segunda-feira, 18 de abril de 2011

Geoffrey Mutai vence a Maratona de Boston no menor tempo da história

Queniano completa prova em 2h03m02s, mas critério da IAAF não considera marca como recorde mundial. No feminino, Caroline Kilel leva a melhor

Por GLOBOESPORTE.COM Boston, Estados Unidos
Com a marca de 2h03m02s, o queniano Geoffrey Mutai venceu a 115ª edição da Maratona de Boston nesta segunda-feira no menor tempo da história. O africano baixou em quase um minuto o recorde mundial do etíope Haile Gebrselassie, de 2h03m59s, conquistado em Berlim, em 2008. O resultado do queniano, no entanto, não pode ser homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), já que a tradicional prova norte-americana não se enquadra em alguns critérios da entidade.
- Para ser considerado recorde, tem que estar dentro de algumas normas da IAAF. A distância entre a largada e a chegada, por exemplo, tem que ter no máximo 21 quilômetros em linha reta. Em Boston isso não acontece. Além disso, a altimetria não pode oscilar mais de 20 metros, algo que não acontece em Boston - disse o comentarista de atletismo Lauter Nogueira.
maratona de boston (Foto: AP)Mutai (à direita) só ganhou distância dos concorrentes nos quilômetros finais (Foto: AP)
Na disputa entre as mulheres, a queniana Caroline Kilel levou a melhor na reta final sobre a anfitriã Desiree Davila, que não conseguiu interromper o jejum sem vitórias de atletas americanas na prova feminina desde 1985.
Briga entre quenianos e americanos
maratona de boston Caroline Kikel  (Foto: Getty Images)Caroline Kikel foi a mais rápida entre as mulheres
(Foto: Getty Images)
Mutai deslanchou na frente no terço final da corrida e teve que brigar até os últimos metros com o compatriota Moses Mosop, que estreou em maratonas nesta segunda com o tempo de 2h03m06s. Após a dobradinha queniana, o americano Ryan Hall completou os 42,195 km da prova em  2h04m58s e chegou na terceira colocação.
A chegada da prova feminina foi emocionante. Faltando três quilômetros para o final, as quenianas Caroline Kilel e Sharon Cherop e a americana Desiree Davila se alternavam na liderança. Só que, nos metros finais, com apenas Kilel e Davila no páreo, a africana conseguiu dar um gás extra para cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h22m36s, dois segundos à frente da anfitriã. Cherop completou o pódio, na terceira colocação, com 2h22m42s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário