quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bob Marley das quadras, alemão de 'dreads' avança no Aberto da Austrália

Com dupla cidadania (jamaicana e alemã), Dustin Brown, número 164 do ranking da ATP, avança no qualifying em Melbourne com visual diferente

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália
8 comentários
A posição de número 164 no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) passa quase despercebida quando o alemão com um jeitão de jamaicano entra em quadra. Por conta de suas longas madeixas com dreads, Dustin Brown é conhecido como sósia do cantor Bob Marley, ícone do reggae. Filho de pai jamaicano, mãe alemã e avós britânicos, o tenista não se importa com as brincadeiras, tanto que é chamado pelos amigos mais próximos como ''Dreddy'', sua marca registrada.
Com a raquete nas mãos, Brown fez bonito na estreia do qualifying do Aberto da Austrália - primeiro Grand Slam da temporada. Ele venceu o japonês Hiroki Moriya, por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 6/2), em Melbourne. Brown volta a jogar na noite desta quarta-feira, diante do belga Maxime Authom.
dustin brown tenis australian open (Foto: Getty Images)Cabelos ao vento: Dustin Brown chama atenção por sua cabeleira (Foto: Getty Images)
Nascido na Alemanha, mas também com cidadania jamaicana, Dustin Brown anunciou em junho de 2010 que, devido à falta de financiamento da Associação de Tênis da Jamaica, mudaria de nacionalidade. Inicialmente, ele optou por competir pela Grã-Bretanha, terra dos seus avós. No entanto, em seguida, acertou que defenderia as cores da Alemanha - seu país de origem.
Na temporada de 2010, Dustin Brown ganhou destaque na Alemanha e também na Jamaica. Ele venceu a disputa de duplas do ATP de Metz ao lado do holandês Rogier Wassen. Na ocasião, eles venceram os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares. Na época, a imprensa jamaicana noticiou que Brown havia se tornado o primeiro jamaicano a vencer um torneio de prestígio em mais de 40 anos.
dustin brown tenis australian open (Foto: Getty Images)Dustin Brown venceu a primeira partida em Melborne, na Austrália (Foto: Getty Images)

Vídeo revela falta de atendimento de médico a Neto Maranhão em campo

Jogador do Potiguar de Mossoró (RN) morreu nesta quarta-feira, vítima de ataque cardíaco, durante treinamento

Por SporTV.com Rio de Janeiro
24 comentários
O jogador Neto Maranhão, que faleceu na manhã desta quarta-feira, vítima de uma parada cardio-respiratória, durante um treino do Potiguar de Mossoró (RN), não recebeu atendimento especializado ao passar mal em campo. Imagens da TV Cabo Mossoró, apresentadas no programa "Tá na Área", do SporTV,  mostram que seus companheiros de time se desesperaram ao ver o quadro do meio-campista, de 28 anos. Muitos tentaram ajudá-lo de forma improvisada, abanando camisas sobre ele. Um integrante da comissão técnica do clube tentou fazer massagem cardíaca. E o jogador saiu carregado do gramado pelos próprios atletas.
Veja as imagens do atendimento ao jogador no vídeo acima
Os jogadores do Potiguar estavam treinando sem que todos do elenco tivessem feito exames médicos para a temporada 2013, incluindo testes cardiológicos. O clube também não tem um médico em seu quadro de profissionais. A equipe conta apenas um urologista, especialista em sistema urinário, como colaborador.
O jogador teve um mal-estar em outubro do ano passado, quando atuava pelo Biguaçu, de Santa Catarina. Neto Maranhão chegou a ser hospitalizado na época.
Neto Maranhão deve ser mais um reforço do Treze para temporada (Foto: Divulgação)Neto Maranhão faleceu após sofrer parada
cardíaca (Foto: Divulgação)
José Neto, gerente de futebol do clube, afirmou ao GLOESPORTE.COM que o jogador passaria por exames nesta quinta-feira, junto com mais quatro atletas do clube. Segundo o dirigente, os exames no clube são realizados por etapas. E não de forma completa antes do início dos treinamentos, como ocorre normalmente nos principais clubes do país.
- Ele fez uma bateria de exames, quando veio do clube de Santa Catarina, e disse que estava tudo ok. Por incrível que pareça, amanhã (quinta-feira) ele ia realizar os exames dele, mas infelizmente aconteceu isso - disse o dirigente.
O corpo do jogador será levado à sua cidade natal, São Domingos, no Maranhão. A diretoria do Potiguar espera realizar o velório no estádio Nogueirão, para que os jogadores possam se despedir do colega. Roque Alves de Lima Neto, o Neto Maranhão, tinha 28 anos e havia sido contratado no final de 2012, para a disputa do Campeonato Potiguar.

