quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Do avesso: lutadora de Cacoal vence depressão e vira campeã de MMA

Fabrina Vanessa é uma das promessas do Rolim Fight, que acontece no dia 12 de abril em Rolim de Moura. Ela luta com Rosangela dos Santos na categoria até 58kg

Por Porto Velho
Comente agora
Fabrina venceu seu primeiro confronto de K1 no Attrack Combat, em Cacoal (Foto: Fabrina Vanessa/Arquivo Pessoal)Fabrina venceu seu primeiro confronto de K1 no Attrack Combat, em Cacoal (Foto: Fabrina Vanessa/Arquivo Pessoal)
Com 24 anos, Fabrina Vanessa, jovem estudante de Cacoal tem uma aparência meiga e um sorriso doce. Sua voz ao telefone não deixa transparecer nem 1% da força que ela tem quando está no tatame, ou no octógono. Fabrina, que também é lutadora, agora se prepara para o Rolim Fight, competição estadual que acontece em abril. Sua adversária, Rosangela dos Santos, representante de Espigão do Oeste, pode esperar uma luta, no mínimo, surpreendente.
Início
Há um ano e oito meses a cacoalense descobriu o esporte de maneira nada convencional. Depois de perder o avô (ou pai, como ela costumava chamar) para o câncer, a depressão era o que tomava os dias da estudante. A reviravolta veio quando o namorado apresentou a ela a primeira arte marcial que praticaria, o muay thai.
- A paixão surgiu em meio a uma época bem turbulenta da minha vida. Estava bem triste com a morte do meu pai, cheguei até a entrar em depressão e não via graça em nada. Meu namorado me levou um dia, sem pretensão, pra ver uma aula de luta. Até que gostei e decidi me matricular. Isso foi em agosto. A partir daí comecei a me interessar também pelo boxe e jiu-jítsu, até que veio a primeira competição.
Mosaico Fabrina Vanessa treino MMA (Foto: Editoria de Arte)Mosaico Fabrina Vanessa treino MMA (Foto: Editoria de Arte)





















Cinco meses depois de entrar no esporte ela decidiu lutar pra valer. O primeiro desafio de Fabrina foi no Attrack Team Combat, em abril do ano passado. Essa foi a também a primeira vitória da carreira lutando o K1.
- Fui me destacando entre os outros alunos porque gostava muito de lutar, e então veio o primeiro convite pra competir. Minha professora me incentivou e então me inscrevi no Attrack. Pra minha surpresa consegui vencer no K1 e esse seria o primeiro incentivo pra continuar lutando.
 Para participar do Rolim Fight, a lutadora recebeu o convite do organizador e garante que aceitou de prontidão. A rotina de treinos é intensa e um pouco de cada esporte misturado à determinação da atleta pode surpreender Rosangela. Mas apesar da rivalidade, ela garante que não há nada pessoal contra a lutadora de Espigão.
- Não tenho definitivamente nada contra ela, nenhuma antipatia. Tenho ela no meu facebook... Não chegamos a conversar ainda, mas não vejo porque também ter algo contra. Nossas diferenças serão apenas dentro do octógono.
As atletas lutam na categoria até 58kg no evento que terá apenas um card. Confira as lutas.
Charlucio x Gean Carlo - 70 kg;
Alexandre x Otavio Junior (MT) - 70 kg;
Anderson Mafra x Weverson Pitbull - 85kg;
Andre Nascimento x Lucas Cartogênio - 90kg;
Rosangela x Fabrina Vanessa - 58kg;
Rodrigo Novaes x Lucio - 72kg;
Marieli x Beatriz Priscila - 60kg;
André Ribeiro x Carlito - 65 kg;
Fábio x Guilherme - 75kg.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Rondônia, clique em globoesporte.globo.com/ro.    

Vitor Belfort apresenta novo corte de cabelo com mensagem religiosa


ter, 25/02/14
por ultimmato |
O peso-médio Vitor Belfort apresentou, através de sua conta no Instagram, seu novo corte de cabelo. O lutador, conhecido por ser religioso praticante, desenhou uma cruz na parte posterior da cabeça, e enviou a foto para a rede social, com os dizeres retirados de Isaías 54:17.
- Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR. Novo corte e aí você tem audácia . Viva pra somente agradar a DEUS.

Minotauro e Roy Nelson fazem a sua primeira encarada em Abu Dhabi

Lutadores posam para fotos para promover o UFC, que volta a realizar uma edição do evento no país após quatro anos. Pesados farão a luta principal

Por Rio de Janeiro
136 comentários
Encarada Rodrigo Minotauro Roy Nelson Abu Dhabi (Foto: Reprodução/Instagram)Minotauro e Roy Nelson fazem a primeira encarada
para o UFC de Abu Dhabi (Foto: Reprodução/Instagram)
Os veteranos pesos-pesados Rodrigo Minotauro e Roy Nelson posaram nesta terça-feira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para a primeira encarada entre os dois, em evento para a imprensa local visando promover a edição do UFC que acontece no país dia 11 de abril. Os pesos-pesados farão a luta principal do evento, que volta ao país após quatro anos. O último UFC realizado lá foi o de número 112, que teve como luta principal o duelo pelo cinturão dos pesos-médios, entre Anderson Silva e Demian Maia.
Na ocasião, o público presente e os promotores locais não aprovaram a atitude do Spider, que provocou o rival durante toda a luta. Nem mesmo o presidente do UFC aprovou a atitude do Spider, e se recusou a entregá-lo o cinturão após a vitória. O fato fez o público local perder interesse pelo evento, que somente agora, quatro anos depois, conseguiu voltar a Abu Dhabi.
Entrada do salão em que Minotauro e Roy Nelson se encararam em Abu Dhabi (Foto: Reprodução/Instagram)Entrada do salão em que Minotauro e Roy Nelson se encararam em Abu Dhabi (Foto: Reprodução/Instagram)
UFC: Minotauro x Nelson
11 de abril de 2014, em Abu Dhabi (EAU)
CARD DO EVENTO
Peso-pesado: Rodrigo Minotauro x Roy Nelson
Peso-pena: Clay Guida x Tatsuya Kawajiri
Peso-pesado: Jared Rosholt x Daniel Omielanczuk
Peso-médio: Andrew Craig x Chris Camozzi
Peso-médio: Thales Leites x Trevor Smith
Peso-mosca: Alptekin Ozkilic x Dustin Ortiz
Peso-leve: Ramsey Nijem x Beneil Dariush
Peso-meio-médio: Ryan LaFlare x John Howard
Peso-pena: Jim Alers x Alan Omer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Cormier faz alerta: 'Estou pronto para lutar o quanto antes. É só me ligarem'

Agora nos meio-pesados, ex-campeão do GP dos pesados do Bellator acredita que Glover Teixeira ou Jon Jones podem sofrer lesões nos treinos

Por Las Vegas, EUA
91 comentários
A rápida vitória sobre Pat Cummins na sua estreia entre os meio-pesados deixou o invicto Daniel Cormier faminto por uma nova luta. Apesar de ter matado a fome literalmente em uma rede de fast food, o lutador disse que se manterá em forma e no peso para o caso de ser requisitado a substituir algum lutador que eventualmente se lesione nos próximos meses.
Daniel Cormier MMA UFC 170 (Foto: Evelyn Rodrigues)Daniel Cormier pretende se manter em forma para o caso de substituir algum lesionado (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Quero me manter no peso, havendo ou não uma luta para mim. Não posso me afastar muito do peso em que estou no momento, para não precisar fazer todo o corte de peso que tive que fazer para essa luta. Vou me manter o mais próximo possível do meu peso de luta. Gostaria de lutar logo, mas parece que todos os atletas de peso estão com compromissos firmados. Mas vou me manter pronto para o caso de ter de substituir alguém que se lesione e contra quem haja uma luta que faça sentido. Posso lutar a qualquer momento. Pode ser que haja grandes lutas para mim. Se alguém se machucar, é só me ligarem - disse Cormier ao site "MMA Junkie", fazendo alusão a Glover Teixeira ou Jon Jones, que estão em treinos para o UFC 172, que acontece dia 26 de abril, em Baltimore.
Com 14 vitórias em 14 lutas, Cormier disse que a cada luta que faz, se sente mais confortável. Tanto que chega a dizer que está com medo de si mesmo.
- A cada luta eu me sinto mais confortável. Estou com medo de mim mesmo. Fui do status de "muito nervoso" para o "completamente calmo". Contra Roy Nelson e Pat Cummins eu não senti nervoso algum. O que eu percebi mais claramente é que a minha força entre os meio-pesados me levou muito mais longe do que quando eu lutava nos pesados. Eu acertei Frank Mir 15 vezes com o mesmo uppercut com que eu machuquei Pat Cummins logo de primeira. O mesmo posso dizer de Josh Barnett e Roy Nelson. Os pesados simplesmente absorveram todos os meus golpes, enquanto Cummins foi demolido por apenas um ou dois deles. Minha força física vai me ajudar muito nessa nova divisão, porque nela eu não sou tão menor que meus adversários.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
encarada Daniel Cormier x Pat Cummins UFC 170 (Foto: Evelyn Rodrigues) Cormier tem de ser afastado de Cummins na encarada
após a coletiva do UFC 170 (Foto: Evelyn Rodrigues)
As provocações de Pat Cummins, um ex-companheiro de treinos na preparação da equipe americana de wrestling  para as Olimpíadas de Atenas, em 2004, incendiaram os ânimos de Cormier para a luta do último sábado, no UFC 170. O lutador, no entanto, nega que tenha levado a raiva para dentro do octógono.
- Obviamente, quando alguém traz a público o que aconteceu nos treinos, você acaba levando isso para o lado pessoal. Sofri muito naquela época, e isso me afetou. Mas quando entro no octógono eu não deixo as emoções me controlarem. Eu luto da mesma forma sempre, e é para isso que serve o período de treinos. Você pode me provocar o quanto for, e eu posso até ficar furioso na pesagem, mas eu nunca vou levar esse sentimento para a luta. Dentro do octógono eu estava tranquilo. A luta poderia ser contra qualquer pessoa, pouco importa. Eu lutaria da mesma maneira - finalizou.

Thomson se diz 'enjoado' por Pettis x Melendez e pede por luta com Aldo

Ex-campeão do Strikeforce diz que deveria ser ele na disputa do cinturão do UFC e se oferece a dar as 'boas-vindas' a brasileiro nos pesos-leves

Por Las Vegas
54 comentários
UFC Josh Thomson (Foto: Evelyn Rodrigues)Josh Thomson não ficou nada feliz com a luta entre
Melendez e Pettis (Foto: Evelyn Rodrigues)
Um homem ficou muito incomodado com a notícia de que Gilbert Melendez seria o próximo desafiante ao cinturão de Anthony Pettis nos pesos-leves: o americano Josh Thomson. O ex-campeão dos pesos-leves do Strikeforce não engole até hoje a derrota para Melendez na conclusão da trilogia entre os dois, em maio de 2012, e estava escalado para encarar Pettis antes de o atual campeão do UFC se lesionar e passar por cirurgia no joelho. No interim, Thomson foi derrotado por Benson Henderson numa polêmica decisão dividida, e perdeu a chance de disputar o título.
- Fiquei enjoado no estômago (ao saber de Pettis x Melendez). É que sei que (o cinturão) está ao meu alcance, mas caras que eu já bati e deveria ter batido já estão conseguindo essas oportunidades, e não só uma vez, mas duas - reclamou Thomson, em entrevista à rádio do site "MMA Junkie".
Para se recolocar no caminho do cinturão mais rápido, o veterano de 35 anos de idade tem uma ideia: enfrentar José Aldo, atual campeão dos pesos-penas, que afirmou após sua última defesa de cinturão que queria subir de categoria e enfrentar Anthony Pettis, duelo que já chegou a ser marcado nos pesos-penas e acabou não acontecendo devido a uma lesão do americano. Com a notícia da luta entre Pettis e Melendez, Aldo deve seguir na divisão de baixo e defender o título novamente, mas Thomson está disposto a testá-lo como peso-leve, o que poderia também diminuir as reclamações de seus companheiros de categoria de que o brasileiro estaria "furando a fila" ao encarar Pettis pelo título.
- Espero que haja uma chance de dar as boas-vindas ao José Aldo na divisão peso-leve, e faremos nosso caso a partir daí. Veremos o que acontece - disse Thomson, que está se recuperando de uma operação na mão e uma pequena lesão no tornozelo, mas deve estar liberado para treinar novamente em duas a três semanas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O que mais incomodou Thomson foi o fato de ser a segunda disputa de título de Melendez desde que os dois foram para o UFC após o encerramento de operações do Strikeforce, em janeiro de 2013. Melendez enfrentou Benson Henderson, então campeão da categoria no UFC, em abril e perdeu por decisão dividida.
- Saber que caras como Gilbert, que eu sinto que venci na minha terceira luta, e caras como Benson, que ganhou do Gil numa decisão dividida muito acirrada - eu sinto que eu ganhei mais do que Gilbert perdeu para Benson. Eu deveria estar ali. Eu estou bem ali. Estou ficando agitado só em falar sobre isso. Estou feliz pelo Gil que ele conseguiu um bom contrato, estou feliz que Gil ainda está no UFC. Isso apenas me dá mais uma pessoa pela qual tenho que passar para conseguir o título. Estou apenas enjoado porque deveria ser eu ali. Ele recebeu duas chances de disputar o título na quantidade de tempo que eu deveria ter recebido uma. Estou apenas um pouco irritado, só isso. Isso apenas me deixa remotivado e focado no que precisa acontecer - explicou Thomson.

Primeiro campeão nos pesados do UFC, Coleman leiloa troféu do Pride

The Hammer, aposentado em 2010, negocia no EBay, com lance inicial de R$ 78,7 mil, a taça conquistada dez anos antes no Japão

Por Rio de Janeiro
98 comentários
Uma das principais figuras da história do UFC, Mark Coleman está vendendo um dos mais importantes troféus conquistados em sua carreira no MMA. Recorrendo ao site EBay, "The Hammer", que se aposentou em 2010, leiloa com lance inicial de US$ 24,5 mil (R$ 78,7 mil) a taça vencida no Pride Grand Prix 2000, disputado em Tóquio. A data de iníio do leilão será 2 de março.
Reprodução EBay Mark Coleman leilão troféu pride (Foto: Reprodução / Site Ebay)O troféu do Pride será leiloado pela internet (Foto: Reprodução / Site Ebay)
Na competição, realizada no dia 1º de maio de 2000, Coleman derrotou os japoneses Akira Shoji (decisão unânime) e Kazuyuki Fulita (nocaute técnico), finalizando na final o russo Igor Vovchanchyn. A conquista o colocou como o primeiro vencedor do torneio e serviu como uma incontestável volta por cima, pois o americano vinha de quatro derrotas consecutivas no UFC, sendo uma para o brasileiro Pedro Rizzo em 1999, na cidade de Nova Orleans..

Hoje com 49 anos, Mark Coleman ganhou fama no mundo da luta, levando a 10ª, a 11ª e a 12ª edições do UFC (disputadas entre 1996 e 1997), então em seus primeiros passos, derrotando feras como Gary Goodridge, Don Frye e Dan Severn
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA.

Dana revela ter dado prêmio a Lyoto Machida por vitória sobre Tito Ortiz

Brasileiro confirma a premiação extra após o UFC 84, acontecido em 2008, mas não revela valor recebido. 'Só posso dizer que foi um bom dinheiro'

Por Los Angeles, EUA
65 comentários
Em entrevista ao programa "Neighbourhood" na última segunda-feira Dana White confirmou ter dado um bônus especial a Lyoto Machida por sua vitória contra Tito Ortiz no UFC 84, acontecido em Las Vegas, em 2008. Segundo o presidente do UFC, a premiação foi uma to pessoal seu, por conta de sua inimizade com Ortiz.
Lyoto Machida e Tito Ortiz luta UFC 84 (Foto: Getty Images)Lyoto Machida e o triângulo de Tito Ortiz que quase o derrotou no UFC 84 (Foto: Getty Images)
- Sem dúvida nenhuma, é verdade. Tito Ortiz é aquele cara que eu quero ver se dar mal. A única vez em 13 anos que eu dei um cheque meu, pessoal, para um atleta por uma vitória em uma luta, foi para Lyoto Machida contra Tito Ortiz. Eu o bonifiquei pessoalmente - disse Dana White.
Procurado pelo site "MMA Fighting", o brasileiro confirmou a premiação, mas negou-se a revelar o valor do prêmio.
- Ele fez isso mesmo. Me senti como um pistoleiro recebendo dinheiro do seu patrão, mas foi legal. Não vou dizer quanto ele me pagou, mas pode ter certeza que foi um bom dinheiro. Ele me disse que eu estava dominando a luta e, de repente, o Tito me pegou em um triângulo. Ele disse que gritou: 'Não acredito nisso!'. Mas logo em seguida eu saí do golpe. Acho que ele me deu o bônus por ter ficado com medo que o triângulo pegasse - disse Machida.

Thiago Silva tem audiência sobre fiança marcada para o dia 7 de março

Lutador brasileiro pode ter a chance de aguardar julgamento em liberdade

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Foto MMA thiago silva preso (Foto: Broward Sheriff's Office)Foto de Thiago Silva tirada pela polícia americana
após a prisão (Foto: Broward Sheriff's Office)
Preso desde o dia 6 de fevereiro nos Estados Unidos, o lutador de MMA Thiago Silva teve marcada para 7 de março uma audiência sobre a possibilidade de poder pagar uma fiança e aguardar o julgamento em liberdade. O lutador passou por uma situação semelhante na sexta-feira, mas o juiz responsável decidiu repassar o caso para um tribunal de violência doméstica. A informação foi divulgada pelo empresário do brasileiro, Glenn Robinson, ao site "MMA Fighting".
Thiago Silva foi preso no início do mês após ameaçar de morte sua esposa, Thaysa Silva, e o treinador dela de jiu-jítsu, Pablo Popovitch Ele foi capturado pela SWAT e condenado a permanecer encarcerado até ser julgado. O lutador também foi banido pelo UFC, seu último empregador.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Julgado em primeira instância pela Justiça do estado da Flórida, o brasileiro recebeu oficialmente duas acusações de agressão com arma de fogo, com agravante de porte ilegal, e também de resistência à prisão sem uso de violência.

Celso vence eleição, e parceria com patrocinadora não corre risco no Flu

Presidente da Unimed-Rio é reeleito para mais quatro anos de mandato. 'O torcedor pode respirar aliviado. A parceria vai continuar', avisa Barros aos tricolores

Por Rio de Janeiro
466 comentários
celso barros (Foto: Hector Werlang)Celso Barros festeja a reeleição
(Foto: Hector Werlang)
No que depender da Unimed-Rio, o Fluminense não tem motivos para se preocupar. O presidente da patrocinadora, Celso Barros, foi reeleito na noite desta terça-feira. Permanecerá mais quatro anos à frente da cooperativa de médicos e, desta forma, dará continuidade à parceria com o Tricolor. O pediatra saiu vitorioso da disputa com o oposicionista, o cardiologista Claudio Salles, que prometia rever o contrato entre as partes. Barros recebeu 1.599 votos, contra 1.163 de Salles. O resultado foi festejado com muitos gritos na sala de convenções que abrigou a assembleia.
- Foi difícil, mas conseguimos um resultado bom, de praticamente 60% a 40%. Vamos continuar trabalhando como fazemos desde 1998. Acho que isso realmente aconteceu: o torcedor pode respirar aliviado. A parceria vai continuar. A oposição falava primeiro que acabaria com o patrocínio, depois disse que seria menor. E, por último, que iria investir nos quatro grandes. O eleitor, de repente, observou isso e nos deu a vitória - comentou Barros, logo após ser anunciado como vencedor, enquanto ouvia gritos de "Unimed", "Celso" e até "Nense".
Claudio Salles deixou a assembleia sem comentar o resultado. A cerimônia de posse está marcada para 1º de abril e dará fim a uma intensa disputa. Que teve debate de ideias, troca de acusações. A terça, dia de votação, que iniciou às 10h em sete pontos do Rio, porém, foi tranquila. Nenhum incidente teve registro das chapas, Unimed Competente (situação) e Segunda Opinião (oposição). 
O torcedor pode respirar aliviado. A parceria vai continuar. A oposição falava primeiro que acabaria com o patrocínio, depois disse que seria menor. E, por último, que iria investir nos quatro grandes. O eleitor, de repente, observou isso e nos deu a vitória
Celso Barros
 Pontos de votação em Madureira, Campo Grande, Tijuca, Copacabana, Botafogo e Barra da Tijuca fecharam as urnas às 18h30m. O do hotel Windsor Barra, que sedia a assembleia de apuração, apenas às 20h. A contagem dos votos, feito em cédulas de papel, iniciou por volta de 21h20m, horário em que todas as urnas foram reunidas.
Esta foi a primeira vez que Celso Barros teve adversário em pleito – está no cargo de 1998. A parceria começou em 1999, quando o clube disputou a Série C. Desde então, o Tricolor mudou de patamar. Ganhou a Copa do Brasil de 2007, foi vice da Libertadores em 2008 e levou dois Brasileiros (2010 e 2012), entre as principais conquistas. Tem ainda três edições do Campeonato Carioca (2002, 2005 e 2012). 
Depois do anúncio do resultado, os médicos associados dão continuidade à pauta do encontro. Questões financeiras, especialmente a prestação de contas, serão analisadas. Com a certeza de que Celso Barros continuará no cargo.

Briga entre Leandro Kível e Henrique interrompe treino do Confiança

Jogadores se desentendem em coletivo e são afastados da atividade. Diretoria do clube diz que eles não serão suspensos pelo ocorrido no Sabino Ribeiro

Por Aracaju,SE
161 comentários
 
O treino do Confiança na tarde desta terça-feira foi interrompido depois de uma confusão entre o atacante Leandro Kível e o zagueiro Henrique no coletivo. Após uma entrada dura do defensor, Kível foi tomar satisfações e acertou um chute no companheiro de time, que revidou com um soco. Os dois então trocaram agressões e foram separados pelos outros jogadores.
Após os ânimos serem controlados, o técnico Givanildo Sales afastou os dois atletas da atividade e retomou o coletivo. Kível e Henrique ficaram acompanhando o treino sentados no gramado.
As imagens da troca de agressões foram capturadas pelo repórter cinematográfico José Gilton (veja no vídeo acima), da TV Sergipe. Ao fim do treino, o repórter Guilherme Fraga entrevistou o presidente do Confiança, Luiz Roberto, que procurou amenizar o caso e disse que os jogadores não serão afastados por causa da briga.
- A diretoria está avaliando até porque, em treino em qualquer lugar do mundo isso acontece. Às vezes é a vontade de acertar, é a ânsia de acertar e acaba tendo uma discussão, o que é normal no futebol. A diretoria vai avaliar o que aconteceu e se for o caso a gente pode ter uma punição pecuniária (financeira). Mas o grupo está unido. Eles não serão afastados porque são importantes para o time. Vão para o jogo e vamos superar isso - falou Luiz Roberto.
O Confiança entra em campo na noite desta quarta, às 20h15, contra o Lagarto, no Estádio Fernando França, em Carmópolis, pelo Campeonato Sergipano. A equi está invicta na competição, com 100% de aproveitamento, e divide a liderança com o rival Sergipe.

Pneu furado e bagageiro aberto: ônibus atrasa o Emelec no Rio

Adversário do Fla na Libertadores, time equatoriano sofre para voltar ao hotel após o treino desta terça. Membros da comissão técnica tentam reparo no meio do trânsito

Por Rio de Janeiro
195 comentários
A bola ainda não rolou para Flamengo x Emelec, pelo Grupo 7 da Libertadores, mas o time equatoriano já sofreu alguns percalços no Rio de Janeiro. Depois de treinar em General Severiano na tarde desta terça-feira, a delegação do Emelec teve problemas ao deixar a sede do Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ônibus que levava os jogadores e a comissão técnica foi o responsável pela dor de cabeça: primeiro, um pneu do veículo furou, e depois, um dos bagageiros abriu, atrasando o time equatoriano no trajeto para o hotel onde está concentrado, em Copacabana, também na Zona Sul.
pneu ônibus Emelec (Foto: Thiago Lima)Delegação do time equatoriano teve dois problemas ao deixar a sede do Botafogo (Foto: Thiago Lima)
Os jogadores não desceram do ônibus em momento algum. Apenas membros da comissão saíram para observar o problema com um dos pneus traseiros, que estava vazio, e mesmo assim, decidiram seguir viagem, devagar. Logo depois, porém, tiveram que parar novamente, para tentar consertar os problemas com uma porta lateral, que abriu. E o improviso falou mais alto, com o bagageiro sendo amarrado provisoriamente.
O Emelec se prepara para enfrentar o Flamengo, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Maracanã. O time do Equador venceu o Bolívar na estreia, enquanto os rivais rubro-negros perderam para o Léon, atual líder do grupo 7 da Libertadores.

Com salário atrasado, jogadores ameaçam não enfrentar o Corinthians

Elenco do Comercial afirma ter recebido apenas 20% do valor registrado em
carteira referente ao mês de janeiro; direitos de imagem estão atrasados

