segunda-feira, 18 de março de 2013

'Apressadinho' Pedro Iriê vem do judô, mas aposta em nocautes rápidos

Primeiro classificado à casa do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2 gosta da trocação, já lutou no Japão e treinou nos EUA com Werdum

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
4 comentários
Pedro Iriê TUF Brasil 2 MMA UFC (Foto: Getty Images)Pedro Iriê no primeiro episódio do TUF Brasil 2
(Foto: Getty Images)
O paulista Pedro Iriê foi o primeiro a conquistar vaga na casa do The Ultimate Fighter Brasil 2 - Em Busca de Campeões, neste domingo. Ele o fez com um nocaute rápido sobre Wande Lopes, na luta mais curta do primeiro episódio do programa. Não foi mera coincidência: o lutador de Bragança Paulista sempre foi "apressado" - na vida em geral e nos ringues, por boa razão.
- Não sou uma pessoa muito alta, tenho 1,75m de altura e 1,75m de envergadura. Se dependesse disso, não conseguiria muita coisa. Tenho que chegar mais rápido que meu adversário chega em mim. Desde pequeno, fui uma criança que não gostava de jogar futebol e correr o tempo todo. Queria ficar no ataque e fazer o gol. Sempre gostei de coisas mais curtas. Ou ficava na frente e fazia o gol, ou ficava na defesa, onde ninguém queria jogar contra mim, porque eu chutava todo mundo (risos) - brinca Iriê.
Toda essa agitação do jovem Pedro Iriê foi o que incentivou seu pai a colocá-lo no judô aos 7 anos de idade, na tentativa de controlá-lo. O garoto ia à força, não gostava da luta agarrada e estava mais interessado em bagunçar na rua. Aos poucos, foi aprendendo a respeitar a arte marcial e se formou faixa-preta aos 19 anos, mesma época em que começou a treinar jiu-jítsu.
A luta em pé e a trocação, porém, sempre foram as paixões de Iriê. Na infância, seu ídolo era o pugilista Mike Tyson, cujas lutas o faziam acordar de madrugada para assistir. Na adolescência, o paulista descobriu que queria lutar MMA ao assistir à épica disputa entre Wanderlei Silva e Artur Mariano na final do International Vale-Tudo Championship 2 pela TV.
- Pensei: "Isso que quero fazer da vida". Gostei muito do Wanderlei, foi ele que deu o "start". Foi o início. Eu tinha uns 16 anos e meu irmão tinha 15, aí você imagina a brincadeira: era porrada - lembra.
FICHA TÉCNICA  
Nome Pedro Iriê
Local de nascimento Vinhedo (SP)
Idade 33 anos
Altura 1,75m
Cartel 9v-5d
 Se muitos dos lutadores do TUF Brasil estão ainda começando no esporte e nunca saíram do país, a primeira luta profissional de Pedro Iriê foi logo no exterior. Convidado por Francisco Filho, veterano do kickboxing, o paulista estreou no MMA no Japão, no evento Ichigeki, em agosto de 2005. Derrotado por pontos pelo japonês Tetsuo Seto, Iriê conseguiu sua vingança na revanche, em maio do ano seguinte, no Brasil.
Também antes de entrar na casa do TUF, Iriê conheceu um dos treinadores do reality, Fabricio Werdum. Após concluir a faculdade de educação física, ele viajou para os EUA no ano passado e passou quatro meses na Califórnia, em Huntington Beach, onde deu aulas de jiu-jítsu e treinou em diversas academias, incluindo a King's MMA, do técnico Rafael Cordeiro, que também está na comissão técnica de Werdum no programa. Porém, sem conseguir lutar, voltou para o Brasil.
- Mesmo meu inglês sendo ruim, foi um dos lugares em que mais aprendi, conheci pessoas que me ajudavam a me comunicar - conta.
O cartel que o qualificou para o TUF Brasil inclui nove vitórias e cinco derrotas, sendo cinco de seus triunfos por nocaute. De suas 14 lutas, apenas quatro cumpriram o tempo regulamentar completo.
- Sempre gostei das histórias de samurais, que acabavam com seus adversários rapidamente. Eu gostava de nocautes, lutas agressivas. Fui aperfeiçoando as trocações e tenho características genéticas de ser bem explosivo - avisa aos concorrentes.

Técnico diz que Jacaré está em 60% do potencial e prevê auge em 3 anos

Rogério Camões acredita que 100% virão com o tempo: 'Aí sim vamos estar falando de um cara que se tornou um fenômeno no MMA como foi no jiu-jítsu'

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
13 comentários
Ronaldo Jacaré se destaca a cada treino na academia XGym, localizada no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e vem impressionando seus treinadores por conta da evolução constante. O lutador capixaba fez história no jiu-jítsu, onde foi oito vezes campeão mundial (três na faixa-preta), fora os dois títulos do ADCC (campeonato de grappling, ou seja, luta agarrada), e no MMA chegou a ser campeão do Strikeforce antes de fazer a esperada estreia no UFC. Mesmo assim, para sua equipe, ele ainda tem muito a evoluir. O preparador físico Rogério Camões acredita que o peso-médio vai chegar aos 100% do seu potencial daqui a três anos:
Distak e Rogerio Camões team Nogueira MMA (Foto: Ivan Raupp)Josuel Distak (E) e Rogério Camões na academia XGym (Foto: Ivan Raupp)
- O Jacaré ainda está em 60% do potencial dele no MMA. No jiu-jítsu ele é um fenômeno, todo mundo sabe disso, chegou aos 100%. Mas no MMA ele está em 60% tanto física quanto tecnicamente. É um cara que tem muito para evoluir. É visível a cada treino e a cada luta que é um cara que vai evoluir muito ainda. Isso requer tempo. Daqui a uns três anos a gente vai estar falando o nome do Jacaré diferente. Aí sim vamos estar falando de um cara que se tornou um fenômeno no MMA como foi no jiu-jítsu. Acredito planamente nisso - disse ao SPORTV.COM.
Para o treinador de MMA Josuel Distak, Jacaré deixou de ser um atleta de jiu-jítsu para se tornar um lutador completo, com muitas habilidades também em pé:
- A gente vem trabalhando com o Jacaré há quatro anos aqui na XGym, então não tem como ele não evoluir treinando com Anderson Silva... O Anderson é um cara muito talentoso. Então, o Jacaré foi evoluindo junto desses tops. Hoje posso dizer que o Jacaré também é um striker (que tem a trocação em pé como arma), pois já nocauteou dentro do MMA. A cada passo, estamos evoluindo a parte de boxe, de muay thai, para tornar o Jacaré um lutador que vai fazer história dentro do UFC.
Rogério Camões destaca ainda a parte física de Ronaldo Jacaré, influenciada pela boa genética que tem, e o comprometimento dele como atleta profissional:
Rogerio Camoes Ronaldo Jacare Distak xgym MMA (Foto: Ivan Raupp)Camões, Ronaldo Jacaré e Distak posa, abraçados (Foto: Ivan Raupp)
- É fácil lidar com a parte física dele por três fatores determinantes. O primeiro é a genética. O Jacaré tem uma mistura de negro com índio que determina a genética que ele tem, não só a questão da qualidade de fibras musculares, pois tem muita força muscular, potência, resistência e explosão, como também a questão da qualidade de vida que ele tem. Ele associa a boa genética ao bom treinamento e à boa qualidade de vida, ou seja, uma vida saudável, com pouco estresse. Ele é um cara que dorme cedo, acorda cedo, não está na balada, bebendo, fazendo nada de errado. O Jacaré como atleta é uma referência. É gratificante trabalhar com um cara desse, porque sei que vou ter 100% de resposta no meu trabalho.
Ronaldo Jacaré vai estrear no Ultimate contra o cipriota Costa Philippou no "UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold", dia 18 de maio, que será realizado em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), na Arena Jaraguá. O duelo será o coevento principal, o penúltimo da noite.
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD DO EVENTO (até agora):
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Cezar Mutante x CB Dollaway
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Paulo Thiago x Lance Benoist
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Gleison Tibau x John Cholish
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett

Patolino, Marreta, Iriê... Veja a primeira leva de classificados para o TUF Brasil

Programa inicial apresenta as sete primeiras lutas eliminatórias. Vitoriosos garantem vaga na casa do reality, que terá Minotauro e Werdum no comando

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
108 comentários
Em 2012, o UFC apresentou aos fãs brasileiros mais um de seus produtos. O "The Ultimate Fighter", ou simplesmente TUF, teve a primeira temporada disputada por lutadores brasileiros exibida pela TV Globo. Com equipes divididas sob os comandos por Wanderlei Silva e Vitor Belfort, a edição do reality show teve Rony Jason como campeão do peso-pena e Cezar Mutante vencedor no peso-médio, além de ter revelado outros atletas que foram aproveitados pelo UFC. Neste ano, os treinadores escolhidos para estrelar o programa são Rodrigo Minotauro e Fabricio Werdum, que vão se enfrentar na final do TUF Brasil 2, agendado para o dia 8 de junho.
- Nada se compara a ser treinador do TUF Brasil. Vou dar o meu melhor para pode fazer esse campeão - disse Minotauro.
Rodrigo Minotauro Fabricio Werdum TUF Brasil 2 UFC octógono (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum e Rodrigo Minotauro falam com os aspirantes ao TUF Brasil 2 (Foto: Getty Images)
Esta edição do programa apresenta algumas diferenças em relação a do ano passado. A principal delas é que desta vez há lutadores disputando o título de apenas uma categoria, o peso-meio-médio (até 77,1kg).
Outra mudança diz respeito ao número de lutadores que vão ficar na casa. São 14, e não 16 como em 1012. Após as oitavas de final, dois dos perdedores serão escolhidos para uma repescagem. Ele vai se juntar aos sete vencedores para completar as quartas de final.
As eliminatórias foram divididas em duas partes: sete lutas foram exibidas neste primeiro programa, e outras sete ficaram para o segundo episódio. A novidade para esses combates ficou por conta da presença de amigos e familiares dos atletas pela segunda vez na história de todos os TUFs - a primeira foi na 17ª edição nos EUA, que está em andamento.
- Essa chance, eu e o Minotauro não tivemos. Tem que agarrar forte e não perder - avisou Fabrício Werdum aos lutadores pouco antes do início dos combates.
E teve de tudo nas primeiras lutas. Finalizações, nocautes, decisão unânimes, decisões divididas, lutador impedido de continuar por causa de corte na testa, golpe baixo... Confira os primeiros classificados para a casa:
Fabricio Werdum Rafael Cordeiro TUF Brasil 2 UFC (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum analisa os lutadores com Rafael
Cordeiro (Foto: Getty Images)
Pedro Iriê (SP) venceu Wande Lopes (MS) por nocaute no round 1
A primeira luta também foi a mais rápida do programa inicial. Pedro Iriê não tomou conhecimento de Wande Lopes e conquistou a vitória por nocaute técnico depois de acertar um gancho de esquerda, um direto de direita e castigar o adversário com socos no ground and pound, obrigando o árbitro a encerrar o confronto.
Márcio Pedra (RJ) venceu Daniel Gelo (RJ) por finalização (mata-leão) no round 1
Márcio Pedra e Daniel Gelo já são velhos conhecidos e já deviam ter lutado há quatro anos, mas o duelo jamais foi realizado até então. Quis o destino que os dois atletas da Baixada Fluminense se encontrassem no TUF. A rivalidade se mostrou presente na tensa encarada após a pesagem e também no octógono, quando Márcio estendeu a mão para cumprimentar Daniel, que deixou o rival esperando o retorno.
Com a luta em andamento, os dois lutadores fizeram uma sequência de troca de golpes equilibrada e depois ficaram disputando a melhor posição próximos à grade. Márcio Pedra começou a acertar fortes ganchos na linha de cintura e logo levou o combate para o solo, No chão, Pedra não demorou muito a chegar às costas de Gelo e finalizar com um mata-leão.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
William Patolino (RJ) venceu Roberto Corvo (GO) por nocaute técnico no round 1
William Patolino não quis saber de trocação com Roberto Corvo na terceira luta do programa. O lutador fluminense logo usou um double leg para derrubar o adversário. Patolino então passou a usar o ground and pound, e uma das cotoveladas abriu um corte na testa de Corvo. O árbitro Mário Yamasaki foi obrigado a pedir a entrada no octógono dos médicos, que, para preservar a integridade física do atleta, não o permitiu continuar no combate.
Thiago Marreta (RJ) venceu Gil Freitas (BA) por decisão dividida
Três das sete primeiras lutas terminaram apenas por pontos, e duas delas foram bem difíceis de julgar. Na primeira, Thiago Marreta precisou de três rounds para bater Gil Freitas. Gil começou melhor, tendo superioridade no wrestling e conseguindo derrubar Marreta.
A partir do segundo round, Marreta continuou sendo derrubado, mas menos vezes. O carioca se manteve mais tempo em pé e levou a melhor na trocação, se aproveitando da maior envergadura.
Como cada um venceu um round, foi necessário um terceiro para decidir o campeão. O equilíbrio foi mantido, entretanto Gil Freitas demonstrou mais cansaço. Ainda assim, um dos jurados deu a vitória ao baiano radicado em São Paulo. Marreta foi o vencedor para os dois outros jurados e garantiu vaga na casa.
Neilson Gomes UFC TUF Brasil 2 MMA (Foto: Getty Images)Neilson Gomes se classificou ao  TUF Brasil 2 em
luta parelha com Felipe Olivieri (Foto: Getty Images)
Neílson Gomes (BA) venceu Felipe Olivieri (RJ) venceu por decisão dividida
A segunda luta que foi para o terceiro round envolveu Neílson Gomes e Felipe Olivieri. Ambos proporcionaram um duelo bastante técnico, com um show de quedas, reversões e raspagens. Menos cansado no terceiro período, Neílson conseguiu ficar mais tempo por cima e levou a vitória por decisão dividida dos jurados.
Luis Besouro (RJ) venceu Robson Negão (SP) por decisão unânime
Luis Besouro alcançou a sua vaga na casa do TUF Brasil 2 sem nocautear ou finalizar Robson Negão, mas com um amplo domínio das ações. Mesmo com envergadura menor, o carioca mostrou melhor trocação e com isso acertou os melhores golpes. Para completar, Besouro também derrubou o rival com facilidade e, embora Negão defendesse bem as tentativas de torções, não perdeu as posições de vantagem no solo.
Besouro venceu por decisão unânime dos jurados, e Rodrigo Minotauro gostou do que viu.
- Talvez tenha se mostrado o atleta mais bem preparado da competição.
Tiago Alves (SP) venceu Weguimar Big Big (PB) por finalização (kimura) no round 2
A segunda vitória por finalização do programa saiu no confronto entre Tiago Alves e Weguimar Big Big. O paraibano mostrou um boxe mais afiado e acertou bons golpes no rosto de Tiago, que chegou a andar para trás após um upper. Percebendo que estava levando a pior na trocação, o paulista passou a buscar a luta no chão, onde passou a dominar.
No segundo round, Tiago voltou a levar a luta para o solo. Com a posição de dominância, aplicou alguns socos no ground and pound e conseguiu afrouxar as defesas de Weguimar. Com isso, o paulista atacou o rival com uma kimura, obrigando-o a desistir do duelo.

Pérolas: recado duro de Minotauro e tombo marcam o 1º episódio do TUF

Ex-campeão do Pride pede para que lutadores que não se sintam capazes deixem a competição. Márcio Pedra quase cai de cabeça no chão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
17 comentários
Rodrigo Minotauro risada TUF Brasil 2 UFC (Foto: Getty Images)Nem o treinador Rodrigo Minotauro segurou o riso
na estreia do TUF Brasil 2 (Foto: Getty Images)
Em 2012, a primeira edição do TUF Brasil revelou bons lutadores para o UFC, mas também proporcionou momentos engraçados durante o programa e outros de discussões e confusões. O programa deste ano promete não fugir dessa linha, e o episódio inicial é uma boa prova disso.
No domingo, foram conhecidos sete dos 14 lutadores que se garantiram na casa. Mas além dos combates emocionantes e com muita técnica, teve muito mais. Atletas esbanjando confiança, rivalidade à flor da pele e empolgação em excesso proporcionaram imagens curiosas, como essas que o GLOBOESPORTE.COM separou para você.
Entre os destaques, o recado que Rodrigo Minotauro deu aos lutadores, o tombo que Márcio Pedra levou depois da vitória ao se jogar sobre seus amigos e o mortal nada bem feito de William Patolino também para comemorar seu triunfo. Confira:
"Nós estamos aqui para fazer campeões mundiais. Então, aqueles que não são capazes, aqueles que não se sintam capazes, não continuem na competição."
Rodrigo Minotauro manda o recado para os lutadores
"Da minha família estão vindo a minha esposa e meus dois irmãos. São meus fãs incondicionais. Se duvidar, a paixão deles me vendo lutar é capaz de ser maior do que a minha porque a gente passou muita dificuldade para chegar aqui."
Wande Lopes, sobre a relação com a família
"As pessoas falam assim: 'Você não tem cara de lutador, você tem cara de besta'. Mas quando o cara me vê dentro do octógono, é outra personalidade."
Wande Lopes, sobre a relação com as pessoas que não o conhecem
"Ali vai ser "Highlander", um só vai sobrar. Então eu vou para cima, quero meu lugar na casa. Infelizmente eu não o conheço, não sei se é legal. Independentemente disso, eu quero meu lugar na casa. Então eu vou entrar com o acelerador no último, ele que esteja preparado."
Pedro Iriê faz relação entre a luta e o filme Highlander
"Vamos tirar o concreto, vamos tirar o concreto dessa luva aí".
Amigo de Iriê elogia mão pesada do lutador
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
"Podia ter deixado a mulher vir sozinha para ficar comigo, já veio colado."
Daniel Gelo brinca com o amigo que o visitou no hotel junto de sua esposa
"Estou eufórico. Euforia para lutar, minha mão está coçando. Vai ser uma batida de caminhão, vamos ver que vai ficar de pé."
Márcio Pedra, sobre luta contra Daniel Gelo
"De Belford Roxo para o mundo."
Márcio Pedra antes de levar um tombo daqueles ao se jogar sobre os amigos
"Se tiver que lutar com amigo não tem problema porque eu vim preparado e disposto a lutar até com meu pai, com minha mãe e com que mais for necessário."
Roberto Corvo mostrando que está pronto para lutar, seja lá contra quem for
"Vou jogar o mortal! O mortal!"
William Patolino avisa que vai dar um mortal e fica no meio do caminho
"Eu quero impactar realmente. Quero mostrar para o que eu vim. Estou pronto para tudo. Se tiver que derrubar, se tiver que fazer jiu-jítsu, se tiver que puxar para a guarda, se tiver que fazer cosquinha... Eu vou fazer de tudo para vencer, essa é a minha estratégia."
Felipe Olivieri revela tática para a luta contra Neílson Gomes

Adieu, Canadá! Próxima defesa de cinturão de GSP será em Las Vegas

Luta contra o americano Johny Hendricks será a primeira de Georges St-Pierre fora do seu país de origem desde o UFC 111, em março de 2010

Por SporTV.com Montreal, Canadá
179 comentários
Há três anos, o canadense Georges St-Pierre não sabe o que é lutar fora de seu país. Campeão dos pesos-meio-médios do UFC, o canadense tem sido brindado pela organização com lutas em solo canadense desde o UFC 124, quando enfrentou - e venceu - o americano Josh Koscheck. Para Dana White, no entanto, é hora de levar o canadense, que é o maior vendedor de pacotes de pay-per-view da organização, de volta para Las Vegas. Em conversa com os jornalistas após o UFC 158, no último sábado, o dirigente afirmou que a próxima luta de GSP, contra o americano Johny Hendricks, acontecerá em Las Vegas.
Georges St-Pierre mma ufc coletiva (Foto: AP)Georges St-Pierre terá que levar seu cinturão para Las vegas em sua próxima luta pelo UFC (Foto: AP)
- Eu conversei com Lorenzo (Fertitta), e disse a ele que já é hora de levar Georges St-Pierre para Las Vegas. Ele não luta fora do Canadá há algum tempo. Os canadenses amam o MMA, e ficou provado que, mesmo sem GSP no card, o evento é um sucesso. O UFC 113, aqui mesmo, em Montreal, teve como luta principal a revanche entre Maurício Shogun e Lyoto Machida, e o público pagante foi similar ao que tivemos no UFC 158. Montreal é uma grande cidade, e duvido que quem vem para cá, mesmo no inverno, não se divirta muito. Aqui é muito frio, mas é um grande lugar para se estar, com ótimos restaurantes e hoteis excelentes.
Dana White ainda não decidiu a data da próxima defesa de cinturão de Georges St-Pierre, já que o canadense tirará algum tempo de férias após a recuperação de sua cirurgia no joelho direito e também pela preparação para as lutas contra Condit e Diaz, e Johny Hendricks ainda não sabe se quebrou a mão esquerda na luta contra Carlos Condit, e se precisará de um tempo maior de recuperação, em caso de fratura. Mas, tradicionalmente, o UFC realiza cards importantes no início de setembro e no fim de dezembro. Existe a possibilidade da luta entre os dois principais meio-médios do mundo acontecer em um destes dois meses.

Minotauro ficaria longe de possível Cigano x Pezão: 'Eu me sentiria mal'

Mentor e amigo dos dois atletas diz que não ajudaria no treino de nenhum deles. 'A única coisa boa disso é que o cinturão vai estar no Brasil', afirma

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
102 comentários
Se antes já era sempre trazida à tona pela imprensa e pelos fãs, a possível luta entre os amigos Antônio Pezão e Junior Cigano agora está ainda mais em evidência, uma vez que o primeiro vai disputar o cinturão peso-pesado contra Cain Velásquez no UFC 160, dia 25 de maio, e o segundo está a uma vitória sobre Mark Hunt, no mesmo evento, de ganhar a chance de tentar trazer o título de volta. Ou seja, se os dois vencerem, muito provavelmente vão se enfrentar em seguida. Considerado mentor por ambos, Rodrigo Minotauro não quer que esse dia chegue. Ele admitiu que não ficaria à vontade com o duelo e afirmou que não se envolveria com o treinamento de nenhum deles:
- Eu não gosto de ver, e não ficaria no córner, não ajudaria no treinamento. Não me sentiria bem, me sentiria mal. Mas fico feliz por dois caras que ajudei no treinamento e que ajudaram em várias fases da minha vida estejam lutando pelo cinturão mundial. Mostra que o trabalho foi bem feito - disse em entrevista ao SPORTV.COM.
Minotauro Pezão Cigano (Foto: Montagem sobre foto do Twitter)Minotauro com Pezão (à esquerda), e depois com Cigano (Foto: Montagem sobre foto do Twitter)
Para Minotauro, o único lado bom de uma luta entre Pezão e Cigano é que o cinturão peso-pesado permaceria no Brasil com toda a certeza. Apesar de não gostar da ideia, ele entende a parte profissional da questão e acredita que os dois aceitarão se enfrentar:
- Eu acho que eles lutariam. Logicamente o Pezão é um cara que treina muito comigo, e o Cigano também. E os dois querem ser o campeão mundial. Que profissional não quer? Se eles quiserem lutar, que assim seja. Vão lutar. A única coisa boa disso é que o cinturão vai estar no Brasil. Os dois caras são muito amigos meus.
rodrigo minotauro team Nogueira MMA (Foto: Ivan Raupp)Minotauro na Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp)
Em relação à disputa de cinturão de Pezão, Minotauro acha que o amigo está mais preparado do que na primeira vez em que enfrentou o hoje campeão Cain Velásquez, no ano passado, quando foi quedado pelo americano logo no início e sofreu um corte profundo na testa por conta das cotoveladas dele, o que resultou na interrupção médica ainda no primeiro round (nocaute técnico):
- O Pezão está mais preparado para essa luta. Aquela foi a primeira luta dele no UFC, muita responsabilidade. Ele tomou cotovelada, a luta foi parada. Acredito que o Pezão está mais versátil, com a trocação melhor, e pode fazer uma luta melhor. Conhece mais o jogo do Velásquez. Ele está com um wrestler muito bom, que já ganhou do Velásquez algumas vezes. O nível de wrestling dele está melhor. Vamos trabalhar para ele conquistar esse cinturão.

KSW 23 terá 'homem mais forte
do mundo' e Khalidov x Manhoef

Peso-pesado Mariusz Pudzianowski vai voltar a lutar após nove meses

Por SporTV.com Rio de Janeiro
13 comentários
Um dos principais eventos de MMA da Europa, o KSW começou a disponibilizar parte do card do evento que irá realizar no dia 8 de junho, em Gdanski (POL). Cinco vezes campeão do concurso "Homem Mais Forte do Mundo", organizado pela Federação Internacional de Atletas de Força, Mariusz Pudzianowski será atração no coevento principal. O gigante polonês não luta desde setembro do ano passado e por enquanto segue sem adversário definido.
 Mariusz Pudzianowski e Christos Piliafas, ksw (Foto: Divulgação / Facebook Oficial KSW )Mariusz Pudzianowski (esq.) não luta desde setembro (Foto: Divulgação / Facebook Oficial KSW )
A luta principal terá o duelo entre os médios Mamed Khalidov e Melvin Manhoef. Eles deveriam ter se enfrentado no KSW 21, no dia 1º de dezembro, mas Manhoef sofreu uma lesão no pé.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O evento contará ainda com duas disputas de cinturão. Também pelo peso-médio, o campeão Michal Materla coloca o seu título para jogo contra o ex-UFC Kendall Grove. E no peso-mosca feminino, Karolina Kowalkiewicz e Marta Chojnoska vão medir forças para saber quem é a número 1 da categoria.
Nastula vence no KSW 22
Campeão olímpico no judô em 1996, Pawel Nastula disputou no último sábado sua nona luta no MMA. O polonês, hoje com 42 anos, chegou à quinta vitória ao bater Kevin Asplund por finalização (americana) aos 2m33s do primeiro round no KSW 22, em Varsóvia. Na luta principal da noite, o campeão do peso-meio-pesado, Jan Blachowicz, manteve o título da organização ao passar pelo ex-UFC Goran Reljic via decisão unânime dos jurados.
Pawel Nastula mma (Foto: Divulgação/KSW)Pawel Nastula finaliza Kevin Asplund com uma americana (Foto: Divulgação/KSW)

