria. Assim, Pelé, Zico, por meio de vídeos, e os mais recentes Zidane e Romário são os que mais encheram seus olhos.
- No Vasco, observava muito o Juninho e tenho uma afinidade legal com o Tenorio, que dá conselhos para mais os jovens. Gostava de ver o Romário, ficava olhando as imagens do Zico, Pelé... do Zidane também. Gostava mesmo do futebol à moda antiga (risos). Era muito bem jogado, correria, e o meu negócio é correr, né? Então estou fazendo a minha parte.
Parceiro de bagunça na concentração, o meia Guilherme Costa, que será puxado para os profissionais já na pré-temporada, tentou inventar apelidos que os companheiros evitam tornar públicos. Principalmente para não ofuscar o "The Flash da Colina", que pegou e Marquinhos repete com orgulho, abrindo um sorriso quando escuta o grito da arquibancada. Na verdade, a ascensão do meio do ano para cá foi mesmo meteórica. Ele era reserva de Yago, mas tomou a vaga e se transformou em peça-chave ao longo das últimas competições.
Mais do que qualquer treinador, Marquinhos dá valor aos ensinamentos de sua mãe, Rita, que o acompanha e apoia desde os primeiros chutes. Além dela, a namorada, Rafaela, e a "sogra", Glória, formam o trio feminino que dá suporte à trajetória que começa a dar frutos.
- Acho que sempre foi um sonho mais da minha mãe do que meu (risos). Ela foi em todas as viagens, todos os campeonatos. É uma torcedora fanática - brincou.
Marquinhos infância arquivo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Marquinhos posa para foto quando já era federado
pelo Madureira (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
É consenso entre os juniores do Vasco que o trabalho desenvolvido pela comissão técnica de Galdino não estava rendendo. Agora, com Sorato e o auxílio fornecido pela estrutura do novo CT de Itaguaí (RJ), tudo mudou. O apreço do atacante pelo chefe é tão grande que ele tem um uma foto antiga do autor do gol do título brasileiro do Vasco, em 1989, na gaveta do quarto.
- O Madureira foi jogar contra o Cabofriense, e o Sorato estava em campo. Tirei foto com ele e guardei. Quando falei, ele ficou surpreso. É um cara superbacana e trabalhador demais. Acho que faltou isso na outra comissão: trabalho. Houve uma revolução agora, está tudo em ordem, nos sentimos mais confiantes e no caminho certo - afirmou.
Para finalizar, mais uma declaração de amor à Cruz de Malta ao ser questionado se sonhava com Europa e riqueza.
- A minha primeira meta é chegar ao profissional, depois me firmar, estar junto com a torcida e ser reconhecido. Isso não tem preço. Quero virar ídolo do Vasco e espero ficar sempre aqui. Não penso em Europa, sinceramente. A cada dia de dificuldade que passamos era uma forma de nos aproximarmos mais. Treinávamos em campo ruim, mas quando tinha um melhorzinho, ficávamos felizes. Esses problemas e essa má fase vão passar. O Vasco é um gigante, não vai ficar em crise. É capaz de mudar essa situação e vai mudar.

Técnico do Tottenham confirma interesse em Damião: 'Está na lista'

André Villas-Boas rasga elogios ao atacante do Internacional e diz que lesões o atrapalharam em 2012. Contato nas Olimpíadas pode ajudar

Por GLOBOESPORTE.COMLondres
20 comentários
Leandro Damião atacante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Leandro Damião está nos planos dos Spurs
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O técnico do Tottenham, o português André Villas-Boas, afirmou nesta terça-feira que o atacante Leandro Damião, do Internacional, está nos planos da equipe londrina na próxima janela de transferências. A tendência é que o Spurs faça uma proposta oficial ao Colorado nas próximas semanas para contar com o goleador neste início de 2013.
- Ele sempre estará em nossa lista - afirmou o treinador.
Durante os Jogos de Londres, Villas-Boas teve a oportunidade de conhecer Damião pessoalmente. O treinador visitou o volante Sandro, que atua em White Hart Lane, companheiro do centroavante na Seleção e ex-colega de Inter.
- Leandro foi espetacular nas Olimpíadas, mas temos interesse também em outros jogadores. Ele tem chamado a nossa atenção com seu progresso. Porém, após Londres, ele se machucou algumas vezes e isso o atrapalhou um pouco - disse.
Presidente do Inter, Giovanni Luigi, em entrevista à Rádio Gaúcha, negou ter recebido qualqer proposta pelo atelta:
- A janela vai abriu agora, mas ela não é a mais forte da Europa. Por enquanto, não recebemos nada. A ideia é manter o jogador.
O Tottenham também está de olho no meia Willian, do Shakhtar Donetsk. Porém, e negociação envolvendo o jogador é complicada por conta do jogo duro que os ucranianos costumam fazer nas negociações envolvendo os seus atletas.

