quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aldo Rebelo cobra, e presidente da Conmebol se reunirá com Cruzeiro

Ministro do Esporte do Brasil liga para Eugenio Figueredo, que garante agir contra racismo da torcida do Real Garcilaso: 'Repudiamos qualquer discriminação no futebol'

Por Assunção, Paraguai
368 comentários
O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eugenio Figueredo, prometeu que a entidade analisará as manifestações racistas da torcida do Real Garcilaso contra o volante Tinga, do Cruzeiro, que perdeu o jogo por 2 a 1. O dirigente uruguaio se informou sobre o caso apenas nesta quinta-feira, após receber um telefonema do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que cobrou uma reação enérgica.
Eugenio Figueredo, presidente da Conmebol (Foto: AFP)Eugenio Figueredo, presidente da Conmebol (Foto: AFP)
- Me inteirei sobre o assunto porque o ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, me ligou. Logo vi um vídeo na internet sobre o tema. Nós vamos pedir as informações respectivas e passaremos o caso para a Comissão de Disciplina da Conmebol. Amanhã receberemos uma comitiva do Cruzeiro que reunirá conosco para tratar do assunto – declarou Eugenio Figueredo, em entrevista ao portal Pasión Libertadores.      
O dirigente máximo da Conmebol reforçou que a entidade condena qualquer manifestação racista, mas não se adiantou sobre possíveis punições ao clube peruano.  
- A Confederação Sul-Americana repudia energicamente qualquer ato de discriminação no futebol – completou o uruguaio.
'inconcebível', diz aldo rebelo
Aldo Rebelo visita Campinas (Foto: Murilo Borges)Aldo Rebelo cobrou posição da Conmebol
(Foto: Murilo Borges)
Em nota oficial no portal do Ministério do Esporte, Aldo Rebelo também manifestou repúdio ao racismo da torcida do Real Garcilaso e reforçou o apoio a Tinga. O ministro também espera que a Conmebol não seja branda em suas punições.
- No ano em que o mundo inteiro se une para disseminar uma mensagem contra o preconceito durante a Copa do Mundo do Brasil, é inconcebível o comportamento que vimos em Huancayo. Tinga tem todo o nosso apoio na luta contra o racismo, que, esperamos, será combatido com firmeza pela Conmebol - publicou o ministro.
Pelo twitter, a Conmebol havia informado que avaliaria o caso e deixou claro que o Real Garcilaso deve ir a julgamento. O artigo 12 do regulamento disciplinar da entidade trata de discriminação e/ou comportamento semelhante e prevê punições em casos como este.
Na marca da cal: Botafogo vence o Bonsucesso com dois gols de pênalti
Henrique e Bolatti marcam na vitória por 2 a 0, a primeira dos reservas no Carioca. Público foi de 456 pagantes, recorde negativo entre grandes neste estadual
 
DESTAQUES DO JOGO
  • recorde negativo
    público
    Os 456 pagantes registraram o recorde negativo entre os públicos dos quatro grandes neste Carioca. Menos que os 693 de Bota 0 x 1 Friburguense.
  • primeiro jogo
    estreantes
    O goleiro Helton Leite e o meia-atacante Ronny fizeram  suas estreias pelo time. O primeiro foi pouco exigido, e o segundo sentiu a falta de ritmo.
  • como fica?
    no páreo
    Com a vitória, o Botafogo encurtou para cinco pontos a distância para o G-4. Restam ainda oito rodadas para o fim desta primeira fase.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
O ritmo do Botafogo no Campeonato Carioca é lento. A comunhão com a torcida está longe de ser a mesma da Libertadores. Dos 28.116 mil pagantes registrados há dois dias, contra o San Lorenzo, no Maracanã, para os 456 na tarde desta quinta-feira em Moça Bonita - pior público em jogos dos grandes neste estadual -, há uma enorme diferença. Mas o time precisava e voltou a vencer no Carioca. Em dois pênaltis, convertidos por Henrique e Bolatti, fez 2 a 0 no Bonsucesso, em jogo adiado da sexta rodada.
Com oito pontos, ainda está a cinco da zona de classificação para a fase semifinal - é o nono colocado da Taça Guanabara -, mas começa a melhorar. Essa foi a primeira vitória do time reserva, utilizado pelo técnico Eduardo Húngaro durante o Carioca. Até então o Botafogo tinha apenas uma vitória, contra o Madureira, quando atuou com os titulares.
- Agora, depois da vitória, vamos dar um upgrade para brigar pela vaga na semifinal. Faltava o último passe, e hoje conseguimos encaixar - disse Henrique.
Entre os considerados reservas que entraram em campo, o goleiro Helton Leite e o meia-atacante Ronny fizeram as suas estreias. Enquanto isso, Elias se despedia do clube. Sequer foi relacionado. No dia em que completa 27 anos, passou a tarde desta quinta ao lado da família. O atacante vai defender o Jiangsu Sainty, da China.  
O próximo compromisso do Botafogo é domingo, contra o Duque de Caxias, às 18h30m (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Bonsucesso, a uma posição da zona de rebaixamento, com cinco pontos e ainda sem vencer em sete rodadas, pega o Bangu, no mesmo dia, mas às 16h, no Teixeira de Castro.
Botafogo x Bonsucesso - Gol Bolatti (Foto: Vitor Silva /  SSPress)Jogadores comemoram o gol de pênalti do argentino Bolatti (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Muito calor, pouco futebol
Foi um primeiro tempo arrastado. O Bonsucesso parecia satisfeito em ficar recuado esperando a hora certa de atacar. E o Botafogo encontrava dificuldade para criar jogadas. Usou os laterais, e Junior Cesar e Alex subiram ao ataque - o lateral-esquerdo assustou em um chute de fora da área. Nada muito empolgante. Com pouco trabalho defensivo, os volantes Bolatti e Renato ousaram mais no ataque. Renato quase achou uma saída para o bloqueio ao pegar a sobra de um toque fraco do zagueiro Da Silva que ficou na medida. Bola para fora.

O calor castigava. Antes de a bola rolar, a temperatura era de 39 graus. De certa forma, dificultou o andamento da partida. Era comum ver um jogador em busca de uma garrafa de água na beira do gramado. O estreante Ronny deixou o primeiro tempo citando o forte calor.
- Está difícil, não vou falar nem do campo e nem do sol, que são para os dois times. Mas é uma situação complicada. Agora é conversar no intervalo para voltar melhor para o segundo tempo.
É pênalti

A proposta de jogo por parte do Bonsucesso pouco mudou. Atrás da linha do meio de campo, o time seguiu aguardando o avanço do adversário. O técnico Ricardo Barreto gritava para os comandados deixarem a troca de passes do Bota no campo defensivo. Mas quando os alvinegros atacaram, entraram na área e foram beneficiados pela displicência de Luiz Otávio. Ele não afastou, demorou e Henrique roubou a bola, sofreu o pênalti e converteu. Depois foi Bolatti. Ele pegou a sobra de um chute de Alex, cortou Lopes e também viu a penalidade assinalada pelo árbitro Leandro Newley Ferreira. O próprio argentino cobrou e ampliou.

Entre as tentativas de mudar a tragédia anunciada, Ricardo Barreto lançou Somália, ex-Fluminense, no lugar de Lipe. Mas era um time acuado. Lopes teve que se virar para salvar os chutes de Henrique e Gegê. A tarde era alvinegra, com a segunda vitória no estadual.
 

Inspiração alemã no uniforme do Fla gera provocação a adversários na rede


qui, 13/02/14
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Em seu Facebook oficial, a Federação Alemã de Futebol (DFB) admitiu que o novo segundo uniforme de sua seleção, listrado horizontalmente em vermelho e preto, é inspirado no Flamengo. Um rubro-negro aproveitou a homenagem e provocou torcedores de Bahia, Coritiba, Corinthians, Internacional e Santos, clubes que lançaram camisas predominantemente amarelas, alusivas à da seleção brasileira. A fornecedora de material esportivo da seleção alemã é a mesma do Fla – Adidas -, situação que se repete em relação ao quinteto que fez suas “amarelinhas”, patrocinado pela Nike.

Sochi dia 6: dores que aposentam e atropelam, mas não superam fratura

Polonesa leva ouro no cross country mesmo com o pé fraturado, patinador artístico russo sente as costas e abandona carreira, e funcionário é atropelado no bobsled

Por Sochi, Rússia
Comente agora
superaçãoPolonesa leva ouro mesmo com o pé fraturado
dor que aposentaRusso sente as costas e abandona competição e carreira
sochi curiosoSlopestyle sem bastão e chinesa com sorte na patinação de velocidade


Dor. Sensação permanente na vida dos atletas, que nesta quinta-feira, sexto dia de competições nos Jogos de Inverno de Sochi, foi ainda mais protagonista. Primeiro, foi vencida pela polonesa Justina Kowalczyk, ouro no esqui cross country 10km mesmo com o pé esquerdo fraturado. Levou a pior com o americano Jeremy Abbott, que caiu feio na patinação artística, mas se levantou e arrancou a classificação para a final. Mas as dores também saíram vitoriosas no mesmo Palácio Iceberg ao travarem o favorito Evgeni Plushenko. O russo desistiu de seguir na competição após sentir as costas e anunciou sua aposentadoria. A dor maior, porém, atingiu em cheio um funcionário desavisado, atropelado por um trenó antes do treino do bobsled na pista do Complexo Sank.
FOTOS: 'strike' no gelo, saltos incríveis nas montanhas e até 'lua' em chamas
Justyna Kowalczyk fratura o pé (Foto: Reprodução - Facebook)O pé fraturado de Justyna Kowalczyk: contusão de duas semanas atrás não impediu ouro da polonesa (Foto: Reprodução - Facebook)
Duas semanas atrás, Justina Kowalczyk sofreu uma fratura no pé esquerdo. Publicou as fotos da contusão e do raio-X em suas redes sociais e não desistiu. Chegou em Sochi e antes do ouro desta quinta ainda disputou os 15km da perseguição combinada no sábado, quando chegou em sexto lugar. Mesmo sem estar totalmente recuperada, confirmou seu favoritismo e conquistou sua quinta medalha olímpica, tornando-se a maior atleta de inverno de seu país.
Outro favorito ao ouro sucumbiu às dores. Evgeni Plushenko desistiu da apresentação do programa curto após sentir as costas no aquecimento. Além de deixar a disputa, diante de uma plateia atônita, o russo ainda anunciou a aposentadoria aos 31 anos, após uma coleção de respeitável de títulos, equivalente ao número de lesões. 
01
Atropelo no bobsled e choro de bronze

Seung Hi-Park olimpíadas de inverno (Foto: Getty Images)Seung Hi-Park: choro com o bronze após tripla queda na final (Foto: Getty Images)
Era para ser apenas o treino das duplas do bobsled. Mas um funcionário desavisado não havia percebido o sinal de alerta e acabou atropelado por um trenó que vistoriava a pista do Complexo Sanki. Teve as duas pernas quebradas e foi levado de helicóptero para o hospital, onde foi operado e não corre risco de morte, segundo informou o presidente do COI, Thomas Bach. 
Na patinação de velocidade, as quedas determinaram os resultados da final dos 500m feminino. A britânica Elise Christie derrubou a italiana Arianna Fontana e a coreana Seung-Hi Park, e deu a vitória para chinesa Jianrou Li, que chorou de emoção com seu treinador. Christie foi desclassificada e Fontana levou a prata. Park, que tentava dar a primeira vitória ao seu país na prova, também chorou a receber o bronze no pódio. 
02
Voo americano sem bastões e hegemonia alemã no luge

Nicholas Goepper selo Esquentou Sochi (Foto: Reuters)Nicholas Goepper: americano não usou os bastões e levou o bronze no slopestyle (Foto: Reuters)




