quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mano Menezes chega a Arequipa e empolga garotada da Seleção sub-20

Treinador vai acompanhar algumas partidas do hexagonal final do Sul-Americano antes de seguir para o amistoso do time principal, em Paris

Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru
O técnico Mano Menezes, da Seleção Brasileira principal, desembarcou na tarde desta quarta-feira em Arequipa, no Peru. O treinador está hospedado no Hotel Libertador, concentração da garatodada do time sub-20 para o hexagonal final do Sul-Americano da categoria. O comandante canarinho vai acompanhar o desempenho da equipe formada por Ney Franco na reta final do torneio continental, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.
Mano Menezes chegando ao hotel em ArequipaMano Menezes chegou na tarde desta quarta-feira no hotel onde a sub-20 está hospedada (Mowa Press)
Na primeira fase da competição, o assistente de Mano Menezes, Sidnei Lobo, e o preparador físico Carlinhos Neves assistiram aos primeiros jogos do time canarinho no Sul-Americano. Na ocasião, a equipe venceu o Paraguai (4 a 2) e a Colômbia (3 a 1). O treinador não conversou com a imprensa em sua chegada ao Peru.
Empolgados com a presença do comandante do time principal em Arequipa, os jogadores vibraram com a chance de mostrar um bom trabalho para o treinador do time principal.
- É importante saber que estamos sendo observados pelo treinador da principal. É uma motivação ainda maior saber que você pode chegar à equipe principal - afirmou Alex Sandro.
O zagueiro Saimon, um dos destaques da vitória por 1 a 0 sobre o Equador, na madrugada da última quarta-feira, também comentou a presença de Mano Menezes em Arequipa.
- É bacana saber que ele está por aqui. É um exemplo de profissional. O Mano disse que acompanharia o nosso trabalho e já está no Peru. A presença dele será muito importante para o nosso grupo - disse o zagueiro.
Nesta quarta-feira, a Seleção Brasileira sub-20 vai realizar uma atividade leve na academia. Na quinta-feira, o grupo fará um treino no campo, mas o local ainda não foi definido.

Lucas vibra com nova convocação para Seleção Brasileira

Volante do Liverpool é chamado pelo técnico mano Menezes para amistoso contra França

Por GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterr
Lucas na partida do Liverpool contra o BoltonLucas em ação pelo Liverpool (Foto: Getty Image)
Figurinha carimbada em todas as convocações de Mano Menezes, o volante Lucas, do Liverpool, vibrou por ver seu nome em mais uma lista da Seleção Brasileira. O ex-gremista é um dos 23 atletas que vão enfrentar a França, dia 9 de fevereiro, no Stade de France.
Segundo o jogador, a continuidade no grupo é importante, principalmente com a proximidade da Copa América, que será disputada em julho, na Argentina.
- Esse amistoso contra a França será especial pois esta é a primeira vez que os enfrentaremos depois da Copa de 2006. Assim como Mano Menezes está procurando fazer na Seleção Brasileira, a França está num processo de renovação, buscando aliar jogadores jovens com outros mais experientes. Acreditamos que será um jogo bem equilibrado. Está chegando a Copa América e é sempre importante manter uma continuidade dentro do grupo - afirmou Lucas.
 

Surpresa na seleção brasileira, Jadson
soube de convocação por empresário

Meia do Shakhtar Donetsk afirmou que estrear contra a rival França não o intimida
Mauricio Duarte, do R7
DivulgaçãoDivulgação
Jadson comemorou sua primeira vez na seleção brasileira
O meia Jadson foi uma das principais novidades na convocação de Mano Menezes da seleção brasileira que irá disputar um amistoso contra a França, em Paris, no dia nove de fevereiro. Ainda surpreso com o chamado, o jogador do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, falou com a reportagem do R7 pelo telefone e afirmou que nem estava acompanhando o momento em que o treinador anunciou a lista dos selecionáveis. 

Mano chama novatos para enfrentar a França

- Eu não estava acompanhando. Fiquei sabendo através do meu empresário. Na hora fiquei muito feliz, me surpreendi. Sempre sonhava com essa oportunidade de ser convocado. A gente fica na expectativa. Vou tentar dar o meu melhor para ajudar a seleção.

Fotos: veja as novidades da lista de Mano

Jadson jamais defendeu a seleção brasileira, nem mesmo em categorias de base. Sabendo que tem poucas chances de ser titular na equipe, o ex-jogador do Atlético Paranaense afirmou que a intenção é se doar ao máximo nos treinamentos para ter uma oportunidade de voltar em futuras convocações.

- Vou treinar e mostrar meu futebol para conquistar o meu espaço. Claro que tem grandes jogadores e a concorrência é difícil. Mas eu vou com a expectativa de voltar mais vezes.

O fato de sua estreia ser contra um dos maiores rivais do Brasil não amedronta Jadson. De acordo com ele, é preciso encarar a França como se fosse um adversário qualquer. O importante é aproveitar a passagem pela seleção.

- A França é uma grande equipe, rival do Brasil. Mas pode ser qualquer time, que eu vou servir à seleção com o maior prazer e dar o meu melhor.

Justamente por jamais ter estado na seleção brasileira, o meia não conhece quase nenhum de seus colegas convocados. Porém, Jadson acredita que isso não fará com que ele se sinta isolado do grupo. Para se prevenir, ele já tratou de pegar informações com seus dois companheiros de equipe que já foram lembrados por Mano Menezes: Douglas Costa e Fernandinho.

- Eu não conheço praticamente ninguém lá. Mas não tem problema. O Fernandinho e o Douglas já foram convocados e falaram que o pessoal é gente boa.

Jogando na distante Ucrânia, Jadson não esconde o desejo de partir para um dos grandes centros da Europa. Embora não especifique time ou país, ele torce para que o futuro lhe reserve uma transferência de sucesso.

- Eu tenho o sonho de jogar no futebol mais central da Europa. Estou trabalhando para isso, mas tudo tem a sua hora, quem sabe no futuro possa dar certo.

'Irmão adotivo' de Neymar joga em SC e brinca: 'É difícil ele passar por mim'

Jô, que será apresentado no Marcílio Dias nesta quinta, morou por quatro anos com o atacante do Santos e ajudou a consolá-lo após crise com Dorival Júnior

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
neymar jo Amizade de Neymar com Jô faz atacante chamá-lo
de irmão adotivo (Foto: Arquivo Pessoal)
O calendário na parede da escola em Petrolina mostrava que o ano era 2005. Apreensivo, Joclécio, de apenas 13 anos, criou coragem, se despediu dos amigos de classe e da família e embarcou em uma viagem de quase três mil quilômetros em busca de um sonho. Era o Santos, time do Rei Pelé, que estava chamando o menino de Pernambuco para treinar nas categorias de base. Sem conhecer ninguém na cidade paulista, ele colocou seu uniforme alvinegro e entrou em campo para o primeiro dia na Vila Belmiro. Um passe bonito, uma marcação forte, e o olhar encontrou um sorriso parecido com o seu. Alguém que também queria brilhar no futuro do Peixe. Assim, nascia a “irmandade” entre Jô e Neymar.
A amizade iniciada logo na chegada a Santos cresceu com o tempo. Cerca de um ano depois, Neymar convidou Jô para deixar o alojamento e ir morar em sua casa. A família recebeu o adolescente de braços abertos, e o atacante até passou a chamar o amigo de “irmão adotivo”.
Não importa o que aconteça, ele vai ser sempre meu irmão, e eu vou ser seu fã número 1"
Mas o tempo passou. O mais velho mostrou uns dribles aqui, outros ali, e quando menos viu já estava no time principal do Santos e na Seleção Brasileira. Enquanto isso, Jô continuava morando com ele, mas ainda na base do Peixe. Em novembro de 2010, teve uma chance de ouro. Foi chamado para jogar no Qatar. Porém, durou pouco. A regra do time de só poder contar com três estrangeiros fez o pernambucano voltar ao Brasil em apenas um mês. O destino, no entanto, não foi Santos. Agora, com 18 anos, Jô teve de cortar o cordão umbilical novamente e se afastar de Neymar. Nesta quinta-feira, ele assinará contrato de um ano como jogador profissional do Marcílio Dias e estará pronto para disputar o Campeonato Catarinense.
- Eu estava parado porque, quando fui para o Qatar, perdi o período de inscrição para jogar a Copinha pelo Santos. Então, o Neymar (pai do atacante, que tem o mesmo nome) conversou com o pessoal do Marcílio e o Júnior (Gonzalez, empresário do jogador) conseguiu essa oportunidade para mim. Espero dar muita alegria à torcida, que eu já vi que gosta muito de futebol - contou o volante, que chegou há apenas dois dias na cidade de Itajaí, casa do Marinheiro, apelido da equipe catarinense.
Jô brinca: ‘É difícil Neymar passar por mim’
Jô treinou ao lado de Neymar durante quase três anos. Mas engana-se quem pensa que o pernambucano tem o mesmo estilo do atacante. Volante de marcação, ele conta que cada um faz a sua função no time e garante que, contra ele, o jogador do Peixe não tem tanta facilidade para dar seus dribles.
neymar jo gansoJô jogou ao lado de Neymar e Ganso nas categorias de base do Santos (Foto: Arquivo Pessoal)
- Deixo a parte de fazer gols mais para ele. Meu negócio é marcar, ficar em cima e sair para o jogo só quando der. Posso falar que marcar um cara da capacidade dele é complicado. Mas eu já me dei muito bem em cima dele também. É difícil ele passar por mim (risos) - brincou.
O volante contou até uma artimanha do irmão para tentar enganar sua marcação.
- Na época da base, ele era titular, e eu, reserva. Então, brincava muito comigo porque, quando a bola está longe, eu, às vezes, fico meio desligado, só olhando para a frente, acompanhando a jogada lá. Então, ele vinha para o meu lado e gritava: “Olha a bola”. Eu levava um susto e saía correndo. Aí, ele começava a rir - contou Jô.
Consolo a Neymar na crise com Dorival Júnior
neymar joJô teve de consolar Neymar depois da crise com o
técnico Dorival Júnior (Foto: Arquivo Pessoal)
Apesar das brincadeiras, Jô lembrou de um momento em que o sorriso de Neymar deu lugar a uma expressão chateada. Era a fase de maior tensão da carreira do atacante. Em setembro de 2010, o jogador xingou Dorival Júnior por não ter permitido que ele cobrasse um pênalti contra o Atlético-GO durante o Brasileirão. A indisciplina teve grande repercussão, com o técnico do Dragão, René Simões, dizendo que “estavam criando um monstro”. A diretoria do Santos decidiu não atender ao pedido de Dorival de dar uma punição mais severa ao atleta e demitiu o treinador.
- Foi um momento muito difícil. Uma hora em que tive que emprestar meu ombro de irmão mesmo. O René estava um pouco nervoso, falou sem pensar no que o Neymar poderia sentir. Então, para distraí-lo, saíamos para comer alguma coisa fora de casa, para brincar. Depois, voltávamos e jogávamos sinuca e videogame - lembrou Jô.
Fã número 1 de Neymar
Depois de quatro anos morando na mesma casa, Jô e Neymar não estão mais dividindo o teto desde novembro, quando o volante foi para o Qatar. Agora, em Itajaí, ele admite que vai sentir falta das conversas e brincadeiras com o irmão.
- Conheci o Neymar no meu primeiro dia de treino em Santos. Tinha só 13 anos. Vai ser estranho ficar longe dele. A gente sempre esteve junto, torcendo um pelo outro, brincando, fazendo piada. Mas a vida é assim mesmo, né? Não importa o que aconteça, ele vai ser sempre meu irmão, e eu vou ser seu fã número 1 - concluiu Jô.

De forma poética, PC diz que grupo está machucado, mas que vai reagir

Treinador afirma que confiança do trio de estreantes vai ajudar a equipe

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
eduardo costa pc gusmão anderson martins dede vasco treinoPC orienta Eduardo Costa durante
treino (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)
O início do Campeonato Carioca tem sido um verdadeiro filme de terror para o Vasco. As duas derrotas nos dois primeiros jogos colocaram a equipe em difícil situação na Taça Guanabara. Nos últimos dias, torcedores fizeram protestos em São Januário. Segundo o técnico PC Gusmão, tudo isso tem mexido muito com a cabeça dos jogadores. Mas o treinador garante que o time vai mostrar que pode muito mais.
- O início foi ruim, mas a gente jamais perdeu a confiança. Temos conversado uns com os outros. O grupo está machucado. Mas peço o apoio da torcida. Aqui temos um grupo de homens que não se omitem e que ainda vão fazer a Cruz de Malta brilhar muito no peito – poetizou.
Para PC, as entradas de Dedé, Anderson Martins e Eduardo Costa devem melhorar muito o time principalmente na questão psicológica. O treinador acha que a confiança do trio pode passar para o resto do grupo.
- O futebol passa muito pela questão da confiança. O Dedé foi eleito o melhor do Brasil ano passado. O Eduardo tem experiência internacional e o Anderson vinha muito bem na pré-temporada. Não estou falando nem da questão técnica. É a cabeça mesmo. Eles estão muito confiantes e tranquilos. Isso pode ajudar muito.
Técnico sem medo de especulações sobre sua saída
Aparentando tranquilidade, PC falou sobre a pressão em que se encontra. Afinal, caso o time não conquiste um bom resultado contra o Boavista, as especulações em torno de sua possível saída aumentarão. Mas, para o treinador, não há motivo para pensar nisso.
- Resultados ruins sempre te enfraquecem. Mas eu tenho que ter convicção do trabalho que faço. Eu e a comissão técnica estamos muito alinhados na linha de trabalho. O que nos fortalece é ter a certeza que o trabalho está sendo bem feito.
Nesta quinta, o Vasco encara o Boavista, às 17h (horário de Brasília), no Engenhão. O jogo é válido pela terceira rodada da Taça Guanabara.

De forma poética, PC diz que grupo está machucado, mas que vai reagir

Treinador afirma que confiança do trio de estreantes vai ajudar a equipe

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
eduardo costa pc gusmão anderson martins dede vasco treinoPC orienta Eduardo Costa durante
treino (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)
O início do Campeonato Carioca tem sido um verdadeiro filme de terror para o Vasco. As duas derrotas nos dois primeiros jogos colocaram a equipe em difícil situação na Taça Guanabara. Nos últimos dias, torcedores fizeram protestos em São Januário. Segundo o técnico PC Gusmão, tudo isso tem mexido muito com a cabeça dos jogadores. Mas o treinador garante que o time vai mostrar que pode muito mais.
- O início foi ruim, mas a gente jamais perdeu a confiança. Temos conversado uns com os outros. O grupo está machucado. Mas peço o apoio da torcida. Aqui temos um grupo de homens que não se omitem e que ainda vão fazer a Cruz de Malta brilhar muito no peito – poetizou.
Para PC, as entradas de Dedé, Anderson Martins e Eduardo Costa devem melhorar muito o time principalmente na questão psicológica. O treinador acha que a confiança do trio pode passar para o resto do grupo.
- O futebol passa muito pela questão da confiança. O Dedé foi eleito o melhor do Brasil ano passado. O Eduardo tem experiência internacional e o Anderson vinha muito bem na pré-temporada. Não estou falando nem da questão técnica. É a cabeça mesmo. Eles estão muito confiantes e tranquilos. Isso pode ajudar muito.
Técnico sem medo de especulações sobre sua saída
Aparentando tranquilidade, PC falou sobre a pressão em que se encontra. Afinal, caso o time não conquiste um bom resultado contra o Boavista, as especulações em torno de sua possível saída aumentarão. Mas, para o treinador, não há motivo para pensar nisso.
- Resultados ruins sempre te enfraquecem. Mas eu tenho que ter convicção do trabalho que faço. Eu e a comissão técnica estamos muito alinhados na linha de trabalho. O que nos fortalece é ter a certeza que o trabalho está sendo bem feito.
Nesta quinta, o Vasco encara o Boavista, às 17h (horário de Brasília), no Engenhão. O jogo é válido pela terceira rodada da Taça Guanabara.

Timão inicia batalha pela América na última oportunidade da 'era Ronaldo'

Corinthians recebe o Tolima, nesta quarta-feira, no Pacaembu, tentando abrir boa vantagem para jogar com mais calma o segundo duelo, em Ibagué

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Ronaldo no treino do Corinthians com chuvaRonaldo Fenômeno trabalha debaixo de forte
chuva no último treino (Foto: Ag. Estado)
A história começa a escrever, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o que pode ser o mais importante capítulo da passagem de Roberto Carlos e Ronaldo pelo Corinthians. Depois de um último treino debaixo de um forte temporal, chegou a hora de a dupla fazer chover. Idolatrados no mundo todo, os pentacampeões têm a última chance na carreira de inscreverem, para sempre, seu nome na história corintiana. Não há mais espaço para erros, já que ambos devem pendurar as chuteiras em dezembro. Depois do fracasso de 2010, o Timão dá o pontapé inicial na Taça Libertadores pressionado pela torcida, ávida pela inédita conquista, e por ainda não ter jogado bem no ano. O adversário é o pouco conhecido Deportes Tolima-COL, azarão na briga por uma vaga na fase de grupos.
Mais do que a eterna cobrança para vencer a competição sul-americana, o Corinthians convive também com a desconfiança. A diretoria não conseguiu os reforços de peso que prometeu e, de quebra, perdeu peças importantes, como o zagueiro e capitão William, aposentado, e o motorzinho do meio de campo Elias, vendido ao Atlético de Madri, da Espanha. Para piorar, o rendimento alvinegro no Campeonato Paulista não é nada animador. São dois empates e uma vitória, com atuações bem distantes do que imagina a Fiel (confira o preço dos ingressos).
A seu favor, o Corinthians conta com um elenco que joga junto há um bom tempo e tem experiência no torneio. Na última edição da Libertadores, o time fez a melhor campanha de toda a primeira fase, mas acabou eliminado logo nas oitavas de final pelo Flamengo. A eliminação precoce na competição não abalou a equipe, que foi bem no Brasileiro. O Alvinegro lutou pelo título até a última rodada, mas terminou em terceiro e teve que jogar a primeira fase da Libertadores, que precede à de grupos.
O Tolima não põe medo, mas é encarado como uma incógnita. O clube se classificou como aquele que mais somou pontos entre os torneios Clausura e Apertura, porém, não ficou com o título. O elenco é modesto e sem jogadores conhecidos. Rodrigo Marangoni, estrela do time nos últimos anos, enfraqueceu o elenco com sua ida para o Barcelona-EQU. A aposta agora é em Wilder Medina, artilheiro do último Campeonato Colombiano, com 16 gols.
O segundo duelo está marcado para o dia 2 de fevereiro, em Ibagué. O vencedor deste confronto pegará uma chave nada agradável. O Grupo 7 é visto como o da morte pelos clubes e tem já garantidos o Estudiantes-ARG, Cruzeiro e Guaraní-PAR.
O chileno Enrique Osses apita a partida. Ele será auxiliado pelos compatriotas por Patricio Basualto e Sergio Román. A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP, TO e MS. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real.
header o que esta em jogo
Corinthians: como disse o lateral-esquerdo Roberto Carlos, é o momento de atropelar o adversário. O Timão precisa abrir uma boa vantagem para jogar mais tranquilo na Colômbia. Uma vitória por alguns gols de diferença praticamente garante a classificação corintiana.
Tolima: os colombianos buscam o caminho inverso. A hora é de segurar a força corintiana e levar para Ibagué um empate. Até mesmo uma derrota por um gol de diferença é bem vista pelos jogadores, principalmente por confiarem em suas atuações como mandantes.
header as escalações 2
Corinthians: Tite vai mandar a campo a força máxima do Timão. O lateral-direito Alessandro, recuperado de uma catapora, retorna à equipe na vaga de Moacir, que sofreu uma lesão na coxa direita no último domingo. O Alvinegro atuará no esquema mais vitorioso da era Mano Menezes, o 4-3-3. A escalação: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Bruno César; Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique.
Tolima: Hernán Torres não deve apresentar grandes novidades na equipe colombiana depois de alguns jogos na pré-temporada. O esquema tático será mais cauteloso, contudo, sempre visando os espaços nas costas dos laterais. A formação: Silva; Vallejo, Julian Hurtado, Arrechea e Noguera; Chara, Bolívar, John Hurtado, Castillo e Murillo; Medina.

header fique de olho 2
Corinthians: Ronaldo promete que a última temporada como jogador profissional será em alta. Apesar de duas atuações apenas regulares contra Portuguesa e Noroeste, o Fenômeno conta com um histórico de dar inveja a qualquer um. É o maior artilheiro da história das Copas do Mundo em ação.
Tolima: Medina é a grande arma dos colombianos. Veloz e com muito boa movimentação, o atacante de 29 anos fez sucesso na última temporada, anotando 16 gols e sendo artilheiro máximo do campeonato local. Única peça no ataque, ele promete infernizar Chicão e Leandro Castán com muita velocidade.
header o que eles disseram
Tite, técnico do Corinthians: “Temos que tirar alguma vantagem do jogo. Vencer e não tomar gol, melhor. Essa partida tem um caráter decisivo de 180 minutos. Conquistar uma boa vantagem com um bom desempenho é fundamental”.
Hernán Torres, técnico do Tolima: “Temos que jogar. Ninguém vence antes disso. Respeitamos muito o Corinthians, que tem uma história muito grande no futebol, mas também queremos a classificação”.
header números e curiosidades
* Corinthians e Tolima se enfrentam pela primeira vez pela Taça Libertadores da América. O Timão disputa a competição continental pela nona vez e apenas pela segunda de forma consecutiva (a outra foi em 99 e 2000). Já o Tolima acumula cinco participações.
* O Timão participou das Libertadores em 77 (eliminado na primeira fase); 91 (eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors); 96 (eliminado nas quartas pelo Grêmio); 99 (eliminado pelo Palmeiras nas quartas); 2000 (novamente eliminado pelo Palmeiras, nas semifinais); 2003 e 2006, sendo eliminado pelo River Plate nas 8º de final em ambas as oportunidades, e 2010 quando caiu diante do Flamengo nas oitavas. O São Paulo, com 15 participações, é a equipe brasileira que mais disputou a Taça Libertadores.
* Esta é a quinta vez que o Corinthians enfrenta um adversário colombiano pela Libertadores. Em 2006, o Timão pegou duas vezes o Deportivo Cali, vencendo os dois jogos, por 1 a 0, na Colômbia, gol de Ricardinho, e 3 a 0, em São Paulo, gols de Marcus Vinicius, Tévez e Nilmar. Ano passado, o Timão empatou com o Independiente Medellín (1 a 1), em Bogotá, e venceu por 1 a 0, em São Paulo. Entre todos os países com representantes na Libertadores, o Corinthians somente não cruzou com adversários de Venezuela e Peru.

Mano diz que retorno de Ronaldinho depende do desempenho no Fla

Treinador avisa que volta ao Brasil não garante convocação e se preocupa que veteranos, como o caso de Rivaldo, roubem espaço de promessas

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Ronaldinho banco Flamengo LondrinaRonaldinho e o sorriso fácil no Flamengo: volta à
Seleção só depende dele (Foto: Agência Lance)
O sorriso fácil de Ronaldinho desde que chegou ao Flamengo tem como objetivo final a Copa do Mundo de 2014. Mano Menezes sabe do desejo do astro e coloca nas mãos dele o êxito da missão.
Ronaldinho iniciou 2010 bem, comandando e se destacando no irregular Milan. Esteve até cotado para disputar o Mundial da África do Sul, mas Dunga não atendeu à vontade de parte da opinião pública. O segundo semestre, contudo, teve gosto azedo. O jogador não conseguiu sequer vaga no time de Massimiliano Allegri, mas recebeu uma chance no último amistoso da Seleção no ano, contra a Argentina. A participação na derrota por 1 a 0 foi discreta. Retornou à Itália, permaneceu sem chances e decidiu que era hora de voltar para casa.
Depois de arrastada novela, fechou por quatro anos com o Flamengo. Na apresentação, disse que jamais esteve tão motivado e reafirmou a vontade de disputar a Copa de 2014, que acontece no Brasil. Mano escancarou as portas. Mas ligou a convocação do astro ao bom desempenho no clube.
- Ronaldinho (voltar à Seleção) vai depender muito dele, da produção dele. Temos falado muito nessa possibilidade. Certamente ele vai aumentar a participação em jogos, coisa que não acontecia no Milan nos últimos meses. Isso que o jogador idealiza. Se estiver bem, vai fazer parte dos planos.
O camisa 10 treina há quase duas semanas no Rubro-Negro carioca e tem estreia agendada para o próximo dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu. Será a hora de começar a mostrar serviço para o comandante. Até porque, em outra parte da entrevista coletiva em que anunciou a lista de 23 convocados para o amistoso contra a França, dia 9 de fevereiro, o treinador deu uma resposta genérica, sem menção específica a Ronaldinho, mas que serve de recado para o meia-atacante.
- Não é fundamental para estar na Seleção jogar no Brasil ou fora. Essa é a regra. O que pode ser valorizado é a questão individual do rendimento. Ele se sentir melhor. Tenho ouvido com freqüência a colocação “estar feliz” e espero que o Brasil ajude muitos, mas você sabe que o aspecto que leva o jogador para a Seleção é objetivo. Retornar não é determinante. Espero que o ar brasileiro ajude muito no rendimento de todos os jogadores que voltam – declarou Mano.
‘Certa surpresa’ com o destino de Rivaldo
Abordando outra negociação que chamou a atenção neste início de ano e falando especificamente de Rivaldo, o treinador mostrou-se surpreso com o desfecho do retorno do pentacampeão ao país. Inicialmente ele seria presidente e jogador do Mogi-Mirim. Porém, continua presidente do clube do interior, mas vai jogar no São Paulo.
Mano, que dirigiu o Corinthians com os veteranos Ronaldo (34) e Roberto Carlos (37), mostrou preocupação com essa invasão de jogadores em fim de carreira nos principais clubes brasileiros.
- Rivaldo (38 anos) foi com uma certa surpresa. Situação estava encaminhada para o Mogi, clube que preside. Ele é um grande jogador, com idade avançada. É bom porque estamos avançando na utilização de jogadores em alto nível até mais tarde. A única preocupação é que esses jogadores ocupem vagas nos melhores clubes do país. São grandes jogadores, mas o tempo não perdoa certas coisas – afirmou.
Mano Menezes na convocação da seleçãoMano diz ter ficado surpreso com acerto de Rivaldo com o São Paulo para a temporada  (Foto: AP)

Mistão da sub-20 bate Equador com dificuldades e garante a liderança

Brasil vence por 1 a 0 com belo gol de Henrique e encerra primeira fase invicto no Grupo B do Sul-Americano. Poupado, Neymar dá show no intervalo

Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, Peru
A Seleção Brasileira garantiu o primeiro lugar do Grupo B do Sul-Americano Sub-20. Sem Neymar e com um time misto, a equipe de Ney Franco teve dificuldades para vencer o Equador por 1 a 0 na madrugada desta quarta-feira, em Tacna (Peru), e encerrou a primeira fase de forma invicta.
Com a classificação para o hexagonal final já garantida com o empate de 1 a 1 com a Bolívia no domingo, Ney escalou apenas dois jogadores considerados titulares: o volante Zé Eduardo e o atacante Henrique, autor do gol da vitória. Belo gol, por sinal: o camisa 9 marcou após passe de calcanhar do meia Oscar. O Brasil chegou a levar pressão do rival e uma bola no travessão, mesmo com um a mais em campo a partir do 28º minuto de jogo, quando Cazares foi expulso.
Detalhe curioso marcou a participação do meia Lucas na partida. O jogador do São Paulo começou no banco e entrou aos oito do segundo tempo. Porém, recebeu um cartão amarelo e foi substituído aos 17. Assim, o são-paulino ficou apenas 11 minutos em campo.
O resultado no estádio Jorge Basadre deixou a Seleção com 10 pontos, seguida por Equador e Colômbia com quatro. O Paraguai tem três, e a Bolívia aparece com um. Os quatro países chegarão à última rodada, na próxima sexta, com chances de classificação (entram os três primeiros). No Grupo A, a Argentina já garantiu uma vaga. O campeão e o vice do Sul-Americano jogarão as Olimpíadas de 2012. Os quatro primeiros colocados vão para o Mundial Sub-20 deste ano, que será realizado na Colômbia.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO E A TABELA DE JOGOS DO SUL-AMERICANO SUB-20
GOL Henrique Brasil x EquadorHenrique faz dancinha com os companheiros de Seleção após fazer o gol da vitória brasileira (Foto: Mowa)
Pendurados com um cartão amarelo, Juan, Neymar e Casemiro ficaram no banco. Danilo estava suspenso e desfalcou o Brasil. Para evitar perder jogadores por suspensões, Ney decidiu escalar o time misto, já que os cartões serão zerados para o hexagonal final.
Com apenas dois titulares (Zé Eduardo e Henrique), a Seleção sofreu com a falta de entrosamento. E quase levou um gol aos 12 minutos: Ibarra entrou pela direita, invadiu a área e soltou uma bomba no ângulo, obrigando o goleiro Aleksander a fazer grande defesa.
O Brasil demorou a encaixar uma jogada. Mas quando conseguiu, deu show. Aos 23, Alan Patrick iniciou o contra-ataque no meio-campo e tocou para Oscar. O meia do Internacional deu um lindo passe de calcanhar para Henrique, que entrou na área e bateu no canto direito do goleiro Jaramillo: 1 a 0.
Cinco minutos depois, o Equador perdeu o camisa 10 Cazares, que recebeu cartão vermelho por falta em Alan Patrick. Vale lembrar que o árbitro Diego Abal expulsou na estreia dois jogadores do Brasil e o técnico Ney Franco.
No intervalo, enquanto Ney Franco passava orientações ao time no vestiário, Neymar se divertia dentro do gramado. O camisa 7 foi convidado pelo peruano Renzo Motta a fazer embaixadinhas dentro do campo e os dois exibiram um vasto repertório de jogadas de habilidade. Renzo, de 41 anos, é famoso no Peru por fazer malabarismos com a bola.
Na etapa final, Ney colocou Lucas e Willian José em campo aos oito minutos, reforçando o meio-campo. Porém, aos 17 Lucas recebeu um cartão amarelo e deixou o técnico preocupado com suspensão para o hexagonal: aos 19, o camisa 10 foi substituído por Alex Sandro.
A melhor chance do Brasil no segundo tempo foi de Henrique, aos 28, quando o são-paulino bateu cruzado dentro da área e Jaramillo salvou com os pés. Mas os equatorianos chegaram ainda mais perto dois minutos depois: Montaño arriscou de fora da área e acertou o travessão de Aleksander. Aos 32, outra chance para o camisa 13 do Equador: Montaño recebeu lançamento, entrou na área e driblou o goleiro brasileiro, mas perdeu o ângulo e chutou por cima do gol, bem longe da baliza. No contra-ataque brasileiro, Diego Maurício arrancou pela esquerda, driblou dois rivais e bateu rente à trave de Jaramillo.
BRASIL 1 x 0 EQUADOR
Aleksander, Galhardo, Saimon, Romário e Gabriel Silva; Fernando e Zé Eduardo (Lucas, depois Alex Sandro); Alan Patrick (Willian José); Oscar, Diego Maurício e Henrique. Jaramillo; Pineira, Narváez, Quiñónez; Fuertes, Gaibor, Ibarra, Cazares, Arroyo (Caicedo); Oña (Chala) e Montaño
T: Ney Franco T: Sixto Vizuete
Gol: Henrique, aos 23 do primeiro tempo
Cartões amarelos: Narvaez (Equador); Lucas, Saimon (Brasil)  Cartão vermelho: Cazares (Equador)
Estádio: Jorge Basadre, em Tacna (Peru) Árbitro: Diego Abal (ARG) Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Ricardo Casas (ARG)