Empresário de Pato garante acerto entre Corinthians e Milan

Timão desembolsará R$ 40 milhões pelo atacante, que deve ser anunciado como reforço ainda nesta semana

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
Alexandre Pato, atacante do Milan (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Agente garante acerto entre Pato, Milan e Timão
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Apenas detalhes separam Alexandro Pato do Corinthians. Ao menos é o que afirma o empresário do jogador, Gilmar Veloz. Ele garante que o Timão chegou a um acerto com o Milan, atual clube do atacante, que deve ser anunciado como reforço alvinegro ainda nesta semana.
- Temos uma reunião nesta quarta-feira com o Adriano Galliani (vice-presidente do clube italiano) e esperamos dar o passo final. Está bem perto. Tudo o que foi solicitado pelo Milan foi aceito pelo Corinthians - disse o empresário, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Para tirar Pato do Milan, o Corinthians vai desembolsar cerca de R$ 40 milhões, R$ 14 milhões a menos do que os rossoneros pagaram ao Internacional para comprar o atacante em 2007. Um fator que pesou a favor do Timão, foi o desejo expresso por Pato de voltar a atuar no futebol brasileiro. O jogador até pressionou o Milan para que as partes chegassem a um acordo.
- Acredito que em dois dias as coisas se definam. A compra é definitiva, jogador de 23 anos ninguém empresta. O Pato teve outras propostas, mas decidiu voltar ao Brasil - disse Veloz.
O desejo de Pato em trocar de clube permitirá que o Corinthians consiga também até um parcelamento na compra dos direitos. O clube tenta dividir o montante em parcelas durante quatro anos para não ter um grande desfalque no caixa imediatamente.
A decisão do atacante de voltar ao Brasil passa também diretamente pelo técnico Tite. O treinador conversou com o jogador algumas vezes por telefone para tentar convencê-lo a deixar a Europa. Ambos são agenciados por Veloz. Longe de corresponder à expectativa criada quando foi contratado, Pato acredita que poderá recuperar prestígio e espaço na Seleção Brasileira com a ida para o Timão.

Papões de títulos, Inter e São Paulo são os campeões de vender craques

Sem cariocas na lista, clubes lideram negociações de 2003 a 2011 com quase R$ 700 milhões. Após saída de Oscar e Lucas, números vão crescer

