segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Glover pede que torcida 'largue' futebol e vá ao Mineirinho na quarta

Lutador lembra que eventos do UFC na cidade são raros e comenta visita de jogadores do Vasco ao treino aberto: 'Fiquei com um pouco de vergonha'

Por Belo Horizonte
5 comentários
Quarta-feira é tradicionalmente no Brasil dia de futebol, mas, nesta semana, Belo Horizonte receberá na data um evento do UFC, o segundo realizado pela organização na cidade. O UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader começa às 17h (horário de Brasília) e tem previsão de término para 23h, e vai competir por público na capital mineira com o jogo entre Atlético-MG e Fluminense, no Estádio Independência, às 21h50m. Lutador mineiro no evento principal do torneio, Glover Teixeira fez um apelo aos fãs de esportes para comparecerem ao Mineirinho, sede do evento, e deixarem o futebol de lado por um dia.
- Futebol está sempre aí, tem jogo duas vezes por semana no Mineirão, e o UFC não é duas vezes por semana, é duas vezes por ano. Então, acredito que a galera vai para o Mineirinho. Vamos lá para o Mineirinho, galera, larga isso daí! Domingo ou quarta que vem, vocês vão ver o futebol… - disse Glover, em bate-papo com a imprensa após o treino aberto do UFC na cidade, nesta segunda-feira.
treino aberto UFC Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)Glover Teixeira no treino aberto do UFC BH 2 (Foto: Rodrigo Malinverni)
Natural de Sobrália, no interior de Minas Gerais, Glover Teixeira fará sua quinta luta pela organização e a segunda no país - venceu Fábio Maldonado no UFC Rio 3, em outubro do ano passado. Será também a segunda vez do Ultimate no estado, após a realização do UFC 147 em junho de 2012 no Mineirinho. O peso-meio-pesado já queria ter participado daquela edição, mas o timing não havia funcionado.
- Sempre tive o sonho de lutar aqui. Na primeira vez que o UFC veio para cá para BH, até pedi para lutar, mas eu tinha acabado de lutar, um mês antes, acho que foi contra o Kyle Kingsbury. Pedi para lutar aqui logo um mês depois, é claro que eles não iam dar… Mas falei, o UFC vai voltar, vai ter oportunidade de novo. Sabia que, mais cedo ou mais tarde, ia lutar aqui - explicou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O primeiro contato com o público mineiro aconteceu numa sessão de perguntas e respostas no domingo, e, apesar do pouco público presente, Glover admitiu ter se empolgado com o calor recebido da plateia. O peso-meio-pesado está consciente da pressão que recebe por ser a esperança da torcida por uma vitória no evento e pelo título da categoria - uma vitória sobre Ryan Bader na quarta lhe garante uma oportunidade de disputar o cinturão - mas a considera bem-vinda.
- É uma pressão boa. Se falassem que não têm esperança nenhuma, seria uma pressão pior, porque aí tinha que lutar muito mais para o pessoal começar (a notar). Espero transformar essa esperança em realidade.
elenco Vasco treino aberto UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Elenco do Vasco comparece ao treino aberto UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Outro momento de descoberta da importância de seu nome no cenário atual esportivo veio no treino aberto, com o encontro com jogadores do time do Vasco. Hospedado no mesmo hotel que os lutadores, o elenco cruz-maltino compareceu ao treino aberto e assistiu às atividades com expressões de admiração. Glover foi presenteado com uma camisa do time e posou para inúmeras fotos com cada jogador.
- Foi muito bacana, os caras são muito legais. Não entendo muito de futebol, fiquei até com um pouco de vergonha porque não sabia o nome de todo mundo (risos), mas foi maneiro - riu o lutador.
O "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader" tem início previsto para 17h de quarta-feira, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, além de exibir, também ao vivo, a primeira luta da noite, entre Yuri Villefort e Sean Spencer.

UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
João Zeferino x Elias Silvério
Keith Wisniewski x Ivan Batman
Yuri Villefort x Sean Spencer

Rival de Massaranduba, polonês sabe capoeira e não teme a torcida mineira

Membro da marinha polonesa, Piotr Hallmann não teme torcida: 'Já lutei contra um montenegrino nos Bálcãs. Estou preparado para qualquer coisa'

Por Rio de Janeiro
16 comentários
Se alguém colocar lado a lado o brasileiro Francisco Massaranduba e o polonês Piotr Hallmann, adversários no card principal do "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader", em Belo Horizonte, dificilmente quem olhar para os dois imaginará que eles possuem alguma semelhança. Enquanto o europeu serve na marinha de seu país, o brasileiro trabalhou na construção civil para sobreviver. Mas, acredite, as diferenças quase param por aí. Vindos ambos de origem humilde, e sobreviventes de culturas de exclusão social, Hallmann e Massaranduba possuem o mesmo sonho: vencer no MMA.
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann mma ufc (Foto: Reprodução)Francisco Massaranduba e Piotr Hallmann se enfrentam no UFC Em Belo Horizonte (Foto: Reprodução)
Em entrevista exclusiva ao COMBATE.COM por e-mail, dada nos intervalos de seus turnos de serviço na marinha, o polonês de 26 anos de idade e fã de Sakuraba e Georges St-Pierre revela viver de forma muito humilde a ponto de ter tido de reconstruir três vezes o próprio carro, conta ter aprendido capoeira e ter enfrentado torcidas selvagens por onde passou, e explica a origem do seu apelido ("Baleia").
COMBATE.COM: Como você entrou MMA, quando você começou a treinar artes marciais e quem eram seus ídolos?
Hallmann:
Eu comecei a treinar no caratê aos seis anos, depois fiz capoeira e joguei futebol por um tempo. Venho treinando MMA regularmente desde 2008, e comecei a competir um ano depois. Meus ídolos são o lendário Kazushi Sakuraba, por sua criatividade e por estar tão à frente de seu tempo; Joachim Hansen, por ser o primeiro europeu a realmente se destacar no circuito internacional; Georges St-Pierre, por sua perfeição, postura e humildade apesar de ser uma estrela absoluta e uma dos grandes nomes do esporte; e por último, mas não menos importante, o meu treinador Grzegorz Jakubowski , que é um dos pioneiros do MMA na Polônia, e que me ensinou tudo o que sei sobre a luta de hoje.
Hallmann Ufc 3 (Foto: Tim Leidecker)Piotr Hallmann, de 26 anos de idade, serve na marinha
polonesa e estreará no UFC (Foto: Tim Leidecker)
Você pretende usar capoeira no octógono? Seria uma grande surpresa ver um polonês usando uma arte brasileira contra um brasileiro no Brasil.
Vamos ver... Não posso falar muito do meu plano de luta agora...
Esta será a sua primeira vez no Brasil, e você sabe como os fãs brasileiros são apaixonados por seus lutadores. Você está pronto para ouvir os gritos de "Uh, vai morrer!"?
Eu cresci acostumado a lutar diante de torcidas hostis. Lutei contra um alemão na Alemanha, um finlandês na Finlândia e um montenegrino nos Balcãs. Especialmente essa luta, contra Vaso Bakocevic, teve o que podemos chamar de uma alta dose de emoções e agressão. Por isso, eu diria que estou bem preparado para o que vou enfrentar em Belo Horizonte.
O que você sabe sobre Francisco Massaranduba? Você viu suas lutas no UFC e no circuito brasileiro?
Minha equipe e eu acompanhamos Massaranduba por um longo tempo, ouvimos falar dele pela primeira vez quando ele finalizou contra Buscapé e, em seguida, nocauteou Flavio Alvaro em apenas três meses, em 2010. Eu sei que ele é um grande lutador, muito emocionante, muito completo e adorado pelos fãs no Brasil pela sua personalidade. Ele gosta de trocar em pé, mas também é muito bom no chão, especialmente no "ground and pound" por cima, além de ter um grande arsenal de finalizações por estrangulamento. Vou ter que ser melhor do que ele durante toda a luta se quiser ganhar.
Hallmann Ufc 5 (Foto: Tim Leidecker)Ginásio de treinos de Piotr Hallmann na Polônia
(Foto: Tim Leidecker)
Massaranduba é muito popular no Brasil, porque ter uma certa ingenuidade, e também por sua origem humilde. Os brasileiros amam esse tipo de história. Pelos olhos dos fãs, você pode vir a ser o cara que vai tentar acabar com o sonho de Francisco de conseguir uma vida melhor para sua família. Você está pronto para ser visto como o vilão dessa história?
Eu vim da Polônia e posso falar bem sobre pobreza também. Tenho 26 anos de idade e eu ainda moro com a minha mãe, porque eu não posso pagar um apartamento próprio. Estou dirigindo um Fiat 1999 que foi totalmente destruiído três vezes, e eu o reconstruí pessoalmente todas as vezes, porque não posso pagar um carro novo e eu preciso dele para ir trabalhar. Meus amigos e companheiros de equipe me zoam por ainda dirigir esse carro. Eu gostaria de casar com a minha namorada, mas eu não posso pagar a festa do casamento - vou ter que esperar até ganhar algumas lutas no UFC. Investi a maior parte de minhas economias no campo de treinamento para essa luta. Portanto, não tenho uma vida confortável. Acho que Massara e eu estamos lutando pelo mesmo sonho: o de proporcionar uma vida melhor para nossas famílias.
Nós ouvimos que o UFC está planejando ir para a Polônia em 2014. O que você acha disso? O MMA é muito popular no seu país? Você acha que este evento na Polônia será um sucesso?
Estou animado com a notícia, e realmente espero que isso se torne realidade. Ter o UFC na minha cidade natal, Gdansk, e estar nesse evento seria a realização de um sonho! Nós já temos dois grandes eventos na Polônia: o KSW e o MMA Attack, que estão atraindo grandes audiências. Mesmo que a Polónia não senha tão rica quanto outros países europeus como a Inglaterra, a França ou a Alemanha, os fãs são muito apaixonados pelo esporte e temos muitos grandes lutadores. Se o UFC for para a cidade certa e levar os melhores lutadores, um evento na Polônia será um enorme sucesso.
Meu apelido é 'Baleia', por causa do meu nariz, que é grande, e porque eu soprava como uma baleia no meu primeiro treino"
Piotr Hallmann, lutador de MMA
Massaranduba lutou como peso-médios em TUF Brasil 1 . Agora ele luta como peso-leve. Alguma vez você já lutou contra alguém que veio das categorias mais pesadas? Já quis lutar em qualquer outra categoria de peso diferente da dos leves?
Lutei como meio-médio nos três primeiros anos de minha carreira. Alguns dos caras contra quem lutei pesavam mais de 85kg no dia da luta . Eu também sou menores e mais leves do meu clube, o Mighty Bulls Team, então estou acostumado a encarar caras que pesam 90kg ou mais.
A estreia é sempre diferente das outras lutas, porque ela é geralmente um pouco nervosa, especialmente quando você está estreando no UFC. Como você se sente sobre isso? Você acha que lutar no UFC vai ser muito diferente dos outros torneios que você já lutou?
Minha equipe e eu fizemos o possível para simular todas as situações que fazem o UFC ser tão diferente e especial. Viajei para vários países para lutar. Lutei em clima e fuso-horários diferentes. Tive que cortar peso em circunstâncias difíceis, e lutei em shows com muita de atenção da mídia, com câmeras e microfones na minha cara o tempo todo. Acho que fizemos tudo o que podíamos fazer para me preparar para isso. Mas não posso garantir que não vá ter o famoso "nervosismo de octógono" quando entrar na jaula do UFC pela primeira vez. Mas isso não é nada que me preocupe muito, pelo menos não agora.
Hallmann Ufc 2 (Foto: Tim Leidecker)Tamanho do nariz é uma das razões de Piotr Hallmann
ter sido apelidado de "Baleia" (Foto: Tim Leidecker)
Seu apelido é " Pletwal". O que isso significa?
É um apelido meu treinador Jakubek me deu. Significa "Baleia", acho que por causa do meu nariz, que é meio grande, e porque eu soprava como uma baleia depois de um dos meus primeiros treinos com ele!
Você já escolheu sua música de entrada? Se sim, qual?
Eu costumo ir para as lutas com " Sic", do Slipknot. Mas não sei se o Dana White vai gostar disso...
O que vem à sua mente quando você pensa sobre a luta contra um brasileiro no Brasil , o país onde nasceu MMA?
Não existe nada melhor do que isso! Eu amo a energia e a emoção a torcida brasileira, e não consigo entender os lutadores que não querem ir para o Brasil, porque dizem que os adversários são muito difíceis. Meu trabalho é lutar, e quero competir com os melhores, e não esmagar os idiotas. Ir para o Brasil na minha estréia no UFC é uma grande honra!

