terça-feira, 21 de junho de 2011

Empresa alerta para ingressos falsos na final da Libertadores

"Ingresso Fácil" divulga o número de série dos bilhetes que foram roubados em Santo André e que não serão válidos para o jogo no Pacaembu

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A “Ingresso Fácil”, empresa responsável pela venda dos ingressos do segundo jogo da final da Taça Libertadores entre Santos x Penãrol, alerta os torcedores a não comprarem de cambistas, já que há o risco de vários bilhetes terem sido falsificados após o assalto ao Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, na madrugada do dia 15 de junho.
A empresa afirma ter controle total sobre os ingressos roubados. Para que nenhum interessado em ir ao jogo seja prejudicado, a Ingresso Fácil forneceu publicamente os números de série dos ingressos que fazem parte da carga roubada em Santo André - que são, portanto, falsos.
São eles: CR 00015402 a 00015600 / e CI 00199201 a 00199400
Esses números de série podem ser identificados na lateral direita superior do ingresso, como apontado na imagem abaixo.
Reprodução do ingresso da final da Libertadores (Foto: Reprodução)Reprodução do ingresso da final da Libertadores (Foto: Reprodução)

Santos terá Ganso e Léo para a finalíssima da Libertadores

Muricy Ramalho evita ‘cravar’ retornos, mas dá sinais de que terá atletas de volta ao time contra o Peñarol

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP
Ganso treino Santos (Foto: Ag. Estado)Ganso: recuperado fisicamente (Foto: Ag. Estado)
No último treino antes da final da Taça Libertadores, marcada para as 21h50m desta quarta-feira, no Pacaembu, contra o Peñarol, chamou a atenção uma reunião promovida pelo técnico Muricy Ramalho no campo do CT Rei Pelé. Entre 12 jogadores de linha, ele orientava o time para jogadas de bola parada. Na coletiva de imprensa, pouco depois da atividade, Muricy comentou sobre o assunto. E evitou “cravar” as escalações de Ganso e Léo no time.
- O Ganso está treinando bem, não sente nada quando mexe com bola, que era o que mais nos preocupava. Pode faltar ritmo de jogo e condição física ideal, mas se nada acontecer até amanhã, deve jogar – afirmou o treinador santista, lembrando que o meia ficou mais de um mês e meio fora do time por conta de um problema na coxa direita.
A atividade especial, antes do rachão, levou cerca de 15 minutos. No treino, a jogada mais ensaiada era a de bolas alçadas contra a defesa santista. Na reunião no gramado, além de Léo - recuperado de um problema no tornozelo esquerdo - e Ganso, que devem voltar ao time, Muricy chamou Alex Sandro e Pará. Caso os dois primeiros não possam atuar, seus suplentes estarão preparados para a disputa, explicou o treinador.
- Queria posicionar a bola parada. Eu não sei trocar os jogadores sem treiná-los. Por isso chamei o Alex Sandro e o Pará para o trabalho de posicionamento. Se os outros dois não jogarem, eles já sabem o posicionamento.
Precisando vencer para ficar com o tricampeonato da Libertadores, o Santos deve jogar com o que tem de melhor à disposição. Com um problema na coxa direita, Jonathan é o único que segue fora da equipe. Edu Dracena, suspenso no 0 a 0 no Centenário, retorna ao time. Assim, o Peixe deve entrar em campo com: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
  treino santos (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM) Muricy reuniu 12 jogadores de linha no meio-de-campo (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

Enquanto Cauã surfa, Grazi Massafera se bronzeia em praia carioca

Casal esteve no Recreio dos Bandeirantes.
Do EGO, no Rio
Tamanho da letra

Grazi Massafera e Cauã Reymond na praia

Grazi Massafera e Cauã Reymond curtiram a terça-feira, 21, ensolarada na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Enquanto o namorado - que vem arrancando suspiros como o Jeusíno de "Cordel Encantado" - surfava, Grazi aproveitou para pegar uma corzinha.

. GALERIA: Veja mais fotos de Grazi e Cauã na praia

Grazi está de férias desde o fim de "Tempo Modernos e já está escalada para a nova novela de Miguel Falabela, com estreia prevista para outubro.

Será que você e seu namorado parecem com Grazi e Cauã? Faça o teste!
  
Adilson Lucas  /-Ag news

Estilosa, Grazi chegou à praia usando macaquinho zul e camisa branca


Adilson Lucas  /-Ag news

Cauã e Grazi ajeitando o local onde vão ficar


Adilson Lucas  /AG.  News

Enquanto Cauã surfava...


Adilson Lucas  /-Ag news

... Grazi se bronzeava



Adilson Lucas  /-Ag news

... e passava o tempo falando ao celular



Adilson Lucas  /AG.  News

Grazi  e Cauã conversam enquanto ele descansa


Adilson Lucas  /AG.  News

Bronze frente e verso


Adilson Lucas  /AG.  News

Grazi e Cauã se preparam para ir embora

 
Adilson Lucas  /-Ag news

Simpático, Cauã acena para o fotógrafo que está no local

Em recuperação no Timão, Adriano faz pilates e trabalho na piscina

Atacante já pode fazer treinos com maior carga depois de ter retirado a proteção no tendão do pé esquerdo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Não são apenas os jogadores à disposição de Tite que sofreram nesta terça-feira com intensos trabalhos físicos pela manhã, no CT Joaquim Grava, em São Paulo. Depois de passar o fim de semana com a família, no Rio de Janeiro, o atacante Adriano intensificou as atividades de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, realizada em 20 de abril.
O jogador retirou a bota imobilizadora no dia 3 de junho e passou a uma nova fase do tratamento. Sem a proteção, o atleta foi liberado para exercícios de pilates, utilizando um elástico em uma prancha móvel, e outro na piscina do centro de treinamentos alvinegro. Ele foi acompanhado pelo fisioterapeuta Caio Mello.
Neste período, a fisioterapia é mesclada com trabalhos para a perda de peso, principalmente o “transport”, aparelho que ajuda a evitar um grande impacto no local operado. Nas contas do departamento físico, o Imperador precisa perder cerca de 10kg para ter condições de atuar.
Ainda não há previsão para que Adriano faça treinos no gramado. Ele só será liberado depois que a musculatura estiver adequada para suportar os movimentos, evitando assim possíveis novas lesões.
Em uma avaliação do médico Joaquim Grava, responsável pela intervenção cirúrgica, o centroavante só poderá jogar a partir do mês de setembro. A diretoria de futebol chegou a cogitar a antecipação para agosto, mas o corpo clínico do clube descartou essa possibilidade.

Entra em ação o Renato Gaúcho 'manager' no Grêmio

Técnico participa das negociações para contratação de reforços

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
renato gaúcho grêmio x vasco (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)Renato passou o dia conversando com possíveis
reforços (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)
Das 8h às 17h o técnico Renato Gaúcho manteve-se restrito aos gabinetes do vestiário principal do Estádio Olímpico, enquanto os jogadores treinavam em dois turnos no gramado suplementar. Mas ele não estava se protegendo da baixa temperatura e do vento constante que marcaram o início do inverno nesta quarta-feira em Porto Alegre. O treinador do Grêmio entabulava conversas com os dirigentes tricolores, em busca de reforços.
Renato Gaúcho age como os ‘managers’ europeus – técnicos que lideram o trabalho do departamento de futebol, como faz Sir Alex Ferguson no Manchester United, ou José Mourinho no Real Madrid. Durante nove horas ele fez contatos com jogadores, perguntou se eles se interessavam em defender o Grêmio, procurou informações sobre a conduta deles fora de campo, e passou aos dirigentes – principalmente ao assessor de futebol, César Cidade Dias – as informações.
- Hoje vocês talvez nem tenham imagens minhas no campo, porque estou desde às 8h no clube conversando com a diretoria sobre reforços. Sugeri vários nomes. Agora, eles têm de contratar. Os nomes eu coloquei, as posições eu coloquei. Jamais vou falar que o grupo está fechado. O grupo nunca se fecha (...) Hoje praticamente tirei o dia para ficar aqui dentro trocando ideias com a diretoria, principalmente com o César Dias. Fiz alguns contatos, passei nomes, e agora é com eles, porque amanhã volto para o campo. Espero que até quinta-feira no máximo tenhamos novidades, porque precisamos de novidades. Precisamos trazer jogadores, agora é com eles – afirmou.
Segundo Renato Gaúcho, entretanto, isso não se trata de um ultimato. Ele quer reforços, gostaria de receber novidades até quinta-feira, mas não quer pressionar os dirigentes:
- Quem sou eu para dar ultimato. Se eu der ultimato eles me mandam embora. Mas é a necessidade. Não dá mais para esperar, tem de se mexer. Está difícil para todo mundo. Quanto mais esperar, pior é. Falei que com este grupo podemos ficar entre os dez primeiros. Mas eu já penso como o torcedor, não me contento em ficar entre os dez.
Espero que até quinta-feira no máximo tenhamos novidades, porque precisamos de novidades. Precisamos trazer jogadores, agora é com eles"
Renato Gaúcho
O técnico do Grêmio não vê problemas em agir como uma espécie de ‘manager’ informal do clube, o técnico que vai além do planejamento tático, e participa das decisões do futebol.
- Esse estilo é meu, eu sempre procurei fazer isso. Teve vários jogadores que o Grêmio estava em dificuldade para trazer, eu telefonei, e resolveu rapidinho. Essa história que o treinador não deve se meter eu discordo. Deve se meter, sim. Até porque se o clube está trazendo um jogador que o treinador não quer, ele tem de dizer. O que vale é a palavra do treinador, até porque é a cabeça dele que está em jogo. Ele que vai saber se o jogador será importante para o esquema tático. Não vejo nada demais nisso (...) Eu dou as coisas mastigadinhas para a diretoria. Primeiro eu vejo com o jogador se ele está afim de jogar no Grêmio. Depois faço o levantamento do histórico dele, do comportamento dele. Aí entrego para a diretoria. O dinheiro é com eles. Eu dou os nomes. Se for necessário eu entro na parada. Ano passado entrei várias vezes – justificou.
Como o assunto era contratação, Renato Gaúcho aproveitou para descartar nomes especulados – como o do atacante colorado Rafael Sobis, ou o do meia argentino Cañete, do chileno Universidad Católica.
- O Rafael Sobis é um grande jogador, mas é do rival. Com todo respeito, não nos interessa, porque é jogador do Inter (...) As cinzas do vulcão trouxeram notícias a mais para vocês (risos). Vocês me conhecem: eu só falo do jogador quando assina contrato. E não adianta vir aqui falar a cada nome que vocês falam. Os nomes que nos interessam são nossos, são sigilosos, não saem daqui. Os nomes que têm saído aí não estão na nossa lista – concluiu.

Juninho treina faltas e vira o centro das atenções em São Januário

Fagner diz que todos querem observar para aprender com o Reizinho, que executou 35 cobranças

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Perto do fim do treino do Vasco, Juninho juntou algumas bolas na entrada da área e ajeitou a barreira móvel. Quando todos se deram conta que o Reizinho iria cobrar faltas, as atenções se voltaram para ele. E foi assim durante os 35 chutes que ele executou. Jogadores como Bernardo, Fellipe Bastos e Fagner pararam o que estavam fazendo para observar.
Juninho Pernambucano treina faltas (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Juninho Pernambucano treina faltas em São Januário (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
Fagner disse que todos querem acompanhar Juninho para aprender algumas técnicas. Um dos que mais treina, o lateral admitiu que agora tem mais é que parar e analisar mesmo.

- É muito legal observar um cara com uma qualidade tão grande. Nós que normalmente treinamos as cobranças ficamos até brincando. Agora temos que sentar e ficar aprendendo para não passar vergonha - disse o lateral-direito.

Juninho está ajustando a pontaria para quando tiver que entrar em campo. Das 35 cobranças, ele marcou sete gols e mandou 15 para fora. Três bateram na trave e mais três acertaram a barreira. Os goleiros Diogo Silva e Alessandro fizeram sete defesas.

Nesta terça faz um mês que o jogador entrou em campo pela última vez. O contrato com o Vasco começa a valer dia 1 de julho, data que ele poderá ser inscrito na CBF. O camisa 8 já declarou que gostaria de estrear no dia 6 de julho, contra o Corinthians, apesar de o jogo ser no Pacaembu.

Em busca da 1ª vitória em 2011, Alonso espera Ferrari forte em Valência

Depois de um início de temporada complicado, espanhol acredita que equipe brigará pelas primeiras posições no GP da Europa, neste fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
fernando alonso ferrari gp do canadá (Foto: agência Getty Images)Alonso ainda busca sua primeira vitória na
temporada 2011 (Foto: agência Getty Images)
Fernando Alonso está confiante no desempenho da Ferrari no GP da Europa, em Valência, neste fim de semana. O piloto espanhol, que lutou pelas primeiras posições nas últimas duas corridas, em Mônaco e no Canadá, acredita que a equipe tem condições de chegar à primeira vitória na temporada em 2011.
- Eu sei que nossos torcedores estão ansiosos, esperando nossa primeira vitória na temporada e eu posso assegurar que nós pensamos o mesmo. Nas últimas duas corridas, nós mostramos que éramos claramente capazes de vencer e, especialmente em Mônaco, chegamos muito perto disso. Embora eu acredite que, mesmo no Canadá, eu podeis ter lutado até o fim, por conta do que aconteceu no treino classificatório. Agora, nós vamos para a pista com características semelhantes a Montreal e não há razão para que não possamos ser competitivos aqui também – afirmou o espanhol ao site da Ferrari.
O bicampeão mundial também conta com o fim de sua maré de azar. Depois de um início de temporada complicado, Alonso espera ter mais sorte em Valência.
- Eu sempre acredito que sorte e azar se equilibram no fim do ano e talvez essa regra não escrita também se aplique às corridas. Se este for o caso, eu ficaria muito feliz se meu azar do ano passado fosse pago agora! Na verdade, parece que, no geral, a sorte ainda não apareceu no nosso caminho nesta temporada. Em Montreal, nada deu certo – disse o piloto.

Sem repetir drama de 2010, Federer vence na estreia em Wimbledon

Ex-número 1 do mundo busca o sétimo título na grama do All England Club

Por SporTV.com Londres
Em 2010, Roger Federer esteve a três pontos de uma histórica eliminação na primeira rodada em Wimbledon. Este ano, o suíço dispensou o drama. Com uma atuação sólida, o atual número 3 do mundo derrotou o cazaque Mikhail Kukushkin (61 do ranking) em três sets e avançou à segunda rodada no Grand Slam britânico. As parciais foram 7/6(2), 6/4 e 6/2.
Roger Federer tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)Roger Federer usou sua direita com a eficiência de sempre (Foto: Getty Images)
Campeão seis vezes na grama londrina (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009), Federer busca seu sétimo troféu em Wimbledon. Se triunfar, o suíço igualará os maiores vencedores da história do evento: William Renshaw e Pete Sampras.
O duelo desta terça-feira foi equilibrado apenas no primeiro set - enquanto Kukushkin conseguiu manter seu serviço. A parcial foi para o tie-break, que só foi empatado até o quarto ponto. Federer disparou no placar, venceu cinco pontos seguidos e fez 7/2.
No segundo set, Federer não demorou para quebrar o saque do adversário. Kukushkin ainda conseguiu, finalmente, seus primeiros break points, mas não teve sucesso na hora de convertê-los. Sem bobear, o ex-número 1 fez 6/4 e abriu 2 sets a 0.
A última parcial pareceu uma formalidade. Federer jamais perdeu um jogo depois de abrir 2 sets a 0 em um Grand Slam, e Kukushkin não seria o primeiro a conseguir a façanha. Por 6/2, o suíço selou a fatura e passou para a segunda rodada do torneio. Seu próximo rival será o vencedor da partida entre o irlandês Conor Niland e o francês Adrian Mannarino.
Verdasco salva match point e vira jogo de cinco sets
Só depois de ver o tcheco Radek Stepanek abrir 2 sets a 0 é que o espanhol Fernando Verdasco conseguiu iniciar uma reação. Mesmo assim, depois de vencer a terceira parcial, o atual número 22 do mundo ainda teve de salvar um match point no quarto set para se manter vivo. Stepanek, que teve dois coleios para matar o jogo, mas não aproveitou, acabou sucumbindo no quinto set. Por 2/6, 4/6, 6/3, 7/6(6) e 9/7, Verdasco enfim avançou à segunda rodada.
Na próxima fase, o espanhol vai encarar holandês Robin Haase, que avançou mais rapidamente ao superar, em três sets, o também espanhol Pere Riba: 6/4, 6/4 e 6/4.

Ao estilo vagalume, Ronaldinho tem mais apagão do que brilho no Fla

Em 23 jogos, camisa 10 fez sete gols, teve poucas atuações de destaque e virou alvo das vaias da torcida

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Foram 23 jogos, sete gols e momentos de vibração com a conquista do Campeonato Carioca. Mas uma análise fria das partidas de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo traz a constatação: o camisa 10 deixou a desejar na grande maioria das atuações. No efeito vagalume, o jogador fica mais apagado do que brilha.
montagem Ronaldinho Gaúcho momentos (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho Gaúcho 'vagalume': estreia empolgante, derrota para o Ceará, título da Taça Rio e substituição contra o Botafogo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
No empate sem gols com o Botafogo no último domingo, Ronaldinho não conseguiu nenhuma finalização e foi substituído pela segunda vez durante uma partida desde que chegou ao Rubro-Negro (a primeira fora em 13 de fevereiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Resende). O Gaúcho ouviu as vaias da torcida, que já o perseguira no primeiro jogo contra o Ceará, derrota por 2 a 1, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Foi mais um clássico em que ele passou em branco. Em cinco confrontos com rivais cariocas, não marcou uma vez sequer (três jogos contra o Bota, um contra o Fluminense e um contra o Vasco).
Nas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, os números de R10 indicam para um dado curioso: o jogador cometeu quase o mesmo número de faltas que sofreu: ele fez nove e recebeu dez. Diante do Botafogo, foi vítima de três faltas, enquanto cometeu cinco.
O camisa 10 acertou 141 passes e errou 27 no Brasileirão. Nas cinco primeiras partidas, finalizou apenas 14 vezes, sendo que balançou as redes em duas oportunidades (contra Avaí e Bahia).
O astral de Ronaldinho também mudou. Se antes exibia um largo sorriso até mesmo quando alguma jogada não saía dentro do esperado, ele agora se mostra irritadiço com companheiros e árbitros. A postura não é a mesma. O Ronaldinho dos primeiros jogos pelo Flamengo, mesmo sem ritmo, quase sempre era elogiado pela disposição e entrega. Muitas vezes trocou dribles por carrinhos. Agora, parece desinteressado, disperso.
O GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento de todas as partidas do jogador pelo Flamengo. Abaixo, o internauta confere, jogo a jogo, o desempenho do meia-atacante.
atuações ronaldinho gaucho (Foto: ArteEsporte)As atuações de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo (ArteEsporte)
Jogo 1: Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu. Dia 2 de fevereiro
Na sua estreia com a camisa rubro-negra, ainda pela Taça Guanabara, Ronaldinho demonstrou falta de ritmo, mas buscou jogo, finalizou e tentou algumas jogadas de efeito. A atuação foi apenas regular.
Jogo 2: Boavista 2 x 3 Flamengo. Dia 6 de fevereiro
Em cobrança de pênalti, o camisa 10 marcou seu primeiro gol pelo Flamengo no estádio Moacyrzão, em Macaé. Ronaldinho ainda apareceu em algumas jogadas de bola parada, mas caiu de produção no segundo tempo e só foi notado ao levar cartão amarelo depois de cometer uma falta dura sobre Roberto Lopes.

Jogo 3: Flamengo 1 x 0 Resende. Dia 13 de fevereiro
Na sua terceira partida, pouco acrescentou na armação de jogadas. Uma cobrança de falta foi o que de melhor fez na vitória com um gol de Deivid. Na etapa final, foi substituído por Muralha.
Jogo 4: Murici-AL 0 x 3 Flamengo. Dia 16 de fevereiro
Na estreia do Rubro-Negro na Copa do Brasil, Ronaldinho marcou o primeiro gol na vitória por 3 a 0. Depois de um primeiro tempo fraco, o camisa 10 fez de cabeça e teve atuação apenas razoável.
Jogo 5: Flamengo 1 x 1 Botafogo. Dia 20 de fevereiro
Na semifinal da Taça Guanabara, o time da Gávea se classificou para a decisão ao vencer o Alvinegro por 3 a 1 na disputa por pênaltis. Ronaldinho recebeu forte marcação de Rodrigo Mancha. Não conseguiu nada além de um bom passe e duas finalizações defendidas por Jefferson. O camisa 10 teve participação discreta na partida e não chegou a cobrar o seu pênalti, pois era o último de lista.
Jogo 6: Flamengo 1 x 0 Boavista. Dia 27 de fevereiro
Na decisão da Taça Guanabara, Ronaldinho, enfim, foi decisivo. Foi dele o gol que assegurou o título para o Flamengo, em cobrança de falta. Mas, como centroavante, demonstrou pouca inspiração e esteve longe de apresentar um bom futebol.

Jogo 7: Flamengo 3 x 2 Olaria. Dia 5 de março
Depois de receber passe de Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho fez 2 a 1 para o Flamengo. O camisa 10 buscou se movimentar, mas teve atuação apenas razoável.
Jogo 8: Bangu 1 x 2 Flamengo. Dia 10 de março
De pênalti, fez o primeiro gol da partida. Teve apenas alguns lampejos em passes para Thiago Neves, e apareceu mais pela reclamação ao levar uma entrada mais forte de China.
Jogo 9: Flamengo 0 x 0 Fluminense. Dia 13 de março
No seu primeiro Fla-Flu, Ronaldinho conseguiu um chute rente à trave. No mais, não aproveitou os espaços e não ameaçou o gol tricolor.
Jogo 10: Fortaleza 0 x 3 Flamengo. Dia 16 de março
R10 passou em branco na Copa do Brasil, mas conseguiu alguns bons passes e participou da jogada do gol de Renato, quando rolou para o volante finalizar de fora da área. Mas Ronaldinho esteve longe de desequilibrar.
Jogo 11: Flamengo 3 x 3 Madureira. Dia 27 de março
O jogador conseguiu apenas uma boa finalização. Teve atuação apagada, a torcida demonstrou irritação com o time, mas o camisa 10 não foi alvo de vaias.
Jogo 12: Duque de Caxias 0 x 2 Flamengo. Dia 2 de abril
Ronaldinho arriscou finalizações, criou boas situações de gol, mas chegou a perder grande chance, com o gol vazio. O jogador teve boa participação, mas longe de ser brilhante.
Jogo 13: Botafogo 0 x 2 Flamengo. Dia 10 de abril

No seu terceiro clássico, Ronaldinho novamente não balançou a rede. No primeiro tempo, o jogador conseguiu um bom cabeceio, mas o que chamou atenção foi uma entrada desleal em João Filipe, que rendeu o quinto cartão amarelo no Campeonato Carioca.
Jogo 14: Flamengo 1 x 1 Macaé. Dia 17 de abril
No último lance da partida que estava empatada por 1 a 1, ele desperdiçou um pênalti ao bater por cima do travessão. O camisa 10, porém, cobrou a falta que originou o gol de Jean.
Ronaldinho perde pênalt Flamengo (Foto: Agência Lance)Ronaldinho  perdeu pênalti contra o Macaé, na Taça Rio (Foto: Agência Lance)
Jogo 15: Flamengo 1 x 1 Horizonte. Dia 20 de abril
No Engenhão, o Flamengo não saiu do empate. Ronaldinho Gaúcho ficou completamente apagado em campo e perdeu uma chance incrível nos últimos minutos do jogo.
Jogo 16: Vasco 0 x 0 Flamengo. Dia 1º de maio
Na decisão da Taça Rio, ele voltou ao time depois de desfalcar a equipe em duas partidas por conta de um problema no joelho esquerdo. O melhor momento do camisa 10 foi quando cobrou bem uma falta para defesa de Fernando Prass. Na disputa por pênaltis, novamente não chegou a bater, já que o Rubro-Negro conseguiu a vitória antes da última cobrança.
Jogo 17: Flamengo 1 x 2 Ceará. Dia 5 de maio
Pouco depois da conquista do Carioca, o time foi derrotado em pleno Engenhão e, pela primeira vez, Ronaldinho foi alvo das vaias da torcida. “A vaia não foi só para mim, mas para o time todo”, declarou o jogador. O camisa 10 teve atuação nula, e o Flamengo perdeu a invencibilidade em 2011.
Jogo 18: Ceará 2 x 2 Flamengo. Dia 11 de maio
Na partida de volta, o craque teve boa participação, se movimentou bem, buscou jogo. O primeiro gol de Thiago Neves saiu depois de belo passe dele. Ainda cobrou falta com perigo no segundo tempo.
Jogo 19: Flamengo 4 x 0 Avaí. Dia 21 de maio
O melhor jogo com a camisa rubro-negra. Na estreia do time no Brasileirão, Ronaldinho brilhou, fez um belo gol, deu passe para outro de Diego Maurício, distribuiu dribles e saiu aplaudido pela torcida em Macaé. O jogador foi eleito o melhor da rodada no Troféu Armando Nogueira.
ronaldinho gaucho flamengo calcanhar avaí (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Contra o Avaí, o melhor jogo dele pelo clube: gol, assistência e dribles (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Jogo 20: Bahia 3 x 3 Bahia. Dia 29 de maio
Ronaldinho fez um gol no empate com o Bahia, após cruzamento de Galhardo. Depois, o camisa 10 errou um passe que originou um contra-ataque do Tricolor baiano e no gol de Jobson.

Jogo 21: Flamengo 1 x 1 Corinthians. Dia 5 de junho
Na partida que marcou a despedida de Petkovic, Ronaldinho Gaúcho ‘cavou’ a falta que originou o gol de Renato. Depois, conseguiu acertar a trave. E foi só. Mais uma vez esteve longe de ser o fator de desequilíbrio.

Jogo 22: Atlético-PR 1 x 1 Flamengo. Dia 12 de junho
O jogador foi mal no empate. Com Thiago Neves e Bottinelli sem inspiração, ele também não conseguiu dar qualidade ao meio-campo e ao ataque do Flamengo. Pouco se movimentou e teve atuação apagada.
Jogo 23: Flamengo 0 x 0 Botafogo. Dia 19 de junho Ronaldinho Gaúcho teve nova atuação abaixo da média, foi pouco efetivo e cometeu mais faltas do que sofreu. Substituído aos 42 minutos do segundo tempo para a entrada de Wanderley, foi alvo de muitas vaias da torcida pela segunda vez no ano.

Meu Jogo Inesquecível: vitória nos pênaltis do Timão faz Pe Lanza chorar

Vocalista da banda Restart não esquece vibração da torcida no triunfo por 2 a 1 (5 a 4 nas cobranças) sobre Botafogo, pela semi da Copa do Brasil 2008

Por Thiago de Lima Rio de Janeiro
Roxo, verde, amarelo, azul, laranja... O visual de Pe Lanza (Pedro Gabriel Lanza Reis), vocalista da banda Restart, e dos demais integrantes do conjunto, costuma ser bem colorido nos palcos e apresentações musicais. Mas quando o assunto é futebol, o cantor deixa os trajes exóticos e fica no tradicional preto e branco mesmo para declarar seu amor pelo Corinthians.
Apaixonado pelo clube, Pe Lanza está tentando se acostumar a assistir aos jogos pela televisão. Da rotina de acompanhar todas as partidas do Timão no estádio, o vocalista reconhece que o aumento no número de shows e viagens da banda pop-rock, criada em agosto de 2008, deixa o tempo cada vez mais escasso. Mas ele ainda se emociona quando lembra dos momentos vividos junto ao “bando de loucos” nas arquibancadas e recorda uma decisão nos pênaltis contra o Botafogo, pela semifinal da Copa do Brasil de 2008 (confira os melhores momentos no vídeo acima).
Pe Lanza vocalista Restart (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Pe Lanza exibe a camisa branca do Timão, mas prefere a preta (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Nesse jogo eu fui com um amigo do colégio, e no caminho tem sempre aquele ritual: vai às barraquinhas comer sanduíche de calabresa, de pernil, entra no estádio uns 15 minutos antes e já começa a cantar. Naquele dia estava todo mundo tenso porque era difícil a gente se classificar, já que tinha perdido o primeiro jogo por 2 a 1 e o Botafogo estava muito bem. A decisão foi para os pênaltis e a gente só garantiu (a classificação) na última cobrança. O Felipe era o goleiro, ele defendeu e a bola ainda bateu na trave. Lembro que naquele momento estava todo mundo ajoelhado nas arquibancadas do Morumbi, de mãos dadas, rezando... Foi muito emocionante. Chorei igual a criança - revelou o vocalista.
Pe Lanza vocalista Restart (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Cantor ensaia comemoração de gol no futebol com
amigos (Foto:Alexandre Durão / Globoesporte.com)
A tensão do vocalista e dos torcedores da Fiel nas arquibancadas do Morumbi, naquela noite de quarta-feira, parecia interminável. Após um primeiro tempo muito truncado, o primeiro gol do Timão saiu aos nove minutos da etapa final, com o atacante Acosta concluindo jogada de Herrera. Mas o alívio dos alvinegros durou pouco. Três minutos depois, Renato Silva aproveitou escanteio e empatou a partida. Também não demorou muito o desespero no estádio, já que o zagueiro Chicão, cobrando falta aos 19 minutos, recolocou a equipe paulista na frente.
Com o placar - mesmo da primeira partida, no Rio, só que vencida pelo Botafogo - mantido até o fim, coube a Pe Lanza se ajoelhar e orar na disputa de pênaltis. Após Chicão, Herrera, Nilton, Alessandro e Acosta converterem suas cobranças pelo Corinthians, Zé Carlos perdeu o último chute do Botafogo, para festa dos mais de 60 mil presentes. Com o resultado, o Alvinegro chegou à final do torneio, mas acabou perdendo o título para o Sport.
Rodeado por torcedores rivais em meio aos familiares, o cantor se orgulha por ter escolhido seu time de coração sem influências externas ao campo de futebol, palco onde viu brilhar o meia Marcelinho Carioca, com quem teve forte identificação.
- Olha que ironia do destino: moro perto do estádio do São Paulo, minha família por parte de mãe é palmeirense e meu tio, desde pequeno, sempre me influenciou a ser santista, com roupas do Santos e me levando à Vila Belmiro. Mas nunca me marcou tanto. Acho que virei corintiano mesmo quando vi jogarem Marcelinho Carioca, Edílson, Dinei... Eu era pequenininho, mas lembro de um gol do Marcelinho em que ele chapelou o cara de letra e fez o gol (veja o lance no vídeo acima). Queria bater falta igual a ele: ajoelhava, colocava a bola no chão... Só firula, não sei jogar bola (risos) - contou o vocalista, que, mesmo em meio aos shows e ensaios da banda, tenta se reunir com amigos uma vez por semana para jogar futebol.
Gosto muito de me vestir de preto, apesar de a galera achar que eu combino mais com o colorido"
Pe Lanza,
vocalista do Restart
Se ver o músico com roupas em preto e branco pode causar estranheza aos fãs do Restart, Pe Lanza fala que as cores não se restringem só aos uniformes do Timão e que também gosta de adotar o estilo no vestuário pessoal.
- Eu tenho a nova camisa do São Jorge (atual terceiro uniforme do Corinthians), também gosto do modelo que era uma cruz roxa com fundo preto, mas acho que acaba fugindo um pouco da tradição do clube. A camisa mais bonita do time para mim é a do segundo uniforme, que é preta com as listras brancas. Gosto muito de me vestir de preto, apesar de a galera achar que eu combino mais com o colorido - confessou.
Contato com o ídolo Ronaldo
O cantor se diz fã declarado do Fenômeno, que encerrou sua carreira pelo Corinthians no início deste ano. Mas o vocalista nunca teve a chance de chegar perto do ex-jogador, e o caminho que conseguiu contato com o ídolo foi através de uma mídia social na internet.
Twitter Ronaldo (Foto: Reprodução / Twitter)Após apelar para as fãs, vocalista é parabenizado pelo ídolo Ronaldo no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter)
- Antes de o Ronaldo se aposentar, eu estava mandando muitas mensagens para ele no Twitter. Tive que começar a apelar para as fãs, pedindo para elas falarem que eu era muito fã do cara, para me mandar um abraço. Ele me respondeu falando que meus “fiéis” são bons e me parabenizando pelo sucesso. Hoje ele me segue no Twitter. Fiquei muito emocionado. Para mim, Ronaldo é o maior atacante que o futebol brasileiro já viu - afirmou o vocalista, que não conseguiu ir ao estádio na despedida do jogador dos gramados por causa de um show da banda, mas acompanhou pela TV.
Nome ‘Restart’ nasceu do futebol virtual
Música e futebol têm tudo a ver, são duas paixões que o brasileiro nunca vai deixar de ter"
Pe Lanza,
vocal do Restart
A banda, formada por amigos de escola em 2008, só adquiriu o nome Restart após uma partida de futebol no videogame entre Pe Lanza e Pe Lu (Pedro Lucas Munhoz, guitarrista e vocal), que contou com uma pitada de “azar” no jogo e "sorte" na revolta.
- Nesse dia eu estava “zicado” (sem sorte), perdendo uma partida atrás da outra. Aí, no terceiro jogo eu falei: “Chega, não quero mais perder. Aperta o restart (botão para reiniciar o videogame).” Na hora a gente pensou na palavra como nome para a banda, já que estávamos querendo mudar, trazer um show novo, e o termo dá a ideia de recomeço. Tinha tudo a ver com a nossa cara.
Pe Lanza garante que não estava jogando com o Corinthians naquela ocasião.
- Corinthians não, rapaz... (risos). Acho que estava com o Liverpool, pois gostava de jogar com o Fernando Torres (atacante da seleção espanhola).
Música sobre futebol?
O cantor do Restart confessa já ter pensado em gravar uma música sobre futebol. Embora ache muito difícil compor uma canção sobre o assunto, encontra outra forma de concretizar a vontade.
Pe Lanza vocalista Restart (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Restart cantando música sobre futebol? Pe Lanza admite chance (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Música e futebol têm tudo a ver, são duas paixões que o brasileiro nunca vai deixar de ter, mas não saberia escrever tão bem uma música de futebol como o Samuel Rosa (vocalista do Skank, compositor de “É uma partida de futebol”), por exemplo. Vamos ver... A gente pode até tentar, mas acho que não seria muito a nossa cara. A pegada do rock que a gente faz é um pouquinho diferente. Mas seria sensacional se rolasse uma brincadeira da gente fazer um cover (tocar músicas de outras bandas). Seria bem legal. Eu topo, hein - admitiu.
Corinthians 2 (5) x (4) 1 Botafogo
Felipe, Fábio Ferreira (Acosta), William e Chicão; Alessandro, Nilton, Eduardo Ramos, Diogo Rincón (Marcel) e Wellington Saci (Carlão); Dentinho e Herrera Castillo, Renato Silva, Andre Luis e Bruno Costa; Túlio Souza (Zé Carlos), Leandro Guerreiro, Diguinho, Lucio Flavio e Jorge Henrique; Fábio (Alexsandro) e Wellington Paulista (Adriano Felício)
Técnico: Mano Menezes Técnico: Cuca
Gols: no segundo tempo, Acosta, aos 6, Renato Silva, aos 9, e Chicão, aos 19 minutos
Cartões amarelos: Dentinho, Herrera, William (COR), Castillo e Fábio (BOT)
Local: Morumbi (São Paulo). Data: 28 de maio de 2008. Competição: Copa do Brasil (semifinal). Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR). Público presente: 61.752 espectadores

Ligação, exame e R$ 100: América-RJ recruta jogadores por telefone

Após cair para a Segunda Divisão do Rio de Janeiro e demitir todo o elenco, clube faz experiências com atletas amadores e busca se reestruturar

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
Toca o telefone na sala da administração do estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, na Baixada Fluminense. Do outro lado da linha, mais um garoto que sonha virar jogador de futebol. A ligação é o primeiro passo para ter uma chance no time profissional do América-RJ. Através do número 2696-3389, o interessado pode agendar uma data no processo seletivo do clube.
Após a ligação, que deve ser feita das 10h às 15h, o jogador precisa comparecer ao estádio com comprovante de residência, exame médico e pagar uma taxa de R$ 100 para marcar o teste. O dinheiro arrecadado serve para pagar as despesas de todo o departamento de futebol. Até a última segunda-feira, dia 20 de junho, eram 50 inscritos, que têm direito a três dias de treinamentos com uma hora de duração cada.
Depois de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Carioca e demitir todo o elenco, o clube, que já foi sete vezes campeão estadual e tem uma torcida fiel, passa por uma fase de experiências e reestruturação. Sem dinheiro, a diretoria busca parceiros e alternativas para a disputa da Copa Rio, a partir de agosto.
peneira américa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Jovens esperam para fazer um teste no profissional do América-RJ (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
O grande objetivo é conquistar a competição e ter a chance de chegar à Série D do Campeonato Brasileiro ou à Copa do Brasil, em 2012. Ano em que o América lutará para retornar à Primeira Divisão do Rio de Janeiro. Por isso, o técnico Marcelo Buarque faz questão de frisar que jogadores mais experientes podem chegar antes da competição.
peneira américa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Marcelo Buarque orienta pretendentes a uma
vaga no time(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
- Hoje, o time profissional do América é basicamente formado pelos atletas da equipe de juniores. Em meados de julho, nós contrataremos alguns profissionais mais experientes. Ainda estou dependendo do que a diretoria vai me passar sobre investimentos. Conseguir dinheiro é muito difícil - afirma Buarque.
Marcelo Buarque reconhece que não é fácil garimpar talentos em meio a tantos jogadores amadores.  No entanto, não dispensa uma observação mais detalhada. Com passagens pelas divisões de base de Flamengo e Seleção Brasileira, ele sabe que existem muitos jogadores de boa qualidade que não tiveram oportunidades e podem acabar surgindo sem custo para o América.
- Esse tipo de trabalho é muito comum nos clubes de menor expressão. Nosso maior objetivo é encontrar algum tesouro que está perdido por aí. O Brasil é muito rico de jogadores e não podemos dar as costas para isso. Sei que é uma tarefa difícil, mas acredito que possa sair alguém dessa peneira. Observo o toque de bola e não ligo para o preparo físico. Mesmo com tão pouco tempo, já vi muitas situações diferentes aqui. Semana passada apareceu um zagueiro de 37 anos, que não tinha experiência em clube nenhum. Respeito sua atitude, mas não deu. Estamos procurando os mais jovens e, ao mesmo tempo, temos que ter muita consideração com essas pessoas que estão atrás de um sonho.

Fã de Neymar, jovem deixa família na Bahia pelo sonho de criança
peneira américa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Nielson Santos se destacou nos treinamento
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Sonho que começou há um ano para o baiano Nielson Santos de Jesus. Natural de Feira de Santana, ele deixou a mãe para tentar a sorte na cidade grande. Convidado por um amigo, o jovem de 20 anos divide um quarto, no bairro de Queimados, mas não desiste da luta para tentar dar uma vida melhor para a família.
- Faz um ano que deixei minha cidade para tentar a sorte aqui no Rio de Janeiro. Cheguei sem nada programado e, desde então, venho fazendo alguns testes. Estou aqui pela minha mãe. Só tenho a ela na minha vida e espero realizar esse sonho de jogar futebol e poder ajudá-la. Sempre que falo ao telefone, choro muito com saudades – disse Nielson, que ficou emocionado quando soube que apareceria no Globo Esporte.
- Você está brincando comigo. É sério? – comentou, antes de baixar a cabeça, ficar com lágrimas nos olhos e soltar um tímido sorriso.
Fã declarado de Neymar, ele diz que gosta muito do estilo do craque santista. Além de imitá-lo com o corte de cabelo, Nielson brinca com seu sobrenome ‘Santos de Jesus’.
- O cabelo já é parecido, tenho Santos no meu nome, só falta a bênção de Jesus (risos). Gosto muito do Neymar, mas já está na hora de fazer uma prancha (alisar o cabelo) - disse ele, que foi elogiado pela comissão técnica após seu primeiro treinamento.

O América-RJ continuará fazendo os testes para a equipe profissional até o fim de julho. Depois disso, o técnico Marcelo Buarque espera ter o grupo fechado para disputar a Copa Rio.