Por Márcio MaráRio de Janeiro
583 comentários
Os dois clubes têm a seguinte teoria: não sofrem ao vender o ídolo"
Amir Somoggi
O lema para resumir a estratégia de Internacional e São Paulo nos últimos anos poderia ser este: "Craque a gente faz em casa. Ou descobre, ainda novinho, em outro clube, e contrata. Depois vende bem, para montar um time melhor e ser campeão". Assim tem sido. Os números, sejam em cifras ou títulos, mostram que o Colorado e o Tricolor Paulista continuam acertando. Campeões em campo, estão na liderança na hora de fazer um bom negócio, segundo estudo do consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi.
Numa lista sem clubes cariocas entre os oito primeiros, os gaúchos ocupam a ponta. De 2003, primeiro ano do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, até 2011, o Inter faturou R$ 411 milhões. Durante esse período, se desfez de craques e bons jogadores. Alexandre Pato, Nilmar (duas vezes), Alex (meia), Sandro, Giuliano, Taison, Rafael Sobis, Juan, Edinho, Danilo Silva, Walter, Ceará, Jorge Wagner... Juntos, esses jogadores formariam um time de dar inveja.
Info_CLUBES-MAIS-FATURARM-VENDENDO-JOGADORES (Foto: infoesporte)
E o que dizer do São Paulo, segundo em faturamento nas negociações, com R$ 287 milhões? É só escalar as estrelas, a começar por Kaká, vendido em 2003 para o Milan.  Luis Fabiano, Hernanes, Breno, Cicinho, Denílson, Lugano e Ilsinho são os outros destaques de uma relação que, somada à do Inter, totaliza quase R$ 700 milhões.
No ano que passou, os cofres encheram mais ainda após as transferências de Oscar, do Inter para o Chelsea, por € 31,9 milhões (R$ 79 milhões) e Lucas, do São Paulo para o Paris Saint-Germain, por € 43 milhões (R$ 117,8 milhões). Com isso, os dois clubes vão abrir mais vantagem ainda sobre o terceiro colocado, o Cruzeiro, que faturou R$ 275 milhões. E vai ficar mais fácil montar bons times e conquistar títulos, tal como tem acontecido nos últimos anos.
Ao assumirmos, passamos a avisar à torcida que todo ano um grande jogador seria vendido"
Fernando Carvalho
É só olhar para as duas salas de troféus. Se o São Paulo conquistou a terceira Libertadores e o terceiro título mundial de clubes de sua história (ambos em 2005), três Brasileiros (2006, 2007 e 2008) e um Paulista (2005) de 2003 a 2011, o Inter acabou campeão de tudo: levou um Mundial de Clubes (2006), duas Libertadores (2006 e 2010), a Copa Sul-Americana (2008), duas Recopas Sul-Americanas (2007 e 2011) e seis estaduais (2003, 2004, 2005, 2008, 2009 e 2011).
- Os dois clubes têm a seguinte teoria: não sofrem ao vender o ídolo. Abrem mão desse jogador para montar um time competitivo. O São Paulo é formador de jogadores, o Inter trabalha mais com uma rede nacional para contratar jovens promissores. Os resultados têm acontecido. Depois da venda do Lucas e do Oscar, a diferença deles para os outros clubes ainda vai aumentar mais  - afirmou Amir Somoggi.
Presidente do Internacional de 2002 a 2006, Fernando Carvalho ainda ocupou outras funções no clube, como a vice presidência de futebol em 2010. Poucos conhecem a estratégia do Colorado como ele.
- Culturalmente, antes os dirigentes escondiam dos torcedores a venda dos maiores ídolos. Foi assim com Falcão, Taffarel e tantos outros. Quando ficavam sabendo, o negócio já estava feito. Ao assumirmos, adotamos uma política transparente. Passamos a avisar que venderíamos um grande jogador por ano. Não adianta ter um bom e os outros mais ou menos. Foi assim com Pato, Nilmar e os demais. Acabou sendo estratégia de gestão. Equilibrávamos as finanças, o time era sempre competitivo. Ganhamos muitos títulos e dávamos sorte com os substitutos. Quer um exemplo? Vendemos o Bolívar, aí trouxemos o Índio, que inclusive o superou. Também negociamos o Sobis e o Tinga, vieram o Alex, o Vargas...
info correção clubes mais lucraram negociações (Foto: arte esporte)A conversão do euro para real à época da venda foi feita pelos valores do site Oanda.com (Foto: Arte esporte)
Fernando Carvalho acha, inclusive, que o Inter até mudou a sua filosofia no último ano e já deveria ter vendido o astro atual da companhia.
- Se eu fosse o presidente atual, teria negociado o Leandro Damião quando ele estava voando. O Inter recebeu proposta entre 20 e 22 milhões de euros. Agora, ele está mais desvalorizado.
O ex-dirigente colorado garante que não se arrependeu de qualquer venda e considera a de Alexandre Pato, quando já não era mais o presidente, a melhor da história do clube. Em 2007, o garoto de 17 anos foi negociado por € 22 milhões, o que na época rendeu R$ 56 milhões. Nesse período de 2003 a 2011, essa transação só perdeu para a de Robinho, do Santos para o Real Madrid. O atacante, então com 21 anos, saiu por € 24 milhões (R$ 67,8 milhões).
Se eu ainda fosse presidente do Inter, teria vendido o Damião quando estava voando. Agora, está mais desvalorizado"
Fernando Carvalho
O Inter fez outras boas transações para ocupar a ponta. Como a do volante Sandro, para o Tottenham, da Inglaterra, por € 10 milhões (R$ 24 milhões), em 2010; do atacante Taison, no mesmo ano, para o Metalist, da Ucrânia, por € 6 milhões (R$ 13,4 milhões); a do meia Giuliano para o Dnipro, da Ucrânia, por € 10 milhóes (R$ 22,5 milhões), em 2011; e a do meia Alex  para o Spartak Moscou, por € 5 milhões (R$ 15 milhões), em 2009.
Concorrente direto pela liderança, o São Paulo também vendeu bem de 2003 a 2011. Em 2010, o apoiador Hernanes foi negociado para o Lazio, da Itália, por € 13,5 milhões (R$ 30,9 milhões). Três anos antes, o clube cedeu o zagueiro Breno para o Bayern Munique, da Alemanha, por US$ 19 milhões (R$ 33,7 milhões). Bem antes disso, em 2003,  o maior astro são-paulino, o meia Kaká, foi para o Milan pelo valor de € 8,5 milhões (R$ 28, 9 milhões). No ano seguinte, o clube aceitou oferta do Porto de US$ 8 milhões (R$ 16 milhões) e negociou o atacante Luis Fabiano.
- Na época em que o São Paulo vendeu o Kaká, achou que tinha feito um bom negócio. Mas depois se viu que não foi bem assim. Mas é um clube que sabe negociar seus jogadores. Por ser um bom formador, leva vantagem - afirmou Amir Somoggi.
Carrossel_INTER-SAOPAULO_Jogadores-vendidos (Foto: infoesporte)Pato, Nilmar e Alex pelo Inter; Kaká, Breno e Luis Fabiano pelo São Paulo: clubes vendem mas conseguem repor saída de grandes jogadores. Faturam milhões e ganham títulos (Foto: infoesporte)
Montar uma usina para fabricar talentos é o principal motivo, segundo Somoggi, de o Atlético-PR figurar em sexto lugar, à frente de Grêmio e Palmeiras. O clube paranaense procura seguir o exemplo do Tricolor Paulista. E não ter no momento uma divisão de base forte é também a justificativa que o consultor de marketing encontra para os quatro grandes do Rio não aparecerem entre os oito principais vendedores de craques do futebol brasileiro.
- O Atlético-PR pode não ter uma grande torcida, mas montou uma baita estrutura. Com isso, forma jogadores, valoriza os aspectos técnicos. Os clubes do Rio se enfraqueceram nesse sentido. Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo têm menos estrutura para formar jogadores. Deveriam seguir o modelo do Inter.
Quem mais lucrou além do São Paulo com a venda do Lucas foi o Santos. Essa negociação valorizou mais o Neymar"
Amir Somoggi
Mesmo com Inter e São Paulo se isolando mais na ponta dos negócios,  Amir, que elogiou também Cruzeiro e Corinthians, prefere a política do Santos, o quinto colocado em faturamento na venda de jogadores. 
- O Santos está copiando o padrão dos grandes clubes europeus, que conseguem manter o grande astro da equipe. É o que o Barcelona faz com o Messi, o Real Madrid com o Cristiano Ronaldo...  Fez bem em não vender ainda o Neymar. A torcida fica feliz, o jogador fica feliz, títulos vêm. O jogador se valoriza. Quem mais lucrou com a venda do Lucas para o PSG, além do São Paulo, foi o Santos. Essa negociação valorizou ainda mais o Neymar. Imagina quanto ele não vai valer agora... O ídolo é importante. Se o Oscar tivesse ficado mais tempo no Inter, poderia ser um ídolo como o Falcão. Vou dizer uma coisa: o Santos tem mais potencial de globalização do que o Flamengo, por exemplo - disse o consultor de marketing, que, tal como o torcedor, sonha ver os clubes brasileiros com futebol mais poderoso dentro de campo.