José Aldo quer logo luta com Anthony Pettis: 'Vamos deixar de mimimi'

Dedé Pederneiras, técnico e empresário do campeão peso-pena, explica condições anteriores para luta com Anthony Pettis: 'Quero direitos iguais'

Por Rio de Janeiro
264 comentários
José Aldo está cansado de tanta falação sobre uma possível superluta contra o novo campeão dos pesos-leves Anthony Pettis. O dono do cinturão dos pesos-penas não gostou da declaração do presidente do UFC, Dana White, que disse que o brasileiro estaria com medo de enfrentar o americano, e confidenciou ao técnico e empresário Dedé Pederneiras, o que pensa sobre o assunto.
- Os únicos medos que tenho na vida são de Deus e de passar fome. Sair na porrada pra mim é um prazer, com quem quer que seja, em qualquer categoria. Pode marcar logo o Cain pra ver se a porrada não come do mesmo jeito, independentemente do peso. Se um pesado quisesse brigar comigo na rua, eu ia perguntar qual o peso dele? Não, né? Então marca logo essa p* e vamos deixar de mimimi! A luta que queremos ver é essa. Vamos fazer acontecer, Dana! - falou José Aldo, que afirmou anteriormente poder lutar até com Cain Velásquez, campeão peso-pesado do UFC, caso a organização marcasse o duelo.
José Aldo UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)José Aldo quer que parem de "mimimi" e marquem logo a luta com Anthony Pettis (Foto: Adriano Albuquerque)
Em entrevista ao Combate.com, Dedé Pederneiras também falou o que pensa sobre a insinuação de Dana White, afirmando que se estivesse com medo, teria ficado quieto. Ao lembrar que ofereceu, na negociação anterior, um duelo em peso casado contra Anthony Pettis, o treinador foi enfático ao garantir que quer e que vai fazer a luta acontecer.
- Com relação a eu estar com medo da luta, se estivesse não teria comentado nada, teria ficado quietinho, esperando tudo se acalmar e o pessoal esquecer. Mas fiz o contrário, comentei justamente pra ninguém esquecer. Na nossa cabeça, a próxima luta do Aldo será "ALDO X PETTIS". O que falta é acertar os detalhes. A diferença dessa superluta para as outras é que essa vai acontecer, porque ambos os lados querem - afirmou Dedé Pederneiras por telefone e por email.
Se um pesado quisesse brigar comigo na rua, eu ia perguntar qual o peso dele? Não, né? Então marca logo essa porra e vamos deixar de mimimi!"
José Aldo
Ao lembrar que na mesma declaração Dana White afirmou que se Pettis descesse para os pesos-penas levaria vantagem sobre o brasileiro, Dedé Pederneiras discordou mais uma vez do presidente do Ultimate e completou garantindo que quer apenas direitos iguais entre o que foi proposto a José Aldo anteriormente e o que, segundo ele, deve ser igual para Anthony Pettis agora.
- Acho que ninguém entendeu o que eu quis dizer. A primeira vez que a luta nos foi ofertada, eu realmente não quis. Não por medo do Pettis, porque era um cara que não era o campeão e nem tinha sido. Hoje, se o Dana afirma que o Pettis quer a luta 100% e fará de tudo pra acontecer, então, o que eu tenho a dizer é que estamos esperando o contrato chegar pra assinar, porque queremos da mesma forma que isso aconteça. Quando ele fala que eu quero a luta na categoria dos penas porque eu acho que o Aldo teria vantagem, ele está certo. Eu, como treinador, tenho mais experiência que o Dana pra saber que isso é uma vantagem. Na verdade,  como na outra negociação da luta do Aldo contra o Pettis, o Dana deixou bem claro que não tinha interesse em fazer essa luta em peso casado (150 libras, ou 68 kg), que foi o que eu propus. Então, entre lutar com um Pettis acostumado aos 70kg e lutar com um Pettis não-acostumado aos 66kg, é claro que eu, como treinador, prefiro lutar nos 66kg. Mas se agora a opinião do Dana mudou com relação a acertarmos um peso casado e fecharmos a luta, vamos fechar. Se não precisar abandonar o cinturão da categoria dos penas e ele puder disputar o cinturão dos leves, nós queremos também. Porque o Aldo, por ser o campeão mais antigo, logicamente teria esse direito antes do Pettis, que acabou de ganhar o cinturão agora. Por isso perguntei se o Pettis abandonaria o cinturão dele pra lutar com o Aldo na categoria dos penas. Essa foi a proposta do Dana pra disputarmos o cinturão dos leves - isso antes do Pettis ser o campeão. Então, então nada mais justo que ter direitos iguais. Mas, se não precisa abandonar o cinturão dos penas, melhor ainda. Aldo será o próximo desafiante de Anthony Pettis pelo cinturão dos leves, se o UFC quiser - disse o treinador e empresário de José Aldo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dedé Pederneiras explicou ainda suas últimas declarações e quais foram as condições para assinar contrato da luta com Pettis, que não chegou a acontecer em função de uma lesão no joelho do americano, além de aproveitar para pedir desculpas ao novo campeão peso-leve e sua equipe por ter duvidado da lesão do lutador na época.
- Gostaria de deixar bem claro uma coisa: quando coloquei nas redes sociais que eu queria que o Anthony Pettis entregasse seu cinturão e baixasse de peso pra lutar com o Aldo, só o fiz porque foi essa proposta que nos foi feita: para subir de categoria. O Aldo teria que entregar o cinturão dos penas para poder disputar o título nos leves. Não fui ingênuo de pensar que, como empresário, poderia obrigar o Pettis ou o UFC a fazer isso, mas quis fazer o Pettis sentir o mesmo gosto de ser pego de surpresa após uma grande vitória na sua carreira. Aliás, em meio a tudo, acabei esquecendo: Parabéns Pettis, você mereceu o cinturão - já que, assim como ele fez quando o Aldo venceu o Frank Edgar, mandou uma mensagem no Twitter pro Dana desafiando o Aldo minutos depois de sua conquista - declarou Dedé Pederneiras, que completou:
José Aldo ouve atentamente os conselhos de Dedé Pederneiras durante o treino (Foto: Leandro Lima)Treinador e empresário de José Aldo, Dedé Pederneis também quer luta contra Pettis (Foto: Leandro Lima)
- Gostaria também de pedir desculpas ao Pettis e toda sua equipe se em algum momento falei coisas sem ter provas sobre sua lesão. Mas, da maneira que foi, nos deixou com bastante dúvidas, tendo em vista que ele machucou o joelho em uma semana, não podendo lutar com o Aldo, e na semana seguinte estava pedindo a luta pelo título da categoria leve, o que acabou acontecendo. Pettis, não temos nada contra você, sua equipe ou contra o Diego Moraes, que é uma pessoa a quem eu quero muito bem. A única coisa que queremos é que a luta aconteça, com direitos iguais! - disse o líder da Nova União.
Sobre sua relação com Dana White, a quem Dedé Pederneiras credita o sucesso atual do UFC, o treinador confirmou que conhece o dirigente há muito tempo, porém sempre irá defender primeiramente os direitos de seu pupilo.
- Dana e eu nos conhecemos realmente há muito tempo, e sei que, se o esporte hoje é o que é, com certeza devemos ao Dana e a familia Fertitta, que acreditaram e fizeram o MMA sair dos guetos e se transformar em um dos maiores esportes do mundo. Logo que o UFC explodiu, muita gente do Brasil chegava pra mim e falava mal deles por pagarem bolsas baixas, que eles ganhavam muito e pagavam pouco. A primeira coisa que eu sempre respondia, até por ser empresário, era que eles mereciam ganhar todo centavo que eles estavam ganhando, porque na hora de acreditar em um esporte que estava desacreditado, perder 60 milhões dólares nos primeiros anos e continuar investindo até que o negócio virasse um sucesso, ninguém aparecia pra emprestar dinheiro pra eles. São raros os empresários que têm essa coragem, por isso é que defendo o UFC da maneira que eu defendo, e estou sempre disposto a ajudar. Com relação a mim, como empresário, falar, se eu não falar e defender os direitos dos meus atletas, quem o fará? Essa pra mim é uma das funções do empresário. Ou não? - questionou Dedé Pederneiras.

José Aldo quer logo luta com Anthony Pettis: 'Vamos deixar de mimimi'

Dedé Pederneiras, técnico e empresário do campeão peso-pena, explica condições anteriores para luta com Anthony Pettis: 'Quero direitos iguais'

Por Rio de Janeiro
264 comentários
José Aldo está cansado de tanta falação sobre uma possível superluta contra o novo campeão dos pesos-leves Anthony Pettis. O dono do cinturão dos pesos-penas não gostou da declaração do presidente do UFC, Dana White, que disse que o brasileiro estaria com medo de enfrentar o americano, e confidenciou ao técnico e empresário Dedé Pederneiras, o que pensa sobre o assunto.
- Os únicos medos que tenho na vida são de Deus e de passar fome. Sair na porrada pra mim é um prazer, com quem quer que seja, em qualquer categoria. Pode marcar logo o Cain pra ver se a porrada não come do mesmo jeito, independentemente do peso. Se um pesado quisesse brigar comigo na rua, eu ia perguntar qual o peso dele? Não, né? Então marca logo essa p* e vamos deixar de mimimi! A luta que queremos ver é essa. Vamos fazer acontecer, Dana! - falou José Aldo, que afirmou anteriormente poder lutar até com Cain Velásquez, campeão peso-pesado do UFC, caso a organização marcasse o duelo.
José Aldo UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)José Aldo quer que parem de "mimimi" e marquem logo a luta com Anthony Pettis (Foto: Adriano Albuquerque)
Em entrevista ao Combate.com, Dedé Pederneiras também falou o que pensa sobre a insinuação de Dana White, afirmando que se estivesse com medo, teria ficado quieto. Ao lembrar que ofereceu, na negociação anterior, um duelo em peso casado contra Anthony Pettis, o treinador foi enfático ao garantir que quer e que vai fazer a luta acontecer.
- Com relação a eu estar com medo da luta, se estivesse não teria comentado nada, teria ficado quietinho, esperando tudo se acalmar e o pessoal esquecer. Mas fiz o contrário, comentei justamente pra ninguém esquecer. Na nossa cabeça, a próxima luta do Aldo será "ALDO X PETTIS". O que falta é acertar os detalhes. A diferença dessa superluta para as outras é que essa vai acontecer, porque ambos os lados querem - afirmou Dedé Pederneiras por telefone e por email.
Se um pesado quisesse brigar comigo na rua, eu ia perguntar qual o peso dele? Não, né? Então marca logo essa porra e vamos deixar de mimimi!"
José Aldo
Ao lembrar que na mesma declaração Dana White afirmou que se Pettis descesse para os pesos-penas levaria vantagem sobre o brasileiro, Dedé Pederneiras discordou mais uma vez do presidente do Ultimate e completou garantindo que quer apenas direitos iguais entre o que foi proposto a José Aldo anteriormente e o que, segundo ele, deve ser igual para Anthony Pettis agora.
- Acho que ninguém entendeu o que eu quis dizer. A primeira vez que a luta nos foi ofertada, eu realmente não quis. Não por medo do Pettis, porque era um cara que não era o campeão e nem tinha sido. Hoje, se o Dana afirma que o Pettis quer a luta 100% e fará de tudo pra acontecer, então, o que eu tenho a dizer é que estamos esperando o contrato chegar pra assinar, porque queremos da mesma forma que isso aconteça. Quando ele fala que eu quero a luta na categoria dos penas porque eu acho que o Aldo teria vantagem, ele está certo. Eu, como treinador, tenho mais experiência que o Dana pra saber que isso é uma vantagem. Na verdade,  como na outra negociação da luta do Aldo contra o Pettis, o Dana deixou bem claro que não tinha interesse em fazer essa luta em peso casado (150 libras, ou 68 kg), que foi o que eu propus. Então, entre lutar com um Pettis acostumado aos 70kg e lutar com um Pettis não-acostumado aos 66kg, é claro que eu, como treinador, prefiro lutar nos 66kg. Mas se agora a opinião do Dana mudou com relação a acertarmos um peso casado e fecharmos a luta, vamos fechar. Se não precisar abandonar o cinturão da categoria dos penas e ele puder disputar o cinturão dos leves, nós queremos também. Porque o Aldo, por ser o campeão mais antigo, logicamente teria esse direito antes do Pettis, que acabou de ganhar o cinturão agora. Por isso perguntei se o Pettis abandonaria o cinturão dele pra lutar com o Aldo na categoria dos penas. Essa foi a proposta do Dana pra disputarmos o cinturão dos leves - isso antes do Pettis ser o campeão. Então, então nada mais justo que ter direitos iguais. Mas, se não precisa abandonar o cinturão dos penas, melhor ainda. Aldo será o próximo desafiante de Anthony Pettis pelo cinturão dos leves, se o UFC quiser - disse o treinador e empresário de José Aldo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dedé Pederneiras explicou ainda suas últimas declarações e quais foram as condições para assinar contrato da luta com Pettis, que não chegou a acontecer em função de uma lesão no joelho do americano, além de aproveitar para pedir desculpas ao novo campeão peso-leve e sua equipe por ter duvidado da lesão do lutador na época.
- Gostaria de deixar bem claro uma coisa: quando coloquei nas redes sociais que eu queria que o Anthony Pettis entregasse seu cinturão e baixasse de peso pra lutar com o Aldo, só o fiz porque foi essa proposta que nos foi feita: para subir de categoria. O Aldo teria que entregar o cinturão dos penas para poder disputar o título nos leves. Não fui ingênuo de pensar que, como empresário, poderia obrigar o Pettis ou o UFC a fazer isso, mas quis fazer o Pettis sentir o mesmo gosto de ser pego de surpresa após uma grande vitória na sua carreira. Aliás, em meio a tudo, acabei esquecendo: Parabéns Pettis, você mereceu o cinturão - já que, assim como ele fez quando o Aldo venceu o Frank Edgar, mandou uma mensagem no Twitter pro Dana desafiando o Aldo minutos depois de sua conquista - declarou Dedé Pederneiras, que completou:
José Aldo ouve atentamente os conselhos de Dedé Pederneiras durante o treino (Foto: Leandro Lima)Treinador e empresário de José Aldo, Dedé Pederneis também quer luta contra Pettis (Foto: Leandro Lima)
- Gostaria também de pedir desculpas ao Pettis e toda sua equipe se em algum momento falei coisas sem ter provas sobre sua lesão. Mas, da maneira que foi, nos deixou com bastante dúvidas, tendo em vista que ele machucou o joelho em uma semana, não podendo lutar com o Aldo, e na semana seguinte estava pedindo a luta pelo título da categoria leve, o que acabou acontecendo. Pettis, não temos nada contra você, sua equipe ou contra o Diego Moraes, que é uma pessoa a quem eu quero muito bem. A única coisa que queremos é que a luta aconteça, com direitos iguais! - disse o líder da Nova União.
Sobre sua relação com Dana White, a quem Dedé Pederneiras credita o sucesso atual do UFC, o treinador confirmou que conhece o dirigente há muito tempo, porém sempre irá defender primeiramente os direitos de seu pupilo.
- Dana e eu nos conhecemos realmente há muito tempo, e sei que, se o esporte hoje é o que é, com certeza devemos ao Dana e a familia Fertitta, que acreditaram e fizeram o MMA sair dos guetos e se transformar em um dos maiores esportes do mundo. Logo que o UFC explodiu, muita gente do Brasil chegava pra mim e falava mal deles por pagarem bolsas baixas, que eles ganhavam muito e pagavam pouco. A primeira coisa que eu sempre respondia, até por ser empresário, era que eles mereciam ganhar todo centavo que eles estavam ganhando, porque na hora de acreditar em um esporte que estava desacreditado, perder 60 milhões dólares nos primeiros anos e continuar investindo até que o negócio virasse um sucesso, ninguém aparecia pra emprestar dinheiro pra eles. São raros os empresários que têm essa coragem, por isso é que defendo o UFC da maneira que eu defendo, e estou sempre disposto a ajudar. Com relação a mim, como empresário, falar, se eu não falar e defender os direitos dos meus atletas, quem o fará? Essa pra mim é uma das funções do empresário. Ou não? - questionou Dedé Pederneiras.

