quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quem leva a melhor.

Abel aponta melhorias e cutuca Muricy: ‘Comentário público, jamais’

Treinador diz que vestiário evoluiu em relação a 2005 e deixa questões estruturais com a diretoria: ‘Estrutura que tenho que me meter é a do time’

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Alegria estampada no rosto, sentimento de torcedor aflorado, empolgação nas palavras e uma cutucada em Muricy Ramalho. Tudo isso marcou a primeira entrevista de Abel como técnico do Fluminense. Em volta da área reservada para os jornalistas, torcedores vibravam com cada resposta contundente e de exaltação ao amor ao Tricolor. Um dos momentos de êxtase, porém, foi quando o treinador foi questionado sobre a estrutura do clube.
Abel no vestiário das Laranjeiras  Fluminense (Foto: Divulgação/Site Oficial)Abel Braga no vestiário das Laranjeiras. Técnico apontou melhorias (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)
Ao contrário de Muricy Ramalho, que cobrava constantemente e publicamente melhorias, e deixou as Laranjeiras reclamando até mesmo da presença de ratos nas dependências, Abel preferiu se manter no campo-bola. Preocupado em arrumar a equipe, o novo comandante deixou para a diretoria as questões estruturais, mas apontou evolução em relação à passagem pelo Flu em 2005 e repudiou críticas através da imprensa.
- O vestiário melhorou muito de 2005 para cá. A estrutura que tenho que me meter é a do meu time. Tenho peças de qualidade e preciso fazer com que elas, juntas, rendam mais. Todo clube almeja um CT, um local de privacidade maior, mas é uma pergunta mais cabível ao presidente do clube. Internamente posso até comentar isso, mas publicamente, jamais.
Revelado pelo Fluminense, Abel Braga exaltou a história construída pelo clube nos 92 anos da sede das Laranjeiras.
- Nesse campo o Fluminense caiu, subiu, foi campeão brasileiro. Nesse campo está perpetuada a vida do Fluminense no futebol brasileiro.
Depois de mais de 30 horas de viagem de Abu Dhabi até o Rio de Janeiro, o treinador dormiu poucas horas antes de ser apresentado oficialmente e comandar seu primeiro treino. Após chutar o cansaço para longe, ele disse que não economizará tempo para deixar o Tricolor com sua cara.
- Jogador não pode reclamar. Está tendo folga, jogando de semana em semana... Daqui a pouco começa domingo e quarta, e o treinador fala que não tem tempo para trabalhar. Estou na minha cidade, no meu país, meu clube.
Com seis pontos, o Fluminense é o oitavo colocado no Brasileirão e estreia sob o comando de Abel Braga no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Corinthians, no Pacaembu, pela quarta rodada da competição nacional.

Na reedição da semifinal da Copa, Uruguai bate Holanda nos pênaltis

Kuyt marca aos 46 do segundo tempo e leva partida para a disputa de penalidades, mas Van Persie e Elia perdem cobranças, e Celestes vencem

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu
Luis Suarez John Heitinga Uruguai x Holanda (Foto: AP)Equilíbrio foi a tônica do jogo. Suárez fez o gol da
vitória do Uruguai (Foto: AP)
Antes do jogo, festa para Forlán, que recebeu das mãos de Ghiggia o troféu de melhor jogador da última Copa do Mundo e foi ovacionado pelos torcedores. Depois que a bola rolou, no entanto, nada de clima amigável. Na reedição da semifinal do Mundial de 2010, Holanda e Uruguai protagonizaram um amistoso com cara de jogo "à vera" nesta quarta-feira, no Estádio Centenário em Montevidéu. Muita pegada, chances claras de gol, reclamações com a arbitragem e gols nos minutos finais. Com tudo isso, o resultado não poderia ser outro senão um empate. Como a partida valia a Taça Confraternização, o 1 a 1 levou o jogo para os pênaltis, e na disputa, acabou dando Uruguai.
A partida estava empatada até os 37 do segundo tempo. Então, Luis Suárez brilhou e abriu o placar para delírio dos torcedores no Centenário. Era a afirmação do time às vésperas da Copa América e a chance de levar a alma após aquela derrota. Mas uma cabeçada de Kuyt, aos 46, transformou a euforia em decepção, colocou 1 a 1 no placar e deixou os jogadores e a torcida visivelmente abatidos na capital uruguaia, levando o jogo para os pênaltis. Foi apenas para dar mais emoção à festa. Van Persie e Elia perderam suas cobranças e o Uruguai levou a melhor nas penalidades: 4 a 3.
Agora, resta à Celeste seguir sua preparação para a Copa América, que começa no próximo dia 1º de julho, em Buenos Aires. A Holanda, por sua vez, volta para a Europa com dois empates na bagagem em sua miniexcursão pela América do Sul. O outro foi contra o Brasil, por zero a zero.
Muitas chances, mas nenhum gol
Bem diferente da atuação apagada na partida contra o Brasil, os holandeses correram bastante, criaram boas chances de gol e se mostraram muito afim de jogo. Logo aos oito minutos, Afellay bateu falta com perigo e Muslera só observou a bola passar rente à trave. Pouco depois, foi a vez de Kuty ter boa chance, mas parar na zaga uruguai.
Forlán homenagem Uruguai x Holanda (Foto: Reuters)Forlán recebeu o troféu de melhor jogador da Copa
do Mundo de 2010 (Foto: Reuters)
Mas o Uruguai não ficou para trás. Empurrado pela torcida, o time celeste também atacou e teve as oportunidades mais claras de marcar, como aos 24 minutos. Suárez arrancou pela direita, passou por Mathijsen e cruzou para Cavani, sozinho, cabecear. Pieters cortou em cima da linha e salvou a Holanda. Os ânimos se exaltaram pouco depois, quando Lugano deu entrada dura em Van Persie. A partir daí, o jogo ficou tenso. E a Holanda respondeu na bola.
Aos 38, após ótima troca de passes, o mesmo Van Persie apareceu livre na esquerda e chutou forte, por cima do gol. Quatro minutos depois, troco uruguaio: Cavani fez a jogada e achou Suárez livre na área. Ele só empurrou para o fundo das redes, e quando a torcida já comemorava, a arbitragem assinalou, corretamente, impedimento. Ainda antes do intervalo, Afellay puxou contra-ataque pelo lado esquerdo, armou bela jogada individual e por pouco não marcou. Muslera fez grande defesa e garantiu que o placar ficasse mesmo no zero a zero nos primeiros 45 minutos.
Kuyt dá ducha de água fria no Uruguai

A etapa final começou com pressão holandesa. Com muita movimentação de Kuyt e Van Persie, os atuais vicecampeões mundiais começaram os últimos 45 minutos de jogo dando trabalho aos mandantes. Isso tudo sem Robben, poupado, que ficou no banco de reservas, e Sneijder, que não foi convocado por conta de uma lesão. Além de outro destaque da equipe, Van der Vaart, outro que não participou dos amistosos contra Brasil e Uruguai.
Apesar da pressão inicial, novamente, nada de gol. O Uruguai, então, passou a gostar um pouco mais da partida, mas também sem ameaçar a meta de Krul. Até que Luis Suárez brilhou, como de costume. Aos 37, o time iniciou bela jogada com Cavani, que pedalou, passou pelo zagueiro e cruzou. Suárez dominou e, com tranquilidade e precisão, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0 e festa em Montevidéu.
Parecia que o jogo estava decidido. Mas ainda não era a hora de comemorar. A Holanda, em seu último suspiro, aos 46 da etapa final, empatou com cabeça de Kuyt, em falha do goleiro Muslera, dando uma verdadeira ducha de água fria nos celestes e levando a partida para a disputa de penalidades máximas.
Van Persie e Elia perdem pênaltis, e Celeste vence
Logo na primeira cobrança, o craque holandês Van Persie isolou a bola e deixou o Uruguai em vantagem. Logo depois, Cavani marcou o primeiro do Uruguai. Todos converteram suas cobranças até o quarto tiro da Holanda, com Elia, que entrou no último minuto do jogo e, ainda assim, bateu muito mal e perdeu. O Uruguai tinha a chance de fechar a partida, mas também desperdiçou a chance e só ganhou na última cobrança, de Alvaro Pereira: 4 a 3.

No primeiro dia em Pequim, Juliana supera o trauma olímpico de 2008

Cortada dos Jogos por lesão, jogadora revela a emoção: 'Espero realmente
ter condições, desta vez, de conquistar uma medalha de ouro em Pequim

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Juliana e Larissa eram a principal aposta brasileira para superar as americanas Walsh e May-Treanor, medalhistas de ouro quatro anos antes, em Atenas. Uma lesão, no entanto, tirou Juliana da disputa. Larissa, com a reserva Ana Paula, competiu e terminou as Olimpíadas em quinto lugar. A dupla dos Estados Unidos repetiu o topo do pódio nas areias chinesas.
Quase três anos depois, Juliana compete em Pequim, no mesmo Chaoyang Park onde estaria em ação nos Jogos. Para a jogadora, atuar no cenário olímpico, do qual esteve ausente, é a superação de um trauma.
vôlei de praia pequim  juliana (Foto: EFE)Juliana disputa o primeiro dia do Grand Slam de Pequim: jogadora venceu as duas partidas (Foto: EFE)
- Só agora tive a certeza de que esse trauma realmente passou - disse Juliana, após o primeiro dia do Grand Slam de Pequim, nesta quarta-feira. - Fiz um segundo jogo deste dia de estreia bem tranquilo e confirmei que tudo aquilo que aconteceu em 2008 ficou para trás. Espero realmente ter condições de conquistar, desta vez, uma medalha de ouro em Pequim.
A dupla, que está em terceiro lugar no ranking desta temporada, venceu as austríacas Montagnolli e Hansel por 2 sets a 0 (21/16 e 21/16) e, depois, bateu as italianas Giombini e Rosso por 2 sets a 1 (21/16, 17/21 e 15/10). Nesta quinta, Juliana e Larissa enfrentam a dupla Ludwig/Goller, da Alemanha.
Só agora tive a certeza de que esse trauma realmente passou"
Juliana
Juliana contou que não estava pensando no episódio olímpico quando chegou à capital chinesa.
- É claro que eu lembrava que os Jogos Olímpicos foram em Pequim, mas eu não estava pensando nisso assim que cheguei à China. Estava tão concentrada em fazer uma boa estreia no Grand Slam que até entrar em quadra para o primeiro jogo, a nossa história nas Olimpíadas não veio em minha mente. Esse era apenas mais um campeonato. Ao entrarmos em quadra na arena olímpica, percebi que Larissa, nosso técnico Reis Castro, o preparador físico Francisco Oliveira e o fisioterapeuta Jullius Queiroz se emocionaram. Mas eles tentaram evitar me passar essa emoção ou me lembrar de tudo o que passei aqui.
A jogadora citou um momento que ocorreu logo após o primeiro jogo e que, segundo ela, foi marcado pela emoção de competir na cidade-sede dos Jogos de 2008.
- Ao fim do nosso primeiro jogo, estávamos voltando da vitória da quadra 1, quando fomos paradas por um torcedor. O nosso fisioterapeuta Jullius estava nos filmando e, de repente, ficou tão emocionado que começou a chorar. Ele contou que um filme passou em sua cabeça. Foi aí que a ficha caiu e sinto que o pensamento da nossa comissão técnica é algo como: Agora vai.
Em 2008, três dias antes da estreia nos Jogos Olímpicos, Juliana acabou cortada em função de uma ruptura do ligamento do joelho direito, sofrida no mês anterior no Grand Slam de Paris. Ela precisaria ser submetida a cirurgia, o que a deixaria fora das quadras por quatro meses. Juliana preferiu seguir apenas com o tratamento de fisioterapia para tentar jogar em Pequim-2008. Não deu certo.

Bruno Souza passa por cirurgia no joelho e está fora do Pan-Americano

Principal nome do handebol brasileiro terá de ficar seis meses afastado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
bruno souza handbol (Foto: Divulgação/CBHb)Bruno Souza sofreu uma lesão no ligamento
cruzado do joelho direito (Foto: Divulgação/CBHb)
Três meses após comemorar o seu retorno para a seleção brasileira de handebol, Bruno Souza é cortado da equipe que vai representar o país no Pan-Americano de Guadalajara, em outubro. O principal nome do esporte no Brasil foi descartado após sofrer uma lesão no joelho direito atudando pelo HBC Nantes em partida contra o Nimes, pela penúltima rodada da Liga Francesa.
O jogador teve de voltar ao Brasil no início desta semana para uma bateria de exames com o médico da seleção nacional, Dr. Gustavo Pereira, e na manhã desta quarta-feira, foi submetido a uma cirurgia no joelho lesionado. A previsão é de que o atleta volte às quadras em seis meses, o que o impossibilita de disputar os jogos em Guadalajara, no México, de 14 a 30 de outubro.
- Fiz os exames complementares e foi identificada a lesão do ligamento cruzado anterior. Um choque para mim, que estava treinando e me preparando, na verdade, para estar bem na seleção brasileira durante os jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Gustavo sofre fratura e está fora da Liga ; Éder é chamado para a vaga

Central precisa de quatro semanas para se recuperar plenamente

Por Carol Oliveira e Marcelo Courrege Belo Horizonte
seleção brasileira vôlei  gustavo (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Gustavo sofre fratura e está fora da Liga Mundial de
2011 (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
Não será nesta Liga Mundial que Gustavo voltará a enfrentar os Estados Unidos, equipe com que duelou pela última vez na final olímpica em Pequim, em 2008, quando o Brasil ficou com a medalha de prata. No treino da manhã de terça-feira, o central torceu o pé esquerdo ao descer de um bloqueio e cair em cima do pé do oposto Wallace. O bicampeão mundial deixou a atividade com dores, mas andando. À noite, após a realização de exames, foi constatada uma fratura no quinto metatarso. O jogador necessita de quatro semanas de recuperação e, com isso, está fora da competição.
- Realmente, ele está fora. Terça à noite, os doutores Ney (Pecegueiro) e Álvaro (Chameck) avaliaram os exames e constataram a fratura. Ele terá que ficar quatro semanas com o pé imobilizado - disse Guilherme Tenius, fisioterapeuta da seleção.

Sem vestir a camisa da seleção desde 2008, Gustavo ajudou o Brasil a vencer segunda partida contra Porto Rico, na casa dos adversários. Na semana passada, no Rio de Janeiro, ficou no banco de reservas no primeiro jogo contra a Polônia e, no segundo, voltou a ser titular, dessa vez ao lado do irmão, Murilo.

- É muito frustrante. Depois de seis semanas de trabalho, fiquei muito chateado pelo que aconteceu. Estamos às vésperas de dois jogos importantes contra os Estados Unidos, que são partidas gostosas de jogar pela rivalidade. Fiquei triste, mas sei que isso faz parte da vida de atleta. Agora vou concentrar minhas energias na recuperação para voltar a jogar o mais rápido possível.
Para a vaga do meio de rede, Bernardinho chamou Éder, atleta do Florianópolis. O jogador, que será companheiro do próprio Gustavo na equipe catarinense na próxima edição da Superliga masculina, assim como de Giba, Bruninho e João Paulo Tavares, deve se apresentar em Belo Horizonte, local das partidas contra os EUA, nas próximas horas.
Giba é liberado dos treinos
Giba também não deve enfrentar os Estados Unidos. Liberado pela comissão técnica para compromissos com um patrocinador, o ponteiro se apresenta apenas na sexta-feira. Bernardinho deve aproveitar a ausência do ponteiro para fazer testes para decidir quem serão os 14 atletas que viajarão para o exterior na sequência do torneio. Dante, último a se apresentar ao grupo devido à disputa das finais do campeonato russo, deve fazer sua primeira partida pela seleção no ano. Thiago Alves, João Paulo Tavares, João Paulo Bravo e Murilo são as outras opções no setor.
Brasil e Estados Unidos se enfrentam na capital mineira no sábado, às 10h, e no domingo, às 9h50m, em partidas válidas pela terceira rodada da Liga Mundial. A Rede Globo transmite todos os lances da partida, ao vivo, direto do Mineirinho.

