quinta-feira, 3 de março de 2011

Bruno Souza volta à seleção de handebol para o Pan de Guadalajara

Atleta de 33 anos não defende o país desde os Jogos Olímpicos de Pequim

Por GLOBOESPORTE.COM Santo André, SP
Bruno Souza handebol seleção brasileira Pan 2007 (Foto: João Neto/Photo&Grafia)Bruno Souza, campeão com a seleção no Pan de
2007, no Rio (Foto: João Neto/Photo&Grafia)
Após mais de dois anos longe do time nacional, Bruno Souza está de volta à seleção brasileira de handebol. O nome do armador de 33 anos está na lista divulgada nesta quarta-feira pelo técnico Javier Garcia Cuesta, que convocou a equipe que disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, de 14 a 30 de outubro.
- Sempre fui uma pessoa que consegue focar em um objetivo como esse que o Brasil terá no Pan deste ano, por isso vou conseguir contribuir - disse Bruno Souza, bicampeão pan-americano com a seleção brasileira (Santo Domingo/2003 e Rio de Janeiro/2007).
O técnico espanhol Javier Garcia Cuesta afirmou que gostaria de ter contado com Souza no Mundial da Suécia, em janeiro deste ano.
- Ele estava há oito meses sem jogar e não teria condições. Agora, teremos tempo e tenho certeza que, com sua experiência e personalidade, será muito importante para o grupo. Consideramos muitos fatores e circunstâncias e creio que esse grupo seja o ideal. A ideia é contar com esses atletas até outubro, a não ser que aconteça algum caso de contusão.
O maior objetivo da seleção brasileira este ano é garantir a vaga para as Olimpíadas de Londres/2010, o que acontecerá se a equipe for campeã em Guadalajara.
Confira os convocados
Goleiros
Maik Ferreira dos Santos
Marcão - Marcos Paulo dos Santos
Rick - Luiz Ricardo M. do Nascimento
Pontas
Felipe Borges Dutra Ribeiro
"Alemão" - André Martins Soares
Gil Vicente de Paes Pires
Renat Tupan Ruy
David Augusto de Paula Nunes
Armadores
Japa - Gustavo Nakamura Cardoso
Jaqson Luiz Kojoroski
Tuiuiu - Uelington da Silva Ferreira
Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos
Bruno Souza
Zeba - Fernando José M. Pacheco Filho
Júlio César Camilo Gomes
Zepam - Daniel Bragante Bonfim
Centrais
Leonardo Luís T. Bortolini
Bruno Santana
Henrique Selicani Teixeira
Pivôs
Vinícius Santos Teixeira
Tchê - Alexandro Pozzer
Ales Abrão Silva

De barco novo, Scheidt e Prada miram ano de trabalho por vaga em Londres

Com duas conquistas em 2011, dupla brasileira parte para temporada de campeonatos como preparação para o Mundial, que vale pela luta olímpica

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
O ano começou bem para Robert Scheidt e Bruno Prada. Líderes do ranking da classe Star desde junho de 2010, os dois já somam as conquistas da etapa de Miami da Copa do Mundo, em janeiro, e a Semana de Vela em Florianópolis, no sábado passado. Com a última, garantiram também a vaga na equipe olímpica brasileira, que contará com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para disputar as principais competições do ano, como o evento-teste em Weymouth (Inglaterra), preparatório para os Jogos de Londres-2012, e o Mundial de Perth, em dezembro, na Austrália. De quebra, encontraram seu novo "parceiro" para a temporada.
Robert Scheidt Brundo Prada vela (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Bruno Prada e Robert Scheidt: dupla afinada para 2011 (João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
Em Miami, Scheidt e Prada velejaram com um barco alugado. Um PStar, criado pelo alemão Marc Pikel e que, recentemente, passou a ser fabricado nos Estados Unidos. Os brasileiros aprovaram e encomendaram o novo barco para a disputa das competições nesta temporada. A primeira será em abril, em Mallorca, na Espanha, mas o novo modelo só deverá ficar pronto em junho ou julho.
- Tivemos uma ótima impressão do barco. Claro, ganhamos e isso ajuda, mas é um barco mais fácil de se velejar e se adapta melhor à dupla. A gente consegue tirar o potencial do barco. É um barco fácil de velejar. É um barco mais simples e fácil de velejar - disse Scheidt, que viaja para a Itália, onde mora, na próxima semana.
Eles admitem, no entanto, que o barco, sozinho, não conquista nada. Os últimos resultados, no entanto, encheram a dupla de confiança para a temporada. Depois de um 2010 sem tanto foco nas competições, o novo ano é fundamental para as aspirações dos velejadores nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Robert Scheidt vela (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Robert Scheidt está confiante para temporada
(João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
- Estamos em um bom momento, mas não somos disparados os melhores, mas estamos entre os cinco. Estamos longe de estar no nosso máximo. Mas acho que essas duas conquistas fazem com que nós fiquemos mais motivados para o ano. Estamos muito animados com o projeto, com o barco novo e com a temporada. Agora, é conseguir transformar esse ânimo em medalhas – disse Prada.
Dentre os objetivos, o Mundial aparece como meta maior de Scheidt e Prada. Na corrida por uma vaga em Londres, no ano que vem, a disputa em Perth é o maior passo. A dupla que ficar entre os dez primeiro colocados garante vaga do país nos Jogos e sai na frente em relação aos rivais. Depois, em fevereiro, será realizada a Seletiva nacional. Se a mesma parceira ficar com o título, confirma a classificação. Se for outra, um terceiro evento, na Europa, será o tira-teima.
- Neste ano, conquistamos o benefício de participar do evento-teste em Weymouth, o que é essencial. São as Olimpíadas sem a pressão. Podemos fazer uma série de testes que não faríamos nas Olimpíadas. E temos o Mundial. Em 2007, foi mais ou menos assim, em Cascais. Foi difícil, muitos velejadores bons. Não é fácil. Tendência é que dê certo, até pelos últimos resultados – afirmou Scheidt, lembrando que, caso nenhuma dupla brasileira conquiste a vaga para o país em Perth, teriam a última chance no Mundial de 2012, na França, que dá direito a quatro vagas.
Scheidt afirmou, no entanto, que a rivalidade com os outros velejadores, como Torben Grael, que faz dupla com Marcelo Ferreira, fica restrita ao tempo que passam na água.
- A rivalidade fica apenas para as provas. Torben é um ídolo desde que eu comecei. Ele talvez seja o velejador mais completo do mundo, com medalhas olímpicas, uma conquista na Volta ao Mundo e uma America’s Cup. Nenhum outro tem o currículo tão amplo.
Luta por vaga da Star em 2016
Enquanto focam em 2012, a dupla também tenta enxergar mais à frente. Com a classe Star praticamente excluída dos Jogos de 2016, Scheidt, bicampeão olímpico, acredita que ainda é possível reverter o caso. Em maio sairá a definição da questão.
- Está caminhando bem, temos o Comitê Olímpico Brasileiro como aliado. Temos dois caminhos: ou a inclusão da 11ª medalha, que passa pela aprovação do COI, que seria, ao meu ver, menos doloroso do que tirar uma que já entrou. Criaria menos conflito. Com lobby por votos, existe possibilidade de reverter a votação. Estamos com um representante se movimentando bem na Isaf (Federação Internacional de Vela).. Conversamos com alguns eleitores que se mostraram abertos até a mudar de voto. Existe uma série de interesses. É um quebra-cabeça que precisamos resolver.

Argentina musa do hóquei recusa proposta para posar nua em revista

Preocupada com a imagem, Luciana Aymar rejeita convite tentador

Por GLOBOESPORTE.COM Espanha
Luciana Aymar Argentina hóquei Mundial (Foto: EFE)Luciana Aymar, capitã da seleção de hóquei na
grama da Argentina (Foto: EFE)
Luciana Aymar, capitã da seleção de hóquei na grama da Argentina, disse não para a revista masculina mais famosa do mundo, a Playboy. A musa da modalidade, que concilia os gramados com a carreira de modelo, revelou que posar nua não está nos seus planos, e explicou que recusou ser capa da revista por se preocupar com a reputação diante dos fãs.
- Tenho fãs que são jovens e não parecia certo vincular a minha imagem com a revista. O dinheiro que eles me ofereceram era muito bom, mas eu disse não - disse a atleta, em entrevista ao jornal espanhol "As".
Luciana Aymar foi eleita sete vezes a melhor jogadora de hóquei do mundo. No ano passado, a musa superou o jogador de futebol Lionel Messi em eleição de melhor atleta do ano na Argentina.
luciana aymar   (Foto: Reprodução/Clarín)Luciana Aymar posa para a revista Gente (Foto: Reprodução/Clarín)

Musa do bodyboard volta a surfar após sobreviver a cirurgia na cabeça

Bete Pereira removeu um tumor de 4cm e, recuperada, tenta retornar às competições, entre bicos como faxineira, modelo e apresentadora no Havaí

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Bete Pereira bodyboard (Foto: Arquivo Pessoal)Fotos especiais no dia em que voltou a mergulhar,
um mês depois da cirurgia (Foto: Arquivo Pessoal)
O último inverno havaiano foi um recomeço para Elizabeth Pereira, uma baixinha que provoca espanto ao revelar sua idade: 34 anos. Mais espanto ainda quando conta com naturalidade que, em abril, estava dentro de uma sala de cirurgia, diante do risco de morrer ou de ficar paralisada. A bodyboarder retirou um tumor da cabeça. Aos poucos, foi ganhando confiança e voltando ao mar. Encarou Pipeline, o mais famoso pico de surfe do mundo. Sentiu, de novo, que estava de volta ao esporte.
Bete é uma personagem importante no universo do bodyboard. Além de competir, ela dava clínicas do esporte, participava de um projeto social e tentava organizar campeonatos no litoral sul de São Paulo. Em 2008, foi passar férias no Havaí e acabou ficando por lá.
No paraíso do surfe, um rotina pouco glamourosa. Assim como a maioria dos bodyboarders e surfistas que deixam o Brasil para morar no Havaí, ela se sustenta fazendo bicos. Mas o principal deles, a faxina - paga muito bem, ela lembra -, agora se tornou um risco por causa dos produtos químicos. Modelo fotográfica nas horas vagas, está tentando dar os primeiros passos na carreira de apresentadora de TV.
- Acho que o Havaí me salvou. Se morasse no Brasil, não sei se teria me preocupado em saber qual era o meu problema.
Bete Pereira bodyboard (Foto: Arquivo Pessoal)Bete voltou a surfar no ano passado
(Foto: Arquivo Pessoal)
Era um dia de agosto de 2009. Bete, depois de pedir emprestado o carro do campeão mundial Paulo Barcellos, saiu do North Shore rumo a Honolulu, junto com uma amiga. Na estrada, desmaiou ao volante. Ao acordar, segundos depois, não se lembrava do que tinha acontecido. Voltou a dirigir e, imediatamente, a ser seguida por três viaturas policiais. A amiga, desesperada, gritava para que ela encostasse o carro no acostamento. Dentro do cérebro da bodyboarder, as informações pareciam não fazer sentido nenhum.
Bete foi levada a um médico, mas, do diagnóstico - um tumor benigno de 4 centímetros - até a operação foram necessários seis meses. O risco era tamanho que não foi possível retirar todo o tumor. Em vez de quimioterapia, preferiu tentar tratamentos alternativos. A cada cinco meses, é submetida a novos exames.
Bete Pereira bodyboard (Foto: Arquivo Pessoal)Bete ainda faz faxina, mas vai começar a trabalhar
como apresentadora (Foto: Arquivo Pessoal)
- Eu podia morrer na cirurgia ou então ficar paralisada, caso uma veia fosse atingida. Retiram 60% do tumor. Depois, uma médica, pensando no meu bem, claro, disse que eu ia morrer se não fizesse radiação. Controlo com medicina chinesa, homeopatia e dieta. Fiz o último exame em setembro. Está tudo ótimo, mas tenho que controlar isso pelo resto da vida.
Antes do incidente, Bete tinha certo medo do mar. Surfava com um olho nas ondas, outro no horizonte. Temia ser atacada por um tubarão. Um mês depois da cirurgia, quando tirou os grampos da cabeça, entrou pela primeira vez na água. Sem medo.
- Deitada na cama do hospital, quando vi todo mundo com cara de choro, jurei que, se tivesse uma chance de viver de novo, levaria uma vida muito melhor. Quero ajudar quem passa pelo mesmo problema. Voltar a fazer um trabalho social, mostrar que é possível se curar.

CBF divulga datas, horários e locais dos jogos da segunda fase

Primeiro confronto entre times da Série A será entre Atlético-GO x Coritiba

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A CBF divulgou nesta quinta-feira datas, horários e locais dos jogos da segunda fase da Copa do Brasil. Os confrontos começam no dia 16 de março com o embate entre Paulista e Atlético-PR. Outras sete partidas serão disputados no mesmo dia, entre elas Fortaleza x Flamengo e Uberaba-MG x Palmeiras.
Nesta fase, o time que atuar fora de casa, no jogo de ida,  e conseguir vencer por dois ou mais gols de diferença elimina o adversário e garante vaga direta para as oitavas de final.
O primeiro confronto entre equipes da Séria A está marcado para o dia 17 e será entre Atlético-GO e Coritiba, em Goiânia.
Confira os jogos de ida com horários de Brasília:
16/03
19h30m - Paulista x Atlético-PR - Jundiaí
21h - Botafogo-PB x Caxias-RS - João Pessoa
21h - Sampaio Corrêa-MA x Santo André - São Luis
21h - Ipatinga-MG x Avaí - Ipatinga
21h50m - Fortaleza x Flamengo - Fortaleza
21h50m - Brasiliense x Ceará - Taguatinga
21h50m - Uberaba-MG x Palmeiras - Uberaba
21h50m - Bangu x Náutico - a definir
17/03
21h - Horizonte-CE x Guarani - Horizonte
21h30m - Atlético-GO x Coritiba - Goiânia
30/03
19h30m - Paraná x Botafogo - Curitiba
21h50m - ABC-RN x Vasco - Natal
21h50m - Paysandu x Bahia
21h50m - Santa Cruz x São Paulo
31/03
19h30m - Ponte Preta x Goiás - a definir
20h - Grêmio Prudente x Atlético-MG - Presidente Prudente
Confira os jogos de volta com horários de Brasília:
29/03
21h30m - Palmeiras x Uberaba-MG - São Paulo
30/03
21h - Guarani x Horizonte-CE - Campinas
21h50m - Flamengo x Fortaleza - Rio de Janeiro
21h50m - Ceará x Brasiliense - Fortaleza
21h50m - Coritiba x Atlético-GO - Curitiba
21h50m - Avaí x Ipatinga-MG - Florianópolis
31/03
19h30m - Bangu x Náutico - a definir
06/04
19h30m - Atlético-PR x Paulista - Curitiba
21h - Caxias-RS x Botafogo-PB - Caxias do Sul
21h50m - Atlético-MG x Prudente - Sete Lagoas
21h50m - Santo André x Sampaio Corrêa - Santo André
21h50m - Vasco x ABC-RN - Rio de Janeiro
21h50m - Bahia x Paysandu - Salvador
21h50m - Botafogo x Paraná - Rio de Janeiro
21h50m - São Paulo x Santa Cruz - São Paulo
07/04
19h30m - Goiás x Ponte Preta - Goiânia

Grupo descarta desavença e garante: 'Estamos juntos com o Joel'

Goleiro Jefferson lembra abraço coletivo em treinador e afirma que Botafogo está unido para reagir

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
jefferson botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Jefferson reforçou clima de união no Botafogo
(Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
O abraço coletivo ao fim da vitória sobre o River Plate-SE nos pênaltis, que levou à classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, foi o aviso. Um dia depois, os jogadores do Botafogo frisaram, com palavras, a união com Joel Santana. Em meio às especulações de problemas de relacionamento do treinador com alguns jogadores, os próprios integrantes do grupo fizeram questão de enaltecer a importância do comandante.
- Entre nós nunca houve crise. A maior prova disso foi que o abraçamos depois do jogo. Estamos juntos com o Joel. Aqui, nenhum soldado fica para trás. É importante é estarmos unidos para o Botafogo brilhar - afirmou o goleiro Jefferson, que foi o escolhido para ser o capitão da equipe na partida da última quarta-feira.
O recém-chegado Everton, que contra o River Plate foi titular pela primeira vez, ressaltou que a responsabilidade, seja positiva ou negativa, é de todos no Botafogo.
- O Joel é um paizão para todos aqui. A culpa pelo que vinha acontecendo não era dele, nós a dividimos. É um cara que eu gosto, que me dá moral e que me faz sentir em casa. Agora vamos buscar novas vitórias para tudo voltar ao normal - disse.

STJ mantém decisão que determina que São Paulo devolva Taça das Bolinhas

Decisão é favorável ao Flamengo, que deseja receber o troféu após o reconhecimento do título brasileiro de 1987

Por Richard Souza Rio de Janeiro
O São Paulo deve devolver a Taça das Bolinhas para a Caixa Econômica Federal (CEF). Nesta quinta-feira, a ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que medida cautelar determinada pelo juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, segue válida. Na semana passada, o magistrado decidiu que o clube paulista tem que entregar o troféu para a Caixa.
A ação na Justiça do Rio foi movida pelo Flamengo, que teve o título de 1987 reconhecido pela CBF e deseja a posse da taça, que seria dada ao primeiro pentacampeão brasileiro.
- A decisão do STJ prestigia a decisão tomada no Rio de Janeiro. Por enquanto, a taça vai para a Caixa. O São Paulo terá de devolvê-la sob pena de ser enquadrado na prática do crime de desobediência. Aí é um descumprimento deliberado – explicou o vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro.
Na noite da última terça-feira, o juiz Marcelo Mesquita Saraiva, da 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, havia julgado ação de manutenção de posse apresentada pela diretoria do Tricolor e decidiu que o troféu deveria permanecer com o clube paulista até o término da discussão.
Na última terça, o departamento jurídico do Flamengo ingressou na Justiça com um pedido de alteração da ação. Já que foi reconhecido pela CBF como campeão de 87, juntamente com o Sport, o Rubro-Negro quer que a Taça das Bolinhas saia do Morumbi e vá direto para a Gávea, sem passar pela CEF..
 

Emerson é liberado para jogar, mas Fred dificilmente encara o Resende

Ronaldo Torres, preparador físico do Fluminense, diz que Sheik precisa de ritmo de jogo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Ronaldo Torres Desembarque Fluminense (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Ronaldo Torres disse que Emerson não sente mais
dores (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
O Fluminense pode ganhar um reforço para o ataque no jogo deste sábado, contra o Resende. Emerson está liberado para jogar e pode ser aproveitado por alguns minutos na partida. Aliás, segundo o preparador físico do clube, Ronaldo Torres, é até necessário que o jogador entre em campo.
- O Emerson não está sentindo mais dores, o que é o mais importante. Fez alguns exercícios com bola e, do ponto de vista da preparação, está liberado para jogar alguns minutos. Aliás, seria até bom que jogasse para ganhar ritmo de jogo. Mas isso quem decide é o Muricy. Ele vai saber se é bom para o time ou não essa possibilidade - afirmou o preparador físico.
Se o Sheik tem presença liberada para o jogo deste fim de semana, o mesmo não acontece com Fred. O atacante dificilmente poderá encarar o Resende.
- O que o departamento médico me passou é que ele tem um edema que ainda está inchado. As chances de ele jogar são muito pequenas. Mas vamos ver nos próximos dias - disse Ronaldo Torres.
Fluminense e Resende se enfrentam sábado, às 18h30m (horário de Brasília). O jogo será disputado em São Januário.

Apresentado no Figueira, Jorginho admite conhecer pouco futebol de SC

Novo técnico lembra época em que substituiu Leandro na lateral-direita do Fla para superar a responsabilidade de substituir Márcio Goiano

Por clicRBS Florianópolis
Jorginho Figueirense (Foto: Divulgação / site oficial)Jorginho, o segundo da direita para a esquerda, na
apresentação (Foto: Divulgação / site oficial)
O técnico Jorginho chegou ao Figueirense nesta quinta-feira, admitindo conhecer pouco o futebol catarinense, mas lembrando os tempos de jogador para cumprir bem a missão de comandar o Alvinegro. O novo técnico, que substitui Márcio Goiano, está feliz e ansioso pela oportunidade. Nesta sexta, ele não dirigirá o time contra o Metropolitano na estreia do Figueira no segundo turno do Campeonato Catarinense.
Cauteloso, Jorginho afirmou que será uma grande responsabilidade substituir um técnico que tinha grande aceitação da torcida.
- É muita responsabilidade, mas lembro da minha época de jogador, quando no Flamengo tive que substituir Leandro, que na minha opinião era o melhor lateral-direito do mundo - explicou o técnico.
O novo comandante admitiu que conhece pouco o futebol de Santa Catarina, mas que já está estudando o Figueirense e os adversários no Estadual:
- Conheço pouco o futebol catarinense, mas estou vendo todos os jogos do Figueirense no primeiro turno. Sei que aqui no Sul do Brasil o futebol é mais pegado, mas tem qualidade também.
Sobre reforços, Jorginho quer primeiro conhecer melhor o grupo que tem à disposição para depois pensar em possíveis contratações para o Campeonato Brasileiro.
- Primeiro vou avaliar os jogadores que estão no clube no momento e só depois, se houver necessidade, vamos pensar em possíveis contratações - finalizou Jorginho.
Jorge Amorim de Campos tem 46 anos, e terá na sua comissão técnica o auxiliar Marcelo Cabo.

Técnico do Roma promete não levar passado de Adriano em conta

Montella diz que espera Imperador se recuperar para voltar ao time. Imprensa volta a publicar que clube já decidiu pela rescisão de contrato

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
Adriano (Foto: Reprodução)Adriano pediu desculpas à torcida do Roma em
entrevista após polêmicas (Foto: Reprodução)
O técnico do Roma, Vincenzo Montella, prometeu nesta quinta-feira não levar em consideração as polêmicas de Adriano quando o atacante estiver disponível para ser escalado. Recuperando-se de cirurgia no ombro direito, o Imperador ainda não está relacionado para o jogo com o Lecce, sexta-feira, pelo Campeonato Italiano.
Na entrevista coletiva da véspera da partida, Montella foi questionado sobre a situação do brasileiro. A imprensa italiana voltou a publicar nesta quinta que a diretoria do clube está decidida a rescindir o contrato do camisa 8, que só disputou cinco partidas (259 minutos) no Campeonato Italiano, uma da Liga dos Campeões e uma da Copa da Itália nesta temporada.
- Adriano está machucado e tem que se recuperar. Depois, será avaliado sem levarmos em conta o passado para ver se pode ou não nos ajudar - disse o treinador.
Segundo a "Gazzetta dello Sport", o novo diretor de operações do Roma, Gian Paolo Montali, já resolveu que o contrato de Adriano será rescindido. Porém, a diretoria está esperando o atleta ficar totalmente recuperado para acertar a saída sem precisar de brigas, com um acordo bom para as duas partes. Sem o Imperador, o Roma iria economizar pelo menos € 10 milhões (R$ 22,9 milhões).
Além de atuar pouco com a camisa do clube, o Imperador se envolveu em várias polêmicas. Recentemente, foi liberado para se recuperar no Brasil e adiou três vezes o retorno à Itália. No Rio de Janeiro, ainda foi flagrado bebendo cerveja e perdeu a carteira de habilitação por se recusar a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca.
Já em Roma, o atacante deveria ter feito um exame médico no último domingo para ter o ombro analisado, mas faltou o compromisso e deixou a diretoria irritada. Em seguida, Adriano deu uma entrevista pedindo desculpas à torcida e afirmou que está à disposição do clube para conversar.

Diego Souza é apresentado e recebe a camisa 10 do Vasco

Meia diz que, assim como Roberto Dinamite, chega para ser ídolo e fazer história no clube: 'Prevaleceu a minha vontade'

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Diego Souza (Foto: Divulgação / fliker)Diego Souza com camisa 10 do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / flickr)
Cercado de grande expectativa e depois de uma negociação complicada, Diego Souza foi apresentado no fim da tarde desta quinta-feira, em São Januário. O novo camisa 10 da Colina assinou contrato de quatro anos. O presidente Roberto Dinamite disse estar muito feliz com a aquisição e afirmou que o jogador era um sonho antigo da diretoria cruzmaltina.
- Há algum tempo tínhamos o interesse que ele vestisse a camisa do Vasco. Está vindo para somar ao nosso grupo depois de um árduo trabalho. É motivo de muita alegria, é um jogador de alta qualidade. Desejamos que ele e o time tenham muitas conquistas - disse o dirigente.
Diego Souza também disse estar feliz com o acerto com o Vasco porque este era o seu desejo. Sobre a responsabilidade de vestir a 10, ele afirmou que gostaria de fazer ao menos uma parte do sucesso que Dinamite obteve com esta camisa:
- Queria agradecer a todos porque a negociação não foi fácil. Mas prevaleceu a minha vontade. Disse que gostaria de jogar no Vasco e vou procurar honrar esta camisa e este número. O presidente foi uma das figuras raras que a vestiu. Espero ter dez por cento do sucesso dele. Tenho contrato longo e desejo um dia me tornar um ídolo, fazer história. .
O atleta disse que, apesar de ter perdido um pouquinho de sua condição física durante a negociação, espera estar à disposição no fim de semana após o carnaval, na terceira rodada da Taça Rio, contra o Madureira.
- Contra o Macaé e Duque de Caxias não dá, mas acho que no outro fim de semana (contra o Madureira) será possível. Fiz pré-temporada, mas perdi um pouco agora na negociação. Isto vou recuperar rápido - afirmou.
Prevaleceu a minha vontade. Disse que gostaria de jogar no Vasco e vou procurar honrar esta camisa e este número"
Diego Souza
Diego, que no Rio de Janeiro, sua cidade natal, já defendeu o Fluminense e o Flamengo, sabe que a cobrança no Vasco será grande, principalmente por causa do jejum de títulos do clube:
- Será pressão de time grande, acostumado a vencer títulos importantes. Se fica um tempo sem ganhar, tem alguma coisa errada. Vim porque acredito em vitórias e títulos. A equipe passou por um momento difícil já neste ano. Acredito que ninguém vá querer passar por isso de novo. Daqui para frente as coisas só tendem a melhorar.
O meia comentou sobre o fato de ser considerado por algumas pessoas um atleta indisciplinado, por causa de confusões que já protagonizou em campo. Ele, por exemplo, já se desentendeu com a torcida do Palmeiras e discutiu com o zagueiro Domingos, na época no Santos. Diego Souza, no entanto, disse que as pessoas confundem seu estilo agressivo dentro de campo:
- Nunca fui indisciplinado. Sempre trabalhei muito. Dentro de campo gosto de vencer. Não tem amizade nem nada disso. Olho a vitória e vou em busca dela. Dizem que sou agressivo, mas no futebol não tem lugar para os que perdem. Vencendo, conseguimos nos destacar.
Diego Souza (Foto: Divulgação / fliker)Diego Souza em frente ao seu armário no vestiário (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)
Confira outros trechos da entrevista:

Posição preferida para jogar

"Sou um meia-atacante, gosto de ficar perto do gol. É a posição que mais gosto, mas, se for da vontade do treinador, jogo onde for preciso".
Retorno ao Rio de Janeiro
"Sou carioca. Tudo favorece. Meu filho de três anos vai poder estar perto dos meus pais, e eu vou ficar perto do sobrinho. Tudo favorece. E o Vasco é um grande clube que vai me dar a condição de brigar por títulos".
Apoio da torcida vascaína
"O Torcedor tem me apoiado neste poucos momentos em que fiquei no Rio. É um começo, mas vou querer fazer história no Vasco. Desde o primeiro jogo vou ter que mostrar o motivo de eu ter vindo".

Elano, Maicon e Lúcio voltam à Seleção sob o comando de Mano

Lucas, do São Paulo, Henrique, do Cruzeiro, Jonas, ex-Grêmio e hoje no Valencia, são as surpresas da lista para amistoso contra a Escócia, dia 27

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
mano menezes seleção brasileira coletiva (Foto: Divulgação/ Mowa Press)Mano chamou três novidades (Foto: Mowa Press)
O técnico Mano Menezes anunciou nesta quinta-feira, no Hotel Sheraton, em São Conrado, uma lista cheia de novidades para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, no dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres. Além de vários retornos de atletas que disputaram a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, como o lateral-direito Maicon, o zagueiro Lúcio e o meia Elano, o treinador chamou pela primeira vez o apoiador Lucas, do São Paulo e destaque do Sul-Americano sub-20, no Peru, o atacante Jonas, ex-Grêmio e hoje no Valencia, e o volante Henrique, do Cruzeiro.
- O Jonas já vinha fazendo um grande trabalho no Grêmio. Na última convocação ficou aquela dúvida. Ele estava saindo para o Valencia e achamos melhor não chamá-lo naquele momento. O Henrique, a mesma coisa. Ele tem feito duas temporadas bem jogadas no Cruzeiro e faz o que pensamos para a função. Vamos ver como reage, o que pensa, isso que é importante. O Lucas já vinha se destacando no Brasileiro pelo São Paulo, confirmou no Sub-20 e vamos trazê-lo para a Seleção principal - explicou Mano Menezes.
O atacante Neymar, que também participou do Sul-Americano sub-20, retornou à Seleção principal após ser o artilheiro do time comandado por Ney Franco, com nove gols. As grandes ausências foram as dos meias Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, e Kaká, do Real Madrid, e do atacante Robinho, do Milan. O último vinha sendo chamado pelo treinador constantemente e chegou a ser o capitão do time canarinho.
- O Robinho fez parte de todas as convocações desde o início do nosso trabalho. Precisamos dar um descanso. Ele vem jogando muito, trabalhando no Italiano, na Liga dos Campeões. Conto com ele para a Copa América. Decidimos por tirá-lo da lista há dois, três dias. É apenas uma possibilidade dele recuperar um pouco, nada de especial - explicou Mano Menezes.
lucio maicon elano seleção brasileira (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Lúcio, Maicon e Elano retornam à Seleção (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Essa será a sexta partida da Seleção Brasileira sob o comando de Mano Menezes. Nos jogos anteriores, o time canarinho venceu três (Estados Unidos, Irã e Ucrânia) e perdeu os dois últimos compromissos, contra Argentina e França, ambos por 1 a 0.
Os jogadores que atuam no Brasil embarcam para Londres no dia 23 de março. Os atletas que defendem os clubes da Europa chegam à capital inglesa apenas no dia 24. O time vai treinar no CT do Arsenal e no próprio Emirates Stadium, na véspera do confronto contra a Escócia, em 27 de março.
Confira abaixo a lista de convocados da Seleção Brasileira:
Goleiros:Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Laterais:Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros:Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Lúcio (Inter de Milão)
Volantes:Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Meias:Elias (Atlético de Madri)
Elano (Santos)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Lucas (São Paulo)
Atacantes:Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Neymar (Santos)
Jonas (Valencia)

Ganso termina tratamento e volta a jogar contra o Colo Colo

Seis meses após cirurgia no joelho esquerdo, jogador é liberado pelo Departamento Médico e começa a participar de treinamentos coletivos

Por Adilson Barros Santos
ganso santos treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso já está liberado para participar dos coletivos
no Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Vivendo tempos conturbados, a torcida do Santos tem agora pelo menos um motivo para comemorar. O meia Paulo Henrique Ganso concluiu seu tratamento para recuperar o joelho esquerdo, operado no dia 28 de agosto do ano passado, e já está à disposição do técnico Marcelo Martelotte e dos preparadores físicos do clube. A expectativa é que o meia seja titular contra o Colo Colo-CHI, dia 16, no Chile, pela Taça Libertadores.