Quem causou sensação com a medalha bronzeada foi Nicholas Goepper. No esqui slopestyle, o americano de 19 anos, atual campeão dos X Games, dispensou os bastões para poder executar melhor suas manobras aéreas e repetiu a colocação do campeonato mundial do ano passado.  
luge Alemanha Sochi (Foto: Getty Images)Tobias Wendl e Tobias Arlt garantem a hegemonia alemã no luge: quatro ouros e uma prata em Sochi (Foto: Getty Images)

Com a hegemonia no luge – foram quatro ouros e uma prata em quatro provas - a Alemanha manteve o primeiro lugar do quadro de medalhas. Por enquanto são sete de ouro, duas de prata e uma de bronze. Canadá, Noruega, Holanda e Estados Unidos vêm na sequência, cada um com quatro ouros e desempatados pelos números de pratas e bronzes. 
Josi Santos Esquiadora Brasileira (Foto: Amanda Kestelman)Josi Santos contra o trauma de Lais Souza (Foto: Amanda Kestelman)
O Brasil volta a competir nesta sexta-feira. Jaqueline Mourão disputa sua terceira e última prova em Sochi, os 15km do biatlo, ao meio-dia. Quinze minutos antes, Josi Santos encara a primeira classificatória do esqui estilo livre aéreos para mostrar se superou o trauma do acidente de Lais Souza. Além do apoio de psicólogos, Josi ainda recebeu um presente dos russos. O dia de disputas ainda terá mais uma rodada do hóquei no gelo masculino e as quartas de final do torneio feminino. O curling chega ao quinto dia e o skeleton terá sua decisão entre as mulheres. O SporTV transmite e o GloboEsporte.com acompanham em tempo real as competições a partir das 3h de Brasília. Confira os resultados e a programação completa!

MP confirma ação para obrigar CBF a devolver pontos a Lusa e Flamengo

Promotoria também quer condenar entidade a indenizar torcedores das duas equipes

Por São Paulo
1334 comentários
O promotor Roberto Senise Lisboa, da Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo, entrou nesta quinta-feira com uma ação civil pública contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo descumprimento do Estatuto do Torcedor. No entendimento do Ministério Público paulista, a entidade que comanda o futebol brasileiro errou ao corroborar a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que retirou pontos de Portuguesa e Flamengo por escalação irregular de jogadores - Héverton, da Lusa, e André Santos, do Fla - no Brasileirão do ano passado.
Com a ação civil, o MP paulista solicita também uma liminar e um pedido de antecipação de tutela a fim de anular a decisão do STJD e devolver os pontos aos clubes punidos. A promotoria quer ainda que a CBF seja condenada a indenizar por danos morais os torcedores dos dois clubes (o valor seria destinado a um fundo para usado em trabalhos de interesse comunitário), além de restituir em dobro os ingressos pagos, levando-se em conta o total de público de todos os jogos como mandantes das equipes no Brasileirão do ano passado. O MP pede que a CBF também seja condenada a restituir os assinantes de pay-per-view.
De acordo com Senise, os pedidos serão apreciados até o início da próxima semana por um juiz de São Paulo. Seja qual for o resultado, caberá recurso.
Para o clube paulista, o prejuízo foi maior. Com a perda de quatro pontos, a equipe rubro-verde foi rebaixada à Série B. Assim, o Fluminense, que havia caído, foi beneficiado e se manteve na elite. O Flamengo desceu para a 16ª posição, mas segue na primeira divisão.
Roberto Senise argumenta que a suspensão aos jogadores Héverton e André Santos deveria ter sido publicada no site da CBF antes da última rodada, como determina o Estatuto do Torcedor - mas só foi depois. Lusa e Flamengo argumentam que não sabiam das punições porque não houve a publicação. 
Ao punir os clubes, o STJD entendeu que eles já tinham ciência da suspensão de seus atletas. Por isso, não havia necessidade de publicação no site. Segundo Senise, o Estatuto do Torcedor é uma lei federal e não pode ficar abaixo de uma determinação do tribunal desportivo.
Em janeiro, quando instaurou inquérito para apurar o caso, o Ministério Público convocou a CBF para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nele, a entidade admitiria que havia errado ao desobedecer o Estatuto do Torcedor e se comprometeria a rever as punições. No entanto, a CBF recusou. Dessa forma, o MP decidiu pela ação civil.