Por Ribeirão Preto, SP
120 comentários
Elenco do Comercial (Foto: Gabriel Lopes / Comercial FC)Elenco do Comercial tem reunião tensa com diretores. Motivo: cobrança de salário atrasado (Foto: Gabriel Lopes / Comercial FC)
Os jogadores do Comercial ameaçam não entrar em campo nesta quarta-feira, na partida contra o Corinthians, válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, no Pacaembu. O motivo, segundo os próprios atletas, é o atraso no pagamento de salário.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, um representante do elenco, que prefere não ser identificado, afirmou que o clube pagou apenas 20% do salário registrado em carteira referente ao mês de janeiro. Os direitos de imagem, que representam boa parte do pagamento, não foi acertado.
- Os jogadores tiveram uma briga com o presidente Nelson Lacerda em janeiro, antes do jogo contra o Palmeiras, porque o salário de dezembro estava atrasado. Agora volta a acontecer o mesmo problema. Eles já deram três datas de cheques: 17, 21 e agora é 28. Só que entregaram um cheque cruzado e só conseguiríamos descontar depois do carnaval. Se conseguirmos - disse o atleta, que ainda não sabe qual será a decisão dos jogadores para o jogo desta quarta-feira.
O gerente de futebol da Lacerda Sports, Eduardo Ferreira, o irmão do presidente do Comercial, Nilton Lacerda, e o vice-presidente Rogério Vieira estiveram reunidos com todos os atletas nesta tarde no hotel onde a equipe está concentrada, na capital paulista. A conversa não foi nada amigável.
- O Nilton chegou a dizer que o clube não estava pagando porque o time não estava ganhando. Deveriam, então, ter feito um contrato por vitórias. Um jogador chegou a esbravejar, bater boca e ameaçar não jogar. E o Nilton disse que ele poderia sair do time. O jogador falou que sai, desde que paguem - comentou o atleta.
O elenco, nesta reunião, exigiu que o pagamento fosse efetuado antes da partida contra o Corinthians. Caso contrário, o time pode não entrar em campo.
- Se não recebermos, a ideia é entrar em greve e não entrar em campo. Conversamos com advogados e existem algumas pendências. Estamos analisando todas as propostas. Esperamos conversar com o presidente Nelson Lacerda antes da partida. Vamos ouvir o que ele tem a nos dizer. Dependendo do que acontecer, não vamos entrar em campo. Estou falando em nome de todos os jogadores - desabafou.
Técnico já alertava sobre salários atrasados
O técnico Vágner Benazzi, em entrevista coletiva após a vitória contra o Paulista na última quinta-feira, antes de responder a qualquer pergunta, pediu a palavra aos jornalistas. Na ocasião, o treinador afirmou: "Se pagar a bola entra. Se não pagar, a bola não entra", alertando para a falta de pagamentos.
No dia seguinte, o presidente Nelson Lacerda conversou com os atletas e acertou parte do pagamento, conforme divulgou a assessoria de imprensa, sem citar valores exatos.
Sem contato
O GloboEsporte.com tentou entrar em contato com o vice-presidente Rogério Vieira e com o gerente de futebol da Lacerda Sports, porém, ambos estão com os celulares desligados.
Jogadores do Comercial com Benazzi (Foto: Divulgação/EPTV)Jogadores do Comercial ameaçam não entrar em campo contra o Corinthians (Foto: Divulgação/EPTV)

Fla aguarda garantias de pagamento, e Hernane se concentra para jogar

Brocador faz parte dos relacionados para partida da Libertadores, mas só entrará em campo se negociação se arrastar até o horário do jogo: às 22h (de Brasília) de quarta

Por Rio de Janeiro
629 comentários
Hernane Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)Hernane se diverte em treino (Foto: Cahê Mota)
Concentra-se, mas não sabe se joga. Hernane está entre os relacionados para partida contra o Emelec, quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo 7 da Libertadores. Se entrará em campo, porém, depende do que acontecerá nas próximas 24 horas na negociação com o Shangai Shenhua, da China. O Flamengo já aceitou a proposta de 3,5 milhões de euros (R$ 11,2 milhões) por 50% dos direitos federativos do Brocador, e aguarda garantias bancárias do pagamento à vista que foi proposto para confirmar a liberação. Por conta do fuso horário, as conversas ficaram paralisadas na tarde desta terça-feira.
Hernane deve receber cerca de 130 mil euros por mês (R$ 425 mil) na Ásia. A corrida agora é contra o tempo para uma conclusão do caso, pois a janela de transferências para a China será fechada na sexta-feira. Nesta terça, o diretor executivo, Paulo Pelaipe, confirmou a existência da proposta e disse que o caso está nas mãos dos homens fortes do clube: o presidente, Eduardo Bandeira de Mello, e os vices de futebol, Wallim Vasconcellos, e de finanças, Eduardo Tostes.
 
- É importante esclarecer. As coisas no Flamengo são feitas assim desde que assumimos, de uma forma bastante transparente. Realmente, há uma proposta pelo atleta Hernane. Essa não é a primeira. Em função até de o jogador ter feito uma grande Copa do Brasil e ter sido o grande goleador do Brasil em 2013. Esse é um assunto que é tratado pela diretoria, pelo vice de futebol e pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello. Existe a proposta, que está sendo avaliada. O Hernane é jogador do Flamengo, está treinando, vai para concentração e vai para o jogo. A notícia de que já está vendido não condiz com a realidade. Não houve acerto com o clube, ele é jogador do Clube de Regatas do Flamengo, e a proposta está com a direção para uma avaliação.
 
Pelaipe disse ainda que Hernane não pediu ao clube para ser negociado e se comportou normalmente nesta terça-feira, no centro de treinamento.
- Em nenhum momento (Hernane pediu para ser negociado). É um grande profissional, cumpridor de seus compromissos e tem um contrato de três anos com o clube que completa o primeiro ano em maio. Ele jamais nos procurou pedindo para sair do clube. São negócios que acontecem. É um jogador que se destacou, assim como outros que também receberam proposta. Não podemos ser irresponsáveis de dizer que não há proposta. Conversei com o Hernane, conversei com todos os atletas. Temos um ambiente muito bom, um grupo de grandes profissionais, mas o foco do Hernane e dos outros 20 que vão para concentração é o jogo com o Emelec
TV Hong Kong Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)TV Hong Kong vai a treino (Foto: Cahê Mota)
TV de Hong Kong acompanha treino do Flamengo
Curiosamente nesta terça-feira uma equipe de televisão de Hong Kong foi ao Ninho do Urubu acompanhar o treino do Flamengo. A ida dos asiáticos ao centro de treinamento, porém, em nada tinha a ver com possível transferência. Eles garantem que estão no Brasil para realizarem uma série de reportagens sobre o Mundial de 2014.
Brocadas e sorrisos em recreativo
O Flamengo ainda não confirmou a saída de Hernane, que treinou com desenvoltura nesta terça-feira, véspera do duelo com o Emelec, marcado para quarta-feira, às 22h, no Maracanã. No rachão, fez gols, comemorou muito e tirou onda com o time adversário. Depois, participou de treino de bolas paradas como titular.
Hernane Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)Hernane participa de trabalho com foco em bolas aéreas (Foto: Cahê Mota)


Assédio começa em janeiro
Depois de marcar 36 gols em 2013, Hernane entrou na mira de clubes do exterior e, em janeiro, o Rubro-Negro recebeu uma oferta de seis milhões de euros (R$ 19,5 milhões na cotação da época) do Al Jazira, dos Emirados Árabes, dos quais o clube receberia metade (três milhões de euros, ou R$ 9,75 milhões). Mas a proposta acabou recusada por divergências na forma de pagamento. O valor da multa rescisória do jogador, que tem contrato até 28 de fevereiro de 2016, é de cerca de oito milhões de euros (R$ 26 milhões), e o Flamengo teria direito a quatro milhões de euros (R$ 13 milhões).
Contratado ao Mogi Mirim em 2012, Hernane tinha 10% dos direitos econômicos presos ao Flamengo em um primeiro momento. Em fevereiro do ano passado, o Rubro-Negro comprou mais 40%. O restante ainda pertence ao clube do interior paulista e à empresa Talent Sport, de seu empresário, Paulo Pitombeira.
 