Representação no MP visa barrar menores de 18 anos do UFC em BH

Ex-vereador da cidade pede aplicação de classificação indicativa para eventos de MMA e a proibição da prática do esporte entre crianças e adolescentes

Por Direto de Belo Horizonte
5 comentários
Pôster do UFC no Combate: Glover x Bader (Foto: Divulgação)Representação de vereador pede classificação de faixa
etária para o UFC em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)
Uma representação protocolada nesta segunda-feira junto ao Ministério Público Federal pode impedir que menores de 18 anos desacompanhados entrem no Mineirinho na quarta-feira para acompanhar o UFC no Combate: Glover x Bader. O administrador e ex-vereador de Belo Horizonte Betinho Duarte entrou com uma representação junto ao Procurador da República em Minas Gerais solicitando a classificação indicativa para maiores de 18 anos tanto nas propagandas dos eventos do UFC, quanto nas transmissões televisivas, a aplicação da lei de classificação indicativa para o evento e a proibição da prática de MMA entre crianças e adolescentes.
A representação, noticiada primeiro pelo jornal mineiro "Hoje em Dia", foi motivada por apelos de pais que reclamaram ao ex-vereador sobre a ausência de classificação indicativa nas propagandas do evento. Segundo ele, a "banalização da violência" o fez entrar em ação.
- Quanto ao evento de quarta-feira, já estou elaborando uma representação que vou entrar na Promotoria da Criança e do Adolescente, pedindo uma liminar em caráter de urgência, para ser apenas para adultos acima de 18 anos. Nos cartazes que peguei, não tem nenhuma exigência, pode entrar criança, adolescente, elefante, o que quiser - reclama Duarte, que cobra que a lei seja aplicada de acordo com o texto.
- É maior de 18 anos ou menor acompanhado do pai. A lei não fala de provedores, de nada. É para menores acompanhados de pais ou para maiores de 18 anos. Parece que tem uma brecha que o pai pode dar uma procuração, mas só parece, não existe essa brecha na lei - disse, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O administrador argumenta que não considera o MMA como esporte, mas como lazer, e, por isso, exige que haja a classificação indicativa dos eventos. A ação pede ainda uma regulamentação que proíba a prática do MMA entre menores de idade, usando como exemplos vídeos de lutas entre crianças realizadas na Armênia e na Tailândia.
- Não estou nem aí para o que acontece nesses países, estou preocupado com o Brasil, e peguei um vídeo filmado no Brasil em que dois gêmeos lutam na sala, numa casa aparentemente de classe média, pelo que vi, sem nada, sem proteção, viram pela TV e acharam que era legal, começaram a imitar! Hoje, se uma criança quiser entrar numa academia e treinar, pode. Não existe uma regulamentação ainda. Se um treinador quiser montar uma aula para crianças e prepará-las para o UFC, ele pode. Não há nada que o impeça disso. Foi aí que eu pedi a regulamentação - explicou.
Betinho Duarte tem histórico de sucesso em questões de classificação etária. O ex-vereador é responsável pela aprovação de leis desse tipo para jogos de videogame, além da proibição de alguns jogos tanto eletrônicos, como Doom, Mortal Kombat e Blood, quanto de cartas, como Yu-Gi-Oh e Magic. Ele afirmou categoricamente que sua exigência de classificação indicativa vai passar.
- A proibição vai depender de como eles vão considerar meus argumentos, vai depender do Procurador, do Ministério da Justiça, mas a classificação para maiores de 18 anos vai existir - afirmou o administrador.
Na representação de Betinho Duarte, também é citado o Projeto de Lei 5534/2009, do deputado federal José Mentor (PT-SP), que pede a proibição das transmissões de lutas de MMA na televisão. A proposta foi discutida em seminário na Câmara dos Deputados na semana passada e aguarda parecer na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Aldo x Pettis? TJ Grant pede nova chance por título: 'Fiz por merecer'

Canadense era o adversário original de Ben Henderson no UFC 164, sofreu uma concussão durante a preparação e foi obrigado a sair do card

Por Milwaukee, EUA
28 comentários
No último sábado, Anthony Pettis derrotou Ben Henderson na luta principal do UFC 164, em Milwaukee (EUA), e passou a ser o mais novo campeão peso-leve do Ultimate. Pettis herdou a vaga que originalmente era de TJ Grant. O canadense sofreu uma concussão durante os preparativos para o duelo e teve que ficar fora do card. Agora, praticamente recuperado, quer sua chance de disputar o título, mesmo que uma superluta entre Pettis e José Aldo esteja nos planos da organização.
- Eu sou um fã, e adoro assistir às lutas do UFC, eu assisto a tudo. Se eles são pessoas que potencialmente posso lutar ou não, eu gosto de Pettis contra Aldo, é uma luta emocionante... Mas eu ganhei a minha última luta em dois minutos. Nocauteei o Gray Maynard. Nocauteei o anterior (Matt Wiman). Sinto que fiz por merecer. (...) Estou pronto para estar lá. Deem-me a oportunidade, cara. Sinto que fiz por merecer - disse Grant ao site "MMA Fighting".
TJ Grant e Gray Maynard UFC 160 (Foto: Getty Images)TJ Grant (dir.) vem de vitória sobre Gray Maynard no UFC 160 (Foto: Getty Images)
O lutador canadense revelou que já começou a fazer exercícios leves e que já teve um contato na semana passada com Joe Silva, dirigente responsável por casar as lutas no UFC, mas ainda não dá para saber qual será o seu próximo desafio dentro do Ultimate.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Como Anthony Pettis também se machucou no sábado - lesão no joelho - e há a possibilidade de o americano enfrentar José Aldo, é possível que TJ Grant  lute mais uma vez antes de disputar o cinturão dos leves. Sabendo disso, ele já tem alguns nomes em vista.
- Tenho ouvido bastante o meu nome por aí. Josh Thomson, obviamente, quer lutar comigo, e você não pode culpar o cara por isso. E quer sabe, esse é outro cara que eu tinha gosto de lutar, porque ele é emocionante e busca a luta. Vamos ver o que acontece com Gilbert Melendez e Diego Sanchez também. Eu fui um grande fã de Gilbert por um longo tempo. Ele está lutando desde antes eu de eu entrar no UFC. Esses caras todos vêm para lutar. Mas Pettis é o cara que eu quero. Sinto que ganhei a minha posição. Se ele vai ficar na prateleira por um tempo, e eu tenha que lutar contra alguém, seriam esses dois outros caras - declarou.
TJ Grant é atualmente o número 3 do ranking do peso-leve do Ultimate, atrás de Ben Henderson e Gilbert Melendez e, obviamente, do campeão Anthony Pettis, que não entra na lista. Bendo e Melendez foram os dois últimos derrotados em disputas de cinturão da categoria.

