segunda-feira, 18 de abril de 2011

Loco Abreu resume Copa do Brasil: 'Responsabilidade'

Em dia de segurança reforçada após eliminação do Carioca, Botafogo admite que vitória sobre o Avaí cresceu em importância

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Um carro da Polícia Militar na porta de General Severiano, nesta segunda-feira, e a segurança reforçada eram as precauções contra a possível insatisfação da torcida com a eliminação no Campeonato Carioca. Mas se o público não se manifestou, o grupo do Botafogo tratou de deixar claro que, a partir de agora, a responsabilidade aumentou. Pouco antes da viagem para Florianópolis, local do jogo contra o Avaí, nesta quarta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Loco Abreu mostrou qual é a forma como a qual o elenco encara o duelo que decidirá o destino do Alvinegro no primeiro semestre de 2011.
Na arquibancada de São Januário, após a vitória por 3 a 1 sobre o América, a torcida cantou que a Copa do Brasil se trata de uma obrigação para o Botafogo. Loco Abreu, entretanto, explicou exatamente qual é a palavra que está na cabeça dos jogadores desde que a competição nacional tornou-se a única saída desde o fim do sonho do bi estadual.
- É responsabilidade. Obrigação é quando o time ganha a competição todos os anos. Nós temos a responsabilidade de assumir a disputa com a importância que ela tem. Vamos brigar pelo título e ficaremos mais perto desse objetivo se vencermos o Avaí e nos classificarmos para as quartas de final. Vamos fazer o melhor para que nós, clube e torcida fiquemos felizes - disse.
Para avançar na Copa do Brasil, o Botafogo precisa vencer o Avaí no Estádio da Ressacada, após empatar em 2 a 2 no Engenhão no jogo de ida. A vaga nas quartas também acontecerá se o Alvinegro empatar com placar igual ou superior a 3 a 3. Novo resultado de 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis.

Loco Abreu afirmou que o Botafogo viaja para Florianópolis, no início da noite desta segunda-feira, ciente dos erros cometidos no Engenhão, que deram ao Avaí uma importante vantagem antes do jogo de volta.

- O que precisamos aprender e aceitar é que nos primeiros 25 minutos demos espaços ao Avaí que teve a atitude de ir à frente. Deixamos o rival jogar, mas depois recuperamos o mando da bola e tivemos mais chances de vencer - observou.

Inimigo oculto: rubro-negros não conhecem o Horizonte-CE

Thiago Neves e David Braz afirmam que precisam estudar o adversário das oitavas de final da Copa do Brasil. Jogo de ida será nesta quarta, no Rio

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
David Braz Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)David vai estudar os atacantes do Horizonte
(Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)
O Flamengo sabe de onde vem o adversário, mas não o conhece. Nesta segunda-feira, o meia Thiago Neves e o zagueiro David Braz reconheceram que precisam estudar o Horizonte. A equipe cearense é rival do Rubro-Negro nas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta, disputam o jogo de ida, no Engenhão, às 21h50m (de Brasília).
- Conheço pouco, é complicado, difícil acompanhar. Nessa fase é difícil. Vimos o Botafogo, que teve dificuldades com o Avaí, apesar de ser um adversário conhecido (empate por 2 a 2 no Rio). Mas é um jogo em casa e temos de ganhar para ter a vantagem no Ceará. E também é importante não tomar gol no Rio – analisou Thiago Neves.
David aguarda as orientações de Vanderlei Luxemburgo sobre o adversário, mas diz que vai procurar estudar os atacantes do rival.
- É diferente enfrentar jogadores que você não conhece, não vemos o time deles jogar. Mas a Copa do Brasil começou com 64 times e o Horizonte chegou às oitavas de final. Temos de ficar espertos para não sermos surpreendidos. Vou procurar saber quem são os atacantes, se são rápidos, altos, saber como é o toque de bola. O Flamengo é um time de tradição, temos de honrar a camisa.
O Horizonte tem apenas sete anos de existência e vai disputar o jogo mais importante de sua história. Depois de despachar Asa e Guarani, times que estarão na Série B do Brasileirão em 2011, o Galo do Tabuleiro, como é conhecido o clube cearense, chegou à terceira fase da Copa do Brasil. A equipe também foi semifinalista do primeiro turno do estadual, mas acabou derrotada pelo Ceará. A uma rodada do fim do returno, está em terceiro, com 17 pontos, novamente perto da fase decisiva.
O jogo de volta da Copa do Brasil será no dia 27, em Horizonte, no estádio Domingão.

Coritiba consolida recuperação iniciada após rebaixamento

Campanha invicta na temporada atual é resultado de profissionalização iniciada no fim de 2009, quando clube viveu pior momento de sua história

Por Luciano Balarotti Curitiba
Anderson Aquino coritiba gol atlético-GO (Foto: Geraldo Bubniak / Agância Estado)Coritiba venceu últimos 20 jogos: imbatível
(Foto: Geraldo Bubniak / Agância Estado)
A um empate de conquistar o bicampeonato estadual, invicto na temporada e vindo de 20 vitórias consecutivas, o Coritiba deste início de 2011 em nada lembra aquele time rebaixado na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Mas é no empate por 1 a 1 com o Fluminense, que determinou a queda alviverde no dia 6 de dezembro daquele ano, que se encontra a origem do atual momento de calmaria.
Menos de dois anos após a chamada ‘refundação’ do Coritiba, o clube reduziu dívidas, profissionalizou a gestão e, o mais importante no mundo do futebol, conquistou títulos. Processo que começou com a mudança de boa parte da diretoria logo após o rebaixamento para a Série B, fato piorado com a interdição do Couto Pereira devido às lamentáveis cenas de violência protagonizadas por alguns vândalos travestidos de torcedores.
Foi neste cenário de terra arrasada que as bases do ‘novo Coritiba’ foram consolidadas, como explica Vilson Ribeiro de Andrade, vice-presidente do clube e responsável pela gestão alviverde desde então.
A solução que encontramos foi de montar um grupo vencedor. Daí nasceu a refundação do Curitiba"
Vilson Ribeiro, vice-presidente
- As consequências daqueles episódios lamentáveis foram terríveis. Primeiro veio a interdição do estádio, depois o julgamento que impôs ao clube a maior punição da história do futebol brasileiro, com a perda de dez mandos de campo na disputa da Série B. A solução que encontramos foi a de montar um grupo vencedor e capaz de conduzir o clube. Daí nasceu a refundação do Coritiba.
Ao lado do presidente Jair Cirino, que se manteve no cargo com a missão de dar a volta por cima, Andrade implantou um projeto de consolidação e crescimento do clube.
Manutenção de comissão técnica é ponto importante
Planejamento que tem entre seus princípios a manutenção da comissão técnica por períodos mais longos que os habituais no futebol brasileiro. Algo colocado em prática logo após o rebaixamento, com a permanência do técnico Ney Franco na temporada 2010. Comandante alviverde no fracassado ano do centenário – o Coxa foi fundado em 1909 -, Franco teve papel importante na reformulação do elenco, que trocou estrelas como Marcelinho Paraíba por atletas menos renomados, mas mais comprometidos com o clube.
Ney Franco no Couto Pereira (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)Campeão, Ney Franco indicou sucessor
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)
O treinador destacou, em sua saída do clube, no fim do ano passado, a importância do apoio dos dirigentes para levar o desacreditado Coritiba aos títulos do Campeonato Paranaense e da Série B do Brasileiro em 2010.
- A diretoria entendeu que o nosso trabalho no fim de 2009 não havia sido determinante para o rebaixamento e nos deu a oportunidade de levar o Coritiba novamente para a primeira divisão. Esse voto de confiança foi essencial para que eu e a comissão técnica nos envolvêssemos no projeto de 2010 e tivéssemos sucesso.
Dentro da nova linha de trabalho da diretoria, Ney Franco era nome certo para comandar a equipe em 2011, mas o treinador aceitou convite da CBF para assumir o comando das divisões de base da Seleção Brasileira e deixou o Coxa. A troca de comando poderia gerar uma crise, mas a condução da escolha do sucessor de Franco foi muito bem sucedida.
Em fato raro no futebol brasileiro, o treinador que deixava a equipe teve papel fundamental na escolha de seu sucessor, indicando o amigo Marcelo Oliveira. Com perfil parecido ao de Franco, o novo técnico assumiu o comando técnico sem as rupturas comuns nestes casos.
Fato raro no futebol brasileiro, o treinador que deixava a equipe escolheu seu sucessor
Neste aspecto, Oliveira foi ajudado pela manutenção da base da equipe de uma temporada para a outra. Do time titular de 2010, apenas o meia Enrico, que voltou ao Vasco da Gama, deixou o Coxa. Além de garantir a permanência dos principais jogadores, o clube apostou em um número reduzido de contratações e teve sucesso em suas escolhas.
Oliveira reconhece os méritos do antecessor na montagem do elenco. A base deixada por Franco ajudou o novo treinador a formar rapidamente um time competitivo e organizado taticamente. E mais ofensivo que o anterior, como prova o fato de o Coritiba ter marcado ao menos um gol em todos os 25 jogos que disputou em 2011.
- Somos privilegiados porque temos basicamente o mesmo grupo e podemos dar sequência ao que já vinha sendo feito. Temos um elenco competitivo e muito qualificado. O primeiro objetivo a cumprir é conquistar o bicampeonato. É o desafio de escrever uma nova história.