Trio de Stéphane Sarrazin é mais veloz no classificatório das 24hs de Le Mans

Completado por Montagny e Minassian, time da francesa Peugeot Sport Total desbancou Fassler/Tréluyer/Lotterer, que fizeram a melhor volta no treino livre

Por Rafael Honório Le Mans, França
O circo das 24 horas de Le Mans chegou à cidade francesa no domingo. Mas apenas, nesta quarta-feira, os motores começaram a roncar pelos mais de 13 quilômetros do circuito de Sarthe, que une um autódromo e estradas do país europeu. No único treino livre da tradicional competição de endurance, o trio Fassler/Tréluyer/Lotterer fez o melhor tempo e mostrou que está preparado para aguentar a longa jornada. Mas na hora do primeiro treino classificatório, quem ficou com a ponta foi o time formado por Sarrazin/Montagny/Minassian, que corre pela categoria LMP1. Com um tempo de 3m27s939, a Peugeot Sport Total largou na frente na disputa pela pole da 79ª edição da corrida.
24 horas de Le Mans França Stephane Sarrazin Franck Montagny (Foto: Getty Images)O trio Sarrazin/Montagny/Minassiam fez a melhor volta da noite para a Peugeot Sport Total (Foto: Getty Images)
Para entrar no circuito, os pilotos tiveram que enfrentar o frio e a escuridão da noite. Mas eles não estavam solitários nessa jornada: nas arquibancadas, milhares de pessoas torceram por seus favoritos e prestavam a atenção nos detalhes da pista.
E não eram só os faróis das máquinas que iluminavam o traçado: postes e uma enorme roda gigante também ajudavam os atletas na hora de passar pelas fechadas curvas e retas longuíssimas, onde se pode atingir até 400 km/h.
Logo aos 50 minutos de treino, um acidente "acionou" a bandeira vermelha e interrompeu o ronco dos motores no circuito francês. O treino ficou parado por cerca de 15 minutos e logo a pista foi limpa e liberada para os carros das quatro categorias das 24 horas de Le Mans, que treinam ao mesmo tempo.
A briga pela ponta no primeiro treino classificatório foi dura entre alemães e franceses: as equipes Audi e Peugout disputaram, segundo a segundo, a primeira colocação na tabela de cronometragem. O trio Fassler/Tréluyer/Lotterer cravou uma excelente volta com 3m27s939 e assumiu a ponta do treino. Mas os pilotos Stéphane Sarrazin, Franck Montagny e Nicolas Minassian não deixaram barato, baixaram ainda mais a duração da volta, com 3m27s033, e ficaram com a melhor marca da noite.
24 horas de Le Mans Augusto Farfus (Foto: Getty Images)Paranaense Augusto Farfus ficou com a melhor marca
brasileira novamente em Le Mans (Foto: Getty Images)
As 12 primeiras marcas pertenceram a carros da categoria principal, a LMP1. Em 13º, o trio Leventis/Watts/Kane, da Honda Performance Development ARX 01, fez a melhor volta do LMP2. O melhor tempo da GT1 pertenceu ao trio Priaulx/Muller/Hand, da BMW M3 GT, e o time formado por Belloc/Gibbon/Bourret, da Porsche 911, fez a melhor volta da GT2, em 42º geral.
Entre os brasileiros, Augusto Farfus, que havia feito a melhor volta da GT1 no treino livre desta tarde, ficou com a melhor marca verde e amarela do classificatório, em 29º. O carioca Thomar Erdos ficou com a 36ª melhor volta. E Jaime Melo completou o treino brazuca em Le Mans, em 59º.
Nos treinos livres desta tarde, Danny Watts, da equipe Strakka Racing, ficou com a melhor volta na categoria LMP2. Por alguns segundos de diferença, o piloto bateu o protótipo da Oreca-Nissan e marcou o melhor tempo da categoria. Na GT1, o brasileiro Augusto Farfus fez a melhor volta da divisão e foi seguido de perto pelo companheiro de equipe, Andy Priaulx. Na categoria GT2, o Aston Martin Vantage de Fabien Giroiz foi "disparado" na frente.
Os treinos livres e classificatórios para as 24 horas de Le Mans continuam nesta quinta-feira. A primeira sessão acontece às 11h, no horário de Brasília. Já o treino que irá definir o grid de largada da etapa de sábado acontece entre 17h e 19h.

COI confere obras do Maracanã

Comissão de inspeção também verifica outras ações de infraestrutura realizadas no Rio de Janeiro, como as linhas de BRT da Transcarioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos, que está fazendo uma visita de inspeção ao Rio de Janeiro, viu de perto nesta quarta-feira o andamento da reforma do estádio do Maracanã. O grupo também conferiu o início das obras para a criação de linhas de BRT e outras ações de infraestrutura na cidade. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está acompanhando todo o trajeto da visita e, à noite, oferecerá um jantar para a comitiva em sua casa.
Nawal El Moutawakel nuzman Comissão do COI visitam instalaçôes Olimpicas maracanã (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Comissão confere os avanços nas obras do Maracanã (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Pela manhã, a visita se concentrou na região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A primeira parada da comitiva foi no canteiro de obras do mergulhão da Avenida Ayrton Senna, por onde passará o BRT (Bus Rapid Transit) da Transcarioca. A segunda parada foi na Unidade de Tratamento de Rio (UTR) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá. Durante a visita, o prefeito anunciou que outras quatro UTRs serão construídas na região.
- Até 2016, os principais rios que chegam às lagoas da Barra e de Jacarepaguá serão tratados por unidades idênticas a essa. A UTR do Arroio Fundo está funcionando desde dezembro 2010 - disse o prefeito.
centro de operações rio de janeiro coi (Foto: Divulgação/João Paulo Engelbrecht)Comitiva em visita ao Centro de Operações do Rio,
nesta quarta (Divulgação/João Paulo Engelbrecht)
Em seguida, a comissão partiu para o estádio do Maracanã. Lá os membros do COI conferiram de perto as obras de reforma do estádio. Depois, foram ao Centro de Operações do Rio de Janeiro.
Ainda estão no roteiro visitas ao Sambódromo e a uma escola em Santa Teresa, que está sendo reformada para receber integralmente atletas. Na quinta-feira, em entrevista coletiva, o grupo divulga as avaliações sobre o que foi observado.
Após o passeio de inspeção pela cidade, que está previsto para terminar por volta das 18h, a comissão será recebida por Eduardo Paes, em sua casa, para um jantar.

Com Messi, Tevez & cia., Argentina inicia preparação para Copa América

Seleção começa a treinar na capital Buenos Aires para competição no país

Por Agência de notícias Buenos Aires
argentina treino (Foto: Reprodução/Olé)Mascherano, Messi e Batista em treino fechado
A seleção argentina iniciou nesta quarta-feira os preparativos para a Copa América que disputa em casa e conta com sua principal estrela Lionel Messi para acabar com um jejum de 18 anos sem títulos na competição. O técnico Sergio Batista tentou amenizar a pressão sobre os seus jogadores ao declarar que não consideraria como um fracasso outro resultado além do título da Argentina como anfitriã, lembrando que sua principal meta era a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.
– Queremos ganhar e estamos muito ansiosos, mas se não conquistarmos o título, não seria um fracasso. Como em cada torneio, a Argentina tem a obrigação de vencer, mas o mais importante, o que a Argentina realmente precisa, é da vitória final na Copa do Mundo – disse Batista, que chegou com um dia de atraso a Buenos Aires vindo do Brasil e teve seu voo cancelado por conta da nuvem de cinzas do Vulcão chileno Puyehue.
Confira a tabela de jogos e os grupos da Copa América 2011
A seleção principal da Argentina não vence a Copa América desde a edição de 1993, disputada no Equador. Confrontos recentes com o Brasil na competição trazem ótimas lembranças para o torcedor da seleção canarinho, que vibrou com as vitórias contra os hermanos na decisão das edições de 2004, no Peru, e 2007, na Venezuela.
O treino desta quarta-feira, fechado para a imprensa, foi o primeiro comandado por Sergio Batista desde as duas derrotas sofridas na Nigéria (4 a 1) e na Polônia (2 a 1), com um seleção composta apenas por jogadores com menos de 25 anos, não contando com as principais estrelas da equipe.
Os torcedores argentinos esperam grandes atuações do craque Lionel Messi, do Barcelona, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa nos dois últimos anos e grande nome dos títulos do clube catalão no Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões. Além dele, os principais destaques do time que disputará a Copa América serão o volante Javier Mascherano, do Barcelona, o meia Angel Di María, do Real Madrid e o atacante Carlos Tevez, artilheiro do Campeonato Inglês com o Manchester City.
Antes da competição, os argentinos diputarão mais um amistoso contra a Albânia no dia 20 de junho no estádio do River Plate, Monumental de Nuñez, palco também da decisão da Copa América. A estreia dos anfitriões acontecerá no dia 1º de julho contra a Bolívia, em La Plata.
Confira a lista dos 26 jogadores convocados por Sergio Batista:

Goleiros: Sergio Romero (AZ Alkmaar), Juan Pablo Carrizo (River Plate) e Mariano Andújar (Catania).

Defensores: Gabriel Milito (Barcelona), Ezequiel Garay (Real Madrid), Nicolás Burdisso e Javier Zanetti (Inter de Milão), Nicolás Pareja e Marcos Rojo (Spartak Moscou), Pablo Zabaleta (Manchester City) e Luciano Monzón (Boca Juniors).

Meio-campistas: Javier Mascherano (Barcelona), Lucas Biglia (Anderlecht), Ever Banega (Valencia), Esteban Cambiasso (Inter de Milão), Javier Pastore (Palermo), Diego Valeri (Lanús), Enzo Pérez (Estudiantes) e Fernando Gago (Real Madrid).

Atacantes: Lionel Messi (Barcelona), Ángel Di María e Gonzalo Higuaín (Real Madrid), Sergio Agüero (Atlético de Madri), Ezequiel Lavezzi (Napoli), Diego Milito (Inter de Milão) e Carlos Tevez (Manchester City).

Damião dribla tristeza pela Seleção e agora busca artilharia no Brasileiro

Fora da Copa América, centroavante relata sinal de Mano Menezes por novas convocações

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
leandro damião coletiva internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Damião admite tristeza por ficar fora da Copa
América (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
A tristeza pela ausência na Copa América há de ser passageira, pensa Leandro Damião. E o antídoto para ela está no Campeonato Brasileiro. O jogador do Inter pretende curar com gols a dor pela decepção na Seleção. Ele estabeleceu uma meta: quer ser o goleador do principal campeonato do país.
O próprio Mano Menezes comunicou Damião de que ele estava fora da Copa América. A boa notícia para o centroavante colorado foi a sinalização, dada pelo treinador, de que novas convocações virão, como as dos amistosos contra Escócia, Holanda e Romênia.
- Na hora em que o Mano falou comigo, ele disse que eu estava fazendo um bom papel. Eu fiquei triste, porque todo mundo gostaria de disputar uma Copa América. Mas ele me disse que vai me dar outras oportunidades, e eu vou fazer meu melhor aqui no Inter. Agora, temos um grande jogo no domingo (contra o Palmeiras, no Beira-Rio). Eu só quero ajudar – disse Damião.
O jogador admite que ficou triste com a ausência na Copa América. Mas garante que já deixou a decepção para trás.
- Fiquei triste no momento. Já foi. Meu pensamento agora é no Inter. Temos um Campeonato Brasileiro pela frente.
Agora, Damião começa a colocar em prática o sonho de ser artilheiro do Brasileirão. Para ele, será um bom caminho para voltar a defender o Brasil.
- Todo atacante quer ser artilheiro do Brasileiro, para ficar marcado na história. Eu sou um jogador novo. Vou procurar isso. (...) Atacante, no Brasil, é o que mais tem. Vou brigar o máximo possível para buscar essa artilharia – comentou o camisa 9.
Leandro Damião se reapresentou ao Inter nesta quarta-feira. Ele será titular contra o Palmeiras no domingo.

Bahia compra briga, e Jobson joga contra o Atlético-MG

Tricolor ignora cláusula de contrato com o Galo e anuncia que atacante vai entrar em campo no próximo domingo, em Pituaçu

Por Tamires Fukutani Salvador
jobson bahia (Foto: Tarcísio Badaró/Globoesporte.com)Jobson está confirmado para partida de domingo
(Foto:Tarcísio Badaró/Globoesporte.com)
Cláusulas contratuais não vão impedir o atacante Jobson de enfrentar o Atlético-MG no próximo domingo. O Bahia anunciou nesta quarta-feira que vai colocar o atacante em campo, independente do contrato de empréstimo do jogador, que pertence ao Botafogo. De acordo com o Tricolor baiano, o Galo só teria aceitado liberar Jobson caso ele não pudesse atuar na partida entre as duas equipes.
Apesar do suposto compromisso firmado com o clube mineiro, o Bahia preferiu comprar a briga e ter em campo seu principal jogador no próximo domingo, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com a assessoria de imprensa, o clube está disposto a assumir juridicamente as consequências pela utilização de Jobson.
Outra presença confirmada no estádio de Pituaçu será o meio-campo Ricardinho, que vai estrear com a camisa tricolor. O zagueiro Thiego retoma a posição depois de ficar de fora do confronto contra o Grêmio, devido ao contrato de empréstimo entre os dois clubes. O lateral-direito Jancarlos, recuperado de uma lesão, também deve voltar a campo. Já o volante Marcone é dúvida, porque sente dores na coxa. Diones deve substitui-lo, se necessário.
Jobson atuou em todas as partidas do Bahia na Série B até agora e só recebeu elogios do treinador. Contra o Flamengo, no dia 29 de maio, o atacante marcou dois gols em Pituaçu. Já contra o Grêmio, no último domingo, apesar da derrota, Jobson criou as principais chances do Tricolo baiano.

Após jogos com a Seleção, Neymar e Elano não têm folga no Santos

Atletas só descansam no período da manhã, mas precisam treinar durante a tarde no CT Rei Pelé com o técnico Muricy Ramalho

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Depois de passarem alguns dias com a Seleção Brasileira para os amistosos contra Holanda e Romênia, em jogos preparativos para a Copa América, o atacante Neymar e o meia Elano não tiveram muito tempo de descanso. Embora tenham folgado durante a manhã desta quarta-feira, os atletas tiveram de se reapresentar ao técnico Muricy Ramalho no período da tarde.
Neymar e Elano em treino do Santos (Foto: Clayton Gama/SFC)Neymar e Elano descansaram durante a manhã, mas foram ao treino da tarde (Clayton Gama/SFC)
A uma semana do início da decisão da Taça Libertadores, o Santos ainda tenta dividir as atenções pelo menos até sábado, quando enfrenta o Cruzeiro pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O time considerado titular, porém, não deve atuar na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Como mostrou no treino pela manhã, Muricy deve usar uma equipe reserva para não ter problemas para os jogos com o Peñarol - o primeiro é no dia 15, em Montevidéu.
Para a decisão com os uruguaios, Muricy só não poderá contar na primeira partida com Edu Dracena, expulso contra o Cerro Porteño, na semana passada. Bruno Rodrigo e Bruno Aguiar disputam uma vaga ao lado de Durval.
Neymar e Elano disputarão os dois jogos com o time uruguaio, antes de se reapresentarem à Seleção Brasileira para a disputa da Copa América, em julho. Ganso, que também foi convocado para a equipe de Mano Menezes, só deve retornar ao Peixe na partida de volta com o Peñarol, marcada para o dia 22, no Pacaembu – depois ele segue com os dois companheiros para a Argentina.

Justiça do Rio expede mandado de prisão contra Antônio Carlos

Zagueiro do Botafogo não paga a pensão alimentícia à filha

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Titular do Botafogo, o zagueiro Antônio Carlos pode ser preso a qualquer momento. Na última segunda-feira, a Justiça do Rio de Janeiro expediu um mandado de prisão contra o jogador, pelo não pagamento de pensão alimentícia à sua filha, fruto do relacionamento com Carolina Carriço.
O gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, foi informado sobre o imbróglio judicial e consultou o jogador. Ouviu dele um "está tudo tranquilo". Entretanto, caso as pendências financeiras não sejam quitadas, um oficial de Justiça deve bater à porta do zagueiro para cumprir a ordem da juíza Florentina Bruzzi.
A íntegra da decisão da juíza Florentina Ferreira Bruzzi Porto
“Considerando-se que o executado deve alimentos à parte exeqüente, conforme ficou calculado a fls.04; Considerando-se que a parte exeqüente propôs a presente execução, requerendo a citação do executado para pagar, sob pena de prisão; Considerando-se que o executado foi citado nos termos acima referidos, como se depreende da certidão de fls. 29 e não pagou e nem justificou de forma razoável a impossibilidade de fazê-lo (fls. ); Considerando-se a promoção do Ministério Público que opinou pela prisão do devedor às fls. 39; Considerando-se, ainda, a previsão legal do art. 733, parágrafo 1º, do C.P.C.; DECRETO A PRISÃO CIVIL de ANTONIO CARLOS DOS SANTOS AGUIAR, visando a compeli-lo ao pagamento de sua dívida alimentar, pelo período de 30 (trinta) dias, com fulcro no art. 19, da Lei nº 5.478/68 e art. 733, do C.P.C. Expeça-se mandado de prisão, enviando-se para a Autoridade Policial competente. Intime-se.”
Antônio Carlos no treino do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Antônio Carlos durante treino do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
                                    http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm

Gêmeas do nado comandam a festa da torcida vascaína em Curitiba

Bia e Branca estão na capital paranaense para ver a final desta quarta

Por Thiago Lavinas Curitiba
As gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca estão em Curitiba para torcer pelo Vasco na final da Copa do Brasil contra o Coritiba, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). As duas musas cruz-maltinas foram almoçar em uma famosa churrascaria do tradicional bairro de Batel e encontraram um enorme grupo de vascaínos. O local simplesmente parou com a entrada da dupla, que começou a comandar alguns cantos como "São Januário, meu Caldeirão" e gritos de incentivo como "Casaca". Atendendo ao pedido dos fãs, as duas tiraram várias fotos.
Bia e bianca gêmeas do nado sincronizado vasco curitiba copa do brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Bia e Branca na torcida pelo Vasco em Curitiba (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Vestindo camisas estilizadas do Vasco com a frase "O time da virada", Bia e Branca vão estar no estádio Couto Pereira. As duas viraram um símbolo da torcida nesta reta final da Copa do Brasil. Elas estiveram em São Januário na semifinal contra o Avaí e no primeiro jogo da final contra o Coritiba. E também ganharam camisas oficiais do Vasco das mãos do presidente Roberto Dinamite.
O Vasco entra em campo com a vantagem do empate. Se perder por 1 a 0, o título vai ser disputado nos pênaltis. Qualquer outra derrota por um gol de diferença a taça fica com o clube carioca. Ao Coritiba, resta uma vitória por dois gols de diferença para conquistar o título inédito.

Abel aponta melhorias no Flu e cutuca Muricy: ‘Comentário público, jamais’

Treinador diz que vestiário evoluiu em relação a 2005 e deixa questões estruturais a cargo da diretoria: ‘Estrutura que tenho que me meter é a do time’

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Alegria estampada no rosto, sentimento de torcedor aflorado, empolgação nas palavras e uma cutucada em Muricy Ramalho. Tudo isso marcou a primeira entrevista de Abel como técnico do Fluminense. Em volta da área reservada para os jornalistas, torcedores vibravam com cada resposta contundente e de exaltação ao amor ao Tricolor. Um dos momentos de êxtase, porém, foi quando o treinador foi questionado sobre a estrutura do clube.
Abel no vestiário das Laranjeiras  Fluminense (Foto: Divulgação/Site Oficial)Abel Braga no vestiário das Laranjeiras. Técnico apontou melhorias (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Ao contrário de Muricy Ramalho, que cobrava constantemente e publicamente melhorias, e deixou as Laranjeiras reclamando até mesmo da presença de ratos nas dependências, Abel preferiu se manter no campo-bola. Preocupado em arrumar a equipe, o novo comandante deixou para a diretoria as questões estruturais, mas apontou evolução em relação à passagem pelo Flu em 2005 e repudiou críticas através da imprensa.
- O vestiário melhorou muito de 2005 para cá. A estrutura que tenho que me meter é a do meu time. Tenho peças de qualidade e preciso fazer com que elas, juntas, rendam mais. Todo clube almeja um CT, um local de privacidade maior, mas é uma pergunta mais cabível ao presidente do clube. Internamente posso até comentar isso, mas publicamente, jamais.
Revelado pelo Fluminense, Abel Braga exaltou a história construída pelo clube nos 92 anos da sede das Laranjeiras.
- Nesse campo o Fluminense caiu, subiu, foi campeão brasileiro. Nesse campo está perpetuada a vida do Fluminense no futebol brasileiro.
Depois de mais de 30 horas de viagem de Abu Dhabi até o Rio de Janeiro, o treinador dormiu poucas horas antes de ser apresentado oficialmente e comandar seu primeiro treino. Após chutar o cansaço para longe, ele disse que não economizará tempo para deixar o Tricolor com sua cara.
- Jogador não pode reclamar. Está tendo folga, jogando de semana em semana... Daqui a pouco começa domingo e quarta, e o treinador fala que não tem tempo para trabalhar. Estou na minha cidade, no meu país, meu clube.
Com seis pontos, o Fluminense é o oitavo colocado no Brasileirão e estreia sob o comando de Abel Braga no domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, pela quarta rodada.

Adriano: 'Estava de folga. Não tenho que ficar preso dentro de casa'

Atacante reclama da exposição e diz que Corinthians o liberou para sair

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 adriano corinthians (Foto: Agência Estado) Adriano não tem gostado das notícias publicadas
sobre o que faz em sua folga (Foto: Agência Estado)
O atacante Adriano se mostrou descontente com a repercussão dos passos que dá fora do futebol. No último sábado, o jogador foi visto em uma boate, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, dois dias depois de ter tirado a bota imobilizadora que protegia o tendão do pé esquerdo, operado em abril. Segundo ele, o clube tinha conhecimento que ele sairia.
- Eu estava de folga. O Corinthians me liberou e fui ver meus amigos. Não tenho que ficar preso dentro de casa para sempre. O problema é que quando se fala do Adriano a repercussão é sempre muito grande – afirmou em entrevista à rádio Bandeirantes.
A direção alvinegra, aliás, evitou qualquer polêmica sobre o assunto. Na terça-feira, após a apresentação do goleiro Renan, no CT Joaquim Grava, o diretor de futebol Roberto de Andrade disse não ver qualquer problema em o Imperador se divertir, mesmo durante o processo de recuperação física.
- Aqui não é um presídio. O jogador pode fazer o que quiser na folga – resumiu o dirigente.
Mas no departamento médico do Corinthians o clima é outro. Membros do corpo clínico reclamaram ao Globoesporte.com que Adriano não cumpre, fora do clube, as recomendações dadas. Além dos cuidados com o local operado, a bronca é também com o desleixo dele com o peso. São cerca de 10kg acima do considerado ideal.

Adriano, porém, garante que sua recuperação vem sendo boa e fala até em retornar à Seleção Brasileira no futuro. A previsão é de que ele estreie com a camisa do Corinthians no mês de setembro.
- A recuperação está melhor que o esperado e a ideia é fazer um bom trabalho no Corinthians para aí sim voltar à seleção - finalizou.

Brasil Afora: time inspirado no Vasco foi o primeiro a levar gol de Ronaldo

Em dificuldades financeiras, Tomazinho alterna participações na Terceira Divisão do Campeonato Carioca e pode desistir de ter um time profissional

Por Thiago de Lima e Renata Domingues Rio de Janeiro
súmula primeiro jogo Ronaldo São Cristovão (Foto: Reprodução)Primeira súmula assinada por Ronaldo foi no jogo
Tomazinho x São Cristovão (Foto: Reprodução)
Vinte e um anos antes de se despedir da Seleção Brasileira, Ronaldo, então um menino de 13 anos, assinava uma súmula pela primeira vez. Com a camisa do São Cristóvão, ele entrou no campo do estádio José Amorim Pereira, casa do Coelho da Rocha, no dia 12 de agosto, em jogo válido pelo Campeonato Carioca Mirim de 1990. Do outro lado estava o Tomazinho, time de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que perdeu aquela partida por 5 a 2. Aquele que viria a ser chamado de Fenômeno marcou três gols.
Goleiro do time do São Cristóvão por alguns anos, Zé Carlos se lembra bem daquela partida. Hoje aos 35 anos, o professor de educação física diz que aquele time estava acostumado a ganhar, mas encarou a partida contra o Tomazinho de forma diferente por ser o primeiro deles como jogadores federados. Após a vitória, recorda o ex-arqueiro, a comemoração foi típica de meninos ligados ou não ao futebol: com um bom lanche bancado pelos pais.
- Eu tinha 15 anos, jogávamos no mirim do São Cristóvão. Ele jogava sempre com a 11, e eu era o capitão do time. O campo era ruim, mas para a gente era bom. Naquele dia, nos encontramos no São Cristóvão e fomos para lá com o carro dos pais, muitos de carona. Nosso time estava acostumado a ganhar, e foi especial por ser o primeiro em que assinamos súmula. A partir dali passamos a ser federados. Os pais compravam o lanche, e essa era a comemoração após cada vitória. Era a melhor coisa do mundo.
Anos depois, os primeiros gols marcados por Ronaldo renderam uma placa em homenagem a ele no estádio José Amorim Pereira. Otojanes Coutinho de Oliveira, presidente do União Esportiva Coelho da Rocha, estava lá naquele 12 de agosto.
placa ronaldo coelho da rocha (Foto: Coelho da Rocha / Divulgação)Placa no estádio José Amorim Pereira relembra feito de Ronaldo (Foto: Coelho da Rocha / Divulgação)
- Fui assistir a convite de um amigo do São Cristóvão, que falou muito bem do Ronaldo. Não lembro com detalhes, pois já faz muito tempo, mas foram gols que chamaram a atenção. No final do jogo ele recebeu os parabéns, mas só não pôde pedir música (risos) - brincou o dirigente, referindo-se ao quadro do "Fantástico" em que o autor de três gols no domingo escolhe uma música.
A partir daquele dia em 1990, a história do garoto nascido em Bento Ribeiro foi construída com gols, títulos e prêmios. Já a de seu primeiro adversário oficial foi bem diferente. No mesmo ano, a equipe profissional do Tomazinho foi rebaixada para a Terceira Divisão do Campeonato Carioca, onde permanece até hoje, alternando participações e ausências por problemas financeiros. Nas últimas 20 edições, não competiu em 12.
tomazinho time posado (Foto: Divulgação)Time principal do Tomazinho na Terceira Divisão do Carioca 2011 (Foto: André Luiz P. Nunes / Divulgação)
- Quando o time subiu para a Segunda Divisão (em 1986), o pessoal não tinha condições de bancar. E eu, como marinheiro de primeira viagem, estava com uma graninha e fui me meter em futebol. Já joguei bola, mas não sabia administrar futebol. Contratava jogadores pagando bem, mas eles não estavam nem aí. Fiquei uns três anos assim, foi o pior gasto da minha vida (risos). Depois voltamos à Terceira Divisão e estou sofrendo até hoje - confessa Malaquias Silva de Jesus, o “Seu Quinha”, desde 1987 na presidência do clube.
tomazinho troféu (Foto: Thiago Lima/ GLOBOESPORTE.COM)'Seu Quinha' com uma taça dos juniores de 2008
(Foto: Thiago Lima/ GLOBOESPORTE.COM)
Já eliminado na primeira fase da Terceirona carioca desse ano, em que terminou em quarto lugar do Grupo A com quatro pontos, o time principal do Tomazinho tem de enfrentar ainda as dificuldades financeiras e pode até deixar de existir. Enquanto vive esse dilema, a diretoria do clube volta suas atenções para o Torneio Octávio Pinto Guimarães, disputado pela categoria júnior, que começa em julho.
- Sem patrocínio, você vai fazer um treino integral como? Tem que dar café da manhã, almoço, lanche à tarde, ter alojamento para os meninos dormirem... Com o coração apertado, estou pensando seriamente em não disputar mais no ano que vem e ficar só com as categorias de base - revelou o presidente, que em 2010 teve uma despesa de R$ 73,2 mil com o elenco profissional.

Como o Vasco, time também tem a cruz de malta
tomazinho camisa (Foto: Thiago Lima/ GLOBOESPORTE.COM)Camisas de jogo do 'Vasco' de São João de Meriti
(Foto: Thiago Lima/ GLOBOESPORTE.COM)
De longe, o Tomazinho Futebol Clube pode ser confundido com um conterrâneo mais famoso: desde sua fundação, no dia 2 de janeiro de 1930, o time usa as mesmas cores e modelo de uniforme do Vasco, que nesta quarta-feira disputa o título da Copa do Brasil contra o Coritiba. Segundo Malaquias, foi a pedidos de um português chamado Tomaz, que era dono de uma fazenda na região e deu nome ao clube e ao bairro. A ascensão para a Segundona carioca em 1986, com um título invicto, foi a melhor época do Tomazinho.
- Nosso time era o melhor. Tínhamos jogadores bons, fizemos uma família e deixamos uma boa impressão. Mas na Segunda Divisão do Rio foi muito difícil, e o Tomazinho não tinha dinheiro. Do time de 1986, a maioria saiu no ano seguinte. Se ficaram uns cinco foi muito. Então, tivemos que refazer tudo. Hoje é difícil reencontrar aqueles jogadores, cada um foi para um lado - contou o ex-zagueiro Tozzi, que atualmente é técnico de futebol e faz um trabalho social com crianças no Coqueiros Futebol Clube, também no Município de São João do Meriti.
Valber no CT da CBF (Foto: Marcelo de Jesus / Divulgação)Ex-zagueiro Válber foi a grande revelação do time
(Foto: Marcelo de Jesus / Divulgação)
No elenco de 1987 estava Válber, ex-zagueiro da Seleção Brasileira e que já jogou em equipes como São Paulo, Santos, além dos quatro grandes do Rio. Aos 20 anos, o jogador deu seus primeiros passos no futebol defendendo as cores do Tomazinho na Segundona Carioca.
- Aquela experiência foi muito legal para mim, pois eu não tive oportunidade de começar como todos, pelas categorias de base. Na época eu trabalhava e jogava futebol como amador aos domingos, até que fui fazer um treino no Tomazinho. Por ter um bom porte físico, cheguei bem ao profissional e passei. Dali em diante me dediquei só ao futebol, que era tudo o que eu queria - afirmou o defensor, que no fim daquela temporada se transferiu para o São Cristóvão.
Participação no 'Clássico dos milhões'
A torcida dava aquela força porque o Tomazinho é Vasco"
Tozzi, ex-zagueiro do Tomazinho
Em 1986, Flamengo e Vasco decidiram o Campeonato Carioca numa melhor de quatro jogos no Maracanã. Na terceira partida, Tomazinho e Coelho da Rocha foram convidados a fazer a preliminar: o primeiro, que possui trajes quase idênticos aos do Gigante da Colina, contra o segundo, com um uniforme similar ao reserva do Rubro-Negro.
- Muitos nunca tinham pisado no Maracanã. Nós chegamos com o estádio ainda vazio, mas no segundo tempo já estava lotado. E a torcida dava aquela força, porque o Tomazinho é o Vasco. Essa lembrança fica - recorda Tozzi, que naquela ocasião jogou para um público de 127.808 pagantes.
Ao contrário do Vasco original, que perdeu aquela partida por 2 a 0 e o título para o rival, o Cruz-Maltino de São João de Meriti empatou por 0 a 0. Ao término da última fase, somou 14 pontos e se sagrou campeão invicto da competição.

Neymar recebe a ‘coroa’ e diz: ‘Muita responsabilidade substituir um gênio’

Antes de sua despedida da Seleção Brasileira, Ronaldo declarou que o futuro está nos pés do santista: ‘Foi emocionante jogar ao lado dele’

Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas São Paulo
Agora é com Neymar! Após a despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira (assista ao vídeo ao lado), o futuro do futebol canarinho está nos pés do garoto santista. Pelo menos foi o que o Fenômeno afirmou no início desta semana, que passaria sua coroa ao jovem de 19 anos. Sendo assim, a responsabilidade está com o menino da Vila.
- É uma responsabilidade muito grande substituir o Ronaldo, que é um gênio, um fenômeno, um craque. Espero repetir um pouco do que ele fez - declarou o garoto, que na última quarta-feira foi convocado para sua primeira competição oficial com a Seleção Brasileira: a Copa América da Argentina, do dia 1º a 24 de julho.
Essa transição de coroa, no entanto, deve ser tranquila. Até porque Neymar tem sua carreira gerenciada pela 9ine, agência do Fenômeno. Portanto, o pentacampeão passará muitas orientações ao seu pupilo. Já fez isso recentemente quando sugeriu ao atacante do Santos que assumisse publicamente que seria pai.
- Eu nunca tinha atuado ao lado dele. Foi emocionante - comentou Neymar, que em seguida lamentou o fato de Ronaldo não ter feito gols em sua despedida.
- Faltou o gol do nosso presidente. Ele merecia por toda a carreira e também pela maneira como entrou na partida, se impondo - finalizou o garoto.
Convocado para a Copa América, Neymar só vai se apresentar na Argentina depois da decisão da Libertadores. O Santos encara o Peñarol, dia 15, em Montevidéu, no Uruguai, e faz a grande final no dia 22, em São Paulo.
Neymar Brasil x Romênia (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar em ação no jogo de despedida de Ronaldo da Seleção (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Sexteto busca afastar o 'quase' em segunda chance na Libertadores

Muricy Ramalho, Léo, Elano, Durval, Jonathan e Arouca já foram vices e tentam agora ser campeões com o Santos. Decisão é contra o Peñarol