'Todo mundo que luta contra mim vira faixa-preta de jiu-jítsu', diz Kevin Souza

Fera no boxe, estreante no UFC conta que adversários menosprezam seu
jogo de chão e afirma: 'Assim como posso ser finalizado, posso finalizar'

Por Belo Horizonte
20 comentários
Pupilo de Kelson Pinto no boxe, Kevin Souza se firmou como um dos maiores destaques do MMA brasileiro na luta em pé e, após uma série de sete nocautes e a conquista do cinturão peso-pena do Jungle Fight, ganhou a tão sonhada oportunidade no Ultimate. Na estreia, o baiano vai enfrentar o compatriota Felipe Sertanejo, no "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader", nesta quarta-feira, em Belo Horizonte. Para Kevin, o adversário não vai se arriscar muito em pé e vai tentar o que todos tentam contra ele: levar o duelo para o chão.
- Eu acredito que ele vai iniciar a luta querendo trocar e logo depois vai tentar botar para baixo e trabalhar o ground and pound. Ele foi bem assim contra o Pepey. Mas nada que ele faça comigo vai me surpreender. Todo mundo que luta contra mim faz isso, todo mundo vira faixa-preta de jiu-jítsu, All American de wrestling... Já estou acostumado - disse ao Combate.com.
UFC Kevin Souza (Foto: Rodrigo Malinverni)Kevin Souza corre na esteira em BH para perder peso (Foto: Rodrigo Malinverni)
Quando Kevin começou a treinar MMA, alguns anos atrás, caía "que nem manteiga" quando Thiago Tavares ia nas suas pernas, como ele mesmo conta. Agora, depois de muito treino com seu mentor nas artes marciais mistas e também com Nazareno Malegarie, que cuida do seu jiu-jítsu, o peso-pena consegue enxergar uma grande evolução:
Não estou lutando um
campeonato de jiu-jítsu, wrestling ou grappling. Isso é o MMA"
Kevin Souza
- Não sou um jiu-jiteiro finalizador, mas estou treinando muito jiu-jítsu. O Thiago pega muito no meu pé em relação a isso. Meu wrestling também está nesse nível. No jiu-jítsu, assim como posso ser finalizado, posso finalizar qualquer faixa-preta ou campeão mundial. Não estou lutando um campeonato de jiu-jítsu, wrestling ou grappling. Isso é o MMA. Sou faixa-azul, mas a nota que hoje o Thiago e o Nazareno me dão é de nivel de um faixa-marron.
Apesar da sensível melhora no jogo de chão, Kevin vai sempre se destacar na trocação em pé. É como se nesse quesito ele já estivesse em um nível muito alto de graduação.
- Humildemente falando, não querendo ser superior a ninguém, sou perigoso para qualquer um da minha categoria.
Kevin recordou com carinho sua passagem pelo Jungle Fight e disse ter ficado impressionado com a quantidade de gente que passou a conhecê-lo por causa do evento:
- Até outro dia eu estava conversando sobre isso. Falei que, se o Jungle trabalhasse um pouco mais a imagem do atleta em busca de patrocínio, como o UFC trabalha, eu não iria fazer questão de ir para o UFC não. O Jungle está sinistro, é o maior evento da América Latina. Os amigos argentinos do Nazareno (Malegarie) me conhecem de ver o Jungle. Fiquei de cara. Isso mostra o quão grande é o Jungle Fight.
UFC Kevin Souza e Thiago Tavares (Foto: Rodrigo Malinverni)Kevin relaca na hidromassagem com o mentor Thiago Tavares (Foto: Rodrigo Malinverni)
Com a ida de Kevin para o UFC, o cinturão do Jungle ficou vago. Na cabeça do baiano, não é bem assim, como disse em tom bem humorado:
- O cinturão é meu. Haverá outros campeões, mas eu serei campeão do Jungle eternamente.
O "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader" tem início previsto para 17h de quarta-feira, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
João Zeferino x Elias Silvério
Keith Wisniewski x Ivan Batman
Yuri Villefort x Sean Spencer

Time do Vasco assiste a treino do UFC, e 'Mestre Nei' rouba a cena

Jogadores se divertem em atividade com Glover, Jacaré e outros lutadores. Lateral toma queda, e cruzeirense Rafael Sapo tira onda após placar de 5 a 3

Por Belo Horizonte
127 comentários
Fechado para o público e aberto apenas para a imprensa, o treino do "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader", em Belo Horizonte, recebeu a visita ilustre do elenco do Vasco, que no domingo foi derrotado pelo Cruzeiro no Mineirão e está hospedado no mesmo hotel dos lutadores. A atividade foi realizada no próprio hotel nesta segunda-feira e teve seis atletas se apresentando: Glover Teixeira, Ryan Bader, Ronaldo Jacaré, Yushin Okami, Rafael Sapo e Lucas Mineiro. Mas quem roubou a cena foi o lateral-direito Nei, da equipe cruz-maltina. Fã de MMA e praticante de muay thai e jiu-jítsu, ele foi presenteado pelo Ultimate com um par de luvas oficiais, deu entrevista para o site da organização e até foi quedado por Glover após uma encarada de brincadeira.
elenco Vasco treino aberto UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Glover Teixeira encara Nei nos bastidores do treino do UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
- É demais. Não tem nem como descrever. Sempre gostei, já pratiquei. Sou fã de vários que estão aqui, do Pezão, do Machida, Glover, Jacaré. Eu brinco um pouco. Já treinei muito. Foram 12 anos fazendo. Aí você para por causa do futebol. Não tem como seguir fazendo os dois. A gente sempre brinca, tenta finalizar alguém lá dos companheiros - brincou o jogador.
+ Confira galeria de fotos do treino aberto e brincadeira de Sapo sobre o 5 a 3 do Cruzeiro
Lyoto Machida e Antônio Pezão também estiveram presentes e bateram papo com os jogadores do Vasco, assim como os lutadores brasileiros do card, principalmente Glover e Jacaré. Nei até gostaria de ter seguido essa vida dupla no campo e nas lutas, mas foi impedido pela diretoria do clube logo quando chegou, para evitar lesões e desgaste físico:
Jogadores Vasco Treino Aberto UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Jogadores do Vasco, com Nei ao centro, fazem pode se luta (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Quando cheguei ao Vasco, o diretor já falou para mim: "Olha, você chegou aqui, mas está proibido de treinar" (risos). Já me cortou, mas está bom. Assim que eu parar de jogar, vou voltar a treinar, porque gosto muito desse ambiente.
Nei recebeu o cumprimento dos companheiros de time depois de uma encarada com Glover Teixeira, que o surpreendeu com uma queda e subiu no conceito do lateral pela humildade:
- Encarei não, a gente brincou (risos). Agora tenho muito mais respeito e admiração por ele. Estou emocionado. Sou fã. Você ficar na frente de cara desses, conversar e ver a simplicidade dele, mesmo com o glamour e a fama que ele tem, fico mais emocionado. Ele ganhou mais minha admiração ainda.
treino aberto UFC Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)Glover treina com Pedro Rizzo em BH (Foto: Rodrigo Malinverni)
Um dos que mais incentivou Nei na brincadeira foi Juninho Pernambucano. O experiente jogador enalteceu as qualidades do amigo nas artes marciais e traçou uma comparação entre o MMA e o futebol:
- Não tem adversário para o Nei lá (risos). A verdade é que a maioria dos jogadores hoje acompanha o MMA. É um esporte que usa a agressividade em altíssimo nível. É claro que no esporte coletivo a gente compara ao futebol, onde existe certo limite. A gente não pode usar o braço, não pode chutar o adversário, claro. Mas se usa muito o corpo como proteção. Muita gente acredita também que é uma descarga de energia. Alguns jogadores gostam. O Nei pratica muay thai, é o mestre do nosso grupo. Ele nos passa todas as dicas e nos diz tudo. Ele sabe tudo e passou para a gente sobre a luta do Glover e a do Jacaré. Gostei de conhecer essa galera, principalmente os brasileiros. Dá para ver o Jacaré baixando o peso. Como muda o comportamento... Não é fácil.
Jacaré treino aberto UFC Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)Jacaré e equipe: Distak, Rogerão, Nuguette e o empresário Gilberto (Foto: Rodrigo Malinverni)
Rafael Sapo tira onda: 'Cruzeiro!'
Juninho, por sinal, contou que assistiu de perto ao evento que teve Jon Jones x Chael Sonnen na luta principal, em abril deste ano, quando ainda estava jogando no futebol dos EUA. Ele disse também que tem vontade de praticar luta quando se aposentar do futebol.
No fim do treino, após Glover posar para foto com os jogadores do Vasco, o peso-médio mineiro Rafael Sapo interrompeu e brincou ao gritar "Cruzeiro!" e mostrar a mão aberta e os cinco dedos, em alusão à vitória de seu time de coração sobre o Cruz-Maltino por 5 a 3 no domingo, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Todos levaram na espotiva.
elenco Vasco treino aberto UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Cruzeirense Rafael Sapo brinca sobre os 5 a 3 do Cruzeiro no Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
O UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader tem início previsto para 17h de quarta-feira, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
João Zeferino x Elias Silvério
Keith Wisniewski x Ivan Batman
Yuri Villefort x Sean Spencer