Berna rebate Troglio e afasta milagre: 'Conseguimos sucesso pelo trabalho'

Goleiro tricolor relembra ainda briga quando treinador argentino comandava o Cerro Porteño, em 2009, no Maracanã, e avisa: ‘Futebol se resolve em campo’

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Direto de Buenos Aires, o técnico do Argentinos Juniors, Pedro Troglio, minimizou as chances de o Fluminense passar para as oitavas de final da Libertadores, relembrou a arrancada contra o rebaixamento em 2009, e disse que “milagres acontecem apenas uma vez”. Nas Laranjeiras, a declaração não foi bem recebida e só serviu como motivação para o jogo decisivo entre as duas equipes nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Diego Armando Maradona.
Ricardo Berna com criança no embarque do Fluminense (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Ricardo Berna recebe carinho de fã no embarque do Fluminense (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
Remanescente de 2009 e titular do gol tricolor, Ricardo Berna até concordou com o comandante argentino sobre a dificuldade para a execução de “milagres”, mas deixou claro que o Fluminense não conta com esse tipo de colaboração divina para realizar seus feitos.
- Milagre é a forma como tacharam o resultado do Fluminense, mas conseguimos sucesso pelo trabalho realizado.
O goleiro aproveitou para cutucar Troglio por um episódio ocorrido justamente no ano da arrancada tricolor. Na ocasião, o argentino comandava o Cerro Porteño, do Paraguai, na semifinal da Sul-Americana, decidida com vitória do Flu em campo, no Maracanã, e pancadaria generalizada ao apito final do árbitro.
- Espero que ele tenha passado para os jogadores dele que futebol se resolve dentro das quatro linhas. Da última vez que enfrentamos um time dele, eles só vieram aqui para brigar e fizeram isso mal para caramba. Sempre procuramos superar a catimba jogando bola. Se entrarmos em campo preocupados com isso, vamos esquecer de jogar futebol.
No embarque da delegação para a Argentina, no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, Berna recebeu o afago do fã mirim Iago, de apenas cinco anos, que o presenteou com um desenho e disse sonhar seguir seus passos como goleiro. De ânimo renovado, ele relembrou que a vaga nas oitavas da Libertadores é, sim, possível. Principalmente pelo histórico recente do elenco tricolor.
- Para esse time, tudo é possível. O poder de superação já foi comprovado muitas vezes. A forma como jogamos o primeiro tempo contra o Nacional nos deixa com a certeza de que podemos vencer. Mas futebol se resolve em campo. Estamos preparados, sabemos o que queremos, e vamos ser testados.
Com cinco pontos, o Fluminense é o lanterna do Grupo 3 da Libertadores. Para chegar adiante na competição, a equipe precisa vencer o Argentinos Juniors e torcer pelo América do México, em Montevidéu, contra o Nacional. Caso a partida no Uruguai termine empatada, o Tricolor necessitará triunfar por dois gols de diferença.

Adiado após acidente, jogo Osasco
x Vôlei Futuro será nesta quarta

Jogadoras do time de Araçatuba se recuperam de ferimentos. No lado do Osasco, o clima é de ansiedade pela vaga na final da Superliga feminina

Por Mariana Maziero São Paulo
Fabiana do Vôlei Futuro após acidente de ônibus (Foto: Carolina Elustondo / GLOBOESPORTE.COM)Fabiana após o acidente de ônibus em Osasco
(Foto: Carolina Elustondo / GLOBOESPORTE.COM)
Quarta-feira, às 17h. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou a nova data do primeiro jogo da semifinal da Superliga feminina, entre Osasco e Vôlei Futuro, adiado na terça-feira por conta do acidente com o ônibus da equipe de Araçatuba, quando estava a caminho do ginásio José Liberatti. A líbero americana Stacy Sykora permanece internada na UTI do hospital Sírio-Libanês, se recuperando de um traumatismo crânio-encefálico. As outras jogadoras tiveram ferimentos leves. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

No lado do Osasco, o clima é de ansiedade. De acordo com a oposto Natália, passar a semana toda treinando e não ter data para jogar foi bastante ruim.

- Estamos ansiosas para decidir logo quem segue para a fase final. Estamos animadas com o jogo, apesar do que aconteceu, queremos jogar logo.

A levantadora Ana Tiemi concorda com a companheira.

Natália e Ana Tiemi Osasco (Foto: Mariana Maziero/GLOBOESPORTE.COM)Natália e Ana Tiemi estão ansiosas para o duelo
(Foto: Mariana Maziero/GLOBOESPORTE.COM)
- Queremos decidir logo quem vai continuar na disputa – disse.

O técnico do Osasco, Luizomar de Moura, contou que a data marcada foi de comum acordo.

- Nós imaginamos que esse confronto precise dos três jogos para se definir quem segue na disputa, então quarta-feira é um dia razoável para os dois. Queremos definir logo, porém não prejudicar mais o Vôlei Futuro. Nossa postura é de ansiedade e também de solidariedade – disse.

Por outro lado, quanto mais tempo a equipe paulista tiver para treinar, melhor.

- Cada dia a mais de treino é mais um de ganho. No meu caso, por exemplo, fiquei muito tempo sem a Jaqueline. Agora com o retorno dela, ter mais tempo para treinar e afinar a participação dela na equipe é melhor. A grande boa notícia do vôlei foi a recuperação da Stacy – disse o treinador.

Ramires aproveita folga forçada para celebrar aniversário de 1 ano do filho

Ex-cruzeirense deve voltar ao time do Chelsea no próximo final de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Depois de superar a eliminação e a expulsão diante do Manchester United pela Liga dos Campeões, o volante Ramires celebrou o aniversário de um ano do filho Davi. Como não enfrentou o West Brom por conta de uma lesão muscular na coxa direita, o ex-cruzeirense organizou a festinha com a esposa Islana no último sábado.
Ramires comemora aniversário do filho Davi (Foto: Divulgação)Ramires comemora aniversário do filho Davi (Foto: Divulgação)
- Nem parece que já faz um ano que o Davi nasceu. Passou muito rápido. Estou curtindo muito essa fase dele, tentando aproveitar o máximo que posso. Um filho muda a vida de qualquer pessoa. Sou muito grato a Deus por ter o Davi - contou Ramires, que deve voltar aos Blues no próximo final de semana para o dérbi londrino diante do West Ham.

Presidente do CSKA dá recado ao Fla: ‘Tem que botar grana na mesa’

Em tom irônico, Eugeny Giner diz que recebeu propostas por Vagner Love de Manchester United, Real Madrid e Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou, Rússia
Vagner Love na partida do CSKA contra o Zenit (Foto: Reuters)Vagner Love quer voltar ao Brasil, mas dirigente
faz  jogo duro (Foto: Reuters)
O presidente do CSKA, Eugeny Giner, comentou no último domingo a possibilidade de negociar Vagner Love. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Rubin Kazan, em casa, pela quinta rodada do Campeonato Russo, o mandatário falou à imprensa local sobre o interesse do Flamengo no Artilheiro do Amor. O atacante, que não atuava desde 17 de março (derrota por 2 a 0 para o Porto na Liga Europa), começou no banco e entrou em campo aos 19 minutos do segundo tempo.
Eugeny Giner deu a entender que o jogador não ficará por muito tempo em Moscou. Love tenta a liberação para voltar ao Rubro-Negro, apresentou a proposta feita pelo clube da Gávea, deixou claro que quer jogar novamente no Brasil, mas ouviu dos dirigentes que a negociação será aberta somente em julho. Questionado sobre a proposta feita pela diretoria do Flamengo, Giner confirmou ter recebido uma oferta, mas mandou um recado ao clube carioca, com direito a  ironia ao citar outros “interessados”.
- É claro. E de outros oito clubes, começando pelo Manchester United, Real (Madrid) e Barcelona. E por aí vai. Todas estão na minha mesa (risos). Mas é preciso ver as propostas. Tem que botar grana na mesa. Agora não há sobre o que falar. A janela de transferências se fechou. Para onde ele vai? Cozinhar bolos? Ele joga melhor futebol.
Em outro momento da entrevista, Eugeny Giner tratou o pedido de Love com naturalidade.
- Vagner é um bom jogador. É difícil para ele passar tanto tempo longe de casa. Nós temos 20 homens além do Vagner. Ele apenas é mais aberto e fala mais. Os outros, menos. O Vagner é do CSKA. Se houver proposta, nós sentamos com ele e conversamos.
Por fim, ao ser questionado se o atacante seria o principal jogador do CSKA, o dirigente foi enfático.
- Sem Vagner, chegamos às quartas de final da Liga dos Campeões (em março do ano passado, quando Love estava no Fla).
Caso o acerto com o Flamengo se confirme, o Artilheiro do Amor só poderá jogar a partida da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, em agosto, quando a janela de transferências internacionais será reaberta.