São Paulo confirma acordo milionário e apresenta nova camisa no dia 17

Clube vai receber R$ 108 milhões nos três anos de contrato com a Penalty, e já fará estreia no Campeonato Paulista, contra o Mirassol, de roupa nova

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
181 comentários
Camisa São Paulo (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Nova camisa do São Paulo, da Penalty, será
apresentada no dia 17 de janeiro (Foto: Divulgação)
O Sâo Paulo confirmou em seu site que a Penalty é sua nova fornecedora de materiais esportivos. O contrato tem validade de três anos e renderá R$ 36 milhões por temporada ao clube. O negócio já havia sido fechado há mais de dois meses, mas o Tricolor esperou o fim do vínculo com a Reebok, parceira nos últimos sete anos, para fazer o anúncio.
O novo uniforme será apresentado no dia 17 de janeiro, em evento para jornalistas e convidados. Sua estreia será na primeira rodada do Campeonato Paulista, dia 19, diante do Mirassol. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time vai usar uma camisa diferente da que será feita para a temporada, muito mais simples.
No anúncio, clube e empresa ressaltaram o fato de terem conquistado juntos o bicampeonato da Libertadores e mundial, em 1992 e 93, e se dizem certos de novos títulos na reedição da parceria. A Penalty estava afastada do futebol e, em vez de voltar em diversos clubes, optou por um contrato grande com o São Paulo.
Inicialmente, o acordo gerou repercussão negativa entre alguns departamentos do Tricolor, em razão da menor ressonância internacional da marca, em comparação à Nike e Adidas, fornecedores dos rivais Corinthians, Santos e Palmeiras. Entretanto, o valor do contrato e uma disposição em ouvir os especialistas do clube afastaram a rejeição.
Uma das principais novidades do contrato será uma camisa em tons de vermelho, que será usada em uma única partida, no mês de março, para celebrar a inauguração do Morumbi com todos os seus assentos nessa cor. Na ocasião, haverá um evento com o ato simbólico do presidente Juvenal Juvêncio colocando a última cadeira vermelha.
Como o estatuto do São Paulo não permite que o clube entre em campo com um uniforme titular sem as listras horizontais, elas estarão "camufladas" pelos tons de vermelho, só poderão ser notadas de perto. A aprovação do uniforme foi defendida pelo diretor de marketing Rui Branquinho perante o Conselho, em reunião em dezembro.