Com a possibilidade de perder Hernane na atual temporada, o Flamengo foi atrás da contratação de Alecsandro, que estava no banco de reservas do Atlético-MG. O recém-contratado teve bom começo, com seis gols em sete partidas, enquanto o Brocador balançou a rede quatro vezes em seis jogos. Artilheiro do novo Maracanã com 18 gols em 18 jogos em 2013, Hernane ainda não havia deixado sua marca em 2014. Depois de ficar fora do jogo contra o Resende, no fim de semana, por lesão, o atacante treinou bem na segunda-feira e chegou a fazer elogios ao novo companheiro na briga por uma posição no comando do ataque.
Hernane chegou ao Flamengo depois de se destacar no Campeonato Paulista de 2012 com a camisa do Mogi Mirim, quando foi vice-artilheiro, atrás apenas de Neymar. No ano passado, começou a temporada no banco de reservas, mas conseguiu ganhar a posição, deixando no banco Marcelo Moreno, que já saiu do clube.
Com atuação inspirada de Ricardo Goulart, Cruzeiro goleia La U: 5 a 1
Meia marca três gols e dá passe para outro na vitória celeste, no Mineirão. Resultado embola o Grupo 5, mas mineiros lideram graças ao saldo
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    R. Goulart
    Foi escalado como meia, fez três gols e deu assistência para Dagoberto. Ajudou a equipe com sua constante movimentação pelos lados.
  • estatística
    finalizações
    O Cruzeiro teve 16 finalizações e pouco foi incomodado no jogo: foram apenas três conclusões a gol dos chilenos - segundo estatística da Conmebol.
  • público
    27.757
    Este foi o número de pagantes na partida realizada nesta tarde no Mineirão. Foram 29.129 presentes e uma renda de R$ 957.725.
A CRÔNICA
por Tarcísio Badaró
O Cruzeiro se redimiu da derrota na estreia na Libertadores com uma bela atuação em casa. Goleou o Universidad de Chile por 5 a 1 no Mineirão, numa tarde inspirada de Ricardo Goulart , que marcou três vezes, e embolou o Grupo 5. Agora os quatro integrantes somam três pontos em duas partidas - na primeira, os mineiros perderam por 2 a 1 para o Real Garcilado, em partida martcada por atos racistas de torcedores peruanos contra Tinga. Os outros gols desta terça foram marcados por Dagoberto (com assistência de Goulart), Willian e Lorenzetti. Foram 27.757 pagantes (29.129 presentes), com renda de R$ 957.725.
O próximo adversário do Cruzeiro, que lidera a chave graças ao saldo de gols, será o uruguaio Defensor. O jogo será em Montevidéu, em 11 de março (uma terça-feira), às 19h. Real Garcilaso e Universidad de Chile se enfrentam no dia seguinte, no Peru.  Pelo estadual, a Raposa pega o Minas Futebol às 16h de sábado, novamente no Mineirão.
O técnico Marcelo de Oliveira resolveu escalar Marcelo Moreno, deixando Willian no banco e recuando Ricardo Goulart para o meio-campo. O atacante titular se esforçou, mas ficou preso na marcação. Coube ao último a tarefa de fazer os gols, coroando sua movimentação em campo, servindo sempre como uma boa opção para receber passes.
- Estou muito feliz pelo meu desempenho, junto com o grupo, numa tarde inspirada. Tenho que agradecer muito a Deus pela oportunidade e descansar para pensar nas próximas partidas. Eu estou muito feliz, mas com os pés no chão porque não ganhamos nada - disse Goulart.
Ricardo Goulart e Marcelo Moreno comemoração jogo Cruzeiro e Universidad de Chile (Foto: AP)Ricardo Goulart comemora com Marcelo Moreno na goleada sobre o Universidad de Chile (Foto: AP)
Domínio celeste
O Cruzeiro pôs em prática o plano de pressionar desde o princípio e logo na saída de bola já chegou pela primeira vez. Marcelo Moreno roubou a bola no meio campo, Dagoberto levou-a até a área, mas tentou um último drible e perdeu. Até os 15 minutos, a Raposa dominou a posse de bola e manteve a pressão, levando perigo em chegadas de Dagoberto, com finalização de voleio, Bruno Rodrigo, de cabeça, e Marcelo Moreno, que recebeu bom passe na entrada da área, deveria dar o passe para Ricardo Goulart, mas arriscou o chute. Para fora.
O Universidad de Chile se mostrava bem postado na defesa, com um esquema 3-4-1-2. Dava poucos espaços e até conseguia trocar passes, mas se arriscava pouco. Após os 15 minutos, quando o ritmo celeste caiu um pouco, os chilenos adiantaram a marcação e passaram a ter mais a bola. Embora estivessem mais interessados em gastar o tempo, arriscaram-se uma vez ou outra e acabaram cedendo espaços. Foi aí que o Cruzeiro se aproveitou.
Dagoberto ficou solto pela esquerda, cortou para o meio e cruzou rasteiro. Ricardo Goulart apareceu sozinho na área, esticou-se e, de carrinho, empurrou para o gol. Placar aberto aos 33 minutos. La U tentou mostrar reação, mas não deu tempo. Aos 38, a situação se inverteu: Goulart foi ao fundo, pela direita, e cruzou para Dagoberto, livre, empurrar de peito: 2 a 0. Com o time chileno ainda grogue, a bola parada do Cruzeiro funcionou. Éverton Ribeiro cobrou escanteio, Bruno Rodrigo desviou de cabeça, e Goulart só completou no segundo poste. Foram três gols num intervalo de dez minutos. O objetivo do time era marcar logo no início, como costuma fazer no Mineirão, mas acabou atropelando nos quinze minutos finais do primeiro tempo.
Jogo controlado e três pontos garantidos
O jogo caiu um pouco de ritmo no segundo tempo. O Cruzeiro ainda dominava, mas já sem o mesmo ímpeto. Logo no início, Éverton Ribeiro fez jogada incrível pela direita, deu um drible com um toque de cabeça e cruzou. Dagoberto emendou de primeira e jogou por cima. O Universidad de Chile não mostrava fé em buscar o placar. Tentou agredir, mas sem se arriscar. Ainda assim, diminuiu sua desvantagem. Lorenzetti tramou boa jogada pela esquerda, recebeu passe e deu um belo toque na saída de Fábio, por cima, aos 20 minutos.
O jogo ficou um pouco mais aberto, e o Universidad de Chile pareceu se animar. Mas ficou só na impressão. A Raposa manteve mais a bola no ataque e conduziu a partida sem sustos até o fim. Apoiado pela torcida, Marcelo Oliveira lançou Willian e Marlone no time. Ricardo Goulart ainda marcou seu terceiro gol no jogo, novamente em jogada de bola parada - aproveitando desvio de Dedé em cobrança de escanteio de Ceará. Nos acréscimos, Willian aproveitou um contragolpe e fez o quinto do time celeste, completando a festa no Mineirão.
Ricardo Goulart e Bruno Rodrigo, jogadores do Cruzeiro (Foto: Marco Astoni)Jogadores do time celeste comemoram um dos cinco gols sobre o time chileno (Foto: Marco Astoni)
Vélez Sarsfield 2 x 0 Atlético-PR
FASE DE GRUPOS - 2ª RODADA
Adriano entra no fim, e Atlético-PR perde para Vélez em Buenos Aires
Imperador, que completa dois anos sem marcar, atua por dez minutos e sai insatisfeito de campo. Com vitória por 2 a 0, argentinos lideram Grupo 1
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Pratto
    O atacante foi o jogador mais regular do Vélez. Com boa movimentação, ele criou as melhores chances e selou a vitória com o segundo gol.
  • jejum
    Adriano
    Nesta terça-feira, o Imperador completou dois anos sem fazer um gol e, novamente, atuou apenas nos minutos finais. Conseguiu um cabeceio para fora.
  • demorou
    Miguel Ángel
    O Furacão sofreu com a falta de criatividade, e o técnico agravou o problema ao sacar Mérida. Ainda demorou a lançar Adriano na partida.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
Adriano, ainda adquirindo sua melhor forma física, esteve dez minutos em campo. Conseguiu uma finalização para fora e pouco mais na segunda derrota do Atlético-PR na Libertadores - a primeira foi para o Sporting Cristal, na fase prévia. O time paranaense passou em branco no dia em que o Imperador completou dois anos sem marcar um gol e perdeu por 2 a 0 para o Vélez Sarsfield no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires.
Os argentinos fizeram um excelente primeiro tempo e foram objetivos no segundo. Lideram o Grupo 1, com seis pontos. O Atlético-PR soma três pontos, assim como The Strongest, mas leva a pior no saldo de gols. O Universitario tem zero e é o próximo adversário dos brasileiros, em Lima, no dia 14 de março (uma sexta-feira). O Vélez vai a La Paz encarar o Strongest, no dia 11 de março.
O zagueiro Tobio e o atacante Pratto - o melhor em campo - marcaram os gols dos donos da casa, superiores na maior parte do tempo. Com forte marcação na saída de bola e boa movimentação, a equipe do técnico José Flores foi pouco ameaçada. Os rubro-negros foram inofensivos na primeira etapa e evoluíram na volta do intervalo, mas abriram espaço para os contragolpes.
Adriano entrou apenas aos 37 minutos da segunda etapa, aparentando insatisfação por não ter sido utilizado antes. Ao ser chamado para entrar na partida, o atacante abriu os braços diante de um integrante da comissão técnica. A última vez que ele balançou as redes foi no dia 25 de fevereiro de 2012, na vitória por 1 a 0 do Corinthians diante do Botafogo-SP, pelo Paulistão.
Fernando Tobio Adriano Atlético-PR x Velez (Foto: EFE)Adriano esteve apenas dez minutos em campo (Foto: EFE)
Domínio argentino
Logo nos primeiros segundos de jogo, Canteros protagonizou o lance que poderia resumir o que foi o primeiro tempo. O meia recebeu entre os dois zagueiros rubro-negros e fez bom chute, para fora. A marcação frouxa permitiu o domínio dos donos da casa, que mantinham a posse de bola e davam poucas chances de avanço aos Atlético-PR. Ederson foi o responsável pelo primeiro chute a gol, aos nove minutos. A saída do time era com os avanços de Paulinho Dias e Natanael pelos lados do campo na tentativa de sofrerem faltas - o lateral-esquerdo recebeu três das sete que o Furacão teve no primeiro tempo. Mas Carlos Sosa não foi exigido.
Sem criatividade, o Furacão era presa fácil à marcação avançada dos argentinos, que aproveitavam a boa movimentação de Canteros, Pratto e Zárate. No entanto, mesmo com a bola nos pés, El Fortín não assustava Weverton. Esse panorama mudou aos 33 minutos, quando Pratto fez bom chute da esquerda e obrigou o camisa 1 atleticano a se esticar para mandar para escanteio. Quatro minutos mais tarde, em nova cobrança de escanteio - a quarta da primeira etapa, contra nenhuma dos brasileiros -, os donos da casa abriram o placar. Canteros cobrou para Tobio, na segunda tentativa, marcar: 1 a 0. Zárate ainda teria duas boas oportunidades para fazer o segundo, mas faltou pontaria.
Velez x Atletico-PR (Foto: AFP)Velez agora é líder do Grupo 1 (Foto: AFP)
Imperador entra no fim, e Vélez vence
A pausa no intervalo fez bem ao Atlético-PR. Foram necessários apenas quatro minutos para que o Furacão fosse mais agressivo do que no primeiro tempo. As finalizações de Éderson e Mirabaje pararam em Sosa, mas eram o sinal de que o time havia mudado sua postura. Com maior posse de bola, o Rubro-Negro fez os argentinos se acuarem e investirem no contragolpe. No entanto, foi pouco ameaçador. A principal opção de ataque era Natanael, pela esquerda. Mas as jogadas do lateral fizeram pouco efeito.
Enquanto isso, Adriano mostrava ansiedade no banco e esperava pelo momento em que entraria em campo. Ele viu, aos 33 minutos, Romero puxar contra-ataque e fazer ótimo passe para Pratto, que completou para o gol e praticamente selou a vitória argentina: 2 a 0. Quatro minutos depois, Adriano foi chamado. Mas já era tarde demais. Na única chance que teve, o Imperador cabeceou para fora. O Vélez ainda teve oportunidades para marcar o terceiro, mas parou na falta de pontaria e nas defesas de Weverton.
Com a cara de Luan: jovem brilha, Grêmio bate Nacional-COL e é líder
Em jogo duro na Arena, garoto de 20 anos marca gol e tem grande atuação. Placar de 3 a 0 tem gols de Ramiro e Alan Ruiz, que entrou na vaga do meia
 