Joel Santana garante que, com ele, Botafogo não estaria eliminado

Volta Redonda (RJ), 09/03/2011, Nova Iguaçu x Botafogo / Cariocão - Partida entre Botafogo x Nova Iguaçu no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca 2011. Na foto: Joel Santana, técnico do Botafogo. Foto: Fábio Castro / AGIF / Agência O Globo / Foto: Fábio Castro / AGIF / Agência O Globo / Agência O Globo
Jogo Extra
Tamanho do texto A A A
Em entrevista à Rádio Globo, o ex-técnico do Botafogo Joel Santana garantiu que, se tivesse continuado à frente do Alvinegro, o time continuaria na disputa pelo título estadual.
- Que nós íamos chegar, nós íamos. Não tenho dúvidas. O Botafogo tinha uma maneira (de jogar) que deu certo no ano passado, por que não daria de novo? Fiquei 14 meses no clube, conhecia os jogadores...Os outros times ainda estão se formando - disse Joel, evitando, no entanto, críticas a Caio Júnior, seu sucessor no Alvinegro.

Talita e Maria Elisa batem bola em nova modalidade de vôlei de praia

A dupla, que vai disputar a etapa de abertura do Circuito Mundial a partir desta terça-feira, em Brasília, 'sofreu' no vôlei de praia sentado

Por Alfredo Bokel e Pedro Ivo Rio de Janeiro
Sonhos olímpicos bem diferentes. Enquanto a dupla de vôlei de praia Talita e Maria Elisa vai começar nesta terça a caminhada para chegar a Londres-2012, uma nova modalidade busca reconhecimento para um dia fazer parte das Olimpíadas. Antes de viajar para a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Brasília, as jogadoras interromperam a rotina pesada de treinos para praticar outro esporte: o vôlei sentado de praia.
Débora Morand criou a modalidade depois de conhecer o vôlei sentado de quadra nos Jogos Parapan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quando trabalhou como voluntária. Agora, ela tem como principal meta colocar o vôlei de praia sentado em uma Paraolimpíada.
- Tornando a modalidade oficial, temos que partir para as competições internacionais. Ter a adesão de muitos países é fundamental para que o esporte se torne paraolímpico. Meu sonho é que o vôlei de praia sentado esteja na Paraolimpíada do Rio de Janeiro, em 2016 - disse Débora, sabendo que não será fácil.
Heptacampeã do Circuito Mundial e duas vezes medalhista olímpica, a ex-jogadora Shelda abraçou a modalidade e se tornou até embaixadora. Um apoio de peso para um esporte que quer visibilidade.
- É um grande desafio. Além de ser muito complicado jogar sentado, na praia tem o vento e o sol que fazem muita diferença. É um esporte muito legal, mas é difícil - garantiu Shelda.
 vôlei sentado na praia de ipanema deficiente (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com) Mauro e Guilherme treinam sob os olhares de Shelda e Débora (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)
Débora está começando a colher os frutos de uma semente plantada há quatro anos, e vem conseguindo divulgar o esporte. Ela dá aulas todas as terças, quintas e sábados de manhã na Praia do Flamengo para alunos com qualquer tipo de deficiência.
- Os meninos da seleção brasileira de quadra treinam comigo na praia desde o começo e já comentaram com atletas de outros países. Isso ajudou muito a divulgar o esporte. Estados Unidos, Portugal, Noruega, Alemanha, que é o país sede da WOVD, organização que cuida do vôlei paraolímpico mundial, já me procuraram - concluiu Débora.
Talita e Maria Elisa jogam vôlei sentado na praia de ipanema (Foto: reprodução Rede Globo)Talita e Maria Elisa jogam vôlei de praia sentado
(Foto: Globoesporte.com)
Talita e Maria Elisa se preparavam para treinar com a dupla alemã Goller e Ludwig, que também estará em Brasília, mas antes fizeram questão de bater uma bola na quadra ao lado com dois jogadores da seleção brasileira de vôlei sentado de quadra, o ponteiro Mauro Vilarinho e o líbero/levantador Guilherme Borrajo, que já estão se adaptando à areia.
- A gente já teve o prazer de jogar com os meninos algumas vezes. Jogar sentada dificulta bastante, mas é um aprendizado - disse Maria Elisa.
Para sorte de Maria Elisa, será de pé e saltando muito que ela e Talita vão disputar a partir desta terça a chave principal da etapa de abertura do Circuito Mundial. Os torneios deste ano e alguns do ano que vem contam pontos para o ranking mundial, que vai apontar 16 das 24 duplas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.
As semifinais da etapa de Brasília terão transmissão do SporTV e as finais serão exibidas pela TV Globo.

 

Meia da Lusa revela acordo com jogadores do São Bernardo

Gol de Ananias, porém, frustrou os planos do Bernô, que acabou rebaixado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A Portuguesa iniciou a 19ª rodada na décima posição, com 25 pontos, 23 gols pró e saldo zero. Para se classificar, dependia de um tropeço do Paulista – que perdeu de 3 a 0 do Santos - e outro do São Caetano. O Azulão era o oitavo, com 26, 22 gols a favor e saldo dois.

No início do segundo tempo, Éder abriu o placar para o Linense no Anacleto Campanella. Com isso, Lusa e São Bernardo precisavam de mais um gol da equipe de Lins para atingirem seus objetivos: classificação e fuga do rebaixamento, respectivamente.

Aos 42 minutos do segundo tempo no Canindé, chega a notícia que todos no estádio esperavam: Éder faz o segundo gol do Linense. O São Caetano ficava com o mesmo saldo zero da Lusa, só que perdia no número de gols pró.

Sabendo disso, os reservas do São Bernardo informaram aos atletas da Portuguesa que o resultado satisfazia os dois times e sugeriram um “jogo de compadres”.

Tudo certo se não fosse o “erro” de Ananias, que marcou o gol da vitória da Lusa aos 44 da segunda etapa. Quem descreve o lance é o companheiro de Ananias, o meia Henrique.
- Acontece que os jogadores do São Bernardo que estavam no banco, quando souberam que o Linense fez 2 a 0, vieram ao nosso banco pra dizer que (o resultado) estava bom pros dois. Aí falamos com o pessoal que estava em campo. Eles acertaram trocar a bola pro tempo passar. Mas infelizmente pra eles, tocamos a bola e sobrou uma na área. O Ananias falou que tentou errar o chute, mas acertou o gol.

Após o lance, confusão. Os reservas do São Bernardo foram reclamar no banco da Lusa.

- Tava no emocional, no desespero. Fui falar com o Jorginho. Não tava em campo e tentei ajudar - disse o goleiro Wilson Júnior.

O técnico da Portuguesa não gostou da declaração e retrucou.

- O que ele falou eu não sei, mas tinha jogo aqui e jogo lá. Não vim aqui para empatar. Joguei só para vencer.
henrique portuguesa (Foto: Fernanda SO/Portuguesa )Henrique, com a bola no pé, em ação contra o São Bernardo (Foto: Fernanda SO/Portuguesa )
Henrique, apesar de ter revelado o acordo, seguiu a linha de raciocínio do comandante.

- E se o São Caetano faz mais um gol?

Com o resultado, a Portuguesa foi a 28 pontos, ficou com a oitava vaga e tem pela frente agora o São Paulo. Já o São Bernardo, após ter conseguido o acesso à primeira divisão em 2010, volta à Série A-2 no ano que vem.