São Paulo e Fluminense negociam troca de Osvaldo por Wagner

Cariocas procuram atacante de velocidade, e paulistas correm atrás de um
meia para ser o reserva imediato de PH Ganso depois da saída de Jadson

Por São Paulo e Rio de Janeiro
613 comentários
São Paulo e Fluminense não conseguirem concretizar a troca do zagueiro Rafael Toloi pelo atacante Rafael Sobis, mas continuam em negociações. Os nomes, no entanto, agora são diferentes: os tricolores conversam sobre a possibilidade de o atacante Osvaldo ir para as Laranjeiras, o que levaria o meia Wagner ao Morumbi. As diretorias consideram a transação válida para ambos. Os paulistas querem um jogador para ser o reserva imediato de Paulo Henrique Ganso, e os cariocas buscam atacante de velocidade que atue pelos lados do campo. O Flu, via assessoria de imprensa, confirmou que a negociação está em curso.
monategm Osvaldo e Wagner São Paulo e Fluminense (Foto: Editoria de arte)Osvaldo pode parar nas Laranjeiras, e Wagner, no Morumbi (Foto: Editoria de arte)
O acordo pode ser facilitado pela atual situação dos atletas. Osvaldo chegou a ser titular do São Paulo em alguns momentos em 2014, mas não conseguiu se firmar. Hoje, é reserva do trio formado por Ademilson, Pabón e Luis Fabiano. Para piorar, ainda ganhou a concorrência de Alexandre Pato.
Wagner vive situação semelhante no Fluminense. O jogador fez dois gols nesta temporada, mas sempre como opção no banco. As chances ficaram ainda menores com o esquema de três volantes utilizado pelo técnico Renato Gaúcho.

Sem dinheiro para fazer grandes investimentos, o Tricolor Paulista vem apostando em trocas para se reforçar. Até agora, o clube recebeu o volante Souza e cedeu o zagueiro Rhodolfo ao Grêmio, além de repassar o meia Jadson ao Corinthians e ganhar o atacante Alexandre Pato.
Adriano volta a jogar após quase dois anos, e Atlético-PR vence o Strongest
Imperador, que não atuava desde março de 2012, entra no fim do triunfo sobre equipe boliviana. Furacão divide a liderança do Grupo 1 com o Vélez Sarsfield
A CRÔNICA
por Fernando Freire
Uma noite especial na Vila Capanema. A vitória por 1 a 0 sobre o The Strongest, nesta quinta-feira, não marcou apenas a estreia com pé direito do Atlético-PR na fase de grupos da Taça Libertadores. Marcou também o retorno de Adriano aos gramados, depois de 22 meses afastado – a última partida do atacante havia sido no dia 4 de março de 2012, na derrota do Corinthians para o Santos, pelo Campeonato Paulista. Em seu primeiro jogo pelo Furacão, ele entrou aos 40 minutos da etapa final, praticamente não tocou na bola e não finalizou contra o gol rival. Mas quem se importa? Após ameaçar largar a carreira por causa de várias lesões e problemas extracampo, o Imperador era só alegria.
–  É um dia muito importante. Poder volta a jogar era a coisa mais importante para mim. Obrigado a todos – disse o camisa 30 logo depois da partida.
Ainda em busca da melhor forma física e de ritmo de jogo, Adriano trabalha gradativamente para ajudar o Rubro-Negro na Libertadores. E enquanto não chega a hora de ele atuar durante 90 minutos, o Furacão deu o primeiro passo para chegar ao mata-mata. O volante Paulinho Dias fez o gol da vitória contra os bolivianos ainda no primeiro tempo, e a equipe divide a liderança do Grupo 1 com o Vélez Sarsfield – o time argentino venceu o Universitario no outro jogo da rodada.
O Atlético-PR volta a campo no próximo dia 25, às 19h45m (de Brasília), contra o o próprio Vélez Sarsfield, no estádio José Amalfitani, na Argentina. O The Strongest busca a reação contra o Universitario, dia 20, no Hernando Siles, na Bolívia.
A partida teve 11.731 presentes – 10.485 pagantes, com renda de R$ 234.995 –, e estes viram um primeiro tempo brigado, mas com vantagem rubro-negra. Os times apresentavam o mesmo desenho tático: o 4-4-2. O time de Miguel Ángel Portugal, porém, tinha uma postura mais ofensiva. Os laterais Sueliton e Natanael apoiavam bastante, e o volante Paulinho Dias também aparecia constantemente na frente.
Adriano, Atlético-PR x The Strongest (Foto: AFP)Adriano era a imagem da felicidade ao entrar no gramado depois de 22 meses (Foto: AFP)
A qualidade da partida caiu no segundo tempo. O Atlético-PR rondava a área adversária, mas tinha dificuldades para chegar ao gol adversário. Quando os espaços apareceram, Natanael e Ederson erraram o alvo. Irritados, torcedores pediram a entrada de Adriano. O técnico, porém, colocou Bruno Mendes e Mirabaje, que estreou com a camisa rubro-negra. E foi só aos 40 minutos que Miguel Ángel colocou o Imperador. Ele apareceu pouco no jogo, mas o suficiente para fazer a festa da torcida e conquistar uma vitória pessoal.
Como um centroavante, Paulinho Dias faz 1 a 0
Atlético-PR e The Strongest sofreram com a forte marcação e com as péssimas condições do gramado nos 15 minutos iniciais, período em que a partida limitou-se ao meio-campo. Os mandantes começaram assustando com Ederson, que obrigou o goleiro Jemio a fazer a primeira defesa da partida, e com Natanael, que bateu por cima do gol. Apesar de mais cauteloso, com duas linhas de quatro jogadores e apenas Pablo Escobar e Boris Alfaro na frente, o Tigre também levou perigo. Primeiro, Alfaro bateu para fora. Depois, Ríos parou em Weverton.
Apoiado pela torcida, que lotou a Vila Capanema, o Furacão partiu para a pressão. Aos 19, Sueliton acertou o travessão, e na sequência Ederson obrigou Jemio à difícil defesa. Três minutos depois, não teve jeito. Sueliton, figura constante no campo de ataque, cruzou com precisão, e Paulinho Dias apareceu como um centroavante para mandar a bola para o fundo das redes: 1 a 0 e festa rubro-negra. A partida continuou movimentada, mas as chances de gol tornaram-se mais raras. O Furacão só voltou a assustar aos 37, quando Ederson bateu, a bola desviou e saiu rente à trave.
Paulinho Dias comemora, Atlético-PR x The Strongest (Foto: EFE)Paulinho Dias comemora o gol que deu a vitória do Atlético-PR sobre o Strongest (Foto: EFE)
Adriano volta aos gramados após 22 meses
Os times retornaram para a etapa final sem alterações, mas o ritmo da partida caiu. O Atlético-PR rondava a área adversária, mas sem conseguir criar um lance de perigo. Natanael ainda apareceu livre, mas bateu para fora. Um raro momento de escape diante da forte marcação boliviana, e com 12 minutos de bola rolando os torcedores ensaiaram o primeiro coro pedindo a entrada de Adriano. O The Strongest quase empatou, mas Weverton salvou o cacebeceio de Lopez e o chute cruzado de Alfaro.
Miguel Ángel Portugal, então, mexeu no time, mas nada do Imperador. Mosquito e Fran Mérida saíram para as entradas de Bruno Mendes e Mirabaje, respectivamente, e o jogo continuou mais brigado do que jogado. Em outra rara oportunidade, Ederson apareceu livre pela direita, mas errou o alvo. O jogo caminhava para uma vitória sem muita emoção do Atlético-PR, até Miguel Ángel, aos 40, colocar o Imperador, para delírio da torcida. O atacante pouco tocou na bola, mas pôde comemorar uma importante vitória. Pessoal e coletiva.