Anderson Silva visita projeto social de Minotauro e Minotouro no Rio

Campeão dos pesos-médios do UFC participa de aula para crianças e jovens

Por SporTV.com Rio de Janeiro
6 comentários
Anderson Silva no projeto Guerreiros do Futuro MMA UFC (Foto: Reprodução/ Instagram)Anderson Silva faz manopla no projeto Guerreiros
do Futuro (Foto: Reprodução/ Instagram)
Após uma temporada em Los Angeles, onde inaugurou sua própria academia recentemente, o campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, está de volta ao Brasil. Nesta segunda-feira, o lutador paulista visitou a Team Nogueira, centro de treinamentos dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e aproveitou para ajudar nas aulas do projeto social Guerreiros do Futuro, administrado pelos gêmeos no complexo.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
As fotos da visita do Spider foram publicadas nas contas de redes sociais de Minotauro e Minotouro. Anderson demonstrou técnicas de golpe e de treino para alunos tanto crianças quanto adolescentes e atuou como instrutor. Ao final, posou com os aprendizes, ao lado dos técnicos.
Anderson Silva Rodrigo Minotauro crianças projeto social (Foto: Reprodução/Instagram)Anderson Silva com Cesário Bezerra (e), Rodrigo Minotauro e os alunos (Foto: Reprodução/Instagram)
Anderson Silva tem luta marcada para 6 de julho, contra o americano Chris Weidman, pelo UFC 162. O lutador do Corinthians tenta sua 11ª defesa do cinturão dos pesos-médios.

Derrota faz Nick Diaz cair para sexto lugar em ranking oficial do Ultimate

Americano era o número 3 do peso-meio-médio. Sem lutar no fim de semana, Rory Macdonald assume a terceira posição, e Ellenberger vai para quarto

Por SporTV.com Rio de Janeiro
23 comentários
UFC 158 Georges St-Pierre e Nick Diaz (Foto: Agência Getty Images)Nick Diaz (por baixo) não fez frente ao forte
wrestling de St-Pierre (Foto: Agência Getty Images)
A derrota para Georges St-Pierre no último sábado durante o UFC 158, em Montreal (CAN), foi a segunda seguida de Nick Diaz no UFC. O resultado fez o ex-campeão do Strikeforce despencar para o sexto lugar no ranking oficial do Ultimate no peso-meio-médio.
Quem ficou com a posição de Diaz foi Rory MacDonald. O canadense também lutaria no UFC 158, mas  se lesionou e ficou fora do card. Jake Ellenberger, que nocauteou Nate Marquardt no sábado, também subiu um degrau e agora é o quarto. Demian Maia se manteve em quinto. Johny Hendricks e Carlos Condit são respectivamente número 1 e número 2 da categoria, logo atrás do campeão Georges St-Pierre.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Desta vez 57 jornalistas votaram no ranking, quatro a menos do que a última edição. O único brasileiro teve sua posição alterada foi Ronaldo Jacaré. O capixaba caiu do oitavo para o nono lugar, agora atrás de Chael Sonnen no peso-médio. Confira:
Ranking UFC (Foto: Divulgação/Site Oficial do UFC)

Meu Tesouro: presente da torcida, busto é o maior orgulho de Pepe

Em meio a medalhas e honrarias dos quatro cantos do mundo, 'Canhão da Vila' exalta homenagem recebida após título mundial do Santos, em 62

Por Lincoln Chaves Santos, SP
26 comentários
Pelo Santos, ele foi bicampeão mundial, bicampeão da Taça Libertadores, pentacampeão brasileiro e 13 vezes campeão paulista. Com a camisa da Seleção, fez parte dos times que venceram as Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). O vitorioso currículo de José Macia, o Pepe, faz com que, mesmo anos depois de registrar seu nome na história do futebol brasileiro e internacional, o "Canhão da Vila" ainda receba homenagens diversas, onde quer que vá - até fora do país. Mas, em meio a tantas honrarias, é um busto de argila, que fica no canto esquerdo de seu apartamento, em Santos, o presente que o ex-ponta-esquerda tem como mais precioso, dentre os tantos já recebidos na carreira.
Pepe com busto, Santos (Foto: Lincoln Chaves)Pepe mostra, com orgulho, o busto que ganhou da torcida do Santos, em 1962 (Foto: Lincoln Chaves)
Pepe recebeu o presente há mais de 50 anos, quando ainda defendia o Santos. Ao lado de Pelé, Coutinho e companhia, ajudou o Alvinegro a conquistar o Mundial Interclubes de 1962, diante do Benfica, de Portugal. No retorno ao Brasil, surgiu a consagração pessoal: o busto, com seu rosto esculpido. Presente inesquecível, mais do que qualquer outro, por se tratar do reconhecimento da torcida aos serviços prestados na Vila Belmiro.
- A torcida do Santos era comandada pelo Jucir Campos, um grande alvinegro, infelizmente já falecido. Eu era considerado um jogador-símbolo do Santos, o "Menino de Ouro", como me chamavam. Eu já tinha 27 anos de idade. E eles (torcedores) me deram esse presente, que eu guardo com grande carinho. Isso não tem preço. É algo que estará gravado eternamente na lembrança da família Macia.
Busto Pepe ex-Santos (Foto: Lincoln Chaves)Segundo Pepe, o busto que o homenageia destaca
até as 'entradas' da calvície' (Foto: Lincoln Chaves)
Segundo Pepe, a homenagem foi entregue na própria Vila Belmiro, diante da torcida. E, ainda hoje, os detalhes do busto o surpreendem.
- Eles fizeram até as "entradinhas" no cabelo, pois eu já estava ficando calvo (risos)... Não há dinheiro que pague esse sentimento. Eu sou muito emotivo. Tenho muitas medalhas, mas esse troféu (busto) é, realmente, o mais importante que já conquistei. As homenagens que já recebi são todas importantes, mas essa foi da torcida. Significa o carinho do torcedor do Santos pelo Pepe, desde aquela época.
Memórias do Rasunda
Medalha Pepe Estádio Rasunda (Foto: Lincoln Chaves)Medalha que Pepe recebeu no Rasunda, em 2012,
tem lugar especial no acervo (Foto: Lincoln Chaves)
A sala do apartamento em que Pepe mora é um verdadeiro "Memorial das Conquistas". Nas paredes, quadros, pinturas e pôsteres de formações antigas do Santos ou de equipes já dirigidas pelo ex-jogador, como a Inter de Limeira campeã paulista de 1988 ou o São Paulo campeão brasileiro de 1986. Não para por aí. Nas estantes, inúmeras fotos, placas e homenagens diversas - a mais recente em Socorro, no interior de São Paulo, onde passou o feriado de carnaval.
Chama atenção, contudo, uma das últimas honrarias recebidas pelo ídolo alvinegro, devidamente arquivada em um armário de vidro, próximo ao busto. Trata-se da medalha que Pepe recebeu em agosto último, antes do amistoso entre Brasil e Suécia, quando foi homenageado no Estádio Rasunda, em Estocolmo - palco do primeiro título mundial da Seleção, em 1958. Na ocasião, o "Canhão da Vila" (que foi banco na decisão) dividiu os holofotes com Pelé, Mazzola, Zito e oito jogadores da Suécia vice-campeã mundial.
- Foi incrível. Ficamos um dia, voltamos no outro. Mas valeu a pena. Aproveitei também para levar a minha esposa e dar um passeio (risos). Foi maravilhoso ser lembrado, ainda mais porque faz tanto tempo... Encontramos os componentes daquela Suécia, almoçamos juntos. Foi uma festa de Primeiro Mundo, do jeito que os suecos sabem fazer.
Parede homenagens Pepe Santos (Foto: Lincoln Chaves)Nas paredes, diversos quadros e fotos alusivas a
carreira de Pepe (Foto: Lincoln Chaves)
A ausência de um item comum nos arquivos de jogadores e ex-atletas, porém, salta aos olhos no acervo de Pepe. Apesar dos 15 anos de carreira dentro de campo (sempre no Santos), o "Canhão da Vila" admite não ter nos armários camisa de nenhum rival ou dos próprios companheiros de Peixe. Até o uniforme usado na decisão do Paulistão de 1955, quando o ex-ponta marcou o gol que tirou o Alvinegro de uma fila de 20 anos sem título, não está em seu poder.
- Naquela época, não havia troca de camisas. Eu tenho meia-dúzia (de camisas), mas que são de pouco tempo atrás, já como treinador, dos clubes pelos quais passei, como Guarani e Ponte Preta. Em 1955, dei a camisa do título para um grande amigo, já falecido. Mas isso (ficar com o uniforme) não era muito comum.
O que não diminui em nada a riqueza do Memorial que Pepe mantém, com zelo e carinho, dentro da sala de casa.

Após visita de Barcos, 'Piratinha' ganha alta de hospital em Santa Maria

Em tratamento contra leucemia, Gabrieli Van Oudheusden Medeiros foi para casa

Por GLOBOESPORTE.COM Santa Maria, RS
118 comentários
É bem provável que tenha sido coincidência, mas a visita de um ídolo mexeu com uma pequena torcedora gremista. Após receber a visita do centroavante Barcos, no domingo, Gabrieli Van Oudheusden Medeiros, a “Piratinha” de três anos, recebeu alta no Hospital Universitário de Santa Maria nesta segunda-feira.

Depois de 15 dias de tratamento contra leucemia, Gabrieli foi liberada para ir para casa. No domingo, havia recebido a visita surpresa do Pirata, que recebeu folga após a vitória sobre o Lajeadense. Barcos levou sua mulher e os dois filhos.

- Ela adorou, brincou muito com os filhos dele. Foi um espetáculo a visita – empolga-se Norival Medeiros, pai de Gabrieli.
barcos gabrieli piratinha grêmio (Foto: Reprodução/Facebook)Barcos visita a "Piratinha"
(Foto: Reprodução/Facebook)
Passado o encontro, Barcos comentou sobre a visita em sua página do Facebook. Como um profeta, torceu pela rápida recuperação da fã.

- Eu que tenho que agradecer, minha piratinha. Muito obrigado pelo encontro de hoje, Gabi. Em breve, você estará de volta em casa – publicou Barcos.
O encontro coroou uma série de ações promovidas por Barcos desde que leu a história de Gabrieli no GLOBOESPORTE.COM, no último dia 8.
Começou postando mensagens de apoio, a chamando de "guerreira", em seu perfil oficial no Facebook. No mesmo dia, providenciou o envio de um uniforme completo e autografado. No sábado, o pai de Gabrieli publicou um vídeo em que a Piratinha pedia a visita do ídolo (assista ao lado). Um dia depois, enfim, o momento mais esperado para a garota de apenas três anos.
Desde o dia da vitória por 4 a 1 sobre o Caracas, a imagem da torcedora comoveu gremistas. Foram mais de 4 mil compartilhamentos e cerca de 10 mil 'curtidas'.
Gabrieli imita Barcos, do Grêmio (Foto: Arquivo pessoal)Gabrieli imita Barcos, do Grêmio (Foto: Arquivo pessoal)
Doença começou há oito meses
Em abril de 2012, com apenas dois anos, Gabrieli foi diagnosticada com Leucemia Linfóide Aguda. Severa, a doença necessitava de um combate rápido, porém duradouro. Foram 47 dias sem sair do hospital. Várias sessões de quimioterapia e medicação forte. Mas o então bebê reagiu muito bem ao tratamento e praticamente conseguiu eliminar a doença do organismo.
Com o passar do tempo, as incursões ao hospital começaram a diminuir. Depois do combate inicial, ela passou a ficar 20 dias em Santa Maria e outros cinco em casa. Hoje, ela está em fase final de mais um ciclo que, ao se encerrar, possibilitará a menina permanecer 21 dias em São Sepé para só depois realizar um monitoramento de rotina na cidade vizinha.
A esperança do pai Norival de Souza Medeiros e da mãe Cristiéli Rangel Van Oudheusden, donos de um pequeno comércio na cidade de 23 mil habitantes, é que, em outubro de 2014, quando o tratamento termina, a doença desapareça por completo. Quando isso acontecer, surge uma nova meta para Gabrieli.
- O nosso sonho é levá-la na Arena. Mas, para isso, ela tem que estar um pouco mais forte. Se Deus quiser, isso vai acontecer e ela ainda verá um gol do Barcos ao vivo.

Na 'briga' com Fla, Renato Augusto diz que optou pelo Timão pela estrutura

Meia, revelado no Flamengo, reconhece que melhor momento vivido pelo Corinthians pesou na decisão de voltar ao Brasil e lutar por vaga na Seleção

Por SporTV.com São Paulo
39 comentários
Renato Augusto foi criado nas categorias de base do Flamengo. Saiu de lá para passar quatro anos e meio na Alemanha, defendendo o também rubro-negro Bayer Leverkusen. Nada mais normal que, na volta do meia ao Brasil, ele escolhesse defender a equipe carioca. Mas o jogador surpreendeu e optou por jogar pelo Corinthians, atual campeão da Libertadores e Mundial. Segundo ele, a estrutura alvinegra pesou para a sua decisão, pois um de seus objetivos no retorno é conseguir uma vaga na seleção brasileira (assista ao vídeo).