 
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
Luan mal tinha um ano de idade. Devia estar aninhado entre lençóis na noite de 30 de agosto de 1995, quando o Grêmio enfrentara pela última vez o Nacional de Medellín, conquista do bicampeonato da América. Mas, nesta terça-feira, na Arena, que sequer existia naquela época, Luan mostrou que cresceu. A ponto de ser capaz de devolver ao torcedor gremista - 33.640 presentes - o sentimento guardado há 19 anos, de que é possível pensar no tricampeonato. Está certo que é apenas o começo, não só da carreira de Luan como da 15ª participação tricolor na Libertadores. Mas o 3 a 0 em Porto Alegre, gols do jovem meia-atacante, de Ramiro e Alan Ruiz, não deixa de ser promissor. Afinal, combinada à vitória na estreia em Montevidéu, alça o time de Enderson Moreira à liderança isolada do Grupo 6, que ainda conta com o Nacional-URU e o Newell's Old Boys.
Numa noite não só de Luan, é verdade. Foi a vez de outros talentos que mal deixaram a adolescência brilharem. Como Wendell, Ramiro e Alan Ruiz. O primeiro gol foi polêmico, enfureceu os catimbeiros, mas também habilidosos, colombianos. Luan aproveitou lançamento do pequeno volante, que inicialmente se destinava a Riveros. O paraguaio, no entanto, optou por não participar do lance. Abriu, portanto, a brecha para o árbitro Patricio Polic validar a jogada. E para Luan se consagrar. Para quem achava que Gauchão não poderia ser parâmetro, o menino de 20 anos comprova que também pode ser o Luan da América. O mesmo vale para Wendell, o lateral cruzou para Ramiro igualmente ser recompensado pela rotina de garçom e anotar o seu, num jogo com contornos de tensão pela postura ofensiva de um rival sem medo. Aos 43 do segundo tempo, a promessa argentina Alan Ruiz, que entrara na vaga de Luan, fechou o placar.
Agora, brasileiros e colombianos dão um tempo na Libertadores. O Grêmio volta as atenções ao Gauchão, no qual lidera a sua chave nove pontos à frente do segundo colocado. No sábado, visita o São Paulo-RS, provavelmente com time misto. Pensará no torneio continental em duas semanas, quando recebe o Newell's Old Boys em 13 de março. Já o Nacional enfrenta o Pasto no domingo, em Medellín, pelo campeonato nacional. Pela Libertadores, duela com o Nacional, do Uruguai, também em casa, dia 11.

Luan gol Grêmio (Foto: AFP)Luan marca e recebe o carinho dos também destaques Ramiro e Wendell (Foto: AFP)

Luan, a cara do Grêmio
Papel picado decorando o campo perto das traves, torcida inflamada e um jogo duro, de três cartões amarelos por lances ríspidos em 19 minutos. O confronto começou com a cara da Libertadores. E sempre com o Grêmio pressionando. Um Grêmio, aliás, que manteve a cara da estreia vitoriosa sobre o Nacional-URU. Enderson Moreira levou ao gramado desta vez impecável da Arena os mesmos três volantes, deixando o novato Dudu no banco.
O meia-atacante, ex-Dinamo, até estava cotado para iniciar. Mas, de qualquer forma, o talento de que tanto o Grêmio precisava já estava entre os 11 eleitos. É Luan, o garoto-sensação desse início de temporada. Até o árbitro chileno apitar para a bola rolar, o jovem de 20 anos tinha dois gols e duas assistências em nove partidas. Ou melhor, três gols. Porque Luan é a cara desse Grêmio renovado de 2014, que estende a mão para a base e busca em casa suas soluções. Antes de marcar, no entanto, Luan mostrou que encarana o espírito da Libertadores. Fizera falta dura sobre Bernal, levando amarelo aos cinco minutos. Aos 19, o esquentado volante colombiano revidou e acabou igualmente amarelado. Eis que, finalmente, aos 28 minutos, Luan acrescenta o terceiro gol a sua promissora estatística.

O gol, na verdade, nasceu com toda a cara de replay. Assim como em Montevidéu. Ramiros lançou Riveros. Desta vez, no entanto, o volante paraguaio não mergulhou na bola. Usou a cabeça de outra maneira. Refugou e dispensou o toque. Estava impedido. Luan, não. Vindo de trás, como uma lança, um raio, um meteoro. Do nada, surgiu na frente de todos. E encobriu Martínez. Golaço. Com a cara do esquema repleto de volantes voluntariosos e eficientes. Com a cara de Luan, que é promessa de bom futebol, mas também esperança de tricampeonato da Libertadores.

À moda colombiana: Nacional se joga ao ataque

Que quase virou fumaça em chute violento de Cardona, que vence Grohe, mas só balança a rede pelo lado de fora. Mas Luan não deixaria o seu primeiro tempo terminar com outro símbolo se não ele próprio. Aos 45, emendou calcanhar, tabelou com Zé Roberto e, ao dividir com o goleiro, só não marcou de novo porque o zagueiro salvou na pequena área. E o primeiro tempo terminou como começara: com os colombianos catimbando e reclamando da arbitragem, embora também tivessem mostrado bom futebol, dominando a posse de bola.
- Eu saí de trás, vi que não estava impedido - explica Luan, sobre o gol inaugural, com a sua já costumeira timidez.
- Temos que ficar com a possa de bola no segundo tempo - pediu o bom lateral Wendell.

Luan tenta, Ramiro decide
O plano, no entanto, fracassou. O Nacional voltou melhor. Empilhou chances claras de gol e parecia ter feito da Arena o histórico Atanasio Girardot. A principal oportunidade se deu logo a um minuto. Uribe invadiu a área e, ao tentar driblar Grohe, parou nos pés do goleiro. O perigo não passou. A bola aérea rival virou tormento. De tão visitante que o Grêmio se tornou na etapa final, as melhoras chances foram em contragolpes, como aos seis minutos, com Riveros lançando Barcos, que desperdiçou.

O desafogo só chegava quando Luan tocava na bola. Aos 16, atirou cruzado para Martínez agarrar. No minuto seguinte, roubou do zagueiro e cruzou para Zé Roberto tentar de voleio. Novamente, o goleiro salvou. Quando marcaram Luan, os colombianos se esqueceram de outra joia. Wendell ganhou o fundo, cruzou e aos 19 minutos, Ramiro, em chute de primeira, deixou a vida de garçom na Libertadores: 2 a 0. A Arena, receosa, voltou a pulsar. Ainda mais quando Alan Ruiz, aos 43, que entrou na vaga de Luan, fez bela jogada individual e ampliou. Para confirmar que os garotos também podem ter a cara da Libertadores e escreverem uma nova história tricolor sobre o Nacional de Medellín.