Pelaipe confirma conversas com Nenê, e Léo Moura deve renovar

Diretor executivo espera avançar nas negociações por reforços a partir desta quarta-feira. Acordo com o lateral, segundo ele, está mais próximo

Por Richard SouzaRio de Janeiro
161 comentários
Lucas e Nenê (Foto: Reprodução / Instagram)Nenê e Lucas acompanham jogo de tênis no Catar
(Foto: Reprodução / Instagram)
A partir desta quarta-feira, dia 2 de janeiro, a nova diretoria do Flamengo começa a trabalhar efetivamente no clube. Além de ocupar a cadeira da presidência, Eduardo Bandeira de Mello poderá colocar em prática as primeiras decisões dele e de sua equipe. O diretor executivo de futebol rubro-negro, Paulo Pelaipe, espera avançar nas tentativas de contratação. A do meia-atacante Nenê, por exemplo, é uma delas. Conforme informou o blog Primeira Mão, as conversas estão adiantadas. O atleta, que decidiu deixar o  Paris Saint-Germain, buscou referências sobre o Flamengo com jogadores do atual elenco. Pelaipe confirma que há uma negociação, mas é cauteloso.
- As conversas com ele (Nenê) existem, mas ainda não tem nada definido. Isso está sendo conduzido pelo Wallim. Existem muitas outras sondagens e conversas. Estamos no mercado, mas só a partir dessa quarta-feira é que vamos começar a trabalhar no clube, vamos assinar e oficializar propostas - disse o dirigente.

No último domingo, o empresário do jogador, Gilvan Costa, confirmou que existe uma negociação em andamento com o Flamengo. O clube carioca, segundo ele, inclusive já fez uma proposta, por meio de seu vice-presidente de futebol, Wallim Vasconcellos, mas ela não foi aceita. Nova rodada de conversas deve ocorrer nos próximos dias. O Santos, de acordo com Gilvan, também está na parada e com uma oferta muito parecida com a do Flamengo.
Enquanto a situação não se define, Nenê está em Doha, no Catar, onde o PSG faz a intertemporada durante a pausa de fim de ano do calendário europeu.

Renovação de Léo Moura mais perto
Léo Moura férias Disney jogadores (Foto: Reprodução / Twitter)Léo Moura passou parte das férias nos Estados
Unidos (Foto: Reprodução / Twitter)
Nesta quarta-feira também será definido o futuro de Léo Moura. O contrato do lateral-direito terminou nesta segunda e as partes negociam a renovação. Léo e seu empresário, Eduardo Uram, ouviram a oferta da nova diretoria rubro-negra e fizeram uma contraproposta. O jogador espera chegar a um meio termo para permanecer.

Com a mudança de gestão, a ampliação do vínculo por mais dois anos e o aumento de salário, prometidos ao jogador pela antiga diretoria, estão descartados. O novo vice de futebol do clube, Wallim Vasconcellos, e Paulo Pelaipe propuseram a renovação por um ano, com redução salarial. Léo também não receberia as luvas referentes ao novo acordo. Na contraproposta apresentada, o jogador e seu agente tentam equilibrar o negócio. O que está em discussão é quanto o atleta terá de ceder. Pelaipe crê na renovação.
- Vamos nos reunir com o Uram e a situação será definida nesta quarta. A situação evoluiu, e o meu sentimento é de que vai haver a renovação. Essa é a tendência - afirmou.
O grupo do Flamengo se reapresenta na manhã de quinta-feira, no Ninho do Urubu.