- Olha, foi difícil (escolher entre os dois clubes). Recebi proposta do Flamengo, a do Corinthians um pouco antes. O Flamengo passava por um momento de turbulência, com troca de presidência. As propostas eram praticamente iguais, a do Flamengo era um pouco melhor financeiramente. Não mudava muito para mim, mas profissionalmente o Corinthians estava melhor estruturado para o que eu queria, que era voltar para o Brasil e estar bem para voltar à Seleção. O Flamengo também acabou não concretizando algumas coisas, por isso optei pelo Corinthians - afirmou Renato Augusto no "Bem, Amigos!".
Renato Augusto Corinthians Bem, Amigos! 2 (Foto: Thiago Braga / SporTV.com)Renato Augusto espera disputar a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Thiago Braga / SporTV.com)
Apesar de ter chegado cercado de desconfiança por ter sofrido algumas lesões no último ano na Alemanha, Renato já mostrou toda a sua qualidade dentro de campo e acabou conquistando em pouco tempo o posto de titular e homem de confiança de Tite. Com isso, ele sonha em voltar a ser convocado e assim poder disputar o Mundial de 2014.

- Eu não estava feliz, por isso voltei, mas a Seleção pesa. Senti que voltando para o Brasil teria mais oportunidades. Com o elenco que o Corinthians tem, também facilita. Um grande elenco, um grande treinador, espero ter outra oportunidade. Sei que está muito em cima, tenho que fazer meu trabalho no clube.

Vasco muda discurso e já vê saída de Dedé como inevitável em julho

Após recusar ofertas do Corinthians e ter sondagem do Grêmio, clube admite vender atleta: 'Somatório dos desejos vai proporcionar isso', diz diretor geral

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
532 comentários
Dedé no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Dedé pode ser vendido pelo Vasco no mês de
julho (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Depois do "não" às investidas, o "talvez" sobre a possibilidade de vender Dedé ainda este ano. O Vasco já fez de tudo para manter e agradar o Mito em São Januário, desde aumentar o salário e até contratar o atacante Robinho, amigo de infância do zagueiro e que estava encostado no Guarani. Mas, nos bastidores, o clube já admite a possibilidade de perder o jogador. Apesar de ter renovado o contrato dele até o fim de 2015 e ampliado a multa rescisória para R$ 70 milhões, a única coisa que parece segurar o atleta na Colina é a cláusula que o impede de sair antes do dia 1º de julho.
Embora o Vasco, detentor de 45% dos direitos federativos de Dedé, tenha a prioridade de compra do restante do ídolo até o meio do ano - 10% pertencem a Ability, e os outros 45% são do Grupo DIS, parceiro do clube na busca por reforços -, o Cruz-Maltino passa por dificuldades financeiras e deve optar pela venda ao invés da compra. Em entrevista à Rádio Globo, o diretor geral da Colina, Cristiano Koehler, reconheceu ser inevitável perder o Mito este ano.
- Eu acho que sim. Acho que é muito difícil segurar o Dedé. O desejo de todos é que ele permanecesse, mas, enfim... O clube precisa do recurso, o jogador também quer seguir sua carreira e buscar outras oportunidades, com melhores remunerações, e também buscando a sua independência. Os parceiros também querem realizar o investimento. Acho que é um somatório dos desejos das partes que vai proporcionar isso, e a gente também precisa aqui trabalhar com lucidez para não iludir a torcida do Vasco dizendo que o Dedé não vai sair do Vasco. Algum momento ele vai sair - declarou durante o programa Liga dos Trepidantes, no último sábado.
O Corinthians é um dos interessados no Brasil e já acenou com uma proposta de R$ 21 milhões pelo zagueiro. Outro que demonstrou interesse no jogador foi o Grêmio, apesar de o clube não ter feito ofertas ao Cruz-Maltino. O Mito também já recebeu diversas sondagens do futebol europeu. O dinheiro de uma possível venda começa a ser visto com bons olhos por um Vasco em meio a penhoras judiciais e à tentativa de reduzir a folha salarial em cerca de 30%. Apesar da situação financeira em São Januário, Koehler garantiu que a verba por Dedé não seria só para quitar dívidas, mas também ajudaria na busca por reforços.
- Possivelmente os dois (quitar dívidas e buscar reforços). Hoje, a gente está priorizando o pagamento dos salários, dos tributos, dos acordos. Só para se ter uma ideia, a gente paga por mês de atos trabalhistas quase R$ 500 mil, tem uma folha de funcionários e fundo de garantia que precisa cumprir. Tem que manter o clube respirando, sobrevivendo. Então é possível que, lá no meio do ano, quando da venda se efetivar, a gente possa utilizar boa parte no saneamento do clube, mas também, quem sabe, no investimento em algum atleta se possível.

Alexandre Pato ganha macacão do são-paulino Felipe Massa

Atacante corintiano e piloto da Ferrari se encontraram na semana passada

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
32 comentários
Pato exibe macacão dado por Felipe Massa (Foto: reprodução)Pato exibe macacão dado por Felipe Massa
(Foto: reprodução)
Uma semana depois de jantarem juntos em São Paulo, o atacante Alexandre Pato postou numa rede social, nesta segunda-feira, o presente dado pelo piloto Felipe Massa, da Ferrari: um macacão idêntico ao que usa nas provas da Fórmula 1. O detalhe é que o piloto é são-paulino fanático.
- Presentes do fenômeno irmão @massafelipe!!! To pronto irmão!!! (sic) - escreveu Pato.
O atacante do Corinthians e o piloto da Ferrari jantaram juntos no último dia 11. Com eles, estavam o irmão de Massa, Dudu, e com o piloto Popó Bueno.
Poupado do jogo contra o União Barbarense, no sábado passado, para evitar uma lesão muscular, Pato também não deve encarar o XV de Piracicaba, quarta-feira, em Piracicaba. A ideia é que chegue 100% para o jogo contra o Millonários, dia 3 de abril, pela Libertadores, na Colômbia.
Já Felipe Massa estreou na temporada 2013 da Fórmula 1 com um quarto lugar no GP da Austrália, no último domingo.

Com brinde de Dunga, 'gaúcho' Luxemburgo lança site de vinhos

Recheada de personagens ligadas a Grêmio e Internacional, cerimônia
apresenta rótulos da bebida cujos valores podem chegar até R$ 150 mil

Por Hector Werlang Porto Alegre
13 comentários
Vanderlei Luxemburgo Dunga grêmio inter (Foto: Hector Werlang / GLOBOESPORTE.COM)Dunga brinda com Luxa o lançamento do novo
projeto (Foto: Hector Werlang)
Nascido no Rio de Janeiro, Vanderlei Luxemburgo desenvolveu um lado gaúcho graças à identificação com o Grêmio. É baseado nesta adaptação ao Rio Grande do Sul que o treinador lançou na noite desta segunda-feira, em badalado evento em Porto Alegre, um site para a compra de vinhos – a bebida é uma de suas paixões. A cerimônia, recheada de figuras do futebol local, contou até com um brinde com Dunga, técnico do arquirrival Inter.

