sábado, 16 de outubro de 2010

   http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm      Conca e Loco: sucesso com as torcidas e desigualdade no marketing

Gringos são efetivos em campo, ídolos da torcida, mas Flu não aproveita sucesso do argentino, ao contrário do que o Bota faz com o uruguaio

montagem bandeiras conca e loco abreu, fluminense x botafogoBandeiras de Conca e Loco Abreu: idolatria das
torcidas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Quando Fluminense e Botafogo entrarem em campo para o clássico de domingo, dois dos representantes da legião estrangeira que vem fazendo sucesso no Brasileirão 2010 estarão de lados opostos para defender seus fãs. De um lado, a técnica apurada de Conca. Do outro, o faro de gol de Loco Abreu. Em jogo, muito mais do que a rivalidade, estarão as chances de título e Libertadores para os rivais cariocas.
Não é por acaso que eles são os mais assediados pelas duas torcidas e despertam a esperença de vitória no clássico. Enquanto o camisa 11 tricolor é o líder de assistências do campeonato (17), o centroavante alvinegro vem de uma boa sequência de sete gols nos últimos dez jogos.
A presença de Loco Abreu na Copa do Mundo também ajudou a aumentar a idolatria pelo jogador. Torcedores alvinegros se reuniam para torcer pela seleção uruguaia só por causa do  atacante cabeludo.
O Loco é um produto internacional e consegue cativar até torcedores de outros times. É um personagem que beira a perfeição"
Diretor de marketing do Botafogo
Tentando pegar carona no sucesso de Loco Abreu, a diretoria de marketing do Botafogo não ficou parada. Cards para ensinar cavadinha, sessões de autógrafos, camisa com as cores do Uruguai, bonecos... São muitas as ações para aproveitar a boa imagem do jogador.
- O Loco, além da participação na Copa, foi garoto-propaganda do Disney Channel. Ele é um produto internacional e consegue cativar até torcedores de outros times. É um personagem que beira a perfeição. Ao mesmo tempo que passa uma imagem rebelde, tem por outro lado um comportamento familiar. Não falta a treino, é dedicado e exerce uma liderança importante para o grupo. Encanta as mulheres por ser bonito, encanta os homens pelo seu futebol e encanta os jovens por essa rebeldia, marcada pela cavadinha - explicou Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo.
Bota prepara camisa da cavadinha. Flu ainda estuda projetos
O dirigente revelou que uma nova camisa de Loco Abreu sairá em novembro. Terá como tema a tão famosa cavadinha do uruguaio. Mais um mimo para os alvinegros, mais dinheiro em caixa. No entanto, o aspecto financeiro nem sempre é o principal objetivo dessas ações. Há muito mais coisa em jogo. Conhecido por ter uma torcida com média de idade mais alta, o Botafogo quer angariar novos adeptos.
- O que está mais claro para nós é a conquista de novos torcedores. A criança começa a escolher o time na segunda infância, entre sete e 11 anos, quando passa a ter mais independência. Fizemos uma pesquisa sobre esse tema. E o Loco é um produto exato para isso. É um caso que transcende a questão financeira.
montagem conca e loco abreu, fluminense x botafogoConca e Loco Abreu comemoram gols no Brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
No Flu, o aproveitamento dos jogadores nas ações de marketing ainda está engatinhando. Houve camisas comemorativas para a chegada de Fred e para o retorno de Thiago Neves. Para a campanha de sócio-torcedor do clube na televisão, entretanto, o escolhido foi o piloto Cacá Bueno, da Stock Car.
O departamento de marketing tricolor alega dificuldades para explorar a imagem de Conca devido à sua timidez. Diz ter planos para aproveitá-lo, quase três anos após sua contratação, mas usa a cautela ao tratar do assunto.
Temos uns projetinhos que estamos conversando com ele (Conca). É até o pessoal do
futebol que está levando isso"
Vice de marketing do Fluminense
- O Conca é muito tímido. Em campo isso não existe, graças a Deus. É um craque que nós possuímos, um dos melhores. Temos uns projetinhos que estamos conversando com ele. É até o pessoal do futebol que está levando isso. Trata-se de um jogador que não é de dar muitas entrevistas, mas vamos ver o que dá para fazer. Bonequinho, camisa... Mas primeiro é preciso conversar com ele - declarou Daniel Bastos, vice de marketing do Fluminense.
Na butique do clube, há dificuldade também para comprar a camisa do jogador. Como a fornecedora de material esportivo do clube só produz uniformes com números 9 e 10, o torcedor que quiser a 11 precisa encomendar para receber o produto dois dias úteis depois.

Disputa pelo título: Webber luta contra Alonso e Vettel nos últimos três GPs

Australiano pode ganhar por antecipação no Brasil; espanhol e alemão precisam de bons resultados para evitar que rival abra boa vantagem no final

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
A três corridas do fim da temporada 2010, a briga pelo título está quase restrita a três pilotos: Mark Webber, Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Líder do campeonato, o australiano da RBR tem como marca registrada nesta temporada a regularidade. Com apenas um abandono em 2010, no GP da Europa, ele é o favorito das últimas três provas do ano. Para conseguir o inédito título, sem depender dos resultados dos rivais, precisa apenas vencer duas corridas, já que ampliaria a vantagem para 28, com apenas 25 a serem disputados em Abu Dhabi.
Para lutar pelo título, Alonso e Vettel precisam manter a vantagem de Webber em menos de 25 pontos até a última corrida. Ou seja: têm de evitar que o australiano vença ao menos uma das duas. Com triunfos na Coreia do Sul e no Brasil, o veterano da RBR assegura o inédito campeonato da Fórmula 1 com uma corrida de antecipação. A McLaren, por sua vez, corre por fora: Lewis Hamilton e Jenson Button já estão mais de uma vitória atrás de Webber.
montagem formula 1 - webber, alonso e vettelWebber, Alonso e Vettel são os pilotos com mais chances na reta final da temporada (Foto: Editoria de Arte)
- O carro da RBR é bom em todas as pistas. Os das rivais, entretanto, são bons em algumas e nem tanto em outras. A da Coreia deve ser boa para a RBR, pela segunda metade da pista, que deve compensar as retas longas do início. A pista de Interlagos é ruim para a Ferrari e pior para a McLaren; e Abu Dhabi é cheia de curvas de média velocidade e chicanes, que que exigem boa capacidade de frenagem e de mudanças de direção - diz Lito Cavalcanti, comentarista do SporTV.
Confira abaixo uma análise dos últimos três circuitos da temporada 2010 da Fórmula 1:
F1 pistas - GP Coreia do SulData: 24 de outubro - 4h (de Brasília)
Circuito de Yeongam
Extensão: 5.621 metros
Voltas: 55
Distância total: 309,155 quilômetros
Recorde: primeira corrida de Fórmula 1
Último vencedor: primeira corrida de Fórmula 1
Após incertezas, prova é confirmada
O GP da Coreia do Sul foi confirmado nesta semana após vários meses de incertezas. Projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, o cronograma de construção do circuito de Yeongam sofreu com o mau tempo da região. A camada de final de asfalto já foi aplicada, mas a administração do autódromo admite que nem tudo estará pronto a tempo, mas a pista tem todas as condições de segurança. O indiano Karun Chandhok, ex-Hispania, já fez uma demonstração no traçado com um RBR.
O traçado, com duas longas retas na primeira parte e bastante sinuoso, com curvas de média velocidade na segunda metade, deve ser bom para a RBR. A McLaren, com seu eficiente duto aerodinâmico também deve andar bem em Yeongam. A Ferrari, por sua vez, é uma incógnita.
F1 pistas - GP BrasilData: 7 de novembro - 14h (de Brasília)
Circuito de Interlagos
Extensão: 4.309 metros
Voltas: 71
Distância total: 305,909 quilômetros
Recorde: Juan Pablo Montoya - 1m11s473 (2005)
Último vencedor: Mark Webber (RBR)
- Emoção e ultrapassagens em São Paulo
O circuito de Interlagos sempre proporciona boas e emocionantes corridas. O fato do GP do Brasil ter sido jogado para a parte final do campeonato diminuiu o risco de chuvas torrenciais, mas a região de Interlagos é conhecida pela instabilidade do tempo. Em 2010, a RBR deve levar vantagem na pista paulista, mas McLaren e Ferrari podem ameaçar no trecho da reta dos boxes, com bastante tempo em subida.
- Como foi o GP do Brasil em 2009
Após tomar a ponta do brasileiro Rubens Barrichello no momento dos primeiros pit stops, Webber venceu a corrida que marcou o título do inglês Jenson Button, ainda na Brawn GP, com boa folga em 2009, seguido pelo polonês Robert Kubica, da extinta BMW Sauber. Hamilton completou o pódio, à frente de Vettel, quarto colocado.
F1 pistas - GP Emirados ÁrabesData: 14 de novembro - 11h (de Brasília)
Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi
Extensão: 5.554 metros
Voltas: 55
Distância total: 305,361 quilômetros
Recorde: Sebastian Vettel - 1m40s279 (2009)
Último vencedor: Sebastian Vettel (RBR)
- Título deverá ser decidido no crepúsculo
A corrida em Abu Dhabi é a única da temporada disputada no crepúsculo, ou seja: ela começa no fim da tarde, quase ao pôr do sol, e termina já de noite no país árabe. A mudança de temperatura da pista é drástica, já que a incidência da luz solar vai a zero durante o GP. Deve ser mais uma pista a favorecer a RBR, com várias curvas e mudanças de direção. No ano passado, a equipe austríaca fez dobradinha.
- Como foi o GP em Abu Dhabi em 2009
Vettel teve sorte na última prova da temporada, na Yas Marina. O alemão venceu depois que a McLaren de  Hamilton teve problemas no freio quando o inglês liderava e ele teve de abandonar a prova. Webber completou a dobradinha da RBR, e Button, campeão mundial, foi o terceiro.