Ganso não joga desde o dia 25 de agosto do ano passado, quando torceu o joelho esquerdo e rompeu o ligamento cruzado anterior durante jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Ele foi operado três dias depois. Na ocasião, os médicos diziam que o tempo de recuperação iria variar entre seis e oito meses. A cirurgia completou seis meses na última segunda-feira.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o jogador disse que esperava estar em campo contra o Colo Colo, mas que gostaria de voltar a jogar na Vila Belmiro. No entanto, os médicos não trabalham com essa hipótese.
Segundo o médico santista Rodrigo Zogaib, ainda não é possível prever se o camisa 10 suportará os 90 minutos do jogo contra o Chile, mas o fato é que, do ponto de vista médico, ele está pronto para voltar a jogar. Sobre a chance de o jogador atuar contra o Botafogo, na Vila, no dia 12, Zogaib explica que não é o plano.
- Ele está se readaptando ao treino coletivo e às atividades corriqueiras do jogo de futebol. Está indo muito bem. Não tendo alteração, ele viaja no dia 14 para o Chile para jogar no dia 16. Não estamos pensando em retorno antes - afirmou.
Cronologia
25/08/2010 - Ganso sofre e lesão no joelho esquerdo na partida contra o Grêmio, no dia 25 de agosto, no Estádio Olímpico, em jogo do Brasileirão 2010.
28/08/2010 - Meia passa por cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento é realizado pelo médico ortopedista José Ricardo Pécora. A cirurgia dura cerca de 1h30m
21/09/2010 - Ganso retira pontos e já anda sem auxílio de muletas
27/11/2010 - Três meses após cirurgia, Ganso volta a correr e inicia nova fase de seu processo de recuperação
03/01/2011 - Camisa inicia trabalho de transição para retorno aos gramados
04/02/2011 - Jogador é liberado para realizar trabalho de readaptação com bola
03/03/2011 – Meia é liberado e está a disposição do técnico Marcelo Martelotte
 

Em dia de Marcelo e CR7, Real Madrid atropela o Málaga no Bernabéu: 7 a 0

Lateral-esquerdo brasileiro faz um gol e cria jogadas de três em goleada no Bernabéu. Cristiano Ronaldo marca três vezes e iguala Messi na artilharia

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Marcelo Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: Reuters)Marcelo e Cristiano Ronaldo foram os destaques
do Real contra o Málaga em casa (Foto: Reuters)
O Real Madrid contou com um dia inspirado de Marcelo e Cristiano Ronaldo nesta quinta-feira no Santiago Bernabéu: o lateral convocado por Mano Menezes fez um gol e criou a jogada de outros três na vitória de 7 a 0 sobre o Málaga, enquanto o atacante português marcou três vezes e igualou com Lionel Messi, do Barcelona, na artilharia do Campeonato Espanhol com 27.
O resultado pela 26ª rodada da competição mantém o time de José Mourinho em segundo lugar a sete pontos do líder Barcelona. O resultado mantém o time de José Mourinho a sete pontos do líder Barcelona. Já o Málaga, treinado por Manuel Pellegrini (ex-Real), é o penúltimo colocado com 23, apenas um a mais que o último Almería (veja a classificação completa).
Além de Marcelo e Cristiano Ronaldo, Di María e Benzema (duas vezes) marcaram para o time de Madri. Após defender Kaká e pedir paciência com o camisa 8, Mourinho não utilizou o ex-são-paulino na partida. Principal contratação do Málaga em janeiro, Júlio Baptista também não entrou em campo.
O Real volta a campo no domingo contra o Racing Santander, fora de casa. No sábado, o Barça recebe o Zaragoza pela 27ª rodada. Na terça, o clube catalão entra em campo contra o Arsenal em jogo decisivo da Liga dos Campeões: no jogo de ida, os ingleses venceram por 2 a 1 em Londres.
BRASIL MUNDIAL FC: veja desenho da possível nova camisa do Real Madrid
A goleada sobre o Málaga foi a maior do Real no Espanhol (pela Copa do Rei, o time fez 8 a 0 no Levante em janeiro). O primeiro foi marcado por Benzema, aos 27 da etapa inicial, aproveitando cruzamento de Xabi Alonso em cobrança de falta.
Aos 35, Di María ampliou depois de receber lançamento de Marcelo, arrancar do meio do campo e tocar na saída do goleiro Caballero. O lateral brasileiro ampliou aos 44, quando recebeu passe perfeito do argentino e bateu cruzado, da esquerda: 3 a 0.
Benzema gol Real Madrid (Foto: AFP)Benzema marcou duas vezes e ajudou o Real a golear o Málaga: a sete pontos do Barcelona (Foto: AFP)
No segundo tempo, Cristiano Ronaldo recebeu de Ozil e chutou de canhota para marcar o quarto aos cinco. Onze minutos depois, Marcelo cruzou e Benzema fez 5 a 0 de cabeça. Aos 21, Marcelo cruzou para a área e Gaspar cortou com a mão. Expulsão e pênalti: Cristiano Ronaldo cobrou e fez o sexto. O português ainda fechou o placar aos 32, ao aproveitar cruzamento de Canales.
Confira a 26ª rodada completa:
Terça-feiraEspanyol 1 x 2 Mallorca
Sevilla 3 x 0 Sporting Gijón
Quarta-feira
Getafe 1 x 1 Atletico de Madri
Osasuna 0 x 0 Deportivo La Coruña
Real Sociedad 1 x 1 Levante
Villarreal 1 x 0 Hércules
Zaragoza 2 x 1 Athletic Bilbao
Valencia 0 x 1 Barcelona
Quinta-feira
Almería 1 x 1 Racing Santander
Real Madrid 7 x 0 Málaga
03/03/2011 19h23 - Atualizado em 03/03/2011 19h40