- Resolvi começar pelo Sul, já que estou totalmente adaptado a Porto Alegre e ao Estado. Estou muito feliz – resumiu Luxa logo ao chegar à casa de eventos NTX.

O empreendimento online, uma parceria com o sócio Rafael Zardo, irá oferecer mais de dois mil rótulos, de 30 países. As garrafas serão vendidas em todo o Brasil, com prazo de entrega de até dois dias no estado e sete dias para as demais cidades – o centro de distribuição está localizado em Bento Gonçalves. Os preços variam variam de R$ 8 a R$ 150 mil, este último o valor da garrafa de uma safra especial da grife de veículos Lamborghini, com somente 500 fabricadas por ano.
Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento. Além de dirigentes, funcionários e jogadores do Grêmio, Luxa chamou personalidades do clube rival, como Dunga.

- Falei para ele que vou correr atrás no Gauchão (risos). Temos um respeito e uma rivalidade no campo, mas fora é amizade. O futebol é isso – disse Luxa ao lembrar a conquista do primeiro turno estadual pelo Colorado.

- Isso mesmo. É importante mostrar que confraternizamos. Rivalidade é dentro do campo – completou Dunga durante o brinde dos técnicos.

Zé Roberto, Barcos, Kleber, Marcelo Grohe, Cris, Souza, Werley, Busatto, Elano, todos jogadores do Grêmio, prestigiaram o treinador. O presidente Fábio Koff, além do ex-presidente Paulo Odone, fizeram o mesmo. Entre os demais colorados, o presidente Giovani Luigi e os antecessores Vitorio Piffero e Fernando Carvalho estiveram presentes.
Vanderlei Luxemburgo Dunga grêmio inter (Foto: Hector Werlang / GLOBOESPORTE.COM)Festa contou com figuras ligadas ao futebol local (Foto: Hector Werlang / GLOBOESPORTE.COM)

A mil por hora, Jorginho comanda primeira atividade no Flamengo

Após longo bate-papo de apresentação, técnico demonstra perfil agitado em treino e agrada Léo Moura: ‘Motiva bastante o grupo. Isso é bom’

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro
272 comentários
Muito papo, gritos de incentivo, correria e tempo até para usar o bom humor. Jorginho chegou a mil por hora no Flamengo. No primeiro treinamento sob seu comando, na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, o elenco rubro-negro pôde perceber que terá pela frente um comandante inquieto e que gosta muito de usar a voz: seja para orientar, motivar ou brincar. Taticamente também ficou evidente um perfil que prioriza a posse de bola.
Jorginho Ailton treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Jorginho começa a trabalhar em campo, ao lado de Ailton e Jaime (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
No primeiro contato, Jorginho fez questão de se apresentar aos jogadores em uma longa conversa ainda no vestiário, que durou pouco menos de uma hora. Em seguida, quase todo o grupo seguiu para o campo 5 do centro de treinamento. Adryan, liberado para acompanhar o nascimento da filha, Felipe, com uma gastroenterite, e Cáceres e González que estão a serviço das seleções paraguaia e chilena, respectivamente, foram as ausências. Já com bola rolando, o que se viu foi um treinador bastante participativo e atento aos detalhes.
Sem a presença dos goleiros, que fizeram trabalho específico, Jorginho dividiu o elenco em dois grupos para um trabalho técnico de dois toques em campo reduzido. O treinador orientava e incentivava os comandados, movimentando-se de um lado para outro, enquanto o auxiliar técnico Aílton Ferraz fazia o mesmo no lado oposto.
Na sequência, o novo técnico do Flamengo manteve o perfil do treinamento, que forçava o raciocínio rápido nos passes e a posse de bola. Desta vez, porém, todos os jogadores trabalharam juntos. Ao explicar a atividade, que tinha como objetivo fazer a bola chegar a Fernando e Mattheus, localizados em laterais opostas do campo, Jorginho brincou:
- Serão dez minutos e depois encerra. Olha que molezinha!
Capitão da equipe, Léo Moura elogiou o estilo agitado do técnico, com quem já tinha trabalhado pela seleção brasileira.
- Treinador participativo é sempre bom. Ele motiva bastante o grupo. Isso é bom.
Sobre o treinamento em si, o lateral-direito deixou clara a preocupação de Jorginho em fazer com que a equipe trabalhe a bola com maior paciência.
- Ele sabe a qualidade que o time tem, dos jogadores que temos no meio, e precisamos trabalhar mais a posse de bola. Às vezes, temos muita pressa para chegar ao gol adversário. O Flamengo tem de ficar o maior tempo possível com a bola no pé e atacar na hora certa.
No segundo dia de trabalho de Jorginho, o elenco rubro-negro treina em período integral no Ninho do Urubu na terça-feira. O treinador estreia no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Boavista, pela segunda rodada da Taça Rio.

'É decepcionante largar na pole e não ganhar', admite Vettel, após 3º lugar

Atual campeão diz que foi muito agressivo com os pneus, admite que outras equipes foram superiores, mas crê que resultado da corrida foi justo

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne (Austrália)
7 comentários
  •  
Kimi Raikkonen lotus Fernando alonso ferrari sebastian vettel RBR pódio GP da Austrália (Foto: Agência AFP) Apesar da decepção, Vettel crê em resultado justo
(Foto: Agência AFP)
No primeiro GP do ano, Sebastian Vettel teve uma performance inferior às que o tornaram tricampeão. Apesar de ter feito a pole, ele não conseguiu sustentar a primeira posição por toda a corrida, acabou sendo ultrapassado e terminou em terceiro. Contudo, o alemão se diz satisfeito com o resultado, elogia o desempenho de outras equipes no uso dos pneus, e diz que foi ultrapassado em um momento de vulnerabilidade.
- È sempre decepcionante largar em primeiro e não ganhar. Ainda assim, foi um bom fim de semana para nós. Tivemos um dia bom com a pole e o pódio, mas na corrida fomos muito agressivos com os pneus, enquanto outros pilotos e equipes se saíram melhores. Sempre existirão áreas que precisaremos melhorar, porém o resultado que obtivemos foi justo. Não vi o Kimi na pista, ele estava muito rápido e o Alonso me passou em uma hora em que eu estava vulnerável. Ficamos satisfeitos com o terceiro lugar - declarou Vettel.
largada GP da Austrália (Foto: Agência Reuters)O alemão chegou a liderar, mas foi ultrapassado e terminou em terceiro (Foto: Agência Reuters)