Aldo deixa Spider para trás em ranking peso por peso. Pettis entra em oitavo

Lutador manauara agora é o terceiro, atrás apenas de Jon Jones e
Georges St-Pierre. Derrota no sábado deixa Ben Henderson em décimo

Por Rio de Janeiro
44 comentários
UFC José Aldo x Chan Sung Jung (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Aldo comemora vitória sobre Chan Sung Jung no
UFC Rio 4 (Foto: André Durão/ Globoesporte.com)
Pela primeira vez desde o início do ranking oficial do UFC, Anderson Silva aparece na quarta posição. É a pior colocação do Spider, que agora perdeu o terceiro lugar para José Aldo e já estava atrás de Jon Jones e Georges St-Pierre.
O ranking, atualizado nesta segunda-feira, traz ainda Anthony Pettis entrando de forma inédita no peso por peso, em oitavo. Ben Henderson, então em sexto, caiu para décimo com a derrota para Pettis no UFC 164, beneficiando ainda Demetrious Johnson (agora em sexto) e Renan Barão (sétimo).
Nas listas que contam os lutadores separados por categoria, quem mais ganhou posições com os últimos resultados foi Josh Barnett. Com a vitória sobre Frank Mir no sábado, ele pulou do décimo para o sexto lugar. Mir foi de sexto para oitavo. Nos moscas, Tim Elliot deixou a décima posição e agora é o sétimo. Ele bateu Louis Gaudinot (nono) também no UFC 164.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Alguns lutadores também galgaram posições mesmo sem lutar, fruto de mudanças de alguns dos 76 jornalistas que atualizaram seus rankings. Como aconteceu com Glover Teixeira e Lyoto Machida. Glover, que luta nesta quarta-feira no UFC BH 2, trocou de posição com o seu companheiro de treino e agora é o segundo.
  •  
Ranking UFC (Foto: Reprodução)

Glover pede que torcida 'largue' futebol e vá ao Mineirinho na quarta

Lutador lembra que eventos do UFC na cidade são raros e comenta visita de jogadores do Vasco ao treino aberto: 'Fiquei com um pouco de vergonha'

Por Belo Horizonte
5 comentários
Quarta-feira é tradicionalmente no Brasil dia de futebol, mas, nesta semana, Belo Horizonte receberá na data um evento do UFC, o segundo realizado pela organização na cidade. O UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader começa às 17h (horário de Brasília) e tem previsão de término para 23h, e vai competir por público na capital mineira com o jogo entre Atlético-MG e Fluminense, no Estádio Independência, às 21h50m. Lutador mineiro no evento principal do torneio, Glover Teixeira fez um apelo aos fãs de esportes para comparecerem ao Mineirinho, sede do evento, e deixarem o futebol de lado por um dia.
- Futebol está sempre aí, tem jogo duas vezes por semana no Mineirão, e o UFC não é duas vezes por semana, é duas vezes por ano. Então, acredito que a galera vai para o Mineirinho. Vamos lá para o Mineirinho, galera, larga isso daí! Domingo ou quarta que vem, vocês vão ver o futebol… - disse Glover, em bate-papo com a imprensa após o treino aberto do UFC na cidade, nesta segunda-feira.
treino aberto UFC Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)Glover Teixeira no treino aberto do UFC BH 2 (Foto: Rodrigo Malinverni)
Natural de Sobrália, no interior de Minas Gerais, Glover Teixeira fará sua quinta luta pela organização e a segunda no país - venceu Fábio Maldonado no UFC Rio 3, em outubro do ano passado. Será também a segunda vez do Ultimate no estado, após a realização do UFC 147 em junho de 2012 no Mineirinho. O peso-meio-pesado já queria ter participado daquela edição, mas o timing não havia funcionado.
- Sempre tive o sonho de lutar aqui. Na primeira vez que o UFC veio para cá para BH, até pedi para lutar, mas eu tinha acabado de lutar, um mês antes, acho que foi contra o Kyle Kingsbury. Pedi para lutar aqui logo um mês depois, é claro que eles não iam dar… Mas falei, o UFC vai voltar, vai ter oportunidade de novo. Sabia que, mais cedo ou mais tarde, ia lutar aqui - explicou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O primeiro contato com o público mineiro aconteceu numa sessão de perguntas e respostas no domingo, e, apesar do pouco público presente, Glover admitiu ter se empolgado com o calor recebido da plateia. O peso-meio-pesado está consciente da pressão que recebe por ser a esperança da torcida por uma vitória no evento e pelo título da categoria - uma vitória sobre Ryan Bader na quarta lhe garante uma oportunidade de disputar o cinturão - mas a considera bem-vinda.
- É uma pressão boa. Se falassem que não têm esperança nenhuma, seria uma pressão pior, porque aí tinha que lutar muito mais para o pessoal começar (a notar). Espero transformar essa esperança em realidade.
elenco Vasco treino aberto UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Elenco do Vasco comparece ao treino aberto UFC (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Outro momento de descoberta da importância de seu nome no cenário atual esportivo veio no treino aberto, com o encontro com jogadores do time do Vasco. Hospedado no mesmo hotel que os lutadores, o elenco cruz-maltino compareceu ao treino aberto e assistiu às atividades com expressões de admiração. Glover foi presenteado com uma camisa do time e posou para inúmeras fotos com cada jogador.
- Foi muito bacana, os caras são muito legais. Não entendo muito de futebol, fiquei até com um pouco de vergonha porque não sabia o nome de todo mundo (risos), mas foi maneiro - riu o lutador.
O "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader" tem início previsto para 17h de quarta-feira, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, além de exibir, também ao vivo, a primeira luta da noite, entre Yuri Villefort e Sean Spencer.

UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
João Zeferino x Elias Silvério
Keith Wisniewski x Ivan Batman
Yuri Villefort x Sean Spencer

Sem Neymar e Pato, Seleção leva taça da Copa das Confederações a Dilma

Presidente comemora título com atletas e ganha camisa em homenagem ao neto. 'Vocês são da Seleção que é a cara do povo brasileiro', diz

Por Brasília
344 comentários
Seleção Brasileira com a Dilma (Foto: Agência Reuters)Dilma parabeniza Seleção por título e levanta a taça
da Copa das Confederações   (Foto: Reuters)
Ainda sem Neymar e Alexandre Pato, que só se apresentarão à Seleção na terça-feira, os jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
O ônibus da delegação entrou na residência oficial da presidência às 17h50m. Como o veículo chegou ao local alguns minutos antes do horário marcado, teve que dar duas voltas no quarteirão antes de ter o acesso autorizado.
A imprensa pôde acompanhar apenas o início do encontro, quando o capitão Thiago Silva entregou a taça da Copa das Confederações a Dilma e duas camisas com o  número 10: uma autografada pelos atletas e outra com o nome de seu neto, Gabriel, nas costas. A presidente falou com um jogador de cada vez e ergueu o troféu:
- Poxa, ele é bem pesada! - disse, segundo o site da CBF.
- A taça da Copa do Mundo é mais pesada ainda. É bom a presidente ir se acostumando - respondeu Felipão, brincando.
A visita durou uma hora. De acordo com a página da CBF, Dilma mostrou as dependências do Palácio da Alvorada e explicou a arquitetura e a decoração da residência oficial. Na despedida, elogiou os atletas pelo título da Copa das Confederações:
- Vocês são da Seleção que é a cara do povo brasileiro. Mostraram raça, muita luta e deixaram todos nós muito orgulhosos. Vamos brindar, pois estão de parabéns.
Dilma com a seleção Brasileira (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR / Divulgação)Dilma diz que Seleção é a cara do povo brasileiro (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR / Divulgação)
Depois do encontro, o goleiro Julio César contou como foi a conversa com a presidente:
- Brindamos a conquista da Copa das Confederações e a possibilidade do hexa da Copa do Mundo, que esperamos fazer um bom trabalho e conquistar. Foi muito legal, me senti como se estivesse em casa - disse o goleiro Julio César.
Além de Neymar e Pato, outros quatro atletas não compareceram ao encontro com a presidente: o zagueiro David Luiz, o meia Hernanes e os laterais Daniel Alves e Maicon (eles são esperados ainda nesta segunda na concentração em Brasilia).
- Foi legal. Normalmente nós vemos pela televisão, agora vimos de pertinho. Fiquei nervoso de fazer alguma besteira. Falou como todo mundo, parabenizou aqueles que conquistaram a Copa das Confederações e nos pediu para trazer mais uma taça no ano que vem - acrescentou Ramires.
Neymar e Pato, convocado nesta segunda para o lugar de Fred (lesionado), se apresentam a Felipão apenas na terça, a tempo de participar do primeiro treino em Brasília. A Seleção enfrenta a Austrália no sábado, no Estádio Mané Garrincha. Depois, viaja para os Estados Unidos, onde pega Portugal, em Boston, no dia 10.
Seleção Brasileira com a Dilma (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)Com Parreira, Marin e Felipão, presidente exibe camisa para o neto Gabriel (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)