'É um milagre minha mãe estar viva', diz Roger sobre tentativa de assalto

Jogador do Cruzeiro falou sobre o crime na noite desta quinta-feira (3).
Geuse Galera estava na garupa de moto ao ser baleada; namorado morreu.

Aluizio Freire Do G1 RJ
"É um milagre minha mãe estar viva", disse o jogador Roger Flores, do Cruzeiro, nesta quinta-feira (3), no hospital onde Geuse Galera, de 52 anos,  se recupera de uma cirurgia após ser baleada em uma tentativa de assalto em Ipanema, na Zona Sul do Rio.
"São pessoas cruéis, que não tem nenhum comprometimento com a vida. Eles atiraram à queima roupa, e o ferimento dela, graças a Deus, não foi tão grave," disse Roger no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul.
Na noite de quarta-feira (2), Geuse e seu namorado, o piloto Paulo Viola, estavam em uma moto quando foram abordados por criminosos nas ruas Alberto de Campos e Almirante Saddock de Sá. Ele teria reagido ao assalto e por isso os criminosos atiraram, fugindo em seguida pela contramão. Paulo morreu na hora com seis tiros. Ele foi enterrado na tarde desta quinta-feira no cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária.
Roger Flores fala sobre tentativa de assalto à mãe (Foto: Aluizio Freire/G1)Roger Flores fala sobre tentativa de assalto à mãe,
ao lado do ortopedista João Matheus Guimarães,
que operou Geuse Galera (Foto: Aluizio Freire/G1)
"O pior é o que ela está passando agora, com o estado emocional de ver a pessoa que ela amava morrer em seus braços" concluiu Roger na entrevista concedida a jornalistas. Segundo o jogador, o casal estava saindo da casa de Paulo para assistir ao jogo de Roger na casa de Geuse. O time do atleta estava jogando na Colômbia, onde ele ficou sabendo da tentativa de assalto.
Operação
O médico Michel Simoni, amigo da família de Roger, informou que ela passa bem após a operação que durou cerca de 1h20. Geuse está lúcida e tem previsão de receber alta em 48 horas.
"Ela está consciente, lúcida, lembra de tudo o que aconteceu. Ela disse que foi tudo muito rápido e está alternando momentos de depressão e choro", contou o médico da família.
  •  
O pior é o que ela está passando agora, com o estado emocional de ver a pessoa que ela amava morrer em seus braços"
Roger Flores, jogador do Cruzeiro
Simoni informou ainda que durante a cirurgia os médicos puderam constatar que não houve lesão neuromuscular, que era a grande preocupação da equipe.
Roger chegou ao hospital no início da tarde desta quinta para visitar sua mãe. Ele entrou pela porta dos fundos e não quis falar com a imprensa. Na quarta-feira, quando ocorreu o crime, o jogador estava na Colômbia, em uma partida pela Copa Libertadores da América, e chegou ao Rio num avião fretado.
Segundo o hospital, ela foi ferida no ombro e no punho e seu quadro é estável. Geuse passou a noite em um quarto, acompanhada de familiares.
Geuse Galera, mãe do jogador Roger Flores (Foto: Reprodução TV Globo)Geuse Galera, mãe do jogador Roger, foi baleada
na noite de quarta (2) (Foto: Reprodução TV Globo)
Geuse levou dois tiros
Após ser baleada, Geuse foi levada para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, e, em seguida, transferida na noite de quarta-feira (2) para o Copa D'Or. A informação foi confirmada pelo médico Michel Simoni, que trabalhou com Roger no Fluminense.
De acordo com o médico, Roger pediu que a mulher Deborah Secco ligasse para ele. "Vim assim que soube da notícia. Tenho uma relação de confiança com Roger. Escolhemos transferi-la para o Copa D'Or porque o chefe da equipe de ortopedia do local já trabalhou comigo no Hospital da PM e é bastante habilitado. Ela foi baleada no ombro e antebraço esquerdos, passa bem e está consciente, mas muito abalada com a morte do namorado", explicou o médico.
Mãe de Roger baleada em Ipanema (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo )Policiais cobrem o corpo do homem morto durante
tentativa de assalto em Ipanema (Foto: Marcelo
Carnaval / Agência O Globo )
Assaltos são comuns na região
De acordo com o morador da Rua Alberto de Campos, Michael Victor, de 37 anos, assaltos são comuns na região. "Meu prédio foi assaltado em dezembro.  Isso é muito frequente por aqui. Tinha uma cabine da PM na rua, mas foi removida", contou o morador.
Segundo a polícia, os agentes recolheram fitas das câmeras de segurança dos prédios da redondeza para analisar as imagens e tentar identificar os criminosos. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.