Federação define quartas de final, que começam com Santos no sábado

Santos e Ponte abrem a segunda fase sábado, às 16h, na Vila Belmiro, mesmo dia de Corinthians x Oeste. Palmeiras e São Paulo jogam domingo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
QUARTAS DE FINAL - CAMPEONATO PAULISTA
Sábado (23/4), 16h Santos x Ponte Preta Vila Belmiro
Sábado (23/4), 18h30 Corinthians x Oeste Pacaembu
Domingo (24/4), 16h São Paulo x Portuguesa A definir
Domingo (24/4), 18h30m Palmeiras x Mirassol Pacaembu
A Federação Paulista de Futebol anunciou na tarde desta segunda-feira como serão disputadas as quartas de final do Paulistão 2011. A segunda fase do estadual começa no sábado com o duelo Santos x Ponte Preta, marcado para o estádio da Vila Belmniro às 16h. Corinthians e Oeste também se enfrentam no sábado, às 18h30m, no Pacaembu.
Como Corinthians e Palmeiras utilizarão o Pacaembu, já que o Palestra Itália está em reforma, a FPF precisou deixar cada um em uma data diferente. Como o Verdão tem compromisso na quinta-feira, pela Copa do Brasil diante do Santo André, e o Timão terá a semana livre, a entidade achou melhor antecipar a partida do Alvinegro.
No domingo, São Paulo e Portuguesa jogarão às 16h, mas ainda sem local definido. O Tricolor tem mais um jogo para cumprir suspensão por conta dos incidentes da sua torcida no clássico com o Corinthians. Nesta segunda, o clube tenta um recurso: se ganhar, atuará na Arena Barueri; se perder, deverá levar o confronto para Mogi Mirim. E, fechando, Palmeiras x Mirassol, às 18h30m, no Pacaembu.
Inicialmente, Santos e Ponte também jogariam no domingo às 16h. Porém, a diretoria do Peixe pediu a antecipação para sábado e a Macaca aceitou.
Nas quartas de final, a vantagem de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos – os quatro melhores colocados na primeira fase – é a de poder mandar os jogos em seus domínios, ao lado de suas torcidas. Em confronto único, qualquer empate levará a decisão para os pênaltis.
Para as fases seguintes, serão levados em conta todos os pontos acumulados nas etapas anteriores e, aí sim, definir quais equipes terão mando de campo. As semifinais também serão em jogos únicos. Apenas na final é que o regulamento prevê partidas de ida e volta.
A divisão de renda ficou da seguinte forma: o vencedor do duelo leva 60% da renda, enquanto o perdedor fica com 40%.
 

Timão promete duas festas para Adriano e sonha com reforço de peso

Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, diz que o clube está atrás de outro jogador do mesmo nível do Imperador

Por Renato Cury São Paulo
adriano corinthians musculação (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)Adriano faz trabalho físico no Corinthians
(Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)
A estreia de Adriano com a camisa do Corinthians está marcada para o dia 22 de maio, na estreia do time no Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Mas o departamento de marketing do Timão estuda duas “estreias” para o Imperador. Uma também no estádio do Pacaembu.
Segundo Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Timão, o departamento está decidido a fazer duas ações. Uma nacional, para o jogo contra o Grêmio, e outra mais local, para o duelo com o Coritiba, no Pacaembu, no dia 29 de maio.
- Faremos uma ação de caráter nacional, mais bombástica, e outra mais afetiva no Pacaembu. Por enquanto é só isso que podemos falar, afinal eu não sei quem mais vai estar do lado dele. Estamos lutando para trazer um reforço do mesmo nível do Adriano – declarou Rosenberg, durante evento no Museu do Futebol.
O dirigente corintiano, em tom misterioso, diz que o Corinthians está determinado a anunciar em breve um reforço de Seleção Brasileira, como a torcida se acostumou.
- Se Deus quiser teremos outro nome de peso ao lado dele (Adriano). Estamos fazendo bastante força para isso. A ideia é contratar craques com padrão de Seleção Brasileira. Isso passou a fazer parte do DNA do Corinthians – falou.
O mais provável, no entanto, é que a dupla titular de Adriano seja Liedson, artilheiro do Campeonato Paulista até aqui, com dez gols.

Sem jogar há cinco meses, Pierre faz seu primeiro treino com bola em 2011

Volante se recupera de uma cirurgia na sola do pé. Patrik e Lincoln fazem atividades físicas no gramado

Por Marcos Guerra São Paulo
pierre palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Pierre corre e não vê a hora de voltar a jogar
(Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Pierre, Patrik e Lincoln deixaram o departamento médico do Palmeiras nesta segunda-feira e voltaram ao gramado. Sem jogar desde o ano passado, o volante fez seu primeiro treino com bola em 2011. Ele, que se recupera de uma cirurgia na sola do pé direito, participou do coletivo em campo reduzido na Academia de Futebol.
Ainda limitados às atividades físicas, os meias Lincoln e Patrik apenas correram em torno do campo. O primeiro sentiu dores musculares após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente no último dia 9, enquanto o segundo estava há dez dias longe das atividades em campo por conta de uma lesão na coxa esquerda.
Apesar do progresso, os jogadores não devem ser utilizados pelo técnico Luiz Felipe Scolari contra o Santo André, quinta-feira, às 16h, no Pacaembu. No entanto, Valdivia tem grandes chances de jogar a partida que vale vaga nas quartas de finais da Copa do Brasil. O Mago teve problemas na unha de um dos dedos do pé direito, mas está recuperado.

Oscar volta a sentir dores e deve ficar fora contra o Emelec

Garoto treinou no domingo, mas teve inchaço no tornozelo novamente. Ele não treina nesta segunda

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
A dúvida de Paulo Roberto Falcão, entre Andrezinho e Oscar, pode ser solucionada pelo departamento médico. O tornozelo direito do meia de 19 anos voltou a apresentar inchaço nesta segunda-feira, um dia depois de ele retornar aos treinos com bola. O atleta foi entregue novamente à fisioterapia e não foi ao campo nesta segunda-feira. Oscar será reavaliado no final da tarde.
A tendência é de que ele fique fora do jogo contra o Emelec, às 20h15m desta terça-feira, no Beira-Rio, pela Libertadores. Andrezinho deve começar a partida. Era a única dúvida de Falcão para o jogo que vale classificação para as oitavas de final do torneio continental. O Inter deve ir a campo com Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho e D’Alessandro; Rafael Sobis e Leandro Damião. É o mesmo time que venceu o Santa Cruz por 1 a 0 no sábado.
Falcão abriu a primeira parte do treinamento na tarde desta segunda. Porém, programou portões fechados para a parte tática da atividade. Antes, ele reuniu os 11 titulares dentro do campo, sem surpresas na equipe.
 

Loco Abreu resume Copa do Brasil: 'Responsabilidade'

Em dia de segurança reforçada após eliminação do Carioca, Botafogo admite que vitória sobre o Avaí cresceu em importância

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Um carro da Polícia Militar na porta de General Severiano, nesta segunda-feira, e a segurança reforçada eram as precauções contra a possível insatisfação da torcida com a eliminação no Campeonato Carioca. Mas se o público não se manifestou, o grupo do Botafogo tratou de deixar claro que, a partir de agora, a responsabilidade aumentou. Pouco antes da viagem para Florianópolis, local do jogo contra o Avaí, nesta quarta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Loco Abreu mostrou qual é a forma como a qual o elenco encara o duelo que decidirá o destino do Alvinegro no primeiro semestre de 2011.
Na arquibancada de São Januário, após a vitória por 3 a 1 sobre o América, a torcida cantou que a Copa do Brasil se trata de uma obrigação para o Botafogo. Loco Abreu, entretanto, explicou exatamente qual é a palavra que está na cabeça dos jogadores desde que a competição nacional tornou-se a única saída desde o fim do sonho do bi estadual.
- É responsabilidade. Obrigação é quando o time ganha a competição todos os anos. Nós temos a responsabilidade de assumir a disputa com a importância que ela tem. Vamos brigar pelo título e ficaremos mais perto desse objetivo se vencermos o Avaí e nos classificarmos para as quartas de final. Vamos fazer o melhor para que nós, clube e torcida fiquemos felizes - disse.
Para avançar na Copa do Brasil, o Botafogo precisa vencer o Avaí no Estádio da Ressacada, após empatar em 2 a 2 no Engenhão no jogo de ida. A vaga nas quartas também acontecerá se o Alvinegro empatar com placar igual ou superior a 3 a 3. Novo resultado de 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis.

Loco Abreu afirmou que o Botafogo viaja para Florianópolis, no início da noite desta segunda-feira, ciente os erros cometidos no Engenhão, que deram ao Avaí uma importante vantagem antes do jogo de volta.

- O que precisamos aprender e aceitar é que nos primeiros 25 minutos demos espaços ao Avaí que teve a atitude de ir à frente. Deixamos o rival jogar, mas depois recuperamos o mando da bola e tivemos mais chances de vencer - observou.

Geoffrey Mutai vence a Maratona de Boston no menor tempo da história

Queniano completa prova em 2h03m02s, mas critério da IAAF não considera marca como recorde mundial. No feminino, Caroline Kilel leva a melhor

Por GLOBOESPORTE.COM Boston, Estados Unidos
Com a marca de 2h03m02s, o queniano Geoffrey Mutai venceu a 115ª edição da Maratona de Boston nesta segunda-feira no menor tempo da história. O africano baixou em quase um minuto o recorde mundial do etíope Haile Gebrselassie, de 2h03m59s, conquistado em Berlim, em 2008. O resultado do queniano, no entanto, não pode ser homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), já que a tradicional prova norte-americana não se enquadra em alguns critérios da entidade.
- Para ser considerado recorde, tem que estar dentro de algumas normas da IAAF. A distância entre a largada e a chegada, por exemplo, tem que ter no máximo 21 quilômetros em linha reta. Em Boston isso não acontece. Além disso, a altimetria não pode oscilar mais de 20 metros, algo que não acontece em Boston - disse o comentarista de atletismo Lauter Nogueira.
maratona de boston (Foto: AP)Mutai (à direita) só ganhou distância dos concorrentes nos quilômetros finais (Foto: AP)
Na disputa entre as mulheres, a queniana Caroline Kilel levou a melhor na reta final sobre a anfitriã Desiree Davila, que não conseguiu interromper o jejum sem vitórias de atletas americanas na prova feminina desde 1985.
Briga entre quenianos e americanos
maratona de boston Caroline Kikel  (Foto: Getty Images)Caroline Kikel foi a mais rápida entre as mulheres
(Foto: Getty Images)
Mutai deslanchou na frente no terço final da corrida e teve que brigar até os últimos metros com o compatriota Moses Mosop, que estreou em maratonas nesta segunda com o tempo de 2h03m06s. Após a dobradinha queniana, o americano Ryan Hall completou os 42,195 km da prova em  2h04m58s e chegou na terceira colocação.
A chegada da prova feminina foi emocionante. Faltando três quilômetros para o final, as quenianas Caroline Kilel e Sharon Cherop e a americana Desiree Davila se alternavam na liderança. Só que, nos metros finais, com apenas Kilel e Davila no páreo, a africana conseguiu dar um gás extra para cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h22m36s, dois segundos à frente da anfitriã. Cherop completou o pódio, na terceira colocação, com 2h22m42s.

CBV lança livro sobre a história
dos títulos brasileiros desde 1997

Ary Graça Filho foi homenageado pelos atletas convidados

Por Mariana Maziero São Paulo
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) lançou na tarde desta segunda-feira o livro “Brasil, o País do Vôlei”, que conta o crescimento do esporte e a história dos títulos conquistados desde 1997, quando o presidente Ary Graça assumiu o comando da instituição.
O lançamento foi marcado por um almoço, em São Paulo, e por homenagens dos jogadores a Ary Graça. Murilo, Gustavo, Giba, Serginho, Jaqueline, Natália e Fabi prestigiaram o evento.
- O Ary nos ajudou muito e o livro é uma boa forma de resumir toda essa história de sucesso do vôlei brasileiro. Evento merecido - disse Fabi, que é líbero do Rio de Janeiro e da seleção brasileira.
Vôlei Livro CBV (Foto: VIPCOMM)Jaqueline, Murilo, Giba, Gustavo, Giovane, Fabi e Serginho ao lado de Ary Graça (Foto: VIPCOMM)

Após brilhar no Mundialito de Clubes, Jorginho é chamado para Copa Miami

Jogador está na pré-lista de convocados do técnico Alexandre Soares para o torneio, que será realizado de 19 de abril a 1º de maio, nos Estados Unidos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Jorginho festeja gol do Vasco contra o Sporting no Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Deco Pires/Divulgação)Jorginho festeja gol do Vasco contra o Sporting no
Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Deco Pires)
O técnico Alexandre Soares anunciou, nesta segunda-feira, a pré-convocação da seleção brasileira de futebol de areia para a disputa da Copa Miami, nos Estados Unidos. Entre os convocados, algumas caras novas e outras já bem conhecidas: o baiano Sávio se junta aos conterrâneos Souza e Anderson, aumentando a legião nordestina do Brasil (sete), enquanto que Jorginho, campeão do Mundialito de Clubes pelo Vasco, em março, volta a vestir a camisa amarelinha.
A última participação de Jorginho pela seleção tinha sido na vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, em setembro de 2010. O amistoso marcou a inauguração do Centro de Treinamento do time, no Cefan da Marinha, na Zona Norte do Rio.
- Não esperava. Fiquei muito feliz quando recebi essa convocação. Estou passando por um momento muito feliz na minha carreira, conquistei dois títulos muito importantes, o Torneio RJ-SP e, principalmente, o Mundialito de Clubes, e estou me sentindo bem. Quero voltar a disputar uma Copa do Mundo e é nisso que estou concentrado esse ano. Faltam cinco meses e vou me empenhar ao máximo para estar no grupo que vai lutar pelo penta na Itália - prometeu Jorginho.
Do grupo que conquistou o tetracampeonato invicto da Copa do Mundo, em Dubai (Emirados Árabes), em 2009, Soares convocou apenas seis jogadores. No planejamento para a caminhada rumo ao penta, o técnico quer fazer observações e testar novos atletas.
- O Brasil é a seleção mais estudada do mundo. Todo mundo conhece nossos jogadores, sabem como jogamos, mas o entrosamento do time faz a diferença. Você pode ter qualidade individual, jogadores de talento, mas o conjunto que o Brasil tem é um diferencial. E precisamos estar sempre melhorando, sempre apresentando coisas novas, para surpreender nossos adversários. Nessa pré-convocação, tivemos a preocupação de atrapalhar o mínimo possível a disputa do Campeonato Capixaba, que está em sua fase final, por isso alguns jogadores que estão na lista com frequência não foram chamados - afirmou Soares.
A competição será realizada de 29 de abril a 1º de maio, nas areias de Miami Beach, na Flórida, e reunirá EUA, México, Espanha e Brasil. Da lista com 12 atletas, que se apresentam na terça-feira para os treinos no CT do Cefan, dois serão cortados da delegação, no dia 25.
Lista de convocados:
GOLEIROS - Mão (ES) e Alessandro (RN)
DEFENSORES - Buru (ES), Sávio (BA), Souza (BA), Dunga (RN) e Daniel Nogueira (RJ)
ATACANTES - André (RN), Anderson (BA), Jorginho (RJ), Fernando DDI (MA) e Benjamin (RJ)

Obama ganha bola e uniforme de equipe militar de futebol americano

Presidente dos Estados Unidos é presenteado por Força Aérea do país

Por GLOBOESPORTE.COM Washington, EUA
obama futebol americano força aérea (Foto: Reuters)O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta segunda-feira um uniforme da seleção de futebol americano da Força Aérea do país, em cerimônia na Casa Branca, em Washington (Foto: Reuters)
obama futebol americano força aérea (Foto: Reuters)Obama exibe a bola que recebeu das mãos de um dos jogadores da equipe (Foto: Reuters)

Tâmega e Maguinho fazem maiores somas e se enfrentam nas quartas

Hexacampeão mundial de bodyboard vira bateria no fim e segue na briga
na segunda etapa da temporada, em Margaret River, na Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM Margaret River, Austrália
Hexacampeão mundial de bodyboard, Guilherme Tâmega fez a segunda maior soma desta segunda-feira - 16,30 pontos – e se classificou às quartas de final da segunda etapa da temporada, em Margaret River, na Austrália. O somatório do carioca só não foi maior do que o do capixaba Magno Oliveira: 17,75. E apenas um deles vai passar às semifinais no pico de The Box.
Guilherme Tâmega Mundial de Margaret River (Foto: IBA/Specker)Guilherme Tâmega nas ondas de The Box, em Margaret River (Foto: IBA/Specker)
Na etapa de abertura, em Pipeline, Tâmega foi o melhor brasileiro - parou nas semifinais. Em The Box, o carioca quase 25 minutos em situação de combinação - precisando de mais de uma nota 10,00 -, mas conseguiu virar contra o australiano Mitch Rawlins ao tirar uma nota 8,00 pontos.
Magno Oliveira Mundial de Margaret River (Foto: IBA/Specker)Magno voa em The Box (Foto: IBA/Specker)
- Eu só estava esperando a bateria acabar. Uma onda veio em minha direção e eu pensei que seria bom eu pegar aquela. Ela formou no inside e abriu uma ótima rampa. Eu simplesmente fui nela e fiz meu trabalho. Quando eu ouvi a nota achei que era bom demais para ser verdade - disse Guilherme.

Maguinho se classificou ao derrotar o bicampeão mundial Ben Player. Ele tirou notas 9,5 e 8,25.

Quartas de Final:
1: Ryan Hardy (AUS) x Dallas Singer (AUS)
2: Jared Houston (AFS) x Mark McCarthy (AFS)
3: Jeff Hubbard (HAV) x A. Lavernhe (REU)
4: M. Oliveira (BRA) x G. Tâmega (BRA)



Oitavas de Final:
1: Ryan Hardy (AUS) 13.40 x Chad Jackson (AUS) 13.25
2: Dallas Singer (AUS) 13.85 x Michael Novy (AUS) 6.15
3: Jared Houston (AFS) 12.75 x Sam Bennett (AUS) 11.25
4: Mark McCarthy (AFS) 13.40 x Pierre Louis Costes (FRA) 13.35
5: Jeff Hubbard (HAV) 13.90 x Eder Luciano (BRA) 10.00
6: Amaury Lavernhe (FRA) 14.00 x Mike Stewart (HAV) 13.00
7: Magno Oliveira (BRA) 17,75 x Ben Player (AUS) 13,40
8: Guilherme Tâmega (BRA) 16.30 x Mitch Rawlins (AUS) 15.40
 

Em Monza, brasileiro vence duas de três provas e lidera Fórmula 3 Inglesa

Felipe Nasr começa bem a temporada 2011 da categoria, está 18 pontos à frente do segundo colocado, o malaio Jazeman Jaafar, e ganha até prêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Monza, Itália
Felipe Nasr comemora vitória em Monza (Foto: Divulgação)Felipe Nasr comemora vitória (Foto: Divulgação)
O Brasil começou bem a temporada 2011 da Fórmula 3 Inglesa, uma das categorias de base mais tradicionais da Europa, que revelou nomes como Ayrton Senna e Nelson Piquet. Felipe Nasr, da equipe Carlin, venceu duas das três provas da rodada de abertura do campeonato, disputada no tradicional circuito de Monza, na Itália, e lidera a tabela com 51 pontos, 18 a mais que o malaio Jazeman Jaafar, o segundo colocado. A próxima etapa será disputada entre os dias 23 e 25 de abril, no acanhado circuito de Oulton Park, na Inglaterra.
Além das vitórias, Nasr marcou a melhor volta em duas das três corridas. Ele largou em sexto na primeira corrida e em oitavo na terceira, únicas decididas por treinos classificatórios, e triunfou em ambas. Na segunda, com os seis primeiros colocados da prova de abertura em posições invertidas, ele chegou na segunda posição. De quebra, o brasileiro ainda ganhou o prêmio de melhor do fim de semana, dado por um dos patrocinadores da Fórmula 3 Inglesa.
- Essa corrida foi realmente emocionante para mim. Tentei o tempo todo me manter fora de confusões, pois era muito rápido e soube logo que seria possível vencer. Foi um grande começo de temporada, para mim não poderia estar mais feliz. É bom levar as cores do Brasil no carro, homenagear os nossos grandes campeões. Vencer é sempre uma sensação especial e vencer em Monza, nas primeiras provas do ano, é algo indescritível  - disse Nasr.
Felipe Nasr comemora vitória em Monza (Foto: Divulgação)Felipe Nasr cruza a linha de chegada e vence sua segunda corrida no fim de semana (Foto: Divulgação)
Além de Nasr, o Brasil é representado por outros quatro pilotos na temporada 2011 da Fórmula 3 Inglesa. Lucas Foresti, segundo na terceira corrida em Monza, tem 17º e é o sexto na tabela. Pietro Fantin é o oitavo, com 10; Pipo Derani, o 12º, com dois; e Yann Cunha não marcou pontos.
Confira a classificação do campeonato após a etapa de Monza da F-3 Inglesa:
1 - Felipe Nasr (BRA/Carlin/Dallara-Volkswagen) - 51 pontos2 - Jazeman Jaafar (MAL/Carlin/Dallara-Volkswagen) - 33
3 - Carlos Huertas (COL/Carlin/Dallara-Volkswagen) - 27
4 - William Buller (IRN/Fortec/Dallara-Mercedes) - 24
5 - Rupert Svendsen-Cook (ING/Carlin/Dallara-Volkswagen) - 21
6 - Lucas Foresti (BRA/Fortec/Dallara-Mercedes) - 177 - Riki Christodolou (ING/Hitech/Dallara-Volkswagen) - 13
8 - Pietro Fantin (BRA/Hitech/Dallara-Volkswagen) - 109 - Kevin Magnussen (DIN/Carlin/Dallara-Volkswagen) - 9
10 - Hywel Lloyd (ING/Sino Vision/Dallara-Mercedes) - 8
11 - Menasheh Idafar (ING/T-Sport/Dallara-Volkswagen) - 4
12 - Pipo Derani (BRA/Double R/Dallara-Mercedes) - 213 - Bruno Mendez (ESP/Hitech/Dallara-Volkswagen) - 1
14 - Jack Harvey (ING/Carlin/Dallara-Volkswagen) - 1
15 - Scott Pye (AUS/Double R/Dallara-Mercedes) - 0
16 - Adderly Fong (CHN/Sino Vision/Dallara-Mercedes) - 0
17 - Harry Tincknell (ING/Fortec/Dallara-Mercedes) - 0
18 - Yann Cunha (BRA/T-Sport/Dallara-Volkswagen) - 019 - Fahmi Ilyas (MAL/Fortec/Dallara-Mercedes) - 0

Longe das quadras, Serena Williams exibe suas curvas em Miami Beach

De biquíni de oncinha, tenista americana atraiu olhares na praia

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
Serena Williams, tênis praia (Foto: City Files)Serena atrai olhares com biquíni de oncinha
(Foto: City Files)
Mesmo longe das quadras desde julho do ano passado, Serena Williams continua atraindo os holofotes. Na semana passada, ela ganhou destaque ao treinar com um modelito bem diferente. Agora, ela chamou a atenção durante um passeio em Miami Beach, nos Estados Unidos.
Vestindo um biquíni com estampa de oncinha, Serena não se incomodou em exibir suas curvas na praia. A tenista americana atraiu muitos olhares e, simpática, posou para fotos com os fãs.
A ex-número 1 do mundo não joga um torneio desde julho do ano passado, quando conquistou o título do Torneio de Wimbledon. Pouco depois, ela sofreu um corte no pé em um restaurante de Munique (Alemanha) e teve de passar por duas operações.
Em março deste ano, uma operação às pressas para tratar a embolia tirou Serena de quadra por tempo indeterminado. Logo depois da cirurgia, a tenista de 29 anos disse que pretendia voltar no verão (no hemisfério norte), provavelmente a tempo de jogar em Wimbledon.
Serena Williams tênis praia (Foto: City Files)Simpática, Serena Williams abraça carinhosamente uma fã em Miami Beach (Foto: City Files)

Com pouco tempo de treino, Falcão fará ajustes no time com diálogo

Técnico do Inter poderá trabalhar taticamente apenas nesta segunda-feira

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Falcão no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Falcão vai treinar e conversar com os jogadores
(Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
Após a vitória de sábado sobre o Santa Cruz, pelo Campeonato Gaúcho, o técnico Paulo Roberto Falcão terá apenas uma oportunidade de ajustar a equipe colorada: será às 16h desta segunda-feira, quando ele comandará treino com o grupo principal, preparando o Inter que enfrenta às 20h15m de terça o Emelec, pela Taça Libertadores.
No domingo pela manhã ele precisou realizar apenas um trabalho de recuperação física. Desta forma, para compensar o pouco tem de trabalho disponível, ele terá de apostar na conversa com os jogadores.
- Vamos procurar corrigir algumas coisas, mas é pouco tempo. Teremos um treinamento na segunda-feira, 24 horas antes do jogo. Agora é muita conversa, mas não dá para pensar em fazer muito mais do que foi feito - afirmou.
Líder provisório do Grupo 6, o Inter precisa vencer para não depender do resultado da partida entre Jaguares e Jorge Wilstermann, garantindo ao mesmo tempo classificação e a primeira colocação:
- Vamos trabalhar na segunda-feira, mas não pode ser muito. Não é muito simples, mas estamos acreditando que a gente vai passar bem.

Fred se empolga com duelo contra o Flamengo: ‘É o time a ser batido’

Atacante considera que desgaste do Flu para o duelo do próximo domingo será maior por causa de ‘pedreira’ na argentina

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
No empate por 0 a 0 na fase de classificação, Fred ficou fora por causa da lesão na panturrilha esquerda. Nas semifinais da Taça Rio, contudo, o atacante do Fluminense terá outra chance de enfrentar o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho no próximo domingo, no Engenhão. E gostou da ideia.
Ele classificou o adversário como principal rival do Tricolor e “time a ser batido” por causa da invencibilidade de 22 jogos e do título da Taça Guanabara.
- A maior rivalidade aqui no Rio atualmente é o Fla-Flu, até pelos jogadores que as duas equipes têm. Hoje, o Flamengo é a equipe a ser batida, pelas vitórias seguidas e a invencibilidade no ano. Estou muito feliz por enfrentar o Flamengo - disse Fred.
Antes do clássico, o Flu tem que viajar para a Argentina nesta segunda-feira e disputar o jogo decisivo contra o Argentinos Jrs na quarta, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. A situação da equipe é delicada. Na lanterna do grupo, precisa vencer e torcer para o Nacional não derrotar o América-MEX, em Montevidéu. Caso a vitória tricolor em Buenos Aires seja por dois gols de diferença, basta um empate entre Nacional e América.
Enquanto isso, o Flamengo fica no Rio e duela contra o Horizonte-CE, quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
- O nosso desgaste é maior. Temos uma pedreira na quarta. Pelo menos eles jogam também. Mesmo assim não dá para apontar favorito – afirmou Fred.
No domingo, o atacante pôs fim ao jejum de 57 dias (cinco jogos) na vitória por 1 a 0 sobre Nova Iguaçu (assista acima ao vídeo do gol). Ele fez um de pênalti e teve outros três anulados. Fred tem 50 gols com a camisa do Flu desde que estreou em 2009. No período, ele disputou 79 jogos, com média de 0,63 gol por jogo.

Luxa não teme o Fla-Flu: ‘Estamos preparados para qualquer adversário’

Técnico lembra que o Flamengo pode ser campeão estadual em duas partidas

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Por enquanto, Vanderlei Luxemburgo não quer falar sobre o Fluminense. O Fla-Flu, segundo ele, será assunto no Flamengo só a partir da próxima quinta-feira. Após o empate por 1 a 1 com o Macaé (assista ao vídeo ao lado), pela última rodada classificatória da Taça Rio, o treinador voltou a dizer que o Rubro-Negro é o único que pode ser campeão carioca sem a necessidade de dois jogos finais. Ou seja: está a 180 minutos do título estadual.
- Vamos deixar o Fluminense para domingo. Temos de trabalhar pensando no Horizonte-CE, é importante nos concentramos, recuperarmos a parte física e o ânimo. O pessoal deu uma caidinha normal por conta desse resultado (contra o Macaé). Mas domingo temos um clássico e o único clube que pode decidir o Carioca nesse turno é o Flamengo. Isso é o que vale. Estamos preparados para qualquer adversário.
O pessoal deu uma caidinha normal por conta desse resultado (contra o Macaé). Mas domingo temos um clássico e o único clube que pode decidir o Carioca nesse turno é o Flamengo. Isso é o que vale."
Luxa
A rotina de jogos às quartas e domingos vai voltar ao clube. Depois de quatro semanas inteiras de treinos, com partidas nos finais de semana, o Flamengo se prepara para o que Luxemburgo chama de maratona. Na próxima quarta, o time enfrenta o Horizonte, no início da disputa pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será no Engenhão. No domingo, fará o primeiro jogo da semifinal contra o Fluminense. No dia 27, no Ceará, a partida de volta contra o Horizonte. E, caso se classifique, a final da Taça Rio no dia 1º de maio.
- Vamos pensar no jogo de quarta-feira, que é um jogo decisivo. Falei para os jogadores que na quarta começa uma maratona de jogos decisivos para nós e que todos têm de estar inteiros e preparados. Vamos contar com o torcedor na quarta-feira, sabendo que a Copa do Brasil é um caminho curto e importante para nossos projetos, como chegar à Libertadores e ganhar competições importantes. Que compareçam em grande número e incentivem a equipe.
Flamengo e Horizonte vão jogar às 21h50m (de Brasília). Já o Fla-Flu será às 16h, no mesmo local.

Ponte, Oeste e Mirassol tentam desbancar os grandes no Paulistão

Ao final da primeira fase do estadual, três equipes do interior seguem na briga pelo título. Qual delas terá força para eliminar os principais times?

Por Alexandre Massi São Paulo
Montagem Renatinho Roger Xuxa (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)Renatinho (Ponte Preta), Roger (Oeste) e Xuxa (Mirassol) continuam vivos na briga pelo Paulistão 2011
AS QUARTAS DE FINAL DO PAULISTÃO 2011
São Paulo x Portuguesa Palmeiras x Mirassol
Corinthians x Oeste Santos x Ponte Preta
As grandes equipes de São Paulo entram como favoritas à conquista do Paulistão nesta reta decisiva do estadual. Mas, ao final da primeira fase, três times do interior seguem firmes na buscar por um lugar ao sol. Oeste, Mirassol e Ponte Preta fazem companhia a São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos e Portuguesa nas quartas de final, que serão disputadas no próximo fim de semana.
A Federação Paulista de Futebol se reúne na tarde desta segunda-feira para definir os detalhes da reta final do Paulistão 2011. O Conselho Técnico da entidade tem reunião marcada para as 14h, quando decidirá, inicialmente, as datas, horários e locais das partidas das quartas de final.
Clubes menores costumam dar trabalho no Campeonato Paulista. No ano passado, o Santo André fez a final com o Santos. Em 2008, a Ponte também chegou à decisão com o Palmeiras. E até mesmo finais caipiras estão escritas na história da competição. A mais famosa delas, a de 1990, entre Bragantino e Novorizontino.
Para 2011, o técnico corintiano Tite já admitiu que teme que um dos quatro grandes fique pelo caminho, tropeçando num dos caipiras. Então, o GLOBOESPORTE.COM faz um balanço da participação dos três times na primeira fase e apresenta a seguir os responsáveis pelas belas campanhas de suas equipes.
Ponte: imbatível contra os grandes
Renatinho, da Ponte Preta (Foto: PontePress / Thiago Toledo)Renatinho é o principal destaque da Macaca
(PontePress/Thiago Toledo)
Surpresa do Paulistão, a Ponte Preta chega à segunda fase com dois trunfos: a campanha contra os quatro grandes do estado e o desempenho longe do Moisés Lucarelli.

Frente ao “Trio de Ferro”, três vitórias - 2 a 1 no Palmeiras, 1 a 0 no Corinthians, 1 a 0 no São Paulo - e um empate - 2 a 2 com o Santos.
A classificação da Macaca se deve também às atuações fora de Campinas. Dos 32 pontos conquistados, 18 foram obtidos longe de seus domínios (seis vitórias em nove jogos).

A defesa da Ponte é a terceira melhor do campeonato, com apenas 16 gols sofridos, mas o grande destaque do time é o meia-atacante Renatinho, 22, cinco gols no Paulistão. Revelado pelo Coritiba, ele está emprestado ao clube campineiro até o fim do ano. Veloz, pode atuar como quarto homem de meio-campo ou como segundo atacante.
O “quarteto mágico” de Itápolis
Willian José do São Paulo contra o Oeste (Foto: Vipcomm)Cris (3) e Paulo Miranda (4) contra o São Paulo
(Vipcomm)
Pela primeira vez na história, o Oeste garantiu vaga na fase final do Paulistão. Sexto colocado na primeira fase, com 31 pontos, o time de Itápolis deve isso a quatro jogadores: Fábio Santos, Anselmo Ramon, Roger e Reinaldo. Juntos, eles fizeram 24 dos 25 gols da equipe no campeonato.
Fábio Santos, 24, já fez nove e está atrás apenas de Liedson e Elano na artilharia. Seu parceiro de ataque, Anselmo Ramon, 23, tem sete e está no clube por empréstimo. Quem detém seus direitos é o Cruzeiro, que o contratou em 2006 junto ao Bahia. O jogador, no entanto, nunca teve chance no clube mineiro. Esta é a sexta vez que a Raposa empresta o atleta.
O reserva imediato dos dois é Reinaldo, 30, que iniciou a carreira no Palmeiras e se destacou em cenário nacional no Botafogo, clube que defendeu de 2005 a 2007.
Mais atrás, municiando os atacantes, está o meia Roger, 25, revelado pelo Internacional de Porto Alegre. Apesar do talento, o armador sempre se destacou mais pela indisciplina. Por este motivo que não permaneceu no Mirassol, em 2009, e no São Caetano, no ano passado.
Se quiser passar pelo Oeste, o Corinthians precisará ter atenção redobrada com o “quarteto mágico” de Itápolis. Na primeira fase, o Timão levou a melhor: 3 a 0.
Mirassol em queda
Elano Santos Xuxa Mirassol (Foto: Ag. Estado)Xuxa divide com Elano, do Santos (Agência Estado)
Apesar do sétimo lugar na fase de classificação, o Mirassol tem mais motivos para se preocupar do que comemorar. Após uma primeira metade de campeonato perfeita, quando conquistou 22 pontos em dez jogos e chegou a liderar o Paulistão, o time teve uma queda de rendimento e somou apenas oito pontos nas últimas nove rodadas.
A falta de resultados está ligada ao desempenho do meia Xuxa, 29, artilheiro da equipe com oito gols. Termômetro do time, o armador passou a ser marcado pelos adversários e tem tido pouco espaço para servir os companheiros e decidir as partidas.
Este é o segundo Paulistão que Xuxa disputa pelo Mirassol. Em 2008, ele também se destacou e quase foi parar no Santos.

Renato Gaúcho prevê semana de correções e cobranças internas

Técnico afirma que, publicamente, sempre vai proteger os atletas do Grêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Erechim, RS
Douglas gol Grêmio (Foto: Ag. Estado)Renato Gaúcho protege os jogadores do Grêmio
(Foto: Ag. Estado)
Depois de uma intensa alternância entre jogos do Campeonato Gaúcho e da Taça Libertadores - viajando mais de quatro mil quilômetros em um intervalo de cinco dias -, o Grêmio ganha uma semana para treinar.
Neste domingo, o Tricolor venceu o Ypiranga nos pênaltis e volta a jogar apenas no próximo final de semana, contra o Cruzeiro-Poa, pela semifinal do segundo turno do estadual.
Segundo Renato Gaúcho, esta é uma boa oportunidade para corrigir erros.
Ele aproveita para dizer que, apesar do desempenho às vezes criticado, o Grêmio está conquistando os resultados que traçou.
- Agora que vamos ter uma semana para treinar depois de muito tempo. Então essa semana nós vamos aproveitar bastante, vamos treinar em dois turnos, para corrigir nossos erros. (...) Foi uma classificação sofrida, não tem futebol bonito, principalmente no interior. O Grêmio está na decisão do Gauchão, passou de fase na Libertadores. Reclamam do Grêmio porque talvez não estamos jogando tudo o que sabemos. Mas de grão em grão, degrau em degrau, estamos chegando. O importante é a conversa com os nossos jogadores, estamos com o grupo fechadinho - afirmou.
Reiterando a missão de proteger os jogadores em suas entrevistas, Renato Gaúcho disse ainda que no convívio com o grupo ele faz cobranças, embora não as torne públicas:
- Lá dentro eu dou no meio deles. Não alivio ninguém. A cobrança é geral. O torcedor pode ficar tranquilo que lá dentro o meu trabalho é cobrar. Mas aqui fora o meu trabalho é proteger os jogadores.
Durante a semana de correções, Renato Gaúcho pretende trabalhar fundamentos e finalizações, além das atividades físicas e técnicas normais da programação.
- Todos os jogadores precisam voltar a jogar o que sabem. Teremos tempo de trabalhar parte física, parte técnica, fundamentos, finalizações. Tentaremos corrigir para não ter os mesmos erros no próximo jogo. Não temos equipe para dar show. O Grêmio é pegada. O Campeonato Gaúcho é charmoso, é difícil. Ontem (sábado) o Inter venceu por 1 a 0 contra um adversário com dez dentro do Beira-Rio - concluiu.

Muricy opta por não fugir da briga e encara fila de decisões no Santos

Treinador diz que poderia ter se dado ao luxo de só assumir equipe depois de resolvida a situação na Libertadores. No entanto, preferiu assumir bronca

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Muricy Ramalho mantém confiança no seu trabalho
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, afirma ter chegado a um ponto de sua carreira que pode se dar ao luxo de fazer exigências e de escolher onde e sob quais condições quer trabalhar. No entanto, exatamente por ter status de técnico de ponta, ele prefere não fugir de missões complicadas. Assumiu o comando do Peixe num momento delicado, em que o time estava sob sério risco de ser eliminado na Taça Libertadores. A vitória sobre o Cerro Porteño-PAR, na última quinta-feira, em Assunção, por 2 a 1, redimiu a equipe, mas aumentou a maratona de decisões.
Tetracampeão brasileiro (2006, 2007 e 2008, pelo São Paulo, e 2010, pelo Fluminense), o treinador acredita que se pedisse à diretoria santista para assumir o comando do time só depois de passada a primeira fase da Libertadores teria conseguido um tempo maior de descanso e, assim, fugiria de pressão. No entanto, afirma que não seria justo com o Peixe.

- Cheguei num momento de minha vida em que posso escolher as coisas. Seria fácil assumir o Santos só depois dessa fase complicada. Mas achei necessária a minha presença imediatamente, pois percebi que o time estava ansioso. Assumi numa fogueira. Se empatássemos lá no Paraguai estaríamos fora. A pressão era grande, mas trata-se de uma questão de ter confiança e convicção no trabalho. E eu confio muito no meu trabalho - afirma o treinador.
Agora, o Peixe se prepara para uma sequência de decisões. Na próxima quarta-feira, precisa vencer o Deportivo Táchira-VEN, no Pacaembu, para avançar às oitavas de final da competição continental. Depois, no fim de semana, encara a Ponte pelas quartas de final do Paulistão, em jogo único. Se tudo der certo, a equipe da Vila Belmiro seguirá decidindo nas próximas semanas.
- São várias decisões seguidas, mas tenho de encarar. Se você é um técnico ruim, foge. Eu escolhi o Santos, mesmo nessa fase, porque aqui eu vi possibilidade de vencer. É disso que eu vivo - completou o treinador.

Cruyff chama Mourinho de medroso após empate entre Real e Barcelona

‘Mourinho não é um técnico se olharmos para o esporte como um espetáculo para os fãs’, critica holandês

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Mourinho coletiva Inter de Milão (Foto: EFE)Mourinho é criticado por Cruyff (Foto: EFE)
Ex-jogador e ídolo do Barcelona, Johan Cruyff criticou duramente a postura defensiva adotada por José Mourinho, técnico do Real Madrid, no clássico entre os dois rivais, no último sábado, pelo Campeonato Espanhol. O confronto terminou empatado por 1 a 1, com gols de Messi e Cristiano Ronaldo.
- Quem joga em casa com sete defensores tem muito medo. Mourinho não é um treinador de futebol, mas de títulos. Não é um técnico se olharmos para o esporte como um espetáculo para os fãs - disse Cruyff, citado pelo diário madrileno “Marca”.
O holandês se referiu à formação adotada por Mourinho, quando o português sacou Özil, colocando Albiol na zaga e deslocando Pepe, titular do setor, para o meio de campo. Ainda segundo Cruyff, Di María, meia ofensivo de origem, atuou de maneira defensiva.
BRASIL MUNDIAL F.C.: Jogadores de Real e Barcelona trocam provocações. Veja!
Real Madrid e Barcelona voltam a se enfrentar nesta quarta-feira pela final da Copa do Rei, em Valência. Além deste duelo, mais outros dois estão programados: nos próximos dias 27 de abril e 3 de maio os arquirrivais disputam uma vaga na decisão da Liga dos Campeões. A TV Globo e O GLOBOESPORTE.COM transmitirão os dois confrontos ao vivo.
 

Em cinco capítulos, saiba como foi o GP da China, vencido por Hamilton

Confira os vídeos com os momentos marcantes da terceira prova de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
lewis hamilton mclaren gp da china pódio (Foto: agência AP)Hamilton comemora no pódio da China (Foto: AP)
Parecia que seria mais um passeio da RBR. Afinal, após o treino classificatório, a diferença era grande, de sete décimos, a favor do líder Sebastian Vettel. Mas o domingo do GP da China começou diferente, com sol e temperatura agradável. Eis que o nome de Lewis Hamilton apareceu, antes da largada, com contornos dramáticos. Um vazamento de combustível quase o tirou da corrida. Mas os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema no grid e ele conseguiu alinhar para a corrida em Xangai. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu a primeira do ano. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após se recuperar, Mark Webber completou o pódio.
A corrida teve muitas disputas e ultrapassagens, além de seis líderes diferentes. O brasileiro Felipe Massa fez mais uma boa corrida e terminou em sexto, após apostar em uma tática ousada, de apenas duas paradas, a mesma de Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. Então, vale a pena recordar, em cinco capítulos, os momentos mais relevantes do GP da China de 2011:
1) Drama nos boxes antes da largada
O GP da China começou a ganhar contornos dramáticos antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes ou até mesmo não disputar a corrida. Os mecânicos e engenheiros da McLaren iniciaram a operação para tentar solucionar o problema, trabalharam freneticamente, correndo de um lado para o outro, e o liberaram a apenas 30 segundos do fechamento dos boxes, sem uma parte da carenagem, a tampa do motor, que é dividida em duas. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação e o inglês pôde começar a corrida sem muitas dores de cabeça.
2) Largada perfeita da McLaren
O sol apareceu na largada, que teve uma agradável temperatura de 22ºC em Xangai, bem diferente do tempo dos treinos livres, nublado e frio. Na saída, Vettel teve problemas no acionamento do Kers, demorou a acelerar e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo, que fizeram inícios perfeitos. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia. O primeiro trecho da corrida teve os dois pilotos da McLaren e o alemão da RBR separados por menos de dois segundos.
3) Vettel recupera a ponta após pit
A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso apostaram em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto todos os rivais partiram para três. Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinham na pista, nas três primeiras posições. Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.
4) Hamilton supera Massa na pista
Vettel e Massa, em primeiro e segundo, respectivamente, começaram a sofrer com o alto desgaste dos pneus Pirelli e a perder rendimento em relação a Hamilton e Button, que vinham se recuperando após a terceira parada. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade no fim da reta dos boxes. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Massa caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, também limitado pelo desgaste dos pneus duros na parte final da corrida. O espanhol estava mais de 12 segundos atrás do companheiro.
5) Ultrapassagem sobre Vettel no fim
Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês da McLaren abriu rapidamente 5s2 de vantagem e pôde caminhar com tranquilidade para a primeira vitória na temporada. Com seu domínio encerrad, Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e passar Button na penúltima volta. Massa ficou só em sexto.