Túlio alega atraso salarial, deixa o
ES e dirigente critica: 'Desrespeito'

A um gol do milésimo, atacante afirma que só retorna ao Vilavelhense após os vencimentos serem pagos. Clube nega dívida com o jogador de 44 anos

Por Vitória, ES
132 comentários
A passagem do atacante Túlio Maravilha na busca pelo 'Gol Mil' na carreira por terras capixabas pode acabar antes do previsto. Alegando atrasos salariais, o jogador deixou o Espírito Santo e retornou para o seu 'reduto', o estado de Goiás, local onde nasceu. O contrato entre o jogador e o Vilavelhense acaba apenas no fim de setembro.
Túlio revelou, por telefone, que está há 15 dias com o salário atrasado, mas deseja resolver a situação. O artilheiro dos 999 gols, segundo suas próprias contas, afirmou que voltaria ao Vilavelhense se os compromissos forem colocados em dia.
Túlio Maravilha esposa piscina (Foto: Janir Júnior)Túlio Maravilha retornou para Goiás, ao alegar atrasos salariais no Vilavelhense (Foto: Arquivo/Janir Júnior)
- Estou em Goiânia, na minha base, no meu quartel general. Só volto para o Espírito Santo quando o Vilavelhense pagar o que me deve. Os salários estão 15 dias atrasados e eles têm que cumprir com o contato e honrar seus compromissos. Ou eles pagam o que me devem, ou não pagam e eu não jogo. Eu tenho meus contatos, mas até agora recebi apenas sondagens. Só vou me pronunciar sobre outra equipe após acabar o meu contrato com o Vilavelhense ou se eles me derem a rescisão de contrato.
Rebatendo as declarações de Túlio, o gestor de futebol do Vilavelhense, Marcos Santos, afirmou, também por telefone, que o clube está em dia com o atacante e tem todos os comprovantes dos pagamentos feitos até agora.
- Nós temos o contrato, temos todos os recibos e está tudo em dia com o Túlio. É só me procurar pessoalmente que eu faço questão de mostrar todos os documentos. O contrato está na minha mão para quem quiser ver. Ele me vendeu o 'Gol Mil' e não quer entregar, só pode ser isso. Não entendi por que ele está fazendo isso, ele foi embora, mas não falou comigo. Apenas mandei um e-mail, mas não obtive resposta. Não sei porque ele está fazendo isso, porque o salário está em dia.
Túlio Maravilha sente uma lesão em treino do Vilavelhense (Foto: Kleber Amorim/A Gazeta)Túlio Maravilha sente lesão em treino do
Vilavelhense (Foto: Kleber Amorim/A Gazeta)
Evento em dia de jogo causa polêmica
O folclórico jogador, de 44 anos, marcou o 'Gol Moqueca' na vitória do Vila sobre o Linhares por 2 a 1, no dia 24 de agosto, pela quinta rodada da Copa Espírito Santo 2013. Na semana seguinte, que marcaria o último jogo do Vilavelhense na competição estadual, Túlio sentiu uma lesão na coxa e desfalcou o time canela-verde na vitória por 3 a 1 sobre a Desportiva Ferroviária, neste sábado.
Mas no mesmo dia do jogo, Túlio tinha um evento marcado com uma editora de álbuns de figurinhas no Rio de Janeiro, praticamente no mesmo horário da partida. Ao ser indagado sobre a situação, o jogador foi incisivo, declarando que vida pessoal e profissional não se misturam, além de afirmar que fora de campo quem manda na própria vida é ele.
- Primeira coisa. Quem sabe da minha vida pessoal sou eu. Teve o evento mesmo lá no Rio de Janeiro e eu fui, porque estava lesionado. Fiz tratamento, mas não tinha condições de jogo. Com a camisa do Vilavelhense, sempre fui profissional, mas fora de campo quem sabe o que eu faço sou eu. Dentro de campo eu fui muito profissional e dei ao Vilavelhense algo que o time nunca teve em sua história, que foi colocar o Vila na mídia nacional e internacional.
Novamente em tom de desabafo, o dirigente do Vilavelhense comparou a situação com a que Túlio viveu no Botafogo, revelou que possui contratos de direito de imagem e sobre o 'Gol Mil', além de confirmar com veemência que Túlio não estava autorizado a sair do Espírito Santo no último final de semana.
- Ele estava no Botafogo e saiu de lá faltando um pouco de gols para o milésimo e meteu o pau no Botafogo. Eu não sei o que aconteceu lá, mas vejo que aqui está acontecendo a mesma coisa. Temos contrato de direito de imagem que ele não respeitou. Temos o direito de imagem do Túlio e temos os direitos sobre o 'Gol Mil'. Comprado e pago. Falta a última parcela, qua vence ainda no dia 15 de setembro. Não tivemos a ciência de que ele ia para o evento no Rio de Janeiro e ele não estava autorizado a deixar o Espírito Santo no dia do jogo.
Túlio agradece acolhida capixaba, mas dirigente o acusa de enganação
Em tom de despedida, mesmo ainda sem a resolução do caso, Túlio fez questão de agradecer o carinho e atenção recebidos em sua passagem por terras capixabas, neste projeto dos mil gols na carreira. O jogador, que vestiu as camisas de Tupy e Vilavelhense, que são do mesmo município, Vila Velha, afirmou ainda que deseja retornar em breve ao Espírito Santo e que essa saída não é um adeus, e apenas um até breve.
- Gostaria de agradecer todo o carinho que recebi nesta minha passagem pelo Espírito Santo, com a camisa do Vilavelhense. O povo capixaba me acolheu quando vesti a camisa do Tupy, dez anos atrás e da mesma forma me abraçou agora com a minha participação no Vila, independente do 'Gol Mil' ter saído ou não. Gostei muito do Espírito Santo e quero voltar em breve. Isso então é um até breve, e não um adeus, porque adeus é só quando a gente morre.
Marcos Santos, responsável pela futebol do Vilavelhense (Foto: Divulgação/Vilavelhense FC)Marcos Santos, responsável pelo futebol do
Vilavelhense (Foto: Divulgação/Vilavelhense FC)
Por sua vez, Marcos Santos, com palavras fortes e visivelmente contrariado, criticou a saída repentina de Túlio e acusou o jogador de estar enganando o povo capixaba, que segundo ele "o recebeu de braços abertos". Além disso, o dirigente, como alega que tem toda a documentação em dia e estaria respaldado juridicamente, afirmou que o clube vai buscar seus direitos para resolver a questão.
- Trouxemos o Túlio para o Espírito Santo no intuito de levantar a imagem do Vilavelhense e do próprio Túlio. Foi um desrespeito com os capixabas o que está acontecendo, não é só com o Vilavelhense. Desrespeito com os torcedores, com os cidadãos, porque o estado recebeu ele de braços abertos e agora que ele voltou a ficar um pouco no auge, ele vai desprezar a gente como se fosse qualquer coisa? Acho que o estado todo está sendo enganado. Todos deram muita moral pra ele e estão recebendo isso aí em troca. Que a verdade seja exposta, porque nós vamos tomar as medidas cabíveis.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS

Jovem de Belo Horizonte é a nova namorada de Alexandre Pato

No dia do aniversário, atacante é convocado para amistosos da seleção brasileira e recebe, via redes sociais, recado romântico de Sophia Mattar