Timão acerta pendências e espera Gil para fazer exames e assinar contrato

Após demora para acertar detalhes, clube acerta forma de pagamento ao Valencienes e espera chegada do novo zagueiro até o fim da semana

Por Diego Ribeiro São Paulo
Gil ex-cruzeiro entrevista (Foto: Globoesporte.com)Gil vai reforçar o Corinthians nos próximos dias
(Foto: Globoesporte.com)
Corinthians e Valenciennes chegaram a um acordo, e o zagueiro Gil vai reforçar o clube alvinegro para as disputas desta temporada. Nesta quarta-feira,  os paulistas confirmaram que as duas partes acertaram a forma de pagamento dos 3,5 milhões de euros (R$ 9,41 milhões) exigidos pelos franceses para a transferência ser selada. O contrato já foi assinado e enviado ao Valenciennes, que vai devolver o documento com a assinatura de um dirigente para sacramentar a negociação.
Até o fim da semana, Gil deve ir ao CT Joaquim Grava para fazer exames e assinar contrato – o vínculo deve ser de quatro anos. Atualmente, ele está de férias em Campos dos Goytacazes, sua cidade natal.
A maior pendência era em relação ao parcelamento do valor, já que nenhuma das duas partes queria se submeter à variação cambial do euro em relação ao real – fato que poderia fazer um dos clubes perder dinheiro.  A pendência foi acertada, mas a diretoria corintiana não revelou como será realizado o pagamento.
Aos 25 anos, Gil retorna ao futebol brasileiro após uma passagem de duas temporadas pelo Valenciennes. O zagueiro vai encontrar grande concorrência na posição. O técnico Tite conta com Chicão, Paulo André, Wallace, Antonio Carlos e Felipe. O experiente Anderson Polga, que fez parte do grupo campeão mundial no Japão, não teve seu contrato renovado.
Com a confirmação de Gil, o Corinthians fecha seu elenco para este primeiro momento da temporada. O meia Renato Augusto já foi apresentado e treina com o grupo, enquanto o atacante Alexandre Pato é esperado para desembarcar no Brasil até sexta-feira.
Nos próximos meses, o Timão diz que só vai contratar se houver “oportunidade”. Uma contratação desse tipo pode reforçar ainda mais a zaga, já que o clube está de olho em Dedé, do Vasco. No entanto, a diretoria aguarda um contato do empresário do jogador para saber quais são as condições para uma possível negociação.

Cléber e Amaral chegam com moral no Vulcão: 'Objetivo é a 1ª divisão'

Ex-companheiros no Palmeiras, novo treinador e volante são apresentados para a disputa do Módulo II do Mineiro pelo Poços de Caldas

Por Jéssica Balbino Poços de Caldas, MG
51 comentários
Chegar à primeira divisão. Esse é o objetivo do ex-zagueiro Cléber e do volante Amaral, apresentados pela diretoria do Vulcão nesta quarta-feira durante uma coletiva de imprensa no Palace Hotel, em Poços de Caldas (MG). Com passagens marcantes pelo Palmeiras e convocações para a seleção brasileira na década de 90, os dois chegam para reforçar o clube na temporada de 2013.
Zagueiro por 19 anos, Cléber defendeu, além do Palmeiras, Atlético-MG, Santos e Cruzeiro, Santos e Figueirense. Sua carreira de treinador começou em 2009 e agora tem como desafio colocar o Vulcão na elite do Campeonato Mineiro.
- Vou intensamente viver dia a dia o Vulcão. Prometo empenho, trabalho e dedicação - disse o novo treinador.
Já Amaral reforça a equipe do Poços de Caldas dentro das quatro linhas. O jogador de 39 anos, ex-Verdão, Corinthians, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, além de clubes estrangeiros como Benfica, Fiorentina e Besiktas, foi recebido com muita festa, cumprimentando os torcedores e distribuindo autógrafos. O volante recebeu a camisa 10 das mãos do presidente do clube e mostrou que está bem fisicamente.
Cléber é o novo treinador do Vulcão (Foto: Jéssica Balbino / Globoesporte.com)Cléber é o novo treinador do Vulcão (Foto: Jéssica Balbino / Globoesporte.com)
- Estou disposto a passar por dificuldades e vou vestir a camisa. O nosso objetivo é colocar este time na primeira divisão - afirmou Amaral.
O volante comemorou trabalhar novamente lado a lado com Cléber.
- Trabalhar com ele novamente será muito bom, a gente se respeita muito. Só que agora não vou poder mais chamá-lo de Clébão e sim de senhor - contou com bom humor.
Amaral também foi apresentado nesta quarta-feira (9) (Foto: Jéssica Balbino / Globoesporte.com)Amaral exibe a camisa 10 personalizada do Poços de Caldas (Foto: Jéssica Balbino / Globoesporte.com)

Após 2012 recheado de confusões, Grosjean garante: 'Não sou maluco'

Francês promete ser cauteloso para se livrar de apelido de 'maluco da 1ª volta', dado por Mark Webber por causa das confusões em inícios de provas

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França
3 comentários
Em um 2012 no qual mostrou velocidade e acumulou três pódios, Romain Grosjean ganhou também um apelido curioso: “Maluco da primeira volta”. O piloto da Lotus recebeu a alcunha de Mark Webber após mais um dos diversos acidentes em início de prova, desta vez no GP do Japão.
- Isso me custou o apelido de “maluco da primeira volta” no ano passado. Mas é preciso colocar no contexto. Mark disse isso logo que saiu do carro, com toda a adrenalina da corrida dentro dele. Pedi desculpas, era o máximo que eu podia fazer. Eu não sou maluco. Estou ciente dos riscos e tenho trabalhado duro para corrigir meus erros - disse à rádio francesa "Stade 2".
Romain Grosjean provoca acidente cinematográfico na largada do GP da Bélgica (Foto: Getty Images)Grosjean provocou acidente cinematográfico na largada do GP da Bélgica (Foto: Getty Images)
Apesar da série de incidentes, a escuderia inglesa confiou no potencial do francês de 26 anos e renovou seu contrato para 2013. Feliz com a nova chance, Grosjean promete tomar mais cuidado para se livrar do apelido indesejado e seguir seu caminho em busca do sonho de ser campeão da Fórmula 1.
- Nas últimas cinco corridas não tive problemas e isso é motivo para acreditar que eu não terei mais. Não acho que vencer a qualquer custo é o objetivo, porque meu sonho é se tornar campeão mundial algum dia. Claro que é preciso vencer corridas para ser campeão, mas eu preciso tomar cuidado para não atrapalhar o objetivo.
Vettel Raikkonen Grosjean GP de Bahrein (Foto: Getty Images)Apesar de pódios, confusões fizeram Grosjean (dir.) ser muito mais irregular que Kimi(esq.) (Foto: Getty)
Companheiro de Kimi Raikkonen na Lotus, Grosjean terminou a temporada em oitavo com 96 pontos, enquanto o finlandês foi o terceiro, com 207. Em sua primeira temporada completa na F-1 após uma breve passagem na categoria em 2009, o francês demonstrou potencial subindo três vezes ao pódio (3º no Bahrein, 2º no Canadá e 3º na Hungria). Porém, teve o ano manchado pela série de confusões em que se envolveu, sendo a pior delas o acidente cinematográfico que provocou na largada do GP da Bélgica, 12ª etapa. Como consequência, foi multado e suspenso da corrida seguinte, na Itália. Os episódios tiraram um pouco da confiança do piloto, que não apresentou o mesmo brilho do início do ano, terminando a temporada em baixa.
Os problemas de Grosjean contrastaram com a regularidade de Kimi. Enquanto o francês foi o piloto que mais abandonou corridas (seis) e menos completou voltas (803), Raikkonen terminou todas as provas (vinte) e só não fechou todas as voltas porque levou uma no GP do Brasil (1191).

Febre derruba líder, e vice vence Copa de saltos em cidadezinha polonesa

Em Wisla, Anders Bardal conquista primeira vitória da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Wisla, Polônia
Comente agora
A pequena Wisla, na Polônia, tem apenas 11 mil habitantes e, nesta quarta-feira, boa parte deles viu alguns visitantes saltarem pelo céu com esquis presos aos pés. A cidade recebeu pela primeira vez uma Copa do Mundo de saltos. E se nas eliminatórias quem se deu bem foi o local Maciej Kot, a vitória na 14ª prova do ano foi para o norueguês Anders Bardal. O primeiro triunfo dele na temporada teve uma ajudinha "delicada": número 1 do mundo, o austríaco Gregor Schlierenzauer não competiu porque estava com febre.
esqui saltos Anders Bardal na Copa do Mundo de Wisla (Foto: AFP)Anders Bardal salta para a vitória em Wisla (Foto: AFP)
Wisla viu, na véspera, um novo recorde em sua pista. Façanha do austríaco Stefan Kraft: 139m. Nesta quarta, Bardal venceu com saltos de 130m e 128m, somando 264,4 pontos. Ele tem agora 575 pontos no ranking, contra 808 do enfermo Gregor (cada vitória vale 100). O alemão Severin Freund está logo atrás, com 556. Ele não competiu na Polônia.
A segunda posição em Wisla ficou com outro alemão, Richard Freitag (131m e 126m5;  252,2 pontos), à frente do norueguês Rune Velta (127m e 126 m; 251pontos).