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos
Muricy Ramalho, Léo, Elano, Durval, Jonathan e Arouca têm algo em comum, além de estarem com o Santos na final da Taça Libertadores deste ano. Em épocas distintas, chegaram bem perto do triunfo que buscam agora contra o Peñarol, nas decisões que começam na próxima quarta-feira, no Uruguai. Por São Paulo, Santos, Atlético-PR, Cruzeiro e Fluminense, deixaram o título do torneio continental escapar. Ficaram no “quase”, bateram na trave e carregam um doloroso “vice” na frente da palavra campeão.
Os primeiros a chegarem próximos da cobiçada taça da América foram Léo e Elano, em 2003. Daquele Santos comandado pelos então jovens Robinho e Diego e que fez a final com o Boca Juniors, o lateral-esquerdo e o meia são os únicos que hoje têm a chance de escrever uma nova história na decisão com os uruguaios.
- Entramos muito confiantes e acreditávamos no título. Aquela nossa equipe era muito forte. Mas acho que faltou um pouco mais de experiência. Fomos para cima do Boca Juniors lá na Bombonera, levamos os gols e depois ficou difícil. Estou engasgado até hoje – disse Léo.
Muricy Ramalho Elano Léo Durval Jonathan Arouca Santos quase (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)Muricy Ramalho, Elano, Léo, Durval, Jonathan e Arouca: agora vai?  (Montagem sobre fotos da Ag. Estado)
Na sequência dos “quase” está o zagueiro Durval, um dos atletas mais experientes do atual elenco e colecionador de títulos estaduais – são quatro com Sport, dois com o Santos, um pelo Atlético-PR, um pelo Brasiliense e outro pelo Botafogo-PB. Foi no Atlético-PR que o zagueiro acabou tropeçando na Libertadores. Em 2005, ele foi derrotado pelo São Paulo na final.
- Seremos campeões de qualquer jeito. Essa vai ser nossa, não vai escapar. Deixei escapar uma, a segunda não vou deixar – comentou o defensor santista, em um vídeo oficial do Santos que mostra os bastidores da classificação sobre o Cerro Porteño, na semana passada.
Os santistas que bateram na 'trave' na Libertadores
Jogador Time Ano Campeão
Léo e Elano Santos 2003 Boca Juniors
Durval Atlético-PR 2005 São Paulo
Muricy São Paulo 2006 Internacional
Arouca Fluminense 2008 LDU
Jonathan Cruzeiro 2009 Estudiantes
Muricy Ramalho também está entre os santistas com um vice-campeonato na competição. Com o São Paulo, o treinador perdeu a taça para o Internacional, em 2006. Curiosamente, o algoz do técnico foi justamente a equipe que ele ajudou a formar – Muricy esteve no time gaúcho até dezembro de 2005.
A lista de santistas vice-campeões do torneio ainda tem Jonathan, que perdeu a decisão com o Cruzeiro em 2009 para o Estudiantes, da Argentina, e Arouca, vice com o Fluminense no ano anterior, na decisão com a LDU, do Equador. Experiente, o volante santista afirma que a derrota com o Tricolor serve de lição para que o Peixe não vacile com o Peñarol.
- Fico feliz por chegar a uma decisão novamente. Naquele ano o Fluminense perdeu nos pênaltis e nós pecamos mesmo foi no primeiro jogo. Isso serve de aprendizado. Não podemos vacilar na partida do Uruguai – disse o volante.
 

Botafogo encanta Dedê: ‘Tendência do namoro é virar casamento’

Jogador recebeu propostas de Grêmio, Corinthians e Palmeiras, mas está mais próximo de General Severiano

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Dede comemora título do Borussia Dortmund (Foto: Reuters)Dedê deve ser novo reforço do Bota (Foto: Reuters)
Na briga para ter Dedê, o Botafogo apresentou aquilo que ele mais quer. Não, não se trata de dinheiro. O jogador se mostrou encantado mesmo é com o projeto de reestruturação do clube e do time. A manutenção dos principais jogadores do elenco e a contratação de outros atletas de qualidade fizeram Dedê ter a certeza que a conversa que teve com o gerente de futebol, Anderson Barros, não se trata apenas de teoria. Por isso, entre os clubes do Brasil, o Glorioso sai na frente para ter o meia com passagens pelas seleções de base e pela principal.
Em conversa por telefone com o GLOBOESPORTE.COM, Dedê disse que a dúvida está em retornar para a europa ou ficar no Brasil. Ídolo do Borussia Dortmund, o jogador garante que não joga mais na Alemanha para não ter que enfrentar seu ex-time.
- O Botafogo está montando um grande time. Não tinha muitos planos de voltar ao Brasil agora, mas o projeto do clube é muito bom. Financeiramente, é abaixo do que outros clubes ofereceram, mas isso não é o mais importante. Nunca foi. Quando eu estava no Borussia, o clube passou por uma crise e pediu que todos os jogadores tivessem seus salários reduzidos pela metade. Eu aceitei, fiquei no clube e saí com o time campeão alemão novamente. Os projetos que me movem. O Botafogo quer brigar pela Libertadores e, consequentemente, pelo título. Está tudo bem encaminhado. Agora, está nas mão do meu empresário. Se acontecer, ficarei muito feliz.
No Brasil, Grêmio, Corinthians e Palmeiras têm interesse no meia. O jogador tem propostas também da Turquia e do mundo árabe. Depois do aceno positivo do atleta, o Botafogo se move para montar uma proposta formal, que deve ser encaminhada nos próximos dias. Segundo o empresário de Dedê, não há pressa.
- O Dedê só poderia jogar depois do dia 20, por conta da janela de transferências. Além disso, assim como Renato, precisaria de um tempo de férias e uma preparação específica. Ele gostou muito da conversa com o clube. Foi uma conversa bem franca, sem rodeios. Ele mesmo falou que esse namoro ainda vai dar em casamento. Dedê já se acostumou com a europa e por isso ainda precisa pensar – disse Augusto Castro.
A contratação de Dedê é vista com muito bons olhos no Botafogo também pelo aspecto extra-campo. Com um currículo vitorioso e sem histórico de problemas disciplinares, o jogador é visto como uma boa influência para os garotos que fazem parte do time. Renato também se inclui nesse perfil e, por isso, sua chegada foi ainda mais comemorada.

O ‘velhinho’ melhora: Guiñazu aprimora chutes e já acerta a gaveta

Famoso pelos raros chutes a gol, argentino recebeu de Falcão orientações para arriscar mais. Técnico usou seu passado como exemplo para o ‘Cholo’

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
guinazu internacional treino (Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)Guiñazu aprimora chutes e já faz gols nos treinos
(Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
Manhã desta quarta-feira, em um Beira-Rio com um daqueles frios de maltratar a alma. Treino de conclusões a gol. Bola para Guiñazu. Argentino olha para ela, encaixa o corpo e manda o chute. Na gaveta. Vira festa. Jogadores como Cavenaghi saem correndo e pulam no jogador para abraçá-lo.
A cena desta manhã representa bem o que significa Guiñazu acertar um chute no ângulo. O jogador é famoso por raramente arriscar a gol. Está longe de ser uma característica forte dele. Mas ele vem melhorando, como consequência da insistência de Falcão em trabalhos de conclusão.
- Estou velhinho, mas sempre dá para melhorar. Foi uma das coisas que o professor me falou, de chutar mais, arriscar de fora da área. Sempre foi um defeito meu, e sempre aceitei. Nos jogos, sempre tento passar a bola. Agora, estou arriscando um pouco mais – disse Guiñazu.
O ‘Cholo’ tem o melhor exemplo possível ao lado dele. Falcão, seu treinador, foi um dos melhores volantes já criados no futebol. E ele mesmo revelou a Guiñazu que também tinha problemas nos chutes a gol.
- Ele falou assim para mim, e não vou esquecer: que também não era muito de chutar a gol, mas que volante tem que chutar, porque às vezes a bola sobra. Às vezes, antecipa. Eu sempre tive essa falha. Ele treina muito conosco, para chutar, tentar, arriscar. Vamos treinando. Tomara que dê frutos – comentou o camisa 5.
O “velhinho” Guiñazu completa 33 anos em agosto. Ele tem 211 jogos disputados pelo Inter. Marcou quatro gols.
 

Impasse sobre salário atrasa retorno de Marquinhos ao Vitória

No Flamengo, jogador ganha R$ 68 mil. No entanto, Rubro-negro baiano quer negociar o valor para tê-lo de volta

Por Tamires Fukutani, com informações da TV Bahia Salvador
Marquinhos jogador do Flamengo (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)Questões salariais atrasam retorno de Marquinhos ao
Barradão (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)
Marquinhos quer voltar ao Vitória, mas apenas a vontade do meia-atacante não é suficiente para selar seu retorno ao Barradão. Apesar da liberação do Flamengo a pedido do jogador, um impasse sobre a questão salarial atrasa a conclusão das negociações com o Leão.
No clube carioca, Marquinhos ganha R$ 68 mil, mas o Vitória quer negociar o valor. O jogador tem contrato com o Rubro-negro baiano até dezembro de 2012 e, pelo acordo em vigor, o salário do meia no Barradão seria de R$ 40 mil por mês.
A empresa que administra a carreira de Marquinhos é favorável ao seu retorno à capital baiana, porque será necessária autorização do Vitória para que o jogador possa negociar com qualquer outro clube. A decisão sobre o destino do meia deve ser tomada até esta quinta-feira.
Aos 21 anos, Marquinhos chegou ao Flamengo no ano passado e teve uma passagem apagada. Foram apenas 15 jogos e um gol. Nesta temporada, ficou fora até do time reserva. O Ceará demonstrou interesse em contratar o jogador, mas não chegou a um acordo como Vitória

Flamenguistas criam a Fla-Ritiba para torcer contra o Vasco

Jornalista conta que teve a ideia da camisa na sexta-feira e já conta com dez confeccionadas. Aposta é 3 a 1 para o Coxa na final da Copa do Brasil

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
O Coritiba ganhou um reforço no Rio de Janeiro. Flamenguistas criaram a Fla-Ritiba para torcer contra o Vasco na final da Copa do Brasil desta quarta-feira. Mesmo longe da capital paranaense, onde a decisão será disputada no estádio Couto Pereira, às 21h50m desta quarta-feira, eles prometem usar a camisa do movimento e se reunir para mandar energias negativas para o time cruz-maltino.
Flaritiba Renato Croce (Foto: Reprodução)Torcida Fla-Ritiba 'secando' a camisa do Vasco (Foto: Reprodução)
- Sexta-feira passada encontrei com um amigo e tive a ideia de criar o Fla-Coxa ou Fla-Ritiba. Ele botou lenha na fogueira, então decidi fazer. Fiquei fora do Rio no fim de semana, então só consegui que as camisas ficassem prontas às 23h de segunda-feira. Foi tudo muito rápido – contou Marco Moreira.
Fundador do Fla-Ritiba, o jornalista conta que também participou do Fla-Madrid, movimento de flamenguistas que torceram contra o Vasco na final do Mundial Interclubes de 1998, contra o Real Madrid (ESP).
Moreira já conta com dez integrantes com camisas do Fla-Ritiba, mas acredita que a torcida tende a crescer nas próximas horas.
- Já tem muita gente gostando, pedindo para ter a camisa. O negócio cresceu. Posso fazer mais, sem problema – afirmou.
E para o placar da final da Copa do Brasil, o palpite do jornalista não poderia ser diferente: vitória e título do Coxa.
- Vai ser 3 a 1 para o Coritiba. Vou reunir todo mundo para assistir à derrota deles pela televisão e vamos comer bacalhau – finalizou.

COI confere obras do Maracanã

Comissão de inspeção também verifica outras ações de infraestrutura realizadas no Rio de Janeiro, como as linhas de BRT da Transcarioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos, que está fazendo uma visita de inspeção ao Rio de Janeiro, viu de perto nesta quarta-feira o andamento da reforma do estádio do Maracanã. O grupo também conferiu o início das obras para a criação de linhas de BRT e outras ações de infraestrutura na cidade. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está acompanhando todo o trajeto da visita e, à noite, oferecerá um jantar para a comitiva em sua casa.
Nawal El Moutawakel nuzman Comissão do COI visitam instalaçôes Olimpicas maracanã (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Comissão confere os avanços nas obras do Maracanã (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Pela manhã, a visita se concentrou na região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A primeira parada da comitiva foi no canteiro de obras do mergulhão da Avenida Ayrton Senna, por onde passará o BRT (Bus Rapid Transit) da Transcarioca. A segunda parada foi na Unidade de Tratamento de Rio (UTR) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá. Durante a visita, o prefeito anunciou que outras quatro UTRs serão construídas na região.
- Até 2016, os principais rios que chegam às lagoas da Barra e de Jacarepaguá serão tratados por unidades idênticas a essa. A UTR do Arroio Fundo está funcionando desde dezembro 2010 - disse o prefeito.
centro de operações rio de janeiro coi (Foto: Divulgação/João Paulo Engelbrecht)Comitiva em visita ao Centro de Operações do Rio,
nesta quarta (Divulgação/João Paulo Engelbrecht)
Em seguida, a comissão partiu para o estádio do Maracanã. Lá os membros do COI conferiram de perto as obras de reforma do estádio. Depois, foram ao Centro de Operações do Rio de Janeiro.
Ainda estão no roteiro visitas ao Sambódromo e a uma escola em Santa Teresa, que está sendo reformada para receber integralmente atletas. Na quinta-feira, em entrevista coletiva, o grupo divulga as avaliações sobre o que foi observado.
Após o passeio de inspeção pela cidade, que está previsto para terminar por volta das 18h, a comissão será recebida por Eduardo Paes, em sua casa, para um jantar.

Ramires promete cuidado após expulsão: ‘Excesso de vontade’

Garantido na Copa América, volante quer evitar novo ‘incidente’:
‘Posso contar nos dedos da mão quantas vezes levei o vermelho’

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Presente em todas as convocações da Era Mano Menezes, o meio-campista Ramires sabe que é atualmente peça importante na Seleção Brasileira. Não à toa tratou logo de se desculpar após a expulsão no empate com a Holanda, no último sábado, em amistoso disputado em Goiânia. Confirmado na Copa América, o jogador do Chelsea quer evitar a reincidência na competição que vale título, na Argentina.
– Sei das minhas responsabilidades e vou tomar cuidado para que o que aconteceu contra a Holanda não se repita na competição. Acho que paguei pelo meu excesso de vontade de ajudar o Brasil a vencer e vou procurar evitar isso. Mas o que houve foi atípico na minha carreira. Posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes fui expulso. Quem acompanha meu trabalho sabe que não sou e nunca fui desleal. Pelo contrário. Quando jogava no Cruzeiro, cansei de ser caçado em campo. Algumas vezes, eu jogava no sacrifício por conta das faltas que sofria dos adversários – disse Ramires, que garantiu levar o episódio como aprendizado.
– Jogo numa posição de marcação e não posso garantir que nunca mais vou levar cartões. Mas sou maduro o suficiente para aprender com as experiências que tenho na carreira. Por isso, vou tomar todo cuidado possível para que isso não aconteça de forma desnecessária. Quero jogar e ajudar a Seleção. Principalmente na Copa América – afirmou.
Em fevereiro, no amistoso contra a França, o meio-campista Hernanes também acabou expulso após entrada dura em Benzema. A Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 e o jogador não foi convocado desde então.

Gustavo sofre fratura e está fora da Liga ; Éder é chamado para a vaga

Central precisa de quatro semanas para se recuperar plenamente

Por Carol Oliveira e Marcelo Courrege Belo Horizonte
seleção brasileira vôlei  gustavo (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Gustavo sofre fratura e está fora da Liga Mundial de
2011 (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
Não será nesta Liga Mundial que Gustavo voltará a enfrentar os Estados Unidos, equipe com que duelou pela última vez na final olímpica em Pequim, em 2008, quando o Brasil ficou com a medalha de prata. No treino da manhã de terça-feira, o central torceu o pé esquerdo ao descer de um bloqueio e cair em cima do pé do oposto Wallace. O bicampeão mundial deixou a atividade com dores, mas andando. À noite, após a realização de exames, foi constatada uma fratura no quinto metatarso. O jogador necessita de quatro semanas de recuperação e, com isso, está fora da competição.
- Realmente, ele está fora. Terça à noite, os doutores Ney (Pecegueiro) e Álvaro (Chameck) avaliaram os exames e constataram a fratura. Ele terá que ficar quatro semanas com o pé imobilizado - disse Guilherme Tenius, fisioterapeuta da seleção.

Sem vestir a camisa da seleção desde 2008, Gustavo ajudou o Brasil a vencer segunda partida contra Porto Rico, na casa dos adversários. Na semana passada, no Rio de Janeiro, ficou no banco de reservas no primeiro jogo contra a Polônia e, no segundo, voltou a ser titular, dessa vez ao lado do irmão, Murilo.

- É muito frustrante. Depois de seis semanas de trabalho, fiquei muito chateado pelo que aconteceu. Estamos às vésperas de dois jogos importantes contra os Estados Unidos, que são partidas gostosas de jogar pela rivalidade. Fiquei triste, mas sei que isso faz parte da vida de atleta. Agora vou concentrar minhas energias na recuperação para voltar a jogar o mais rápido possível.
Para a vaga do meio de rede, Bernardinho chamou Éder, atleta do Florianópolis. O jogador, que será companheiro do próprio Gustavo na equipe catarinense na próxima edição da Superliga masculina, assim como de Giba, Bruninho e João Paulo Tavares, deve se apresentar em Belo Horizonte, local das partidas contra os EUA, nas próximas horas.
Giba é liberado dos treinos
Giba também não deve enfrentar os Estados Unidos. Liberado pela comissão técnica para compromissos com um patrocinador, o ponteiro se apresenta apenas na sexta-feira. Bernardinho deve aproveitar a ausência do ponteiro para fazer testes para decidir quem serão os 14 atletas que viajarão para o exterior na sequência do torneio. Dante, último a se apresentar ao grupo devido à disputa das finais do campeonato russo, deve fazer sua primeira partida pela seleção no ano. Thiago Alves, João Paulo Tavares, João Paulo Bravo e Murilo são as outras opções no setor.
Brasil e Estados Unidos se enfrentam na capital mineira no sábado, às 10h, e no domingo, às 9h50m, em partidas válidas pela terceira rodada da Liga Mundial. A Rede Globo transmite todos os lances da partida, ao vivo, direto do Mineirinho.