quarta-feira, 8 de junho de 2011

Trio de Stéphane Sarrazin é mais veloz no classificatório das 24hs de Le Mans

Completado por Montagny e Minassian, time da francesa Peugeot Sport Total desbancou Fassler/Tréluyer/Lotterer, que fizeram a melhor volta no treino livre

Por Rafael Honório Le Mans, França
O circo das 24 horas de Le Mans chegou à cidade francesa no domingo. Mas apenas, nesta quarta-feira, os motores começaram a roncar pelos mais de 13 quilômetros do circuito de Sarthe, que une um autódromo e estradas do país europeu. No único treino livre da tradicional competição de endurance, o trio Fassler/Tréluyer/Lotterer fez o melhor tempo e mostrou que está preparado para aguentar a longa jornada. Mas na hora do primeiro treino classificatório, quem ficou com a ponta foi o time formado por Sarrazin/Montagny/Minassian, que corre pela categoria LMP1. Com um tempo de 3m27s939, a Peugeot Sport Total largou na frente na disputa pela pole da 79ª edição da corrida.
24 horas de Le Mans França Stephane Sarrazin Franck Montagny (Foto: Getty Images)O trio Sarrazin/Montagny/Minassiam fez a melhor volta da noite para a Peugeot Sport Total (Foto: Getty Images)
Para entrar no circuito, os pilotos tiveram que enfrentar o frio e a escuridão da noite. Mas eles não estavam solitários nessa jornada: nas arquibancadas, milhares de pessoas torceram por seus favoritos e prestavam a atenção nos detalhes da pista.
E não eram só os faróis das máquinas que iluminavam o traçado: postes e uma enorme roda gigante também ajudavam os atletas na hora de passar pelas fechadas curvas e retas longuíssimas, onde se pode atingir até 400 km/h.
Logo aos 50 minutos de treino, um acidente "acionou" a bandeira vermelha e interrompeu o ronco dos motores no circuito francês. O treino ficou parado por cerca de 15 minutos e logo a pista foi limpa e liberada para os carros das quatro categorias das 24 horas de Le Mans, que treinam ao mesmo tempo.
A briga pela ponta no primeiro treino classificatório foi dura entre alemães e franceses: as equipes Audi e Peugout disputaram, segundo a segundo, a primeira colocação na tabela de cronometragem. O trio Fassler/Tréluyer/Lotterer cravou uma excelente volta com 3m27s939 e assumiu a ponta do treino. Mas os pilotos Stéphane Sarrazin, Franck Montagny e Nicolas Minassian não deixaram barato, baixaram ainda mais a duração da volta, com 3m27s033, e ficaram com a melhor marca da noite.
24 horas de Le Mans Augusto Farfus (Foto: Getty Images)Paranaense Augusto Farfus ficou com a melhor marca
brasileira novamente em Le Mans (Foto: Getty Images)
As 12 primeiras marcas pertenceram a carros da categoria principal, a LMP1. Em 13º, o trio Leventis/Watts/Kane, da Honda Performance Development ARX 01, fez a melhor volta do LMP2. O melhor tempo da GT1 pertenceu ao trio Priaulx/Muller/Hand, da BMW M3 GT, e o time formado por Belloc/Gibbon/Bourret, da Porsche 911, fez a melhor volta da GT2, em 42º geral.
Entre os brasileiros, Augusto Farfus, que havia feito a melhor volta da GT1 no treino livre desta tarde, ficou com a melhor marca verde e amarela do classificatório, em 29º. O carioca Thomar Erdos ficou com a 36ª melhor volta. E Jaime Melo completou o treino brazuca em Le Mans, em 59º.
Nos treinos livres desta tarde, Danny Watts, da equipe Strakka Racing, ficou com a melhor volta na categoria LMP2. Por alguns segundos de diferença, o piloto bateu o protótipo da Oreca-Nissan e marcou o melhor tempo da categoria. Na GT1, o brasileiro Augusto Farfus fez a melhor volta da divisão e foi seguido de perto pelo companheiro de equipe, Andy Priaulx. Na categoria GT2, o Aston Martin Vantage de Fabien Giroiz foi "disparado" na frente.
Os treinos livres e classificatórios para as 24 horas de Le Mans continuam nesta quinta-feira. A primeira sessão acontece às 11h, no horário de Brasília. Já o treino que irá definir o grid de largada da etapa de sábado acontece entre 17h e 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário