sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Al Iaquinta vence Rodrigo Damm por nocaute técnico no terceiro round

Em duelo de ex-participantes do The Ultimate Fighter, companheiro de treinos de Chris Weidman domina luta contra brasileiro em Mashantucket

Por Mashantucket, EUA
O lutador brasileiro Rodrigo Damm sofreu sua segunda derrota consecutiva ao ser nocauteado pelo americano Al Iaquinta no card preliminar do "UFC: Jacaré x Mousasi", nesta sexta-feira, em Mashantucket (EUA). Iaquinta, ex-finalista do The Ultimate Fighter americano e companheiro de treinos de Chris Weidman, conseguiu o nocaute técnico contra o participante do primeiro The Ultimate Fighter Brasil aos 2m41s do terceiro round.
Al Iaquinta x Rodrigo Damm, UFC (Foto: Getty Images)Al Iaquinta acerta cotovelada decisiva em Rodrigo Damm no card preliminar (Foto: Getty Images)
Damm ameaçou com um chute alto no começo do combate, mas Iaquinta contragolpeou com jabs e diretos perigosos. Aos poucos, o americano foi ficando confortável e acertou bons chutes baixos e ganchos no rosto. Um cruzado de esquerda entrou bem no rosto de Damm, que absorveu bem o golpe. Iaquinta ainda defendeu uma entrada de queda e conectou mais diretos de direita no capixaba, que tinha dificuldades em encontrá-lo com seus socos.
O brasileiro insistiu no boxe no início de segundo round, e Iaquinta seguiu levando a melhor, conectando seu direto de direita. Num moneto de trocação franca, Damm conectou bom cruzado, mas o americano seguia melhor e acertando mais golpes. Uma sequência de gancho no corpo e cruzado de direita entrou em cheio, mas o capixaba novamente absorveu bem. Um chute alto de esquerda balançou Damm, mas Iaquinta não soube aproveitar o momento. O brasileiro resistiu, tentou um single leg nos segundos finais, mas Iaquinta o rechaçou e ainda acertou um bom gancho de esquerda antes do fim do round.
Rodrigo Damm voltou ao terceiro e último assalto com a guarda mais alta e Iaquinta passou a acertar mais golpes no corpo. Com o decorrer do round, porém, o capixaba baixou a guarda de novo e levou um direto de direita que o derrubou. Iaquinta surpreendeu e não foi atrás de Damm no chão, respeitando o jogo de solo do brasileiro. O árbitro Herb Dean mandou o capixaba se levantar, e Iaquinta aproveitou que o adversário estava atordoado e partiu para cima. Com duas cotoveladas, ele derrubou Damm novamente e, desta vez, Dean entrou no meio para encerrar o combate.
- Eu mantive a pressão por toda a luta. Sabia que ele era um cara duro. (O nocaute) Começou com um chute, achei que era o momento, fui para dentro dele para conseguir a vitória. A gente trabalhou muito em defender suas quedas e em fazê-lo pagar quando as tentasse - disse Iaquinta.
John Moraga, UFC (Foto: Getty Images)Moraga tem o braço erguido (Foto: Getty Images)
Moraga finaliza e volta a vencer no UFC
O ex-desafiante número 1 dos pesos-moscas John Moraga retornou à coluna das vitórias no UFC ao derrotar Justin Scoggins por finalização (guilhotina) aos 47s do segundo round. Scoggins foi melhor no primeiro round, quando levou a luta para o solo rapidamente. Moraga ameaçou com guilhotinas duas vezes, mas seu adversário se livrou de ambas as finalizações com facilidade, passou a guarda e se manteve por cima por boa parte do round, com bons golpes. O segundo round ia seguindo roteiro parecido, mas, desta vez, Moraga remontou a guarda rapidamente e insistiu na guilhotina, e Scoggins desta vez foi forçado a bater em desistência.

Cangaceiro e Soldado batem o peso
e estão prontos para lutar no Coliseu

XI edição do evento está marcada para a noite deste sábado, a partir das 20h, em AL

Por Arapiraca
Soldado e Cangaceiro vão lutar no Coliseu (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)Soldado e Cangaceiro vão lutar no Coliseu (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)
Os lutadores que vão participar da XI etapa do Coliseu Extreme Fight passaram pela tradicional pesagem na noite desta sexta-feira, no Arapiraca Garden Shopping. Sábado, os combates de MMA vão ser disputados no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, interior de Alagoas, a partir das 20h. O duelo mais aguardado desta edição vai ser entre o paraense Gilberto "Cangaceiro" Dias e o paraibano Giovanni "Soldado", que disputam o cinturão dos moscas. Outro combate que promete vai colocar frente a frente no octógono o brasiliense Luciano Palhano e o pernambucano Roniele “Blindado”, na categoria peso leve.
A assessoria de imprensa do Coliseu informou que o brasiliense Marcone Muniz não bateu o peso nesta sexta, mas como a diferença foi de apenas 300 gramas ele vai lutar contra o potiguar João Paulo Morfeu, tendo como punição o pagamento de multa.
O pernambucano Marcos Júnior estava dois quilos acima do peso, ainda tenta baixar, mas a luta com o alagoano Toni Belo, pelo cinturão dos galos, está ameaçada. Atleta de Arapiraca, Toni foi ovacionado pelo público nesta sexta e agora torce para o seu combate ser confirmado.
João Paulo Morfeu encara Marcone Muniz, que não bateu o peso (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)João Paulo Morfeu encara Marcone Muniz, que não bateu o peso (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)



01
Confira o card da xi edição do  coliseu

Disputa de cinturão Peso Mosca
Giovanni da Silva "Soldado" (Hikari) vs. Gilberto Dias "Cangaceiro" (Constrictor Team)
Categoria Peso Médio
Walison Pereira (Ricardo Feitosa) vs. José Aparecido Santos "Zeca Predador" (Nordeste Jiu-jítsu)

Categoria Peso Leve
Luciano Palhano (M Guerra Team) vs. Roniele Gomes "Blindado" (Mario Sukata Team)
Categoria Peso Pena
Janio Rodrigues "Vitamina" (Ryan Gracie Team Butantã) vs. Alexsandro Santos "Miudinho" (Champion Team | Nordeste Jiujitsu)

Categoria Peso Galo
Jeferson Vieira "Pitbull" (Adois Fight) vs. Thayã Paulino de Almeida (Original Cage | Sport Boxe)
Categoria Peso Pena
Otávio dos Santos "Besouro" (Shock Fight | MMA Trainer) vs. Pedro Gomes (Nordeste Jiu-jitsu)

Categoria Peso Leve
Anderson Diniz "Falamansa" (Hikari | Eclipse) vs. Diogo Cavalcanti "Fofão" (Constrictor Team)
Categoria Peso Galo
José Antônio da Silva "Toni Belo" (Ricardo Feitosa | Titãs Muay Thai) vs. Marcos Junior (Mario Sukata Team)

Categoria Peso Palha
Marcone Muniz (M Guerra Team) vs. João Paulo "Morfeu" da Costa (Hikari)
Card Preliminar
Categoria Peso Pena
Anderson Barreto "Samurai" (Adois Fight) vs. Leandro dos Santos Rodrigues (Nordeste Jiu-jitsu)
Categoria Peso Pena
Ítalo Ribeiro (Ricardo Feitosa) vs. Ricardo Rodriguez (Hikari)

Após entrar com hino do Brasil, Sapo vence Camozzi por decisão dividida

Resultado gera controvérsia após luta equilibrada. Chas Skelly bate recorde da "era Zuffa" com segunda vitória em 13 lutas e Chris Beal segue invicto

Por Mashantucket, EUA
Precisando da vitória após duas derrotas consecutivas, Rafael "Sapo" Natal entrou no octógono nesta sexta-feira ao som do Hino Nacional Brasileiro, como se fosse jogo de Copa do Mundo. Deu certo, e o lutador mineiro conseguiu um triunfo tão dramático quanto o que a seleção brasileira conquistou contra o Chile no Mineirão, nas oitavas de final do torneio deste ano: foi anunciado vencedor por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) contra o americano Chris Camozzi no card preliminar do "UFC: Jacaré x Mousasi", em Mashantucket (EUA). A luta foi equilibrada e o resultado não agradou a todos os torcedores presentes à arena, mas o peso-médio brasileiro, muito emocionado com o triunfo, explicou porque venceu o segundo round, que foi o decisivo do confronto.
- Ele finalizou forte, ele golpeou forte no segundo round, mas não causou nenhum dano. Desculpem, caras, mas eu venci - disse Sapo na entrevista pós-luta, ainda no octógono.
Rafael Natal, UFC (Foto: Getty Images)Rafael Natal chora ao ser anunciado vencedor por decisão dividida em Mashantucket (Foto: Getty Images)
Natal começou a luta jogando muitos chutes baixos, mas Camozzi respondeu na mesma moeda e acertou bons golpes na trocação. O brasileiro, porém, acertou um bom gancho no corpo e outro direto no rosto. Suas duas primeiras tentativas de queda foram rechaçadas pelo americano, mas ele deixou um cruzado de esquerda ao sair do clinche. Com pouco mais de 1m30s restando no primeiro round, Sapo enfim conseguiu quedar o americano. Ele o manteve no solo por pouco tempo, mas dominou a luta agarrada no restante do período.
Natal começou o segundo round mais ligado e acertou bons chutes baixos. Após não ter sucesso na primeira tentativa de queda, o mineiro derrubou na metade do assalto, mas, novamente, não manteve Camozzi preso no chão. O americano rejeitou outras duas entradas do brasileiro e acertou bons golpes no clinche. Ele terminou o período com um chute alto na orelha de Sapo, mas o golpe não entrou em cheio.
Rafael Natal x  Chris Camozzi, UFC (Foto: Getty Images)Sapo acerta um direto de direita em Camozzi no
primeiro round (Foto: Getty Images)
A luta seguiu equilibrada no terceiro e último round. Sapo começou chutando baixo, mas Camozzi respondeu com ainda mais força. O americano se esquivava bem dos golpes de Natal em pé e conectou bons jabs e diretos. O brasileiro parecia não ter mais gás e explosão para conseguir a queda. Camozzi dominou o combate no clinche, acertou bom chute nas costelas e, após rechaçar mais uma derrubada, esteve próximo do nocaute técnico com um upper e uma série de golpes retos. Os dois terminaram em trocação franca e Camozzi ainda arriscou uma joelhada voadora e um cruzado no soar do gongo. Não foi o suficiente, porém, para garantir sua vitória.
- Uma vitória é uma vitória. Achei que venci o primeiro e segundo round, mas eu cansei no terceiro round. Havia muita pressão sobre nós dois. Eu tinha muita pressão sobre mim, porque vinha de duas derrotas, e não podia perder de novo. Eu botei tudo o que eu tinha lá dentro, e quando você tem esse tipo de pressão, isso te deixa cansado, porque você deu tudo. Achei que venci o primeiro e segundo (rounds), e fiz o bastante para vencer - analisou Sapo nos vestiários.
Camozzi, no entanto, não se convenceu.
- Estão dizendo que ele venceu os dois primeiros rounds, como? Mesmo se você der o primeiro (round) para ele, como você dá o segundo a ele? Isso não é nem possível - reclamou o americano.
Matsuda luta bem, mas Beal vence e segue invicto
Escalado para substituir o lesionado Dustin Kimura de última hora, o japonês Tateki Matsuda fez boa luta e quase surpreendeu, mas o americano Chris Beal manteve sua invencibilidade no MMA com uma vitória por decisão unânime. (29-28, 30-27 e 29-28). Estreante no UFC, Matsuda não se intimidou com o invicto Beal e foi para cima com chutes na perna e ganchos. Porém, mais preparado, o americano logo o derrubou, acertou cotoveladas que abriram um corte no supercílio esquerdo e atacou um kata-gatame no solo. O japonês raspou e Beal ameaçou uma guilhotina, mas Matsuda se livrou e passou a atacar com cotoveladas. O americano saiu de baixo, se levantou e acertou uma bomba de direita, mas seu adversário cresceu durante o primeiro round, acertando chutes baixos que começaram a desgastar a perna esquerda de Beal.
Chris Beal x Tatek Matsuda - UFC (Foto: Getty Images)Chris Beal acerta golpe em Tateki Matsuda: luta equilibrada (Foto: Getty Images)
Matsuda seguiu apostando nos chutes baixos no segundo round e Beal já não tinha a mesma explosão para soltar seus socos. Uma tentativa de queda do americano foi facilmente defendida. O japonês passou a trocar a base e acertar chutes também nas costelas. O round estava nas mãos dele, mas ao quedar Beal, ele acabou caindo por baixo e o americano aproveitou: obteve a montada e desferiu mais cotoveladas no rosto. No terceiro round, Beal voltou a levar o duelo para o solo, montou sobre Matsuda e voltou a atacar no ground and pound. O japonês ainda remontou a guarda, mas seguiu dominado na luta agarrada pelo restante da luta.
Skelly bate recorde na "era Zuffa"
O texano Chas Skelly, do Team Takedown, bateu um novo recorde de vitórias consecutivas em menor espaço de tempo na "era Zuffa" do UFC: venceu sua segunda luta em 13 dias, ao derrotar Sean Soriano por decisão unânime (triplo 30-27) na abertura do card preliminar. Lutando pela segunda vez em duas semanas, Skelly não quis dar chance para que o desgaste fosse um fator e partiu rapidamente para cima de Soriano, buscando a luta agarrada e a definição. Ele pegou as costas do adversário em instantes e, com exceção de um breve instante em que Soriano conseguiu tirá-lo das costas e ficar por cima, dominou amplamente o primeiro round. Nos dois minutos finais, ele fechou o triângulo na linha da cintura e  tentou fechar o mata-leão "na marra", mas não obteve o ajuste ideal.
Chas Skelly x Sean Soriano - UFC (Foto: Getty Images)Chas Skelly dominou Sean Soriano na luta agarrada: duas vitórias em 13 dias (Foto: Getty Images)
No segundo round, Skelly já respirava pesado e mostrava cansaço, mas mesmo assim conseguiu levar a luta ao solo - após acertar um golpe inadvertido abaixo da linha de cintura - e pegar as costas do oponente de novo. Ele teve mais tempo nas costas e chegou a encaixar o mata-leão, mas Soriano se defendeu bem. Em desvantagem, o atleta da Blackzilians foi para cima na trocação no último round, mas Skelly logo fechou a distância e quedou o adversário. Soriano conseguiu se livrar e ficar por cima, mas o texano do Team Takedown seguiu sendo mais agressivo, atacando chaves de braço e de calcanhar. Ele ainda raspou e obteve a montada, e terminou a luta por cima. Com as mãos nos joelhos, Skelly ouviu a decisão dos juízes anunciada por Bruce Buffer e, exausto, sentou numa das cadeiras VIP do evento ao descer do octógono.

Ronaldinho Gaúcho assina contrato de 2 anos com Querétaro, do México

Craque vai para time que tem mesmo apelido do Atlético-MG e volta a usar 49:
"Meu número da sorte! Espero repetir e viver as mesmas alegrias! #SiempreGallos"

Por Rio de Janeiro
Os rumores se confirmaram: Ronaldinho Gaúcho vai mesmo jogar no futebol mexicano. Nesta sexta-feira à noite, último dia para inscrições no país, o jogador de 34 anos acertou contrato por duas temporadas com o Querétaro, time da primeira divisão local, coincidentemente apelidado de "Gallos Blancos", mesmo animal mascote do Atlético-MG, seu ex-clube.
- Agora é oficial! Camiseta 49!! Meu número da sorte!! Espero repetir e viver as mesmas alegrias!! #SiempreGallos. Escolhi o Mexico pelo carinho que sempre recebi aqui. Muito motivado para representar o @Club_Queretaro. Obrigado @OlegarioVazquez!! - escreveu Ronaldinho Gaúcho em sua conta pessoal no Twitter, referindo-se ao empresário Olegario Vázquez Aldir, dono do Querétaro.
Ronaldinho assina contrato com Club Queretaro (Foto: Reprodução / Twitter)Ronaldinho Gaúcho assina contrato com o Querétaro: compromisso de dois anos (Foto: Reprodução / Twitter)

Mais cedo, seu novo patrão foi o primeiro a anunciar a contratação.
Olegario Vazquez twitter Ronaldinho (Foto: Reprodução / Twitter)Post de Olegario Vazquez no Twitter: "O astro Ronaldinho é Gallo" (Foto: Reprodução / Twitter)
- Tenho o prazer de compartilhar com vocês que a partir de hoje, o astro @10ronaldinho é gallo. Reforça uma grande equipe, os fãs merecem. #YoSoyGallo - escreveu Vazquez em sua conta no Twitter.
No site do clube, o comunicado oficial da contratação celebra os feitos do craque.
- À opinião pública se informa que Ronaldo de Assis Moreira, "Ronaldinho", assinou sua incorporação ao Club Gallos de Querétaro pelos próximos dois anos na Liga MX. Estamos muito contentes de incorporar em nossas  fileiras a partir de hoje um jogador que se destacou no futebol internacional como campeão do mundo em 2002, ganhou títulos de melhor jogador da Fifa em 2004 e 2005 e se converteu no sexto futebolista da história a ganhar a Liga dos Campeões, com o Barcelona, e a Taça Libertadores, com o Atlético-MG. Esperamos que a torcida da cidade e de todo o país se una a esta celebração de ter Ronaldinho como mais um gallo que acrescentará sua experiência e habilidade para seguir fortalecendo a esta grande equipe, Gallos de Querétaro - afirma o comunicado.
Anuncio Ronaldinho Site Club Queretaro (Foto: Reprodução)Site do Querétaro anuncia a contratação do craque brasileiro (Foto: Reprodução)
A apresentação estaria marcada para segunda-feira. A estreia poderia ser na oitava rodada do Apertura 2014, na sexta-feira da semana que vem, quando os "Gallos Blancos" recebem o Puebla, no estádio La Corregidora, cuja capacidade é para 34 mil torcedores. O curioso é que o adversário conta com outro craque veterano, o mexicano Cuauhtemoc Blanco, de 41 anos.
Com sete rodadas disputadas do Campeonato Mexicano, o Querétaro está em oitavo lugar, última posição que garante vaga na segunda fase. Em seu elenco, tem outros quatro brasileiros. O mais conhecido deles é Danilinho, ex-Atlético-MG. Os outros são o meio de campo Willian Fernando, ex-Joinville, Náutico, Atlético-GO, Palmeiras e Vitória, e os atacantes Camilo Sanvezzo, cuja carreira profissional foi toda fora do país, e Ricardo Jesus, ex-Atlético-GO, Avaí, Portuguesa e Ponte Preta.

Ring girl do Jungle Fight 73, Ana Paula Minerato faz ensaio sensual

Loira posa dentro de cage antes do evento que acontece neste sábado, quando estará ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade, em São Paulo

Por Rio de Janeiro
Ana Paula Minerato será uma das ring girls do Jungle Fight 73, neste sábado, em São Paulo, ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade. A loira que é musa da escola de samba Gaviões da Fiel, realizou um ensaio fotográfico sensual com a roupa que vai utilizar no evento que acontecerá no ginásio do Ibirapuera. O card terá transmissão ao vivo no Canal Combate e no SporTV, a partir das 21h (de Brasília).
Confira as fotos:
Ana Paula Minerato, ring girl do Jungle Fight 73 (Foto: Caio Duran/Divulgação)Ana Paula Minerato, ring girl do Jungle Fight 73 (Foto: Caio Duran/Divulgação)
ana paula minerato ring girl (Foto: Caio Duran/Divulgação)Ana Paula Minerato estará ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade (Foto: Caio Duran/Divulgação)
ana paula minerato ring girl (Foto: Caio Duran/Divulgação)Ana Paula Minerato, em ensaio sensual (Foto: Caio Duran/Divulgação)

Médicos não liberam Do Bronx, e duelo contra Nik Lentz é cancelado

Peso-pena brasileiro teve virose e vinha se sentindo mal nos últimos dias, motivo que alegou para ter ficado 2kg acima do que poderia na pesagem

Por Rio de Janeiro
Charles Oliveira UFC (Foto: Getty Images)Charles não bateu o peso (Foto: Getty Images)
Uma das lutas mais esperadas do "UFC: Jacaré x Mousasi", a revanche entre Charles do Bronx e Nik Lentz não vai mais acontecer nesta sexta-feira. Com uma virose, o brasileiro não foi liberado pelos médicos, após ser avaliado na parte da manhã, para competir em Mashantucket, no estado de Connecticut (EUA), o que obrigou o Ultimate a retirar o duelo do card. Ele já vinha se sentindo mal nos últimos dias e não conseguiu bater o peso na pesagem oficial de quinta - ficou quase 2kg acima do limite de 66,2kg. A organização anunciou a notícia por meio de seu site.
O card, portanto, segue adiante com apenas nove combates. O UFC ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de a revanche entre Do Bronx e Lentz ser remarcada para um futuro próximo. Eles se enfrentaram há três anos, e o duelo terminou em "no contest" (sem resultado) devido a uma joelhada ilegal do brasileiro, que a princípio havia sido declarado vencedor por finalização.
Esta é a terceira luta cancelada em cima da hora num período de uma semana. Na última sexta, dia da pesagem do UFC 177, Renan Barão passou mal no processo de perda de peso, teve de ser levado ao hospital após desmaiar e viu o Ultimate cancelar a revanche contra TJ Dillashaw. Horas antes, o duelo entre o estreante Henry Cejudo e Scott Jorgensen já havia saído do card após o primeiro também ter problemas na hora de perder os últimos quilos.
O "UFC: Jacaré x Mousasi" terá transmissão ao vivo e com exclusividade do Combate, a partir de 19h30 (horário de Brasília) desta sexta. O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC: Jacaré x Mousasi
5 de setembro de 2014, em Mashantucket (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Gegard Mousasi
Peso-pesado: Alistair Overeem x Ben Rothwell
Peso-pesado: Matt Mitrione x Derrick Lewis
Peso-leve: Joe Lauzon x Mike Chiesa
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: John Moraga x Justin Scoggins
Peso-leve: Al Iaquinta x Rodrigo Damm
Peso-médio: Rafael Sapo x Chris Camozzi
Peso-galo: Chris Beal x Tateki Matsuda
Peso-pena: Sean Soriano x Chas Skelly

Equipe de Thiago Silva anuncia retorno do lutador ao Ultimate

Após acusações contra o atleta serem retiradas, Blackzilians publica em página da academia no Instagram que ele quer voltar a lutar em janeiro

Por Rio de Janeiro
  •  
lutador Thiago Silva MMA (Foto: Reprodução / Twitter)Thiago Silva está de volta ao UFC, segundo sua
equipe (Foto: Reprodução / Twitter)
Thiago Silva foi preso em fevereiro por ter invadido uma academia em Fort Lauderdale (EUA) armado e ameaçado sua ex-esposa de morte. Na última quinta-feira, as acusações contra o lutador foram retiradas e, já nesta sexta-feira, a equipe de MMA do atleta, Blackzilians, anunciou o seu retorno ao UFC em uma postagem feita no Instagram.
- Estamos orgulhosos de anunciar que Thiago Silva está oficialmente de volta ao UFC. Agradecemos ao UFC e esperamos vê-lo lutando de novo em janeiro.
Curiosamente, após a prisão de Thiago Silva em fevereiro, o presidente do UFC, Dana White, garantiu que ele nunca mais lutaria pela organização. Com o fim das acusações, parece que o dirigente voltou atrás no que disse há cerca de sete meses.

Michael Bisping e Luke Rockhold se enfrentam na Austrália em novembro

Luta entre desafetos será a principal de evento em Sydney em 8 de novembro


Por Mashantucket, EUA
O UFC realizou o desejo de Michael Bisping e Luke Rockhold: os dois desafetos vão se enfrentar e resolver suas diferenças em 8 de novembro, no evento principal do card da organização em Sydney, Austrália. O combate entre pesos-médios terá cinco rounds.
Michael Bisping e Luke Rockhold, twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Michael Bisping e Luke Rockhold: luta confirmada para 8 de novembro (Foto: Reprodução / Twitter)
O anúncio da luta foi feito pelo próprio Bisping, que está atuando como comentarista de estúdio durante a cobertura da TV americana do "UFC: Jacaré x Mousasi", que acontece nesta sexta-feira em Mashantucket (EUA). O inglês foi também quem iniciou as provocações a Rockhold, ainda em 2012, quando, durante uma entrevista coletiva, afirmou que havia treinado com o americano, então campeão peso-médio do Strikeforce, e que teria levado a melhor na sessão de sparring.
Irritado com os comentários, Rockhold respondeu através das redes sociais, mas ainda estava preso ao Strikeforce. Quando a organização fechou as portas, em janeiro de 2013, o americano assinou com o UFC, mas foi nocauteado por Vitor Belfort em maio do mesmo ano e só voltou a lutar em janeiro de 2014, com uma vitória por nocaute sobre Costas Philippou. A partir daí, Rockhold passou a pedir pela luta contra Bisping, e intensificou a campanha após derrotar Tim Boetsch em abril.
O britânico, todavia, perdeu para Tim Kennedy no mesmo mês e foi escalado para enfrentar Cung Le na China em agosto. No último dia 23, Bisping derrotou Le por nocaute técnico e pediu imediatamente pela chance de enfrentar Rockhold. O presidente do UFC, Dana White, foi inicialmente contra o casamento de luta, dizendo que preferia que o americano enfrentasse o brasileiro Lyoto Machida. Os fãs de MMA, porém, mostraram estar mais interessados na resolução da "rixa" entre Bisping e Rockhold, e o "chefão" admitiu na última quinta-feira que havia mudado de ideia e que a confirmação do combate era questão de tempo.
Luke Rockhold, de 29 anos, é atualmente o quinto colocado do ranking dos pesos-médios do UFC, e tem 12 vitórias e apenas duas derrotas em seu cartel profissional no MMA. Michael Bisping, 35, tem 25 vitórias e seis derrotas, e ocupa a oitava posição no ranking.
A luta é a segunda anunciada para o evento de Sydney. O outro combate do card acontece pelo peso-meio-pesado, com o brasileiro Guto Inocente no octógono contra o australiano Anthony Perosh. No mesmo dia, o Ultimate programou outro evento no Brasil, marcando a quinta vez que a organização realiza card em locais diferentes no mesmo dia em 2014.
UFC: Bisping x Rockhold
8 de novembro de 2014, em Sydney (AUS)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Michael Bisping x Luke Rockhold
Peso-meio-pesado: Guto Inocente x Anthony Perosh*
* Luta ainda não confirmada pelo UFC

- Atualizado em

Shogun x Manuwa é confirmado para luta principal de evento no Brasil

Evento provavelmente acontece em Uberlândia, no Ginásio Sabiazinho

Por Rio de Janeiro
Maurício Shogun e Jimi Manuwa vão fazer a luta principal do evento do UFC no Brasil no próximo dia 8 de novembro. O Combate.com apurou com fontes próximas à organização que o duelo está confirmado e terá cinco rounds. A sede deve ser o Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia-MG.
montagem Maurício Shogun Jimi Manuwa (Foto: Editoria de Arte)Maurício Shogun e Jimi Manuwa se enfrentam em busca de recuperação no UFC (Foto: Editoria de Arte)
A luta vinha sendo especulada durante a semana e foi enfim confirmada nesta sexta-feira. Será a segunda luta consecutiva de Shogun como destaque de um evento no Brasil. Em março passado, o lutador curitibano foi derrotado por Dan Henderson em Natal. Com um cartel de 22 vitórias e nove derrotas, ele atualmente ocupa a nona posição do ranking.
Jimi Manuwa também busca recuperação após sua primeira derrota na carreira, um nocaute sofrido contra o sueco Alexander Gustafsson, também em março passado, em Londres. O nigeriano naturalizado inglês tem um cartel de 14 vitórias e apenas uma derrota na carreira.
O evento já está praticamente acertado para acontecer no Ginásio Municipal Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia, faltando apenas a assinatura do contrato. O UFC já anunciou outras duas lutas para o torneio: Rafael Feijão x Ovince St. Preux, pelos pesos-meio-pesados, e John Lineker x Ian McCall, pelos pesos-moscas.
UFC: Shogun x Manuwa
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)*
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Jimi Manuwa
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Ovince St. Preux
Peso-mosca: John Lineker x Ian McCall
* Sede ainda não confirmada pelo UFC

Namorada de Kimi, modelo finlandesa rouba a cena em treino livre de Monza

Grávida do primeiro filho do piloto da Ferrari, a aeromoça e modelo Minttu Virtanen, de 27 anos, chamou a atenção de fotógrafos e fãs nesta sexta, no palco do GP da Itália

Por Monza, Itália
Com o terceiro melhor tempo no segundo treino livre do GP da Itália, Kimi Raikkonen deixou a Ferrari na cola da soberana Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Mas foi a namorada do piloto finlandês, a bela Minttu Virtanen, que roubou a cena no paddock do autódromo de Monza. De boné, casaco preto e calça jeans, a aeromoça e modelo de 27 anos fez a alegria dos fotógrafos que passavam pelos boxes da escuderia italiana.
Minttu Virtanen, namorada de Kimi Raikkonen, nos boxes da Ferrari, em Monza, palco do GP da Itália (Foto: AP)Minttu Virtanen, namorada de Kimi Raikkonen, nos boxes da Ferrari, em Monza, palco do GP da Itália (Foto: AP)


Raikkonen e Minttu foram apresentados por amigos em comum e estão juntos há mais de um ano. No mês passado, a imprensa finlandesa noticiou que ela está grávida do primeiro filho do campeão mundial de 2007. O piloto de 34 anos é conhecido pela discrição, e por isso o fato de ter levado sua namorada ao paddock chamou tanto a atenção da imprensa e dos fãs.

É difícil dizer se foi a presença da bela morena que inspirou o piloto da Ferrari, mas o fato é que Kimi Raikkonen se destacou ao encostar no tempo dos pilotos da Mercedes e ao superar o companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, na última sessão de treinos desta sexta-feira. Após 12 etapas, o finlandês é apenas o 10º colocado no Mundial de Pilotos, mas conseguiu uma reação na etapa passada, ao terminar a corrida na Bélgica em 4º.
Mosaico - Minttu Virtanen - namorada de Kimi Raikkonen (Foto: Editoria de arte)


CONFIRA OS HORÁRIOS DO GP DA ITÁLIA

Horários GP Itália (Foto: Editoria de arte)
Os pilotos voltam à pista às 6h (horário de Brasília) de sábado para a última sessão livre antes do treino que define o grid de largada, marcado para as 9h. O SporTV exibe ambas as atividades ao vivo. A TV Globo mostra os momentos decisivos da classificação a partir das 9h40 e, no domingo, transmite ao vivo e na íntegra às 8h35. Nico Rosberg e Lewis Hamilton (Mercedes) brigam pela taça. Daniel Ricciardo (RBR) corre por fora. Confira a classificação completa.gp italia circuito formula 1 (Foto: Editoria de Arte)

Joel confirma estreia na terça e critica 5 a 0 em casa: "Como é que pode?"

Após aceitar proposta, treinador se dirige ao torcedor e clama por união e respeito à camisa do clube em meio à crise. Diretoria, porém, ainda evita oficializar contratação

Por Rio de Janeiro
Joel Santana técnico do Vasco 2004/2005 (Foto: O Globo)Observado por Petkovic, Joel orienta o time do Vasco no fim de 2004 (Foto: O Globo)
Para Joel Santana, após dizer sim à proposta ao Vasco, nesta sexta-feira, o trabalho já começou. Ao menos na tentativa de motivar time e torcida a sair da situação ruim. Depois que assinar contrato até o fim do ano e oficializar a volta, o treinador será apresentado na próxima segunda-feira e confirmou que estreia na terça-feira, contra o Luverdense, em São Januário. Animado com a nova chance, em entrevista à Rádio Globo, ele falou em "não passar mais vergonha" e colocou a determinação acima do papo no dia a dia.
- Quero deixar uma coisa bem clara: falar diretamente com o torcedor, que é nosso amigo, companheiro e que nunca nos deixou na mão. Sem o torcedor, não sou nada, nem ninguém. Estou comprando essa situação junto ao torcedor, de defender a camisa, ir para São Januário colocar nosso caldeirão, que nem sempre colocamos. Não podemos passar esse tipo de vergonha e não vamos passar mais. Não tem mais como, chegou ao limite. Não tem muita conversa, muito papo. Vou trabalhar no que posso fazer e espero que o torcedor do Vasco nos apoie - afirmou.

Apesar do tom do discurso, a diretoria, por outro lado, ainda evita o assunto e pede mais tempo para anunciá-lo através de seu site oficial. O presidente Roberto Dinamite, por volta das 16h, tratou a negociação com "90% fechada" mesmo com o acordo selado verbalmente. E o diretor executivo Rodrigo Caetano disse que "irá se manifestar após definir todos os detalhes". Pequenas condições financeiras fizeram com que as partes estendessem a cautela.
Joel garante que vinha acompanhando as partidas, crê que o elenco tem qualidade e aproveitou para criticar o vexame de sábado passado, quando o time caiu por 5 a 0 para o Avaí, em casa. Nos últimos cinco jogos, foram dois empates e três derrotas, com direito à eliminação da Copa do Brasil para o ABC, nas oitavas de final. Na Série B, de vice-líder caiu para o quinto lugar. O duelo com o América-MG, neste sábado, é direto pelo G-4 e terá o interino Jorge Luiz no banco. 
- Estou animado porque temos condições. Não aceitaria uma situação dessas se não tivesse confiança. Se a torcida rezar do nosso lado, vamos sair dessa, não tem como. Já saí de coisas piores. E vamos sair dessa maratona, dessa guerra, vou arrumar um nome (para classificar essa situação). Não tem como o Vasco conviver com isso. É o Vasco. Porra, como é que pode? Não podemos aceitar isso. Vamos trabalhar e fazer o que tem que ser feito. Dentro do Vasco, não perdíamos nunca e agora estamos perdendo? O que é isso, rapaz? Agora, chega lá e os caras dão de cinco... Que pomba, para não falar outra coisa, é essa? O torcedor tem que entender que vamos rezar na mesma cartilha. Vamos lutar para cacete e vamos ganhar - disse, inflamado.
Dentro do Vasco, não perdíamos nunca e agora estamos perdendo? O que é isso, rapaz? Agora, chega lá e os caras dão de cinco... Que pomba, para não falar outra coisa, é essa? 
Joel Santana
O retorno à elite apenas não satisfaz o técnico, de 65 anos. Ele avisou que já disse a Dinamite que qualquer resultado que não seja o título da Série B está abaixo da perspectiva. E se dirigiu aos jogadores que lideram o vestiário para estar junto com a nova comissão. 
- Nós, hoje, temos que chegar para esses jogadores consagrados do elenco e dizer: Vocês estão vestindo o manto do Vasco e mostrar a história do clube. Tivemos Vavá, Roberto, Edmundo... Os maiores artilheiros do futebol carioca e do mundo. O Vasco é o Vasco. O Vasco tem história, é conhecido no mundo inteiro. O Vasco vai sair dessa. Conto com esses jogadores. Se eles acharem que não vale a pena, têm que me falar. São jogadores cascudos. Quero ser campeão do que for. Como vou me contentar em só me classificar? Eu falei para o Roberto: estamos aqui para tirar o Vasco dessa situação e fazer o Vasco campeão. Não podemos ficar mais nisso.
A possibilidade de Felipe, ídolo do clube, se tornar auxiliar existe, segundo Joel Santana. A princípio, porém, devem chegar Marcelo Salles e o preparador físico Ronaldo Torres.
Resistência, amizade e dívida
A negociação, iniciada na terça-feira, foi conduzida diretamente por Roberto Dinamite. Joel treinou o amigo numa de suas passagens pelo clube e tem boa relação com o presidente do Vasco, que está em fim de mandato – enquanto a Justiça não julgar a liminar que o mantém no poder, ele segue presidente até as eleições de 11 de novembro.
Joel Santana - Bahia (Foto: Thiago Pereira)Joel Santana é apresentado em seu último trabalho, no Bahia, no início de 2013 (Foto: Thiago Pereira)


Houve grande resistência interna ao nome de Joel, mas Dinamite resolveu se impor em uma de suas últimas decisões em São Januário. A escassez do mercado e a impossibilidade de acerto com as alternativas preferenciais - como no caso de Juninho e Oswaldo de Oliveira - abriram caminho para o acerto do veterano treinador. O primeiro contato havia sido feito logo após o pedido de demissão de Adilson. Joel, depois, esperou outra ligação e se irritou com a aproximação do acerto do Vasco com Enderson Moreira, que acabou não se concretizando.
Recentemente, Joel recebeu cerca de R$ 800 mil do clube. O valor é referente a um débito da última passagem pelo clube. O Vasco assinou confissão de dívida que serviu de instrumento para ação do técnico contra o clube em 2010. No início, o débito total era de R$ 840 mil. Com a outra passagem – Joel treinou o Vasco em 2000 e depois voltou em 2004 –, após pagamentos de algumas parcelas, a dívida chegou a quase R$ 900 mil. O clube, na gestão de Dinamite, pôs em dúvida a prova do treinador, baseada em confissão de dívida assinada pela diretoria do ex-presidente Eurico Miranda. Mas assim como no caso de Romário, que ainda tem a receber do Vasco mais de R$ 10 milhões, a Justiça deu ganho de causa a Joel.
O Vasco, no entanto, ainda tem outra dívida de outras passagens de Joel por São Januário. No novo acordo, o clube vai sugerir uma recomposição desse débito. Caso parecido a diretoria vascaína tenta com Felipe, que, segundo números do balanço financeiro de 2013, tinha R$ 1,1 milhão a receber de salário e direitos de imagem atraso desde a sua conturbada saída, após episódio com o então diretor de futebol René Simões, no fim de 2012.

Luxa é vítima de assalto e diz: "No Rio? Toda hora. Pela Receita, por bandidos"

Treinador perde relógio na última quinta e revela quase ter sido vítima de novo de assaltantes nesta sexta-feira, a caminho para o treino do Fla no Ninho do Urubu

Por Rio de Janeiro
Luxemburgo Coletiva Flamengo (Foto: Cahê Mota)Luxembugo revelou incidente e garantiu que relógio roubado não foi o oficial do Fla (Foto: Cahê Mota)
Vanderlei Luxemburgo passou por um susto na manhã da última quinta-feira. O técnico foi assaltado em seu carro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesta sexta, o técnico revelou o incidente e explicou o ocorrido. Ele disse não ter sido reconhecido pelo assaltante, que levou apenas o seu relógio.
- Assaltado no Rio? Toda hora, pela Receita (Federal), por bandidos... A gente leva um susto, mete um revólver na sua cara no sinal. O cara disse "Não vou te matar, não". Só faltava essa. Ele queria o relógio, falei para levar. Foi na Avenida das Américas com a ponte Lúcio Costa. Sempre ando com carro blindado, nesse dia não estava - comentou Luxemburgo.
O treinador ainda brincou com a situação. Ele tem um relógio feito especialmente por uma grife famosa com um escudo do Flamengo da sua passagem anterior, em 2010.
- Não foi esse, não. Se fosse, acho que dava uma cabeçada nele - brincou.
Nesta sexta-feira, Vanderlei já estava mais atento. No trajeto para o Ninho do Urubu, desconfiou de um homem em uma moto, que parecia segui-lo.
- Já ia ser de novo assaltado e liguei para o 190. Vi uma moto suspeita - afirmou o treinador.

Em 2009, James Rodríguez foi rejeitado pelo Verdão por ser gordo

Ex-auxiliar-técnico do Palmeiras, Jorginho lembra que não recomendou a contratação do meia porque, além de caro, ele era uma "bolinha"

Por São Paulo
James Rodriguez Real Madrid e Atlético de Madrid (Foto: Agência AP).James Rodriguez, craque do Real Madrid, esteve na mira do Verdão em 2009 (Foto: Agência AP)
James Rodríguez, destaque da Colômbia na Copa do Mundo e reforço do Real Madrid, poderia ter sido jogador do Palmeiras. Em 2009, o camisa 10, então no Banfield, da Argentina, esteve na mira do Verdão – ele foi recomentado por um olheiro do clube e observado pelo então auxiliar-técnico Jorginho.
Com 18 anos na época, Rodríguez já valia muito, segundo Jorginho. Mas, além do preço salgado, o treinador explica que não recomendou ao Palmeiras a contratação porque o jogador estava acima do peso. 
- Vi apenas um jogo do Banfield, e ele foi trocado no intervalo. Tinha 17, 18 anos e era uma bolinha - afirma Jorginho, em entrevista ao site "espn.com.br". 
Jorginho era auxiliar de Muricy Ramalho no Palmeiras. Uma de suas atribuições era observar atletas que poderiam vir a interessar ao clube, sobretudo jovens jogadores. Na ocasião, o Verdão vinha encontrando dificuldades para formar o time sub-20 que disputaria a Copa São Paulo de 2000. Então, resolveu dar um giro pela Argentina atrás de "matéria-prima".
- Um rapaz que estava me auxiliando me levou para ver o James. Ele não jogava no meio, talvez por ser novo e estar subindo. Fazia o papel do atacante pela direita - lembra.
Um ano depois, o meia seria contratado pelo Porto, de Portugal. Mesmo ao ver que o meia se tornou um grande jogador, Jorginho diz que não se arrepende por não tê-lo recomendado. 
- Ele não era barato. Devia valer US$ 5 milhões na época. Ninguém em sã consciência iria recomendar pagar isso por um jogador tão jovem. Não daria para arriscar com tanto dinheiro. Nessa idade, é fácil demais se equivocar - diz.
James Rodríguez estará em ação nesta sexta-feira à noite, em Miami, entre a Colômbia enfrenta o Brasil, a partir das 22h (horário de Brasília), em amistoso.

Lançado por Dunga, quarteto tem segunda chance de Copa com técnico

Miranda, Marcelo, Filipe Luís e Diego Tardelli foram convocados pela primeira vez com atual treinador, mas não disputaram Copa de 2010. Agora querem mudar cenário

Por Miami, Estados Unidos
Filipe Luis no treino do Brasil (Foto: Mowa Press)Filipe Luís disputou dois jogos com Dunga, em 2009, mas não foi à Copa-2010 (Foto: Mowa Press)
Miranda, Marcelo, Filipe Luís e Diego Tardelli podem ter posições, cabelos e estilos diferentes, mas possuem algo em comum. Todos foram convocados por Dunga na primeira passagem do técnico pela seleção brasileira, mas ficaram fora da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e agora voltaram a ser chamados pelo técnico, numa segunda chance de conseguirem disputar o torneio mais importante do futebol sob o comando do gaúcho. O técnico reestreia nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília), contra a Colômbia, nos Estados Unidos, com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, da TV Globo e do SporTV.
No quarteto, Marcelo foi o único a ter garantido vaga no Mundial quatro anos depois, dessa vez com Luiz Felipe Scolari no banco. Tardelli não foi cogitado pelo antigo treinador, Miranda teve só uma chance, apesar da excelente fase no Atlético de Madrid, e Filipe Luís bateu na trave, já que participou do título da Copa das Confederações, mas perdeu lugar para Maxwell.
Novamente lembrados por Dunga, eles não querem deixar outra oportunidade passar. E contam com a experiência, a maturidade de alguns anos a mais para, dessa vez, carimbarem passaporte para a Rússia, que vai sediar a próxima Copa em 2018.
- Eu retorno muito mais experiente, com uma evolução muito maior física e tática, diferente de quando atuei anteriormente. Ainda tenho muito a contribuir com a Seleção - garantiu Miranda, que jogava no São Paulo em 2008, quando foi convocado pela primeira vez.
O GloboEsporte.com transmite ao vivo nesta sexta-feira o amistoso entre Brasil e Colômbia, a partir das 21h (de Brasília)
O retorno de Dunga interferiu diretamente no momento de um jogador. Diego Tardelli não conseguiu repetir, no primeiro semestre deste ano, a temporada brilhante que teve em 2013, quando ajudou a conduzir o Atlético-MG ao inédito título da Libertadores. O atacante admite que se abateu ao notar que não teria mesmo chances de jogar na Seleção com Felipão, e, assim, tentar garantir um lugar entre os 23 da lista da Copa do Mundo.
Mas o técnico que lhe deu a primeira chance, também em 2008, voltou e o horizonte se abriu novamente. Tardelli reencontrou os gols e as boas atuações no clube e será titular no primeiro amistoso, sexta-feira, diante da Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos.
- Nosso primeiro semestre no Atlético foi muito ruim, talvez por isso meus números não tenham sido tão bons, mas com o retorno do Dunga, minha motivação e confiança voltaram 100%. Ele é um cara coerente, eu tinha certeza que ele convocaria um jogador que estivesse num momento bom. Ninguém esperava que ele voltasse, eu também não, mas foi muito bom para mim.
Filipe Luís disputou apenas dois jogos com Dunga, mas garante ter sido suficiente para colocá-lo no mesmo caminho que trilhou o argentino Diego Simeone, seu antigo técnico no Atlético de Madrid, e um dos melhores do mundo em sua opinião. O lateral-esquerdo também vai iniciar o ciclo 2014-18 como titular. Ele desbancou Marcelo, que esteve em sete jogos com o técnico entre 2006 e 2010. Tardelli disputou quatro, Miranda seis.
Agora, os quatro esperam multiplicar esses números para chegarem a 2018 em forma e ainda prestigiados pela comissão técnica da seleção brasileira.
Diego Tardelli treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)Tardelli disputa bola em treino da Seleção. Estreia, há seis anos, foi com Dunga (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)

Fla, Galo, Santos e ABC decidem vaga em casa nas quartas da Copa do Brasil

Corinthians, Cruzeiro, Botafogo e América-RN abrem disputa por lugar na semifinal como mandantes. Jogos serão em 1º e 15 de outubro

Por Rio de Janeiro
A CBF sorteou nesta sexta-feira os mandos de campo das quartas de final da Copa do Brasil. Flamengo, Atlético-MG, Santos e ABC decidirão em casa a vaga nas semifinais da disputa. Com isso, América-RN, Corinthians, Botafogo e Cruzeiro, seus respectivos adversários, farão a primeira partida em seus domínios. Os jogos serão em 1º e 15 de outubro. Confira abaixo:

1º de outubro:

Botafogo x Santos
Cruzeiro x ABC
América-RN x Flamengo
Corinthians x Atlético-MG

15 de outubro:

Santos x Botafogo
ABC x Cruzeiro
Flamengo x América-RN
Atlético-MG x Corinthians
No sorteio, as bolinhas tiveram que ser colocadas duas vezes no globo. Na primeira, as peças escaparam das mãos dos representantes - algumas caíram no chão. Foram definidos dois blocos de quatro clubes, e o número da bolinha sorteada, se par ou ímpar, determinaria qual quarteto começaria jogando em casa. Ou seja, não houve sorteio jogo a jogo.

A CBF ordenou os grupos de forma a evitar partidas na mesma cidade no mesmo dia, por questões de segurança, visto que há dois clubes de SP, dois do RJ, dois de MG e dois do RN nas quartas de final.
Aranha goleiro Santos Grêmio (Foto: Diego Guichard)Injúrias raciais contra Aranha renderam exclusão do Grêmio do torneio (Foto: Diego Guichard)
Vale lembrar que o Santos classificou-se às quartas de final sem a necessidade de fazer o segundo jogo das oitavas contra o Grêmio, já que o clube gaúcho foi excluído da competição pelo STJD como punição pelas injúrias raciais direcionadas ao goleiro Aranha, do Peixe, no primeiro jogo, na Arena.

Mas cabe recurso. A diretoria tricolor pretende entrar com o pedido na segunda-feira, e aí o julgamento seria realizado na semana seguinte - em tempo hábil para a realização do jogo da volta com o Santos no caso de o STJD mudar de ideia sobre a pena.
O vencedor dos encontros entre Santos e Botafogo encara o ganhador dos duelos entre ABC e Cruzeiro nas semifinais. O outro cruzamento sai de quem for melhor em Flamengo x América-RN e Atlético-MG x Corinthians.
O vencedor do torneio estará garantido na Libertadores da América de 2015. O atual campeão é o Flamengo.

Sem Bruninho e com atuação segura de Lucarelli, Brasil vence a terceira

Finlândia equilibra jogo, mas seleção passa por bom teste no Mundial da Polônia e garante vaga antecipada na 2ª fase; próximo adversário será a Coreia do Sul

Por Direto de Katowice, Polônia
O aviso foi dado pelo técnico Tuomas Sammelvuo. O Brasil encontraria do outro lado da rede uma equipe que tem como característica nunca desistir. E foi com esse espírito que a Finlândia enfrentou os brasileiros, nesta sexta-feira, na Spodek Arena. Deu trabalho, deixou Bruninho - ainda se recuperando de uma contusão no dedo da mão - agitado na lateral da quadra. Mas não conseguiu evitar a terceira vitória seguida dos tricampeões, que asseguraram por antecipação a vaga na segunda fase do Mundial da Polônia: 3 sets a 0, parciais de 27/25, 25/21 e 26/24 (assista ao vídeo com os melhores momentos). Maior pontuador, com 19 pontos, sendo seis em aces, o ponteiro Lucarelli foi o grande nome do triunfo. 
Os três pontos conquistados mantiveram a seleção na liderança isolada do Grupo B, agora com nove pontos, sem ter cedido um set sequer.
- Foi uma excelente partida, um jogo muito duro. No fim, foi a maior adrenalina, e eu tive a felicidade de fechar o jogo. Foi uma vitória muito importante por causa dos três pontos - afirmou Lucarelli.
O próximo compromisso do time comandado por Bernardinho será neste sábado, às 15h15 (de Brasília), contra a Coreia do Sul. A partida terá transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real no GloboEsporte.com. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar todos os lances pelo SporTV Play.
Brasil x Finlândia Mundial vôlei (Foto: Divulgação/FIBV)Jogadores da seleção brasileira comemoram ponto durante a vitória sobre a Finlândia (Foto: Divulgação/FIBV)


o jogo
O barulho fazia lembrar uma partida da Polônia. Uma onda azul e branca tomou conta do ginásio e colocou pressão sobre o Brasil. Os jogadores também. Conseguiam equilibrar as ações para alegria do técnico Tuomas Sammelvuo (9/9). Lucarelli e Wallace faziam a seleção respirar (16/14). Os adversários variavam o saque e tinham no capitão Antti Sitala uma de suas armas. Tudo igual (18/18). Bernardinho subia a rede colocando Vissotto em quadra.

Os finlandeses fugiam de seu bloqueio e pouco depois tomavam o comando do placar (23/22). Bernardinho pedia tempo. Na volta, Rapha acionava Lucão. Novo empate. A Finlândia teve sucesso no ataque seguinte e desperdiçou a primeira chance de fechar o set com um serviço na rede. Também perdeu a segunda, ao não conseguir parar Wallace. A vantagem mudou de lado graças a Sidão. A torcida desistiu de ficar de pé. Parecia pressentir o que estava por vir. Um bloqueio de Rapha garantiu o set: 27/25.
Brasil X Finlândia - Mundial de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Rapha, Sidão e Murilo fazem bloqueio triplo para cima do finlandês Kunnari (Foto: Divulgação / FIVB)

Sentado no banco de reservas, com a mão direita imobilizada, Bruninho se levantava a cada ponto para vibrar como se estivesse dentro das quatro linhas. Conversava com Lucão e Felipe, trocava ideias com Rapha durante a parada técnica. Enquanto a discordância de uma marcação da arbitragem fazia os treinadores reclamarem, a seleção brasileira mantinha a concentração para fazer 11/9. Mas o bloqueio pecava, o que permitia nova aproximação dos rivais (18/18). Forçando o saque, a Finlândia passava a frente (19/18). A passagem de Lucarelli pelo saque, com direito a três aces, trouxe de volta a tranquilidade e arrancou sorrisos dos companheiros mais experientes. Dois a zero: 25/21.   
Lucarelli, Brasil X Finlândia - Mundial de Vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Lucarelli foi o nome do jogo desta sexta-feira (Foto: Divulgação / FIVB)


Os finlandeses eram valentes. Ainda acreditavam que podiam prolongar a partida, abrindo 13/8. O Brasil não se abalava. Fazia a diferença cair para 13/11. Os adversários freavam a reação, colocando cinco pontos de frente (18/13). A seleção corria atrás do prejuízo e encostava (21/20). O empate veio com um bloqueio de Vissotto, e a virada com Lucarelli (23/22). Um toque na rede de Rapha deu o set point para a Finlândia. Bola para Lucarelli. Chão. Tudo igual (24/24). Na sequência, o ponteiro conseguiu mais um ace, o sexto, e deixou o Brasil a um ponto do triunfo. Coube a ele fechar o jogo e assegurar a vaga.

Aranha nega encontro com torcedora do Grêmio para pedido de desculpas

Goleiro pede a investigação e punição aos responsáveis pelas injúrias raciais direcionadas a ele na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil

Por Santos, SP
Aranha Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Aranha acha que não é momento de encontro com torcedora (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)
O goleiro Aranha não quer, pelo menos por enquanto, encontrar a torcedora gremista Patrícia Moreira, que o ofendeu com injúrias raciais na partida de ida da Copa do Brasil, entre Santos e Grêmio, no dia 28 de agosto. Por meio da assessoria de imprensa do Peixe, o camisa 1 diz que, pelo menos por enquanto, vai esperar a investigação do caso.
- O goleiro Aranha entende que não seja necessário tal encontro. Neste momento, a preocupação do camisa 1 do Santos FC é de que os responsáveis pelo ato racista sejam investigados e que respondam pelo ocorrido no último dia 28. Ele espera também que tal repercussão do caso sirva de lição para as praças esportivas e para a sociedade em um todo - informou um dos assessores do clube.
Patrícia Moreira se manifestou pela primeira vez após o caso nesta sexta-feira. Depois do depoimento à polícia, dado na última quinta-feira, ela fez um pronunciamento à imprensa sem responder perguntas. 
- Boa tarde, eu quero pedir desculpas para o goleiro Aranha, desculpa mesmo, perdão de coração. Não sou racista. Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte. Não teve intenção racista. Foi no calor do jogo, o Grêmio tava perdendo. O Grêmio é minha paixão. Eu vivi sempre indo ao jogo do Grêmio. Sempre. Largava tudo para ir ao jogo do Grêmio. Desculpas para o Aranha. Perdão, perdão, perdão mesmo - disse.
Em seguida, o advogado da torcedora, Alexandre Rossato, afirmou que ela deseja se encontrar pessoalmente com Aranha para pedir desculpas pelos gritos de “macaco” direcionados ao goleiro na Arena Grêmio.
- Ela deseja muito esse encontro com ele. Ela quer pedir desculpa - disse.