Por Belo Horizonte
85 comentários
Alexandre Pato; Corinthians; Sophia Mattar (Foto: Reprodução / Instagram)Alexandre Pato em foto com Sophia Mattar
(Foto: Reprodução / Instagram)
No dia em que completou 24 anos, Alexandre Pato ganhou um belo presente de aniversário. Com o corte de Fred, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, convocou o atacante do Corinthians para os amistosos diante da Austrália, neste sábado, em Brasília, e contra Portugal, no dia 10, em Boston, nos Estados Unidos. É a chance de tentar recuperar uma vaga entre os favoritos para a disputa da próxima Copa do Mundo.
Porém, Pato também tem outros motivos para estar feliz. O que era mistério veio à tona: seu novo amor, até então guardado a sete chaves, foi revelado. Trata-se de Sophia Mattar, de 21 anos, moradora de Belo Horizonte. Nesta segunda-feira, a jovem postou numa rede social uma foto ao lado de Pato acompanhada de uma mensagem de parabéns.
- Parabéns em dose dupla para a pessoa mais incrível que já conheci! Para você, só as melhores coisas do mundo! Quando acho que se superou, vai lá e me conquista mais um pouco! Beijo da sua mais nova fã número um!
Desde que anunciou o término do relacionamento de dois anos e meio com Barbara Berlusconi, em julho de 2012, o atacante do Corinthians teve o nome vinculado a diversas possibilidades de namoro. Alguns diziam que Pato estava envolvido com uma atriz da TV Globo, mas o craque foi "fisgado" na capital mineira. Nas folgas entre partidas e treinamentos, ele tem frequentado Belo Horizonte para se encontrar com Sophia, filha de um grande empresário do ramo de aluguéis de automóveis.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou entrar em contato com a jovem por telefone, mas ela não atendeu as ligações.
Alexandre Pato; Corinthians; Sophia Mattar (Foto: Reprodução / Facebook)Sophia Mattar é a nova namorada de Alexandre Patto (Foto: Reprodução / Facebook)

Leitura labial: cruzeirense Willian leva bronca de Dorival e culpa Fagner

Atacante da Raposa se defende de bronca à beira do gramado e afirma que lateral do Vasco deveria ter deixado a bola sair em lateral

Por Rio de Janeiro
1018 comentários
 Acusado pelos vascaínos de não ter tido fair play na partida de domingo no Mineirão, o cruzeirense Willian já se defendeu e afirmou que não agiu com deslealdade. À beira do campo, o discurso foi parecido na conversa que teve com o técnico Dorival Júnior, do Vasco. Ao levar uma bronca do treinador, que estava bastante irritado, o atacante do Cruzeiro transferiu a responsabilidade pela polêmica para o lateral-direito Fagner.
De acordo com Luis Felipe Ramos Barros, especialista em leitura labial, o jogador do Cruzeiro afirmou que combinou uma situação com o defensor vascaíno. No entanto, o atleta do time carioca agiu de forma diferente, o que o fez pressionar e roubar a bola.
- Não é isso senhor, né? Não, professor! Eu mandei o Fagner deixar passar a bola, mas ele pegou a bola.
 Na sequência da jogada, o Cruzeiro marcou seu quarto gol, com Lucas Silva, e desempatou o confronto, que estava 3 a 3 e terminou 5 a 3 (veja o vídeo ao lado). Dorival Júnior reclamou com Willian à beira do campo, mas, de costas para as câmeras, não foi possível descobrir o que o treinador falou.
Willian foi alvo de muitas reclamações vascaínas. Juninho Pernambucano chegou a dizer que a “imperou a deslealdade”. O STJD, no entanto, não viu anormalidade e não irá denunciar o atleta da Raposa.

Ceni se defende de acusação de falta de fair play e critica Paulo Schmitt

'Ele não tem que analisar nada', diz goleiro, acusado de ter jogado bola de forma proposital para interromper lance de ataque do Botafogo

Por Recife, PE
704 comentários
Acusado de falta de "fair play" em lance do empate em 0 a 0 com o Botafogo, no domingo, e correndo até o risco de ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rogério Ceni garantiu nesta segunda-feira que não fez nada de errado e que não há motivos para o caso ser levado a julgamento.
A polêmica se deu durante o segundo tempo do jogo no Maracanã. Na jogada, Ceni tem uma bola nas mãos durante um ataque do Botafogo e a lança para frente, fazendo com que a partida seja paralisada pelo árbitro Sandro Meira Ricci.
O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, afirmou que o lance do jogo no Rio de Janeiro será analisado e pode ser denunciado. Ceni explicou que não pegou bola de fora do campo para interromper o lance - ele a tinha em mãos porque o gandula havia jogado para ele.
- A bola foi chutada, eu defendi a bola, o gandula jogou rápido para dentro de campo e ela veio para a minha mão. Eu não peguei bola fora de campo. Ele (Schmitt) não tem que analisar nada - defendeu-se Ceni, em entrevista no desembarque do time São Paulo em Recife, palco do jogo desta terça contra o Náutico, na Arena Pernambuco.
- Ainda é cedo para falar em punição, mas vamos analisar durante a semana. Pode ser enquadrado em qualquer artigo sobre simulação ou falta de disciplina - disse Schmitt.
Na transmissão da TV Globo, o comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba afirmou que o goleiro do São Paulo deveria ter sido punido com o cartão amarelo. Para ele, o árbitro Sandro Meira Ricci preferiu não se complicar e mandou voltar o lance da falta a favor do Botafogo, que iniciou a confusão.
No desembarque do Tricolor em Recife, cerca de 40 torcedores esperavam a equipe. Os jogadores passaram tranquilamente pelo saguão. Rogério Ceni foi o mais assediado, parou e tirou fotos com praticamente todo mundo que pediu. O jogo desta terça reúne as duas piores equipes do Brasileirão até agora - o São Paulo é o penúltimo com 15 pontos, e o Náutico segura a lanterna com oito.
Rogerio ceni são paulo botafogo brasileirão (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)Rogério Ceni, durante jogo do São Paulo contra o Botafogo (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)

Felipão anuncia corte de Fred e chama o aniversariante Pato para amistosos

Após dois gols contra o Flamengo, atacante do Timão é convocado no dia que completa 24 anos. Neymar é liberado para se apresentar na terça-feira

Por Brasília
1496 comentários
O atacante Fred está cortado da Seleção para os amistosos com Austrália (sábado, em Brasília) e Portugal (dia 10, em Boston). Para o seu lugar, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta segunda-feira o aniversariante Alexandre Pato, do Corinthians.
Autor de dois gols da vitória de 4 a 0 do Timão sobre o Flamengo, domingo, pelo Campeonato Brasileiro, Pato completou 24 anos nesta segunda. Pela internet, o atleta, que se apresenta terça à Seleção em Brasília, comemorou a nova chance com a amarelinha:
- Não podia ter presente melhor! Acabei de receber a notícia de que vou poder mais uma vez vestir a camisa da Seleção e representar o nosso país! É um orgulho imenso defender as cores do Brasil. Obrigado a todos que sempre me apoiaram, vou honrar a nossa camisa! Vaai Brasil!! #fe #gratidao #selecaobrasileira #vaicorinthians #brasil - escreveu Pato no Instagram.
Titular na conquista da Copa das Confederações, Fred sofreu um grave estiramento muscular na coxa direita durante a derrota do Fluminense por 2 a 0 para o Santos, sábado. O exame de imagem feito por Fred em Belo Horizonte, nesta manhã, apontou o problema sério na coxa e o tempo de recuperação pode ser superior a dois meses. Caso a previsão esteja correta, a temporada do camisa 9 tricolor pode ter chegado ao fim. Em comunicado oficial, o Fluminense não estipulou um prazo para o retorno do jogador:
"Informamos que o atacante Fred sofreu importante lesão muscular na coxa direita. O músculo acometido é o reto anterior em sua porção proximal justa insercional. O atleta já realiza tratamento com os fisioterapeutas do clube. Nesse momento não iremos fazer previsão de retorno aos gramados. Todos os recursos terapêuticos serão disponibilizados para que o retorno seja o mais breve possível".
Rodrigo Lasmar, médico da Seleção, afirmou que o camisa 9 poderá voltar a jogar ainda em 2013:
- Foi uma lesão importante. Agora ele fica a cargo do departamento médico do Fluminense. Tudo vai depender de como vai ser a recuperação dele, mas ele ainda tem chance de jogar este ano.
Neymar faz revisão de cirurgia e só se apresenta na terça
Estrela da equipe, Neymar foi liberado por Felipão para se apresentar somente na terça, a tempo de participar do primeiro treino da Seleção em Brasília. Nesta segunda, o craque do Barcelona fará uma revisão da cirurgia de retirada de amígdalas, feita em julho.
Além de Neymar e Pato, Felipão tem mais quatro atacantes convocados para os amistosos: Bernard (Shakhtar Donetsk), Lucas (Paris Saint-Germain), Hulk (Zenit) e Jô (Atlético-MG). Antes da confirmação do corte de Fred, Jô afirmou que está pronto caso ganhe uma chance:
- É uma oportunidade. Primeira oportunidade que tive na Copa das Confederações foi por conta de uma lesão também, do Damião. Pude fazer o meu melhor. Agora, se o professor optar por me colocar, vou tentar fazer o melhor também. Cada oportunidade é única.
Pato  Aniversário  (Foto: Daniel Augusto Jr / Corinthians)Antes de saber da convocação, Pato comemora aniversário no Timão (Foto: Daniel Augusto Jr/Corinthians)