Em segunda final de Libertadores, Léo avisa: 'Desta vez não vai escapar'

Em entrevista, lateral-esquerdo diz que a geração atual tem mais potencial que a de 2003 e revela que 'tem tudo certo' para renovar contrato

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP
Depois de oito anos, o lateral-esquerdo Léo, do Santos, tem uma nova chance de ser campeão continental pelo Peixe. Ele é o jogador mais vitorioso do clube depois da Era Pelé. No entanto, desde 2003, está com o grito de campeão da Taça Libertadores entalado na garganta. Na ocasião, a equipe alvinegra, que tinha Diego e Robinho como protagonistas, perdeu a decisão para o Boca Juniors-ARG. Nesta quarta-feira, a partir das 21h50m (horário de Brasília), uma nova geração de Meninos da Vila, com Neymar e Ganso, tentará, enfim, levar o Alvinegro Praiano de volta ao degrau mais alto da América.
Léo, novamente, estará em campo. Ele acumula duas passagens pelo Peixe. A primeira, de 2000 a 2005. A segunda começou no início de 2009. Nesse período, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004), dois Campeonatos Paulistas (2010 e 2011) e uma Copa do Brasil (2010). Agora, falta a Libertadores, e o lateral acredita que faz parte do seu destino ser campeão continental pelo Santos. Está tendo a sua segunda chance e garante: 'Desta vez, não vai escapar'.
Léo do Santos posa ao lado da taça da Libertadores (Foto: Adilson Barros / GLOBOESPORTE.COM)No Memorial do Santos, Léo posa ao lado da taça Libertadores (Foto: Adilson Barros/GLOBOESPORTE.COM)
Em entrevista exclusiva ao Globoesporte.com, o ala, de 35 anos, fala sobre o atual momento, que diz ser o melhor de sua vitoriosa carreira. Compara as gerações de Robinho e Neymar, e acredita que a atual tem mais potencial. Revela até que já ouviu companheiros de Pelé dizerem que o atual astro santista seria titular do timaço dos anos 60.
Confira os melhores lances do papo com Léo.
Globoesporte.com - Depois de oito anos, você tem mais uma chance de conquistar a Taça Libertadores. O futebol não costuma oferecer "segundas chances". Como fazer para não deixar passar?
Léo - Felizmente, minha segunda chance apareceu e desta vez ela não vai escapar. Sinto o grupo muito concentrado e, mesmo respeitando o Peñarol, estou confiante que temos tudo para conquistar o título. A chave é jogar com inteligência.
Em 2003, o Santos perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e ficou numa situação muito complicada na volta. Agora é diferente. O time, jogando em casa, não precisa inverter resultado. Por isso, dá para dizer que o Santos é favorito?
Com certeza a situação é bem diferente. Sempre digo que perdemos aquela decisão em La Bombonera (estádio do Boca Juniors). A derrota no Morumbi foi apenas consequência. Agora, a pressão pelo resultado é bem menor. E o fato de o gol sofrido em casa não ser favorável aos uruguaios também é um ponto positivo.
Você é um símbolo santista. O jogador mais vitorioso do clube após a era Pelé. Como é isso para você?
Acima de tudo, motivo de enorme orgulho. Quando me disseram isso após a conquista do Paulistão, há um mês, percebi que minha ligação com o Santos era ainda mais forte do que imaginava. Mas ainda quero muito mais.
O que significaria ser campeão da Taça Libertadores pelo Santos?
A realização de um sonho pessoal, mas acima de tudo a oportunidade de dar um grande presente para a torcida santista.
Você está com 35 anos, uma idade em que muitos jogadores já pensam em pendurar as chuteiras. Acha que conquistando a Libertadores (e quem sabe o Mundial, no fim do ano) estaria na hora de parar? De repente, se aposentar com títulos tão importantes? Ou ainda pensa em seguir jogando?
Está quase tudo certo para que meu contrato seja ampliado"
Léo
Sei que a hora de parar está se aproximando, mas ainda não agora. Me sinto muito bem fisicamente e está quase tudo certo para que meu contrato seja ampliado até o final de 2012. Seria maravilhoso ganhar a Libertadores, o Mundial e jogar aqui no ano do centenário.
Sua carreira é vitoriosa. Jogou na Europa, foi ídolo em Portugal. Mas acha que este é o momento mais importante da carreira?
Sem dúvida. Tive bons momentos na Europa, mas com o Benfica não passei das oitavas da Liga dos Campeões. Essas duas últimas temporadas, com três títulos e a possibilidade de ganhar a Libertadores, é um período de muita alegria. Estou bastante motivado.
Em 2002/2003 você já era um pouco mais velho que os meninos Diego, Robinho. Hoje em dia, já mais experiente, tem a seu lado uma nova molecada bem abusada. Como é isso? Dão muito trabalho?
Que nada! Esses meninos estão amadurecendo cada vez mais cedo. O Neymar já viveu tanta coisa que tem uma personalidade que muitos veteranos não apresentam. Mesmo assim, sou muito procurado pelos garotos e sempre ajudo no que é possível.
O Alex Sandro pode ser um bom substituto no futuro? Que dicas você daria a ele?
O Alex é um excelente jogador e tem tudo para ser meu sucessor. Conversamos nos treinos e concentrações e dou uns toques sobre posicionamento defensivo e o momento certo de apoiar o ataque.
É possível estabelecer comparações entre as duas gerações? Uma é mais talentosa que a outra? Neymar, por exemplo, teria lugar no time de 2002?
Alguns companheiros do Pelé dizem que o Neymar jogaria até naquele time dos anos 60. Ele é muito bom e, com certeza, será o melhor do mundo em breve. As duas gerações são bastante talentosas, mas sempre digo que o elenco atual tem potencial para chegar ainda mais longe.

Caso de Jobson pode mudar a lesgislação antidoping, diz advogado

Reconhecimento da dependência química foi usado como estratégia pela defesa do atacante em julgamento na Suíça

Por Bianca Rothier Direto de Lausanne, Suíça
Jobson, na Suíça (Foto: Bianca Rothier)Jobson, na sede do CAS, na Suíça
(Foto: Bianca Rothier/Globoesporte.com)
Se por um lado a Agência Mundial Antidoping achou insuficiente a suspensão de 6 meses para Jobson, levando o caso para a Corte Arbitral do Esporte nesta terça-feira, a defesa do jogador brasileiro acredita que, mais do que absolver o atacante de uma pena extra, a decisão do CAS poderá provocar uma revolução na legislação do tema. De acordo com os advogados que participaram do julgamento, em geral os atletas flagrados em exames indicando o uso de cocaína tentam se esquivar das punições alegando um uso pontual da droga. Jobson, ao contrário, assumiu a dependência química.
- A gente espera que essa decisão abra um precedente capaz até de mudar a legislação antidoping para abrir essa visão sobre o tratamento da dependência química e a importância do esporte para a recuperação - afirmou Carlos Francisco Portinho, um dos três advogados pessoais de Jobson que o acompanharam na audiência em Lausanne, na Suíça.
Durante o processo, o artilheiro do Bahia assumiu o uso de cocaína, crack e álcool, mas garantiu ter superado o vício depois do tratamento. Exames de sangue para monitorar a recuperação e depoimentos de médicos e de uma psicóloga reforçaram as palavras do jogador.
Para o advogado Carlos Francisco Portinho, há uma lacuna no sistema mundial antidoping, e o reconhecimento da dependência química foi a grande questão abordada neste painel na Corte Arbitral do Esporte.
- Esse caso pode representar uma decisão inédita, mudando o foco da legislação e tratando a dependência como uma questão de saúde. Afinal, se o esporte tem como princípio a promoção da saúde, é o que a gente defendeu aqui, o esporte precisa vencer as drogas.

Prioridade para contratar Sobis
é do Fluminense, diz empresário

Procurador do jogador garante que atacante quer trabalhar com Abel

Por clicRBS Porto Alegre
rafael sobis internacional   (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Sobis interessa ao Fluminense
(Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
O empresário de Rafael Sobis, Jorge Machado, adota dois discursos quando se trata do futuro de seu cliente. Para a imprensa de Porto Alegre, ele negou qualquer negociação em andamento com outros clubes. No Rio de Janeiro, porém, ele admite contato com o Fluminense.
Em entrevista ao site do jornal Lance!, Machado afirmou que o primeiro passo para o atacante fechar com o time das Laranjeiras já foi dado: Sobis quer voltar a trabalhar com o técnico Abel Braga.
- Já estamos conversando com o Internacional, mas o Sobis quer mudar de ares. Existe o interesse de dois clubes do Brasil, um deles é o Fluminense. Semana que vem, viajo para resolver a situação dele no Al-Jazira. Se formos liberados para negociar, a prioridade total é do Abel - declarou Machado.
A preferência não é contratual. Machado explica que Abel e Rafael Sobis — que tem mais 10 dias de contrato com o Inter — ficaram muito ligados após o título da Libertadores, em 2006. O outro interessado é o Santos de Muricy Ramalho, com quem o atacante também já trabalhou.
- Não é por mim, é uma tendência natural. Com Abel, o Sobis ganhou todos os títulos. Ele é o seu mentor no futebol. Estão em contato - garantiu o empresário, lembrando que o atacante também jogou sob comando de Abel Braga no Al-Jazira, clube que detém os direitos econômicos do jogador.

Maikon Leite chega ao Palmeiras na sexta-feira

Diretoria do clube confirma apresentação oficial do atacante, que se despede do Santos nesta quarta-feira

Por Marcos Guerra São Paulo
Maikon Leite (Foto: Ricardo Saibun / Santos FC )Maikon Leite: trocando o Santos pelo Palmeiras
(Foto: Ricardo Saibun / Santos FC )
Maikon Leite era esperado no Palmeiras desde o fim do ano passado. O atacante tinha um pré-contrato com o clube e agora sua apresentação já tem data marcada. A diretoria alviverde confirmou que Maikon Leite chega à Academia de Futebol nesta sexta-feira, às 12h.
Antes, porém, o atacante ainda deve ser relacionado pelo Santos na decisão da Libertadores nesta quarta, às 21h50m, no Pacaembu. O contrato de Maikon Leite termina na quinta. Depois, ele sobe a Serra e veste a camisa do Palmeiras pela primeira vez.
A estreia de Maikon Leita pelo Palmeiras até poderia ser já no domingo, às 16h, quando o time encara o Ceará no Presidente Vargas. Para isso, no entanto, o Alviverde teria de agilizar a documentação do jogador junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o atacante seja inscrito no boletim informativo diário (BID) da entidade. É pouco provável, no entanto, que o técnico Luiz Felipe Scolari relacione o jogador para a partida, devido à falta de entrosamento com o time palmeirense.

Richarlyson diz que recuperação é boa e quase confirma presença no sábado

Volante lesionou o joelho esquerdo contra o Bahia, ficou fora na última rodada, mas acredita estar à disposição de Dorival Júnior diante do Flamengo

Por Leonardo Simonini Belo Horizonte
Richarlyson, volante do Atlético-MG, após jogo contra o Bahia (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Richarlyson está otimista para voltar contra o Fla
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
Desde que chegou ao Atlético-MG, o volante Richarlyson tem convivido com contusões, fato raro em sua carreira até então. Primeiro foi uma lesão muscular, depois machucou o joelho direito, e mais recentemente, contra o Bahia, foi a vez do joelho esquerdo. O jogador sabe que lesões são normais, mas quer retribuir o carinho que tem tido da torcida dentro de campo.
- Ainda tenho muito a fazer aqui e a torcida pode ter a tranquilidade necessária, porque estou gostando não só do clube, mas também da cidade, dos meus companheiros. Espero fazer uma grande história no clube.
Sobre a nova lesão que o tirou da partida contra o Atlético-GO, no domingo, o volante afirma que houve um consenso para que ele não fosse aproveitado.
- O Dr. Rodrigo Lasmar e o fisioterapeuta acharam melhor me vetar desse jogo contra o Atlético-GO. Preferimos não dar dias (para a recuperação) porque foi um problema diferente do que tive no joelho direito. No esquerdo estou tendo uma recuperação muito melhor.
E graças a esta evolução, Richarlyson está otimista com relação a seu aproveitamento na próxima partida, sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Flamengo, no Rio de Janeiro.
- A recuperação está sendo muito boa. Como a evolução do trabalho tem sido também, acredito que se tudo continuar desta forma posso estar à disposição do Dorival no sábado. Mas vai depender da evolução.
Mas o jogador lembra que é preciso mais do que a fisioterapia para entrar em campo, apesar de a dor ser quase zero.
- A gente vai com cautela, para dentro de um planejamento eu estar em campo. Claro que ainda não fiz trabalho com bola, não fiz corridas sinuosas, mas tenho o mínimo de dor no joelho, o que me deixa feliz. E acho que essas outras etapas não serão empecilho para que sábado eu possa estar à disposição.

Maradona elogia Messi e diz que Neymar é 'mal-educado' como Pelé

Grande ídolo do futebol argentino comenta declarações do brasileiro, que diz que poderia ser o melhor do mundo mesmo não jogando na Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Maradona com o neto durante a despedida de Palermo (Foto: AP)Maradona não gosta da atitude de Neymar e diz
que o brasileiro é mal educado (Foto: AP)
O grande ídolo e ex-técnico da seleção argentina, Diego Maradona, voltou a dar mais uma de suas declarações polêmicas nesta terça-feira. Em entrevista à rede de televisão espanhola "Tve", Don Diego comentou as declarações de Neymar, que teria dito que poderia ser o melhor jogador do mundo, mesmo jogando no Brasil. Para Dieguito, esta foi apenas mais uma manifestação que prova a "má educação" de Neymar.
Passando o final de suas férias na Espanha, Maradona foi entrevistado pelo canal e não ficou em cima do muro na pergunta do jornalista Andrés Sanchez, homônimo do presidente do Corinthians. Sánchez questionou se Diego "acreditava nas declarações de um jogador brasileiro que disse que poderia ser o melhor do mundo". Maradona logo perguntou: "De quem você está falando e o que ele disse?", e quando ouviu a explicação do apresentador do programa, soltou o verbo, e sobrou até para Pelé.
- Esse menino é um mal-educado, não tem respeito, assim como o Pelé. O Messi é um jogador excepcional e duvido que alguém possa superá-lo - disse.
Na Espanha, no entanto, todos estão ansiosos para saber é se Neymar irá ou não jogar no Real Madrid - apesar de também fazerem algumas ressalvas em relação ao comportamento do jogador brasileiro. O clube merengue está tentando a contratação do jogador para reforçar seu elenco galáctico para a próxima temporada.